sábado, 12 de agosto de 2023

Pedro Cunha Lima é contratado pela Unesco para prestar consultoria ao Ministério da Educação

O ex-deputado federal/ex-candidato ao governo da Paraíba em 2022 Pedro Cunha Lima (PSDB) foi contratado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesc0), agência especializada da ONU, para atuar prestando consultoria junto ao Ministério da Educação (MEC).

A atuação do ex-parlamentar já teve início e tem como foco acompanhar o programa de alfabetização do MEC, fazendo diagnóstico de possíveis aprimoramentos, encontrando gargalos na área e apontando caminhos para o aperfeiçoamento da área. Pedro, inclusive, vai participar de uma reunião para debater o assunto na próxima semana.

Pedro Cunha Lima exerceu a função de presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados até março de 2021. Na época, o Congresso votou a aprovação do Novo Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). No novo Fundeb, a contribuição da União vai aumentar gradativamente até atingir o percentual de 23% dos recursos na área de educação que formarão o fundo em 2026. (com Agenda Política)

Deputado Gilbertinho se antecipa e anuncia apoio à reeleição de Veneziano para o Senado em 2026

O deputado estadual Gilbertinho (União Brasil), que tem atuação no sertão da Paraíba, anunciou esta semana, durante entrevista à imprensa sertaneja, que irá apoiar a reeleição do senador Veneziano (MDB) nas eleições de 2026. Gilbertinho foi recebido recentemente por Veneziano, em Brasília, para firmar parcerias que beneficiaram os municípios onde tem atuação política.

“Recentemente estive em Brasília, fiz uma visita ao senador Veneziano Vital do Rêgo, e fui muito bem recebido, procurando recursos e melhorias para as minhas bases eleitorais, principalmente para o sertão do nosso estado. E, prontamente, o Senador se prontificou a ajudar as cidades para as quais reivindiquei recursos. A gente está construindo parceiras, desenvolvimento e, acima de tudo, a melhoria do povo do sertão paraibano”, destacou o parlamentar.

Gilbertinho disse que a atenção que vem recebendo por parte do Senador e de sua equipe em Brasília tem se refletido em vários benefícios para os munícipios onde atua, motivo pelo qual deverá apoiar a reeleição de Veneziano. Para Gilbertinho, a relação com o senador é “uma via de mão dupla”, pois ao atender as solicitações dos paraibanos, em especial das cidades onde atua, Veneziano merece ter, de sua parte, as atenções necessárias para renovar o mandato em 2026.

“Essa é uma via de mão dupla. A gente fazendo parceira, ajudando o município, consequentemente a gente vai junto na reeleição do Senador. A gente está trabalhando isso aí. Ele fazendo o papel dele e a gente fazendo nosso papel aqui no nosso estado e lá, em Brasília, procurando recurso para todo o estado da Paraíba”, destacou Gilbertinho.

Fim da Homeopatia: CFM pode rever reconhecimento de homeopatia como especialidade médica

Prática controversa e criticada por cientistas pela falta de evidências científicas, a homeopatia pode ter seu reconhecimento como especialidade médica revisto no País a partir de nova análise de estudos científicos, conforme declarou ao 'Estadão' o 1.º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Jeancarlo Cavalcante.

No Brasil, a homeopatia é regulamentada como especialidade médica desde 1980. Desde então, surgiram evidências mais robustas sobre sua ineficácia, mas o CFM não reviu seu posicionamento. Agora, questionado pelo Estadão, o conselho diz que nova análise de evidências será feita.

Um dos mais importantes estudos foi publicado no periódico Lancet, um dos mais prestigiosos do meio médico, em 2005. O trabalho era uma análise de vários estudos robustos já feitos sobre o tema. Foram avaliados 220 ensaios clínicos e a conclusão foi que a evidência de eficácia da homeopatia "era fraca" e que os seus eventuais efeitos eram placebo.

Após o estudo, o Lancet publicou um editorial intitulado "O fim da homeopatia", no qual lembrou que a prática acumulava "150 anos de descobertas desfavoráveis". Nos anos seguintes, vários países aboliram a terapia dos seus sistemas públicos de saúde.

Reportagem do 'Estadão' mostrou que entre 2018 e 2022 foram realizados 128.231 atendimentos homeopáticos na rede pública de saúde, conforme o Ministério da Saúde. Atualmente são 2973 registros de homeopatas nos conselhos regionais de medicina e 2.766 médicos dessa especialidade atuando no País. 

A especialidade é a que tem profissionais com idade média mais elevada entre as 55 áreas de atuação reconhecidas pelo CFM. Enquanto a média geral de idade dos profissionais médicos no País é de 45,9 anos, entre os homeopatas, é de 62,4 anos.

O número de registros é diferente do de médicos porque um profissional pode ter registro em mais de um estado. No País, ainda conforme o jornal, tem mais registros de médicos homeopatas do que de especialistas em áreas com demanda crescente, como geriatrias (2.670 registros), mastologistas (2.912 registros) e coloproctologistas (2.414 registros). 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo (edição 27/07/2023).

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Lindolfo Pires e Radamés Estrela agradecem a senadora Daniella Ribeiro na pessoa do coordenador do DNOCS/PB, Alberto Gomes, por ações em prol dos colonos do perímetro irrigado São Gonçalo

O ex-deputado estadual e atual secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires esteve acompanhado do vereador Radamés Estrela na sede do DNOCS/PB para agradecer a atenção dada pela senadora Daniella Ribeiro e pelo coordenador estadual do órgão, Alberto Gomes, em prol dos compromissos firmados em reunião recente realizada no Núcleo Habitacional I com os colonos do Perímetro Irrigado São Gonçalo, no município de Sousa., Sertão paraibano.

Lindolfo e Radamés receberam das mãos de Alberto Gomes documentação que oficializará a cessão do estádio 'Paulão', pertencente ao patrimônio do órgão federal, para a prefeitura local objetivando sua adequação para uso de toda a população. Na oportunidade, Lindolfo frisou a alegria com a ida de equipe do DNOCS a partir do próximo dia 21, do corrente, para proceder com levantamento para entrega de títulos de posse dos lotes as mais de 1.000 famílias de irrigantes do perímetro São Gonçalo.

"Estamos levando algumas ações já fruto da nossa última reunião, que contou com a participação da senadora Daniella Ribeiro e do vice-governador Lucas Ribeiro, onde ficou acertado a cessão de uso do estádio 'Paulão' para a prefeitura, cuja documentação o vereador Radamés Estrela levará pessoalmente para o prefeito (Tyrone) assinar. Assim como, saber que o Dr. Alberto e sua equipe estará fazendo visita técnica a parti do próximo dia 21 para providenciar levantamento de todos os colonos para receber títulos de posse de lotes. Por isso, agradeço a firmeza do Dr. Alberto no cumprimento do compromisso  firmado naquela reunião", disse Lindolfo Pires. 

"Agradeço ao Dr. Alberto por esta importante ação do DNOCS quanto à cessão do 'Paulão' que vai beneficiar todos os desportistas de Sousa, em particular, a população do perímetro irrigado São Gonçalo", comentou o vereador Radamés Estrela.

Por sua vez, o coordenador estadual do DNOCS, Alberto Gomes pontuou a importância dessa inciativa que se concretizou a partir de determinação da senadora Daniella Ribeiro que em pouco tem como resultado a realização de um anseio de mais de três décadas. "Estamos atendendo uma determinação da senadora Daniella Ribeiro e realizando um sonho de mais de três décadas de luta daquela população. A cessão do campo, por exemplo, é muito importante pela sua missão social, que antes não tinha, para atender toda a população sem distinção", concluiu Alberto Gomes. 

Projetos Restaurar e Cordão de Ouro promovem 'Roda CDO na Praça' que acontece na noite deste sábado em itaporanga

Acontece na noite deste sábado (12), logo após a missa, na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga, no Vale do Piancó, a Roda CDO da Praça promovido pelos Projetos Restaurar e Cordão de Ouro, do instrutor Hélio. O evento contará com a participação do mestre 'Cabeça' e do contramestre 'Surdinho', ambos de Campina Grande.

Vale ressaltar que neste mês de agosto (dia 03) comemora-se o Dia do Capoeirista. A Roda CDO da Praça mistura aprendizado e interação entre atletas e público. O esporte faz parte da cultura brasileira, que simboliza a luta e resistência dos negros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa nação.

Todos os moradores, capoeiristas e visitantes do município, estão convidados a prestigiar o evento. É um momento importante para que possamos difundir, mostrar, e lembrar a importância que a capoeira tem na formação do indivíduo. Além de também reconhecer, valorizar, e ter orgulho de sua riqueza cultural que contribui e muito na sua formação. 

Operação da PM com a Cagepa desmantela rede de furto de água em adutora que abastece município de Pedra Branca

Uma ação conjunta entre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Polícia Militar identificou, nessa quinta-feira (10), pontos de furto de água na adutora que abastece o município de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Sertão paraibano. Durante as diligências, foram observados três pontos de furto, que foram interrompidos. A parceria entre as instituições foi fundamental para coibir essa prática ilegal que prejudica a comunidade.

Os locais que estavam sendo alvo de ações criminosas prejudicavam a distribuição de água na região. A Gerência Regional de Espinharas destaca que para cada um desses incidentes, boletins de ocorrência foram registrados junto à Polícia Civil, permitindo a documentação formal das atividades criminosas e estabelecendo um registro oficial para futuras investigações e ações legais.

Esse tipo de operação de combate ao furto em adutoras demonstra o comprometimento da Cagepa e das Forças de Segurança em preservar os recursos públicos, além de garantir o acesso contínuo aos serviços essenciais, como o fornecimento de água potável.

Conforme o gerente regional da Cagepa, Jônatas Raulino, o furto de água não apenas prejudica a infraestrutura e a oferta de recursos essenciais, mas também pode ter consequências ambientais significativas. “Continuaremos fiscalizando os locais com furtos, e também a população pode nos ajudar com denúncias através dos nossos canais de atendimento e comunicação. Gostaria de destacar também que a cooperação entre as entidades de segurança pública e os órgãos de saneamento é crucial para coibir essa prática e garantir o fornecimento adequado de água para a população”, disse o Raulino.

João Azevêdo consegue junto ao governo Lula no Novo PAC onze obras estruturantes do PAC para a Paraíba no valor de R$ 2,45 bilhões

Das doze obras estruturantes pleiteadas pelo governador João Azevêdo ao governo federal, onze foram atendidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e irão gerar investimentos superiores a R$ 2,45 bilhões no estado. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (11), durante cerimônia de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

A construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão; o sistema adutor do Brejo, que irá atender aos municípios de Esperança, Remígio, Arara, Casserengue, Solânea e Bananeiras; a segunda etapa do sistema adutor TransParaíba - Ramal Curimataú; e a barragem Cupissura para abastecer a Região Metropolitana de João Pessoa estão entre as obras solicitadas pelo governador João Azevêdo e atendidas pelo presidente Lula. 

Também foram assegurados recursos para a 3ª adutora de água bruta e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Campina Grande; a conclusão do canal Acauã-Araçagi; e o projeto para a construção do terceiro eixo da Transposição do São Francisco, o Ramal Piancó. 

As demandas apresentadas pelo chefe do Executivo da Paraíba e acolhidas pelo governo federal ainda incluem a continuidade das obras de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e Oitizeiro; a duplicação da BR-230 de Campina Grande à Praça do Meio do Mundo; o projeto da duplicação da BR-230, da Farinha a Cajazeiras; e a construção do Arco Metropolitano de João Pessoa.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Após reunião com a senadora Daniella Ribeiro, Dnocs prepara entrega de escrituras dos lotes de irrigantes do perímetro irrigado São Gonçalo, em Sousa.

Como resultado de recente reunião realizada mês passado com irrigantes do perímetro irrigado São Gonçalo, no município de Sousa, no Sertão, com a presença da senadora Daniella Ribeira e de seu filho o vice-governador Lucas Ribeiro, na oportunidade governador interino, o coordenador do Dnocs-PB, Alberto Gomes, atendeu determinação da senadora para a efetiva regularização e titularização dos lotes do perímetro aos irrigantes locais que há mais 30 anos vem lutando por este pleito.  Durante a reunião, Alberto Gomes e Lucas Ribeiro assinaram vários termos de parceria.

Alberto Gomes informou à senadora que já concluiu o Georreferenciamento e no próximo dia 21 de agosto estará realizando com a equipe do referido órgão o recebimentos dos documentos para escritura das mais de 1.000 famílias beneficiadas com essa regularização da situação fundiária de São Gonçalo. Na mesma reunião ficou definido, ainda, que haverá uma revisão cadastral dos moradores do perímetro que proporcionará a entrega dos títulos de propriedade dos lotes as mais de 1.014 famílias que residem no local.  

Iniciativa que significa segurança jurídica e mais dignidade às famílias que ali vivem. Para o coordenador do Dnocs-PB é um passo "significativo para o desenvolvimento da região". "O Dnocs está empenhado em contribuir para o sucesso de iniciativa como esta e continuará à disposição para todas as ações que vise o bem estar dos paraibanos", comentou Alberto Gomes. 

Exclusivo: Levantamento a que o blog teve acesso mostra disputa bastante acirrada com cenário de empate que favorece o médico Azif Lemos em Itaporanga...

Aportou aqui no blog, no final da tarde desta quinta-feira (10), um 'bombástico' levantamento feito semana passada para consumo interno sobre a disputa eleitoral que se projeta no município de Itaporanga, no Vale do Piancó. Pela amostragem que temos em mãos a coisa vai ser pra lá de acirrada e fraticida até para alguns diante dos números que refletem a realidade do momento. O que a gente vem pontuando em nossas postagens sobre a projeção desse embate.

A ilustração conceitual amostral demonstra que o médico Dr. Azif Lemos, nome disponibilizado pelo campo das oposições como pré-candidato, dentro da margem de erro (aqui é de 4,3%), já está ligeiramente à frente (num cenário estimulado) da Chefe de Gabinete, Calina Dantas (PSB), escolhida pelo seu tio prefeito Divaldo (PSB) para disputar a sucessão. É sem dúvidas um cenário que requer máxima preocupação na base de situação se quiser chegar nas convenções com o desempenho desejado pela força das máquinas (municipal e estadual) empregadas para esse objetivo. O que à priori não tem surtido efeito.

Agora como em 2020, o governo do Estado empreendia em Itaporanga grande escala de obras e ações. Aliás, o município só tem obras e ações devido a atenção dos governos estadual e federal, nada feito com os recursos próprios (???). E esse fator não foi determinante para a reeleição do atual prefeito, mas sim o fato das oposições não terem se unido na época. As oposições da época tiveram quase 1.000 votos à mais do que o prefeito. Separadas, deram de bandeja a reeleição à ele. Se aprenderam a lição aí é outros 'quinhentos'...

A novidade deste levantamento corrobora com a consolidação do sentimento do eleitor itaporanguense quanto à postulação que tem recebido demonstração de apoios de várias lideranças e população em geral, em particular, a mais carente. Os números mostram que a opção pelo voto na chamada nova geração política é crescente na 'Rainha do Vale'. Vai significar muito na campanha. E o médico Dr. Azif Lemos espera ser a simbologia desse cenário para consolidar a união de forças e visões.

Em fim, a avaliação popular precisa realmente ser levada em consideração na hora da escolha da equipe e arranjo político. Até aqui o cenário mostra (até porque pesquisa é um retrato do momento) que será acirrada a disputa eleitoral em Itaporanga. Porém, que a força das máquinas (municipal e estadual) não tem surtido o efeito esperado para a candidata da situação. 

O levantamento em questão mostra que mantendo duas postulações as dificuldades serão enormes para a base de situação. Para quem duvidar é bom ficar ciente que o próprio staff do governo está com os números em mãos, se debruçando sobre eles e procurando uma maneira de reverter o quadro. 

Mesmo na 78ª SOAE, ex-prefeito Berguim segue exímio enxadrista na obtenção de apoios visando a sucessão municipal em Itaporanga

Embora ainda falte um ano para as convenções que definirão àqueles que irão disputar as eleições de 2024, é bem verdade que os tambores das escolas de samba não soam apenas quando há desfiles. Tratativas, conversas, articulações, acontecem à todo instante visando a contenda. Se aqui ou alhures o foco é o mesmo: montagem de exército para a batalha.

Mesmo em meio aos variados stands regionais e empresariais da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOAE), evento que reúne mais de 5 mil pessoas lá na fantástica Gramado (RS), eis que o ex-prefeito Audiberg Alves não desgruda um só momento dos acontecimentos com relação à nossa Itaporanga quanto ao embate eleitoral vindouro. Como exímio enxadrista político articula e muito à distância em prol do êxito para a candidatura (à vereança) de sua esposa Naura Ney, que o acompanha no evento, bem como do médico Dr. Azif Lemos, na contenda à prefeitura.

Desde o início da semana pude acompanhar e confirmar os contatos feitos pelo ex-gestor municipal nesse sentido. Lá mesmo no evento, Berguim recebeu a disponibilidade de apoio de várias personalidades com influência direta em Itaporanga que vai expandir ainda mais volume estrutural e numérico de desempenho da postulação de Naura, esperada ser uma líderes em 2024. Berguim trabalha diuturnamente focado nesse objetivo e tem recebido feedback à altura dos mais variados setores e segmentos da sociedade.

Isso advém do vasto leque de serviços prestados à população de Itaporanga. Naura tem sua própria rede de contatos e peso próprio nessa equação. O telefone de ambos não para um só minuto. Como venho pontuando: és Berguim o coringa nas eleições de 2024, para qual rumo se pensar tem peso e força para decidir a parada. É o que está fazendo, da maneira mais eficaz que existe e que o próprio saber fazer como ninguém. 

Prefeita Leninha Romão deixa o PP e se filia ao MDB atendendo convite de Veneziano

A prefeita de Uiraúna, Leninha Romão, vai trocar o Progressistas pelo MDB. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo presidente da legenda na Paraíba, senador Veneziano Vital do Rêgo, ao lado da gestora, que está em Brasília.

O ato, segundo Veneziano, será formalizado na próxima segunda-feira (14), no município. Havia a expectativa de filiação ao PL pela ligação da prefeita com o deputado federal Wellington Roberto, presidente da legenda. Leninha é candidata natural à reeleição em 2024.

4.

Neto Ferreira, Ivo Filho e Ricardo Pereira alinham planejamento de fortalecimento do G.I para a disputa eleitoral de 2024 em Itaporanga

Em encontro bastante descontraído ocorrido na noite desta quarta-feira (09), na Orla de João Pessoa, os professores Neto Ferreira e Ivo Teixeira irmanaram com o jornalista Ricardo Pereira um planejamento de fortalecimento do GI (Grupo Independe) para a disputa eleitoral de 2024, no município de Itaporanga.
Com destacada atuação e referência na área da educação do Vale do Piancó, o professor Ivo Filho vai disputar uma vaga de Vereador em Itaporanga, cujo convite o jornalista já havia feito quatro anos atrás. E como tudo é no momento certo, eis que chegou a hora de pegar essa oportunidade que o GI apresenta. Que enriquecerá os debates no legislativo-mirim. 
"Vamos fazer um bom trabalho para eleger nossos representantes à câmara e, para isso, tem o GI que oferece essa oportunidade de lutar por ideais que nos conduzam à justiça social. O grupo já tem os bons nomes para formação e escolhemos esse caminho por ser o mais adequado e estratégico. O que nos motiva é ocupar os espaços políticos para desenvolver a política do bem, onde a maioria da população seja beneficiada e isso o amigo Ricardo Pereira sabe conduzir com competência na organização do grupo", comentou o professor Ivo. 
Também advogado, conceituado e respeitado por sinal, Neto Ferreira é um dos 'troncos' desse projeto e busca no embate eleitoral vindouro a eleição de sua filha, Sherliane, atual suplente, a uma vaga na câmara. Sabe que não pode errar (desta vez) porque na próxima empreitada o GI vem fortalecido para o êxito, mais uma vez assim como foi em eleições anteriores. "Somos um grupo forte, de renovação e inovação. Com vários vereadores eleitos em eleições passadas e espero com a permissão do povo a cada dia unir forças para continuar fortalecendo esse projeto que meu compadre Ricardo conduz com dedicação, em sua organização", afirma Neto Ferreira.
"Os amigos Neto e Ivo, assim como outros que a gente vem mantendo contato já há alguns meses, são de fundamental importância para o engrandecimento do debate político local. Teremos sim bons e fortes concorrentes na disputa por uma vaga de vereador, assim como já aconteceu em oportunidade anteriores quando elegemos vários companheiros. Seguimos uma trilha de coerência e vamos triunfar novamente em mais uma eleição, disso não tenho dúvidas", disse o jornalista. 
Nas últimas quatro eleições o GI tem dado sua contribuição para o fortalecimento do debate político local com a eleições de vários vereadores oriundos de suas fileiras. Em 2024 não será diferente porque já há bons nomes em formação com perspectivas sempre crescentes para isso. E abnegados como Neto Ferreira, professor Ivo e vários outros que vem mantendo reuniões e encontros, seja na Capital ou em Itaporanga, vem a somar nessa caminhada. 
E tem mais novidades para os próximos dias. Aguardem!!!!

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Ex-prefeito Audiberg Alves e ex-deputado Raniery Paulino na 78ª SOEA que teve início hoje em Gramado (RS)

Teve início nesta terça-feira (08), na fantástica cidade de Gramado (RS), o maior evento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências: a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que reúne mais de 5 mil pessoas. Vale lembrar que há 10 a cidade também sediou a semana. 

E dentre os participantes deste megaevento podemos destacar presenças dos diletos amigos ex-prefeito Audiberg Alves (de Itaporanga) e o ex-deputado estadual (quatro mandatos)/atual suplente de deputado federal Raniery Paulino, hoje Assessor Parlamentar do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em Brasília. 

Raniery assumiu o cargo diante atendendo convite do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, diante do reconhecimento da categoria pelos esforços empreendidos pelo ex-deputado, uma vez que trabalhou incansavelmente em defesa dos integrantes de categorias como a da Engenharia. 

Já Berguinho, como é mais conhecido o ex-prefeito itaporanguense, é dos mais destacados membros dos sistema Crea-PB/Confe/Mútua sendo reconhecido por todos os dirigentes dos conselhos estadual e federal. Tem relevantes serviços prestados ao sistema de representação dos engenheiros na Paraíba.

A 78 ª Soea vai impulsionar as discussões sobre os avanços tecnológicos, inovações e ações necessárias para garantir um desenvolvimento sustentável e responsável no contexto da Engenharia, Agronomia e Geociências no contexto nacional e internacional. 

Palestrante Rattan Lal

Entre os destaques da programação, a presença de renomados palestrantes, como o cientista paquistanês radicado nos Estados Unidos, Rattan Lal, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e do Prêmio Mundial da Alimentação. Lal abordará o tema “Como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global e o sequestro de carbono”.

Na mesma manhã da palestra de Lal, quem também se apresenta é o comunicador brasileiro Marcelo Tas, que tratará sobre criatividade na era digital, sob o ponto de vista da inovação. Outro destaque da programação é o cientista Carlos Nobre, que, cientista, é referência mundial em temas afetos às mudanças climáticas. Na 78ª Soea, Nobre tratará sobre as causas e as consequências dos eventos climáticos que se vivenciam atualmente.

A Inteligência Artificial e o Metaverso estão na ordem do dia entre as quase 120 palestras da Semana. Na tarde do dia 11 de agosto, três debates quase que simultâneos abordarão o tema: o professor da Universidade de Brasília Abdala Carim Nabut Neto vai abordar a IA na indústria da Engenharia e da Construção Civil; um painel com quatro palestrantes debaterá a IA como ferramenta nos procedimentos fiscalizatórios; e o Fórum Jovem vai aliar a discussão sobre IA com o tema do Metaverso. IA também será tema, ainda, no Contecc, que na tarde do dia 9 receberá o professor da Universidade de Pernambuco Fernando Buarque para tratar de IA responsável.

Além de ser assunto no Fórum Jovem, o Metaverso também estará no centro das discussões no primeiro dia do evento, quando a engenharia por trás da plataforma e as possibilidades de desenvolvimento de soluções serão abordadas pelo engenheiro de design de produto Lucas Cordeiro dos Santos, que tem em seu currículo o cargo de desenhista industrial e realizou trabalhos para os estúdios da Universal, para a Nintendo e para a Ford. 

Em 2023, a programação da 78ª Soea se superou em variedade e inovação. 

DATAVOX: Marcelo Monteiro lidera pesquisa para a prefeitura de Lucena com 37,9%; o atual prefeito Leo Bandeira é o mais rejeitado

Pesquisa realizada pelo instituto Datavox mostra que se a eleição para a prefeitura de Lucena fosse hoje, o ex-prefeito Marcelo Monteiro seria eleito com 37,9% dos votos. Em segundo, aparece o atual prefeito Leo Bandeira (20,8%), seguido pelo vice-prefeito Bolão (4,8%), Netinho de Lando (4,3%) e Marcelo Pimentel (1,4%). 23,7% dos eleitores estão indecisos. Branco e nulo somam 7,1%.

Foram realizadas 351 entrevistas no último dia 03 de agosto.  O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0% pontos percentuais para mais ou para menos.

REJEIÇÃO

O instituto Datavox também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum para prefeito de Lucena. O atual prefeito Leo Bandeira é o mais rejeitado com 42,5%, seguido por Marcelo Monteiro (8,3%), Marcelo Pimentel (4,3%) e Netinho de Lando (1,1%).

No cenário com os dois principais políticos da cidade, Marcelo Monteiro lidera com o dobro das intenções de votos, 46,2%, Leo Bandeira aparece apenas com 23,6%.

O levantamento também perguntou quem o eleitor considera o pior prefeito da história de Lucena. Leo Bandeira lidera com 51%, seguido por Marcelo Monteiro, 8,0%, e Lando, 4,0%.

Tibério garante que PSB terá candidato ao governo da Paraíba em 2026, mesmo João deixando cargo para disputar o Senado

Secretário de Administração do Estado e presidente da executiva do PSB em João Pessoa, Tibério Limeira, garantiu, na tarde desta terça-feira (8), que a legenda terá candidato ao Governo do Estado em 2026.

Segundo o socialista, o fato ocorrerá mesmo caso o governador João Azevêdo (PSB) dispute o Senado Federal e deixe o governo para que o vice, Lucas Ribeiro (PP), assuma.

“O maior partido da Paraíba jamais poderá se furtar a disputar quaisquer cargos na majoritária”, afirmou entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

No Trauminha: Diretor denuncia que médicos estava extorquindo pacientes para cirurgia particular

O diretor do Complexo Hospitalar Ortotrauma de Mangabeira, Alexandre Cesar da Cruz (foto), denunciou que médicos e outros profissionais que trabalham no local estavam extorquindo pacientes para realizarem tratamento particular que custaria em média R$ 4 mil. A denúncia foi feita durante uma entrevista à Rádio POP FM, nesta segunda-feira (7).

Segundo ele, os profissionais estavam atuando dessa forma há pelo menos um ano e meio. Eles estariam usando a desculpa de que cirurgias poderiam demorar, ‘oferecendo’ assim o serviço particular. Segundo ele, 20 trabalhadores foram identificados e exonerados.

“São bandidos que se aproveitam da angústia de um paciente, mentindo, dizendo que não tem material. Imagina a situação de fragilidade, você esperando uma cirurgia e diz que ela vai demorar dois meses porque não tem material? Ou seja, mentindo para extorquir”, falou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena demonstrou repúdio e rechaçou o fato de alguns médicos estarem extorquindo pacientes da rede pública para a realização de cirurgias particulares. Ainda segundo o diretor, a denúncia foi encaminhada para o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e para a Polícia Civil. 


domingo, 6 de agosto de 2023

Falando em "ingratidão" e "injustiça", Luís Ferreira não aguenta "pressão" e é o terceiro a entregar cargo de secretário da Saúde ao prefeito Cícero Lucena

Luís Ferreira Filho (foto) renunciou ao cargo de secretário municipal de Saúde de João Pessoa, neste domingo (06), em carta renúncia entregue ao prefeito Cícero Lucena (PP). Nela, o ex-secretário fala de "ingratidão" e "injustiça" sem citar quem teria agido dessa maneira. 

Ele por fim, faz elogios ao prefeito, ao vice, Léo Bezerra, à secretária executiva, Janine Lucena (filha de Cícero) e à diretora de Atenção à Saúde da Secretaria, Aline Grisi. Luís Ferreira esteve à frente da Secretaria de Saúde por um ano e seis meses. Ele substituiu Margareth Diniz que ficou no cargo por três meses depois da renúncia de Fábio Rocha que deixou a gestão em dezembro de 2021.

Leia a carta renúncia na íntegra:

“Quem tem coragem para fazer o bem, precisa ter sabedoria para lidar com a ingratidão. Precisamos entender que nem todo mundo tem o coração semelhante ao nosso. Fazer o bem sem esperar nada em troca é a melhor forma de se proteger da injustiça. Faça o bem pelo simples prazer de fazê-lo. No final a nossa recompensa não virá dos homens. A vida muitas vezes é considerada boa quando estamos felizes, na realidade, quando vivemos momentos felizes de forma repetida, já que a felicidade definitivamente não é um estado, e sim um momento, momento esse que você não queria que acabasse. É uma constatação verdadeira, quanto mais felicidade, melhor é a vida. Porém, por motivos não explicáveis racionalmente, a vida fica melhor ainda, transcendental, diria até celestial, quando as pessoas que estão ao nosso lado são felizes. Ajudar alguém transforma muito mais o doador do que o receptor. Amar pelo outro e para o outro é tarefa difícil, mas altamente prazerosa. Vivi um ano e seis meses à frente da secretaria municipal de saúde, maior desafio profissional que tive na vida. Lutei com todas as minhas forças para fazer o que achava certo e consegui contagiar uma equipe que muito me orgulhou. No final, o secretário faz muito pouco, quem realmente são os agentes transformadores são os funcionários e funcionárias que todos os dias estão presentes e dão os seus melhores para melhorar a vida do pessoense. Não me deterei às conquistas alcançadas, para que o texto não fique enfadonho, mas gostaria de agradecer ao prefeito Cícero Lucena, que sempre me apoiou e lutou para que nossas ideias fossem colocadas em prática. O prefeito é genial e uma das maiores conquistas que levarei para vida foi ter convivido com ele. Agradeço a Léo Bezerra, cara de coração bom, humildade inigualável e paciência para lidar com vários conflitos que muitas vezes o são delegadas as soluções. Agradeço a Janine Lucena, Alline Grizi e todos que foram superiores a mim no quesito vontade de fazer o melhor. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com vocês. O ciclo da secretaria se encerra, mas a amizade e admiração pela gestão só cresce. Estarei sempre por perto e serei um defensor fiel da gestão que fiz parte e que admiro imensamente.”