sábado, 4 de fevereiro de 2023

João Azevêdo diz que não abre mão de candidatura pelo PSB para prefeito em todas as cidades da Paraíba, mas defende JP e CG como estratégicas

O governador João Azevêdo (PSB) afirmou que é um processo natural que o seu partido tenha candidatura nos 223 municípios, mas destacou que há algumas cidades estratégicas a exemplo de João Pessoa e Campina Grande e ao que tudo indica a aliança com o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) está mantida. "A intenção nossa é essa, essa cidade ganhou muito", frisou.

Inclusive o  prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) participaram, na manhã desta sexta-feira (3), da solenidade de comemoração pelos 191 anos da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) no Centro de Convenções do Estado onde estava o governador João Azevedo. 

Em Campina Grande também há expectativa de aliança com um nome a ser indicado pelo Progresssistas, que pode ser o vice-governador Lucas Ribeiro ou sua mãe a senadora Daniella Ribeiro.

Construtora Bella Vita lança neste domingo o Loteamento Dinamérico Pinto II com lotes para casas e chácaras

Será lançado na manhã deste domingo (5), a partir das 10h, o Loteamento Dinamérico Pinto II com lotes de casas (medindo 8m X 20m) e chácaras (medindo 25m X 50m), localizado às margens da PB-386 em Boa Ventura e à 10km de Itaporanga. É o mais novo empreendimento da Construtora Bella Vita, proprietária do Condomínio Bella Vita em Itaporanga (primeiro de todo o Sertão em Alto Padrão).

O Loteamento Dinamérico Pinto II tem toda uma infraestrutura pronta com todas as ferramentas para a construção de projetos dos futuros proprietários. No lançamento a Construtora Bella Vita fará uma grande promoção para os presentes. O lote está sendo comercializado a partir de R$ 8.000,00 mil divididos em 20 (vinte) parcelas, numa promoção especial bem facilitada.

Padrão de qualidade da Construtora Bella Vita que já é reconhecida por todos. Contatos para venda com: o corretor de imóveis Glicélio 83 99906-3737 e, também, Ricardo Pinto 83 99958 - 6178


UFPB e COFEN abrem inscrição para 5 mil vagas gratuitas no Programa de Especialização para Técnicos em Enfermagem

O Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica em Saúde (CPT-ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o edital para ingresso de alunos na primeira turma da especialização profissional para técnicos em enfermagem (Pós-Tec), com a oferta de 5 mil vagas gratuitas. As inscrições estarão abertas no período de 07 a 14 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma Cofen Play.

Os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e poderão optar por um dos 05 cursos de especialização técnica de nível médio ofertados na modalidade à distância: Cuidados ao paciente crítico adulto, Cuidado ao paciente crítico neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e Cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva.

Fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), UFPB e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), o Pós-Tec é voltado para Técnicos de Enfermagem que possuam registro ativo e regular nos Conselhos Regionais de Enfermagem, bem como vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde, haja vista que as atividades práticas serão realizadas no local de atuação do técnico em enfermagem, enquanto o conteúdo teórico será promovido em formato virtual, por meio da plataforma AVA, pelo CPT-ETS da UFPB.

As especializações têm carga horária de 300h cada, sendo 75h dedicadas à prática, além de duração mínima de 04 meses e máxima de 08 meses. O início das aulas está previsto para meados de março. Fazem parte da documentação obrigatória para inscrição a certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); prova de quitação com o serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino) e declaração de vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde.

O resultado preliminar do processo seletivo com a lista das inscrições homologadas será divulgado no dia 1º de março no Cofen Play. Os candidatos poderão interpor recurso ao resultado preliminar entre os dias 1º e 10 de março pelo e-mail inscricaopostec@gmail.com. O resultado final será divulgado no dia 13 de março e o período de matrículas será entre os dias 14 e 16 de março.

O candidato que tiver dúvidas no acesso ao Cofen Play pode realizar contato pelo e-mail cofenplay@cofen.gov.br ou pelo telefone (61) 3329-5800. Mais informações sobre o processo seletivo, podem ser conferidas no edital do programa, na cartilha feita pelo Cofenou no site oficial do Pós-Tec.

Próximas turmas

De acordo com o COFEN para os próximos editais, ainda sem previsão, serão incluídos os cursos de Enfermagem em Hemodiálise, Enfermagem Clínica Pediátrica, Enfermagem no trabalho, Enfermagem em Trauma-ortopedia e enfermagem em Clínica médica.

Natural de Diamante, Jacilene de Sousa é nomeada pelo governador nova diretora do Hospital Regional de Cajazeiras

Neste sábado (04), o Diário Oficial do Estado da Paraíba mostra mudança na direção geral do Hospital Regional de Cajazeiras. Conforme a publicação, Jacilene Eduardo de Sousa é a nova diretora da Unidade Hospitalar, após a exoneração de Manoel Telamon Arruda Filho.

Segundo comentários, a indicação não teve interferência dos três deputados estaduais cajazeirenses. Jacilene, natural de Diamante, ocupava a 7ª Gerência Regional de Saúde do Vale do Piancó, indicação à época do deputado Taciano Diniz (quando era governo), e no mês de junho de 2022 assumiu a Direção Administrativa do Hospital Wenceslau Lopes, da cidade de Piancó.

Ela também foi Secretária Municipal de Assistência Social de Diamante e atualmente estava prestando serviço no Hospital do Bem em Patos.  Jacilene Eduardo de Sousa assume o cargo com a chancela do secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra. 

Ciro e conselho de Aguinaldo sobre ser oposição a Lula: "é preciso fazer um curso"; "sapato branco e oposição só fica bom nos outros", arrematou um terceiro parlamentar do PP

Durante uma reunião com a cúpula do Progressistas, no dia das eleições para presidente da Câmara Federal e do Senado, perguntaram ao presidente da legenda, senador Ciro Nogueira, se ele iria para o Governo Lula.

Ex-ministro e aliado de Jair Bolsonaro, Ciro respondeu na lata: “Não, vou ser oposição”. Uma voz surgiu: “Então, vamos ter que fazer um curso”. Era a voz: o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro. O Progressistas está divido porque o presidente da câmara Arthur Lira já está ladeado com o governo Lula.

Um outro parlamentar completou: “Sapato branco e oposição só fica bom nos outros”. Sobre o apoio a Lula, o PP está dividido. Lembrando que Ciro andava de braços dados o petismo até a prisão.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Empossado deputado, Gilbertinho diz que chegar à Assembleia é consolidação de sonho e garante olhar especial para o Sertão

Eleito com mais de 21 mil votos e aos 34 anos de idade, Gilberto Tolentino Leite Júnior (Gilbertinho Linhares) disse que chegar à Assembleia Legislativa é a consolidação de um sonho em sua vida. Ex-prefeito de Lagoa, ele é um dos representantes do Sertão na 'Casa de Epitácio Pessoa' com forte atuação nas regiões de Pombal e do Vale do Piancó.

“Vamos representar cada paraibano e cada paraibana, com toda a disposição e com um olhar especial para os municípios, para a região do sertão e para as demandas das famílias do campo e da população mais vulnerável. Nosso compromisso é seguir lutando pelo desenvolvimento socioeconômico e sustentável da Paraíba, para garantir mais oportunidades para todos”, destacou o parlamentar, em contato a nossa reportagem que estava acompanhado da esposa e familiares.

Gilbertinho (União Brasil) também reforçou o trabalho pelos municípios sertanejos, onde as pessoas são diretamente beneficiadas pelo planejamento e pelos investimentos na educação e na saúde básicas, será prioritário.

“É nas cidades que as pessoas vivem, que sentem os impactos das mudanças, tanto positivas quanto negativas. Precisamos estimular a interiorização da industrialização, desburocratizar os pequenos negócios, conceder incentivos à agricultura familiar, fixar as famílias no campo, dar condições para que, tendo a base de uma assistência social, educação e saúde pública eficientes, as pessoas possam crescer, movimentando a economia e gerando mais crescimento. É esse ciclo que queremos para o sertão paraibano”, completou o deputado.

Disse que pretende destinar atenção especial aos municípios do Sertão do Estado. “Buscarei recursos para os municípios pequenos. Defenderei principalmente os de ponto 0.6, buscando saúde, educação e desenvolvimento para aquela Região”, observou.

Vice-líder do governo na câmara e coordenador da bancada paraibana, Dr. Damião se reúne com Lula e deve emplacar Lígia em cargo no MDS

Vice-líder do Governo na Câmara, o deputado federal Damião Feliciano (União) se reuniu com o presidente Lula (PT), nesta quinta-feira (2). O encontro ocorreu no Palácio do Planalto. “Nos colocamos à disposição para ajudar as pautas federais na Câmara dos Deputados, como sinal da defesa dos interesses da nação e do governo”, escreveu o paraibano nas redes sociais.

Também escolhido coordenador da bancada federal paraibana no Congresso, ele afirmou que uma das prioridades será a destinação de recursos para obras hídricas e rodoviárias em execução. 

Dr. Damião também deve emplacar a esposa, ex-vice-governadora Lígia Feliciano, em cargo no Ministério do Desenvolvimento Social. Bem articulado, o Clã Feliciano já emplacou Renato Feliciano na Secretaria de Estado da Articulação Municipal.

João confirma Ricardo Barbosa na Companhia Docas e diz que reforma administrativa será concluída próxima semana

O governador João Azevedo (PSB) confirmou na noite de ontem (2) o ex-deputado estadual Ricardo Barbosa como novo presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo. Gilmara Temoteo, que ocupava o cargo, será designada para outra função no governo. 

Barbosa, que ficou na primeira suplência de deputado federal nas últimas eleições, assume o comando da Companhia Docas em um momento importante da história do Porto de Cabedelo, que recebe investimentos superiores a R$ 95 milhões, todos recursos próprios do estado, para as obras de dragagem.

Os serviços irão aprofundar o canal de acesso, que passará de 9,14m a 11 metros de profundidade. Isso vai permitir o recebimento de navios de até 55 mil toneladas, aumentando a geração de emprego e o fomento da economia paraibana. João Azevêdo afirmou que deve concluir as mudanças administrativas até a próxima semana. Também sinalizou a realização de uma reunião com toda a equipe para definir as metas para o novo mandato.

Em sessão solene da Assembleia Legislativa, o socialista leu a mensagem do Executivo ao Legislativo, nesta quinta-feira (2). Ressaltou a importância da união entre os poderes na busca do bem comum da população. Em discurso, João Azevêdo destacou o equilíbrio fiscal e financeiro do estado, que permitiu investimentos importantes em áreas estratégicas, além da implantação e fortalecimento de políticas públicas.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

João nomeia Delano Tavares, secretário do Turismo, e Cicinho Lima, secretário executivo de Cultura...

O governador João Azevêdo nomeou o empresário Delano Tavares no cargo de Secretário Executivo de Turismo do Estado. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (2). Márcio Delano Fernandes Tavares de Albuqueque (Delano Tavares) é empresário e há mais de 15 anos atua no segmento turístico, com participação ativa e forte atuação em diversas entidades e associações de representação do setor. 

Atual presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP) e Conselheiro da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Delano Tavares também foi diretor da Associação Brasileira da Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB). É ainda membro dos conselhos Municipal e Estadual de Turismo. 

Delano Tavares é pessoense, casado, pai de três filhos, irmão do Suplente de Senador, Diego Tavares, secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura da Capital, e filho do médico Reginaldo Tavares, ex-vice-prefeito de João Pessoa.

João nomeou também Cícero Robson Figueiredo Ferreira Lima, conhecido como Cicinho Lima, como novo secretário Executivo da Cultura do estado. Ele vai substituir Milton Dornellas, que passar a assumir o Programa de Inclusão Através da Música e Artes (Prima). O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2).

Filho de Pinto do Acordeon, Cicinho Lima é um ‘bolsonarista raiz’, sempre se apresentando nos eventos institucionais nas viagens do então presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste, principalmente na Paraíba. Filiado ao PL, pelo qual disputou ao cargo de deputado estadual e ficou na suplência, com 15.703 votos. Na disputa eleitoral estadual, o partido tinha Nilvan Ferreira na disputa ao governo, no primeiro turno, e parte dele apoiou Pedro Cunha Lima (PSDB), no segundo turno.

Danielle do Vale desta prioridades para o primeiro mandato como deputada estadual

Deputada de primeiro mandato, eleita com 37.235 votos, Danielle do Vale (Republicanos) disse, em entrevista concedida à imprensa, após a solenidade de posse realizada nesta quarta-feira (1), que seu mandato vai ser marcado por projetos de políticas públicas voltadas para as mulheres e pelas pessoas em situação vulnerável.

“Minha política sempre foi de propósito. Eu fiz um projeto eleitoral propositivo muito ligado às pessoas e tive também uma presença muito intensa nos municípios e esse será o nosso objetivo de dar continuidade a esse perfil que começou a ser trilhado no período eleitoral”, disse.

“Serei uma deputada de gabinete aberto para que a gente possa dialogar com todos os segmentos e defender os paraibanos nos demais eixos de pautas importantes que chegarem”, assegurou. A deputada destacou ainda que a Paraíba pode esperar dela um mandato feito com muito afinco e dedicação aos pleitos paraibanos.

“Se Deus quiser estaremos aqui protagonizando as demandas em defesa do povo paraibano. A prioridade do nosso mandato será a mulher. É tão difícil a mulher na política, é tão difícil as conquistas de espaço no Poder, então vamos aqui servir de exemplo, de motivação para que também outras mulheres ocupem espaço e Poder”, enfatizou.

Procurador do Estado Felipe Silvino é o novo Corregedor Geral da PGE; ele é filho do ex-prefeito e ex-secretário de Estado Zé Silvino

A Procuradoria Geral do Estado tem novo Corregedor Geral. Trata-se do Procurador do Estado Felipe Silvino (foto), de raízes sertanejas do Vale do Piancó, mais precisamente de Itaporanga, terra de guerreiros como o pai dele, ex-prefeito José Silvino, o secretário do Projeto Canaã de Wilson Braga que levou água para terras nunca dantes irrigadas.

Como bem nos lembra seu colega de PGE, Tião Lucena, Felipe é procurador de carreira, jurista de mão cheia, um jovem talento da advocacia pública. Ele substitui a Lúcio Landim, o bom baiano, não menos talentoso, que entregou o cargo para assumir a coordenação das Procuradorias Especializadas. 

A Procuradoria Geral do Estado tem, ainda, em seus quadros outro procurador capacitado com raízes em Itaporanga, o atual Procurador Geral Adjunto Paulo Márcio Soares Madruga, filho do ex-deputado/ex-presidente da ALPB Soares Madruga. 

Felipe é formado em Direito, pelo UNIPÊ (2000-2005), e em Engenharia Civil, pela UFPB (1994-1998). Tem formação nos cursos de extensão e pós-graduação: Curso de Auditores Fiscais da Receita Estadual (2006), Curso de Extensão Preparatório para Carreiras Jurídicas - FAESNE (2007) e Pós-Graduado em Direito do Estado FAESNE (2009). 

Felipe Silvino foi, ainda, aprovado nos seguintes concursos públicos: 

Cargos Federais: Técnico da Área Administrativa do Ministério Público da União (5º lugar, nomeado em 22.11.2004); Estagiário em Direito do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (1º lugar de 11 vagas, nomeado em 15.05.2005); Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal - 5ª Região (3º lugar, em 2008).

Cargos Estaduais: Auditor Fiscal da Receita Estadual (6º lugar de 180 vagas, nomeado em 04.01.2007); Auditor Fiscal de Tributos Estaduais - Estado de Rondônia (14º lugar de 20 vagas, em 2006); Procurado do Estado da Paraíba (nomeado em 17.02.2009).

Cargos Municipais: Auditor Fiscal de Tributos Municipais - João Pessoa (nomeado em 03.06.2002); Auditor do Tesouro Municipal - Natal/RN (nomeado em 28.05.2004).

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Presidente do Palmeiras Leila Pereira, 5ª mulher mais rica do Brasil, compra avião E190 (existem apenas dois no país) e vai ceder ao clube em suas viagens

Primeira mulher a presidir o Palmeiras, Leila Pereira é empresária, banqueira, advogada e jornalista. De acordo com a revista "Forbes", Leila é a quinta mulher mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 7,2 bilhões. Além de comandar o clube paulista, ela está à frente da Crefisa, instituição financeira.

Leila é casada desde 1998 com José Roberto Lamacchia, fundador da Crefisa, com quem divide o comando das duas empresas. O casal patrocina o Palmeiras desde 2015. Atualmente, o patrocínio da empresa ao time chega a, pelo menos, R$ 80 milhões por ano, sendo que o valor pode alcançar R$ 120 milhões.

Na última segunda-feira (30), a empresária anunciou que comprou um avião e vai destinar ao auxílio para o Palmeiras fazer suas viagens nacionais e internacionais. É um Embraer modelo E-190 (foto ao lado), com capacidade para 114 pessoas. Existem, atualmente, apenas dois E190/E195 privados no país: os E190 da mineradora Vale e do Bradesco.

"Eu faço o melhor para o Palmeiras. Sou destemida, não tenho medo de nada, de crítica nenhuma.", afirma Leila Pereira. Ela também é proprietária de um jato Dassalt Falcon (primeira foto) 8X avaliado em R$ 340 milhões. Leila e seu marido, José Roberto Lamacchia, fundaram uma companhia aérea em outubro de 2022, com o nome Placar Linhas Aéreas S/A.

Ao ge, Leila Pereira disse que "nasceu para ser dirigente de futebol". Seu mandato no Palmeiras é até 2024, mas ela já afirmou que tem planos para comandar o clube até 2027.

Tempo de harmonia na classe política: João reúne deputados da situação e oposição e frisa que "harmonia" deve prevalecer entre os poderes...

Com um feito inédito realizado na manhã desta terça-feira (31), o governador João Azevêdo (PSB) reuniu durante café da manhã os deputados de situação e oposição (eleitos e reeleitos), um dia antes da posse dos mesmos.  João frisou a harmonia que deve prevalecer entre os poderes.

De acordo com o governador ele governa para todos e a Assembleia Legislativa da mesma forma, o que faz com que ele precise ter uma relação democrática e republicana com todos os parlamentares, independente de posicionamento político, a fim de levar benefícios para toda a população paraibana.

“Fico feliz em ter feito esse convite para todo mundo e uma grande maioria ter aceito a participação aqui conosco nesse café da manhã, que é muito mais um evento social do que politico ou de tentativa de acordo, não se trata dessa pauta aqui”, disse. O gestor estadual ainda declarou que o foco é colocar a Paraíba em um ponto de discussão, sendo ouvida e destacada no cenário nacional.

“Governamos para todos, os deputados merecem o nosso respeito e esse ambiente de harmonia é importante para que o nosso estado avance. Não podemos perder com picuinhas. Que a gente tenha através da posição dos deputados na Assembleia Legislativa uma discussão sobre a Paraíba, fazer com que esse estado continue respeitado, colocar nosso estado em um ponto de discussão nacional sobre o desenvolvimento do país, ser ouvido”, concluiu.

Após se desfiliar do PSB por não ter sido indicado ministro, ex-governador Paulo Câmara (PE) será nomeado por Lula presidente do Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara será nomeado presidente do Banco do Nordeste (BNB). Câmara será uma indicação da cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a família Campos, que comanda o PSB no Estado, antigo partido do ex-governador, queria indicar outro nome da legenda para a função.

Com as relações cortadas com a família Campos, Câmara sobrou na curva dos Ministérios, já que o prefeito João Campos preferiu indicar um paulista para ser ministro. Câmara abandonou o PSB para demonstrar sua revolta, que agora é acalentada pelo presidente com a nomeação para dirigir o mais importante banco de fomento do país.

Wallber Virgolino é escolhido por seus pares para liderar oposição na Assembleia Legislativa da PB

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL) foi escolhido o novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante o café-da-manhã promovido pelo governador João Azevêdo (PSB) com deputados de situação e oposição. O vice-líder da oposição, por sua vez, será o deputado George Morais (União Brasil).

Posaram para a foto: George Morais, Anderson Monteiro (MDB), Tovar Correia Lima (PSDB), Michel Henrique (Republicanos), Camila Toscano (PSDB), Fábio Ramalho (PSDB), Wallber Virgolino, Sargento Neto (PL), Bosco Carneiro (Republicanos) e Taciano Diniz (União Brasil).

Além deles, Doutor Romualdo (MDB) e Caio Roberto (PL), que não apareceram na foto, devem figurar também na oposição.

Depois de Pedro e Camilia, agora é Tovar que elogia João Azevêdo: “O empresariado está satisfeito com governo”, avalia Tovar.

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) foi mais um integrante da oposição a elogiar o governador João Azevêdo (PSB). Nesta segunda-feira (30/01), em entrevista ao programa Hora H, o tucano avaliou que a relação entre o setor empresarial e o governo estadual é de “satisfação”.

Para Tovar, a última eleição entre João e Pedro Cunha Lima (PSDB) levou, segundo ele, a mudanças nas ações do governador. Ele elogiou a iniciativa do governador em também chamar oposicionistas para um café da manhã nesta terça-feira (31/01).

Além de Tovar, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) também elogiou o “grande gesto” do governador. Na semana passada, Pedro Cunha Lima já havia elogiado ações do segundo governo João. 

Na eleição para a composição da Assembleia Legislativa que acontece amanhã (1º/02), Tovar será eleito primeiro secretário da Mesa Diretora para o segundo biênio, que junto com o primeiro continuará sob o comando do deputado Adriano Galdino (Republicanos).

União Brasil define Efraim Filho como novo líder no Senado e encaminha apoio a Pacheco

A bancada do União Brasil no Senado escolheu, em reunião na noite desta segunda (30), o senador eleito Efraim Filho (PB) para ser o novo líder do partido na Casa em 2023. A informação havia sido antecipada pelo jornal “Estadão” domingo (29). Efraim substituirá Davi Alcolumbre (AP), que comandou a bancada do União em 2022 e pretende se reeleger para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na reunião, a maioria dos senadores do União também encaminhou apoio à reeleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com exceção de alguns. Um dos que comunicou os colegas publicamente que não votará em Pacheco foi o senador Allan Rick (União-AC), que deve votar no bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN).

A expectativa no União Brasil é de que Sergio Moro, senador eleito pelo Paraná, também vote em Marinho, embora o ex-juiz não tenha falado ainda publicamente sobre o tema.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Chico Mendes será o novo líder do Governo João, em substituição à Wilson Filho...

Eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, Chico Mendes (PSB) deve ser anunciado até a próxima quarta-feira (1º) como novo líder do Governo João Azevêdo III. Ele substituirá Wilson Filho (Republicanos).

A indicação também fortalece o PSB na Casa já que o Republicanos abocanhará a presidência da Assembleia Legislativa, com Adriano Galdino, pelos próximos quatro anos. Chico Mendes é tido como grande articulador e com bom trânsito entre os deputados.

Em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (30), Wilson Filho afirmou que a missão como líder do governo se encerra amanhã. Afirmou que a condução da bancada exigiu muita responsabilidade. “Os deputados da base são muito qualificados, os debates são muito intensos”, disse.

O parlamentar afirmou que entrega o cargo com missão cumprida. “Eu agradeço ao governador por ter liderado por esses três anos, e minha missão se encerra neste café da manhã”, destacou. Ele se refere ao encontro de João com todos os deputados estaduais marcado para esta terça (31).

Deputada Danielle do Vale aponta ‘contradição’ de ex-prefeito de Mamanguape: ‘Usou dinheiro público para se formar em medicina, mas fechou 8 USF’.

O orçamento de uma prefeitura se destina, entre outras coisas, para atender as necessidades em saúde de sua população. Alguns gestores escolhem como investir esses recursos: prevenção, campanhas, fornecimento de medicamentos. Mas, segundo a deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos), o deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade), também ex-prefeito de Mamanguape, escolheu uma forma “diferente” para investir recursos da prefeitura em saúde: na sua formação como médico.

A afirmação da parlamentar aconteceu nessa segunda (30) durante uma entrevista de rádio. Danielle disse que sua campanha foi feita de forma limpa e transparente, mas o mesmo não pode dizer o também deputado estadual Eduardo Brito. Danielle disse que quando prefeito, ele usou dinheiro público para se formar em medicina. De forma contraditória, o interesse do ex-prefeito na saúde da cidade acabou aí. Durante sua gestão, Eduardo teria fechado oito Unidades de Saúde da Família, não adquiriu nenhuma ambulância e não teve nenhuma participação ativa no cuidado em saúde da população.

Matérias da época em que Eduardo era prefeito, inclusive, citam que o mesmo não conseguia conciliar a rotina de estudos com a administração municipal e teria “terceirizado” o comando da administração de Mamanguape. Danielle ainda faz uma sugestão ao ex-prefeito: “Tente limpar o nome dele com trabalho. Se iguale a pelo menos 10% do que é a prefeita Eunice”.

Monteiro sedia reunião para Pacto Regional com Fundação Holandesa que incentiva o comércio sustentável

A Fundação IDH- Iniciativa para o Desenvolvimento Sustentável esteve na última semana no município de Monteiro em  reunião com os segmentos produtivos, Associações, representações de Bancos, representantes do governo municipal e também estadual, com o objetivo de realizar o Pacto Regional.

A Fundação IDH conecta produtores rurais, governos, empresas, sociedade civil e outras organizações em parcerias público-privadas, com poder de planejar, implementar e ampliar intervenções que apoiam a intensificação da produção agropecuária, a conservação dos recursos naturais e a inclusão de cadeias de pequenos produtores nos sistemas comerciais. O trabalho é feito a partir de uma abordagem territorial, com compromissos para Produção, Preservação e Inclusão, que busca promover a gestão e o desenvolvimento sustentável de longo prazo com diferentes frentes de atuação.

“A gente chega agora aqui no semiárido, em especial aqui no Cariri em Monteiro, pra construção do que chamamos de Pacto Regional, que visa trazer todos os setores e sociedade civil pra atingir as metas estabelecidas em conjunto. O IDH faz esse papel de articulador e de construção desse ambiente facilitador, com também a possibilidade de trazer recurso do setor privado, recurso de organizações internacionais pra poder fazer com que essas metas sejam atingidas”, informa Grazielle Cardoso, supervisora de Projetos – Semiárido do IDH.

De acordo com os representantes da Fundação, já existe um financiamento pra estar no território do Cariri paraibano construindo e atingindo metas durante cinco anos, com possibilidade de prorrogação do prazo como já registrado no Mato Grosso, no Pará e no Maranhão.

Na região do Cariri, durante a reunião que contou com a participação de Associações Rurais, setor privado, de bancos como a Caixa Econômica, Banco do Brasil, e Banco do Nordeste, além do setor público, representado pelos vereadores e secretários como Erinaldo Chova da Agricultura, Christianne Leal da Cultura e Yhamirian de Paula da Comunicação; algumas metas já foram estabelecidas pra o início dos trabalhos, a exemplo do fomento a caprinocultura, questões energéticas limpas, e estratégias para incremento de renda pra agricultura familiar, sendo o principal ponto, a questão de mercado.

“Os produtores do Cariri tem muita capacidade de produção, eles já tem uma cultura produtiva enorme, produz e produz muito bem, mas o que a gente precisa é acessar esse mercado. E o que trouxe foi a importância de um tripé, que é acesso a mercado, acesso a crédito e assistência técnica, considerando também a governança, para possíveis investidores”, complementa a supervisora de Projetos.

A iniciativa começa por Monteiro, porém, com estratégias abrangentes aos municípios ao redor. A previsão é de uma próxima reunião no mês de março para a formação de uma programação que inclui a discussão das metas e a produção de uma carta de intenção para que os signatários desse pacto assumam o compromisso com as metas.

“Agradecemos a grande abertura do município de Monteiro. Tanto a prefeita Anna Lorena, quanto os secretários estão prestando um grande apoio ao movimento. E essa iniciativa que estamos trazendo pro território está aberta às contribuições, e isso é muito importante para a região”, finaliza Grazielle Cardoso.

Wilson Filho entrega amanhã liderança do governo na ALPB e agradece confiança do governador

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) entregará amanhã (31) a liderança do governo na Assembleia Legislativa.. Em entrevista ao Correio Debate, Wilson agradeceu a confiança do governador João Azevedo (PSB) pela escolha para comandar a bancada.

O deputado afirmou que a condução da bancada exigiu muita responsabilidade. “Os deputados da base são muito qualificados, os debates são muito intensos”, disse.

O parlamentar afirmou que entrega o cargo com missão cumprida. “Eu agradeço ao governador por ter liderado por esses três anos, e minha missão se encerra neste café da manhã”, destacou.

João determina pagamento do piso da enfermagem na próxima quinta-feira

O governador João Azevêdo determinou o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem já na folha do mês de janeiro para todos os trabalhadores efetivos da rede estadual e da Fundação PBSaúde. Os valores serão creditados na conta dos trabalhadores na próxima quinta-feira (2), em folha complementar. O anúncio foi feito agora há pouco no programa “Conversa com o governador”, transmitido pela rádio Tabajara para uma cadeia estadual de emissoras.

“A Paraíba parte na frente. Já está autorizada a emissão da folha extra que será encaminhada amanhã aos bancos para que até quinta-feira todos os servidores efetivos, aposentados, pensionistas e também enfermeiros da PBSaúde possam receber os valores atualizados. Esse é um compromisso que firmamos anteriormente porque o estado tem condições de honrá-lo”, anunciou o governador.

O Governo da Paraíba assumiu o compromisso ainda em 2022 do pagamento do piso nacional da enfermagem. Nacionalmente, o pagamento ainda está sendo discutido pelo Ministério da Saúde para definição da fonte do recurso que custeará a ação. A ministra da Saúde, Nisia Trindade, informou ao secretário de Saúde do estado, na última quinta, 26, que já tramita a publicação de uma Medida Provisória para que o Governo Federal destine recursos para o pagamento desses profissionais.

O Piso Nacional da Enfermagem foi aprovado em 2022 e estabelece salário de R$ 4.750,00 (40 horas) para os enfermeiros; 70% desse valor (R$ 3.325,00) para os técnicos em enfermagem, e 50% (R$ 2.375,00) para os auxiliares de enfermagem e parteiras.

Prefeito Charles Camaraense confirma o sobrinho Caio como candidato à sua sucessão em Cuité, em 2024.

O prefeito de Cuité, no segundo mandato, Charles Camaraense, confirmou na tarde deste sábado (28), que o nome do seu bloco para disputar a sucessão pela Prefeitura de Cuité em 2024 será o do jovem, seu sobrinho, advogado Caio Camaraense (ambos na foto ao lado). “Muita gente vai jogar pra Caio fazer o gol” disse Charles ao confirmar que o seu pré-candidato a prefeito é Caio Camaraense. Essa foi a primeira vez que o gestor falou sobre o nome para sua sucessão.

O jovem advogado e empresário Caio Camaraense é filho do renomado advogado Marcos Inácio, que tem mais de 300 escritórios de advocacia espalhados pelo Brasil e exterior, à exemplo de Portugal, e desde agora já está bastante atuante na política do município, participando de reuniões e com isso, saindo na frente e se mostrando como um dos possíveis nomes mais fortes e promissores na cidade.

Charles é pai da secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense (PSB) que foi candidata a deputada federal e teve 43.477 votos, ano passado. “Depois da campanha de 2022 começamos a pensar qual nome daria a garantia da continuidade desse projeto. Não foi uma escolha minha, mas um desafio aceito por Caio, e hoje seu nome é quase unanimidade no nosso bloco” completou o prefeito.

O grupo Caramaense também teve candidato a deputado estadual (ano passado) o jovem advogado Dudu Soares, genro de Marcos Inácio, inclusive trabalha em seu escritório. Dudu fez dobradinha com Rafaela e obteve 21.936 votos ficando na primeira suplência do partido Solidariedade, que reelegeu Eduardo Carneiro e elegeu Eduardo Brito. 

Caio Camaraense já tem sido visto em alguns eventos da cidade, inclusive participou da 14ª Corrida de Cuité que aconteceu na tarde de sábado (foto ao lado). Caio é filho natural de Cuité, um jovem bem sucedido, e que agora dará seu primeiro passo na vida pública/política com a missão de representar o grupo Camaraense na disputa pela Prefeitura de Cuité em 2024.

domingo, 29 de janeiro de 2023

Prefeitura de Santa Rita entrega Carreta da Saúde e lança programa que inaugura novo conceito de atendimento médico

Os santa-ritenses conheceram nesta sexta-feira (27), um novo programa de saúde pública com potencial para transformar o nível de agilidade e qualidade do atendimento médico na cidade. A Carreta da Saúde, montada com equipamentos modernos, vai operacionalizar O Doutor Tá Aqui, ação itinerante que levará os profissionais de saúde onde o povo está, na hora que ele mais precisa. A cerimônia ocorreu no final da tarde, na Praça do Povo em Tibiri Fábrica.

“Santa Rita tem uma vasta extensão territorial, que dificulta fazer saúde pública. A Carreta da Saúde facilitará o atendimento, pois vai aproximar o santa-ritense dos serviços de saúde. É uma policlínica sob rodas”, declarou o prefeito Emerson Panta. O veículo, fruto de emenda impositiva de R$ 1 milhão, encaminhada pela deputada estadual Dra Jane Panta, prestará serviços de consulta médica, realização de exames e procedimentos odontológicos.

“Essa é a prova de que poder executivo e poder legislativo podem somar forças. O que faz diferença é ter um prefeito com a mentalidade do Dr Emerson Panta, que prioriza sempre o bem do povo”, afirmou Dra Jane, que já planeja o encaminhamento de mais uma emenda impositiva para a aquisição de nova Carreta da Saúde, desta vez destinada à saúde das mulheres, equipadas com mamografia digital e demais instrumentos para exames precisos na área ginecológica.

“O que estamos entregando hoje não é apenas um veículo, é um programa que vai integrar e chegar mais próximo da comunidade”, reforçou o prefeito. Presente na cerimônia, o vice-governador Lucas Ribeiro parabenizou a gestão municipal pela iniciativa inédita na Paraíba, antecipando que trabalhará para estender a ação para outros municípios do Estado.

Frota reforçada

Além da Carreta da Saúde e do lançamento do programa O Doutor Tá Aqui, a cerimônia foi marcada ainda pela entrega de quatro novas ambulâncias, que vão reforçar a frota da rede municipal de Saúde.

“As novas ambulâncias e a Carreta da Saúde têm uma importância imensurável que, junto com o programa O Doutor Tá Aqui, vão levar dignidade ao nosso povo”, celebrou o secretário municipal de Saúde, Rafael Monteiro.

Ele antecipou que a carreta circulará por toda Santa Rita, acessando comunidades e vilas onde pacientes enfrentam dificuldade para chegar aos serviços de saúde. “Estamos levando dignidade aos santa-ritenses “, finalizou.

Ao lado da prefeita Karla Pimentel, Eduardo Carneiro entrega cartão ‘Alimenta Conde’ a mil famílias em vulnerabilidade social e emendas para construção de praças e portal

O deputado estadual Eduardo Carneiro (SD) participou, ontem (27) da entrega do cartão ‘Alimenta Conde’ para mil famílias em vulnerabilidade social no município. A ação da prefeitura destina R$ 60,00 todos os meses a pessoas que não recebem nenhum tipo de benefício social do Governo Federal.

Eduardo Carneiro elogiou a sensibilidade da prefeita Karla Pimentel e destacou a importância para os que mais precisam. “Uma ação importantíssima da prefeitura de Conde para combater a fome e ajudar os que mais precisam. O programa já nasce grande, contemplando mil famílias, reforçando a assistência social prestada pela gestão da prefeita Karla”, destacou.

Na oportunidade, o deputado também entregou emendas para a construção do portal de Gramame e duas praças na cidade, sendo uma no bairro Pousada do Conde e outra ba comunidade Dona Antônia. “Muito feliz em poder colaborar com esse momento de celebração para a população, que em breve poderá usufruir desses equipamentos”, disse.

A prefeita Karla Pimentel agradeceu a parceria do deputado e destacou a capacidade dele em trazer recursos e investimentos para o município. “Eduardo tem sido um gigante na captação de investimentos, que estão ajudando a mudar a realidade do nosso município e garantindo uma melhor qualidade de vida para todos”, afirmou.

Karla Pimentel entregou ainda um microônibus e uma van para a Educação, uma van para a Ação Social e outra para a Saúde. Participaram do evento, os secretários de Educação, Saúde e Ação Social, vereadores da base aliada, e demais lideranças da cidade.