sábado, 15 de maio de 2021

“Não disputo a eleição de 2022; os nomes são: Dalton e André”, confirma o deputado federal Leonardo Gadelha

O Deputado Federal, Leonardo Gadelha (PSC) revelou essa semana, durante entrevista à rádio 104,3 FM de Sousa, que não deverá disputar a eleição em 2022. Leonardo tratou o assunto muito direto, disse que não anseia o mandato neste momento, é defensor da alternância de poder, da constituição de novas lideranças, ideias novas para arejar a cena política.

“Eu acho que isso vai ser possível se a gente apresentar outras candidaturas. Vou estar sempre à disposição dos sousenses. Posso me resguardar para outras missões no futuro. Vou estar próximo a política. Quero ser útil. Quero que as pessoas contem comigo. Vou empreender na cidade de Sousa. Teremos novidades muito em breve”, completou.

Leonardo reafirmou que há uma maior possibilidade neste momento para que ele não dispute nenhum cargo eletivo, e adiantou: “Eu reitero que não me afasto da atividade política. Quero continuar sendo uma válvula de escape nos anseios mais legítimos da nossa população”, emendou.

O sousense defende no entanto o nome do seu tio, Dalton Gadelha para Federal, e do ex-prefeito de Sousa, André Gadelha para Estadual em 2022.

Bruno Covas travou com bravura e perdeu a última batalha de sua vida; Deixa exemplo de coragem e de transparência no tratamento de sua doença


Prefeito de São Paulo reeleito em outubro último, Bruno Covas deixa exemplo de coragem e de transparência no tratamento de sua doença. Foto: Bruno Covas e o filho Tomás

O fim da vida para o prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB), 41 anos, poderia ter sido de menos sofrimento e maior satisfação para ele, família e amigos se não tivesse sido candidato à reeleição.

Seu estado de saúde, à época, inspirava cuidados, e ele sabia disso. Os médicos jamais o enganaram a respeito. A medicina é cada vez mais capaz de antecipar o que virá, e mais ou menos quando.

Foi ele que decidiu mesmo assim arriscar-se em uma eleição que costuma cobrar muito dos candidatos mais competitivos e com maiores chances de vencer. Política é uma droga viciante.

De resto, quem teria coragem de tentar convencê-lo do contrário sob a alegação de que poderia ter pouca vida pela frente? Era o que os diagnósticos médicos indicavam com razoável clareza.

Covas foi em frente, viu, venceu e agora… seguia internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, até o início desta manhã. Seu quadro clínico era considerado irreversível.

Travou e perdeu uma dura e sangrenta batalha contra um tumor na cárdia, região de transição entre o esôfago e o estômago, detectado em 2019. O câncer espalhou-se por todo o seu corpo.

A doença e a disposição de desafiá-la com bravura e total transparência fez Covas crescer aos olhos dos paulistanos, e isso foi decisivo para que derrotasse Guilherme Boulos (PSOL).

Seu vice, Ricardo Nunes (MDB), é pau mandado de Milton Leite (DEM), presidente da Câmara Municipal pela sexta vez, um político controverso que aprecia extrair vantagens em tudo.

Nunes tem 53 anos, é advogado e empresário. Foi vereador em São Paulo por duas vezes. Durante a campanha de Covas, acusações de violência doméstica o atingiram em cheio.

Antes disso, Nunes ganhara notoriedade na mídia por ser ativamente contra a inclusão de temas de sexualidade e gênero no Plano de Educação da capital paulista.

Por Ricardo Noblat

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Luiz Couto avisa que será candidato a deputado federal em 2022

O ex-deputado federal (por quatro mandatos consecutivos: 2003/2007 - 2007/2011 - 2011/2015 e 2015-2019) Luiz Couto (PT) voltará a disputar uma cadeira na Câmara Federal, mandato ocupado por ele até o início de 2019. 

Em 2018, ele disputou o Senado, ficando em terceiro lugar (com 23,10% dos votos) bem próximo dos eleitos Veneziano (com 24,63% dos votos) e Daniella Ribeiro (com 24,25% dos votos), mas à frente do então senador Cássio Cunha Lima (17,53% dos votos). 

A vaga do PT na Câmara dos Deputados, antes de Couto, é exercida atualmente pela deputado Frei Anastácio e já confirmou que vai disputar à reeleição. De lá para cá, Couto deixou a base do governador João Azevêdo (Cidadania) para se engajar na campanha de Ricardo Coutinho, a prefeito de João Pessoa, em 2020. 

“Tomei as duas vacinas e, em breve, estarei percorrendo o Estado para conversar e ouvir as demandas da população, sobretudo em preparação para nosso grande objetivo que será eleger @lulaoficial presidente para iniciar o processo de reconstrução do Brasil, que vem sendo destruído pelo atual presidente. Para contribuir com esse projeto, serei candidato a deputado", escreveu.

Efraim Filho contabiliza 80 dos 223 prefeitos favoráveis ao Senado e diz que seu lema é “trabalho pela Paraiba”.

O deputado federal Efraim Filho (DEM) revelou direto de Brasília ao Portal WSCOM, onde se encontra, que a dados desta quinta-feira (13) já contabiliza 80 dos 223 prefeitos da Paraíba ainda faltando muito tempo para eleição no Senado em 2022. "Estamos num processo de disputa ainda faltando muito tempo mas contabilizar oitenta apoios de prefeitos é fator estimulante e diferenciado", frisou.

Segundo ele, o projeto se pauta na sua conduta de parlamentar muito dedicado ao trabalho em favor da Paraíba, por isso por ser um político acessível facilita receber apoios até de prefeitos ligados, por exemplo, ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro - provável adversário na disputa. "Chegamos ao ponto de registrar prefeitos apoiados até pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro e isto tem muita expressão", - afirmou ele dizendo muito motivado na corrida ao Senado.

Júnior Araújo comemora publicação de edital para licitação de obra da Av. João de Sousa Maciel, em Cajazeiras, que terá investimento de R$ 3,5 milhões...

Foi publicado na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (D.O.E) o Edital Concorrência nº 19/2021 para implantação e pavimentação da Avenida João de Sousa Maciel até a BR-230, a futura Avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque, na zona sul de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. O projeto é de autoria do deputado Júnior Araújo (Avante).

O parlamentar comemorou e falou, em entrevista à imprensa local, da expectativa de logo estar podendo ver concluída a obra em sua terra natal. "uma grande conquista, mais um passo dado no dia de hoje com a certeza de que muito breve nós estaremos com essa importante obra em plena execução na cidade", disse.

O valor da obra é da ordem de R$ 3.498.317,06 milhões. O processo licitatório se dará no próximo dia 14 de junho às 11h, na sede do DER-PB. "O sentimento é de muita alegria e gratidão ao governador João Azevedo por atender essa demanda da cidade de Cajazeiras, através do nosso mandato", completou o deputado. 

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Clã Motta se prepara para volta de Chica à ALPB: Nabor diz que será cabo eleitoral de Francisca Motta na disputa de deputado estadual em 2022

Uma das mais experientes figuras da política paraibana que foi vice-prefeita/prefeita de Patos e deputada estadual por cinco mandatos, a matriarca do Clã Motta - Chica Motta - deve voltar a política nas eleições de 2022 disputando uma cadeira (que já foi sua e depois de Nabor) na Assembleia Legislativa, o que não será difícil de conquistar. 

O prefeito Nabor Wanderley disse, em entrevista à Rádio Líder (programa 360 Graus), que o nome de sua preferência na disputa para deputado estadual é o de Francisca Motta, mesmo tenho como opção a médica Olívia Motta. Taxativo, ele falou que “Olívia é médica e seguirá a vida profissional dela”. Para em seguida, sentenciar que “Francisca Motta merece voltar a Assembleia pelo trabalho que sempre realiza”, justificou.

E mais: “Digo de coração que se Francisca quiser ser (candidata) eu serei, sem sombras de dúvidas, o seu cabo eleitoral”. Portanto, para disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, o prefeito de Patos bateu o martelo. Com isso, o Clã Motta voltará a dispor de um mandato de deputado estadual e continuar com um mandato de federal, com Hugo Motta. 

Júnior Araújo articula e garante apoio de prefeito tucano à reeleição de João Azevêdo nas eleições de 2022

O prefeito de Marizópolis, Luquinha do Brasil (PSDB), declarou, em encontro realizado ontem com o governador João Azevêdo (Cidadania), adesão à sua base de sustentação e apoio à reeleição em 2022. O anúncio ocorreu após reunião entre os gestores e o deputado estadual Júnior Araújo (Avante).

“Eu tenho uma grande simpatia pelo nosso deputado estadual Júnior Araújo, que já faz parte da base do governo, e por Ronaldo Guerra, na intenção de ajudar o nosso município firmamos essa parceria. Eu sou arquiteto e o governador é engenheiro e temos o mesmo pensamento de fazer obras estruturantes e estaremos prontos para defender o nome de João Azevêdo e de Júnior Araújo”, disse.

Luquinha do Brasil foi eleito prefeito de Marizópolis nas eleições do ano passado com 53,91% dos votos.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Cidadania chega a 44 prefeitos após mais duas adesões ao projeto de reeleição de João Azevêdo

Com as filiações dos prefeitos de São Vicente do Seridó, Erivam de Biu (PSD), e de Riacho de Santo Antônio, Gilson Gonçalves (Pros), o Cidadania, partido do governador João Azevêdo, que já obteve o maior número de prefeituras nas últimas eleições municipais, ampliou ainda mais este número e passa a contar agora com 44 prefeitos que reforçarão a campanha de reeleição do chefe do executivo paraibano.

A informação partiu do presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra, que acompanhou nesta terça-feira (11), as adesões dos dois prefeitos em visitas feitas ao governador João Azevêdo. “Nós estamos atendendo ao anseio da nossa população que nos elegeu para trabalhar pela cidade, levando desenvolvimento e qualidade de vida. Nós assumimos a cidade numa situação muito difícil e tenho certeza de que teremos muito êxito com essa união consolidada hoje”, disse o prefeito de São Vicente de Seridó, Erivam de Biu, que foi eleito para o primeiro mandato nas eleições do ano passado com 58,53% dos votos.

Já o prefeito de Riacho de Santo Antônio, Gilson Gonçalves, disse que o seu grupo político decidiu pela filiação ao Cidadania e, a partir de agora, “levaremos mais obras e ações para o nosso município e com o apoio do governo só teremos a ganhar”, comentou. Gilson foi eleito prefeito de Riacho de Santo Antônio nas eleições de 2020 com 56,67% dos votos.

Em Brasília, Danielle Rodrigues assume a presidência do Republicanos Mulher da Paraíba

A Secretária de Finanças de Mamanguape e pré-candidata a deputada estadual, Danielle Rodrigues, filha da prefeita de Mamanguape, no Litoral Norte do Estado, Eunice Pessoa, assumiu nesta terça-feira (11) a presidência estadual do Republicanos Mulher na Paraíba. Em contato por telefone com a redação do blog direto da capital federal, Danielle destacou que tem como objetivo aumentar a representatividade feminina no partido, com o foco de organizar ainda mais, apoiar e fortalecer as pré-candidaturas em várias regiões da Paraíba.

Segundo Danielle, o Republicanos já é um dos maiores partidos da Paraíba e trabalha para sensibilizar as mulheres sobre a importância da sua participação em ambientes de decisão política e também para tornar o caminho possível para elas.

Considerada pelos amigos e correligionários da região do Vale do Mamanguape, como a ‘pré-candidata raiz’ em 2022, Danielle assumiu o mais novo desafio ao lado do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira que é deputado federal por São Paulo e o deputado federal, Hugo Motta, onde teve sua devida aquiescência. A prefeita Eunice (mãe) e o seu esposo, Thiago Paiva também participaram do encontro.

Para o Hugo Motta e toda executiva do partido, Danielle é um dos principais nomes da sigla no Estado e toda sua atuação nos bastidores da política, ascendeu à importante posição através do reconhecimento do Republicanos.

Com a tarimba de ser uma das principais responsáveis pelo sucesso da gestão “Trabalho que Avança”, em Mamanguape, Danielle tem como uma das suas características principais a articulação e sem dúvida, tem muita musculatura política para conquistar uma das vagas para a ‘Casa de Epitacio Pessoa’ em 2022.

Raoni Vita avança com candidatura à presidência da OAB e anuncia Jailma Sousa pré-candidata à Subseção do Vale do Piancó

A sucessão da OAB Paraíba ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (11), com o anúncio feito pelo advogado Raoni Vita, candidato à presidência da entidade, da advogada Jailma Sousa, que concorrerá ao seu lado à Subseção do Vale do Piancó.

Pelas redes sociais, Vita enalteceu a advogada, que gravou um vídeo assumindo o desafio de seguir adiante na disputa que acontecerá no mês de novembro. “Colega @jailmasousaadv , forte liderança da região, jovem advogada com experiência administrativa, aguerrida e militante, estará conosco na luta por uma nova OAB na Paraíba”, registrou ao acrescentar: “Jailma passa a ser pré-candidata à Presidência da Subseção da OAB do Vale do Piancó após inúmeros apelos de colegas da região.”

Para Raoni Vita, com Jailma Sousa, “teremos, sem sombra de dúvidas, uma colega com perfil de inovação e combatividade às inúmeras omissões que temos visto tanto no âmbito local quanto estadual. Vamos juntos por um novo tempo!”

Clique aqui e confira a sequência de vídeos publicados por Raoni Vita:

Vídeo 01

Vídeo 02

Vídeo 03

Júnior Araújo celebra investimentos para reforma e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos em Cajazeiras

De acordo com o deputado ‘’serão investidos R$ 17 milhões na obra que representa muito para a região do Sertão da Paraíba’’. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho realizou uma solenidade para marcar o momento em Brasília (DF).

A barragem tem uma grande importância para o abastecimento d’água na região de Cajazeiras e irá receber as águas da transposição do Rio São Francisco através do Eixo Norte do projeto de integração. ‘’Hoje foi assinado pelo Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho a ordem de serviço para início das obras de recuperação e modernização da Barragem de Engenheiro Ávidos. É uma excelente notícia para uma importante obra, uma vez, nosso querido Boqueirão de Piranhas receberá as águas da transposição do Rio São Francisco, através do eixo norte’’ disse o deputado cajazeirense.

O BOQUEIRÃO

A barragem modernizada terá capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água. A partir daí, as águas do Eixo Norte poderão chegar em grandes volumes à Paraíba e seguirão pelo leito do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande do Norte, chegando então no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no estado potiguar.

A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO

No total, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 12 bilhões.

O Eixo Leste tem 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas.

O Eixo Norte do Projeto tem 260 quilômetros de extensão. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas 8 quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 97,84%.

com Ascom

Tião Gomes afirma que Avante se fortalecerá com nome de Galdino na chapa de João

O vice-presidente do legislativo paraibano, deputado Tião Gomes (Avante), afirma que o nome de Adriano Galdino tem todas as condições para compor a chapa majoritária do governador João Azevêdo (Cidadania), rumo às eleições 2022.

Adriano já declarou que irá deixar o PSB para ingressar no Avante, partido comandado na Paraíba pela sua esposa, a prefeita de Pocinhos Eliane Galdino. Tião adiantou que além dele, diversos deputados e filiados do Avante, querem Adriano na disputa majoritária.

“Adriano Galdino é um grande nome, agregador, conciliador, atuante, sempre lutando pela união dos bons políticos pelo desenvolvimento da Paraíba. Além disso, acredito que chegou a hora dele alçar voos mais altos, ele tem potencial e bagagem política para disputar qualquer cargo na chapa majoritária, ao lado do governador João Azevêdo”, disse Tião Gomes.

Além de amigo, Tião foi um dos principais articuladores que trabalhou pela ascensão de Adriano ao comando da Casa de Epitácio Pessoa. “Cabe a Adriano avaliar o cenário e decidir se enfrenta esse desafio, mas o importante é que ele tem dentro da Assembleia a maioria absoluta dos deputados ao seu lado e a aceitação popular. Acredito que o nome dele fará parte da chapa encabeçada por João Azevêdo, rumo à reeleição ao Governo do Estado”, argumenta Tião.

Efraim Filho buscará apoio da oposição ao seu projeto de ida para o Senado em 2022

O deputado federal Efraim Filho (DEM) afirmou nesta segunda-feira (10) que irá ampliar o grupo para buscar apoio de integrantes da oposição para o seu projeto de disputar uma vaga no Senado Federal nas Eleições 2022. Na última semana, o prefeito de Marizópolis, Lucas Braga (PSDB), mais conhecido como Luquinha do Brasil, foi mais uma liderança política a confirmar apoio ao projeto de Efraim rumo ao Senado.

Os deputado estaduais paraibanos Taciano Diniz e Junior Araújo, ambos do Avante, bem como o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) também já anunciaram, publicamente, apoio ao nome de Efraim. Também entraram no hall de apoiadores de Efraim Filho o deputado federal Wilson Santiago e o estadual Wilson Filho, ambos do PTB.

“A Paraíba contará com alguém jovem e com energia, para se dedicar e representar o Estado pelos próximos oito anos. Agora, ninguém é candidato ao Senado de si mesmo, é uma vaga só, mas coragem não me falta. As pesquisada que vem sendo divulgadas na mídia, traz meu nome na liderança. Estamos no caminho certo”, garante Efraim Filho.

Deputado Wellington Roberto está entre os beneficiados no ‘orçamento paralelo’ de Bolsonaro

O deputado federal paraibano Wellington Roberto (PL) parece entre os parlamentares contemplados com o orçamento paralelo criado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ganhar a “fidelidade” do Centrão. O caso foi exposto pelo jornal O Estado de São Paulo no fim de semana e mostra gasto de R$ 3 bilhões do Planalto com as indicações de parlamentares. O caso guarda semelhanças com o escândalo dos “Anões do Orçamento”, exposto na década de 1990.

De acordo com o levantamento publicado pelo Estadão, Wellington Roberto indicou gastos de R$ 80 milhões no orçamento informal e sem transparência. Isso sem contar as emendas no orçamento formal, a que todos os parlamentares têm acesso de forma igualitária. O montante indicado pelo paraibano, no entanto, está longe do topo do ranking. O ex-presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), teve R$ 277 milhões em emendas.

A matéria do Estadão diz ainda que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi transformada pelo governo Bolsonaro numa “estatal do Centrão”. A área de cobertura da empresa passou a incluir 36,59% do território nacional. As emendas são destinadas principalmente para a compra de máquinas e tratores e, em algumas delas, a suspeita é de superfaturamento superior a 200%.

“Por decisão de Bolsonaro, a Codevasf também atende agora o Amapá, reduto do senador Davi Alcolumbre (DEM); o Rio Grande do Norte, base do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido), e a Paraíba, do deputado Wellington Roberto, líder do PL na Câmara”, diz o texto do Estadão.

Pelo esquema, para entrar no rol das emendas normais, os parlamentares mandam ofícios direto para os ministérios indicando onde e como querem que o dinheiro seja investido. Neste caso, o montante de emendas é inflado para beneficiar políticos específicos.

com Suetoni

“O Avante estará na chapa majoritária de João”, garante Adriano Galdino...

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), em entrevista a imprensa nesta terça-feira (11), garantiu que o Avante, legenda controlada no estado pela sua mulher a prefeita de Pocinhos Eliane Galdino, estará na chapa majoritária do governador João Azevêdo em 2022.

O Avante se soma a outras siglas que se colocam a disposição do atual chefe do executivo estadual João Azevêdo, que disputará a sua reeleição, para compor sua chapa. Galdino não definiu, no entanto, se o partido indicará a vaga de vice ou Senado. “O Avante estará na chapa majoritária de João Azevêdo”, disse Galdino.

Esta semana, o MDB se reuniu com o governador e declarou apoio à reeleição. Com duas cadeiras no Senado, o partido deve pleitear a vaga de vice na chapa. Quem também se reuniu com João foi o deputado Aguinaldo Ribeiro e o prefeito Cícero Lucena. Cícero reiterou apoio à reeleição de Azevêdo. O PP pode concorrer a chapa no Senado, que o DEM pretende ocupar com o deputado federal Efraim Filho.

Marqueteiro João Santana quer fazer de Ciro, o “Biden” brasileiro...

O ex-ministro da Economia Ciro Gomes (PDT), pré-candidato a presidente da República, divulgou nas redes sociais mais uma das peças publicitárias elaboradas pelo marqueteiro, condenado na Operação Lava Jato, João Santana, que coordenou as campanhas dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Em um vídeo, Santa comparou Ciro a Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Segundo a propaganda, os dois querem aumentar impostos dos mais ricos. A peça afirma que o Plano de Ciro é ainda mais amplo que o do americano, “100% brasileiro”.

“Há muitas semelhanças entre o Plano Biden e o projeto nacional de desenvolvimento que Ciro defende há anos. Biden quer aumentar impostos sobre os lucros das grandes empresas, os ganhos de capital e os dividendos dos mais ricos. Ciro quer diminuir a carga para a classe média. Aumentar impostos sobre grandes heranças e grandes fortunas. E cobrar lucros sobre dividendos”, diz trecho do vídeo.

Ciro se apresenta com uma terceira via na disputa de 2022, rechaçando o retorno de Lula e a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. A comparação com Biden tem tu a ver com o processo já que o atual presidente dos EUA venceu Donald Trump, que até hoje não aceitou o resultado das eleições. Qualquer coincidência é mera semelhança…

segunda-feira, 10 de maio de 2021

TCE emite alerta para que Prefeitura de Itaporanga reduza quantitativo de servidores

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta recomendando que a Prefeitura Municipal de Itaporanga adote medidas de prevenção ou correção de despesas que comprometam a gestão orçamentária financeira e patrimonial.

Conforme o documento, o TCE pede que haja a redução da folha de pagamento e que o prefeito Divaldo Dantas adote medidas para evitar repercussão negativa no julgamento das contas de 2021. Segundo a recomendação, já haviam sido emitidas correções de despesas que abrangem toda a gestão.

Vale salientar que a despesa com a folha salarial fixada para o município de Itaporanga está em percentual superior ao limite (54% da Receita corrente líquida, conforme exigência do ART 59°•1,|| c/c ART.19 da LC n °101/00). Bem como as despesas com pessoal fixada para o Poder Executivo Municipal em percentual superior ao limite (48,6% da Receita corrente líquida conforme exigência do ART 59,||,c/c o ART.20 da LC n ° 101/00).

Desta feita, a dotação orçamentária foi aprovada com dotação fixada para reserva de contingência em montante inferior a 1% da Receita Corrente Líquida, podendo impactar a necessária cobertura dos riscos fiscais elencados no Anexo de Riscos Fiscais (ARF) da LDO.

Nilson Lacerda segue fortalecendo nome para ser representante do Vale do Piancó na ALPB; vereador Márcio Rodão diz que o apoia se for candidato...

O ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB) vem mineiramente consolidando seu nome para ser um dos mais fortes representantes da região do Vale do Piancó na Assembleia Legislativa, nas eleições de 2022. Após oito anos de exitosa gestão (2013 a 2020) ele deixou a prefeitura com alta taxa de aprovação popular diante da mais competente e aprovada administração municipal da região. Resultado disso, em 2020 elegeu seu sobrinho, Samuel Lacerda (PSDB) como seu sucessor.

Respeitado e aplaudido em todo o Vale do Piancó, agora Nilson Lacerda tem o nome "requisitado" pela população para ser candidato a deputado estadual. O primeiro a lançar o projeto foi o vereador Flávio Mangueira, da cidade de Conceição, que plantou a semente. E nessa pisada acaba de ganhar mais um apoio caso decida se candidatar. Trata-se do vereador Márcio Rodão (DEM), da cidade de Itaporanga.

"Nilson representa bem essa possibilidade", afirmou o vereador. Ao falar de Nilson, em ent5revista ao VPN, Márcio citou o exemplo do saudoso ex-deputado itaporaguense, Soares Madruga, que tanto fez por Itaporanga. “Eu vejo muito do nosso deputado Soares Madruga em Nilson Lacerda. Itaporanga tem muitos órgãos, que foram instalados através da luta do nosso querido Soares Madruga quando era deputado estadual (Que Deus o tenha) E eu vejo que Nilson na Assembleia Legislativa  poderá fazer muito por nossa região, para sua cidade de Conceição e para a minha cidade de Itaporanga também”, finalizou.

com Vale Piancó Notícias

Grupo São Braz lança campanha comemorativa de 70 anos e dá um milhão em prêmios

No ano em que comemora 70 anos de existência, o grupo São Braz surpreendeu aos telespectadores que assistiam ontem ao Fantástico com o lançamento da campanha comemorativa.

Além da premiação que equivale a um milhão de reais, a garota propaganda é a musa global Paola Oliveira, uma das mais bem pagas atrizes da atualidade.

E tome qualidade, em todos os sentidos.

Tocador de vídeo
00:00
00:33

domingo, 9 de maio de 2021

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco confirma reunião às 16h nesta segunda (10) para debater projeto de lei que prevê piso da enfermagem

Mesmo não tendo entrado na pauta semana passada, como era aguardado, mas que teve voto favorável da relatoria, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), confirmou reunião virtual nesta segunda-feira (10), às 16h, para debater o projeto de lei que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada (PL 2.564/2020). 

Vão participar da reunião, além de Pacheco, o autor da proposta, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a relatora da matéria, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), os líderes Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e representantes do conselho federal e de conselhos regionais de enfermagem. O encontro foi sugerido pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que também estará no encontro.

Eliziane, que está envolvida nas negociações sobre o piso salarial nacional e a jornada de trabalho desses profissionais, lembrou a celebração da Semana Nacional da Enfermagem. “Nós temos o 12 de maio [Dia Internacional da Enfermagem], que é um dia muito importante. Haverá vários debates [na semana]. E é um momento importante para demarcar novas metas, novos momentos para a enfermagem no Brasil, que, aliás, neste período de pandemia, está na linha de frente”, destacou a senadora.

Ela complementou: “Centenas, infelizmente, de profissionais da enfermagem estão vindo a óbito exatamente porque estavam na linha de frente. Conseguimos a vacinação neste primeiro momento para eles, mas muitos deles, lá atrás, infelizmente, vieram a óbito. A gente vai discutir e talvez chegar a um entendimento sobre aquilo que é razoável, aquilo que é possível para que o projeto de fato possa ser pautado, possa ser votado”.

Fabiano Contarato afirmou que seu projeto “repõe a dignidade salarial e de carga horária” para enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. O PL 2.564/2020 institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O projeto fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. As demais categorias terão o piso proporcional a esse valor: 70% (R$ 5.120) para os técnicos de enfermagem e 50% (R$3.657) para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O relatório de Zenaide Maia contém algumas mudanças em relação ao texto original. Uma delas é a previsão de que a jornada normal de trabalho desses profissionais não será superior a 30 horas semanais. O texto original determinava que o valor do piso seria aumentado proporcionalmente para cargas horárias maiores.

Fonte: Agência Senado

Pré-candidato a deputado federal, Mersinho Lucena se reúne com Taciano Diniz e lideranças da cidade de Tavares

O vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena, esteve reunido ontem (8) com o deputado estadual Taciano Diniz (Avante), na cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba. Na pauta do encontro, possíveis investimentos para a região e projeções para a eleição de 2022.

Mersinho é pré-candidato a deputado federal e, em razão disso, já inicia movimentações no sentido de construir alianças fora da grande João Pessoa. Ele mantém diálogo com lideranças de várias regiões do Estado, inclusive do Sertão e Brejo.

Além de Taciano Diniz, estiveram com Mersinho Lucena lideranças da oposição da cidade de Tavares: Luiz Poeta, Valdir Lopes e o vereador Pablo Dantas.

Confira: