sábado, 20 de novembro de 2010

Vereador Stherlan fala ao blog da decisão de lançar nome pra perder e critica união de Nego e Marcílio

Ele ficou observando todo processo sucessório da Mesa Diretora da Câmara Municipal de longe, lá da capital. Tomando água de côco na orla mas sem perder de vista os passos que seus pares davam. Só chegou em Conceição praticamente na véspera do embate quando só já existia dois postulantes, dentro da bancada de situação, à Presidência da Casa, além do atual presidente (Nego de Servir), que acabou reeleito.
Falo do vereador Sthlerlan Emanuel (PCdoB) que em conversa com o blog neste sábado (20) falou sobre a decisão de lançar seu nome para, como ele mesmo diz, "perder". Polêmico, dinâmico e estrategista, Stherlan fez revelações inesperáveis e afirmou que vem assumindo papel de unidade política nos últimos anos em busca de reagrupar o esquema braguista e o processo de desenvolvimento da cidade. De início o parlamentar-mirin falou porque decidiu enfrentar o atual presidente no processo sucessório quando já se sabia que ele seria reeleito. "Na política nem sempre o resultado positivo é a verdadeira vitória, quando proporam meu nome para ser derrotado no voto, não pensei duas vezes e falei que aceitava", pontuou.
Stherlan agradeceu aos colegas Sales Lima, Vicente Ramos e Nena Martins por votarem nele e, por isso, fortaleceu ainda mais a unidade do quarteto: "[...] Fui para o plenário (da Câmara) com a responsabilidade não de ganhar, mas de provar que temos unidade política, para dizer que não estávamos para negociar o diploma que o povo nos deu". O também vereador Vicente Ramos, que falou ao blog junto com Stherlan, enfatizou que o grupo está unido e forte e que a reeleição ocorrida ontem do atual presidente da Câmara deflagrou, na verdade, o jogo sucessório municipal de 2012. "Por isso, nós estamos unidos e vamos caminhar nessa direção com vistas as eleições de 2012", disse Vicente.
Falando sobre a disputa de ontem, Stherlan lembrou que disputou a Presidência da Câmara contra "um grande empresário, dono de casa de show, da maior rádio AM da região, com o apoio integral da prefeita Vani Braga. Portanto, combater as condições financeiras de um candidato com esses atributos não é fácil, porém, foi de cabeça erguida como um grande combatente", disse. Completando seu raciocínio, Stherlan enfatizou que o presidente reeleito Nego de Servir (PMDB) teria contado não só com os votos da bancada de oposição, mas com o apoio do executivo municipa.
E revelou ainda que há um pré-acordo entre Marcílio Lacerda e Nego com vistas às eleições de 2012: "Ronildo foi eleito com os votos da oposição, a mesma oposição que chamou Vani Braga de chefe de quadrilha, que chamou o filho dela de bandido e que declarou que estava votando (com Nego de Servir) porque existia um pré-acordo para 2012, ou seja, essa mesma pessoa que indagou ese discurso foi eleito vice-presidente de Ronildo, pessoa de ligação estreita com Vani Braga", afirmou Stherlan.
Segundo Stherlan declarou ao blog a cidade de Conceição já comenta que Ronildo pode vir a ser candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada por Nilson Lacerda (PSDB). "Se a oposição chamou Vani Braga de chefe de quadrilha quem é Ronildo neste processo? E qual a verdadeira vitória de Braga?", indagou. Stherlan diz que recebeu abraços e apoio dos amigos que não aceitavam "uma anomalia política onde os piores inimigos da prefeita estão unidos ao maior amigo dela", disse. Filho de professor, vindo do movimento estudantil e comunista convicto, ele afirmou ainda que teve de suprir a necessidade dos seus aliados, perdendo por um voto. "O que mostra que nem sempre o dinheiro é maior do que a ideologia e dignidade política", pontua.
Ao final da conversa, o vereador afirmar que vai continuar fazendo seu trabalho como o cursinho pré-vestibular que criou e conclui dizendo que vai cassar alvarás das casas de shows, numa referência ao estabelecimento de propriedade do presidente da Câmara. "[...] Mandamos para a Câmara o projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude; só em 2010 "formamos" 100 jovens e em 2011 serão mais de 200 formados com o cursinho; vou continuar lutando para cassar o alvará de licença das casas de shows que não aceitarem o direito à meia-entrada; lutando para garantir 0,4% do FPM para o fundo municipal de apoio ao esporte e apoio a prevenção às drogas... É assim que continuará nossa luta, mas tenho uma pergunta: o que já fizeram os vereadores detentores de 1, 2, 3, 4 mandatos pelo povo? Estou dizendo o que já fiz e o que eles fizeram?", encerrou.

Confira a Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP

Confira a seguir a coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (20) do jornal da Paraíba, sob comando de Quinca Remígio:
APRENDIZADO - No município de Conceição, alunos do Instituto João Siqueira Figueiredo durante a Feira de Ciência realizada pela escola. Um alerta de como manter o meio ambiente saudável
Saúde - O SAMU Regional de Piancó recebeu na última quinta-feira oito ambulâncias. O envio dos veículos faz parte do projeto de descentralização do órgão. Segundo os coordenadores José Luis e Euda Andrade. Aproximadamente 30 municípios da região do Vale do Piancó serão beneficiados com os veículos.
Piancó - A prefeita Flavia Galdino informou que pretende conversar nos próximos 15 dias com os deputados eleitos Romero Rodrigues e Adriano Galdino para a viabilizar a implantação de um campus da UEPB no município.
Piancó II - O procurador jurídico do município, Remigio Junior, disse que após a conversa com os deputados, a prefeita Flávia Galdino pretende marcar uma audiência com o Governador eleito Ricardo Coutinho para tratar de outros assuntos.
Piancó III - A bancada de vereadores que dá sustentação a prefeita aumentou. A adesão do vereador José Braúlio Junior foi consolidada há duas semanas. O vereador Junior passou a apoiar o grupo governista pelo trabalho e pelas ações do atual governo.
Piancó IV - O vereador Junior Braúlio (PTB) informou que não encontrou nenhuma dificuldade para se integrar ao bloco da situação e afirmou que pretende seguir firme apoiando projetos desenvolvimentistas para o município ao lado da prefeita.
Saúde I - Com a inclusão dessas ambulâncias, o SAMU Regional de Piancó conta agora com 13 ambulâncias. Porém, ainda são aguardadas mais quatro veículos, além de motolances. A prefeita Flávia Serra Galdino afirmou que saúde é uma de suas prioridades.
Conceição - A Rádio Conceição FM 91.1 lançou com sucesso no início da semana o Projeto “Compras Premiadas”, com o objetivo de fortalecer o comércio local. O projeto vai distribuir 91 prêmios para os clientes que efetuarem as compras nas lojas credenciadas.
Conceição I - Segundo o proprietário da Rádio, Alexandre Braga Pegado, a emissora resolveu implantar esse projeto como forma de proporcionar aos comerciantes, empresários e clientes uma forma criativa de incentivo nas compras e vendas.
Conceição II - O Projeto Compras Premiadas funciona da seguinte forma: o comerciante que aderiu ao projeto recebeu grátis dois mil cupons, mensagens natalinas, sua empresa durante dois meses na mídia e ainda vai concorrer a dois meses de publicidade.
Conceição III - Aproximadamente 100 empresários aderiram ao projeto. Eles pagaram o valor de R$ 200,00 e se mostram satisfeitos com o aumento visível das vendas. A cada R$ 10,00, o consumidor recebe um cupom para concorrer aos prêmios.
Conceição IV - Alexandre Braga informou que a Conceição FM atualmente é notoriamente uma das rádios mais ouvidas do sertão paraibano. Para tanto ele informou que pequenas médias e grandes empresas já fecharam contratos com sua emissora.
Catingueira - O prefeito José Edvan Felix ficou surpreso com a decisão do MEC de cortar a merenda escolar do seu município. Segundo ele, a situação deverá ser revertida o mais rápido possível. A Secretária de Educação já teria encontrado o problema.
Catingueira I - Segundo Edvan Felix, uma de prioridades é a educação de qualidade e tal fato sequer poderia ter acontecido. Ele disse que vai punir os culpados diante do fato e vai querer explicações nos mínimos detalhes dos responsáveis sobre o caso.
Catingueira II -  A assessoria do prefeito também se pronunciou sobre o caso da merenda escolar e espera que o problema seja solucionado o mais rápido possível porque Edvan não vai tolerar e nem permitir erros que comprometam a educação.

Ex-vereador desfere tiros de arma de fogo contra gerente da Emater local em Santana de Mangueira

Na noite desta sexta-feira (19), por volta das 20h, a cidade de Santana de Mangueira foi palco de disparos de arma de fogo em via pública. O fato aconteceu no "Bar do Bil", que localiza-se em frente ao Cesma Clube, momento em que o ex-vereador Mardon Marques desferiu três disparos de arma de fogo contra o gerente do escritório local da Emater, o técnico Ivantelson de Figueiredo.
De acordo com informações, há alguns anos o então vereador Mardon e um filho de Ivantelson tiveram um desentendimento, quando Cleante (filho de Ivantelson) desferiu alguns disparos de revólver contra Mardon. Passasos alguns dias, Mardon que ainda era vereador atentou também contra a vida de Cleanto mas sem êxito.
Este caso, culmicou com um processo na justiça que levou Mardon à condenação em primeiro e segundo grau, que acabou perdendo o seu mandato de vereador devido estar condenado a pena alternativa. Desde então, Cleanto não mais frequentou Santana de Mangueira. No entanto, Mardon teria passado a beber diariamente e tecer ameaças à Ivantelson, chegando ontem as vias de fato.
Ainda, segundo as informações, por sorte a pontaria de ambos é muito ruim, pois já são três tentativas de homicídio sem "sucesso", ou melho, sem que ninguém saia ferido. Quando as pessoas pensavam que esse problema já estava superado eis que a rixa vem a tona de novo.
O destacamento local da Polícia Militar fez deligências mas não conseguiu êxito em deter o autor dos disparos, que teria colocado também a vida de outras pessoas em risco, já que, no momento, o bar encontrava-se lotado por ser um ponto muito frequentado na cidade.
Na realidade, esta questão já fazia tempo que estava "adormecida". Santana de Mangueira não aguenta mais violência. Por ser um município pequeno casos dessa natureza deixa a população assustada.
Com informações de San Basílio

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Em audiência no Palácio da Redenção Ricardo pede gestão compartilhada e Maranhão resiste

Durou pouco mais de meia-hora a reunião do governador José Maranhão (PMDB) com o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB). Ao final do encontro, que aconteceu hoje pela manhã no palácio da Redençao, Ricardo conversou com a imprensa e disse que sua proposta ao governador foi um fim de governo em que ele pudesse acompanhar ativamente todas as ações do Estado, incluindo contratações e compras, além de estar atento para todas as decisões na reta final deste governo.
Ainda de acordo com Ricardo, não se pode resumir a transição de governo a entrega de relatórios da situação do Estado, mas adiantou que o governador não se mostrou receptivo à sugestão de governo “a duas mãos”. Sobre o assunto, José Maranhão disse que "não pode haver 'transferência de gestão', isso não é previsto na Constituição e só vai acontecer no dia 1º de janeiro". O governador completou que ele é o responsável por seu governo até o último dia desse ano.
O encontro contou também com a participação dos integrantes das comissões de transição indicados pelo peemedebista e pelo governador eleito para iniciar a troca de informações. Ricardo apresentou ofício solicitando informações necessárias para o funcionamento da Rede Hospitalar Estadual e outro solicitando a prorrogação de vários convênios existentes entre o governo da Paraíba e o Federal.

Principal peça do xadrez oposição reconduz Nego de Servir à Presidência da Câmara de Conceição

Vitoriosos: Roberto, Raimundo, Nego, Marcílio e Valdemir
Em matéria que publicamos no último domingo (14) pontuavamos que a bancada de oposição na Câmara Municipal de Conceição seria novamente a fiel da balança na eleição da Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. Na oportunidade elencamos que os três votos dos tucanos: Marcílio Larcerda, Raimundo Araújo e Valdemir Berto, seriam a cartada para manter ou eleger um novo comando na Casa. E assim aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) quando o atual presidente Nego de Servir (PMDB) foi reeleito.
A composição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012 ficou assim definida: Ronildo Leite, mais conhecido como Nego de Servir (Presidente), Marcílio Lacerda (Vice-Presidente), Raimundo Araújo (1º Secretário) e Valdemir Berto (2º Secretário). A chapa ainda contou com o voto do vereador Roberto e Chicó. Com relação à atual formação a mudança se deu na troca de Valdemir (de 1º para 2º Secretário) e na exclusão de Nena Martins (que ocupa até 31 de dezembro a 2ª Secretaria).
Quando todos imaginavam que ele estaria "fora do jogo" eis que Nego articulou bem, nos bastidores, manteve-se tranquilho e assistiu "de camarote" as jogadas em curso articuladas dentro da base de situação, da qual faz (ou fazia) parte. Nego deparou-se há duas semanas com duas candidaturas na mesa: a de Sales Lima (PSB) e a de Nena Martins (PPS), eleita 2ª secretária junto com Nego em janeiro de 2009. Apesar de ter registrado o nome na última quarta-feira (17) Nena renunciou à postulação, tal como Sales, em prol de outro nome: Stherlan Emanuel (PCdoB).
Stherlan (na tribuna), se fazendo estrategicamente de "expectador" durante o processo eleitoral na Câmara Municipal registrou o nome e decidiu enfrentar Nego. Para tanto já contava com os votos de Nena, Sales e Vicente, precisando de apenas mais um voto para chegar ao objetivo. Estava pronta a chapa que contava com o aval da prefeita Vani Braga (PMDB). Em janeiro de 2009, Vani apoiou Nego conseguindo sua eleição após intervenção do irmão, deputado federal Wilson Braga, pela retirada da postulação de Nena. No entanto, a oposição de então, liderada pelo vereador Marcílio, foi preponderante para a vitória de Nego.
Situação: Sales, Nena, Stherlan e Vicente
Só que agora Nego se viu sem as bençãos da bancada situacionista e foi garantido no cargo depois de costurar a manutenção do apoio dos tucanos. Se entendeu bem com um articulador de mão cheia, o tucano Marcílio Larceda. Ou seja, como frisamos domingo passado houve polêmica, suspense e surpresas, ingredientes que não devem faltar nesse enredo. Com a garantia dos três votos do PSDB coube a Nego apenas assegurar o voto de Roberto de Chicó (PSB), que já tinha compromisso com o atual presidente.
Porém, a recondução de Nego ao comando da Casa vislumbra uma forte perspectiva de união deste com a oposição local visando as eleições municipais de 2012, quando o agrupamento captaneado por Nilson Lacerda (PSDB) e pelo ex-prefeito João Deon Diniz (PSB) terá possibilidade de formatar fortemente a busca pelo poder local. Em 2008, Nilson perdeu a eleição por apenas cinquenta votos para a atual prefeita Vani Braga.
Vamos aguardar os acontecimentos até lá...
O advogado Dr. Marcílio auxiliou os trabalhos juridicos da sessão
Momento da contagem dos votos

Marcílio diz que Conceição quer mudança e faz duras críticas à prefeita Vani Braga: "Há uma quadrilha instalada na Prefeitura Municipal"

Mudança: Marcílio diz que povo quer renovar em 2012
Principal articulador para manutenção de Nego de Servir como presidente do Legislativo-Mirin de Conceição, o tucano Marcílio Lacerda fez um discurso arraigado de emoção e desferiu duras críticas à administração da prefeita Vani Braga (PMDB) e a sua bancada. Mais uma vez Marcílio foi fundamental pela cartada final do jogo sucessório na Casa.
Contudente nas críticas à gestora municipal Marcílio disse que Conceição precisa se livrar da "quadrilha" que se instalara na Prefeitura. Declarou ainda que a cidade está sendo maltrada tanto pela gestão municipal como pelo governador José Maranhão (PMDB). "O povo precisa saber que há uma verdadeira quadrilha instalada na Prefeitura Municipal manipulando licitações e causando grandes prejuízos aos cofres públicos municipais. O governador Maranhão é outro que esqueceu de fazer alguma coisa por Conceição e, por isso, o povo lhe deu uma surra na última eleição. Derrotando este esquema que há décadas destroi Conceição", disparou.
Marcílio afirmou, da tribuna, que o povo deseja mudança em Conceição e que em 2012 saberá eleger um projeto consistente para trabalhar em prol da cidade e de sua gente. "Fui o vereador mais votado, nas eleições de 2008, em toda história política de Conceição. Quando todos apostavam que não tirava cem votos. Inclusive lutando contra o derramamento de dinheiro ocorrido naquelas eleições. Mas Conceição está perto de mudar sua história quando chegar 2012 e optar pela renovação no Executivo Municipal", disse referindo-se ao potencial eleitoral e perspectivas de poder que as oposições estão galgando em Conceição.
Ao concluir, Marcílio agradeceu a confiança da bancada tucana na Câmara Municipal, que manteve-se unida e coesa, mais uma vez sendo fundamental para a recondução do atual presidente ao comando daquela Casa Legislativa.

Nego agradece apoio e reafirma continuar lutando para fortlecer o Legislativo-Mirin em Conceição

O presidente reeleito para o biênio 2011/2012 discursou agradecendo o apoio dos colegas de chapa, aos familiares e amigos, ao mesmo tempo em que, num tom duro, revelou ao plenário ter enfrentado uma batalha árdua porque se viu no meio de articulações de todos os lados "com o objetivo de derrubá-lo do cargo". Nego revelou ainda que o vereador Stherlan Emanuel (PCdoB) chegou a lhe prometer voto na véspera da eleição, nas dependências da Casa.
O presidente enumerou uma série de ações desenvolvidas durante sua gestão (2009/2010) em prol da Câmara Municipal, melhorando consideravelmente a estrutura física da Casa, adquirindo equipamentos e mantendo os compromissos em dia. Reafirmou a compactuação de trabalhar sempre visando o melhor para o Legislativo-Mirin local e que não medirá esforços para defender os interesses dos vereadores.
Ou seja, de acordo com essa nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Conceição as conjecturas tendem a se concretizar caminhos de renovação política para 2012, diante da formatação de um grupo forte, novo e vigoroso visando este horizonte. A tendência é essa naturalmente!

Momentos da comemoração de Nego logo após ser proclamada vitória que garantiu sua reeleição

Vitoriosos: Raimundo, Roberto, Nego, Valdemir e Marcílio.
E logo após a proclamação oficial do resultado garantindo sua reeleição o atual presidente passou a receber os cumprimentos e abraços do plenário, que estava lotado, bem como, as saudações de familiares, correligionários e amigos. Abaixo, você confere momentos da comemoração, ainda, nas dependências da Câmara, de Nego com familiares e colegas de bancada, além de destacado espaço dado ao blog o qual queremos agradecer pela grande audiência dentre os internautas de Conceição:
 Nego e o editor
 Turma boa que é assídua leitora do blog... 
 O editor ladeado pelos amigos Nego e Marcílio
 Nego com seu pai e família
Amigas as quais temos a alegria da admiração 

Agradecemos a todos que já fizeram doações para Festa da Padroeira N. S. da Conceição. Doe você também e vamos ajudar a Paróquia de Itaporanga

Primeiro, queremos agradecer imensamente a boa acolhida que nossa campanha de arrecadação de fundos para a Festa da Padroeira N. S. da Conceição teve entre os conterrâneos e internautas, leitores do blog, que moram por essa Paraíba e por esse Brasil a fora.
De pouquinho em pouquinho as contibuições estão chegando na conta bancária (dados abaixo) destinada para este fim. Nossos mais sinceros agradecimentos. Sabíamos que vocês não iriam falhar com causa tão importante que é ajudar a Festa da nossa Padroeira, bem como, a nossa paróquia.
E à você que ainda não fez sua doação retornamos a pedir-lhe uma contribuição, de qualquer valor. Ajude a nossa paróquia. Faça você também uma doação. Vamos ajudar a Paroquia de Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga.
Pois, saiba que "Maria foi o primeiro sacrário de Cristo, palavra e eucaristia, gerou a vida nova para um mundo novo e nos reúne agora em comunidade para escutarmos a palavra, e pondo-a em prática, promover a vida".
Para doações/contribuições os dados são estes:
BANCO DO BRASIL - CONTA POUPANÇA
AGÊNCIA : 2176-8
CONTA : 23.744-2
VARIAÇÃO : 01
MANOEL JACY GOMES SOBRINHO

Doações de R$ 10,00 - R$ 20,00 - R$ 30,00 - o valor que puder contribuir para a Festa da Padroeira, em prol do Pastoril Vermelho... Obs.: A conta foi aberta no nome de Manoel Jacy, servidor do Cooperar, que junto com a esposa, Inêz Cabral, fazem a coordenação.
Vocês podem também solicitar qualquer esclarecimento e tirar dúvidas através do telefone: (83) 3451 - 2270, da Secretaria Paroquial.  
Que Deus continue abençoando e iluminando os teus passos!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Em Pedra Branca: Sindispeb entrega proposta do PCCV a secretária da Educação

O Sindicato dos Servidores Municipais Públicos de Pedra Branca (SINDISPEB) entregou nesta quarta-feira (17) a secretária municipal da Educação, Maria de Luordes Teotônio Rufino, a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério.  
A proposta do plano é a seguinte:
* Valorizar os profissionais do magistério público municipal;
* Estímulo ao trabalho em sala de aula e ao desenvolvimento profissional;
Melhoria do padrão de qualidade do ensino público municipal.

Buscando direitos a:
* Assegurar oportunidade de freqüentar cursos de formação, atualização e especialização profissional sem perca de salarial;
Progressão funcional na forma definida nesta Lei;
* Progressão na carreira, mediante promoções, baseada no tempo de serviço, capacitação e titulação;
Valorização da qualificação, decorrente de cursos específicos para as tarefas desenvolvidas;
Eleições para diretores e os diretores adjuntos das Unidades de Ensino da Zona Urbana  para um mandato de dois anos, permitida a reeleição para um mesmo período de acordo com o PAR Municipal;
* Contratação do professor substituto obedecerá a ordem seqüencial da pontuação obtida em concurso. Dentro estes outros direitos e deveres do servidor Municipal.
A categoria foi bem recebida pela secretária da Educação que colocou se a disposição, prometendo  estudar a proposta com muito zelo e ficando a disposição da classe. A presidente do SINDISPEB Maria Vanderly Silvino satisfeita com a recepção agradeceu a mesma esperando um novo encontro para outro diálogo.

TSE rejeita embargos e Cássio Cunha Lima diz que a decisão era prevista; defesa vai recorrer ao STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou hoje à noite os embargos de declaração interpostos pelos advogados do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato mais votado para o Senado nas eleições de 3 de outubro quando obteve mais de um milhão de votos. O único voto a favor do tucano foi do ministro Marco Aurélio. Os demais integrantes da Côrte seguiram o entendimento do relator, Aldir Passarinho Júnior.
Os ministros rejeitaram por 6 votos a 1 na noite desta quinta-feira (18) os embargos impetrados pela defesa e manteve o mesmo posicionamento quanto ao julgamento da ação que indeferiu o registro tendo como base a Lei da Ficha Limpa. O ministro Aldir Passarinho, relator do processo, refutou os argumentos da defesa. Segundo ele, não se sustenta a tese de que o TSE não teria analisado expressamente a aplicação retroativa da Lei da Ficha Limpa. “A questão relativa à aplicabilidade da Lei Complementar 135 foi de fato julgada pelo TSE, não havendo omissão quanto a essa matéria”, disse o ministro.
Ele acrescentou que sobre o efeito suspensivo obtido por Cássio Cunha Lima em uma das condenações contra ele é “matéria que não foi sequer arguida” no processo apresentado ao TSE. O relator lembrou ainda que o ministro Ricardo Lewandowski fez alusão à matéria no voto que proferiu em outubro sobre o caso. Em seu twitter, Cássio comentou: "Os embargos foram rejeitados. Dentro do previsto. O importantante é que agora poderemos recorrer ao STF que dará a palavra final". E mais: "Graças a Deus este calvário judicial esta perto do fim. É um processo muito doloroso e sofrido. Venceremos", reiterou.
Também no twitter, o advogado Harrison Targino adiantou: "Vamos agora ao STF, via Recurso Extraordinário. Firmes e esperançosos da confirmação dos votos dos paraibanos. O Recurso Extraodinário ao STF será intrépido até domingo. Permanecemos em Brasília para prepará-lo".
A boa notícia comemorada pelos advogados de Cássio é de que o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandovwski, votou pela rejeição dos embargos reafirmando que diverge quanto ao mérito da questão, ou seja, quanto à impugnação do registro do tucano, que recebeu mais de um milhão de votos no último dia 3. Lewandovwski tem assento no STF, o que permite fazer com Cássio entre em julgamento no Supremo já com um gol marcado.
Na realidade, com dois gols marcados já que o ministro Marco Aurélio também integra o pleno do STF.

Novo Corregedor do Tribunal de Justiça anuncia estudo para criar mais cartórios na Paraíba

De acordo com informação de Luís Tôrres, o desembargador Nilo Ramalho, que assume a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça a partir de janeiro de 2011, terá, entre tantas, uma missão: ampliar o número de cartórios de imóveis na Paraíba, especialmente em João Pessoa e Campina Grande.
Além de fazer cumprir a exigência de concurso público para preenchimento de vagas em cartório sem tabelião concursado, também esta na pauta de projetos da Corregedoria a unificação dos valores dos serviços prestados pelos cartórios, que hoje em dia é de total liberalidade. 
Deverá ser estabelecido uma tabela uniforme a todos os Cartórios da Paraíba dos serviços prestados.

Ricardo critica transição, quer mecanismos para geração de renda e orçamento democrático e pede para deputados prorrogarem análise do LOA-2011

O governador eleito, Ricardo Coutinho (PSB), criticou o processo de transição do governo estadual  e propôs aos deputados estaduais, nesta quinta-feira (18) durante reunião com a sua bancada aliada, que o prazo para a análise do orçamento para 2011 seja prorrogado para janeiro. De acordo com o governador, existem planos que precisam ser criados antes da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) a exemplo do orçamento democrático.
"Eu acredito que todos os deputados serão favoráveis a isso porque eu seria. Vou pedir a sensibilidade dos deputados para prorrogar a criação do orçamento, pedir que ele seja analisado e votado no início do mês de janeiro e tenho certeza que vou contar com a sensibilidade dos deputados. É preciso criar uma esturtura mínima. Eu quero criar o orçamento democrático e um programa de geração de emprego e renda. Para isso é preciso que se tenha recursos previstos no orçamento anual. Por isso, eu sei que independente de partido os deputados não vão impedir a extensão do tempo para estudar isso", declarou Ricardo Coutinho.
Durante a entrevista coletiva concedida após a reunião realizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, o governador também fez duras críticas ao processo de transição do governo estadual. "Eu espero que a transição saia dos jornais e aconteça de fato. Nós já perdemos um terço do tempo previsto para a transição. Já se passaram 18 dias após o fim das eleições e eu ainda não recebi nenhum dado sobre a situação do Estado", reclamou.
Para Ricardo Coutinho a falta de informações nesse processo de transição tem sido motivo de grande preocupação . "Nessa reunião tratei  prinicalmente da minha preocupação com a transição porque ela não pode ser feita apenas nos jornais. É direito do governo eleito e dever do que  vai sair essa troca de informações. E acima de tudo é um direito republicano garantido por lei. Nós já perdemos um terço do tempo que o governo eleito teria de 60 dias para fazer transição, já se foram 18 dias e não foi passada nenhuma informação isso é preocupante eu estou querendo  que esses direitos assegurados por lei sejam cumpridos até para que a população tenha conhecimento", argumentou.
Além de Ricardo Coutinho e do vice-governador eleito Rômulo Soares (PSDB), participaram da reunião os deputados eleitos Antônio Mineral, Edmilson Soares, José Aldemir, João Henrique, Branco Mendes, Tião Gomes, Manoel Ludgério, Toinho do Sopão, Adriano Galdino, Eva Gouveia, Gilma Germano, Lindolfo Pires e Jandhuy Carneiro. Também foram ao encontro os atuais deputados estaduais Pedro Medeiros, Dunga Júnior, Jacó Maciel, Ricardo Barbosa, Socorro Marques, Quinto de Santa Rita, Iraê Lucena, Francisco Quintans e Romero Rodrigues.
A Comissão de Transição de Ricardo Coutinho também se fez presente a reunião com excessão do deputado Zenóbio Toscano que teve que fazer uma viagem de urgência junto com a sua mulher, a deputada eleita, Léa Toscano. Domiciano Cabral também esteve presente no encontro. (politicapb)

Polícia Federal instaura inquérito para descobrir o autor dos panfletos apócrifos contra RC

A Polícia Federal está cada vez mais perto de descobrir quem foi o autor, ou autores, e os responsáveis por distribuir os panfletos apócrifos contra o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) durante as eleições deste ano. O delegado Derly Brasileiro, responsável pelas investigações, já instaurou inquérito e começou a ouvir as pessoas envolvidas com o caso desde a semana passada.
De acordo com Derly, inicialmente estão sendo ouvidos representantes de sites que noticiaram informações sobre a distribuição dos panfletos difamatórios e advogados que entraram com representações na Justiça contra o uso do material. “O inquérito já foi instaurado e na semana passada eu comecei a ouvir pessoas de portais de notícias que veicularam informações sobre a distribuição desses panfletos. Também estão sendo ouvidas pessoas que entraram com representações contra o uso desse material no período da eleição”, informou Derly.
Além das oitivas, o delegado disse que estão marcadas audiências para a próxima semana para que seja dada continuidade as investigações. No entanto, Derly Brasileiro afirmou que não tinha em mente as datas dessas audiências e nem os nomes dos intimados.

TJ nega liminares em Adins contra municípios da Paraíba, dentre eles o de Pedra Branca

A Prefeitura de Pedra Branca e outras 22 prefeituras não terão de demitir servidores contratados em regime temporário. Isso porque ontem o Pleno do Tribunal de Justiça indeferiu os pedidos de liminares nas Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADIn’s), movidas pelo Ministério Público Estadual. Segundo o MP, as contratações temporárias violam a Constituição Federal, que impõe a prévia aprovação em concurso público. Os relatores que levaram seus respectivos votos à mesa foram os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos, Saulo Henriques de Sá e Benevides, João Alves da Silva, José Ricardo Porto e Fred Coutinho.
Com isso, já são 61 prefeituras que escaparam de colocar a contratação temporária de pessoal em xeque de imediato. Agora, esses processos seguem o curso normal, para posterior julgamento do mérito, que tem como base o argumento do Ministério Público da Paraíba, segundo o qual os contratos dos servidores temporários e comissionados estão irregulares. Se levarmos em consideração só as cidades que já entraram nas pautas das sessões, anunciadas pela Ascom do TJ, percebemos que ainda não foram julgadas as ações contra Imaculada, Pilar, Pitimbu, Pocinhos e Serra Branca. Porém, todas as 223 prefeituras serão alvo de um mesmo tipo de ação.
De uma forma geral e com base em precedente do Tribunal Pleno e de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), os relatores sustentaram ontem que não havia prejuízo ao erário público que justificasse a expedição da liminar para cumprimento imediato. Além disso, os juízes entenderam que a repercussão da medida, com a suspensão das contratações, poderia gerar o chamado “periculum in mora” (perigo da demora) inverso. As eventuais necessidades excepcionais de interesse público, na visão da maioria dos magistrados, ficariam prejudicadas.
As ações julgadas ontem foram relativas aos seguintes municípios: Gado Bravo, Pedra Branca, Damião, São José da Lagoa Tapada, Princesa Isabel, São Bento, Brejo dos Santos,  São José de Piranhas, Itapororoca, Santa Cruz, Parari, São João do Rio do Peixe, Mataraca, Boqueirão, Alagoinha, Caraúbas, Cacimbas, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Grande, Livramento, Condado, Gurjão, Santa Terezinha e São José do Bonfim.
O coordenador da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa, ligada ao Ministério Público da Paraíba, Carlos Romero, explicou que a derrubada das liminares em nada interfere no objetivo da ação. “A liminar é uma praxe normal para dar oportunidade para que o TJ se manifeste. Trata-se apenas de uma fase do processo. O fato do tribunal não aprovar a liminar não interfere nada no mérito da ação, que é responder se as leis (de contratação de temporários) são ou não incompatíveis com as constituições estadual e federal”, explicou.
Levando em consideração as informações disponíveis no Tribunal de Contas do Estado (TCE), são 28.885 servidores na mira da exoneração. A capital, que é também a cidade mais populosa do estado, tem o maior número de contratações, com 8.159 comissionados. A cidade é seguida por Patos (1.342), Cabedelo (1.204), Bayeux (990), Piancó (567), Campina Grande (483), Queimadas (463), Alhandra (463), Conceição (453) e Ingá (405). 

Ricardo propõe 13 projetos para Orçamento da União em reunião com bancada federal

Na reunião de ontem com a bancada federal, em Brasília, o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) discutiu com os parlamentares 13 projetos para serem incluídos como emendas da bancada paraibana ao Orçamento Geral da União de 2011, ao lado do vice-governador eleito, Rômulo Gouveia (PSDB). Já na manhã desta quinta-feira (18), o governador eleito se reúne com a bancada de deputados estaduais, em João Pessoa, para debates sobre o orçamento estadual.
Dentre os projetos apresentados por Ricardo Coutinho a bancada federal, destaque para os seguintes pleitos: Construção do Hospital de Emergência e Trauma da Região Metropolitana; Construção da Unidade de Oncologia em Patos; Construção da Alça Viária Noroeste em Campina Grande; Construção da Rodovia do Sol no Litoral Norte do Estado; Construção do viaduto do bairro do Geisel (João Pessoa); Duplicação da Avenida Liberdade em Bayeux; Construção do Centro de Convenções (João Pessoa); Reforma dos estádios de futebol do Almeidão (João Pessoa) e Amigão (Campina Grande); Obras de Saneamento em vários municípios; Aquisição de aparelhos de tomografia e ressonância magnética e Implantação de tecnologia de transmissão de dados sem fio para internet em vários municípios do Estado.
A reunião contou com a presença de 10 dos 15 parlamentares que compõem a bancada (deputados federais e senadores). Os que não puderam comparecer ao encontro enviaram representantes e justificaram a ausência. Para Ricardo Coutinho, a reunião mostrou o início de uma relação harmoniosa entre o poder legislativo e o executivo estadual em prol do crescimento da Paraíba. “Queremos construir um projeto de desenvolvimento do nosso Estado e isso só será possível com a união dos representantes do povo”, afirmou.
O vice-governador eleito e deputado federal Rômulo Gouveia, também participou do encontrou e disse que o momento mostrou maturidade da classe política do Estado. “Ricardo mostrou respeito com os parlamentares e, ao mesmo tempo, mostrou o seu compromisso com os pleitos apresentados durante a campanha. A bancada também mostrou respeito ao novo governador e compromisso com o crescimento da Paraíba”, frisou.
Participaram da reunião os senadores Efraim Morais e Roberto Cavalcanti (PRB) e os deputados federais Rômulo Gouveia (PSDB), Efraim Filho (DEM), Damião Feliciano (PDT), Major Fábio (DEM), Vital Filho (PMDB),Manoel Júnior (PMDB), Luiz Couto (PT) e Wilson Santiago (PMDB), que é o líder da bancada no Congresso. Os parlamentares que se ausentaram enviaram representantes e justificaram ausência.
A próxima reunião da bancada com o govenador eleito está prevista para acontecer na terça-feira (23). O prazo para a apresentação das emendas das bancadas estaduais ao Orçamento Geral da União encerra-se na quarta-feira (24).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

É preciso retomar luta pela UFCG/Itaporanga. O Vale do Piancó espera que parlamentares destinem emendas nesse sentido

UFCG no Vale: Itaporanga espera concretização de sonho da região
Com a mudança no valor total das emendas individuais de R$ 12,5 milhões para R$ 13 milhões no próximo ano, a Paraíba receberá um aporte de recursos federais de pelo menos R$ 195 milhões somente de emendas individuais. Cada um dos 15 parlamentares paraibanos terá direito a apresentar R$ 13 milhões em emendas com destinação direta ou na modalidade ‘genérica’, para investimentos em todas áreas da administração pública.
Esta tarde a bancada paraibana e o governador eleito Ricardo Coutinho se reuniram e o que esperamos é que esteja alocados nas emendas recursos para a implantação do Campus da UFCG em Itaporanga, pois a eleição passou mas o Vale do Piancó necessita urgentemente de atenção. Principalmente por ser a única região desprovida totalmente de cursos surperiores da rede pública.
Semana que vem, por exemplo, o prefeito Djaci Brasileiro estará em Brasília e me disse que conversará com cada um dos nossos parlamentares para reforçar o pedido. A parte boa da história é que o próprio Ricardo, segundo me informa asessores diretos do governador eleito, está empenhado na causa e vai trabalhar já em 2011 pela implantação de cursos superiores para o Vale.
Mesmo assim, já está em tempo da Comissão Pró-UFCG/Vale do Piancó retomar suas reuniões programar outras atividades, movimentos e manifestações com esta finalidade. O ex-prefeito José Silvino me disse que em janeiro próximo deve buscar novamente esse agrutinamento, que ficou um pouco parado por conta do período eleitoral. De pronto, como já alerta a companheira Luzia da Silva, devemos levantar a bandeira de novo e retomar a luta.
Pois, a bancada paraibana no Congresso se reuniu hoje para debater direcionamento das emendas ao Orçamento Geral da União e, normalmente, as emendas individuais são pagas com maior agilidade pelo Governo Federal. Já as emendas de bancada, com cifras mais generosas, devem sofrer uma ligeira redução.
E o vale do Piancó não pode continuar observando a paisagem...

Ricardo participou hoje de reunião com bancada paraibana no Congresso; Maranhão se ausenta

A bancada federal da Paraíba se reuniu no início da tarde desta quarta-feira (17) com o governador eleito, Ricardo Coutinho (PSB). Ao contrário do que foi noticiado, o governador José Maranhão (PMDB) não participou do encontro. Uma nova reunião será realizada na próxima terça-feira (23) para concluir a elaboração das emendas da bancada da Paraíba.
Ricardo Coutinho chegou acompanhado do deputado federal do PDT, Damião Feliciano. O futuro governador apresentou a bancada uma lista com 13 solicitações de emendas para o Estado. A reunião foi aberta pelo coordenador da bancada na Câmara, deputado federal Wilson Santiago (PMDB). Em seguida foi a vez de Ricardo Coutinho falar aos parlamentares.
Participaram da reunião os deputados federais Rômulo Gouveia (PSDB), Major Fábio (DEM), Efraim Filho (DEM), Damião Feliciano (PDT), Luiz Couto (PT), Wilson Braga (PMDB), Wilson Santiago (PMDB), Vitalzinho (PMDB) e Manoel Júnior (PMDB). Roberto Cavalcanti e Efraim Morais foram os representantes do Senado Federal. (VictorPaiva)

Comissão Mista de Orçamento aprova Salário Mínimo de R$ 540,00 para 2011

Brasília (ABr) – Após a Comissão Mista de Orçamento aprovar ontem o relatório preliminar que define o aumento do salário mínimo dos atuais R$ 510 para R$ 540 a partir de janeiro, o relator-geral do Orçamento de 2011, deputado Gim Argello (PTB-DF), disse que, hoje, começa uma nova rodada de negociações com as centrais sindicais e os ministérios da Previdência e do Planejamento para tentar elevar esse valor.
“O critério usado tem sido muito bom, mas nós queremos mais. É preciso sentar para negociar e indicar a fonte de onde devem sair os recursos”, afirmou Argello. Antes da votação sobre o parecer preliminar, esteve na Comissão de Orçamento o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que reafirmou que o governo trabalha com a proposta do salário mínimo de R$ 540 para 2011. Segundo ele, cada R$ 1 aumentado no salário mínimo representa R$ 286,4 milhões a mais de gastos do governo.
Hoje, às 14 horas, Gim Argello se reúne com Paulo Bernardo e o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, para analisar o impacto do projeto de lei do Orçamento nas contas previdenciárias. Nesta reunião, explica Argello, também será avaliado o impacto que um reajuste do mínimo para R$ 550 causaria nas contas da Previdência. O encontro será no Ministério da Previdência Social.

MEC vai suspender repasse da merenda escolar de Catingueira e Santa Inês, e outros cinco municípios paraibanos; confira

As cidades de  Alagoa Grande, Bananeiras, Catingueira, Santa Inês, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca e Sossego deverão ter seus repasses para merenda escolar suspensos pelo Ministério da Educação (Mec) por conta da inexistência ou renovação do Conselho de Alimentação Escolar, responsável pela prestação de contas da merenda. Na Paraíba esses 7 municípios estão nessa situação e deverão ficam sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os municípios acima entraram na lista negra por não terem renovado seus conselho, que deveriam atuar como órgão fiscalizador da merenda no município.
O mandato dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) dessas localidades estão vencidos e por isso não há como apresentar a prestação de contas referente a 2010 até a data limite, 28 de fevereiro. O levantamento é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do programa de merenda escolar. A cada início de ano, estados e municípios devem enviar a documentação para prestação de contas ao CAE, entidade responsável pelo acompanhamento dos recursos para a merenda escolar.
Os documentos devem ser entregues até 15 de janeiro para que os conselhos enviem um parecer conclusivo ao FNDE até o dia 28. Para 2010, o Pnae tem um orçamento de R$ 2,8 bilhões para o atendimento dos alunos de educação básica da rede pública. Em 2009, a transferência atingiu R$ 2,02 bilhão chegando a 34,6 milhões de alunos. O FNDE recomenda aos municípios e estados que ainda não enviaram os documentos para o CAE que o façam o mais rápido possível. Logo que a prestação de contas chegar e for aceita pelo fundo, o repasse é restabelecido.
No caso dos municípios que estão sem conselho, uma nova eleição deve ser feita para que os membros possam analisar e dar parecer sobre a prestação de contas. O CAE deve ser constituído por sete membros, entre eles representantes de professores, pais de alunos e da sociedade civil. Caso o município tenha o benefício suspenso, mesmo que temporariamente, deve arcar com os custos integrais da merenda escolar. (Clickpb)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição em Itaporanga terá muitas novidades, dentre elas, doações dos filhos que moram em outras cidades em conta poupança que você confere aqui no blog

Já agora no próximo domingo (21) acontece a 10ª Romaria ao Cristo Rei que tem concentração às 4h da manhã em frente a Igreja Matriz
Caros irmãos no Senhor, com a graça de Deus, o todo poderoso e a interseção materna da Imaculada Conceição, vamos celebrar de 28/11 a 08/12 mais uma festa de nossa amada padroeira. Convidamos a todos a se reunirem  em família para vivenciarmos juntos este grande momento de fé e demonstração de amor a mãe do senhor Jesus e nossa.
Prezados conterrâneos, amigos e assíduos leitores/internautas, a Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição como se sabe é um dos momentos mais sublimes do encontro das famílias itaporanguenses. Desde os tempos idos que os conterrâneos e visitantes, residentes em outras centros, vem atraidos pela festa, ficavam para o Natal e fim de ano, só retornando depois do dia de Reis, 06 de janeiro, que era dia de Santo de Guarda.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição sempre foi muito animada e participada tanto na Parte Religiosa como na Social. As Missas e Novenas bem participadas e solenizadas. A Missa Solene muito bem cantada e a Procissão com grande presença de fiéis. Este ano a Festa terá o brilho reluzente da apresentação do Pastoril, durante as noites de barracas. E o blog fará uma ampla cobertura do evento que terá muitas novidades e surpresas.
Assim pedimos, agora, a cada um de vocês uma singela ajuda, contribuição para a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, que será direcionada em prol do cordão vermelho. Doações de R$ 10,00 (dez reais) - R$ 20,00 (vinte reais) - R$ 30,00 (trinta reais) - ou outros valores maiores...

Banco do Brasil - Conta Poupança
Agência : 2176-8
Conta : 23.744-2
Variação : 01
Manoel Jacy Gomes Sobrinho

A conta poupança que foi aberta para receber as doações e está em nome de Manoel Jacy, servidor do Cooperar, que junto com sua esposa, Inêz Cabral, fazem a coordenação do grupo. Vocês podem também solicitar qualquer esclarecimento e tirar dúvidas através do telefone: (83) 3451 - 2270, da Secretaria Paroquial.  
Dentro da programação religiosa, além do novenário que acontece todas as noites até o dia 7, outras atividades aglomeram milhares de fiéis como é o caso do que ocorre no dia 08: Missa da Alvorada; Missa Solene e Procissão. Procissão essa que é uma oportunidade de manifestação popular em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Importante dizer, que no trajeto outras demonstrações de reverência à Maria também são observadas, é o caso das famílias que organizam Altares nas suas casas ou sacadas dos prédios e ficam cantando e orando em glória à nossa estrela.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que passou mais de 50 anos sob os cuidados do monsenhor José Sinfrônio (in memoria), tem sido destaque diante do incansável trabalho do Padre Cláudio Barros, atual pároco, que com muito entusiasmo, determinação e dinamismo tem conseguido sucessivas conquistas para a comunidade itaporanguense.
A cidade se mobiliza e dá inteira atenção à preparação do festejo. O padre Cláudio Barros está trabalhando incansavelmente para proporcionar uma festa que tem como proposta renovar o ardor missionário e a convicção de cristão autênticos. Pois é desejo da mãe ver todos os filhos unidos numa só família, a família dos filhos de Deus, que caminha nesta fiel comunidade de Itaporanga. 
“Maria foi o primeiro sacrário de Cristo, palavra e eucaristia, gerou a vida nova para um mundo novo e nos reúne agora em comunidade para escutarmos a palavra, e pondo-a em prática, promover a vida”.

Justiça condena ex-prefeita Ádria Perazzo, de Areia, a seis anos de prisão

A ex-prefeita de Areia, Ádria Perazzo Gomes, esposa do deputado eleito Tião Gomes, foi condenada a pena de 6 anos de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto, além da inabilitação pelo prazo de cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. A sentença é do juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 6ª Vara Federal.
A ação contra Ádria Perazzo foi proposta pelo Ministério Público Federal. Segundo a denúncia, ela é acusada do desvio de 64 equipamentos odontológicos fornecidos pela Funasa para o hospital São Sebastião, no município de Areia. Consta que uma cadeira odontológica, que compunha o acervo, estava na residência de um morador de Areia.
“Onde estaria hoje o gabinete odontológico completo? A serviço da saúde bucal da população de Areia é que não está. Lembre-se que a cadeira que compunha o equipamento odontológico beneficiou um barbeiro da cidade. Depois do falecimento desse profissional, dita cadeira foi encontrada ao relento, deteriorando-se, sem utilidade alguma”, afirma o juiz na sentença. Na época do desaparecimento dos equipamentos, o diretor administrativo do hospital São Sebastião era o fisioterapeuta Martinho Laureano dos Santos Filho, que foi condenado a uma pena de 5 anos de reclusão.
Somente o equipamento odontológico completo, dentre os bens desviados, foi orçado em dois mil reais. “Mesmo que o desvio não tivesse representado algo impactante aos cofres públicos, o principal objeto jurídico violado pela conduta dos réus é o interesse primário da população em ser atendida condignamente”, destaca a sentença proferida contra Ádria Perazzo, que poderá recorrer da decisão em liberdade. (Lana Caprina)

Wilson, Lúcia e Mariana recebem solidariedade de amigos devido acidente sofrido pela jovem

O deputado federal Wilson Braga e a ex-deputada Lúcia Braga estão agradecendo a solidariedade que vem recebendo, juntamente com a filha Mariana Navarro Braga, durante a última semana. Mariana sofreu acidente automobilístico na semana passada. Wilson destacou que são muitos os telefonemas e visitas residenciais com que dezenas de amigos vêm tratando o casal. “São gestos de solidariedade desferidos de personalidades do mundo político paraibano, e também de pessoas simples do povo, não só de João Pessoa, mas de cidades do interior do estado”.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), assim que soube do ocorrido telefonou para o casal Braga, solidarizando-se com toda a família. O médico e ex-deputado Paulo Soares, que foi pediatra, não apenas de Mariana, mas também de Patrícia e Marcelo Navarro Braga (falecido) fez questão de visitar Mariana. Outro profissional da medicina a assisti-la, imediatamente, foi o diretor-proprietário do Hospital memorial São Francisco, ítalo Kumamoto.
Mariana, segundo Lúcia Braga, já se encontra de alta hospitalar, repousando e recuperando-se em casa, ao lado dos pais, de Patrícia e de amigos.

Governador Maranhão define seis secretários para equipe de transiçãoa ser coordenada por Vita

O governador José Maranhão (PMDB) participou no final da manhã desta terça-feira (16) de uma reunião com o secretariado no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP). Na pauta os primeiros ajustes para iniciar os trabalhos de transição de governo e o anúncio da inauguração de obras.
A Secretaria de Comunicação do Estado divulgou que a comissão de transição do governo vai ser composta por seis secretários. Roosevelt Vita, da Controladoria Geral do Estado, vai coordenar a equipe que conta ainda com os secretários José Maria de França, da Saúde, Francisco Sarmento, de Ciência e Tecnologia, Antônio Fernandes, da Administração, Marcos Ubiratan, da pasta de Finanças, e Sales Gaudêncio, da Educação.
A equipe de transição do governador eleito e a comissão formada hoje por José Maranhão devem se reunir pela primeira vez também no dia 19. Durante o encontro o governador também pediu o empenho dos secretários para manter os trabalhos em dia até o último dia de governo.

Embargos de Cássio no TSE serão julgados na sessão desta quinta-feira

O julgamento de embargos de declaração da defesa do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB) deve acontecer na próxima quinta-feira (18) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta análise precede o julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi confirmada pelo gabinete do ministro relator do processo, Aldir Passarinho.
Quando ingressou com o recurso, o advogado Luciano Pires explicou que “depois de analisarmos o acórdão (decisão) do relator, nós percebemos que alguns itens não estavam claros, como o princípio de segurança jurídica, a retroatividade, coisa julgada, além do próprio fato de o governador já ter sido declarado inelegível”. Mesmo assim, Pires acredita que todo o processo esteja concluído, no STF, até o dia 5 de dezembro.
O advogado explicou que é necessário que todos os pontos estejam nítidos para que o STF julgue o caso com clareza. Ele acredita que a apreciação dos embargos vai ser rápida, já que, sem essas correções, o recurso não pode ser analisado pelo Supremo e disse ainda que depois integralização desses pontos no acórdão é que vai ser encaminhado recurso para tentar mudar a decisão dos outros tribunais.
Cássio obteve mais de um milhão de votos na disputa por uma vaga para o Senado Federal, mas teve sua candidatura negada pelo TRE-PB e pelo TSE com base na Lei Ficha Limpa. No entanto, a lei eleitoral garantiu que ele participasse do pleito até que o julgamento do mérito aconteça. Na eleição, ele foi o candidato mais votado, mas não pode ser empossado até que seja resolvida essa pendência judicial.
O registro foi barrado porque Cássio teve o mandato de governador cassado pelo TSE, em 2008. Ele foi condenado por conduta vedada a agente público e à pena de 3 anos de inelegibilidade. O ex-governador foi acusado de ter distribuído 35 mil cheques durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), do governo estadual. (paraíba1)

Romero Rodrigues defende nome de Eva Gouveia para a Secretaria de Interiorização

O deputado federal eleito Romero Rodrigues (PSDB) defendeu o nome da deputada estadual eleita Eva Gouveia (PTN) para assumir a Secretaria de Interiorização, com sede em Campina Grande, para por fim a onda de especulações sobre quem vai assumir aquele cargo. Eva Gouveia é esposa do vice-governador eleito Rômulo Gouveia (PSDB).
Caso o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) aprove a sugestão do deputado Romero Rodrigues, quem assume o mandato na Assembléia Legislativa é o 1º suplente de deputado estadual Reginaldo Pereira (PRP), eleito pela coligação "uma Nova Paraíba III". Romero lembrou ainda que o segundo suplente é o vereador Jóia Germano, de Campina Grande. Na opinião dele "ambos merecem assumir".

SESI em Ação foi sucesso total em Itaporanga com atendendimento a milhares de pessoas

Milhares de pessoas circularam, durante esta segunda (15), pelas instalações do Centro Municipal de Formação, Esporte e Lazer (Cemfel), no município de Itaporanga. O motivo foi o SESI em Ação - evento promovido na localidade pelo Serviço Social da Indústria, que durante o dia todo além de serviços gratuitos, também levou muita diversão para as crianças.
Desde as 8h da manhã até as 15h, profissionais do SESI-Patos, da Prefeitura Municipal e das empress e entidades parceiras garantiram a realização do evento, cujo principal objetivo foi a promoção da cidadania. Diversas espaços e tendas foram montados para levar à população de Itaporanga alguns serviços básicos. Ao todo, quase 60 pessoas participaram na montagem e operação do evento, sendo mais da metade de profissionais do SESI.
O evento que contou com diversas Unidades Móvel, à exemplo da Cozinha Comunitária, teve como principal objetivo promover ações de saúde, educação, lazer e responsabilidade social para trabalhadores da indústria e seus dependentes, além da comunidade de Itaporanga parceira do SESI. A programação incluiu atividades esportivas e educacionais, palestras, mini-cursos e apresentações culturais.
Na área da saúde foram preparadas diversas ações como o circuito de saúde bucal, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, e ainda palestras sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis, álcool e drogas. Já na parte da educação, os participantes foram contemplados com a distribuição de Revistas Sesinho e livros literários, e também tiveram acesso a brincadeiras educativas, palestra sobre Mobilização Social pela Educação e contação de história com pedagoga habilitada
As profissinais da Conzinha Comunitária distribuíram diversas comidas de receitas preparadas na hora das aulas
O prefeito Djaci Brasileiro e a primeira dama Kátia estiveram presentes conferindo a grandiosidade do evento. Presenças também dos secretários: Ricardo Pinto (Chefia de Gabinete), Zé Joaquim (Administração e Finanças), Cirame Pinto (Secretária Executiva), Domingos Marques (Infra-Estrutura), Geralda Figueirêdo (Assistência Social), Fátima Caiana (Educação) e Thiago Campina (Ouvidoria). O evento foi prestigiado ainda pelos vereadores Herculano Pereira (PTB), Erivaldo Rufino (PSDB), Duvan (PMDB) e Zé Porcino (PMDB).
O setor de odontologia do SESI-Patos montou a estrutura necessária – um “escovódromo” - com pias, torneiras e espelhos para ensinar a garotada a escovar os dentes. Além da aplicação de flúor, as crianças receberam kits com escova e pasta, aprendendo com os profissionais a fazer uma boa escovação.
A Prefeitura Municipal de Itaporanga disponibilizou, através das mais variadas secretarias, estrutura necessária para o sucesso do evento. A pasta da Saúde, por exemplo, estava prontificada com uma ambulância no local para qualquer atendimento. As demais secretarias também estavam com suas estruturas à disposição da equipe do SESI. 
Em sentido horário: Joaquim Salviano (de costas), prefeito Djaci, Claudete Leite, o editor, primeira dama Kátia e o vereador Herculano Pereira.  
   
 
O SESI também organizou uma série de atividades para não deixar ninguém parado. Os aulões de aeróbica no parque aquático do Cemfel contagiaram os participantes. Além disso, a programação contou ainda com bingos, jogos para crianças e ações do SESI Ginástica na Empresa.
 
Na oportunidade também foi promovido cursos de informática para os presentes. Todos os atendimentos superaram as expectativas consolidando-se no grande sucesso do evento.

SESI em Ação: Prefeito Djaci diz que é o início de grandes parcerias com o SESI para Itaporanga

Zé Joaquim (sec. de Administração), prefeito Dr. Djaci, primeira dama Kátia, Margarete e Gaudêncio Mendes (sec. da Saúde)
O setor de Educação do SESI esteve presente promovendo alegria e diversão nos salões do Cemfel. Tinha pintura de rosto, confecção de artesanato, distribuição de livros, entre outras atividades. Na realidade o SESI chega ao Vale do Piancó travando uma luta pelo desenvolvimento regional, por fortalecer o interior do estado. Presente no evento o prefeito Djaci declarou que disponibilizou toda estrutura necessária pelo fato de ter identificado um primeiro passo para grandes parcerias que estão e continuarão sendo firmadas com o SESI.
Ele definiu o evento com muito importante para o município: “É uma maneira de resgatar a cidadania e a auto-estima do povo. A união de esforços e essa parceria com o SESI demonstram o carinho das instituições com Itaporanga”, afirmou. Na oportunidade tivemos ainda a brilhante apresentação da Fanfarra 'Dionisio Marques Almeida' do próprio SESI/Patos. Abaixo, você confere mais momentos:
 
  
   
 
 
 Logo após a Fanfarra tivemos ainda apresentação da Capoeira do Peti
 
A garotada se divirtiu muito no paque infantil, pula-pulas dentre outros
 
Como só possível a utilização da piscina infantil o Corpo de Bombeiros, que estava presente, sugeriu não mais liberar a piscina grande para o público, o que de pronto foi acatado pela coordenação do evento.