sexta-feira, 4 de março de 2022

Roberto Paulino confirma candidatura de Raniery Paulino à Câmara Federal e revela que reunirá ‘ala dissidente’ do MDB

Em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop nesta quinta-feira (3), o ex-governador e atual secretário chefe de Governo, Roberto Paulino (MDB) revelou que o seu filho, o deputado estadual Raniery Paulino, deve tentar uma vaga na Câmara Federal. Raniery deixou o MDB na última semana por não concordar com a aliança do partido com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

“Está praticamente certo. Ele vai disputar a Câmara Federal. Agora, é ele quem vai dizer e anunciar. Mas a conversa é essa”, disse. O ex-governador ainda revelou que irá reunir a ‘ala dissidente’ do MDB para fortalecer o apoio à pré-candidatura de João à reeleição. “O MDB é um grande partido e tem pessoas que têm suas preferências e eu respeito. Mas com quem eu falo, procuro e converso, se mostra solidário à candidatura do governador”, garantiu.

De acordo com o secretário, a reunião deve ocorrer ainda neste mês e deve contar com prefeitos, vice-prefeitos, dirigentes partidários e lideranças em geral ligadas ao MDB que não apoiarão a candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) a governador.

Fundação PB Saúde realiza cerimônia de posse dos primeiros aprovados no concurso

Uma cerimônia realizada no auditório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na manhã desta quinta-feira (03), marcou a posse dos aprovados no concurso da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde.

Inicialmente 45 profissionais habilitados nas etapas admissionais realizaram a assinatura do contrato. Entre eles estava Elton Ferreira, fisioterapeuta, que narrou a experiência vivida durante o processo de admissão. “Quando saiu a convocação para o envio dos documentos, eu senti uma grande alegria. Depois, veio a realização dos exames e abertura de conta. Ao chegar aqui hoje, e ser recepcionado da forma que nós fomos, me encantou de uma maneira tamanha. Não é apenas uma realização pessoal em ser concursado, mas em saber que farei parte de um grande time, que vem há meses escrevendo essa história de cuidado e zelo pelas vidas”, disse o novo contratado.

O chamamento contemplou profissionais de áreas técnicas, administrativas e assistenciais. Entre os convocados aptos nas vagas para PCDs (Pessoas Com Deficiência), a técnica de enfermagem Paula Renata da Silva descreveu todo o suporte fornecido pela equipe ao longo do processo. “Eu só tenho que agradecer e dizer que não houve diferenciação em nenhum momento quanto a minha condição, a maneira como me trataram refletia o atendimento a outros colegas aprovados também. Estou muito feliz e entusiasmada para começar as atividades, e dar o melhor de mim”, expressou.

Na ocasião o diretor superintendente da PB Saúde, Daniel Beltrammi, destacou o compromisso da Fundação em cuidar das pessoas, sejam elas pacientes, usuários ou funcionários. “Nossa tarefa é cuidar de gente. Então a gente precisa ser especialista em gente. Os serviços de saúde têm essas características, as pessoas nos procuram, com exceção da obstetrícia, quando elas não estão nos melhores momentos da vida, e a gente precisa saber fazer isso da melhor maneira possível. O profissional que faz o planejamento dos nossos sistemas de informação e computadores, cuida de gente tanto quanto um médico. As pessoas que estão nas nossas recepções, cuidam de gente tão quanto outros profissionais de saúde. Por isso, para nós, este é também um compromisso, cuidar de quem cuida, e o nosso olhar estará voltado a todos trabalhadores”, discorreu.

Durante a cerimônia, o superintendente realizou ainda um balanço histórico da trajetória da PB Saúde e do concurso. “Nós estamos sonhando e trabalhando por esse projeto desde setembro de 2019, uma caminhada longa até a gente chegar aqui, mas posso garantir que toda a equipe envolvida atravessou esse caminho com muita responsabilidade e respeito a todos os participantes. A gente construiu uma Fundação sólida, consistente, reconhecida pelo poder público, pelos Ministérios Público do Trabalho, do Estado e Federal. Fizemos um concurso público com uma das instituições mais sérias do país, a Fundação Vunesp. E realizamos na história da Paraíba o primeiro processo de admissão 90% on-line, ofertando suporte a todos os aprovados. Hoje estamos felizes com o resultado e materialização desse dia, em que se inicia novas jornadas”, pontuou.

Após a cerimônia, ocorreu a Integração dos novos colaboradores, para conhecimento dos setores do Hospital Metropolitano. Os profissionais também desfrutaram de um momento de acolhimento com a equipe do Fisat – projeto de fisioterapia voltado a saúde dos trabalhadores. A previsão é que os demais candidatos aptos para posse ingressem nos dias 8, 10 e subsequentes até a primeira quinzena de março, respeitando o quantitativo limite diário. O convite para comparecimento à instituição ocorrerá através de e-mail.

O diretor administrativo e financeiro, Girlando Gomes, reforçou que, “além das convocações para assinatura do contrato, estaremos publicando nas próximas semanas um novo chamamento, com lista no Diário Oficial do Estado, respeitando a ordem de classificação dos aprovados nas

quinta-feira, 3 de março de 2022

Após dias de desgaste com protestos nas ruas de Campina Grande, prefeito BCL cai na real e autoriza o reajuste imediato de 33,24% retroativo a janeiro e fevereiro para os professores

Após os professores fazerem protestos nas ruas de Campina Grande pedindo o reajuste do piso nacional e causar enorme desgaste à gestão municipal, o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, anunciou no final da tarde desta quinta-feira (3) o reajuste imediato a ser pago já no salário de março de 33,24% nos salários dos professores com retroativo aos meses de janeiro e fevereiro. 

O reajuste de imediato é para os da ativa. Já para os aposentados, o pagamento será gradativo. Os aposentados receberão o retroativo a janeiro com reajuste de 16,64%, aumentando para 18,64% também de forma retroativa referente ao salário de fevereiro; e 20,64% será o percentual reajustado no salário de março.

A proposta é que até o mês de setembro deste ano os aposentados tenham os 33,24% de reajuste incorporados nos salários. A decisão de reajustar de forma gradativa se deu por causa das circunstâncias orçamentárias do município. A medida foi a proposta mais recente oferecida à categoria no diálogo junto ao sindicato.

“Fico muito feliz em anunciar essa medida porque a valorização do servidor é um dos nossos pilares. A gente tem trabalhado com muita transparência e diálogo, como forma de respeito aos nossos professores e entendemos que esse respeito também se refere à valorização salarial”, frisou Asfora Neto.

Rafaela Camaraense se filia ao PSB e anuncia pré-candidatura a deputada federal

A secretária executiva da Juventude e pré-candidata a deputada federal, Rafaela Camaraense, se filiou, nesta quinta-feira (3), ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), em ato na sede da legenda, com a presença do governador João Azevêdo e de lideranças da sigla no estado. Rafaela agradeceu ao convite e afirmou que chegou para somar à sigla, que tem se reestruturado na Paraíba e tem em seu histórico a defesa de lutas sociais importantes.

“Tenho certeza que a minha filiação ao PSB não poderia ter acontecido em momento melhor: no instante em que o partido se reformula na Paraíba, crescendo, sendo plural, aberto ao diálogo e disposto a se reestruturar com a força das ideias de homens e mulheres que querem o avanço do nosso Estado”, ressaltou.

O governador João Azevêdo (PSB), que participou da filiação, enalteceu a chegada de Rafaela ao partido, assim como sua trajetória política. “Tenho certeza que com sua decisão você está construindo um futuro grandioso para a Paraíba e digo isso por tudo que você demonstrou, com seu trabalho junto à Secretaria da Juventude. Acreditamos nos mesmos ideais e, por isso, vamos construir esse projeto juntos”, afirmou.

João diz que o vice e o senador em sua chapa terão que ter “compromisso com um projeto único” de apoio a Lula

O governador João Azevêdo (PSB) mandou um recado claro, nesta quinta-feira (3), aos candidatos às vagas de vice e senador em sua chapa majoritária. Questionado se o perfil ideológico do deputado Efraim Filho (União Brasil) mais ligado à Direita dificultaria a participação na majoritária, o governador foi direto ao dizer que os três participantes da chapa (governador, vice e senador) terão que ter compromisso com o projeto de Lula.

“Na chapa precisa ter unidade. As pessoas que irão compor a chapa terão que ter um compromisso de ir junto conosco nesse projeto de eleição do presidente Lula. Agora, é claro, que você faz uma aliança de apoio e você vai ter partidos que apoiam outros candidatos. Entretanto, nas três vagas [da majoritária] essas pessoas terão que ter compromisso com um projeto único”, afirmou.

Após apoio de Romero, Bruno recebe adesão do prefeito de Guarabira e consolida-se como candidato a senador na chapa de Pedro

O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), confirmou o apoio político ao projeto de pré-candidatura ao Senado Federal do jovem Bruno Roberto (PL), nesta quinta-feira (3). 

A adesão do gestor tucano tem simbologia. Ela representa o segundo grande apoio de liderança ligada ao pré-candidato a governador Pedro Cunha Lima (PSDB) à pré-candidatura de Bruno Roberto, que disputará uma vaga ao Senado pelo bloco ligado ao presidente Jair Bolsonaro.

O outro apoio anunciado foi o do o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Ricardo coloca o pé na estrada e recebe apoio de vice-prefeita e vereador de Remígio para o Senado

A vice-prefeita de Remígio Luciana da Saúde (REDE) e o vereador Júnior da Padre Cícero (PDT) declararam apoio à candidatura de Ricardo Coutinho (PT) ao Senado federal. No último domingo, o ex-governador Ricardo esteve  visitando o município acompanhado de sua esposa Amanda Rodrigues.

O médico Dr. Raimundo Batista muito conhecido no município também anúncio apoio a Coutinho. Em suas redes sociais Coutinho compartilhou sua alegria em receber o apoio: “Tivemos um excelente diálogo”.

Na oportunidade, Ricardo conversou com Jeferson Matheus militante da Juventude do PT e convidou para ser o comandante da campanha que se aproxima. Jeferson confirmou esse pedido, e aceitou o convite.

Após Adriano ir pro Republicanos, Tião e Felipe alinhar na direção do PP, Jr. Araújo e Tanilson mirar o PSB, Taciano decide se filiar no União Brasil...

Aberta a janela partidária (3 de março a 2 e abril) o partido Avante foi o que sofreu maior desidratação por perder todos os deputados que dispunha: Tião Gomes, Felipe Leitão, Júnior Araújo, Taciano Diniz; e, inclusive, o que planejava entrar: presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino.

Ao todo o partido iria pra eleição com seis deputados contabilizando ai o vereador Tanilson Soares, que é filiado ao partido e vai substituir o pai deputado Edimilson (Podemos). Essa revoada se dá pela falta de estrutura e 'calda' que proporcione a manutenção do mandato deles.

Adriano Galdino rumou para o Republicanos. Tião e Felipe em direção ao Progressistas. Júnior Araújo mira o PSB, mesmo destino que deve ir Tanilson. E Taciano (foto) vai pro União Brasil, escolha que se deu pela sua afinidade com o deputado federal Efraim Filho, pré-candidato ao Senado. 

“Todos os partidos têm divergências, mas recebi o apoio de grande maioria do União Brasil para que nosso nome possa participar nas próximas eleições como filiado ao União Brasil”, explicou. Sua principal base eleitoral está no Vale do Piancó.

João exonera mais uma aliada de Veneziano do cargo de gerente regional de Saúde em Campina Grande

O governador do Estado João Azevêdo (PSB) exonerou mais uma aliada do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) de cargo no governo do estado, após os dois romperem politicamente. A exoneração foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado.

Joelma Greicy Fernandes Lira foi exonerada do cargo de gerente da 3ª Regional de Saúde da Paraíba, que abrange Campina Grande e região.

O rompimento entre Veneziano e João aconteceu recentemente quando o senador lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado nas eleições deste ano.

quarta-feira, 2 de março de 2022

João nomeia Cristiana Almeida, indicada pela Rede, para secretaria executiva da Mulher e Diversidade Humana

O governador João Azevêdo (PSB) nomeou Cristiana Almeida, indicada pela Rede Sustentabilidade, para ocupar o cargo de secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana do estado. Cristiana é servidora pública do estado e coordenadora do Elo Mulheres em Rede.

A titular da Pasta é Lídia Moura, atual presidente do PMN na Paraíba. A Rede apoiar o projeto de reeleição do governador. O partido integra a base governista na Assembleia Legislativa com o deputado Chió. A nomeação está publicada no Diário Oficial do estado desta terça-feira (1º).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

10 cidades saem do semiárido e podem perder recursos

Resolução da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) alterou a zona do semiárido e 10 municípios da Paraíba – Lagoa de Dentro, Borborema, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho, Cuitegi, Duas Estradas, Pilões, Pilõezinhos e Pirpirituba – saíram da lista. Já os municípios de Riachão do Poço, Cuité de Mamanguape, Sobrado e Mari foram inseridos. Com isso a Paraíba, que em 2017 tinha 194 cidades na lista, passa a ter 188.

A alteração da delimitação da região semiárida pelo Governo Federal dificulta o acesso a investimentos. Os municípios que tiveram a classificação alterada têm até março deste ano para recorrer.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e os prefeitos paraibanos Marcus Diogo (Guarabira), Denílson de Freitas, o Didiu, (Pirpirituba), Joyce Renally (Duas Estradas) e José Pedro da Silva, o Zezinho, (Lagoa de Dentro) se reuniram com o presidente da Sudene, General Carlos César Araújo Lima, para debater o tema, na última sexta-feira (25).  

A parlamentar lamentou a mudança e criticou a “falta de ação” do governador João Azevedo, que não teria se movimentou para impedir ou para tentar reverter essa configuração.  “Mais da metade do território paraibano está incluído no semiárido. Atualmente, um fórum com governadores está discutindo novas delimitações para incluir municípios excluídos. Entretanto, o governador João Azevêdo não tem participado dessas discussões”, disse Camila.

Camila lembra que a Sudene administra o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e desenvolve também o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), que só pode ser acessado por municípios do Semiárido. Ela lembra que, em períodos de calamidade, os municípios são desobrigados de ações burocráticas, a exemplo de licitações.

Critérios – Os critérios técnicos utilizados, segundo a Sudene, para a definir as cidades semiáridas são: déficit hídrico acima de 60%, alto índice de aridez, média de precipitação abaixo de 800 milímetros e a continuidade territorial. Foram estabelecidos em 2005 e permanecem até hoje.

Sem mais convivência no PSD, Eva Gouveia atende pedido de João e vai disputar vaga na Câmara Federal pelo PSB

Sem mais espaço nem convivência no PSD, a secretária executiva da Articulação Municipal Eva Gouveia vai disputar uma vaga de deputada federal pelo PSB atendendo convite do governador João Azevêdo (PSB). Informa Fabiano Gomes.

Vereadora mais votada em Campina Grande nas eleições de 2020, Eva não conseguiu unir o grupo do qual ela fazia parte (Cunha Lima) em apoio à reeleição de João. E com o anúncio do ex-prefeito Romero Rodrigues, presidente estadual do PSD, de apoiar Pedro Cunha Lima foi a gota d'água. 

A candidatura de Eva Gouveia atrapalha de certa forma o PSD já que poderia contabilizar no plano que Romero esboça para eleger uma bancada pelo partido. Agora, isso irá somar no PSB. Eva foi fundadora do PSD junto com o marido, saudoso Rômulo Gouveia.

Em reunião com Cícero, os irmãos Fábio e Eduardo Carneiro filiam João Almeida e Pastor César e asseguram eleição de ao menos dois deputados estaduais pelo Pros...

Em uma articulação bem traçada junto ao prefeito Cícero Lucena (Progressistas), os irmãos Fábio (secretário da Sedurb/JP) e Eduardo Carneiro (deputado estadual) conseguiram vitaminar o PROS, presidido na Paraíba por Fábio, para a disputar eleitoral de outubro vindouro.

Eles anunciaram sábado (26) a filiação na sigla de dois nomes de peso e bons para a chapa proporcional que vai proporcionar ao partido a eleição de ao menos dois deputados estaduais. Trata-se dos suplentes João Almeida (secretário de Segurança da Capital) e o Pastor César. Ambos deixam o Solidariedade.

A reunião para essa definição contou com a presença do prefeito Cícero e do seu filho Mersinho Lucena (Progressistas), vice-prefeito de Cabedelo e pré-candidato a deputado federal. Ficou acertado que ambos farão dobradinha com Mersinho.

Fábio e Eduardo Carneiro já haviam filiado à sigla outros pré-candidatos com potencial a partir dos 10 mil votos e, assim, assegurar a eleição de ao menos dois deputados diante da consolidação de Eduardo no Litoral Sul. Um exemplo é Karol Gomes, vereadora em Campina Grande e esposa do prefeito André (Boa Viista), dentre outros.