sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Paraíba deverá ter mais um ministro no STJ e mais cotado é o desembargador Oswaldo Trigueiro

E a Paraíba vai ocupar mais um espaço de destaque no Poder da República, em Brasília. Informa Luís Tôrres. Mais precisamente uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Composta de 33 ministro, a Corte possui atualmente apenas um ministro nascido na Paraíba - o atual presidente do órgão, ministro Herman Benjamim, natural de Catolé do Rocha. O ministro Francisco Falcão, que tem família na Paraíba, nasceu em Recife, Pernambuco. 

Acontece que no ano de 2026 se abrirá uma vaga para indicação de um desembargador dentre os que integram os tribunais de justiça de todos os estados brasileiros. Os ministros em atividade escolhem dentre os nomes que forem inscritos. E o nome que está mais cotado é de um desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, numa construção que vai se fortalecendo para ser consenso.

O nome dele é Oswaldo Trigueiro, desembargador na Paraíba pelo Quinto Constitucional. Oriundo do Ministério Público do Estado, ex-procurador geral de Justiça do Estado, o desembargador Oswaldo tomou posse no Tribunal de Justiça da Paraíba em 2013. O detalhe é que sua eventual ascensão ao STJ abrirá mais uma vaga de desembargador na Paraíba, obrigatoriamente a ser preenchida por indicação do Ministério Público do Estado.

João promove almoço com toda a base segunda-feira e dá largada oficial para sua candidatura ao Senado em 2026

A semana vindoura promete continuar o alto grau de movimentação política visando sucessão estadual de 2026. É que o governador João Azevêdo (PSB) vai dar a largada oficial para a campanha que na verdade já está nas ruas. João vai disputar uma vaga de senador, com projeto praticamente assegurado.

Tudo vai acontecer segunda-feira (13) que está sendo chamada de Super Segunda, devido tamanho da simbologia dos atos. Pela manhã ele lança o Programa Paraíba 25/26, pacote de obras no valor total de R$ 10 bilhões, cujo spoiler foi dado ontem pelo vice-governador Lucas Ribeiro (PP). 

À tarde, segue para um almoço com toda base governista, deputados e prefeitos alinhados com o PSB e o governo, para uma demonstração de força política. Com roteiro de obras em execução que ultrapassa R$ 5 bilhões, João parte para 2026 com uma musculatura administrativa de fazer inveja a qualquer gestor de olho na próxima eleição. 

Esse movimento que o governador programa para segunda não se trata "apenas" de uma resposta ao "churrasco" da oposição, realizado na casa do senador Efraim Filho (União) no fim do ano passado, mas também da intenção clara de João em querer manter a unidade da base, fortalecer sua sucessão entre os aliados e, claro, vitaminar sua candidatura ao Senado da República. (com Luís Tôrres)

Romero junto com Lucas e Cícero na festa de ontem que reuniu lideranças da Super Federação PP/Republicanos/União Brasil

Realizada na noite de ontem, na casa de eventos Angelin Garden, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, a festa promovida pelo deputado federal Mersinho está rendendo e deve seguir assim pelos próximos dias por ter sido encontro de lideranças da Super Federação PP/Republicanos/União. Ainda, do Podemos, do PSDB e PSD (estão se fundindo) e do PSB. 
O objetivo de homenagear Hugo Motta, próximo presidente da Câmara, deu lugar aos cenários sobre sucessão estadual com as movimentações em curso para a disputa. Isso porque a Super Federação cria uma nova força política no estado. Aliada com a Fusão PSDB/PSD se torna maior força. 
A federação junta num bloco só: o vice-governador Lucas Ribeiro, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (está no exterior), prefeito Cícero Lucena, além do seu filho Mersinho, todos do PP; senador Efraim Filho e o deputado federal Dr. Damião, ambos do União Brasil; e Hugo Motta, Wison Santiago, Murilo Galdino e o presidente da Assembleia Adriano Galdino, todos do Republicanos; e deputados estaduais das três legendas. 
Já a Fusão PSDB/PSD junta a senadora Daniella Ribeiro (PSD), o ex-senador Cássio Cunha Lima, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (que teve 48% dos votos na disputa para o governo em 2022), os deputados estaduais Camila Toscano, Tovar e Fábio Ramalho, todos do PSDB. Sem esquecer que há o Podemos dos deputado federais Romero Rodrigues e Ruy Carneiro, aliados do Clã Cunha Lima. 
O local escolhido para o evento é de propriedade de Savigny Cunha Lima, irmão de Cássio que observa o desenrolar dos acontecimentos, principalmente, com relação a possível fusão de seu partido com o da senadora Daniella Ribeiro. Pois, com o governador João Azevêdo (PSB) saindo pra disputar o Senado, Lucas assume e concorre à reeleição. 
Outras lideranças presentes: os secretários de Estado Pollyanna e Adalton Fernandes, deputado federal Gervásio Maia (PSB), deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e os deputados estaduais Tovar (PSDB), Felipe Leitão (PSD), Tanilson Soares (PSB), Danielle do Vale, Jutay Menezes e Márcio Roberto, ambos do Republicanos. 

Enfim, essa federação tem tudo para criar uma nova força política na Paraíba com proporção de ser a mais forte do estado. Isso sem falar na fusão PSDB/PSD que vai estar aliado à Super Federação. 

Genro de Ruy Carneiro e vereador da oposição em JP, Ícaro Chaves sinaliza aproximação com Cícero

Eleito no campo das oposições ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), o vereador Ícaro Chaves (Podemos), vem dando sinais de aproximação com o chefe do executivo municipal. Nesta quinta-feira (9), o parlamentar participou de um evento promovido pelo deputado federal Mersinho Lucena (PP), em João Pessoa, e pousou para fotos ao lado de Cícero.
Ícaro (de camisa branca na foto) é genro do deputado federal e ex-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos). O deputado é um dos principais opositores a Cícero e travou embates ferrenhos com o gestor pessoense no último pleito municipal. Apesar do clima hostil em 2024, Ícaro tem dado sinais de que o clima de rivalidade ficou no passado.

Cícero sobre federação entre PP, Republicanos e União Brasil: “Está avançando muito”.

O prefeito de João Pessoa, pela quarta vez, Cícero Lucena (PP), destacou os avanços na construção da federação entre Republicanos, PP e União Brasil. A eventual aliança vai unir o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o próximo presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, o senador Efraim Filho e o próprio Cícero Lucena no mesmo partido e se tornar maior força política do estado.

“Acho que está avançando bastante esse caminho (federação). Sem dúvidas nenhuma, da nossa parte aqui do PP, nós temos a tranquilidade de apoiar e achar, sim, que pode ajudar. Se conseguir fazer essa federação será um partido forte e que tem o propósito de cuidar das pessoas”, declarou.

Caso a federação seja confirmada, como trabalham os presidentes do União, Antônio Rueda, do PP, em nível nacional, as legendas precisarão seguir a mesma posição em eleições por, no mínimo, quatro anos e atuar como se fossem uma legenda só no Congresso.

Isso causará uma reviravolta na sucessão estadual de 2026. 

Após adiada duas vezes a eleição, Viturino vence Flavinho e é eleito novo presidente da Câmara de Santa Rita

Após duas tentativas frustradas e embates judiciais, a Câmara Municipal de Santa Rita tem presidente. Por 10 votos a 9, o vereador Epitácio Viturino (PP), filho do ex-deputado Zé Paulo, foi eleito para comandar a Casa no primeiro biênio. Epitácio (de chapéu) foi candidato pela base de apoio do prefeito Jackson Alvino, do ex-prefeito Emerson Panta e da deputada estadual Drª Jane, todos do PP.
Em eleição realizada na manhã desta sexta-feira (10), Viturino venceu Flávio Panta (PP), primo do ex-prefeito Emerson Panta (PP) e que foi preterido pelo primo na escolha do candidato do grupo para disputar a Prefeitura de Santa Rita. 

Tudo começou no dia 1º de janeiro, após a posse do prefeito Jackson Alvino (PP), quando um grupo de 11 vereadores tentou convocar a eleição para eleger um novo presidente da Câmara. No entanto, a base do prefeito se retirou do plenário, inviabilizando a votação. A eleição foi adiada para essa quarta-feira (8), mas também não aconteceu por falta de quórum.
A eleição estava sendo “dificultada” por causa de uma modificação feita no Regimento Interno da Casa no final do ano passado, que havia estabelecido um quórum qualificado de 13 vereadores para a eleição da Mesa. A alteração no Regimento foi questionada na Justiça e, em primeiro grau, foi derrubada. A Câmara, no entanto, conseguiu reverter a decisão, mas nesta quinta (9) o desembargador José Guedes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) reconsiderou a decisão, suspendendo os efeitos da mudança do Regimento.
Epitácio Viturino (PP) foi o primeiro a apresentar candidatura à presidência da Casa. Já Flávio Panta ingressou no chamado ‘grupo dos 8’ apenas nesta sexta-feira. Flávio foi secretário na gestão do primo, o ex-prefeito Emerson Panta, que foi nomeado por Jackson como secretário de Articulação.

Confira a nova Mesa Diretora (Biênio 2025/2026):
Epitácio Viturino (presidente)
Irmão Josivaldo (1° vice-presidente)
Wagner de Bebé (2° vice-presidente)
Cleidinha de Digão (3° vice-presidente)
João Alves (4° vice-presidente)
Anderson Liberato (1º secretário)
Clóvis de Loi (2º secretário)
David Santana (3º secretário)
Alysson Gomes (4º secretário).

Festa com presenças líderes doa Super Federação deixa PSB de 'orelha em pé' quanto à isolamento...

A festa organizada na noite desta quinta-feira (9) pelo deputado federal Mersinho Lucena (PP), na casa de Recepções “Angelim Garden”, em Cabedelo, para prestar solidariedade a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), próximo presidente da Câmara Federal, reuniu cerca de 30 deputados federais para homenageá-lo antes da sua eleição em fevereiro na Câmara Federal.
O evento contou com a mais pura nata do Centrão da Paraíba e em algumas rodas o assunto mais comentado foi a provável criação da Federação que deve unir o PP, Republicanos e União Brasil. Coincidência ou não mais todo os principais líderes destes três partidos estavam na festa e em clima de festa.
O evento contou com a presença de potenciais candidatos ao governo da Paraíba em 2026, como o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino (Republicanos), o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PP), o senador Efraim Filho (União Brasil) e os deputados federais Romero Rodrigues (Podemos) e Hugo Motta (Republicanos).
O Portal Polêmica Paraíba procurou saber por que os principais Líderes do PSB na Paraíba não estavam na confraternização. Um influente secretário de estado disse taxativamente “fomos convidados, mas socialistas tem que saber o seu lugar”.
Nem o governador João Azevedo nem o secretário Deusdete Queiroga estiveram na festa mesmo tendo sido convidados. Não se percebeu nenhum outro secretário do estado na festa. Já outro influente integrante do PSB, que não quis se identificar, foi mais ousado: “Esta festa mas parece uma comemoração antecipada da futura Federação (PP/UB/REP) com objetivo de isolar o PSB e o governador João Azevedo nos próximos embates políticos”.
O deputado Hugo Motta que foi o homenageado da noite foi um dos poucos presentes que lembrou do nome do governador João Azevedo.

Com PolêmicaPB

Mersinho diz que Federação PP/Republicanos/União Brasil deve ser resolvida em fevereiro

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) afirmou que a Super Federação entre Progressistas, União Brasil e o Republicanos, está sendo discutida em Brasília. Durante entrevista concedida à Rádio Arapuan FM nesta quinta-feira (9), o parlamentar detalhou as discussões que vem sendo mantidas em Brasília. “Não tem como negar que está sendo discutido. A possibilidade existe, mas eu acredito que se houver mais intensificação das conversas, ela acontecerá no retorno dos trabalhos que acontecerão a partir de fevereiro”, detalhou Lucena.

Na noite de ontem, Mersinho organizou uma festa na Praia do Jacaré, em Cabedelo, para homenagear o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) antes de sua eleição como novo presidente da Câmara, no dia 1º de fevereiro. O evento reuniu 45 deputados federais, estaduais, prefeitos e diversas lideranças. Na oportunidade, Hugo Motta disse ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que será candidato ao governo com a saída de João Azevêdo (PSB) para disputar o Senado, que o grupo está no rumo certo e seguirá unido para 2026. "Estamos no caminho certo. Temos a certeza que este grupo está unido e vai permanecer unido", disse Hugo Motta. 


Presenças no evento do prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), deputado federal Murilo Galdino (Republicanos, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ), deputado Márcio Roberto, dentre outras lideranças.

Verão Seguro: Prefeitura de Cabedelo e Governo do Estado realizam ação integrada com forças de segurança

Intensificar as ações de fiscalização através de ações integradas com outros órgãos para garantir um verão seguro e tranquilo para moradores e turistas das praias de Cabedelo. Foi pensando nisso que a Prefeitura da cidade e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba realizaram, nesta quinta-feira (9), uma ação excepcional da Operação Verão 2025 na cidade portuária.

“Nos últimos anos, nossa Cabedelo se tornou a Capital do Verão Brasileiro, e nós sabemos que a população praticamente dobra neste período, então, nada mais justo que termos essa atenção especial das forças de segurança do Estado, incluindo a nossa Guarda Metropolitana, a Semob e a Defesa Civil, envolvidas  em operações integradas!”, destacou o prefeito André Coutinho.

“Nós agradecemos a oportunidade de participar destas ações institucionais, cientes que somos da importância que tem o município de Cabedelo e o seu crescente turismo para o nosso Estado. Além disso, essa é uma área coirmã de João Pessoa, são municípios limítrofes, onde a população circula de lá para cá, e também do Litoral Norte ao Sul, pois são áreas estratégicas. Temos a obrigação de cuidar da nossa população e daqueles que nos visitam. E é só unindo forças que a gente consegue ter os melhores resultados”, afirmou o secretário de Segurança do Estado, Jean Nunes.

A iniciativa contou com o efeito das Guarda Municipal de Cabedelo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil, SAMU, além da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Durante a ação, o efetivo saiu do Pórtico de entrada do bairro de Intermares e percorreu toda a orla, em direção ao Dique de Cabedelo. Em Cabedelo, as ações conjuntas da Operação Verão focam no manejamento de pessoal, operações de prevenção, fiscalização e educação e ocupação de mais espaço.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Em festa com 45 deputados promovida por Mersinho Lucena, Hugo Motta afirma ao lado de Lucas Ribeiro que grupo seguirá unido pelo bem da Paraíba: "Estamos no rumo certo e o grupo vai seguir unido para 2026".

Durante evento na noite desta quinta-feira (9), realizado na Praia do Jacaré, em Cabedelo, organizado pelo deputado federal Mersinho Lucena (PP) que reuniu 45 deputados federais para homenagear o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) antes de sua eleição no próximo dia 1º de fevereiro como novo presidente da Câmara dos Deputados, o que se falou muito foi sobre as movimentações políticas para as eleições de 2026 na Paraíba.

Em um desses momento, questionado por Mofi, com relação à Super Federação PP/Republicanos/União Brasil e qual seria o caminho para a sucessão estadual, Hugo Motta ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que será candidato a reeleição ao governo com saída de João Azevêdo para disputar o Senado, disse que o grupo vai seguir unido para 2026 e que tudo está sendo bem alinhado entre as lideranças políticas do estado. "Estamos no caminho certo. Temos a certeza que este grupo está unido e vai permanecer unido", disse Hugo Motta. 

Presenças no evento do prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), deputado federal Murilo Galdino (Republicanos, seu irmão Adriano Galdino (Republicanos, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ), dentre outras lideranças.



Prefeito Azif Lemos com vereadores Ricardo Pinto, Dean Caetano, Romildo e Arlington Queiroz, no encerramento da festa de aniversário de Itaporanga; registro também com Paulinho de Zié, Jacklino Porcino e Cia...

A população de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, comemora neste 09 de Janeiro 160 Anos de História do município com muita festa que começou no início da semana. Conhecida como a 'Rainha do Vale', a cidade é prodiga em hospitalidade e organização de festejos, seja o aniversário da cidade ou seu maior evento que é o São Pedro. 

Na foto acima (de agora a pouco) o prefeito Azif Lemos (n centro) com vereadores (em sentido horário): Ricardo Pinto (PP, Vice-Presidente da Câmara Municipal), suplente Romildo do Leite (PP), Dean Caetano (PSB, Presidente da Câmara Municipal) e Arlington Queiroz (Republicanos), que será líder do governo na Câmara. 
Na segunda imagem, momento registrado na casa do ex-presidente da Câmara, Jacklino Porcino ao lado da esposa Jadcely, a presença do vereador Ricardo Pinto e esposa Dyana,  seu irmão empresário Paulinho de Zié e esposa Neide, empresário Gilberlan e esposa Danúbia, e empresário Elieudo e esposa Kel, curtindo a festa.
A festa que chega ao fim na noite deesta quinta-feira (9) começou terça-feira (7) com show do Padre Nilson Nunes, seguindo ontem com Luan Estilizando e Natanzinho, e hoje, encerrando, com Forró Pegado, antecedido pelo Grupo Vegas na chamada Tardizinha. O dia de hoje teve início com celebração de uma Missa em Ação de Graças pela data de aniversário do município. 

Senador Efraim Filho sinaliza que a Super Federação com União Brasil/PP/Republicanos vai sair unida para lançar um nome ao governo da Paraíba em 2026

O presidente estadual do União Brasil e senador Efraim Filho comentou, nesta quinta-feira (9), sobre a Super Federação entre os três partidos: União Brasil, PP e Republicanos, e como o grupo iria dialogar para chegar ao consenso de um nome para a disputa do governo da Paraíba em 2026.

“Não vejo problema de sentar com Hugo Motta, Aguinaldo Ribeiro e com outras forças dos respectivos partidos para tentar construir um campo conjunto, tem seus desafios e tem suas divergências, a própria política nacional também estaria envolvida nessa conversação e a partir daí fazer as avaliações que são necessárias. Mas por enquanto só na fase de discussão e vamos passo a passo neste debate. Acredito que iria aproximaria todos três e essa três forças iriam pensar em um projeto político comum. Não é falar em governo e oposição. Seria um projeto político comum que poderia ser um candidato do União Brasil, do PP ou Republicanos”, afirmou Efraim, durante entrevista ao Programa Correio Debate, da rádio Correio 98FM.

Caso se confirme essa federação, a decisão terá impacto na sucessão política na Paraíba, onde os três partidos trilham caminhos diferentes. O PP do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o Republicanos do deputado federal Hugo Motta e do presidente da Assembleia Legislativo, Adriano Galdino, pré-candidato ao governo, aliados do governador João Azevêdo (PSB), sinalizam de que estarão no campo político liderado pelo socialista em 2026. Já do outro lado, o União Brasil do senador Efraim Filho lidera as oposições e tem sua pré-candidatura colocada na mesa.

Depois Federação PP/Republicanos/União Brasil vem aí a Fusão do PSDB, do Clã Cunha Lima, com PSD, da senadora Daniella Ribeiro, liderado por Gilberto Kassab

E mais uma fusão de partidos tem tudo para causar outra reviravolta na Paraíba para eleições 2026. Depois do anúncio da Super Federação PP/Republicanos/União Brasil, que visa ter mais de 200 deputados federais, vem aí a fusão entre o PSDB com o PSD, partido que elegeu o maior número de prefeitos no Brasil: 885, presidido por um dos maiores articuladores político da República, o ex-ministro Gilberto Kassab. 

O PSDB já definhando e não lhe restava outro caminho. A fusão com o PSD é um caminho sensato pelo poder de aglutinação e articulação política de Kassab, considerado um monstro na arte política. Na Paraíba essa fusão coloca frente a frente duas grandes lideranças: a senadora Daniella Ribeiro, que vai comandar o novo partido, e Clã Cunha Lima do ex-senador Cássio, cujo filho ex-deputado Pedro Cunha Lima teve 48% dos votos em 2022, contra João Azevêdo (PSB). 

Esse anúncio surge logo depois da Super Federação PP/Republicanos/União Brasil, a ser fechada em fevereiro. São dois movimentos que balizam muito a disputa de 2026 em nível nacional e local. Aqui na Paraíba a Super Federação junta três das principais lideranças políticas do estado: o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), deputado federal e próximo presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos) e o senador Efraim Filho (União Brasil).

O PP tem o vice-governador Lucas Ribeiro preparado para assumir o comando do estado e disputar à reeleição ao governo, com a saída de João Azevêdo (PSB) para disputar o Senado. Enquanto, o União Brasil tem o senador Efraim Filho como candidato ao governo pela oposição. Para onde essa fusão for tem potencial de deixar o outro lado acéfalo e eleger a chapa majoritária completa. 

Com relação a fusão PSDB/PSD uma das primeiras consequências que se tem notícia é na região do Brejo Paraibano onde a deputada estadual Camila Toscano deve deixar o PSDB para se filiar ao União Brasil, caminho já em seu radar desde que a mãe Léa Toscano retornou à prefeitura de Guarabira, filiada ao União. O PSDB ainda tem outros dois deputados estaduais: Tovar e Fábio Ramalho.

Portanto, as peças do xadrez de 2026 estão sendo mexidas numa disputa que se mostrada carregada de jogadas surpreendentes que desde já começam a impactar a política paraibana.

Leia também: Super Federação PP/Republicanos/União Brasil causará reviravolta na eleição da Paraíba que pode ter chapa imbatível com Lucas, Efraim Pai, João e Nabor...

"Eu não preciso ficar dizendo que sou candidato", disse Lucas Ribeiro ao destacar que não exibicionista; Lucas revela que a Paraíba terá R$ 10 bilhões em investimentos

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), disse, nesta quinta-feira (9), estar preparado para assumir os destinos do Estado em abril de 2026, caso o governador João Azevêdo (PSB) deixe o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Ele destacou não ser exibicionista: "Não preciso ficar dizendo que sou candidato".

Durante a entrevista, Lucas Ribeiro disse não ter nenhum tipo de ansiedade com essa possibilidade e ressaltou que tudo será construído de forma natural. “Caso esse cenário aconteça, o governo terá continuidade e será mantido o ritmo da gestão. Caso aconteça, estamos preparados, até porque já faço parte desse projeto”, disse.

Lucas Ribeiro disse que a Paraíba terá mais de R$ 10 bilhões em investimentos nos próximos dois anos. De acordo com o vice-governador, os detalhes desses investimentos serão conhecidos na próxima segunda-feira (13), quando o governador João Azevêdo anunciar durante solenidade com a equipe do governo.

Questionado sobre a disposição de concorrer como candidato a governador, estando no cargo, Lucas disse que tudo isso será fruto de uma construção sob o comando do governador João Azevêdo e em sintonia com os partidos aliados. “Vamos estar preparados para o cenário que estiver posto”, afirmou. 


“Pode surgir uma nova força política na Paraíba”, diz Efraim sobre fusão do União Brasil, PP e Republicanos

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) disse, nesta quinta-feira (9), durante entrevista exclusiva ao repórter Fernando Braz, da Rádio Arapuan FM, que a possível fusão entre o seu partido com o Republicanos e o PP pode fazer surgir uma nova força política na Paraíba. A declaração aconteceu após o parlamentar ser questionado como ficaria a convivência nesse novo partido com lideranças do PP e o Republicanos, que são base do governador João Azevêdo (PSB).

De acordo com Efraim, as negociações para efetivar a fusão ainda estão em sua fase inicial, sobretudo por conta das questões locais. Ele garantiu, no entanto, que na Paraíba não haveria dificuldade no diálogo com os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos). “Aqui na Paraíba não haveria dificuldade de dialogar com Aguinaldo e Hugo Motta. Tenho uma boa relação com eles, o que poderia fazer surgir um novo campo político, não quer dizer que o caminho vai ser esse, mas há uma possibilidade”, disse.

Efraim Filho destacou que esse novo agrupamento poderá ter um candidato a governador único na Paraíba, fazendo surgir uma nova força política no Estado.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Efraim diz que decisão de João é “jogo de xadrez” e prevê saída do governador

Em entrevista ao Programa Hora H, da TV Manaíra, o senador e líder da oposição na Paraíba, Efraim Filho (União), classificou como um “jogo de xadrez” a decisão do governador João Azevêdo (PSB) se fica ou sai do governo, em abril de 2026, para disputar o Senado.

“Isso é jogo de xadrez. O azar do governo é que ele vai ter que mexer a primeira pedra. O primeiro movimento pertence ao governo. Agora nós vamos poder ficar entendendo a estratégia do governo. Essa estratégia vai trazer ruídos, seja de um lado ou de outro, seja do PP, amanhã podemos conversar com o PP, qual o problema?”, interrogou Efraim.

Na conversa com o jornalista Heron Cid, Efraim opinou que, pelo perfil pessoal, João tem a tendência de deixar o governo para disputar o Senado. Caso isso aconteça, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assume e é candidato natural à reeleição. 

“Acho que nem João sabe o que ele vai fazer ainda. Tem dia que ele acorda achando que sai e tem dia que acorda querendo ficar. Não tem tom pejorativo nisso. Isso é uma indecisão que ele tem avaliar todos os cenário, mas meu feeling diz que João sai. Diferente de Ricardo, que tinha um projeto de poder, ele sacrificou sua candidatura ao Senado. Já vejo João com prioridade de um projeto político pessoal, da liderança pessoal dele com um mandato”, avaliou.

Santiago diz que meta do Republicanos para 2026 é estar na majoritária

A meta do Republicanos é participar da chapa majoritária. São quatro vagas e uma deve ser do partido. Qual? Será discutida mais adiante. É o pensa o deputado federal Wilson Santiago, que preside o partido em João Pessoa. Com uma candidatura de João Azevêdo (PSB) ao Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) é candidato natural à reeleição, restando a outra vaga de senador para o Republicanos. 

Em entrevista ao programa Meio-Dia Paraíba (POP FM), ele defende que o grupo governista inicie a discussão sobre candidatura própria no segundo semestre deste ano para chegar em 2026 com uma decisão tomada.

“Temos que saber, em 2026, qual o rumo que todo mundo vai seguir. Assim fazendo, você terá condições de dialogar mais com a população, de buscar sugestões voltadas, é lógico, para os interesses do Estado. São muitos partidos políticos, muitos municípios, lideranças e quem for candidato tem que dialogar com todos”, analisou Santiago.

Sobre a “oficialização” da pré-candidatura do deputado Adriano Galdino ao governo, Wilson Santiago afirmou ser um direito do presidente da Assembleia Legislativa colocar o nome na rua. Ele elogiou a habilidade política e administrativa de Galdino.

“O que alguns discordam é da antecipação, mas ele [Galdino] não está oficializando uma candidatura, está colocando o nome à disposição, que vai andar a Paraíba e construir a candidatura dele. Ele tem os direitos como qualquer outro tem, e também do Republicanos ou de qualquer partido político”, destacou.

Mas, Santiago afirmou que, do ponto de vista de partido, o Republicanos entende que não é momento de oficializar a candidatura. E arrematou: “Mas de lançar, qualquer tempo é tempo. Você pode lançar até quatro anos da eleição ou seis meses da eleição”.

Prefeito da Natal tenta descredibilizar sucesso turístico de João Pessoa e causa polêmica atacando a capital paraibana: “É um curral de Natal”.

Em uma recente declaração durante sua posse, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, causou desconforto ao tentar descreditar o sucesso de João Pessoa como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Freire afirmou que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser o curral de Natal”, uma declaração carregada de conotações pejorativas que não só ignora os avanços de João Pessoa, mas também revela uma visão limitada e provinciana sobre a competitividade entre as duas capitais.

João Pessoa, com suas belezas naturais, compromisso com a sustentabilidade e forte crescimento no turismo, tem se consolidado como um dos destinos mais procurados do Brasil e do mundo. A cidade paraibana é conhecida por suas praias paradisíacas, rica gastronomia e, mais recentemente, por sua integração entre urbanismo e preservação ambiental. Sua ascensão no cenário turístico internacional reflete o trabalho contínuo das gestões municipais e da população, que buscam transformar a cidade em um destino de alta qualidade para turistas locais e internacionais.

Em contraste, a declaração de Freire ignora essas conquistas e sugere uma visão retrógrada e vista por muitos como carregada de inveja. A frase, além de infeliz, demonstra um desrespeito à trajetória de João Pessoa e à seriedade das políticas públicas implementadas ao longo dos últimos anos.

Natal por sua vez apesar do grande potencial turístico, enfrenta desafios significativos que a impedem de se equiparar a João Pessoa em termos de infraestrutura e segurança pública e o prefeito ao invés do ataque deveria estar focado no trabalho. (com HenriqueLima)

João Azevêdo reforça confiança em Lucas Ribeiro para conduzir governo caso saia para disputar o Senado

O governador João Azevêdo (PSB) destacou, nesta terça-feira (7), sua confiança no vice-governador Lucas Ribeiro (PP) reafirmando a importância da relação sólida entre os dois, caso precise renunciar ao cargo no primeiro semestre de 2026 para disputar uma vaga no Senado Federal. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98FM. A declaração desmente fuxicos de que existia um clima de desconfiança entre os dois. 
“Não tenho nenhum problema, nem mesmo um mínimo motivo para desconfiar do vice-governador. Até hoje, Lucas nunca fez nenhum gesto que me levasse a pensar diferente. O importante é garantir um ambiente político adequado. Se em 2026 houver desentendimentos ou falta de harmonia entre os partidos, isso será outra questão. Mas, se mantivermos o que está sendo construído hoje, será algo natural. Afinal, mesmo que eu não saia em abril de 2026, em dezembro terei que deixar o governo”, afirmou João Azevêdo, reforçando que a continuidade de sua base política depende da sintonia com Lucas Ribeiro.
Recentemente, João disse que Lucas vem sendo preparado para isso (assumir o governo). A relação entre os dois é vista como fundamental para que João Azevêdo tenha segurança ao deixar o governo e transferir a estrutura administrativa e o controle da máquina estadual para Ribeiro. Esse cenário exigirá do vice-governador habilidade para manter a gestão alinhada com os interesses do grupo político, garantindo estabilidade durante o período eleitoral.
Lucas Ribeiro já demonstrou experiência em ocasiões anteriores, quando assumiu interinamente o governo da Paraíba. Ele esteve à frente do Executivo em novembro de 2024, durante as férias de Azevêdo após o período eleitoral, e em fevereiro do mesmo ano, quando o governador cumpriu missão oficial em Portugal. Em julho de 2023, Lucas também comandou o governo enquanto João Azevêdo participava de compromissos na China.

Governo decreta desapropriação de imóveis para obras de rodovias na PB; veja lista

O governador João Azevêdo assinou decretos autorizando a desapropriação de diversos imóveis por causa das obras de ampliação de rodovias estaduais. As ordens de desapropriações foram publicadas na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial do Estado (DOE).
As desapropriações envolvem imóveis localizados nos seguintes trechos:
Rodovia PB-390, no trecho que liga o entroncamento da BR-230 até o Águas Belas/Gravatá.
Rodovia PB-384, no trecho entre Carrapateira e Nazarezinho.
Rodovia PB-105, no trecho do contorno de Bananeiras.
Rodovia PB-064, no trecho entre Salgado de São Félix e Mogeiro.
Rodovia PB-097, no acesso a São Sebastião de Lagoa de Roça.
Rodovia PB-073, no trecho que vai até o Distrito do Braga.
Rodovia PB-394, no trecho entre a entrada da BR-230 e o Engenho Ávidos.
Rodovia PB-036, no trecho entre Alhandra e Ponta de Barra do Abiaí.
O processo de desapropriação será conduzido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), que estão autorizados a realizar as desapropriações de forma amigável ou judicial, conforme necessário.

Para mais informações, acesse aqui a edição do DOE com os decretos.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Com João indo disputar vaga no Senado, Deusdete Queiroga diz que seria uma honra compor o TCE-PB

Com nome posto (ao menos nos bastidores) para ser indicado pelo governo para a vaga no Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), que a Assembleia Legislativa vai escolher em fevereiro, o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, afirmou nessa segunda-feira (6/1), que seria uma honra compor o tribunal, embora diga que "ainda" não foi chamado pelo governador João Azevêdo (PSB) para tratar do assunto. 

“Não dá para negar que, dentro do meu histórico de vida pública, seria muito honroso para mim poder compor a Corte de Contas do Estado. Sem dúvida alguma, essa possibilidade já foi ventilada, inclusive por setores da imprensa. Mas, no momento, meu foco está na gestão. Essa discussão não passou por mim até agora”, declarou o secretário, em entrevista a Luis Tôrres, na TV Arapuan.

João Azevêdo disse no fim do ano passado que caso o nome de Tião Gomes não se viabilize ai ele entra na discussão para indicação do próximo membro do TCE-PB que será escolhida em fevereiro. Mas, há outras duas vagas que vão ficar vagas no fim desse ano, a de Fernando Catão, e uma terceira em março de 2026, com antecipação de aposentadoria de Nominando Diniz. 

Deusdete ressaltou que as duas vagas que serão abertas no TCE-PB pertencem à Assembleia Legislativa e destacou o papel do governador no processo. “Evidentemente que os governadores, em geral, muitas vezes participam diretamente desse processo”. João Azevêdo revelou no fim do ano passado pressão de Brasília para ser candidato ao Senado.

O secretário mencionou declarações de João Azevêdo, em entrevista no final de dezembro. “O governador foi claro ao dizer que não vai interferir e que, se o nome do deputado Tião Gomes for inviabilizado pelo debate ou pela lei, ele poderá entrar na discussão. Até agora, nunca tratei diretamente com ele sobre esse tema, e o governador também não me procurou”, completou Deusdete.

Deusdete ressaltou que as duas vagas que serão abertas no TCE-PB pertencem à Assembleia Legislativa e destacou o papel do governador no processo. “Evidentemente que os governadores, em geral, muitas vezes participam diretamente desse processo”. 

domingo, 5 de janeiro de 2025

Super Federação PP/Republicanos/União Brasil causará reviravolta na eleição da Paraíba que pode ter chapa imbatível com Lucas, Efraim Pai, João e Nabor...

A Super Federação PP/Republicanos/União Brasil a ser criada em fevereiro, visa ter 200 deputados, vai ser a cereja do bolo nas eleições de 2026. Essas siglas terão mais três ministérios para se somar aos cinco que ocupam na Esplanada. PP e Republicanos já estão definidos. União falta resolver três estados: PB, PE e AM. 

Na Paraíba, com ela será xeque-mate elegendo o governador e os dois senadores. Como na década de 1990. Essa fusão obriga o governador João Azevêdo (PSB) disputar o Senado porque o Governo Federal precisa evitar avanço da extrema-direita que junto com a direita deve eleger 40 das 54 vagas em disputa. Pois Veneziano tá fora o jogo. João revelou esse cenário ao citar pressão de Brasília para ser candidato.

Um cenário possível é a fusão levar o senador Efraim Filho (União) refazer a rota quebrando a oposição ao meio. Surge aqui a chapa imbatível com: Lucas Ribeiro (PP, Governador), o ex-senador Efraim Pai (Vice), João Azevêdo e Nabor Wanderley (Republicanos) Senadores. A costura segue em Brasília (com aval do governo) desde que Ciro Nogueira e Arthur Lira avalizaram Hugo Motta pra comandar a Câmara. 

Com cada partido contemplado, dica de João, a senadora Daniella Ribeiro (PSD), hoje com sua reeleição encaminhada, redireciona forças para eleição do filho governador. Ressalte-se que ela é única aliada que João tem socorrendo o estado na Casa Alta. João ficando no mandato a fusão esfacela a base, O governo federal perde um governador e vê a direita e os problemas aumentarem no Senado. 

Com Lucas candidato à reeleição a fusão deixa a oposição acéfala. E vice-versa. Na oposição, a fusão cria uma chapa fortíssima com: Efraim Filho (Governador), Chica Motta (Republicanos, Vice), Daniella Ribeiro (PSD) e Pedro Cunha Lima (PSDB) Senadores. Esse é o xadrez de 2026. E em qualquer cenário essa fusão tem potencial para eleger 8 deputados federais e 23 estaduais. 

Em política pode acontecer de tudo. E esse cenário vem sendo construído em Brasília onde o governo precisa conter avanço da extrema-direita com apoio desse bloco. Dentro do governo ele já está. Efraim Filho comanda órgãos federais. Hoje nome mais forte da oposição, entretanto, uma vez sacramentada a fusão é quem define onde vai estar.

Brasília gesta costuras onde todos ganham. Olhando para o cenário estadual o União na Presidência do Senado, o Republicanos na da Câmara, o PP com governo e PSB com um Senador.