quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Republicanos indica o professor João Marcelo, ligado ao deputado Wilson Filho, para a Secretaria de Educação da Paraíba

O Republicanos indicou ao governador João Azevêdo (PSB) o nome do professor e ex-prefeito Campus UFPB (Gestão Margarth Diniz), Dr. João Marcelo Alves Macêdo (foto), para ocupar a Secretaria de Estado da Educação. Ele é ligado ao líder da base governista na Assembleia Legislativa, deputado estadual Wilson Filho que contou com o aval de todo o partido.  

O governador havia exigido perfil técnico e, no mínimo, com mestrado para assumir a pasta. Ele vai substituir Claudio Furtado. “Recebo com muita alegria e honra a indicação meu amigo, você sabe o quanto nós dedicamos e se o governador nomear teremos o dobro de motivação, principalmente pela possibilidade de trabalhar pela transformação de nosso estado”, disse o professor em resposta a indicação do Partido.

João Marcelo possui Doutorado em Ciências Contábeis, especialização em Gestão e Auditoria Pública, além de Técnico em Contabilidade pela Academia de Comércio Epitácio Pessoa. Atualmente é professor Adjunto III – T40 – DE da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atua em temas como Contabilidade Financeira, Conexões Políticas, Cooperativas de Crédito, Bancos, Contabilidade e Gestão Pública e Educação Contábil.

Participa do Grupos de Pesquisa como Vice-Líder: GESFIN e do Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade – GEPEC como pesquisador; Já foi Presidente (2014-2016) e Diretor Técnico e de Integração com a Sociedade (2012-2014) do Instituto UFPB do Desenvolvimento da Paraíba – IDEP/UFPB; Já foi Prefeito Universitário da UFPB (2016-2019)

Já foi Assessor Especial do Gabinete da Reitoria (2019-2020); Já foi Conselheiro Fiscal da Cooperativa SICREDI CREDUNI (2012, 2013) Atualmente é Conselheiro de Administração da Cooperativa SICREDI CREDUNI (2014-2018) (2019-Atual).

Além da Educação, o Republicanos também deve indicar Raniery Paulino para Secretaria de Representação em Brasília e referendar a continuidade de Valéria Aragão na Secretaria de Articulação Política do governo. Aragão é aliada de Adriano Galdino.

O anúncio do novo secretariado estava previsto para esta quarta-feira (11), mas o governador só deve revelar os nomes na próxima semana.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Deputado Gilbertinho é recebido por Ministro da Previdência Social em Brasília

O deputado estadual eleito, Gilbertinho (União) esteve, nesta terça-feira (10), em audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O encontro aconteceu em Brasília na sede do ministério.

De acordo com o deputado, a audiência teve como objetivo pontuar algumas solicitações, dentre elas, o olhar do ministro para um atendimento mais humanizado nas agências do INSS, bem como, o aumento do efetivo em especial dos peritos, que segundo o parlamentar, ajudará no redução das longas filas que chega 62 dias para aposentadoria, 486 dias para auxílio reclusão, 223 dias BPC para pessoas com deficiência e 122 dias para incapacidade acidentária.

“A reunião foi muito proveitosa e o ministro Carlos Lupi ouviu nossas demandas com muita atenção. Durante nosso mandato, não medirei esforços para garantir direitos e especialmente a dignidade ao cidadão paraibano”, afirmou o deputado.

Conforme dados do Ministério da Previdência, cerca de 5,5 milhões de brasileiros aguardam na fila pela concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número engloba as pessoas que aguardam a concessão de qualquer tipo de benefício, como aposentadoria e auxílio-doença.

Desde que o INSS começou a utilizar um robô para analisar pedidos de benefícios, mais pedidos começaram a ser indeferidos automaticamente. Segundo especialistas, isso ocorre porque os cadastros dos cidadãos normalmente contêm erros e, na maior parte dos casos, é necessária a análise de um servidor, e não de um robô.

Wilson Filho diz que o “Republicanos terá o espaço justo” no Governo João 2

O Republicanos terá o espaço no Governo João Azevêdo 2 que achar ser justo. A afirmação é do deputado estadual Wilson Filho, líder do governo na Assembleia Legislativa pelo menos até o final deste mês.

Disse que o partido já é parceiro do governo do estado e continuará a ser. “Ninguém tira o papel de protagonista nesse eleição de 2022 e, certamente, o governador [João Azevêdo], no momento que achar devido, irá pinçar representantes do partido para assumir missões”, destacou.

Disse que não “exigência” ou “condição” para que o Republicanos ocupe cargos. Apesar do discurso, o Blog apurou que o partido está de olho na Secretaria de Educação, área que João já avisou que será ocupada por um técnico.

Em entrevista no dia da diplomação, em dezembro passado, o deputado Adriano Galdino afirmou que a legenda quer espaços para Márcio Roberto, que perdeu o mandato para Bosco Carneiro, além de secretarias executivas.

Sobre permanecer na liderança do governo, Wilson Filho afirmou que a decisão caberá ao governador. Os parlamentares eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro, quando também haverá a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia.

Defesa Civil Nacional declara situação de emergência em Pedra Branca, na Paraíba

A Defesa Civil Nacional divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10), uma portaria em que reconhece situação de emergência devido ao período de seca na cidade de Pedra Branca, na Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, com a medida, a Prefeitura fica apta a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

Conforme a portaria, outras cidades do estado vizinho, Pernambuco: Brejinho, Solidão e Itapetim, no Sertão do Pajeú, e em mais nove municípios brasileiros atingidos por desastres naturais estão incluídas na situação de emergência para pedir socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada devido às fortes chuvas nessas cidades.

Os municípios pernambucanos estão no grupo dos que apresentam estiagem, junto às cidades de Alvarães, no Amazonas; Pedra Branca, na Paraíba; e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, que também foram reconhecidas em situação de emergência.

Agora, a gestão de cada cidade deve fazer a solicitação de recursos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.


domingo, 8 de janeiro de 2023

Bayeux tem novo prefeito...

Léo ladeado pelos deputados Dr Damião e Felipe Leitão 
Bayeux, na região metropolitana da Capital, talvez seja a única cidade da Paraíba que trocou de prefeito em 2023. Isso porque, a atual gestora, Luciene Gomes (PDT), não comanda mais a cidade que possui o quinto maior colégio eleitoral do estado. 

Segundo informações recebidas pelo portal "Política da Paraíba" por auxiliares da gestão, quem passou a tomar as “rédeas” na cidade foi o atual secretário executivo de Governo e Articulação Política, Léo Micena. 

Léo tem tomado todas as decisões políticas da gestão e ordenado as nomeações e exonerações de novos servidores da prefeitura. O poder de Micena na prefeitura tem causado uma enorme ciumeira entre outros auxiliares da gestão.

No caso mais recente, o Grupo Mateus, empresa do seguimento varejista atuante no Norte e Nordeste, procurou a prefeita para anunciar a instalação de uma nova unidade do Grupo na Avenida Liberdade, principal via da cidade, e na verdade quem os recebeu e participou das negociações foi Léo Micena.

Nas fotos divulgadas nas redes sociais, é possível constatar que Luciene não participa da reunião, que é comandada por Léo. Veja as imagens a seguir;

Diário Oficial confirma criação da ‘Comissão Especial de Desapropriação’ de terras e imóveis na PB

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) trouxe, na edição da sexta-feira (06/01), a publicação confirmando a criação de uma ‘Comissão Especial de Desapropriação’ que irá tratar exclusivamente de questões ligadas à desapropriação de áreas de terra e de imóveis em território paraibano.

De acordo com a Portaria nº 161/2022/PGE-SEIRHMA, a comissão, criada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SEIRHMA), representará o Estado da Paraíba em questões de “ajuizamento e acompanhamento das Ações de Desapropriação decorrentes da impossibilidade de consenso quanto à indenização expropriatória”.