sexta-feira, 16 de julho de 2021

Governo faz mudanças em cargos na cidade de Piancó: Supervisão da 7ª Gerência de Saúde e na 17ª Ciretran

O Governo do Estado fez mudanças pontuais nos âmbito da estrutura administrativa governamental no município de Piancó, cujos atos foram publicados na edição desta sexta-feira (160 do Diário Oficial.

Através do AG nº 2.387 foi nomeada Libia Mabel Montenegro Bento de Souza como novo Supervisora da Sétima Gerência Regional de Saúde. Ela substitui no cargo, Euzimar Vicente Leite, exonerado através do AG nº 2.388, ambos assinados pelo governador.

Houve mudança também na Chefia da 17ª Ciretran. O novo chefe é Antônio Lopes Moreira Filho (Portaria nº 277/2021 DS) que substitui Cleirton José Ventura (Portaria nº 278/2021 DS), portarias assinadas pelo superintendente Isaís Glauberto. 

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Câmara de Itaporanga retoma trabalhos nesta quinta-feira e vai apreciar o PLC que cria a Secretaria do Tesouro Municipal

A Câmara Municipal de Itaporanga, sob a presidência da vereadora Izabelle Mendes (DEM), retoma nesta quinta-feira (15) os trabalhos legislativos após recesso do meio do ano. E de cara deve se debruçar sobre o Projeto de Lei Complementar nº 03/2021, de 10 de junho de 2021, de autoria do Executivo que cria a Secretaria do Tesouro Municipal - STM.

O PLC nº 03/2021 dispõe sobre a Criação da Secretaria do Tesouro Municipal, Altera a denominação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças, entre outros, modificando a Lei Complementar nº 017/2015. Com isso, a Tesouraria, antes um departamento, é alçada ao nível hierárquico de Secretaria Municipal saindo da Secretaria de Planejamento e Finanças. 

Segundo informação, atualmente a Tesouraria é acumulada pela Controladoria Geral - chefiada Christiane Fernandes de Araújo. No PLC 03/2021, a Secretaria de Planejamento e Finanças passa a ser denominada de Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPLOG. Com esse novo modelo, a estrutura administrativa do Poder Executivo local passa a contar com 14 (quatorze) cargos com nível de Secretário Municipal.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Mais um município com Vereadores cassados por fraude nas eleições de 2020; Em Monte Horebe, chapa inteira do MDB foi cassada na tarde desta terça-feira

Mais um município tem chapa inteira de Vereadores cassada por fraude nas eleições municipais de 2020. O município de Monte Horebe-PB, foi surpreendido na tarde desta terça-feira (13 de julho de 2021), com a decisão do Juiz 40ª Zona Eleitoral, onde determinou a cassação dos diplomas de mandatos eletivos de todos os vereadores eleitos e suplentes do partido MDB.

O partido municipal Cidadania de Monte Horebe, por meio dos advogados sousenses Pedro Lucas Alencar, Ivaldo Gabriel e George Petrucio, propuseram uma a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), em face do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Monte Horebe e todos os candidatos à vereadores desta legenda.

Os advogados narraram que a lisura das eleições municipais em Monte Horebe foi totalmente comprometida pela fraude eleitoral, consubstanciada no lançamento de candidaturas fictícias com o objetivo de aparentar o cumprimento formal da regra do art. 10, §3º, da Lei n. 9.504/97, sem que as candidaturas existissem de fato concorrendo.

Demonstrando que dos 04 registros de candidatura do sexo feminino, 03 foram escolhidas somente com o objetivo único de preencher a cota feminina. Trouxeram ao processo provas que demonstraram que uma das vereadoras era esposa de um dos concorrentes a vereança, tendo tirado 0 voto, e ainda vindo a realizar doação para seu esposo, também candidato, que foi reeleito.

A segunda candidata fictícia, segundo o magistrado, realizou campanha de forma clara em suas redes sociais pedindo voto para outro vereador, razão pela qual conclui-se a fraude ao quórum feminino.

A ultima candidata sequer teve seu registro de candidatura deferido uma vez que não veio a entregar a documentação necessária, que segundo o magistrado, omitiu-se em apresentar documentação comprobatória de alfabetização bem como em apresentar recurso ao indeferimento do pedido de registro de candidatura.

Com isso o magistrado sentenciou da seguinte forma:

“ACOLHO o pedido formulados na presente Ação de Investigação Eleitoral para o fim de tornar sem efeito o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários - DRAP do Partido MDB do município de Monte Horebe e determinar tanto a ANULAÇÃO DOS VOTOS recebidos por esta legenda no sistema proporcional das Eleições Municipais de2020, conforme preconizado pelos artigos 222 e 237, ambos do Código Eleitoral, como também, em ato reflexo, determinar a CASSAÇÃO DOS DIPLOMAS de MANDATOS ELETIVOS dos eleitos e suplentes, ordenando, ainda, a necessária mudança perante os sistemas CAND/SISTOT com o fim de melhor refletir o teor desta decisão.”

Com essa decisão o Prefeito Marcos Eron deixará de possuir maioria na Câmara Legislativa do Município de Monte Horebe, sendo mantida a decisão haverá novas eleições complementares no então município.  (com Debate Paraíba)

Chapa também foi cassada em Diamante, Vale do Piancó

Em abril passado, o  juiz eleitoral Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, da 42ª Zona de Itaporanga, determinou a cassação dos mandatos de três vereadores do município de Diamante, Vale do Piancó, após acatar uma denúncia de candidaturas ''laranja'' na coligação do partido Republicanos. 

Os vereadores eleitos pela coligação foram Manoel Marrocos, Cícero Venâncio e Jailson Moura, que podem ser cassados com a decisão, embora ainda caiba recurso.

Várias outras cidades na Paraíba aguardam decisões sobre questionamento sobre fraude nas eleições do ano passado. 

Aguinaldo visita Zé Aldemir no Sírio Libanês, em SP, e comemora recuperação do amigo

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas, realizou uma visita nesta segunda-feira (12) ao prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (Progressitas), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde se encontra em tratamento contra as sequelas da Covid-19 e comemorou o restabelecimento da saúde do amigo.

“Me deixou muito feliz ver que o prefeito Zé Aldemir está em uma franca recuperação, com um bom estado de evolução clínica e logo estará de volta à Paraíba para continuar fazendo o que ele gosta que é trabalhar em prol dos paraibanos”, disse.

Aguinaldo, que faz questão de reforçar sua amizade com o gestor, ainda acrescentou que desde o primeiro instante que Aldemir foi acometido pela Covid-19 sempre acreditou que ele venceria a batalha contra o vírus.

“Quem conhece Zé Aldemir sabe que ele é um guerreiro e iria lutar com todas as suas forças para vencer mais essa batalha. Agora é só esperar que ele volte para o seu convívio familiar. Termino a minha segunda feira feliz por saber que meu grande amigo está praticamente recuperado”, ressaltou.

José Aldemir foi diagnosticado com covid-19 no dia 10 de junho e no dia 12 foi internado num hospital particular de João Pessoa. Na quinta-feira (17), ele foi transferido para São Paulo porque estava apresentando algumas complicações devido a problemas cardíacos que possui. Inicialmente, porém, o hospital Sírio Libanês não tinha vagas, mas o prefeito conseguiu a transferência na sexta-feira (18) à noite, onde permanece em observação médica.

“Intolerância aqui não tem vez”, diz João Azevêdo sobre fala xenofóbica de Antônia Fontenelle; E Juliette dispara: "Não existe 'Paraibada', existe Paraibano. Não é força de expressão, é xenofobia"

O governador da Paraíba, João Azevedo, usou as suas redes sociais na noite de ontem (12) para repercutir um assunto levantado a partir de uma fala da atriz Antônia Fontenelle. A atriz ligou o fato do DJ Ivis ser paraibano com o ato de violência cometido contra a ex-esposa. A frase logo repercutiu e causou a revolta de muita gente.

Após o episódio, João Azevêdo foi às redes sociais e escreveu:

“As portas da Paraíba estão sempre abertas para todos e todas que quiserem vir conhecer nosso estado e aprender um pouco sobre nossa cultura e nossas tradições. Vão descobrir que uma coisa que não falta aqui é respeito e educação. Só não aceitamos expressões xenofóbicas porque preconceito e intolerância aqui não têm vez. A gente tem muito orgulho da nossa terra e da nossa gente. Somos todos Paraíba”.

Em uma tentativa de dizer que não estaria sendo xenofóbica com a afirmação anterior, Antônia Fontenelle declarou que usou o termo “Paraíba” para definir todos os que fazem “paraibada”, seja de onde forem. A segunda fala repercutiu negativamente tanto quanto a primeira.

Paraibana, Juliette Freire, campeã do BBB 21, também criticou as falas xenófobas de Antônia Fontenelle . Em publicação no Twitter, a ex-BBB disse: "Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe 'ser Paraíba' e 'fazer paraibada'. Existe ser paraibana/o, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum", disse. 

A fala gerou descontentamento por parte de seguidores e internautas, que Antônia respondeu utilizando outro termo: 'paraibada'. 

"Esse bando de desocupado, da máfia digital, que não tem nada o que fazer, se juntaram para me acusar de xenofobia. De novo? Não cola meu amor, já tentaram me acusar, mas não cola, não. Porque eu falei 'esses paraíbas quando ganham um pouquinho de dinheiro acham que podem tudo'. Paraíba eu me refiro a quem faz paraibada, pode ser sulista, pode ser nordestino, pode ser o que for, se fizer paraíbada...é uma força de expressão", disse. 

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Deputado Chió e Rafaela Camaraense unem líderes do Brejo, Curimataú e Seridó por agenda comum

Um encontro bastante esperado pela população aconteceu neste domingo (11), quando líderes políticos do Brejo, Curimataú e Seridó decidiram unir forças e construir uma agenda comum, em prol do futuro e do desenvolvimento da região. A agenda teve início na cidade de Baraúna, quando as lideranças políticas visitaram a sede da ONG Nova Baraúna, instituição que realiza projetos de inclusão, através da educação, do esporte e da cultura.

Já em Picuí, recepcionados pelo prefeito Olivânio Remígio (PT), e o vice-prefeito Lucas Marques (MDB), o deputado estadual Chió (Rede), o prefeito de Cuité, Charles Camaraense (Cidadania) e a secretária de Juventudes da Paraíba, Rafaela Camaraense (Cidadania) puderam dialogar sobre os principais desafios e necessidades da região.

“Articular as ações regionais fortalecendo os laços entre Picuí e Cuité com a força do nosso deputado estadual Chió e da secretária de Juventudes da Paraíba, Rafaela Camaraense foi a pauta desse encontro, para que juntos possamos encaminhar assuntos de interesse do Brejo, Curimataú e Seridó,” explicou o prefeito Olivânio (PT).

O deputado Chió enfatizou a importância da união de forças políticas para que a região possa se desenvolver e conquistar as obras que tanto precisa. “As cidades do interior precisam estar unidas para que possam competir com os grandes centros, de igual para igual em termos de investimentos, obras e ações. Juntos, tenho certeza que teremos a força necessária para transformar a região e melhorar a vida das pessoas”, defendeu Chió.

A secretária de Juventudes da Paraíba, Rafaela Camaraense, pontuou as dificuldades enfrentadas nas cidades por causa da pandemia. “É muito importante unir forças, sobretudo neste momento de crise, de pandemia, que estamos enfrentando. A partir do momento que a gente dá as mãos visando trazer benefícios para nossa região, vamos com certeza, superar todas as adversidades e garantir um futuro de muito desenvolvimento e trabalho para todos”, enfatizou.

Já o prefeito Charles Camaraense, pai de Rafaela, pontuou que a região só conseguirá receber mais políticas públicas, havendo um coletivo de forças políticas que visem o bem das pessoas. “Nós estamos aqui hoje, porque existe a busca de um coletivo que vai melhorar a vida da região. Cuité e Picuí são cidades que já se ajudam e contando com Chió e com Remígio, que é também uma cidade muito importante, a região se fortalece e quem ganha com isso é a população”, completou Charles.

O vice-prefeito de Picuí Lucas Marques (MDB) destacou o antigo desejo da população de que essas forças políticas caminhem juntas, por tudo que já realizam em prol da população. “É um sonho que não é só meu, mas, de toda população do Curimataú, do Seridó e até do Brejo, que houvesse essa união de cidades tão importantes na nossa região. Quando temos uma união dessa magnitude, o crescimento econômico e social das nossas cidades fica ainda mais viável”, finalizou Lucas Marques.

O deputado Chió e Rafaela Camarense vão fazer uma dobradinha nas eleições de 2022, ele disputando um mandato de Deputado Federal e ela uma cadeira na Assembleia Legislativa.

domingo, 11 de julho de 2021

Vereador cobra retomada e conclusão da construção de escola com 12 salas/aula que segue parada a quase cinco anos em Itaporanga

Gestada e iniciada construção no governo do ex-prefeito Audiberg Alves (2013-2016) a escola municipal 'Maria de Lourdes dos Santos', localizada no Loteamento Adailton Soares Teixeira, na cidade de Itaporanga, Vale do Piancó, segue com obras paralisada já completando um período de cinco anos. 

Diante desta situação, o vereador Márcio Rodão (DEM) esteve durante todos os dias da semana passada (que você pode conferir nos vídeos abaixo) postando vídeos nas redes sociais de suas visitas ao canteiro de obras da referida unidade escolar com a intenção de cobrar o prefeito Divaldo Dantas (DEM) uma solução para a retomada e conclusão da mesma.

Bancada com recursos do Governo Federal, cujo valor é de R$ 3.569.021,14 milhões, o projeto prevê a construção de 12 salas de aula para comportar mais de 500 alunos do ensino fundamental e terá: bloco administrativo, biblioteca, sala de informática, dentre outros. A conclusão da escola era pra ser entregue em novembro de 2020.

Em novembro de 2019, o prefeito chegou a assinar ordem de serviço para retomada da construção que durou poucos dias e logo voltou a ficar parada, permanecendo até os dias atuais. "Estamos vindo constantemente aqui [canteiro de obra] e não tem ninguém trabalhando", pontuou o vereador durantes visitas feitas no dia 06, 07, 08 e 09 (semana passada) do corrente mês.

Um dos mais atuantes parlamentar-mirim do município, Márcio Rodão tem mantido excelência na sua atuação de representante do povo mesmo em período de recesso e se recuperando de um pós-covid. "O prefeito precisa dar resposta à população, retomar a concluir essa importante obra que segue parada à quase cinco anos. Mesmo em período de recesso aqui estamos cumprindo com o nosso dever", relatou.

Veja o vídeos: