sábado, 9 de setembro de 2017

Prefeito tucano diz que oposição o ignora e quer conversar com Ricardo Coutinho

O prefeito de Uiraúna, Bosco Fernandes (PSDB) disse que está aberto para conversar com o governador Ricardo Coutinho (PSB) ou com qualquer membro do grupo politico liderado pelo chefe do executivo.
Ligado politicamente ao ex-senador Wilson Santiago, que é presidente estadual do PTB, Bosco Fernandes revelou que seu contato com membros do PSDB quase não existe, e muito menos com os pretensos pré-candidatos ao governo, Romero Rodrigues (PSDB), José Maranhão (PMDB) e Luciano Cartaxo (PSD).
“O único contato que tenho é com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Não fui procurado pra nada ainda, por isso que deixo aberto o contato. Vejo que como prefeito de uma cidade importante do interior, precisaria no mínimo de um pouco de atenção e reciprocidade,” relatou.

Raoni visita a 1ª Expotextil em São Bento e parabeniza prefeito Jarques Lúcio

O deputado estadual Raoni Mendes (Democratas) visitou o município de São Bento, no Sertão do Estado, e participou da  1ª Expotextil, uma feira  de negócios, cultura e entretenimento, com a participação de 83 cidades de todo o Sertão. O parlamentar esteve ao lado do prefeito da cidade, Jarques Lúcio (Democratas). Ele considerou o evento uma grande oportunidade para São Bento e para que o Sertão se fortaleça, tendo em vista a magnitude econômica.
"É a maior feira da história de São Bento e foi uma alegria imensa testemunha o bom momento em que a cidade vive na administração do prefeito Jarques Lúcio. Um evento de negócios, com a oportunidade de ligar o trabalhador e o empresário, ligando todas as esferas para fazer diferente no Sertão", destacou Raoni Mendes. O parlamentar também estava acompanhado do deputado Jullys Roberto (PMDB).
A primeira feira de Negócios, exposição de produtos têxteis teve início no dia 06 de setembro e contou com shows e eventos culturais em São Bento. De acordo com a Polícia Militar, mais de 95 mil pessoas passaram pelo local.

Na corrida para 2018 Cartaxo lidera e tem Maranhão em segundo, aponta pesquisa

O portal Polêmica Paraíba começou a divulgar dados de uma pesquisa feita no mês de agosto em várias regiões do estado, com números para todos os cenários e situações possíveis nas campanhas para o Governo e para o Senado. A pesquisa foi encomendada por partidos políticos para consumo interno e uma cópia chegou aos mãos de um dos repórteres do Polêmica. A pesquisa para governador foi estimulada e foi aplicada em todas as regiões do estado.
Na corrida para o governo do estado nas eleições de 2018 o quando apresenta o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) na liderança com 21,3 % das intenções de votos, seguido do senador José Maranhão (PMDB) com 13,3%. O candidato do governador Ricardo Coutinho (PSB) recém lançado, Secretário João Azevedo (PSB), já aparece com 4,4% dos intenções do voto.
O portal negocia com os contratantes e o Instituto que realizou o trabalho a divulgação dos dados técnicos para melhor avaliação dos internautas.

Deputado Genival Matias, prefeito Bevilácqua e a vice Anna Virgínia conferem um dos melhores e maiores desfiles cívicos já promovido em Juazeirinho

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e área interna A imagem pode conter: multidão
A Prefeitura Municipal de Juazeirinho promoveu na noite desta sexta-feira (8) o melhor e maior desfile cívico, alusivo à Independência do Brasil, de toda a região. Com uma estrutura composta por lance de arquibancadas cobertas, instaladas na Praça da Juventude, destinada ao público que lotou a avenida principal da cidade, o evento contou com um público estimado em mais de cinco mil pessoas que foram ver espetáculo de escolas das zonas rural e urbana, além de instituições convidadas de outras cidades circunvizinhas, à exemplo de Gurjão, Junco do Seridó e Sumé.  
O público e convidados foram saudados pelo prefeito Bevilácqua Matias e pela primeira-dama Luciana Matias, da vice-prefeita Anna Virgínia e pelo deputado estadual Genival Matias (Avante), além do secretariado municipal e do presidente da câmara municipal vereador Cícero e demais parlamentares-mirins. Também prestigiaram o evento o prefeito de Junco do Seridó Kléber Medeiros, o vereador Bastinho (presidente da câmara de Junco do Seridó), o vereador Hemerson Medeiros (presidente da câmara de Santa Luzia), o vereador Juan Pereira (da cidade de Sumé), dentre outros.
"Estou feliz em poder participar desse grande evento promovido aqui em Juazeirinho, onde a prefeitura destinou uma excelente estrutura para bem acomodar o público que veio conferir as apresentações. Inclusive, vale destacar o recorde de público prestigiando o evento o que atesta mais uma vez a aprovação positiva da gestão Bevilácqua. Por isso, parabenizo à toda equipe envolvida na organização e ao povo de Juazeirinho por sediar esse belo evento", comentou o deputado Genival.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão A imagem pode conter: 4 pessoas, multidão
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas dançando
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, campo de beisebol e atividades ao ar livre
Bevilácqua disse que não mediu esforços para promover um grande evento que ficasse marcado na história do município. Ele agradeceu pela vinda de bandas e fanfarras de outras cidades da região, que abrilhantaram o evento. "Estou satisfeito com a beleza dessa festa. E ressalto que pela primeira vez a prefeitura instalou arquibancadas cobertas para bem acomodar o público e o resultado é possível ver na satisfação e aprovação do povo com esse grande evento, mais um em muitos dos que estamos promovendo para engrandecer cada vez mais o nome de Juazeirinho", disse o prefeito.
A primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciana Matias foi uma das responsáveis pelo brilhantismo e beleza do evento. Ela fez questão de parabenizar toda equipe envolvida nos trabalhos, em particular a secretária da Educação Socorro Trajano, que trabalharam diuturnamente para apresentar um belo espetáculo, como de fato aconteceu. Bandas marciais e fanfarras deram um show à parte e, ao final de cada apresentação, eram agraciadas com comenda entregue pelas mãos do prefeito Bevilácqua, da vice-prefeita Anna Virgínia e do deputado Genival. 

Pesquisa para Senado mostra Ricardo Coutinho como nome mais lembrado e Cássio o mais rejeitado

O portal Polêmica Paraíba começou a divulgar dados de uma pesquisa feita no mês de agosto em várias regiões do Estado, com números para todos os cenários e situações possíveis nas campanhas para o Governo e para o Senado. A pesquisa foi encomendada por partidos políticos para consumo interno e uma cópia chegou às mãos de um dos repórteres do site. Um outro detalhe importante é que 1/3 dos eleitores não querem apontar nenhum dos nomes oferecidos na pesquisa neste item para o senado que foi estimulada.
O portal negocia com os contratantes e o Instituto que realizou o trabalho a divulgação dos dados técnicos para melhor avaliação dos internautas. Os dados coletados para o Senado apresenta os números seguintes com algumas novidades. O governador Ricardo Coutinho (PSB) é o líder absoluto para o Senado, com quase a soma dos demais citados. Vejam os números no quadro a baixo:
Já na rejeição o quadro se inverte e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é o mais rejeitado com 20.1% enquanto Ricardo Coutinho tem apenas 4%.
A qualquer momento, o site divulga os números de cada candidato nas corridas ao Governo e ao Congresso Federal.

Efraim Filho emplaca Chico Lacerda novo superintendente do DNIT na Paraíba

O substituto do afilhado do deputado federal Wellington Roberto (PR), Gustavo Adolfo de Andrade Sá, à frente da Superintendência do Dnit-PB  já foi definido. O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado Efraim Filho (foto), anunciou, na noite desta sexta-feira (08), o novo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba.
Quem vai ocupar o cargo é o servidor de carreira do órgão, Francisco Pereira Lacerda Filho, conhecido por Chico Lacerda, O anuncio foi publicado no diário oficial da União.

Romero Rodrigues revela desejo de "tomar" o comando do PSDB de Ruy Carneiro

Resultado de imagem para romero rodrigues prefeito
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), se dispôs, nesta sexta-feira (8), a assumir a presidência estadual do partido tucano. Romero ponderou, no entanto, que o presidente da legenda não dispute cargos eletivos.
“Defendi que quem for o escolhido não dispute. Tem que ser uma pessoa técnica fazendo trabalho de mobilização, reuniões do partido na Paraíba inteira, estabelecer debates, e seria uma pessoa que não possa disputar cargos eletivos”, disse à Arapuan FM. O tucano disse estar feliz com a lembrança interna para assumir o posto, e se colocou a disposição do partido.
“O presidente não disputar é uma opinião minha, mas estou a disposição da maioria. Fico feliz com a lembrança do meu nome e já falei isso internamente”, concluiu.  

Wilson Filho defende ampla aliança entre PTB, PSB e PMDB para 2018 e destaca capacidade de articulação de Lira

Resultado de imagem para wilson filho entrevista
O deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) comentou em entrevista, nesta segunda-feira (08), sobre as possibilidades para as eleições de 2018 e destacou que é preciso a base de sustentação do Governo do Estado pensar na ampliação das forças partidárias, para dar continuidade a um projeto que vem dando certo na Paraíba, sob a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB). “Quando a gente quer o bem do Estado a gente não cria empecilhos para apoios de qualquer que sejam os partidos”, disse Wilson.
O petebista se mostrou favorável a uma união entre PTB, PSB e PMDB, visando o pleito de 2018. “Vários pemedebistas já estão ajudando o governador, para a gestão dar certo. O senador Raimundo Lira é um deles, como os deputados Hugo Motta, Veneziano Vital do Rêgo e André Amaral, que estão fazendo um grande serviço”, falou Wilson, destacando o mandato de Lira.
“O senador Raimundo Lira está fazendo um mandato muito, mas muito positivo em prol do Estado e já vem trabalhando publicamente e internamente na sua sigla para que o PMDB venha a fazer essa aliança com o Governo do Estado. Se o PMDB decidir será um importante aliado, para termos êxito lá na frente. Eu apoio essa aliança”, disse o petebista. Ele afirmou que, no que depender da pessoa Wilson Filho, essa aliança terá seu apoio, pois estaria baseada no interesse coletivo de defesa de projetos.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Paraibana Michelle Ramalho chefiará delegação da seleção de futebol feminino na Austrália

A advogada paraibana Michelle Ramalho chefiará a delegação da Seleção Brasileira Feminina de futebol na temporada de amistosos na Austrália, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de setembro. Michelle Ramalho foi escolhida pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, para chefiar a delegação brasileira na série de amistosos na terra dos cangurus.
Serão dois amistosos que a seleção brasileira feminina fará contra a Austrália em setembro, ambos em solo australiano. O primeiro deles, no dia 16, ocorrerá no Pepper Stadium, às 2 horas (de Brasília), em Sydney, e o segundo será no McDonald-Jones Stadium, às 6h30 (também de Brasília), em Newcastle.
Na Austrália, o Brasil fechará uma série de três confrontos contra as australianas em um período inferior a dois meses, pois as duas seleções também mediram forças no dia 3 de agosto, pela rodada final do Torneio das Nações, nos Estados Unidos. A paraibana chefe da delegação brasileira na Austrália é auditora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), vaga que ocupa desde julho de 2016 e que deu a Paraíba pela primeira vez um representante na Corte Maior e última instância da Justiça Desportiva no Brasil.
Michelle Ramalho é atualmente Conselheira Estadual da OAB-PB e também membro efetivo da Comissão Nacional de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB.

Deputado Genival Matias prestigia ao lado do prefeito Magno de Bá desfile cívico e inauguração de museu na cidade de Passagem

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas
Na tarde desta quinta-feira, 7 de Setembro, a população do município de Passagem lotou a avenida principal para ver de perto o desfile cívico do Dia da Independência. Um grande número de pessoas estiveram acompanhando a passagem das escolas públicas municipal e estadual, que fizeram uma bonita apresentação dando ênfase à cultura sertaneja e suas raízes. 
O deputado estadual Genival Matias (Avante), atendendo convite do prefeito Magno Martins (PSB) fez questão de estar presente e congratular-se com a população local esse importante momento. Logo após o desfile, foi feita a inauguração do Museu Municipal 'Adão Calixto' que congrega elementos dos mais variados que contam de maneira efusiva a história do município. O secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira também esteve presente, além do historiador Balduíno Lelis. 
"Estou tendo a satisfação imensa de prestigiar aqui em Passagem o desfile cívico do 7 de Setembro, por sinal muito bem organizado, bem como, a inauguração desse museu que visa resgatar a história da cidade. Não poderia deixar de atender e parabenizar meu grande amigo Magno de Bá, que faz uma grande gestão e tem demonstrado com isso o apoio inconteste à cultura e história local", declarou o deputado. 
Destaque, ainda, para a presença do prefeito Beviláqua Matias [de Juazeirinho] que acompanhava o deputado nessa visita à cidade de Passagem. "Agradeço a recepção calorosa dos vereadores, secretários, do vice-prefeito, ex-prefeitos, do amigo Balduino Lelis, enfim, de toda população dessa cidade tão querida", concluiu Genival Matias, bastante solícito pelo povo.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e noite A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
 A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, área interna A imagem pode conter: 10 pessoas, atividades ao ar livre 

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Júnior Araújo se reúne com João Azevedo e Edvaldo Rosas para tratar aproximação com PSB

Pré-candidato a deputado estadual, Júnior Araújo (PTB) participou, nesta quarta-feira (6), ao lado dos ex-prefeitos de Cajazeiras Carlos Antônio (DEM) e Denise Albuquerque (PSB), de audiência com o pré-candidato ao Governo do Estado João Azevedo (PSB).
Na oportunidade, eles trataram de uma aproximação política do ex-vice-prefeito de Cajazeiras à candidatura de João Azevedo. Em seguida, Júnior Araújo e Carlos Antônio foram recebidos pelo Presidente Estadual do PSB, Edvaldo Rosas, e o secretário executivo da Pesca e da Agropecuária da Paraíba, Sales Dantas.
Na pauta esteve a consolidação da aproximação política de Júnior Araújo ao grupo do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Ex-Procurador Geral de Justiça escolhe Piancó para atuar como Promotor de Justiça

Resultado de imagem para bertrand asfora
No dia de ontem (06/09/2017), o Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público Estadual publicou a Portaria nº 1446/DIAFU, designando o ex-Procurador Geral de Justiça, Dr. Bertrand de Araújo Asfora, para exercer as suas funções de promotor de Justiça na Comarca de Piancó.
O ex-Procurador-Geral de Justiça exerceu o cargo maior do Ministério Público por dois mandatos (2013/2014 e 2015/2016), entregando-o ao seu sucessor, Dr. Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, no último dia 29 de agosto. Agora, retorna à Comarca de Piancó para exercer o cargo de promotor de Justiça, pelo período de  11/09/2017 a 10/09/2018, conforme dispõe a Portaria de designação (cópia abaixo).
Bertrand Asfora é conhecido na seara do Ministério Público como um promotor atuante, principalmente no combate à corrupção e aos atos de improbidade administrativa. Ele já exerceu o cargo na Comarca de Piancó no final da década de 1990. Na próxima segunda-feira, ele inicia os seus trabalhos de promotor de Justiça em Piancó. (com Pádua Leite)

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Mãe de Aguinaldo, Virgínia Veloso é empossada na Superintendência da Funasa

IMG-20170906-WA0389 IMG-20170906-WA0386
A ex-prefeita de Pilar, Virgínia Veloso Borges, mãe do deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do governo Temer na Câmara Federal, e da deputada Daniela Ribeiro (PP)  foi empossada na tarde desta quarta-feira (6), em Brasília, como a nova Superintendente da Funasa da Paraíba.
Aguinaldo conseguiu nomear a mãe após ganhar a queda de braço com o senador José Maranhão (PMDB), que havia indicado em princípio o ex-prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB), e depois a esposa de André.  Porém, o poder de articulação de Ribeiro prevaleceu.

Romero alfineta cúpula tucana: “Eu tou errado em tentar defender o partido?”

O prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), em entrevista na tarde desta terça-feira (06) ao programa Correio Debate, declarou que é bom o fato das oposições na Paraíba terem diversos nomes que possam concorrer ao governo do estado. De acordo com o gestor, ruim seria se só houvesse um nome que pudesse competir na majoritária. Ele declarou ainda que esse nome em comum deverá sair apenas no próximo ano depois de muita ponderação e análise, já que segundo ele, a escolha de um candidato para concorrer as eleições não pode ser feita através de cartilha pronta.
“Feliz a oposição que tem bons quadros. Imagine se tivesse só eu, ou só Luciano, ou só o senador José Maranhão ou o senador Cássio Cunha Lima? Quanto mais nomes mais opções para a população e para a oposição. Agora nós temos que definir isso no próximo ano, não pode ser com cartilha pronta preparada previamente dizendo tá aqui, cumpra essa regra, acho que ninguém vai cumprir, eu pelo menos não me disponho a cumprir” disse. O prefeito também declarou que vem tentando defender e fortalecer a sigla, chegando a alfinetar a cúpula tucana ao ser questionado se estaria satisfeito com a presidência de Ruy Carneiro.
“Eu acho que as coisas tem começado a se ajustar um pouco não posso aqui querer punir o deputado Ruy Carneiro embora eu pense diferente dele e eu dei minha opinião com todo o respeito que tenho a ele mas ele tem que compreender. Já com Cássio a gente tem tido uma relação que é muito fraterna, harmônica ele tem compreendido a lógica da defesa do termo que eu tenho defendido. Eu tou errado em defender o partido, fortalecer o partido ao qual faço parte? Ou vou defender o dos outros?” desabafou.

PF conclui contagem e dinheiro apreendido em Bunker que seria de Geddel soma R$ 51 milhões

A Polícia Federal terminou na noite desta terça-feira a árdua tarefa de contar a montanha de dinheiro vivo encontrada em um apartamento de Salvador que estaria ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). A quantia em espécie, guardada dentro de caixas e malas, totalizou 51 milhões de reais. Ou, mais especificamente, R$ 51.030.866,40 – divididos em R$ 42.643.500 e US$2.688.000,00, que na cotação atual equivale a R$ 8.387.366,40. É a maior apreensão em dinheiro vivo da história do país. Mesmo usando máquinas que contam dinheiro, a PF só chegou ao número final depois de várias horas de trabalho.
Para os investigadores, a residência servia de “bunker” para o ex-ministro. O apartamento foi alvo de busca na nova fase da Operação Cui Bono?, batizada Tesouro Perdido. O local foi alugado po Geddel para guardar pertences de seu pai, falecido no ano passado. O apartamento seria de um homem chamado Silvio Silveira, que o teria repassado ao peemedebista com esse fim. A PF recebeu uma ligação anônima no dia 14 de agosto asseverando que, no último semestre, Geddel estaria utilizando o imóvel, de fato, para guardar caixas com documentos.
Geddel ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar em Salvador no dia 12 de julho. Ele foi preso no início daquele mês na Cui Bono?, um desdobramento da Operação Catilinárias, que é derivada da Lava Jato e foi lançada em dezembro de 2015. Ela foi desencadeada a partir de um celular encontrado na casa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB), então presidente da Câmara, que registrava uma troca de mensagens dele com Geddel, ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer (PMDB). (com Veja)

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ricardo e os outros oito governadores do Nordeste são contrários a privatização da Chesf e solicitam exclusão da companhia ao presidente Temer

Resultado de imagem para governadores do nordeste
O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta terça-feira (5), uma carta conjunta emitida pelos governadores do Nordeste manifestando insatisfação com o anúncio da venda da Eletrobras, especialmente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). No documento, eles solicitam sua exclusão do grupo Eletrobras, transformando-a numa empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. 
Além de Ricardo Coutinho, assinaram a carta os governadores de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho; da Bahia, Rui Costa dos Santos; do Ceará, Camilo Sobreira de Santana; do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa; de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara; do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo; do Rio Grande do Norte, Robinson Mesquita de Faria; e de Sergipe, Jackson Barreto de Lima.
Na carta, encaminhada ao presidente Michel Temer, os governadores, além de se posicionarem contrários à privatização da Eletrobrás, também discutem sobre a revisão do Marco Legal do setor energético e a descotização do mercado energético.
Eles ressaltam no documento que “as medidas anunciadas, especialmente a suspensão do regime de cotas, terão como consequência imediata e inevitável um aumento significativo na conta de energia dos brasileiros” e que “a transferência para investidores privados do controle operacional das usinas do Sistema Eletrobras, particularmente daquelas geridas pela Chesf, condicionará por décadas todo projeto ou ação que demande água do Rio São Francisco”.

Deputado Dr. Damião nega estremecimento do “clã” com esquema de Ricardo

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
Mesmo com o alheamento do governador Ricardo Coutinho a uma possível pretensão da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) em ter seu apoio para concorrer à sucessão estadual no próximo ano, não há estremecimento do “clã” familiar com o chefe do Executivo. Foi o que assegurou, ontem, o deputado federal Damião Feliciano, marido de Lígia e presidente do diretório estadual pedetista. Nos meios políticos dá-se como certo que uma eventual candidatura de Lígia ao Palácio da Redenção é “carta fora do baralho”, diante do interesse manifestado por Ricardo em transferir sua sucessão para o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, João Azevedo.
Mesmo assim, nem Damião nem Lígia passam recibo de insatisfação ou de ameaças de desalinhamento com a liderança do governador. Ontem, o deputado federal participou do evento de entrega das carteiras de trabalho dos servidores da Educação e discursou ao lado do governador Ricardo Coutinho, destacando as ações realizadas pela administração que ele comanda. O parlamentar enfatizou que ainda não está preocupado sobre como será a atuação do PDT no pleito do próximo ano e deu sua palavra de que pretende marchar ao lado de Ricardo para eleger o novo governador. Além de não manifestar apoio a Lígia, como provável candidata, Ricardo acena com a possibilidade de ficar no governo até o último dia do mandato, o que impediria a vice de concluir a gestão e entrar para a história na galeria de governantes da Paraíba.
Pragmático, Damião Feliciano acentua: “Não estou preocupado. Nós já temos o nosso espaço e somos governo. Quanto ao futuro, vamos deixar para pensar apenas em 2018. O que tenho certo apenas é que vou tentar minha reeleição para deputado federal”, asseverou ele. Abordado sobre a articulação do núcleo socialista para atrair o PMDB para a composição eleitoral, o presidente do PDT explicou que considera natural esse tipo de estratégia e que o fato não incomoda os dirigentes da agremiação no Estado. Arrematou, em definitivo: “Não existe nada que possa atrapalhar o nosso projeto. Política se faz com aglutinação e o PMDB, aliado ao PSB, não será problema para nós”. (com Os Guedes)

Em jantar na casa de Maia, Janot e possível anulação da delação da JBS vira assunto principal: "Vão ter que fazer um novo filme da Lava Jato", disse Aguinaldo Ribeiro

Resultado de imagem para rodrigo maia oferece jantar a deputados
Em jantar organizado para discutir reforma política nesta segunda-feira, 4, o assunto principal foi o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo deputados da base governista, houve consenso de que a decisão de rever o acordo de delação premiada dos empresários do grupo JBS abalou a credibilidade de Janot e favoreceu o presidente Temer.
Nas palavras de um parlamentar que esteve no encontro, e que não costuma ter papas na língua, o sentimento geral é de que Janot “se f...”.  O jantar, realizado na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reuniu líderes da base e da oposição. A toda hora, a discussão sobre a reforma política era interrompida por notícias que chegavam aos celulares dos deputados. 
A mais comentada foi uma publicada pelo site da revista “Veja”, que diz que a gravação que poderá levar à anulação da delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista faz menção a quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao deixar o encontro, o líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que não iria se pronunciar porque precisava analisar melhor o pronunciamento do procurador-geral da República, mas ironizou a situação. "Vão ter que fazer um novo filme da Lava Jato", em referência ao longa lançado na semana passada sobre a operação. 
Mais cedo, ainda no plenário da Câmara, deputados da base avaliaram que a decisão de Janot de abrir uma investigação que poderá a levar à anulação da delação dos empresários vai enfraquecer uma eventual segunda denúncia contra Temer. Em seu pronunciamento, no entanto, Janot fez questão de ressaltar que a decisão não invalidava as provas colhidas durante o processo e não interferiria na apresentação de novas denúncias. (AE)

Mais de 700 pessoas disputam eleições do Comitê do rio Piancó-Piranhas-Açu

Resultado de imagem para comitê bacia piranhas açu
A comissão eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu recebeu 735 inscrições de candidatos ao processo eleitoral. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 150 inscrições foram rejeitadas por irregularidades.
Quem teve a inscrição impugnada tem até o próximo dia 12 para entrar com recurso. A relação final dos habilitados será divulgada no dia 27 deste mês. “A comissão ligou para as pessoas e descobriu que muitas não moravam nas cidades informadas nos documentos”, revelou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrando que a comissão eleitoral é presidida pelo gerente de fiscalização da Aesa, Pedro Crisóstomo Freire.
Em outubro, serão realizadas as plenárias setoriais em Caicó (RN), Alto do Rodrigues (RN), Currais Novo (RN), Itaporanga (PB), Sousa (PB) e Pombal (PB). A bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu possui uma área de 43 mil km, sendo 60% da área na Paraíba, 40% no Rio Grande do Norte. Contempla 147 municípios, sendo 45 cidades no estado vizinho. A população estimada é de 1 milhão e 300 mil habitantes.

Comitês de bacias - Desde 2006, a Paraíba possui três colegiados estaduais: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Eles foram criados em 2006 por meio de decretos do Governo do Estado. Além dos rios estaduais, a Paraíba divide com o Rio Grande do Norte o Comitê das Bacias do rio Piancó-Piranhas-Açu, esse de âmbito federal, criado em 1996 pelo Ministério do Meio Ambiente.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

DER atende pedido do deputado Genival Matias e faz recapeamento da PB-004, em Cruz do Espírito Santo

O Governo do Estado, através do Departamento de Estrada de Rodagens (DER), iniciou a operação Tapa Buraco na PB-004, em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa. A ação acontece atendendo uma solicitação do deputado estadual Genival Matias (Avante). A rodovia estadual vinha causando vários transtornos à população, mas após a solicitação do deputado, o secretário João Azevedo, autorizou uma equipe do DER iniciar as ações após as chuvas cessarem.
Marlyson, liderança local, agradeceu ao deputado Genival e o ressaltou o empenho do secretário João Azevedo em solucionar o problema da PB 004. “Na minha opinião a Paraíba precisa de um homem competente da qualidade de João Azevedo para dar continuidade ao trabalho do governador Ricardo Coutinho. Só tenho agradecer por olhar para nossa cidade”, ressaltou.
“Costumo dizer que sou deputado da Paraíba e por isso venho lutando para levar melhoria para nossos municípios. Desta vez, o secretário João Azevedo atendeu ao nosso pedido e a rodovia PB 004 está sendo restaurada. O nosso mandato vai levar mais melhorias para outras cidades”, disse o deputado.
 

Ivonete Ludgério afirma que atual legislatura tem mudado a imagem da CMCG

A vereadora Ivonete Ludgério (PSD) foi a entrevistada dessa segunda-feira (04) do programa Correio da Manhã, na Rádio Correio FM, com os jornalistas Carlos Sousa e Hiran Barbosa. Entre vários assuntos, ela falou da participação das mulheres na política e a atuação dos vereadores que compõem a atual legislatura da Câmara Municipal de Campina Grande. Segundo Ludgério, a dedicação e o compromisso dos atuais vereadores têm mudado positivamente a imagem do parlamento campinense.
De acordo com a presidente, é importante que a população acompanhe cada vez mais o que acontece no Poder Legislativo campinense. Ela lembrou que a marca dessa atual legislatura é o trabalho. “Os vereadores estão compromissados com o povo e se empenhando em dar o seu melhor”.
Como prova disso, a produção parlamentar aumentou em 40% no primeiro semestre. Houve um acréscimo também no número de sessões extras, onde se inclui as Audiências Públicas que debatem sobre os principais problemas da cidade e buscam soluções rápidas. Mesmo quando oito vereadores se ausentaram da cidade durante alguns dias para participar de audiências em Brasília buscando providências para problemas da população, a CMCG realizou todas as sessões ordinárias da semana com um quórum suficiente para votações.
“Existe corrupção em quase todas as esferas da nossa sociedade, mas o foco grande hoje é na política. Por isso Temos que preservar nosso espaço para fazer com que a nossa Casa melhore em relação às outras casas legislativas; para que a população veja que ainda existe gente boa e honesta na política e com vontade de trabalhar”, disse Ivonete, afirmando que sua gestão está focada em melhorar a imagem da Casa de Félix Araújo perante à população e que os vereadores estão dando bons exemplos através do trabalho.
Sobre a participação das mulheres na política campinense, Ivonete expressou o desejo de ver mais mulheres ocupando vagas no parlamento. Em Campina Grande ela é única mulher entre os 23 vereadores. Já em Patos, numa cidade com 17 vereadores, há cinco mulheres no parlamento. “Existe alguns fatores. Um deles é que o número de candidatas ainda é reduzido. Falta um pouco de interesse e há também um certo preconceito. Mas credito que Campina Grande poderia ter um número maior de mulheres ativamente na política”, comentou. (com Ascom)

Petrobras faz novo reajuste e gasolina já sobe mais de 10% em setembro

A Ptrobras anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10% em poucos dias de setembro, após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível na semana passada.
A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês. Nesta segunda-feira, a Petrobras anunciou alta de 3,3% na gasolina, a partir de terça-feira. Na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina.
No diesel, o reajuste anunciado nesta segunda-feira foi marginal, de 0,1%. Antes o combustível havia subido 0,8% e 4,4%. Dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que o preço médio da gasolina para o consumidor atingiu o maior valor do ano na semana passada - de R$ 3,778 por litro.

DEM vai trocar de nome e passar a se chamar Centro

Resultado de imagem para dem vai se chamar centro
O partido Democratas irá trocar de nome e passará a se chamar Centro, é o que informa neste domingo o colunista Lauro Jardim, de O Globo. Segundo, ele o nome foi criado pelo publicitário Fabiano Ribeiro, da agência de publicidade Propeg, que também já teria entregue a logomarca, nas cores azul e amarelo, e uma peça públicitária de apresentação da nova legenda.
Se confirmada, essa não será a primeira mudança de nome do partido, que foi criado em 1987 sob o nome de PFL, então composto por políticos da Frente Liberal do PDS, partido que herdara o posicionamento político oficial da ditadura militar, a Arena. O PFL existiu sob esse nome até 2007, quando mudou para Democratas, mas manteve o posicionamento ligado a direita conservadora e com viés econômico liberal. Atualmente, sua principal figura nacional é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Dem-RJ), que foi, por exemplo, um dos maiores defensores da reforma trabalhista e de políticas pró-mercado.
A expectativa agora é se a mudança representará um novo posicionamento político ou se é apenas estética. Pode influenciar a primeira opção o fato de que uma ala dissidente, mais centrista, do PSB (Partido Socialista Brasileiro) estar prestes a migrar para o atual Democratas.

Depois de Maranhão revelar entendimento com Ricardo, Ruy Carneiro dedura o senador: "Vive falando mal de Ricardo e do governo"

Resultado de imagem para ruy carneiro
O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, voltou a comentar a possível aproximação entre o senador José Maranhão (PMDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) com vistas às eleições estaduais de 2018. Ruy disse que estranha a possível aliança, pois Maranhão vive falando mal de Ricardo e do governo.
"Eu estranho profundamento, pois em todas as conversas comigo Maranhão fala cobras e lagartos de Ricardo e do governo. Que se arrependeu quando apoiou nas eleições de João Pessoa, no Estado, que não teve reciprocidade. Tanto que deixou o governo", disse.
Ruy disse que o PMDB só tem a ganhar com a manutenção da aliança, pois se o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), for candidato o partido ficará a prefeitura da Capital, já que Manoel Junior (PMDB) é o vice. Ele disse ainda que O PMDB é prestigiado na PMJP.

Aguinaldo Ribeiro vence queda de braço com Maranhão e Cássio ao emplacar a mãe Virgínia Velloso como nova superintende da Funasa

Resultado de imagem para aguinaldo ribeiro e a mãe virgínia
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do governo na Câmara dos Deputados, emplacou a mãe (ex-prefeita de Pilar) Virgínia Velloso Borges no comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) na Paraíba. A nomeação de Virgínia Velloso como superintende da Funsa foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (01).
Aguinaldo ganhou a queda de braço com o PMDB. O senador José Maranhão já havia indicado e esperava a nomeação do ex-prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB) para o cargo que também contava com o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). 

Ricardo entrega carteiras da OSs, afirma que vai fazer concurso e alfineta oposição: "Foram derrotados novamente"

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão
O governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã desta segunda-feira (4), cerca de 2 mil carteiras de trabalho e fardamentos a profissionais que prestam serviço de apoio nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino dengtro do programa de gestão pactuada da Educação, as chamadas OSs. Na oportunidade, Ricardo alfinetou a oposição, chamando-a de incompetente. ""Foram derrotados novamente. É o mesmo povo que foi contra o fim do racionamento em Campina Grande", afirmou. 
"Para alguns que criticaram essa carteira de trabalho não vale muita coisa, mas para os contratados vale muito. Disseram que ia privatizar a educação, ora como eu iria privatizar a educação? agora eu vou fazer concurso", acrescentou. Segundo o governador, o evento marca a absorção destes trabalhadores de apoio da Secretaria de Estado da Educação e assegura a eles direitos trabalhistas como férias e décimo terceiro salário.
Os profissionais beneficiados com as carteiras de trabalho atuarão em até 14 serviços de apoio e suporte à gestão escolar, entre os quais: limpeza, alimentação, manutenção, gestão de estoque, suporte de tecnologia da informação (ti), suporte de secretariado, suporte à educação inclusiva.
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A força do IAB na Advocacia; efeitos na classe até chegando à Sucessão da OAB-PB

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
Houve um tempo no qual falar da Advocacia brasileira ou paraibana não havia possibilidade que não fosse pela porta da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Nos últimos dias, entretanto, João Pessoa passou a conviver com outro instrumento de força na importante categoria de Direito denominada de IAB - Instituto de Advogados do Brasil reunindo expressiva quantidade e qualidade de profissionais e lideranças do setor.
Capitaneado pela seccional Paraíba do IAB e sob a batuta do advogado Carlos Aquino ficou evidente nestes dias que há inteligência e vida política fora da OAB, no caso de agora tendo apoio determinante da Caixa de Assistência presidida pelo advogado Carlos Fábio.
Foi esta aliança que superlotou o Centro de Convenções e registrou as presenças do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, ex-Ministro da Justiça, Bernardo Cabral, ministro Toffily, Procurador da República, Fábio Jorge, etc, mostrando que a Categoria anda atenta, acesa, viva, que não pelo DNA exclusivo da OAB.

A REALIDADE DESAGUANDO NA SUCESSÃO

O presidente da OAB/PB, Paulo Maia, esteve na abertura representando o presidente nacional e não se envolveu tanto quanto poderia estar presente durante todo o evento. Isto não significa crise, mas exprime uma realidade diferenciada que de certa forma constrói a leitura de que há um movimento na categoria devendo desaguar na Sucessão da OAB no próximo ano com alguns candidatos de Oposição ao atual presidente.
Paulo Maia mesmo sem declarar abertamente deve mesmo ser candidato à reeleição desfazendo compromisso na eleição passada depois que voltou atrás na medida adotada no primeiro ato de por fim à reeleição, uma de suas promessas de campanha. Este aspecto ainda vai ressoar muito na trajetória do presidente de forma negativa pela quebra da palavra.
Aliás, por conta de questões como esta , Paulo Maia perdeu o apoio do vice Raoni Vita, do presidente da Caixa, Carlos Fábio, José Mariz Filho e tantos outros. Desses apenas Mariz não se dispõe a disputar a presidente mas os outros dois podem sim ir à disputa. Se bem que o nome de maior contra-ponto ao presidente ainda é o advogado Carlos Frederico, da Oposição mas sem reafirmar novamente a condição de candidato.
Muito em breve voltaremos ao assunto para tratar de questões conceituais, de postura política de classe versus o contexto da OAB nos planos nacional e regional com posições inimagináveis em vacilações desconexas ao histórico da Ordem, mas isto fica para depois. Para concluir, contudo, o Domingo foi de celebração em torno de Carlos Aquino e Carlos Fábio, organizadores do encontro que aqueceu a digna classe dos advogados paraibanos. (com Water Santos)

Nabor é reconduzido à presidência do Diretório Municipal do PMDB de Patos

O deputado estadual Nabor Wanderley foi reconduzido à Presidência do PMDB durante convenção do Diretório Municipal de Patos ocorrida neste domingo, dia 03, no Sindicato Rural, em Patos. Participaram da Convenção, o deputado federal Hugo Motta, que também é membro do Diretório, o PMDB Mulher por meio da presidente, que foi reconduzida ao cargo, a vereadora Nadir Rodrigues, PMDB Jovem, os vereadores do partido, Fátima Bocão (líder do PMDB na Câmara) e Ivanes Lacerda, os prefeitos dos municípios de São Mamede, Umberto Jefferson, e de Santa Luzia, Zezé, correligionários, filiados, simpatizantes e os novos filiados.
Nabor destacou que a Convenção demonstrou que o partido está firme, forte e unido e, consequentemente, transformar-se-á em força para trabalhar pela cidade de Patos. 

domingo, 3 de setembro de 2017

Em busca de apoio, Romero Rodrigues visita prefeito de Santa Luzia...

O prefeito Romero Rodrigues cumpriu agenda no Sertão da Paraíba, nas tarde e noite deste sábado, 2. A caminho de São Mamede, no Vale do Sabugi, Romero fez uma visita de cortesia ao prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, carinhosamente chamado de Zezé (PMDB). Na oportunidade, Zezé e a primeira dama Maria Lúcia fizeram questão de receber o colega campinense em casa, na companhia de vereadores e secretários. Na conversa, prevaleceram pautas e troca de experiências administrativas, além de naturalmente questões políticas conjunturais.
Participaram do encontro os vereadores Netto Lima (PMDB), Hominho (PMDB), Professor Félix Júnior (PMDB) e Thiago Augusto (PSD). Os secretários Valdomiro Pereira (chefe de Gabinete), Antonio César (Infraestrutura), Flávio Marinho (Produção Rural) e a própria Maria Lúcia (Educação) também integraram a conversa, considerada muito proveitosa por Romero Rodrigues.
Durante o bate papo informal, Romero respondeu a várias perguntas sobre projetos e iniciativas de sucesso em sua gestão, notadamente nas áreas de habitação, educação e infraestrutura. Também colheu do colega Zezé e sua equipe o relato de experiências positivas da administração em Santa Luzia, nesses pouco mais de oito meses de gestão.
Ao final, Romero agradeceu a atenção e recepção calorosa do prefeito, da família e de seus auxiliares e aliados, acertando compromisso de receber Zezé em Campina Grande para tratar de parcerias técnico-administrativas que podem resultar em bons frutos para os dois municípios.

Arrecadação das loterias da Caixa chegam a R$ 8,72 bilhões, de janeiro a agosto....

As loterias Caixa arrecadaram, até agosto, R$ 8,72 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 8,89% em relação ao mesmo período de 2016. Cerca de R$ 4 bilhões foram destinados a programas sociais nas áreas de saúde, educação, esportes, segurança, cultura e seguridade.
Em agosto, a arrecadação foi de R$ 1,08 bilhão, sendo que 42% desse valor foram oriundos da Mega-Sena, que ficou acumulada durante diversos concursos e pagou o quinto maior prêmio do ano, de R$ 51,5 milhões. Mais de R$ 2,8 bilhões em prêmios foram pagos para os apostadores neste ano. Em agosto, foram pagos R$ 309,17 milhões para mais de 20 milhões de apostadores.(AE)

Negócio lucrativo: Sindicatos criados só em 2017 no Brasil supera a soma dos já existentes mundo afora

Vários países de tradição na área não conseguem superar o Brasil em número de sindicatos. Só nos primeiros oito meses de 2017 foram criados 215 no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho, que autoriza a farra. O País soma hoje 17.288 sindicatos, correspondentes a mais de 90% de todos os sindicatos no mundo. Nos Estados Unidos, são 191 e no Reino Unido, berço das lutas trabalhistas, 152. Na Dinamarca, 18. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Virou negócio rentável: os 17 mil sindicatos brasileiros rateiam R$3 bilhões do “imposto sindical” extraído do salário dos trabalhadores. O faturamento milionário explica a criação de tantos sindicatos. E Lula vetou a última tentativa do Congresso de obrigá-los a prestar contas. A maioria dos sindicatos é controlada pela CUT, do PT, que só de imposto sindical fatura R$ 60 milhões por ano. Sem dar satisfações. Trabalhadores rurais contribuíram com R$12 milhões para sindicatos, em 2016. Trabalhadores urbanos contribuíram cem vezes mais.

De olho no Planalto, Alckmin vai deixar o cargo antes do prazo; no governo de SP e apoiando o tucano, o PSB criaria uma situação inusitada na Paraíba...

Resultado de imagem para alckmin
Geraldo Alckmin já avisou aos auxiliares que deixará o governo de São Paulo em janeiro, três meses antes do prazo (abril), para se dedicar à disputa pelo Planalto. Seu oponente, João Doria, enfrenta mais resistência entre os tucanos do que fora. DEM, PSD, PMDB e PPS vão pressionar o PSDB para que o prefeito seja o escolhido pelo partido em 2018. (Informa RadarOnline/Veja)
Ao assumir o governo, o vice Márcio França (PSB) se engaja para garantir aliança PSB/PSDB e assegurar sua reeleição, além de pavimentar o caminho para o tucano chegar ao Palácio do Planalto. 

Desdobramento nos Estados
Uma aliança PSB/PSDB geraria situações bem complicadas nos estados, onde há ala dos socialistas ligadas ao ex-presidente Lula. É o caso da Paraíba, em que o governador Ricardo Coutinho teria seu partido aliado ao projeto do seu maior adversário na atualidade - o senador tucano Cássio Cunha Lima. Portanto, o jogo partidário só começa mesmo em abril.