sábado, 2 de março de 2019

Em Piancó, bloco do Educandário Américo Mesquita arrasta multidão pelas ruas da cidade

O bloco do Educandário Américo Mesquita em sua 11º edição, novamente atraiu nesta sexta-feira(01), centenas de foliões pelas ruas de Piancó. A concentração que ocorreu no prédio da escola já dava o tom carnavalesco, conforme informa o ValeNewsPB.
Professores, funcionários, estudantes, pais de alunos, diretores, além de convidados estavam animados ao som de uma orquestra de frevo contratada pela escola. A diretora Lourdes Mesquita se mostrou animada e bastante descontraída animou os foliões. As professoras Júlia e Edleuza Mesquita, além de Jarlene, Elisangêla e Jessíca, também mostraram frevo nos pés.
Já o professor Fernando Mesquita cuidou da organização do desfile do bloco, porém ainda encenou alguns passos carnavalescos. Ao longo do percurso o bloco foi acompanhando de uma orquestra de frevo que animou e agitou os participantes. Ainda teve distribuição de picolé e em seguida a escola se juntou a outras escolas e animação foi geral na Praça Salviano Leite. Acesse e veja mais fotos
 

sexta-feira, 1 de março de 2019

Depois de aprovação de U$S 50 milhões pelo Senado, o Banco Mundial aprova mais um empréstimo para o Governo da Paraíba, agora de U$S 126 milhões...

A Diretoria Executiva do Banco Mundial autorizou, em Washington (EUA), o Governo da Paraíba a contrair empréstimo de US$ 126,886 milhões. O empréstimo visa expandir e modernizar a infraestrutura, desenvolver e implementar modelos institucionais para melhoria da eficiência no gerenciamento de recursos hídricos e dos serviços de água e esgoto na Paraíba e promover ações para melhorar a eficiência dos serviços de água e esgoto na região metropolitana de João Pessoa.
Os recursos irão beneficiar toda a população da Paraíba, especialmente as regiões do Agreste e Curimataú, que irão receber água de qualidade por meio do Sistema Adutor Transparaíba, atendendo 27 municípios. O Projeto de Segurança Hídrica contemplará ainda a reestruturação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), bem como permitirá o reordenamento do esgoto de João Pessoa, ampliando a capacidade de tratamento da Cagepa na Capital.
Ela acrescentou que a próxima etapa é aguardar os trâmites do Governo Federal, a fim de encaminhar ao Senado para aprovação e assinatura do contrato, previsto para o primeiro semestre, e início das obras ainda no segundo semestre de 2019. Na última terça-feira (26), o plenário do Senado Federal havia aprovado empréstimo de U$S 50 milhões para o Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial.

Deputado Cabo Gilberto doa primeiro salário ao Hospital Napoleão Laureano

O deputado estadual de primeiro mandato, Cabo Gilberto Silva (PSL), abriu mão do salário como parlamentar. Ele doou R$ 29.250,00 para o Hospital Napoleão Laureano, localizado em João Pessoa, referência no combate ao câncer.
“Quero agradecer ao povo paraibano por me dá a oportunidade de ajudar o próximo”, publicou nas redes sociais o deputado que obteve mais de 23 mil votos nas eleições de outubro de 2018.
O gesto de desprendimento de Giberto deve servir de exemplo para classe política. Com a imagem tão desgastada, os representantes do povo deveriam cortar na própria carne e colocar os interesses da povo em primeiro lugar.

RC confirma nomes do PSB nas principais cidades da PB e manda recado para os adversários: “Queremos que o dinheiro do povo apareça”.

Resultado de imagem para ricardo coutinho fundação joão mangabeira
Presidente da Fundação João Mangabeira, braço de formação política e formulador de políticas públicas do PSB nacional, o ex-governador Ricardo Coutinho confirma que, em 2020, o partido terá candidatos a prefeito em inúmeros municípios paraibanos, sobretudo naqueles de grande e médio portes que são comandados por adversários políticos, entre os quais João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira.
"As nossas cidades estão precisando de uma injeção [em termos de gestão]. O PSB vai ter candidatos por aí afora. Queremos que o dinheiro do povo apareça”, afirmou RC sobre a intenção do PSB de focar nessas principais cidades hoje administradas por adversários. Em Campina Grande gerida atualmente por Romero Rodrigues (PSDB); Cajazeiras, José Aldemir (PP); Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB) e João Pessoa Luciano Cartaxo (PV).
RC destacou ainda sobre esse assunto que o papel da fundação nas próximas eleições será importantíssimo: “A fundação vai trabalhar pelos nossos candidatos, vereadores e prefeitos, para dar um formato, um perfil, uma cara às nossas candidaturas. As pessoas precisam saber o que nossos candidatos pensam”, pontuou, ressaltando seu modo próprio de fazer política: “Não sei parecer uma coisa e ser outra”.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Galdino visita presidente do Tribunal de Justiça e firma parcerias entre Poderes

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), visitou, nesta quinta-feira (28), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. A reunião teve o objetivo de firmar parcerias e ampliar relações entre os Poderes.
Para Galdino, o encontro representa o respeito e a colaboração da relação institucional com o TJPB. “Nós fizemos uma visita de cortesia ao Tribunal de Justiça, na pessoa do presidente Márcio Murilo, que estava acompanhado de vários desembargadores. Esse é um passo importante para estreitar o relacionamento com o Poder Judiciário, como também firmar parcerias. Nós queremos dialogar bastante para que cada um de nós possa dar sua contribuição em busca de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou o presidente da Assembleia.
Já o presidente do TJPB, Márcio Murilo, destacou que a visita reforça o compromisso da Assembleia para estabelecer ações conjuntas na Paraíba. “A parceria com o Legislativo é importantíssima, porque somos órgãos pulverizados, tendo atuação em todo estado, através de 79 fóruns, muitos depósitos judiciais, e cada deputado, naquele seu rincão no interior, tem interesse de prestigiar a jurisdição local. Portanto, irei manter esse diálogo e que começou bem”, ressaltou.
Também participaram da reunião o consultor jurídico da ALPB, Newton Vita; o vice-presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva; o presidente da 2ª Câmara Cível, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; e o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz.

Edna Henrique pede votação de projeto de 2005 que autoriza porte de arma por Oficiais de Justiça em todo o Brasil

Atendendo sugestão do vice-presidente e do diretor-jurídico do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus), Joselito Bandeira e Alfredo Miranda, a deputada federal Edna Henrique (PSDB) apresentou requerimento na Câmara dos Deputados, solicitando a apreciação e votação do Projeto de Lei de número 5.415 de 2005, que altera a redação do inciso VII, do artigo 6°, da lei 10.826, de 2003, que autoriza o porte de arma por Oficiais de Justiça de todo o País.
Na justificativa, Edna Henrique afirma que o projeto 5.415 de 2005 “encontra-se pronto para a ordem do dia” e que o mesmo já “tramitou nos termos regimentais”. A intenção do Projeto de Lei, segundo a deputada, é preencher uma lacuna que existe na legislação em relação aos Oficiais de Justiça, “atendendo aos requisitos constitucionais formais relativos à competência legislativa da União e às atribuições normativas do Congresso Nacional”.

Julian Lemos participa de eventos dedicados ao dia mundial de doenças raras...

Em apoio aos mais de 13 milhões de brasileiros portadores de doenças raras, o deputado federal Julian Lemos participou da Sessão Solene e do lançamento da Frente Parlamentar de Doenças raras.
Os dois eventos fazem parte da agenda que marca o Dia Mundial de Doenças Raras. O parlamentar assinou documento a favor da criação da Frente Parlamentar que terá como objetivo, trazer protagonismo e direito a cidadania plena de cada um destes cidadãos.
“Coloco o meu gabinete e o meu mandato a disposição de cada família da Paraíba, e de todo o Brasil. Defendo a acessibilidade como direito fundamental destas pessoas, para que todos os demais direitos como direito à saúde, educação e inclusão sejam de fato viabilizado”, afirmou.

Estado é quem deve indenizar cidadãos por erros de cartórios, decide Supremo.

Imagem relacionada
O Supremo Tribunal Federal, por maioria, definiu que a responsabilidade por danos causados a terceiros por erros cometidos por cartorários é do Estado. Nesta quarta-feira (27/2), o Plenário definiu que quem tem o dever de indenizar, nesses casos, é o Estado.
Como a análise foi feita no julgamento de um recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida, o colegiado ainda fixou tese em que ficou definido que a demanda deve ser proposta contra o Estado e o Estado tem o dever de regresso sob pena de improbidade administrativa. O Plenário deu início ao debate sobre o tema pela manhã, em sessão extraordinária. À tarde, na volta dos trabalhos, o colegiado debateu sobre melhor interpretação e solução sobre o caso.
O recurso foi interposto pelo estado de Santa Catarina contra acórdão do Tribunal de Justiça local que entendeu que o Estado, na condição de delegante dos serviços notariais, responde objetivamente pela reparação de tais danos em decorrência do parágrafo 6° do artigo 37 da Constituição Federal. O Supremo manteve a decisão.
A ministra Rosa Weber, ao abrir a sessão da parte da tarde e acompanhar o relator, ministro Luiz Fux, ressaltou que há a garantia do direito de regresso do Estado contra os cartorários na hipótese de responsabilidade subjetiva. “Aí teria de ser informada, nesse caso, por dolo e culpa.”
Ela afirmou enxergar, no caso, responsabilidade solidária. “Então, não há nada que impeça que se demande Estado e de cartorários, ou exclusivamente do Estado. Basta a comprovação de nexo de causalidade entre o ato e o prejuízo”, apontou. Conforme ênfase dada pela ministra Rosa Weber, quando o cidadão procura serviços cartorários, ele está se valendo de serviço de natureza pública. “Não se pode viver em sociedade se não tiver os atos de sua vida objeto de registro”, disse.

TJPB condena ex-coordenadora dos ACE's de São José de Caiana por improbidade...

Resultado de imagem para câmara tjpb
Por unanimidade, os membros da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba mantiveram sentença do Juízo da 3ª Vara da Comarca de Itaporanga, que condenou a ex-coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de São José de Caiana, Maria Jaira Barros Abílio, além da servidora Josefa Rufino da Silva (agente de saúde) e sua irmã Ana Paula Rufino da Silva, por ato de improbidade administrativa. O relator da Apelação Cível foi o desembargador Saulo Benevides.
De acordo com os autos, o Ministério Público estadual (MPPB) ajuizou Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra as três apelantes. Consta da ação que a ex-coordenadora de Agentes de Saúde efetuava pagamento do salário mensal da servidora Josefa Rufino sem a devida prestação de serviço público, em razão de a mesma morar na cidade de São Paulo, tendo sua função sido ocupada, na atividade diária, pela sua irmã Ana Paula Rufino.
No 1º Grau, o Juízo a quo julgou parcialmente procedente a demanda, condenado as promovidas nas penas estabelecidas no artigo 11 da Lei nº 8.429/92 (Improbidade Administrativa), aplicando multa no valor correspondente a duas vezes a quantia da remuneração percebida, a ser revertida em favor do Município de São José de Caiana. A defesa alegou, no recurso, ausência de qualquer ato de improbidade, pugnando pela reforma da sentença para julgar totalmente improcedente o pedido.
No voto, o desembargador Saulo Benevides ressaltou que o MPPB ingressou com a ação, após denúncia dos vereadores do Município, dando conta de que a função de agente comunitário de Saúde estava sendo ocupada por pessoa estranha ao quadro dos servidores da Edilidade.
“Assim, restou demonstrada que as demandadas incorreram em condutas que atentam contra os princípios norteadores da Administração Pública, quais sejam impessoalidade, legalidade, publicidade, eficiência e moralidade”, ressaltou o relator.

PSL reitera apoio a Karla Pimentel para disputar Prefeitura do Conde...

O coronel Francisco, vice-presidente estadual do PSL, se reuniu na noute dessa quarta-feira (27), com a advogada Karla Pimentel e com Léo do Rádio, para referendar o apoio do partido ao nome de Karla para disputar a Prefeitura do Conde no próximo ano.
A reunião serviu, também, para traçar metas para este ano no município. Após o carnaval, Pimentel se reúne, em Brasília, com o deputado federal, Julian Lemos, presidente do PSL na Paraíba, para acertar detalhes da posse de Karla na Presidência do PSL no Conde.

Deputados reeleitos da Paraíba não abrem mão de auxílio-mudança de R$ 33,7 mil

Os deputados reeleitos da Paraíba, não abriram mão do auxílio-mudança. Os 12 deputados, sendo seis reeleitos e seis novatos, optaram pelo recebimento do benefício de R$ 33,7 mil. O valor é pago independentemente de o parlamentar já residir ou não na capital federal. 
Os deputados reeleitos são: Aguinaldo Ribeiro (PP), Wellington Roberto (PR), Dr Damião (PDT), Hugo (PRB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Efraim Filho (DEM);
Os novos deputados são: Julian Lemos (PSL), Ruy Carneiro (PSDB), Edna Henrique (PSDB), Wilson Santiago (PTB), Frei Anastácio (PT) e Gervásio Maia (PSB).
De acordo com Uol, dos 251 deputados federais que já trabalhavam em Brasília e se reelegeram para um novo mandato, apenas 13 abriram mão do benefício. O auxílio-mudança é um benefício no valor do salário dos parlamentares que é pago ao final e ao início de cada legislatura. A verba é prevista em legislação e não há ilegalidade no recebimento da quantia. Inclusive, o dinheiro é depositado automaticamente nas contas dos parlamentares. 
De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara os deputados que assumiram como suplentes só têm direito ao pagamento se ficaram na função por mais de 30 dias.

CMJP aprova pedido de Lucas de Brito para debater Reforma da Previdência

Resultado de imagem para lucas de brito
O Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou um requerimento de autoria do vereador Lucas de Brito (PV) para realizar uma Audiência Pública visando a debater a proposta de reforma previdenciária que tramita no Congresso Nacional. O debate será realizado no próximo dia 25 de março, às 15h, na Casa Napoleão Laureano.
Para isso, os três senadores e os 12 deputados federais da Paraíba serão convidados. "A Câmara de João Pessoa vai protagonizar um debate sobre a Reforma da Previdência que se mostra extremamente importante para o país", avaliou o parlamentar. O texto foi encaminhado pela Presidência da República para avaliação dos congressistas e enfrenta diversas críticas.

Branco Mendes solicita recuperação da barragem em Santana dos Garrotes

Em discurso, terça-feira (26), na Assembleia Legislativa, o deputado Branco Mendes (Podemos), destacou requerimentos e projetos que apresentou em benefícios dos municípios paraibanos. Ele também informou que o governador João Azevêdo deverá visitar quinta (28) ou amanhã (01) as obras das PBs 034 e 044 nos municípios de Alhandra, Caaporã e Pitimbu, Litoral Sul do estado.
O parlamentar demonstrou sua preocupação com a situação precária da barragem Queimadas, localizada no município de Santana dos Garrotes, Vale do Piancó. Branco Mendes informou que manteve contato com o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, e teve a garantia de que as máquinas do DER irão iniciar o mais breve possível a recuperação da barragem.
“As últimas chuvas que caíram na região do Vale do Piancó causaram danos preocupantes na barragem e diversos vídeos circularam nas redes sociais mostrando a situação preocupante, com diversos buracos nas paredes. Mas, graças a Deus já entramos em contato com o presidente da AESA e ele garantiu que serão iniciados os trabalhos de recuperação da barragem de Queimadas”, disse Branco Mendes.
Branco informou que apresentou um Projeto de Lei solicitando a estadualização da estrada que liga os municípios de Emas e Coremas. Branco Mendes informou que o tráfego na via é muito intenso, porém a situação da estrada é precária. “Apresento esse projeto em atendimento às reivindicações dos moradores de Emas e Coremas que trafegam diariamente nessa estrada. Sem os devidos serviços de recuperação e sinalização, a estrada oferece riscos permanentes à população local, acredito que com a estadualização da estrada, esses problemas sejam solucionados”, pontuou.
Finalizando seu discurso na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, Branco destacou que nesse inicio do seu 4º mandato continuará levando suas ações em todas as regiões.

Sinais de depressão em servidora que se suicidou ao pular do 6º andar TRE foram percebidos e ignorados...

Um dia na vida de um servidor pode marcar para sempre a vida de um servidor público do TRE-PB. O que eu posso dizer dela. Que era baiana de Feira de Santana, que era Analista Judiciário, trabalhava na Corregedoria, desde 2002, tinha 44 anos, e nome dela é Josenilde da Costa Caetano.Conhecida por Jose. Não era minha amiga, mas que poderia ser se tivéssemos trabalhados juntos. Uma jovem colega meiga, simples, calma, educada, simpática, inteligente e que cativava os colegas pela postura e educação.
O prédio sede do tribunal tem 6 andares, eu trabalhava na seção de jurisprudência e eu estou atualmente lotado no andar térreo, setor seção de documentação, que antigamente era chamado pelos servidores de arquivo morto. Na hora do almoço, ao meio-dia, eu estava almoçando no Restaurante Sabor Divino, que fica defronte ao TRE,e Josenilde passou por mim e me cumprimentou. (Tragédia aconteceu nesta quarta-feira, 27, confira: Funcionária morre após cair do 6º andar do prédio do TRE, em João Pessoa...)
Estava no setor de trabalho, no andar térreo, e o relógio marcava uma hora e dezenove minutos, quando escuto um barulho forte e quando abro a porta vejo uma jovem estendida no chão. Era Josenilde que acabara de pular para a morte do sexto andar da área interna do prédio do tribunal. Uma colega de trabalho me falou que ela estava com depressão , a doença do mundo moderno. As pessoas trabalham perto, moram perto, caminham perto, assistem a TV perto, vivem perto e não dialogam. Falta solidariedade, fraternidade, compreensão.
No trabalho quando um servidor está com depressão, os colegas se isolam e o ficam menosprezando. Uma colega tendo notado o estado depressivo de Josenilde, falou para a Coordenadora da Corregedoria e braço direito do corregedor do tribunal, dizendo que cuidassem dela. E o resultado foi a morte trágica de uma excelente servidora e pessoa humana que só precisava de uma mão amiga, de incentivo e valorização humana. Mas agora é tarde. O TRE, na visão de alguns colegas , é um tribunal frio, calculista, que pratica a assedio moral a aqueles servidores competentes, honrados, que cumprem seus deveres funcionais, não são subservientes,bajuladores , que não comungam de irregularidades e não vivem brigando por cargos e funções comissionadas.
Este não é o primeiro servidor do TRE que se suicida, na lista da morte temos o ex-diretor Leonardo, que estava com depressão e praticou suicídio indireto,num acidente de automóvel; a servidora da Corregedoria Ester Souto Maior, o meu parente Flavio Ramalho, que depois de ter perdido o cargo comissionado de assessor de gabinete de juiz,ficou depressivo,passou a ter problemas financeiros, por que sustentava a mulher, dona de casa e três filhas menores de idade.Flávio, depressivo, atravessou de forma displicente, sem olhar para os lados, uma rodovia asfaltada e foi atropelado. A servidora Patricia, que era minha conhecida, a mãe tinha se suicidado, com depressão, procurou apoio do tribunal, e só recebeu indiferença, omissão e desprezo. Terminou se matando ao se jogar do prédio do Manaira Shopping. E finalmente Josenilde. Que Deus a receba no paraíso, libertando-a do pesadelo da depressão e da omissão e maldade dos humanos. Ela precisava de ajuda em vida. Antes de decretar luto por três dias deveria ter sido garantido a sua vida, que só precisava de um apoio psicológico, psiquiátrico e cristão. O TRE foi o seu leito de morte.

Por Martinho Ramalho

Com fracasso de público, bloco ‘Muriçocas do Miramar’ não empolga e desfila com Epitácio Pessoa vazia...

O título de maior bloco de arrasto pré-carnavalesco das "Muriçocas do Miramar" está com os dias contados se depender do desfile ocorrido nesta quarta-feira (27), em João Pessoa. A falta de público gerou uma espécie de comoção nas redes sociais e os internautas atribuíram a organização do bloco, o fracasso do evento. O "Muriçocas" esse atraiu 1/10º ( um décimo) do que levou à avenida o Bloco "Vumbora" de Bell Marques na última quinta-feira.
O bloco que já disputou o título de maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do Mundo junto com o "Galo da Madrugada", carnaval de Salvador e Olinda, sendo o de Olinda mais tradicional que propriamente grandioso, fracassou nesta quarta-feira e não empolgou quem foi as ruas para acompanhar o bloco do Miramar. 
Vídeos e fotos foram compartilhados pelas redes sociais mostram Epitácio Pessoa vazia onde em anos anteriores não era possível caminhar, devido a multidão que tomava conta da avenida. Neste ano, a organização das Muriçocas disse que o bloco iria se reinventar devido a falta de falta de patrocínios e pela desistência de empresários que estavam dispostos a contribuir, por meio da Lei Rouanet.
Houve, portanto, a retirada dos trios elétricos no formato de blocos de arrasto. Dos mais de 10, este ano apenas dois foram puxados pelos artistas Ramon Schnayder e Beto Movimento. No palco fixo no final da Avenida Tito Silva, houve shows  de Fuba e Elba Ramalho, onde se concentrou um grande número de foliões.

MPF pede à Justiça prorrogação de prazo para acordos com donos de terrenos com invasões em Camboinha e Areia Dourada

O Ministério Público Federal (MPF) pediu, à 16ª Vara da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), prorrogação do prazo dado a 160 proprietários de imóveis de imóveis localizados na orla de Camboinha e Areia Dourada, no município de Cabedelo, na Paraíba, para realizar acordos de não persecução penal, ou seja, não tornar investigados em réus. Entre essas pessoas que teriam invadido ilegalmente terrenos de marinha estão promotores de justiça, políticos e até a Associação dos Magistrados da Paraíba, que teriam até esta quinta-feira (28) para fazer a desocupação. 
Caso o pedido de prorrogação do prazo seja deferido pela Justiça Federal, os donos dos terrenos terão mais 15 dias úteis para fazer acordo pré-processual com o MPF e não responderem por crimes que podem acarretar até quatro anos de prisão. A desocupação consiste na retirada de construções, muros, cercas e jardins. No entanto, o MPF justificou que, "em razão de possíveis características peculiares de alguns dos imóveis, que podem acarretar a exclusão ou substituição de alguns dos interessados, o MPF solicitou a prorrogação do prazo de desocupação.
O objetivo do acordo é liberar os terrenos de marinha, ilegalmente invadidos, preservando as áreas regulares dos lotes e evitando processos penais contra os proprietários. O acordo prevê o pagamento de multa de R$ 10 mil, para pessoa física, ou de R$ 20 mil para pessoa jurídica. Após o prazo para desocupação dos terrenos públicos, a área será vistoriada por peritos da Polícia Federal para conferência dos recuos. As audiências de conciliação com o MPF estão previstas para ocorrer a partir de junho de 2019. Caso sejam cumpridas todas as condições, os acordos serão assinados e o inquérito policial será arquivado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Ivonete Ludgério vistoria as obras de reforma da rede elétrica da Câmara Municipal

A presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereadora Ivonete Ludgério (PSD), acompanhou de perto, na manhã desta quarta-feira (27), as obras de reforma de toda a rede de energia elétrica da CMCG. Os serviços seguem em ritmo acelerado. Na próxima semana as sessões serão retomadas e será restabelecido o expediente normal na Casa de Félix Araújo.
As obras foram iniciadas na semana passada. Hoje foi instalado um novo transformador. Para tanto foi instalado um poste na parte interna, com um sistema de pára-raios. Já foi concluída toda a parte de alvenaria e os quadros de força que farão a distribuição de todo o sistema de eletricidade do prédio.
O serviço terá continuidade no período de carnaval e, de acordo com o cronograma, as sessões serão retomadas na próxima quinta-feira (07). Durante a visita, Ivonete lembrou que toda a estrutura elétrica da Casa estava precária e apresentava riscos de incêndio.
Um laudo elaborado pela empresa vencedora da licitação para realizar a reforma atestou a necessidade urgente de fazer a adequação correta do sistema de eletricidade. “Não poderíamos correr o risco de enfrentar um problema maior, como um possível incêndio provocado por pane elétrica. Decidimos fazer toda a reforma de imediato e garantir a segurança do prédio e das pessoas que nele trabalham”, destacou Ivonete Ludgério.

Funcionária morre após cair do 6º andar do prédio do TRE, em João Pessoa...

Uma funcionária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) caiu do 6º andar do prédio localizado no Centro, no início da tarde desta quarta-feira (27). Josenilde da Costa Caetano tinha 44 anos (conhecida por Josy) e exercia função na área da Corregedoria. De acordo com socorristas do Samu, quando a ambulância chegou ao local a vítima já estava em óbito. 
O Corpo de Bombeiros afirmou que recebeu uma ligação, mas que a ocorrência foi atendida pelo Samu e pela Polícia Militar. Já a PM, não soube informar detalhes do caso. O incidente deixou todos os funcionários chocados. Após o registro do caso, o presidente do TRE-PB Carlos Martins Beltrão determinou que todos os funcionários fossem liberados. 

OAS diz que Vital do Rego recebeu R$ 3 milhões em propinas pra campanha de 2014

A construtora OAS delatou o ex-senador e atual ministro Vital do Rêgo, do TCU, acusando-o, segundo O Globo, de ter recebido R$ 3 milhões em propinas para sua campanha eleitoral em 2014, em troca de blindagem na CPMI da Petrobras. De acordo com o jornal, a OAS distribuiu entre 2010 e 2014 cerca de R$ 125 milhões em propinas e repasses de caixa dois a pelo menos 21 políticos de oito partidos.
A revelação foi feita por oito ex-funcionários que atuavam na “Controladoria de Projetos Estruturados”, o departamento clandestino da empreiteira, em delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado e que era mantida até agora em sigilo.
Há ainda uma longa lista de burocratas de estatais, integrantes de fundos de pensão, empresários e doleiros que também são citados como beneficiários de dinheiro do setor. É a primeira vez que integrantes da OAS explicam como funcionava o sistema de propinas da empreiteira. O esquema envolvia o superfaturamento de obras emblemáticas, como estádios da Copa de 2014, a transposição do Rio São Francisco, o Porto Maravilha, no Rio, e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, além de empreendimentos no exterior. Uma parte desses recursos extras seria posteriormente repassada aos políticos.
De acordo com a delação, a OAS assinava contratos frios com empresas de fachada, no Brasil e no exterior, para esquentar o dinheiro. Um dos principais operadores desse caixa era Alberto Youssef, doleiro preso pela Operação Lava-Jato, que fechou delação em 2014 e começou a revelar a extensão das relações criminosas da empreiteira com o universo político.

Adriano Galdino detona reformas feitas por Gervásio Maia na AL: "Tínhamos R$ 17 milhões em caixa, gastou-se pequena fortuna e os problemas continuam..."

Resultado de imagem para adriano galdino critica reforma feita por gervásio
Antecessor e sucessor do ex-deputado estadual Gervásio Maia (PSB) na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual e atual presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), durante entrevista nesta quinta-feira (27), não economizou críticas  à forma como foram gastos os recursos do legislativo estadual para a reforma da sede.
Segundo Galdino, o antecessor gastou uma pequena fortuna e, mesmo assim, os problemas não foram solucionados. O presidente disse ainda que, a cada dia, tem mais certeza de que seu projeto de utilizar os recursos para construir uma nova sede, uma escola e uma creche teria sido a solução mais viável para a utilização do dinheiro que havia em caixa.
"O ex-presidente Gervásio gastou uma pequena fortuna e os problemas ainda continuam porque aqui é uma construção muito antiga, muito velha. Por mais que a gente queira remodelá-la, recuperá-la, sempre os problemas acontecem. Cada dia eu estou mais convencido de que eu estava certo. A gente tinha R$ 17 milhões e 300 mil aplicados e daria para construir uma nova sede, uma nova creche e também uma Escola legislativa. Dava para construir as três coisas e a gente estaria sem essa dificuldade. Quando chove não tem sessão, quando faz sol o som ou a internet não funcionam. É um sofrimento arretado, mas vamos para luta", arrematou.
Galdino lembrou que a sede da Assembleia Legislativa “é muito velha” e, por mais que se faça requalificação nas estruturas, os problemas continuam.

Romero anuncia rescisão de contrato com o Grupo Aliança que vai mais organizar 'O Maior São João do Mundo'

Resultado de imagem para romero anuncia que aliança está fora do são joão 
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), informou nesta quarta-feira (27) que a organização do São João não ficará mais sob responsabilidade da Aliança Comunicação e Cultura. Um pregão presencial vai definir no dia 14 de março a nova organizadora da festa para as edições de 2019 e de 2020.
“Qualquer impossibilidade ou dificuldade que a gente tiver, de forma técnica, em conseguir uma empresa interessada no evento, nós [a Prefeitura] vamos assumir o Maior São João do Mundo, como fizemos em 2013 e 2016, embora seja um modelo desastroso para a administração municipal”, disse Romero Rodrigues.
A Aliança Comunicação e Cultura é um dos alvos da Operação Fantoche, deflagrada pela Polícia Federal para investigar movimentação de mais de R$ 400 milhões captados por contratos superfaturados firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do ‘Sistema S’.
O prefeito de Campina Grande voltou a dizer que o São João de Campina Grande não está entre os projetos investigados pela Polícia Federal, mas que decidiu rescindir contrato com a Aliança Comunicação e Cultura “por uma questão de consciência, dentro da legalidade, em um processo legítimo”.

Suplentes vão ter que esperar: Líder diz que João só vai tratar questões políticas em abril...

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa (PSB), minimizou o desabafo do deputado estadual, Frei Anastácio (PT), que pediu o retorno de Anísio Maia (PT) à Casa. Ele destacou a intensa agenda administrativa de João Azevêdo (PSB) e alegou que o governador só vai tratar de questões políticas em abril. “As articulações vão começar após o carnaval. Temos outras pendência como Lindolfo Pires que tem o mesmo desejo e um pouco mais distante, Trócolli também. Começamos a fazer as conversas com João e esse tema entrará na pauta a partir de abril”, disse.
Barbosa alegou que em março o governador está preocupado em assentar todas as prioridades, tocar as inaugurações, as ordens de serviço, além dos US$ 50 milhões aprovados no Senado que precisa ter as ações viabilizadas. O líder também louvou a atitude dos três senadores paraibanos, José Maranhão (MDB), Veneziano Vital do Rego (PSB) e Daniella Ribeiro (PP) que votaram a favor do empréstimo. “O povo precisava desses recursos, o Cooperar há tempos que não tinha recursos dispensados para ações importantes, a agricultura familiar e pequenos produtores, perfuração de poços, o governador está entusiasmado com a notícia do senado e já começou a assentar as utilizações”, disse.

Em menos de um mês de mandato, Julian Mendes já destina R$ 8,7 milhões para vários municípios...

Resultado de imagem para julian destina recursos para a paraíba
Chama atenção que no primeiro mês de mandato, o deputado federal Julian Mendes (PSL) já conseguiu indicar recursos orçamentários da ordem de R$ 8,7 milhões para vários município do Estado.
A cidade de Patos, informa a nota divulgada pelo parlamentar, vai receber mais de R$ 1,6 milhão. Santa Rita, Bayeux e João Pessoa também estão na lista. Entretanto, o fato curioso foi o recado dado pelo deputado aos colegas da bancada federal paraibana:
Deputado federal de primeiro mandato, Julian Lemos, mal assumiu seu cargo e já deixou os colegas parlamentares comendo poeira. "Enquanto vocês discutem miolo de pote e cargas d’água, eu trabalho”, diz o realease. Julian também contemplou o município de Serra Grande, no Vale do Piancó, com a quantia de R$ 40.702,67, para ser aplicado na saúde pública.
Ao todo foram quarenta proposituras apresentadas por Julian Mendes com indicação de recursos junto aos Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Urbano, Educação e da Cidadania. A maior parte destes recursos será destinada para o piso da atenção básica em saúde e procedimentos de média e alta complexidade.

CAOA negocia comprar fábrica da Ford desativada há poucos dias em São Bernardo dos Campos

Resultado de imagem para ford caoa
O Grupo CAOA, com origem em Campina Grande (empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade), já manifestou publicamente a intenção de comprar as instalações da fábrica da Ford, localizada em São José dos Campos (SP), fechada dias atrás.
Em nota divulgada, a CAOA salienta que há quatro décadas tem uma "forte parceria" com a Ford, por ser até os dias atuais a maior distribuidora da marca norte-americana na América Latina.
"Dessa forma, é natural que a CAOA e a Ford conversem sobre futuros negócios, assim como ocorre com outras empresas sempre que há uma boa oportunidade", frisa o comunicado. 
O recente anúncio do fechamento da fábrica da Ford localizada em São Bernardo dos Campos (SP) tem um alcance que vai muito mais além do já expressivo impacto na economia na disponibilidade de postos de trabalho na região. A chegada da lendária montadora ao País teve a participação do ilustre paraibano e ex-presidente da República, Epitácio Pessoa, que atraiu o investimento para cá, em meados da década de 20 do século passado.
Na fábrica desativada há poucos dias foram montados veículos que marcaram a história dos automóveis no País, a exemplo do Corcel, Del Rey, Escort e por último o Fiesta. De acordo com cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas), a desativação da fábrica implica na suspensão de aproximadamente 24 mil postos de trabalho, considerando toda a cadeia produtiva (indústria de autopeças).
É bom lembrar que a GM também está ameaçando desativar as suas unidades do País, caso o governo não acene com incentivos fiscais - uma 'injeção na veia' que permeia o segmento automotivo no País desde os seus primórdios, e que já carreou para o segmento de bilhões de reais. (com Arimatéia Souza)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Em primeira mão: Ministro Marco Aurélio não acolhe recurso e Governo do Estado terá que equiparar salário dos engenheiros...

Resultado de imagem para ministro marco aurélio
O ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (26) não acolher agravo impetrado pelo Governo da Paraíba e põe fim à uma querela que vinha sendo travado há anos pelo Sindicato dos Engenheiros da Paraíba e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), quanto ao salário da categoria.
Com a decisão, o estado não pode mais recorrer e tem que equiparar os salários dos engenheiros. O governo pretendia fixar o salário profissional da categoria com base em múltiplos do salário mínimo. Cuja vinculação automática para fins de reajustes é vedada por preceito constitucional, diz a Súmula Vinculante nº 4 do STF. 
O CREA e o Sindicato dos Engenheiros da Paraíba pediam diferenças salariais decorrentes de pagamento a menor pela não aplicação do piso salarial previsto na Lei 4.950-A/66, que dispõe sobre a remuneração de profissionais de engenharia, química, arquitetura, agronomia e veterinária. A lei distingue, para fins de piso, os regimes de jornada de seis horas ou maior e os cursos de duração igual ou superior a quatro anos e os inferiores a esse período.
Para a execução das atividades com exigência de seis horas de serviço, o salário base mínimo é de seis vezes o maior salário mínimo nacional, enquanto para os profissionais com formação inferior a quatro anos será de cinco vezes (artigo 5º). Nos contratos com jornada superior a seis horas diárias, o piso tomará por base o custo da hora fixado no artigo 5º, com as horas excedentes à sexta diária acrescidas de 25%.

Decisões de tribunais na PB garantem contratação de escritórios de advocacia por municípios

Decisões de tribunais garantem contratação de escritórios de advocacia por municípios
A Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (Apam), a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB) e Federação das Associações de municípios da Paraíba (Famup) se posicionaram, nesta terça-feira (26), sobre a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) pelo Ministério Público da Paraíba para contratação de serviços advocatícios e contábeis nos municípios paraibanos.
As entidades voltaram a reafirmar a legalidade no processo de contratação por inexigibilidade de licitação como mostra entendimento firmado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), súmulas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a resolução 36/2016 do Conselho Nacional do Ministério Público. O presidente da Apam, Marco Villar (na foto com Paulo Maia, presidente da OAB/PB), lembra que tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 10980/18 que tem como objetivo permitir a inexigibilidade de licitação para contratação de serviços jurídicos pela administração pública.

Ex-prefeito de Taperoá é condenado por improbidade e multado em R$ 120 mil

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve condenação do ex-prefeito de Taperoá Deoclécio Moura por improbidade administrativa. Ele é acusado de contratar servidores sem aprovação em concurso público nos anos de 2005, 2006 e 2007. A relatoria da Apelação Cível foi do desembargador Saulo Benevides. Ele entendeu que houve ofensa aos princípios da Administração Pública, observando que, enquanto as contratações irregulares aconteciam, o gestor não se ocupou em realizar concurso público.
Deoclécio Moura foi condenado como incurso nas penas do artigo 12, III, da Lei nº 8.429/92, sendo penalizado com a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além da proibição de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos e multa civil de R$ 120 mil.
O ex-gestor apelou da sentença, alegando que não praticou atos de improbidade, sendo as contratações realizadas com amparo na Constituição Federal e Lei Municipal. Argumentou, ainda, que para a comprovação de ato ímprobo é necessário a demonstração de dolo ou culpa grave evidenciadora de má-fé. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário da Justiça eletrônico do Tribunal de Justiça.

Adriano Galdino apresenta programação pedagógica Creche da AL a pais de alunos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB), participou, nesta segunda-feira (25), de reunião com pais de alunos para apresentar a programação pedagógica das atividades planejadas para este ano para a Creche e Pré-Escola Ângela Maria Meira de Carvalho, da Casa de Epitácio Pessoa.
De acordo com o presidente, a qualidade de ensino é um dos grandes diferenciais da instituição. “Cerca de 60% dos alunos matriculados na nossa creche vêm da comunidade. Alguns órgãos controladores, como a Defensoria Pública e o Conselho Tutelar, encaminham muitas crianças para cá e todas são bem recebidas. Nós temos, com toda a certeza, em termos de pedagogia e conhecimento intelectual, a melhor creche da Paraíba e é por isso que é tão procurada”, ressaltou Galdino.
A presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo, Eliane Galdino, destacou as perspectivas da gestão à frente da Creche da Assembleia. “A APPL coordena vários órgãos da Assembleia, sendo a Creche, que hoje é uma referência nacional e tem um propósito de fazer um belo trabalho, um deles. Mesmo não tendo obrigação de alfabetizar, muitas das crianças das últimas turmas que nos deixam nos finais de ano já sabem ler e escrever. Ou seja, é sempre uma emoção muito grande o reconhecimento dos pais pelo compromisso de todos os funcionários”, enfatizou.
Para 2019, a direção da Creche programou diversas atividades com intuito de inserir e desenvolver as noções básicas de sociedade em cada criança. Através de eventos especiais de feriados, festivais e mostras culturais, os alunos poderão aprender a diferenciar as características e hábitos peculiares da Paraíba e do Brasil.

Rodrigo Maia diz a aliados que vai convencer Aguinaldo Ribeiro a relatar a Reforma da Previdência

A chegada da proposta da reforma da Previdência ao Congresso já revela quem serão os principais atores nas negociações para aprovação do texto enviado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na ausência de um líder do governo experiente e com trânsito nas bancadas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será o grande articulador político da reforma. Como árbitro, é ele quem vai ditar o ritmo do jogo, aumentando o seu poder de barganha com o governo, que ficou mais dependente dele até nas negociações paralelas que já começaram a ser feitas com os governadores.
O primeiro efeito do protagonismo de Maia é a decisão de fazer a reforma passar pelas comissões novamente, prolongando o tempo de tramitação. Mais do que uma maneira de driblar um possível risco jurídico por estar aproveitando a reforma do ex-presidente Michel Temer (como desejava a equipe econômica), ele garantiu palco a seus apoiadores para que aparecessem aos eleitores em cadeia nacional. Esse foi o acordo de Maia para se reeleger à presidência da Casa, inclusive com o apoio da oposição, destaca reportagem do Estadão.
Se o presidente foi obrigado a rever a sua posição histórica contrária à reforma e admitiu que errou, agora terá de convencer os seus seguidores que lhe garantiram a vitória nas eleições a pressionarem com o mesmo engajamento os deputados a votarem a favor da proposta. Partido de Bolsonaro, o PSL começa dividido e deve jogar contra os interesses da equipe econômica, principalmente na parte da reforma que trata das regras dos policiais.
Cotado a relator da reforma, o ex-líder do governo Temer Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é visto como um bom negociador, mas que precisa ser acompanhado de perto pelo governo para evitar negociações independentes sem que os técnicos tenham colocado o custo na ponta do lápis. Rodrigo Maia disse a aliados que vai convencer Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) a relatar a reforma. Ele tem resistido. Clique AQUI e confira a reportagem na íntegra

Secretária assina nesta 4ª-feira contratos do Empreender Paraíba para Itaporanga e Sousa

Resultado de imagem para amanda rodrigues empreender paraiba
O Empreender Paraíba vai realizar, nesta quarta-feira (27), assinaturas de contratos do Programa somando mais de R$ 1,1 milhão em investimentos para mais de 180 empreendedores de Sousa, Itaporanga e região em ato que contará com a presença da secretária executiva de Empreendedorismo, Amanda Rodrigues.
Às 11h, no auditório do Sebrae, em Sousa, 52 empreendedores realizarão as assinaturas de contrato. Já pela tarde, às 14h, 131 participantes do Programa assinarão seus contratos na Gerência Regional de Ensino, em Itaporanga. A assinatura de contrato é uma das etapas de concessão de crédito na qual o empreendedor autoriza o recebimento do crédito em sua conta bancária.
O Programa Empreender PB concede crédito produtivo orientado com o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda, bem como apoiar e fortalecer a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, o empresário de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

“Desconheço algum prejuízo do Estado com esse contrato”, diz RC sobre pactuação com a Cruz Vermelha

Resultado de imagem para ricardo no conexão master
Ricardo Coutinho falou na noite desta segunda-feira (25), durante entrevista ao programa Conexão Master, que as melhorias para Hospital de Trauma da Capital só foram possíveis após a entrada da organização social, Cruz Vermelha.
De acordo com o ex-governador, quando uma empresa, sendo ela social ou comercial, é selecionada ou vence uma licitação, tem que prestar o serviço. Mas, se ela prestar o serviço de forma errada ou ter feito algo que seja ilegal, ela precisa responder por isso.
Segundo Ricardo Coutinho, não houve irregularidades conhecidas pelo governo. foi decretada  a intervenção em função da intervenção feita pela Cruz Vermelha Brasileira na daqui, e que não foi comunicado ao Estado. “Agora eu falo pelo Estado, pelo sistema de saúde. e falo por uma situação que particularmente conheço como poucos”, disse Ricardo Coutinho.
Ricardo citou um acontecimento, que para ele e inaceitável, que foi quando um jovem morreu na porta do Trauma, sem assistência. “Eu estava em Brasilia quando recebi a noticia, e de imediato, decidi providenciar a entrada de uma organização social para o hospital. Chega da falta de assistência para à população”. concluiu. (com Adriany Santos)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Senador Maranhão se reúne com Ricardo Pinto e o orienta disputar prefeitura em 2020: "Será grande satisfação tê-lo como candidato em Itaporanga".

O ex-vereador Ricardo Pinto, presidente do MDB de Itaporanga, esteve reunido, nesta segunda-feira (25), com o senador José Maranhão, presidente estadual da legenda, quando trataram de diversos assuntos, entre eles a disputa municipal de 2020 na 'Rainha do Vale'.
O encontro aconteceu na residência do senador, no bairro do Altiplano, na capital. Maranhão agradeceu o apoio e trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ex-vereador em Itaporanga, no comando do MDB, bem como, o orientou que construa uma candidatura para disputar a Prefeitura local, nas eleições vindoura. 
"O MDB vai disputar o maior número de prefeituras possíveis, nas eleições do ano que vem. Em Itaporanga estamos orientando o nosso presidente Ricardo Pinto a construir esse caminho e temos a convicção de que o seu nome tem grande potencial para o sucesso do projeto por ser um quadro preparado, correto e de palavra, o que está precisando hoje em dia na política. Ao que afirmo será uma satisfação nossa estar lá em Itaporanga trabalhando por isso", comentou o senador revelando ter números que atestam um desejo de mudança no povo itaporanguense. 
Ricardo Pinto disse que vem tralhando a construção tanto de uma candidatura à prefeito como forte chapa com bons nomes para concorrer ao cargo de vereador. "Itaporanga terá uma alternativa viável para escolher em 2020, que busque a melhoria das condições de vida da população. O MDB terá candidato a Prefeito em Itaporanga, vamos trabalhar nessa direção", pontou o emedebista ao afirmar que até o segundo semestre decide sobre lançamento da pré-candidatura.
O encontro entre o senador Maranhão e Ricardo Pinto trata-se da primeira movimentação política em Itaporanga, em termos de partido, com foco na disputa municipal que se avizinha. Aguardemos os próximos passos...

João Azevedo diz que antes do carnaval não há perspectivas de novas nomeações

Antes do Carnaval não há perspectiva de novas nomeações no Governo
O período momesco foi iniciado. Confetes e serpentinas são espalhados por diversas avenidas do estado. Enquanto isso, na seara política, o "baile" dos suplentes que buscam assento na Assembleia Legislativa está indefinido. Tudo pela postura diplomática do governador João Azevêdo. O gestor vem tratando as costuras partidárias destinadas a emplacar o petista Anísio Maia e Lindolfo Pires (Podemos), além de Jutay Meneses (PRB) na ALPB.
“A participação de deputados na gestão, na condição de secretário, é uma coisa normal, e nós estamos sim, conversando, tentando montar uma equação, que evidentemente possa interessar ao Estado, em primeiro lugar, por conta exatamente da sua gestão. Daquilo que a gente precisa implementar enquanto metas estabelecidas, mas isso vai acontecer naturalmente. Não há pressão, não há tempo determinado, nem tampouco prazo que a gente defina isso”, argumentou o governador.
Enquanto as possíveis mudanças não acontecem, as articulações políticas continuam em ritmo cadenciado. Além da movimentação do governo para abrir vaga na Casa a Lindolfo Pires e Anísio Maia, com as licenças de Hervázio Bezerra (PSB) e João Gonçalves (Podemos), que devem ocupar secretarias estaduais, existe a figura de Jutay Meneses (PRB), que esteve no campo das oposições nas eleições passadas.
Nessa composição, um deputado do Avante deve tirar licença e, assim,  permitir o ingresso de Anísio Maia, pois Jutay Meneses figura como primeiro suplente da coligação ‘A força do trabalho’. Em linhas gerais, o governo só poderá formalizar um reposicionamento da sua bancada estadual após fechar acordo com o PRB estadual. Vale lembrar que o diretório municipal da sigla selou compromisso com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na semana passada, o que pode conturbar os planos governistas.

Após garantir maioria na Câmara de Bayeux, Berg Lima conquista parceria na AL

Após garantir maioria na Câmara de Bayeux, Berg Lima agora conquista parceria na ALPB
Após garantir maioria na Câmara de Bayeux o prefeito de Bayeux, Berg Lima recebeu na manhã desta segunda-feira (25), na Prefeitura Municipal, uma visita de cortesia do deputado estadual Walber Virgolino (Patriotas). O prefeito declarou que a visita serviu para debater diversos assuntos sobre a cidade e disse que deve existir uma boa relação entre os parlamentares e os municípios.
“É fundamental que exista uma boa relação entre o deputado e os municípios, especialmente em boas votações, como aconteceu com o deputado Walber Virgolino que é um parceiro fundamental e com certeza teremos projetos, ações e emendas que ajudarão o povo de Bayeux”, disse. “Estou aqui pra agradecer os quase 2.500 votos que recebi aqui em Bayeux. Devo isso porque sabemos que sozinhos não fazemos nada”, afirmou Walber, acrescentando:
“Podemos construir ideias e planos que se transformem em políticas públicas que melhorem efetivamente a vida do povo, as portas do gabinete estarão sempre abertas para os bayeuxenses”.

Após ação do MP, Câmara aprova licença do prefeito de São João do Cariri, que está com Mal de Alzheimer, e vice é convocado...

Resultado de imagem para prefeito com mal de alzheimer
A Câmara Municipal de São João do Cariri aprovou, por unanimidade, o pedido de licença do prefeito Cosme Gonçalves (DEM) por 120 dias para tratamento médico, a partir do dia 28. O vice-prefeito Hélder Trajano (MDB) foi convocado para assumir a Chefia do Poder Executivo, na próxima sexta-feira (1º), às 9h em sessão do Poder Legislativo.
O Ministério Público impetrou uma ação de interdição que visa declarar a incapacidade civil de Cosme, de 62 anos de idade, que estaria com Mal de Alzheimer. O prefeito deveria ter sido ouvido pela Justiça no último dia 20, mas não compareceu à audiência. 

RECADO AO PSB?: Cúpula do PT esbanja entrosamento com Cartaxo e Manoel Júnior no bloco de Marcus Vinicius...

Quase toda cúpula do PT da Paraíba prestigiou o bloco “Tambiá Folia”, do vereador Marcus Vinicius (PSDB), sábado (23), em João Pessoa. O presidente Jackson Macedo, Gilcélia Figueiredo, Edvan Silva e Éder Dantas, ocuparam lugar de destaque no camarote central, com uma mesa bem á frente da do prefeito Luciano Cartaxo (PV) e do vice, Manoel Júnior (SD).
A presença e o lugar estratégico poderiam até ser coincidência. afinal, Marcus Vinicius mantém uma boa relação com os petistas. Mas, o comportamento do grupo durante a festa provou o contrário. Os petistas fizeram questão de posar para fotos. Não só com Marcus Vinicius, mas também com Manoel Júnior e com o secretário Lucélio Cartaxo (PV), irmão e representante do prefeito, que não compareceu ao evento.
O “clima” ameno, apesar do calor que fazia no momento, foi interpretado como um “recado” ao governador João Azevedo e ao PSB. O PT pediu a volta do deputado Anísio Maia, que agora é suplente, à Assembleia Legislativa e ouviu do governador um sonoro não. Agora, ameaça “dar o troco” se bandeando para os Cartaxo, de quem já foi aliado. O Folia de Rua promete.

Macedo negocia junto ao Avante retorno de Anísio à AL, sem ajuda do governo....

O governador João Azevedo (PSB) pode acumular mais um revés noa próximos dias. A indecisão quanto ao retorno do ex-deputado Anísio Maia à Assembleia Legislativa levou o PT a procurar outros meios de viabilizar a operação. E o caminho mais rápido pode estar numa negociação direta com o Avante, de Genival Mathias e Tiào Gomes, que fez parte da coligação pela qual o agora suplente disputou as eleições de 2018.
Até a próxima sexta-feira, em pleno carnaval, os dois partidos devem chegar a um acordo sobre o caso. A única dúvida estaria em quem vai tirar licença para Anísio assumir: Genival ou Tião, estando mais para o segundo. O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, disse que o partido “esperou demais” por uma decisão do governador. João Azevedo, apesar de elogiar Anísio Maia, deixou claro que não será possível resolver a situação de todos os suplentes.
No bloco do vereador Marcus Vinicius, neste sábado (23), a cúpula do PT posou para fotos ao lado do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (SD), e de Lucélio Cartaxo (PV), irmão do prefeito Luciano Cartaxo (PT). Talvez tenha sido uma prévia do que o PT prepara para depois do carnaval, caso a volta de Anísio, sem interferência do governador, se concretize.

Osnildo Silveira tem a preferência do PC do B para disputar a Prefeitura de Sousa...

A presidente da direção executiva estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B) esteve neste final de semana na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, e afirmou que a legenda deve lançar candidatura própria visando as eleições de 2020.
Em declarações à imprensa local, Gregória Benário disse que o sindicalista Osnildo Silveira tem a preferência para disputar a Prefeitura. “O nome dele é fácil de ser trabalhado, ele se alinha com aquilo que é pregado pelo PC do B”, disse.
Osnildo foi secretário de Administração do prefeito Fábio Tyrone, tendo rompido no início do segundo mandato gestão por não concordar com práticas adotadas pela gestão.

Maranhão consegue nomeação de Benjamim para cargo no Governo Bolsonaro

O ex-deputado federal Benjamim Maranhão (MDB), sobrinho do senador José Maranhão (MDB), não obteve sucesso nas eleições de outubro, entretanto, vai continuar na vida pública. Ele foi nomeado no Governo Federal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta semana. Benjamim assume a Direção do Departamento de Fomento à Inclusão Social e Produtiva Rural da Secretária Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.
A nomeação surge no momento em que, nos bastidores, se comenta que Bolsonaro estaria negociando com a classe política, cargos de terceiro e quarto escalões em troca de apoio à Reforma da Previdência. Na Paraíba, novas indicações devem ocorrer depois do carnaval. O deputado federal, Efraim Filho (DEM) revelou, há alguns dias, que as nomeações fazem parte do processo político, sendo natural a indicação de aliados no governo.