sábado, 15 de fevereiro de 2025

Valdemar e Bolsonaro escolhem Marcelo Queiroga para comandar PL na Paraíba após destituição de Wellington Roberto

O ex-ministro da Saúde, no Governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga será o novo presidente do PL na Paraíba. A decisão foi tomada por Valdemar Costa Neto, dono do partido, após aval de Bolsona. 
Deputado federal desde 2003, Wellington Roberto comandava o PL até deixar o cargo de presidente da sigla nesta sexta-feira (14). Seu mandato à frente da legenda chegou ao fim e não foi renovado. Com isso, o político perde espaço para o crescimento do bolsonarismo dentro da sigla.
Com isso, o triunvirato formado pelos deputados Cabo Gilberto (federal) e Walber Virgulino (estadual), além do próprio Marcelo Queiroga conseguiram ganhar a queda de braço com o deputado federal Wellington Roberto.
Marcelo Queiroga, que foi candidato à Prefeitura de João Pessoa nas últimas eleições, ficou em segundo lugar no pleito, sendo derrotado por Cícero Lucena (PP) por uma larga diferença de votos (63,91% x 36,09%). (com Maurílio Júnior)

Wellington Roberto perde presidência do PL na Paraíba; Cabo Gilberto é cotado para assumir o comando da legenda

O deputado federal Wellington Roberto não é mais o presidente do PL na Paraíba, de acordo com informações atualizadas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O seu mandato à frente do partido chegou ao fim nesta sexta-feira (14) e não foi renovado. Com isso, o PL no estado encontra-se, por ora, sem diretório.

Nos últimos meses, surgiram especulações sobre a possível saída de Wellington Roberto da sigla, o que abriria caminho para a ala liderada pelo deputado Cabo Gilberto Silva assumir o controle do partido na Paraíba. A mudança, teria o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas eleições de 2018, Cabo Gilberto conquistou uma das 36 cadeiras na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ao ser eleito deputado estadual pelo PSL, com 23.273 votos. Em março de 2022, o parlamentar optou por deixar o PSL e se filiar ao PL, buscando novos rumos em sua carreira política.

Em 2022, Cabo Gilberto escolheu concorrer uma vaga das 12 da Paraíba, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e com uma expressiva votação de 126.876 (5,72%) dos votos válidos, foi eleito deputado federal, ocupando a terceira posição entre os candidatos mais votados no Estado.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Predestinada, Daniella Ribeiro está pronta para qualquer desafio em 2026

Depois da reunião de cúpula na Granja Santana, semana passada, o tamanho e importância passou a ser tese para se ter duas vagas na chapa governista de 2026. Governando metade do eleitorado paraibano o Grupo Ribeiro ganhou, ainda, mais relevância na construção do projeto liderado pelo governador João Azevedo (PSB). Com ele disputando o Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assume e disputa a reeleição ao Governo. As outras duas vagas: vice e senador, serão preenchidas pelo PSD e Republicanos.
A senadora Daniella Ribeiro (PSD) é peça fundamental nesse xadrez. Predestinada, obstinada, determinada, tem feito história no Senado ao se tornar a primeira mulher (em 200 anos) a ocupar a 1ª Secretaria da Casa. Fez história também ao ser a primeira mulher eleita senadora pela Paraíba. Exerce mandato de destaque nacional. Trajetória que causa inveja em seus adversários. Por outro lado celebrada pela população por ser inspiração na abertura de caminhos. 
Pragmáticos, Daniella e o mano deputado federal Aguinaldo Ribeiro têm uma estratégia bem definida, e das sofisticadas, de forma silenciosa, nos bastidores, onde todas as hipóteses estão na mesa. Daniella se posta firme e sensata sobre o espaço do grupo na chapa de 2026. Duas vagas? Por quê não? Tem estilo próprio de encarar desafios e entregar resultados. Ela não chegou até aqui por acaso. O grupo Ribeiro é o único capaz de enfrentar a candidatura de Efraim Filho (União). 
Detentora de alguns atributos essenciais à carreira política: jovem, simpática, talentosa e dona de uma oratória simples e de amplo alcance, Daniella Ribeiro está pronta para qualquer desafio. E João terá que escolher entre ela e Adriano, embora, ele venha se desviando muito bem das bravatas do deputado. Preciso olhar para o Clã Ribeiro a partir de seu protagonismo no que representa eleitoralmente suas lideranças. 
O Grupo Ribeiro tem a confiança de João. Faz por onde ajudar e jamais atrapalhar. Prova disso é a relação de confiabilidade entre ele e Lucas, que não é um vice figurante. João faz assim justamente para preparar e oportunizar a Lucas lidar com as nuances do poder, que ele exercerá em sua plenitude em 2026. E Daniella? Bem melhor não subestimar sua sagacidade, liderança e força. Provou que surpreende. Tem trajetória de águia, saudável, que está voando e, ainda, vai voar longe. 
Em 2018, era deputada estadual (deixando reeleição certa pelo duvidoso) teria o filho Lucas (vice-prefeito de CG) no seu lugar. Não quis. Viu o horizonte e acertou. Para quem se elegeu senadora quando ninguém acreditava, melhor não menosprezar. O eleitor poderá escrever um novo e inédito capítulo na história política paraibana (como fez em 2018). 
Assim como Bertha Lutz abriu caminho para o voto feminino e outras conquistas (1919),  chegando a ser deputada federal em 1936, Daniella Ribeiro é um farol nos dias atuais.

Chapa da oposição resolvida: Com Efraim candidato ao Governo, Pedro admite disputar o Senado e vai engolir Veneziano

Percebendo que o senador Efraim Filho (União) é o nome mais forte para concorrer ao Governo, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (hoje no PSDB) admitiu que deve disputar uma vaga de senador ao lado do também senador Veneziano (MDB), na chapa da oposição. 
Em verdade, é um movimento que os bastidores da política já está ciente há meses diante da possibilidade de não renovação (cada vez mais evidente) do mandado pelo senador emedebista. O Clã Cunha Lima até tem um acordo para votar em Veneziano, entretanto, eles sabem que sem um nome de peso como o de Pedro ou do próprio Cássio dificilmente a oposição conquistará uma das duas vagas de senador.
Com a entrada de Pedro na disputa, mesmo que ao lado de Veneziano na mesma chapa, é quase certo que a candidatura de Cunha Lima torna-se mais competitiva e deve engolir a do emedebista. "Se Efraim se consolidar como o candidato das oposições ao Governo, eu aceito disputar o Senado", declarou Pedro ao repórter Oscar Neto, da 98 FM. 

Governador João Azevêdo nomeia competente Shirleyanne Brasileiro nova diretora da UPA de Cajazeiras

O governador João Azevêdo nomeou a competente Shirleyanne Brasileiro Araújo de Lima (foto) como nova Diretora da Unidade de Pronto Atendimento 'Drª Valéria Macambira Guedes', localizada no município de Cajazeiras. O ato governamental assinado ontem (12) foi publicado na edição de hoje (13) do Diário Oficial do Estado. 

Shirley, como é popularmente conhecida, é uma experimentada profissional da área da saúde com foco em gestão, seu forte. É reconhecida tanto pelo governo como pela população por onde já atuou prestando relevantes serviços, diante dos avanços conseguidos e mudanças implementadas que melhoraram a qualidade na prestação do serviço ofertado à população. 

Shirleyanne Brasileiro já passou pelas unidades de Patos, Piancó, Itaporanga, já foi Chefe do Núcleo de Economia da Saúde - da Secretaria de Estado da Saúde, dentre outros postos de destaque em seu vasto leque de experiência acumulada em sua carreira profissional.

A UPA de Cajazeiras atende uma região polarizada por mais de 200 mil habitantes e é mais um desafio que o Governo do Estado decidiu confiar à Shirlleyanne, por sua capacidade de gestão e de obter resultados positivos por onde passa. Acerta o governo e ganha a população da região de Cajazeiras.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Aguinaldo Ribeiro firma parceria com presidente da Câmara e grupo de Vereadores e deve consolidar importante base em Itaporanga

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) recebeu na tarde de ontem (10), em João Pessoa, importante apoio de forte grupo de Vereadores de Itaporanga, principal cidade do Vale do Piancó. 
Na oportunidade, firmou compromisso de levar investimentos para população local. Ações, aliás, que já são vistas e celebradas no município beneficiando dezenas de famílias. E agora mais uma leva de demandas importantes solicitadas no encontro pelo vereador/presidente Ildean Caetano, vice-presidente Ricardo Pinto e secretário Maclaildo Leite, que formam a Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Tanto a população urbana como a rural serão beneficiadas com ações, como: calçamento, implantação de sistemas de abastecimento, cisternas, passagens molhadas, terraplanagem... comunidades Pitombeira, Várzea do Saco, Barrocão, Cardoso, Capim Grosso dos Martins, Capim Grosso dos Gobel, Cravoeiro, Castanheiro, Lagoa Seca, Paraná, Jenipapo, Belo Horizonte, dentre outras, serão beneficiadas.
Para Aguinaldo, essa parceria é uma forma de reconhecimento do seu compromisso com o povo do seu estado: "Me deixa feliz ter a oportunidade de estamos junto com esse grupo que será o nosso time em Itaporanga. Vamos trabalhar muito para o desenvolvimento local", comentou. A reunião contou, ainda, com ex-prefeito Fábio Arruda (Boa Ventura) que tem intermediado encontros, como este. 
Líder do Progressistas na Paraíba, Aguinaldo Ribeiro deve consolidar em Itaporanga uma base robusta para a disputa de 2026, haja vistas, que seu partido na cidade junto com lideranças que chegam tiveram quase quatro mil votos, ano passado na eleição municipal. Fora as que estão à caminho.

O grupo destacou Aguinaldo como excelente parceiro para Itaporanga por preencher todos os requisitos de um homem compromissado, que trabalha por sua gente, um parlamentar que dignifica a Paraíba. "Nós acreditamos nisso e é isso que Itaporanga precisa, de alguém que faça por nosso município. Porque a Paraíba reconhece o trabalho e a dedicação do deputado Aguinaldo Ribeiro", disseram. 
Na região, Aguinaldo Ribeiro já é votado em praças importantes como Piancó e Conceição, sempre com expressivas votações acima dos três mil votos. A consolidação de uma base em Itaporanga faz parte do projeto de expansão do mandato em prol do desenvolvimento regional. 

STF determina afastamento do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e decisão pode provocar dores de cabeça na Paraíba

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (10) o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) do cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

O relator considerou que a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que manteve a recondução de Menezes ao cargo violou o entendimento firmado pelo STF sobre a reeleição para as mesas diretoras do Poder Legislativo estadual.

A Reclamação (RCL) 76061 foi apresentada pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que disputou a presidência da ALBA, mas não se elegeu. Ele alegou que Adolfo Menezes foi eleito para a presidência do Legislativo estadual em 2021, reconduzido em 2023 e, neste ano, eleito para o terceiro mandato consecutivo.

Ao avaliar o caso, o ministro Gilmar Mendes lembrou que, em 2022, o Supremo vedou a recondução ilimitada de integrantes da mesa diretora do Poder Legislativo estadual.

O tema foi discutido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6688, 6698, 6714 e 7016, quando o Plenário definiu que a recondução é permitida apenas uma vez para as composições formadas no biênio 2021-2022, sem a possibilidade de reeleição para os mesmos cargos nos biênios seguintes.

Além disso, o ministro Gilmar levou em consideração o risco à segurança jurídica e ao interesse social na manutenção de Adolfo Menezes no cargo. Por essa razão, concedeu a liminar para determinar seu afastamento até o julgamento de mérito do caso.

O caso da Bahia pode influenciar o cenário da Paraíba, onde o deputado Adriano Galdino (REP) foi reconduzido, em eleição realizada em 26 novembro de 2024, para o quarto mandato consecutivo no comando do Legislativo estadual.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Hugo Motta busca Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes para se explicar fala sobre o 8 de janeiro

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), conversou com alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua fala de que os atos de 8 de janeiro não foram uma tentativa de golpe e de que houve “exagero” na punição aos condenados pela corte. Entre os magistrados procurados por Motta está Alexandre de Moraes, relator dos processos envolvendo os ataques golpistas, e Gilmar Mendes. A informação é de Bela Megale, em ‘O Globo’.

Segundo aliados do presidente da Câmara, ele decidiu ligar diretamente para Moraes e outros ministros “para não deixar o ruído crescer”. Na conversa, Motta disse que as condenações de parte dos envolvidos nos ataques golpistas têm criado um sentimento de vitimização em relação aos condenados e defendeu que as penas duras fossem aplicadas a quem vandalizou e depredou os prédios dos Três Poderes.

O parlamentar fez a avaliação de que pessoas que estavam presentes nos atos, mas não vandalizaram os locais, pudessem ter penas mais amenas. Motta afirmou aos magistrados que foi isso que buscou defender na entrevista que concedeu à rádio Arapuan FM, de João Pessoa, na sexta-feira passada.

Dois ministros confirmaram à coluna que foram buscados pelo presidente da Câmara e elogiaram sua disposição em dar explicações e dialogar sobre o tema. Os magistrados enfatizaram a Motta que os condenados vandalizaram os prédios dos Três Poderes e que ampla maioria concordando com as sentenças.

Motta destacou ainda que, apesar dos ruídos provocados pelas suas falas, seguirá com a promessa de buscar a pacificação entre os poderes.

Como informou o colunista Lauro Jardim, Motta quer virar essa página e falar sobre votações de projetos que vai priorizar na Presidência da Câmara. O parlamentar tem repetido que a anistia aos envolvidos nos 8 de janeiro não é um deles.

Ao lado do marido/prefeito Major Sidnei (Sapé), Denise Ribeiro recebe apoio de líderes da oposição de Capim

A primeira-dama de Sapé, Denise Ribeiro recebeu, na noite de sábado (8), durante tradicional Festa de São Sebastião, padroeiro do município de Capim, no Vale do Mamanguape, o apoio de líderes da oposição para sua pré-candidatura a uma das vagas para Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nas eleições de 2026.
Acompanhada do esposo, o prefeito de Sapé, Major Sidnei (Republicanos) e assessores, Denise recebeu o sim, do contador e ex-candidato a prefeito em 2024, Erivelton da Silva Ferreira (PSB), do empresário Martins da Silva (União Brasil), e dos vereadores Zé Ramos (PSB) e Lú de Nino (PSB), dentre outras lideranças da “Princesinha do Vale”.

Informações de fontes, afirmam que Denise vem sendo procurada por lideranças de cidades polarizada por Sapé, da grande João Pessoa, das regiões do Brejo e Litoral Norte e Sul da Paraíba. Ela é uma forte candidata a deputada estadual, com chance de vitória.
Sem perder tempo, Denise esteve cumprimentando as pessoas que estavam na festa, nas tendas e na pista de dança. Segundo assessores, ela ficou feliz pelo carinho do povo e da juventude de Capim. (com Napoleão Soares)

Com saída de Sargento Neto da PMCG, Caio Roberto recua de licença e adia posse de Cicinho Lima na ALPB

O deputado estadual, Caio Roberto (PL) disse, nesta segunda-feira (10), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, que desistiu da licença para tratar de assuntos particulares, e com isso possibilitar a ascensão do suplente Cicinho Lima, na Assembleia Legislativa.

De acordo com Caio Roberto (foto), o recuo por conta da saída, no último fim de semana, do deputado Sargento Neto (PL) da Secretaria de Serviços Urbanos de Campina Grande. Sargento Neto chamou o presidente Lula de 'canalha' e acabou exonerado do cargo pelo prefeito Bruno Cunha Lima (União)

O parlamentar explicou que o acordo seria para prestigiar o suplente Cicinho Lima, e com a mudança o suplente que ascenderia à titularidade seria Sargento Rui, que já estava no exercício do mandato. Caio Roberto não descartou a licença, mas ressaltou que vai aguardar a solução do impasse e acredita num acordo entre Sargento Rui e Cicinho Lima.

“Iria protocolar a licença nesta terça-feira, mas como teve essa mudança envolvendo o Sargento Neto, lá em Campina Grande, decidimos aguardar um pouco, já que há um acordo para possibilitar o rodízio e prestigiar o suplente Cicinho Lima”, disse.

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Branco Mendes é recebido pelo ex-prefeito Divaldo e deve consolidar base robusta em Itaporanga para 2026

Como bom 'minerador', o deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) decidiu investir pesado para prospectar um terreno fértil que lhe assegure aumento significativo de sua base de apoio no município de Itaporanga, Vale do Piancó. E como conterrâneo não terá muita dificuldade para isso porque conhece o caminho como poucos. 
Branco Mendes deu um passo importante, neste sábado (8), ao ser recepcionado durante um churrasco, como parte do script, pelo ex-prefeito Divaldo. Ambos vem conversando há tempos e o apoio está praticamente fechado. O atual prefeito Azif também esteve presente, mas como espectador pelo menos nesse primeiro momento. Branco já conta com apoio de auxiliares do gestor.
Fechando o apoio do grupo liderado pelo ex-prefeito Divaldo, Branco Mendes acerta na dosagem para contar com uma base robusta para a disputa de 2026 que será dificílima, principalmente, dentro do Republicanos. Itaporanga é um campo de garimpo propício para ajudar nesse quesito. 
Em 2022, Branco Mendes contou com o apoio de dois vereadores: João Guimarães (estava ontem acompanhando o deputado) e Jailson de Zeca (hoje suplente), além de alguns suplentes, que lhe rendeu 526 votos.