sábado, 24 de junho de 2023

Já passando a linha da consolidação de uma candidatura forte, Dr. Azif Lemos recebe carinho do povo e vai pavimentando caminho rumo à prefeitura em Itaporanga

Com bastante parcimônia e serenidade, o médico Dr. Azif Lemos vai galgando os degraus visando consolidar sua postulação rumo à sucessão municipal de 2024 em Itaporanga, que se desenha para um acirramento histórico diante das forças e estruturas envolvidas. 

De acordo com aferições (pesquisas) internas tanto do lado da situação quanto da oposição, o nome do médico já roça a linha dos 30% que é um percentual primordial a um projeto cair nas graças do povo e se tornar viável para vencer uma eleição. E isto pode ser visto em todos os quadrantes do município por onde quer que ele ande.

Onde chega é abraçado, recebe carinho, apoio, o incentivo de pessoas de todas as classes desde os mais simples até os mais abastados.  Nesse período mesmo de festejos juninos desde o último fim de semana foi possível conferir uma prévia disto, diante do calor humano nos diversos ambientes.

Tanto faz ser uma passagem em comemorações comunitárias, como nas comunidades rural do Cantinho ou no Conjunto Chaga Soares; noutro festejo particular tradicional na fazenda Novo Mundo do casal amigos empresários Cícero Carneiro e Madalena; ou chegar num restaurante/comércio em geral. A recepção é da mesma forma, sempre calorosa. 

Isso reflete a aceitação excelente do nome de Dr. Azif Lemos perante a população de Itaporanga por ser uma pessoa simples, médico atencioso, marido companheiro da Drª Rayane, pai de família presente, um cara de comportamento decente, amigo verdadeiro, profissional capacitado, filho da terra que está se dispondo a trabalhar por um futuro melhor para seus conterrâneos.  

Virtudes encontradas em poucos e a população muito atenta aos acontecimentos tem enxergado isso como possibilidade de virar a página, fechar um ciclo, em prol de uma nova era para Itaporanga.  É o "cavalo passando selado" que só acontece uma vez pra quem "ele" se dispõe e Azif Lemos entendeu perfeitamente esse momento histórico.

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Ministério das Comunicações autoriza sinal aberto da Rede Ita (Antiga TV Itararé) nas cidades de Itaporanga, Cuité, Monteiro, Catolé do Rocha, Taperoá e Caruaru (PE)

A Rede Ita (Antiga TV Itararé) obteve autorização do Ministério das Comunicações para disponibilizar sinal aberto nas cidades de Itaporanga, Cuité, Monteiro, Catolé do Rocha, Tareroá e Caruarua (PE). Informa Arimatéa Souza. A Rede Ita, emissora de Campina Grande, é afiliada da TV Cultura de São Paulo e vem sendo destaque na programação nacional com diversas reportagens exibidas na emissora paulista. 

A Rede Ita de Televisão, Fundada em 2006, é mantida pela Fundação Pedro Américo. Rede ITA é uma emissora de televisão brasileira sediada em Campina Grande. Opera no canal 18 UHF digital. É a primeira emissora educativa do município. Seus estúdios estão localizados no bairro Catolé, e seus transmissores estão no Loteamento Cuités.

A Fundação Pedro Américo é entidade vinculada ao empresário Dalton Gadelha, responsável por instituições de ensino como a Unifacisa, a Escola Superior de Aviação Civil (ESAC) e mais recente ao Hospital Help - um dos maiores e mais modernos do Nordeste inaugurado dias atrás. Inicialmente, seus estúdios e transmissores foram instalados dentro do campus da Unifacisa, no bairro do Itararé. 

Em 21 de março de 2014, a emissora deixou suas instalações no campus da Unifacisa e inaugurou uma nova sede no bairro do Catolé, dividindo um espaço pertencente à ESAC. O novo prédio possui 900 m², com 3 grandes estúdios com layout integrado e cenários virtuais. Em 29 de março de 2022, a TV Itararé passou a se chamar Rede ITA, seguindo a tendência de caráter multiplataforma adotada por outras emissoras, além de estrear uma nova programação local. 

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a então TV Itararé, bem como as outras emissoras de Campina Grande, cessou suas transmissões pelo canal 19 UHF em 5 de dezembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

“Pés de barro”: em depoimento à justiça federal, ex-prefeito Bosco Fernandes “entrega” esquema de propina envolvendo deputado Wilson Santiago

O depoimento do médico João Bosco Nonato Fernandes, de 67 anos, à Justiça Federal da Paraíba (JFPB) no último dia 24 de maio trouxe revelações detalhadas sobre a investigação que apura o recebimento de propina no âmbito da Operação “Pés de Barro“, desencadeada pela Polícia Federal em dezembro de 2019. Confira o documento no final desta matéria!

Prefeito do município de Uiraúna, Sertão paraibano, por cinco mandatos entre 1993 e 2019, Bosco Fernandes revelou detalhes do caminho do dinheiro da propina e encontros com o deputado José Wilson Santiago (Republicanos) e com o empresário George Ramalho Barbosa, proprietário da empresa que venceu uma licitação de aproximadamente R$ 30 milhões para construir a Adutora da Capivara em Uiraúna e outros municípios sertanejos, que à época, enfrentavam escassez de água.

Perante a juíza Cristiane Mendonça Lage, da 16ª Vara Federal, Bosco Fernandes disse que foi apresentado ao construtor pelo deputado Wilson Santiago em um restaurante de um hotel na cidade de Sousa. “Este cidadão aqui é dono da construtora que eu quero que faça a obra de Uiraúna; o depoente disse que para ganhar a obra ele teria que ter documentos na legalidade e ganhasse no preço”, diz trecho do depoimento do ex-prefeito.

Durante a audiência, Bosco Fernandes se referiu aos percentuais direcionados a ele e ao deputado: “o dia em que conversou com JWS (José Wilson Santiago), ele disse que o depoente (Bosco Fernandes) iria receber 5% de cada medição e que ele próprio ficaria com 10%; outras vezes que se encontrou com JWS ele disse que não estava mandando a parte toda porque estava precisando e depois faria o acerto; não sabe o motivo pelo qual o depoente foi contemplado com estes pagamentos”.

Imagem gravada pela Polícia Federal

O ex-prefeito admitiu ainda que recebeu dinheiro pessoalmente das mãos de George Ramalho por três vezes nas cidades de Cajazeiras, Sousa e João Pessoa e que em uma das ocasiões recebeu dinheiro do empresário para entregar a Wilson Santiago, mas que não foi repassado, e mesmo assim o deputado não reclamou.

“Teve um encontro no hotel em Cajazeiras em que ele repassou o dinheiro ao depoente; no hotel em Sousa o depoente pegou dinheiro com GEORGE para entregar a JWS, o depoente estranhou porque poderia ser entregue a JWS e EVANI mas GEORGE argumentou que já estava em Sousa e não queria viajar com o dinheiro, este dinheiro não repassou para JWS, ficou com ele; depois quando se encontrou com JWS disse a ele pessoalmente, e ele não reclamou; o depoente não tinha um controle certinho dos pagamentos que recebia; recebeu dinheiro pessoalmente de GEORGE em 3 ocasiões: duas nos hotéis de Sousa e Cajazeiras e uma outra vez na pousada Verde Mar (R$ 20 mil) em João Pessoa , não sabe por que não foi EVANI quem entregou, acha que era porque GEORGE queria gravar o depoente na ação controlada; também se encontrou algumas vezes com EVANI para que ela lhe entregasse dinheiro, não se recorda quantas vezes; o depoente não tem ideia de quanto recebeu, mas tem certeza que não foi 5% das medições, porque teve algumas vezes que EVANI recebeu dinheiro e disse que teve que repassar para JWS porque estava pedindo”, revelou Bosco Fernandes em juízo.

Clique AQUI e confira a íntegra do depoimento de Bosco Fernandes!

Além do ex-prefeito, do deputado federal e do empresário, são réus do processo número 0802410-25.2021.4.05.8200, Evani Ramalho, Israel Nunes de Lima, Severino Batista do Nascimento Neto e Luiz Carlos de Almeida. (com Blog do Levi)

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Ex-chefe de cerimonial da PB assume temporariamente o Ministério de Minas e Energia

O paraibano Maurício Renato de Souza foi nomeado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alcmin, como ministro interino das Minas e Energia nessa quarta-feira (22). Ele ficará no cargo até o dia 29 deste mês.

No estado, ele atuou como chefe do Cerimonial do Governo no primeiro mandato de Ricardo Coutinho, entre 2011 e 2014. Também foi chefe de gabinete da vice-presidência do Senado durante o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB), entre 2017 e 2021, além de atuar no cerimonial quando o tucano era governador.

Também foi chefe de gabinete do senador Alexandre Silveira (Mar/2022 a Dez/2022), titular do ministério que o paraibano ocupa agora interinamente.

Governo muda cargos no Hospital Regional de Itaporanga e nomeia Shirleyane Brasileiro como nova Diretora Geral do HRI

E dois meses depois (da última mexida) o governo decide promover uma forte mudança nos cargos de direção do Hospital Regional de Itaporanga (HRI). A eficiente Shirleyane Brasileiro Araújo de Lima (foto) acaba de ser nomeada (através do AG nº 1.923) pelo governador João Azevêdo como nova Diretora Geral do HRI, em substituição ao agora ex-diretor Samuel Ronney Pereira Alves, exonerado através do AG nº 1.924.

Servidora efetiva dos quadros da Saúde do Estado da Paraíba, técnica bastante festejada pelo excelente profissionalismo e capacidade, Shirley assume a gestão do hospital imbuída de missão lhe confiada pelo governador e o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, de mostrar resultados positivos. É uma das melhores e mais eloquentes profissionais para cumprir essa tarefa. 

Na Diretoria Administrativa do HRI, antes ocupada por Shirley (exonerada através do AG nº 1.926), foi nomeada Gigliola Marcelino Gonzaga (através do AG nº 1.925). Para a Chefia do Núcleo Financeiro do HRI foi nomeada Lady Anne Pereira Alves (através do AG nº 1.927), que substitui Ermano Barreiro dos Santos Junior (através do AG nº 1.928) diga-se de passagem já há bastante tempo que estava à frente do cargo. 

Na Chefia de Enfermagem foi nomeada Nathanniely Deyse de Araújo (através do AG nº 1.929), que substitui Juliana Valeska Pereira Custódio (através do AG nº 1.930). A exoneração de Juliana causou surpresa na população por ser ela filha do vereador Judivan Custódio, mais votado em 2020. 

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Murilo cancela evento do Republicanos em Campina, mas ainda alimenta esperança de atrair Romero para a sigla

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) confirmou o cancelamento do evento de filiações do partido em Campina Grande a pedido do deputado federal Romero Rodrigues, que é especulado como nome a adentrar na legenda. A nova data não foi definida, mas será no mês de julho.

“Não será mais dia 30, será em julho que ainda vamos escolher a melhor data. Acomadar o presidente Hugo Motta, Adriano Galdino, Romero Rodrigues também que estará presente, outros deputados. Como tem esses festejos juninos em todo o Nordeste, e como Campina Grande está muito atribulada com o encerramento do São João, resolvemos adiar”, declarou.

Ainda durante a entrevista, Murillo revelou uma conversa pessoal entre ele e o deputado Romero Rodrigues em que o mesmo manifestou seu desejo pessoal de voltar a disputar a Prefeitura Municipal de Campina Grande. “Romero disse que ainda está amadurencendo essa ideia de ser candidato a prefeito de campina grande agora ou em um futuro próximo. Romero pediu para ser adiado o evento no dia 30”, apontou. Nas suas entrevistas e aparições Romero, vem descartando tal possibilidade de deixar o Podemos, bem como afirma que vai concluir seu mandato.

De atuação marcante, imprimindo próprio estilo, Lucas Ribeiro vai se consolidando como símbolo da nova geração que prática a boa política...

Com presença marcante, forte atuação, imprimindo o próprio estilo, com altivez e elegância, o vice-governador Lucas Ribeiro tem se firmado como símbolo não da nova política, mas da boa política como ele mesmo faz questão de enfatizar. Carismático, bastante solicito, encarna a figura central de um movimento (mundial) onde os eleitores buscam rejuvenescer a política, independente da ideologia desses jovens, que defendem muitas vezes bandeiras diferentes.

Sereno e sensato, sem sombras de dúvidas, se consolida como um dos líderes dessa nova geração. Sua idade o ajuda a "encarnar um novo olhar", utilizando-a a seu favor, falando com os jovens de maneira direta, franca, se colocando no mesmo nível deles. Unindo autoconfiança, energia e conexões através das redes sociais. Mas, Lucas já era ilustrado na verve política desde cedo, apesar de ter entrado apenas em 2017. Foi vereador, secretário e vice-prefeito (2021-2022) em Campina Grande. Inclusive o interesse pela política acabou se sobrepondo a sua paixão pelo Direito, em que se formou, é mestre em Desenvolvimento Regional e professor universitário. 

É bisneto de Agnaldo Velloso Borges, usineiro do Grupo da Várzea (possui vastas extensões de terras e usinas e era relacionado a forte poder político) entre a década de 1950 e 1980; Seu avô e chefe atual do Clã Ribeiro, Enivaldo Ribeiro foi prefeito de Campina Grande (década de 1980), gestão que desenhou as linhas das grandes avenidas da cidade, com traçado arrojado, ex-vice-governador, foi vice-prefeito (mais recentemente 2016-2020), ex-deputado federal; sua avó dona Virginia Veloso Borges foi prefeita do município de Pilar - por duas vezes, e atualmente é superintendente regional da Funasa na Paraíba; O tio, ex-secretário Estado da Agricultura, ex-deputado estadual, atual deputado federal (já no terceiro mandato) Aguinaldo Ribeiro influente liderança nacional e consolidado como um dos "cabeças" do Congresso Nacional, atualmente relator da Reforma Tributária na Câmara; e sua mãe Daniela Ribeiro, ex-secretária de Estado da Cultura, foi vereadora, ex-deputada estadual, atual senadora da República onde, em pouco tempo logo ganhou a confiança de seus pares no Senado Federal, se consolidando como uma das "cabeças" na Casa, líder da bancada do PSD e da bancada feminina, além de presidir a poderosa Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. São suas referências políticas.

Lucas Ribeiro, na verdade, em questão de meses, foi de criança a adolescente, e de adolescente a adulto. Ele faz e é notícia na Paraíba e no Brasil. Com 33 anos de idade, o vice-governador mais jovem do País, que imprime um novo jeito de se inserir no cargo, que tem a fama de ser "decorativo". Mas ele não quis vestir esse figuro. É presente, participativo, proativo, não deixa de desafiar o status quo. Se mostra um líder jovem, inteligente, preparado e com muita disposição para trabalhar junto com o governador João Azevêdo pela Paraíba. Se comprometeram a fazer uma política diferente. E estão fazendo. "Temos um trato muito bom, cujo entendimento é que estamos somando, não estou pra atrapalhar, mas para ajudar", afirma.

Sobre o longínquo 2026, que parece estar a poucos dias de distância, Lucas enfatiza expectativa de estar junto de João em qualquer circunstância, seja permanecendo no cargo ou até mesmo assumindo a chefia do Executivo, na hipótese de ele se desincompatibilizar para disputar uma vaga de senador. Se assumir o governo, terá João disputando vaga de senador ao lado de Hugo Motta. Se permanecer na vice, terá sua mãe Daniela disputando à reeleição ao lado também de Hugo Motta. Com parcimônia e jogo de cintura, Lucas sabe o papel a cumprir e o momento histórico que carrega na veia.

Até lá, Lucas Ribeiro vai desempenhando seu trabalho como um vice-governador atuante e presente dando atenção especial demandas da juventude. Coloca toda sua energia e disposição "para trabalhar de sol a sol pelos paraibanos". "Quero mostrar pra nosso estado que valeu a pena confiar na juventude, que valeu a pena confiar nesse trabalho que vem transformando a Paraíba”, afirmou. 

Lucas Ribeiro pratica a boa política porque sabe que tudo é passageiro, tendo como mais relevante o trabalho para melhorar a qualidade de vida do cidadão. E assim segue!

terça-feira, 20 de junho de 2023

Efraim emplaca aliado, nomeado pelo governo Lula, para a superintendência da Codevasf na Paraíba pretendida por Hugo Motta

O senador Efraim Filho (União Brasil) venceu a queda de braço com outros interessados, dentre eles o deputado Hugo Motta Republicanos), e emplacou um aliado na 13ª Superintendência Regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) sediada na Paraíba. Aliás, mais um aliado porque no início do governo Efraim já havia indicado outro aliado para a Superintendência dos Correios na Paraíba.

Com sua indicação, o novo superintendente será Irlen Guimarães Filho (foto). Ele vai substituir o interino Paulo Vasconcelos Filho. O órgão, que até pouco tempo atuava no Estado na como Escritório de Apoio Técnico, transformou-se recentemente em superintendência.

A Codevasf foi criada em 1974, para ancorar o perímetro irrigado do São Francisco, em Petrolina. Mas, paulatinamente, sua área de atuação foi ampliada e hoje vai do Amapá a Minas Gerais, com um orçamento que acima de R$ 1,3 bilhão, especialmente para máquinas e equipamentos.

Atualmente, a companhia é presidida a nível nacional pelo engenheiro Marcelo Andrade Moreira Pinto, indicado pelo líder do União na Câmara, deputado Elmar Nascimento, da Bahia. (com Helder Moura)

Governador convoca 800 aprovados em concurso da PBSaúde para o Edson Ramalho

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, na tarde de ontem (19), a contratação de 800 servidores concursados para Fundação PBSaúde. De acordo com João, os novos funcionários vão trabalhar no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. A unidade era administrada pela Polícia Militar.

A gerência, no entanto, passou para a Secretaria de Saúde, através da PBSaúde. “Boa notícia para a saúde. Estamos convocando mais de 800 profissionais aprovados no concurso da PB Saúde para atuar no Hospital Edson Ramalho. As novas equipes chegam para reforçar o atendimento na nossa Rede Pública de Saúde que avança cada vez mais”, afirmou Azevêdo nos seu Instagram.

domingo, 18 de junho de 2023

Vereador Tarcísio Jardim quebra protocolo, participa do Mr. Paraíba 2023 e leva quatro troféus para casa

Na tarde deste sábado (17), a Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação na Paraíba realizou em João Pessoa o ‘Mr. Paraíba 2023’. Havia uma grande expectativa pela participação do vereador Tarcísio Jardim (PL) pelo ineditismo de ter um parlamentar participando de uma competição do tipo. E o vereador não só participou como levou quatro troféus para casa.

Jardim contou que essa foi a primeira competição que ele participou depois de ter sido eleito e disse que recebeu muito apoio. "A quebra de protocolo é justamente um parlamentar com a vida corrida que a gente tem, se manter produtivo e ainda conseguir enfrentar uma jornada dessa. Muitas pessoas duvidaram que eu chegasse a condição de ganhar", relatou. 

O vereador conquistou o 1º lugar Classic Physic Estreantes, 1º lugar Classic Physic Novice, 1° lugar Men’s Physic Novice e 2º lugar Men’s Physic Estreante. "O meio do esporte vibrou, o fisiculturismo não tem representatividade politica e ter um vereador disposto a fazer esse percurso, que é muito difícil é muito importante", disse acrescentando que o esporte além de ser caro, tem pouca visibilidade na mídia. 

O evento aconteceu do Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro Manaíra, e contará com a participação do vereador Tarcísio Jardim (PL), de João Pessoa.