sábado, 21 de abril de 2012

Conselhos do Fundeb ganharam novas atribuições

Os conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ganharam novas atribuições, de acordo com a MP 562 publicada mês passado. Compete aos conselhos municipais do Fundeb, dentre outras funções, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo e do programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e, agora, cumprir as novas atribuições. Cuja MP estabelece que o acompanhamento e o controle social da transferência e da aplicação dos recursos repassados para a execução das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR) serão realizados pelos Conselhos do Fundeb, que passará, ainda, a beneficiar os Centros Familiares de Formação por Alternância que atendam estudantes do campo.
Também em relação à Lei 11.494 de 2007, é prorrogado até 2016 o prazo para a destinação de recursos do Fundeb para pré-escolas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativos, conveniadas com o o Poder Público. A MP 562 regulamenta o apoio técnico ou financeiro da União para o PAR e modifica três leis federais, entre elas a 11.947/09, que institui o programa de alimentação escolar; a 11.494/07 que regulamenta o Fundeb e a lei 10.880, que trata do programa nacional de apoio ao transporte escolar.
No que se refere à Lei 11.4947/09, o Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE) que presta assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes Estaduais e Municipais passa a contemplar com recursos as escolas mantidas por entidades e pólos-presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A lei 10.880/04 considera apenas os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que não tenham sido computados no Fundeb, como um dos critérios da distribuição de recursos do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

Policiais do 13º BPM prendem em Itaporanga foragido da justiça brasiliense

Respaldados nas informações prestadas pelo pessoal do serviço de inteligência, policiais do 13º BPM prenderam ontem (20) João Alves de Lima, paraibano de Itaporanga, acusado de homicídio na cidade de Ceilândia-DF. O foragido encontrava-se no sítio Castanheiro, em Itaporanga, porém, de posse de um mandato de prisão expedido pela juíza Lavínia Tupy Vieira Fonseca, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da circunscrição de Ceilândia-DF, os militares que já monitoravam as ações do foragido, o prenderam quando esse se dirigia à feira-livre de Itaporanga.
Conduzido à sede da 6ª DRPC, o homem agora se encontra preso à disposição da Justiça de Brasília, para onde certamente será recambiado e onde deverá responder pelo crime que cometeu. O ROPM foi registrado pelo Sargento Silvânio. Contribua também, faça sua denúncia através do e-mail: denuncia13bpm@gmail.com ou ligue para o número 99699-0911.

Forrozeiro Santana lança CD traz composição em parceria com o conterrâneo Odoniel Mangueira Jr

O novo CD do forrozeiro Santanna “O Cantador” que será lançado no final de maio tem uma parceria numa composição com o nosso conterrâneo Odoniel Mangueira Jr. (na foto com o cantor), que brinca dizendo que sua profissão é músico e nas horas vagas cirurgião dentista. A canção é um xote e tem um tema romântico cujo titulo é: PRINCESINHA. A mesma já tinha sido gravado por Saulo e Forró de Lamparina e agradou bastante seus fãs aqui no Vale do Piancó, e agora no nordeste e sul. segue o link para baixar com Santanna.
01 PRINCE...wma
Baixar(3,5 MB)



MEC reconhece e autoriza 2.070 vagas de ensino superior na PB; foram autorizados sete e reconhecidos seis cursos

O Ministério da educação autorizou e reconheceu 13 cursos recentes de ensino superior em graduação na Paraíba, somando 2.070 novas vagas. A lista foi publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial da União. Foram autorizados os cursos de Gestão da Qualidade, Radiologia, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Sistemas para Internet e Redes de Computadores na Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa e Edução Física no Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp). Ao todo, são 1.320 vagas autorizadas apenas na capital.
O MEC ainda reconheceu os cursos de Agroecologia no campus de Sousa do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Biomedicina e Fisioterapia na Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande, Gestão de Turismo na Faculdade de Tecnologia da Paraíba (FatecPB), Ecologia e Ciência da Computação no campus de Rio Tinto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Matemática no campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com isso, foram reconhecidas 750 vagas.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

RC promove Oficiais PM: Terceiro é promovido ao posto de Major, Plutarco e Campos ao de Tenente Coronel

A edição deste sábado (21) do Diário Oficial traz diversos atos assinados pelo governador Ricardo Coutinho promovendo vários Oficiais da briosa Polícia Militar, alguns dos quais filhos do Vale do Piancó ou com ligações fortíssimas com a região, a exemplo do:
Capitão QOC Nicolau França de Alencar Leite Terceiro, natural de Conceição, foi promovido, pelo critério de merecimento, através do AG nº 2.281, ao Posto de MAJOR. O agora Major Terceiro está lotado no 13º Batalhão de Itaporanga. Até o segundo semestre do ano passado ele exercia o cargo de Gerente Operacional de Transportes Terrestres da Casa Militar do Governador, mas em seu currículo está o comando da 2ª Cia de Conceição do qual já exerceu durante o Governo Cássio I e II.
O Major QOC João Henrique dos Santos Plutarco Rodrigues Lima foi promovido, pelo critério de merecimento, através do AG nº 2.287, ao Posto de TENENTE CORONEL. O agora Tenente Coronel Plutarco já exerceu o comando da então 3ª Cia de Itaporanga [hoje 13º BPM], por quase uma década, logo após passou pelo 3º BPM/Patos e hoje comanda o 14º BPM de Sousa.
Por fim, o Major QOC Francisco Rubens de Andrade Campos, natural de Igaracy, foi promovido, também pelo critério de merecimento, através do AG nº 2.288, ao Posto de TENENTE CORONEL. O agora Tenente Coronel Campos já comandou o Batalhão de Choque do 3º BPM/Patos, logo depois comandou o 13º BPM/Itaporanga e, atualmente comanda o 12º BPM/Catolé do Rocha.

Hospital Distrital de Itaporanga passa a contar agora com reforço de UTI Móvel entregue esta semana pelo governo

A principal referência hospitalar no atendimento às urgências e emergências de Itaporanga e região passa a contar com um suporte assistencial de uma Unidade de Suporte Avançado (tipo UTI/Móvel), pois na última quarta-feira (18) o governador Ricardo Coutinho e o secretário de Saúde, Waldson de Souza, entregaram uma UTI Móvel a diretora Wilka Rodrigues, do Hospital Distrital 'Dr. José Gomes da Silva', para suprir a demanda daquela Casa de Saúde. Unidades idêntica também foram entregues, na mesma solenidade, aos hospitais: Regional de Piancó e o Distrital de Aguiar, recebidas pelos diretores Wanderlândia Tomaz e Leonardo Cabral. 
As Unidades de Suporte Avançado entregues aos hospitais da região são veículos nos moldes dos utilizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), cada uma com condutor, enfermeiro e médico, estão devidamente equipadas para o socorro das grandes emergências. O objetivo é aperfeiçoar os serviços promovendo o reequipamento dos hospitais. Essas ambulâncias são dotadas de equipamento e aparelhos de última geração para o transporte de pacientes em risco de morte.
Wilka Rodrigues entrega as chaves da UTI/Móvel ao motorista para servir no H.D.I
Com isso, o Hospital Distrital de Itaporanga, assim como os demais, passam a estar preparados, a partir de agora, para o enfrentamento deste tipo de demanda, por sinal muito alta. A diretora Wilka Rodrigues disse, ainda, em contato com o blog, que a H.D.I em breve passará por reformas e será ampliado com construção de novas alas, fruto de incansáveis pedidos dirigidos ao secretário Waldson de Souza e ao governador Ricardo Coutinho, que tem olhado com atenção especial para estes. 
Na foto de cima, Wilka ao lado do secretário Waldson e dos colegas Leonardo Cabral e Wanderlândia Tomaz; em seguida, ao lado do governador Ricardo Coutinho; e embaixo, com o pai [ex-prefeito Will] e o secretário Waldson.

Prefeita Vani Braga entrega 30 casas a população carente de Conceição através do programa minha casa, minha vida

A prefeita de Conceição, Vani Braga (PSD), entregou ontem (19) 30 casas populares que foram construídas em sua gestão, através da Secretaria Municipal da Ação Social, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida [do Governo Federal]. 
A iniciativa leva a realização do sonho de muitos anos acalentado por dezenas de famílias carentes. A solenidade de entrega contou com a presença de várias autoridades, dentre elas a vereadora Nena Martins (PPS) e de muitos populares que foram festejar e abraçar a gestora pela entrega das casas.



A emoção tomou conta do evento. Mulheres, representando suas respectivas famílias, ao receberem as chaves de sua casas falavam das dificuldades enfrentadas por toda uma vida. Estas famílias agradeceram a prefeita Vani Braga por ter a parti de agora o direito a moradia. 
O conjunto habitacional recebeu o nome do ex-vereador Chicó Vieira, pai do atual vereador Roberto de Chicó que é aliado da gestora, através de projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. Vani Braga discursos e falou da importância de preservar o lar e não trocar sua casa por nada, afinal ter o direito a moradia não é um privilégio de muitos.
"São apenas 30 casas desta etapa, mas, estamos conseguindo muito mais, e em breve estaremos anunciando mais uma conquista, pois nosso desejo é construir e tenho a feito a minha parte. Consegui 02 tratares e uma retroescavadeira para o município, 05 ônibus escolares, construímos açudes, a exemplo do açude do roçado e estamos lutando para iniciar o mês que vem com a construção do açude da comunidade de mata grande, uma obra esperada a mais de 40 anos, e que eu pretendo realizar no meu mandato.
Reabrimos o bloco cirúrgico, que estava desativado há muitos anos, estamos realizando cirurgias eletivas, adquirimos ambulâncias do samu, compramos 04 carros para servir às áreas de Educação e saúde [em substituição ao carros velhos) e o ônibus que recebemos para o setor de turismo, não se adequando ao padrão para transportar os estudantes resolvemos leiloar junto com carros que estavam sucateados e recuperamos mais 200 km de estradas vicinais [na zona rural]. 
Todas essas conquistas, devemos também ao deputado Wilson Braga e ao ex-deputado federal Marcondes Gadelha. A luta continua!", pontua a prefeita.

Carlos Henrique e o Centenário do "EU"...

Neste ano da graça de2012, comemora-se o centenário do lançamento do ¨EU¨ único livro do genial poeta paraibano Augusto dos Anjos. Um livro que causou impacto pela crueza da abordagem de temas até então banidos do universo poético, insociáveis, ou, como diziam uns poucos críticos, de puro mau gosto.  Na época do lançamento, que se deu no Rio de Janeiro, havia o predomínio de uma poesia festiva, de salão, parnasiana, e já se antevia os albores do simbolismo, com uma visão subjetiva e o desvelo estético. Nesse ambiente de descontração e leveza, irrompe Augusto dos Anjos com um grito de agonia e lamentos de dor. Sua poesia evocava morte, tristeza, cemitério e verme. ¨O poeta da morte e da tristeza¨, como é conhecido. O susto foi medonho. A maioria torceu o nariz, não podia concordar com tamanha aberração, delírio de uma alma atormentada, urros de um poeta excêntrico. Tudo muito compreensivo para a época.
Felizmente essa rejeição, não resistiu ao tempo, se rendeu ao talento do vate. O que parecia esquisito, extemporâneo, funesto, soava musicalmente. De fato, a poesia de Augusto dos Anjostem sonoridade, soa como música, umrasgo da genialidadedo poeta. Qualquer outro poetaque usassede termos científicos, vocábulos incomuns, em certos casos até difíceis de pronunciar, imagens incompreensíveis para os mortais comuns, caso inédito na literatura brasileira, e, talvez, mundial, seria apontado como mentalmente enfermo. Com Augusto dos Anjos, não, o que poderia parecer esdrúxulo, repugnante, fora de propósito, soa como uma música divina, tem uma sonoridade que encantae enternece. Essa musicalidade que emana dos versos lastimosos faz bem aos ouvidos, faz com que esse grito sufocado de uma alma aflitiva ganhe suavidade e se impregne nas pessoas de forma a não se desprender nunca mais. Ouvir uma vez um verso de Augusto dos Anjos é não esquecer jamais; mesmo sem entender nada, Que importa! É outra vertente da poesia de augusto dos Anjos; a atração que ela exerce nas pessoas independente do seu nível social e intelectual; a pessoa entenda ou não, gosta assim mesmo. Diria até, sem nenhum exagero, que ler uma poesia de Augusto dos Anjos é mais que ler uma poesia, é se deleitar com uma partitura; mas, não uma partitura qualquer, teria de ser ao nível de um Beethoven, de Bach, de Wagner, ou de Ernesto Nazaré.
Sem querer causar nenhum sobressalto, diria, que o poeta Augusto dos Anjos, de erudito, cientificista, tornou-se com o tempo, também popular.Calma gente, eu explico:o sujeito chega num botequim, na presença da corriola ruidosa, começa a recitar um soneto do poeta. De repente, faz-se um silêncio de convento, todas as atenções para o soneto. Embora não estejam entendendo nada; mas, estão gostando. E o importante no caso é gostar, entender é outro assunto.

CARLOS HENRIQUE LEITE – escritor.

Damião Pereira diz que está tudo pronto pro 39º Poeirão que premiará o campeão com R$ 4,5 mil além de brindes

Como acontece há 39 anos o Atlântida Esporte Clube, tradicional sodalício de Itaporanga, prepara-se para mais uma edição do 'Poeirão' - maior torneio de futebol amador do Brasil - no próximo dia 1º de maio, cuja criação se deu para homenagear o Dia do Trabalho. Para este ano o presidente do sodalício, Damião Pereira (foto) já ultima os detalhes, revela algumas mudanças e muitas novidades para o torneio.
O 'Poeirão' é uma das festas populares mais tradicionais de Itaporanga, movimenta a economia do município e atletas de toda a região, além de ser um ponto de encontro da classe política do Estado, durante solenidade de abertura. Entretanto, a programação oficial começa já na próxima semana, mais precisamente no dia 28 (sábado) quando haverá o sorteio das equipes e no dia 30 (terça-feira) com a realização da festa que escolhe a 'Rainha do Evento'. Este ano a expectativa é para a inscrição de 150 equipes.
Damião Pereira enaltece a parceria que o sodalício recebe da Prefeitura Municipal, que já trabalha nos últimos detalhes para entregar o palco da festa [o estádio O Zezão] devidamente pronto. "O campo está em perfeitas condições e a secretaria de obras tem feito um excelente trabalho para entregar o estádio pronto para a realização do evento", disse. Além da parte administrativa, o presidente do Atlântida Clube ressalta também o apoio financeiro que o evento recebe de vários parceiros.
A Prefeitura já última detalhes para entregar o estádio e o gramado em perfeitas condições
Damião faz questão de enaltecer o apoio que sempre tem recebido do ex-prefeito Antônio Porcino que já fez a doação de R$ 5 mil para o torneio. Ano passado ele doou R$ 2 mil. Além de ações de governo, o próprio prefeito Djaci Brasileiro também tem ajudado financeiramente o evento, bem como, deputados a exemplo de Branco Mendes. "Porcino é um parceiro de longa data. O prefeito Djaci também tem dado seu apoio, assim como políticos estaduais como o deputado Branco Mendes", frisou. Damião revela, ainda, a vinda para abertura do torneio da presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes.
O troféu de campeão sempre é ofertado pelo empresário Cícero Carneiro [Novo Mundo Center]
O torneio contará com apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro, como acontece todos os anos. Como premiação o sodalício prepara uma das maiores já ofertadas na história. No ano passado, o campeão recebeu R$ 4 mil em premiação além de brindes. Para este ano, o presidente Damião Pereira revela a seguinte premiação:
1º Lugar - R$ 4.500,00 e um troféu de mais de 2,5 metros de altura [que sempre é doado pelo empresário Cícero Carneiro], além de outros brindes; 2º Lugar - R$1.800,00 e um troféu; 3º Lugar - R$ 600 e um troféu; 4º Lugar - R$ 400 e um troféu; 5º Lugar - R$ 200 e um troféu; Do 6º ao 10º Lugar - R$ 100 e um troféu. Lembrando que haverá brindes para o jogador mais feio, time mais bonito, time mais feito, torcida mais organizada, a revelação do torneio, dentre outros. A partida de abertura será feita pela a equipe do Estrela de Emas, campeã da competição no ano passado.
Dentre as mudanças e novidades no torneio, para este ano, Damião Pereira revela que a diretoria do clube decidiu permitir a participação de todos os atletas das equipes que estiverem disputando a partida nos pênaltis, já que antes só era permitido a escalação de três atletas por equipe e em caso de permanência de empate um de cada lado ficaria na disputa até sair o vencedor. Agora, o atleta que já cobrou seu pênalti não mais repetirá a cobrança. "A ideia é que todos participem, desde o mais profissional até aquele perna de pau", comentou. 

Sobre a Festa do Trabalhador no dia 30
Ao final, o presidente lamentou que promotores de eventos tentam, mais uma vez, manchar o brilho da festa ao anunciar para o próximo dia 30 a realização de uma festa paralela, cuja data é tradicionalmente destinada a Festa do Trabalhador que vem sendo realizada há 39 anos pelo Atlântida Esporte Clube. Mas, Damião Pereira não se faz de rogado e diz que se possível abrirá as portas do sodalício e liberará a bilheteria para o público se estes persistirem nesse sentido. 
No próximo dia 30 o Atlântida Esporte Clube irá promover a Festa do Trabalhador com animação das bandas: Flôr da Pele, DJ Marcílio, Saulo e Forró de Lamparina, além de Palyboyzada. "Mais uma vez pessoas querem manchar o brilho da festa que há anos vem sendo organizada pelo Atlântida. E dou os nomes: Nosman Paulo, Sheldon e Diassis (de Patos), anunciam festa no mesmo dia na Vale Show, mas se for possível iremos liberar a bilheteria no nosso evento", disse.

Deputado Zé Aldemir vai arregaçar as mangas em prol da pré-candidatura de Adriano Santos em Diamante

O presidente do Democratas de Diamante, Adriano Santos - "Mancha", segue firme em sua postulação como pré-candidato à Prefeitura local e mostra bastante habilidoso na articulação com as demais legendas do bloco oposicionista no sentido de se chegar a uma composição capaz de obter o poder municipal nas eleições deste ano. Para tanto, o "Mancha" vai contar com um importante apoio em sua empreitada. Trata-se do deputado estadual José Aldemir (Democratas) que irá arregaçar as mangas para eleger seus correligionário. 
Em contato com o blog, Adriano afirmou que está convicto de uma vitória das oposições em Diamante para que se desenvolva ali um novo modelo de gestão voltada para a prestação de serviços destinada aos mais carentes. Em verdade, o que vem sendo feito pela Fundação 'Adriano Santos Bernardino' com a realização de vários serviços em prol da comunidade diamantense nas áreas de assistência social, saúde, cultura, desporto e segurança alimentar.
Há cerca de quinze que o "Mancha" vem desenvolvendo esse trabalho social em prol dos diamantenses, que tem respaldado e reconhecido o esforço dele e de sua equipe.

Wilson Braga presta homenagem ao amigo Gil Galdino

O ex-governador Wilson Braga visitou o amigo ainda no hospital
Trajetória política recheada de troca de experiências e uma grande afinidade. Uma amizade que superava qualquer obstáculo, é assim que se define a ligação de amizade que uniu por longos anos o ex-governador e atual deputado Wilson Braga e o ex-prefeito Gil Galdino. 
Gil tinha a fama de prestigiar a classe mais humilde no município de Piancó e com este gesto cativava e conquistava muitos admiradores, considerado pelos aliados e por parte dos adversários um dos maiores líderes políticos da região, ele manteve até seus últimos dias um contato especial com a população, sem descriminar o eleitor, ele sempre dizia: "Não se espanta adversário, adversário se conquista".
O ex-prefeito de Piancó seria homenageado amanhã (21) com o lançamento de sua biografia: "Trajetória de um Líder Político", do escritor e amigo Clodoaldo Brasilino, a data do lançamento será adiada, onde todos poderão prestar uma homenagem de honra ao cidadão e líder político do Vale do Piancó.
Gil Galdino faleceu nesta quinta-feira (19), no final da tarde na Clínica Santa Clara, em Campina Grande. Ele lutava contra um câncer já alguns anos e não resistiu a doença. Ele era pai da prefeita do município Flávia Galdino e de Gilma Galdino, deixa também sua esposa Conceição de Maria Serra Galdino companheira de longos anos. 
Gil administrou Piancó por três vezes e é considerado um benfeitor do município.

Energisa suspenderá fornecimento em 18 municípios na PB, dentre eles Conceição

Dezoito municípios paraibanos terão o fornecimento de energia elétrica suspenso, neste final de semana. Na capital, a falta de energia acontecerá no domingo (22), e vai atingir Jaguaribe, Varadouro, Roger e Centro. Antes, no sábado (21), a interrupção da energia vai afetar os municípios de Algodão de Jandaíra, Caturité, Juazeirinho, Pilar, São bento, Sumé e Sapé. Ainda no domingo (22), Sapé continua na lista das cidades afetadas com a suspensão, juntamente com Bom Sucesso, Cajazeiras, Conceição, Esperança, Guarabira, Monteiro, sousa e Taperoá.

Senador Cássio lamenta falecimento de Gil Galdino

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) lamentou profundamente o falecimento do ex-prefeito de Piancó, Gil Galdino, ocorrido nesta quinta, 19, em Campina Grande. O senador disse que este momento é de se solidarizar com toda a família e na pessoa prefeita Flávia Galdino desejar força e principalmente fé em Deus, neste momento de dor para toda a família.
Três vezes prefeito de Piancó, Gil Galdino era um dos maiores líderes do Estado e que prestou serviços importantes principalmente para toda a região do Vale do Piancó, onde sempre atuou politicamente. O sepultamento será nesta sexta-feira, dia 20, às 16 horas em Piancó e Cássio por estar em deslocamento de Brasília para a Paraíba, pediu ao deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) que transmitisse a todos os familiares os desejos de conforto e que as boas lembranças e exemplos de Gil Galdino lhes tranquilize. 

Ex-prefeito Antônio Porcino destaca personalidade política do líder Gil Galdino

O ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino [em contato com o blog] ao passo em que lamenta o falecimento do ex-prefeito de Piancó Gil Galdino, que era pai da prefeita Flávia Serra Galdino, ressalta sua longa trajetória de homem público, considerando-o como um dos políticos mais carismáticos do Vale do Piancó. Gil foi prefeito de Piancó por três mandatos, dividindo a liderança política do município, durante muito tempo, com o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas e, em épocas mais remotas, com o médico Antônio Quinho (in memoriam). 
Ele estava entre os grandes amigos do ex-governador e deputado estadual Wilson Braga (PSD), de quem foi correligionário político, durante quase toda sua trajetória de homem público, ao lado de outras lideranças do Vale do Piancó, a exemplo do ex-deputado Soares Madruga, Chico de Dezim, Anatalício Lopes e Eliseu Vieira, entre outros, também in memoriam.
Para antônio Porcino, a população de Piancó jamais esquecerá o tipo de político que foi Gil Galdino, no contato permanente que mantinha com a cidade e região, principalmente em razão, principalmente, em razão do jeito simples e afável que eles tinha de se relacionar, independentemente de classe social. "Além de tudo, Gil era um homem dotado de acendrado espírito público", completa o ex-prefeito de Itaporanga.

Antônio Leite homenageia Gil Galdino: "Adeus...Amigo"

Gil Galdino e Antônio Leite
Amigo, como se já não bastasse a triste dor que há pouco deixou os nossos corações cheio de lágrimas, de repente sou apanhado por uma que nunca imaginamos poder acontecer, só que esta pesa-me mais, e deixa-me com uma infeliz missão de expressar em poucas palavras a nossa amizade que ficou no decorrer dos anos, fica-me difícil falar de você sobre efeito de tristeza que ocupa o meu peito neste momento, mas é preciso usar as reservas e as forças, porque não posso deixar que a fraqueza faça com que eu padeça, e não possa através destas me despedir de você.
Os nossos  encontros deixará de ser com a sua presença, mas continuará sê-lo nas saudades que com certeza ficaram cravadas em nossos corações.

Antônio Leite - Vereador

Dona Maria Pereira, mulher mais velha de Curral Velho, completa neste sábado 103 anos bem vividos

A senhora Maria Pereira, natural da cidade de Curral Velho, bastante conhecida pelo apelido de "Nococa", já é considerada a mulher mais velha do município vizinho. 
Nascida em 21 de abril de 1909, dona Maria Pereira está comemorando seus 103 anos bem vividos nesta sábado. A pele enrugada, o olho cansado e a voz embargada são sinais de que o tempo ultrapassou um século. No entanto, dona Maria Pereira não deixa a peteca cair. Todos os dias mantém uma rotina: acordar às 6h, preparar o almoço e levar uma vida tranquila e de devoção ao santo das causas justas e urgentes - Santo Expedito.
Dona Maria Pereira só tem um pedido a fazer: "Mais saúde". Mãe de quatro filhos, avó de 12 netos, bisavó de 36 bisnetos e tataravó de 15 tataranetos, dona Maria Pereira irá comemorar seu aniversário com muita saúde, alegria e junto de toda a sua família. Seu neto Ricardo, que é diretor da Escola Municipal Antônio Gomes, diz estar feliz por passar esta data especial ao lado de quem tanto ama, onde foi criado pela avó que considera ser sua mãe.
Da Redação com DiamanteOnline

UFCG desenvolve leite de amendoim para comunidades; rico em proteína vegetal é alternativa barata ao leite animal

Pesquisadores da UFCG desenvolveram 'leite' de amendoim para comunidades e merenda escolar (Foto: Karoline Zilah/G1)
Asher Albuquerque, Niédja Marizze e Francisco de Assis trabalham a três anos no desenvolvimento da bebida
Uma pesquisa desenvolvida durante três anos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pretende levar à mesa dos paraibanos um produto diferente: uma espécie de 'leite' produzido à base de amendoim. A bebida rica em proteína vegetal foi pensada para suprir a alimentação de moradores de comunidades carentes e para distribuição em merenda escolar, além de servir como alternativa para quem tem intolerância à lactose, como é feito com a soja
O extrato de amendoim foi resultado de um trabalho feito no laboratório de Engenharia Agrícola da UFCG e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o professor Francisco de Assis Almeida, que coordenou as pesquisas, a ideia nasceu de encontros com agricultores das cidades de Patos, Itabaiana e Sapé, que concentram a maior produção de amendoim da Paraíba. Agricultores de subsistência de Pernambuco, principalmente do município de Pau d'Alho, também deram sugestões.
O objetivo era agregar valor ao alimento e criar um produto que pudesse ser comercializado. Outra preocupação era o aproveitamento da leguminosa para enriquecer a alimentação das comunidades, principalmente de crianças. A engenheira agrícola Niédja Marizze Alves, que participou da pesquisa durante seu doutorado, é uma das defensoras dos valores nutricionais do leite de amendoim. Apesar de não substituir o leite de origem animal, como o de vaca e o de cabra, o extrato líquido é barato, custa R$ 0,60 o litro, e possui alta qualidade.
Segundo ela, previne doenças cardiovasculares e ajuda na redução do colesterol. "A bebida tem percentual grande de lipídios, mas, ao contrário do que as pessoas pensam, são gorduras insaturadas que fazem bem", explicou. Além das propriedades terem sido analisadas em laboratório, o sabor foi testado por provadores credenciados e aprovado.
Da Redação com G1PB

Piancó presta homenagens ao guerreiro e líder Gil Galdino

O velório está acontecendo na câmara de vereadores. Às 14h será realizado uma homenagem pela Maçonaria, às 15h30 haverá a recomendação do corpo pelo Pároco de Piancó e às 16h Sessão Póstuma pelos vereadores. Seu sepultamento será realizado hoje às 17h no Cemitério São Miguel.
Centenas de amigos foram esperar em frente ao Parque de Exposição Elzir Matos a poucos km da cidade o corpo do ex-prefeito Gil Galdino na madrugada desta sexta-feira (20). O cortejo seguiu pelas ruas da cidade e muita gente acenava com mão no último adeus ao ex-prefeito.
População emocionada lotava as calçadas
Ao chegar à câmara de vereadores a emoção era visível no semblante das pessoas que aguardavam no local. Familiares e populares desolados pareciam não acreditar no corpo de Gil inerte. De longe nem parecia aquele homem brincalhão, generoso de uma personalidade forte, porém, maleável as opiniões de todos.
Família Galdino é acalentada por todos os populares, comoção era geral
Gil Galdino morreu ontem (quinta feira 19) aos 86 anos de idade na Clínica Santa Clara em Campina Grande vitima de neoplasia prostática. Ele vinha recebendo a visita dos familiares mais próximos. Sua esposa Conceição de Maria Serra Galdino acreditava que o velho guerreiro venceria mais essa batalha. Nos últimos meses ele vinha recebendo o carinho e o afeto das filhas Flávia Serra Galdino Remígio prefeita de Piancó e Gilma Galdino médica. Assim como dos netos, irmãos, familiares e amigos mais próximos.
Gil fazia questão de informar a todos que participaria do lançamento de um livro em sua homenagem editado pelo escritor Clodoaldo Brasilino Filho. Ainda no leito hospitalar o autor lhe fez uma surpresa realizando o sonho do ex-prefeito lançando o livro: "TRAJETÓRIA DE UM LÍDER POLÍTICO" e o presenteou com o primeiro exemplar. As poucas pessoas presentes se emocionaram ao ver e sentir a felicidade no rosto de Gil Galdino. O ex prefeito também sinalizava em participar de mais uma campanha eleitoral. Para tanto ele ficou apto com a justiça eleitoral. E se fez presente no primeiro dia do recadastramento biométrico eleitoral. Era sua última aparição em Solenidades Oficiais.
A política era uma de suas paixões, aliás, a família, os amigos e a política eram inseparáveis de Gil. Como político Gil Galdino também trouxe para o município a Biblioteca, o Fórum da Justiça Comum, Banco do Brasil, Centro da Juventude Maria Zenaide Brasilino, Centro de Convivência do Idoso Pedro Paulino, Consórcio de Saúde Wilson Leite Braga, implantação da Creche Municipal Zizinha Cavalcante (Atualmente Cenícia Maria), Monumento da Coluna Prestes, Conjunto Lucia Braga (Mutirão). Construiu várias praças, pavimentou inúmeras ruas, construiu a lavanderia pública no Bairro Alto Belo Horizonte, construiu a o prédio da câmara de vereadores e escolas. Participou de agremiações entre elas o Rotary Clube e era membro da maçonaria entre outros.
Da Redação com PortalPiancó

Ministro Aguinaldo Ribeiro anuncia construção de 7.425 casas na PB; Vale do Piancó foi contemplado com 580

O ministro das Cidades, deputado federal [licenciado] Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), traz nesta sexta-feira (20) boas notícias para os paraibanos. Ele anuncia logo mais as cidades beneficiadas com unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida II. Dos 223 municípios, 190 cidades de até 50 mil habitantes serão beneficiadas. O anúncio será feito em meio aos prefeitos das cidades contempladas, além de deputados estaduais e federais, vereadores e diversas autoridades políticas da Paraíba. No total serão construídas na Paraíba 7.425 casas, num investimento de R$ 200 milhões. O ministro oferecerá um café da manhã aos jornalistas no Hotel Tambaú, às 8h.
O Vale do Piancó foi contemplado com a construção de 580 unidades habitacionais, distribuídas da seguinte maneira: Itaporanga [50 casas]; Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Diamante, Igaracy, Nova Olinda, Pedra Branca, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Serra Grande [com 40 casas cada um]; Ibiara e São José de Caiana [com 30 casas cada um]; Piancó e Santa Inês (com 15 casas cada].

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Flávia Galdino: Meu Eterno Guru...

Meu eterno GURU nunca imaginei passar tamanha dor. Não estava nos meus planos te perder nesse momento. Quem me ajudará a tomar decisões e a quem buscar nos meus dias de solidão? Beijos Papai você será sempre eterno na minha vida.
A todos que compartilhando comigo nesse momento de dor, meu obrigado.
Flávia Serra Galdino - Prefeita de Piancó
Gil e Flávia Galdino, ultimo evento público que o Guerreiro esteve presente ainda em 2012

Faleceu em Campina Grande o ex-prefeito de Piancó [por três mandatos] Gil Galdino, pai da atual prefeita Flávia

O ex-prefeito de Piancó, por três mandatos, Gil Galdino faleceu na tarde desta quinta-feira (19) em Campina Grande, por volta das 17h55min, onde se encontrava internado há dias na Clínica Santa Clara, no Bairro da Prata. Gil era pai da atual prefeita, já no segundo mandato, Flávia Galdino. 
Gil Galdino encontrava hospitalizado na Clínica Santa Clara
Os piancoenses que estavam fazendo orações e preces pela recuperação do seu líder recebeu a notícia consternada e com muito pesar. Ele deixa um grande legado ao povo de Piancó com grandes serviços prestados ao município. 
Gil Galdino, que tinha 86 anos de idade, se encontrava hospitalizado em recuperação médica e se mostrava feliz, segundo informações, com a evolução do quadro de saúde. Ele era aguardado por toda a população para o lançamento de livro, que relata sua trajetória política em mais de 50 anos de vida pública dedica a Piancó, do pesquisador Clodoaldo Brasilino, programado para o próximo sábado (21).
Gil Galdino era aliado e amigo de longa data do ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PSD). Gil era uma das maiores lideranças políticas do interior paraibano, com atuação no Vale do Piancó. O sepultamento acontece nesta sexta-feira (20), às 16h em Piancó.

Prefeitura de Itaporanga adquire retroescavadeira para auxiliar nos serviços de infraestrutura na cidade

Dando continuidade a renovação da frota de veículos e maquinários [destinado particularmente a obras de infraestrutura] uma nova máquina retroescavadeira foi adquirida semana passada pela Prefeitura Municipal de Itaporanga. o objetivo da aquisição é agilizar a prestação de serviços e manutenção do município, como a limpeza de valas, colocação de tubos, drenagens, manutenção e abertura de boeiros, entre outras atividades.
A máquina adquirida é da marca New Holland, possui cabine fechada, completamente climatizada e tração na quatro rodas. De acordo com o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), o investimento foi de R$ 182 mil e o município inteiro sai beneficiado com uma máquina que há muito era necessária para os trabalhos de infraestrutura.
"A retroescavadeira conta com moderno sistema de operação, proteção ao operador do sol e da chuva, com uma bela cabine totalmente climatizada e tudo o que há de melhor atualmente no mercado de máquinas pesadas", explica o gestor. A máquina vai reforçar a frota municipal no sentido de contribuir para o desenvolvimento do município.
"Muitas vezes, somos obrigados a desobstruir estradas, principalmente nos períodos de chuva; outras vezes, é necessária a troca ou inclusão de manilhas, ou, ainda, a construção de novos bueiros. Nesse tipo de trabalho, essa máquina é excelente, é tudo o que o município estava precisando no momento, nesse setor", comemora o prefeito.
A máquina já está em atuação na prestação de serviços à população local.

Paulo de Tácio contrata consultoria para elaborar Plano de Ação Administrativa visando crescimento de Lucena

O empresário e pré-candidato a prefeito de Lucena, Paulo de Tácio (PSD) disse que irá lutar pela instalação de uma montadora de automóveis naquele município e, para isso, já contratou uma empresa especializada em projetos para auxiliá-lo na elaboração do seu Plano de Ação Administrativa, que resultará numa gestão voltada para os grandes empreendimentos estruturantes nas área de turismo, mobilidade urbana, urbanização de áreas periféricas, e implantação de um Distrito Industrial, aproveitando-se do Complexo Pesqueiro-Portuário Lucena/Cabedelo e da Zona Franca que foi aprovada pelo Senado Federal.
“A hora é de se pensar numa Lucena grande, com obras impactantes, que possam resgatar o progresso e o orgulho de ser do povo lucenense”, destacou Paulo de Tácio, acrescentando que não atuará com improvisos administrativos, mas com uma gestão calçada em projetos que possam transformar Lucena de forma definitiva numa referência de desenvolvimento regional. Para Paulo de Tácio, este é o momento de Lucena, que foi uma das 184 cidades do país escolhidas como prioritárias nos investimentos federais para a Copa do Mundo de 2014. 
“Somos a bola da vez na Paraíba, e não podemos perder esta oportunidade de ouro”, sentenciou, assegurando que dentre os projetos estruturantes, além da construção da ponte ligando o município a Cabedelo, que vai fazer disparar o turismo, com a elevação dos níveis de emprego e renda, também se preocupará com o embelezamento do lugar para melhor receber os turistas durante a Copa do Mundo. Outra prioridade é a preparação da cidade para a instalação da Zona Franca de Exportação, que já foi aprovada pelo Senado Federal e que alavancará o desenvolvimento industrial em todo o Litoral Norte. 
Mesmo dizendo que os técnicos irão ainda avaliar quais as melhores oportunidades de negócios, Paulo de Tácio deixou escapar que buscará parceiros nos grandes grupos nacionais e estrangeiros, interessados em investir no Nordeste. “Vamos buscar todas as formas de desenvolvimento, inclusive buscaremos conversar com montadoras de automóveis que possam investir com a instalação de uma fábrica em nossa cidade, aproveitando-se das facilidades que a Zona Franca nos oferecerá com a isenção de impostos e com subsídios para produção com vistas a exportação. Por isso, repito, este é o grande momento de Lucena”, festeja Paulo de Tácio, informando que o pessoal que está contratando para elaboração do seu Plano de Ação irá conversar com a comunidade local, ouvindo seus anseios e expectativas. 

Lançamento do livro: Gil, Trajetória de um Líder Político, é adiado e uma nova data será anunciada em breve

Uma nova data será anunciada em breve para a solenidade de lançamento da obra
A Família do ex-prefeito piancoense Gil Galdino e o pesquisador Clodoaldo Brasilino Filho, autor do livro: Gil, Trajetória de um Líder Político, comunica a todos os parceiros dos seus 52 anos de vida pública, seus amigos e companheiros que estando Gil impossibilitado de comparecer ao evento do lançamento do livro, agendado para o próximo dia 21 na AABB de Piancó, fica adiado, o evento, enquanto durar o seu tratamento em ambiente hospitalar. Será agendada uma nova data para a solenidade, a qual estaremos publicando em breve. A Família Galdino e o autor conta com a compreensão e oração de todos para vivenciarmos juntos este marco histórico.

'Mancha' e Dr. George Abílio conversam sobre possível aliança para a disputa eleitoral em Diamante

Os líderes político Adriano Santos, mais conhecido como "Mancha", presidente municipal do Democratas, e o médico George Abílio, pré-candidato a prefeito pelo PTB, defendem uma futura aliança entre os dois partidos para as eleições vindouras em Diamante. "Mancha" afirmou que vem conversando com Dr. George sobre projetos que serão apresentados em benefício do município.
"Procurando o melhor para nossa cidade, temos dois nomes muito influentes na política local. Realizando estudos entre os nomes mais citados da oposição, podemos chegar a um consenso, obtendo uma chapa formada e bem aliada entre os dois maiores nomes da oposição local, que se chamam George Abílio e Adriano Santos.O Democratas ainda terá quatro pré-candidatos ao cargo de Vereador", disse o "Mancha".
"Assim como o médico George também é detentor de muitas ações já realizadas no município, há mais de 15 anos venho realizando ações que só trazem benefícios a coletividade carente da cidade. Neste cenário, me prontifico a disputar a vaga do executivo municipal. Futuramente formando uma chapa com outro nome de peso, podemos alcançar nosso objetivo", comenta Adriano. 
O petebista tem larga folha de serviços prestados aos diamantenses: "Isso nos credencia fortemente para a disputa. Estou muito motivado, se chegarmos a um consenso podemos sim lograr êxito", afirmou o 'Mancha'. 
Da Redação com DiamanteOnline

Filho de promotora de Justiça sofre acidente na PB-356

Um acidente automobilístico foi registrado segunda-feira (16) na PB-356, que liga as cidades de Pedra Branca e Itaporanga. O sinistro envolveu um automóvel pertencente ao jovem Daniel, filho da promotora de Justiça, Jacilene Faustino. Segundo informações, o jovem vinha de Pedra Branca com destino a Itaporanga e nas proximidades do Sítio Tabuleiro, em uma ladeira se deparou com um rebanho de vacas e não teve como se livrar. A rodovia será inaugurada no próximo dia 27 pelo governador Ricardo Coutinho, quando este estiver em Itaporanga para uma audiência pública do Orçamento Democrático. De acordo com testemunhas, os animais pertencem ao criador Cloves Clementino. o veículo [picukp Corsa]  ficou parcialmente destruído e o jovem não teve nenhuma lesão, enquanto os animais tiveram ferimentos. Esse tipo de acidente é corriqueiro nesta rodovia, devido alguns criadores deixar seus animais trafegarem na rodovia.
Da Redação com 87 Notícias 

Sapo, rã, jacaré... os "anfíbios" do governo RC

O governo deve reformular sua bancada de sustentação na Assembléia Legislativa. Quer afastar os "anfíbios", classificação pronunciada ontem pelo secretário Lúcio Flávio [Casa Civil] aos deputados que ajudaram a derrotar as Medidas Provisórias contra os auditores fiscais. Anfíbios caracterizam-se pelo fato de terem a pele nua e temperatura variável. Que pode viver no ar e na água. Exemplo: a rã, o jacaré, o sapo.
Pois bem, os deputados Doda de Tião e Wilson Braga se enquadram em quais desses anfíbios? A rã, o jacaré ou o sapo. Na manhã de hoje, o deputado Frei Anastácio (PT) pegou pesado em discurso, na tribuna da Assembléia. O petista criticou Lúcio Flávio: "A Assembléia não pode ser chacoalhada por esse secretário do governo Ricardo Coutinho. não se pode tratar o deputado Wilson Braga, por exemplo, desta maneira, por um capanga que está cumprindo esse papel. Não é maneira de se agir diante desta Casa", disse.
"Wilson Braga merece ser respeitado, tanto pela sua trajetória, como pela sua idade", explicou Frei Anastácio. Seja lá qual for o tipo de anfíbio que Lúcio Flávio classificou Wilson Braga, é um desrespeito a quem ajudou ao governo a aprovar diversas matérias no plenário do legislativo estadual, inclusive descumprindo a orientação partidária na época em que tinha filiação no PMDB.
A propósito, não é a primeira vez que Wilson Braga sofre constrangimento com alguém do governo. A primeira aconteceu quando a secretária Aracilba Rocha (Receita) tachou o governo Braga como o mais "corrupto" que a Paraíba já viu. Que dizer, o que o ex-governador ainda está fazendo na base do governo? Tachado de "rã", "sapo" ou "jacaré", Wilson Braga já deve estar arrumando as malas para desembarcar na base de oposição.
Se existe "anfíbio" na bancada não só tem Wilson Braga e Doda de Tião. Há, pelo menos, uns seis, sete ou oito neste bloco que aplaudem quando o governo perde votações na Assembléia. A coisa é muito embaixo.
Da Redação com Marcone Ferreira

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aguiar, Itaporanga e Piancó foram contempladas com ambulâncias e equipamentos de informática

O governador Ricardo Coutinho (PSB) entregou nesta quarta-feira (18) vinte ambulâncias - dez do tipo suporte básico e dez do tipo suporte avançado - para vários municípios, dentre os quais: Aguiar, Piancó e Itaporanga. Além das ambulâncias foram entregues equipamentos de informática e mobiliário destinados a equipar as Centrais de Regulação Municipal, bem como, foi assinado convênio com a Fundação Hospitalar ao Trabalhador de Igaracy, valor é de R$ 384 mil.
Na foto acima o Dr. Leonardo Cabral, que faz excelente trabalho a frente do Hospital Distrital de Aguiar, cuja ambulância o mesmo já encaminhou e está a disposição da população do Aguiar.

Juiz André Wilson e o diretor da Vara do Trabalho de Itaporanga são removidos para a cidade de Patos

O juiz André Wilson Avellar de Aquino (foto), que já foi substituto da 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa, e em 2007 foi promovido por merecimento, como juiz titular da Vara do Trabalho de Sousa, sendo removido a pedido, para a Vara do Trabalho de Itaporanga, onde está até hoje como titular, será o novo juiz titular da Vara do Trabalho de Patos, também removido a pedido.
Juntamente com o magistrado, estará deixando a Vara do Trabalho de Itaporanga, o diretor de Secretaria Amaury Soares de Lacerda. Com a remoção deles, a Vara do Trabalho de Itaporanga terá grande perca em face da dedicação e profissionalismo exercido por ambos. O juiz André Wilson foi servidor da Justiça do Trabalho, tendo sido aprovado no concurso público para Juiz Substituto em Pernambuco, sendo transferido por opção para João Pessoa.
Ele estava atuando, na época, como juiz titular na Vara do Trabalho situada no município de Itaporanga que abrange as cidades de Aguiar, Boa Ventura, Igaracy, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Itaporanga, Manaíra, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó, Princesa Isabel, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, São José de Princesa, Serra Grande e Tavares.
Possivelmente quem irá assumir o lugar deixado pelo juiz André Wilson, poderá ser um juiz substituto que será promovido por merecimento, já que nenhum outro juiz quis preencher a vaga.
Da redação com DiamanteOnline

Vereador Stherlan diz que PC do B não vai se envolver na decisão entre Vani ou Alexandre como candidato do grupo Braga para prefeito em Conceição

O vereador Stherlan Emanuel, presidente municipal do PCdoB em Conceição, afirmou ao blog nesta quarta-feira (18) que o seu partido não se envolverá em torno da escolha do candidato do grupo 'Braguista' para as eleições vindoura. Segundo o comunista, é hora de buscar a unidade do grupo em torno de um único nome para defender um projeto de desenvolvimento para Conceição, para isso, quem tiver melhor colocado nas pesquisas merece representar o grupo.
O PC do B em reunião com seus filiados decidiu esperar os acontecimentos para se posicionar, pois, de acordo com o vereador "o sensato é acabar com as desagregações, esquecer as mágoas e se unir em torno de um projeto maior que é o desenvolvimento de nossa cidade". Quando perguntado sobre o melhor nome para a disputa eleitoral entre a atual prefeita Vani Braga (PSD) e o ex-prefeito Alexandre Braga (PMDB), Stherlan colocou a posição a seguir:
"Nada melhor do que ouvir a voz do povo, uma pesquisa de intenção de votos deve revelar o melhor nome, sou amigo pessoal do ex-prefeito Alexandre Braga e ele me conhece politicamente melhor que todos, porém, vejo também que a atual prefeita Vani Braga tem feito um trabalho administrativo bastante positivo e tem o direito a sua reeleição. Então, não me cabe rotular ou escolher quem é o melhor. São dois bons nomes que merecem ser avaliados com muita serenidade", comentou.
O vereador revela, ainda, que além das pesquisas será colocado na mesa qual nome agrega a maior quantidade de lideranças e partidos em torno deste projeto de 2012. "Por todos esses motivos, o PC do B após conversar com seus filiados decidiu que deve esperar os acontecimentos políticos para se posicionar. hoje o nosso partido é livre, independente, com um mandato na Câmara e com representatividade em diversos segmentos da sociedade organizada, sindicatos e associações. Temos dezenas de filiados e não cabe ao vereador ou a um presidente decidir sobre o futuro polítio da legenda e sim a um grupo que vem unido desde 20202, apesar de sermos membros do Comitê Estadual e ter ava deste para se posicionar, mas vamos tomar a decisão de maneira coletiva", disse.

Boaventurenses viveram hoje um Dia de Cidadania

A população do município de Boa Ventura foi contemplada com um dia de cidadania promovido pelo Governo do Estado, através de reivindicação requerida recentemente pelo deputado federal Wilson Braga e do ex-deputado Fábio Arruda, ambos do PSD, além da Associação dos Moradores de Boa Ventura [Ambovem]. Os boaventurenses tiveram direito a tirar seus documentos gratuitamente, a exemplo de RG, CPF, Carteira de Trabalho, bem como, segunda via da documentação, caso fosse requerido. 

Ex-prefeito Antônio Porcino festeja sentença da Justiça que condenou Isto É a pagar R$ 68 mil de indenização por matéria infundada publicada ano passado em sua páginas

Chega ao blog [direto de São Paulo] a informação de que a revista Isto É foi condenada hoje (18), em primeira instância, pela Justiça daquele Estado, devido a denúncia publicada contra a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo (FENEPOSPETRO) e o presidente e ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino [atual presidente da Federação Nacional dos Frentistas).
Segundo a informação, a publicação nacional foi condenada a pagar valor de R$ 68 mil a título de indenização por matéria infundada. O valor será acrescido com multa diária de 1% em caso de descumprimento. Segundo a sentença, a Isto È terá que publicar Direito de Resposta dos ofendidos, ocupando o mesmo espaço destinado a denúncia publicada na edição 2.178, em agosto do ano passado, montada a partir de informações do sindicalista Raimundo Miquilino da Cunha, também condenado pela Justiça.
Naquela edição, a revista relatava um esquema clonagem de sindicatos criados em vários estados do País onde cita o ex-prefeito Antônio Porcino, dentre outras figuras públicas, como participantes. Porcino festejou nesta quarta-feira (18) a decisão proferida pela Justiça paulista e afirmou que a verdade foi restabelecida como se deve.

PRE analisa 45 processos de infidelidade partidária; Lula da Farmácia (Itaporanga) e Francisco Vieira (Santa Inês) na lista dos políticos que podem ter mandatos cassados

Os vereadores do Vale do Piancó com processos em análise pela PRE/PB são Luiz Alberto Tolentino, mais conhecido como Lula da Farmácia, de Itaporanga, que deixou o PSDC e migrou para o PSDB, e Francisco Ivo Vieira Lacerda, de Santa Inês, que deixou o Democratas e se filiou ao PDT. No caso especifico de Lula da Farmácia, seu suplente Bebé de Zé Neto também deixou o PSDC e hoje preside o PSC em Itaporanga.
A Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE/PB) está analisando 45 processos de infidelidade partidária ajuizados contra 44 vereadores e um deputado estadual. Após o parecer da PRE/PB, os casos seguem para o relator e serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Os processos podem resultar na perda do mandato político.
processos infidelidade partidária
De olho nas eleições 2012, os políticos migraram para outro partido, antes de 7 de outubro de 2011, para conseguir completar um ano de filiação partidária e poder concorrer ao pleito municipal deste ano. No entanto, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, os cargos eletivos pertencem ao partido e não ao candidato. As requisições de perda de mandato foram feitas tanto por suplentes quanto pelos partidos de origem.
A infidelidade partidária é a troca de partido de uma pessoa eleita, sem que se enquadre nas exceções permissivas elencadas na legislação. As exceções são observadas quando ocorre a incorporação, fusão ou criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal. Os casos de infidelidade partidária são referentes aos municípios de Alagoa Nova,  Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Areia, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Barra de São Miguel, Bayeux, Bernardino Batista, Borborema, Cacimba de Areia, Cacimbas, Caraúbas, Coxixola, Fagundes, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, Jacaraú, João Pessoa, Livramento, Lucena, Marcação, Massaranduba, Paulista, Pedras de Fogo, Pombal, Prata, Prata, Remígio, Riachão do Bacamarte, Santa Cecília do Umbuzeiro, Santa Cruz, Santa Inês, Santo André, São Bentinho, São Domingos do Cariri, São João do Rio do Peixe, Soledade, Uiraúna e Zabelê. 
Dos 45 processos, 13 são de migração para os partidos novos como o Partido Social Democrata (PSD) e Partido Pátria Livre (PPL). Neles, a PRE/PB vai analisar se os políticos saíram dos partidos após a criação dos partidos novos. 
* Ver tabela de políticos que pediram para mudar de partido

Olho D'água e Piancó, além de mais 25 prefeituras, tem FPM bloqueado pelo Tesouro Nacional

A Secretaria do Tesouro Nacional bloqueou o Fundo de Participação dos Municípios de 27 prefeituras da Paraíba. O motivo da suspensão do repasse é a dívida das gestões com Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Como está em fase de negociação, o Tesouro não revelou o débito de cada cidade. O programa foi criado pela Lei Complementar Federal 8, de 03/12/70 e tem o objetivo de propiciar aos funcionários e servidores públicos civis e militares participação na receita dos órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta, nos âmbitos federal, estadual e municipal e das fundações.
O Pasep para o setor público é calculado em 1% com base nas receitas mensais, se o município através da Prefeitura recolhe o valor do Pasep. Em nota, o presidente da Famup (Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, prefeito Buba Germano, alertou os gestores para verificar a situação financeira da prefeitura e “assim possam quitar suas pendências para poder receber o valor correspondente ao seu município”. Alguns dirigentes já procuraram o Governo Federal, a fim de pagar os débitos.
Os municípios que tiveram o FPM bloqueado são Araçagi, Assunção, Cabaceiras, Casserengue, Condado, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Fagundes, Gurinhém, Juarez Távora, Juripiranga, Livramento, Malta, Nova Palmeira, Olho D'Água, Pedras de Fogo, Piancó, Pilões, Piloezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Santa Rita, Santo André, São Bento e Solânea.

TCE dá prazo de 60 dias para o prefeito João Bosco (Serra Grande) devolver R$ 1,3 milhão aos cofres públicos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2010 do prefeito de Serra Grande, João Bosco Cavalcante (foto), a quem deu o prazo de 60 dias para devolução aos cofres públicos a importância de R$ 1.316.424,55, sob pena de cobrança executiva.
A decisão, da qual ainda cabe recurso, deu-se conforme voto do relator do processo, conselheiro Fábio Nogueira, e o parecer do Ministério Público ratificado, na ocasião, pela procuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão. O prefeito respondeu por irregularidades que incluíram despesas não documentalmente comprovadas com o INSS, combustível, pneus, peças, manutenção e locação de veículos, serviços de consultoria e assessoria, dispêndios pagos em duplicidade, apropriação indébita de recursos previdenciários e despesa extraorçamentária também insuficientemente comprovada.
Em seu voto, acompanhado por unanimidade, Fábio Nogueira ainda incluiu representação ao Conselho Regional de Contabilidade contra o contador Manoel Alves de Oliveira por incorreções e omissões na escrituração contábil do município.

Lúcio Flávio chama Wilson Braga e Doda de Tião de dep. anfíbios: "Quem vota contra tem que ser oposição"

O secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, professor Lúcio Flávio, criticou hoje a postura dos deputados da situação que votaram, ontem (17), contra as Medidas Provisórias (MP's) enviadas pelo governador Ricardo Coutinho a Assembléia Legislativa. Lúcio Flávio chamou os deputados de "anfíbios" e disse que eles serão tratados como membros da oposição.
"Temos uma situação extremamente interessante: quando o Governo do Estado realiza obras importantes, como o hospital de Mamanguape, entrega ambulâncias como hoje, tem deputados que assumem como sendo da situação, mas em momentos difíceis, crucias, você tem deputado que vota contra. Quem vota contra tem que ser oposição, não podemos ter esta ambiguidade. Deputados anfíbios não podemos ter", disse.
As MP's do Governo do Estado tratava de questões referentes ao funcionalismo público e ao Subsídio do Fisco e os deputados da situação que votaram contra foram Wilson Braga (PSD) e Doda de Tião (PPL). Mais calmo que o secretário, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) disse que Lúcio Flávio está equivocado e que os deputados Wilson Braga e Doda de Tião apenas tinham motivos para não votar com o Governo.
"A gente não pode colocar os deputados no campo da oposição, isso é um equivoco", afirmou. 

Leo Trajano, Edísio Souto, Paulo Maia, Zé Mário, Severino Brasil e Hermano Gadelha vencem a eleição da OAB para escolha do futuro desembargador do TRT-PB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou nesta quarta-feira (18), das 9h às 17h, a eleição para formação da lista sêxtupla para o preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), pelo Quinto Constitucional, aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador Afrânio de Melo. A votação aconteceu nas cidades de João Pessoa e nas Subseções da OAB-PB do interior, a exemplo de: Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa, Catolé do Rocha e Cajazeiras.
Ao todo, 10 advogados participavam da disputa e o resultado da eleição foi o seguinte:
1º) Leonardo José Videres Trajano - 1.769 votos
2º) José Edísio Simões Souto - 1.662 votos
3º) Paulo Antônio Maia - 1.563 votos
4º) José Mário Porto Júnior - 1.552 votos 
5º) Severino do Ramo Pinheiro Brasil - 1.232 votos
6º) Hermano Gadelha de Sá - 1.128 votos
7º) Flávia de Paiva Medeiros de Oliveira - 891 votos
8º) Carlos Felipe Xavier Clerot - 588 votos
9º) Celestin Maurice Malzac - 588 votos
10º) Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro - 403 votos
Votos em Branco - 936             Nulos - 391
Após a divulgação oficial da eleição, o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, informou que na próxima sexta-feira (20) o Conselho Seccional da Ordem irá se reunir para homologar a lista sêxtupla que será encaminhada ao TRT-PB, provavelmente na próxima segunda-feira (23). No TRT-PB, os desembargadores irão formar uma lista tríplice, que será encaminhada ao Governo Federal para a presidente Dilma Rousseff escolher o futuro desembargador do Trabalho na Paraíba.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Governador RC assina nesta quarta-feira convênio com a Fundação Hospitalar de Igaracy no valor de R$ 384 mil

Ainda nesta quarta-feira (18), às 10h, no Palácio da Redenção, o governador assina convênio com a Fundação Hospitalar ao Trabalhador, do município de Igaracy, para ampliar o atendimento e oferta de serviços à população. O convênio a instituição tem como objetivo efetivar repasse financeiro para a fundação para dar mais acesso às ações e aos serviços para promoção, proteção e recuperação da Saúde em Igaracy. A meta é disponibilizar 600 internações por ano nas áreas de clínica médica, obstetrícia e patologias próprias de adulto e do idoso. O investimento anual será de R$ 384 mil.
Da Redação com Secom

Aguiar, Piancó e Itaporanga ganharão ambulância do Samu e equipamentos de informática do Governo do Estado

O governador Ricardo Coutinho (PSB) entrega nesta quarta-feira (18), vinte ambulâncias - dez do tipo suporte básico e dez do tipo suporte avançado - para vários municípios. Os municípios contemplados com esses veículos são Cajazeiras, Pombal, Solânea, João Pessoa (Hospital de Trauma, Edson Ramalho e Maternidade Frei Damião), Santa Luzia, Serraria, Aguiar, Guarabira, Santa Rita (UPA), Taperoá, Monteiro, Piancó, Princesa Isabel, Catolé do Rocha e Itaporanga.
Além das ambulâncias também serão entregues equipamentos de informática e mobiliário destinados a equipar as Centrais de Regulação Municipal, e as Unidade de Saúde que estão no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). O material faz parte do Projeto do Complexo Regulador e Informatização das Unidade de Saúde no âmbito do SUS.
Da Redação com Secom

Polícia já tem suspeitos de participação no assalto ao BB de Coremas; "o grupo é profissional", diz major Jurandy

A polícia já tem informações sobre suspeitos de terem explodido a agência do Banco do Brasil da cidade de Coremas. "Não podemos revelar mais detalhes para não estragar as diligências e investigações", disse o major Jurandy Monteiro, comandante do 13º Batalhão, de Itaporanga.
Major Jurandy Monterro, comandante do 13º BPM/Itaporanga
O major disse que o banco não informou oficialmente a quantia levada pelos assaltantes que conseguiram fugir com alguns malotes contendo dinheiro.
A ação dos bandidos aconteceu por volta das 2h40min desta segunda-feira (16), quando um grupo de aproximadamente dez bandidos chegou numa pickup, de cor escura, na cidade pela estrada que dá acesso a Piancó e foram rendendo um vigilante que estava na entrada da cidade. Em seguida, pegaram mais três vigilantes e um doente mental que estava na rua e foram levados de cabeça baixa até a agência onde permaneceram até a conclusão do assalto, sendo liberados.
O comandante do 13º BPM acredita que o objetivo era usar os reféns como escudos para evitar qualquer ação da polícia. O grupo agiu rápido, danificou o sistema de segurança e além do dinheiro ainda levaram o computador que armazena as imagens e as câmeras. O major acredita ainda que os bandidos estavam desde o domingo nas proximidades de Coremas, que nos fins de semana recebe muita gente, principalmente por causa do açude. Os policiais, disse o oficial, se recolheram ao batalhão por volta de 1h de segunda-feira: "Eles devem ter monitorado a saída dos policiais para poderem agir", acredita.
na cidade ficaram apenas os vigias de rua da empresa de segurança - Grupo Garra, que pertence a um sargento da Polícia Militar. "O grupo é profissional", disse o major Jurandy, pois os bandidos não usaram de violência, tiveram a preocupação de abafar os explosivos para não chamar a atenção e ainda na fuga levaram o sistema de segurança da agência bancária.
Da Redação com Ascom