sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Hugo Motta crava Republicanos na chapa, reconhece legitimidade de Adriano em querer ser candidato, mas diz que: “partido não defender projetos pessoais”.

O deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos na Paraíba, destacou, nesta sexta-feira (13), que o partido busca ampliar sua presença política no estado, com a intenção de integrar a chapa majoritária nas eleições de 2026. Ele frisou que a legenda prioriza projetos coletivos em detrimento de interesses individuais. A declaração foi feita durante o encontro estadual das Mulheres, promovido pelo partido.

“O Republicanos não está aqui para defender projetos pessoais, mas sim projetos coletivos. Nosso objetivo é crescer a cada eleição e, em 2026, é natural que participemos da chapa majoritária, considerando nosso tamanho e relevância na política paraibana. O nome que representará essa participação será decidido com base nos interesses do partido e no retorno que podemos oferecer à população”, afirmou.

Atualmente, o Republicanos integra a base de apoio ao governador João Azevêdo (PSB). Motta defendeu maior diálogo entre os partidos que compõem a aliança governista para a formação da chapa estadual. Ele também reforçou que a decisão sobre a participação do Republicanos na majoritária será tomada em consenso dentro da sigla.

Uma das lideranças do Republicanos, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, tem sido apontado como pré-candidato ao governo do estado. Hugo Motta reconheceu a legitimidade da candidatura, mas ponderou que a definição passa por articulações com outros partidos e pelo próprio governador.

“Adriano Galdino é uma liderança incontestável e tem direito de pleitear espaço, seja como candidato a governador, vice ou senador. No entanto, precisamos dialogar com os demais partidos da base, além de ouvir o governador João Azevêdo, que pode ser candidato ao Senado. A união desse grupo será fundamental para vencer as eleições de 2026”, avaliou.

Governador sanciona aumento salarial de 6% para servidores do Ministério Público

O Governo da Paraíba publicou, nesta sexta-feira (13), um decreto que fixa um reajuste salarial de 6% para os servidores efetivos e comissionados do quadro de serviços auxiliares do Ministério Público do estado (MPPB). O aumento será aplicado a partir de 1º de fevereiro de 2025.

O decreto estabelece que o percentual de reajuste será pago nos vencimentos básicos, com as despesas sendo custeadas por recursos próprios, conforme alocado no orçamento do MPPB.

A medida foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Prefeito reeleito de Bananeiras, Matheus Bezerra confirma candidatura da esposa Maria Porto a deputada estadual em 2026


A primeira-dama de Bananeiras, Maria Porto, será candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito reeleito do município, Matheus Bezerra (PSB), durante a diplomação de prefeitos do Vale do Mamanguape e regiões próximas.

Maria Porto é filha do desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Zeca Porto, e sua pré-candidatura já movimenta os bastidores políticos do Brejo paraibano. Matheus Bezerra destacou que a decisão reflete o trabalho realizado em Bananeiras e a força política de Maria na região.

“Maria vai para a disputa em 2026. Estamos construindo alianças no Brejo e em outras regiões da Paraíba, com base no trabalho que fizemos em Bananeiras, amplamente aprovado pela população. Ela tem uma força política natural, e acredito que poderá dar ao Brejo uma representatividade forte na Assembleia Legislativa da Paraíba”, afirmou o prefeito.

Sobre a filiação partidária de Maria Porto, Matheus disse que a definição ocorrerá em 2025, mas adiantou que convites estão sendo analisados. A candidatura da primeira-dama se apresenta como uma das principais apostas do grupo político liderado pelo prefeito reeleito, que pretende fortalecer a região no cenário estadual.

Médica Olívia Motta (irmã de Hugo) se prepara para suceder a avó Chica Motta como deputada estadual

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) deverá ficar de fora da disputa pela reeleição em 2026, para mais um mandato (seria o sétimo). Chica Motta vai abrir caminho para uma possível renovação em seu grupo político do qual faz parte o prefeito Nabor Wanderley (Patos) e liderado pelo neto deputado federal e futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). 

Segundo Paulo Germano, o nome mais comentado como sua sucessora é o da neta, a médica Olívia Motta Wanderley, irmã de Hugo Motta - ambos filhos do prefeito Nabor. Já se fala nos bastidores que Chica Motta poderá ser suplente de João Azevêdo (PSB), na disputa ao Senado, numa chapa governista com Lucas Ribeiro (Progressistas) na reeleição ao governo. 

Tanto Chica Motta, como Nabor Wanderley e Hugo Motta (foi mais votado em 2022) sempre ficaram entre os mais votados em eleições na Paraíba. O que não vai ser diferente com possível candidatura de Olívia. 

Reeleito prefeito de Cubati (com 85%), "Ribeirão" expande força política no Seridó e vai diplomar três familiares em duas cidades

O prefeito reeleito de Cubati, José Ribeiro - mais conhecido como "Ribeirão" - conseguiu expandir sua influência política nas eleições de 2024 no Seridó paraibano. Nesta quinta-feira (12), além da sua diplomação, o gestor vai diplomar outros três familiares em duas cidades. Informa o PolíticadaParaíba.

Em Cubati, Ribeirão garantiu reeleição numa vitória inédita, conquistando 85,41% dos votos válidos - 4.496 sufrágios - contra apenas 14,59% (768 votos) de seu opositor. Com uma maioria esmagadora de 3.728 votos. Seu irmão, Rossi, também foi eleito vereador em Cubati pela sexta vez consecutiva, com uma votação expressiva de 837 votos. O número superou até mesmo a quantidade de votos do candidato a prefeito da oposição.

A força política do grupo extrapolou os limites de Cubati. Em Soledade, a primeira-dama de Cubati, Adriana Caetano, conhecida como “Nirinha”, foi eleita vice-prefeita. Além disso, Ribeirinho, filho do prefeito Ribeirão, foi eleito vereador de Soledade, ficando em primeiro lugar com 783 votos, consolidando o peso do nome da família no município vizinho.

Na última segunda-feira (09), “O Ribeirão” recebeu o título de Cidadão Soledadense em solenidade na Câmara Municipal. Ele é empresário na cidade há quase 30 anos: “Após 27 anos morando e prestando serviços a este município, fico muito feliz em ser homenageado e receber o título de cidadão Soledadense”.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Citado para 2026, Cícero diz que “foco é cumprir mandato de prefeito”; Tem enfatizado como "prioridade" a eleição de João ao Senado com Lucas assumindo Governo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), destacou, nesta quarta-feira (11), em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, que se dedica efetivamente a cumprir o mandado de prefeito da capital pelos próximos quatro anos. A declaração foi feita após ser questionado sobre uma possível candidatura dele ao governo em 2026.

“Eu assumi o compromisso de cuidar de João Pessoa por quatro anos, o meu foco, meu trabalho e a minha dedicação João Pessoa está vendo (…) Tanto que não tiramos férias, estamos terminando o mandato a todo vapor, no mesmo ritmo de eleição, todo dia dando ordem de serviço, entregando equipamentos em favor da cidade, corrigindo ações que precisavam ser corrigidas. Estou focado efetivamente com essa visão, agradeço a quem reconheceu meu nome, mas meu foco, meu trabalho, minha dedicação é efetivamente cumprir o mandato de prefeito de João Pessoa por quatro anos”, destacou Cícero.

O prefeito tem enfatizado que sua prioridade em 2026 é eleger o governador João Azevêdo (PSB) senador da República, bem como, um governo do seu partido já que neste caso o vice-governador Lucas Ribeiro assumiria o mandato sendo candidato à reeleição.

Confira entrevista de Cícero na íntegra:

Aguinaldo, Cícero e ministro anunciam 200 novas casas para JP

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quarta-feira (11), em Brasília, a construção de 200 novas casas do programa Minha Casa Minha Vida em João Pessoa. O anúncio foi feito ao lado do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e do prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, ambos do Progressistas.

“Estamos ao lado de dois homens públicos, trabalhadores, que lutam pela Paraíba. Acabamos de autorizar a Caixa a contratar duzentas novas unidades para João Pessoa. Estou muito feliz por assinar essa portaria ao lado do prefeito e do deputado. Também tenho que aqui fazer um agradecimento especial a outro deputado que trabalha muito por João Pessoa e nos ajuda aqui no Minha Casa Minha Vida, que é o deputado Mersinho. Estamos às ordens do povo de João Pessoa”, afirmou Jader Filho.

O deputado Aguinaldo Ribeiro agradeceu ao ministro pela parceria com a Paraíba e destacou a importância do programa para a capital. “Nesse momento ímpar que a cidade vive, de crescimento e projeção, é fundamental contar com um programa de habitação como este. Essa parceria é essencial para o futuro de tantas famílias que agora terão a chance de conquistar suas casas”, declarou.

O prefeito Cícero Lucena também celebrou o avanço para a cidade. “Fico muito feliz em estar vivendo esse momento, essa oportunidade de cuidar da cidade de João Pessoa e, com seu apoio, o trabalho do deputado Aguinaldo, do deputado Mersinho, estamos tendo a oportunidade de fazer a nossa cidade mais justa, mais humana, e solidária”, concluiu.

João Azevedo, Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta prestigiam posse de Vitalzinho como presidente do TCU

O ministro Vital do Rêgo foi empossado nesta quarta-feira (11) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele substitui Bruno Dantas, que esteve à frente do órgão nos últimos dois anos.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, compareceu à cerimônia, na sede da corte. Alckmin tem substituído em compromissos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está internado em São Paulo após passar por cirurgia para drenas um hematoma na cabeça.

Além de Alckmin e de ministros do governo federal, outras autoridades estiveram presentes, entre as quais, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o governador da Paraíba, João Azevêdo, que compôs a mesa de honra.

Outros paraibanos ilustres também fizeram questão de marcar suas presenças na solenidade, como é o caso do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o senador Veneziano Vital, irmão de Vitalzinho, além dos prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena, e de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, estiveram presentes na solenidade. Os deputados federais Hugo Motta, candidato à presidência da Câmara Federal, e Aguinaldo Ribeiro, o ex-senador Cássio Cunha Lima, dentre outros.

Vital exercerá oficialmente o comando do TCU a partir de 1ª de janeiro de 2025, tendo o ministro Jorge Oliveira como vice-presidente. Na corte, os mandatos têm prazo de um ano, com a possibilidade de recondução por mais um.

No TCU desde 2015, Vital é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.

No discurso de posse, Vital relembrou o momento em que ingressou no tribunal. “É com grande emoção que retorno a essa tribuna após uma década. Trago comigo não apenas o mesmo espírito e determinação de outrora, mas a bagagem enriquecida por aprendizagens e experiências que moldaram a minha vida e a minha trajetória nesta Casa”, afirmou.

Ministério da Saúde entrega dia 17 nova frota do SAMU na PB; são 48 ambulâncias para 35 cidades, entre elas: Itaporanga, Coremas, Juazeirinho, Serra Grande, Soledade, Santa Luzia...

O Ministério da Saúde vai entregar, no próximo dia 17, uma nova frota de ambulâncias do SAMU para municípios paraibanos. Serão 48 veículos para beneficiar a população de 35 cidades do estado. Informa o senador Efraim Filho (União Brasil) que conseguiu a confirmação do Ministério da Saúde. 

As cidades contempladas com os novos veículos do SAMU na Paraíba são:

Alagoa Grande (2), Alagoinha (1), Alhandra (2), Araruna (2), Aroeiras (2), Barra de Santa Rosa (1), Barra de Santana (1), Boqueirão (1), Caaporã (2), Caçimba de Dentro (1), Caiçara (1), Coremas (1), Cuité (2), Guarabira (3), Gurinhem (1), Itabaiana (1), Itaporanga (1), Jacaraú (1), Juazeirinho (1), Mataracá (1), Mongeiro (1), Monteiro (2), Pedra Lavrada (1), Pedras De Fogo (1), Picuí (2), Pombal (2), Queimadas (1), Remígio (1), Santa Luzia (1), Serra Branca (1), Serra Grande (1), Solânea (1), Soledade (2), Souza (2) e Umbuzeiro (1).

Após ter nome ventilado para uma das vagas do TCE-PB, Daniella Ribeiro diz estar “extremamente focada” na reeleição ao Senado

Durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (11), a deputada estadual Drª Paula (PP) sugeriu o nome da senadora Daniella Ribeiro (PSD) para ocupar uma das três vagas que serão abertas no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) devido à aposentadoria de conselheiros. Drª Paula destacou a importância de uma mulher assumir um cargo de destaque na Corte de Contas e afirmou que a senadora Daniella Ribeiro teria todos esses critérios para assumir.

Ao ser questionada sobre a indicação, durante entrevista à 98FM, Daniella Ribeiro agradeceu a lembrança de seu nome, mas afirmou que seu foco principal é a reeleição ao Senado Federal. “Sempre é uma honra muito grande, uma alegria ter seu nome lembrado, traz espaços importantes, representativos. Isso reflete muito que eu fico feliz com o trabalho que a gente vem realizando. Mas eu quero agradecer à doutora Paula pela lembrança do meu nome, mas estou extremamente focada na eleição para o Senado Federal. Ano que vem vamos assumir a primeira secretaria, se assim Deus nos permitir, em tudo que está encaminhado.”, declarou a senadora.

Vagas do TCE-PB

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba terá três vagas abertas em breve, com a aposentadoria compulsória dos conselheiros Arthur Cunha Lima, Fernando Catão e Nominando Diniz. A saída dos conselheiros abre espaço para novas indicações.

Dono da PixBet deve ser 1º suplente senador de Pedro Cunha Lima, na chapa de Efraim...

Depois de ter elegido, indiretamente, claro, o prefeito de Serra Branca, seu aliado Michel Alexandre (União Brasil), o ambicioso Emildo Júnior, dono da casa de apostas Pix Bet, está de olho agora numa vaga de suplente de senador em 2026. Demonstra assim querer entrar de vez na política

Aliado do senador Efraim Filho (União Brasil), Emildo Júnior pode vir a ser o 1º suplente de Pedro Cunha Lima, candidato mais competitivo da oposição para o Senado. Voto para tamanha pretensão lhe falta, mas dinheiro ele tem de sobra. E como na política dinheiro facilmente se converte em voto, eis um nome em potencial.

Manaíra Shopping anuncia nova expansão com nova fachada, seis pavimentos e jardim

O Manaíra Shopping, primeiro shopping center da Paraíba e que recentemente completou 35 anos, anunciou ontem (10) que está realizando mais uma expansão. O empreendimento localizado na Zona Leste de João Pessoa deverá ganhar uma nova fachada, seis novos pavimentos e também um jardim com mais de 1.500 m².

Segundo a assessoria do empreendimento, as obras já foram iniciadas e uma das inovações nesta expansão é a criação de uma área empresarial com quatro andares. “A nova etapa do shopping incluirá dois novos pavimentos de lojas e uma área empresarial com quatro andares, totalizando seis pavimentos de novidades”, informou em nota de apresentação do projeto à imprensa.

Deverá ocorrer a total integração da expansão ao shopping existente e a luz natural em todos os pisos, além de um jardim na cobertura, com mais de 1.500 m² de paisagismo, trazendo conforto, leveza e sofisticação aos espaços.

As obras já foram iniciadas, serão 15.500 m² de ABL(área bruta locável) de lojas e 17.300 m² de Abl de área empresarial e têm conclusão prevista para abril de 2026.

Manaíra Shopping em números

Criado em 9 de novembro de 1989 pelo empresário Roberto Santiago, atualmente o Manaíra Shopping é o 5º maior do Nordeste e o 10º maior do Brasil. O empreendimento conta com 17 lojas âncoras e mais de 300 lojas satélites. A Praça de Alimentação do Manaíra Shopping é a 6ª maior do país, com 32 opções.

O empreendimento também oferece o Espaço Gourmet, um espaço exclusivo para a alta gastronomia, em um ambiente especial. Há ainda um mix de serviços que inclui pet shop, lotérica, academia, bancos, Polícia Federal e Casa da Cidadania.

No entretenimento, o Manaíra se destaca como o maior complexo de diversão do estado, como a Domus Hall (uma das principais casas de show do nordeste), 11 salas de cinema (incluindo duas VIPs), boliche, parque de diversão eletrônica e dois parques infantis.

 Veja imagens do projeto de expansão: 

(foto: divulgação/Manaíra Shopping)
(foto: divulgação/Manaíra Shopping)
(foto: divulgação/Manaíra Shopping)
(foto: divulgação/Manaíra Shopping)
(foto: divulgação/Manaíra Shopping)
(foto: divulgação/Manaíra Shopping)

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Santiago defende João para o Senado, não vê dificuldades em Lucas assumir e disputar Governo e prega diálogo na formação de chapa governista: “Sem murro na mesa”

A construção de uma chapa governista unificada para as eleições de 2026 na Paraíba precisa ser guiada por diálogo, critérios e capacidade de concessão. Essa é a visão do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), que destacou a importância de evitar imposições ou atitudes autoritárias no processo. “Sem forçar a barra e sem bater na mesa”, declarou o experiente parlamentar em entrevista ao Programa Hora H, da TV Manaíra, nesta segunda-feira (9).

“Acho que ele (João) deveria disputar o Senado. É importante para a Paraíba e para ele. Ele tem condições de exercer um grande mandato de senador pela experiência de gestor. A experiência que ele tem como profissional, executivo e técnico, pelos cargos que ocupou, ele prestará uma contribuição muito grande a Paraíba e podendo ser ministro ou outro cargo, porque técnico do porte de João são poucos no país”, ressaltou Wilson.

Nesse caso, o Progressistas assume o governo com Lucas Ribeiro e pode disputar a reeleição. Wilson Santiago disse que não vê dificuldade ou obstáculo nisso: “Não vejo. O diálogo constrói tudo isso. Quem se dispor a assumir o governo e disputar uma reeleição tem que estar disposto a dialogar. Se dispor a ceder, quem não cede não tem como se viabilizar. Alguém tem que ceder e através do diálogo se busca o consenso. Acho que o consenso é interesse de todos. O caminho não é bater na mesa e forçar a barra. O caminho é do diálogo, do entendimento e da boa relação com todos para se construir uma chapa forte para ganhar a eleição”, declarou.

E como conciliar os interesses de todos os partidos da base numa chapa? Wilson Santiago tem a fórmula e ela passa por critérios, desprendimento e capacidade de ceder. “Você tem que adotar critérios em tudo. Nós temos quatro vagas e ainda tem duas suplências para cada senador. Isso contempla todos. Tem espaço para todo mundo. Se agir com bom senso e com espírito de vitória você não criará obstáculo a quem somar mais. Tem vários critérios, o apoio dos partidos, o critério das pesquisas, de ver quem tem mais viabilidade, quem representa as regiões do estado. Critério não falta, o que precisa ter é bom senso e reconhecer que para ganhar a eleição precisa somar com todos os partidos da aliança”, explicou.

Mais competitivo que Veneziano, Pedro é o nome dos Cunha Lima para senador na chapa de Efraim

Percebendo que o senador Veneziano (MDB) não tem condições de se reeleger em 2026, sacaram um nome competitivo: Pedro Cunha Lima. Ontem (9), Correio Debate, o ex-deputado disse que poderá ser candidato a senador "se houver um alinhamento com Veneziano".
Com recall da expressiva votação obtida em 2022, Pedro é nome mais forte ao Senado. Numa chapa com Efraim, Veneziano não terá voto da esquerda, nem da direita, muito menos de bolsonaristas. Já Pedro tem voto na direita e no bolsonarismo. 
Mesmo com apoio do prefeito Bruno (UB), em CG, a candidatura de Vené não empolga. Com uns 20 prefeitos, eleitos em municípios pequenos, melhor é garantir mandato de deputado federal. Bom lembrar que ele foi eleito pelo esquema do governo RC (2018), assim como, seu irmão Vitalzinho foi eleito pelo esquema governo Maranhão (2010). Ana Cláudia, esposa de Veneziano, perdeu eleição para deputada federal (2018), prefeita de CG (2020) e pra deputada estadual (2022). 
O fato é que a candidatura de Veneziano não emplaca na chapa da direita/bolsonarista. Por isso, Pedro é o nome colocado na rua por ser mais competitivo. Provável que os dois formem a dupla de senadores na chapa de Efraim. Porém, isso não muda a correta leitura do cenário, com Pedro superando Veneziano em larga escala. Filme já conhecidíssimo. 

Médica paraibana acompanha saúde de Lula na UTI, onde ficará por alguns dias após ser operado às pressas na noite desta segunda

Operado às pressas na noite desta segunda-feira (9), após uma hemorragia cerebral, o presidente Lula (PT) está estável e seguirá internado por alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na unidade, uma médica paraibana acompanha o quadro do presidente ao lado do médico Roberto Kalil Filho.

Ana Helena Germoglio, 44 anos, é infectologista e natural de João Pessoa. Ela se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2005, e passou a morar em Brasília no mesmo ano durante a residência médica na Universidade de Brasília (UnB). Em uma entrevista ao Metrópoles, em 2023, a paraibana informou que o convite para acompanhar a saúde de Lula partiu do médico oficial da Presidência da República nos dois governos anteriores de Lula, o ortopedista Cléber Ferreira.

“Foi um convite irrecusável. Nunca vislumbrei esse cargo, mas, para qualquer pessoa, servir ao presidente Lula é uma oportunidade única”, disse a médica na época. Antes de integrar a equipe médica de Lula, Ana Helena trabalhou no Hospital Alvorada, Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e foi professora de pós-graduação em uma faculdade particular do Distrito Federal.

O procedimento cirúrgico foi feito para drenagem de um hematoma, ocorrido em outubro passado. De acordo com um boletim médico divulgado às 3h20 desta terça (10), Lula passou mal em Brasília e fez um exame de imagem após sentir dor de cabeça.

Acidente doméstico

Em outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o presidente bateu e teve um corte na cabeça, levando cinco pontos. Conforme boletim médico do hospital divulgado pelo hospital naquele momento, o acidente não foi grave e o presidente “poderia exercer suas demais atividades”. Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”.

Com Tião Gomes fora da disputa e Taciano a apenas dois votos da vaga no TCE, governo deve lançar nome para evitar um deputado da oposição ser eleito pro tribunal

A decisão do ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinando sequestro e bloqueio de bens dos investigados na 'Operação Livro Aberto' é a pá de cal na postulação do deputado Tião Gomes (PSB) para vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), prometida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). 
O deputado da oposição Taciano Diniz (União Brasil) está a apenas dois votos de obter maioria para conseguir a vaga, num poder de articulação intenso entre seus pares. No entanto, o governo deve lançar nome para evitar isso. Dizem que será do secretário Deusdeste Queiroga, por ter o apoio de toda a base governista, evitaria assim constrangimento para o governo ver um deputado da oposição ser eleito para o tribunal.
Além de Tião, tiveram o valor de R$ 300 mil bloqueados de suas contas o deputado Branco Mendes (Republicanos) e os ex-deputados Lindolfo Pires (atual secretário de Estado do Esporte) e Edmilson Soares (eleito vereador na Capital). Essa decisão inviabiliza tecnicamente qualquer pretensão de Tião considerando que para integrar o TCE-PB existe a necessidade de uma conduta ilibada. 
A vaga no TCE-PB está aberta a partir do próximo dia 19 com a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima, que também teve bloqueio de suas contas no valor de R$ 1 milhão. O TCE-PB, inclusive, adotou critérios mais rigorosos para a posse de novos conselheiros e pode barrar indicação sem conduta ilibada. Outras exigências são ausência penais por crimes contra administração pública ou improbidade.

PF prende criminoso ligado à máfia italiana em João Pessoa; grupo movimentou R$ 7 bilhões

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10), uma operação para desarticular um núcleo de uma organização criminosa transnacional com ligações na Paraíba. Segundo a polícia, o grupo criminoso é especializado em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A operação Conexão Paraíba é um desdobramento das investigações iniciadas em 2019 e conta com cooperação internacional das polícias do Brasil e da Itália.

A nova investigação iniciou após dois integrantes da máfia italiana serem presos em João Pessoa, em 2021. As apurações revelaram o papel estratégico da Paraíba na logística de transporte de drogas para a Europa. Durante as investigações foram identificados vínculos entre indivíduos e organizações locais com a estrutura internacional do crime organizado.

Na ação de hoje (10), a Polícia Federal cumpre oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão criminal nos estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Paraná. Além de determinações judiciais para o bloqueio de valores bancários e o sequestro de bens móveis e imóveis. Na Paraíba, foram cumpridos um mandado de busca e um mandado de prisão em João Pessoa.

Como funcionava o esquema

De acordo com a Polícia Federal, os investigados são suspeitos de integrar um esquema sofisticado de envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa. O grupo se aproveitava da estrutura logística fornecida pelos brasileiros para transportar enormes quantidades de droga para a Europa a partir do porto de Paranaguá, no Paraná. A cocaína era escondida em contêineres que levavam cerâmica, louça sanitária ou madeira e tinham como destino sobretudo o Porto de Valência, na Espanha.

Parte da droga também era enviada em aeronaves privadas, com destino principalmente a aeroportos da Bélgica, onde havia suporte do núcleo estrangeiro para promover a retirada da droga antes da fiscalização aeroportuária. A Polícia Federal no Paraná também deflagrou nesta terça (10) a Operação Mafiusi, que cumpre mandados judiciais relativos ao mesmo grupo criminoso, alvo da investigação em conjunto com a PF Paraíba e a polícia italiana.

Segundo a PF, estima-se que, entre 2018 e março de 2024, o grupo movimentou aproximadamente R$ 7 bilhões em transações financeiras ilegais. Esses valores foram lavados por meio de uma rede de empresas e contas bancárias utilizadas para ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos.

Conexão Paraíba

A ação de hoje (10) contou com o apoio de diversas forças no Brasil e no exterior, além de parcerias com órgãos como Eurojust, Interpol, e o Ministério Público Federal. A Operação Conexão Paraíba é parte de um esforço coordenado da Polícia Federal para combater o tráfico internacional de drogas e o crime organizado, com foco na identificação de ramificações locais e internacionais que colaboram para o envio de entorpecentes à Europa.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Prefeito eleito de Pedra Branca é cassado antes da posse e fica inelegível por oito anos

O juiz Osmar Caetano Xavier, da 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga, cassou, na noite desse domingo (08), os mandatos do prefeito eleito de Pedra Branca, Bastinho (MDB), e do vereador Geudo (PL) por abuso de poder econômico e captação de ilícita de votos nas eleições de 2024.
Na sentença, o magistrado também aplicou a pena de inelegibilidade por oito anos e pagamento de multa no valor de R$ 10 mil, além da comunicação à Câmara Municipal de Pedra Branca para que evite a posse dos cassados.
A condenação se deu num processo em que a coligação Governar para Todos, formada por União Brasil e Republicanos, acusa o prefeito eleito e o vereador de agirem para compra de votos durante o processo eleitoral. Um dos casos narrados é a visita que os políticos a uma residência no município para negociar a venda dos votos, no valor de R$ 2 mil. A acusação é embasada por um vídeo anexado ao processo.
“Está claro, através desses depoimentos e vídeos, que os representados usaram de recursos patrimoniais para aliciar eleitores durante o processo eleitoral municipal, comprometendo a igualdade da disputa eleitoral e a legitimidade do pleito, estando preenchidos os pressupostos para configuração do abuso do poder econômico”, sentencia o juiz.
O vice-prefeito eleito, Neto de Teotônio (PL), não é citado na ação. O juiz, porém, não indicou se é ele que deverá tomar posse em 1º de Janeiro.

Estados decidem aumentar ICMS de encomendas internacionais de 17% para 20% a partir de abril de 2025

Sem muito alarde, os governos estaduais decidiram, na última sexta-feira (6), aumentar a taxação de encomendas ao exterior. De acordo com a decisão, será elevada a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 20% sobre as encomendas internacionais, com validade a partir de abril de 2025.

A decisão foi tomada durante a 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e DF (Comsefaz), realizada em Foz do Iguaçu (PR). Além da alíquota de ICMS estadual, as encomendas internacionais de até US$ 50 também são taxadas com mais 20% relativos ao imposto de importação (federal), cobrança que começou a ser feita em agosto deste ano.

Com a mudança da alíquota, uma compra de US$ 40 – cerca de R$ 242,86 – em plataformas como Shopee, Shein ou Aliexpress somará R$ 340 a partir de abril de 2025. O valor é composto pelo ICMS de 20% e o imposto de importação federal que segue em 20%.

Segundo os estados, o aumento na tributação visa garantir "isonomia competitiva entre produtos importados e nacionais, promovendo o consumo de bens produzidos no Brasil".