sábado, 26 de janeiro de 2019

Ansiedade e depressão serão temas de debate em evento da Cidade Viva

Temas como “aconselhamento cristão em tempos de ansiedades e depressões” e "Criação ou Evolução: precisamos escolher?" são duas das quatro palestras que serão realizadas a partir das 19h, entre os dias 28 a 31 de janeiro, durante a Semana Teológica da Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV). O evento, que vai acontecer no auditório Pr. José Brito da FICV, localizado no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa, é totalmente gratuito,  mas será necessário realizar a inscrição por meio do link.. As palestras, que trazem temas relevantes, serão ministradas com foco teológico mais reflexivo e prático, ou seja, que pode ser aplicado, por exemplo, na vida pessoal e também profissional.
Para o diretor da Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV), Thiago Dutra, a Semana Teológica será um evento de estudos teológicos abertos para a cidade.  “Contudo, não vamos enfocar nas palestras uma exposição teológica simplesmente pura ou teórica, mas, essencialmente, o nosso objetivo na Semana Teológica é abordar uma teologia prática e reflexiva, que pode ser aplicada tanto no nosso dia a dia, mas também no campo pessoal, profissional, além do acadêmico. A Semana Teológica é uma possibilidade tanto para alguns quererem conhecer um pouco mais sobre o curso de teologia e a Faculdade, mas também é uma oportunidade de oferecer temas teológicos relevantes à comunidade em geral”, apontou.    
Programação das palestras - A programação da Semana teológica começa nesta segunda-feira (28), às 19h, com a palestra "Aconselhamento Cristão em tempos de ansiedades e depressões, com a professora Fabiana Sousa; tem continuidade na terça-feira (29), também no mesmo horário (19h), com o pastor e professor Jorge Noda que enfocará a temática “Predestinação à Luz da Bíblia", e se prolonga na quarta-feira (30) com a discussão sobre "O que é e como reconhecer Seitas e Heresias", que será ministrada pelo professor e pastor Saulo Ribeiro. O encerramento será na quinta-feira (31) com uma discussão mais acadêmica sobre criacionismo e evolucionismo, abordando se as duas vertentes são inconciliáveis cuja temática é "Criação ou Evolução: precisamos escolher?", que será proferida pelo professor Bruno Ribeiro.
Cursos da FICV - O diretor Thiago Dutra explicou que o curso de bacharelado de teologia, que é o primeiro 100% presencial e autorizado pelo MEC na Paraíba, tem quatro eixos de atuação e novidades para 2019. O enfoque bíblico e pessoal, para aquelas pessoas que buscam aprender mais e crescer no estudo da Palavra e no campo espiritual. O segundo enfoque é o pastoral, para aquelas pessoas que desejam crescer mais no seu ministério e na gestão das igrejas; o terceiro foco, que tem crescido bastante, é o profissional, voltado para instituições confessionais como é o caso do capelão, do Deão, e de profissionais com cunho confessional que trabalham em Ongs, além do foco da área acadêmica, para aqueles que querem seguir carreira acadêmica e aprofundar o saber científico em teologia. Uma das novidades em 2019 será a possibilidade de fazer o curso de bacharelado em Teologia da FICV em duas modalidades: de segunda a quinta-feira à noite ou aos sábados. Mais informações sobre estrutura, currículo e corpo docente no site da FICV no endereço www.ficv.edu.br

Confira a programação da Semana Teológica:

Segunda-feira (28/01) - "Aconselhamento Cristão em tempos de ansiedades e depressões" (Profª Fabiana Sousa)

Terça-feira (29/01) - "Predestinação à Luz da Bíblia" (Prof° Jorge Noda)

Quarta-feira (30/01) - "O que é e como reconhecer Seitas e Heresias" (Prof° Saulo Ribeiro)

Quinta-feira (31/01) - "Criação ou Evolução: precisamos escolher?" (Prof° Bruno Ribeiro)

Indicado por Julian Lemos, Tárcio Pessoa nomeado Secretário Adjunto do Turismo

O Diário Oficial da União (DOU) deste sábado (26) trouxe a nomeação do paraibano Tárcio Handel Pessoa (foto) para o cargo de Secretário Adjunto do Turismo no Ministério do Turismo do Governo Federal – terceiro da hierarquia. A indicação e nomeação de Tárcio Handel para a equipe de transição partiu do deputado federal diplomado Julian Lemos (PSL), a quem o ex-secretário classificou em outras oportunidades como “amigo de longa data”.
Tárcio Pessoa citou que Lemos o apresentou a Bolsonaro o currículo dele e as ações que foram desenvolvidas no período em que foi secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças no governo Ricardo Coutinho, assim como no período em que desenvolveu o mesmo trabalho na Secretaria Especial de Gestão Estratégica da Prefeitura de Natal (RN), no Rio Grande do Norte.

Conselho do DER reduz proposta de 21% e reajuste médio nas tarifas transportes intermunicipais é de 7%

O Conselho Executivo do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, em reunião realizada nessa sexta-feira (25), reduziu o percentual proposto pelas empresas integrantes do sistema de transporte coletivo intermunicipal – 21,7% para linhas de características urbanas e 19,6% para linhas de características rodoviárias – e aprovou um reajuste médio de 7% no valor das tarifas praticadas nestas linhas de transporte de passageiros e para a travessia hidroviária Cabedelo/Costinha. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de zero hora deste domingo (27).
Para aprovar os novos índices de reajuste, o Conselho Executivo do DER, sob a presidência do engenheiro Carlos Pereira de Carvalho e Silva, após analisar reivindicações das empresas que operam o sistema, levou em consideração diversos fatores para a concessão de um reajuste possível tanto para as empresas como para os usuários.
Foi feita uma análise detalhada de aumento de preços dos insumos básicos formadores do custo operacional dos ônibus, principalmente do óleo diesel, superior aos índices inflacionários oficiais e, ainda, a redução anual na quantidade de passageiros transportados pelo Sistema. Foram consideradas, também, a necessidade de renovação e ampliação da frota, a melhoria da qualidade dos serviços prestados e, por fim, a garantia da segurança da população usuária dos transportes intermunicipais de passageiros.
Veja abaixo valores das passagens nas principais linhas:

PRINCIPAIS LINHAS
EMPRESA
 VALOR DA TARIFA A PARTIR DE 27/01/2019
SERVIÇO DE CARACTERÍSTICA URBANA
João Pessoa – AlhandraPB Rio          9,40
João Pessoa – Jacumã (Via BR-101)Transnacional          9,40
João Pessoa – Jacumã (Via PB-008)Transnacional          4,30
João Pessoa – Conde (Via BR-101)Transnacional          5,95
João Pessoa – BayeuxConsórcio          3,80
João Pessoa – Bayeux / SESIConsórcio          3,80
João Pessoa – CabedeloTransnacional          4,15
João Pessoa – Santa RitaConsórcio          4,15
João Pessoa – Santa Rita – Várzea NovaConsórcio          3,80
Campina Grande – FagundesFagundense          5,85
Campina Grande – Alagoa NovaSão José          6,15
Campina Grande – QueimadasTomaz          4,75
Campina Grande – Serra RedondaNovo Horizonte          6,15
Campina Grande – MassarandubaNovo Horizonte          4,75
SERVIÇO DE CARACTERÍSTICA RODOVIÁRIA
João Pessoa – Patos (ônibus executivo)Guanabara         84,35
João Pessoa – Conceição (ônibus executivo)Guanabara       133,25
João Pessoa – Cajazeiras (ônibus executivo)Guanabara       132,55
João Pessoa – Campina Grande (ônibus executivo)Real         33,30
João Pessoa – Itabaiana (Via Cajá) (ônibus convencional)Transnorte         19,80
João Pessoa – Guarabira (Via BR-230) (ônibus convencional)Rio Tinto         21,90
João Pessoa – Mamanguape (Via BR-101) (ônibus convencional)Rio Tinto         12,40
João Pessoa – Rio Tinto (Via BR-101) (ônibus convencional)Rio Tinto         13,95
SERVIÇO HIDROVIÁRIO POR FERRY-BOAT
Cabedelo – Costinha / PassageiroNordeste

Movimento MOVER se articula contra o aumento na passagem dos ônibus em JP

Na última terça-feira (22), o Mover – Frente Social Progressista, organizou uma assembleia com seus membros para deliberar ações contra o aumento na passagem dos ônibus do sistema de transporte público de João Pessoa, que sofreu recentemente um aumento de 11%, passando de R$3,55 para R$3,95. Segunda a presidente, Bárbara Firmino, o Mover é um movimento suprapartidário e busca desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do Paraibano.
Dentre as ações estão a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo Aplicativo MUDAMOS (link aqui), uma Audiência Pública na Câmara Municipal de João Pessoa e a mobilização de um ato na Lagoa, centro da capital, co-organizado com outros movimentos como Minha Jampa, Interesse Público PB, Instituto Projeto Público, Acredito e Frente Popular de Mobilidade Urbana de João Pessoa. “No quesito mobilidade, almejamos a garantia da transparência e do acesso à informação, bem como uma melhor qualidade nos coletivos de João Pessoa. O aumento sem justificativa atinge em cheio o orçamento familiar de milhares de pessoas que utilizam o transporte público diariamente”, declara, Bárbara.
O MOVER fez um levantamento e encontrou muitas irregularidades, como a falta de concorrência no setor, onde as empresas fazem parte de um mesmo grupo, formando um conglomerado monopolista. O conflito de interesse no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (CMMU), que é presidido pelo também Superintendente da SEMOB e tem apenas função consultiva e não de deliberar aumento de passagem, conforme está sendo divulgado, entre outros.
As ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do movimento e através do Ato que será divulgado em evento no Facebook, previsto para a tarde do dia 02 de fevereiro na Lagoa, centro da capital.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Genival Matias oficializa apoio a Adriano e Hervázio para presidência da ALPB

Resultado de imagem para genival e adriano galdino
O deputado estadual Genival Matias (Avante), oficializou nesta sexta-feira (25), seu apoio ao nome de Adriano Galdino (PSB), para a presidência da Assembleia Legislativa no primeiro biênio do mandato, que acontece de 2019 a 2020 e para Hervázio Bezerra (PSB) no segundo biênio de 2021 a 2022.
Genival afirmou que Adriano Galdino foi um grande presidente e tem tudo para fazer uma das melhores gestões da Casa de Epitácio Pessoa. “Desde começo da movimentação para definição de nomes, optamos pelo deputado Adriano Galdino, pois é um líder nato, que une e agrega os demais parlamentares em torno do seu nome, principalmente por ter feito uma grande gestão à frente da Assembleia Legislativa”, disse Genival.
Para o segundo biênio, Genival afirmou que votará em Hervázio Bezerra. “Fica oficializado o meu apoio e confiança no deputado Hervázio Bezerra, um grande amigo que tenho e merece essa oportunidade de comandar o legislativo paraibano”, pontuou. A eleição acontecerá no dia 1ª de fevereiro subsequente a posse dos deputados.

Lei obriga instituições de ensino superior privado a devolver taxa de matrícula a desistentes

A lei que obriga as instituições de ensino superior privado a devolver taxa de matrícula a alunos desistentes entrou em vigor na Paraíba. A lei nº 11.297 de autoria do deputado estadual Ricardo Barbosa, diz que a taxa deve ser devolvida caso o aluno desista do curso ou solicite transferência antes do início das aulas. 
O texto foi publicado no Diário Oficial (DOE) desta sexta-feira (25). E a obrigatoriedade também começa a valer a partir de hoje. O parágrafo único da lei diz que "a instituição poderá descontar até 5% (cinco por cento) do valor da matrícula a ser devolvido para cobrir os gastos". Em caso de descumprimento, a instituição ficará sujeita às penalidades legais.

Legislatura 2019: grupo ‘esquadrão de aço’ segue firme, e ALPB ganha o grupo dos ‘livres pra voar’

WhatsApp Image 2019 01 25 at 11.13.28 - LEGISLATURA 2019: grupo 'esquadrão de aço' segue firme, e ALPB ganha o grupo dos 'livres pra voar'
Faltando apenas uma semana para o início da nova legislatura, os grupos políticos formados após as eleições vão se consolidando e devem dar as cartas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a partir de então. Conforme a reportagem mostrou na última semana, esses grupos estão situados dentro das bancadas de oposição e situação, e são formados com base nas afinidades entre cada parlamentar.
Além das alas de Ricardo Coutinho (PSB) e do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e dos grupos liderados por Romero Rodrigues e Aguinaldo Ribeiro, a Assembleia deverá contar continuar a contar com um grupo de deputados que estão sempre alinhados e unidos em torno de pautas e interesses comuns, denominados de ‘esquadrão de aço’. Também haverá a presença de um grupo de deputados que estão na intersecção entre oposicionistas e situacionistas.

Esquadrão de aço

Denominado como esquadrão de aço, esse grupo é formado por parlamentares da base aliada: Adriano Galdino, Branco Mendes, Ricardo Barbosa, Genival Matias, Buba Germano e Tião Gomes. Essa frente governista esteve sempre unida nas últimas batalhas na Assembleia. O último êxito dessa ala socialista foi a confirmação de Adriano Galdino como candidato a presidente da ALPB no primeiro biênio.

Livres pra voar

Esse grupo é formado por deputados ‘do meio’, que estão chegando há pouco tempo na base governista, que estão a caminho de apoiar o Palácio da Redenção ou que podem indicar, no mínimo, neutralidade. Esse grupo é formado por Felipe Leitão, Manoel Ludgério, Anderson Monteiro e Caio Roberto.
Felipe Leitão já anunciou que foi para a base governista. Manoel Ludgério, apesar de estar na oposição, já deu vários sinais de que pode migrar para o grupo do governo, sendo o mais forte deles a reunião recente com o governador João Azevedo. Anderson Monteiro e Caio Roberto, apesar de ainda oposicionistas, também podem migrar para o governo e devem manter uma postura de equilíbrio na Assembleia. (com PolêmicaPB)

“João jogou bomba no colo de Ricardo”, diz Cartaxo sobre intervenção em hospitais.

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) disse nesta sexta-feira(25), durante entrega de veículos para assistência social da Capital, que o decreto do governador João Azevedo que promoveu intervenção nos hospitais administrados pela Cruz Vermelha gaúcha, acusada de atos de corrupção no âmbito da Operação Calvário, foi a forma encontrada pelo socialista de jogar no colo do seu antecessor, o ex-governador Ricardo Coutinho, também do PSB, todas as consequências das investigações.
No contato com a imprensa, questionado sobre sua sucessão, Cartaxo respondeu: "Não é momento para isso. O que é fato é que o governador João Azevedo jogou bomba no colo do ex-governador Ricardo’, resumiu ao se referir ao decreto.

Marcos Vinicius anuncia saída do ninho tucano: “Meu espaço no PSDB chega ao fim”

O ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB), anunciou, publicamente, nesta sexta-feira (25), que está de malas prontas para deixar o ninho tucano. O vereador afirmou que a decisão já está tomada e que espera apenas a abertura da janela partidária para deixar a legenda sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
“Vou comunicar isso (oficialmente a saída) no tempo certo ao senador Cássio, a quem sou muito grato e o tenho como maior líder individual da Paraíba. Meu espaço no PSDB chegou ao fim.”, declarou.

Governadora petista do Piauí usa tamborete para se destacar em solenidade e vira motivo de deboche

A governadora em exercício do Piauí, ex-senadora e atual vice-governadora Regina Sousa (PT), usou um tamborete ou praticável revestido de tecido para tapete, de cor vermelha, para se destacar entre as autoridades locais na solenidade comemorativa do aniversário da adesão do Estado à independência do Brasil, em 1822. O evento ocorreu na cidade histórica de Oeiras, primeira capital piauiense.
O vermelho do tamborete combinava com a cor do vestido usado pela governadora em exercício, que é a cor do seu partido. Perfilados atrás de Regina estão os presidentes da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, do Tribunal de Justiça, Sebastião Martins, o prefeito de Oeiras, José Raimundo e outras autoridades, quase todos trocando sorrisos e olhares irônicos. Ela também tem sido ridicularizada em redes sociais.
Regina responde interinamente pelo governo do Piauí até o dia 29. O governador titular, Wellington Dias (PT), está de férias em Israel, onde mergulhou no Rio Jordão.

Presidente do SINJEP/PB João Ramalho, defende manutenção da Justiça do Trabalho...

O presidente do SINJEP/PB (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Paraíba), João Ramalho, defendeu (em entrevista à Marcos Wéric/TV Master) a manutenção da Justiça do Trabalho, como órgão judicial indispensável para proteção dos trabalhadores. SINJEP compreende os direitos sociais fundamentais trabalhistas são de forma geral, garantidos pela Justiça do Trabalho, que exerce papel importantíssimo dentro do Estado democrático de direito.
“A Justiça Trabalhista representa uma importante conquista na Constituição brasileira de 1988, ultrapassando aqueles interesses meramente patrimoniais, para atingir direitos da personalidade voltados à proteção da dignidade da pessoa humana, entre eles o direito a condições de trabalho decente que preserve a saúde física e mental do trabalhador, a não discriminação e um salário mínimo capaz de manter as suas necessidades básicas e de sua família. Ainda conquistaram os trabalhadores em 1988, o direito de greve e a não intervenção do Estado na organização sindical, o que significou importante avanço no fortalecimento da democracia”, destaca Ramalho.

Após escândalos, Governo determina intervenção em hospitais administrados pela Cruz Vermelha...

Os hospital de Trauma, em João Pessoa, Metropolitano, em Santa Rita, e Hospital Geral de Mamanguape, atualmente administrados pelo mesmo grupo, alvo da operação Calvário, ocorrida no ano passado pelos Ministérios Públicos da Paraíba e do Rio de Janeiro e que culminou na prisão de toda a cúpula da Cruz Vermelha Brasileira – filial do Rio Grande do Sul, por desvios de recursos e corrupção, estão voltando ao controle do Governo do Estado.
Em meio a possíveis desdobramentos que estariam em curso nas investigações, que já detectou que a empresa estaria lucrando com o desvio de dinheiro público, nesta sexta-feira (25), o governador João Azevedo determinou uma intervenção por parte do Governo do Estado no gerenciamento, operacionalização e oferta de ações e serviços de saúde nessas unidades.
Pelo decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o Governo do Estado realizará ações técnicas, assistenciais, administrativas e financeiras. O objetivo da medida, segundo o governador, é “regular o gerenciamento a fim de evitar o comprometimento da prestação de serviços de saúde à população, assegurar o adimplemento das obrigações previstas em contratos com as Organizações Sociais, imprescindíveis à continuidade da adequada prestação dos serviços e averiguar eventuais inconsistência e inconformidades no gerenciamento das unidades hospitalares”.
Com a intervenção, as OS ficam proibidas de movimentar recursos financeiros, admissão movimentação e demissão de empregados, além da rescisão, aquisição e contratação de bens e serviço. As Organizações Sociais contratadas pelo Estado terão que formalizar um relatório patrimonial, financeiro e inventário de bens e equipamentos das unidades geridas.
O coronel do Corpo de Bombeiros, Lucas Severiano, ficará responsável pelo Hospital de Trauma da Capital. Já o procurador do Estado Lúcio Landim Batista foi designado para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e para o Hospital Geral de Mamanguape. O prazo da intervenção é de 90 dias, prorrogável por igual período.
A Secretária de Estado da Saúde deverá, no prazo de 30 dias, instaurar procedimento administrativo para apurar as causas determinantes desta intervenção e definir responsabilidades, assegurado o direito de ampla defesa. “Fica autorizada a Procuradoria Geral do Estado a tomar as medidas jurídicas porventura necessárias para a concretização deste decreto”, diz o documento publicado no Diário Oficial do Estado.
Confira os contratos da Cruz Vermelha investigados pelo Ministério Público:

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Manoel Ludgério leva prefeitos para audiência com João Azevedo que apresentam demandas ao governador

O deputado estadual Manoel Ludgério (PSD), participou de audiência, nesta quinta-feira, 24, com o governador João Azevedo (PSB) e prefeitos aliados. Acompanhando o deputado, estavam presentes as prefeitas Inara Marinho (São Domingos do Cariri), Cacilda (Barra de Santana) e Fátima (Matinhas), e os prefeitos João Paulo Segundo (Boqueirão), Milton Rodrigues (Alcantil), Beto de Chico (Santa Cecília), Cláudio Chaves (Pocinhos) e Aquino Leite (Alagoa Nova), justificaram ausência o prefeito Zé João (Caturité) e Paulo Monteiro (Gado Bravo).
Durante a reunião, o governador recebeu atentamente a todos, que apresentaram as suas demandas. Entre as reivindicações estavam assuntos importantes como a questão da segurança hídrica, onde foi pedido a construção de novas adutoras, saneamento básico, educação e saúde publica. Manoel agradeceu ao governador por atender suas principais lideranças e reivindicações, e mesmo tendo sido eleito deputado pela oposição, comprometeu-se em assegurar apoio administrativo ao governador.

“Eu faço abertamente já a campanha de Ricardo” diz Cida Ramos sobre disputa pela Prefeitura de João Pessoa

“Eu faço abertamente já a campanha de Ricardo” diz Cida Ramos sobre disputa pela Prefeitura de João Pessoa
A deputada estadual campeã de votos no último pleito, Cida Ramos (PSB) destacou que é um soldado do partido e que apoiará o nome que a sigla deliberar para disputar à Prefeitura Municipal de João Pessoa nas eleições de 2020. Apesar da declaração ela abertamente falou sobre a sua predileção pela indicação do nome do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) ao posto.
De acordo com Cida ela vem inclusive realizando essa construção em torno do nome de Ricardo Coutinho. “Insisto com ele sobre essa necessidade dele ser candidato a prefeito, é essa construção que estou fazendo e sou também um soldado do partido o que o partido definir e for deliberado conta com o meu apoio mas eu faço abertamente já a campanha de Ricardo” disse.

Beatriz Ferreira de Almeida é a nova juíza da 8ª Vara Federal, na cidade de Sousa.

A Justiça Federal em Sousa passa a contar com mais uma magistrada. A juíza federal Beatriz Ferreira de Almeida, aprovada no XIV Concurso Público promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, foi lotada 8ª Vara Federal, onde já atua o juiz federal Marcos Antonio Mendes de Araújo Filho.
A juíza foi designada para ocupar a vaga decorrente da remoção do juiz federal Diêgo Fernandes Guimarães para a Seção Judiciária de Pernambuco. No entanto, a magistrada somente iniciará as atividades na Subseção Judiciária de Sousa após concluir o Curso de Iniciação à Magistratura, promovido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) para os dez juízes aprovados no último concurso público do TRF5.
Beatriz Ferreira de Almeida - que é natural de Natal/RN – é Mestre em Direito Constitucional (UFRN) e pós-graduada em Residência Judicial (ESMARN/UFRN).

Genival Matias anuncia sede Ciretran em Juazeirinho beneficiando onze municípios

O deputado estadual Genival Matias (Avante) se reuniu nesta quinta-feira (24) com o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, e com o diretor  de Operações,  o engenheiro civil Orlando Soares,  para definir os detalhes da instalação de uma sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Juazeirinho, Seridó paraibano. A solicitação realizada através de requerimento do mandato atuante do parlamentar atende a reivindicação da população de toda região que engloba, além de Juazeirinho, os municípios de Soledade, Assunção, Cubati, Boa Vista, Junco do Seridó, Livramento, Olivedos, São Vicente, Taperoá e Tenório. Cerca de 100 mil habitantes dessas cidades serão atendidos pela unidade.
De acordo com Genival Matias, a Prefeitura de Juazeirinho disponibilizará toda infraestrutura e estrutura de pessoal para agilizar a instalação da sede do Ciretran na cidade. Devido a essa parceria com a gestão municipal, a direção do Detran garantiu que no primeiro  trimestre deste ano de 2019, o equipamento será instalado no município. Na avaliação do deputado, a Ciretran de Juazeirinho, além de disponibilizar mais conforto aos usuários, vai ofertar um atendimento de qualidade e facilitar o acesso dos demais municípios ao serviços do Departamento Estadual de Trânsito.
“Agradeço ao superintendente do Detran, Agamenon Vieira, ao diretor de operações, Orlando Soares, e principalmente, ao governador João Azevêdo pelo atendimento desse pleito importante para toda uma região. Em breve, a sede do Ciretran estará funcionando em Juazeirinho prestando atendimento para cerca de 100 mil moradores de onze cidades”, destacou Genival Matias. O deputado estadual diplomado Júnior Araújo (Avante) acompanhou Genival Matias, presidente do seu partido, durante as reuniões.

Deputado Genival Matias e prefeitos solicitam ao secretário de segurança reforço no policiamento de Juazeirinho e Pedra Lavrada

Os municípios de Pedra Lavrada e Juazeirinho deverão ganhar em breve um reforço na segurança pública. É que uma reunião intermediada pelo deputado estadual Genival Matias (Avante), entre os prefeitos dessas cidades e o secretário de Segurança da Paraíba, o delegado Jean Francisco, ocorreu nesta quinta-feira (24) e alguns pontos foram discutidos. Para Pedra Lavrada, o prefeito Jarbas Melo solicitou o retorno do policiamento rural no intuito de garantir mais segurança aos moradores do campo.
“Foi um diálogo muito cordial e solicitei ao Dr. Jean o retorno da Patrulha Rural. Temos muitos relatos e casos de assaltos e roubos na zona rural do nosso  município. O patrulhamento na zona rural vai melhorar a segurança e dar mais tranquilidade a quem mora e sobrevive do campo”, falou o prefeito agradecendo ao deputado por trabalhar e levar melhoria à Pedra Lavrada. Já para o município de Juazeirinho, o deputado e o prefeito Bevilacqua Matias pediram  a instalação de uma Área Integrada de Segurança Pública (AISP), onde a Prefeitura oferecerá um prédio com ampla área para abrigar equipes das polícias Civil e Militar, além de uma unidade do Corpo de Bombeiros.
“A instalação da AISP em Juazeirinho vai facilitar o socorro para outros municípios. Unificando as três corporações na cidade que tem uma excelente localização facilitará o acesso aos demais municípios da região, já que fica a 90 km de Patos e 82km de Campina Grande. O prefeito Bevilacqua cederá o prédio ao estado e assim com a parceria entre a prefeitura e o governo só quem ganha são os moradores de Juazeirinho e região. Então, eu, Bevilacqua e Jarbas saímos da reunião esperançosos que os nossos pleitos serão atendidos muito em breve”, adiantou o deputado Genival Matias.

Buba diz que falta transparência na eleição da AL e questiona: “o que mudou se até o governo passado eu tinha a capacidade para ser líder”

O deputado estadual Buba Germano (PSB) questionou as razões pelas quais está sendo preterido pela própria base do governo João Azevedo na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Em entrevista a uma emissora de rádio da Capital, nesta quarta-feira (23), o parlamentar pediu transparência nas definições e desabafou:
– Os homens e mulheres públicos entram para a história não é com discurso, mas com ações e atitudes, e cada um escolhe o caminho que quer. Até o governo passado eu tinha a capacidade para ser líder do governo, e aprovamos todas as matérias. E como é que se perde essa capacidade de um dia para o outro?
Buba Germano sugeriu a existência de uma grande conspiração e pediu regras claras na eleição para a Mesa Diretora.  “Cada um assume a responsabilidade dos seus atos, eu assumo os meus. Eu nunca ocupei espaço na vida política derrubando e traindo ninguém. É o meu perfil, eu tenho um jogo muito claro e gosto de jogar quanto tem regras definidas”, destacou.

RC e JA tentam obter de Galdino apoio ao nome de Hervázio, mas impasse continua na base...

As eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no 1° biênio estão sacramentadas com o nome do deputado Adriano Galdino (PSB). Para o 2° biênio, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e o governador, João Azevêdo (PSB) apoiam Hervázio Bezerra (PSB). Os nomes serão levados para a reunião com a base nesta sexta-feira (25). Correndo por fora, Wilson Filho (PTB) tenta entrar no páreo também.
Nos bastidores, a informação revelada, nesta quinta-feira (24), é que João e Ricardo pressionam Adriano Galdino para declarar voto em Hervázio. O objetivo do Governo é anunciar o voto casado – a exemplo do que fez com a eleição de Galdino e Gervásio Maia ( PSB), nos biênios anteriores – mas Adriano tem mostrado indiferença ao apelo.
É que Galdino não quer se indispor tanto com deputados oposicionistas quanto com alguns da base que resistem ao nome de Hervázio e defendem Tião Gomes ou Genival Matias, ambos do Avante. A divisão pode favorecer uma possível candidatura da oposição. Resta saber se Galdino resistirá à pressão e se o governo convencerá os aliados sobre o voto em Hervázio. (com Anderson Soares)

´Mão invisível´aduba nome de Hervázio para 2º biênio na AL, mas ele nega definição e revela: "sigo construindo".

Nesta quarta-feira (23), o atual líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Hervázio Bezerra (PSB) comentou as recentes especulações dando conta que o seu nome estaria definido como presidente da Mesa Diretora da Casa no segundo biênio, substituindo Adriano Galdino (PSB), considerado como praticamente eleito para os dois primeiros anos.
“Estou conversando com os colegas, com os companheiros, estou agora mesmo com Inácio Falcão (PCdoB) conversando sobre isso e ainda vou me encontrar com Wilson Filho (PTB), com quem já fiz algumas dobradinhas, inclusive com seu pai, Wilson Santiago. Todas as pré-candidaturas são mais do que legítimas”, declarou.
Em entrevista concedida por telefone ao programa de rádio Arapuan Verdade, o Hervázio contou que ainda não está confirmada uma suposta reunião com o governador João Azevêdo, o ex-governador Ricardo Coutinho e a alta cúpula do PSB na próxima sexta-feira, mas avaliou que seria um bom dia para iniciar as definições: “não recebi convite, mas quero crer que seja uma data interessante”.
Perguntado sobre a garantia que seria o mais votado para o segundo biênio, o socialista respondeu: “não trabalho come essa expectativa, estou construindo, mas também seria muita hipocrisia da minha parte se eu dissesse que o meu agrupamento político não me dá uma sotuação confortável nesse processo”.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Secretário de Segurança da Paraíba critica flexibilização da posse de armas

O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Francisco, vê com desconfiança o decreto que disciplinou a flexibilização da posse de armas no Brasil. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) recentemente, atendendo promessa de campanha. “Tenho observado essa discussão e não consegui até agora entender como mais armas vão trazer mais segurança”, ressaltou. O problema citado por ele está em uma equação bem simples: atualmente 71% dos homicídios são provocados por armas de fogo. Se você facilita o acesso a elas, em tese, há risco de aumentar o número de mortes.
O secretário apresenta um número que ilustra bem isso. Ele diz que de 2011 para cá, a polícia paraibana retirou 22 mil armas das ruas. Grande parte delas, ele reforça, foram adquiridas legalmente por pessoas que foram roubadas ou repassaram a arma para terceiros. “As pessoas que estão sendo liberadas para ter armas em casa uma hora vão se sentir tentadas a sair com elas. Se forem pegas, estarão cometendo um crime”, ressaltou Jean Francisco. O secretário também demonstrou preocupação com o porte de armas e diz que a fiscalização continuará na paraíba e será rigorosa. Neste caso, ainda não há legislação específica.

Tribunal de Justiça define os novos presidentes das Câmaras Cíveis e Criminal

Os novos presidentes das Câmaras Cíveis e Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba foram escolhidos, por aclamação, no início das sessões na manhã desta terça-feira (22), exceto a Segunda Câmara Cível, que ficou para o dia 05 de fevereiro. Até janeiro de 2020, os trabalhos na Primeira Câmara serão coordenados pelo desembargador José Ricardo Porto. A Terceira Câmara tem agora como presidente o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Já a Quarta Câmara elegeu o desembargador Fred Coutinho e a Câmara Criminal o desembargador Ricardo Vital de Almeida.
Em 2018, a Primeira Câmara Cível julgou 5.071 recursos, na presidência do desembargador Leandro dos Santos. Já a Terceira Câmara julgou 4.789 recursos. Enquanto na Quarta Câmara, foram 4.758 feitos apreciados por aquele Órgão Fracionário. Por fim, a Câmara Criminal do TJPB foi responsável por julgar 4.751 processos em 2018.