quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Fiscalização da CGU detecta fraude no Bolsa Família em Piancó, onde metade da população recebia o benefício...

Fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) apontou que mais da metade da população de Piancó, no sertão da Paraíba, tinha cobertura do Bolsa Família. A cidade tinha servidores da prefeitura e da câmara de vereadores cadastrados no programa. Segundo a auditoria da CGU, famílias com casa própria e carro de luxo foram identificadas no cadastro, além de funcionários públicos. O levantamento foi feito entre 2016 e 2017.
O Bolsa Família foi criado em 2003 para atender famílias em condições de extrema pobreza. Tem direito ao benefício a família que tem renda de R$ 170 por pessoa. Algumas famílias apontadas na fiscalização da CGU tinham renda de mais de R$ 1.900 por pessoa.

Cartaxo se mostra preocupado com notícia apresentando Pedro vice de Maranhão e cobra definição: "O ano de 2018 não é para especulação, é para decisão", disse.

Resultado de imagem para cartaxo lucian
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), demonstrou ansiedade na manhã desta quinta-feira (04) com a falta de definições no campo das oposições sobre a candidatura ao Governo do Estado. Com dois potenciais candidatos que já declararam pré-candidaturas – Romero Rodrigues (PSDB) e José Maranhão (MDB), Cartaxo cobrou decisão sobre o nome que representará o grupo para o Governo, já que precisa do apoio do PSDB e MDB se quiser ser candidato.  “O ano de 2018 não é para especulação, é para decisão”, disse, hoje, defendendo definição ainda neste mês de janeiro. 
A tese de Cartaxo contrapõe-se à do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que já disse: somente vai definir sobre a sua desincompatibilização ou não do cargo entre os dias 6 e 7 de abril, prazo final para renúncia do cargo de prefeito. Para Cartaxo, os partidos de oposição estão empurrando com a barriga a definição sobre o candidato. Ele ignora que as duas lideranças já estão com o nome na praça, como José Maranhão, que está em franca pré-campanha, inclusive com visitas aos municípios paraibanos. Questionado sobre Pedro Cunha Lima ser cotado para vice na chapa de José Maranhão, Cartaxo disse que "eu acho que 2018 não é mais um ano para especulação, é um ano para definições".  O Jornal O Estado de S. Paulo publicou essa notícia hoje, apresentando Pedro Vice de Maranhão. 
O prefeito mostrou-se preocupado porque a campanha eleitoral para o Governo do Estado este ano será mais curta, com apenas 45 dias, um desafio para o prefeito de João Pessoa se tornar conhecido nos 223 municípios. “Não dá para ficar postergando”, insistiu Cartaxo, cobrando das lideranças partidárias que exponham “verdadeiramente” as suas pretensões. 
Após declarações dadas ontem pelo senador de que a aliança firmada em 2016 para as eleições municipais em João Pessoa não persiste para as eleições estaduais de 2018, Cartaxo chamou a atenção, nesta quinta-feira, que o MDB tem cargos no governo municipal hoje por causa da aliança de 2016. O senador José Maranhão, em entrevista concedida à Rádio Correio FM, ontem, voltou a dizer que o MDB não participa do governo de Cartaxo e se ele estiver incomodado, pode fazer a exoneração dos cargos que a legenda ocupa na prefeitura. 
Questionado, ainda, sobre a sua disposição de discutir com o senador José Maranhão sobre a aliança, ele disse que tem uma "clareza muito grande dos resultados que nós estamos apresentando na cidade de João Pessoa", disse, referindo-se à sua gestão.  (com ClickPB)

Maranhão diz que Cartaxo tem débito com o MDB, sobre possível vice cita esposa de Romero e rasga 'elogios' à Pedro Cunha Lima

Resultado de imagem para senador zé maranhão na correio
O senador José Maranhão (MDB) comentou nesta quinta-feira (4) sobre a possibilidade de aliança com o PSDB para às eleições deste ano no Estado, diante da composição entre as duas legendas que foi destaque na coluna da jornalista Andreza Matais - no Jornal O Estado de S. Paulo, dando conta de que o senador Cássio estaria negociando a indicação do filho, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), como vice de Maranhão. 
Nesta manhã, em entrevista à Rádio Band News, ao comentar uma possível aliança com o PSDB, Maranhão citou o nome da esposa [Micheline Rodrigues] do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), e ‘rasgou’ elogios ao filho de Cássio. “Eu acho que os nomes citados aí, a esposa do prefeito de Campina Grande ou o deputado Pedro Cunha Lima, com quem eu tenho uma relação excelente, tenho um simpatia muito grande por Pedro Cunha Lima, um rapaz muito jovem, muito inteligente, muito capaz e que está tendo um bom mandato como deputado federal”, destacou,
O senador emedebista disse, no entanto, que ainda não definiu quem será o seu companheiro de chapa na disputa pelo Governo do Estado. “Eu não fiz nenhuma escolha ainda e nem estaria incidindo numa falta de respeito se dissesse que já escolhi fulano ou sicrano… Então, essa é uma coisa que não me alvoroça, não me coloca em desespero pra a escolha do vice. Eu tenho certeza que podemos escolher o melhor vice, até porque existe toda uma elite de políticos, uns jovens e outros menos jovens, que poderiam ser excelentes candidatos a vice e que honrariam a minha chapa, assim como qualquer outra chapa”, pontuou Maranhão.
Maranhão disse, ainda, que é pré-candidato ao governo e vai levar essa bandeira à frente, apesar da “mídia comprometida politicamente” afirmar que o MDB tem obrigação de votar em Luciano Cartaxo (PSD). “Não existe isso, cada eleição é uma eleição, se existe um débito, quem está em débito conosco é Luciano Cartaxo, porque nós apoiamos Luciano na última candidatura, e eu o apoiei também como meu candidato a vice-governador, e depois quando eu fui candidato a senador, numa aliança com ele e o seu partido na época, eles abandonaram minha candidatura sem dar uma satisfação e se aliaram ao governador Ricardo Coutinho, eu soube pela televisão”, lembrou Maranhão. 
Na época, José Maranhão era candidato a deputado federal, mas como Luciano e Lucélio Cartaxo abandonaram a aliança, Maranhão saiu para o Senado e o PMDB ficou isolado. “Nós não temos esse débito de gratidão a Luciano, ao contrário, nós estamos esperando a retribuição do apoio que demos a Luciano, Luciano apoiando a candidatura do PMDB agora, eu ainda espero que isso aconteça”, disse Maranhão, que não abre mão da candidatura por honrar a indicação do seu partido. 
“Eu fui lançado candidato em uma reunião da Executiva do PMDB, por unanimidade. Todos os que estavam presentes, inclusive o então deputado Manoel Júnior, lançaram o meu nome como opção ao Governo da Paraíba. E aceitei, e tenho a obrigação moral e política de sustentar a bandeira. Eu não aceitei por brincadeira, como a proposta não foi feita por brincadeira, a proposta foi feita para valer”, disse Maranhão, em entrevista à Rádio Band FM.  (com Paraíba Já)

Cássio desconversa sobre notícia apresentando Pedro como vice de Maranhão e diz que prioridade do PSDB é candidatura de Romero..

Resultado de imagem para senador Cássio
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) se manifestou sobre notícia divulgada pela mídia nacional apontando Pedro Cunha Lima como sendo cotado para vice do senador José Maranhão (MDB), na disputa ao Governo, mas afirmou que o nome prioritário para o PSDB é o do prefeito Romero Rodrigues.  
“Só a partir da decisão do prefeito Romero é que o partido estará definindo se não tendo a candidatura própria fará as alianças”, explicou, admitindo a possibilidade de apoiar Luciano Cartaxo (PSD) caso não haja candidatura própria do PSDB. Cássio não pretende antecipar decisão antes do pronunciamento de Romero. A entrevista repercutiu na Rádio Arapuan.
O prefeito Romero Rodrigues, por sua vez, disse que deve conversar com o prefeito Luciano Cartaxo neste mês de janeiro, além de conversar com o senador José Maranhão. "Claro que vou me manter firme nesse bom propósito de tentar replicar o modelo de gestão de Campina Grande que pode dar certo para a Paraíba", defendeu .  

Governador abre ciclo 2018 do Orçamento Democrático e a primeira audiência será realizada na cidade de Itaporanga

Governador abre ciclo 2018 do Orçamento Democrático e a primeira audiência será realizada na cidade de Itaporanga
A primeira audiência será realizada a partir das 19h, no ginásio do Madrugão, localizada na cidade de Itaporanga numa quinta- feira 01 de fevereiro. seguindo na sexta (02), na cidade de Cajazeiras. O ODE também realizará, por meio das audiências, o ciclo de eleições para novos conselheiros (biênio 2018/2019).
A primeira audiência deste ciclo envolvem a participação de mais de 19 municípios que integram a  região do Vale do Piancó e incentiva a população dialogar diretamente com o governador Ricardo Coutinho e toda a equipe de governo. Em cada audiência, a população poderá eleger até três obras, ações e/ou serviços para a região de interesse e ainda sugerir, reclamar e/ou elogiar sobre os serviços prestados pelo governo em cada localidade.
Também poderá eleger o conselheiro que passará a representar aquela região durante os dois próximos anos de mandado voluntário. O gerente  do Orçamento Democrático, Clério Nunes , informa que as eleições para os conselheiros do Orçamento Democrático se darão, exclusivamente, de forma eletrônica e é preciso que as comunidades fiquem atentas para o processo de inscrição.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Maranhão avisa que MDB não tem obrigação nenhuma apoiar Cartaxo ao Governo

Maranhão avisa que MDB não tem obrigação nenhuma de apoiar Cartaxo ao Governo
O senador José Maranhão, presidente estadual do MDB da Paraíba, abriu o verbo, durante entrevista à rádio CBN João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (03) e avisou que não há entendimento algum para que seu partido apoie o nome do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), na disputa pela sucessão estadual em outubro de 2018. Maranhão lembrou que a aliança pró-Luciano já foi quitada em 2016, quando a legenda depositou seu apoio ao candidato que acabou vencendo o pleito.
“A aliança que nós fizemos com Luciano foi para elegê-lo prefeito de João Pessoa, e foi o que aconteceu. Não temos obrigação de elegê-lo a governador, a presidente da República, a Papa, a tudo, o que é isso? O MDB não assumiu o compromisso de apoiar Cartaxo”, disparou. Maranhão ratificou que o MDB terá candidatura própria no pleito desse ano e que gostaria de ter o apoio de Luciano, como retribuição ao pleito de 2016.
“O que eu não aceito é essa cobrança de dizer – tem que apoiar. É o casamento forçado. No lugar do casamento que tem o recurso do divórcio, é o casamento que é a ferro e fogo, ou seja, tem que fazer a aliança com Cartaxo. Luciano não pode apoiar o candidato do MDB não? Só nós é que temos que apoiar Luciano? Já apoiamos para prefeito, agora temos que apoiar para o Governo também? Será que depois vamos ter que apoiar para presidente da República ou até a papa? Não! O pau que bate em Francisco pode bater em Chico e o que bate em Chico bate em Francisco, assim como nós temos obrigação de apoiar a candidatura de Luciano, Luciano tem obrigação de apoiar o MDB, depende dos entendimentos, não pode ser é na marra como alguém quer”, arrematou.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Pesquisa mostra que Ricardo é um dos governadores que mais cumpriu promessas

O governador Ricardo Coutinho cumpriu 53% das promessas de campanha, segundo levantamento coordenado e divulgado pelo Portal G1, que levou em consideração os resultados das 26 unidades federativas, além do Distrito Federal. Ricardo é um dos governadores que mais cumpriu as promessas feitas durante a campanha de 2014. O Portal G1 conseguiu mapear 21 ações de grande e médio porte realizadas pelo governador Ricardo Coutinho em diversos segmentos. Pelo levantamento, Ricardo fez 66 promessas, cumprindo 21 em sua totalidade, enquanto outras 14 estão em pleno andamento.
A expansão do programa habitacional Cidade Madura – além de João Pessoa, entregue em Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira e em construção nos municípios de Sousa e Patos –, as construções dos viadutos do Geisel e de Mangabeira, a elevação da cobertura de esgotamento sanitário, as reformas da Vila Olímpica Parahyba e do Ginásio Ronaldão, convocação de novos policiais aprovados em concurso público, ampliação das Unidades de Polícia Solidária, implantação de laboratórios de robótica e de matemática em escolas estaduais estão entre as promessas de campanha cumpridas pelo governador Ricardo Coutinho.
De acordo com o levantamento, outras 14 promessas de campanha estão em andamento, entre as quais a elevação da cobertura do abastecimento d’água, que subiu de 92% para 98,97%, e o Governo do Estado segue trabalhando para atingir os 100%, com obras como a Transparaíba, que vai levar água da Transposição do Rio São Francisco para 19 municípios. Outra promessa que também está em andamento é a pavimentação da via Perimetral Sul, que está com mais de 70% das obras concluídas e deverá ser entregue em fevereiro de 2018.              
A implantação do novo Sistema de Radio Monitoramento Digital para todos os órgãos operativos de segurança pública também é outra ação de destaque que está em andamento e já em fase de conclusão. A 2ª fase, que abrangeu toda a região de Campina Grande, foi finalizada em setembro. A nova tecnologia representa um investimento de R$ 33 milhões e também está funcionando em João Pessoa, assim como nos litorais sul e norte da Paraíba. Os equipamentos vão proporcionar às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade, com cobertura de 90% do território paraibano até o fim deste ano.
O Hospital Metropolitano D. José Maria Pires, embora conste como promessa não cumprida no levantamento do Portal G1, deve-se ressaltar que as obras estão em fase de conclusão, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2018, podendo, portanto, ser considerada como parcialmente cumprida. Com relação às novas escolas de ensino integral, o levantamento informa que em 2014 eram 49 escolas de ensino integral e que a promessa era dobrar, mas que só foram feitas seis novas escolas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, em 2014, algumas escolas tinham o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e não eram totalmente ensino integral, apenas com algumas ações no contra-turno. Em 2016, o Estado possuía oito escolas integrais, em 2017 subiu para 34 e em 2018 para 100.
A implantação da Escola Técnica de Arte da Paraíba também pode ser considerada como ação parcialmente cumprida, já que as obras da reforma do prédio foram autorizadas e a previsão de entrega é para o ano de 2018. A escola funcionará no prédio da antiga Central de Polícia do Estado, no bairro do Varadouro, próximo à rodoviária e à integração, beneficiando, assim, jovens e adolescentes que residem em outras cidades da Paraíba.

“PSDB tem legendas mais confiáveis à disposição”, diz Vené sobre união das oposições

Resultado de imagem para veneziano
O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) acredita que será praticamente impossível uma aliança entre o PSDB e o PMDB, nas eleições deste ano. Para o peemedebista os tucanos já têm “legendas mais confiáveis à sua disposição” para contar com o apoio no pleito de 2018.
“É praticamente impossível que o PSDB queira apoiar um candidato do PMDB, isso é muito claro, sendo razoavelmente racional. Sabemos que o mesmo partido que negou o PMDB quando pôde compor conosco não vai fazer isso dessa vez tendo legendas mais confiáveis à sua disposição”, afirmou.
Veneziano também declarou que tanto o PMDB como o PSDB precisarão de aliados fortes, para manter firme suas pré-candidaturas ao Governo da Paraíba. Ele ainda ressaltou que caso José Maranhão queira disputar as próximas eleições, terá que ter esses aliados fortes, ou caso contrário “ninguém vai ficar com ele”. Com informações do PB Agora.