sábado, 27 de novembro de 2010

Comissão de transição de Ricardo vai se reunir com procurador geral para tratar de demissões

A comissão de transição nomeada pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), vai se reunir com o procurador-Geral do Estado, Oswaldo Trigueiro do Valle, para discutir os critérios para as demissões de 36 mil servidores não concursados do governo do Estado. "Ainda não recebemos nenhuma orientação do futuro governador para lidar com esta recomendação. Mas antes disso, precisamos nos cercar dos detalhes da solicitação para planejar qualquer ação neste sentido", avaliou o engenheiro Walter Aguiar, que integra o grupo.
Embora descarte qualquer diferença no tratamento dispensado aos funcionários com mais tempo de serviço prestado ao Estado, Walter comentou a dificuldade da nova gestão em arcar com as contratações do governo anterior, além de temer a paralisação de serviços essenciais nos setores de saúde educação, já apontados pelo procurador-geral do Estado, Edísio Souto. "Sabemos dos excessos com a folha de pessoal, mas a atitude do Ministério Público instala um clima de insegurança entre os paraibanos, por issoa necessidade de nos reunirmos e tranquilizar os dependentes", justificou ao concluir: "Além disso não se realiza concurso em um mês e meio".
No outro lado da margem, os integrantes da comissão peemedebista também evitam arcar com a responsabilidade de cumprimento da solicitação do MP. Edísio Souto explicou inclusive que a atual administração mantém metade do quadro de pessoal preenchido pelos prestadores de serviço e comissionados. "Não temos como prever datas para desligamento de servidores sem planejamento, além disso não queremos promover um clima de terrorismo no Estado", recua.
Enquanto a recomendação do MP se mantém no jogo do empurra-empurra, Oswaldo Trigueiro reconhece o impacto da medida na máquina de governo, mas ressalta a necessidade de restruturação da folha. "O prazo de 45 dias é viável com o firmamento de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece a substituição gradual, mediante realização de concursos públicos", avalia Trigueiro.

Vereador Sousinha apresenta Projeto de Lei "Ficha Limpa" proibindo contratação de “Fichas Sujas”

O vereador Francisco Ferreira da Sousa (foto), mais conhecido como Sousinha, protocolou, na última sessão da Câmara Municipal de Piancó, dia 26 de novembro, Projeto de Lei Nº 30/2010 que versa sobre a nomeação de cidadãos em cargos comissionado tenham contra si condenação em julgamento ou proferida por órgão colegiado., dispondo sobre vedação de nomeações para ocupação de cargos ou funções de confiança no âmbito da administração pública municipal.
O autor da propositura, explicou ao blog que o Projeto de Lei define critérios para a nomeação e exercício dos cargos comissionados, pois o projeto nada mais é que uma adequação da lei Federal 135 de 4/06/2010, conhecida como “Ficha Limpa”, aplicando aos servidores públicos dos Poderes Executivo e Legislativo o mesmo que a lei eleitoral impõe aos candidatos a vereadores, prefeitos, governadores, etc.
“O objetivo desta lei é estender as normas e direcionamentos da ‘Lei da Ficha Limpa aprovada neste ano no Congresso Nacional ao exercício de cargos comissionados da administração pública municipal, impedindo as pessoas que tenham problemas de qualquer natureza com ficha limpa a assumirem cargos comissionados. Tenho a certeza que este projeto dará mais credibilidade e transparência ao poder público, dando a proteção da probidade administrativa e da moralidade”, afirmou o vereador Sousinha.
Ainda segundo o parlamentar, após aprovação em concurso público é obrigatória a apresentação de certidões e há necessidade de uma série de exigências. Estão entre esses crimes: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regulamenta a falência; contra o meio ambiente e à saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga a de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha e bando.

'Paraíba Agora' é líder de audiência no Estado com informação de qualidade e em cima da hora


Notícia em primeira mão: Cláudia Carvalho, o editor, Célio Alves e Padre Albenir
A turma aí da foto é a a mais bem festejada entre ouvintes na área jornalística do meio-dia na Paraíba com o noticioso "Paraíba Agora", que eles apresentam na Rádio 101 FM em João Pessoa e de lá para todo o Estado através da Rede Paraíba Sat. Tendo no comando Célio Alves, Cláudia Carvalho, Arimatéa Souza e Padre Albemir.
A roupagem editorial do programa dá destaque  a informação mais relevante para o cotidiano da população, o que não se resume apenas à cena política, sendo ainda mais plural e abrangente em termos de reportagens, entrevistas e opiniões. E com uma participação ainda maior dos ouvintes ao vivo através do telefone, já que agora eles poderão interagir durante as três horas da atração.

Aguinaldo e Daniella Ribeiro recebem convites para prestigiar a festa da padroeira em Itaporanga

As festividades da padroeira Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga, programada entre os dias 04 e 07 de dezembro, prometem ser bastante movimentada pela classe política estadual... Os convites mais recentes também foram direcionados aos amigos Aguinaldo e Daniella Ribeiro. Os itaporanguenses terão a maior honra em recebê-los.
Ela foi eleita a deputada estadual mais votada em Campina Grande e ele consegiu de maneira brilhante uma cadeira na Câmara dos Deputados, a partir de fevereiro vindouro, demonstrando o ótimo desempenho dos Ribeiro nas eleições recém findadas. Falo dos amigos deputado estadual Aguinaldo Ribeiro, eleito deputado federal, e da ainda vereadora Daniella Ribeiro, eleita deputada estadual, que, inclusive, já quebrou o silêncio e não descartou a possibilidade de disputar a Prefeitura de Campina. “Tudo na política vem como conseqüência, a gente planta e a gente colhe e isso quem sabe não será uma colheita”, revelou.
Já Aguinaldo revelou, em entrevista concedida à Rede Paraíba Sat, uma postura de independência de seu partido em relação aos dois grupos políticos em cuja polarização a Paraíba está dividida. Segundo ele, a sigla deixou o bloco de Ricardo Coutinho (PSB) no dia da convenção porque foi preterida da chapa majoritária. Empurrado para a ala de José Maranhão (PMDB), a agremiação também teria optado por não participar do Governo com cargos: "Muitos amigos que tenho são da base de Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho", disse.

Assembléia vai discutir próxima semana em audiência pública a demissão de 36 mil servidores

A Assembleia Legislativa realizará audiência pública na próxima semana com a finalidade de discutir a recomendação do procurador de justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ao Governo do Estado da Paraíba, para o afastamento de cerca de 36 mil servidores públicos estaduais. A proposta é de autoria do deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB), preocupado com alcance da medida e a possibilidade do afastamento desses funcionários, muitos até com cerca de 20 e trinta anos de serviços prestados ao Estado, e na iminência de serem prejudicados.
De acordo com a recomendação a determinação é para que sejam exonerados todos os servidores públicos que tenham sido contratados sem a prévia aprovação em concurso público e fora das estritas hipóteses permissivas do art. 37, incisos V  e IX, da Constituição Federal, até o dia 11 de janeiro de 2011. Romero Rodrigues disse que “estamos bastante preocupados com o anúncio da demissão de mais de 36 mil prestadores de serviço, comissionados e temporários do Estado da Paraíba, e essa reunião será de grande importância para a prestação dos devidos esclarecimentos. Temos sido procurados pelos servidores e o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, poderá informar a respeito das novas decisões do Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre a recomendação, desta feita com referência aos servidores estaduais”.
Segundo Romero, “[...] Desejamos os esclarecimentos com referência as novas decisões do Ministério Público, até mesmo para tranquilizar os servidores e suas famílias. Caso se concretizem as demissões em massa seriam atingidos mais de 36 mil servidores diretamente além de aproximadamente 130 mil pessoas familiares desses até mesmo com mais de 20 anos de trabalho. Reafirmo que sou a favor do concurso público, mas com a adoção de critérios bem definidos e discutidos com a sociedade, e preservados os direitos de sobrevivência dos servidores com mais anos de trabalhos prestados”.
Dados de agosto deste ano disponibilizados no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), revelam que a Paraíba possui 36.035 servidores comissionados, prestadores de serviços e temporários. Apenas no Executivo, o número de funcionários sem concurso equivale a quase 40% do total de 116.375 servidores, e geram gastos mensais acima do limite máximo permitido de 49%.

Rômulo chama a atenção das autoridades nacionais para suspensão dos Carros-Pipa

Por falar em Rômulo, o deputado federal e vice-governador eleito chamou a atenção das autoridades nacionais para suspensão, na Paraíba, do serviço de carro-pipa que atendia as famílias que sofrem com os efeitos da estiagem. Rômulo disse também que já apelou ao governo federal imediata solução do problema, "fiz por escrito ao Ministério da Integração Nacional e ao Ministério da Defesa". Enquanto discursava na tribuna da câmara sobre o assunto o parlamentar e vice-governador eleito da Paraíba estava acompanhado do deputado estadual e federal eleito Romero Rodrigues.

Vice-governador eleito Rômulo Gouveia agenda visita a Itaporanga durante festa da padroeira

No encontro acima com o editor, Rômulo também recebia a visita do deputado Walter Britto
Um dos poucos políticos com jeito agradável de lidar e afável até com os adversários políticos, o vice-governador eleito Rômulo Gouveia (PSDB) está dando show de bola, mesmo antes da posse, no trato das questões da Paraíba junto com o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB).
Rômulo já busca agenda para poder estar em Itaporanga prestigando a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, que acontece de 04 a 07 de dezembro vindouro. Rômulo, estando em Itaporanga, terá ao seu lado o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que o recepcionará junto com os deputados, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas que virão abrilhantar a festa.
Mesmo com toda dificuldade de tempo disponível a visita do 'gordinho' à Itaporanga está pré-agendada para o próximo dia 04, quando prestigiará as festividades alusivas a nossa padroeira.

Deputado estadual Branco Mendes é presença aguardada na festa da padroeira de Itaporanga

O editor, o deputado Branco Mendes e seu irmão Chico de Agenor
Presença aguardada para a festa da padroeira quando será homenageado junto com outras autoridades, o deputado estadual (reeleito) Branco Mendes (DEM) já providencia agenda com perspectivas de estar em Itaporanga no próximo final de semana prestigiando o encontro da família católica local. Branco que é filho da região é uma das vozes roucas representantes do povo valepiancoense na Assembléia Legislativa.

Deputado estadual Trocolli Jr. também confirma presença na festa da padroeira em Itaporanga

Já na quarta-feira (24) o signatário do blog recebeu outra importante confirmação de presença na festa da padroeira em Itaporanga, que acontece de 04 a 07 de dezembro vindouro. Trata-se do amigo deputado estadual (reeleito) Trocolli Júnior (PMDB), um dos mais atuante na Assembléia Legislativa. O deputado disse que que não poderia faltar a um pedido do signatário: "Não poderia deixar de atender um pedido de Ricardo Pereira, que é meu amigo e por quem nutro admiração e fraterna amizade. Além do mais gosto das festividades em Itaporanga e estarei sim junto com Ricardo prestigiando este valoroso momento", declarou o deputado.

Deputado Lindolfo Pires confirma ao editor vinda a Itaporanga para prestigiar festa da padroeira

Em périplo por João Pessoa na última terça-feira (23) o signatário do blog recebeu a confirmação do deputado estadual (reeleito) e primeiro secretário da Assebléia Legislativa, Lindolfo Pires (DEM), de que estará em Itaporanga no próximo dia 04 (sábado) para prestigiar as festividades alusivas a padroeira Nossa Senhora da Conceição. A festa social acontece de 04 a 07 vindouros. O deputado e o signatário do blog conversaram por vários minutos ainda no plenário da Assembléia e, depois, seguiram para o seu gabinete, no 2º andar da Casa. Lindolfo Pires estará na festa acompanhado do prefeito Djaci Brasileiro e de toda a sua bancada de vereadores.

Deputado estadual Antônio Mineral diz que estará em Itaporanga prestigiando a festa da padroeira

Outro que deve prestigiar a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga, é o deputado estadual (reeeleito) Antônio Mineral (PSDB) que está agendando vinda à 'Rainha do Vale' no próximo dia 04/12. Mineral disse ao blog, em contato mantido na última terça-feira (23) com o editor, que sempre gostou das festividades no Vale do Piancó e que não poderia faltar ao chamamento do povo de Itaporanga.

Em audiência com RC, Branco Mendes encaminha pleitos com pedido de prioridade com a doação de terreno para campus da UFCG em Itaporanga

O deputado Branco Mendes despachou com o governador eleito Ricardo Coutinho, na noite dessa segunda-feira (22), quando elencou algumas ações, para as quais solicitou tratamento prioritário do futuro Governo do Estado. Nesse primeiro despacho administrativo, Branco Mendes pediu que o futuro governador acelere o processo de doação de um terreno, destinado à construção de um Campus da UFCG, no município de Itaporanga.
O deputado também pediu pressa para a construção de algumas estradas que contribuirão para a redução dos índices de acidentes automobilísticos no Litoral Sul do Estado e que possibilitarão uma melhoria da infraestrutura viária daquela região.
Foram solicitadas:  a construção de uma estrada ligando os municípios de Pedras de Fogo e Santa Rita; a construção de uma estrada ligando o Distrito de Cupissura à BR-101; a construção de uma estrada interligando o município de Alhandra à PB-008; além da construção do Binário de Jacumã.
Para o Alto Sertão, Branco Mendes também pediu prioridade para obras de infraestrutura viária como a construção de uma estrada que possibilite uma interligação entre a BR 361 e os municípios de Aguiar e Igaracy. Branco Mendes também pediu ao governador eleito, Ricardo Coutinho, a viabilização da implantação de um Campus da Universidade Estadual da Paraíba no município de Piancó.
O deputado se disse convencido de que contará com o empenho do governador eleito, “não apenas para essas, mas para todas as demandas sociais, econômicas, de infraestrutura, enfim, para a consolidação de políticas públicas que resultarão no desenvolvimento do nosso Estado”, salientou.
Branco também manifestou a Ricardo Coutinho sua confiança a e disposição em colaborar com o Governo que se instalará em 1º de janeiro na Paraíba. O deputado adiantou ao governador eleitor que permanecerá encaminhando pleitos, “não apenas das regiões onde obteve êxito eleitoral, mas de todos os 223 municípios paraibanos”.

Ricardo Coutinho diz que prestadores com mais de 15 anos podem ficar isentos de demissão

O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) também foi convidado a participar das festividades alusivas a padroeira Nossa Senha da Conceição, na cidade de Itaporanga, fato um pouco difícil de acontecer devido ele estar com agenda cheia até o fim do ano tratando do governo que assume em 1º de janeiro vindouro.
Por falar nisso, os prestadores de serviço com mais de 15 anos não devem ser demitidos no próximo governo, conforme revelou um dos integrantes do grupo de transição do governador eleito. Alguns casos, no entanto, serão submetidos a análise da futura equipe governamental. Há suspeita de que entre essa categoria de servidores públicos podem haver “fantasmas”, pessoas que têm apenas o contracheque e não aparecem para trabalhar. “Sem dúvida, existem indícios neste sentido, mas não temos certeza porque alguns dados estão sendo dificultados pelo atual governo”, afirmou o interlocutor.
O governo que será instalado no dia 1º de janeiro disse que os prestadores de serviço cumpridores de sua obrigação serão analisados com clareza e dignidade, alguns estão exercendo a função há mais de 15 anos. “Logicamente, dentro da legalidade”, ressaltou o informante. “O governo que entrará não poderá ser conivente com isso”, complementou ao ser referir ao grande número de ocupantes de cargos comissionados que foram nomeados para trabalhar durante o período da campanha eleitoral. Esta semana, o Ministério Público recomendou a exoneração de cerca de 30 mil prestadores de serviço dentro do prazo de 45 dias.
 
 
Acima, você confere sequencia de fotos de encontro de RC com o editor...

Wilson Braga será homenageado com foto na 1ª Secretaria da Câmara dos Deputados

O ex-governador Wilson Braga (PMDB), atual deputado federal e deputado estadual eleito, terá fotografia posta em dependência da 1ª Secretaria da Cãmara, a partir do dia 1º de dezembro próximo, data essa em que a Câmara Federal estará inaugurando a Galeria de Todos os Deputados que assumiram esse cargo de sua Mesa Diretora, num total de 19 parlmentares, em solenidade programada para às 11h, na presença do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP) e demais integrantes da mesma. Na ocasição, Wilson Braga proferirá palavras de agradecimento a essa iniciativa do atual 1º secretário da Cãmara, deputado José Rafael Guerra, a ele retribuindo o sentido da homenagem.

Discussões intensas marcam apreciação da LOA na Câmara Municipal de Piancó

A Câmara Municipal de Piancó realizou sessão na noite desta quinta-feira (25) oportunidade em que tinha em pauta a apreciação da LOA-2011 (Lei Orçamentária Anual) enviada pelo Executivo. Um outro projeto apresentado na ocasião, de autoria do vereador Sousinha, mereceu destaque pela discussão em torno da busca de mais rigor quanto a  nomeação de comissionados pela administração público municipal (o qual iremos falar em post a seguir). O blog acompanhou in loco, a sessão.
Durante os trabalhos o presidente da Casa, vereador Antônio Leite (PP) teve muito jogo de cintura para conter os ânimos da bancada de oposição e situação, que já digladiavam-se em duelos 'previamente agendados'.
A prefeita Flávia Galdino (PP) acompanhou de longe tudo que passava na Câmara e viu todas as matérias de seu interesse aprovadas pelo legislativo-mirim, já que a situação contava com o voto minerva da presidência. Um dos trechos da LOA que mereceu 'discussões' mais acaloradas foi concernente à emenda apresentada, na hora, pelo vereador Pádua Leite (PT) sugerindo a elevação da receita liquida que ao seu ver estava àquem do 'necessário' para o funcionamento da Casa.
Daí em diante o que se viu foram as trocas de farpas entre os vereadores Quinca Remígio (líder da bancada de situação) e o vereador Pádua e a vereador Cotil (PP). Inclusive a vereadora nos apartes chegava a travar discussões de maneira mais efervecente. A bancada de oposição tentava sempre uma alternativa de abrir debate direcionado a 'possibilidade' de diminuição no duodécimo que estaria contido na lei.
De acordo com o vereador Pádual Leite, em assim prosseguindo, a Câmara estaria na iminência da falta de recursos até para custeio. "Se for aprovada do jeito em que se encontra a LOA/2011 diminuirá os salários dos próprios vereadores. Por isso, sugerimos o aumento estimado da receita para 700 mil", pontuou Pádua.
Após a intervenção do petista os vereadores situacionista mostraram que as explicações dele eram equivocadas e que não era verdade que iria haver diminuição dos salários. Depois de muita discussão a emenda apresentada pelo petista foi derrubada e os pareceres da lei foram aprovados.
Ao final, não houve mortos nem feridos. 
  Quinca Remígio (da Tribuna) travou discussões intensas com Pádua Leite

Emendas chegam perto de R$ 2 bi; Vale do Piancó é incluído com implantação de projetos irrigação

O coordenador da Bancada da Paraíba, Wilson Santiago (PMDB) apresentou na noite de quarta-feira (24), as emendas de bancada do Estado que somaram R$ 1,72 bilhão em emendas de apropriação e outros R$ 46,74 milhões de emendas de remanejamento. No ano passado, todas juntas somaram pouco mais de R$ 1 bilhão, este ano, portanto, a verba cresceu em quase 700 milhões de reais.
Clique aqui e aqui para ver o documento com as tabelas.
É bom lembrar que neste valor que já chega perto dos R$ 2 bilhões mas não inclui os R$ 13 milhões que cada um dos 15 congressistas paraibanos tem direito de emenda particular. Segundo Santiago, a previsão é ter pelo menos 50% deste valor aprovado. Dentre as emendas estão incluídas a construção de Contorno Rodoviário - no Município de Campina Grande - na BR-230 (Alça Noroeste); implantação de Projetos de Irrigação no município de Piancó; estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde nos municípios;  implantação e modernização de Infra-estrutura para Esporte Recreativo e de Lazer nos municípios da Paraíba.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dr. Leonardo Cabral relata ao blog direto do Rio a praça de guerra que acompanhamos pela TV

O amigo pediatra Leonardo Cabral entra em contato com o blog direto do Rio de Janeiro, onde se encontra junto com a esposa Adelania, para comentar que confere in loco a praça de guerra que se tranformou a 'cidade maravilhosa'. Os ataques começaram domingo e, segundo a polícia, as ações são uma retaliação do tráfico contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Desde então, 98 veículos foram incendiados em diferentes pontos. Operações policiais deixaram 43 mortos. O Exército vai atuar com 800 homens na operação para conter a onda de ataques no Rio de Janeiro. Eles farão patrulhamento dos acessos da Vila Cruzeiro e de favelas do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.
Leo e Adelania participam no Rio de Janeiro do XX Congresso Brasileiro de Perinatologia e XVII Reuniao de Enfermagem Perinatal. "[...] A onda de violência e terrorismo que se instalou aqui no Rio de Janeiro nesta semana, como você deve estar acompanhando pela televisão é uma loucura. Aqui são comuns cenas de carros incendiados, além de carros blindados circulando pelas ruas e cada vez mais policiais civis, militares, federais, exército, marinha e aeronáutica. Infelizmente, ficamos acuados aqui no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, desfrutando somente do calçadão da orla marítima", relata o médico. Confira algumas imagens:
 
 
 

Deixo aqui nossa solidariedade com a amiga Luíza, da cidade de Nova Olinda, que sofreu tentativa de sequestro no dia de ontem

Acosto-me a todos os companheiros e companheiras do FTVA na solidariedade a amiga Luiza de Sousa, da cidade de Nova Olinda, que mais uma vez passou por momentos delicados diante da bandidagem que impera na Paraíba. É que nesta quinta-feira (25) Luiza de Sousa Dias, de 42 anos, que é gerente da agência local dos Correios sofreu uma tentativa de sequestro. O crime aconteceu por volta das 12h40. Os criminosos teriam roubado uma motocicleta, no dia anterior, na cidade de Tavares e se dirigido à casa de Luiza.
De acordo com a polícia, eram dois homens que estavam armados com pistolas. Eles chamaram a vítima e a empregada da residência foi quem atendeu. Na abordagem eles disseram que queriam falar com Luíza. Assustada com a ação dos bandidos, ela desmaiou e os dois homens fugiram. A polícia concluiu que os homens queriam sequestrar a gerente para assaltar a agência dos Correios. Luíza já havia passado por um momento igual no ano passado quando a mesma agência foi assaltada e ela foi pega refém junta com outras pessoas.
Trata-se de uma situação que não difícil para qualquer pessoas e junto com nossa solidariedade deixamos aqui o protesto de uma região inteira devido o alto grau de violência em nosso Estado.

Corpo de Salomão Gadelha morto em acidente de carro ontem é velado na Prefeitura de Sousa hoje

Fomos todos surpreendidos na noite de ontem com o trágico acidente que vitimou o ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, de 53 anos. Nos encontrávamos em Piancó quando soubemos do ocorrido. Salomão deixa quatro quatro filhos. O acidente aconteceu na BR-230, entre as cidades de São Bento e Pombal, quando o carro que dirigia, um Astra, bateu em uma caminhonete Mitsubishi L200 do Ibama. Ele viajava de João Pessoa para Sousa, onde daria uma palestra sobre um evento que organizava e tinha como tema o Petróleo. O acidente aconteceu a 5 km de Pombal, para onde o corpo foi levado.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o ex-gestor sousense morreu na hora. A polícia ainda não determinou as causas do acidente, mas especula-se que o Astra teria rodado na pista úmida e acabou indo de encontro à caminhonete. Neste acidente não houve outros mortos, mas na caminhonete viajavam quatro funcionários do Ibama. Dois deles ficaram feridos, o motorista Fábio Andrade Diniz, de 44 anos, e o passageiro Walber Feijó de Oliveira, de 33, que sofreram ferimentos leves.Eles foram levados para um hospital de Pombal para serem atendidos.
Após a perícia, foi liberado ainda à noite e seguiu para velório na casa da família Gadelha, em Sousa. O velório do ex-prefeito Salomão acontece na sede da Prefeitura de Sousa. O corpo foi encaminhado nesta manhã (26) à Prefeitura, onde a população poderá acompanhar o velório. O enterro acontece nesta sexta-feira (26) no cemitério São João Batista, na mesma cidade. O horário ainda não foi definido devido a visitas de políticos que viajam ao Sertão para se despedir do ex-prefeito.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o  impacto foi tão forte que seu corpo foi lançado para o banco de trás do carro.
Salomão foi prefeito de Sousa duas vezes. A primeira em 2002 e depois conseguiu a reeleição. Com as contas questionadas por seus adversários e reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o político teria suas últimas contas julgadas nesta sexta-feira na Câmara de Sousa, um dos motivos de sua viagem. Ele tentou se candidatar a uma das vagas da Assembleia Legislativa na última eleição, mas teve seu registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) justamente por ter tido as contas reprovadas no TCE.
Ainda na campanha eleitoral, chegou a ser detido por fazer boca de urna no dia do pleito. Ele próprio, advogado, costumava se defender e fazia sua própria defesa para tentar regularizar sua candidatura. Em 2006, Gadelha perdeu a esposa, a advogada e secretária de Saúde de Sousa, Aline Pires Benevides Gadelha, que morreu de parada cardiorespiratória depois de sofrer um choque anafilático durante uma cirurgia no Hospital Memorial Santa Thereza para a retirada de um nódulo benigno em um dos seios.

Estaremos retornando as postagens nesta sexta...

Após esses cinco dias em périplo por João Pessoa, Campina Grande, além de municípios vizinhos, estaremos retornando as postagens nesta sexta-feira (26) contando as novidades e bastidores da viagem. Recebemos muitos telefonemas nos cobrando a publicação diária, mas, estava inviável fazê-la pela falta de tempo. Não paramos um segundo. Tudo para fazer o melhor para todos vocês. Aguardem!!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Policial: Banhista tenta matar amigo em Piancó e homem é preso por porte de arma em Boa Ventura

liDamião Triburcio da Silva, 36 anos, casado, agricultor, residente no Conjunto Mutirão, e José Perpino da Silva, 51 anos, casado, agricultor, residente na Rua Ostílio Ferreira, S/N, também na cidade Piancó, participavam desde a manhã de ontem (21), de um banho, nas águas do Rio Piancó, na cidade de Piancó.
No entanto, quando ambos já demonstravam visíveis sintomas de embriaguez, passaram a discutir; e, por volta das 16h, Damião Triburcio apoderou-se de uma faca peixeira, com a qual desferiu três golpes contra seu “companheiro”; golpes esses, que o atingiram no tórax e na mão esquerda.
Após tentar matar o amigo, o acusado foragiu. Uma guarnição da Polícia Militar efetuou diligências no intuito de localizar e prender o agressor porém, não obteve êxito. A vítima foi socorrida ao Hospital Wenceslau Lopes, onde se encontra sob cuidados médicos. A autoridade policial judiciária civil foi informada do fato, para outras providências com relação ao crime.
Outra ocorrência policial aconteceu na cidade de Boa Ventura quando uma ligação anônima levou policiais militares a efetuarem na tarde de sábado (20), às 17h, a prisão do agricultor Francisco Simplício Lemos, 41 anos, residente, à Rua Zuza Lacerda S/N, Boa Ventura, conhecido como “Tirrina”.
No momento que realizavam uma blitz, os PMs foram acionados através do número 190; acerca de alguns disparos de arma de fogo feitos naquela artéria. No local, após a colheita dos dados, a guarnição localizou o acusado; que em virtude de seu estado etílico, já havia sido imobilizado pelos familiares, os quais repassaram à PM, um (01) revólver calibre 38 com 05 (cinco) cartuchos de mesmo calibre, sendo que três haviam sido deflagrados.
O infrator juntamente com a arma foi conduzido à 6ª DRPC, na cidade de Itaporanga, onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo.
Blog da 5ªCia/PM de Itaporanga

Vereador Lula da Farmácia ainda está em JP aonde se recupera de uma cirurgia à que se submeteu

Falando nisso... o vereador Luiz Alberto Tolentino, mais conhecido como Lula da Farmácia (PSDC), ainda permanece em João Pessoa aonde se recupera de uma intervenção cirurgica à que se submeteu dias atrás. Semana que passou o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) foi até o seu apartamento e lhe fez um visita, acompanhado do também vereador Erivaldo Rufino (PSDB), para desejar-lhe rápida melhoras. Erivaldo, inclusive, recebeu (e retribuiu) um abraço forte de Lula, pareciam até dois irmãos siameses. Parecia inté que fazia mais de ano que os dois não se encontravam!!!
O blog também deseja ao vereador Lula melhoras, rápida recuperação e retorno ao convívio dos itaporanguenses.  

domingo, 21 de novembro de 2010

Ex-secretário de Educação Josias Tolentino deve assumir a 7ª Gerência de Ensino em Itaporanga

Josias, também gerente da Inforcopy, durante entrevista ao editor
O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) confidenciou à assessores próximos que deve anunciar na primeira quinzena de dezembro alguns nomes que irão compor seu secretariado. É dado como certo a convocação dos deputados federais eleitos Damião Feliciano (PDT) e Romero Rodrigues (PSDB), respectivamente, para as secretarias da Saúde e da Interiorização, esta última com sede em Campina Grande. Com isso, ascende a titularidade dos mandatos os suplentes eleitos Major Fábio (DEM) e Edvaldo Rosas (PSB), este último do coletivo íntimo do "Mago".
Depois de conhecida a composição do primeiro escalão, Ricardo passará a montar o segundo escalão, diretorias de autarquias e dos órgõas nas regiões do interior do Estado. Aqui no Vale do Piancó já foi dada largada para as definições de quem deve assumir os cargos de chefias nos mais variados órgãos.
Um deles praticamente já está definido, decidido, prego batido e ponta virada. Trata-se da área de educação onde o professor Josias Tolentino, ex-secretário municipal da Educação em Itaporanga, é quem deve assumir a Sétima Gerência Regional de Educação e Cultura (7ª Grec), sediada em Itaporanga. A ascenção de Josias, que é irmão do vereador Lula da Farmácia (PSDC), já foi acertada e tem o aval do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), responsável pela indicação.
Outras pastas já estão com seus nomes também praticamente escolhidos, os quais devamos publicar nos próximos dias. Aguardem!!!!!!!!!!! 

Diário Oficla publica resolução do Detran criando Escola Pública de Trânsito que dará CNH de graça

Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba deste sábado (20) uma resolução do Detran-PB que cria a Escola Pública de Trânsito da Paraíba. O novo órgão, na verdade, foi criado através do Decreto nº 31.709, de 15 de outubro de 2010, e passa a vigorar de conformidade com as disposições contidas no Presente Regimento, e em acato ao que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 74, parágrafo 2º, combinado com as Resoluções 168/2004, 207/2006, 285/2008 e 347/2010 do CONTRAN.
Como objetivo da escola, a resolução cita o fato de oportunizar aos cidadãos comprovadamente residentes na Paraíba, e em especial às pessoas de baixa renda o, acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação, adotando um modelo pedagógico de educação para o trânsito, que contemple a compreensão do educando na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do transeunte, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento profissional contínuo.
Para se candidatar aos cursos da Escola Pública de Trânsito, o paraibano deverá apenas saber ler e escrever, ser penalmente imputável e ter documentos de RG e CPF. Outros critérios para a seleção serão o fato de estar desempregado, estar incluído nos cadastros sociais do governo federal, ser estudante ou ter estudado na rede pública ou no setor privado com bolsa de estudo integral. Os formulários de inscrição para os cursos estarão disponíveis nas sedes do Detran.

Venha conferir a mais nova loja especializada em artigos para bebês na cidade de Itaporanga

Itaporanga ganhou, recentemente, uma nova loja especializada em artigos para bebês, moda infanto juvenil e brinquedos. Trata-se da Sonho de Criança, localizada na Avenida Getúlio (centro da cidade). Tudo o que você sempre quis para seu filho(a) você encontra aqui, na Sonho de Criança: Enxovais, Roupas e Acessórios. Tudo com ótimos preços e um atendimento personalizado.
Venha conferir...
 
 

Ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina afirma que sofreu preconceito por ser mulher

Erundina esteve em Itaporanga durante comício de Ricardo
A escalada ao poder não foi fácil para as primeiras brasileiras que decidiram se aventurar na política. Mulheres pioneiras dizem que sofreram todo tipo de preconceito quando assumiram cargos que até então só haviam sido ocupados por homens.
Reportagem da Folha de São Paulo ouviu Eunice Michiles (primeira senadora do país), Iolanda Fleming (primeira governadora), Luiza Erundina (primeira prefeita de São Paulo), Maria Luiza Fontenele (primeira prefeita de uma capital brasileira) e Roseana Sarney (primeira governadora eleita).
Ao chegar ao poder, parte delas se deparou com o preconceito velado. Outras sofreram discriminação aberta. A deputada Luiza Erundina, 75 anos, foi eleita primeira prefeita da maior cidade do país, São Paulo, em 1989, pelo PT. Luiza Erundina, 75, eleita para a Prefeitura de São Paulo em 1988, relata preconceito por ser nordestina e do PT. "Só faltava eu ser negra para completar. Uma vez, até recebi uma carta com vários xingamentos e com fezes dentro", afirma Erundina, reeleita deputada federal pelo PSB.
Ela conta que, quando assumiu a prefeitura, em 1989, eram frequentes as ameaças de bomba na sede.
Oito décadas separam a eleição de Dilma Rousseff (PT) e a de Alzira Soriano, a primeira eleita no Brasil. Alzira elegeu-se prefeita de Lages (RN) em 1929, beneficiada pela legislação do Estado, que permitia às mulheres votar e se candidatar --apenas em 1932 isso passou a valer no resto do país.
Parte das pioneiras na política afirma que Dilma terá de imprimir sua marca. "Isso ela fará, porque as mulheres têm um jeito próprio de governar", diz Erundina. Para Eunice Michiles, "ela é uma mulher de pulso, tem qualidades, mas ser mulher não é atestado de capacidade". 
da Folha

Piancó faz a alegria no I Salão Internacional do Livro que acontece em João Pessoa até o dia 28

Os frenquentadores do I Salão Internacional do Livro também terão momentos de descontração durante o evento. O humorista Piancó será o encarregado de manter o diálogo com o público usando a irreverência que é sua marca registrada. “Vamos contar histórias, falar sobre nossa literatura popular, recitar algumas poesias matutas e cordeis” , garantiu Piancó.
O I Salão Internacional do Livro foi aberto sexta-feira (19) e acontece até o próximo dia 28, no Espaço Cultural José Lins do Rego. São 80 mil títulos de mais de 500 editoras que participam da grande feira de livros. O mega evento cultural funciona das 10h às 21h. A entrada é gratuita e tem as seguintes atividades: café literário, arena cultural, arena infantil, visitação escolar, oficinas, workshops, palestras, cinema, teatro, música e sessões de autógrafos.
A participação do humorista será por meio de uma rádio “comunitária popular”, conforme brinca Piancó. Ele fará flashes para o público ouvindo os expositores, participantes e trazendo informações sobre a feira. “Vamos levar as notícias do Salão do Livro para os freqüentadores”, disse.
O artista, paraibano da cidade de Piancó, pegou emprestado o nome na cidade natal para se lançar na cultura popular. Além de humorista, é pesquisador da cultura popular e apresenta um programa na rádio Tabajara FM, ao lado do compositor Pinto do Acordeom. Possui muito livros publicados de anedotas e causos nordestinos.
O I Salão Internacional do Livro da Paraíba é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Subsecretaria de Cultura, e ainda conta com parceiros como o Sebrae, Fundação Bradesco, Funesc, Associação Nacional de Livrarias, UFPB, entre outros. 

PB na rota do narcotráfico: Drogas que chegam em Itaporanga, Piancó e Coremas podem ser oriundas da Colômbia e indica elo de ligação com as Farc

Em 11 de junho de 2009 publicamos matéria aqui no blog (que você confere neste link: http://rpscom.blogspot.com/2009/06/pf-investiga-se-droga-que-chega-paraiba.html) sobre as constantes operações policiais que levaram para a prisão dezenas de traficantes, que atuavam principalmente nas cidade de Itaporanga e Coremas. A que rendeu mais manchetes na imprensa estadual foi a Operação "Rede de Arrasto", sob comando do delegado Dr. Cristiano, que prendeu uma quadrilha de 37 traficantes.
Outra operação: a "Conexão do Sertão", também ganhou destaque na imprensa, desencadeada pelas policias Militar e Federal prendeu grupo em Itaporanga que teria ligação com ninguém menos que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após análise de documentos e depoimentos feito pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
Na época descobriu-se indicativos de até roubos de avião para troca por drogas e armas. Depois da negociação feita a droga era trazida pela fronteira e entrava no Brasil, depois encaminhada para todo o Nordeste e na Paraíba era distribuída em municípios do Sertão como Itaporanga, Piancó, Patos, Coremas e Pombal. O elo de ligação com as Farc seria um detento identificado como 'Rildo', preso no Estado do Maranhão.
Neste domingo (21) excelente matéria (de João Paulo  Medeiros) publicada no Jornal da Paraíba mostra como o tráfico de drogas tem atormentado populações de pequenas e grandes cidades e a Paraíba se transformou em rota e destino para grandes traficantes da Bolívia, Colômbia e Peru. Somente nos últimos três anos, foram mais de 470 quilos de crack e cocaína e mais de uma tonelada de maconha apreendidos pela Polícia Federal na Paraíba. Mas os especialistas acreditam que o número represente apenas uma pequena parcela do entorpecente que circula no Estado.
Um estudo sigiloso feito em conjunto pelas gerências de inteligência dos nove Estados do Nordeste revela os caminhos seguidos pelos narcotraficantes para escoar a droga das fronteiras brasileiras até a Paraíba e os demais estados nordestinos. Drogas como o crack, a cocaína e a pasta base têm como fornecedores traficantes da Bolívia e Colômbia. A pasta base ingressa no país através do Mato Grosso e é deslocada para a Paraíba e estados vizinhos. O Peru, por não possuir condições de refino, fornece a pasta de coca, que entra no Brasil pelo estado do Acre.
No início do mês de agosto deste ano agente federais apreenderam no Bairro de  Bodocongó, em Campina Grande, cerca de 14 quilos de crack, balanças de precisão e armas. A droga estava dividida em tabletes e em cada um deles havia uma marca, que seria um sinal de que ela teria sido produzida em um dos cartéis de droga colombianos.
Confira a íntegra da matéria: http://jornaldaparaiba.globo.com/noticias.php?cat=1