sábado, 22 de agosto de 2020

Em São João do Cariri, grupo de Helder Trajano confirma Chico de Eulina para vice e define data para convenção

 

O Prefeito de São João do Cariri e pré-candidato a reeleição, Helder Trajano (DEM) reuniu seu grupo político na noite desta sexta-feira (22) para definir o fechamento da chapa majoritária para as eleições deste ano. A reunião contou com todos os pré-candidatos a vereadores que de forma unânime decidiram por apoiar a indicação de Chico de Eulina para ser pré-candidato a vice ao lado de Helder Trajano.

O prefeito Helder Trajano destacou que Chico e o grupo do PTB vem dando apoio administrativo a gestão e isso fez com que houvesse uma aproximação política entre os dois grupos, que culminou com essa união para as eleições. Pré-candidato a vice, Chico de Eulina agradeceu ao prefeito Helder Trajano e a todos os aliados pela oportunidade de figurar ao lado de um gestor que em pouco tempo já fez tanto pela cidade de São João do Cariri.

Na reunião também foi definida a data para Convenção do Democratas que irá chancelar as candidaturas. O ato acontecerá na noite do dia 01 de setembro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PL se une ao MDB e deve indicar o vereador Durval Ferreira vice de Nilvan

PL se une ao MDB e pode indicar o vice de Nilvan

MDB e PL juntos na Capital. A aliança já esperada entre o senador José Maranhão e o deputado federal Wellington Roberto está confirmada. Segundo a rádio peão, o PL indicaria o nome a vice na chapa a ser encabeçada pelo comunicador Nilvan Ferreira.

O nome do vice também estaria definido: o do ex-presidente da Câmara de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (na foto junto com Wellington Roberto). Com o pai na disputa pela vice, o PL teria o filho do vereador, Durval Neto, para disputar uma cadeira na CMJP. Durval é o vereador com maior número de mandatos na câmara da capital.

É sempre bom lembrar que a aliança entre Maranhão e Wellington não vem de hoje. A convenção do PL (antigo PR) em João Pessoa está marcada desde julho passado. Será em 04 de setembro. 

Justiça Federal condena ex-prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro por Improbidade Administrativa; Ex-gestor indicou filho pra vice na chapa de reeleição de Divaldo

O ex-prefeito de Itaporanga, Djaci Farias Brasileiro, foi condenado por Improbidade Administrativa nas seguintes penalidades: suspensão dos direitos políticos por três anos; perda da função pública; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por três anos e multa civil equivalente a cinco vezes o valor da última remuneração percebida enquanto ocupava o cargo de prefeito.

O ex-prefeito indicou o filho, Djaci Júnior (Avante) como pré-candidato à vice-prefeito na chapa de reeleição do prefeito Divaldo Dantas (DEM) nas eleições deste ano.

A sentença é do juiz Marcos Antônio Mendes de Araújo Filho, da 8ª Vara da Justiça Federal, nos autos da ação nº 0800036-06.2016.4.05.8202. A ação, proposta pelo Ministério Público Federal, dá conta de irregularidades em relação às Tomadas de Preços nº 001/2009 e nº 002/2009, as quais teriam como objeto a construção das primeiras etapas do esgotamento sanitário e do aterro sanitário no município de Itaporanga.

Especificamente quanto à Tomada de Preços nº 001/2009, alega que a Controladoria Geral da União (CGU) teria constatado que a empresa Lopel – Lopes Pereira Engenharia Ltda, vencedora da licitação, teria apresentado certidão negativa com validade vencida na data da licitação, mas mesmo assim foi habilitada e considerada vencedora no certame.

Já no que se refere à Tomada de Preços nº 002/2009, asseverou o MPF que a CGU teria verificado que a licitação não foi divulgada em jornal diário de grande circulação no Estado ou Município, descumprindo o artigo 21, III, da Lei nº 8.666/93. Ademais, segundo o autor, os editais de licitação teriam sido publicados no Diário Oficial da União no dia 06/05/2009, ou seja, no dia seguinte à abertura do processo licitatório.

Além disso, os procedimentos licitatórios teriam se desenvolvido em apenas um único dia, embora o setor administrativo da Prefeitura de Itaporanga teria conseguido encaminhar o edital para a Imprensa Nacional em tempo de ser publicado no dia seguinte. Tal fato demonstraria montagem do processo licitatório na fase interna das licitações.

Na sentença, o juiz afirma que os fatos narrados violaram princípios gerais do direito, notadamente o princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade e competitividade “No caso dos autos evidenciou-se que os demandados de forma livre, consciente e com unidades de desígnios agiram de forma orquestrada para frustrarem a competitividade e, por consequência, a licitude dos procedimentos licitatórios de Tomadas de Preços de nº 01/2009 e 02/2009. Sendo certo que o conluio prévio entre os requeridos evitou, com grande probabilidade, a apresentação de uma proposta mais vantajosa para a Administração, pois é justamente o caráter concorrencial que instiga nos competidores o interesse em oferecer o melhor preço”.

Deputado Julian Lemos confirma apoio do PSL à pré-candidatura de Dr. Jarques Lúcio, pelo Cidadania em São Bento.

O PSL anunciou nesta sexta-feira (21) apoio à pré-candidatura do prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio (Cidadania). A confirmação foi feita pelo deputado federal Julian Lemos (PSL). Em pesquisa recente feita pelo Instituto Opinião, em um levantamento divulgado pelo programa Hora H, da Rede Mais Rádio, e Portal MaisPB, Jarques Lúcio largou com 44,5% das intenções de votos.

O deputado Galego Souza (PP) surgiu na segunda colocação com 15,3%, o ex-prefeito Gemilton Souza (PP) tem 4,5% e Mazinho Mota (Patriota) apenas 0,3%. Brancos, nulos e nenhum são 5% dos entrevistados e indecisos ou não sabem alcançam 30,4%.

Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados), o prefeito Jarques é o primeiro colocado com 49,5% das intenções de votos, se a eleição fosse hoje.

Neste cenário, o segundo colocado é o deputado estadual Galego Souza (Progressistas). O parlamentar soma 34,5% das intenções de votos dos entrevistados. Em terceiro lugar está Mazinho Mota (Patriotas) com 1,5%. Brancos, nulos ou nenhum são 6,3%. Indecisos ou não sabem somam 8,2%.

João Azevêdo entrega reforma do IPC de João Pessoa e parabeniza Polícia Civil pelos 39 anos

 DSC_4418.JPG

O governador João Azevêdo entregou, nesta sexta-feira (21), data em que a Polícia Civil comemora 39 anos de fundação, as novas instalações do Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa. A nova estrutura recebeu investimentos superiores a R$ 3 milhões e passa a ter um dos laboratórios de balística mais modernos do país e uma nova Central de Custódia de Vestígios, que se torna a primeira do Norte/Nordeste a cumprir a nova legislação recomendada pela Lei anticrime.

Além disso, a Polícia Civil já investiu este ano recursos superiores a R$ 3,7 milhões em insumos, serviços e equipamentos para garantir a qualidade do serviço prestado à população e condições adequadas de trabalho para os servidores.

Durante a visita técnica às novas instalações do IPC, o chefe do Executivo estadual destacou o compromisso do governo de assegurar investimentos na segurança, fortalecendo as áreas de tecnologia e inteligência. “Nós trabalhamos para garantir melhores condições de trabalho aos servidores e um serviço qualificado à população. Além disso, garantimos a autonomia financeira da instituição, que hoje celebra 39 anos de  fundação, o que facilita a operacionalização e a rapidez nas tomadas de decisões e representa o nosso respeito à Polícia Civil e o desejo de que todos trabalhem motivados”, ressaltou.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, evidenciou a importância das ações promovidas pelo Governo do Estado para qualificar o trabalho das forças de segurança. O delegado geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, enalteceu a qualidade do equipamento entregue hoje à instituição. 

As intervenções no IPC consistiram na reforma dos blocos da medicina legal e do bloco dos laboratórios forenses de toxicologia, biologia, química e genética forense. As obras também contemplaram o bloco administrativo, alojamentos, nova estrutura de identificação veicular, CPD e bloco da criminalística, composto por laboratórios de áudio e imagem, papiloscopia, computação forense, documentoscopia, contabilidade forense e balística. O IPC conta com mais de 160 m² de área, assegurando todos os requisitos de conforto laboral e segurança.

Pré-candidato a vereador pelo Cidadania, Custódio Júnior é uma opção valiosa para engrandecer o debate e promover renovação em Itaporanga

A apresentação de quadros qualificados que possam unir diferentes plataformas políticas e dar espaço a ideias novas, é um horizonte traçado como forma de contribuir para o debate político em Itaporanga, no Vale do Piancó. E prospectar valores para essa luta não é nada fácil, porém, bastante animador quando temos a chance de oferecer a população uma oportunidade real de renovação. 

Pré-candidato a vereador, Custódio Júnior é desses pontos de esperança que o povo pode ter em termos de representatividade pela valiosa contribuição a dar ao município e nossos conterrâneos. Uma opção decente, coerente, de boa índole e pronto para enfrentar a batalha eleitoral desse ano como um gigante. Certeza que tivemos ainda no início de 2019 quando o convidamos a ingressar no grupo. 

Em 2018, ele fez uma campanha 'franciscana' corpo a corpo numa empreitada para deputado federal e conseguiu seu espaço num sistema conhecido por privilegiar os que já estão dentro da estrutura política e os que dispõe de poderio econômico. Obteve quase 1.000 votos em Itaporanga defendendo bandeiras como a Educação, já que presidia a comissão pela universidade pública no Vale do Piancó.

"Acredito no trabalho (positivo com a eleição de vários vereadores) de articulação de Ricardo Pereira e, por isso, aceitei de pronto ainda em 2019 ingressar no grupo visando uma renovação em Itaporanga. De lá pra cá buscamos construir esse projeto que temos a convicção de ser divisor de águas no município", disse Custódio Júnior que é presidente municipal do Cidadania. 

Com a consciência de que é preciso se buscar novas lideranças e ideias para engrandecer o debate local visando a luta pelos anseios da população, atuando em frentes como nova forma e representatividade que possa unir diferentes perfis, fizemos a aposta e ele de pronto aceitou. Colocou seu nome para a disputa por uma vaga na Câmara Municipal e será muito bem votado, não temos dúvidas.

"A chegada de Custódio Júnior para o debate nestas eleições é grata demonstração de avanço ético na missão de proporcionar opções que vão ao encontro do clamor por mudanças. Isso é excelente para o fortalecimento da democracia. Pois, não basta apenas colocar o nome à disposição é imprescindível um projeto propositivo, de referência e credibilidade. Enfim, a má política tem de ser combatida com a boa", pontuou o jornalista Ricardo Pereira. 

O Cidadania tem a perspectiva de eleger até cinco vereadores nesta que será a primeira eleição em que o partido vai disputar no município de Itaporanga. Vai disponibilizar a população um time qualificado e de potencial valioso, o qual vamos divulgando nas próximas publicações.

Com decisão adiada para segunda-feira, surge forte o nome de Odon Bezerra para Vice indicado pelo Cidadania na aliança em torno de Cícero Lucena..

Advogado Odon Bezerra diz que ClickJus "vai preencher a carência ...

O anúncio da aliança PP/Cidadania e apoio do governador João Azevedo estava agendado para essa sexta-feira (21), mas foi adiado para segunda (24). E de repente, não mais que de repente, como dizia o Poeta, a cena da política em João Pessoa apresenta uma novidade nas articulações de bastidores indicando que o advogado, ex-presidente da OAB e ex-superintendente do PROCON, também filiado do Cidadania, Odon Bezerra, pode ser o nome a compor com Cicero Lucena na condição de Vice.

É quadro qualificado, sem dúvidas, com perfil agregador até para o segundo turno no campo da articulação partidária. Ele vai muito além do irmão líder, deputado Hervázio Bezerra, e do sobrinho vereador (mais votado em 2016) Léo Bezerra, porque sua história não encobre sua ascensão pessoal por condição própria.

É claro que Hervázio e Léo reforçam, mas o nome na agenda de agora se sobressai por ter sido um gestor da OAB de resultados e mais importante representante da Causa do Consumidor de João Pessoa, quando ninguém falava nem se conhecia na cidade.

Odon Bezerra ainda precisa vencer etapas internas, mas o fato de ser antigão no Cidadania lhe conduz à lista bem distante dos carreiristas porque seu perfil em favor das lutas da sociedade lhe fazem ser um quadro de valor com a condição de agregar muito mais do que se pensa.

Não só porque é ficha limpa e está antenado com as lutas progressistas da sociedade, mas sobretudo porque se enquadra nas exigências do tempo presente unindo ética, experiência e domínio de gestão.

É quadro valoroso, sem dúvidas. (por Walter Santos)

Câmara aprova requerimento de abertura de CPI para investigar irregularidades no trânsito de Itaporanga

Exclusivo: Ministério Público recomenda anulação de ato da ...

Em sessão nesta quinta-feira (20), que foi até o final da noite, a Câmara de Itaporanga aprovou requerimento do vereador João Guimarães que pede, à Mesa Diretora do legislativo, a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar irregularidades no trânsito na atual gestão do prefeito Divaldo Dantas, período de 2017 a 2020.

De acordo com o requerimento, nesse período, além da aplicação de multas abusivas, chegando a quase 10 mil, pelo trânsito municipal, que é subordinado à Prefeitura, houve irregularidades na constituição da Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), o que prejudicou os condutores que recorreram das multas e tiveram seus recursos desconsiderados. Se atender o requerimento do vereador, a Mesa Diretora iniciará os procedimentos legais para a instalação da comissão investigativa nas próximas sessões.

Prefeita de Coremas diz que evento com Bolsonaro em setembro deve ser restrito às autoridades

A prefeita de Coremas, Francisca das Chagas, afirmou que a prioridade, ao receber o presidente Jair Bolsonaro em setembro no município, é não aglomerar e colocar a população em risco devido à pandemia de coronavírus. Ao blog de Maurílio Júnior, a gestora disse que trabalha para tornar o evento restrito às autoridades.

“A Prefeitura de Coremas se preocupa com esse problema da pandemia, porque estamos numa fase de isolamento social, fazendo a reabertura gradativamente, mas tive um contato com o presidente da Rio Alto (empresa de Energia Solar) e fizeram o contato com a assessoria do presidente e exigiu que o evento fosse muito restrito e formal. Serão chamadas as autoridades, poucas pessoas e com várias medidas de segurança. Não será um evento para população”, informou Francisca.

Cuidados à parte, a gestora, que é filiada ao PDT, partido de oposição, confessa satisfação em ter a oportunidade de receber o presidente.

“Tenho o maior prazer de receber constitucionalmente, acredito que é muito importante para nossa cidade. Coremas é destaque na energia solar, é a maior usina da América latina e tem que ter a visibilidade perante o Brasil e internacionalmente. Isso será de grande importância, não é qualquer cidade que tem o privilégio de receber o presidente. Independente da cor partidária, tenho prazer de receber o presidente”, concluiu a prefeita.

Em Patos, médico Umberto Joubert é anunciado como vice de Ramonilson Alves

Em Patos, médico Umberto Joubert é anunciado como vice do pré-candidato a prefeito Ramonilson Alves

O médico Umberto Joubert (DEM) foi confirmado como pré-candidato a vice prefeito do juiz aposentado Ramonilson Alves (Patriotas), pré-candidato a prefeito de Patos.

O anúncio aconteceu na noite desta quinta-feira (20) nas redes sociais dos políticos e foi comemorado pelos correligionários de ambos.

Em seu Instagram, o presidente estadual da sigla e líder do DEM na Câmara Federal, deputado federal, Efraim Filho, escreveu que que apoia a composição: "Estamos juntos".

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

João teria colocado nome de Bruno Farias na mesa e ele deve mesmo compor chapa com Cícero Lucena

ELEIÇÕES 2020: Em contato com o blog, Bruno Farias afirma que 100 ...

O vereador Bruno Farias deve ser mesmo a opção do Cidadania para compor chapa com o pré-candidato Cícero Lucena (Progressistas) rumo à Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os vereadores Tibério (que desistiu de concorrer à reeleição e assumiu a secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano), Léo Bezerra (o mais votado em 2016) e o próprio Bruno ( também Poeta), ambos na foto ao lado junto com o governador, formam uma trinca sintonizada nessa perspectiva. 

De acordo o jornalista Luís Tôrres o governador João Azevêdo (Cidadania) teria colocado na mesa o nome de Bruno para o posto de pré-candidato a vice-prefeito. Até então Bruno é ventilado como pré-candidato a prefeito pelo Cidadania na disputa pela Prefeitura da Capital. Léo Bezera, que também queria o posto, deixou o caminho livre para a indicação de Bruno como companheiro de Cícero.

A expectativa é de que nesta sexta-feira (21) o Cidadania irá oficializar o apoio na corrida eleitoral. Pelo andar da carruagem, as informações que correm nos bastidores podem se confirmar e Progressistas e Cidadania marcharem juntos na busca do voto dos pessoenses.

Se destacando como exímia articuladora, Vaulene Rodrigues comemora aliança com o Avante em torno de Cícero; expectativa agora é com apoio do Cidadania...

A presidente do Progressistas em João Pessoa, Vaulene Rodrigues (na foto ao lado com o signatário do blog), comemorou nesta quinta-feira (20), o anúncio do Avante em apoio à pré-candidatura de Cicero Lucena (PP). Vaulene destacou a força política do Avante. Essa semana, Cícero recebeu apoio do PMB, que havia declarado apoio à pré-candidatura de Edilma Freire (PV). A expectativa é que na próxima semana, o Cidadania também anuncie apoio ao PP.

“Com a a vinda do Avante, o Progressistas recebe além de quatro deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino e passa a contar na Câmara Municipal de João Pessoa com cinco representantes de muito trabalho pela cidade de João Pessoa que são Dinho, Raíssa Lacerda, professor Gabriel, Tanilson e Chico do Sindicato. Cícero com muita humildade e habilidade vem recebendo apoios populares e partidários nessa caminhada porque tem uma história de vida ficha limpa, de experiência e de compromisso em cuidar das pessoas de nossa capital”, enfatizou Vaulene Rodrigues, que tem se destacado, nos bastidores, como uma exímia articuladora.

Adriano revela reunião com João Azevêdo e diz que tendência é o Cidadania apoiar Cícero Lucena, em João Pessoa.

Adriano revela reunião com João Azevêdo e diz que tendência é o ...

O que ainda é especulação, poderá ser concretizado nas próximas horas. É que o pré-candidato Cícero Lucena (Progressistas), após a confirmação da aliança com o Avante, nesta quinta-feira (20), poderá fechar acordo com o partido Cidadania, do governador João Azevêdo. Pelo menos, foi isso que deixou claro o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, ao comentar sobre reunião política mantida com o Chefe do Executivo Estadual.

“Eu conversei com o governador sim sobre essa questão de João Pessoa e Campina Grande, e senti dele uma tendência em apoiar o pré-candidato Cícero Lucena, como também poderia apoiar um deputado ou candidato da base, que tivesse viabilidade”, disse o deputado em contato com a imprensa em evento do Avante.

E, Galdino complementou: “Eu senti que ele [João Azevêdo] não vai entrar em aventura. Pelo que eu observo a tendência maior hoje é apoiar Cícero Lucena”. 

NOME DO VICE

Adriano Galdino, que deve assumir a presidência do Avante após conseguir a desfiliação do PSB, afirmou que a legenda não será empecilho para as negociações envolvendo a construção dos partidos que comporão a aliança, entre eles, a questão da escolha do nome que irá figurar como vice-prefeito na chapa majoritária.

“O Avante tem quadros para compor vice ou qualquer outro cargo na Paraíba e no Brasil. Mas, o Avante vai dialogar e não será problema para nada, nós queremos é somar e contribuir para que João Pessoa tenha um prefeito de qualidade, do povo, e que corresponda as expectativas da cidade de João Pessoa”, afirmou.

ESCOLHA POR CÍCERO

Sobre a escolha pelo apoio a Cícero Lucena, Galdino afirmou que o Progressista reúne qualidades para voltar de forma efetiva à cena política, e enfrentar com grandes chances a disputa pesada que será a eleição municipal em João Pessoa.

“Nós conhecemos o senador e o governador Cícero pelas suas qualidades, homem de posição, homem que tem amor a João Pessoa, ao seu povo, um homem que cumpre o que é acordado. Tudo isso faz de Cícero Lucena um candidato diferenciado, que tem respeito à classe política”, frisou.

Cícero enaltece apoio do Avante e mira aliança com o Cidadania, de João Azevêdo: “Espero que seja mais um parceiro”

O presidente municipal do Avante, Felipe Leitão, anunciou apoio ao pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), nas eleições 2020, em evento com as presenças de várias lideranças políticas, na manhã desta quinta-feira (20). Na oportunidade, Lucena destacou que a aliança com a legenda simboliza “a vontade de avançar pela cidade”.

 

Antes, Cícero Lucena falou com a imprensa, agradeceu as lideranças do Avante pela aliança e comentou que espera contar com o apoio do Cidadania, do governador João Azevêdo, na disputa municipal. “Cada passo depende do partido, hoje temos que comemorar essa aliança [com o Avante] que é em favor do povo de João Pessoa. Espero que o Cidadania seja mais um parceiro em favor da cidade”.

Sobre a escolha do nome que irá compor a chapa majoritária ao seu lado, Cícero Lucena deixou claro que vai esperar o prazo eleitoral limite para anunciar o escolhido. “Todos os aliados tem quadro suficiente para indicação do vice. Isso faz parte do processo político e da discussão até a data limite das convenções municipais”, pontuou.

 

A executiva municipal do Avante convocou a imprensa para uma entrevista coletiva para o anúncio, nesta quinta-feira (20), do apoio a Cícero Lucena. Estão presentes o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino – que deve assumir a presidência da legenda ao conseguir desfiliação jurídica do PSB -, os deputados Tião Gomes e Taciano Diniz, além de vereadores e outras representações partidárias.

Confira mais trechos da entrevista:

Legalidade da candidatura:

“Quem ainda está tratando sobre assunto é quem ainda está desesperado com a nossa pré-candidatura. O nosso passo seguinte será o passo do convencimento do projeto em favor da cidade de João Pessoa, isso é o que o Avante está fazendo com a gente”.

Vereadores do Avante dissidentes:

“Isso caberá ao presidente do partido dizer, com certeza fizeram isso antes de o Avante tomar a decisão. Espero contar com o apoio deles e do povo de João Pessoa”.

Cidadania

“Cada passo depende do partido, hoje temos que comemorar essa aliança que é em favor do povo de João Pessoa. Espero que o Cidadania seja mais um parceiro em favor da cidade”.

Nome para vice-prefeito

“Todos os aliados tem quadro suficiente para indicação do vice. Isso faz parte do processo político e da discussão até a data limite das convenções”.

Aumento da Aliança

“Esperamos que todos aqueles que queiram o bem para João Pessoa, que queiram pensar no seu futuro, no desenvolvimento, na justiça social, e em um governo humanizado venha a participar desse projeto.

Nilson Lacerda decide por chapa caseira ao anunciar Samuel Lacerda e Raimundo Araújo como pré-candidatos a prefeito e vice em Conceição.

O prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB) fez o lançamento na noite de ontem, durante uma live numa casa de eventos local, dos candidatos que irá apoiar à sua sucessão, nas eleições deste ano. O seu sobrinho e ex-chefe de Gabinete, Samuel Lacerda e o vereador Raimundo Araújo (ambos filiados ao PSDB) foram anunciado como pré-candidatos a prefeito e vice. Na oportunidade, Nilson também anunciou os pré-candidatos ao cargo de vereador pela legenda.

Prefeito e pré-candidatos 

Antes de anunciar os nomes, Nilson fez um relato da ações realizadas durante os 8 anos à frente da prefeitura e vai continuar realizando muita coisa até o dia 31 de dezembro. Em relação à escolha dos nomes à sucessão, ele disse que levou em conta critérios como 'capacidade técnica, política e visão de futuro'. "Avaliei todo cenário, todas as pessoas que tenho certeza que possam dar prosseguimento ao trabalho que realizei. Existe um critério que é fundamental: é se esse nome que eu escolheria seria 'povo'", disse o prefeito.

"A essa pessoa eu entrego o meu futuro, a minha confiança, todo esse capital político a um jovem sonhador, que não está sendo escolhido apenas por ser um afilhado ou um sobrinho do atual prefeito. Ele tem seus méritos, sua vida própria, sua liderança... É vereador, já foi presidente da Câmara, chefe de Gabinete, já foi testado e isso nos dá um certo capital administrativo, pois ele participou ativamente da gestão e foi vendo como a coisa anda", pontuou Nilson sobre a escolha pelo nome de Samuel.

Já como relação ao atual presidente da câmara, Raimundo Araújo, escolhido como pré-candidato a vice, Nilson disse que obedeceu todos os critérios: experiência, que sabe o que é política, o que é gestão. "Raimundo tem 30 anos de vida pública, o nome surgiu naturalmente, do meio do povo", disse. 

"Nós temos de seguir em frente, continuar gerando emprego, pois nossa cidade não pode voltar ao passado", frisou Samuel Lacerda durante sua fala. Para finalizar, o prefeito explicou que na campanha irá promover o bom debate e fazer comparações da sua gestão com todas as demais passadas, zelando sempre pelo respeito. Assista o vídeo do evento, a seguir:

Fonte: Redação do Vale do Piancó Notícias

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

“Extremamente feliz, pois vamos atender um anseio antigo” comemora deputado Júnior Araújo após o governador João Azevedo liberar R$ 793 mil para Conceição

FOTO: Júnior Araújo se reúne com João Azevedo e cargos do Estado ...

O deputado estadual Júnior Araújo (Avante) agradeceu ao governador João Azevêdo e comemorou a liberação de R$ 793 mil para a realização de serviços de infraestrutura na cidade de Conceição. Júnior destacou que o seu pleito atenderá a um anseio antigo da população da cidade, que é a travessia urbana do município, melhorando a mobilidade e trazendo bem estar à população.

“Recebemos a confirmação por parte do governador João Azevêdo através do secretário Deusdete Queiroga da liberação de R$ 793 mil para asfaltar ruas da cidade de Conceição. A travessia urbana da cidade de Conceição será uma realidade e fico extremamente feliz por essa conquista que é nossa, dos nossos amigos da cidade de Conceição e vai atender um anseio antigo” destacou.

Luciene de Fofinho escolhida nova prefeita de Bayeux pelos próximos quatro meses

 

Após pouco mais de 1 hora de votação na eleição indireta e justificativa dos votos, Luciene Andrade Gomes Martinho (Luciene de Fofinho) do PSB foi eleita, por 13 votos a 4, prefeita do município de Bayeux pelos próximos quatro meses. A sessão extraordinária teve início às 15h, desta quarta-feira (19), depois de várias decisões judiciais. Esta é a quinta pessoa a assumir a administração da cidade em menos de quatro anos. Logo após o encerramento da sessão da votação, houve a posse imediata.

Cada vereador teve 10 minutos para falar. A sessão foi acompanhada por moradores da cidade que em vários momentos se manifestaram com gritos na área externa (galeria) do plenário. No início foi lida a carta renúncia, do ex-prefeito Berg Lima, que gerou a realização da eleição indireta, assim como os artigos da Lei Orgânica do município e do edital referente a essa eleição. Apesar de terem sido inscritas seis chapas, apenas quatro concorreram ao pleito indireto. 

A chapa 1, em que concorria a prefeito, Carlos Antônio dos Santos e a vice-prefeita, Amanda Fernandes, desistiram na semana passada. Já a chapa 3, que tinha o presidente da Câmara Inaldo Andrade como candidato a prefeito e Lucília Luiz de Freitas como vice, foi impugnada, após um documento divulgado pela Câmara informar que a documentação da candidata estaria irregular.

A chapa 2, tinha como candidata a prefeito Luciene Andrade Gomes Martinho (Luciene de Fofinho) do PSB e o candidato a vice-prefeito Adriano Martins de Lima (MDB). Eles tomaram posse logo em seguida da sessão que elegeu a chapa. 

João inspeciona obra de ligação entre os bairros Colinas do Sul e Geisel, na Capital.

O governador João Azevêdo (Cidadania) inspecionou, na manhã desta quarta-feira (19), a obra de ligação asfáltica do Colinas do Sul com o bairro do Geisel, na Zona Sul de João Pessoa. A obra faz parte de um conjunto de ações do Governo da Paraíba para interligar alguns bairros da Zona Sul. No total, estão sendo investidos R$ 10 milhões com recursos próprios do Tesouro do Estado.

Além da pavimentação em CBUQ, na obra de ligação do Colinas do Sul com o bairro do Geisel, está sendo construído um aterro no Rio Cuiá, com 7 metros de altura, que vai consumir cerca de 60 mil metros cúbicos de material.

 

24 x 12: PEC da Previdência é aprovada em 2º turno na ALPB; veja como votou cada deputado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre o sistema previdenciário paraibano foi aprovada na manhã desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa da Paraíba. Com 24 votos favoráveis e 12 contrários, o texto trata de mudanças na previdência estadual para adequá-la à reforma da previdência federal e também estabelece regras de transição para os servidores que estão no atual regime previdenciário para o novo e outras mudanças no funcionamento do sistema.

Desde que foi enviada para apreciação na ALPB, a PEC sofre questionamentos, sobretudo de entidades que alegam prejuízos aos servidores públicos.

Confira como votou cada parlamentar:

FAVORÁVEIS:

Adriano Galdino

Branco Mendes

Buba Germano

Caio Roberto

Chió

Doda de Tião

Dr. Érico

Taciano Diniz

Edmilson Soares

Eduardo Carneiro

Felipe Leitão

Inácio Falcão

Jeová Campos

João Gonçalves

Jullys Roberto

Júnior Araújo

Lindolfo Pires

Manoel Ludgério

Moacir Rodrigues

Nabor Wnaderley

Pollyana Dutra

Ricardo Barbosa

Tião Gomes

Wilson Filho

CONTRÁRIOS:

Anderson Monteiro

Anísio Maia

Bosco Carneiro

Cabo Gilberto

Camila Toscano

Cida Ramos

Wallber Virgolino

Dra. Paula

Estela Bezerra

Galego Souza

João Henrique

Tovar Correia Lima

Vale ressaltar que Bosco Carneiro, Cabo Gilberto e Camila Toscano judicializaram a PEC, mas o TJ ainda não se pronunciou.

Cidadania e PP fecham acordo para eleições em JP projetando parceria em 2022 com Aguinaldo sendo candidato a senador na chapa de João

O governador João Azevêdo (Cidadania) deve mesmo anunciar, nos próximos dias, apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena (PP) nas eleições em João Pessoa. O Cidadania deve indicar o vice na chapa de Cícero. A contrapartida seria o apoio do Progressistas à reeleição de João Azevêdo em 2022 e, consequentemente, a adesão dos deputados, Galego Souza e Dra Paula à bancada governista.

Segundo revelou uma fonte privilegiada do Blog do Anderson Soares, Aguinaldo Ribeiro, líder do Progressistas no Estado, seria candidato ao Senado. Nos bastidores, o projeto do Progressistas para 2022 era a candidatura da senadora Daniella Ribeiro para o Governo do Estado. No entanto, de acordo com a fonte, o partido teria recuado para formalizar aliança com o Cidadania.

TCE alerta Itaporanga e mais 16 prefeituras paraibanas por acúmulo de cargos de servidores públicos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) emitiu alertas para 16 gestores paraibanos, além do gestor  do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa por acumulação de vínculos públicos de servidores vinculados às respectivas prefeituras ou órgãos. Os alertas foram publicados nas edições desta quarta-feira (19) e no desta quinta-feira (20) no seu Diário Oficial Eletrônico (DOE).

Os alertas foram destinados aos prefeitos dos municípios de João Pessoa, Curral Velho, Coremas, Desterro, Emas, Imaculada, Itaporanga, Igaracy, Bonito de Santa Fé, Aguiar, Água Branca, Cajazeirinhas, Catingueira, Cacimbas, Carrapateira e Condado, além de alerta ao gestor do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa. 

Quem assina os documentos é o conselheiro André Carlo Torres Pontes, relator das contas dos jurisdicionados em questão no atual exercício. Confira os alertas

São diversos casos explicitados no “Painel de Acumulação de Vínculos Públicos”, ferramenta exclusiva disponibilizada desde 2017 pelo TCE-PB para toda a população, e que mostra, de forma atualizada, os casos de servidores com dois ou mais cargos ou funções públicas, levando em consideração dados da esfera federal e dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, e seus respectivos municípios.

O painel mostra casos de servidores com  até sete vínculos públicos, o que demanda atenção dos gestores responsáveis para a verificação da legalidade destas situações, sob o risco de comprometerem a regularidade das contas da gestão e culminar em parecer contrário à aprovação das contas dos municípios e entidades em questão.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

João Azevedo exonera presidente estadual do PCdoB após aliança com PT, em JP e CG.

Gregória Benário revela que PCdoB vai lançar candidatura à PMCG ...

A presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário (foto), foi exonerada do cargo de assessora técnica que ocupava no Governo do Estado, na Secretaria de Governo. No Diário Oficial desta terça-feira (18), a exoneração aparece como ‘a pedido’.

O PCdoB firmou aliança com o PT em João Pessoa e em Campina Grande para a eleição municipal. Em João Pessoa, o PT quer apoio para a candidatura de Anísio Maia. Em Campina, o PCdoB quer reciprocidade para a postulação do deputado Inácio Falcão.

Após romper com Luciano Cartaxo, PMB deve anunciar hoje aliança com Cícero..

joanda keroly e luann alves presidente e vice presidente pmb joao pessoa 2 - PMB revela destino político após romper com Luciano Cartaxo

A engenheira Joanda Kéroly agora é a nova presidente da Executiva Municipal em João Pessoa. Para o cargo de vice-presidente foi escolhido Luann Alves de Araújo, pré-candidato a vereador e atual presidente estadual do PMB. O apoio à pré-candidatura do ex-senador Cícero Lucena à prefeitura de João Pessoa. Esse será o destino do PMB (Partido da Mulher Brasileira) na Capital, após a decisão de romper com o prefeito Luciano Cartaxo (PV).

Segundo a presidente do PMB, Joanda Kéroly, que assumiu recentemente o diretório municipal, a decisão tem como objetivo fortalecer o partido nas eleições municipal. É válido lembrar que o partido rompeu com o prefeito da Capital após uma intervenção no diretório municipal. A expectativa é que o anúncio seja feito na manhã desta terça-feira (18). Conforme informações repassadas ao Blog, o evento deve acontecer às 10h, no Empresarial Independência, que fica ao lado do Mnistério do Trabalho, em frente à Praça da Independência.

O presidente do PMB em João Pessoa era Antônio Alves, mais conhecido como Arroz. O partido é comandado na Paraíba por Luann Alves, funcionário público federal e bacharel em direito. Luann é pré-candidato a vereador em João Pessoa e filho de Moisés Gouveia, ex-presidente do Pros na Paraíba,além de ser ex-assessor do deputado federal, Major Fábio.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

João Azevêdo quer que todos os partidos aliados apoiem candidatura escolhida pelo Cidadania

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que vai trabalhar para unir todos os partidos da base aliada do Governo em apoio à candidatura escolhida pelo Cidadania. Embora o partido ainda não tenha definido quem será seu candidato à prefeitura de João Pessoa, o governador já informou que pretende angariar o apoio de todos os aliados.

A informação foi divulgada pelo jornalista Luís Tôrres durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta segunda-feira (17). Segundo ele, cidadania tende a apoiar a candidatura de Cícero Lucena (PP).

O jornalista lembrou que muitos dos partidos aliados já possuem pré-candidaturas próprias lançadas. É o caso do Democratas, que tem Raoni Mendes como pré-candidato; do PTB, cujo pré-candidato é Wilson Filho; do PRTB, que tem Eduardo Carneiro como pré-candidato; e do PT, cujo pré-candidato é Anísio Maia.

Em outras ocasiões, o governador já havia dito que respeita o direito dos partidos lançarem candidaturas próprias.

PCdoB acerta com PT, dialoga com João Azevêdo e Ricardo, mas não seguirá Cicero Lucena...

Gregória Benário revela que PCdoB vai lançar candidatura à PMCG ...

A presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário, revelou que há decisão partidária de acordo com o PT, sobretudo a partir de Campina Grande, conversando com o governador João Azevêdo e o ex-governador Ricardo Coutinho, mas não seguirá o pretenso apoio ao ex-prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena.

“Olha, temos um avanço com o PT em João Pessoa, da mesma forma acordo em Campina em apoio ao PCdoB, mas em João Pessoa já conversamos com o PSB e o ex-governador Ricardo, entretanto, tudo depende do Cidadania”, frisou.

Segundo ela, em caso de apoio do Cidadania ao PP, não haverá hipótese de ratificação e por consequência aliança entre os dois partidos. “Não apoiamos Bolsonaro”, disse ela em referência a senadora Daniella Ribeiro (PP) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), esse último que é líder da Maioria na Câmara e interlocutor direto do presidente. (com WSCom)