sábado, 27 de maio de 2023

João participa de encontro com partidos aliados e reforça ações políticas em defesa da democracia

Partidos do campo progressista lançaram uma carta, neste sábado (27), durante o seminário “A Defesa da Democracia e os desafios do Campo Democrático e Popular da Paraíba’, em João Pessoa. Participaram da ocasião líderes do PSB, PT, PCdoB, PV, PDT, REDE, PMN, Agir e Solidariedade.

O teor de carta formulada no encontro é de apoio ao Governo Lula, manutenção da defesa da democracia e de pautas como combate à violência, feminicídio, LGBTfobia, racismo e xenofobia, desigualdade social, fome e miséria. Eles ainda pontuaram que nas eleições de 2024, devem ‘formar frente, onde puder, contra os candidatos e as células bolsonaristas na sociedade e nas eleições, grave ameaça à democracia do nosso país’.

“Continuaremos construindo frentes amplas contra o autoritarismo e o fascismo que trouxeram um ambiente de ódio, a fome e ampliação como nunca vista antes das desigualdades sociais no Brasil”, diz a carta.

Felipe Leitão diz que até agosto anuncia nome (deve ser de sua esposa) que disputará sucessão em Bayeux, pelo grupo da prefeita Luciene...

O deputado federal Felipe Leitão (PSD) cravou, durante entrevista anteontem (25), que até agosto deste ano anuncia quem vai disputar a sucessão da prefeitura de Bayeux, pelo grupo da prefeita Luciene Gomes (PDT). Ao que tudo indica, o nome escolhido será o de sua esposa, Tacyana Leitão (na foto).

Para Leitão, a lembrança do nome de Tacyana é natural, ao pontuar que ela esteve presente durante toda a campanha de 2022 no município e criou uma identidade com os grupos políticos da cidade, como também da população local. Ele, porém, afirma que ainda é cedo para cravar o nome e que o momento agora é de foco no administrativo.

“É natural que o nome dela seja lembrado para sucessão da prefeita Luciene em Bayeux, mas ainda é cedo para discutir. Eu acho que o momento agora é de focar na gestão, é momento administrativo. O momento político é a partir do segundo semestre. Eu acho que de agosto em diante é que se deve pensar em formatação de chapa, em quem vai ser o sucessor, o possível vice. Enfim, as discussões políticas, em respeito ao povo de Bayeux, não acontecem agora e momento é administrativo”, disse.

Nos bastidores, as informações que circulam é que Tacyana será a cabeça da chapa tendo Léo Micena, secretário da gestão municipal, como indicado a vice. A formação desta chapa teria o aval do grupo da prefeita Luciene e também do governador João Azvêdo.

Azif Lemos e Zé Armando debatem durante reunião plano de ação visando disputa eleitoral de 2024...

O médico Dr. Azif Lemos esteve nesta sexta-feira (26) reunido, na sede do Republicanos, em João Pessoa, com Zé Armando, que preside a legenda em Itaporanga - na região do Vale do Piancó. Os dois traçaram algumas ações que serão desenvolvidas junto ao grupo visando a construção do projeto de sucessão municipal na 'Rainha do Vale'.

Dr. Azif Lemos se colocou como uma alternativa pela oposição para disputar a prefeitura local tendo como base de ideia o compromisso com o social em prol da população itaporanguense, em particular a que mais necessita. O médico vem recebendo demonstrações de apoio por onde tem circulado, na perspectiva de que pode ser o condutor de um novo momento para o município.

Enquanto isso, Zé Armando tem trabalho na condução de uma estruturação partidária que possa consolidar e garantir meios necessários para a construção do projeto. Haja vista o desenho de um cenário desafiador que se projeta pela frente diante do enfrentamento a ser pesado, dentro do campo estrutural/político. O que se consegue com um partido forte o bastante para esse embate.

Foi o tema desse encontro, cujo primeiros resultados começaremos a ver nos próximos dias.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Veneziano afirma que disputará reeleição em 2026, revela diálogos com Bruno para indicação na gestão municipal e que vai filiar prefeita de Belém amanhã no MDB

Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano negou ocorrência de um encontro entre ele e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (Campina Grande). A fala se deu em entrevista a Arapuan FM, nesta quinta-feira (25). 

O senador revelou diálogo com Bruno para a indicação de nomes do MDB para cargos na prefeitura de Campina Grande. “A possibilidade de participarmos da administração em Campina Grande existe. Nomes nós temos a oferecer. Mas não há ainda em concreto uma tomada de decisão”, emendou.

Sobre as eleições de 2024, Veneziano rechaçou qualquer tese de volta do comunicador Nilvan Ferreira à legenda. Nilvan disputou a prefeitura de João Pessoa em 2020 pelo MDB, quando o partido ainda era comandado pelo ex-senador José Maranhão. Para Veneziano, Nilvan “não cabe” no partido e sequer ele iria desejar uma volta.

Veneziano projeta que o partido tenha entre 40 e 50 prefeitos eleitos ao término do processo eleitoral do próximo ano. Ele contou que está em articulação para a filiação de prefeitos, alcançando nesta sexta-feira (26) o número de 25 prefeitos filiados ao partido com a filiação de Dona Aline, prefeita de Belém.

Já sobre as eleições de 2026, Veneziano já diz abertamente que disputará a reeleição ao Senado Federal, afastando qualquer possibilidade de disputar o cargo de governador.

Veja parte da entrevista:

Presidente do Coren cobra cumprimento do piso da enfermagem a mais de 50 mil profissionais que atuam na Paraíba: "lei deve ser cumprida"

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Rayra Maxiana de Araújo, cobrou o pagamento do piso da enfermagem às autoridades. Conforme apurou o ClickPB, a representante da entidade lembrou que o piso agora é uma lei e deve ser cumprido pelos gestores municipais e estaduais. Na Paraíba, mais de 50 mil profissionais inscritos no Coren esperam o cumprimento da lei.

“Nós temos uma lei que está de volta com seus efeitos e deve ser cumprida de imediato pela rede pública de forma imediata e 1º de julho, pela rede privada. Sabemos que alguns municípios estão se manifestando sobre esses valores e que necessitam de informações. Cabe aos prefeitos e ao governador acionar o Ministério da Saúde para que esses valores sejam corrigidos, pois temos uma lei e ela deve ser cumprida”, disse Rayra.

Atualmente, são 50.533 profissionais atuando com inscrição no Coren. Desses, 16.614 são enfermeiros, 30.769 são técnicos em enfermagem, 3.146 são auxiliares de enfermagem e 4, atendentes.

O piso é previsto na Lei nº 14.434/2022, a qual encontra-se vigente e deve ser cumprida de forma imediata pelos entes públicos e 1 de julho de 2023 em empresas privadas, conforme recente decisão proferida pelo Ministro Roberto Barroso.

O repasse do Governo Federal (Portaria GM/MS nº 597/2023) destina-se ao complemento dos valores pagos atualmente pelos Estados, Municípios, autarquias e fundações: os valores previstos como piso salarial na lei nº 14.434/2022.  O valor a ser repassado pelo Governo Federal depende de informações fornecidas pelos Governos Estaduais e Municipais.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Aliança PSB/REP se desenhando pelos municípios: Júnior Araújo fala em "fortalecer" o Republicanos em Cajazeiras para 2024

Tanto o deputado estadual Júnior Araújo como seu colega Chico Mendes, ambos do PSB, fazem questão de frisar a necessidade de união das oposições para lograr êxito em Cajazeiras, na disputa pela prefeitura em 2024. Juntos, eles vão definir a formação da melhor chapa para embate contra o nome a ser escolhido pelo prefeito Zé Aldemir (PP), que já está no segundo mandato. 

Pensando nesse cenário, Júnior Araújo revelou em entrevista na rádio Oeste AM, na manhã desta quarta-feira (24), que trabalha para fortalece o Republicanos local. Ele deixou a entender que indicará os nomes da executiva municipal do partido, que é presidido no estado, pelo deputado federal Hugo Mota. Ou seja, indiretamente ele comandará a sigla na "Terra do Padre Rolim".

Júnior Araújo lembrou de que sua relação é estreita com o Republicanos, e adiantou que sua esposa, a empresária e enfermeira, Ana Emília, vai se filar a sigla. É possível até para que seja a nova presidente. A tendência é que Republicanos de Cajazeiras possa também receber vereadores, pré-candidatos e formar uma grande frente para a disputa legislativa. "Temos tudo também para estar com o PSB na disputa pela prefeitura," concluiu.

Desse modo, PSB e o Republicanos caminham para dobradinha em Cajazeiras, assim como vai acontecer em diversos outros municípios, com a formação da chapa majoritária: um na cabeça e outro na vice.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Dr. Diego Galdino confirma pré-candidatura em Uiráuna com apoio dos deputados Wilson Pai/Wilson Filho, revela diálogo com ex-prefeito Bosco Fernandes e critica gestão de Leninha Romão

Pré-candidato a prefeito de Uiraúna, o médico Dr. Diego Galdino (sem partido) afirmou, em entrevista a Rádio Mais FM no último fim de semana, que tem dialogado com lideranças políticas na formação de uma base para se consolidar na disputa. Ressaltou a parceria política com os deputados Wilson Santiago e Wilson Filho, além do governador João Azevêdo (PSB).

Diego Galdino revelou que existe um diálogo aberto com o ex-prefeito João Bosco Nonato Fernandes. Segundo Dr. Diego, as conversas com Dr. Bosco têm avençado e são constantes. O político ainda ressaltou que está mantendo diálogo com lideranças políticas do atual grupo de situação, que estão prestes a deixar a gestão da prefeita Leninha Romão (PP). 

O médico também não poupou críticas a atual gestão e lamentou que a população de Uiraúna não tem atenção devida na área da saúde. Segundo o médico, as pessoas que precisam de assistência na saúde, precisam se deslocar para a cidade de Cajazeiras para receber o atendimento necessário. Dr. Diego se reportou sobre a construção do sonhado hospital de Uiraúna. Ele acusou atual prefeita de demolir uma instalação de um hospital que estava construído, para construir um novo prédio para o monômio. 

Acompanhe a entrevista prestada por Dr. Diego Galdino na íntegra:

Romero desmente Bruno, nega conversa privada com Veneziano e revela visita na companhia de conselheiro do TCE-PB

Depois de se ver desconfortável num evento domingo (21), em Lagoa Seca, em que também estava o senador Veneziano, além do prefeito Bruno Cunha Lima (Campina Grande), onde disse tratar-se de uma "casualidade" por conta do convite do anfitrião, deputado estadual Fábio Ramalho (PSDB), o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) se viu hoje (23) obrigado a desmentir informação passada à imprensa por Bruno sobre um encontro a "portas fechadas" com o senador há cerca de 10 dias. . 

Segundo o parlamentar, os dois realmente teriam se encontrado no gabinete do senador em Brasília, mas de forma rápida ao Romero acompanhar o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz. Leia mais: 

Romero concedeu uma entrevista ao portal Fonte83 e explicou as características do encontro. Segundo ele, o conselheiro Nominando Diniz realizava uma peregrinação aos gabinetes dos parlamentares paraibanos, na Câmara e no Senado Federal, em busca de apoio à destinação de emendas no valor de R$ 10,3 milhões. 

“Então, em nenhum momento fiquei sozinho com o senador Veneziano”, disse o deputado federal, que concluiu: “Apenas, entrei a sai com Nominando”. 

Após Romero desmentir Bruno sobre encontro com Vené, Tovar rasga elogios a João Azevêdo..

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), do grupo "romerista" em Campina, elogiou, nesta terça-feira (23), o governador João Azevêdo (PSB), durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar, no entanto, integra a bancada de oposição ao governo. 

“É preciso reconhecer o que é bom. O Governo do Estado está hoje em Campina Grande entregando uma reforma da quadra do Instituto dos Cegos. Isso precisa ser louvado. Sou oposição, e fui convidado para ir. Mas não pude porque estou aqui na sessão”, disse Tovar, que é um dos principais aliados do ex-prefeito e deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). 

Tovar figuro dentre os nomes, em 2020, como provável candidato de Rodrigues para disputar a prefeitura de Campina, mas acabou perdendo espaço para o hoje prefeito Bruno Cunha Lima. 

Em política, nenhum elogio acontece por acaso... 

Raniery Paulino diz que sua missão é "unir oposições" em Guarabira para Eleições 2024

O suplente de deputado federal Raniery Paulino (REP) negou, nesta terça-feira (23), que seja candidato a prefeito de Guarabira nas eleições do próximo ano. Durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, ele disse que sua missão, nesse momento, é de fortalecer e unir as oposições. 

“Sou candidato a nobel da paz, porque o que eu quero é paz para pacificar as oposições e depois vamos escolher nomes  para nos representar, que tenha um sentimento de mudança da cidade e, para isso, nós temos um portfólio para ganhar as eleições. Temos que buscar um nome que unifique as oposições e tenha chances de levar a vitória,” explicou. 

Raniery pontuou que no momento está trabalhando como assessor do  presidente Conselho de Engenharia e Agronomia, "fruto da minha militância em favor das categorias, pois sempre trabalhei pelo fortalecimento do serviço público", disse. Mesmo estando trabalhando em Brasília, Raniery  reforçou que não deixa a política e que mantém os olhares e coração fincados na Paraíba. "Trabalhando nessa direção, mas com os olhares também na política”, destacou.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

George Coelho recebe visita dos deputados Wilson Santiago e João Gonçalves e confirma candidatura à Prefeitura de Sobrado

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP/PB) e ex-prefeito de Sobrado, George Coelho recebeu sábado (20) a visita dos deputados Wilson Santiago (federal) e João Gonçalves (estadual) em sua residência. Em entrevista ao Blog, o líder municipalista confirmou que poderá disputar a prefeitura de Sobrado outra vez, nas eleições do próximo ano.

Os parlamentares e amigos fizeram uma surpresa agradável para George, em sua Granja. O ex-gestor ficou emocionado e feliz, pela solidariedade de todos, diante a traição do prefeito Léo, e – os apoios que no dia a dia vem recebendo para o pleito vindouro. “Obrigado Deus e – os sobradenses, do campo e da cidade.  Juntos somos mais fortes”, disse George. 

Além de lideranças políticas do município, George Coelho terá em seu palanque, o governador João Azevêdo, senador Efraim Filho, deputados Wilson Santiago e João Gonçalves, e colegas gestores da região, polarizado por Sapé. Ele possivelmente disputará a Prefeitura do município de Sobrado pela terceira vez, pelo PSB, partido do governador do estado, com amplas possibilidades de vitória em 2024.  

Romero aponta lógica para apoiar Bruno, mas avisa: “Se não me couber, estou fora”.

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) voltou a afirmar, na manhã desta segunda-feira (22), que há uma lógica em apoiar a reeleição do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD). Bruno foi escolha pessoal de Romero para sucedê-lo em 2020. “É uma tendência natural [apoiar Bruno], mas vou discutir o processo ainda. Ainda é cedo. Vou ajudar minimamente no que me permitir a colaboração, no que também o ambiente me couber. Se não me couber, estou fora. Não tem problema nenhum comigo”, disse.

Ao mesmo tempo, foi taxativo: “Sendo bem honesto no processo, se estiver harmônico, estou dentro. Se não estiver, estarei em outro local”. Romero afirmou que só discutirá eleições em 2024. Romero garantiu que a relação com a oposição é “zero”, que não pretende ser candidato em 2024 mas que vai ouvir a população.

“Para certas decisões, fazer com o que a população pensa e pedir as bênçãos a Deus. Não está no meu radar [ser candidato]. Agora, ninguém tem o controle do povo. O povo é quem decide”, afirmou. Perguntado se estaria certa a participação do MDB e do senador Veneziano Vital do Rêgo na base de apoio do prefeito Bruno, Romero foi rápido na resposta: “Não sei”.

E emendou falando sobre a foto ao lado de Bruno e de Veneziano, no mesmo palanque em Lagoa Seca, nesse domingo (21). O constrangimento do ex-prefeito de Campina ficou evidente. “Absolutamente uma casualidade, em um momento em que eu estava numa festa fora de Campina, onde não sou eu que convido as pessoas. Onde eu for convidado que tiver alguém, vou usar uma coisa que aprendi em casa: a educação”, declarou Rodrigues.

domingo, 21 de maio de 2023

Bruno, Romero e Veneziano esbanjam sintonia em festa em Lagoa Seca e dão ‘senha’ para união em 2024

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSDB), o deputado Romero Rodrigues (Podemos) e o senador Veneziano (MDB) esbanjaram sintonia, neste domingo (21), ao marcarem presença na tradicional Festa das Mães, promovida pela prefeitura de Lagoa Seca, neste domingo. O trio posou para fotos juntos, no mesmo palanque, e deram a senha para a possibilidade de união política para as eleições de 2024.

Eles foram convidados pela prefeita Dalva Lucena e pelo deputado estadual Fábio Ramalho, que também aparecem juntos ao lado de Romero, Bruno e Veneziano. Para Fábio Ramalho (PSDB), Romero Rodrigues não deve deixar o grupo do prefeito Bruno e aposta em aliança composta entre os partidos Republicanos, Podemos e PSDB para as próximas eleições municipais de 2024, na Rainha da Borborema.