sábado, 8 de julho de 2017

Pela segunda vez o 13º BPM reduz números de homicídios no Vale do Piancó

"Todo agradecimento a Deus pelo resultado histórico que o 13º Batalhão alcançou, o efeito de uma árdua luta na busca pela tranquilidade pública culminou com a diminuição no número de  CVLI’s (crimes violentos letais e intencionais), o que demonstra a nossa preocupação pela vida e pela paz..", diz em nota o comando da Unidade Militar, sediada em Itaporanga.
De acordo com os dados da Cessão de planejamento e Operações do 13º Batalhão, e com base na Política de Segurança Publica do Governo do Estado, foram registrados no primeiro semestre do ano de 2016, 18 homicídios na Área de atuação do 13º BPM, já no primeiro semestre de 2017, esse número caiu para 13, o que representa, em termos percentuais, uma redução de 27,8% no número de crimes letais, quando comparados ambos os períodos.   
O 13ª BPM tem como limite de responsabilidade a Região do Vale do Piancó paraibano, totalizando 20 cidades, e uma população estimada em 160 mil habitantes. Destacam-se como as cidades mais importantes os municípios de Itaporanga, Conceição, Piancó e Coremas. "Tudo isso reflete a incessante luta da nossa corporação para proporcionar Segurança Pública de qualidade para a nosso povo. Este resultado é uma soma de esforços da Polícia e da Sociedade, que juntas, se tornam cada vez mais forte contra a criminalidade", completa a nota. 

PSB realiza encontro regional em Cajazeiras e apresenta pré-candidatos à ALPB

O encontro regional do PSB em Cajazeiras, que reuniu lideranças de todo o Estado e, principalmente as sertanejas, teve como ponto máximo o lançamento da lista de pré-candidatos do partido para a Assembleia Legislativa da Paraíba - incluindo a ex-prefeita da cidade, Denise Albuquerque, e a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos.
A lista de pré-candidatos a deputado estadual pelo partido confirmada na reunião, que aconteceu na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade, inclui ainda Hervázio Bezerra, Jeová Campos, Estela Bezerra, Ricardo Barbosa, Buba Germano, Adriano Galdino e Zé Paulo, que tentarão a reeleição, além da ex-prefeita de Pombal, Pollyanna Dutra, o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, o secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, Fábio Maia, que tentarão vaga na ALPB.
O evento contou com as principais lideranças do partido no Estado, a exemplo do governador Ricardo Coutinho (PSB), os secretários João Azevedo e Buba Germano, além do presidente da ALPB, Gervásio Maia.

Careca, há 35 anos o carregador oficial de políticos da Paraíba; Antes de Netinho, Berg e Luiz Antônio já transportou Tancredo e Ulysses nas “Diretas Já”

A posse de Luiz Antônio (PSDB) na prefeitura de Bayeux na condição de interino, quinta-feira (7), por causa da prisão preventiva do prefeito Berg Lima (Podemos), revelou uma questão curiosa. Na comemoração, ele foi carregado por um homem apelidado de Careca na cidade. A foto ganhou destaque nas redes sociais não apenas por isso. É que, emparelhando outras fotos de posses, entre Bayeux e Santa Rita, ele está em todas. Há fotos dele carregando também Berg Lima e Netinho de Várzea Nova, da cidade vizinha. Não demorou muito para que surgissem “memes” alertando que “os prefeitos mudam, mas o carregador é sempre o mesmo”. Mas todos se perguntavam quem é essa figura?
O blog foi atrás e descobriu uma figura bem humorada, apesar da vida difícil desde a infância. Ednaldo do Nascimento, ou  mesmo Careca, como é conhecido, tem um currículo invejável no ramo de carregador de políticos. Ao longo dos últimos 35 anos, “emprestou” o ombro para suspender mais de 100 autoridades. Se orgulha de contar que, na campanha pelas Diretas Já, entre 1983 e 1984, levou nas costas o ex-presidente Tancredo Neves, eleito pelo Colégio Eleitoral; o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, e Jarbas Vasconcelos, ex-governador de Pernambuco, atual deputado federal (PMDB-PE).
Teve muita liderança paraibana também. Ele conta que tem predileção pelas autoridades em ascensão. Dos políticos do Estado, nas últimas três décadas, transportou Tarcísio de Miranda Burity, Ronaldo Cunha Lima, Egídio Madruga e Humberto Lucena. “Humberto era uma pessoa muito boa”, fala, sem esconder o saudosismo. Dos mais pesados, lembra de três. O mais preso à gravidade da Terra era Pivete, um ex-vereador e ex-vice-prefeito de Bayeux. Depois dele, vem Marcos Odilon, na campanha para deputado estadual, e Ronaldo Cunha Lima, quando foi eleito governador. “Com Ronaldo, eu quase dava um baque nele. Se não fosse um coronel que me segurou, eu tinha caído com ele”, disse.
“Eu sou semianalfabeto, mas sempre gostei de me informar. Vejo quem são as autoridades em ascensão e vou para os eventos. Dos 223 prefeitos da Paraíba, raros são os que não me conhecem”, disse Careca. Nisso, lá pelos idos da década de 1980, enquanto lavava carros na Praça João Pessoa, soube do comício das Diretas Já, que ocorreria no Viaduto Damásio Franca. “Então corri pra lá, pra carregar os políticos”, reforça. Fez isso também na convenção que escolheu o hoje senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para a disputa do governo do Estado. “Ele foi o primeiro que reconheceu e me deu um emprego no governo”, acrescentou.
Com 53 anos de idade e 115 quilos distribuídos em 1,72 metro de altura, Careca lembra de um tempo muito difícil da sua vida. Há oito anos sem beber ou consumir drogas, ele recorda que chegou a consumir a impressionante quantia de 185 pedras de crack em um único dia. Nesta época, chegou pesar 49 quilos. “Hoje vivo na graça de Deus. Sou católico e não faço mais isso”, disse. Dos políticos, diz que sempre recebeu a gratidão e um dinheirinho. “Se você é um político e eu te carrego no nas costas, quando eu te encontrar num lugar, sei que vou pedir um dinheiro e você vai me dar uma ajuda”, ressalta. “Eu sou locutor, já fui pedinte e toqueiro”, ressalta, citando, no jargão jornalístico, a prática de quem recebe dinheiro para falar bem dos políticos.
Da atual geração de políticos paraibanos, diz que levou muitos nos braços. “Ricardo Coutinho, Luciano Agra (já falecido), Luciano Cartaxo, Cícero Lucena. Todos eles passaram pelas minhas costas”, conta careca em meio a risos. Ele se orgulha ainda de ter sido candidato a deputado federal, em 2014, quando recebeu minguados 508 votos. “Nunca fui de roubar ou matar ninguém”, acrescenta. A gente pode dizer que os políticos paraibanos podem até mudar, mas o carregador oficial deles continuará na ativa. “Enquanto eu ainda tiver força, estarei nas posses erguendo as autoridades”, disse. (com Suetoni)

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cássio recebe a futura procuradora-geral da República Raquel Dodge em Brasília

O presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, recebeu, nesta quinta-feira (6), a visita de cortesia da procuradora Raquel Dodge, indicada pelo presidente da República, Michel Temer, para substituir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que deixa o cargo em agosto.
A sabatina de Raquel Dodge na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve acontecer na próxima quarta-feira (12) e, no mesmo dia, a indicação deve ser votada na comissão. Se for aprovada na CCJ, a mensagem segue para apreciação no Plenário.
Raquel Dodge integra o Ministério Púbico Federal (MPF) há 30 anos e atua tanto na defesa dos direitos humanos quanto na área criminal. Foi eleita para a coordenadoria da área criminal do MPF (entre 2010 e 2014) e outros três mandatos no Conselho Superior.
Além das áreas de direitos humanos e de combate ao crime, a procuradora também trabalhou na defesa do patrimônio público e dos índios, em temas como demarcação de terras, resolução de conflitos, construção de escolas e saúde indígena. Atuou ainda na defesa do meio ambiente, do consumidor e da ordem econômica e eleitoral.

Folha de S. Paulo: "O governo Temer caiu", diz presidente do Senado Cássio C. Lima

Resultado de imagem para senador cássio
Por falar nisso, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), em conversa com investidores ontem, disse que, se depender do processo na Câmara, “dentro de 15 dias o país terá um novo presidente”. Para o tucano, a “instabilidade aumentou” com a prisão de Geddel Vieira Lima, o avanço da delação de Eduardo Cunha e a escolha de Sergio Zveiter (PMDB-RJ) como relator da denúncia na CCJ. Evidenciando que uma ala do tucanato rifou Michel Temer, afirmou que “o governo caiu”.
Cássio Cunha Lima disse que, se Temer continuar no Planalto, as propostas não passarão. O senador ainda enfatizou que Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, já teria dado sinais de que não mexerá na equipe econômica se assumir o governo. “Maia deverá apresentar mais estabilidade”. Cada vez mais evidente, a disposição dos tucanos em abandonar o governo Temer ainda esbarra em ala diminuta do partido que defende a manutenção do apoio ao peemedebista.
O grupo que vem perdendo força defende que a decisão sobre o rumo do partido seja tomada por um colegiado seleto: os seis governadores, o prefeito de São Paulo, João Doria, os líderes no Congresso, o presidente interino, Tasso Jereissatti, e o licenciado, Aécio Neves. FHC seria ouvido. As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Pego como 'ladrão de galinha', Berg tem prisão preventiva decretada e é afastado do cargo pela Justiça; vice-prefeito assume nesta quinta-feira prefeitura de Bayeux

A audiência de custódia do prefeito de Bayeux, Berg Lima (Podemos), preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (5) sob a acusação de extorquir um empresário, converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva e decidiu pelo afastamento do mesmo do cargo de prefeito. A audiência foi realizada no Tribunal de Justiça da Paraíba e foi conduzida pelo juiz Aluízio Bezerra, convocado como desembargador.
Como tem curso superior, Berg foi encaminhado para o 5° Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro do Valentina Figueiredo. O vice-prefeito da cidade, Luiz Antônio, deve ter a posse referendada pela Câmara do Município nesta quinta-feira (6). Durante a campanha municipal do ano passado, você se recorda, Berg Lima vendia a imagem de um gestor moderno. Se converteu mesmo ao ser preso. Fim da linha. Foi pego como 'ladrão de galinha'.

Defesa de Berg Lima

A assessoria do prefeito divulgou nota, no início da noite desta quarta-feira (05), na qual alega que o gestor "é vítima de uma armação política e um empresário inescrupuloso". Garante ainda que o mesmo provará na justiça que não praticou nenhuma ilegalidade.

Genival Matias vistoria junto com diretor da Cagepa obras que irão beneficiar 500 famílias em Cruz do Espírito Santo

 
Cumprindo vasta agenda política em diversas cidades da Paraíba, o deputado estadual Genival Matias (Avante) esteve no final da tarde desta quarta-feira (5) no município de Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa, visitando as obras de expansão do abastecimento de água que estão sendo executadas pela Cagepa. Acompanhado do Diretor de Operações da Cagepa, engenheiro Zé Mota, enviado diretamente pelo governador Ricardo Coutinho, e de Marlyson Costa, líder da oposição local, Genival caminhou por várias comunidades beneficiadas atestando o trabalho realizado pelo estado e verificando trechos aonde também serão executados nos próximos dias. 
Quando ficar pronta cerca de 500 famílias das localidades Martelo, Dona Quinha e as comunidades por trás do Barreiro e Paulo Buá, serão beneficiadas diretamente com o abastecimento. Em 168 residências, antes sem uma gota de água nas torneiras, hoje já estão recebendo o líquido precioso em suas torneiras. “Estamos satisfeitos em saber que 168 residências que estavam sem água, hoje estão sendo beneficiadas com o abastecimento desse líquido tão precioso e essencial à sobrevivência. O objetivo dos trabalhos que estão sendo realizados pela Cagepa é atingir as 500 famílias que necessitam ter água em suas torneiras. Tenham certeza que ao lado do competente Marlyson, levaremos ainda mais benefícios para Cruz do Espírito Santo que é tão carente de serviços básicos e essenciais”, comentou o deputado Genival Matias.
Dias atrás o atual prefeito do município, Pedrito Gomes (PSD), disse que tocava as obras numa parceria inexistente com a Cagepa, inclusive, chegou a publicar em redes sociais que teria assinado um suposto termo de parceria para "pegar carona em obras do estado". Foi pego na mentira. "A verdade é que a Cagepa vem concretizando esse sonho para as comunidades beneficiadas e na maior cara de pau, ele (o prefeito) tentou embarcar como caronista nas costas do governo", disse Marlyson. 
 
Genival Matias agradeceu ao governador Ricardo Coutinho “por olhar para essas famílias que hoje comemoram este beneficio”. O deputado também ressaltou o compromisso do presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, em sempre atender suas reivindicações e principalmente se sensibilizar com as necessidades dos paraibanos. Além do diretor de operações da Cagepa, José Motta, o engenheiro da Companhia Chico Moreira e Jucélio, gerente local da Cagepa, também acompanharam o deputado na vistoria das obras.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Sessão extraordinária na Câmara de Bayeux deliberará sobre afastamento de Berg Lima, preso após ser flagrado extorquindo empresário.

A Câmara Municipal de Bayeux irá decidir nesta quinta-feira (6), em sessão extraordinária, o que acontecerá com a prefeitura da cidade, após a prisão do prefeito Berg Lima (Podemos), no início da tarde desta quarta-feira (5). 14 dos 17 vereadores da Casa se reuniram informalmente nesta quarta para avaliar o caso. Segundo o presidente da Câmara, Noquinha, os parlamentares não descartam um eventual afastamento de Berg, entretanto, garantirão ampla defesa para que o gestor responda pelas acusações.
 
O afastamento do prefeito pode ser selado também ainda hoje, na audiência de custódia que está sendo realizada no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A Polícia Civil e o Ministério Público representaram pelo afastamento do mesmo, visando a não obstrução das investigações. O delegado titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Lucas Sá, disse que Berg Lima já vinha sendo investigado há mais de um mês, depois que um fornecedor denunciou a prática de extorsão pelo gestor. “Em face de ser um prefeito em exercício e ter o foro privilegiado, a audiência de custódia é feita pelo Tribunal de Justiça”, disse. “Já está sendo feito o pedido de afastamento imediato”, frisou o delegado.
Lucas Sá disse que não sabe, ainda, se há mais pessoas envolvidas com o esquema. O delegado contou que o comerciante, vítima do prefeito, denunciou à Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) que estava sendo coagido a repassar valores para a atual gestão, para poder receber os pagamentos de licitação realizada na gestão anterior. O fornecedor venceu licitação em julho do ano passado para fornecimento de alimentação para a rede de saúde de Bayeux. Mas o prefeito se negou a pagar e, depois, fez a proposta ao comerciante sobre o pagamento. “Os valores eram solicitados a título de propina mesmo”, disse o delegado Lucas Sá.
Da gestão passada, restaram R$ 77 mil a serem pagos pela atual gestão, informou a polícia. A primeira cobrança de valores indevidos aconteceu em abril deste ano, segundo as investigações. O prefeito teria liberado um pagamento de R$ 15 mil, contanto que o fornecedor pagasse R$ 5 mil para o prefeito. Como havia muitos pagamentos e a licitação ainda está em andamento, o comerciante resolveu denunciar o fato à polícia.
O Gaeco participou da investigação fornecendo o equipamento de filmagem e dos procedimentos junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba, já que o prefeito tem foro privilegiado. Por volta das 14h40, o prefeito chegou ao estabelecimento, em Bayeux, para receber o dinheiro do fornecedor, e foi quando o prefeito foi filmado e preso em flagrante.
Berg Lima foi filmado no local em que seria entregue a propina, um valor de R$ 3.500,00, referente a liberações de pagamento anteriores pela prefeitura de Bayeux, e hoje ele iria conversar sobre liberações futuras.  Até o presente momento o prefeito teria recebido R$ 8 mil do fornecedor que denunciou o esquema.

Ricardo Coutinho propôs renúncia a Lígia e vaga no Tribunal de Contas, diz aliado.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) tem esquadrinhada uma decisão na cabeça: não quer Lígia Feliciano (PDT) no governo. O tema foi abordado pelo próprio socialista, de forma indireta, em várias entrevistas. “Não vou deixar o governo se perceber que o cargo que represento não está devidamente protegido”, ressaltou durante entrevista coletiva no final do ano passado. Mais recentemente, em reunião na Granja Santana, isso foi colocado às claras. No mesmo encontro em que informou à suplente que ficaria no cargo até o fim do mandato, Coutinho teria, segundo interlocutores da vice-governadora, dado uma outra solução. Ambos renunciariam ao mandato em abril do próximo ano.
A relação dos dois é repleta de desconfianças. O cenário apresentado pelo governador, segundo informações de bastidores, passa por compensações. O prêmio de consolação para Lígia Feliciano seria uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A tese é negada abertamente por governistas. Procurados, os conselheiros do TCE dizem desconhecer vaga por ser aberta. Mas a coisa não é, assim, tão descabida. A vaga em questão seria a de Arthur Cunha Lima, ex-presidente do tribunal. O conselheiro, inclusive, enfrenta problemas de saúde, o que seria uma justificativa para a antecipação da aposentadoria. Com 68 anos, ele pode trabalhar, se quiser, até os 75 anos. A compensação seria uma ajuda na eleição de Arthur Filho (PRTB) para a Assembleia Legislativa.
O cálculo é simples: Ricardo Coutinho usaria sua influência parlamentar para garantir o cargo vitalício para a vice. Com isso, ficaria livre para renunciar ao cargo em abril. Ato contínuo, Gervásio Maia (PMDB), enquanto presidente da Assembleia Legislativa, assumiria o governo e convocaria novas eleições em 30 dias, para a escolha indireta do sucessor. O nome cotado para isso é o do secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo. Investido do mandato tampão, o hoje auxiliar do governo trabalharia pela reeleição com a caneta cheia de tinta e com Ricardo disputando o Senado.
A fórmula não é bem vista por Lígia Feliciano. O acordo não foi fechado, segundo fontes ouvidas pelo blog. As informações sobre esta reunião foram mantidas em segredo até auxiliares do governador revelarem parte do conteúdo. Justamente a que tratava do recado de que Ricardo não vai se afastar do governo. Essa seria justamente a consequência pela recusa de Lígia em relação à vaga no Tribunal de Contas do Estado. A base governista sabe que a ampulheta foi virada e o tempo é um inimigo inexorável. Se ficar no governo, Ricardo terá mais chances de fazer o sucessor, mas ficará dois anos no limbo até poder disputar novo cargo público. As articulações para convencer Lígia a mudar de ideia continuam… (com Suetoni)

Aécio Neves retorna ao Senado, nega que tenha cometido crimes e se diz vítima de 'trama ardilosa'

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante discurso após retorno ao Senado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Após 46 dias fora do Congresso Nacional, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez seu primeiro discurso nesta terça-feira, 4. Em sua defesa, considerada muito fraca, o tucano não citou o procurador-geral da Republica, Rodrigo Janot, mas afirmou ser vítima de uma "trama ardilosa" e que seus familiares foram usados como “massa de manobra” por pessoas com “ausência de caráter”.
O senador também fez defesa do governo do presidente Michel Temer. "Fui eu, na condição de presidente do partido  (PSDB), que condiciou nosso apoio ao cumprimento dessa agenda (de reformas)", afirmou. O tucano esteve afastado por determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 18 de maio, após ser acusado de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Já no dia 30 deste mês, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, determinou o restabelecimento da situação jurídico-parlamentar.
O senador mineiro foi denunciado ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no dia 2 deste mês, com base na delação dos empresários do Grupo J&F. O tucano é acusado de corrupção passiva pelo suposto recebimento de R$ 2 milhões em propina da JBS e por obstrução da Justiça por tentar impedir os avanços da Operação Lava Jato. Janot também pediu a abertura de um novo inquérito para investigar o crime de lavagem de dinheiro. No total, Aécio responde a nove inquéritos, além desse último pedido: cinco ligados às delações da Odebrecht, dois ligados aos delatores da JBS, e outros dois sobre o esquema de corrupção em Furnas e outro de suspeita de intervenção durante a CPI dos Correios, em 2005.
Antes do discurso, o senador participou de reunião da bancada com o presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Embora correntes do partido ligadas aos deputados e aos tucanos de São Paulo defendam seu afastamento definitivo da presidência do partido, Aécio quer ganhar tempo até passar a votação do recurso pedindo a cassação de seu mandato no Conselho de Ética do Senado, e a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, na Câmara, para que a decisão seja tomada.

Genival Matias debate em reunião com comunidade segurança pública e reabertura de agência do BB em Taperoá

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
Uma reunião entre autoridades constituídas e a comunidade local foi realizada, nesta terça-feira (4), em Taperoá para debater a segurança pública e a reabertura da agência do Banco do Brasil, na cidade. De pronto se firmou o compromisso para criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública, composto por representantes dos diversos segmentos da sociedade e dos poderes constituídos, que terá como objetivo sugerir e planejar ações que visem a melhora nos índices. 
Atendendo convite do padre Luciano, pároco local e organizador do evento, e do ex-prefeito Deoclécio Moura, o deputado estadual Genival Matias (Avante) participou da reunião e se colocou à disposição da comunidade para lutar por seus anseios. Ele reforçou apelo da população às autoridades presentes, além de formular requerimentos oficiais para cobrar efetivamente o reforço na segurança pública local, dando início a criação do Conselho de Segurança e lutar pela reabertura da agência.
Genival comentou que está tratando junto ao governo do Estado sobre a questão da segurança pública na região, inclusive, lembrou compromisso do governador Ricardo Coutinho, assumido na reunião do OD em Assunção, com relação a implantação do aparato da Polícia Civil em Juazeirinho, que polariza a região. Já o prefeito Bevilácqua, de Juazeirinho, disse aos presentes que o seu município estava vivendo situação idêntica, mas com esforço concentrado vem melhorando a infraestrutura da cidade visando esse objetivo.
Presente ao evento, o major Pablo - comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar - fez algumas ponderações, apontando que o problema da segurança é mais complexo no seu nascedouro [família], mas que vem conseguindo distribuir como pode o aparato policial militar que dispõe. E enfatizou ser essencial o apoio da sociedade, denunciando suspeitos, para uma maior eficácia da cooperação. Já o superintendente regional da área de Campina Grande do BB, Luciano, disse que com o apoio da sociedade a agência seria reaberta.
Presentes, ainda, o gerente local do BB - Wellignton; o vice-prefeito local; presidente da câmara, o vereador Ailton e demais vereadores, além de comerciantes, representantes de associações e sindicatos. 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Lira é escolhido novo líder do PMDB no Senado com a missão de "unir" a tropa

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi escolhido nesta terça-feira (4) o novo líder do partido. A informação foi dada pelos senadores Romero Jucá (RR), Renan Calheiros (AL) e Kátia Abreu (TO), após reunião da bancada. No posto, Raimundo Lira terá a missão de "unir" e "harmonizar" a bancada do partido, a maior do Senado, com 22 parlamentares.
Raimundo Lira substitui na função Renan Calheiros (AL), que deixou o posto de líder na semana passada. Renan anunciou na última quarta-feira (28) que havia decidido deixar a liderança por não ter "a menor vocação para marionete" do governo. Ao anunciar a saída, Renan fez duras críticas a Michel Temer e afirmou que não "tolera" a postura "covarde" do presidente diante do "desmonte" das leis trabalhistas.
Por se tratar do partido de Michel Temer, os peemedebistas passaram a buscar nos últimos dias um perfil que tivesse bom relacionamento com o presidente e que apoiasse as reformas trabalhista e da Previdência Social. Após ter sido escolhido novo líder da bancada, Raimundo Lira disse que vai buscar representar a vontade da maioria dos integrantes da legenda, respeitando as posições divergentes.
"A minha responsabilidade ficou muito grande. O PMDB é o partido da redemocratização, da resistência e, portanto, um partido plural. Nós temos a convicção de que não vamos liderar uma bancada de pensamento único. São 22 senadores, cada um com um pensamento. Nosso objetivo é harmonizar a bancada", declarou. Renan elogiou a escolha da bancada. "Acho que [Raimundo Lira] é um nome que sistematiza a variedade de correntes do PMDB", disse.

Impeachment de Dilma

No ano passado, Raimundo Lira presidiu a comissão especial do Senado que analisou o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. À época, o senador afirmou que o momento político que o país vivia era "histório, de importância ímpar". Quando o impeachment foi votado no plenário, Raimundo Lira votou a favor da cassação do mandato de Dilma.

Vereador Jucivan Araújo anuncia apoio ao professor Ivo Filho na disputa por uma vaga de deputado estadual

O vereador Jucivan Araújo (PT), que vai presidir a Câmara Municipal de Itaporanga no biênio 2019/2020, já tendo sido eleito para tal, anuncio nesta terça-feira (4) durante entrevista em uma rádio local que irá apoiar o professor Ivo Filho (PPS) na disputa por uma vaga de deputado estadual, nas eleições de 2018. Jucivan faz parte da base de sustentação do prefeito Divaldo Dantas (PMDB), que apoia o nome do médico Tarciano.
Segundo o professor Ivo Filho, que é natural de Itaporanga, o apoio do vereador, que também é professor, é importante para a composição de sua base eleitoral no Vale do Piancó. “Esse apoio significa um sim à educação, que há muito tempo vem sendo esquecida na região. Este é voto por uma política diferente pautada na seriedade, na transparência e no compromisso com todos os cidadãos do Vale e da Paraíba”, comentou.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Raoni Vita diz que Gilberto Carneiro se equivoca e que ADPF não suspende bloqueio para pagar servidores

Em artigo enviado ao blog, o advogado Raoni Vita (foto), da Vita Advogados & Consultoria, negou a tese do procurador-geral do Estado de que decisão liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspenda decisões contra o Estado proferidas pela 3ª Vara da Fazenda Pública e confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O governo teve R$ 5 milhões das rendas do Estado bloqueados para pagar aos servidores da PBPrev e do IASS. A decisão de Fux, por outro lado, decidiu suspender o decreto que criou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do antigo Ipep, hoje desmembrado em Paraíba Previdência (PBPrev) e Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS).
“O Procurador-Geral do Estado da Paraíba, na data de ontem (3), tentou vender para a imprensa uma versão absolutamente incabível sobre a liminar concedida na ADPF 369 (ou então ele simplesmente não leu a decisão)!”, disse Vita. “Na verdade, em primeiro lugar, apesar do Estado ter requerido (através de petição avulsa protocolada na semana passada, pois inicialmente não havia esse pedido nesta ADPF que foi promovida em 2015) ao Supremo a suspensão das decisões do Dr. Gutemberg, Juiz Titular da 3ª Vara da Fazenda, o ministro Luiz Fux afirmou na liminar que a ADPF é “meio processual INCOMPATÍVEL COM DISCUSSÕES sobre relações jurídicas de cunho subjetivo, individual e CONCRETO”, pois é uma “via processual de controle ABSTRATO de constitucionalidade”, acrescentou. (com Suetoni)

Ricardo descarta vaga no Senado e diz que ficará até o fim do mandato para controlar processo e derrotar o atraso

O governador Ricardo Coutinho (PSB) confirmou durante entrevista à TV Master, na noite desta segunda-feira (3), que permanecerá até o final do mandato para comandar o processo eleitoral e ajudar a eleger o sucessor. Ele não confirmou quem será o nome que irá disputar sua sucessão, mas adiantou que será um candidato que tenha capacidade de fazer mais pela população do que o seu governo. Ricardo destacou estará no controle do processo eleitoral.
“É isso que me seduz e me deixa cheio de vontade de derrotar o atraso. Eu disse que poderia manter o direito de controlar,  eleitoral e administrativamente, esse processo até 31 de dezembro. Só sairia se tivesse esse controle. Eu prefiro estar aqui presente contribuindo com meus companheiros. Meu sucessor será aquele que tenha capacidade de produzir mais do que eu”, disse Ricardo. O governador disse que dialogou sobre isto com a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). 
“Meu grande compromisso é com o Estado. O melhor para a Paraíba é dar continuidade a esse projeto que eu represento. O projeto é bom não porque eu seja o governador. É bom por que é bom em sua essência, planejamento, nos pilares. Então, eu sou representante disso. Quando eu sair, vai vir outro. Meu objetivo principal é eleger um sucessor, não é ter um mandato para mim. Eu já tive mais do que, talvez, eu merecesse. Eu podia muito bem dizer que queria um mandato de senador, teria uma boa estrutura para se ganhar as eleições, até porque eu sei o que a gente fez, o que é que esse Estado mudou”, declarou.
Ricardo também rebateu as críticas e o desdém de seus opositores. “O que é que eles têm para oferecer à Paraíba? Qual é o discurso deles? Sinceramente, eles vão convencer alguém que vão fazer mais do que a gente tenha feito? Tem alguém que vai acreditar nisso? Tem gente que não gosta da minha forma de governar, mas não vai convencer que pode fazer mais do que a gente, porque o histórico deles é de ineficiência, de desrespeito com o dinheiro público. Essa é a verdade. Eu acho que o povo da Paraíba não vai fazer uma aposta inconsequente, que é o retrocesso e ineficiência”, afirmou.

Juiz marca para dia 25 audiência de instrução na Aije que pede cassação do prefeito e do vice em Itaporanga

Resultado de imagem para justiça eleitoral de itaporanga
O juiz eleitoral da 33ª ZE de Itaporanga, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto marcou para o próximo dia 25 a audiência de instrução na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pede a cassação do prefeito e do vice-prefeito eleitos em Itaporanga, nas eleições de 2018, respectivamente, Divaldo Dantas e Herculano, por suposto abuso de poder econômico.
O atual prefeito ganhou esses seis meses de sobrevida desde que sua defesa conseguiu junto ao Tribuna Regional Eleitoral (TRE-PB) um mandado de segurança (em decisão monocrática) que suspendeu, nesse período, a ação, cuja audiência estava marcada para o início de fevereiro. Ao analisar o mérito, o pleno do tribunal derrubou o mandado e determinou a continuidade da ação.
A defesa do prefeito pedia uma perícia nos vídeos que embasam a ação. Entretanto, a corte eleitoral entendeu que não há trucagem nos vídeos e, por isso, foram mantidos como prova técnica na ação. É o primeiro despacho do juiz na ação, desde que esta retornou do TRE-PB no mês passado. Dr. Eugênio vai ouvir testemunhas das partes e, depois, proferir sua decisão pela cassação ou absolvição da chapa. 

Gervásio Maia e Ricardo Coutinho visitaram obras do Paraíba Palace Hotel

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Gervásio Maia visitou, nesta segunda-feira (3) de julho, as obras de reforma do Paraíba Palace Hotel, ao lado do governador Ricardo Coutinho. O local vai abrigar, em breve, o Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Gervásio ressaltou que toda parte de reforma e climatização do prédio ficarão por conta do proprietário do imóvel. “Todas as reformas necessárias terão custo zero para o Poder Legislativo. Além de proporcionar mais comodidade para o servidor, o Centro Administrativo da Assembleia disse vai revitalizar e movimentar o comércio de João Pessoa, que estava esquecido”, afirmou o presidente da Assembleia.
O governador Ricardo Coutinho parabenizou a iniciativa de Gervásio e da Assembleia Legislativa em revitalizar um equipamento  da importância do Paraíba Palace Hotel. O Centro Administrativo vai concentrar as áreas da Assembleia que hoje funcionam descentralizadas em diferentes prédios alugados. A visita foi acompanhada também pelos deputados Hervázio Bezerra, Estela Bezerra, Ricardo Barbosa, João Gonçalves e Arthur Filho.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Veneziano inicia saída do PMDB com desfiliação de seus assessores mais próximos

Desfiliação aliados de Vene André Gondim Desfiliação aliados de Vene Daniel ChiancaDesfiliação aliados de Vene Juraci Félix
O deputado Veneziano, pelo visto, deu início efetivamente, a uma operação de saída do PMDB. Os indícios mais claros se traduziram quando vários de seus assessores mais próximos protocolaram, nas primeiras horas desta segunda-feira (dia 3), desfiliação do partido: Daniel Queiróz Chianca, André Teixeira Gondim e Juraci Félix Cavalcante (que já havia requerido antes). Todos em “caráter irrevogável”.
Não constitui novidade essa operação de revoada do PMDB. Desde as eleições do ano passado, o fosso só tem aumentado entre o deputado Veneziano e o senador Zé Maranhão, em função das posições do deputado de ser favorável a uma composição com o governador Ricardo Coutinho, inclusive com vistas às eleições do próximo. Maranhão e a maioria do partido, como se sabe, assumem uma posição crítica em relação ao governador.
Veneziano, por outro lado, já havia recebido vários convites do governador para se filiar ao seu partido, o PSB, inclusive acenando com a possibilidade dele ser o seu candidato a governador, em 2018. Agora, pelo visto, o deputado decidiu acelerar o processo de retirada do PMDB, a partir da desfiliação dos seus assessores mais próximos. É esperado, para as próximas horas, o pedido de desfiliação do próprio Veneziano. (com Hélder Moura)

Ricardo discute retomada do projeto Cooperar e financiamento para obras hídricas com Banco Mundial

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta segunda-feira (3), na Granja Santana, com representantes do Banco Mundial para discutir questões relacionadas ao projeto Cooperar e à negociação de empréstimo de cerca de US$ 250 milhões para investimentos em obras hídricas. Participaram da audiência o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, o Especialista em Água e Saneamento do Banco Mundial, Thadeu Abicalil, o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e o presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima.
Na ocasião, Ricardo Coutinho demonstrou interesse na renovação do projeto Cooperar e ressaltou a importância de investimentos em ações que tragam segurança hídrica para a população paraibana. "Vejo a água como chave para o desenvolvimento das regiões, por isso é tão essencial encontrarmos meios para investirmos em obras hídricas. Estamos implantando, com recursos próprios, a TransParaíba e, junto com outras obras, fará com que o nosso Estado tenha a melhor distribuição das águas do rio São Francisco. Esse empréstimo será de grande relevância para a Paraíba. Já em relação ao Cooperar, queremos retomar o projeto assim que possível. Temos capacidade de investimento e um bom planejamento para renovação do Cooperar, combinado com melhorias na infraestrutura e segurança hídrica no Estado", frisou.
"Estamos retomando o diálogo, iniciado no ano passado, visando dar continuidade aos investimentos no Cooperar e no setor hídrico da Paraíba. Buscamos contribuir com estados com boa gestão para gerar êxito nos resultados dos investimentos. A Paraíba demonstra um bom crescimento nos últimos anos, boa situação fiscal e queremos avançar no apoio ao Estado", disse o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser. O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, explicou que a audiência é a continuidade de duas reuniões que aconteceram na semana passada com o Banco Mundial sobre o Cooperar e ações na área hídrica.

‘Temer governa para apenas 200 brasileiros’, diz senador Cássio Cunha Lima.

A insatisfação de parte do PSDB com Michel Temer anda esquentando a língua dos tucanos. Cássio Cunha Lima (PB), vice-presidente do Senado, é conciso ao afirmar que, nas atuais circunstâncias, o presidente foca todas as suas energias para convencer a Câmara a não aceitar a denúncia da PGR contra ele.
“O país tem pouco mais de 200 milhões brasileiros, hoje, Temer governa para apenas para 200 deles”, critica Cássio. Para livrar-se da acusação de Rodrigo Janot e evitar o afastamento do mandato, o presidente precisa dos votos de 171 deputados. (Veja.com)

"Irei ouvir o governador para definir quem apoiar...", revela o ex-prefeito Audiberg Alves sobre apoios em 2018.

"Irei ouvir o governador para definir quem apoiar porque ele foi muito leal comigo...", foi o que disse ao Blog do Ricardo Pereira, nesta segunda-feira (3), o ex-prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PSB) à respeito dos candidatos que vai apoiar nas eleições de 2018. Do candidato ao governo até os deputados, passando pelos nomes na disputa ao Senado, Berguim diz que serão definido em conjunto com Ricardo Coutinho.
Berguim refere-se ao apoio que sempre recebeu do Governo do Estado que fez vultuosos investimentos durante sua gestão em Itaporanga. Foram três ônibus escolares doados ao município, uma ambulância UTI, construção de um Cras [Centro de Referência e Assistência Social] que serviu de modelo para a região, a construção de uma escola com quatro salas de aula beneficiando uma das áreas mais carentes do município [a Vila Mocó], a reforma da Escola Modelo que atualmente abriga o IFPB, a parceria com o DER sempre à disposição para atender demandas do município, dentre outras ações. 
Diz ser preciso aguardar as decisões a serem tomadas pelo governador visando a manutenção do projeto. "Um ponto determinante é o modelo de gestão... Ricardo Coutinho mostrou mais eficiência no gerenciamento do Estado. Apesar da crise, ele vem tendo a capacidade de manter a governabilidade sem muitos solavancos... Estados com PIB’s maiores estão com maior comprometimento e a Paraíba mostra-se sob controle”, comentou.
Berguim coordenou a campanha à reeleição de Ricardo, no Vale do Piancó onde ampliou-se a vitória no segundo turno com uma diferença três vezes superior ao primeiro. Ricardo venceu no Vale com 46.623 votos. Em Itaporanga, ele obteve 7.427 votos contra 4.641 dados à Cássio, que era apoiado pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro. Já tendo exercido o mandato de vereador por cinco vezes, Berguim foi eleito prefeito em 2012 derrotando Djaci. E seu apoio foi fundamental para a eleição do atual prefeito Divaldo Dantas (PMDB), em 2016, derrotando mais uma vez Djaci - com vantagem expressiva.

RC revela estudo por concursos e prenuncia inauguração do Contorno de Guarabira

O governador Ricardo Coutinho revelou, hoje (3), durante o programa Fala Governador, que encomendou estudos para saber a necessidade de concursos em áreas do Governo Estadual. No entanto, ele afirmou que não tem condições de afirmar se haverá alguma seleção. “Não posso anunciar sem concluir estudos, a Paraíba tem necessidade em aéreas e quadros, mas não tenho como dizer se vai ter. Temos que ter cuidado, pois tem estados que não conseguem nem pagar pessoal. Encomendei estudos mas não tenho condições para afirmar nada sobre isso no momento”, disse.
Durante o programa, Ricardo também destacou a intervenção na malha rodoviária no Brejo estadual. Segundo ele, são 20 trechos pavimentados, restaurados ou em conclusão. Ele também prenunciou a inauguração do Contorno Rodoviário de Guarabira. “Estamos inaugurando daqui a pouco o Contorno Rodoviário de Guarabira João Pedro Teixeira, obra de R$ 8 milhões com recursos próprios, também terminaremos em breve o Binário de Solânea”, revelou.

Wilson Filho prestigia São Pedro de Itaporanga ao lado do vice-prefeito Herculano e do ex-prefeito Berguim; Ele participou de reuniões em 12 municípios paraibanos...

Deputado esteve em Itaporanga ao lado de Herculano e Berguim
O deputado federal e líder da bancada paraibana na Câmara dos Deputados, Wilson Filho (PTB) participou de reunião e comemorações alusivas a São Pedro ao lado de prefeitos e lideranças políticas em 12 municípios paraibanos. Além de tratar sobre a liberação de recursos, o parlamentar também aproveitou para conversar com a população.
Em Itaporanga, ele prestigiou as festividades de São Pedro atendendo convite do vice-prefeito Herculano (Podemos) e se encontrou com o ex-prefeito Berguim (PSB). Em Baía da Traição, no litoral paraibano, Wilson Filho participou de festividades pelo dia do pescador ao lado do prefeito Serginho Lima, de vereadores, dos índios e pescadores.
Já em Bayeux, o deputado esteve reunido com o prefeito Berg Lima, vereadores e secretários em uma reunião administrativa. “Com o prefeito Berg discutimos projetos e ações para melhorar a vida da população”, disse. Wilson Filho também foi aos municípios de Junco do Seridó, onde se reuniu com os filiados do PTB na cidade e em Cajazeiras participando de reuniões com lideranças políticas. 
Em Cachoeira dos Índios, o parlamentar comemorou o São Pedro ao lado do prefeito Alan e da vice-prefeira Guia, além de lideranças. O deputado esteve ainda em Monte Horebe com a ex-prefeita Cláudia e ex vice-prefeito Luciano. Em Bonito de Santa Fé se reuniu com prefeito Chico Pereira e a ex-prefeita Auderi. Participou de reuniões também em Ibiara, Diamante e Serra Grande, no Vale do Piancó.
No domingo (2), para encerrar a agenda de visitas e reuniões, o deputado foi ao município do Conde com a prefeita Márcia Lucena e o vice-prefeito Téo. “Deixamos nosso mandato à disposição da população e dos prefeitos e vereadores para que juntos possamos garantir mais verbas e investimentos para todos esses municípios”, afirmou Wilson Filho.

STF R$ 5 milhões bloqueados do Estado para pagar servidores de PBPrev e IASS

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou liminarmente a decisão que bloqueava R$ 5 milhões das rendas do Estado para o pagamento a servidores da Paraíba Previdência (PBPrev) e do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS). A decisão proferida pelo juiz Gutemberg Cardoso previa ainda multa pessoal de R$ 300 mil por dia para os gestores dos dois órgãos. A decisão de Fux, na análise de uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), vale enquanto o mérito da ação não é julgado.
A decisão foi proferida uma semana depois da segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter decidido em prol dos servidores. O relator da matéria foi o ministro Og Fernandes. O colegiado também tinha aplicado multa contra o estado sob a acusação de reiteradas medidas procrastinatória. A multa contra o erário estadual foi de R$ 26,2 mil. Com a decisão de Fux, todas as decisões anteriores ficam sem efeito. Ele considerou ilegal o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) instituído por decreto em 2007, por Cássio Cunha Lima (PSDB).
“A decisão corta o problema pela raiz. Considera inconstitucional o decreto que implantou o PCCR com as progressões. Com isso, se suspende não apenas os bloqueios como também o próprio decreto que implantou as progressões”, ressaltou o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro. A ação corria em paralelo com a movida pelos servidores contra o Estado. “Como a decisão foi proferida pelo Supremo Tribunal Federal, a instância máxima, fulmina as demais ações, inclusive a decisão do juiz Gutemberg Cardoso”, acrescentou. (com JPOnline/Suetoni)

PTN vira Podemos e lança Álvaro Dias ao Planalto e Romário ao Governo do Rio

Cerimônia de lançamento do Podemos, em Brasília (Foto: Reprodução/Facebook)
Com uma bancada de 14 deputados federais e dois senadores, o Podemos foi lançado oficialmente neste sábado, 1º, em Brasília. O partido vai substituir o antigo PTN. O encontro que oficializou a criação da legenda também serviu para lançar a pré-candidatura do senador Álvaro Dias (ex-PV/PR) como pré-candidato ao Planalto em 2018. 
O outro senador no Podemos é Romário (RJ), que pretende disputar o governo do Rio no ano que vem. O partido ainda tenta convencer o irmão de Álvaro Dias, o ex-senador Osmar Dias (PDT), a se filiar para concorrer ao governo do Paraná. O anúncio foi feito pela deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do partido, em solenidade no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e na presença de mais de duas mil pessoas, entre elas prefeitos e deputados que se filiaram à nova agremiação que substitui o antigo PTN.
Segundo Álvaro Dias, o partido lutará por causas específicas, sem ter uma bandeira definida. Uma das propostas do Podemos é estimular a participação popular nos posicionamentos com a sigla, com consultas online sobre temas em discussão no Congresso e o compromisso de apresentar projetos que tenham a assinatura de ao menos 20 mil eleitores. (AE)

Ex-vereador Marco Antônio admite disputar vaga à AL e diz que Expedito Leite vai disputar mandato de deputado federal

O ex-vereador, e atual secretário adjunto de Finanças da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Marco Antônio (PHS), disse que poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2018. Além dele, o PHS também deve apresentar o ex-superintendente do Dnit Expedito Leite, presidente da legenda na Paraíba, na disputa à Câmara Federal.
“O nosso objetivo é que o partido participe do pleito para o ano, e nesse intuito de participar é lógico que a gente vai apresentar os candidatos, eu coloquei o meu nome à disposição do partido, Expedito também, em caso de disputa à Câmara Federal, ele tem uma grande penetração no Sertão do estado e na Capital”, afirmou.
Segundo Marco, que segue presidindo o PHS na Capital, a pretensão no partido para o próximo pleito é de contribuir com uma possível candidatura de Luciano Cartaxo (PSD), prefeito de João Pessoa, ao Governo do Estado. 

Governo Temer cogita acabar com pagamento do abono salarial aos trabalhadores

No final de semana, foi divulgada a informação preocupante (e inesperada) para boa parte (22 milhões de pessoas) da classe trabalhadora: o governo federal cogita acabar com o pagamento do abono salarial. Esse benefício é anualmente pago aos trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que têm rendimento médio mensal de até dois salários mínimos. Custa R$ 17 bilhões neste ano. 

domingo, 2 de julho de 2017

Paraíba recebe voo de Bueno Aires com batismo e RC exalta momento para turismo

O primeiro voo internacional regular da Gol Linhas Aéreas direto de Buenos Aires para João Pessoa chegou às 17h30 deste sábado (1°) ao Aeroporto Presidente Castro Pinto. O evento contou com várias apresentações culturais para recepcionar os argentinos e de tango para aqueles que iam embarcar. Ao todo, desembarcaram 143 passageiros, incluindo agentes de viagem, que vieram conhecer a Paraíba a convite da Gol. Na ocasião, também ocorreu a solenidade de batismo da aeronave por carros do Corpo de Bombeiros. O governador Ricardo Coutinho registrou a chegada da aeronave e compartilhou através da rede social Twitter. No seu perfil, Ricardo ressaltou: "Momento importante para o nosso turismo".
Embora o voo tenha chegado às 17h30, já a partir das 15h a movimentação no aeroporto foi alterada em relação aos outros dias de embarque e desembarque. Os que aguardavam o voo para viajar para Argentina assistiram a uma apresentação de tango, e com a chegada do voo, os passageiros foram recepcionados na saída da sala de desembarque com apresentações de danças folclóricas pelo grupo do Sesc. Ao desembarcarem, os passageiros argentinos também foram recepcionados com a entrega de bolsas contendo brindes e material institucional informando sobre os principais roteiros que podem ser feitos na Paraíba.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou o empenho do Governo do Estado em colocar a Paraíba na rota internacional do turismo. "É um momento histórico e de resultados concretos, que vai aquecer o turismo, estimular a economia paraibana, aumentando ainda mais a nossa autoestima", completou.