sábado, 14 de junho de 2014

Na última sessão, antes do recesso, Câmara de Diamante rejeita Veto à projeto em favor dos profissionais da área de saúde e aprovou LDO.

A Câmara Municipal de Diamante rejeitou, durante a sessão ordinária deste sábado (14), pelo placar de 3 a 1, o Veto dada pela prefeita Marcília Mangueira (PMDB) ao PL nº 01/2014, de autoria do vereador Adalgifrant Fonseca de Freitas, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 341/2013. 
De acordo com a alteração proposta, em seu art. 1º, o § 1º diz na nova redação que "o Prêmio de Qualidade e Inovação PMAQ/PB será concedido aos profissionais e trabalhadores das equipes de Saúde da Família, aos da Coordenação da Atenção Básica Municipal, Coordenador de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, aos Agentes Comunitários de Saúde e aos apoiadores (Agentes Administrativo, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliares de Serviços Gerais, Coordenador de Vacina e Digitador), vinculados ao desenvolvimento do Projeto PMAQ no município".
O art. 2º tem, agora, a seguinte redação: "§ 3º, 17% (dezessete por cento) serão destinados aos Coordenadores da Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e aos apoiadores (coordenador de Vacina, Agentes Epidemiológicos e Digitador)". Votaram o Veto dado pelo Executivo, os vereadores Francisco Luiz, Cícero Venâncio e Francisco Bezerra; tendo o vereador Manoel Messias Laurentino o único voto pela manutenção do Veto. Ao rejeitar o Veto, os vereadores dão sua contribuição pela valorização dos profissionais da área de saúde, mantendo seu compromisso com a classe trabalhadora.
O agente comunitário de endemias José Vieira da Silva Filho usou a palavra, na tribuna, para esclarecer sobre a matéria colocada em discussão e requereu aos edis confirmação dos direitos da classe em reação ao PMAQ/PB, disposta na Lei nº 337/2013, que trata sobre as atividades insalubres para efeitos de percentual do adicional correspondente, ou seja, o cumprimento de 40% de insalubridade que os ACE's tem por direito no que determina a lei municipal. Ressaltou também a importância do requerimento elaborado por Francisco Bezerra, que trata sobre a equiparação salarial dos ACS para com os ACE, aprovado em sessão anterior, por unanimidade. 
Ainda, durante a sessão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. Em seguida,o presidente da Casa, vereador Alan Deivid (PT) declarou o início do período de recesso dos trabalhos legislativos, que retornam a partir do dia 1º de agosto próximo. O Poder Legislativo local estava em clima de Copa do Mundo, com a tribuna, por exemplo, ornamentada por uma bandeira do Brasil em sinal da torcida dos diamantenses pelo triunfo da Seleção Brasileira no torneio.

Grupo Independente promove terceira reunião em Santana dos Garrotes...

O Grupo Independente(GI) do município de Santana dos Garrotes, realizou na última quarta-feira, dia 11/06, às 19h, na Câmara Municipal, centro da cidade, reunião para definir rumos e escolha de partido para filiação.
GI como foi assim denominado, tem participação de pessoas que pretendem disputar cargos em 2016. Com a presença de quase cem pessoas o Grupo a cada dia vem crescendo. Na reunião, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Rênio Macedo (PMDB) esteve presente.
A reunião do GI surtiu efeitos positivos devido à participação de novos interessados em escolher um partido e se filiarem. O propósito do GI é no primeiro momento discutir programas de melhorias para o jovem e o idoso do Município de Santana dos Garrotes. Esta estrutura horizontal da escolha de um partido é justamente para abrir espaço para que os santanenses possam dialogar com os membros da política local e viver uma realidade de constante diálogo com a população.
 
De acordo com membros do GI, vários nomes de peso da política local apoiam a ideia de se fortalecer em Santana dos Garrotes um diálogo novo, de forma horizontal, com as bases populares. Ainda de acordo com membros do Grupo político GI, o GI não comunga com a atual administração municipal, e faz oposição no município. (com Ary Ramalho)

Trabalhando forte para fechar com o PMDB, RC oferece vagas de vice à Veneziano e Senado à Maranhão e, ainda, pede licença pra esposa de Zé assumir o governo durante período eleitoral...

Essa nova informação, jogada na praça neste sábado (14), surgiu depois do deputado/líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB) ter ido ontem (13) até a casa do ex-governador José Maranhão (PMDB) com a última oferta do governador Ricardo Coutinho (PSB): as vagas de vice-governador e senador em sua chapa. Pra quem? Para Veneziano e o próprio Maranhão, respectivamente, ocupá-las.
E para tentar mais ainda a 'velha raposa' peemedebista, a possibilidade da desembargadora Fátima Cavalcanti, esposa de Maranhão, assumir o governo o Estado, durante o período eleitoral, já que cabe à ela como presidente do Tribunal de Justiça, em caso de licença de Ricardo do Executivo para se dedicar à campanha. E, ainda, por cima, a garantia de apoio à Veneziano em 2018. 
Essa proposta balançou e muito o ego do ex-governador Maranhão. 

Pré-candidatos do PT recusam aliança com PMDB na chapa proporcional

Apesar dos acenos do PMDB para coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT) também na chapa proporcional, o PT está quase certo que seguirá outro rumo em relação às eleições deste ano.
Segundo o secretário estadual de organização partido, Jackson Macedo, em duas reuniões, sendo uma na sexta-feira (13) e outra neste sábado (14), todos os pré-candidatos da legenda que disputarão vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal opinaram pela não alinhamento com os peemedebistas.
“O PMDB não pode pedir mais nada a gente. O que tinha que fazer já fizemos”, disse Jackson Macedo, lembrando o PT abriu mão da pré-candidatura de Lucélio Cartaxo a deputado federal, para que ele dispute o senedo Federal na chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PT).
No entanto, Jackson Macedo ressaltou que a questão com o PMDB na chapa proporcional ainda não foi fechada nos encontros de ontem e hoje. Ele disse que o partido ainda aguarda decisão do STF, que deve julgar ação contra a redução no número de parlamentares da bancada paraibana em Brasília e a posição final só sairá no dia da convenção do partido, que ocorrerá em 30 de junho.

Cássio posta foto com Aécio, FHC e filhos em dia importante no PSDB...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) está em São Paulo onde participa, neste sábado (14) da Convenção Nacional do PSDB. No evento, o mineiro Aécio Neves (PSDB) foi  homologado como candidato da sigla para disputar a Presidência da República nas eleições deste ano.
No início da manhã, Cássio postou em sua conta no Twitter uma foto com Aécio Neves e o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Cássio contou que na noite da sexta-feira (13) jantou com as duas liderança tucanas.
“Hoje será a Convenção Nacional do PSDB que homologará a candidatura de Aécio a Presidente.#Avante!”, postou Cássio. Militantes de todo o Brasil e de segmentos variados do PSDB, como o PSDB-Mulher, a Juventude Tucana, o PSDB-Sindical e o Tucanato ocuparam o Expo Center Norte, onde ocorre  a Convenção Nacional do PSDB , desde cedo.

 
Mais tarde Cássio postou outra foto com os filhos Pedro Cunha Lima, pré-candidato da deputado federal, e Diogo Cunha Lima. Aécio chegou ao local acompanhado de FHC. A imagem foi postada também na página do partido no Twitter. 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeito Sales Lima ainda não decidiu apoio a Ricardo Coutinho...

Em sentido horário: Prefeito Sales Lima, deputados Efraim Filho e Lindolfo
Mesmo sendo do DEM, partido que já definiu apoio ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), o prefeito de Piancó, Sales Lima (DEM), ainda não decidiu em quem votar nas eleições estaduais deste ano para o Governo do Estado. Em contato com o jornalista Joaquim Franklin do site Valenewspb, da cidade de Piancó, antes da tradicional Missa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, o prefeito disse que não iria falar sobre o assunto.
Antes da missa, o jornalista falou com os deputados Efraim Morais e Lindolfo Pires, ambos do DEM, que comentaram a postura do prefeito. Efraim Filho disse acreditar que a definição de Sales dependerá da participação do DEM na chapa majoritária do PSB. Já Lindolfo Pires disse que a tendência é que Sales vote em Ricardo e revelou que o prefeito aguarda a definição de pleitos, como a construção de um matadouro público e uma escola na cidade, para confirmar apoio ao governador.
O vice-prefeito de Piancó, Edvaldo Leite (PSDB), também ainda não se definiu com relação ao candidato a governador que apoiará. Segundo seus assessores, o tucano só se definirá nas convenções.

PSC ainda não decidiu quem apoiará na disputa estadual...

PSC ainda não decidiu quem apoiará na disputa estadual
Comandado pelo ex-deputado Marcondes Gadelha, o Partido Social Cristão (PSC) ainda não definiu quem irá apoiar  na disputa pelo governo do estado. A legenda ainda avalia as pré-candidaturas de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB).
Pessoalmente, o suplente Leonardo Gadelha (PSC) já adiantou que gostaria de fechar o apoio  da família à candidatura de Veneziano Vital, mas o prefeito de Sousa André Gadelha quer aliança com o senador Cássio Cunha Lima. André no entanto, avisou que seguirá o que Léo decidir. Por sua vez, o vereador Lafayete Gadelha (PT) tem mais simpatia pela coligação com o governador Ricardo Coutinho, pensamento esse do médico Dalton Gadelha.
Ontem a imprensa noticiou que o presidente da FIEP Buega Gadelha (PSD) estava sendo cotado para ser o candidato a vice na chapa a ser encabeçada por RC. A bancada de deputados estadual do partido também  está dividida. Os deputados Guilherme Almeida e Vitoriano de Abreu estão do lado do senador Cássio, enquanto que os deputados Arnaldo Monteiro e Carlos Batinga, já manifestaram publicamente apoio a candidatura de Veneziano. 

Dois meses depois, segunda pesquisa Múltiplas/Paraiba.com.br mostra crescimento de RC, estabilidade de Cássio e queda de Veneziano...

Dois meses depois a segunda rodada de pesquisa do Instituto Múltipla/Paraiba.com.br registrou crescimento das intenções de voto do governador Ricardo Coutinho (PSB). Na primeira pesquisa, divulgada em abril, Ricardo teve 26,4% e na segunda, divulgada hoje, ele atinge 30,2%. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) manteve-se estável, com leve crescimento de 39,4% para 40,1%. Já o ex-prefeito Veneziano (PMDB) teve ligeira queda. Em abril ele tinha 10,2% e, agora, passou para 9,2%. 
Resultado que mostra claramente uma polarização entre Cássio e Ricardo para a disputa eleitoral deste ano. Precisando, Veneziano mostra desenvoltura para uma reação. Ou seja, como pesquisa não agrada à todos o povo de Veneziano está chiando, os governistas comemorando e os cassistas festejando. A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em todas as regiões do estado, de 31 de maio a 5 de junho. No TRE a pesquisa está rejeitada sob o número PB-00011/2014 e no TSE a amostra também está registrada, sob o número BR-0015/2014.

TCU condena dirigentes e ex-dirigentes do DNIT [o itaporanguense Expedito Leite, entre eles] e do DER a multas de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

Atual superintendente do Dnit-PB, Gustavo Adolfo e o ex Expedito Leite
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu punir, com o pagamento de multa, dirigentes e ex-dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) por irregularidades nas obras de duplicação da BR-230, trecho João Pessoa/Campina Grande. As multas, que variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil, foram aplicadas a Oduwaldo Andrade e Silva, [o ex-superintendente do Dnit-PB) Expedito Leite, Inácio Bento, [o atual superintendente do Dnit-PB) Gustavo Adolfo Andrade de Sá e Luiz Clark Soares Maia. O TCU determinou ao DER que em 90 dias apure possível responsabilidade da Via Engenharia por defeitos na execução dos serviços.
Já em relação ao Dnit, o tribunal determinou que o órgão estabeleça parâmetros objetivos para aferir a qualidade das restaurações contratadas, valendo-se das ferramentas mais recentes para essa finalidade. Deve também fixar critérios objetivos para a aceitação das obras de restauração, para garantir que os pavimentos restaurados alcancem sua vida útil de forma satisfatória.
As determinações foram dadas no julgamento do relatório de auditoria nas obras de duplicação da BR-230. Durante a fiscalização, foram identificados indícios de irregularidades, tais como execução de serviços com qualidade deficiente nos Lotes 2 e 3, fiscalização ou supervisão deficiente ou omissa e obstrução à fiscalização do TCU.
O relatório apontou a existência de intenso trincamento e elevadas deflexões, ocorrentes principalmente na pista duplicada, cujas obras foram executadas pela construtora Via Engenharia, com base em convênio firmado entre Dnit e DER. A surpresa de tal constatação levou ao refazimento dos trabalhos, em diversos trechos, em particular, no levantamento das medidas das deflexões realizadas com a viga Benkelman para confirmação dos valores medidos.
PROBLEMAS NA CONDUÇÃO DE OBRAS
A conclusão a que chegou a auditoria é de que houve falhas na condução das obras, as quais acarretaram a degradação precoce da condição estrutural do pavimento e, consequentemente, dano ao erário. O Dnit esclareceu que se houve qualidade deficiente, esta não decorreu de falha da fiscalização gerencial exercida pela autarquia. Assinalou também que o Dnit não procedeu ao recebimento definitivo das obras, já que o DER deixou de atender integralmente a demandas anteriores. A construtora Via Engenharia defende que a degradação estrutural não decorreu de falhas construtivas nem de problemas estruturais, mas do excesso de carga e do intenso tráfego que passam pela rodovia, não previstos no projeto, aliados à falta de conservação. O ex-superintendente do DER, Inácio Bento, afirmou que no período em que exerceu o cargo primou pela boa aplicação dos recursos públicos, tendo todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, agindo da mesma forma nos convênios de restauração e duplicação da BR-230.
Como não foi possível quantificar o dano ao erário, o TCU decidiu apenas aplicar multa aos responsáveis. “Ainda que não se possa imputar débito aos responsáveis, estes merecem ser apenados na justa medida de suas condutas comissivas ou omissivas que concorreram para o desgaste prematuro dos pavimentos duplicados”, diz o parecer do Ministério Público de Contas, sendo acompanhado pelo relator do processo, José Múcio Monteiro. “Também reconheço a impossibilidade de apurar o débito a ser eventualmente imputado aos responsáveis de forma solidária com a Via Engenharia, quer por verificação, quer por estimativa”. No Lote 3, os auditores identificaram indícios de execução de serviços com qualidade deficiente em dois momentos: o primeiro, na execução da duplicação, concluída em agosto de 2001, que apresentou sinais de degradação em 2007; o segundo, na execução dos serviços de revitalização, pois a avaliação estrutural de 2009 não revelou melhoria na condição estrutural da rodovia em relação aos levantamentos de 2007; pelo contrário, apontou degradação ainda mais acentuada. (com Lenilson Guedes)

Cássio e Vitalzinho conversando muito sobre rumos do PSDB e PMDB

Após dura partida, logo, sequenciada de festa pela vitória do Brasil sobre a Croácia, pelo placar de 3 X 1, na abertura da Copa, ontem, os temas políticos retomam a pauta da imprensa paraibana, já que estamos avançando até o prazo final de convenções, próximo dia 30.
O fato é que as conversações em Brasília, onde tudo é decidido, caminham à todo vapor. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), por exemplo, só anunciará o candidato ao Senado em sua chapa, na convenção. Mesmo tendo ensaiado uma briga pela vaga, o ex-ministro e atual deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) vai mesmo disputar à reeleição. Sobrando nas conjecturas o ex-senador Wilson Santiago.
Mas, o que diabos estaria acontecendo que Santiago não é anunciado logo para a vaga? A resposta pode estar no fato do PMDB discutir internamente uma possível aliança com o PSDB. O senador Vitalzinho, dizem, até admite [em particular] a desistência de Veneziano para que o 'Cabeludo' seja o candidato ao Senado, na chapa de Cássio. O próprio Veneziano tem resistido à ideia. Cássio também. Só que por fatores estratégico do ponto de vista da geografia política do Estado.
Para o PSDB, com Veneziano na chapa de Cássio abriria brecha para o governador Ricardo Coutinho (PSB) promover uma disputa João Pessoa versus Campina Grande. Por isso, o mais adequado, segundo os tucanos, seria a composição, porém, com outro nome: o deputado Manoel Júnior, que proporcionaria mais facilidade da chapa PSDB/PMDB ser aceita na Capital. Só que Vitalzinho não aceita essa composição, aposta que o irmão venceria essa barreira.
Cássio e Vitalzinho conversam muito. Aguardemos o desenrolar dos fatos..

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Após susto, Neymar e Oscar brilham e levam Brasil ao triunfo na estreia.

Imagem mostra exato momento em que o goleiro Pletikosa toca na bola, mas não impede o gol brasileiro após o pênalti batido por Neymar
Foram necessários 64 anos, 10 meses e 29 dias. Pelé surgiu, jogou, parou. Idem a outros ídolos do futebol brasileiro. O país conquistou cinco títulos mundiais. E hoje, 12 de junho de 2014, enfim o Brasil voltou a vencer um jogo de Copa do Mundo em casa. Mas foi sofrido - e muito. O Brasil bateu a Croácia por 3 a 1, no Itaquerão, com direito a gol contra em 10 minutos de jogo e Neymar decidindo. Graças ao camisa 10, o sonho do hexacampeonato em casa começou bem.
Não que tanto tempo sem vitória em casa fosse tratado como algo que influenciaria o futebol de Neymar e cia. no gramado do Itaquerão. Mas desde os 6 a 1 sobre a Espanha, no dia 13 de julho de 1950, o povo brasileiro não assistia a um triunfo de seu país em uma Copa em casa. Isso acabou. Mesmo que de forma controversa: como no primeiro jogo do título em 2002, o Brasil saiu atrás e só virou com pênalti polêmico. Para diferenciar, o terceiro gol, marcado por Oscar, veio no final. Três pontos garantidos e um jogo a menos para a conquista da taça.

Governador Ricardo Coutinho vai ao STF contra PEC dos Procuradores

O governador Ricardo Coutinho vai entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para derrubar a PEC aprovada pela Assembleia Legislativa que muda os critérios de escolha do procurador-geral do Estado. A informação foi dada hoje (12) pelo procurador-geral Gilberto Carneiro, durante entrevista à rádio CBN. "A decisão de ajuizar uma ação direta de inconstitucionalidade não é minha. Essa decisão é do governador", afirmou.
A proposta aprovada pelos deputados dispõe que o procurador-geral do Estado será nomeado pelo governador, dentre os membros da carreira. Segundo Gilberto, em 2002 o STF julgou inconstitucional esse mesmo dispositivo que foi inserido na Constituição do Estado. Ele observou que a matéria foi aprovada na ALPB sem obedecer o devido processo legislativo. "Não basta que a oposição tenha maioria para querer aprovar qualquer tipo de matéria só com a intenção de fazer a política nefasta", destacou.
Ele disse que não teme perder o cargo de procurador-geral do Estado pelo fato de não ser um membro da carreira de Procurador. "Eu estou absolutamente tranquilo. Eu não sou procurador de carreira, sou procurador-geral e estou no cargo por confiança do governador". Segundo ele, a matéria tramitou na Assembleia Legislativa sem obedecer as formalidades previstas no regimento da Casa. "Não se teve sequer o parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Foi uma medida aprovada a toque de caixa apenas com o intuito de querer atingir o governador e de querer atingir a mim".

Caso rifado, Cícero fará peregrinação de 500km na obra da Transposição

O senador Cícero Lucena (PSDB) já decidiu o que fazer caso seu nome seja rifado, como se configura, da chapa majoritária do PSDB, encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), nas eleições estaduais deste ano.
O tucano irá percorrer e fiscalizar, in loco e a pé, os 500 quilômetros da extensão das obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco. Será uma forma diferente de reeditar peregrinação nos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, quando era prefeito de João Pessoa (PB). 

Vereadores de Nova Olinda reafirmam hoje apoio ao governador RC

O governador Ricardo Coutinho recebeu nesta quarta-feira (11) a reafirmação do apoio ao seu projeto de reeleição de várias lideranças políticas do município de Nova Olinda, no Vale do Piancó.
Os vereadores Luiz Júnior (PSB), Neto de Quirino (DEM), Sebastião Braz (PTB), José Davi (PSDB), além do ex-vereador Djalma Fernandes e o empresário Vando Pinto, todos de Nova Olinda, fizeram questão de endossar que estão com Ricardo Coutinho pelos inúmeros benefícios que o governador tem levado não só para a cidade mas para toda a região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano.
De acordo com o vereador Luiz Júnior, que falou em nome do grupo, “Viemos aqui reafirmar o apoio à reeleição do governador Ricardo pelas obras para o Vale do Piancó e Nova Olinda a exemplo da ligação asfáltica entre Pedra Branca e Nova Linda, um sonho que dura muitos anos e que outros governantes prometeram”.

Primeiro partido a realizar convenção na Paraíba, o PPL decide firmar aliança com PSB e apoiar reeleição de Ricardo Coutinho...

ppl
O Partido da Pátria Livre (PPL) foi o primeiro a realizar sua convenção estadual, que ocorreu ontem (11), quando decidiu firmar aliança com o PSB e apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho. "É muito importante mantermos esse apoio a esse projeto de governo que está mudando as formas de se governar nosso Estado. Ricardo vem trabalhando muito e realizando ações em diversas áreas, seja na infraestrutura, na saúde, na segurança, na educação e na melhoria das categorias de servidores públicos", declarou o presidente da legenda, Chico do Sintram.

Chegou a hora: Brasil estreia na Copa do Mundo 2014 nesta quinta, às 17h, contra Croácia.

Luiz Felipe Scolari e Neymar: descontração
Após 64 anos, o Brasil volta a sediar um campeonato mundial de seleções de futebol. Em 1950,o 'escrete canarinho', chegou à final contra a 'celeste olímpica'. A história registra o 'maracanazo' marcado pela trágica derrota dos brasileiros frente o Uruguai, de Cannigia o artilheiro e carrasco da final do estádio Mário Filho, que foi totalmente reformado para a Copa deste ano. Naquela Copa a camisa oficial da Seleção Brasileira era de cor branca. Depois daquela derrota, ela foi aposentada e um concurso aprovou a camisa de cor amarela, que completa hoje 60 anos e cinco títulos. 
A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo 2014 nesta quinta-feira, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo. Tem sete jogos pela frente para confirmar seu favoritismo e chegar à final cotra poderosos adversários que são apontados pela mídia especializada, em alguns casos, como equipes em condições de igualdade de ganhar essa disputa, mesmo sabendo que o fator torcida jogar a favor dos brasileiros. Por ordem, Alemanha, Argentina e Espanha são as seleções mais difíceis de encarar. O Brasil aposta não só na torcida, mas no entrosamento do elenco, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari que deu ao grupo o sentido da 'nova família Felipão'.
É o mesmo Felipão que, em 2002, levou o Brasil ao penta campeonato mundia, com Ronaldo e Rivaldo brilhando nos campos da Coréia e do Japão. Ali o menino Ronaldo 'Fenômeno' foi a estrela. Agora, doze anos depois, Felipão aposta em outro menino, Neymar, que vestindo a camisa 10 - e a primeira que usar na Copa será dada de presente à mãe - para decidir essa Copa.

Emoção tomou conta ontem de sessão durante entrega de comenda à cantora Lucy Alves, na Câmara Municipal de João Pessoa.

Emoção toma conta de sessão durante entrega de comenda à cantora Lucy Alves, na CMJP
A emoção tomou conta da sessão especial em que a cantora e compositora paraibana, Lucy Alves, recebeu a maior comenda do legislativo da capital, a Medalha Cidade de João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de João Pessoa.
Lucy Alves se disse emocionada em voltar à Casa em mais uma homenagem A anterior ocorreu com o Clã Brasil, grupo do qual era vocalista, que recebeu a Comenda Ariano Suassuna. “Quero registrar minha alegria de poder me sentir uma representante nata da cultura da minha terra. E é especial para mim que essa homenagem tenha partido de Raoni, que conhece o meu trabalho há muito tempo. Ser reconhecida lá fora é bacana, mas ser reconhecida pelos seus é especial”, enfatizou.
Após discursar emocionada, Lucy tocou a safona que a acompanha desde a criação do grupo Clã Brasil. A canção escolhida foi o hino popular da Paraíba, Meu Sublime Torrão, do compositor Genival Macedo. “É uma canção que fala de nossas belezas naturais, não só de João Pessoa, mas de todo o estado, frisou. Badu, paide Lucy e idealizador do Clã Brasil, enfatizou a importância da homenagem na Câmara Municipal de João Pessoa. “Lucy está mostrando para todo o Brasil sua arte a a representatividade de seu talento que é resultado de muito estudo e longo aprendizado”, disse.
O vereador Raoni Mendes, autor da propositura que presidiu a sessão, destacou o talento de Lucy Alves como uma referência da identidade do povo de João Pessoa e da Paraíba, desde a criação do Clã Brasil até o reconhecimento nacional por sua participação no programa The Voice. “A cultura da Paraíba se renova também com o trabalho de Lucy Alves, que é a grande revelação de João Pessoa nos útimos tempos. É preciso nos orgulharmos porque tu és nossa e com muito orgulho. Você demonstra para todos nós, a partir da família, aonde podemos chegar”, afirmou.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

“Tapetão não. Para ganhar de Cássio só no voto”, diz Harrison Targino...

O advogado e especialista em direito eleitoral, Harrison Targino, declarou, nesta quarta-feira (11) acreditar que os adversários do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) não será beneficiado com o tapetão durante as eleições deste ano. De acordo Harrison Targino, para ganhar do senador tucano, só nas urnas.
“Para ganhar de Cássio este ano é possível, mas tem que ser no voto. Tapetão desta vez não. Deixa o povo votar”, disse Harrison ao participar de seminário sobre direito eleitoral na cidade de Patos, no sertão paraibano.
Antes, Harrison Targino declarou que Cássio está elegível durante o pleito eleitoral, mesmo que ele sofra a aplicação de pena de oito anos de inelegibilidade conforme determina dispositivos da chamada ‘Lei Ficha Limpa’.
“O próprio Tribunal Superior Eleitoral decidiu por unanimidade que o prazo da inelegibilidade se contará após o prazo da eleição. Se a eleição de Cássio foi no dia primeiro de outubro de 2006, então no dia primeiro de outubro de 2014 estarão transcorridos oito anos da pior das penas eleitorais. Portanto, no dia 5 de outubro deste ano, quando ocorre a eleição, Cássio estará elegível e poderá receber votos dos paraibanos se assim o desejar”, argumentou.

Redução de deputados na Assembleia e Câmara Federal
Ainda durante a entrevista, Harrison Targino falou das expectativas sobre a votação, nesta quarta-feira (11), no Supremo Tribunal Federal (STF) das ações de inconstitucionalidade contra projeto de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reduziu o número de parlamentares na Assembleia Legislativa Paraíba e da bancada do Estado na Câmara Federal,
Harrison Targino avaliou que o STF deve seguir o entendimento do TSE e manter a redução. “Minha opinião pessoal é que sob o aspecto jurídico, apesar de lamentar os seus efeitos, a tendência do Supremo é confirmar a constitucionalidade da resolução do TSE que julgou baseado em pleito do próprio Congresso Nacional”, afirmou. (com Ary Ramalho, em Patos)

Policiais agendam ato público em CG paa o dia 26 em protesto contra falta de diálogo do Governo

Reunião da PM em CG02 Reunião da PM em CG
Policiais e bombeiros militares realizam, próximo dia 26, um ato público seguido de uma caminhada pelo centro de Campina Grande, em protesto contra a política de segurança pública do Governo Ricardo Coutinho. A decisão foi tomada, ontem (10), durante uma reunião realizada na Associação de Cabos e Soldados, em Campina Grande. 
Segundo o coronel Francisco, presidente do Clube dos Oficiais, "já passaram três anos e seis meses, e o governador jamais se dignou a responder os pedidos reiterados por uma audiência do Fórum dos Servidores, para debatermos, não apenas os problemas relativos aos policiais e bombeiros militares, mas as demais categorias, ele não quer dialogar".
Durante o ato público, os policiais vão publicizar um novo documento, solicitando audiência para discutir os problemas da segurança no Estado: "Temos demandas, como o fim da paridade entre o pessoal da ativa e os inativos, além do fim dos subsídios". "Não se faz segurança pública tratando a tropa dessa forma. O governador não tem sensibilidade para entender que o mais importante no aparelho de segurança é o homem, e não apenas o anúncio e as promessas".

Justiça nega recurso do Governo RC e mantém plano de cargos no DER...

DER Justiça DER Justiça02
A Justiça acaba de negar recurso do Governo do Estado e determina que seja mantido o plano de cargos dos funcionários do DER. A decisão é do juiz João Batista Barbosa, convocado como desembargador e relator do processo. Em sua decisão, o magistrado pontuou que "o papel do Judiciário é fazer Justiça, e não aplicar a lei, simplesmente".
O Governo Ricardo Coutinho tentou retirar duas conquistas da categoria: primeiro, suprimir o salário-mínimo como balizador de atualização salarial, depois derrubar o plano de cargos, carreira e remuneração, em vigor há doze anos. Segundo o magistrado, "depois de doze anos acobertada como coisa julgada, desnudar a sentença desse cobertor é ofender, de forma patente, o princípio da segurança pública".
Em decisão da última segunda-feira (9), o juiz João Batista concedeu tutela antecipada, ante ação impetrada pelo Sindicato dos Servidores do DER. A ideia, segundo o magistrado, é "emprestar efeito suspensivo à apelação cível (do Governo), paralisando, por inteiro, a decisão recorrida". Com isso, fica mantido tanto o salário-mínimo como referencial de reajuste, como o plano de cargos.

PRB oficializa apoio a Cássio na próxima semana e Jutay Meneses revela adesão de mais 4 partidos ao PSDB...

jutay
O deputado e presidente estadual do PRB, Jutay Meneses, afirmou nesta quarta-feira (11) que recebeu avala da Executiva Nacional do partido para realizar a aliança que resulte no crescimento da legenda na Paraíba. "Na próxima semana, vamos oficializar nossa aliança com o senador Cássio Cunha Lima. Já está decidido que nosso apoio será dele, vamos apenas oficializar", declarou. Jutay também revelou que além do PRB, mais quatro partidos anunciarão apoio à pré-candidatura de Cássio. "Não vou citar nomes porque ainda estamos em conversação, mas vamos anunciar esse apoio em bloco", disse.

Hugo Motta se aproveita de crise entre PMDB e Dilma, “mela” indicação do PRB e mantém aliado na Superintendência da Pesca na Paraíba

O deputado federal Hugo Motta sabe como ninguém se aproveitar de situações delicadas. Talvez seja esta uma característica familiar. Hugo se aproveitou de mais um princípio de crise entre o PMDB e a presidente Dilma, que recebeu o apoio formal ontem do partido, mesmo que por um placar apertado, para "melar" a nomeação do advogado Inácio Machado como adjunto da Superintendência Regional da Pesca na Paraíba.
O ato de nomeação de Machado já havia sido publicado no Diário Oficial da União, semana passada, mas foi revogado por outra decisão do Ministério da Pesca mantendo o ex-vereador de Patos, Almir Mineral, no cargo. Inácio Machado foi nomeado por indicação do PRB, também aliado do Planalto, e de várias colônias de pescadores da Paraíba. Hugo reclamou ao ministro Marcelo Crivella de que não foi ouvido sobre a saída do seu apadrinhado político.
Para não criar outro problema do governo com o PMDB, o ministro Crivella resolver ceder, revertendo a nomeação do indicado e mantendo Almir Mineral. Hugo Motta mostrou que tem prestígio e também que sabe como ninguém usar o partido para beneficiar seus apadrinhados políticos.

Prefeitura de Conceição faz reunião preparatória para início do cursinho pré-vestibular municipal marcado para o próximo dia 30...

Uma reunião, realizada ontem na Câmara Municipal de Conceição, entre o secretário municipal da Educação e grupo de estudantes pré-universitários serviu para planejar o início das aulas do Cursinho Pré-Vestibular Municipal. Ofertado pela Prefeitura de Conceição aos estudantes da cidade, o cursinho terá suas aulas iniciadas no próximo dia 30, oportunidade em que os alunos receberão cadernos, lápis e borracha, para auxiliarem nos seus estudos.
Os alunos saíram bastante contentes da reunião e muitos deles aproveitaram para fazerem suas matrículas. Os interessados em participar do cursinho podem fazer suas matrículas na Secretaria Municipal da Educação. Vale ressaltar que o cursinho é aberto a todos os alunos do terceiros no do ensino médio e concluintes de escolas públicas e privadas de Conceição. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
O conteúdo das aulas será o do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, que será trabalhado por um renomado grupo de professores efetivos do município. Esta é mais uma prova de compromisso do prefeito Nilson Lacerda e da vice-prefeita Nena Diniz com o setor educacional dos jovens conceiçoenses. (com Ascom)

terça-feira, 10 de junho de 2014

Ao apresentar a filha Camila como sucessora na disputa pela manutenção do mandato, Léa Toscano anuncia dobradinha com Pedro Cunha Lima...

Ao apresentar, durante entrevista na Constelação FM, em Guarabira, a filha Camila Toscano (PSDB) como sua sucessora no projeto de manter o mandato, a deputada estadual Léa Toscano (PSB), esposa do prefeito da cidade e ex-deputado Zenóbio (PSDB), aproveitou o momento para anunciar que sua filha fará dobradinha como o jovem Pedro Cunha Lima (PSDB), que disputará vaga de deputado federal, advogado assim como a jovem advogada. A deputada Léa Toscano rompeu com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e anunciar apoio ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o que inviabilizou a disputa pela reeleição já que é filiada ao partido do socialista. Tanto Pedro como Camila falaram ao povo sobre a novidade, através dos microfones da emissora...
 
 

Megulhada em dívidas, prefeitura de S. J. de Caiana tem 'saldo zerado' da 1ª parcela do FPM do mês com sequestro R$ 265 mil para saldar débitos.

Saldo zero neste dia 10. Foi assim que ficou a conta da Prefeitura de São José de Caiana, no Alto Sertão da Paraíba, após o depósito da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios do mês de junho, efetuada pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Mesmo sendo creditado na conta cerca de R$ 265 mil, isso aconteceu porque a Prefeitura Municipal está mergulhada em dívidas, e logo que foi realizado o depósito houve o recolhimento de débitos e contribuições maior que o saldo, após deduções dos valores somados juntos.
Não é de hoje que o pequeno município do Vale do Piancó passa por esse constrangimento. Quem sofre com tudo isso é a população, que além de conviver com uma das piores administrações municipais do interior do Estado, ainda vê o município com a cota do FMP retido por conta de dívidas da Prefeitura.
Constantemente, moradores e professores reclamam que o prefeito, José Walter (PMDB), passa mais tempo fora do município do que na cidade que administra. Devido a isso é que a cidade está convivendo com o descontrole da administração pública municipal. (com Radar Sertanejo)

Deputado Lindolfo Pires prestigia evento em Piancó ao lado do prefeito Sales Lima e do ex-senador Efraim Morais...

O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) esteve prestigiando, juntamente com o ex-senador Efraim Morais, evento promovido pela prefeitura de Piancó, no centro da cidade, atendendo convite do prefeito Sales Lima (DEM). Na ocasião, o deputado recebeu declaração de apoio do vereador Pádua Leite (PT) que atendeu pedido do prefeito. Lindolfo espera obter grande votação em Piancó em sua caminhada pela renovação do mandato na Assembléia Legislativa. 

Advogados deflagram campanha por juíz na Comarca de Santana dos Garrotes...

Advogados que atuam nos Municípios de Santana dos Garrotes, Nova Olinda e regiões, reivindica a vinda de juiz para a Comarca de Santana dos Garrotes, tendo em vista que desde fevereiro deste ano a comarca está sem juiz, que foi transferido para a cidade de Itaporanga. 
De acordo com os advogados Doutores: Walter Gonzaga, José Saturnino, Silvania Paulino, Warren Stênio, José Paulo Filho, José Bezerra, Mayara Campos, Carlos Ferreira, que atuam no Município, a falta de um Juiz na Comarca impede os trabalhos dos advogados, os processos ficam parados, não tem movimentação nem julgamento e nem despacho dos processos. Ainda de acordo com os doutores, só tem uma juíza na quinta-feira para atender a população, mas não consegue resolver todos os problemas. 
Os advogados de Santana dos Garrotes e região, não restringem suas funções aos escritórios e a seus clientes, mas tem um compromisso com a melhora da prestação jurisdicional, por acreditar que uma sociedade só é justa quando a resposta do Estado-juiz aos pleitos dos jurisdicionados é prestada em tempo razoável e de forma efetiva. Os advogados militantes da Comarca Santanense reuniram nesta terça-feira (10) de junho, no Fórum Advogado, onde fizeram um singelo protesto, que pretendem oficializar ao Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. (com Ascom)

Daniella Ribeiro diz que o PP só deve decidir no último dia se ficará com Cássio ou Ricardo...

A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) disse na tarde desta terça-feira (10), na TV Arapuan, que o PP só deve definir com quem ficará durante a convenção marcada para o próximo dia 30, por estar aguardando o desenrolar dos fatos políticos. "Não temos como antecipar o posicionamento do PP. À prudência manda que fiquemos quietos", disse. Perguntada se o PP ficará com Cássio, respondeu: "O ministro Aguinaldo Ribeiro (irmão dela) já esteve conversando, institucionalmente, com Cássio e Ricardo. Mas, ainda não há nenhuma definição do PP em relação às eleições". 

Governador azeda relação com ex-secretário Ricardo Barbosa por conta do não cumprimento de prazos para inauguração de obras...

Depois de Ricardo Barbosa (foto) deixar a Secretaria Executiva do PAC e a Superintendência da Suplan, para concorrer a uma vaga de deputado estadual nesta ano, começou a surgir estremecimento entre ele o governador Ricardo Coutinho (PSB). Informação dá conta de que Barbosa prometeu uma mercadoria e não entregou, as tão propaladas obras que deveriam ter sido entregues no final do mês de abril passado.
O governador até acelerou a assinatura de ordens de serviços, entretanto, chegando ao prazo final para inaugurações dentro do calendário eleitoral, Ricardo Coutinho percebeu que todos os prazos prometidos por Barbosa não foram cumpridos e outras obras até paralisadas ficaram. Barbosa, que até abril passada era tido como um dos principais auxiliares, hoje tem dificuldades de ser atendido ao telefone por RC.
Quem arrebentou a corda foi o hoje todo poderoso do governo, secretário João Azevedo - que substituiu Barbosa na Supla, e teve que revelar ao governador que todos os prazos prometidos por Barbosa foram ultrapassados. O governador, inclusive, havia indicado Ricardo Barbosa para alguns prefeitos, como candidato do governo a deputado estadual, a exemplo de Berguim (Itaporanga) e Deusinha (Igaracy).

Tião Gomes denuncia trama de Aracilba e Ney para tomar comando do PSL e levá-lo para a aliança do senador Cássio; Aracilba nega...

O presidente estadual do PSL, deputado Tião Gomes, denunciou, nesta terça-feira (10), que o ex-senador Ney Suassuna e a ex-secretária estadual de Finanças, Aracilba Rocha, estão orquestrando um golpe, via direção nacional para tomar o comando na Paraíba. Segundo Tião, a trama ocorre porque Aracilba propõe a adesão do partido a Cássio, alegando perseguição do Governo do Estado à sua pré-candidatura deputada estadual. “Tenho 30 anos de amizade com ela (Aracilba), mas isso não é certo”, lamentou o deputado.
Aracilba ironizou a denúncia de Tião, afirmando que a denúncia não tem o menor fundamento. “Não é possível que Tião esteja ficando doido. Ney está em negócios no exterior e só volta 10 de julho, após as convenções”, completou. Indagada por que prega a adesão do PSL a Cássio, conforme informou Tião, a ex-secretária do governo Ricardo Coutinho (PSB) disse que não está defendendo ninguém. “Estou tentando escapar”, completou.

Veneziano reage e aumenta o tom das criticas contra RC e Cássio...

Como publicamos ontem, está aí o vídeo para você conferir, o ex-prefeito Veneziano (PMDB), pré-candidato ao governo, começa a reação e aumentou o tom das críticas contra seus concorrentes: o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), através da propaganda eleitoral gratuita que segue em inserções na TV. Veneziano, inclusive, aparece com os cabelos aparados.

D.O publica decreto assinado pelo governador criando cargo de gerente da Casa da Cidadania que será instalada na cidade de Piancó...

A edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial traz publicado o Decreto nº 35.065, de 06 de junho de 2014, transformando 02 (dois) cargos comissionados de Agentes de Programas Governamentais II em 01 (um) cargo de Gerente Operacional da Casa da Cidadania de Piancó. É o primeiro passo para a instalação da unidade em Piancó, que vai atender toda a região, anunciada pelo próprio governador Ricardo Coutinho no mês de abril passado.
O órgão será instalado através de termo de cooperação firmado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Piancó, que cede um prédio para seu funcionamento. Assim, Itaporanga perde a possibilidade de sediar uma unidade da Casa da Cidadania, como se projetava ano passado. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Geralda Figueiredo e Geraldo Pedro (Cobal) são eleitos diretora e vice-diretor da Escola Adalgisa Teódulo, em Itaporanga...

Muita festa da classe estudantil em Itapoanga, na noite desta segunda-feira (9), após resultado da eleição direta ocorrida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adalgisa Teódulo da Fonseca, uma das mais tradicionais da cidade e das maiores de todo o Vale do Piancó, que elegeu a professora Geralda Figueiredo (foto) nova diretora do educandário. 
Geralda, tendo o professor Geraldo Pedro (Cobal) como vice-diretor, venceu a disputa com 49% dos votos contra 47% dados ao professor José Martins Neto (Dedé), que tinha a professora Selma como vice em sua chapa. Com esse resultado, Geralda retorna a direção da escola após 13 anos de gestão da professora Valmira Herculano Caiana, que a sucedeu. 
A eleição desta noite no educandário deu uma demonstração do ânimo dos grupos políticos em Itaporanga, já que Valmira apoiava a candidatura de Dedé - que também recebeu apoio do esquema liderado pelo governo do estado e pelo prefeito de Itaporanga. Geralda Figueiredo tem serviço prestado na comunidade escolar e no município, com passagem elogiada pela Secretaria Municipal de Assistência Social - na gestão do ex-prefeito Djaci Brasileiro.

Em Piancó: Festa de Santo Antônio começa amanhã e vai até quinta com Gatinha Manhosa, Saia Rodada, Capilé e Forró dos Balas, dentre outras.

A tradicional festa do Padroeiro Santo Antônio, na cidade de Piancó, aberta desde o último dia 1º de junho, terá sua parte social iniciada nesta terça-feira (10) com diversas atrações. Com objetivo de superar a festa do ano passado, a prefeitura anunciou programação com três dias de festa, em estrutura que será montada na Praça Salviano Leite - centro da cidade. 
A animação desta terça-feira ficará por conta das bandas Flor de Lótus, Espora de Ouro e Gatinha Manhosa. Na quarta-feira (11), se apresentam no palco as bandas Saia Rodada, Capilé e Forró Deskolado. Já na quinta-feira (12), será a vez de Forró dos Balas, Netinho Lins e Brilhantes do Forró.

Deputada Léa Toscano revela que sua filha Camila é quem vai disputar mandato no seu lugar...

Esposa do ex-deputado e atual prefeito Zenóbio (Guarabira), a deputada estadual Léa Toscano (ambos no gabinete do senador Cássio, na foto ao lado) revelou hoje (9) que não vai disputar a reeleição este ano, por isso, está apresentando a filha, Camila Toscano, como pré-candidata a sua vaga na Assembléia Legislativa. Léa integrava a base de sustentação política do governador Ricardo Coutinho (PSB), inclusive é filiada ao partido socialista, mas optou por apoiar a pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A advogada Camila vai disputar mandato de deputada pelo PSDB.

Pastor 'Poroca' se solidariza com acusados de urinarem em imagem de santa e quase é linchado...

O pastor Luiz Lourenço, conhecido no Sertão pelo apelido de 'Pastor Poroca', foi atacado e expulso do município de Carrapateira, na noite de ontem (8), devido ele ter defendido membros da Igreja Pentecostal Rio de Águas Vivas, que se envolverem em polêmica após quebrarem e urinarem em uma imagem de Nossa Senhora.
'Poroca', que é o líder da igreja evangélica no Sertão, chegou a Carrapateira já escoltado por policiais do 14º BPM/Sousa, entretanto, nem a força policial conteve a fúria dos católicos do município, que ficaram revoltados com a polêmica e acusaram os evangélicos locais de falta de respeito e de intolerância religiosa.
A chegada de 'Poroca' a cidade aumentou a tensão e, rapidamente, houve aglomeração em frente a igreja onde ele se encontrava. A partir daí, se ouviu insultos, vaias, palavras de ordem e até troca de empurrões. O pastor teve que ser retirado da cidade numa viatura policial. Segundo informação, a população estava pronta para linchar o líder evangélico.

Ronildo Moura parabeniza sucesso de empresários caianenses em JP...

Presidente da Câmara Municipal de São José de Caiana, o vereador Ronildo Moura esteve com os empresários Romeriton Paulo e Alisson Ramalho Lopes, respectivamente, proprietários da lojas Ramo da Moda e Cafeína Dona Maria, em João Pessoa.
Oportunamente, Ronildo parabenizou os conterrâneos pelo sucesso alcançado no mundo dos negócios que, segundo o parlamentar-mirim, é um estímulo para futuros empreendedores.
"Engrandece muito saber que estes empresários estão elevando o nome do nosso município, sendo bem sucedido no setor empresarial", comentou Ronildo.

Pedido de remanejamento de R$ 1,3 bilhão para pagar servidores pode causar novo enfrentamento entre Governo e AL.

Parece que a "guerra" entre o Governo e a Assembléia Legislativa terá novo round e intensa troca de acusações de parte a parte. É que o Governo quer remanejar R$ 1,3 bilhão do orçamento deste ano para pagar a folha dos servidores públicos e a complementar orçamento dos demais poderes, ou seja, da própria Assembléia, do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Isso porque, dizem, joga-se para a Assembléia a possível falta de recursos para cobrir a conta no fim do ano.

Jovens que fizeram algazarra em carro oficial do Estado foram detidos e irão responder por dano e violação ao patrimônio público...

Os quatro jovens que fizeram uma farra em cima de um veículo oficial do Governo do Estado, na cidade de Patos, já foram detidos pela Polícia Militar. Segundo a Secom/PB, os jovens aproveitaram que o veículo estava parado em uma oficina onde passaria por uma revisão para cometer a infração. "Eles entraram no veículo com bebidas alcoólicas, foram para o capô do veículo oficial  fizeram uma algazarra no carro da Secretaria de Saúde do Estado, que estava estacionado em frente de uma oficina para ser submetido a uma revisão. O caso ocorreu no bairro Santo Antônio", comentou o tenente-coronel Cunha Rolim, comandante do 3º BPM/Patos.
Segundo o oficial, após as imagens serem postadas nas redes sociais, o dono da oficina foi até a delegacia e denunciou o caso. "O dono da oficina fez um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o crime. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu deter os quatro que aparecem nas imagens", disse. De acordo com o comandante, o autor das fotos é o ex-presidiário Yugo Ruano França Ramalho, que já cumpriu pena por homicídio. Ele foi conduzido até a delegacia juntamente com os suspeitos: João Paulo França de Sousa, Cícero Romão Batista Ferreira de Aguiar e Igor Raffael de Assis Xavier.
Autuados por dano e violação ao Patrimônio Público, pelo delegado Manoel Martins, os jovens foram liberados após a confecção de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Peemedebistas tinha acertado aliança com o PSDB tendo Manoel Júnior como senador de Cássio, mas contrariado Santiago vazou o 'acordo'...

Vale a pena [e como vale] conferir o mais recente artigo do jornalista Júnior Gurgel, publicado nesta segunda-feira (9) na 'A Palavra', onde informa sobre reunião de peemedebistas, realizada em Patos, no Hotel JK, cujo objetivo seria pavimentar aliança com o PSDB com a garantia da vaga de senador destinada ao deputado federal Manoel Júnior. Presente à reunião, o ex-senador Wilson Santiago (PTB) não digeriu a ideia e teria vazado a montagem dessa chapa. 
Seria montado um 'chapão' na proporcional que garantiria praticamente a eleição de toda a bancada federal, causando a retirada do governador Ricardo Coutinho da vida pública, o isolamento do prefeito Luciano Cartaxo, dentre outros desfechos. Veja a seguir trechos do texto, cujo título é "Profissionais": 
"Toda a Paraíba já sabe da “sigilosa” reunião realizada em Patos - PB (Hotel JK), onde parte do PMDB decidiu se coligar com o PSDB, garantindo a vaga do Senado para o Deputado Federal Manoel Júnior. Claro que José Maranhão seria o último a saber. Mas, Wilson Santiago presente no evento - tendo seus interesses contrariados - “vazou” a informação para outra ala peemedebista, que correu atrás do governador Ricardo Coutinho para fechar um acordo, garantindo a vice (Veneziano Vital do Rego) e o Senado (José Maranhão).
Será que o “antenado” senador Vital Filho não sabia nada sobre estas conspirações? Ou as estimulou, obedecendo a decisão da “nacional” do seu partido? O fato é que sobre a “costura” de Patos, José Maranhão se manifestou. Todavia, na união com Ricardo Coutinho, só Veneziano “desconversou”. Também pudera...  “rebaixado” de “Oficial”, para Suboficial! Feriram os brios e a vaidade do cabeludo. O PT, em quaisquer das circunstâncias, ficaria isolado e provavelmente sem condições de botar o bloco nas ruas.
De qualquer sorte, o enganado é sempre o eleitor. Daí, seu impiedoso comportamento na hora de votar: cobra pelo gesto e deslocamento até a secção eleitoral. Para aqueles que ainda não sabem (cremos que poucos), os congressistas descobriram desde a cassação do ex-presidente Fernando Collor de Melo que quem governa o país são eles. O Presidente da República? Peça meramente decorativa, vidraça da vitrine de nossa democracia, que só arca com o ônus. Os bônus são privilégios dos senhores deputados federais e senadores.
O próprio PT, quando viu sua candidata Dilma Rousseff despencar nas pesquisas, tratou de sua sobrevivência ambicionando eleger a maior bancada para Câmara e Senado, mesmo perdendo a Presidência da República. Afinal, quem governa o país é o partido que tem o maior número de parlamentares com assento no Congresso Nacional. Os petistas sonham em superar o PMDB, que hoje governa mais que a sigla dos trabalhadores. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o homem missão, escalado para impedir o crescimento petista ou de qualquer outra legenda.
O vizinho Rio Grande do Norte na última quinta-feira (05.06.2014) viu algo inédito na história política do país, em tempos de “democracia”. A governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, teve sua intenção de ser candidata à reeleição barrada pelo diretório da sua legenda, comandada pelo senador José Agripino Maia. No “acordão” do RN os votos e redutos do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), serão transferidos para Felipe Maia, filho do senador José Agripino. Tudo combinado, e as principais lideranças políticas do Estado no mesmo palanque, em nome exclusivamente de seus interesses pessoais (ou profissionais?). Henrique Eduardo Alves (PMDB) candidato a governador. Ex-governadora Wilma de Faria (PSB) candidata ao Senado da República. Deputado Federal João Maia – campeão de votos (PR) -, vice-governador. Aécio Neves e Eduardo Campos, não terão palanque no RN. Só Dilma Rousseff, que tem uma candidata ao Senado, numa chapa “Quixotesca”.  
A reunião de Patos tinha finalidade semelhante a do Rio Grande do Norte. Manoel Júnior é amigo de Henrique Eduardo Alves. Esteve escolhido Ministro das Cidades patrocinado pelo PMDB de Henrique e Sarney. Mas, nas vinte e quatro horas que antecederam a publicação do ato, o PP de Aguinaldo Ribeiro espertamente antecipou-se, e “abocanhou” o cargo. O acordo (abortado) de Patos, regido pelas cláusulas corporativistas, manteria todos no poder, e ampliar-se-iam as bancadas do PMDB e PSDB. Tiraria o governador Ricardo Coutinho da vida pública, isolariam Luciano Cartaxo; Veneziano e Maranhão seriam “puxadores” de votos, abrindo vaga apenas para Wilson Santiago, que poderia voltar a Câmara ao lado do seu filho. Na berlinda, Aguinaldo Ribeiro e Efraim Filho. Cícero Lucena, defenestrado."

Diretoria do Sindifisco se reúne com Cássio e o presidente da Assembleia

Diretoria do Sindifisco recebe Senador Cássio Cunha Lima e Presidente da Assembleia
A diretoria do Sindifisco-PB se reuniu com o senador e pré-candidato ao governo do Estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), na última sexta-feira (6). A reunião contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo.
Inicialmente, o senador destacou a importância do Fisco para o desenvolvimento do Estado. Em seguida, a diretoria criticou a postura ditatorial do atual governador, que tenta desmontar o Fisco, descumprindo leis, inclusive a do Subsídio, aprovada no governo Cássio. O desmonte prejudica, sobremaneira, a fiscalização e compromete o aumento da arrecadação, consequentemente, o serviço público.
A exemplo de Veneziano Vital do Rego (PMDB), Major Fábio (PROS) e Tárcio Teixeira (PSOL), Cássio garantiu participação na entrevista que o Sindifisco-PB realizará com os candidatos a governador, abordando questões do Fisco e da sociedade. Confirmou presença também no debate a ser realizado pelo Fórum dos Servidores para tratar de temas como serviço público, políticas de investimentos e desenvolvimento do Estado.

Com cabelos aparados, Veneziano começa reação através da propaganda de TV do partido exibindo estilo "paz, amor e trabalho".

Veneziano Vital do Rêgo, o pré-candidato à sucessão governamental pelo PMDB, tem um estilo “paz, amor e trabalho”. No entanto, resolveu acrescentar um ingrediente à mistura: pimenta. O resultado foi ao ar no programa televisivo deste domingo (8). Deu-se durante a inserção do seu partido para a disputa eleitoral de outubro.
Para tornar a propaganda eletrônica mais picante, a equipe de marketing de Veneziano decidiu colocar no ar uma peça tratando dos principais problemas da Paraíba, “o clima é de instabilidade com o aumento da violência”, disse ele na peça publicitária sobre preocupante situação que permeiam a gestão do PSB.
Complementando, disse o pré-candidato do PMDB que “enquanto a violência aumenta os responsáveis batem boca na mídia para saber quem mais demitiu servidores”. A fala dele se refere ao governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), ex-sócio da gestão “socialista”, os dois adversários do peemedebista nas eleições de outubro.
Com novo visual, cabelo aparado, Veneziano ocupa o espaço na mídia que ainda não teve neste período da pré-campanha eleitoral. Aliás, uma tremenda injustiça. Nos próximos dias, os espaços serão de igualdade para todos. O que se pode perceber na inserção, é que a propaganda será não só apimentada, mas também de soluções para resolver os problemas da Paraíba.
Veneziano não pretende transformar seu programa de televisão num festival de denúncias, mas de contrapor os adversários Ricardo e Cássio de que dividiram um governo de caos. Neste aspecto, a intenção do programa convém refrescar a memória do eleitor.
Os casos foram jogados ao meio-fio na voz do próprio pré-candidato a governador Veneziano Vital. “Eles (se referindo a Ricardo e Cássio) prometeram um grande salto, “mas demitiu-se servidores, fecharam escolas, delegacias e até pessoas foram espancadas nos hospitais…”. "Ao invés do sensacionalismo, o PMDB propõe ações propositivas em benefícios dos paraibanos", concluiu. (com Marcone Ferreira)

Jovens utilizam veículo oficial do Governo do Estado em bebedeira...

cerveja1
cerveja
Equipe de reportagem do WSCOM Online  teve acesso, por meio do aplicativo de telefone celular WhatsApp, na noite deste domingo (8), a fotos de jovens utilizando um veículo oficial do Governo do Estado em uma bebedeira. As imagens não revelam a placa do carro, que funciona a serviço da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nem identifica o local e o dia em que ocorreu a “farra”.
Numa das imagens é possível visualizar a ousadia dos jovens pousando para foto, em cima do veículo, uma caminhoneta Chevrolet, de cabine dupla, modelo S10, com garrafas de cerveja e um litro de uísque. O artigo 1º, parágrafo único da Lei Federal 1.081/1950, estabelece “os automóveis oficiais destinam-se, exclusivamente, ao serviço público”.
Em janeiro deste ano, o Governo do Estado promoveu a Operação Uso Legal, que teve como objetivo o combater o uso ilegal de carros públicos por servidores estaduais. Ação foi realizada pela Casa Militar do Governador (CMG), com apoio da Secretaria Estadual de Administração (Sead) e Gerência Executiva de Veículos (Gecov). 
Na oportunidade, ficou estabelecido que os veículos têm de circular com uma autorização especial para trafegar durante a noite ou durante os finais de semana. Os que estiverem sendo usados sem autorização serão recolhidos pela CMG e o condutor será notificado e responderá por processo administrativo.
De acordo com informações do portal do Governo da Paraíba (www.paraiba.pb.gov.br), a sociedade pode ajudar na fiscalização do uso indevido de veículos oficiais. Além das redes sociais e do site da corporação (casamilitar.pb.gov.br), denúncias podem ser feitas, 24h por dia, pelos telefones 0800-083-0094 ou 3216-8030.

Sobrevivência dos deputados e apoio a prefeitos causam entendimentos de alas do PMDB tanto com RC como com Cássio...

Todos os principais lideres do PMDB revelam publicamente apoio irrestrito à pré-candidatura de Veneziano, ao governo, mas mesmo assim avançam as conversas em paralelo entre paramentares peemedebistas com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e outra vertente com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A origem dos fatos está na fragilidade estrutural da pré-campanha de Veneziano para assegurar a reeleição dos deputados federais e estaduais, além de reforço aos prefeitos do interior.
No caso do governador, que esteve várias vezes na residência do ex-governador José Maranhão, a proposta é de composição preservando Rômulo Gouveia (PSD), mas a ala peemedebista pró-RC quer a Vice e a Senatória. Ricardo oferece todo apoio estrutural. Já a outra parte do PMDB liderada pelo deputado federal Manoel Júnior e os estaduais Gervásio Filho e Trócolli Júnior tem tendência e maior apelo com a candidatura do senador Cássio.
Diante da conjuntura, há uma articulação para resolver de vez essas pendências pois estão fragilizando o desempenho de Veneziano nas pesquisas, segundo revelam fontes do próprio PMDB.

Em fase de definições, Aguinaldo e Cássio se encontram em Cubati...

O ex-ministro das Cidades e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), cotado para disputar o Senado em 2014, e o senador Cássio Cunha Lima, pré-candidato ao governo da Paráiba pelo PSDB, se encontraram na tarde deste domingo em Cubati.
Os dois estiveram na festa de aniversário do ex-prefeito da cidade, Josinaldo Vieira. Aguinaldo e Cássio, além do presidente estadual do PSDB, deputado Ruy Carneiro, posaram para fotos ao lado do anfitrião do evento.
Nos bastidores, Aguinaldo é visto como alternativa para figurar na chapa de Cássio. Publicamente, Ribeiro não descarta a tese e Cássio vem confirmando conversas com o PP.  

domingo, 8 de junho de 2014

Alunos conhecem trabalhos desenvolvidos na Fazenda Experimental do Veludo, em Itaporanga.

Dezenas de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adalgisa Teódulo, uma das mais tradicionais de Itaporanga, capitaneados pelos professores João e Amonikalle (ambos na foto ao lado), fizeram um visita bastante produtiva para a grade curricular na Fazenda Experimental do Veludo - localizada cerca de 10 quilômetros de distância da sede da cidade.
O grupo foi recebido pelo técnicos João Nildo [gerente da fazenda] e Abrão Lemos, que mostraram todos os departamentos do lugar e fizeram algumas demonstrações, em particular, com ovelhas e carneiros que lá participam de processo experimental de criação. São cerca de 140 criações de animais lá expostos e também destinados para reprodução em propriedades particulares, em sistema de comodado. 
Durante a visita os alunos ficaram sabendo dos trabalhos lá desenvolvidos, pois a fazenda é uma das poucas especializadas no assunto, bem como, puderam conferir toda exuberância do lugar e sua importância para a agricultura e o agronegócio na região, sem esquecer a contribuição significativa dada ao Estado com os experimentos lá feitos. Uma atividade bastante interessante e poderia ser seguida pelas demais escolas.