sábado, 12 de outubro de 2024

Aliança com Veneziano fez Bruno perder votos e agora sua reeleição depende do eleitor bolsonarista que votou em Bolinha

Na eleição de 2020, Bruno Cunha Lima (União Brasil) foi eleito no 1° turno com 111.526 votos. Mas, no último dia 06, Bruno somou 110.807 votos. A matemática não mente, a aliança inusitada com o senador Veneziano (MDB) não somou votos para o prefeito de Campina Grande.

O resultado eleitoral mostra que o candidato do PSB, Jhony Bezerra (34,5%), conseguiu se apoderar do eleitor clássico de Veneziano, conquistado e mantido no contraponto histórico à família Cunha Lima.

E assim como em João Pessoa, a matemática também está a favor de Bruno em Campina. Faltaram apenas 1,8% dos votos para Bruno garantir a vitória no 1° turno. Considerando que os votos do bolsonarista Artur Bolinha (7%) irão migrar quase 100% para o prefeito, garantindo a reeleição de Bruno.

O perfil desse eleitor já conhecemos; conservador de direita que vota em Bolsonaro e rejeita a esquerda. É um eleitor que já estava com Bruno, mas correu dele quando Bolinha anunciou a candidatura. Caso contrário, a disputa em Campina teria se encerrado no último dia 06.

Por outro lado, já podemos cravar que Jhony Bezerra terá uma surpreedente votação, chegando perto dos 47%, já que os eleitores de Inácio Falcão e André Ribeiro (9,5%) vão migrar em massa para o socialista.

Ou seja, só um evento extraordinário é capaz de atrapalhar a reeleição de Bruno.

com Allan Kardec

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Após trocar Bruno por Jhony, Laryssa Almeida é alvo de ataques em Campina: “Mal comida”, “Sapatão”, “Morta de fome”.

A rede social da ex-secretária de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia do Município, Laryssa Almeida, que foi candidata a vereadora pelo MDB, foi tomada por comentários concordando e criticando sua decisão de romper com o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Cunha Lima (União), e aderir ao prefeitável Dr. Jhony (PSB).

Entre os comentários críticos, todavia, várias publicações descambaram para ataques diretos pesados contra Laryssa. Por uma pessoa identificada como Lorena, ela foi ofendida com expressões como “mal comida” e “morta fome”.

Laryssa também foi chamada de “Judas”, acusada de ter se vendido, classificada como traidora, além de ser alvo de ironias sobre sua votação (mais de 1300 votos), considerada por alguns internautas, nos comentários, como sendo méritos do grupo do prefeito.

No Instagram, um assessor de Larysssa, que é advogado como ela, postou um print de uma publicação na qual uma mulher, que se apresenta com o nome de Juliana Alves, chama a ex-candidata de “sapatão”: “Olhe, a tal da sapatão é a imagem do cão mesmo”, aparece no print.

Laryssa Almeida ainda não se pronunciou sobre os ataques nem revelou que medidas pretende adotar.

Senador André Amaral reúne autoridades em jantar oferecido em homenagem ao novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo...

Bastante habilidoso e articulado em todas as áreas da política, seja oposição ou situação, já que sua intenção é a de sempre buscar desenvolvimento para o Brasil e a Paraíba, o senador paraibano André Amaral (União Brasil) ofereceu um jantar essa semana em Brasília, na sua residência no Lago Sul, em homenagem ao novo presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo.

Autoridades de todos os poderes da República estiveram presentes. Senadores, Ministros de Estado, de Tribunais, empresários e representantes dos mais variados setores. Destaque: o senador Renan Calheiros (MDB-AL), ministro Alexandre Padrilha (Articulação Política), senador Efraim Filho (líder do União Brasil no Senado), ex-deputado federal André Amaral Filho, entre outros.

O cardápio oferecido e a música foram nordestinos, uma escolha do senador André Amaral que tem o propósito de buscar o melhor para seu país porque diz o filósofo Aristóteles: “O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”. Ele demonstra uma capacidade aglutinativa invejável atrelada a sua perspicácia política e administrativa. 

Como uma personalidade de fino trato com seus parceiros, numa fidalguia já conhecida no Nordeste que está sendo festejada no Planalto Central. 


quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Major Sidney diz que disputará vaga de deputado estadual em 2026 se o deputado Felipe Leitão for pra federal

O prefeito reeleito de Sapé, Major Sdney (Republicanos)  não descartou a possibilidade disputar uma vaga para deputado estadual nas eleições de 2026. Porém, o gestou impôs uma condição: “Vai depender da decisão que o deputado Felipe Leitão tomar”, disse o major, durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação desta quinta-feira, (10). 

No campo político, major Sidney faz parte da base de apoio do deputado Felipe Leitão (PSD) e a sua decisão de disputar uma vaga  uma vaga para a Casa de Epitácio Pessoa, só será tomada depois que  Felipe Leitão decidir se irá ou não disputar uma vaga para a Câmara Federal.

João Azevêdo afirma que estará à disposição para disputar o Senado em 2026, mas não quer antecipar o fim do governo: “Continuar trabalhando”.

O governador João Azevêdo (PSB) afirmou que está a disposição para candidatura no senado em 2026. Declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Campina Grande nesta quinta-feira (10). Em áudio divulgado pelo programa Arapuan Verdade, João Azevêdo é questionado sobre os aliados eleitos em 2024 e sua possível candidatura para o senado em 2026.

“É um processo de construção, eu sempre digo que ninguém chegaria em 2026 sem passar por 2024. Nós formamos uma representação importante na paraíba, são mais de 155 prefeitos. É essa base com quem nós vamos discutir no momento certo um projeto para 2026”, explicou o governador. João Azevêdo se colocou a disposição para o senado, mas que não quer antecipar o fim do governo e vai continuar trabalhando. “Se ficar entendido que meu nome pode contribuir para esse projeto eu vou estar a disposição”, garantiu.


O governador entregou e autorizou obras e ações que totalizam mais de R$ 246 milhões em comemoração aos 160 anos de Campina Grande. A solenidade ocorreu no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções, obra que segue em ritmo acelerado e recebe investimentos de R$ 140 milhões, representando um marco no turismo de eventos da cidade. 

O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou as obras estruturantes e políticas públicas do governo em Campina Grande e a garantia de seguir trabalhando pela cidade. “É uma alegria celebrar essa data com a entrega de ações que atestam o compromisso do governo com Campina Grande, que têm gerado desenvolvimento econômico, a exemplo do Centro de Convenções, uma obra que impulsionará o turismo e expansão urbana e renovamos nossa missão de trabalhar pela nossa cidade com  o cuidado com as pessoas”, sustentou. 

João Azevêdo recebe lista tríplice com indicados pelo Ministério Público e terá 20 dias para escolher novo desembargador

O governador João Azevêdo recebeu a lista tríplice com os nomes indicados pelo Ministério Público mais votados para a vaga de desembargador pelo quinto constitucional. Reunião para entrega da lista aconteceu na noite desta quarta-feira (9) com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva.

João Azevêdo terá um prazo de 20 dias para escolha do novo desembargador. Divulgação será feita no Diário Oficial do Estado. A reunião entre o governador e o TJPB também contou com as presenças dos desembargadores Frederico Coutinho, Joás de Brito Pereira, Romero Marcelo, Marcos Cavalcanti, José Ricardo Porto, Oswaldo Trigueiro do Valle, o procurador geral do Ministério Público, Antônio Hortêncio e o procurador geral do Estado, Fábio Brito.

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, votou na tarde desta quarta-feira (9) entre os nomes dos promotores indicados na lista sêxtupla enviada pelo MP e ), e elegeu os promotores de Justiça Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, Carlos Romero Lauria Paulo Neto e Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa (por ordem de votação).

Confira nomes na lista tríplice

Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho

38º promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições no patrimônio público. Foi procurador-geral de Justiça entre 2017 e 2021. Ingressou no MPPB em 2 de junho de 2003. Hoje integra a Assessoria Técnica do PGJ.

Carlos Romero Lauria Paulo Neto

43º promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições no meio ambiente e patrimônio social. Atualmente ocupa o cargo de promotor corregedor do MPPB. Ingressou na instituição em 02 de maio de 2000.

Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa

26ª promotora de João Pessoa, da área cível e família. Atualmente é promotora convocada no cargo de 9º procurador de Justiça com atuação na 1ª Câmara Cível do TJPB. Ingressou no MPPB em 18 de junho de 1991.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

De olho em 2026, staff do União Brasil desembarca em Campina

Os cabeças do União Brasil na Paraíba desembarcaram em Campina Grande, nesta terça-feira (8). O partido trabalha para se manter no comando do segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. O senador Efraim Filho, o ex-senador Efraim Morais e o deputado George Morais, líder da oposição na Assembleia Legislativa, se reuniram com o prefeito e candidato à reeleição Bruno Cunha Lima.

Nessa segunda-feira (7), Bruno já havia se reunido com o ex-senador Cássio Cunha Lima, e os deputados Romero Rodrigues e Tovar Correia Lima. O vice na chapa do prefeito, Alcindor Vilarim, também participou do encontro. Efraim Filho foi lançado pré-candidato ao governo para 2026. Sendo assim, Campina Grande pode ser estratégica para os planos do senador e para o União.

A situação do Grupo Cunha Lima ficou bastante complicada com a pesada rejeição do prefeito Bruno Cunha Lima, que não conseguiu bater a parada contra Jhony. O ex-senador, ex-governador, Cássio Cunha Lima não conseguiu eleger nem o sobrinho Ronaldo Cunha Lima Neto para vereador. Ele teve 3.001 que foi insuficiente para se eleger e mostra que os tempos estão mudando.

Ao lado de Lucas Ribeiro, Jô Oliveira anuncia adesão à Jhony Bezerra

As movimentações do segundo turno em Campina Grande começaram, na tarde desta terça-feira (8). Jô Oliveira, a vereadora mais bem votada de Campina Grande, com 5.178 votos, declarou apoio a campanha de Jhony Bezerra (PSB), durante entrevista coletiva que contou a presença do vice – governador Lucas Ribeiro (PP). 

A adesão da vereadora reeleita representa um movimentação política importante, Jô tem sido uma voz influente na Câmera Municipal e conta com uma base sólida de eleitores. A vereadora que se destaca por sua atuação em defesa dos direitos humanos, políticas públicas de inclusão e combate às desigualdades afirmou que Dr. Jhony representa uma mudança necessária para Campina Grande

Com 5.178 votos, Jô Oliveira superou candidatos a vereador com fortes estruturas. Ela já havia sido, em 2020, a primeira candidata negra eleita na história para Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG). No primeiro turno, a parlamentar apoiou a candidatura de Inácio Falcão (PCdoB), do seu partido, que obteve 16.448 votos, ficando na terceira posição.

No primeiro turno, o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) teve 110.807 votos (48,22%), enquanto, Jhony Bezerra teve 79.471 (34,58%) prometendo ser acirradíssima a disputa neste segundo turno. Inácio Falcão (PCdoB) teve 16.448 (7,16%), Arthur Bolinha (NOVO) 16.282 (7,16%) e André Ribeiro (PDT) ficou com 5.386 (2,34%). Para onde esses votos penderem é que será decidida a eleição em Campina Grande.