sábado, 4 de maio de 2019

Governo atende pedido do vereador Hélio Rodrigues e libera R$ 5 milhões para a reforma e ampliação do Hospital Distrital de Itaporanga

Depois de longo período sem uma grande reforma (a última foi feita no início dos anos 2000) em sua estrutura física, o Hospital Distrital "Dr. José Gomes da Silva" em Itaporanga será ampliado para assegurar o aumento no volume e a qualidade dos atendimentos realizados naquele nosocômio, que atende uma grande demanda de 14 municípios. 
Reivindicação antiga da população, a causa foi abraçada pelo vereador Hélio Rodrigues, em 2017, e garantida, em abril passado, pelo governador João Azevedo (PSB) que anunciou, durante audiência pública do Orçamento Democrático (foto), a liberação de R$ 5 milhões para investimentos na execução das obras. Festejada pela população, a causa teve ainda o apoio fundamental da deputada estadual Cida Ramos (PSB) uma abnegada defensora das políticas sociais.
O anúncio da ampliação do hospital acontece dois anos após o vereador chamar a atenção do governo em discurso, na plenária do OD presidida pelo então governador Ricardo Coutinho em abril de 2017, para a necessidade que a região tem há muito tempo. Na oportunidade, Hélio do Bar, como é mais conhecido, requereu também a implantação de uma maternidade para atender as parturientes de toda a região. Seu trabalho aliado a chegada de Cida Ramos traz um respiro na luta em prol do povo de Itaporanga e região. Veja no vídeo abaixo a fala do vereador durante plenária do OD...
Resultado de imagem para vereador hélio do bar e cida ramos 
A garra de Hélio Rodrigues aliada a bravura de Cida Ramos é uma combinação que tem muito a oferecer para o desenvolvimento de Itaporanga. Mostra que quando se tem vontade, é possível realizar a demanda do povo. São conquistas que começam a surgir e muitas outras estão à caminho, a exemplo, do projeto Cidade Madura que vem mudando fortemente o conceito de se fazer políticas públicas.
Ou seja, a ampliação do hospital é fruto de uma luta que vai além do discurso. É materializada em conquista para o povo. Representa assegurar um grande objetivo que é o de valorizar o atendimento humanizado. Uma grande conquista para Itaporanga que terá uma unidade hospitalar maior, mais moderna e melhor equipada. 

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Ciente que o prefeito vai se filiar ao DEM e apoiar Efraim Filho, Gervásio preferiu circular com Berguim na abertura do Poeirão em Itaporanga...

Foto: Berguim ao lado de aliados com Gervásio e Hervázio...
Coube ao ex-prefeito Audiberg Alves (PSB) receber em Itaporanga, dia 1º na abertura do 44º Poeirão, o deputado federal Gervásio Maia (PSB) e o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Hervázio Bezerra. A festa foi insípida, mas chamou atenção o alcaide municipal Divaldo (sem partido) não à vontade na presença do deputado. É que Gervásio chegou na cidade sabendo que ele vai se filiar ao DEM e já teria fechado parceria com o deputado federal Efraim Filho (pra 2022).
Mais um drible (tosco como o poeirão) em lideranças estaduais: o primeiro foi no senador José Maranhão ao deixou o MDB três dias após eleito (2016) e, agora, nos socialistas. Essa informação o blog já tinha desde 11 de fevereiro quando o próprio Efraim Filhos nos revelou a movimentação, via deputado Taciano (que à priore quer o alcaide no Avante), mas ficamos (em off) aguardando os acontecimentos. Gervásio passou a ter certeza durante a Marcha dos Prefeitos quando o alcaide ficou aboletado com Efraim Filho pra cima e pra baixo em Brasília. 
Gervásio foi a principal voz junto ao então governador Ricardo Coutinho, em 2016, para convencer o então prefeito Audiberg a desistir (da reeleição) para apoiar o alcaide. Sabe que foi Berguim, como é mais conhecido, quem lhe assegurou votação majoritária em 2018. No poeirão, Gervásio além de não ter a comunicação que esperava ainda o viu desconcertado evitando-o. Inclusive num jantar, oferecido pela suplente de vereadora Josa a ele e Hervázio, o alcaide evitou (ao máximo) aparecer em foto com Gervásio.
Foto: Vereador Jucivan, o alcaide, Hervázio, Gervásio, Taciano, vereador Neném de Adailton...
Berguim fez o dever de casa junto ao povo com Gervásio, que respondeu sagaz ao ser perguntado sobre o assunto: "Sei de tudo!". Ao saírem do estádio, alcaide ainda correu atrás de bate-papo com o ex-prefeito Djaci (PP) que inteligente despistou, dizendo que tinha um compromisso. Incauto, o alcaide foi pra um 'barracão' tetando passar normalidade, Ao final, o que se percebeu é que a candidatura de Berguim (pra 2020) ganhou mais força ainda entre os socialistas e no governo. 

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Participando do 33º Congresso Brasileiro de Cirurgia, em BSB, Fernando Ramalho e Azif Lemos marca encontro de gerações na medicina com a política no destino

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Azif Lemos, pessoas sorrindo, pessoas em pé
(Em sentido horário) Médicos Fernando Ramalho e Azif Lemos com colegas
Teve início na manhã desta quarta-feira (1º de maio) e segue atéo sábado (4) o XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, que é realizado no Centro Internacional de Convenções em Brasília (DF). A edição 2019, marca os 90 anos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) que desde 1938 os congressos realizados pelo grupo são uma tradição na cirurgia nacional. 
Dois importantes médicos cirurgiões do Vale do Piancó participam do evento: diamantense Fernando Ramalho e o itaporanguense Azif Lemos, um encontro de gerações. Dr. Fernando é um destacado cirurgião paraibano já com décadas de experiência. Dr. Azif, é da nova safra de médicos e vai seguindo o caminho dos "professores", abarcando prestígio e conceito na área. Uma troca importantíssima de conhecimento. 
Como em tudo na vida há missões (extra) que o destino coloca no caminho do ser humano, a política tá no curso na vida deles. Dr. Fernando atuou muito em campanhas municipais em Diamante e nas campanhas do também médico e conterrâneo Armando Abílio (ex-deputado federal), já exerceu o cargo de secretário municipal da Saúde no município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. 
Azif ainda não se rendeu à picada da mosca azul, mas tem sido cortejado e cercado nos últimos anos para entrar na política de Itaporanga. Inclusive, continua sendo sondado como uma alternativa para a sucessão municipal de 2020. Sem dúvidas um excelente quadro. Apesar de querer, enfrenta resistência (o que é natural) dentro de casa. Entretanto, se o destino lhe colocar pela frente essa missão será muito difícil evitar quando se tem nem que seja um pouco de vontade. Ta aí a dica!
Veja a matéria completa no Portal Gazeta da Paraíba

Veja como ficou a estrutura do Governo após as últimas mudanças promovidas por João Azevêdo

Resultado de imagem para joão azevedo exonera secretários
Com a mini-reforma promovida pelo governador João Azevedo, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (30)foram atingidas pastas importantes como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), as secretaria de Planejamento e Gestão, da Saúde e da Educação, além, da Secretaria Executiva do Programa Empreender Paraíba e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Veja quais são os novos chefes destas pastas: 

PROCURADORIA

Com a exoneração do ex-procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, quem assume o comando do órgão é o advogado Fábio Andrade Medeiros, que exercia o cargo de Diretor Superintende da Sudema. Na estrutura da Procuradoria, permanecem o procurador-Geral Adjunto, Paulo Márcio e o corregedor-geral, Lúcio Landim, ambos são procuradores de carreira.   

SUDEMA

Com a exoneração da Fábio Maia da Secretaria Executiva de Planejamento, o governador designou Elisete Margo Andreoli, atual diretora administrativa, para responder cumulativamente pelo cargo de provimento em comissão de Diretor Superintendente da Sudema.


PLANEJAMENTO E GESTÃO

Com a exoneração de Waldson Souza, da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão, para a função, o governador nomeou o secretário executivo Fábio Maia que responderá cumulativamente pelo cargo de secretário titular da pasta.

SAÚDE

Outra surpresa foi a exoneração da Secretária da Saúde, Cláudia Veras, que passa a responder pela função de secretária executiva de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, que tem como titular a ex-primeira-dama de Campina Grande Ana Cláudia. No seu lugar quem assume é Geraldo Medeiros, atual secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde. Ele foi designado pelo governador para responder, cumulativamente, pelo cargo de provimento em comissão de Secretário de Estado da Saúde.

EDUCAÇÃO

Outra mudança surpreendente foi na Secretaria de Estado da Educação. José Arthur Viana Teixeira foi exonerado da função de Secretário Executivo de Administração de Suprimentos e Logística, e nomeado como coordenador de Metrologia Legal do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ). O governador nomeou Gabriel dos Santos Souza Gomes para a função de Secretário Executivo de Administração de Suprimentos e Logística.

EMPREENDER PARAÍBA

Na função de Secretário Executivo do Empreendedorismo, o governador João Azevêdo nomeou o executivo Fabrício Feitosa Bezerra, que até então respondia pela Chefia de Gabinete do órgão, que é responsável pela gestão do Empreender Paraíba. O cargo de titular da pasta vinha sendo ocupado cumulativamente pela atual Secretaria de Estado das Finanças, Amanda Araújo.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Famílias se revoltam contra falta de transporte escolar rural em Itaporanga: "Gestor precisa ter responsabilidade, crianças estão com estudos prejudicados", relatam.

Por falta de transporte escolar, crianças que residem em áreas rurais de Itaporanga, no Vale do Piancó, estão sem aula. Famílias da região de Lagoa de Pedra, por exemplo, relatam ao Gazeta da Paraíba que os ônibus estão "sempre quebrados" ocasionando prejuízo aos estudantes. Informam que tem cobrado da prefeitura uma solução para o problema, mas nada é feito. Um ônibus, que faz a linha de outra região, até é enviado mas acaba não dando conta de atender a demanda. 
Pela Constituição Federal, o prefeito que não oferecer condições para que as crianças frequentem escolas pode cometer o crime de improbidade administrativa. Só que devido a falta de conserto dos ônibus crianças das comunidades: Lagoa de Pedra, Paraná, Cachoeira Velha e Cachimbo, estão com os estudos prejudicados. Josivaldo Corcino, morador da região, diz que as famílias dessa localidade estão afetadas e que já procurou a prefeitura, várias vezes, buscando uma solução mas que o sofrimento e prejuízo das crianças tem sido ignorado. 
"Já procuramos a prefeitura pra ver se olham pra gente, se tem responsabilidade em sanar esse problema e não vamos parar de cobrar. Nossas crianças estão sendo prejudicadas constantemente com a falta de transporte escolar. Há vários ônibus quebrados e encostados às margens da BR-361, na entrada da cidade, outro, que faz a linha do sítio Tabuleiro, há quase dois meses tá parado em frente ao posto de Dr. Joaquim...e nada tem sido feito. O sofrimento de nossas crianças é enorme e cobramos atitude responsável por parte da prefeitura", comenta Josivaldo Corcino, morador da região.
De acordo com ele, essa situação vem assim desde abril de 2018 quando um abaixo-assinado foi feito pelas famílias da região cobrando uma solução quanto a quebradeira constante dos ônibus escolar. Pontuam que quando em época de chuvas, devido às péssimas condições do transporte, os ônibus não passam nas estradas. Ausência de itens de segurança e, além disso, estão sempre quebrados, com pneus furados, problemas de motor...é a situação que vez por outra se encontra o transporte escolar rural em Itaporanga. 
"Os estudantes acabam prejudicados, a educação já não é de qualidade e quando se perde aula os alunos não tem como recuperar. Queremos saber porque a prefeitura não ver essa situação, o gestor precisa ter responsabilidade com a coisa pública. Estão fazendo baderna, desfazendo das famílias e dos estudantes", falou Josivaldo Corcino. 

Professor e Militar de Itaporanga consegue se formar como o primeiro Coach do Vale do Piancó

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
O conterrâneo guerreiro Jackson Figueiredo, soldado da Briosa Polícia Militar da Paraíba, foi o primeiro do Vale do Piancó a concluir com êxito o curso de Coaching, ministrado pelo Instituto BCC no último dia 21 deste mês de abril. “Pra mim é a realização de um sonho. É a materialização de uma meta que tracei pra mim e consegui. Irei colocar em prática tudo que aprendi no curso, e assim ajudar e motivar as pessoas a conseguirem atingirem suas metas, através dos atendimentos individuais e das minhas palestras motivacionais”, disse Jackson.
O jovem de 29 anos recebeu durante o curso 6 certificações em diversas áreas, como: Life Coach, que trabalha com processos focados na vida pessoal de seus clientes, direcionados à melhoria da autoestima, melhor controle emocional e autoconhecimento para uma maior satisfação pessoal.
Ele, ainda, agradeceu pela conquista alcançada: “Sou grato a Deus por mais uma conquista, agora é só iniciar os trabalhos que assimilei na formação e não parar de estudar. O curso é uma ferramenta incrível pra quem quer realizar uma meta, que pode ser qualquer meta, como por exemplo, passar no vestibular de medicina, vender mais, abrir um negócio, e etc. Tudo isso eu posso ajudar através das ferramentas do Coaching” acrescenta Jackson Figueiredo.”, afirmou.
Veja mais acessando o Portal Gazeta da Paraíba

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Dra. Paula contraria Zé Aldemir em São João do Rio do Peixe: "Meu candidato é Luiz Claudino e ponto final"

Dra. Paula contraria Zé Aldemir em São João do Rio do Peixe: "Meu candidato é Luiz Claudino e ponto final"
A deputada estadual Dra. Paula (PP) já tem candidato a prefeito em São João do Rio do Peixe em 2020. O nome do vereador Luiz Claudino é tido pela parlamentar como o mais preparado para comandar os destinos da cidade.
Em visita no último sábado (29) a cidade sertaneja, a deputada afirmou que com ela não existe conversa pela metade e se for de sua vontade, Luiz Claudino será o próximo gestor. Veja a matéria completa em Gazeta da Paraíba

Família e amigos festejam aniversário de Zé Armando, promissora liderança jovem

Nesta segunda (29) o blog presta uma singela homenagem pelo transcurso de mais uma primavera de Zé Armando, promissora liderança jovem na política em Itaporanga, que carrega na veia virtudes do líder (seu avô) Will Rodrigues, prefeito do município por dois mandatos. Mais uma página na sua vida que Zé vai escrevendo junto de sua Maíra (esposa) e filhos, que pode ser preenchida com maravilhosas histórias.
Que Deus continue renovando seu espírito com alegria, esperança e muita vontade, ano após ano. Celebre o dom da vida e juventude com muita alegria e paz no coração. Os pais, familiares e amigos, desejam felicidades e muitas bençãos em sua trajetória. 
Parabéns, Zé Armando, muitos anos de vida e que Deus nos permita celebrarmos muitas vitórias. Felicidades!!!

domingo, 28 de abril de 2019

Bem posicionada a turma do "centro" pode embaralhar xadrez político de 2020 em Itaporanga, pois é de lá que os "reis" precisam tirar apoio pra vencer o jogo

Nas coxias da política, nos bastidores e jantares, o foco é arrumar a casa, sentir as ruas e planejar a sucessão municipal sem tirar o olho das aproximações, conchavos, e dança das cadeiras. Vereadores, por exemplo, aguardam ansiosos janela para trocar de partidos. Entre fervilhantes articulações, a escolha de parceiro é fundamental para o sucesso no pleito de 2020.
E os grupos tem feito isto, alguns de forma discreta, outros nem tanto. Como no xadrez, políticos hábeis planejam xeque-mate com jogadas de antecedência. Em Itaporanga as peças do xadrez político de 2020 começam a ser movimentadas, mas ainda sem muita definição de quem vai ser apenas peão ou de quem terá o poder de dama (rainha), capaz de se movimentar para todos os lados - nas colunas, fileiras e diagonal. 
Desde 2016 quando um empresário virou prefeito, devido o vácuo de nomes e o cansaço do povo em votar nos mesmos (décadas seguidas), Itaporanga vive uma mudança de ciclo (poder). Independente de situações, que só o tempo nos dará respostas, surgem nomes que podem corresponder ao que o eleitor espera dos próximos candidatos: ficha limpa, que "saiba administrar", que seja honesto, que zele pelo bem público e pela execução dos serviços e que "faça o que precisa ser feito".

Três Referências e a Polarização Prefeito X Anti-Prefeito

Três referências tendem a protagonizar a disputa: prefeito Divaldo (sem partido), lidera uma ala da situação; o ex-prefeito Audiberg (PSB), líder maior e nome do governo estadual; e ex-prefeito Djaci (PP), lidera parte da oposição. Precisam de apoios pra ganhar e podem enfrentar surpresas (coalizão de centro). A eleição do alcaide (2016) foi resultado de um produto de marketing "prospectado" por Ricardo Coutinho, "avalizado" no empresariado por Herculano (rompido), "potencializado" com voto por Berguim e passado como "novidade" ao consumidor (o povo) que agora (2020) fará seu plebiscito.
Sem Berguim e Djaci (corteja), o alcaide só se viabiliza com fato novo (coalizão de centro) seguindo tendência. A aposta de RC no Clã Feliciano resultou na derrota de velhas raposas (Cássio e Maranhão, e Cartaxo's). Esse cenário pode acontecer em Itaporanga se as peças forem bem posicionadas. Cada eleição é uma eleição.

Djaci e Berguim, o recall que pode acontecer em conjunto

Com quatro derrotas seguidas (campanhas municipal e estadual de 2012 pra cá), Djaci não tem mais margem pra cometer erros como ir postergando (levando com a barriga) definição se concorre ou apoia um nome novo (que seria mais viável). Com uma bagagem de três décadas sendo candidato, apesar de ser querido (como ser humano) o cansaço abateu o eleitor (que se renova a cada eleição). E o eleitor jovem e novo (torno de 2.000 votos) não se preocupa, não dá a mínima, não está nem aí pra bagagem do político.. É um eleitor volátil. Um fator preocupante. Por isso, se faz necessário rever conceitos e estar antenado com a mudança dos tempos. Se você não muda renovando quadros é engolido pela renovação imposta pelo eleitor. Como vem acontecendo.
Berguim não tem muito do que se preocupar porque domina a maior parte do "espólio" na estrutura do estado na cidade e tem metade da prefeitura lhe seguindo, mesmo em cargos e postos chaves da gestão do prefeito que tende a ser adversário. Até lá (a eleição) segue um exímio jogador. Como se diz: "joga parado". Mas preparando o terreno pra entrada em campo do time no momento certo. Pode ficar como estar ou surpreender com aliança (com Djaci ou com uma coalizão de centro) e a escolha do(a) candidato(a). Há preocupações no âmbito do TCE, mas que ele vem acompanhando milimetricamente para não ser surpreendido.

O Surgimento de uma Coalizão dentre os nomes que decide a eleição

A real dimensão da sucessão municipal pode ser lida diante da coragem e ousadia de se inserir com protagonismo. Se as demais peças do xadrez souberem se posicionar tendem a causar um desequilíbrio entre forças, deixando os "reis" cercados. Isso quebraria a "gangorra", ou melhor "o pote". A eleição do próximo prefeito em 2020 passa pela movimentação que a turma do "centro" fará no tabuleiro, em aliança com um dos "reis" ou num projeto próprio (porém, necessário ser robusto).
Gente como: o vice-prefeito Herculano, Lula da Farmácia, o vereador Neném de Adailton, o vereador Hélio do Bar, o GI (de Neto Ferreira, Ricardo Pereira, Zé Armando), o ex-vereador Ricardo Pinto, a ex-diretora do H.D.I Wilka Rodrigues (em conversações avançadas com o GI), o construtor Arlington Queiroz (também em diálogo com o GI), Andreia Jorge, vereador Márcio Rodão, dentre outros. Claro que nem todos teriam essa ousadia, devido interesses variados, mas a história serve para registrar os grandes feitos.
Dessa turma pode sair um projeto político para disputar de igual pra igual com quem quer que seja. Em política tudo é possível. É dela que os três "reis" precisam tirar apoio pra entrar na disputa. O vereador Hélio do Bar, por exemplo, é um nome a ser levado em consideração pela potencialidade que agrega valor. Neném de Adailton já tentou (em 2016) se inserir no jogo, mas acabou recuando. Herculano é uma peça importante sempre preparada pra vitaminar qualquer projeto.
O Grupo Independe de Renovação (GI), liderado pelo advogado Neto Ferreira e o jornalista Ricardo Pereira, tem como marca a coragem e ousadia. Disto ninguém duvida. E, por isso, tem consolidado seus quadros e recebido o ingresso de gente nova e boa para cerrar fileiras em 2020. Neto Ferreira, por exemplo, é quadro qualificado para figurar em qualquer projeto sucessório. Ex-sargento do Exército, professor, empreendedor e operador do direito com larga experiência.
Dentre as recentes adesões que o grupo recebeu registramos a do jovem Zé Armando, neto do ex-prefeito Will Rodrigues. Wilka também é um excelente nome para qualquer projeto. Outro quadro qualificado é o ex-vereador Ricardo Pinto, ligado a Djaci, tem aberto diálogo com o grupo que dependendo das circunstâncias futuras, pode ser o seu destino. Arlington Queiroz é outro valioso quadro. O GI vem dialogando muito, entretanto, mantido nos bastidores por enquanto para o sucesso das articulações. O grupo vai formar um bom projeto pra eleger novos vereadores, aumentando o número de cadeiras conquistas em 2016 (duas, com Judivan Custódio e Romildo do Leite) e fará uma defesa dessa coalizão.
Por mais incrível que possa parecer, no fim do túnel e no mais escuro abismo em que chegou a nossa "política", surgem luzes e pessoas com esse perfil que estamos esperando. Todos os nomes têm seus valores e decisões ocorrerão no momento certo. Do GI o que pode-se esperar é coragem e ousadia, que continua sendo uma marca do grupo. Que ninguém subestime esse grupo e muita coisa pode acontecer surpreendendo muita gente.