sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Prefeito de Tavares é indiciado e seu irmão (que é secretário) foi preso por suposta cobrança de propina na compra de dois veículos

O prefeito de Tavares, Aílton Suassuna (foto), e o irmão dele, o secretário de Finanças do Município, Michael Suassuna, foram os alvos da Operação República, nesta quarta-feira (14). O secretário Michael (irmão de Ailton) foi preso e o prefeito foi indiciado. Eles são acusados de ter cobrado propina como condição para o pagamento pela aquisição de dois veículos pela administração municipal. A ação foi autorizada pelo desembargador Arnóbio Alves Teodósio, relator do caso no Tribunal de Justiça. A denúncia foi formulada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), com base em investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O órgão, após denúncia formulada pelo dono da concessionária, montou uma operação controlada para flagrar a tentativa de extorsão. A ação, batizada de Operação República, contou com participação também da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deccor).
Em depoimento ao Gaeco, o dono de uma rede de concessionárias do Sertão revelou que venceu uma licitação promovida pelo município de Tavares. O pregão presencial ocorreu no dia 11 de outubro deste ano. O empresário relatou que no dia em que foi divulgado o resultado do certame, um funcionário da empesa dele, representante na audiência, relatou ter sido procurado pelo prefeito. Durante a conversa, o gestor do município, pessoalmente, teria pedido o pagamento de propina para “facilitar” o pagamento. Os veículos em questão eram dois carros modelo Spin, da Chevrolet, no valor de R$ 78,9 mil, cada um. Ao ser informado de que a empresa não trabalhava com o pagamento de vantagens, o prefeito, segundo o relato do delator, teria pedido o contato do dono da concessionária para contato pessoal.
Provas repassadas ao Ministério Público mostraram que o prefeito teria enviado mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o empresário dizendo que gostaria de tratar pessoalmente da desobstrução do pagamento. Os carros foram adquiridos pela concessionária para a entrega, tal qual o previsto pela licitação. As notas fiscais foram emitidas e a entrega ocorreria na sexta-feira (9), mas ela não foi possível naquele dia. Aílton Suassuna, no entanto, em novo contato pelo aplicativo de compartilhamento de mensagem reafirmou a necessidade da conversa. Teria dito, então, que enviaria para o encontro a irmã, Maévia Pouline Suassuna Porto, secretária de Controle Interno da prefeitura.
A pessoa encaminhada para o encontro, no entanto, foi o secretário de Finanças, Michael Suassuna, também irmão do prefeito. Por meio de operação controlada, que incluiu a captação de áudio, o Ministério Público conseguiu flagrar conversa. Após a negociação de R$ 2 mil em propina, revela a investigação, Suassuna teria liberado o pagamento das faturas referentes à compra dos carros. Os extratos do pagamento, apresetados pelo empresário delator, mostram a assinatura eletrônica do secretário e do prefeito. O pagamento da suposta propina ficou acertado para o período da tarde desta quarta-feira (14). Primeiro ficou acertado que o dinheiro seria recolhido por um terceiro, mas Michael entrou em contato com o empresário dizendo que ele mesmo faria a coleta.
O secretário de Finanças foi preso em flagrante, após o recebimento do dinheiro pago pelo empresário, em Patos. A partir daí teve início a procura pelo prefeito, que se apresentou à polícia horas depois. Entre as acusações que pesam contra os dois estão crimes de responsabilidade de prefeito municipal, peculato, concussão, corrupção passiva e organização criminosa.

Azevêdo visita Centro Administrativo e discute projeto de reforma com auxiliares do Governo

O governador eleito João Azevêdo visitou, nesta quarta-feira (14), o Centro Administrativo Estadual para conhecer o projeto de modernização de toda a infraestrutura física do equipamento, que abriga mais de dois mil servidores distribuídos em quatro blocos. Localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, o Centro Administrativo ganhará, entre outras melhorias, a construção de mais um bloco, estacionamento, acessibilidade e novas instalações elétrica e hidráulica.
Na ocasião, João Azevêdo destacou a necessidade de se modernizar a infraestrutura física do Centro Administrativo. “O Centro Administrativo tem uma boa infraestrutura, mas precisa ser feita a atualização de alguns sistemas, a exemplo da parte elétrica e hidráulica, além da ampliação de espaço, que será resolvida com a construção de mais um bloco e com a ampliação do estacionamento”, afirmou. “Nesse primeiro momento, vamos buscar a solução das maiores urgências do Centro Administrativo, trabalhando principalmente a acessibilidade, facilitando a vida de cadeirantes que procuram os serviços do Governo do Estado. Vamos melhorar ainda a iluminação externa e a parte de urbanização”, prosseguiu o governador eleito.
A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, informou que as mudanças que serão implementadas no Centro Administrativo dão prosseguimento aos avanços conquistados nas duas gestões do governador Ricardo Coutinho. “O Centro Administrativo tem uma construção antiga – há mais de 40 anos – e conseguimos avançar em alguns pontos. Quando entramos aqui era caótico, com elevadores que mal funcionavam. Além disso, os prédios A e B já foram todos modernizados por dentro, restando apenas a infraestrutura externa”, acrescentou.
Acompanharam a visita do governador eleito João Azevêdo ao Centro Administrativo os secretários Luís Tôrres (Comunicação Institucional); Aléssio Trindade (Educação); Waldson de Souza (Planejamento e Gestão); e Marconi Frazão (Receita); além do diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio, entre outros auxiliares do Governo do Estado.

Mais transparência – O governador eleito João Azevêdo conheceu, ainda, um projeto piloto de digitalização de processos para aumentar a transparência e facilitar a vida do cidadão em atos como pedido de aposentadoria ou abono permanência com a implantação do governo eletrônico (e-gov).
João Azevêdo ressaltou que a ampliação do e-gov será uma das prioridades de sua gestão. “Vamos buscar ao máximo possível a ampliação do que chamamos de e-gov, que é o governo eletrônico. Com isso, o cidadão terá acesso de casa aos serviços que o Estado presta, quando não houver necessidade da presença física, reduzindo custos e aumentando a transparência”, disse.
A secretária da Administração, Livânia Farias, afirmou que o processo de digitalização de processos significará uma redução de até 50% no tempo que o cidadão gasta atualmente para dar entrada em serviços como aposentadoria e abono permanência. “O objetivo do projeto é que, toda vez que o cidadão precise dar entrada num pedido de aposentadoria, abono permanência ou certidão não será necessário vir até o Centro Administrativo, ou à secretaria de origem dele. Na internet, ele terá condições de fazer a solicitação e de acompanhar todas as etapas do requerimento dele, reduzindo em mais de 50% o tempo que ele levaria sem a digitalização”, explicou.

Genival Matias encaminha projetos com João Azevedo e aponta Adriano bem cotado

Resultado de imagem para genival matias e joão azevedo
O deputado estadual reeleito Genival Matias (Avante) considerou “muito proveitosa a reunião com o governador eleito João Azevedo, ontem, conversando sobre projetos para Juazeirinho e acerca da eleição na Assembléia Legislativa com presença reconhecida do deputado reeleito Adriano Galdino na construção de futuro”.
Ele, que esteve acompanhado do irmão/prefeito de Juazeirinho explicou que a posição do governador eleito é de zelo com os limites e projetos de futuro. "O governador anda muito dedicado a construir uma gestão de avanços a partir do que realizou o governador Ricardo Coutinho" afirmou.

MESA DIRETORA – Genival Matias declarou que considera a situação bem harmonizada sob o comando dos governadores Ricardo e Azevedo visualizando a articulação reconhecida do deputado Adriano Galdino. "Constato uma realidade bem resolvida com Adriano muito bem posicionado na construção da unidade" frisou.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Marcelo Queiroga é outro paraibano na transição do presidente eleito,,,

O cardiologista Marcelo Queiroga, presidente da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, é mais um paraibano designado para trabalhar na comissão de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro.
Na foto acima, enviada pelo médico Gláucio Nobrega, Marcelo Queiroga aparece ao lado de Flávio Bolsonaro, filho do futuro presidente do Brasil e senador recém eleito pelo Rio de Janeiro.
“Marcelo é colega nosso, conselheiro também do CRM-PB, ético, íntegro, de uma inteligência privilegiada, e muito competente”, disse Dr. Gláucio.
Confirmado ele já está. Só falta sair a portaria. (com Marcone Ferreira)

Julian Lemos nos ministérios da Integração e das Cidades...

O prestígio de Julian Lemos – deputado federal eleito, com o futuro presidente Jair Bolsonaro fica a cada dia mais evidenciado. Foram já diversas demonstrações, a mais recente a nomeação do paraibano para exercer função de relevância na comissão de transição.
A nomeação está publicada na edição do Diário Oficial da União, edição de hoje. Julian, simplesmente, vai gerenciar o núcleo técnico de Desenvolvimento Regional, nas áreas dos ministérios da Integração Nacional e das Cidades.
Ambos os temas ligados diretamente a região Nordeste. Mostra que Bolsonaro quer dar o título, de fato e direito, a ele (Julian) de coordenador para os assuntos relacionados a recursos hídricos e mobilidade urbana ao futuro parlamentar. É mole! 

Preocupado com orçamento apertado, presidente eleito do TJPB vai buscar diálogo com João Azevêdo

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, eleito no Tribunal de Justiça da Paraíba para presidir o Judiciário no próximo biênio de 2019-2020, mostrou-se preocupado com o orçamento apertado. Em entrevista nesta quarta-feira (14), logo após sua eleição, Márcio Murilo afirmou que pretende buscar o diálogo com o governador eleito João Azevêdo.
A primeira meta que Márcio Murilo pretende cumprir “é pagar as contas, porque as contas não estão fechando”. O desembargador ressaltou ainda que vai buscar fazer o enxugar a máquina para ajustar as contas. No entanto, ele ainda não explicou o que será cortado. “Não há dinheiro. A meta é tentar uma fórmula de enxugamento da máquina administrativa, diálogo com o governador eleito João Azevedo. Quero ter um amistoso contato com ele, dentro da harmonia entre os poderes e ouvir. Temos que ouvir sempre”, antecipou.
Já a segunda meta de Márcio Murilo se refere ao setor de informática. “Se eu tivesse dinheiro, eu iria resolver o problema do judiciário que é digitalizando todos os processos físicos”, destacou o desembargador. Ele falou ainda que já existe uma equipe trabalhando nesta digitalização, com custos operacionais de R$ 80 mil por mês. No entanto, para concluir esse processo em dois anos, seria necessário quadruplicar a equipe. Márcio Murilo estipula que esse acréscimo na equipe “dá por ano mais R$ 4 milhões pra gente conseguir digitalizar. E seria uma solução mesmo porque não haveria mais servidor, fila em cartório, carimbo, numeração de folhas, nada. Mas onde é que eu vou arrumar mais 4 milhões para fazer isso?”.
O desembargador Joás de Brito Pereira, que preside atualmente o Tribunal de Justiça da Paraíba declarou que já começa a trabalhar na transição entre as gestões. “O desembargador Márcio Murilo conhece esse tribunal, já foi corregedor de justiça, tem uma experiência muito grande e tenho certeza que irá brilhar a frente do gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba”, considerou.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

DOE traz nomes que vão compor equipe de transição do Governo João Azevêdo; seis auxiliares da gestão RC integram a lista

Um decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), publicado na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE), institui a Comissão de Transição do Governo e dá outras providências. Nela aparecem os nomes que irão compor a equipe de transição do Governo João Azevêdo, dentre os quais seis auxiliares da gestão RC integram a lista. Segundo o ato assinado a comissão proporcionará ao candidato eleito para o cargo de Governador do Estado todos os dados e informações necessários à implementação do programa do novo governo.
No decreto contém que a comissão fica composta pelos seguintes membros: I – Gilmar Martins de Carvalho Santiago – Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado; II – Gilberto Carneiro da Gama – Procurador-Geral do Estado; III – Livânia Maria da Silva Farias – Secretária de Estado da Administração; IV – Amanda Araújo Rodrigues– Secretária de Estado das Finanças; V – Deusdete Queiroga Filho – Secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; VI – Waldson Dias de Souza – Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Daniella destaca candidatura casada com Cássio, mas diz que tucano não deveria ter sido candidato ao Senado

IMG 20181112 WA0074 2 - Daniella destaca candidatura casada com Cássio, mas diz que tucano não deveria ter sido candidato ao Senado
A deputada estadual e senadora eleita Daniella Ribeiro (PP) revelou detalhes da campanha, durante entrevista ao Conexão Master levado ao ar segunda (12), negou que tenha havido preferência por sua candidatura por parte do prefeito Luciano Cartaxo (PV), em detrimento de Cássio Cunha Lima (PSDB), mas avaliou que o tucano não deveria ter sido candidato ao Senado.
Para Daniella foi um erro estratégico o senador Cássio Cunha Lima ter saído candidato a reeleição, uma vez que antes da campanha se apresentava um sentimento de mudança muito grande por parte do eleitor e havia também uma cobrança muito forte para com o tucano, por conta do seu voto a favor da reforma trabalhista. Segundo a senadora eleita, Cássio perdeu muito tempo da campanha tendo que se explicar, ao invés de pedir votos e apresentar propostas.
Daniella revelou que Cássio deveria ter seguido o exemplo de outros senadores, com a presidente do PT Gleisi Hoffmam e o próprio Aécio Neves, que declinaram da disputa para a Câmara alta do Congresso, e se candidataram a deputado federal. “Eu não seria candidata”, cravou ela, acrescentando que o seu irmão, Aguinaldo Ribeiro (PP), não foi candidato ao Senado, pelo mesmo motivo. “Teria que ficar se explicando”.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Eleição na ALPB: Adriano Galdino se reuniu com aliados à tarde na casa de Genival Matias e à noite colocou as cartas na mesa em conversa com Ricardo

O deputado Adriano Galdino (PSB) passou o dia reunido com colegas da base do governo e aliados no seu projeto de disputar a presidência da Assembleia. Um dos últimos encontros foi na casa do deputado Genival Matias (Avante), à tarde. Galdino ouviu impressões dos colegas antes de ter o primeiro encontro pessoal com o governador Ricardo Coutinho, que aconteceu às 21h na Granja, para tratar do tema. 
A muitos dos deputados, Adriano disse que sua meta agora é trabalhar pelo consenso na bancada governista. Até aqui, Adriano tem evitado entrevistas e declarações. Segue aquela máxima da política: quanto menos se fala, menos chance de errar.
Semana passada, o governador criticou a votação de PEC da extinção da reeleição e da antecipação da eleição na Casa, de autoria do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e aprovado principalmente pelo grupo de apoio a Adriano Galdino. Nas falas à imprensa, o governador deu a dica: o debate da Mesa precisa passar pelo “comando” do “projeto” que elegeu 22 deputados.
Procurado por Adriano, Ricardo concedeu a audiência. Antes da conversa, Galdino passou o dia conversando com aliados, avisando que está concentrando na construção de consenso com o governador e com o governador eleito João Azevedo.

Tragédia: Ex-prefeito de Barauna é assassinado pelo próprio pai quando tentava socorrê-lo de incêndio

Uma verdadeira tragédia abalou a pequena cidade de Baraúna, Seridó paraibano, no final da noite desta segunda-feira (12), por volta das 23h30. De acordo com informações, o ex-prefeito Alysson Azevedo (PSB) morreu ao tentar apagar um incêndio na casa do seu pai, o também ex-prefeito, Adilson Azevedo (MDB), e ser atingido com um tiro após o seu pai achar que estaria sendo vítima de um assalto. Alysson (foto) não resistiu e morreu instantes depois.
Segundo relatos de populares, Alysson teria tentado arrombar a casa do pai para apagar um princípio de incêndio provocado por uma panela de pressão que Adilson do feijão, como é mais conhecido, colocou no fogo, esqueceu e foi dormir. Na tentativa de arrombar o portão para entrar, Alysson foi atingido por um tiro de arma de fogo disparado pelo próprio pai que achou que se tratava de um assaltante tentando entrar em sua residência. Adilson dormia no momento e teria acordado com o barulho.
O tiro atingiu o lado direito do peito do ex-prefeito, que chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Picuí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar. A cidade está abalada com o fatídico acidente. Alysson tinha 38 anos e era casado. Ele governou o município de Baraúna de 2008 a 2012. Filho de família tradicional, herdou do pai o dom da política. Adilson, que também foi prefeito por vários mandatos, é considerado o maior líder político de Baraúna. Com Blog do Flávio