sexta-feira, 22 de junho de 2018

Maranhão é recebido por Hugo e Nabor no São João de Patos como “Zé das Águas”

Maranhão com Hugo Motta no São João de Patos
O senador Zé Maranhão (MDB), que tem utilizando os festejos juninos para percorrer todo o Estado, participou do São João de Patos, nesta quinta-feira (21), apresentando-se como “Zé das Águas”. O pré-candidato a governador foi recepcionado pelos deputados Nabor Wanderley e Hugo Motta (PRB), com quem tem parceria, desde os tempos que eles compunham o arraial emedebista.
“É uma festividade muito importante para a nossa cultura. Um evento de alto nível e que revela também muito da nossa capacidade de realizar coisas grandes. E a presença de tanta gente, não apenas da terra, mas também de outros lugares, nos deixa realmente impressionados com o alcance. Sem contar o calor humano dessa gente. Fiquei muito emocionado pela maneira com que me receberam”, pontuou o senador, durante a festa.
Maranhão esteve acompanhado de uma grande comitiva, entre eles, o ex-vereador e presidente do MDB em Patos, Almir Mineral, além do prefeito Umberto Jeferson (São Mamede), de seu pai e presidente do MDB da cidade, Dr. Umberto.

Aracilba Rocha assume a diretoria de Administração da Eletrobras...

A engenheira paraibana Aracilba Rocha assumiu a Diretoria de Administração da Eletrobras. A executiva retorna aos quadros da companhia em momento estratégico, quando se discute, entre outras coisas, a privatização de distribuidoras de energia. Ela ocupou anteriormente o cargo de presidente do Conselho de Administração da estatal. A empresa é líder em transmissão de energia elétrica no Brasil, com aproximadamente metade do total de linhas de transmissão do país em sua rede básica, em alta e extra-alta tensão. Para se ter uma ideia da importância da companhia, ela pretende investir R$ 19,756 bilhões​ no setor até 2022​.​​ ​​

​Confira o perfil da executiva
Aracilba Alves da Rocha é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Finanças de Empresa pela Ordem dos Economistas de São Paulo e em Gerenciamento de Conjuntos Habitacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi assessora da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, diretora técnica da Secretaria de Participação e Descentralização do Governo de São Paulo, diretora de recursos humanos da Empresa de Telecomunicações da Paraíba (Telpa), diretora-presidente da Empresa de Saneamento da Paraíba (Cagepa) e secretária de Fazenda do Estado da Paraíba. Atuou ainda como diretora de administração da Eletrobras, presidente do Conselho de Administração da Eletrobras Chesf, presidente do Conselho de Administração da Cepisa e diretora administrativa e financeira do Eletrobras Cepel.​


Em Campina Grande, Bolsonaro defende extinção de ministérios e venda de estatais

O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) defendeu, nesta quinta-feira (21), em Campina Grande, a extinção de 14 ministérios, entre eles, o da Segurança, e a privatização de 100 empresas estatais. Ele pregou mudança no Código Penal para que o policial não seja punido nos confrontos com mortes de marginais e disse que, se for eleito, vai tirar o Brasil do Conselho de Direitos Humanos da ONU, alegando que o órgão só defende quem não presta.
Bolsonaro desembarcou, no aeroporto João Suassuna, por volta das 15 horas, sendo recebido por dirigentes do PSL e centenas de aliados. Ele fez um discurso, depois seguiu para a Praça da Bandeira, no Centro, falou rapidamente aos presentes e concedeu entrevista à Imprensa. Posteriormente, seguiu para o Calçadão da Cardoso Vieira, acompanhado de Julian Lemos, vice-presidente nacional do PSL. Bolsonaro tomou cafezinho e fez um lanche no tradicional box de Wellington do Queijo.

Extinção de ministérios

Dos 29 ministérios existentes hoje no país, Jair Bolsonaro defendeu a extinção de 14, entre eles, o da Segurança. “Quando não se quer resolver alguma coisa, em Brasília, cria-se um ministério, quando não se quer resolver alguma coisa dentro da Câmara se cria uma comissão. Esse ministério será ser extinto, teremos uma secretaria dentro do Ministério da Justiça”, frisou o presidenciável.

Privatização

O presidenciável também pregou a privatização da maioria das empresas estatais. Para ele, só devem permanecer sob o comando do governo brasileiro, as empresa responsáveis pela geração e transferência de energia, por exemplo. “Não sou estatizante, mas dessas 150 estatais, no mínimo 100 vão embora rapidinho, você pode ter certeza disso”, enfatizou Bolsonaro, caso seja eleito ao Palácio do Planalto.

Segurança

Para enfrentar os problemas da segurança, não é preciso criar um ministério, na visão do presidenciável. Além de liberar o porte de arma parta parte da população, Bolsonaro sustenta que é preciso modificar o Código Penal. A proposta é que o policial responda por eventuais danos que provoque com o uso de armas no confronto com bandidos, mas não seja punido. “Com uma pequena mudança no Código Penal, você dá meios para o policial poder bem trabalhar, dando a resposta que a sociedade tanto precisa”, destacou.

Ao ser indagado, na entrevista, sobre a frase que “bandido bom é bandido morto”, Jair Bolsonaro respondeu: “Essa tese não é minha, é do então deputado Sivuca do Rio de Janeiro, mas entre um policial e dez marginais ou 100 marginais eu sou pela vida do policial”.

Direitos Humanos

Ainda durante a entrevista, Jair Bolsonaro apoiou a administração do presidente Donald Trump para retirar os Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. “Eu teria saído antes antes do Trump, pois aquele Conselho de Direitos da ONU não serve para absolutamente nada. Não é apenas porque vota contra Israel de forma corriqueira, mas porque está sempre do lado de quem não presta. Como presidente, tiro sim para fazer economia para o Brasil”, frisou.

Ciro e Lula

Em relação às críticas do presidenciável Ciro Gomes (PDT), que o chamou de “fascista”, Bolsonaro disse que não vai responder a um “destemperado”. Quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que ele é um ficha-suja, pois foi condenado por corrupção em duas instâncias, logo não pode concorrer às eleições deste ano. No início da noite, Bolsonaro participou de um evento com militantes do partidários na AABB e depois viajou para Patos, no Sertão. (Josusmar Barbosa - JP)

Ex-senador Ney Suassuna reaparece em Campina Grande em palanque com Bolsonaro

O empresário e ex-senador Ney Suassuna reapareceu nesta quinta-feira (21) em ato politico liderado pelo presidenciável Jair Bolsonaro apontando o pré-candidato como a solução para o Brasil. Ney Suassuna compareceu em ato politico que programava o lançamento do pré-candidato a deputado estadual Irmão Cézar.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Com Dinaldinho, deputado André Amaral participa da abertura do São João de Patos

O deputado federal André Amaral, (PROS), participou, nesta terça-feira, (19), da primeira noite do São João de Patos 2018, capital do Sertão paraibano. O parlamentar prestigiou a abertura do principal evento cultural da cidade, ao lado do prefeito Dinaldinho Wanderley, o qual firmou uma parceria que tem rendido muitos frutos para Patos, dentre eles, a inclusão do Melhor São João do Brasil, como é chamado, na Lei Federal de Incentivo à Cultura de Nº 8.313/91 (Lei Rouanet), que possibilitou, pela primeira vez, que a festa não precisasse ser custeada com dinheiro da Prefeitura Municipal.
“Nos deixa muito feliz chegar em Patos e ver o nosso trabalho, em parceria com Dinaldinho, se tornando realidade; passando a ter materialidade. Ver uma festa desta dimensão e saber que nós participamos, de alguma forma, ao lado do prefeito, indo até o Ministério da Cultura, e conseguindo o benefício da Lei Rouanet, que viabilizou R$ 3.046.000,00 (Três milhões e quarenta e seis mil reais), fazendo com que a prefeitura possa captar recursos privados; injetando novos recursos não só em Patos, mas em toda Paraíba, nos deixam muito felizes e com a certeza de que a gente está no caminho certo”, disse o deputado André Amaral.
O deputado falou, ainda, da satisfação em saber que pôde contribuir com o projeto da nova Praça de Eventos que abrigará atividades culturais, em Patos, já no próximo ano. “Nos deixa mais feliz ainda olhar para o Terreiro do Forró, que já é enorme, e saber que, já no ano que vem, terá oito vezes mais o tamanho de hoje com a nova Praça de Eventos que será construída”, destacou.
Para o prefeito Dinaldinho Wanderley, a parceria com o deputado André Amaral é muito importante para a povo patoense. “Deputado André traz um benefício muito grande à população de Patos, quando consegue recursos em um momento de crise. Hoje as prefeituras estão passando por momentos de dificuldades e encontrar um parceiro como André, que traz mais recursos, toda as vezes que vamos a Brasília, procura projetos que podem dignificar a nossa cidade, isso é muito importante. É uma parceria que tem tudo para dar certo não só no ano de 2018, mas durante muito tempo”, disse.
O São João de Patos já é considerado o terceiro maior evento junino do Nordeste e é o principal responsável pelo aquecimento da economia local no período.

Jackson Macedo revela articulação do PT para fazer parte da chapa do PDT de Lígia

O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macedo, revelou nesta quarta-feira (20) que o partido iniciou conversas com a pré-candidata Lígia Feliciano em busca de um acordo para a chapa majoritária. Segundo Jackson, o partido dos Feliciano teria garantido uma vaga na majoritária ao PT.
“O PDT, na conversas que já tivemos, sinaliza com a presença do PT na chapa majoritária da Lígia Feliciano, e o PT teria uma boa condição na chapa proporcional para deputado federal e estadual. Com certeza garantiria a reeleição dos nossos três deputados estaduais e do nosso deputado Luiz Couto”, disse.
Macedo ainda revelou ter admiração a Lígia e ao seu esposo, o deputado Damião Feliciano. De acordo com o petista, a relação com os políticos sempre foi muito próxima. “Lígia é uma companheira que tem uma relação muito próxima conosco, foi vice na chapa do PSB com Ricardo governador, que o PT tinha um candidato a senador. Damião votou contra o o impeachment de Dilma, contra as reformas e tem sido um deputado atuante”, destacou.

Maranhão (Governo), Lucélio e Cássio (Senadores) a chapa verdadeira em debate nos bastidores para unificar a oposição...

Resultado de imagem para maranhão, cássio e cartaxo
O deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) foi cirúrgico, nesta terça-feira (19), durante lançamento do nome de Manoel Júnior (PSC) como pré-candidato ao Senado, ao dizer que é necessário uma conversa entre todos os partidos de oposição para a definição de uma única candidatura ao Governo do Estado. Duas, só favorece ao esquema governista. 
Essa lógica já vinha sendo esmiuçada nos bastidores pelos líderes da oposição, mas Marcondes Gadelha do alto de sua experiência expõe o caso em público: É preciso reunir todos em prol de um único nome, as duas candidaturas (de Lucélio e Maranhão) só favorece ao candidato (João Azevedo) do governo", pontuou. Diante dessa possibilidade há quem aponte a chapa capaz de obter o sucesso das oposições. E qual seria a composição ideal?
Como está liderando as pesquisas, o senador José Maranhão (MDB) seria escolhido único candidato das oposições tendo Lucélio Cartaxo (PV) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como candidato às vagas para o Senado. A vaga de vice-governador seria destinada ao PP, ao PSC ou mantendo o nome de Michelline Rodrigues, caso o Clã Ribeiro decida aderir ao esquema governista. Se o PP aceitar ser vice de Maranhão, Manoel Júnior seria indicado para a suplência de senador. 
Uma chapa que atenderia à todos e, no final das contas, bastante forte para decidir a parada. 

CGU aponta irregularidades e superfaturamento de R$ 560 mil na construção de 711 casas pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Piancó

A Controladoria Geral da União (CGU) constatou irregularidades praticadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Piancó (CISVAP) na construção de 711 moradias para Controle da Doença de Chagas nos municípios paraibanos de Aguiar, Conceição, Coremas, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó e Santana dos Garrotes. 
As obras foram executadas com recursos de convênio federal (nº 0528/2008) e, segundo a CGU, houve um superfaturamento no valor de R$ 560.025,87. Foram constatadas "falhas no orçamento, resultando em um superdimensionamento de R$ 560.025,87, realização de pagamentos para serviços não previstos, execução de serviços em desacordo com os projetos, pagamento a maior por serviços não executados ou realizados em desconformidade ao projeto e utilização de materiais divergentes dos especificados".
Além disso, verificou-se, também, a ocorrência de custeio de despesas para a construção das moradias pelos próprios moradores, como contrapartida para o recebimento do benefício, o que é vedado, uma vez que a União está repassando diretamente os recursos para construção das unidades habitacionais. Após a constatação das irregularidades, o consórcio vai responder ao Ministério Público Federal/Procuradoria da República no Município de Sousa/PB.
Conforme o relatório da CGU, o prefeito do Município de Itaporanga Divaldo Dantas [após a renúncia do prefeito de Piancó, Daniel Galdino] assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Piancó, no dia 19 de julho de 2017. Após assumir o comando do consórcio, Divaldo Dantas nomeou Paulo Porcino atual secretário executivo do Consórcio. Confira o relatório.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Pollyana Dutra avisa que nem estrutura de Estela nem a de Cida a amedrontam...

FOGO AMIGO? Pré-candidata a deputada estadual pelo PSB, Pollyana Dutra avisa que nem estrutura de Estela nem a de Cida a amedrontam
Pré-candidata a deputada estadual pelo PSB, a ex-prefeita da cidade de Pombal e atual primeira dama do município de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, Pollyana Dutra avisou que está pronta para encarar o desafio da campanha eleitoral e avisou que nem teme a estrutura da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) nem a da professora Cida Ramos (PSB), ex-secretária de Desenvolvimento Humano, que também vão disputar uma vaga no parlamento estadual no pleito de outubro de 2018. A declaração da ex-gestora aconteceu na tarde desta terça-feira (19), durante entrevista ao programa Rádio Verdade, no Sistema Arapuan FM.
“A arte da política não é um somatório matemático não, às vezes os pares trocam de lugar. A área de Estela não atinge o sertão. Apesar dessa força brutal da máquina, isso não me amedronta, porque eu tenho uma relação com o Sertão, independentemente de estruturas de Governo. Apesar da grande estrutura de Cida e de Estela, mas se chegar a Pombal não se aplica, não se sustenta. Eu sou da terra, as pessoas me conhecem, minha gestão refletiu em todo o entorno, agora é mais difícil uma cidadã de João Pessoa ir fazer política lá, até porque as pessoas não se identificam, eles se identificam com a boa política, com meu desbravamento”, afirmou. 
Pollyana ainda garantiu que, se eleita deputada, não se afastará em 2020 para disputar o mandato de prefeita. Ela disse que sabe o que quer e sabe o que fazer caso se torne deputada. "Eu quero ser deputada estadual. Acho que vou somar e vou agregar na Assembleia, vai ser uma contribuição rica, tenho experiência administrativa no executivo. O importante é você chegar à ALPB sabendo o que vai fazer. Eu não vou chegar leiga. Eu conheço as políticas públicas que o Sertão precisa e eu conheço as dores da região, então eu vou chegar lá já com um foco definido. Eu entro na política novamente porque eu sei o que fazer quando chegar lá. Estou aqui porque a população clamou, o Sertão quer que eu contribua", arrematou.

Bruno Cunha Lima fecha apoio do Solidariedade para Lucélio Cartaxo ao Governo

Pré-candidato ao Governo, Lucélio Cartaxo (PV), acaba de ganhar a adesão de mais um partido para a sua base aliada. Presidido pelo deputado estadual Bruno Cunha Lima, pré candidato à Câmara Federal, o Solidariedade firmou aliança com a pré-candidatura durante reunião nesta terça-feira (19), em Campina Grande. “Fizemos a opção por um programa inovador, construído em sintonia com os paraibanos, capaz de fazer o Estado avançar gerando oportunidades e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente.
Bruno destacou a articulação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) em todo esse processo de consolidação de uma chapa de oposição e na formalização de apoios. “Conversei muito com Romero sobre o processo eleitoral e sobre qual seria o melhor para a Paraiba. Decidimos de forma conjunta pelo apoio a Lucélio, pois acreditamos que nosso Estado precisa de transformações e ele está disposto a implementa-las”, disse Bruno.
“Não falo em interesses pessoais. Apresentei as pautas que defendo no dia a dia da nossa atuação e que, tenho certeza, vão contribuir com esse novo momento que a Paraíba precisa viver para dar um passo adiante”, afirmou Bruno, que foi acompanhado pelo prefeito Romero Rodrigues. Com a adesão da sigla, a pré-candidatura de Lucélio ao Governo alcança a marca de sete partidos. Entre eles também estão o PSDB, PSD, PV, PTC, DC e PRTB.

Deputado Marcondes Gadelha adia decisão de apoio do PSC para governador

O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC), pré-candidato a senador, lamentou a desistência do senador Raimundo Lira (PSD) de concorrer à reeleição, pelo fato de reduzir opções para o eleitor. "Eu lamento, porque quanto mais candidaturas ao Senado, para que o povo paraibano possa escolher o seu melhor representante, melhor. Infelizmente, o senador Raimundo Lira, que tinha direito à reeleição, apresentou a renúncia à postulação", disse Manoel Junior.
Manoel Junior disse que o PSC tem conversado com todos os partidos do campo da oposição, mas disse que a condução do processo de formação de alianças compete ao presidente da legenda, Marcondes Gadelha, que tem interagido, também, com o presidente estadual do MDB, senador José Maranhão, pré-candidato ao governo do Estado. 
Marcondes Gadelha disse que "a questão de governador vai ficar para uma discussão a posteriori".  Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC, projeta eleger, no Nordeste, três senadores: na Paraíba, em Pernambuco e em Sergipe. "O que Marcondes Gadelha e Manoel Junior fizerem, a Nacional assina embaixo", disse.  

Avante indica nome de Ítalo Kumamoto para compor chapa majoritária do PSB

Avante indica nome de Ítalo Kumamoto para compor chapa majoritária
O presidente estadual do Avante, deputado Genival Matias, indicou nesta segunda-feira (18), o nome do renomado médico cardiologista, Dr. Italo Kumamoto, para compor a chapa majoritária do PSB, que tem João Azevedo como candidato a governador da Paraíba.
Genival afirmou que o médico tem todas as qualidades e experiência política para fortalecer ainda mais a campanha crescente de João Azevedo. “O Avante foi um dos primeiros partidos a apoiar o nome de João Azevedo e estamos lutando firme e fielmente ao lado de João conquistando bases, adesões e apoios importantes. Nada mais justo que nosso partido possa fazer uma indicação para composição na majoritária, principalmente por ser um nome conceituado, atuante, que fez e faz parte de momentos importantes na política paraibana. Um homem que tem um trabalho social e tem a missão de salvar vidas. Dr. Ítalo Kumamoto, esse é o nome do partido”, disse Genival.
Dr. Ítalo Kumamoto afirmou que se sente honrado com o convite do presidente do Avante. “É uma honra receber esse convite do deputado Genival Matias para compor a chapa com João Azevedo. Se for para o bem da Paraíba eu aceito! Minha intenção é contribuir no que for necessário para o crescimento do nosso estado. A Paraíba precisa continuar avançado no rumo do desenvolvimento”, pontuou Dr. Ítalo.

Sempre Lembrado

Nascido em Princesa Isabel, Sertão da Paraíba, o médico Ítalo Kumamoto  é fundador do Hospital Memorial São Francisco, referência  em cardiologia no Nordeste. Corajoso e empreendedor, Dr. Ítalo sempre carregou a vontade de fazer o melhor pelos seus pacientes e é isso que o motiva a desenvolver diversos projetos paralelos para o grupo Memorial São Francisco e para sua vida política.
O médico tem mais de 40 anos de dedicação a medicina. Ele é presidente do Instituto Felipe Kumamoto, que já ofereceu assistência médica gratuita para mais de 80 mil pessoas. Foi candidato a vice-prefeito em 2012 e desde então seu nome vem sempre sendo lembrado para fazer parte de projetos políticos.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Lucélio diz que respeita decisão de Lira e realça desempenho em favor da Paraiba

O pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), anunciou, nesta segunda-feira (18), que respeita a decisão pessoal e de natureza familiar do senador Raimundo Lira (PSD), que “tanto vem contribuindo para o fortalecimento dos municípios paraibanos em todas as regiões do estado”, pontuou. Cartaxo, que conversou com o senador por telefone, agradeceu pela “confiança e por todo apoio recebido ao longo da pré-candidatura”.
“Respeito a decisão pessoal e de natureza familiar do senador Raimundo Lira, que tanto vem contribuindo para o fortalecimento dos municípios paraibanos em todas as regiões do estado. Lira, que ocupa por duas vezes o Senado Federal, é exemplo de compromisso com as boas parcerias. Como sempre defendemos, Lira reúne todos os pré-requisitos para continuar desempenhando este importante papel, até por já estar no exercício do mandato.
Agradeço pela confiança e por todo apoio recebido ao longo de nossa pré-candidatura. Vamos seguir em frente para fazer a Paraíba avançar com um novo modelo de gestão, que gere oportunidades e melhore a qualidade de vida da população”.

Seguindo conselhos da esposa, Raimundo Lira abre mão de apoios e desiste de buscar reeleição ao Senado...

Em Lagoa de Dentro, Lucélio diz que a “Paraíba precisa de um gestor que saiba unir e seja parceiro dos municípios”
Para começar, o senador Raimundo Lira (PSD) não depende de política. Rico, empresário de sucesso com muitos empreendimentos em Brasília, com residência até nos Estados Unidos, então, fez um cálculo errado ao deixar a liderança do MDB no Senado e sair do partido. Senador no final da década de 80 início dos anos 90, tem estrela ao ganhar quatro anos de mandato no Senado quando Vitalzinho renunciou para assumir vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). 
Ao sair do MDB para ingressar no PSD, atendendo convite do saudoso deputado federal Rômulo Gouveia [falecido recentemente], Lira tinha a certeza de que comandaria o processo de alianças dentro do partido. O que acabou não acontecendo após a morte de Rômulo. Estava com vaga certa ao lado de Cássio (PSDB) na chapa de Lucélio (PV), mas percebeu setores definhando sua postulação. Não deu outra. Vale registrar que sua densidade eleitoral é pequena, o que faria ele investir pesado financeiramente para entrar na briga.
Eis que nesta segunda-feira (18), o senador divulga uma carta anunciando sua desistência na disputa pela reeleição. Vai tomar conta dos seus negócios imobiliários, atendendo orientação da esposa e família.

DECLARAÇÃO ÀS PARAIBANAS E PARAIBANOS

O prematuro e surpreendente falecimento do meu querido amigo, o Deputado Rômulo Gouveia, cuja vida foi inteiramente dedicada à atividade política, sempre servindo às pessoas, a Campina Grande e ao nosso Estado, me fez parar neste momento de dor e sofrimento, e entender que deveria fazer uma reflexão. Uma profunda reflexão a respeito dos constantes e continuados apelos da minha família, sempre no sentido de abandonar a atividade política, atualmente objeto de grande desgaste junto à opinião pública na Paraíba e igualmente no Brasil. Pesou, sobretudo, a vontade contida da minha querida companheira e esposa Gitana.

Informo às Paraibanas e Paraibanos que, de forma definitiva, estou abrindo mão da minha atual condição de pré-candidato ao Senado Federal.

Agradeço, com o mais sincero sentimento do meu coração, à minha Mulher, Filhos e Familiares, a todas as Paraibanas e aos Paraibanos que manifestaram apoio ao meu trabalho como Congressista, a todos os Agentes Políticos, especialmente aos mais de cem Prefeitos e Prefeitas que me prestaram apoio, aos meus amigos Deputados, que comigo conviveram e desbravaram os caminhos árduos da labuta política, à Imprensa Paraibana, predominante profissional e honesta, e, por fim, aos meus colaboradores e assessores, dedicados, esforçados e corretos.

Brasília, 18 de junho de 2018.
Senador RAIMUNDO LIRA

Frei Anastácio recebe apoio à reeleição, em encontro com 400 lideranças no Sertão

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) recebeu apoio ao seu projeto de reeleição em encontro realizado, sábado (16), no auditório João Venâncio, no município de Aparecida, com participação de 400 pessoas. O encontro reuniu agricultores, assentados e acampados da reforma agrária, além de representantes de comunidades de Aparecida e liderança da região.
Durante o encontro, também houve manifestação de apoio ao lançamento da pré-candidatura de Lula a Presidente da República e ao pré-candidato a governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), mesmo sem a presença do socialista que foi convidado e não pode participar. O encontro foi promovido pelo vereador João Neto, a presidente do PCdoB de Aparecida, Valeria Rita, e o mandato do deputado Frei Anastácio.
O parlamentar disse que ficou mito feliz com a manifestação de apoio ao projeto de reeleição dele e o apoio incondicional ao retorno de Lula ao cenário político. “Foi uma manhã muito proveitosa onde discutimos, com o povo e as lideranças, a conjuntura política do nosso estado e do país. Fiquei muito feliz em receber o apoio de todos os participantes ao nosso projeto de reeleição. Além de lideranças políticas e sindicais, havia representação de 25 assentamentos e acampamentos da reforma agrária do Sertão. Agradeço de coração ao vereador João Neto e a presidente municipal do PC do B, Valéria Rita, por tudo que foi realizado. Agradeço também a cada pessoa que deixou seu lar para participar do encontro”, afirmou.

Médico psiquiatra ganha R$ 29 mil acumulando seis vínculos públicos na PB, de João Pessoa a Piancó.

Já pensou ter que viajar 385 km, durante mais de cinco horas, para dar plantão? Essa é a distância entre João Pessoa e o município de Piancó, na Paraíba. O médico psiquiatra Manoel Galdino da Costa Neto, que acumula seis vínculos públicos, trabalha nos dois lugares. E não só neles: também nas prefeituras de Campina Grande, Boa Vista, Queimadas e na Secretaria de Saúde do Estado. Haja disposição.
Segundo dados do TCE-PB, em todos esses lugares, o médico é contratado por excepcional interesse público, ou seja, presta serviço sem concurso público. O psiquiatra Manoel Galdino, inclusive, foi investigado pelo Tribunal de Contas em 2012, após ser denunciado pelo  exercício ilegal da profissão de Enfermeiro, no município de Piancó, cargo para o qual foi nomeado em 2010. A disposição do médico para trabalhar rende uma remuneração mensal de R$ 29.624,08, somados todos os seis salários. 
Do Fundo Municipal de Saúde de João Pessoa ele recebe R$ 6 mil. Do Fundo Municipal de Saúde de Campina Grande, R$ 5.390,08. Da Prefeitura de Boa Vista, R$ 5.434,00. Em Queimadas, ele recebe da prefeitura mais R$ 6 mil. E no Estado ele tem a menor renda: R$ 1.300,00. Para receber isso por mês, o médico tem que dar conta de atender nos seis lugares distintos em que trabalha, durante os sete dias da semana. Surreal.      

domingo, 17 de junho de 2018

Eleição estadual em Pombal será termômetro para 2020 entre grupos do prefeito Verissinho e ex-prefeita Pollyana são os protagonistas da disputa

01ed2c65 c6d2 49aa 8707 bbd873f6ce6b - RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Eleição estadual em Pombal será um termômetro para 2020; Prefeito Verissinho e ex-prefeita Pollyana são os protagonistas da disputa
Assim como aconteceu nas últimas campanhas municipais, a cidade de Pombal deverá experimentar uma disputa acirrada entre os dois principais grupos políticos da cidade, mesmo num contexto de eleição a nível estadual. O pleito servirá como um teste de forças entre o ex-deputado e atual prefeito, Dr. Verissinho (MDB) e a ex-prefeita Pollyana Dutra (PSB) - que será candidata a deputada estadual.
O prefeito já tem seus candidatos definidos: José Maranhão (MDB) - Governador; Cássio Cunha Lima (PSDB) e Raimundo Lira (PSD) - Senadores; Hugo Motta (PRB) - Deputado Federal; e Janduhy Carneiro (Patriotas) - Deputado Estadual. Já Polyana Dutra, que conta com o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB) para disputar um vaga na Assembléia Legislativa, apoiará João Azevedo (PSB) ao Governo e Wellington Roberto (PR) para Deputado Federal, mas não definiu o nomes que apoiará para as duas vagas ao Senado.
Abmael de Souza Lacerda, conhecido como Dr. Verissinho, foi eleito em 2016 com 51,06% dos votos, contra 48,94% de Dr. Paulo (PT), obtendo uma maioria de 444 votos. Atualmente, o prefeito recorre contra uma decisão de primeiro grau, que o condenou à perda do mandato por irregularidades em licitações. Ele deve permanecer no cargo até que o julgamento dos recursos. Na câmara municipal há uma grande divisão de forças: dos 14 vereadores, pelo menos 6 são da base do prefeito, enquanto, os demais se declaram independentes ou de oposição. (com F. S. N)

‘Maranhão não precisa de um avalista para estar nas ruas’, diz Raniery Paulino

Sem avalista, sem fiador. José Maranhão (MDB) é o único candidato possível nas ruas em que todos, ao menos, tem alguma lembrança dele. Ao menos é esta a tese do deputado Raniery Paulino (MDB), ao comentar as estratégias de alianças em prol da pré-candidatura do emedista. Paulino afirmou que o MDB conversa com todos. Até mesmo com o PSDB. 
“Não tem portas fechadas para nenhum partido. É tanto que Maranhão é procurado por vários partidos, de várias matizes. Mas ele é o candidato”, disse. E ainda ironizou sobre os demais pré-candidatos a governador. “Ele não precisa de um avalista para estar na rua”, afirmou.