sábado, 30 de outubro de 2010

Campina atende chamado de Cássio e mais de 80 mil pessoas participam da 'Ricarande' em apoio a Ricardo pelas ruas da 'Rainha da Borborema'

O carnaval democrático fora de época da militância campinense, a Ricarande, atraiu mais de 80 mil pessoas para prestigiar Ricardo Coutinho (PSB). Na manhã deste sábado (30), às vésperas das eleições, os campinenses lotaram às ruas da Rainha da Borborema e ao lado de Ricardo, Cássio, Rômulo, lideranças locais e dos medalhistas olímpicos Ricardo e Zé Marcos, mostraram que estão ao lado da mudança.
O candidato da Coligação Uma Nova Paraíba ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, ficou emocionado com as demonstrações de carinho e apoio que vem recebendo de Campina Grande. Segundo ele, Campina o adotou como filho e isto tem sido demonstrado nas ruas e nas urnas. “Campina me honra como a um filho seu. É uma emoção muito grande estar aqui hoje e ser recebido com tanto carinho. Nossa maior conquista é unir João Pessoa e Campina unidas pelo o mesmo propósito: a liberdade da Paraíba”, disse emocionado.
O senador de mais de um milhão de votos, Cássio Cunha Lima (PSDB), também deixou seu recado e fez um apelo a Campina. “Peço a Campina Grande, o seu ombro amigo e solidário. Quero dividir contigo minha dor, pelas perseguições que venho sofrendo, e minha esperança, de com Ricardo, construir um novo tempo. Com as bênçãos de Deus, vamos comigo, vamos eleger Ricardo o nosso governador”, frisou.
A Ricarande foi, na realidade, um verdadeiro sucesso neste podendo ser considerado o maior flashmob do mundo, evento que contou com mais de 80 mil pessoas e foi planejado dentro do Twitter e ganhou a adesão dentro e fora das redes sociais. Abaixo, você confere mais momentos da Ricarande:

Pesquisa Ibope/TV Cabo Branco: Ricardo Coutinho vence as eleições por mais de 50 mil votos

Karoline Zilah - Paraíba1
A segunda rodada da pesquisa Ibope do segundo turno das eleições para governador da Paraíba aponta um empate técnico entre José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) na disputa pelo cargo. Na última pesquisa antes dos eleitores irem às urnas, o instituto apurou que 52% de seus entrevistados na Paraíba pretendem votar em Ricardo, enquanto 48% planeja votar em Maranhão.
O empate técnico ocorre devido à margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança da pesquisa de intenção de votos é de 95%.
VOTOS VÁLIDOS
Candidato %
Ricardo Coutinho - 40 - PSB 52%
José Maranhão - 15 - PMDB 48%
TOTAL 100%
Divulgada no dia 15 de outubro, a primeira pesquisa Ibope do segundo turno na Paraíba apontava para uma vitória do socialista por 12 pontos de diferença. Ricardo tinha 52%, enquanto seu adversário, Maranhão (PMDB), somava 40%.
Para facilitar a comparação com os resultados oficiais que serão divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, o Ibope divulga os números relativos aos votos válidos. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Um candidato a governador é eleito no 2º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.
Votos totais
No levantamento de votos totais, que incluem os brancos, nulos e o percentual de eleitores que ainda estão indecisos, Ricardo aparece com 49% das intenções, quatro pontos à frente de Maranhão, que teria 45% dos votos. Os brancos, nulos e indecisos somam 6%.



No primeiro turno, Ricardo Coutinho teve 942.121 mil votos (49,7% dos votos válidos) e Maranhão somou 933.754 votos (49,3%).
A última rodada de pesquisa Ibope contratada pela TV Cabo Branco foi realizada entre os dias 29 e 30 de outubro de 2010. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 58 municípios da Paraíba. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 39284/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 37873/2010.

Na véspera da eleição, governador José Maranhão sanciona reajuste salarial de policiais

O governador José Maranhão (PMDB) sancionou, no fim da tarde deste sábado (30), as leis que reajustam os salários dos policiais militares, civis, bombeiros e dos agentes penitenciários. A informação é do secretário chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão, em contato com o Paraíba1 às 17h55. A previsão é de que a autorização do aumento salarial seja publicada no Diário Oficial do Estado neste domingo (31), dia de eleição.
Depois das polêmicas geradas em torno do projeto, envolvendo principalmente a greve dos policiais civis por uma alteração nos valores destinados à categoria, Ricardo Marcelo manteve uma postura de prudência com relação ao projeto e deixou-o para o próprio Maranhão sancionar.
O atual governo demonstrou pressa em resolver a situação e assinar a "PEC 300 da Paraíba". Ricardo Marcelo, então, “devolveu” o cargo ao governador licenciado, que reassumiu, já com a promessa de assinar ainda hoje o projeto, um dia antes do 2º turno.

Veja onde é o seu local de votação neste 2º turno

Para evitar contratempos de última hora neste domingo (31), dia do segundo turno das Eleições 2010, o eleitor que quiser confirmar seu local de votação pode fazer a consulta por meio da página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, no item “Serviços ao Eleitor”. A consulta ao local de votação pode ser feita tanto pelo nome do eleitor quanto pelo número do título.
Nos dois casos, é necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe (quando houver). Informando esses dados e clicando no botão “consulta”, o sistema apresenta a seção, zona e endereço do local de votação. Há, ainda, a possibilidade de imprimir o resultado da pesquisa.
Consulte aquio local de votação pelo número do título

Maranhão vota às 9h enquanto Ricardo e Cássio optam por votar simultaneamente às 10h40m

Candidato a reeleição, o governador José Maranhão (PMDB) informou, através de sua assessoria, que vai votar às 09h, na Escola Estadual de 1º Grau Padre Roma, localizada no bairro do Altiplano, em João Pessoa.
Já Ricardo Coutinho (PSB), escolheu o mesmo horário que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Ambos votam às 10h40. Ricardo, por sua vez votará na Escola Municipal Nezinha Barbosa, localizada no bairro Manaíra.
Só que Cássio Cunha Lima (PSDB) vota no Senai, localizado no bairro da Prata, em Campina, na Seção 80ª da 72ª Zona Eleitoral.  


Secretário Inaldo Leitão confirma que Maranhão já reassumiu governo e que vai sancionar PEC 300

O governador José Maranhão (PMDB), que encontrava-se licenciado para fazer campanha, reassumiu o Governo no início da tarde de hoje (30) e deve sancionar nas próximas horas o projeto aprovado pela Assembléia Legislativa que reajusta salários dos policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários. A confirmação foi dada pelo secretário chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão.
O projeto não teve publicação do Diário do Poder Legislativo depois de aprovado porque o deputado estadual e Presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo (PSDB) que estava na interinidade se recusou a sancioná-lo. Maranhão volta ao governo para fazê-lo. Deve sair publicado no Diário Oficial deste domingo. Se assim acontecer, o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que concorre ao Governo, se comprometeu em pagar caso o projeto vire lei.
Depois de aprovado sem a tramitação de praxe e com pareceres orais das comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Serviço Público, Ricardo Marcelo se esquivou de assiná-lo preferindo que o titular do executivo estadual assim o fizesse. O deputado teme eventuais medidas jurídicas que seriam adotadas posteriormente às eleições o que poderiam lhe ustar um processo de inelegibilidade.

Prefeito Djaci Brasileiro lidera panfletagem pelas ruas de Itaporanga. À tarde haverá carreata

Na manhã deste sábado (30) a militância dos girassóis saiu às ruas de Itaporanga para fazer panfletagem. Liderado pelo prefeito Djaci Brasileiro, o grupo contou com as presenças dos vereadores Erivaldo Rufino, Herculano Pereira, Lula da Farmácia, Duvan Pereira, Zé Porcino, ainda dos ex-vereadores Joaquim Salviano e Deda Viriato, do ex-deputado estadual Chico Lopes, além de grande número de pessoas.  
O movimento que saiu da residência do prefeito começou a ganhar grandes proporções quando chegou ao centro da cidade. As pessoas, feirantes, logistas e clientes acenavam para indicar apoio ao socialista Ricardo Coutinho. A cada rua que passava aumentava a aglomeração de gente animada levantando bandeiras. Motoristas e motociclistas também passaram a seguir a caminhada do 40. Às 16h está programada uma carreta saindo da casa do prefeito em direção à cidade de Diamante. Abaixo, você confere alguns momentos:
Presença também do craque Maílson (1º à esquerda), atleta do Campinense que já está em Itaporanga para votar em Ricardo Coutinho. Mailson, além de Márcio (craque ex-Internacional), é filho do ex-vereador Deda Viriato. 

Operação com caças F-16 da FAB e mais 16 Países deve cruzar céus de Itaporanga hoje em simulação de guerra aérea

Aviões do tipo Caça F-16 do Exercício do Brasil, Estados Unidos, Chile, Rafale da França, e F -2000, A-1, A-29, e F-5EM vão rasgar os Céus do Sertão da Paraíba há qualquer  momento numa Guerra simulada área que acontece a partir de um conflito Fictício envolvendo a invasão  do País Amarelo pelas tropas do País Vermelho, e  a posterior intervenção de uma coalizão  liderada pelo País Azul.
Neste simulado vai ser visível a qualquer momento essas aeronaves rascarem os Céus de cidades do Sertão.  Os Caças F – 16 partem das bases áreas de Natal/RN, Fortaleza/CE, e Recife/PE, e serão utilizadas 92 aviões de guerra. A passagem destas aeronaves na região não passará despercebida, por que o barulho de suas turbinas é forte, percebe-se a kilômetros.  A operação iniciou no dia 27 e vai até o dia 20 de novembro. (FolhadoSertão)
Para quem não lembra a última vez que operação idêntica aconteceu foi em novembro de 2008. No dia 11 de novembro daquele ano a população de Itaporanga ficou curiosa, meio que assustada também, com os aviões 'rasgando' os céus da 'Rainha do Vale' de canto à canto, com tanto barulho projetado pelas potentes turbinas.

Vereador é preso com R$ 4 mil na cueca, lista de eleitores e material de campanha de Maranhão

Era só o que estava faltando para o especulado derramamento de dinheiro que se projetava nesta véspera de eleições na Paraíba. Pois, o vereador Gilmar Nogueira, da cidade de Desterro, foi preso com mais de R$ 4 mil reais (R$ 4.020,00 para ser mais exato), escondido ma cueca, uma lista de 212 nomes de eleitores e material de campanha do governador Maranhão (PMDB). O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Carvalho, confirmou o fato pessoalmente ao jornalista Luis Tôrres.
A prisão foi feita por volta das 23h de ontem por homens da Polícia Militar. O mais impressionante é que o vereador teria oferecido aos policiais o dinheiro para não ser levado à Polícia Federal. Foi preso e está detido no presídio de Patos, portanto, sob acusação de corrupção ativa, por oferecer propina aos policiais. Na lista, segundo o delegado, havia nomes já riscados, como se ele estivesse feito o pagamento. O caso foi enviado à Justiça Eleitoral.
Gilmar foi preso por compra de voto e tentativa de corrupção.  O delegado já iniciou as investigações para descobrir quem foram as pessoas que receberam o dinheiro. De acordo com o delegado, com o vereador foi encontrado um papel com os cálculos com quantos votos pretendia comprar (212), sendo casa um ao valor de R$ 20. Como estava apenas com R$ 4.020,00, tudo leva a crer que ele já teria entregue dinheiro a algumas pessoas, uma vez, que para comprar 212 votos a R$ 20 ele gastaria R$ 4.240.

Policiais federais de Recife estão vindo reforça as tropas na Paraíba

Visando coibir atos irregulares nas eleições da Paraíba, a Polícia Federal do Estado terá reforços vindos da cidade de Recife. De acordo com o delegado Derly Brasileiro, 60% dos policiais estarão trabalhando em diversas cidades da Paraíba, e o alerta é que os candidatos das duas coligações realizem uma campanha seguindo as determinações da Justiça Eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concordou com o envio de tropas federais para cinco cidades do Estado: Patos, Sousa, João Pessoa, Guarabira e Campina Grande. No caso de atividades ilegais, tais como boca de urna e transporte de eleitores, a população poderá denunciar através do telefone 3248-5900. Caso seja confirmada a irregularidade, as medidas legais serão tomadas.

Tá chegando a hora: Neste 2º turno Zé Maranhão obteve adesão de um vereador enquanto Ricardo recebeu adesão de seis deputados e 27 prefeitos

Chegamos ao sábado (30) véspera da eleição e como tal em se tratando de adesão para os que ainda pensam em tomar outra posição o tempo corre contra si. Desde a segunda-feira (4), logo após a apuração das urnas, Maranhão procurou reverter o quadro que lhe ficou desfavorável e Ricardo se consolidar mais ainda, já que saiu vitorioso naquele domingo (3).
Os dois candidatos, então, chamaram seus melhores guerreiros na coordenação de campanha para o enfrentamento do 2º turno: Cássio assumiu a de Ricardo e Wellington Roberto a de Maranhão; bem que nesta reta final, Wellignton perdeu terreno para Manoel Júnior e Idácio Souto, estes dois homens de confiança total do governador. 
Pois bem, de lá pra cá o governador candidato à reeleição que viu escapar de suas mãos a perspectiva de poder recebeu a adesão de pelo menos um vereador: o campinense Rodolfo Rodrigues (PR). Quanto ao senador Cícero Lucena (PSDB) não se pode creditar visto que este já apoiou Maranhão no 1º turno. Já Ricardo Coutinho contabilizou mais de trinta importantes adesões dentre deputados e prefeitos, sem falar nos ex-prefeitos e vereadores que, neste caso, o aumento é sempre crescente.
E assim os dois chegam à este sábado prontos para o embate de amanhã (31) quando a Paraíba irá escolher o futuro governador da Paraíba.
Adesões para Ricardo Coutinho - Dentre os que nós sabemos foram três atuais deputados, um deputado e dois suplente eleitos, e mais 27 prefeitos que romperam com Maranhão e passaram a apoiar Ricardo, neste segundo turno. As baixas mais sentidas foram, sem dúvidas, de peemedebistas. Confira:
Deputados
Tião Gomes (PSL) - deputado eleito com 30.638 votos
Pedro Medeiros (PSDB) - deputado estadual que obteve 11.057 votos
Iraê Lucena (PMDB) - deputada estadual que obteve 23.567 votos
Quinto de Santa Rita (PMDB) - dep estadual que obteve 54.201 votos para federal
Pastor Jutay Menezes (PRB) - eleito 1º suplente com 17.371 votos
Nosman Paulo (PTdoB) - eleito 2º suplente de deputado com 4.819 votos 

Prefeitos e Prefeitas
1. Marcos Pereira (PTB) - Vieirópolis
2. Luiz Carnaúba (PR) - Curral Velho
3. Adjefferson Kleber (DEM) - Santa Inêz
4. Celino Farias (PSDB) - Igaracy
5. Mª Aparecida Amorim (DEM) - São José dos Ramos
6. Sebastião Pereira Primo (PMDB) - Riacho dos Cavalos
7. Ricardo Aires (PSB) - Cabaceiras
8. Gilson de Oliveira (DEM) - Bom Sucesso
9. Marcelo Andrade (PSDB) - Serra Redonda
10. José Ferreira da Silva (DEM) - São Domingos do Cariri
11. Marcus Odilon (PMDB) - Santa Rita
12. Evaldo Costa Gomes (PSB) - Barra de Santa Rosa
13. Nobinho (PTB) - Esperança
14. Dimas Pereira (PP) - Cubati
15. Genival Bento (DEM) - Casserengue
16. José Gervazio da Cruz (DEM) - Caturité
17. Itamar Moreira (PMDB) - Poço Dantas
18. José Antônio (DEM) - Pedra Lavrada
19. Fernando Queiroz (PSDB) - São José dos Cordeiros
20. Demys Borges (PSC) - Lagoa
21. Beto Medeiros (PSDB) - São João do Cariri
22. Martinho Cândido (PSDB) - Gurjão
23. Dr. Severino - Pedro Régis
24. Agamenon - Passagem
25. Barão - Brejo do Cruz
26. Nelson Honorato - Coxixola
27. Venceslau (PDT) - Teixeira

Fazendeiro aposta meio milhão de reais na eleição de Ricardo e procura quem aposte mais em Sousa

O fazendeiro e agricultor, Geraldo Alves de Lima (foto), 45 anos, vulgo “Baradão”, residente no Sítio Caiçara dos Batistas, Município de Sousa, resolveu sozinho, aceitar o desafio com três empresários sousenses, e apostar 333 cabeças de Gado no candidato Ricardo Coutinho (PSB) como o grande ganhador das eleições ao Governo do Estado no próximo domingo contra os seu concorrente, Zé Maranhão (PMDB).
“Baradão” resolveu arriscar R$ 520 mil, valor dos animais que estão empenhados num curral há bastante tempo, após receber a proposta dos Empresários, Assis Romão, Júnior Cotó, e “Rolinha”. “Eu so apostei depois que Ricardo se coligou com Cássio Cunha Lima. Então tem que ter três T’s: Ter a Coragem, Ter o Dinheiro e Ter a Certeza, ai não tem perigo”, disse o ele. Geraldo Alves de Lima relatou a FolhadoSertão que os Empresários lhe “cantaram” para realizar o desafio, então, ele aceitou, e não correu da raia, agora espera o resultado nas urnas no próximo domingo.
A aposta aconteceu para quem ganhasse para governador do Estado no 1º turno, como houve o 2º turno, a aposta permanece, o gado se encontra num Curral sendo alimentado, esperando a eleição passar para o ganhador ir pegar o prêmio. O detalhe que os empresários com o Agricultor já vão gastando quase R$ 37 mil somente de ração para os animais que permanecem presos no curral até a eleição de domingo. (da Folha do Sertão)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Para lideranças políticas, Patos realizou esta noite a maior carreata da história em apoio a Ricardo

Lideranças políticas que acompanharam a Carreata da Vitória em Patos, na noite desta sexta-feira (29), disseram que foi a maior manifestação politica que a cidade de Patos já fez para um candidato em toda a sua história. Uma multidão acompanhou Ricardo Coutinho pelas ruas da cidade. Ricardo agradeceu o carinho dos patoenses. O socialista estava acompanhado de Dinaldo Wanderley (PSDB), ex-prefeito de Patos e reeleito deputado estadual. Segundo ele, a cidade nunca tinha visto uma carreata desta magnitude e disse que está confiante na vitória de Ricardo no próximo domingo, 31 de outubro. “Certamente Patos irá dar a Ricardo mais uma vitória neste segundo turno”, frisou.
Em Patos: Carreata encerrou campanha de Ricardo no Sertão
A prefeita de Salgadinho, Débora Farias (PSDB), destacou que essa carreata é o ponto alto de toda campanha, onde as pessoas saíram às ruas para demonstrar que são livres e que sua vontade é de fazer Ricardo Governador da Paraíba. “Nunca vi uma carreata como essa. É a coisa mais linda que eu já vi”, reforçou. Renê Trigueiro (PSDB), ex-prefeito de São José de Espinharas, se disse emocionado com a carreata e que nunca viu uma manifestação popular tão intensa. “É emocionante, esse mar de gente vibrando e dizendo que Ricardo é o nome que vai trazer ao estado a mudança que é tão necessária a Paraíba”, completou.

Ambulâncias são apreendidas em suposta carreata da coligação Paraíba Unida na cidade de Cuité

A Justiça Eleitoral apreendeu hoje cinco ambulâncias do Samu que estariam sendo usadas para desfilar numa carreata promovida pela prefeitura Municipal de Cuité, em nome da gestora Euda Fabiana Palmeiras Venâncio e do superintendente da Quarta Regional de Saúde, Gentil Venâncio Palmeira Filho, irmão da Prefeita. O evento foi denunciado pelos advogados da Coligação Uma Nova Paraíba e resultou na providência tomada pelos fiscais eleitorais.

O suposto flagrante de crime eleitoral teria ocorrido em frente ao Hospital Municipal Nossa Senhora Maria das Mercês onde houve queima de fogos para a comemoração das novas ambulâncias. Os advogados da Coligação Uma Nova Paraíba informaram que darão entrada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) para apurar o que aconteceu em Cuité.

PF prende em Patos funcionária do Estado com R$ 500 mil, medicamentos e material de campanha de José Maranhão

A Polícia Federal ouviu na tarde desta sexta-feira (28) a diretora do 6º núcleo de Saúde do Estado, em Patos, que foi presa com dinheiro, medicamentos, uma lista com vários nomes para suposto pagamento e material de campanha de José Maranhão (PMDB). Segundo informações de advogados da coligação Uma Nova Paraíba, Sheila Maria da Silva Figueiredo foi detida em um carro, com aproximadamente R$ 500 mil e anotações com valores a serem distribuídos entre várias pessoas da região.
Esta apreensão em Patos é mais uma das inúmeras que vem ocorrendo no dia de hoje em todo o Estado. Diversos materiais de campanha contra Ricardo foram derramados pela Paraíba através do helicóptero da campanha de Maranhão. Além disso, a imprensa tem publicado nos últimos dias que o governador, que tenta seu quarto mandato, estaria preparando um grande derrame de dinheiro de aproximadamente R$ 50 milhões para comprar votos neste final de semana. (Paraíba Já) - Fotoilustrativa

Operação da PF visa impedir suposto esquema da coligação de Maranhão para distribuir cerca de R$ 50 milhões no interior através de aeronaves

A PF vistoriou hoje, a pedido da Justiça Eleitoral, cerca de 15 aeronaves que se encontravam no Aeroclube de João Pessoa (foto) em busca de dinheiro e materiais de propaganda eleitoral que supostamente estavam escondidos e prontos para distribuição no interior do Estado. A vistoria durou cerca de duas horas e ao final nada foi encontrado.
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (29), uma operação policial que objetiva coibir qualquer tentativa de crime eleitoral, por parte da Coligação Paraíba Unida, encabeçada pelo governador José Maranhão (PMDB), com a utilização de aeronaves para transporte de dinheiro (em espécie e trocado) e panfletos difamatórios contra o candidato da Coligação Uma Nova Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).
A denúncia foi feita pelo PBacontece, na manhã de ontem (28), com base em informações de fontes do próprio Comitê de Campanha do candidato governista. Trata-se de uma verdadeira “operação de guerra”, que envolve nada menos que seis helicópteros - semelhantes ao que foi apreendido pela Polícia Federal, no aeroporto de Patos, na noite da última quarta-feira (27/10) - e mais cinco aviões de pequeno.
As aeronaves teriam sido locadas, segundo as fontes, para transportar ao interior do Estado uma quantia estimada em R$ 50 milhões (em dinheiro vivo e trocado), além de milhares de panfletos difamatórios contra Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação “Uma Nova Paraíba”.
O dinheiro, segundo essas fontes, seria distribuído a prefeitos e outras lideranças políticas, a partir da noite de hoje, em locais ainda a serem definidos em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Nestas cidades, que polarizam as regiões geopolíticas do Estado, lideranças “de peso” – sob o comando do deputado federal reeleito Wellington Roberto (PR), coordenador geral da campanha “maranhista” – encaminharão a distribuição orientarão o destino do dinheiro e dos panfletos.
Os pilotos dos aviões e helicópteros foram orientados para pousar em locais onde não possam ser interceptados por agentes da Polícia Federal. A distribuição do “material” tem que ser rápida e eficiente, de forma a que não haja perigo de apreensão das provas do crime eleitoral.
Segundo as fontes acessadas pelo PBacontece, nenhuma aeronave poderá pousar nos aeroportos de Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Araruna, onde poderiam ser interceptadas pelos agentes da PF. A orientação é de que sejam utilizadas pistas de emergência, a exemplo de campos de pelada e pastos de gado.
A maior parte das aeronaves teria sido locada em Recife (PE) e Natal (RN), mas algumas delas são de propriedade de integrantes e empresários “colaboradores” da coligação “Paraíba Unida”. Pelo menos dois aviões pertencem ao deputado federal Wilson Santiago (PMDB), que este ano ficou na terceira colocação na disputa pelo Senado Federal.
Os coordenadores da campanha “maranhista” apostam na eficiência de operação, que é considerada crucial para “virar o jogo” nos acréscimos e ganhar a eleição deste domingo. O baixo contingente de pessoal de PF e a estrutura deficiente da corporação no Estado, no entendimento deles, viabilizam o sucesso deste esquema criminoso de compra de votos. (PBAcontece)

Uso de aeronaves nas véspera das eleições não é novidade no Vale do Piancó. É preciso vigilância!

Avião pousando em Itaporanga
Essa estratégia de usar aeronaves para derramar dinheiro para compra de voto no dia da eleição não é novidade nenhuma aqui no Vale do Piancó. Nas eleições de 2006 mesmo uma denúncia levou a polícia até o campo de pouso em Itaporanga, aonde um avião estava aterrizando por volta das 17h50, já anoitecendo.
Eu estava no Conjunto Chagas Soares em companhia de mais duas pessoas, que reservo o direito de não identificá-las (à não ser que as mesmas autorize), pois uma delas (antes cassista) é hoje ponto base da campanha do governador José Maranhão (PMDB), nestas eleições de 2010, e quando avistamos a aeronave ficamos surpresos porque era raro um pouso àquela hora da tarde/início da noite.
Batemos em disparada até o campo de pouso e chegando lá a aeronave estava de portas abertas, abandonada mesmo. A Polícia Militar chegou junto com agente para fazer as averiguações mas nada encontrado, nem sinal do piloto. Ficamos sabendo depois que duas Hillux haviam pegado o piloto e alguns pacotes e se dirigido em direção à Diamante e Conceição.
Naquela noite conversamos com um major da PM, que estava em Itaporanga para companhar àquelas eleições, e um promotor sobre o caso. O desfecho no dia seguinte não soubemos, pois já era domingo de eleição e as atenções estavam voltadas para este evento. Portanto, até amanhã todo cuidado é pouco sendo necessário vigilância total para esse derramamento de dinheiro especulado nos bastidores.
Mas, tenho minhas dúvidas e intuição de que tudo pode acontecer mais fortemente por terra.

PRF para três ônibus e apreende cerca de R$ 100 mil com passageiros na BR-230. O destino seria as cidades de Piancó, Itaporanga e Conceição

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) parou na tarde desta sexta-feira (29) na BR-230 três ônibus, que estavam fazendo suposto transporte ilegal de eleitores de uma das coligações que disputam o Governo do Estado. Os ônibus tinham como destino o Vale do Piancó, mas precisamente as cidades Conceição, Itaporanga e Piancó. O primeiro ônibus foi abordado no posto da PRF de Café do Vento e os outros dois foram parados na entrada da cidade e Campina Grande. A PRF confirma que os ônibus foram parados, mas não a apreensão.
O advogado Raoni Vita, da coligação Paraíba Unida, explicou que os ônibus realmente ainda não foram apreendidos, mas confirmou que neste momento os passageiros/eleitores estão sendo ouvidos. “A notória suspeita de transporte irregular de passageiros em ônibus contratado irregularmente pela coligação Uma Nova Paraíba", declarou. "A PRF está ouvindo os passageiros e aguardando a chegada da justiça eleitoral ao local. Caso seja comprovado o ilícito, os ônibus ficaram apreendidos e os eleitores liberados para seguirem viagem, mas pagando suas passagens”, acrescentou.
O advogado disse também que já foi confirmado que foram apreendidos cerca de R$ 100 mil com os passageiros dos dois ônibus parados na entrada de Campina Grande. "Com cada passageiro foi apreendido a quantia de R$ 1 mil a R$ 2 mil, como tinha 70 passageiros nos dois ônibus o valor total é de aproximadamente R$ 100 mil que seria usados irregularmente na região do Vale do Piancó”, afirmou Raoni.
Já o advogado Ricardo Sérvulo, coordenador jurídico da coligação ‘Uma Nova Paraíba’, afirmou não ter conhecimento do envolvimento da coligação “com o transporte irregular de passageiros e de dinheiro com eleitores”. Sérvulo também disse que caso tenha acontecido algum fato neste sentido, aguardará se notificado para se posicionar. (wscom)

O laranja é a cor oficial da campanha de Ricardo na PB mas em Diamante o azul é a que faz a festa

Como se sabe a cor oficial da campanha de Ricardo Coutinho (PSB), ao Governo do Estado, é o laranja mas na cidade de Diamante seus apoiadores vem ganhando destaque na Paraíba por estarem usando outra cor: o Azul. Liderada por Adriano Bernardino, o popular 'Mancha', o motivo de se usar o azul é devido a trajetória política do diamantense. 
'Mancha' apoio para deputado estadual o médico José Aldemir (DEM), que foi reeleito para mais um mandato na Assembléia Legislativa, e ele obteve em Diamante 170 votos. Com o apoio de Aldemir, 'Mancha' tem conseguido imprimir certo equilibrio político na sociedade local e conta com uma equipe bastante capacitada que lhe dá todo apoio. 
Independente, ele sempre faz eventos beneficentes na cidade sendo o mais recente realizado no dia 12 de outubro, em comemoração ao dias das crianças. Oportunidade em que doou mais de 500 brinquedos a todas as crianças carentes da cidade. Ainda com relação às atividades políticas um dos pontos fortes diz respeito as alas femininas 'do Mancha' já prontamente festejadas no município.
E neste sábado (30) 'Mancha' programa encerrar a campanha do 40 promovendo uma carreata saindo de Itaporanga até Diamante, por volta das 18h. (com DiamanteOnline)
 

Justiça eleitoral apreende impressos na Gráfica Moura Ramos contra Ricardo Coutinho

Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral apreenderam no início da tarde desta sexta-feira, na gráfica Moura Ramos, em João Pessoa, uma grande quantidade de material impresso contra o candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB). Uma caminhonete da Justiça Eleitoral saiu do local cheia  do material que foi encaminhada para a 64ª Zona Eleitoral da Capital. Tratam-se de jornais com o título "A Virada" que falam sobre o caso da Fazenda Cuiá.
O material foi encomendado pela Coligação Paraíba Unida e tratava sobre irregularidades no processo de desapropriação, pela Prefeitura da capital, de um terreno na Fazenda Cuiá. A ação, impetrada ontem, corre em segredo de justiça e, por isso, os detalhes da queixa não poderiam ser divulgados, o que deflagrou a apreensão registrada no final da manhã de hoje.

Na gráfica foram apreendidos cerca de 30 mil exemplares que estavam distribuídos em 18 caixas. São jornais falando sobre o caso da Fazenda Cuiá que foi comprada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O caso vem sendo apontada pelo candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), como caso de superfaturamento para suposto uso do dinheiro na campanha do candidato socialista
 
Esse material, segundo o advogado da Coligação Uma Nova Paraíba, Rafael Sedrim, já havia sido distribuído no bairro dos Bancários. Ele revelou ainda que a nota fiscal encontrada com o material está endereçada para a Coligação Paraíba Unida, encabeçada por José Maranhão. 
De acordo com ele, o material é de cunho difamatório e inverídico e, além disso, está descumprindo determinação da Justiça Eleitoral que tinha decidido pela não divulgação do tema, uma vez, que a investigação corre em segredo de justiça.
Os advogados da Coligação Uma Nova Paraíba informaram que darão entrada na tarde desta sexta-feira em uma nova representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra o bloco adversário.

PF prende funcionária do Estado com dinheiro, medicamentos e material da campanha de Zé

Na manhã desta sexta-feira (29), uma operação da Polícia Federal, em Patos, prendeu um homem e uma mulher e uma grande quantidade de dinheiro em poder dos dois. O casal também estava com material de campanha pertencente à Coligação Paraíba Unida. A informação é da própria Polícia Federal de Patos. A mulher que já está depondo seria a diretora do sexto núcleo regional de saúde do Estado e estaria saindo do trabalho quando foi surpreendida pela PF. 
Segundo a PF, policiais ainda estão em diligência, fazendo os procedimentos cabíveis para registrar o ato flagrante. Só aí, mais informações sobre o ocorrido poderão ser repassadas. 
Mais informações em instantes...

Maranhão tentou conseguir adesão de Major Fábio , Ruy Carneiro e Efraim Morais. Não teve sucesso!

Os 'maranhistas' passaram a semana inteira anunciando que o governador Maranhão (PMDB) iria receber importantes adesões nesta quinta-feira (28). Dentre os nomes especulados estavam o do deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB), o do deputado federal Major Fábio (DEM) e o do senador Efraim Morais (DEM).
Ainda na quarta-feira (27) assessores do deputado Ruy Carneiro me disseram que ele não mudaram a decisão de neutralidade adotada desde o primeiro turno, inclusive, enfrentando os apelos do senador Cícero Lucena. "Não aderi quando ele (Maranhão) tinha perspectiva de poder imagina se irei agora quando não há mais essa perspectiva", teria dito Ruy. 
Já o major Fábio manteve seu apoio a Ricardo Coutinho mesmo depois da aprovação pela Assembléia Legislativa da PEC 300, enviada pelo Governo do Estado. "Meu partido é a Polícia Militar e continuo mantendo apoio a Ricardo que certamente irá pagar o que diz o projeto", disse o democrata.
Por fim, o senador Efraim Morais (foto) confirmou ontem (28) que foi procurado por assessores do governador Maranhão  tentando forçar uma adesão ao candidato do PMDB. Em entrevista ao jornalista Luiz Torres, o senador confirmou que foi procurado por amigos de Maranhão e disparou: “José Maranhão nunca vai me perdoar por não aderir a ele”, disse o senador.
Na segunda-feira, um dia após as eleições de 3 de outubro, o senador foi procurado por um antigo colega de faculdade que auxilia Maranhão. Ele trazia uma proposta do governador. O senador Efraim ouviu a proposta e mandou um recado: “diga ao governador que eu agradeço a proposta, mas não posso sair da campanha como traidor. Meu candidato ao governo é Ricardo Coutinho”, disse.
Depois, Maranhão mandou uma segunda pessoa procurar o senador Efraim Morais, na tentativa de atrair conquistar o apoio à candidatura de Maranhão. 

Kátia Brasileiro é acordada por amigos com festa surpresa em homenagem ao seu aniversário

Amigos e funcionários da Prefeitura Municipal de Itaporanga prestaram, no início da manhã de hoje (29), uma bela e merecida homenagem à primeira-dama do município Kátia Brasileiro que acordou com grande queima de fogos e um apetitoso café da manhã. Dona Kátia comemora aniversário hoje. A emoção tomou conta de todos diante das felicitações que brindam a data especial.
A festa surpresa foi programada pelas filhas Vanesa e Karina, junto com os amigos mais próximos da família. Bastante merecida para uma mulher extraordinária, guerreira, perseverante, determinada... O prefeito Djaci e dona Ivete Pinto, mãe de dona Kátia, completam esta grande fortaleza. Houve diversas falas em homenagem, à exemplo das sábias palavras de Zé Joaquim, e, em seguida, todos fizeram uma oração pela data.
O blog parabeniza a aniversariante  por ser uma filha querida, mãe protetora, esposa dedicada, avó atenciosa e uma grande amiga. Que Deus, o Pai Eterno, continue abençoando e iluminando os passos dessa querida família. Abaixo, alguns momentos do café da manhã: