sábado, 27 de agosto de 2011

Fundado o Sindicato dos Professores do Município de Santa Inês a ser presidido por Luiz Rosa da Silva

Em reunião realizada nesta sexta-feira (26), nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Félix Pereira dos Reis”, no município de Santa Inês, ocorreu a solenidade de fundação do SINPROMUSI (Sindicato dos Professores do Município de Santa Inês-PB) que surgiu da união entre profissionais da educação do município no intuito de defender os interesses da classe. Na oportunidade, foi realizada a eleição para escolha dos membros da diretoria executiva e conselho fiscal. Para conduzir o SINPROMUSI por dois anos foi escolhida a seguinte diretoria:  
Diretoria Executiva – Luiz Rosa da Silva Filho (Presidente), João Bernardo de Figueiredo Filho (Vice-presidente), Francisca Neide Vieira Lima (1ª Secretária), José Fábio Nicolau dos Santos (2º Secretário), Edinaldo Miguel da Costa (Diretor Financeiro), Anderson Michel Dutra de Oliveira (Diretor de Comunicação), Edival Sabino Vieira (Diretor de Formação Sindical); Conselho Fiscal – Titulares: Edileidiane Miguel de Sousa, Simaide Vieira de Sousa, Cibele Maria da Silva Rodrigues; Suplentes: Maria do Socorro Andrade, Rosimere Leite Vieira, Célia Cristina Abílio Valões.
"O SINPROMUSI é uma entidade autônoma, apartidária, desvinculada do Estado e sem fins lucrativos que veio a contribuir de forma decisiva com o desenvolvimento do município, uma vez que só através de um sistema educacional bem estruturado é que se pode pensar em melhores dias. A associação que ora nasce, trará ações que contemplarão de forma ampla os serviços educacionais prestados, pois lutaremos incansavelmente pela melhoria do ensino de Santa Inês-PB”, foram as palavras de Luiz Rosa. (com Ascom)

Novas regras para uso de verbas federais da educação proíbe uso de cheques e restringe saques

Entram em vigor neste sábado (27) as regras do decreto assinado em junho pela presidenta Dilma Rousseff que tornam mais duras as normas para o uso de verbas federais da educação e da saúde por estados e municípios. O Fundo Nacional  de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou na edição de ontem (26) do Diário Oficial da União resolução que regulamenta essas mudanças, entre elas a proibição do uso de cheques para pagar fornecedores. O objetivo é fazer com que as movimentações financeiras sejam feitas quase todas por meio eletrônico – o que permite maior controle dos gastos.
A resolução abrange os principais programas de transferência de recursos do governo federal para prefeituras e governos estaduais na educação, entre eles os que ajudam a financiar a merenda e o transporte escolar, além dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O dinheiro é depositado em uma conta específica, que agora deverá ser em bancos federais – a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Para apenas dois programas deles será permitido sacar o dinheiro: o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Ainda assim, os saques são para ocasiões excepcionais e estão restritos ao total de R$ 8 mil ao ano.
“Esses saques vão propiciar essa transição de tirar a figura do cheque da movimentação porque não podemos também engessar o processo. Ainda temos alguns prestadores de serviço que não têm conta bancária. Por exemplo, um barqueiro que recebe dinheiro da prefeitura para transportar os alunos de um vilarejo a outro”, explica Gina Loubach, coordenadora de Execução e Operação Financeira do FNDE.
O Pnate transfere recursos a municípios e estados para apoiar o custeio do transporte escolar. Já o PDDE repassa quantias menores direto às escolas para pequenas compras de material ou gastos com reparos na estrutura física da unidade. Os saques feitos até o limite de R$ 8 mil ao ano deverão ser justificados na prestação de contas. Outra novidade da resolução é que o FDNE passará a publicar na internet os extratos bancários mensais dessas contas que são utilizadas para repasse de recursos da União. A previsão é que os dados estejam disponíveis a partir de outubro.
“Isso torna o processo mais transparente porque não vai depender da autorização da prefeitura essa divulgação. Será uma ferramenta de fiscalização que poderá ser utilizada por qualquer cidadão. No extrato ele poderá ver o que o estado ou município está gastando e com quem”, acrescenta Gina. (AgênciaBrasil)

Buega Gadelha recebe título de cidadão Itaporanguense em sessão solene realizada na Câmara Municipal

Ainda durante sua estada em Itaporanga ontem (26) o industrial Francisco de Assis Benevides (Buega) Gadelha foi agraciado pela Câmara Municipal com a Outorga do título de cidadão Itaporanguense, numa propositura apresentada pelo vereador Erivaldo de Sousa Rufino (PSDB). A sessão solene ocorreu às 20h, logo após a solenidade de inauguração da Indústria do Conhecimento.
Presidida pelo vereador/presidente José Honório de Sousa e secretariada pelo vereador Francisco Saulo, a sessão contou com a presença de várias autoridades, empresários e diretores/conselheiros do Sistema SESI. Além dos dois, a mesa dos trabalhos foi formada pelo prefeito Djaci Brasileiro, por Magno César Rossi (presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral da Paraíba), pela empresária/executiva Daniela Dantas (representando os empresários da Indústria Têxtil do Vale), pelo homenageado Francisco Benevides, sua esposa Elvira e a filha Letícia. Dentre as autoridades presentes no plenário, também, encontrava-se membros do secretariado municipal capitaneados pela primeira-dama Kátia Brasileiro, atual secretária de Planejamento e Gestão.
Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Diretor Regional do Sistema SESI/SENAI, Dr. Buega Gadelha expressou em suas palavras a emoção de estar recebendo tamanha honraria, haja vista, as muitas demonstrações de afinidade que tem com a 'Rainha do Vale'. Lembrou momentos vividos nas ruas de Itaporanga na companhia do ex-prefeito José Silvino, do executivo (já falecido) Walter Viana e do ex-governador Wilson Braga. 
Alguns desses momentos relatados aconteceram quando todos eram secretários do governo braga, sendo: Silvino (Recursos Hídricos), Walter (Superitendente do extinto Paraiban) e o próprio Buega (Agricultura). "Conheço recantos como o Alto das Neves, o Conjunto Chagas Soares, a Vila Mocó... sinto emoção ao andar por essas localidades, bem como, de ajoelhar-me e rezar aos pés do Cristo Redentor, lá na Serra do Cantinho", disse.
O prefeito Djaci Brasileiro expressou sua gratidão pela presteza do Presidente Buega Gadelha em trazer a Indústria do Conhecimento para a cidade e disse que ele se tornava a partir daquele dia um irmão dos moradores de Itaporanga. Djaci agradeceu ao SESI e a Buega a oportunidade de ter na cidade  este importante equipamento educacional: “Nós moradores de Itaporanga  estamos felizes em vivenciar esse momento, só temos a agradecer e aproveitar tudo que está sendo oferecido”, pontuou.
“Eu quero te agradecer Buega, por tudo o que estás fazendo por este município em parceria com meu governo. Pela tua dedicação, pela tua competência. Itaporanga irá vivenciar, por exemplo, no ano que vem um momento especial e único com a realização em nossa cidade da tão festejada Ação Global”, disse. O gestor, inclusive, enalteceu a oportunidade que juntos, Prefeitura e SENAI, vão oferecer a centenas de jovens itaporanguense com a realização de diversos cursos profissionalizantes. "A instalação de cursos do SENAI em Itaporanga é muito importante porque vamos capacitar e profissionalizar mão de obra para os empresários, gerando assim emprego e renda no município", comentou o prefeito.
Acompanhado de sua esposa e filha caçula, Elvira e Letícia, Dr. Buega Gadelha iniciou seu discurso, afirmando, que não há nada mais gratificante na vida de um homem que ser reconhecimento, não pela vaidade, mas por serviços prestados a coletividade. Disse aos vereadores que se sentia muito feliz e extremamente honrado que o gesto dos mesmos para consigo demostra desprendimento e profunda consideração e afeto. “Este gesto de carinho, senhores vereadores, aumenta ainda minha cumplicidade com a 'Rainha do Vale' e aqui estarei toda vez que puder para prestigiar as festas tradicionais como o São Pedro” observou. Prosseguindo, agradeceu de forma especial, ao vereador Erivaldo Rufino.
Dr. Buega recebeu das mãos do vereador Erivaldo o título de cidadão Itaporanguense
 Daniela Dantas (da Itatex) falou em nome dos empresários da região
 A primeira-dama Kátia Brasileiro entregou um buquê de flores à dona Elvira Gadelha
 Primeira-dama Kátia Brasileiro, Leitícia e dona Elvira Gadelha
 Dr. Buega ladeado pelo casal Dyane e Ricardo Pinto (Chefe de Gabinete do Município)

Momentos inauguração da Indústria do Conhecimento

Abaixo, caro leitor/internauta, momentos da inauguração da Indústria do Conhecimento em Itaporanga, como: a entrevista concedida pelo prefeito Djaci Brasileiro à TV Itararé; Monitores com bonecos do SESI; Apresentação da Fanfarra do SESI; dentre outros...

Momentos do jantar em homenagem a Dr. Buega...

Após a sessão solene de entrega do título de cidadão, o novo filho itaporanguense Dr. Buega Gadelha fencerrou num jantar em sua homenagem. O evento foi animado com a bela voz da cantora Wilka e ótimo som de Thiago, no violão. Confira:
 Equipe do SESI-Patos, sob comando de Claudete Leitão também editora da revista Política & Negócios que deu show de cobertura
 A noite ainda foi de surpresa para Claudete Leitão, aniversariante do dia, homenageada com todos cantando parabéns pra você...
Momento de conversa política tendo ao redor da mesa, em sentido horário: Márcio Rodão, Erivaldo Rufino e Duvan, ambos vereadores; o editor, Ricardo Pinto (Chefe de Gabinete), Dudé e o radialista Cláudio Nepó.
 Galera do SESI-Patos abrançando o signatário do blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TCU aponta irregularidades na duplicação da BR-230, que causou dano de R$ 24 milhões aos cofres públicos; o itaporanguense Expedito Leite, ex-superintendente do DNIT vai ter de dar explicações ao tribunal

Expedito foi candidato a deputado estadual pelo PMDB em 2010
As autoridades responsáveis pelo DER, Dnit e Via Engenharia terão de prestar esclarecimentos ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os indícios de irregularidades nas obras de duplicação da BR-230, trecho João Pessoa/Campina Grande (do km 35,6 ao km 147,9). O TCU determinou a audiência dos responsáveis para que apresentem no prazo de 15 dias razões de justificativas sobre as irregularidades.
Segundo o Tribunal, as irregularidades podem ensejar a não aprovação das contas dos convênios, bem como a anulação dos termos de recebimento definitivo das obras, “mormente com relação à degradação precoce da condição estrutural da rodovia, acarretando possível dano ao erário estimado em R$ 24,8 milhões, em virtude da necessidade de serem realizadas novas intervenções para dotar o pavimento de condições estruturais adequadas”.
O ex-superintendente do DER Inácio Bento terá de dar esclarecimentos sobre a coordenação deficiente, no período de 31/12/2005 a 27/2/2009, das obras de duplicação, caracterizada pela aceitação, medição e pagamento da execução de serviços com qualidade deficiente, bem como pela preterição da contratação de empresa supervisora em favor da utilização de recursos do próprio DER, sem que esse órgão demonstrasse efetiva capacidade para realizar os trabalhos de controle das obras.
O ex-superintendente do Dnit (o itaporanguense) Expedito Leite da Silva (foto) vai ter de explicar a supervisão gerencial deficiente, no período de 31/12/2005 a 2/4/2010, caracterizada pela aceitação da execução de serviços com qualidade deficiente, pela ausência de providências por parte do Dnit para exigir do DER o controle eficiente das obras.
Já o engenheiro fiscal da obra, Luiz Clark Soares Maia, foi citado para prestar informação acerca da fiscalização deficiente, no período de 2006 a 2010, caracterizada pela aceitação, inclusive da medição e pagamento, da execução de serviços com qualidade deficiente, bem ainda pela sonegação de documentos e omissão de informações como superintendente regional substituto do Dnit na Paraíba.
O atual superintendente do DER, Carlos Pereira, vai ter de se explicar sobre a emissão dos Termos de Recebimento Definitivo, como ex-diretor de obras do DER, nas datas de 18/8/2010 e 20/10/2010, sem que houvesse comprovação da adequação dos serviços executados. Outro envolvido nas irregularidades é o engenheiro fiscal do DER Oduwaldo de Andrade e Silva. (com Lenilson Guedes)

Leitor do blog procura por parentes na cidade de Piancó

O leitor/internauta João Batista Soares Rodrigues entra em contato com o blog e pede aos milhares de leitores deste espaço, em particular aos piancoenses, alguma informação no sentido de encontrar parentes, que segundo ele "moram" ou "moravam no município de Piancó". João Batista deseja saber alguma informação ou contato de alguma das seguintes pessoas: Samir, Saymon e Samana Alana Leite Xavier. Todos são filhos de Saturno e ele gostava, de acordo com João Batista, de correr vaquejada. Caso haja alguma informação sobre estes parentes ele gostaria de que fosse passada para o seu endereço eletrônico: j.bt.ita@hotmail.com  

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeito Djaci Brasileiro assina escrituração do terreno aonde será construído novo matadouro público

O prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB) assinou nesta quinta-feira (25), em sua residência, a escrituração do terreno, compreendendo 02 hectares, localizado no sítio Emas, distante cerca de quatro quilômetros da sede, aonde será construído um novo e moderno Matadouro Público para acomodar os trabalhos dos comerciantes/marchantes de Itaporanga. A escritura foi assinada hoje pelo prefeito e pelo proprietário/vendedor Júnior Ferreira (Júnior de Moá). O investimento na compra do terreno foi da ordem de R$ 30 mil.
Para a construção deste equipamento a Prefeitura Municipal já está pronta para investir cerca de R$ 800 mil, oriundos dos cofres municipais e que deve ter início nos próximos dias. Entretanto, a edilidade requisitou à justiça local a abertura do antigo Matadouro, interditado por uma ação desencadeada por vereadores e alguns comerciantes. Caso a justiça libere a abertura do Matadouro os comerciantes retornam a usá-lo até a construção do novo.
A escrituração do terreno foi assinado por Júnior de Moá e pelo prefeito Djaci, que fez o pagamento no mesmo instante após assinar o cheque de R$ 30 mil.
Inclusive, já existe um laudo técnico expedido pela Sudema liderando a abertura do Matadouro, que só pode ser feita pela justiça. O Matadouro Público de Itaporanga, construído na década de 70, foi interditado após decisão da 3ª Vara da comarca local e mantida, posteriormente, pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça em decisão fundamentada em irregularidades apontadas nos relatórios higiênico-sanitárias. Para reabrí-lo o TJ determinou que a Prefeitura providenciasse solução de algumas pendências.
Com o fechamento do Matadouro Público os marcahntes tiveram que transportar os animais para serem abatidos no Matadouro de Pedra Branca. A Prefeitura de Itaporanga resolveu bancar o transporte de volta para a comercialização da carne no açougue, localizado no mercado público local. Desde então havia queixas de alguns comerciantes quanto a data em que seria adquirido o terreno para construção do novo matadouro.
O que foi solucionado nesta quinta-feira oportunidade em que o prefeito assinou a escrituração pública da compra do terreno para tal objetivo.
O novo matadouro público será construído numa área de 02 hectares que terá ainda uma lagoa para  tratamento dos dejetos. O investimento gira em torno de R$ 800 mil e abaixo o prédio onde funcionava o atual matadouro, que foi recuperado ano passado pela Prefeitura.
Acima, você confere uma imagem panorâmica mostrando a localização exata do atual matadouro público, que foi inteditado pela justiça local. Ele foi construído na década de 70, portanto, há mais de 40 anos, numa área que na época só existia mato... com o passar dos anos a cidade foi crescendo e avançando sobre o equipamento tendo, hoje, o aual prefeito a incubência de construir um novo e moderno equipamento para o abate de animais.

Concurso do IBGE destina três vagas para Itaporanga e inscrições começam no próximo dia 29

De 29 de agosto a 19 de setembro, estarão abertas as inscrições para 4.250 vagas temporárias para Agente de Pesquisas e Mapeamento (salário mensal de R$ 850,00), oferecidas em 554 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. Os selecionados terão contratos de até dois anos, renovados mensalmente. As inscrições serão feitas no site da Consulplan (www.consulplan.net), empresa responsável pela seleção e custarão R$ 20,00. Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão realizar a inscrição em Postos de Inscrição Informatizados, no mesmo período, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.
As provas objetivas estão previstas para 30 de outubro e as convocações deverão ser realizadas a partir de 24 de novembro deste ano.A jornada de trabalho do Agente de Pesquisas e Mapeamento será de 40 horas semanais (oito horas diárias).O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio concluído. Há outros pré-requisitos detalhados no edital, onde também podem ser encontrados os conteúdos programáticos das provas, que serão compostas por questões de múltipla escolha.
Há 235 vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência em todo o Brasil. O candidato portador de deficiência deverá verificar se há este tipo de vaga no município ao qual deseja concorrer. Para a Agência do IBGE sediada em Itaporanga são oferecidas 03 (três) vagas. As incrições tem inicio a partir do dia 29 de Agosto e serão efetuadas pela internet no endereço eletronico: www.consulplan.net   e NOS POSTOS DE INSCRIÇÃO INFORMATIZADOS, no endereço: AV. Deputado José Soares Madruga, N.318 Centro, Itaporanga-PB. Tel: 99140217, com  ROSSANE, coordenadora local. Nos horários das 9:00 às 12:00hs e das 14:00 as 17:00hs.

Casal que viajava com destino a Conceição sofre susto com estouro de pneu que levou veículo a sair da pista

Um verdadeiro susto. Foi o que passou um casal que viajava para a cidade de Conceição na tarde desta quinta-feira (24), por volta das 13h:55m quando o carro em que viajava estourou um dos Pneus dianteiro e saiu da Pista de rolamento caindo numa pequena ribanceira dentro do mato. O veículo era conduzido pelo cabo da PM Francisco de Assis Silva que viajava para conceição através da BR-361, nas proximidades do KM10 entre Santa Terezinha e Patos em companhia da esposa que não teve a identidade revelada
Por muita sorte o veículo não capotou. O policial disse que vinha numa velocidade regular e de repente ouviu um estrondo quando o pneu estourou. Na tentativa de manter o carro em curso, acabou perdendo o controle do veículo que invadiu a contramão e caiu numa pequena ribanceira. Apesar da situação delicada, o carro não chegou a virar.
Imediatamente equipes da Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros compareceram ao local, mas nada de grave foi constado nas vítimas, apenas pequenos danos ao veículo que inclusive é segurado. O casal foi examinado pelos Paramédicos de uma das equipes e após a constatação que estava tudo bem foi liberado para realizar os procedimentos em relação a retido do carro do local. (com PortalPatos)

Caso Josias Tolentino não consiga permanecer à frente da 7ª GRE em Itaporanga é dado como certo retorno da professora Sônia Carvalho

Sobre a abertura de processo seletivo para escolha de novos gerentes regionais de educação pelo Governo do Estado, que oferece 14 vagas para os municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape, chega ao blog a informação de que caso o professor Josias Tolentino, atual diretor da 7ª Gerência de Educação em Itaporanga, não consiga permanecer no cargo é dada como certa a escolha da professora Maria Sônia do C. A. Carvalho (foto) como sua substituta. 
Com isso, além de ser escolhida por meio de processo seletivo a nomeação da professora Sônia Carvalho de quebra agradaria ao esquema político liderado pelo prefeito Djaci Brasileiro, responsável pela indicação de Josias. Curriculum e plano de gestão preparado pela professora já se encontra em João Pessoa há meses. Inclusive, vale ressaltar que Sônia foi diretora da 7ª Gerência de Educação durante os governos Ronaldo/Cícero (1990-1994) e Cássio I e II (2002-2009). Experiência é o que não lhe falta...
A professora é formada em Licenciatura em Letras pela antiga FPM (atual FIP) e cursou Especialização em Educação 'Objetivando a Formação do Educador', na Universidade Federal da Paraíba. Com experiência profissional foi professora de educação especial na Escola Normal professor Francelino de Alencar Neves (1984/1988), professora de didática de linguagem também na Escola Normal professor Francelino de Alencar Neves (1989/1990), Gestora da Sétima Gerência de Educação e Cultura (1991/1998 - 2003/2008) e Coordenadora Pedagógica na Escola EEF Padre Diniz (1999/2002 - 2009/2010).
Como qualificação e atividades profissionais destaca-se: Treinamento de atendimento a crianças de 06 anos (Setras); Curso de capacitação para agentes multiplicadores de educação para jovens e adultos (SEC); Curso de oficina do plano de desenvolvimento da escola (PDE); Curso de capacitação em administração escolar; Curso de capacitação de gestores públicos (ESPEP); Programa de apoio aos secretários municipais (PRASEM); Curso de capacitação de diretores e especialistas de escolas públicas (ESPEP); Seminário sobre projeto político padagógico (PPP); e o curso de capacitação prestação de contas de recursos públicos.

Grupo itaporanguense Clã Brasil apresentam forró em homenagem a Dominguinhos em São Paulo

“Essas meninas estão levando a música nordestina de uma forma muito bonita”. A frase elogiosa foi dita por Dominguinhos e registrada no DVD “Clã Brasil canta Dominguinhos”, do grupo Clã Brasil, gravado ao vivo em João Pessoa (PB), em homenagem ao músico veterano do forró, que completou 70 anos em fevereiro. A banda feminina, que já tem passagens por várias cidades brasileiras e também por países da Europa, faz apresentações em São Paulo.
O show-tributo teve origem após o Clã Brasil ser convidado para participar de um documentário realizado pela TV Globo Nordeste, por ocasião do aniversário de Dominguinhos. O violonista, compositor e fundador do grupo, José Hilton, o Badu, conta que fizeram um estudo profundo na obra do mestre da sanfona, que resultou em um material rico de novos rearranjos do trabalho original do instrumentista.
Daí surgiu a ideia de transformar o material em um especial em DVD, com duas participações especiais do discípulo de Luiz Gonzaga. Nas faixas “Onde Está Você” e “Pé de Poeira”, Dominguinhos atua no manejo do acordeão e solta a voz ao lado do grupo formado por outros quatro músicos, além das quatro meninas cantoras e multi-instrumentistas.
As raízes
A carreira do Clã Brasil começou de forma bastante informal na Paraíba. Badu, acompanhado da mulher, Maria José, e das filhas Lucyane, Laryssa e Lizete, fazia reuniões na casa da família para tocar um “bom forró pé de serra”. O violonista conta que os vizinhos ouviam as canções e iam para a rua dançar na frente da casa. “A gente tocava, brincava e alegrava o pessoal com a nossa música”, lembrou. Para completar a formação do Clã Brasil, chegaram Fabiane, que toca cavaquinho e violão, e seu irmão Francisco, que assumiu a percussão do grupo.
O salto do amadorismo da banda independente para a repercussão internacional se deu com a participação da banda no DVD “O Poeta do Som”, do músico Sivuca, gravado em 2006, ano de sua morte. Lucyane, instrumentista, cantora e atual produtora do Clã Brasil, conta que Sivuca estava muito debilitado no período da gravação, mas fez questão de fazer uma canção exclusiva para o grupo: “Visitando Zabelê”, que foi incluída no DVD.
O vídeo da participação com Sivuca foi parar no YouTube e, em seguida, veio o convite de um empresário para a banda fazer uma apresentação na Itália. O conjunto também já deixou a marca da Paraíba pela Alemanha, Portugal e Estônia. Laryssa, responsável pelo som da zabumba e do violino, conta que a recepção dos estonianos no festival “Viljand Folk Music Festival”, em 2009, foi uma das mais calorosas já recebidas pela banda. As integrantes lembram que ensinaram passos de forró para o público do leste europeu, que caiu no molejo nordestino. “Parecia que a gente estava em uma festa brasileira”, arrematou Badu.

O efeito “bis”
Laryssa acredita que, quando o Clã Brasil vai fazer um show em um local que o público ainda não o conhece, há sempre uma surpresa, pois não são só meninas bonitas em um palco, são instrumentistas. “As cortinas se abrem e a platéia grita 'gatinha', faz 'fiu fiu'", brincou. "Mas quando começamos a tocar, o público fica calado, olhando. Do meio para o final do show, começam a dançar, aplaudem, pedem bis, querem tirar fotos com a gente”, completou.
Isso aconteceu, por exemplo, na sala do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, quando participaram do show “Paraíba Puxa o Fole”, realizado na última sexta (19). O evento foi uma iniciativa do músico Chico Cesar, atual Secretário da Cultura da Paraíba. “Ele tem nos ajudado bastante promovendo o intercâmbio de artistas nordestinos por outras regiões do Brasil”, contou Badu. E, de arcordo com a zabumbeira do Clã Brasil, as batidas das palmas paulistanas foram unânimes.

Os próximos passos
“Acredito que o trabalho que está por vir será um grande marco em nossa história”, revelou Lucyane ao apresentar o próximo projeto do grupo. Será um álbum inteiramente autoral para comemorar os dez anos de trajetória do Clã Brasil pelos palcos nacionais e europeus, a ser gravado em Recife, em janeiro de 2012.
Além disso, Badu adianta que outro artista entrou em contato com eles para gravar ao lado do grupo: Alceu Valença. E o os projetos não param por aqui. Outra homenagem virá para somar à discografia de cinco CDs e dois DVDs do Clã Brasil: o compositor Rosil Cavalcanti, principal parceiro de Jackson do Pandeiro, vai ser o tema de um novo disco.
Para quem quiser ver as “meninas de Dominguinhos” e ouvir de perto “o forró bonito do Nordeste”, o grupo toca no próximo sábado (27), na casa de shows Canto da Ema, na capital paulista. (com Bol)