sábado, 5 de maio de 2012

Com apoio que seu neto receber agora o ex-prefeito Will pode apoiar outro nome pra deputado estadual em 2014

Dr. Aníbal deve apoiar Zé Armando [ de camisa laranja] esperando ter voto de Will em 2014
As lideranças políticas não tem como esconder que os passos dados neste ano de eleições municipais vão render frutos [ou não] lá em 2014, nas eleições estaduais. O caso mais nítido é quanto ao apoio para deputados quando os atuais e os pretensos hipotecam apoio agora para ser retribuído lá na frente. Entretanto, muitas lideranças locais também esperam receber, agora, o apoio dado lá atrás, em 2010.
Em Itaporanga, um caso começou chamar atenção dos observadores políticos desde a semana passada, quando do churrasco promovido para lançamento da pré-candidatura do jovem Zé Armando, ao cargo de Vereador pelo PSB. Neto do ex-prefeito Will (PDT), Zé Armando tem tido deveras recepção de amigos e correligionários ao seu nome para o pleito vindouro.
Durante o churrasco além dos amigos e correligionários, políticos se fizeram presentes e dois deles chamaram a atenção pelo 'circular' no recinto. Falo [escrevo] dos deputado estaduais estaduais Lindolfo Pires [atual secretário Chefe de Governo do Estado] e Dr. Aníbal Marcolino (PSL), algoz do atual governo. Os dois praticamente não se cumprimentaram e a certa distância, cada qual ficou no seu 'quadrado'.
Pois Bem, o ex-prefeito Will deu apoio à Lindolfo em 2010 mas há informes que em 2014 possa apoiar outro nome para deputado estadual. Há desapontamentos nítidos desde o realinhamento do prefeito Djaci com o ex-prefeito Porcino. E quem seria este à quem Will poderia apoiar em 2014?
Especulações dão conta de que Dr. Aníbal Marcolino vai ajudar a campanha do neto de Will esperando, hipoteticamente, por uma recompensa lá na frente. Já que dificilmente Will manteria o apoio à Lindolfo Pires. Will esteve na sexta-feira (27), em Itaporanga para receber o governador, mas não quis ficar para prestigiar no dia 1º de maio o 'Poeirão' como é de costume.
Alguma coisa tem nessa cartola. Dr. Aníbal tá num pé e noutro pra ser votado em Itaporanga...

Câmara de Catingueira empossa novo prefeito Odir Pereira

A Câmara Municipal de Catingueira realizou sessão solene, neste sábado (5), para empossar o médico Odir Pereira como prefeito do município. 
Após a leitura da decisão judicial do Tribunal Regional Federal (TRF 5ª Região) que afastou o prefeito Edivan Félix (PR), preso ontem pela Polícia Federal acusado de desvio de recursos públicos. O plenário estava lotado. 
Odir foi convidado a se fazer presente no plenário da Casa para fazer o juramento de "cumprir dignamente o mandato". Já empossado, Odir que a partir de agora irá esquecer o passado. "Catingueira a partir de agora terá presente e futuro. Vamos dialogar com todos os segmentos da sociedade e  fazer o melhor por Catingueira. Uma coisa eu garanto, minha administração será transparente, honesta e ética", disse. (CatingueiraOnline)

Cidadania para todos, na pártica: Ação Global 2012 atende milhares de pessoas em Itaporanga

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para o SESI, a Rede Globo e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de milhões de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional, um mutirão de solidariedade realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. 
Na Paraíba, o programa este ano aconteceu na cidade de Itaporanga e foi aberto pelo presidente da FIEP e diretor regional do SESI, Buega Gadelha, e pelo prefeito Djaci Brasileiro, às 8h da manhã deste sábado (5), quando uma multidão já aguardava a abertura dos portões das escolas Adalgisa Teódulo e Normal Professor Francelino de Alencar Neves. Para resgatar a cidadania de muitos que ainda não estão à margem da sociedade, o evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. 
Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividade de lazer, educação e esporte. Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.
Ou seja, em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. Em muitos casos, foram diagnosticadas doenças que deveriam ser tratadas com urgência, mas ainda eram desconhecidas por seus portadores.  "É com muito orgulho que realizamos a Ação Global, em Itaporanga, uma cidade que demonstra grande vocação empresarial. Hoje daqui são exportados para outros Estados do Brasil mais de 1.300 toneladas por ano de produtos têxteis, o que só comprova o nível de expansão do setor", disse Buega Gadelha.
Durante toda semana, em Itaporanga o SESI com o apoio de cerca de 80 parceiros, e 700 voluntários realizou atendimentos nas áreas de educação, cultura e cidadania. E neste sábado (5), o objetivo era chegar a 30 mil atendimentos para 11 mil pessoas do município contemplando as áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania. "Itaporanga vive um dia de gala, nos sentimos privilegiados em sediar hoje o dia D da Ação Global. É muito importante para nós conhecer os programas e a tecnologia social utilizada pelo SESI, porque daqui vamos poder implantar algumas ações no nosso município", destacou o prefeito.
O prefeito lembrou ainda a parceria mantida com a FIEP, e destacou os resultados obtidos. "Em 2011 o SESI inaugurou aqui na cidade uma Unidade da Indústria do Conhecimento, e com isso conseguimos ampliar o nível de conhecimento e de inclusão digital da população que hoje tem acesso a internet, e ainda a leitura através de um imenso acervo de livros", frisou. Considerada um dos principais polos têxteis da Paraíba, Itaporanga exporta mensalmente, de acordo com a prefeitura, mais de um milhão de quilos de produtos do segmento. A cidade - considerada 'Capital do Vale do Piancó' - vem expandindo o número de empresas do setor, que tem sido contemplado diretamente com as ações do SESI e SENAI.
Diretora da Itatex Indústria Têxtil, Danielle Fernandes ressaltou a importância da Ação Global. "É um prazer receber este evento aqui na cidade, e principalmente por saber que ele acontece graças a contribuição das indústrias, hoje nós temos o privilégio de sediar o dia D da Ação Global, onde está presente o trabalho voluntário das indústrias realizado por empresas e instituições aqui de nossa cidade", pontuou. A Ação Global é uma realização do SESI e da Rede Globo, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida de populações menos favorecidas. 
Desde 1995, quando a Ação Global passou a ser realizada em todo o país, mais de 16,8 milhões de pessoas foram beneficiadas, cerca de 27,3 milhões de atendimentos realizados e mais de 1,6 milhões de documentos emitidos. (com Diego Araújo)
Abaixo, você confere algumas imagens do evento [é só clicar para ampliar]:
 
 
 
 

Veja mais imagens do dia D da Ação Global em Itaporanga

Após a abertura do dia D da Ação Global 2012 na Paraíba, que foi realizada nesta sábado (5) em Itaporanga, o presidente da FIEP e diretor regional do SESI, Francisco Buega Gadelha, e o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) se dirigiram à emissoras de rádio, no caso a Correio do Vale AM e a Boa Nova FM, aonde concederam entrevistas e falaram da alegria pela importância desse grande projeto para o município de Itaporanga.
A seguir, você pode conferir algumas imagens do evento [é só clicar para ampliar]:
 
Buega e Djaci, ambos com respectivas esposas, além de Danielle (Itatex) estiveram no programa "Titico Explica", ancorado pelo advogado Dr. Titico Pedro. Tonho Modesto presente também... 
 
Cirame Pinto [secretária executiva da PMI] e o secretário da Saúde Gaudêncio Mendes [ao lado da esposa Margarete] comandaram stands durante o evento...
 
Dr. Léo Cabral  e Dr. Miguel.... Margarete, Zeca da Encarnação [presidente da Câmara Municipal] e Gaudêncio Mendes.

Ação Global 2012 realizou também Casamento Coletivo

Casamento é vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade. Com o objetivo de oportunizar aos casais que buscam oficializar a comunhão conjugal, foi realizada em Itaporanga, na última quinta-feira (3) a cerimônia de Casamento Coletivo, que reuniu mais de 50 casais que concretizaram o sonho do casamento em uma tarde marcada pela emoção. A cerimônia foi realizada no Itaporanga Clube e conduzida pela Juíza da Comarca de Itaporanga, Andréia Carla Mendes Nunes Galdino, que falou da importância do companheirismo no casamento e ressaltou a alegria que sentiu por estar participando de uma cerimônia tão alegre e especial para tantos casais.
Logo em seguida o representante da Pastoral Familiar da Igreja Católica de Itaporanga Paulo César Conserva e o Pastor Gildário Júlio Neves, da Assembléia de Deus Beterdas, abençoaram os noivos em nome de Deus e celebraram a troca de alianças. O prefeito Djaci Brasileiro também participou da cerimônia, bem como, Claudete Leitão [gerente Sesi/Patos] e o tabelião Ireneu Jr.
O casal Valdirlene Carneiro de Lima, 24 anos e José Willian Batista Leite, 25 anos, já são casados no religioso, mas sempre tiveram o sonho de oficializar a união na espera civil também. “A gente sempre pensou em casar no civil, mas nunca tivemos a oportunidade, e hoje a gente veio pra realizar um sonho de muito tempo, estamos muito felizes com essa oportunidade e com a vinda da Ação Global por nos proporcionar essa alegria”. A cerimônia foi encerrada com o brinde dos casais e a distribuição do bolo a todos os convidados. Em seguida, cada casal a lembracinha da festa, um mini bolo de casamento com a logomarca da Ação Global. A Ação Global é realizado pelo SESI em parceria com a Rede Globo, que visa oferecer serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura, responsabilidade social e cidadania. (Tássita Araújo e fotos do Política & Negócios)

Ação Global em Itaporanga: Caminhada Ecológica feita pelas avenidas da cidade incentiva Preservação Ambiental

Preocupado com o meio ambiente, o SESI da Paraíba desenvolveu durante a Ação Global atividades que incentivaram as práticas de preservação ambiental, entre elas, o plantio de mudas, distribuição de sementes e ações de conscientização ambiental. 
As atividade que tiveram início na quarta-feira (2) culminaram com uma caminhada ecológica na manhã de ontem (4), quando as escolas que participaram das ações durante a semana se fizeram presentes à mobilização.
Com a presença de estudantes, professores, colaboradores do SESI e demais moradores de Itaporanga, a caminhada saiu da Indústria do Conhecimento, instalada em frente ao terminal rodoviário, e seguiu até a sede do Paço Municipal. A mobilização também teve a participação de representantes da Prefeitura de Itaporanga, através das Secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente.
Participaram desta ação as escolas: Jardim Mágico da Criança, E.E.E.F Simeão Leal, Colégio Monteiro Lobato, Colégio Diocesano 'Dom João da Mata', Projeto Mais Educação da Escola Municipal Jacinta Chaves, Projeto Mais Educação da Escola Municipal Justina Emília, E.E Padre Diniz e E.E Terezinha Gomes.
A secretária municipal da Educação, Valdeni Carneiro de Lima, ressaltou a importância da ação para os alunos das escolas da cidade. "Nós já trabalhamos a temática da Preservação Ambiental nas escolas do município desde o ano passado e a Ação Global veio para reforçar e engrandecer esse trabalho que é tão importante para os alunos e para a comunidade", disse. (com Tássita Araújo) 

Presidente da FIEP adverte para instabilidade institucional com recrudescimento da tensão entre Fisco e Governo

Buega Gadelha ao lado do prefeito Djaci durante entrevista hoje na Boa Nova FM
O presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), Buega Gadelha, que encontra-se em Itaporanga participando do Ação Global 2012, advertiu a sociedade paraibana para a instabilidade geral no governo, na governança e na governabilidade com o recrudescimento da tensão entre o Fisco e o Governo diante, ultimamente, da tramitação da ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade - no STF pedindo o fim do FAIN - Fundo de Apoio, a fomentar grandes investimentos no Estado.
A FIEP reconhece que o problema está instalado entre o Fisco e o Governo desde 5 de outubro de 2011, quando o Executivo cortou o subsídio da categoria dos Agentes Fiscais conquistado em governos anteriores. Diante da posição do Governo, o Fenafisco/Sindifisco-PB, através da Confederação Nacional dos Serviços Públicos entrou com ADIN 4755, no STF, visando extinguir o FAIN, daí a reação dos empresários.
Em nota veiculada neste sábado, o presidente afirma que, em face da grave crise de relacionamento entre os dois atores, "é necessário criar um ambiente saudável e favorável aos novos empreendimentos com a cumplicidade de todos os atores sociais incluindo-se o Legislativo, o Judiciário e a nós da sociedade civil organizada, além, evidentemente do Executivo que deve fomentar e apoiar através de ações adequadas o desenvolvimento das cadeias produtivas".
Por fim, diz que "os industriais da Paraíba desejam que os espíritos belicosos sejam desarmados porque, no mundo moderno o diálogo e a negociação são o caminho mais curto para a construção do bem-comum".

Carro capota por diversas vezes próximo a cidade de São José de Caiana na manhã deste sábado

Por volta das 7h da manhã deste sábado 95), um jovem de Serra Grande, conhecido por Biu, namorado de  uma ex-vereadora daquele município, sofreu um grave acidente aproximadamente a 2 km da cidade de São José de Caiana. Segundo relatos, o carro [que era de propriedade da ex-vereadora] capotou por diversas vezes quando o condutor perdeu o controle da direção. A polícia foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis, apesar do susto o condutor que estava sozinho sofreu apenas ferimentos leves. (com DiamanteOnline e fotos de Mailton)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Após comunicação da Justiça Federal os vice-prefeitos de Catingueira e Cacimba de Areia assumem prefeituras

Dois vice-prefeitos serão empossados neste sábado (5) no cargo de prefeitos. Odir Pereira Borges Filho (foto) assume o cargo na Prefeitura de Catingueira e Paulo Rogério de Lira Campos (PPS) assume a Prefeitura de Cacimba de Areia. Os vices vão assumir os comandos das administrações municipais após a prisão dos prefeitos José Edvan Félix (Catingueira) e Betinho Campos (Cacimba de Areia), que está foragido. Odir Pereira foi comunicado da decisão da Justiça Federal que afastou Edvan Félix do cargo. o futuro prefeito deverá comparecer às 10h na sede da Câmara Municipal, para ser empossado. Já a assessoria de Paulo Rogério não foi encontrada para detalhar os tramites da sua posse

PF divulga imagem do calçamento estrada que dá acesso a fazenda do prefeito Edvan Félix, preso pela manhã; a obra foi construída com recursos da prefeitura de Catingueira

Quem segue viagem pela BR-361 [Itaporanga/Patos/Itaporanga] sempre se depara ao olhar de lado com uma estrada de acesso a uma fazenda, em torno de 2 km de extensão, construído em paralelepípedos. A estrada causa espanto em quem a observa, mesmo que seja pela janela do carro, ônibus, etc... devido a extensão do calçamento ali construído, enquanto milhares de ruas continuam no barro e na lama.
Pois bem, a Polícia Federal que prendeu na manhã de hoje o prefeito Edvan Félix (PR), de Catingueira, por desvio de recursos públicos, encaminhou agora à tarde imagem do que seria a construção de um calçamento construído pelo prefeito com empenho da Prefeitura. 
O irregular na história, segundo os federais, é que o calçamento pavimenta a estrada que dá acesso a Fazenda Riacho Fundo, na zona rural daquele município, e que é de propriedade do prefeito Edvan Félix. Enquanto isso, milhares de ruas nos municípios continuam sem nenhuma infraestrutura mínima sequer para ser chamada de artéria urbana. Isso é uma vergonha!
Veja, abaixo, a imagem divulgada pela Polícia Federal:


Senador Vitalzinho consegue liberação de R$ 9 milhões pra conclusão da PB-426 Santana dos Garrotes e Nova Olinda

O senador Vital Filho (PMDB) conseguiu, na manhã desta sexta-feira (4), em Brasília, a confirmação de liberação de mais de R$ 9 milhões, junto à direção nacional do Dnit, para as obras de pavimentação asfáltica da rodovia BR-426, que liga os municípios de Piancó a Nova Olinda, passando por Santana dos Garrotes. A pavimentação, em verdade, já chegou a Santana dos Garrotes, faltando o trecho até Nova Olinda. Segundo o senador, parte da obra já foi realizada, mas está faltando um trecho de aproximadamente oito quilômetros que, a partir da liberação de mais essa verba, poderá ser concluída nos próximos meses. "É uma obra importante para o Vale do Piancó", disse o senador.

Depois do Nacional de Patos, Nosman fecha parceria com o Treze que vai emprestar quatro jogadores ao Cruzeiro

O Cruzeiro de Itaporanga fechou mais uma parceria com outro time da primeira divisão do Campeonato Paraibano, agora com o Treze. 
Fábio Azevedo (presidente do Treze-PB) (Foto: Rammom Monte)
Presidente do Treze vai emprestar quatro atletas ao Cruzeiro
O acordo foi firmado na noite desta quarta-feira, entre os presidentes Nosman Barreiro, da equipe itaporanguense, e Fábio Azevedo, do Galo. Ficou acertado que o Cruzeiro vai receber quatro jogadores do Treze, dois da base e mais do time profissional. 
No entanto, o único atleta que teve o nome revelado por Nosman foi o atacante Dú (foto abaixo), que já foi emprestado para o Nacional de Patos nesta temporada. "Nós quisemos Dú, porque ele é um bom jogador e também é de Itaporanga. Estamos montando um time competitivo para tentar conquistar o título", disse Nosman. Neste encontro entre Nosman e Fábio Azevedo, ficou combinado também que os dois times farão amistosos de preparação, mas a data e o local ainda não foram confirmados.
Atacante do Nacional de Patos, Dú (Foto: Divulgação)
Além do Treze, o Cruzeiro fez parceria com o Nacional de Patos nesta semana. O alviverde vai emprestar seis jogadores ao clube itaporanguense. o Naça vai ceder também a estrutura para o treinamento do time azul e branco, que mudará seu CT de Itaporanga para Patos durante a pré-temporada. (com GloboEsportePB)

Operação Dublê: prefeito Betinho Campos pulou muro de casa para fugir dos federais e viaturas da PF foram vistas também no município de Diamante

Além do prefeito de Catingueira, Edivan Félix (PR), que já está detido na sede da Polícia Federal em Patos, os agentes federais estão agora no encalço do prefeito de Cacimba de Areia, Betinho Campos (foto, do PMDB) que pulou o muro do apartamento onde mora e continua foragido. Documentos apreendidos comprovam desvios de r$ 4,5 milhões dos cofres federais com uso de notas fiscais frias. Um entrevista coletiva está sendo dada neste momento para detalhar a operação. O esquema pode estar atuando em pelo menos 91 cidades. Viaturas da PF foram vistas em Patos, São Bento, Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Diamante, São Mamede e Campina Grande. 
Betinho Campos
De acordo com investigações, as notas seriam apresentadas ao Governo Federal, na tentativa de comprovar gastos com obras e serviços nas áreas de saúde, educação, ação social, desenvolvimento rural e infra-estrutura urbana.O esquema tinha o seguinte modus operandi: prefeitos recebiam os recursos de diversos programas federais, sacam das tesourarias dos municípios para uso próprio e posteriormente, para comprovar sua aplicação, montavam processos de licitação e empenhavam notas ficais clonadas. As cidades chamaram atenção do TCE que promoveu fiscalização após constatar saldo a descoberto na tesouraria em valor superior a R$ 1 milhão. (com Priscila Guedes)

PF prende prefeitos que desviaram mais de R$ 5 mi na PB

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou na manhã desta sexta-feira (04),  a OPERAÇÃO DUBLÊ com o objetivo de desmantelar quadrilha que desviou mais de cinco milhões de reais de cofres municipais, sendo aproximadamente R$ 1,5 milhão de verbas da saúde, R$ 1 milhão de educação e ação social e R$ 2 milhões de verbas de desenvolvimento rural e infra-estrutura urbana. A operação consiste no cumprimento de 41 mandados judiciais: 27 de busca e apreensão, 08 de prisão temporária e 06 de condução coercitiva, além do afastamento de prefeitos e secretários.
Durante a investigação, verificou-se manifesta confusão entre o patrimônio público e o privado, sendo usadas verbas públicas para uso próprio de prefeitos e secretários municipais. As cidades chamaram atenção do Tribunal de Contas do Estado que promoveu fiscalização após constatar saldo a descoberto na tesouraria de ambas em valor superior a um milhão de reais.
O desvio ocorria da seguinte forma: com o recebimento das verbas nas contas das Prefeituras dos diversos programas (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e PROJOVEM - vinculados ao Fundo Nacional de Assistência Social - FUNDEF, SUS, PAB, FPM, ICMS e convênios), os valores eram sacados em favor da tesouraria da prefeitura e, posteriormente, com a necessidade de comprovar as despesas perante os órgãos de fiscalização, processos inteiros de licitação eram montados e eram lançados empenhos fictícios, com notas fiscais clonadas.
As pessoas presas hoje serão indiciadas e responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de responsabilidade de prefeitos (art. 1º, I Decreto-lei 201/67), fraude a licitação (art. 90 da Lei n. 8.666/93), falsidade ideológica (art. 299, CP) e quadrilha (art. 288, CP). Será concedida uma coletiva de imprensa às 10:30 hs na Delegacia da Polícia Federal em Patos.

Prefeito Edivan Félix é um dos presos pela Polícia Federal

Prefeito é preso na operação 'Dublê' da Polícia Federal na Paraíba
Durante a Operação "Dublê" desencadeada na manhã de hoje pela Polícia Federal em busca de suspeitos de desvio de recursos públicos, vários empresários e prefeitos já se encontram presos, dentre os quais o prefeito Edivan Félix (PR) do município de Catingueira [que já foi preso em outras operações pela PF].
No dia 20 de março de 2009 ele foi detido por agentes da PF acusado de supostas irregularidades na folha de pagamento de funcionários. Na época também foram presos José Hamilton, secretário de finanças do município, e Theófito Gomes, funcionários da prefeitura. Eles dois foram presos junto com o prefeito na operação de hoje.
De acordo com as investigações da PF, os três eram acusados de falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro nacional, isto porque eles estariam contraindo empréstimos consignados em nome de mais 50 funcionários públicos durante os anos de 2006 e 2007. O prejuízo causado aos cofres públicos foi de quase R$ 1 milhão. Edvan chegou a passar mais de um mês preso no presídio de Patos. Na manhã de hoje, o prefeito foi preso como um dos envolvidos no desvio de mais de R$ 5 milhões dos cofres públicos.

PF deflagra operação contra o desvio de recursos públicos e prende empresários e prefeitos suspeitos de falsificação de notas fiscais; Ação começou em escritório de JP e se alastra por vários municípios, dentre eles Catingueira

Polícia Federal durante a Operação Dublê em João Pessoa, Paraíba (Foto: Abrantes Júnior/Paraíba FM)
A Polícia Federal deflagou a Operação "Dublê" nas primeiras horas desta sexta-feira (4) contra desvio de recursos na administração pública, apurado durante investigações de suposto esquema de falsificação de notas fiscais. A ação teve início na Capital com investigação no Escritório Iramilton Sátiro Assessoria e Projetos, que fica localizado na Avenida Coremas, no centro, em João Pessoa, aonde foram apreendidos três notebooks. A empresa é especializada em "Emendas no Orçamento Geral da União". Além do escritório na Capital, a Polícia Federal também teria feito batida nos escritórios que a empresa tem em Patos e em Brasília.
A operação também é executada em vários municípios paraibanos. Há equipes fazendo buscas em cidades como Catingueira e Cacimba de Areia. Informações iniciais dão conta de que alguns prefeitos e empresários, envolvidos no suposto esquema de fraude, já se encontram presos e outros fugiram. Haverá uma coletiva da Polícia Federal às 10h para esclarecimento da operação.
Mais informações em instantes...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Audiberg mira PSB, o ex-prefeito Will e um terceiro bloco para potencializar campanha frente à reeleição de Djaci

Se souber mexer peças Berguim pode embolar tabuleiro eleitoral
Informações, chegadas ao blog, dão conta de que o ex-vereador Audiberg Alves (PTB) desencadeou operação e trabalha para possivelmente ainda neste mês de maio conquistar adesões para potencializar sua campanha frente à candidatura de reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), reforçada recentemente após realinhamento com o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB). 
Audiberg liderou pesquisa encomendada e realizada semana passada pelas oposições para se chegar a um consenso em torno do nome que irá enfrentar o tucano. Terminada essa fase, Audiberg mira agora o PSB e o grupo do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), que estariam insatisfeitos no esquema oficial após realinhamento entre Djaci e Porcino, que custou-lhes a indicação da vice na chapa da situação, destinada agora ao PMDB.
Mas, para ter uma candidatura potencializada o suficiente para enfrentar [teoricamente] em pé de igualdade o grupo da situação, Audiberg e seu grupo sabem que precisam construir ponte com mais um bloco que lhe forneça combustível para queimar nesse sentido. Diante dessa premissa, vai abrir canal de diálogo com esses setores. Ou seja, até as convenções de junho muita coisa ainda pode acontecer.
Movimentadas as peças o jogo pode embolar, em caso de sucesso. "Dependendo do resultado desses contatos aí o jogo começa e pode ser jogado de igual pra igual...", declara a fonte.

Itaporanga sedia neste sábado Ação Global que acontece em 29 cidades de todo Brasil e oferece serviços gratuitos

Neste sábado (5) acontece, simultaneamente, das 9h às 17h, em 29 cidades em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, o Ação Global Nacional 2012. Na Paraíba, o projeto que é promovido pela Rede Globo e o SESI, será realizado na cidade de Itaporanga em parceria com a Prefeitura Municipal. Desde a última terça-feira (1º) que a equipe do SESI está em Itaporanga desenvolvendo ações em todos os bairros da cidade.
O projeto oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, esporte e educação. Em sua 19ª edição, o evento conta com a participação de 40 mil voluntários, entre profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs, que se mobilizam num mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhões de pessoas.
A organização do projeto espera realizar cerca de 2 milhões de atendimentos em todo o país. Na lista de serviços oferecidos estão: emissão de documentos, orientações de saúde, oficinas educativas, atividades de lazer e espaço dedicado à beleza e estética, entre outros. Com a campanha "Eu faço Ação Global o ano inteiro", o projeto conta com 2.500 instituições parceiras que trabalham para ajudar na conquista da cidadania não só do evento, mas também em atividades independentes de voluntariado ao longo do ano.
Em Itaporanga o evento terá postos de atendimento da Defensoria Pública, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON), além de serviços gratuitos e atividades para toda a família.
Os serviços oferecidos são: 
Documentação - 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade
                          1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho
                          Emissão de 1ª via de CPF

Cidadania        - Serviços bancários, orientações trabalhistas e jurídicas e verificação serviço militar
Serviço de Saúde: Consulta em clínica geral e especializada, exames, vacinas, consultas oftalmológicas, orientações preventivas e ações sobre hábitos saudáveis, além de orientações sobre alimentação. 
Serviços de Educação: oficina de geração de renda e orientações profissionais
Outros serviços: Corte de cabelo e atividades de esporte, diversão e lazer.

A diferença entre rico e pobre: enquanto motos e carros de pessoas simples estão no pátio do Detran a Lamborghini de RS está numa garangem e protegida com capa especial

No último final de semana esse Lamborghini, modelo Gallardo Spyder, ano 2012 [na foto ao lado], foi apreendido durante blitz da Lei Seca promovida pelo Dentran, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, por estar circulando pela cidade há cerca de dois meses sem placa. O proprietário é o mega empresário paraibano Roberto Santiago, dono do Manaíra Shopping. Ele é casado com uma itaporanguense, Valdívia Viana Rodrigues [filha do saudoso Walter Viana].
O veículo é avaliado em mais de R$ 1 milhão e Roberto Santiago ainda tem outro do mesmo modelo, só que na cor preta. Que, inclusive, em novembro do ano passado teve uma lanterna traseira quebrada depois que uma mulher batido com seu Fiat Siena, num cruzamento de João Pessoa. O conserto ficou em torno dos R$ 200 mil. (Jovem bate em um Lamborghini, do empresário Roberto Santiago; danos com a batida chegam a R$ 200 mil)
Motorista colide com Lamborghini estacionada em João Pessoa (Foto: Luis Calixto)
Voltando à apreensão da Lamborghini, de cor branca e do ano, o veículo foi encaminhado ao pátio do Detran-PB, que fica no bairro de Mangabeira, para procedimentos de regularização. O Código de Trànsito Brasileiro define um prazo de 30 dias para que o proprietário providencie o emplacamento de seu veículo, sendo vetada sua circulação sem nota fiscal da compra e sem o protocolo de emplacamento.
Então, sempre se ouve falar sobre as diferenças entre o rico e o pobre. Historicamente, há quem diga que os ricos possuem privilégios e regalias não dados aos pobres. Neste caso, em passagem pelo pátio do Detran, Thiago Moraes [do PolêmicaPB] registrou que carros e motos apreendidas de pessoas mais humildes estão jogadas ao relento, sem qualquer cuidado... enquanto o Lamborghini de Roberto Santiago está guardado numa garagem privativa para motos do policiamento e funcionários do órgão, coberto pór uma luxuosa capa antitérmica. Só que neste caso, estamos falando de um veículo que custa mais de R$ 1 milhão.
E você o que acha? Veja imagens dos carros e motos no pátio e da Lamborghini na garagem:
 
 Olha só o mar de motos no pátio do Detran-PB, bem como de carros de pessoas simples...
 
Enquanto isso, a Lamborghini de Roberto Santiago está na garagem e coberto com capa especial... também, custa mais de R$ 1 milhão. 
 
 
com Thiago Moraes/Polêmica PB

Rumores começam a ganhar corpo e deputado federal RR admite realinhamento entre grupo Cunha Lima e o PMDB

Prefeito Veneziano e o senador Cássio durante bate papo
Desde o ano passado rumores do realinhamento entre o grupo Cunha Lima e o PMDB na Paraíba vinha sendo tratado nos bastidores, quando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito Veneziano (PMDB), de campina Grande, protagonizaram àquele celebre encontro em prol de uma unidade da AACD na 'Rainha da Borborema'. A coisa já aconteceria agora nas eleições de 2012 e continuaria em 2014. Claro que nenhum do dois grupos iria admitir isso, naquele instante. 
Pois bem, eis que nesta quinta-feira (3) essa possibilidade começa a ganhar corpo diante das declarações do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), pré-candidato a Prefeitura de Campina Grande, de que pode sim haver uma união entre os grupos com vistas às eleições deste ano e a próxima [de 2014] para sucessão estadual. O resultado vingaria na eleição do senador Cícero Lucena (PSDB) e o próprio Romero, respectivamente, em João Pessoa e Campina Grande.
Diz a sabedoria popular: "quando alguém jura, está mentindo". Ora, por que o senador Cássio insiste tanto em dizer que não é candidato ao Governo em 2014? Repetidas vezes - e em todas as entrevistas concedidas - enfatiza sua inapetência em voltar ao Palácio da Redenção. Mas, lembra "subliminarmente" ao povo, que é elegível (?). Como todos sabem, foi Cássio quem elegeu Ricardo, com tudo contra. Não à toa o tucano é a maior liderança política da Paraíba.
Outra: ao se recusar a dar conselhos ao governador Ricardo Coutinho, Cássio justifica "não serei tutor". Ao mesmo tempo, "recomenda" a construção de pontes entre o Legislativo e o Executivo. Como sabemos, o governador Ricardo Coutinho não tem bancada na Assembléia, se dispõe de cinco deputados é muito. Com esse cenário, começa a se desenhar de forma favorável o retorno da união entre os Cunha Lima e o PMDB.
Isso porque a oposição de hoje se unirá em torno de Cássio [e não de Veneziano] como única alternativa para derrotar Ricardo Coutinho em 2014. O tucano nada tem a perder... Agora, caso ele continue do jeito que está o candidato oposicionista será o 'cabeludo'. Todos podem se questionar: e o que Veneziano ganha com isso? Sendo candidato ao Senado Federal numa chapa com Cássio, Campina consagra mais de 90% dos votos neles e a Família Vital ficaria com dois senadores [Vitalzinho e Veneziano], uma deputada federal [Nilda Gondim, mãe de ambos] e uma estadual [Ana Cláudia, esposa de Vené].
Quando questionado sobre a possibilidade de realinhamento, o deputado Romero Rodrigues disse que: "Eu espero que a gente ganhe as eleições no primeiro turno e vamos trabalhar para isso. Caso não ocorra, estou apto e aberto a conversar com qualquer pessoa...". Continua: "Nós temos que trabalhar, não apenas eu, mas quem quer o bem a Campina... primeiro, acabar com essas picuinhas de divergência pessoal e política e tentar unir a classe política em torno do bem maior que é a nossa cidade", frisou. Finalizou dizendo que não vai fugir disse e que é capaz de mudar o discurso em função de qualquer coisa: "Eu acho que se tiver de construir um projeto seja quando for, agora, em 2014 ou em 2016, temos que construir projetos de unidade em torno da cidade". 
Portanto, enquanto o governador Ricardo Coutinho amarga enormes índices de rejeição na cidade, Romero Rodrigues dá pistas de que é possível sim o realinhamento entre o grupo Cunha Lima e o PMDB. "Não tem essa de vetar conversa com ninguém", declarou. É bem lembrar que em dezenas de municípios a união entre PSDB e PMDB já tem prosperado e será protagonista nas eleições municipais deste ano.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Governador pede desculpas ao povo de Conceição por não ter ido ao município sexta-feira quando esteve na região

Na última segunda-feira (30), durante o programa o programa radiofônico Fala Governador que é levador ao ar para todo o Estado pela Rádio Tabajara, em cadeia com outras emissoras, o governador Ricardo Coutinho falou sobre a inauguração da PB-356, trecho entre Itaporanga e Pedra Branca, feita por ele sexta-feira (27) quando esteve na 'Rainha do Vale'.
No início de sua fala, o governador agradeceu a grande receptividade que recebeu na cidade de Pedra Branca pelo prefeito Anchieta Nóia (PTB) e a população local. Ricardo disse que nove meses atrás esteve no vizinho município e sentiu a descrença do povo de Pedra Branca, quando ele esteve lá para lançar a ordem de serviço para construção da estrada. "Essa estrada era pra ter demorado onze meses e nós fizemos em nove meses...", declarou. 
Na oportunidade, ele pediu desculpas a população de Conceição por não ter ido até àquela cidade inaugurar recuperação da PB-400, trecho Conceição-Bonito de Santa Fé-Monte Horebe-São José de Piranhas, devido uma reunião em que esteve presente na sede da Sudene, em Recife (PE), com outros governadores e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. A agenda do Palácio da Redenção previa chegada do governador à Conceição por volta das 13h, mas devido esta reunião ele só pode desembarcar em Itaporanga [vindo direto de Recife] por volta das 16h30min sendo possível apenas a inauguração da PB-356 e sua ida à Pedra Branca, voltando por volta das 20h30min à Itaporanga para plenária do Orçamento Participativo.
Através do seu programa, Ricardo cumprimentou o povo de Conceição e lideranças políticas, à exemplo do ex-prefeito João Deon (PSB). "Peço desculpas a população de Conceição e a vários companheiros, entre eles João Deon, por não ter ido até lá, devido reunião na Sudene em que estive presente. Mas, em breve estarei indo abraçar amigas e amigos de Conceição e inaugurar a PB-400, que era chamada a 'rodovia da morte', e hoje está recuperada", disse o governador. 
Confira o áudio:
 

Cássio questiona participação de Protógenes na CPMI e o presidente da comissão, Vitalzinho, indefere pedido

Vital indefere pedido por entender que não compete à comissão
Cássio acha 'conflito de interesse' em participação de deputado
No início da sessão da CPMI do Cachoeira, nesta quarta-feira (2), no Congresso Nacional, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) arguiu a suspeição do deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP), por achar que o colega pode tornar-se investigado no caso, portanto, não poderia atuar como investigador.
"Configura-se claro conflito de interesse", disse Cássio. "Concentrar-se-ão na mesma pessoa o papel de investigador e investigador", completou. A voz de Protógenes soou num dos grampos da Operação Monte Carlo, em diálogo com Adalberto Matias, o Dadá, araponga a serviço de Carlinhos Cachoeira.
Protógenes contraditou: "A minha participação na CPI é legítima, legal e constitucional. Originalmente, eu fui autor do pedido de investigação". Ao analisar a pendenga, o presidente da CPMI, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), indeferiu o pedido de Cássio. "Não cabe à presidência do colegiado definir quem comporá a comissão", disse Vitalzinho. (com JosiasdeSouza)