sábado, 26 de setembro de 2015

Rômulo Gouveia e Lucélio Cartaxo lançam em Piancó o nome do advogado Daniel Galdino como pré-candidato do partido à sucessão municipal

O deputado federal Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, esteve em Piancó na tarde deste sábado (26) para referendar o nome do advogado Daniel Galdino (PSD) como pré-candidato do partido à sucessão municipal naquele município. Rômulo estava acompanhado do executivo Lucélio Cartaxo, presidente do partido em João Pessoa, e que juntamento com seu irmão [diga-se de passagem gêmeo] o prefeito Luciano Cartaxo entraram nos quadros da legenda semana passada.
O anúncio foi feito durante encontro na residência da ex-prefeita Flávia Galdino, mãe de Daniel, que reuniu os vereadores da bancada de oposição, além de inúmeras lideranças e correligionários. Flávia, que governou o município por duas oportunidades, coloca assim o filho para enfrentar o atual prefeito Sales Lima (DEM), na disputa eleitoral vindoura. E recebeu apoio total do deputado Rômulo que não medirá esforços para eleger Daniel em Piancó.
   

Milhares de alunos de todo Vale do Piancó participaram da 'Aula do Brinquedo' em preparação para as provas do Enem

Foi sucesso a 'Aula do Brinquedo' realizada neste sábado (26) em Itaporanga com objetivo de preparar o alunado do Vale do Piancó, seja da rede privada ou pública, para enfrentar as provas do Enem. O evento foi promovido por uma equipe altamente preparada, tendo o professor e escritor Ivo Filho como coordenador. Um time formado por professores renomados e competentes passaram o dia tirando dúvidas e ajudando milhares de adolescentes e jovens presentes no Ginásio 'Madrugão'.
Na oportunidade a Câmara Municipal de Itaporanga outorgou à Ivo Filho e demais integrantes da equipe organizadora um diploma de 'Honra ao Mérito', pela importância do evento. Para participar o estudante teve levar apenas um brinquedo novo. Essa mesma aula vai acontecer em João Pessoa, no Unipê, no dia 04 de outubro. Com bem diz o amigo Ivo Filho; "É o  nosso Sertão rodeado de conhecimento e solidariedade". 
Um evento realmente dos mais importantes para a nossa região e que deve sempre receber os nossos aplausos. Parabéns à equipe organizadora, aos educadores e aos alunos por essa brilhantes festa do conhecimento.
 
 
 
 

13º BPM prendeu dez pessoas nas últimas 24 horas, dentre as quais os acusados de assaltar a agência dos Correios de Piancó

A Policia Militar não tem dado trégua na Região do Vale do Piancó, ao todo, são dez pessoas que foram presas nas ultimas 24h: seis pessoas em cumprimento de mandado de prisão na cidade de Igaracy - PB, dois acusados de roubo ao Auto Posto Santo Antônio, em Itaporanga, e outros dois acusados de roubarem a Agencia dos Correios da cidade de Piancó.
Às 2h desta sexta-feira 25, a guarnição comandada pelo Sargento Sales, enquanto realizava rondas rotineiras no Bairro Belo Vista, em Itaporanga - PB, efetuou em flagrante, a prisão de Maurilio de Queiroz Fantin e José Henrique Ferreira Miguel, a dupla tinha acabado de roubar uma pequena quantia de dinheiro, do frentista do Posto Santo Antônio, não satisfeitos, arrobaram um pequeno trailler nas imediações, de onde subtraíram algumas mercadorias; presos, os acusados foram encaminhados a Delegacia.
Ainda na madrugada desta sexta-feira, a Policia Militar em conjunto com a Policia Civil, realizaram em Igaracy - PB, a “Operação Magarefe” que visava prender os acusados de um duplo homicídio ocorrido naquela cidade. Foram presos: Jose Berto da Silva (Delúcio) de 39 anos; Eronildo Bernardino da Silva (Nildo) 49 anos; Cícero Alexandre Pereira (Cicero de Dorinha) 29 anos; Janailton de Almeida Pereira (Nildinho)18 anos; José Bernardino da Silva (Zé de Nida) 22 anos; Manoel Berto da Silva (Bruxa) 52 anos. Ainda foi apreendida uma espingarda de fabricação caseira.
No curso das diligencias na cidade de Piancó - PB, por volta das 7h, a PM prendeu Everaldo Ventura Leitão, 44 anos, conhecido por (Vevé) e Rodrigo Ribeiro de Sousa, 27 anos; eles são acusados de terem efetuado o roubo a agencia dos Correios daquela cidade. Com a dupla, a equipe policial encontrou a arma do vigilante, que foi subtraída após esse ter sido baleado pelos criminosos, além de uma motocicleta e dois capacetes utilizados na ação delituosa. Eles foram encaminhados para a Delegacia da Policia Federal na cidade de Patos.
Conforme o Major Guedes que comanda o 13º Batalhão e esteve à frente das ações, “a resposta à criminalidade vem sendo dada a altura, pois os acusados já se encontram atrás das grades, e fica o recado àqueles que por ventura desejarem transgredir na Área do 13º Batalhão, terão o mesmo destino”.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cunha detalhou no plenário como será o caminho para o impeachment de Dilma

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acaba de ler em plenário a resposta à questão de ordem do líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), sobre o processo de análise dos pedidos de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. De acordo com Cunha, o pedido pode vir de qualquer cidadão que esteja no "pleno gozo dos direitos" ou parlamentar, com indicação de testemunhas.
Cunha explicou que a admissibilidade dos pedidos fica a cargo dele próprio como presidente da Câmara, mas lembrou algumas vezes que, caso um pedido seja indeferido, qualquer parlamentar pode recorrer da decisão do presidente e exigir apreciação pelo Plenário. Ele ainda explicou que, no caso do recurso ser apresentado em sessão deliberativa antes da Ordem do Dia, ele "será apreciado pelo plenário imediatamente".
Em caso de admissibilidade, quer seja pelo presidente ou pelo plenário após recurso e com aprovação de 342 deputados, uma comissão especial com 66 membros titulares será criada e terá o prazo de dez sessões para emitir parecer sobre o impeachment de Dilma, que será avisada oficialmente no dia seguinte. O divisão de vagas na comissão especial será feita respeitando a proporcionalidade dos partidos e blocos, observando a obrigatoriedade de representação de todas as legendas.
O peemedebista reiterou que o impeachment em si, se dá no Senado em sessão comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, onde são necessários os votos "sim" de 54 senadores para confirmar a saída de Dilma Rousseff da Presidência da República.

Ex-senador paraibano e prognóstico sobre futuro de Dilma: “Não passa de outubro”.

O ex-senador e ex-deputado federal Maurício Brasilino Leite, atualmente sem filiação partidária, que teve projeto político, por muito tempo, na região polarizada por Patos, está prevendo a renúncia da presidente Dilma Rousseff (PT) para o final de outubro próximo, em razão da crise de confiança por que vem passando a chefe da nação, ao longo de meses. Para ele, caso ela não renuncie, até essa data, o Congresso Nacional votará pela destituição, dela, na Chefia do Governo.
O político paraibano, há quase 15 anos ausente da cena política estadual e nacional, está visitando João Pessoa desde o começo desta semana, diz que, em todo o período em que atuou como tal, jamais visualizou um presidente da República, no Brasil, em situação tão inusitada como Dilma Rousseff. “Durante toda minha vida, nunca vi um quadro político como o atual, com um governante (Dilma) sem poder de espécie alguma, ainda morando no Palácio da Alvorada, despachando no Planalto, e tendo, como adversários figadais os presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, além de grande parte dos deputados federais e dos senadores”, comenta o experiente ex-parlamentar.
Maurício Leite – como é mais conhecido -, não hesita em afirmar que Renan Calheiros (presidente do Senado) e Eduardo Cunha (presidente da Câmara), ambos do PMDB, vêm articulando, em bastidores, o impedimento do mandato de Dilma Rousseff, em operações que fogem, por completo, do domínio das mídias noticiosas e da própria classe política, do ponto de vista externo. O próprio vice-presidente Michel Temer (PMDB), que esteve, até bem pouco tempo, à frente da Articulação política do Governo, de acordo com o que revela o ex-senador, está unido, a Renan e Cunha, na trama que visa ao ‘destronamento’ da Presidente.
Ele acentua surpreendente prognóstico para o futuro da economia brasileira, que está em crise em razão da crise de confiança que afeta a Administração federal pelo fator política, comprometendo a credibilidade do País na Comunidade Financeira Internacional, prevendo que o Brasil, caso Dilma Rousseff se afaste do Governo, recuperará sua economia, ainda este ano, em cerca de 30%. Para ele, a crise não tem afetado, de modo mais drástico, o Agronegócio, que responde por cerca de 25% da economia do País. As grandes dificuldades, segundo ele, residem nos setores dos serviços e da indústria automobilística, com desemprego em massa.

Presidente da CPI da Petrobrás, Hugo Motta é cotado para comandar 2ª Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Federal

Atual presidente da CPI da Petrobras, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), pode ser indicado para presidir a sua segunda CPI. Trata-se da CPI do BNDES, no lugar do também deputado Marco Rotta (PMDB-AM). Pelo menos foi o que divulgou o portal nacional Diário do Poder na coluna de Cláudio Humberto nesta sexta-feira (25).
Segundo a coluna, incomodados com o presidente da CPI do BNDES, Marco Rotta (PMDB-AM), tucanos pedem sua substituição por Hugo Motta (PMDB-PB). A CPI do BNDES investiga os contratos de financiamento ocorridos entre os anos de 2003 e 2015 relacionadas à concessão de empréstimos, que até junho estavam sob sigilo, concedidos a países como Angola e Cuba por parte do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Por um acordo entre os partidos, a presidência é do PMDB, que indicou o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), e a relatoria, com o PR, que sugeriu o nome do José Rocha (PR-BA). Os nomes foram confirmados em uma eleição secreta, por 22 votos a favor. Não houve votos contrários nem abstenções.
Descontente com o acerto, o PT á época fez críticas ao arranjo articulado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e tentou lutar pela relatoria da comissão. O cargo de relator é disputado porque compete a ele ditar o ritmo das investigações e elaborar um parecer ao final. Apesar dos esforços, o PT deverá ficar com a segunda-vice-presidência da CPI.
A primeira vice-presidência ficará a cargo do PSDB, que indicou Miguel Haddad (PSDB-SP), e a terceira, com o PRB, que indicou Marcelo Squassoni (PRB-SP). No total, a comissão é composta por 27 membros titulares e igual número de suplentes.
Além de Hugo Mota, o deputado federal Efraim Morais Filho (DEM), preside a CPI dos Fundos de Pensão, que foi instalada na Câmara dos Deputados. Ele foi indicado para comandar as investigações por meio de um acordo de líderes partidários, que destinou à presidência aos Democratas.

Frederico lança pré-candidatura e promete dar continuidade ao trabalho de Odon

O advogado Carlos Frederico fez o lançamento da sua pré-candidatura à presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), em solenidade bastante prestigiada, no final da tarde desta quinta-feira (24), no auditório da Associação Paraibana de Imprensa (API), em João Pessoa. Na oportunidade, o atual presidente Odon Bezerra, também anunciou a pré-candidatura à vaga de conselheiro federal da OAB.
 
Bastante aclamado pelos vários advogados presentes ao lançamento da pré-candidatura, Carlos Frederico fez um entusiasmado discurso e defendeu a união da categoria em prol de resultados positivos. Segundo ele, o objetivo é dar continuidade ao trabalho desempenhado por Odon Bezerra à frente da OAB-PB. 
“O nosso projeto visa assegurar as conquistas das gestões capitaneadas por Odon Bezerra, que nós temos a honra de fazer parte. Também queremos dar um passo à frente, e avançar mais com as nossas prerrogativas; com o crescimento da ESA [Escola Superior da Advocacia da Paraíba]; com a valorização da mulher advogada, do jovem e do experiente advogado; com a interiorização das nossas ações, onde teremos uma OAB, cada vez mais, representativa em todas as suas subsecções”, disse. 
Carlos Frederico, que é representante da Paraíba no Conselho Federal da Ordem ao lado dos advogados Wilson Belchior e José Mário Porto, afirmou ainda que o bom relacionamento mantido pelos conselheiros com a gestão de Odon Bezerra assegurou conquistas importantes para a categoria. Entre elas, a aprovação de projetos de valorização da mulher advogada e do jovem advogado; medidas em defesa da advocacia pública; a criação do orçamento participativo da Ordem; e a redução das custas processuais no Estado. 
Em discurso, o atual presidente e pré-candidato ao Conselho Federal, Odon Bezerra, criticou o que intitulou de “baixaria”, provocada pela oposição a sua gestão na OAB-PB. “Pela segunda vez consecutiva eles não aprendem. Mas, o trabalho está sendo bem feito e a resposta para a oposição é sempre dada nas urnas, pois, os advogados entendem que o nosso projeto é exitoso e tem feito às coisas corretas”, afirmou.

Em Nova York, Dilma diz que não percebeu labaredas que saíram do seu helicóptero

A presidente Dilma Rousseff chegou por volta das 5h da manhã desta sexta-feira (25) ao hotel Plaza Athenée, em Nova York, acompanhada da filha Paula e de alguns ministros. Bem humorada, disse que fez um bom voo e não percebeu as labaredas que saíram do helicóptero que a levou do Palácio do Planalto à Base Aérea de Brasília momentos antes da decolagem. — Labareda? Do meu helicóptero? Gente, ninguém percebeu isso não. Ainda bem que vocês estão sempre a postos — disse a presidente sorrindo.
Por volta das 10h, Dilma se dirigirá para o prédio das Nações Unidas onde participa da Assembleia Geral da ONU. Ela também irá assistir ao discurso do Papa Francisco, marcado para as 11h. Dilma falará depois do Pontifice. A presidente aproveitará sua ida à Assembleia Geral da ONU para anunciar metas sustentáveis cujo objetivo é pôr fim ao desmatamento na Amazônia em dez anos. A promessa fará parte do pacote das ambições nacionais de combate às mudanças climáticas.
A versão inicial do discurso de Dilma não contempla assuntos como a crise econômica do país. Em todos os discursos anteriores, a petista citou a economia e usou a situação fiscal do país para mostrar a “solidez brasileira”. Agora, o Brasil está sem o selo de bom pagador e com dólar a mais de R$ 4, em grande parte por causa dos problemas fiscais do governo. Após o evento, a presidente deve participar de reuniões bilaterais com outros chefes de Estado. Segundo o Itamaraty, mais de 90 chefes de Estado vieram para a Assembleia Geral da ONU, um recorde de presença.
Antes de embarcar para Nova York, Dilma adiou para a próxima semana o anúncio da reforma ministerial. A presidente não conseguiu chegar a um acordo com o PMDB e dividir as vagas entre as indicações feitas pelas bancadas do partido no Senado e na Câmara e a cota do vice-presidente Michel Temer. (O Globo)

Governador RC ressalta obras do PSB e admite candidatura do partido na Capital

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de João Pessoa atraiu a presença de militância e de líderes como o governador Ricardo Coutinho para, nesta noite de quinta-feira, no Hardman Hotel, ver seu maior líder elencar obras e projetos de desenvolvimento para a Capital, bem como da necessidade do PSB ter candidato a prefeito em 2016, quando a deputada estadual Estela Bezerra foi aplaudida.
Ricardo Coutinho passou todo o tempo de seu discurso pontuando o histórico de interferência com obras e politicas publicas do PSB em João Pessoa, quando exortou a militância a ir às ruas levantar mais dados para subsidiar em novo projeto para a capital paraibana em 2016. Diversos oradores deixaram evidente a necessidade  do PSB ter candidato a prefeito em 2016, da mesma forma que explicaram ser indispensável o projeto de construir novo plano de desenvolvimento em João Pessoa.
A noite, contudo, não foi do Secretario João Azevedo pois Estela Bezerra acabou mais reverenciada.

Prefeituras 'fecham' portas em protesto contra o arrocho fiscal da União; Prefeito de Itaporanga afirma que "nem o melhor economista consegue equilíbrio assim".

Um pedido de 'socorro' foi o que o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB) fez ontem (24) durante um ato de paralisação fechando as portas da prefeitura local para sensibilizar o Governo Federal no tocando as dificuldades enfrentadas pelos municípios, com o 'arrocho' tocado pela União. O gestor afirmou que todas as obras, tocadas com recursos federais, estão paralisadas devido queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), na casa dos 21%, quando a previsão era de apenas 2%. "Nem o melhor economista consegue equilíbrio assim", disse.
O ato faz parte de uma mobilização organizada pela Federação dos Municípios da Paraíba (Famup) para esclarecer ao povo paraibano a real situação que atravessam os municípios, por conta das últimas medidas tomadas pela presidente Dilma Rousseff (PT). Uma audiência pública foi realizada, ontem, na Assembléia Legislativa para debater o tema. Os prefeitos querem do Planalto a desoneração de impostos e um diálogo para discutir o impacto dos aumento de impostos, do salário mínimo, do piso nacional do magistério, dentre outros pontos. 
De acordo com o gestor, que representou os colegas da região no ato, os municípios não conseguem sobreviver com essa situação e exemplificou alguns pontos que estão penalizando as administrações municipais. Tais como:

1 – O valor per capita do Programa Saúde da Família está defasado em 58%. O programa custa três vezes mais do que a União paga aos municípios. 

2 – R$ 0,30 não paga a merenda escolar. Mas é isso o que o governo federal destina aos municípios para a merenda dos estudantes do Ensino Fundamental. A defasagem é de 32% do valor repassado pela União.

3 – R$ 12,00 por mês não paga o Transporte Escolar das crianças. O programa federal acumula perda de 56,5%. Há atraso nos repasses. 

Os recursos municipais têm garantido a maior parte do atendimento a programas prioritários da sociedade paraibana em áreas de saúde (estratégia da saúde da família, vigilância sanitária, medicamentos), educação (Fundeb, merenda escolar, transporte escolar), entre outros programas. Segundo o gestor, os Municípios esgotaram completamente seus recursos e querem evitar que as famílias paraibanas venham sofrer ainda mais, em razão da ausência da União e do Estado na transferência de recursos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Servidores da UFCG aceitam proposta do Governo Federal e encerram greve

Servidores da UFCG aceitam proposta do Governo Federal e encerram greve
Durante assembléia realizada na manhã desta quarta-feira (23), na sede do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Campina Grande (Sintesuf), foi aprovada por unanimidade a proposta de término da greve da categoria, que retornam às atividades a partir da próxima segunda-feira (28).
Segundo informações do presidente do sindicato, João Luís dos Santos, o retorno dos servidores acontecerá em todos os campi da UFCG, mesmo com a greve não conseguindo o reajuste pedido pela categoria. No entanto, outros itens da pauta de reivindicações foram atendidos pelo Governo Federal.
João Luís afirmou que a categoria obteve o reajuste de 10,8% nos vencimentos, que foram divididos nos próximos dois anos. Benefícios como o auxílio-alimentação passa de R$ 373 para R$ 458 e o plano de saúde também foi reajustado de R$ 117,78 para R$ 145.
A greve dos técnicos-administrativos durou 120 dias, no entanto, a greve dos professores da instituição continua.

Maia e Fábio unem oposição na eleição da OAB-PB; Frederico lança pré-candidatura

Os advogados Paulo Maia e Carlos Fábio se reuniram, na noite desta quarta-feira (23), e formalizaram acordo que possibilitou a unidade de candidaturas pela Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil  - Seccional Paraíba (OAB-PB). A nova chapa se consolida como uma forte oposição ao advogado Carlos Frederico, candidato apoiado pelo atual presidente da OAB-PB, Odon Bezerra.
O advogado e professor universitário Paulo Maia será o candidato a presidente. Ele terá como postulante a vice-presidência o advogado Raoni Vita. Carlos Fábio pleiteará a continuidade na Presidência da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba. Os advogados Paulo Maia e Carlos Fábio já vinham conversando sobre a possibilidade de junção de candidaturas desde a semana passada, mas o acordo só foi sacramentado na noite desta quarta-feira. Fábio resolveu ceder a cabeça de chapa para Maia. “A oposição sai bem mais forte com essa união”, comentou.
Os dois viajam juntos para Campina Grande, nesta quinta-feira (24), para concederem entrevistas e receberem novos apoios.

Carlos Frederico lança pré-candidatura 
Será lançada nesta quinta-feira (24), às 16h30 horas, na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), a pré-candidatura de Carlos Frederico Nóbrega Farias à presidência da OAB-PB. Carlos Frederico entra na disputa disposto a dar continuidade à gestão de Odon Bezerra e avançar em outras áreas. “A OAB, embora continue sendo uma entidade preocupada com os interesses  gerais da sociedade, terá cada vez mais voz altiva em defesa dos advogados, de suas prerrogativas e de sua valorização”, anunciou.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fogo destrói cabine de carreta carregada de cimento na PB-386, em Boa Ventura...

 
Um incêndio provocou, nessa quarta-feira (23), na PB-296, em Boa Ventura, a destruição parcial de uma carreta que fazia o transporte de cimento - de João Pessoa para Conceição, aqui no Vale do Piancó. De acordo com o próprio motorista do veículo, uma pane elétrica deva ter causado o incêndio. Uma fumaça começou a entrar, segundo ele, na cabine da carreta levando ele a parar o veículo para ver o que estava acontecendo, quando foi surpreendido pelas chamas que saiam do motor. 
O motorista contou com a ajuda de um caminhão-pipa que passava pelo local, no momento do ocorrido, conseguindo conter as chamas. A cabine da carreta ficou totalmente destruída, porém, a carroceria e a carga não chegaram a ser atingidas pelo fogo. O motorista, por sorte, também saiu ileso.

Manoel Júnior cotado para o Ministério da Saúde, que poderá ser dado ao PMDB

Cotado para assumir o Ministério da Saúde, o deputado paraibano Manoel Júnior (PMDB) está no compasso de espera da definição do Palácio do Planalto. O problema é o PT, partido da presidenta Dilma Rousseff que não pretende perder a pasta para os peemedebistas. Foi a expectativa geral da noite desta terça-feira (22).
A propósito do nome de Manoel Júnior, pré-candidato a Prefeitura de João Pessoa, a informação foi veiculada no Jornal O Globo. Outros parlamentares consta na mesma lista. Líder do bloco do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), deseja o controle, além da Saúde, também da Educação.
No primeiro governo Dilma Rousseff, Manoel Júnior chegou a ser cotado para assumir o Ministério do Turismo. Porém, o deputado Luiz Couto (PT) vetou o nome do parlamentar paraibano. A informação é que isso pode estar acontecendo novamente.
A reportagem do portal tentou um contato com Manoel Júnior, mas os telefones celulares estavam desligados. De Brasília, a informação é que ele estaria reunido com a liderança do seu partido, esperando uma definição do Palácio do Planalto. Os rumores sobre a saída do ainda ministro Arthur Chioro provocaram forte reação do PT.

Divulgado o resultado final do concurso do MPPB; veja a lista com os aprovados

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou nesta terça-feira (22), o resultado final do concurso para cargos do quadro de serviços auxiliares. Foram cerca de 50 mil inscritos. Veja aqui os aprovados, a partir da página 12.
Veja aqui os aprovados, a partir da página 12.
O presidente da Comissão do Concurso, promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto (secretário-geral do MPPB), informa que os recursos interpostos pelos candidatos, após a divulgação dos resultados preliminares da prova objetiva e quanto à vista da prova, foram julgados improcedentes e as respostas serão levadas ao conhecimento dos candidatos por meio do site da Fundação Carlos Chagas e ficarão disponibilizadas pelo prazo de sete dias a contar da data de publicação do Edital.
A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 26 de agosto e os candidatos tiveram um prazo de sete dias para interpor recursos. As provas do concurso foram aplicadas no dia 19 de julho pela Fundação Carlos Chagas nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. 
O concurso ofereceu 105 vagas para cargos de técnico ministerial (que exigem nível médio completo) e analista ministerial (nível superior), além de cadastro reserva. As remunerações variam de R$ 3,3 mil a R$ 4,9 mil.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ex-prefeita Vani Braga vai disputar Prefeitura de Conceição após filiação no PTdoB

GENIVAL MATIAS E VANI BRAGA
A ex-deputada e ex-prefeita da cidade de Conceição, Vani Leite Braga, decidiu em reunião com o deputado estadual Genival Matias, nesta segunda-feira (21), se filiar ao Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), para disputar mais uma vez a Prefeitura Municipal. A informação foi confirmada pelo próprio Genival Matias, que vem percorrendo o estado em busca de bons nomes para a disputa em 2016.
O Clã da família Braga na cidade de Conceição comandou os destinos da população por 50 anos e mantém um grupo político muito forte na região. Para o presidente do PTdoB, deputado Genival Matias, com a chegada de Vani Braga a sigla ganha mais força em todo Vale do Piancó. “Conquistamos mais uma grande liderança para o PTdoB. Vani que já foi deputada e prefeita, disputará novamente a Prefeitura de Conceição, com grandes chances de êxito e com todo o apoio do PTdoB”, disse Genival.
A ex-gestora destacou sua confiança na legenda e principalmente no deputado. “Fiz a escolha certa e vou atender ao chamado da população que me pede diariamente para concorrer ao cargo de prefeita em 2016. Sei que terei apoio do nosso grupo em Conceição e do deputado Genival Matias”, disse Vani. O presidente estadual, deputado Genival Matias, segue percorrendo o Estado, já que se aproxima o prazo final de filiações. O partido está sendo estruturado em mais de 100 municípios.
Vani Braga foi deputada por quatro mandatos e é irmã do ex-governador Wilson Braga. Prefeita em 2012, ela desistiu de sua reeleição nas vésperas do pleito para apoiar o sobrinho Alexandre Braga, também ex-prefeito. Ambos não lograram êxito.

Ninguém resolve esse problema! População sofre com forte fedentina em esgoto estourado no centro de Itaporanga...

Como diz o título de um programa de TV “Não está fácil para ninguém”. Essa frase pode se aplicar a situação vivenciada em Itaporanga. Não bastasse montanhas de lixo e animais soltos perambulando tanto nas áreas periféricas como nas ruas centrais, os itaporanguense e centenas pessoas das cidades circunvizinhas se deparam, de alguns dias pra cá, com uma fedentina insuportável na principal avenida da cidade. Pior, num dos locais de maior circulação durante o dia em Itaporanga.
Trata-se de um esgoto estourado que está apodrecendo toda a parte baixa da avenida Getúlio Vargas, cujo dejetos passam por uma galeria ao lado do prédio onde funciona a agência do Banco do Brasil e a Câmara Municipal. Uma imagem desoladora e que está revoltando a população. A situação se agrava cada vez mais com o passar dos tempos, pois é um problema que vez por outra teima em maltratar Itaporanga. Que nossas autoridades até hoje não conseguiram resolver.
É uma situação insuportável e alguém tem de fazer alguma coisa, mas sem enrolação. A população apela para que as nossas autoridades tomem alguma atitude. O Ministério Público precisa agir. E não é somente na avenida central, não. Nas ruas periféricas isso é rotina. Porém, quando nos deparamos com essa situação em pleno centro comercial a imagem de Itaporanga desce até o fundo do poço. 
Portanto, não é a primeira vez que isso acontece e não se obtém solução concreta para esse problema. Diante disso a população e os contribuinte pergunta: pagamos impostos em vão? Com a resposta as nobres autoridades.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Eleições 2016: Governador Ricardo acaba de assinar nomeação de Trocolli Junior para a Secretário do Desenvolvimento e Articulação Municipal...

ELEIÇÕES 2106: Governador Ricardo nomeia deputado Trocolli Junior para a Secretário do Desenvolvimento e Articulação Municipal
Agora é oficial. Depois de uma longa espera, o governador Ricardo Coutinho acabou de assinar, na noite desta segunda-feira (21), nomeação do deputado estadual Trocolli Junior (PMDB) para o cargo de Secretário do Desenvolvimento e Articulação Municipal, que já foi ocupada pelo deputado Manoel Ludgério (PSD) e atualmente, por Waldson Souza, ex-secretário da Saúde.  A nomeação já deve ser publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22).
Com a ida de Trocolli Júnior para a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, a primeira suplente do PMDB, Olenka Maranhão será convocada para assumir o mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. A definição de Trocolli para assumir a pasta  aconteceu na tarde da última sexta-feira (19) durante um encontro de quase duas horas entre o governador Ricardo Coutinho e o deputado, na Granja Santana, residência oficial do Chefe do Poder Executivo da Paraíba.
A nomeação do deputado Trocolli faz parte de compromissos e também  interesses do governador Ricardo e do PMDB. Primeiro, é uma retribuição ao apoio recebido pelo partido na Assembleia Legislativa, atende o senador Maranhão e ao PMDB, quando possibilita a convocação da suplente Olenka Maranhão e fortalece a possibilidade de uma aliança política entre PSB e o PMDB nas eleições municipais do próximo ano aqui em João Pessoa. (com Edmilson Pereira)

Caixa eleva juros para financiamento da casa própria pela 3ª vez no ano

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (21) que vai aumentar os juros para financiar a casa própria com recursos da poupança. É a terceira vez no ano que o banco eleva as taxas. Segundo a Caixa, o motivo é o aumento das taxas básicas de juros (Selic, hoje a 14,25% ao ano). Desde o começo do ano, a Caixa, que detém dois terços de todos os empréstimos para compra de imóveis do país, vem adotando várias medidas para restringir o acesso ao financiamento imobiliário.
A medida é válida apenas para novos contratos. A nova alta passa a valer a partir de 1º de outubro. A taxa efetiva total para não clientes da Caixa passa de 9,45% ao ano para 9,90% ao ano, para compra de imóveis pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH). As novas taxas para correntistas da Caixa e servidores públicos sobem de 8,80% a 9,30% para 9,30% a 9,80% ao ano. Os imóveis do SFH valem entre R$ 650 mil e R$ 750 mil, dependendo da cidade.
Financiamentos do SFI também ficam mais caros - Já para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com imóveis acima de R$ 750 mil, a taxa para não clientes sobe de 11% para 11,50% ao ano, também em 1º de outubro, para imóveis residenciais. Para correntistas e servidores, as faixas sobem de 10,20% a 10,70% para 10,50% a 11,20% anuais. Já imóveis comerciais enquadrados no SFI, o aumento será maior, com a taxa balcão subindo de 12% para 14% ao ano.
Minha Casa, Minha Vida - Os juros do programa Minha Casa Minha Vida serão mantidos, segundo a Caixa. Este mês, o governo anunciou que mudou as regras para financiar imóveis pelo programa. As principais mudanças são a criação de uma faixa intermediária de renda, entre R$ 1.800 e R$ 2.350, e o aumento dos juros cobrados para famílias que recebem a partir de R$ 2.350 por mês.

Lindolfo Pires vai comandar o Pros na Paraíba após governador RC ganhar queda de braço com o ex-deputado Major Fábio...

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) será comandado em breve na Paraíba pelo deputado estadual licenciado Lindolfo Pires (por enquanto no DEM). O coronel Coutinho vai esquentar a cadeira para ele, assumindo interinamente a presidência, tendo como vice-presidente Eurípedes Leal, que é assessor do deputado.
Secretário Estadual de Representação Governamental em Brasília, Lindolfo ganhou a legenda que até então estava sob o comando do ex-deputado federal Major Fábio. A articulação foi feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) com vistas a aumentar seu grupo político pós-eleição de 2016.
Em Itaporanga, o Pros tem como presidente o ex-prefeito Will Rodrigues. Lindolfo como se sabe foi votado na cidade pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). Mais uma pitadinha de pimenta no xadrez político da disputa eleitoral do ano que vem.

domingo, 20 de setembro de 2015

Um município à deriva: Prefeitura de Itaporanga abandona cidade, que convive com lixo e com animais perambulando pelas ruas,,,

Bois e vacas perambulando pelas ruas centrais da cidade
É impressionante como em pleno século XXI, as ruas de Itaporanga se parecem mais com as vielas da Idade Média. O descaso da prefeitura com a limpeza da cidade e com os cuidados com os animais saltam aos olhos de quem vive nesta bela cidade.
Cidade que tem um povo acolhedor e uma das vistas mais lindas do Vale do Piancó, na Serra do Cantinho, Itaporanga poderia ser um disputado ponto turístico de nosso Estado. Mas devido a uma péssima gestão municipal, a cidade fica entregue aos buracos, esgoto à céu aberto, lixo e animais soltos pelas ruas. Qual o turista que viria a uma cidade que deixa bois, jumentos, porcos e cães, etc, perambulando pelas ruas repletas de lixo e abandonas pela municipalidade?
As imagens que temos nesta publicação retrata de maneira lamentável, porém fiel o nível de abandono em que chegou Itaporanga. O poder público está inerte e atarantado, aquilo que muitos tem alertado por muito tempo vem ocorrendo sob a postura fria e impávida daqueles que nos (des)governa. Temos que dar um basta a isso.
A população tem que cobrar de seu prefeito que cuide da cidade, que cuide da sua população. Esta que não agüenta mais o desmando e o desgoverno que tomaram conta de Itaporanga. Por isso, esperamos que a população se mobilize e exija respeito da prefeitura e do prefeito ausente. Os itaporanguense e 'itaporangados' dizem que o município está à deriva, sem uma gestão firme e em estado de abandono.
E não adianta jogar a culpa na imprensa, que nada tem haver com esse descaso administrativo. Pelo contrário, como "um bom administrador" que diz ser o atual prefeito poderia procurar resolver suas falhas.
 
 
O lixo toma de conta por toda parte; Seja na praça da Matriz ou em bairros, como o Bela Vista, jumentos, burros e bois perambulam por toda a parte.
 
 
 
Avenida Getúlio Vargas tomada por lixo, que se amontoa até em frente a Secretaria da Saúde...
Trata-se do retrato de um governo sem rumo e sem a menor condição de continuar à frente da condução do município. São pouquíssimas pessoas [maioria atrelada à teta municipal] que podem aprovar o trágico momento em que vive Itaporanga. Na verdade, um misto de tristeza, desapontamento e vergonha é o sentimento estampado nos rostos dos itaporanguenses.
É impressionante como a cidade está degradada, onde a população vive à mercê de promessas de um governo ilusionista e do faz de contas.  Seja no Chagas Soares, Vila Mocó, Balduíno de Carvalho, Paullus, Adailton Soares, Alto das Neves, Bela Vista ou nas ruas centrais, o lixo toma conta e é comum encontrar animais se baqueando com o que lá encontram.
Sem esquecer que no caso de animais de grande porte solto na via pública são uma ameaça à segurança no trânsito (veículos e pedestres). Uma situação que não atinge somente as regiões periféricas, mas é um problema que, também, afeta áreas centrais. Além da segurança, envolve questão de saúde pública, já que podem transmitir doenças. A descrição pode parecer a de um local ermo, mas, na verdade, trata-se da situação atual de Itaporanga.
O pior é que essa reclamação é recorrente. Os problemas são inúmeros e o município abandonado.

Homem sofre golpe de faca-peixeira que fica encravada na virilha, em Conceição

José Aleonildo Ferreira, 43 anos, deu entrada no hospital Caçula leite com uma faca encravada na virilha. Ele foi golpeado, durante uma bebedeira em um bar, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Conceição. O fato ocorreu, por volta das 21h, deste domingo (20), durante a bebedeira.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, a vítima, seu irmão e o homem que efetuou as facadas, estavam no bar quando foi gerada uma discussão entre a vítima e o acusado. Na confusão os dois foram a via de fato e Aleonildo recebeu uma facada na virilha. A faca ficou encravada no local. O autor da facada tomou rumo ignorado
A vítima foi socorrida por populares para o hospital Caçula Leite, onde recebeu os primeiros atendimentos, mas teve que ser transferida para a cidade de Patos, em decorrência da gravidade do ferimento. Já o irmão, que teria tentado conter a briga, ficou levemente ferido na cabeça. Ele recebeu atendimento e foi liberado.
A polícia fez diligências, mas ninguém ainda foi apontado como autor do crime. (com VPN)

Kassab diz que filiação de Cartaxo dá nova dimensão ao PSD na Paraíba

 
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo se reuniu, na tarde do último sábado (19), com o presidente nacional do PSD, o ministro Gilberto Kassab, no Rio Grande do Norte. Eles compareceram ao Encontro Estadual do partido que tem a sigla liderada pelo Governador do Estado, Robinson Faria. Kassab comemorou a filiação de Luciano, e destacou o início de um novo momento para a sigla na Paraíba. 
“Luciano tem uma história de vida reconhecida por todos pela dignidade. Por isso, o partido recebe essa decisão com muita alegria. Temos certeza de agora passamos a contar com um valoroso prefeito, que tem feito muito por sua cidade. Agradeço à sua confiança e estou certo que sua chegada dá uma nova dimensão ao partido na Paraíba e, principalmente, em João Pessoa”, destacou.
Kassab ressaltou, ainda, o apoio incondicional ao prefeito. “Em um momento tão difícil da economia, onde os prefeitos são penalizados, vamos dar o suporte necessário, na base de apoio do Governo Federal, para que Luciano siga honrando os compromissos firmados com a população”.
 
Gilberto Kassab e o governador Robinson Faria acenam para correligionários que lotaram centro de convenções
Cartaxo mencionou a representatividade da sigla, e destacou seu compromisso de trabalhar pela construção de um partido cada vez mais forte. “O PSD tem se tornado maior a cada dia, mostrado que tem uma atuação vinculada às necessidades reais da população. Em João Pessoa, estamos construindo, juntos, uma nova trajetória política, de trabalho, diálogo e, acima de tudo, de união entre aqueles que querem seguir construindo este novo projeto de cidade que já está em curso”, afirmou.
Cartaxo estava acompanhado do irmão Lucélio Cartaxo, que também se filiou ao PSD. Além do governador Robinson Faria, participaram do Encontro Estadual da legenda, em Natal, o deputado federal Fábio Faria, e diversos prefeitos e vereadores filiados ao partido no Rio Grande do Norte. Entre as lideranças paraibanas, ainda estiveram presentes os vereadores Raíssa Lacerda e Professor Gabriel.