quinta-feira, 27 de junho de 2024

Ex-comandante do Exército da Bolívia é preso por tentativa de golpe

Juan José Zúñiga, que liderou uma tentativa de golpe de estado na Bolívia contra a administração do presidente Luis Arce, foi preso na noite desta quarta-feira (26/6).

O general era o comandante-geral do exército boliviano, mas foi destituído do cargo na terça-feira (25). Ele foi afastado após afirmar que prenderia o ex-presidente Evo Morales caso ele fosse eleito nas eleições de 2025.

Na tarde desta quarta-feira, membros das Forças Armadas invadiram o palácio presidencial em La Paz, liderados para Zúñiga. Unidades do Exército também foram vistas agrupadas em ruas e praças da capital boliviana.

O presidente Luiz Arce estava em outro local. Em uma rede social, ele pediu para que a democracia fosse respeitada e afirmou que “mobilizações irregulares” estavam acontecendo.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Cartaxo e PSOL vão à mesa para discutir aliança em João Pessoa

Pré-candidato a prefeito de João Pessoa, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se reuniu na manhã desta terça-feira (25) com a presidente municipal do PSOL, Aurea Augusta, o pré-candidato a vereador Tárcio Teixeira (PSOL) e Victor Hugo (PSOL), dirigente partidário.

Também participaram da reunião o deputado federal Luiz Couto (PT), o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), a ex-deputada Estela Bezerra, além dos dirigentes do PT Luiz Nunes e Zennedy Bezerra. O objetivo do encontro foi fortalecer o diálogo e a unidade do campo progressista da Capital paraibana, a exemplo do que acontece em São Paulo com a candidatura do deputado Guilherme Boulos (PSOL) e da ex-senadora Marta Suplicy (PT).

"Foi uma reunião bastante produtiva com os companheiros e companheiras do PSOL de João Pessoa, onde pudemos avançar no diálogo para unir o campo progressista e construir uma frente que vença as eleições e volte a governar João Pessoa com compromisso social e cuidado com as pessoas. O PT e o PSOL estão fazendo isso em São Paulo, com a candidatura dos companheiros Boulous e Marta. Vamos juntos fortalecer esse diálogo e construir a unidade em benefício do povo de João Pessoa", disse.

“Eu, no lugar de Romero, não seria candidato a prefeito de Campina Grande”, diz Leonardo Gadelha

O Deputado federal, Leonardo Gadelha, afirmou, na tarde desta terça-feira (25), que se estivesse no lugar de Romero Rodrigues não seria candidato a prefeito de Campina Grande, nas eleições desse ano. Leonardo Gadelha, que foi entrevistado do Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação disse que Romero Rodrigues vem se destacando e ganhando notoriedade em Brasília.

“Em Brasília ele está sendo muito importante para Campina Grande e para a Paraíba porque vem canalizando recursos financeiros para o nosso Estado, mas existe um chamamento para que ele seja candidato em Campina e essa decisão só cabe a ele e com certeza ele tomará melhor decisão”, afirmou.

Para Leonardo Gadelha, Romero em Brasília trabalhando por Campina Grande e pela Paraíba e continuando como aliado de Bruno Cunha Lima, seria o melhor caminho, a melhor decisão, finalizou.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Em Conceição, Stherlan mantém pré-candidatura a prefeito, fala de direito natural e unidade das oposições

O advogado e pré-candidato a prefeito Stherlan Emanuel disse, em contato com o blog nesta segunda-feira (4), que mantém seu nome nas disputas internas das oposições abordando como sendo um direito natural por estar bem colocado em todas as pesquisas, além de ser um nome de consenso dentro do grupo. 

Para ele, especulações sobre formações de chapa são "matérias plantadas", pois nos bastidores se constrói uma unidade que seja viável e segura a oposição. "Conceição precisa de um projeto de transformação, geração de emprego e renda, incentivo a agricultura familiar, pautas que necessitam ser dialogadas com a população. Me coloquei como pré-candidato a pedido do meu líder, a quase 6 meses, e naquele momento não existia rompimento da família Lacerda, cuja postulação era um projeto para perder e manter o grupo único. Mesmo liderando as pesquisas para Vereador me coloquei a disposição para enfrentar as eleições na conjuntura da época", comenta o vereador. 

"Hoje as pesquisas demostram com clareza que com o rompimento do grupo Lacerda, com duas candidaturas, a oposição tem grandes chances de vencer nas urnas depois de 12 anos. Se meu nome nas pesquisas internas mostram a principal viabilidade da oposição, é uma questão de lógica oficializar meu nome dentro do PSB", declarou Stherlan Emanuel.