sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Retorno de Cartaxo ao PT, assim como saída de Lígia do governo, faz parte da estratégia de RC

"Essa eleição será um divisor de águas e só Lula pode vencer a fome, a miséria e melhorar a vida do povo", pontuou o ex-prefeito Luciano Cartaxo (João Pessoa) para marcar seu retorno aos quadros do PT - partido onde iniciou sua trajetória política (vereador e prefeito [primeiro mandato] na Capital e vice-governador da Paraíba).

Segundo, seu retorno ao PT é apenas uma etapa rumo a possível candidatura ao governo em 2022 para montar o palanque de Lula na Paraíba. Esse movimento, assim como a saída da vice-governador Lígia Feliciano (PDT) do governo, faz parte da estratégia montada pelo ex-governador Ricardo Coutinho. 

Com isso, é possível que Ricardo Coutinho [que também retornou ao PT e é quem dá as cartas hoje no partido] seja candidato a deputado federal e não mais a senador como se cogita.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Após decisão de Romero, que terá seu apoio, Bruno cobra estratégia e projeto da oposição para 2022: "não basta ter apenas nomes"

Após anunciar apoio irrestrito à Romero Rodrigues na disputa por uma vaga de deputado federal, o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (PSD), cobrou da oposição uma estratégia visando as eleições de 2022. Segundo Bruno, além da estratégia é necessário também apresentar um projeto e metas definidas já que apenas nomes e política não são necessários para que se possa disputar uma eleição.

“Agora a oposição precisa definir e anunciar a sua estratégia para o enfrentamento das eleições de 2022... mas política sozinha não resolve nada, é preciso que se tenha força administrativa, projeto, perspectiva para entregar às pessoas, dizer de forma muito clara o que precisa ser feito, ter metas” declarou.

Ainda conforme Bruno o eleitor não tem interesse em saber de siglas e sim do trabalho que se pretende desenvolver em prol da Paraíba. “Trocando em miúdos, quem tá em casa pouco tá interessado se é partido A, B ou C que vai ganhar as eleições, o que as pessoas querem é problema resolvido” argumentou. Ainda com relação a Romero, Bruno disse que ele é o seu candidato natural à Câmara Federal.

Após decisão de Romero, PSDB convoca coletiva pra segunda e deve confirmar nome de Pedro ao governo

O PSDB da Paraíba confirmou entrevista coletiva, para anunciar os rumos do partido nas eleições do próximo ano, para a próxima segunda-feira (20), a partir das 10h45, no auditório do Eco Business Center, em João Pessoa. 

A coletiva contará com lideranças do partido na Paraíba e trará detalhes sobre as definições tomadas para 2022. Deve apresentar o nome do deputado federal Pedro Cunha Lima como pré-candidato ao Governo do Estado.

O partido esperava uma definição por parte do ex-prefeito Romero Rodrigues que anunciou nessa quarta-feira (15) que disputará uma vaga na Câmara Federal e se encaminha para uma aliança com o governador João Azevêdo. O PSDB tem 30 mil filiados no estado e está presente em 137 municípios paraibanos através de 83 diretórios e 52 comissões provisórias. 

PSD à espera de João: Eva vê decisão acertada de Romero em concorrer a deputado federal e diz que portas do partido estão abertas para João

Secretária executiva de Articulação Política do Estado e vereadora licenciada de Campina Grande, Eva Gouveia (PSD), classificou como amadurecida a decisão do ex-prefeito Romero Rodrigues de desistir de concorrer ao governo e se candidatar a deputado federal. Ela disse que a decisão atende as expectativas do partido e que isso, deixa as portas abertas para o governador João Azevêdo (Cidadania).

“É com muita tranquilidade que recebo a decisão de Romero, uma decisão acertada, amadurecida, que atende a expectativa do nosso partido”, disse completando que: "agora é que as portas do PSD estão abertas mesmo para João".

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Cícero Lucena reforça aliança do PP com João Azevêdo e diz que partido quer vaga de senador para Aguinaldo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena reforçou nesta quarta-feira (15) que o posicionamento do PP para as Eleições de 2022 será o de manter aliança com João Azevêdo, que tem rendido muitos frutos. Além disso, ele afirmou a intenção do partido é lançar Aguinaldo Ribeiro como candidato a senador na chapa encabeçada por João Azevêdo.

Cícero ressaltou que "entendemos que estamos oferecendo o melhor nome para representar a Paraíba no Senado", referindo-se a Aguinaldo. Ele comentou ainda que "nós temos densidade para oferecer e ocupar esse cargo. Não vejo a mínima possibilidade de Aguinaldo desistir". 

Questionado sobre a possibilidade de Lauremília Lucena figurar como possível candidata na chapa majoritária, Cícero disse que não tem "esse projeto. O nosso projeto, em termos de candidatura, já está definido que é a pré-candidatura de Mersinho". Ele declarou que o posto do PP na chapa, "para mim está resolvido com a candidatura de Aguinaldo".

'Ferrari de Desterro': carro mais caro do Nordeste, avaliado em R$ 7,2 milhões, desembarca na cidade paraibana de 8 mil habitantes

Uma Ferrari SF90 Stradale desembarcou nesta quarta-feira (15) no município de Desterro, no Sertão da Paraíba. É o carro mais caro do Nordeste. R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais) de pura ostentação, tecnologia e força.

O perfil PBExóticos acompanhou a chegada do veículo ao município de Desterro, juntamente com o desembarque de uma BMW e um Audi. Mas o destaque foi a Ferrari SF90, de 780cv na combustão e 1.000 cavalos de potência combinada, motor biturbo 4.0 V8.

Ferrari SF90 Stradale

A Ferrari na cor Rosso corsa, com pinças amarelas, foi motivo de aposta no perfil PBExóticos. Ganhava um Pix quem adivinhasse o modelo e os detalhes do veículo que estaria chegando a Desterro hoje. O ganhador ainda não foi divulgado.

Uma Ferrari SF90, dessa vez amarela, desembarcou em agosto deste ano em São Paulo. Mas desembarcou de mal jeito. Foi notícia a queda da Ferrari amarela, a qual caiu do guincho quando estava sendo descarregada para o dono, o empresário João Adibe Marques, CEO da farmacêutica Cimed. O alívio do comprador foi que o carro de luxo não sofreu danos.

Desterro

O município de Desterro tem 62 anos de existência e 8,6 mil habitantes. Integra a região metropolitana de Patos, no Sertão paraibano.

A chegada dos carros de luxo surpreenderam até pelos que esperavam pelos automóveis e, certamente, vai chamar a atenção e se tornar assunto das rodas de conversas na cidade. O dono da 'Ferrari de Desterro' não foi revelado.

“Veneziano deveria vestir as saias da Dra. Lígia”, dispara Tião Gomes ao citar falta de coragem do senador para entregar os cargos ...

Com seu jeito peculiar, entretanto, demolidor, o deputado Tião Gomes (Avante) voltou a bater forte no senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

O parlamentar disse hoje que Veneziano deveria ter a mesma coragem da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), que entregou o cargo que tinha no governo João Azevêdo para se dedicar a sua pré-candidatura a governadora.

“Veneziano deveria colocar as saias da Doutora Lígia”, disparou. Ave maria!

Apoio de Bruno à Romero para federal emperra pretensão de Cássio em lançar o filho Diogo à vaga do irmão Pedro

A decisão do ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) em ser candidato a deputado federal e de cara tendo declaração de apoio do atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), emperra pretensão do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em lançar o filho Diogo à vaga ora ocupada pelo outro filho Pedro, que deve ser lançado ao governo em 2022.

Isso porque Romero desfruta de grande aceitação e prestígio político dentro de Campina, maior do que o próprio Cássio. Com apoio de Bruno, diminui chances de votação expressiva pra Diogo na cidade. Em 2018, por exemplo, Bruno ganhou de Pedro em Campina. A guinada de Romero tem a orientação estratégica de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

"Com toda certeza. Tenho um carinho por Romero, desejava que ele fosse candidato a governador, mas respeito. A decisão dele é a minha decisão – afirmou o prefeito à 98 FM. Romero ainda não decidiu se permanecerá no agrupamento da oposição. A tendência é que ele apoie à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania).

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Operação Calvário investiga um afortunado figurão (quem será?) que adquiriu um hotel em Paris nos idos de 2019...

Circula, no âmbito da Operação Calvário, a informação de que um certo figurão, envolvido no escândalo da Cruz Vermelha gaúcha, teria adquirido um hotel em Paris, através de um “laranja” conhecido na praça. A aquisição teria ocorrido durante uma viagem do feliz “empreendedor” à Europa. Informa Helder Moura, em seu blog.

Segundo as primeiras averiguações, o hotel a compra teria se verificado no segundo semestre de 2019 , alguns meses antes da deflagração da Calvário 7 (Juízo Final), que desencadeou a prisão do ex-governador Ricardo Coutinho e mais 16 pessoas, dentre as quais seu irmão Coriolano, Waldson de Sousa, Gilberto Carneiro e Estela Bezerra.

A operação de compra do hotel em Paris, uma vez confirmada, dá bem a dimensão da audácia e da capacidade financeira de determinados figurões. O caso está sob investigação e é bem possível que até 2022 seja revelado em toda a sua extensão.

Reunião de Efraim com produtores rurais termina em troca de ofensas e palavrões (áudios): "Mostre a regulamentação...", cobraram produtores; "Responsabilidade é do governador, porquê não vão atrás dele?", respondeu exaltado Efraim.

Um áudio (Confira Aqui) que vazou em redes sociais, envolvendo o secretário Efraim Morais (Agropecuária e da Pesca), vem dando o que falar. Trata-se de uma reunião de Efraim com produtores rurais e profissionais da área agrícola que elaboraram o Planes (Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais). Informa Helder Moura.

Durante a reunião, o clima esquentou. Efraim foi cobrado sobre a regulamentação na produção agroindustrial, reagiu e afirmou que a responsabilidade não é sua, mas “do governador”. Alguns produtores presentes acusaram Efraim de desequilíbrio e falta de ética.  Houve, então, troca de ofensas, inclusive com palavrões.

Confira alguns trechos da reunião com troca de ofensas:

Produtores: "Agente veio aqui pra lhe criticar não..."

Efraim Morais: "Mais criticaram."

Produtores: "[criticamos] O que tem de errado."

Efraim Morais: "Onde é que eu tô errado?"t

Produtores: "Mostre a regulamentação do queijo artesanal, pra poder funcionar..."

Efraim Morais: "[exaltado] Quem regulamenta é o governador, rapaz, sou eu não! Oxente, vocês tão jogando pra cima de mim o que não é de minha responsabilidade. Quem regulamenta é o governador, porquê não vão atrás dele?"

Produtores: "Agente vai..."

Efraim Morais: [exaltado] Conversa besta. Ora, vem me cobrar o que não é de minha responsabilidade... A responsabilidade é do governador, deixe de ser burro rapaz."

Produtores: "Agente tá prejudicado por falta de ação..."

Nobinho Almeida reafirma candidatura para federal em 2022 e defende o nome de Aguinaldo para o senado: “tem feito o trabalho sem olhar a cor partidária”

O prefeito de Esperança, Nobinho Almeida (PP) reafirmou sua candidatura a Deputado Federal em 2022, em entrevista ao Arapuan Verdade. O pré-candidato disse que está em construção de pré-campanha e muitas coisas estão sendo estudadas e estruturadas.

“Investimentos para melhorar a vida do paraibano”, disse o prefeito. Nobinho também defendeu o nome do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) para disputa ao Senado.

“Nós sabemos o tamanho da sua importância para o estado, Aguinaldo tem influência em Brasília e em toda a Paraíba, é o Deputado que tem feito o trabalho sem olhar a cor partidária”, concluiu.

Deputado federal Túlio Gadelha e o deputado estadual Chió entregam quinta-feira em JP certificados do MNA para 40 jovens paraibanos

Quarenta jovens paraibanos que concluíram o curso do Movimento Nova Atitude, focado em capacitar e mobilizar novos líderes para renovar e qualificar a política do estado, recebem o certificado nesta quinta-feira (16), a partir das 10 horas, no auditório do Hardman Praia Hotel, em João Pessoa. O evento contará com a participação do embaixador da formação, o deputado estadual Chió (Rede), e do deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE)

“Estamos entusiasmados com a formação de novos líderes que terão a capacidade de mudar a cara da nossa política. Esse é um curso acessível a todos que desejam participar da vida pública de sua cidade, e que estejam compromissados com a diversidade, com a democracia, com os princípios e valores da sustentabilidade, com a cultura da paz, com o desenvolvimento de nossa humanidade individual e coletiva. A Paraíba agora conta com o seu próprio movimento de renovação e qualificação política”, destacou o deputado Chió.

Para receber o certificado, os jovens participaram de um processo de seleção. No curso, eles receberam uma formação de líderes de alta performance. Entre os temas abordados estavam: a história da política e da formação política do Brasil; o sistema político e eleitoral brasileiro; o relacionamento com a mídia e media training; a ciberpolítica: redes sociais, fake news e big data; a comunicação e marketing político; o relacionamento com o eleitor e oratória; além de Direito Constitucional e Eleitoral. O curso contou com a participação de nomes estaduais e nacionais como facilitadores.

O deputado Chió afirmou que acredita na política como instrumento de transformação e explicou que decidiu criar o Movimento Nova Atitude para colaborar com a formação de novas lideranças. “A Paraíba que eu quero construir passa por uma visão política diferenciada e nosso mandato vem colaborando para essa construção, disse.

Movimento – O Movimento Nova Atitude é um movimento político, idealizado por jovens lideranças na Paraíba, que tem como principal objetivo capacitar e mobilizar outros jovens líderes para qualificar ainda mais a política Paraibana e potencializar as mulheres para a conquista de um espaço maior no cenário político. Os princípios da iniciativa são Sustentabilidade, Diversidade, Defesa da democracia, Cultura da paz, Compromisso com as boas práticas na política, Ética e Transparência. Mais informação no www.movimentonovaatitude.com.br.

João confirma reforma em janeiro pra saber quem fica e quem sai do governo e diz que não está preocupado com possível candidatura do MDB : "Eu sou do Cidadania, os outros partidos que tomem suas decisões".

O governador João Azevêdo (Cidadania) deu outro 'chega pra lá' no senador Veneziano (MDB) ao opinar, nesta terça-feira (14), durante solenidade de assinatura para implantação do radiotelescópio Bingo na Paraíba, sobre uma possível candidatura ao governo do emedebista - que ainda faz parte da base aliada.

“Isso não é uma decisão que me cabe. Eu sou do Cidadania. A mim cabe cuidar do Cidadania, os outros partidos que tomem as suas decisões”, pontuou. João confirmou para janeiro o prazo estabelecido da reforma administrativa que irá fazer pra saber quem fica, e segue aliado, e quem sai do governo.

Daniella ignora Bolsonaro e é a única com máscara em evento no Planalto

A senadora paraibana Daniella Ribeiro (Progressistas) ignorou o presidente Jair Bolsonaro (PL) que ‘proibiu’ o uso da máscara no Palácio do Planalto. A parlamentar participou de uma solenidade alusiva ao dia do Forró nesta segunda (13).

Sentada na primeira fila de autoridades, Daniella (apenas ela) aparece com equipamento de proteção contra o coronavírus. No evento, estavam presentes ministros, deputados e senadores da base do presidente da República sem a máscara obedecendo Bolsonaro.

O equipamento de proteção é recomendado por autoridades nacionais e internacionais como forma de evitar a transmissão da Covid-19. Bolsonaro é contra o uso da máscara e da vacina.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Luz amarela ligada no staff de Aguinaldo após apoio de vereadores de CG, ligados a Bruno e Romero, para candidatura ao Senado de Efraim Filho...

O staff  do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) ligou o sinal amarelo em sua pretensão de ser companheiro da chapa do governador João Azevêdo (Cidadania), como candidato a senador em 2022. Isso porque Aguinaldo vem trabalhando a aliança do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) com João.

Porém, deputado federal Efraim Filho (UB) recebeu neste domingo (12) apoio dos vereadores de Campina Grande, da base de Bruno e ligados a Romero, a sua candidatura ao Senado. São eles: o presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, Waldeny Santana, Carol Gomes, Balduino, Anderson Pila e Ilmar Falcão.

Também na foto o anfitrião, prefeito de Boa Vista, André Gomes. Que declarou apoio a pré-candidatura de Efraim. Aos poucos Efraim vai furando as barreiras ao seu nome.

Aguinaldo Ribeiro participa de evento em São Bento, reforça apoio a Galego Souza e solta a voz em canção de Dominguinhos; Veja

O final de semana do deputado federal e líder da Maioria no Congresso Nacional, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), foi de agenda cheia no Sertão Paraibano. Percorrendo diversas cidades sertanejas o parlamentar recebeu apoios e reforçou o compromisso com a região. 

No sábado (11), acompanhado da irmã senadora Daniella Ribeiro, Aguinaldo foi recepcionado em Cajazeiras pelo prefeito Zé Aldemir, a deputada estadual Drª Paula e lideranças locais. Neste domingo (12), o parlamentar foi recebido na cidade de Riacho dos Cavalos, onde participou de um café da manhã na casa do ex-prefeito Joaquim Hugo, de lá seguiu para uma eleição no Sítio Manga na cidade de São Bento e almoçou na Fazenda Santana recepcionado pelo deputado estadual Galego Souza, prefeitos e vereadores da região.

O almoço também contou com a presença do prefeito de Esperança Nobinho Almeida, pré-candidato a deputado federal pelo Progressistas. Ainda na cidade de São Bento, onde foi recebido por diversos amigos e apoiadores, Aguinaldo agradeceu a receptividade e destacou a importância do trabalho do deputado representante do município na Assembleia Legislativa, Galego Souza (Progressistas) para a cidade, para a região e todo o estado. O líder ainda reforçou a prioridade que a legenda está dando à reeleição de Galego.

De forma descontraída, Aguinaldo também aproveitou a presença de um trio pé-de-serra para comemorar a declaração do forró como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e soltou a voz na canção Eu Só Quero um Xodó do inesquecível Dominguinhos.

Santa Helena: Grupo de oposição fecha dobradinha Michel Henrique e Leonardo Gadelha para as eleições de 2022

Pré-candidato a deputado estadual, Michel Henrique recebeu importante adesão ao seu projeto políticp. Na tarde deste domingo (12), dia da Emancipação Política da cidade de Santa Helena, Michel foi apresentado ao grupo político de oposição liderado pela ex-candidata a prefeita Corrinha Félix e pelo ex-presidente da câmara Rogério Leite. No encontro os 04 vereadores do grupo oposicionista também marcaram presença: Cildo, Dira, Danilo e Júnior.

Em sua primeira postulação a um cargo político, Michel Henrique vem conquistando apoios importantes e ampliando sua base de atuação por toda Paraíba com musculatura de quem coordenou campanhas vitoriosas do saudoso deputado estadual João Henrique e da deputada federal Edna Henrique.

Michel agradeceu pelo apoio ao grupo de oposição de Santa Helena e pela confiança e lembrou que seguirá os passos do pai em manter o trabalho em defesa do povo paraibano. “Agradeço a esse grupo coeso que seguirá conosco seguindo assim os passos do meu pai, o saudoso João Henrique, para manter o trabalho que ele tanto gostava de fazer em defesa do povo paraibano”, disse Michel.

No encontro político o grupo também fechou parceria com o pré-candidato a Deputado Federal Leonardo Gadelha.

Ao lado do prefeito André e da vereadora Carol Gomes, durante o pedal solidário em Boa Vista, Lígia Feliciano revela que vai disputar governo contra João Azevêdo

Após entregar o cargo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) que tinha no Governo do Estado, a vice-governadora Ligia Feliciano (PDT) revelou, neste domingo (12), durante participação no 'Pedal Solidário', na cidade de Boa Vista, abertamente para os políticos presentes que irá disputar o governo contra João Azevêdo.

O evento, que tem o patrocínio da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP) e arrecadou R$ 32 mil em prol do Hospital do Câncer de Campina Grande, foi promovido pelo prefeito André Gomes (PDT) que junto com sua esposa Carol Gomes (PDT), vereadora em Campina Grande, são aliados da vice-governadora Lígia e do marido deputado federal Dr. Damião Feliciano.  

domingo, 12 de dezembro de 2021

Em Cajazeiras, Aguinaldo Ribeiro reforça parceria com Zé Aldemir para mais investimentos

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e sua irmã a senadora Daniella Ribeiro participaram, neste sábado (11), em Cajazeiras, de evento do PP denominado Encontro da Mulher Progressista. Ao desembarcarem no aeroporto Professor Pedro Moreira, eles foram recepcionados pelo prefeito José Aldemir, deputada estadual Dra Paula, vereadores e lideranças da cidade e da região.

Como o sapateiro Gobira que foi candidato a deputado federal mais votado em Cajazeiras nas últimas duas eleições: em 2014 (com 19.013 votos), quando foi um fenômeno no estado obtendo 48.152 votos [não se elegeu porque não fez coligação], e em 2018 (com 7.819 votos) não repetiu o feito diminuindo para 18.114 votos no estado mas em Cajazeiras ficando na frente de nomes consagrados como próprio Aguinaldo (com 4.212 votos), Gervásio Maia (com 6.209 votos) e efraim Filho (com 20.704 votos).

No aeroporto local, o deputado Aguinaldo enalteceu a gestão do prefeito Zé Aldemir, considerando-a referência no Estado, e reforçou a parceria do seu mandado juntamente com a senadora Daniella para viabilizar novos investimentos na cidade, notadamente, nas áreas de saúde e Infraestrutura urbana. "Vamos continuar trabalhando muito para fortalecer ainda mais a administração de Zé Aldemir em Cajazeiras", assegurou.

O Encontro da Mulher Progressista foi organizado pela senadora Daniella Ribeiro, que é coordenadora estadual do Movimento das Mulheres, com o apoio do PP Mulher, através de sua presidente, a deputada federal Iracema Portela. O evento de filiação contou com as presenças da deputada estadual Dra Paula, da prefeita de Bom Jesus, Denise Bayma, de lideranças políticas locais e de mulheres de segmentos diversos da região do Sertão. 

Engenheiro de Catingueira ganha Prêmio Nacional com tecnologia BIM em projeto de engenharia para hospital de CG

O engenheiro civil paraibano Rodrígues Lopes de Oliveira venceu Concurso Nacional de engenharia promovido em Santa Catarina ao apresentar com tecnologia BIM projeto do Hospital das Clínicas em Campina Grande, a ser construído pelo Governo do Estado.

– Para nós que representamos a Paraiba este é mais um forte estímulo no sentido de avançarmos sempre para melhorar na produção de projetos de engenharia – comemorou ele.

A organizadora do Prêmio, engenheira Kessia Alves disse que “a Paraiba está de parabéns pelo nível do projeto que conta com o apoio do governador do estado”.

QUEM É – Rodrigues Lopes de Oliveira, 30 Anos, é natural da cidade de Catingueira – PB residindo em João Pessoa. No seu curriculum consta:

-Técnico em edificações

-Engenheiro Civil

-Especialista em Tecnologia BIM

-Especialista em Docência de Ensino Superior

-Membro da Equipe BIM do Ministério da Economia.

– Membro Da Câmara Brasileira de BIM

– Membro da Frente Parlamentar BIM do Brasil

  (com Vale News PB)

Policiais militares realizam de torneio de futebol no Vale do Piancó

Militares da 3ª CIA de Piancó, pertencente ao 13º BPM, comandada pelo, Tenente Coronel, Douglas, organizaram e realizaram o torneio de futebol socyet, Guardiões do Vale. Informa o Vale News PB.

Cinco times participaram do evento, que aconteceu na manhã deste sábado(11), na granja João e Maria, em Piancó e reuniu cerca de cinquenta policiais da ativa e reserva da PM.

Entre os participantes, estavam o irreverente sargento, Ferreira Neto, que apitou os jogos, com direito a reclamações, cartões e muita descontração, além do Tenente Melo, com 60 anos de idade.

A equipe campeã, foi o Pelotão de Coremas, que levantou o troféu e recebeu medalhas. O segundo colocado, o artilheiro e o goleiro menos vazado, também ganharam medalhas.

Os PMs, aproveitaram o momento, para o reencontro entre veteranos e novatos. Após o encerramento do torneio, houve um churrasco na granja do gelo.

“Ficam meus agradecimentos a polícia militar e aos que colaboraram conosco, o momento serviu de união e descontração, porém, atentos aos nossos deveres”. Disse o Tenente, Ivanildo Filho, comandante da 3ª CIA de Piancó.

A equipe campeã, foi o Pelotão de Coremas, que levantou o troféu e recebeu medalhas. O segundo colocado, o artilheiro e o goleiro menos vazado, também ganharam medalhas.

       

Os PMs, aproveitaram o momento, para o reencontro entre veteranos e novatos. Após o encerramento do torneio, houve um churrasco na granja do gelo.

“Ficam meus agradecimentos a polícia militar e aos que colaboraram conosco, o momento serviu de união e descontração, porém, atentos aos nossos deveres”. Disse o Tenente, Ivanildo Filho, comandante da 3ª CIA de Piancó.

João Azevêdo se reúne hoje com Roberto Freire para definir rumos do Cidadania, e o seu, na federação com o PSDB...

Antes de se dirigir à Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, ontem, o governador da Paraíba, João Azevêdo, almoçou com o governador de Pernambuco Paulo Câmara (ambos na foto ao lado) no Palácio do Campo das Princesas. João foi ao Recife prestigiar a abertura da 21ª Fenarte e os socialistas ainda sonham com retorno de Azevêdo ao PSB, que descartou mesmo com o convite do presidente nacional Carlos Siqueira. Informa Renata Bezerra (FP). 

Os dois jantaram juntos recentemente em Brasília. "Ele (Siqueira) colocou essa disponibilidade do partido. Eu agradeci esse reconhecimento, de que, em 2019, nós estávamos com a razão no processo todo", relata o governador paraibano, definindo sua saída do partido como "um pouco traumática". Na ocasião, em carta à Imprensa, ele anunciou sua saída falando em "dissolução do Diretório Estadual", "intervenção nacional” e “golpe aplicado".

Hoje, ao recordar o episódio, João Azevedo resume assim: "Na verdade, houve montagem de um processo que não condizia com a verdade. Hoje, o PSB reconhece isso, o próprio presidente Carlos Siqueira. E ele colocou o partido à disposição para que a gente pudesse retornar. É claro que eu agradeci". Filiado, atualmente, ao Cidadania, João Azevêdo diz estar "extremamente confortável" no partido. Mas pondera: "A única coisa que me faria pensar em mudar de partido é se o Cidadania tomasse rumos que não me interessam na política".

Faz referência à hipótese de federação. "Mas eu tenho conversado muito com o presidente Roberto Freire e tenho ouvido dele que nós teremos total liberdade de decisão com os rumos que o partido tomará na Paraíba. E eu espero que assim permaneça para que eu possa também permanecer no Cidadania". O governador vai à mesa, neste domingo (12), com Roberto Freire e os rumos do partido e o seu, consequentemente, estarão na pauta.

João Azevêdo tem de cabeça uma relação de razões que o fariam sair do Cidadania, levando em conta os desafios de 2022. Ele enumera: "Por exemplo, se ele fosse apoiar o atual presidente da República ou se for apoiar forças de extrema direita e, aí, seria desconfortável. Acho que não é o caso. Ainda não existe definição com relação a essas possíveis alianças ou federações, pensando numa federação que o Cidadania vá fazer". 

Fusão PSDB/Cidadania/PSC pode levar João Azevedo a migrar pro PSD, de Romero, ou o Podemos se não tiver o controle na Paraíba.

As novas regras para as eleições de 2022 levaram os partidos a reavaliarem suas estratégias e a fusão ou federação é o caminho encontrado para sobrevivência. DEM e PSL partiram na frente e criaram o União Brasil. O PT vai formar uma federação com o PSB e PC do B.. O PSDB, Cidadania e PSC, estão ultimando os detalhes também de uma federação.

Diferente das coligações (permitidas até 2018), as federações vale por quatro anos e o que for decidido em Brasília deve ser seguido nos estados. Esse é o complicador. Porque muitos partidos aliados em Brasília são adversários nos estados. No Maranhão, por exemplo, o governador Flávio Dino (PSB), que será candidato ao Senado, vai apoiar seu vice-governador Carlos Brandão (PSDB) para sucedê-lo. 

Na Paraíba o cenário não é diferente de outros estados. Na última reunião da executiva nacional do Cidadania (foto abaixo), realizada em outubro, o governador João Azevedo já alertava que a fusão do seu partido com o PSDB não seria problema desde que observado a questão local e quem comandaria essa federação. 

Isso porque o PSDB é oposição e prepara lançamento da candidatura do deputado federal Pedro Cunha Lima, no próximo dia 15 de dezembro, justamente para concorrer contra João Azevêdo. A federação em curso do PSDB e Cidadania inclui ainda o PSC, que tem como presidente nacional o ex-senador Marcondes Gadelha (aliado dos tucanos). 

Nas articulações para essa fusão, destaque para dois paraibanos: o deputado federal Ruy Carneiro, que se gabaritou como principal nome do PSDB após a vitória do governador João Dória (SP) nas prévias para ser candidato a presidente em 2022, e o ex-deputado federal Leonardo Gadelha, filho de Marcondes. Já do lado do Cidadania, o presidente Roberto Freire tem conversado diretamente com Dória. 

Se for concretizada, essa fusão poderá levar o governador João Azevêdo a se filiar no PSD do ex-prefeito Romero Rodrigues. O presidente nacional Gilberto Kassab já deu o aval. O PSD tem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como pré-candidato ao Planalto em 2022. Outra alternativa de João seria migrar para o Podemos. Aqui o problema seria seguir com a candidatura do ex-juiz Sérgio Moro, num viés mais à Direita.