sábado, 20 de fevereiro de 2021

Gestão exitosa em Nova Olinda credencia Diogo Richelli a novos horizontes em prol do fortalecimento do Vale do Piancó

Em tempos difíceis, como o vivenciado com a atual pandemia, quem consegue alguns feitos, acaba se sobressaindo. É o caso do jovem Diogo Richelli Rosas (26 anos, DEM), prefeito reeleito de Nova Olinda, no Vale do Piancó. Que lidera uma gestão exitosa com avanços significativos. De forma simples e objetiva, mostra-se uma pessoa prática e centrada que administra com base em três pilares: planejamento, meta e foco. 

Aliada à isso tem a primordial experiência da vice-prefeita Ducarmo, promotora de Justiça aposentada e ex-prefeita, para seguir elevando uma cidade que cresceu e se desenvolveu com números positivos em seu primeiro mandato dando sequências a avanços conquistados por ela. O segredo dessa bem-sucedida gestão? Podemos destacar três: a boa interlocução em Brasília na conquista de recursos; a interatividade e cooperação da gestão; o outro é trabalhar. 

Conversar menos e trabalhar mais é o que ajuda a enfrentar a crise e a desenvolver uma gestão proativa. Que tem contribuído para ampliar os benefícios ao povo. Trocando ideias, oferecendo auxílio e ouvindo sugestões, é o caminho traçado pela gestão Diogo/Ducarmo num sincronismo que deu certo. O modelo alcançado em Nova Olinda, inclusive, credencia Diogo a novos horizontes para o fortalecimento e desenvolvimento do Vale do Piancó.

Uma região que continua carente de força e representação. A juventude de Diogo, sua competência administrativa, potencialidade política, dão à ele um mote para a região voltar a ser olhada com atenção e a grandeza que se deve. E esse horizonte tá logo ali em 2022. 

Radicalismo de Daniela Ribeiro pode fazer Cícero trocar o PP pelo Cidadania

O comportamento radical de Daniella Ribeiro com o governo do Estado – no qual a senadora faz questão de afirmar e refirmar que é oposição, mesmo após a aliança vitoriosa de Cícero Lucena com o partido do governador – poderá ter graves consequências. Uma delas seria a saída de Cícero do PP. Como se sabe, a dobradinha entre prefeitura e governo do Estado tem sido positiva para ambos e, no caso de precisar escolher com quem romper, certamente Cícero ficaria com João Azevedo.

O comportamento arredio de Daniela também pode prejudicar os planos do irmão Aguinaldo Ribeiro, que pretende disputar o Senado com o apoio do governador. Somando os mais de 30 prefeitos que Aguinaldo possui, com o apoio da máquina do Estado, seria um candidato quase imbatível. Mas isto se Daniela não atrapalhar o meio de campo.

Nos bastidores, o que mais chama atenção é a ingratidão e oportunismo da senadora. Por que ela só colocou as garras de fora após a vitória de Cícero? Por que a senadora não esbravejou que era oposição a João Azevedo quando o PP foi à Granja Santana costurar a aliança com o Cidadania? E o mais importante, até quando Aguinaldo Ribeiro assistirá calado a irmã atrapalhando seus planos?

Por Allan Kardec

Governo da Paraíba regulamenta exploração do uso de loterias como prestação de serviço público

O governador João Azevêdo (Cidadania) assinou o Decreto Estadual de Nº 41.037, que dispõe sobre a regulamentação da atuação da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep). Ele toma por base decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que delegou aos estados poderes para exploração administrativa de modalidades lotéricas, retirando a exclusividade da União para esse tipo de serviço. A normativa foi publicada na edição deste sábado (20) do Diário Oficial do Estado.

O Decreto Estadual toma por base a decisão do STF, de 30 de setembro de 2020, publicado em acórdão do dia 15 de dezembro do mesmo ano, que julgou procedentes as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 492 e 493, e decidiu, por unanimidade, que a União não detém o monopólio para manter jogos lotéricos, e que, portanto, loteria é prestação de serviço público podendo ser explorada pelos estados, desde que estejam de acordo com a regulamentação federal.

Assim, de acordo com o Decreto, caberá à Lotep: “planejar, coordenar, autorizar, credenciar, licenciar, dirigir, executar, distribuir e controlar as atividades relacionadas à exploração do jogo lotérico e similares, incluindo o jogo eletrônico por meio físico e digital, observada a legislação federal atinente à matéria; promover e implementar planos de jogos, programas e projetos que visem à exploração do mercado lotérico e similares; se articular com instituições congêneres de outras unidades da federação, com vistas à conjugação de esforços e à concretização de objetivos comuns; efetuar sorteios de prêmios, homologar os resultados; proceder ao pagamento dos prêmios, relativos aos sorteios de criação e execução plena; promover a emissão e distribuição de bilhetes de loteria; fiscalizar as atividades relacionadas à exploração do jogo lotérico e similares; disciplinar por portaria a exploração das atividades lotéricas; e desenvolver outras atividades correlatas”.

RECEITA

A normativa ainda atribui como fontes de receitas da Lotep: “o resultado apurado na venda de bilhetes de loterias; dotações orçamentárias consignadas em seu favor; recursos provenientes da celebração de contratos, credenciamentos, licenciamentos, convênios e acordos; receitas oriundas da alienação de bens móveis e imóveis desincorporados de seu patrimônio; prestação dos serviços administrativos decorrentes da transferência de titularidade nos contratos, firmados por alienação, sucessão ou outros; prestação dos serviços administrativos decorrentes da renovação obrigatória anual dos contratos; a prestação de serviço digital por aplicativos de multiplataforma e streaming; prestação do serviço de análise de planos de sorteios apresentados por empresas/interessados; prestação do serviço de realização de sorteios avulsos; registro de campanhas promocionais; prestação do serviço de realização de sorteios objeto de campanhas; utilização da marca LOTEP, por terceiros, com ênfase para credibilidade da autarquia estadual; outras rendas eventuais, inclusive resultantes sempre da prestação de serviços”.

DA EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES LOTÉRICAS

O Decreto Estadual ainda veda a exploração de qualquer modalidade lotérica no âmbito do Estado da Paraíba sem a prévia autorização da Lotep, ressalvados os serviços de loteria que já são explorados pela União.

O serviço público que perfaz a exploração de atividades lotéricas, para os fins deste decreto compreende: “loteria tradicional ou convencional; loteria instantânea; sistema lotérico em linha e em tempo real; loteria especial (permanente ou eventual); loteria mista; loteria de prognóstico numérico; e as apostas de quota fixa”.

ENTENDA A DECISÃO

Conforme a decisão do STF, a exploração de loterias tem natureza de serviço público e que a legislação federal não pode impor a qualquer ente federativo “restrição à exploração de serviço público para além daquela já prevista no texto constitucional (artigo 175)”.

A jurisprudência do Supremo confirma que a competência privativa da União para legislar em sistema de consórcios e sorteios não impede a competência material dos estados para explorar as atividades lotéricas nem para regulamentar dessa exploração. Ressaltou, ainda, que somente a União pode definir as modalidades de atividades lotéricas passíveis de exploração pelos estados.

De acordo como o ministro Gilmar Mendes, relator da matéria, a Constituição não atribui à União essa exclusividade e não proibiu, expressa ou implicitamente, o funcionamento de loterias estaduais. A seu ver, configura abuso do poder de legislar o fato de a União excluir os demais entes federados de determinada arrecadação, impedindo o acesso a recursos cuja destinação é direcionada à manutenção da seguridade social (artigo 195, inciso III) e, pelo menos no nível federal, também ao financiamento de programas na área social e comunitária. “A situação retira dos estados significativa fonte de receita”, observou.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores em passagem rápida por Campina Grande

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, por volta das 10h desta sexta-feira (19). A parada se deu por ser o aeroporto mais próximo do município de Sertania, em Pernambuco, onde o presidente cumpre agenda. Bolsonaro trocou o avião por um helicóptero para chegar ao destino. 

Durante o pouco tempo em que esteve no aeroporto, porém, o presidente aproveitou para falar com apoiadores que o esperavam no local. Sem máscara, assim como parte de sua equipe, Jair Bolsonaro passou cerca de cinco minutos cumprimentando apoiadores, mas falou muito pouco com a imprensa.

Ele foi recebido pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que acabou acompanhando a comitiva do presidente para Sertania. O prefeito queria apresentar ao presidente alguns pleitos para o município.

Após participar da inauguração de uma adutora em Sertania, a previsão é que o presidente passe por Boqueirão, na Paraíba, por volta das 12h, e em seguida volte a Campina Grande para embarcar de volta para Brasília.

Paulinho de Zié se solidariza com Wilka Rodrigues e Família pela morte do amigo Roberto Torres

Zé Armando, Wilka, Roberto, Savinho e Paulinho de Zé
O empresário Paulinho de Zé logo que soube do falecimento do amigo Roberto Torrês, marido da ex-diretora do Hospital Regional de Itaporanga Wilka Rodrigues, entrou em contato de imediato com ela e com todos da família para prestar solidariedade e sentimentos de condolências. 

Quando candidato a prefeito de Itaporanga, ano passado, Paulinho foi recebido com muito carinho pela família que abraçou o projeto com firmeza. Firmeza esta que selou uma grande e bonita amizade entre ambos. 

"Não conseguimos imaginar a dor, mas presto minha solidariedade e condolências à Wilka, aos filhos e toda família. Roberto cumpriu sua jornada e é com o coração apertado, mas sereno pela certeza de que os planos de Deus são perfeitos, que nos despedimos do nosso amigo", declarou Paulinho de Zié.

Roberto Torres, marido da ex-diretora do H.R.I Wilka Rodrigues, faleceu hoje após dias internado na UTI em João Pessoa

Faleceu na manhã desta sexta-feira (19) o nosso amigo/irmão Roberto Torres de Medeiros, que estava há cerca de 45 dias internato na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Clementino Fraga, aqui em João Pessoa, após ter contraído o Covid-19. Ele também sofria de outras enfermidades.

Roberto tinha 62 anos e era casado com a Drª Wilka Rodrigues Torres de Medeiros, ex-diretora do Hospital Regional de Itaporanga, com quem teve dois: Taís Rodrigues, ex-vice-prefeita de Itaporanga (Gestão 2013-2016), e Tiago Torres, e dois netos.

Um momento de muita dor e tristeza que Wilka e toda a família Rodrigues/Torres vem enfrentando. Roberto foi um ser humano do bem, de muito bom trato e prestativo. 

Me solidarizo à família e amigos neste momento dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações.

Acima, em meados do mês de agosto (2020), na casa de Domingos Sávio, em João Pessoa, quando sacramentamos o nome de Zé Armando na vice de Paulinho de Zié, após a chegada de Wilka e Roberto. Uma união que firmou-se em amizade forte e bonita de Paulinho com o Clã Rodrigues. 
Aqui, mais um momento do ano passado, e na segunda imagem um registro de alguns anos atrás...

Secretário estadual de Desenvolvimento Humano visita Patos e garante parcerias

O Secretário de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Tibério Limeira, nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, cumpriu agendas no município de Patos. Na oportunidade, o secretário realizou visitas e participou de ações estratégicas.

Na parte da manhã, Tibério Limeira fez visita técnica ao restaurante popular, localizado no bairro do Jatobá. Logo em seguida, acompanhado do prefeito Nabor Wanderley e da secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, visitaram as instalações do prédio do Centro Social Urbano, que foi cedido à prefeitura para que seja instalado um CRAS.

A disparidade nos valores cobrados por cada estado no ICMS que incide sobre os combustíveis

Reportagem publicada (ontem, 19/02) pelo jornal Folha de São Paulo destacou a grande disparidade nos valores cobrados por cada estado no ICMS que incide sobre os combustíveis. A matéria toma por base um levantamento da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes) e mostra que a diferença do valor cobrado sobre a gasolina chega a 74%.

No estado que cobra menos, o Amapá, o ICMS sobre a gasolina chega correspondia ( em janeiro) a R$ 0,968 por litro. No Rio de Janeiro, que tem a alíquota mais alta do país, era de R$ 1,687 por litro. São também absurdas as variações na base de cálculo do tributo. Em São Paulo, por exemplo, o governo cobra 25% sobre um preço de referência de R$ 4,235 por litro (janeiro último. No Rio, são 34% sobre R$ 4,929 (também janeiro).

O projeto remetido pelo governo federal ao Congresso Nacional propõe que o imposto passe a ser cobrado em um valor fixo em reais, ao invés de um percentual sobre o preço final, e que esse valor seja uniforme em todo o país.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Concurso para Polícia Civil da Paraíba está em fase final de estudo e deve ser anunciado em breve; último ocorreu há 13 anos...

O concurso da Polícia Civil da Paraíba está em fase final de estudos e a expectativa é de que deve ser anunciado em breve. Nesta semana, o presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), Steferson Vieira, participou de uma reunião com a equipe econômica do Governo do Estado e foi informado da realização de concurso para a área. 

Steferson Vieira informou que o último certame foi realizado há 13 anos e um novo certame tem sido aguardo pela categoria. Atualmente estão na ativa, 290 delegados, mas pela lei são necessários 600 em todo a Paraíba, ou seja, menos da metade. “Apenas fomos informados que o governador deve anunciar em breve. Talvez semana que vem ou até o final do mês”, revelou.

Além disso, ele destacou ainda que “sempre é importante ter oxigenação na instituição” quando questionado sobre a importância do concurso para a Polícia Civil. O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, confirmou que a equipe econômica estuda a realização do concurso para reposição do quadro de pessoal, mas não informou quando deve ser realizado e a quantidade de vagas ofertadas. 

O último certame da Polícia Civil da Paraíba foi em 2008, quando foram oferecidas 909 vagas para cargos de nível Médio e Superior. Os aprovados foram convocados até o ano de 2014, tendo em vista que o período de vigência foi encerrado posteriormente.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Justiça mantém condenação de ex-prefeito de Serra Grande, João Bosco Cavalcante, por Improbidade Administrativa

A Quarta Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-prefeito de Serra Grande, João Bosco Cavalcante, por improbidade administrativa. 

As penalidades aplicadas foram: perda da função pública que eventualmente esteja ocupando, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, multa civil no valor correspondente ao dano de R$ 9.066,42 e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos. Da decisão cabe recurso.

No recurso, o ex-gestor alega que não houve a suposta irregularidade relativa ao pagamento de serviços não executados, referente à contratação da empresa MT Construções e Locações Ltda, para a construção de açude no Sítio Lages, através de licitação (Convite nº 12/2011), sendo firmado contrato de prestação de serviços de nº 031/2011, em junho do mesmo ano.

Para o relator do processo, juiz convocado Antonio do Amaral, houve, efetivamente, a configuração do ilícito consistente no pagamento de serviços não executados. "Registre-se de antemão que o TCE entendeu, quando da auditoria técnica realizada no bojo no Processo TCE nº 12041/12, que houve pagamento por serviços não realizados no importe de RS 9.066,42", pontuou, acrescentando que não há que se falar em reforma da sentença de primeiro grau.

"Restando comprovados os prejuízos ao erário decorrentes de atos de improbidade praticados pelo ex-gestor recorrente e tendo restado cediço a não desincumbência de seu ônus de prova, a manutenção da sentença condenatória é medida impositiva, devendo-se, ademais, preservar todos os efeitos da decisão", frisou o relator do processo.

Panta não descarta manter aliança com João Azevêdo, mas afirma que PP tem força para sair na majoritária

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP) não descartou na tarde desta segunda-feira (15) manter aliança com o Governo do Estado, mas deixou claro  que o PP cresceu muito nas últimas eleições e por isso ganhou força política para ser protagonista nas eleições de 2022 e apresentar candidatura para a majoritária. “No Palanque em que o PP estiver eu  estarei”, garantiu o prefeito.

Emerson Panta, que foi o entrevistado do Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, destacou que uma parceria político-administrativo com o Governo do Estado é muito importante para o crescimento do município e para a melhoria de vida do povo.

Ele destacou que vem mantendo um bom relacionamento administrativo e político com o  governador João Azevêdo que,  segundo Panta, não tem medido esforços para trazer benefícios para Santa Rita.  Entre as obras, Emerson Panta destacou a instalação da fábrica de móveis, que, segundo ele, será de grande importância para economia de Santa Rita, principalmente pela geração de emprego e renda.

João Azevêdo anuncia a nomeação de 589 professores aprovados no concurso de 2019

O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou, na noite desta segunda-feira (15), que os 589 professores de Educação Básica 3, aprovados em concurso público realizado em 2019 e convocados em novembro do ano passado, terão seus atos de nomeação publicados no Diário Oficial desta terça-feira (16). Assim, eles começarão a tomar posse no cargo nas 14 Gerências Regionais de Ensino.

O concurso público foi realizado em 2019 e ofertou 1.000 vagas, em conformidade com o Edital n. 01/2019/SEAD/SEECT. Em janeiro de 2020, 1.000 candidatos aprovados e classificados tiveram a nomeação e convocação realizada pelo Governo.

É com alegria que anunciamos que os 589 professores de Educação Básica 3, aprovados em concurso público realizado em 2019 e convocados em novembro do ano passado, terão seus atos de nomeação publicados no Diário Oficial desta terça-feira (16).

Atualizado: Confira a relação de nomeados acessando Diario Oficial 16-02-2021.pdf

Bolsonaro cita Romero como candidato ao Governo da Paraíba em 2022; ex-prefeito repercute fala nas redes

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), poderá ser o candidato preferido do bolsonarismo ao Governo do Estado, nas eleições 2022, na Paraíba. Pelo menos foi o que deixou evidente a fala do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, ao citar nominalmente o nome do ex-gestor campinense quando provocado por um seguidor, nesta segunda-feira (15), quando indagado sobre ‘livrar a Paraíba do socialismo’.

“É o Romero lá, né”, respondeu Jair Bolsonaro, que, no momento, dava declaração para a imprensa que o acompanhava e seguidores sobre a crise provocada pela alta dos combustíveis, envolvendo os governadores dos Estados. O seguidor se referia ao governador João Azevêdo, eleito em 2018 pelo PSB apoiado pelo ex-gestor Ricardo Coutinho (PSB), mas que após rompimento político, se filiou ao Cidadania, partido considerado de centro-esquerda.

Romero Rodrigues aproveitou a citação e já repercutiu a fala do presidente em suas redes.  “O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu uma declaração hoje em Brasília afirmando pretende estabelecer como regra que as notas fiscais dos postos de combustíveis mostrem de forma discriminada quanto cada ente federativo arrecada de tributos sobre o valor final pago pelo consumidor. O presidente também lembrou no nosso nome para a disputa ao governo do estado em 2022. Estaremos juntos por um Brasil de todos!”, frisou o ex-prefeito.

Assista: 


Damião Feliciano está na UTI do Hospital Sírio Libanês em tratamento contra a Covid-19; Lígia e filho também estão acometidos pela doença

O deputado federal paraibano Damião Feliciano (PDT) está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em tratamento da Covid-19. A informação foi publicada inicialmente pelo blog da jornalista Sony Lacerda. 

A doença, inclusive, teria acometido a vice-governadora Lígia Feliciano e um dos filhos, o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano. No entanto, os dois apresentam sintomas leves e se mantém em tratamento domiciliar.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Eduardo Leite aceita convocação de deputados tucanos e vai percorrer o país como pré-candidato à Presidência

Foi quase ao final do almoço, quando os 21 políticos tucanos reunidos no Palácio Piratini saboreavam doces pelotenses de sobremesa, que o governador Eduardo Leite avalizou o movimento que busca lançá-lo como alternativa do PSDB à presidência da República. O encontro realizado quinta-feira  (11), em Porto Alegre, explicita o racha no partido e deflagra uma disputa interna para a sucessão do presidente Jair Bolsonaro.

"Aceitei essa missão de levar essa experiência nas boas conversas que teremos Brasil afora", resumiu Leite ao final do churrasco oferecido no Galpão Crioulo.

O objetivo é se contrapor às pretensões do governador de São Paulo, João Doria. Numa investida considerada desleal e precipitada pela bancada federal do PSDB, Doria cogitou assumir a presidência do partido. A manobra visava a controlar as verbas eleitorais da sigla e minar as resistências a sua pré-candidatura ao Planalto. A reação foi imediata e culminou com o desembarque da comitiva tucana em Porto Alegre.

Coube ao deputado Paulo Abi-Ackel (MG) a convocação  mais incisiva. "Fizemos um chamamento para que Eduardo Leite ande pelo país, se apresente mais em Brasília. Ele pode se apresentar como personagem nacional e se colocar como pré-candidato à Presidência. É, de longe, quem conta com a maior simpatia da bancada na Câmara e no Senado", disse Abi-Ackel, presidente do diretório tucano em Minas Gerais.

Das quase duas horas em que recebeu o grupo, Leite usou cerca de 40 minutos para exibir as realizações de seu governo, em especial as reformas, concessões e o sistema de distanciamento controlado. Ele também distribuiu um livreto com iniciativas da gestão e listou as demandas do Estado no plano federal.

Os parlamentares elogiaram as conquistas e afiançaram apoio às pautas que dependem do Congresso, mas logo a conversa seguiu o rumo eleitoral. O senador Rodrigo Cunha (AL) foi o primeiro a falar, mas um a um, os visitantes enfileiraram queixas sobre a postura de Doria, sobretudo à forma como tenta impor sua candidatura ao partido e a oposição radical que alimenta em relação ao governo Bolsonaro. Ao cabo, pediram a Leite autorização para fortalecer seu nome nas discussões sobre a eleição do próximo ano.

"Conseguimos o resultado que buscamos", celebrou Cunha.

Nos próximos meses, o gaúcho irá aumentar a participação no debate nacional. A ideia é conceder ainda mais entrevistas a veículos do centro do país - nos últimos dias, foram ao menos quatro. A imagem a ser projetada é a de um articulador político hábil e moderado, bem como a de um gestor moderno e comprometido com o ajuste das contas públicas.

Leite, contudo, fez questão de desidratar o tom de revanche a Doria que circundou o almoço, mas pontuou a necessidade de buscar conciliação, sem descartar futuras pretensões presidenciais.

"Presidência é destino, circunstância. O meu papel é ajudar. Tem uma forma de fazer política que precisa ser recuperada, focando em resultados que melhorem a vida da população e não em conflitos estéreis . O que se dá a largada aqui não é a uma candidatura. Não é o lançamento de um nome, mas sim de um movimento dentro do partido. A definição de quem vai liderá-lo é para o momento apropriado, mais à frente". disse Leite.

Os participantes do almoço

Deputados federais: Adolfo Viana (BA), Bia Cavassa (MS), Célio Silveira (GO), Daniel Trzeciak (RS), Edna Henrique (PB), Eduardo Barbosa (MG), Geovania de Sá (SC), Lucas Redecker (RS), Mariana Carvalho (RO), Otavio Leite (RJ), Paulo Abi-Ackel (MG), Pedro Cunha Lima (PB) e Pedro Vilela (AL).

Senadores: Rodrigo Cunha (AL)

Deputados estaduais: Luiz Vianna, Mateus Wesp, Pedro Pereira e Zilá Breitenbach.

Secretários: Artur Lemos (Casa Civil) e Faisal Karam (Educação)

com GZH

Vítima da Covid-19, morre o médico Fernando Ramalho, diretor-geral do Hospital Santa Isabel.

O médico Fernando Ramalho, diretor-geral do Hospital Santa Isabel, é mais uma vítima fatal de complicações da Covid-19. Cirurgião-geral, ele chegou a ser vacinado em janeiro, porém, teve o diagnóstico positivo para o novo coronavírus no início deste mês. Natural de Diamante, no Vale do Piancó, ele estava internado no Hospital da Unimed e sofreu um acidente vascular e não resistiu, na noite deste sábado.

Homenagens

O prefeito Cícero Lucena manifestou o seu pesar pela morte do médico e amigo, entre diversos profissionais da saúde que perderam a vida por conta da Covid-19. “Mais uma perda profundamente dolorida para todos nós! Faleceu neste sábado o meu grande amigo, médico paraibano Fernando Ramalho”, afirmou.

O prefeito lembra a origem e qualidades do médico, com quem teve sempre uma excelente relação. “Nascido em Diamante, meu bom amigo Fernando era um médico de coração grande e que dedicou a vida a cuidar das pessoas. Muito triste”, lamenta.

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (PRTB), também lamentou o falecimento do Dr. Fernando Ramalho. "Hoje perdi um amigo vítima da covid-19, o médico Fernando Ramalho. Tinha um coração enorme e usava a medicina para cuidar muito bem das pessoas. Aos familiares deixo o meu abraço neste momento de tanta dor e rogo a Deus que conforte os seus corações. Descanse em paz, meu amigo!

O vice-prefeito Leo Bezerra também enaltece as qualidades profissionais e humanas de Fernando Ramalho. “É mais um grande profissional que parte sob os aplausos de todos os paraibanos, que admiram o seu trabalho e sua forma de exercer a Medicina”, comentou.

O secretário Municipal de Saúde, Fábio Rocha, destacou o grande caráter e o profissionalismo do médico Fernando Ramalho, com quem teve uma trajetória de trabalho. “Fernando foi um grande profissional que dedicou a vida ao próximo e exerceu a Medicina com seriedade e humanidade”, enfatizou.

A secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, fez reverência ao amigo e colega de trabalho, com quem teve diversas missões profissionais em benefício dos paraibanos. “Muito triste perder um amigo e uma figura humana ímpar, com profissionalismo inestimável”, disse emocionada.

O médico Fernando Ramalho tomou a primeira dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Em seguida, sentiu os primeiros sintomas que evoluíram para o quadro de síndrome gripal, que resultou na sua morte neste sábado.

Por se tratar de um caso de morte por complicações da covid-19, o sepultamento deve ocorrer com a presença de poucos familiares e sem a realização de velório. As informações sobre quando e onde ocorrerá não foi divulgado.