sexta-feira, 26 de março de 2021

Ana Cláudia já engoma seu "tailleur" de posse em substituição ao deputado Damião Feliciano que segue com Covid na UTI do Sírio Libanês

Ana Cláudia nesta foto ao lado de Gustavo, filho de Dr Damião...
O terror da COVID-19 no Brasil, hoje epicentro mundial da segunda fase da pandemia com  mais de 300 mil mortes, registrando uma curva cada vez mais ascendente a cada 24 horas e que na Paraíba já enlutou ilustres famílias de políticos, jornalistas e empresários com as mortes, por exemplo, do senador José Maranhão, do ex-governador Wilson Braga e sua mulher a ex-deputada federal Lúcia Braga, do deputado estadual João Henrique, do presidente do Sistema Paraíba de Comunicação José Carlos da Silva Júnior, dos repórteres Fernando Soares e Juarez Amaral de Medeiros, dentre outros, ironicamente e por direta contingência do destino, tem levado alegria - mesmo mórbida - a outros lares paraibanos.  

A família Rego, obviamente sem que tenha contribuído para tanto, é uma das premiadas pela onda de óbitos que a tragédia do coronavírus vem impingido de Norte a Sul sem escolha de ideologia de gênero e raça, classe social ou poder aquisitivo. A morte de José Maranhão possibilitou a chegada de Nilda Gondim (MDB), a matriarca dos Regos, ao Salão Azul do Congresso Nacional onde foi investida (suplente que era, sem votos) do mandato de Senadora da República por dois anos.

E agora a sua nora Ana Cláudia já engoma o ‘tailleur’ da posse na Câmara dos Deputados, possibilidade cada dia mais provável de se concretizar em face do agravamento do quadro de saúde do titular do mandato, o deputado federal Damião Feliciano (PDT), internado em UTI do Hospital Sírio Libanês há dois meses com COVID-19.

Assim como aconteceu no caso de Zé Maranhão, que se manteve hospitalizado por mais de sessenta dias, a discreta pressão exercida pelos Regos nos bastidores levando a família do senador a antecipar-se à morte e recomendar pedido de licença médica para possibilitar a posse da suplente, enfim  efetivada antes do desenlace do ararunense, estaria sendo igualmente levada a efeito agora para que a ex-Primeira Dama de Campina Grande enfim realize o sonho de se tornar deputada federal, possibilidade que viu frustrar-se ano passado quando o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou o mandato de Wilson Santiago (PTB) e a Câmara impediu a formalização do ato.

Acometido da doença desde final de janeiro deste ano, Damião Feliciano se fechou em copas e nenhuma informação sobre a sua saúde autorizou divulgar. Muito discreto, o campinense sempre que passa por algum problema geralmente só o torna público depois que o mesmo acaba. Com a COVID-19 não tem sido diferente e desde quando ele testou positivo que nenhuma informação oficial apareceu.

Celulares e telefones fixos da família, de empregados e de assessores não atendem chamadas, nem em Campina Grande, nem em João Pessoa, e tampouco em Brasília.  No Hospital Sírio Libanês, onde a imprensa paraibana tem buscado notícias, a informação é uma só: “não estamos autorizados a divulgar nenhum boletim”.

Na Câmara Federal a única informação é de que o paraibano regimentalmente não está ainda obrigado a pedir licença e que percebe seus proventos e verbas de gabinete como se em exercício estivesse.  

Do que vaza, ainda na base das suposições, é que Damião Feliciano assim que chegou ao Sírio Libanês foi intubado e que também sua mulher a vice-governadora Lígia Feliciano estaria acometida do mesmo mal, que ainda teria infectado o filho Gustavo, secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Os dois, entretanto, teriam sofrido problemas leves e já estariam em plena recuperação.

com A Palavra Online

TCE rejeita recursos de Coutinho e ele pode se tornar ficha suja pelo legislativo

Agora, o julgamento das contas do exercício financeiro de 2016 do ex-governador Ricardo Coutinho é com a Assembleia Legislativa, já que o TCE/Paraíba rejeitou todos os recursos apresentados pela defesa do “socialista”.

Como se sabe, o Tribunal reprovou as contas do governo de Coutinho, alegando várias, diversas e inúmeras irregularidades e citou uma dezena de itens de total descaso com a coisa pública. O ex-governador recorreu, mas teve os recursos negados.

Se o legislativo mantiver o que recomendou o Tribunal de Contas, então o ex-governador Ricardo Coutinho acumulará duas sentenças com base na lei da Ficha Limpa, pois já tem uma do TSE e hoje está inelegível.

Também, terá que se deparar com o Ministério Público, o mesmo que lhe concedeu uma medalha, a maior comenda da instituição que está preste de ser cassada. É que o TCE diz em seu relatório que entre as irregularidades existe crime de responsabilidade.

Ou seja, cairá na malha da improbidade administrativa e essa parte é com o Ministério Público, via Poder Judiciário.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Fiocruz recomenda lockdown e toque de recolher de 14 dias em 25 estados e no DF diante do nível crítico de ocupação de U.T.I

O nível crítico de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19 em 25 estados e no Distrito Federal fez a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendar a essas unidades da Federação a adoção de medidas urgentes de bloqueio para conter a crise sanitária e o colapso do sistema de saúde, como lockdown e toque de recolher.

Um boletim sobre a doença elaborado por pesquisadores da Fiocruz e divulgado nesta terça-feira (23/3) alerta que, à exceção de Amazonas e Roraima, todos os outros entes federativos estão com mais de 80% dos leitos ocupados. Os números mais alarmantes são os das regiões Sul e Centro-Oeste, em que todos os estados e o Distrito Federal estão com taxas superiores a 96%.

No Mato Grosso do Sul, em especial, o valor é de 106%. Segundo a Fiocruz, isso indica o uso de leitos não habilitados para covid-19 no atendimento da demanda imposta ao sistema de saúde pela enfermidade.

Os números elevados, de acordo com os pesquisadores, "retratam o colapso do sistema de saúde para o atendimento de pacientes que requerem cuidados complexos para a covid-19, além de prejuízos imensuráveis no atendimento de pacientes que demandam cuidados em razão de outros problemas de saúde".

Os cientistas ressaltam que "medidas rigorosas para o controle e prevenção da doença, que começam a ser adotadas no país, são fundamentais para interromper a tendência de descontrole da pandemia, mitigando efeitos sobre o sistema de saúde e, especialmente, poupando vidas".

"Neste momento de crise é urgente a adoção rigorosa das medidas de bloqueio da transmissão na quase totalidade dos estados e capitais que se encontram na zona de alerta crítica, bem como nos municípios que integram regiões de saúde onde há altas taxas de ocupação de leitos UTI covid-19", diz o documento da Fiocruz.

A instituição pede a adoção de medidas de bloqueio ou lockdown, com restrição das atividades não essenciais por cerca de 14 dias. Segundo a Fiocruz, esse é o tempo mínimo necessário para redução significativa das taxas de transmissão e número de casos e redução das pressões sobre o sistema de saúde.

A Fiocruz defende um toque de recolher em todo país a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana, o fechamento de praias e bares, a suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação e a adoção de trabalho remoto sempre que possível, tanto no setor público, quanto no privado.

com CorreioBraziliense

Sessão é suspensa após vereador e funcionária da Câmara de Guarabira testarem positivo para a Covid-19

A sessão ordinária que aconteceria nesta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Guarabira (CMG) foi suspensa por medida de segurança após um vereador e uma funcionária do lugar testarem positivo para a Covid-19.

De acordo com informações do presidente da CMG, o vereador Wilson Filho, que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que vereadores, funcionários e membros do comitê de imprensa fossem submetidos ao teste, o parlamentar infectado é Renato Meireles.

terça-feira, 23 de março de 2021

"Agradeço por tudo passamos juntos e quero guardar nossos melhores momentos", diz médico Honório Neto sobre a prefeita Chaguinha de Edilson que morreu hoje vítima de covid

Bastante consternado com o falecimento da prefeita Chaguinha de Edilson, da cidade de Coremas), o médico Dr. Honório Luiz de Oliveira Neto (na foto com ela) se juntou de imediato aos familiares da prefeita nesse momento de dor e sofrimento.  Em contato com o Blog, ele não conteve a emoção. 

"Hoje me deparo com essa notícia que não acreditei no pior em nenhum momento, segurei minha fé em toda caminhada na luta por sua vida minha querida prefeita. Agradeço por tudo que passamos juntos e quero guardar nossos melhores momentos. Tão próximos que estávamos ultimamente, que Deus receba a senhora de braços abertos e tenho certeza que está no melhor conforto", declarou. 

Dr. Honório informa que em instantes seguirá daqui de João Pessoa junto com a família para o município de Coremas. Francisca das Chagas, conhecida como Chaguinha de Edilson, faleceu na manhã desta terça-feira (23). Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Unimed João Pessoa, após ser diagnosticada com covid-19. 

Prefeita de Coremas, Chaguinha de Edilson, morre vítima de covid-19...

A prefeita de Coremas, Francisca das Chagas, conhecida como Chaguinha de Edilson, faleceu na manhã desta terça-feira (23). Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Unimed João Pessoa, após ser diagnosticada com covid-19 há cerca de 15 dias. O marido dela, ex-prefeito Edilson Pereira, também está doente.

Segundo informações, Chaguinha teve três paradas cardíacas na noite passada e faleceu na madrugada de hoje. No último dia 2 de março (foto abaixo), a prefeita assinou um protocolo de intenções para aderir ao Consórcio Público criado pela Frente Nacional de Prefeitos para adquirir vacinas contra a covid-19.

Chaguinha estava exercendo o segundo mandato como gestora de Coremas, cargo para o qual foi eleita em 2020. A população de Coremas amanheceu consternada com o falecimento de sua prefeita. Chaguinha foi eleita em 2016 com maioria de 84 votos, derrotando o então prefeito Antônio Lopes. Em 2020 foi reeleita com maioria de 870, contra o ex-prefeito Antônio Lopes.

Com ausência de Chaguinha em tratamento de Saúde, o vice-prefeito, Irani Alexandrino tinha tomando posse como prefeito interino. Francisca da Chagas Andrade de Oliveira, 58 anos, era Odontóloga.

Mais informações em instantes...

segunda-feira, 22 de março de 2021

Azevêdo apela para que prefeitos paraibanos adiantem imunização da população: "nós temos ainda municípios que aplicaram menos de 50% das vacinas"

O governador João Azevêdo (Cidadania) apelou aos prefeitos paraibanos para que adiantem a vacinação da população. O chefe do Executivo lembrou que ainda tem vários municípios que nem atingiram 50% de imunização com a quantidade de doses recebidas. 

"Faço um apelo para que os prefeitos realmente apliquem as vacinas porque nós temos ainda municípios que aplicaram menos de 50% das vacinas que receberam. Isso não é possível. Nós temos que correr e avançar com essa vacinação", afirmou, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, desta segunda-feira (20). 

O governador informou que recebeu garantias do recebimentos de mais doses, o que vai conseguir imunizar a população, por conta disso, pede que os prefeitos usem a totalidade das vacinas recebidas.

Delação de Donato envolve Coriolano e pode confirmar mandantes do crime de Sebastian denunciados por Laura desde 2013

Caiu como uma bomba, nas últimas horas, a delação do advogado Bruno Donato, vinculado ao empresário Pietro Harley Félix e Coriolano Coutinho, no âmbito da Operação Calvário. Sua delação é longa e traz muitas e variadas revelações. Suas declarações eram para esclarecer o esquema criminoso, mas uma das revelações surpreendeu…

E é nitroglicerina pura. Trata de um misterioso assalto contra Coriolano e Ronaldo Lucena, ocorrido em Queimadas, em 2013. Esse episódio teria provocado o assassinato do jovem Sebastian Coutinho, ocorrido poucos dias após, em 28 de junho, supostamente encomendado por pessoas do grupo.

O assalto teria ocorrido contra Coriolano e Ronaldo (confira trecho do episódio abaixo), quando eles estavam numa fazenda de políticos da região, em Queimadas, negociando a realização de licitações direcionadas para contratar a compra de livros de uma empresa representada Pietro, para converter parte dos recursos em propina.

Segundo a advogada Laura Berquó, constituída por Edilene Ribeiro Coutinho, mãe de Sebastian, a morte do jovem teria sido, de fato, contratada pelo grupo. Em sua delação, Bruno Donato faz referências ao episódio e deixa clara a relação entre a reunião, o assalto e o assassinato.

Edilene – Segundo Edilene Coutinho, a morte do filho foi uma queima de arquivo e encomendada por R$ 20 mil, sendo R$ 10 mil para cada um dos executores. “Ele trabalhou para um grupo político e ele era cabo eleitoral.”

E ainda: “No período que ele passou nesse partido, presenciou muita coisa, principalmente as explosões a bancos, que estavam muito em alta naquela época. Ele presenciou divisões de dinheiro de banco, presenciou tráfico de armas e de drogas do grupo político, da organização criminosa.”

Berquó – Na oportunidade, a advogada Laura Berquó postou em redes sociais, inclusive correndo risco de vida, diante dos personagens envolvidos: “Sebastian foi morto porque sabia demais, mas a Polícia Civil da Paraíba para não ter que tocar em nome de gente poderosa.”

CONFIRA TRECHO DA DELAÇÃO TRATANDO DO CRIME…