sábado, 5 de setembro de 2015

Efraim Filho critica MEC pela subutilização de Laboratórios de Informática...

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), acredita que o Ministério da Educação precisa tornar a disciplina Informática obrigatória na parte diversificada dos currículos do ensino médio para garantir a funcionalidade dos Laboratórios de Informática instalados nas escolas do país, principalmente das públicas. Segundo Efraim Filho, é comum as escolas da rede pública de ensino contar com um laboratório de informática, mas não saberem utilizar da melhor forma aquele espaço pelo simples fato de não possuir um profissional graduado, a informática não é apenas uma ferramenta como observa o MEC, é preciso entendê-la e saber o porquê e para que serve a informática.
O parlamentar lamentou o fato de muitos universitários estarem concluindo o curso de Licenciatura em Informática e não estarem sendo aproveitados pelo Estado, pelo simples fato da inexistência dessa obrigatoriedade da informática no ensino público. "É muito contraditório, o Governo oferece o curso de Licenciatura em Informática, mas não torna obrigatório o aprendizado, prejudicando o cidadão que não tem oportunidade de aprender informática na Escola Pública e milhares de jovens universitários que estão concluindo o curso de Licenciatura em Informática e não terão a oportunidade junto ao ensino público, restando como alternativa apenas o ensino privado", destacou Efraim Filho.
O deputado paraibano argumentou ainda que o próprio Ministério da Educação, ao elaborar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, reconheceu a importância da informática. Com isso, a proposta altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96). Segundo esse artigo, os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
A LDB já considera obrigatório o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil, o ensino da arte, a educação física, o ensino da História do Brasil, uma língua estrangeira moderna e o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei 9394/96 - estabelece que os currículos desses níveis de ensino devem ter uma base nacional comum complementada, em cada estado e em cada escola, por uma grade diversificada, compatível com características regionais e locais. O deputado informou que já acionou a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, para que a Casa se posicione em relação ao debate.

Jovem piancoense recebido pela presidente Dilma Rousseff em Campina Grande

O piancoense Mateus Crispim Remígio, 16 anos de idade, foi recebido pela Presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (4).  O encontro aconteceu em um ambiente reservado para convidados logo após a cerimonia da entrega de casas em Campina Grande.
Deficiente visual, Mateus é simpatizante da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. Ele se emocionou durante o encontro que, durou aproximadamente cinco minutos. Segundo o estudante, uma conversa franca e descontraída. O jovem disse a presidente que ela era bem vinda à Paraíba.
Mateus falou sobre política e arrancou sorrisos da Chefe de Estado. Ele pediu esforços na transposição do São Francisco e reforçou a inclusão para o Vale do Piancó. Falou ainda de obras para todo o Nordeste. A presidente ficou tão à vontade com Mateus que, até colocou um braço no ombro do jovem e fez questão de chamar o fotógrafo oficial da presidência para registrar o momento.
Ela agradeceu as palavras do estudante e afirmou que, o Brasil é mais forte que qualquer obstáculo. “Mateus você é exemplo de cidadania”, disse Dilma. “Dilma! Continue cuidando do povo brasileiro e estamos juntos”, respondeu Mateus. (com ValeNewsPB)
 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

RC e Cartaxo dividem mesmo espaço durante evento do ‘Dialoga, Brasil’ realizado em JP, que conta com a presença da presidente Dilma.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e o governador Ricardo Coutinho (PSB), dividem o mesmo espaço durante evento do Dialoga, Brasil, realizado nesta sexta-feira (4), em João Pessoa. O encontro conta com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), que cumpre agenda durante todo o dia na Paraíba.
O evento acontece no Centro de Convenções RCL. Além de ministros, o ‘Dialoga’ conta com a presença do senador José Maranhão (PMDB) e com outras lideranças políticas da Paraíba. Confira o Dialoga Brasil

Ricardo Pinto fala de sua indicação como candidato em Itaporanga pelo PSDB e diz que o povo quer mudança...

Presidindo a sessão da noite passada, da Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador Ricardo Pinto (PSDB), no encerramento da reunião, falou ao povo itaporanguense sobre a reunião ocorrida no início da semana quando seu nome foi lançado pré-candidato a sucessão municipal pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro durante reunião de líderes das oposições com o empresariado local.
Ele enumerou uma série de motivos que leva o povo pedir uma mudança na jeito de governar e gerir os destinos do município. Disse que a população não aguenta mais 'o desgoverno que aí está' e afirmou que só será candidato se o povo assim quiser, após pesquisas que serão realizadas nos próximos meses. Agradeceu ao ex-prefeito pela indicação de seu nome e disse que vai lutar pela união das oposições para melhorar a perspectiva de futuro de Itaporanga.
"Com muita humildade e trabalho intenso irei buscar a união das oposições. Agradeço ao presidente do meu partido, ex-prefeito Djaci, pela indicação de meu nome para concorrer à prefeitura e tenham certeza de que iremos trabalhar para mudar. Porque o povo quer mudança, não aguenta mais esse desgoverno", disse o vereador.

Mesmo com forte crise financeira no país a prefeitura de Itaporanga vai locar veículos por R$ 517 mil

Mesmo com a forte crise financeira a Prefeitura Municipal de Itaporanga irá realizar licitação para locação de veículos no valor de R$ 517.440,00 mil. O documento foi publicado no Dário Oficial do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba nesta sexta-feira (04). O pregão está marcado para o dia 16 de setembro, às 09h00 na Rua Salomé Pedrosa. Segundo o prefeito Audiberg Alves, os veículos locados ficaram à disposição dos diversos órgãos administrativos do município de Itaporanga. (com MaisPB)

Várias escolas e órgãos públicos participam de hasteamento do Pavilhão Nacional realizado no Colégio Diocesano, seguindo programação da Semana da Pátria

Dando continuidade às solenidades da Semana da Pátria, em Itaporanga, na manhã desta sexta-feira (4) alunos de diversas escolas públicas e privadas, além de servidores de órgãos públicos, estiveram no Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' para o hasteamento do pavilhão Nacional e das bandeiras da Paraíba e do Colégio, mais tradicional educandário do município.
É um momento importante que mantém vivo o civismo e o respeito dos brasileiro pela sua Pátria Mãe. Solenidade que o monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho fazia questão de promover e mostrar ao alunado do educandário que ele fundou. O pavilhão Nacional e as bandeiras do estado e do educandário foi apresentados por crianças do 1º Ano, do ensino fundamental, ciceroneados por uma das grandes baluartes da educação local a professora Petronila Neves, diretora do colégio.
A Banda Filarmônica 'Cônego Manoel Firmino' entoou o Hino Nacional, como sempre muito bem, e os demais alunos postados de maneira firme apresentaram bandeiras da época do império e dos entes da federação. A Semana da Pátria tem seu encerramento na próxima segunda, com o desfile cívico de 7 de Setembro e uma das atrações mais aguardadas é justamento a passagem do colégio pela avenida. Causa muita muita emoção em gerações, já que muitos dos mestres e doutores de hoje passaram pelo colégio.
 
O garotinho Renan Pereira [filho do signatário do blog] apresentando, fez a guarda e hasteando com muito orgulho o pavilhão Nacional, ao lado de coleguinhas com as a bandeira do estado e do colégio.
 
  

Ivanilto Palmeira cobra ligação energia para funcionamento de poço no Cantinho

Durante a sessão da noite passada, da Câmara de Itaporanga, o vereador Ivanilto Palmeira subiu à tribuna para falar sobre a alegria das famílias do conjunto Minha Casa, Minha Vida, que terão água em suas torneiras depois que ele e o presidente Neném de Adailton providenciaram a conclusão do poço artesiano ali perfurado. 
A ação dos parlamentares foi festejado pelos moradores daquela localidade. Ivanilto ainda relatou o que ele chamou de "desrespeito" com as famílias que residem ali a fala do gestor em um programa de rádio, pago com recursos públicos municipais, por 'desdenhar' e 'destratar' as pessoas. "É um sínico, mentiroso, que quer pintar uma fantasia no município. As famílias do conjunto, assim como de todo o município, precisam de água para sobreviver e a prefeitura negando esse bem precioso", disse.
Na oportunidade, o parlamentar-mirim ainda mostrou um abaixo-assinado feito pelos moradores da Comunidade Rural Cantinho pedindo á prefeitura a ligação da energia para funcionamento do poço artesiano, perfurado pelo Dnocs, naquela localidade, e que beneficia mais de 40 famílias. Ele denunciou que dois secretários ainda tentaram dissuadir as pessoas a retirarem suas assinaturas: "Isso é uma vergonha. As pessoas pedindo água e os secretários fazendo picuinha política", frisou.
O vereador esteve pela manhã lá na comunidade: "O poço encontra-se abandonado no sítio cantinho de baixo, uma obra do governo federal que deveria ser explorada pelo gestor do município de Itaporanga e 40 família seria beneficiada falta apenas o prefeito assumir conta mensal do consumo. Esse poço tem uma vazão de 5.000 litros por hora mas o gestor não pode pagar uma conta mensal menos de 200 reais, por isso, a população sofre", lamentou.
 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PM apreende durante barreira policial em Itaporanga cerca de 200g de maconha

Hoje, quinta-feira (03), policiais militares do 13° BPM, faziam A "Operação Cidade Segura" montando barreira nas principais entradas da cidade de Itaporanga e abordando pessoas e veículos, tendo como  objetivo principal apreender armas e drogas, quando por volta das 11:30 hs, na barreira montada na saída para a cidade de São José do Caiana, foram presos os jovens, Jhon Kennedy Carneiro da Silva Pereira, 22, e Alcilandio Freitas dos Santos, 20, os quais estavam de posse de uma quantia de aproximadamente 200g de uma substância semelhante a maconha.
Os dois jovens juntamente com a substância apreendida foram conduzidos para a Delegacia de Itaporanga e apresentado ao Delegado Plantonista para os procedimentos legais. "Estamos diuturnamente lutando no combate ao tráfico de drogas no Vale do Piancó, sabemos das dificuldades mas estamos obtendo bons resultados a exemplo dessa ocorrência, e esperamos contar com o apoio da sociedade nessa difícil luta contra as drogas que traz consequências nocivas para todos", enfatizou o Maj Guedes, Comandante do 13° BPM. (com 13º BPM)

Senado aprova brecha para políticos mudarem de partido sem perder o mandato

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (2) permissão para que políticos detentores de mandato possam se desfiliar de um partido no 13º mês antes da eleição sem perder o mandato – ou seja, um mês antes do fim período de filiação partidária. Para concorrer a cargo eletivo, a pessoa deve estar filiada ao partido há pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições. 
Na prática, se a regra entrar em vigor, um político que cumpre mandato poderá trocar de partido para concorrer na eleição seguinte pelo novo partido. Esse é um dos itens integrantes do texto da Reforma Política aprovado pela Câmara dos Deputados, como houve modificação em outros pontos o texto retorna para análise dos deputados.
Atualmente, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que o detentor de mandato eletivo que se desligar do partido perderá o mandato, salvo nos casos de grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda ou quando houver “criação, fusão ou incorporação de partido”.
Os senadores decidiram também que as empresas e demais pessoas jurídicas não podem mais doar dinheiro aos candidatos e aos partidos políticos. Por outro lado, as pessoas físicas estão autorizadas a contribuir até o limite do total de rendimentos tributáveis do ano anterior ao repasse dos recursos. O resultado da votação foi apertado (36 votos favoráveis e 31 contrários) e muito comemorado pelos senadores que defenderam a proposta. Essa votação faz parte do debate sobre o PLC 75/2015, votado pelos deputados e que altera regras eleitorais, partidárias e políticas. 

Rômulo Soares é eleito com 39,68% e vai presidir novamente o Creci-PB

O corretor Rômulo Soares foi novamente eleito presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB). O resultado da eleição para a nova direção do órgão foi decretado apenas na madrugada desta quinta-feira (3). Rômulo encabeçou a Chapa 1 – “Unidos por um Creci Forte”, e venceu o pleito com 39,68%, o equivalente a 1.380 votos recebidos. 
A diferença de Rômulo para o candidato Ivan Correia foi de 218 votos. Correia, que encabeçou a Chapa 3 – “Um Novo Futuro”, ficou na segunda colocação com 33,41%, ou seja, com 1.162 votos recebidos. A Chapa 2 – “Mudança Já”, do corretor Flávio Rogério, ficou na terceira posição com 21,54%, ou 749 votos conquistados. Ao todo, 3.478 associados ao Creci-PB compareceram as urnas nesta quarta-feira (2). A eleição ainda registrou 134 votos nulos (3,85%); e 53 brancos (1,52%).
A disputa ficou marcada pelo embate pessoal entre os candidatos. Foram várias às acusações proferidas um contra o outro nas mídias sociais on-line e na imprensa paraibana nas últimas semanas. 

Depois de ser anunciado como pré-candidato do PSDB em Itaporanga Ricardo Pinto começa receber apoio de lideranças estaduais do partido, como o deputado Tovar.

Depois de ter sido anunciado como pré-candidato a Prefeito de Itaporanga, pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro, na última segunda (31/08), durante reunião de líderes das oposições com o empresariado local, o vereador Ricardo Pinto (PSDB) começa a ser chamado pelas lideranças do tucanato estadual para lhe hipotecar apoio no projeto de retomada do desenvolvimento da 'Rainha do Vale'.
Ontem ele se reuniu em Campina Grande com o deputado estadual Tovar (PSDB), um dos mais brilhantes parlamentares da nova geração, de quem recebeu o compromisso de lutar na Assembleia Legislativa e nos demais órgãos e instituições públicas por projetos, ações e programas, que beneficiem a população itaporanguense, bem como, de toda a região do Vale do Piancó. No encontro, Ricardo estava acompanhado do mídia Alex Figueiredo.
"Vejo em Ricardo a pessoa ideal para tirar Itaporanga do atraso e colocá-la no trilho do desenvolvimento. Um cara de ideias profícuas e realistas de como governar olhando para o engrandecimento econômico do município, apoiando e dando suporte para a geração de emprego e renda junto ao setor produtivo, bem como, com um olhar especialmente voltado para a camada mais carente da cidade. Ricardo é essa pessoa e terá todo nosso apoio para ser o nome das oposições na disputa municipal do ano que vem. Estaremos em Itaporanga, terra em que vivi minha infância, trabalhando em prol desse projeto de mudança que tanto a população itaporanguense clama", declarou o deputado. 
O vereador agradeceu a intenção do parlamentar em ajudar o povo de Itaporanga a mudar o jeito de governar o município e disse que vai conversar muito com a população para juntos encampar o projeto de mudança que traga de volta o orgulho e a dignidade do itaporanguense. "Agradeço o apoio do deputado, assim como do ex-prefeito Djaci em ter anunciado meu nome como opção do partido para mudar Itaporanga. E espero sempre com os pés no chão e humildade, acima de tudo, ser escolhido pelos grupos de oposição para representá-los dignamente nessa luta que iremos travar contra o poderio econômico e o estilo totalitário de um gestor mesquinho, que não cansa de maltratar o povo itaporanguense. Destruindo a cidade como tem acontecido. Mas, com o apoio do povo iremos mudar essa trite página que vive atualmente Itaporanga", disse Ricardo.

Médico indigna-se com placa denominando com outro nome rua que leva nome de seu avô, uma personalidade história de Itaporanga...

Já dizia o ditado: que um povo sem memória, sem passado, é um povo sem história. O Tenente Augusto Nunes da Silva foi um grande médico em sua época, praticamente atendendo sozinho toda a população da antiga Misericórdia - hoje a pujante Itaporanga. Era dono de uma grande fazenda que se estendia do que hoje compreende-se entre a Rua João Firmino Gomes [Rua da Várzea] até o Loteamento Adailton Soares Teixeira, englobando todo o Bairro Xique-Xique, Bela Vista e, ainda, o Loteamento Paullus. Respeitada personalidade, ele fez na época várias doações de terras pensando no desenvolvimento do município.
Dentre as terras doadas destaca-se o terreno para construção do Hospital Regional de Itaporanga, cerca de 400 m², e o terreno para construção da Cadeia Pública E em nome da importância de se preservar a história do município não se admite um 'destratamento' a memória de nossas grandes personalidades. Todas elas homenageadas com nomes de ruas, praças, etc, tiveram sua importância para o desenvolvimento do município, em suas respectivas épocas. O poder público deve ter cuidado com essa premissa para não cometer erros que de pequenos podem se tornar grandes.
O médico Dr. Antônio Nunes de Farias (foto) procurou o blog na noite de ontem (2) para externar sua indignação quanto a fato ter visto uma placa com outra denominação na Rua que leva o nome do seu avô, Tenente Augusto Nunes da Silva. A rua fica localizada no Bairro Xique-Xique, por trás da Escola Normal Professor Francelino de Alencar Neves e paralela à Rua Alcebíades Alves de Carvalho. A Prefeitura Municipal é quem tem a tarefa de colocar a placa de identificação, depois de sancionado pelo prefeito projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Para tal matéria ir à plenário é preciso que o autor anexe uma certidão do Setor Municipal de Tributos informando se tal artéria já tem ou não denominação.
O projeto de lei denominando a referida artéria como Rua Tenente Augusto Nunes da Silva foi sancionado no ano de 2009 [documento na imagem acima]. A revolta do médico se dá por conta da artéria já levar o nome do seu avô e a prefeitura ter permitido que fosse aprovado um projeto com outra denominação, na Câmara Municipal, já que uma certidão tem de ser dada pela edilidade.  De acordo com Dr. Toim, a Secretaria da Câmara já está pesquisando se há realmente projeto aprovado com uma nova denominação para a referida rua. "Não admito que fato dessa natureza possa ter existido. O que pode acontecer com qualquer outra personalidade histórica do nosso município. Por isso, espero que a situação seja resolvida o quanto antes para que seja afixada uma placa com o nome correto", disse o médico.
Em nome da importância de se preservar a história do município não se admite tal erro. Razão pela qual está mais do que coberto de razão o Dr. Toim Nunes em defender a memória do seu avô. Mais do que isso. Ele está defendendo a memória do nosso município. Portanto, é necessário que a prefeitura e a câmara procurem desfazer esse mal-entendido e que possam haver pesquisas criteriosas quando da produção de leis nesses sentido. Aguardemos o desfecho!
Essa inclusive não é a primeira vez de desleixo oficial com personalidades do município...
Leia também:  PL que pretendia denominar de Tia Laura escola municipal, como queria prefeito, é arquivado porque já existe denominação - Maria de Fernão...
Prefeitura de Itaporanga inaugurou escola sem colocar nome de Maria de Fernão, homenageada, na placa e ex-vereador indigna-se com desleixo...

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Em Piancó poderá acontecer uma terrível catástrofe natural; Saiba Porquê?

Confira o artigo de Luciano Souza, que trata da situação da vegetação do município do Piancó.
"Sabemos que a retirada de vegetação natural de um ambiente favorece o desgaste acelerado do solo, e as queimadas provocam a extinção dos principais nutrientes que compõem o solo, desta forma, todos esses fatores contribuem tragicamente para o rebaixamento do solo, o aparecimento de enormes crateras levando, assim, à reação natural do meio ambiente onde regiões superpovoadas começam a afundar.
Todavia é importante mostrar que isso não somente pode acontecer nessas regiões superpovoadas, mas também em pequenas regiões onde a população residente é deliberadamente irresponsável em suas ações de preservação da natureza. Ou seja, em uma cidade em que a maioria esmagadora do povo não se preocupa em jogar o lixo no lixo, em não jogar óleo, gordura ou outros resíduos químicos pelo ralo da pia e tantas outras coisas simples, mas que fazem uma enorme diferença para a natureza, acabam por colaborar na destruição do meio onde se vive.

A realidade atual da cidade de Piancó é a seguinte...

Com a escassez da água, por causa da terrível seca que estamos atravessando, algumas pessoas resolveram contratar empresas especializadas para o perfuramento de poços artesianos nas proximidades de suas residências; essa foi a solução que encontraram. Uns são perfurados nas calçadas, outros nos muros. Já foram perfurados vários poços artesianos, pessoas relatam que mais de 100 já estão em funcionamento, pois o processo já vem desde o início do mês, e é notório que isso pode futuramente prejudicar, até mesmo, a saúde pública, por sabermos que no subsolo da zona urbana corre todo o esgoto, e, naturalmente tem certa influência no lençol freático que abastece esses poços.
Enfim, o problema é que, com toda essa ação exagerada da população de perfurar poços e mais poços na cidade e continuar poluindo a terra, as margens do rio, desmatando e queimando, chegará um momento em que a natureza não mais suportará tudo isso. É como disse o Papa Francisco em uma audiência geral no Vaticano: "Se destruímos a Criação, a Criação nos destruirá. Nunca nos esqueçamos disso!". E ainda completou:"a natureza não é uma propriedade da qual podemos abusar a nosso bel prazer, nem muito menos é propriedade de alguns poucos, mas um dom para todos, que devemos cuidar".
Portanto, gostaria de chamar a atenção das pessoas de bem que ainda existem em nossa cidade de Piancó, e de todos aqueles que - independente de cor, raça, sexo e religião - querem defender a Criação, a natureza que é nossa casa, chamo a atenção de todos a abrir os nossos olhos para ver que se continuarmos agindo dessa forma NOSSA CIDADE QUE AMAMOS IRÁ PARA O BURACO, literalmente. Mudemos de atitude, sejamos pessoas que preservam e cuidam do meio ambiente em que vivemos e no qual viverá nossos filhos, netos, bisnetos, enfim, nosso futuro.
Abaixo você vê algumas imagens de um local próximo ao poço da subestação do Rio Piancó, crateras estão aparecendo do nada, o solo está afundando progressivamente devido a diminuição das águas subterrâneas." (com fotos de Alex Fernandes)

Advogado Walter Agra é reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público

Walter Agra é reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público
O advogado paraibano Walter Agra será reconduzido para mais um mandato de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ocupando o cargo no período de 2 de setembro de 2015 a 1º de setembro de 2017. Ele toma posse no final da tarde desta quarta-feira (2), no gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Com sua recondução, a Paraíba continua a ocupar um posto de destaque no cenário nacional, o que é importante para a defesa dos interesses do Ministério Público da Paraíba e do Estado.
O mandato de conselheiro do CNMP se equipara a um cargo de ministro. Walter Agra foi reconduzido através do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dentre os integrantes do CNMP, apenas dois são representantes da OAB, sendo um deles o paraibano. "Isso mostra que o advogado paraibano também merece vez e credibilidade, que o nível da advocacia paraibana é tão bom quanto todos os demais centros", disse Walter Agra.
A recondução do conselheiro garante a manutenção da representatividade da Paraíba no CNMP. "Através desse trabalho tem sido possível externar para todos os âmbitos do Ministério Público o olhar da advocacia e, sobretudo, o olhar daquele que exerce a sua atividade na Paraíba. Então tem sido uma grande oportunidade para mim e também para o Ministério Público da Paraíba porque é uma forma do Ministério Público da Paraíba também ser ouvido por meu intermédio, porque é uma forma do procurador-geral de Justiça [Bertrand Asfora], o chefe do Ministério Público Federal, o chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba poderem externar as suas necessidades, e saber que tem uma pessoa para brigar pelos interesses também locais, porque a programação e o planejamento do Ministério Público é feito também pelo CNMP", explicou Walter Agra.
O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam também da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do CNMP é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. O presidente do Conselho é o procurador-geral da República. Além do poder punitivo aos membros do Ministério Público da União e dos estados, o CNMP tem a função de fiscalização orçamentária, financeira e administrativa dos Ministérios Públicos. 

Dilma vem à Paraíba com comitiva de seis ministros nessa sexta-feira e participa de solenidades em Campina Grande e João Pessoa

Os preparativos para a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) à Paraíba, na sexta-feira (4), já começaram. Desde terça-feira (1º) um grupo de assessores da Presidência está no estado definindo o roteiro dos compromissos da presidente em Campina Grande e em João Pessoa. Na Capital, Dilma, acompanhada por uma comitiva de seis ministros, lançará no estado o programa ‘Dialoga Brasil’, abrindo espaço para perguntas da população.
As atividades em João Pessoa acontecerão no Centro de Convenções, na PB-008, a partir das 15h30. Primeiro a presidente se reunirá com empresários do estado e tratará sobre programas do governo federal. Depois ela participa do ‘Dialoga Brasil’. 
De acordo com a assessoria da Presidência, pelo menos seis ministros acompanharão a presidente. Os nomes ainda não foram confirmados, mas ainda segundo a assessoria, a expectativa é de que ministros como o da Saúde, Arthur Chioro, da Educação, Renato Janine, do Planejamento, Nelson Barbosa e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participem do evento.
No ‘Dialoga Brasil’ a população tem a oportunidade de fazer questionamentos sobre os programas do governo federal. A plataforma é um novo canal de comunicação com a população na internet, criado para estimular a participação digital nas atividades governamentais. Através de um bate-papo online internautas podem conversar com os ministros pelo site e tratar sobre programas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Redução da Pobreza.
Antes, a presidente cumpre agenda na cidade de Campina Grande, no Agreste. Ela estará na solenidade de entrega de 1.948 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos Conjuntos Acácio Figueiredo e Napoleão Suassuna, ambos localizados no bairro da Catingueira, região da Alça Sudoeste. A previsão é que a presidente desembarque em Campina por volta das 11h.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sucessão municipal em Itaporanga: Empresariado local se reúne com líderes das oposições e define apoio do setor ao nome a ser escolhido pelo grupo; Ex-prefeito Djaci reafirmou compromisso assumido na reunião do fim de semana...

Ex-prefeito Djaci reafirmando compromisso de apoiar nome do grupo
Direto de João Pessoa - [Já na Capital após reunião na noite de ontem em Itaporanga]Depois de reunião realizada na última sexta-feira (28), na residência do vereador Ricardo Pinto (PSDB), oportunidade em que foi firmado compromisso ali de unificação do bloco oposicionista visando às eleições de 2016 com a formação de uma chapa com nomes novos, bem como, decisão tomada pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro de não mais ser candidato e apoiar o nome ungido pelas pesquisas como representante do grupo, para o embate contra o atual prefeito Audiberg Alves (PTB), foi a vez dos líderes das oposições em Itaporanga participarem de reunião com o mesmo intuito desta vez com a presença da classe empresarial - maioria dos presentes do setor têxtil.
Veja: Em reunião com líderes das oposições de Itaporanga, ex-prefeito Djaci Brasileiro anuncia que não será candidato e que vai apoiar chapa a ser formada pelo grupo
O encontro aconteceu na noite desta segunda (31) e teve a finalidade de reafirmar o discurso de união em torno de um único objetivo, que é defender o desenvolvimento de Itaporanga lutando por mudança em sua gestão. Na ocasião, ficou mais uma vez firmado compromisso de se fazer pesquisas de opinião pública para averiguar aceitação popular dos nomes a serem propostos. Ficou nítida a disposição de todos ali em ver Itaporanga com novo governante. Vale registrar que muitos do empresariado local apoiou o atual prefeito, nas eleições de 2012.
 
Diversas lideranças reunidas com o empresariado local para buscar uma candidatura única das oposições
O ex-prefeito Djaci Brasileiro, por exemplo, disse aos presentes que mantém a palavra dada na reunião de sexta-feira de apoio ao nome que for escolhido. Mas, deixou claro que o seu partido tem um pré-candidato, no caso o vereador Ricardo Pinto. "Meu partido tem Ricardo como candidato, uma pessoa muito próxima a mim, como um filho, entretanto, me comprometo a apoiar quem for escolhido, caso não seja ele", disse. Djaci afirmou que não pode haver imposição nesse quesito e que todos os grupos que estiverem no projeto tivesse o mesmo pensamento. 
Por sua vez, Ricardo Pinto se dirigiu os presentes como opção para a empreitada e afirmou que caso não venha a ter melhor pontuação nas pesquisas dará seu apoio ao melhor colocado. "Digo de coração que se alguém estiver em melhores condições do que eu, darei sem problema algum apoio. Mas, peço aos senhores que nos unamos em prol de uma Itaporanga melhor, livre e digna de sua gente. Vamos libertar Itaporanga desse caos em que ela se encontra. Todos vocês já tem a certeza de que o prefeito que está aí enganou não só à vocês, mas toda a população. E continuará enganando se o povo lhe desse outra chance, o que não vai acontecer", pontuou.
 
O ex-vereador Zé Queiroz também usou da palavra; Djaci anunciou Ricardo como opção do PSDB
Presente, o jornalista Sousa Neto (Psol), também pré-candidato e convidado para o encontro, pontuou que é importante para as oposições duas candidaturas e não somente uma, razão pela qual não poderia retirar sua postulação, mas parabenizou o feito histórico. "Pela primeira vez, é histórico, as oposições se reúnem numa mesma mesa. Isso é muito bom para o povo. Por uma questão de princípios o Psol tem candidatura própria, mas devemos prezar pela unificação do discurso de oposição", declarou.
O empresário Divaldo Dantas, proprietário da Itatex, por exemplo, presente à reunião, se colocou à disposição das oposições em Itaporanga e, mesmo tendo sua preferência, afirmou que apoiará o nome a ser escolhido pelo grupo de líderes das oposições, após aferições através de pesquisas. "Estarei apoiando quem for escolhido como candidato das oposições. Votarei no candidato das oposições", disse. Em 2012, Divaldo Dantas apoiou o atual prefeito. Outros empresários também usaram da palavra, como Damião Bila que pediu união de todos.
O médico Tarciano Carnaúba seguiu na mesma linha de unificação dos grupos e disse estar à disposição das oposições, se colocou como opção, para mudar o quadro político/administrativo de Itaporanga. Comprometeu-se em apoiar àquele que melhor pontuar nas pesquisas de opinião pública. "Estou pronto para ajudar a mudar o cenário político em que Itaporanga se encontra. Não podemos aceitar essa situação de desgoverno. Quem for escolhido terá também o meu apoio", pontuou.
 
O ex-vice-prefeito Nosman Paulo, o médico Tarciano, o presidente da câmara Neném de Adailton e o jornalista e blogueiro Ricardo Pereira também usaram da palavra, dentre outras lideranças presentes.
 
O presidente da câmara, vereador Neném de Adailton, um dos pré-candidatos, também reafirmou disposição de apoio ao candidato a ser escolhido pelo grupo. O mesmo aconteceu com o ex-vice-prefeito Nosman Paulo (PT do B), também pré-candidato, que disse estar na hora de Itaporanga mudar essa realidade de "desastre administrativo" em que ela se encontra. "Vamos todos juntos virar essa página negra em que nossa cidade se encontra. Itaporanga precisa de um projeto novo porque o que está aí venceu já faz tempo", declarou Nosman. Outros pré-candidatos usaram da palavra e a palavra de ordem foi união. 
Portanto, as oposições em Itaporanga deram mais um passo importante rumo às eleições municipais do ano que vem. Em outubro haverá uma nova rodada de conversas, desta vez com os nomes já devidamente aptos legalmente para dar inicio aos trabalhos de campo e pesquisas de opinião pública. Só não haverá a participação do Psol nas pesquisas do grupo porque o partido já declarou que terá candidatura própria, mesmo assim foi tratado como aliado do campo das oposições. 
 
Jornalista Sousa Neto esteve presente com comitiva do Psol para pregar campanhas democráticas 
Estavam presentes ao encontro: o ex-prefeito Djaci Brasileiro; os vereadores Ricardo Pinto, Neném de Adailton, Jacklino Porcino, Izabelle Mendes, Ivanilto Palmeira, João Guimarães; os ex-vereadores Zé Queiroz, Márcio Rodão e Dé Rodão; os médicos Tarciano e Júnior Carnaúba, além do irmão Samuel; os jornalistas Sousa Neto e Ricardo Pereira; o construtor Arliston Queiroz, os empresários Divaldo Dantas, Gilberlan Moreira, Júnior de Biu, Neném de Jeová, Damião Bila, Bruno, Jaíres Caetano, Rangel Guimarães; o advogado Jackson Caetano, Paulo Porcino, Damião Barros [representante o PMDB e Zé Porcino], Zé Caetano, Walter da Caixa, Vicente Tobias, Laíson, Manoel Osmindo, dentre tantos outros.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Para atingir meta, Saúde prorroga até 10 de setembro vacinação contra pólio na PB

A Secretaria de Saúde da Paraíba decidiu prorrogar até o próximo dia 10 de setembro a campanha de vacinação contra a poliomielite, que terminaria nesta segunda-feira (31). O Estado tem autonomia para atender o período de vacinação e o objetivo é imunizar 95% do público-alvo, crianças de seis meses a menores de cinco anos, um total de 261.141 pessoas. Até agora, já foram vacinadas 205.215 crianças, o que representa 78,26% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Esta é a 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil e em 2015 comemora-se o 26º ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal é uma importante ação das gestões em saúde. Neste caso, o grupo alvo para a campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade. É importante lembrar aos pais e responsáveis que não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação aos postos de saúde.

Confusão só está começando: Agentes federais acionam STF contra “Lei das Vossas Excelências”

A confusão provocada pela exigência de tratar delegado por "Vossa Excelência" só está começando. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) ingressou com ação judicial para suspender tanto a exigência desse protocolo quanto para suspender qualquer normativo do Departamento de Polícia Federal que mencione a exigência. A Lei 12.830/2013, que trata do assunto e dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia, é federal, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, e vem sendo usada também pelos delegados de polícia civil para cobrar "o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados".
Ainda que respeito pudesse ser imposto por lei, não é razoável passar a cobrar uma mudança dessa monta de uma hora para outra. Não é de hoje que magistrado é Vossa Excelência! No entanto a desobediência tem sido punida. A Fenapef denuncia que, nos últimos meses, os policiais que se recusam a utilizar o tratamento têm respondido a processos disciplinares. Conforme a federação, os delegados fazem uso desse instrumento para assediar, constranger e até invalidar documentos caso não venham com o "Vossa Excelência" no despacho.
Em junho, o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, encaminhou um ofício informando que aos delegados "deverá ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados". Exigência idêntica foi feita na Paraíba por alguns que fazem parte da Polícia Civil, numa demonstração exagerada de vaidade e soberba acima do compromisso com a eficiência na Segurança Pública. A Lei é questionada no Supremo Tribunal Federal por meio de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ADI. Uma proposta pela Procuradoria Geral da República, outra pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis - COBRAPOL e ACEL.
NA ADI 5073, proposta pela COBRAPOL em ampla parceria com a Fenapef, o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot já se manifestou pela inconstitucionalidade do artigo 3º da Lei, que fala exatamente da exigência do tratamento. A ação foi distribuída no dia 24/08/2015. (com Aline Lins)

Presidente do TJ não colocará regulamentação de contratação temporários em votação no Pleno e vai aguardar CNJ decidir sobre legalidade

Presidente do TJPB vai aguardar CNJ decidir sobre legalidade de contratação de temporários
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti, garantiu nesta segunda-feira (31) que não colocará o projeto que regulamenta a contratação de servidores temporários em votação no Pleno antes de receber um parecer do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o assunto. A decisão foi anunciada durante reunião com as categorias representativas dos servidores e foi bem aceita pelos líderes classistas.
"Sobre o assunto, existe uma ação no Conselho Nacional de Justiça. De forma prudente, e sempre agi com prudência, decidi retirar o projeto de pauta para aguardar um posicionamento do CNJ sobre a legalidade do projeto. Se o Conselho disser que é ilegal, não se discute mais o projeto. Mas, se o CJN disser que é legal, não titubearei em colocar a matéria para ser votada no Pleno", afirmou o desembargador.
Dando seguimento à política de valorização do servidor do Poder Judiciário estadual, o presidente do TJPB recebeu os líderes classistas das cinco entidades sindicais e associativas que representam as categorias do Poder Judiciário estadual. Durante o encontro, foi aberto o diálogo entre as partes para a discussão dos principais pleitos dos servidores, a exemplo do reajuste salarial para o ano de 2016. Ao término do encontro, foi definida a realização de uma nova reunião, agendada para o próximo dia 8 de setembro.
O presidente Marcos Cavalcanti, após receber a pauta de reivindicações, informou que vai submeter os pleitos às diretorias do tribunal para receber dos respectivos diretores um parecer técnico, como forma de poder responder em tempo hábil as solicitações das categorias, a exemplo do que fez com a pauta que recebeu recentemente dos magistrados, entregue pela diretoria da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).
"Assim como ocorreu com os magistrados, recebi nesta manhã os presidentes de sindicatos e associações que representam as categorias de servidores do Poder Judiciário estadual. Sobre a pauta de reivindicações, irei encaminhar a mesma às diretorias do tribunal para, de acordo com os pareceres técnicos, saber em que ponto ou pontos poderemos atendê-los, dentro, é claro, das limitações financeiras e orçamentária do tribunal", assegurou Marcos Cavalcanti. O TJPB deve fechar seu orçamento até o dia 10 de setembro.
Participaram da reunião os seguintes líderes classistas: Amarílio Leite, presidente da Associação dos Servidores da Secretaria do TJPB (ASSTJE); João Ramalho, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Paraíba (SINJEP); Benedito Fonseca, do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SINDOJUS); Roberto Bastos, da Associação dos Oficiais de Justiça (AOJEP); e Camilo Amaral, da Associação dos Técnicos, Auxiliares e e Analistas Judiciários (ASTJ-PB).

Eleição na OAB-PB: Após negociar cargos, Caius Marcellus volta atrás e anuncia apoio a Paulo Maia

E a eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba, vai ganhando contornos de eleição majoritária com negociação de cargos e tudo mais. Está quase idêntica às costumeiras campanhas da política partidária baseada na negociação de cargos e toma lá, dá cá.
Principal candidato da oposição na eleição passada, o advogado Caius Marcellus, já esteve envolvido em notícias de adesão a Situação capitaneada pelo advogado Carlos Frederico, assim como em acordo com o candidato Carlos Fábio, que até bem pouco tempo fazia parte da gestão de Odon Bezerra, atual presidente. Mas, depois de não ter espaço na chapa da situação, Caius Marcellus, que foi derrotado na eleição passada, deve mesmo anunciar nesta segunda-feira seu apoio ao candidato Paulo Maia e Silva.
O fato é que o ‘pedido’ de Caius para emprestar seu apoio, seja para Carlos Frederico, para Carlos Fábio ou até mesmo para Paulo Maia, foi considerado alta demais, e o fato de poder estar negociando com os três candidatos, deixou grande parte de seus seguidores chateados e muitos resolveram seguir seus próprios caminhos, sem esperar a definição do ‘líder’. Ou seja, seja qual for o caminho a ser escolhido por Caius, grande parte de seus eleitores não o seguirão mais.
Carlos Fábio recusou aceitar a proposta de Caius Marcellus e Paulo Maia até fez um jogo duro, mas segundo informações de bastidores, temendo perder a polarização com Carlos Frederico, candidato a situação e a preço de hoje, franco favorito, está prestes a ceder e conceder 13 cargos na chapa. Caius ainda havia pedido o afastamento de Assis Camelo [coordenador da campanha de Paulo Maia] e substituição do nome de Delosmar Mendonça, como Conselheiro Federal.
Isso mesmo, Caius reivindica, além do cargo de Conselheiro Federal para ele mesmo, mais 12 cargos sendo: Suplente - Leandro Trajano; Tesoureiro – Waldomiro; Presidente da Caixa - Erick Macedo; Secretário Geral da Caixa -Hilton Maia; Conselheiros Seccionais - Alison Fortuna e Wilson Moraes; e mais 6 conselheiros.

Caius também faz concessões
E nesse processo, não foi só o candidato Paulo Maia que fez concessões. Caius também fez e a principal delas foi passar por cima dos ataques que recebeu do Staff do oposicionista, capitaneados pelo advogado Assis Almeida (coordenador de campanha de Paulo Maia) quando surgiu a informação de adesão de Caius a situação.
Caius chegou a pedir a cabeça de Assis para aderir, mas vai ter que conviver com o ele, se realmente anunciar apoio a Paulo Maia. Apesar de tudo isso, Caius Marcellus ainda pode ficar neutro na campanha, numa tentativa de tentar reverter o arranhão na sua imagem diante de todo esse imbróglio. (com Marcos Weric)

Oposição em Serra Grande recebe adesões e deflagra movimentos para a sucessão municipal do ano que vem

Assim como nos demais municípios da região, Serra Grande deflagrou os movimentos políticos visando a sucessão municipal de 2016. As oposições naquele município se reuniu neste domingo (30) na residência de Zé Gordinho, localizada no Sítio Aguiar, com intuito de fortalecer o diálogo, unindo e ampliando as bases do bloco para o embate vindouro. 
O grupo formado por vereadores Sargento Anchieta, Novo e Chico Velho e lideranças que apoiavam a atual administração, a exemplo do empresário Chiquinho Alexandre, Ronaldo Moura (Presidente do PSB local), empresário Leomarques, Engenheiro Dr. Zuzú, empresário Nem Cesário, pré-candidatos a vereador Neném de Zuzú e Antônio Sêbo, dentre outros, está recebendo adesões de populares e segue crescendo e se fortalecendo. Esses encontros políticos devem acontecer com frequência pelo grupo oposicionista com o objetivo de ouvir o povo, discutir ideias e propostas para cada localidade, visando o futuro político e o desenvolvimento de Serra Grande.
"Nós somos hoje um grupo bastante expressivo e que vem para realmente trazer uma história nova, um novo pensamento para Serra Grande, diagnosticando a necessidade de uma oposição forte e unida para trazer um novo momento na história desta cidade nos reunindo cada vez mais para que possamos apresentar a população serra-grandense um projeto que de fato venha mudar a nossa querida cidade. Então esse é o objetivo, trocar ideias, ouvir cada partido e ouvir acima de tudo a população, para que possamos levar um projeto seguindo o anseio deste povo", disse Anchieta.
"Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por nós vereadores sabemos que tanto o grupo quanto essas pessoas que nos acompanham são as pessoas que querem o bem e que realmente amam e querem de fato o desenvolvimento de Serra Grande. Nós vamos continuar nossa luta, vamos estar unidos nesta eleição para trazer de volta a dignidade, o respeito, o trabalho e o desenvolvimento para esse município que se encontra em uma total ditadura", frisou.
O vereador lembra que o grupo conta com o apoio do deputado estadual Jeová Campos, do presidente estadual do PSB e suplente de deputado federal Edvaldo Rosas e com o apoio  do governador Ricardo Coutinho.

domingo, 30 de agosto de 2015

Ricardo Pinto pontua atual gestão como 'desastrosa' e diz que em 2017 servidores terão "suas perdas repostas"; "As famílias de bem vão se unir pra livrar Itaporanga das atrocidades cometida por um governo insano", declarou.

Desempenhando um dos mandatos mais preparados e eloquentes na atual legislatura da Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador Ricardo Pinto (PSDB) se destaca pela forma coesa com os temas ali debatidos. Ele tem apresentado críticas contundente a atual gestão municipal mostrando erros, irregularidades e desvios, que ao seu entender, colocam o prefeito Audiberg Alves num contraditório explicito quando exposto a opinião pública.
Na última sessão, Ricardo fez uma breve explanação da missão que vereadores receberam do povo, que é fiscalizar os atos da administração pública. E disse que esse dever não pode ser ser deixado de lado. Lamentou o 'desrespeito' para com o povo itaporanguense pelas práticas repudiáveis da atual gestão. Lembrou também a 'descortesia' para com o poder legislativo por não ter recebido do executivo nenhuma resposta sobre qualquer requerimento ali aprovado.
"A população de Itaporanga vive hoje dias de agonia, com medo, reza e ora a cada dia para a chegada de um novo governo municipal porque nós já sabemos como é este. Vergonhoso. Persegue pessoas que não compactuam com ele. Funcionários são destratados e desrespeitados. Em todos os recantos do município vemos gente apontando essa gestão como um desastre jamais visto. O povo não suporta mais tanta atrocidade praticada por uma gestão carcomida, atrasada e perversa", declarou o vereador.
Ricardo cobrou da prefeitura explicação para ofício apontando o exagero de 4.600 exames de ultra-sonografia realizados ano passado, pela secretaria de saúde. "Não se admite uma coisa escandalosa como essa, pois ao fim do seu governo terá sido feito mais de 18.000 exames de ultra-som. Quem acredita que eles foram feitos? É inadmissível uma atrocidade como a que este prefeito tem feito com a população. Ele vai ter de prestar contas ao povo dos escândalos que existe em sua gestão e o povo vai dar-lhe o troco na hora certa", pontuou.
Relatando alguns casos, para ele reprováveis, produzido recentemente pela a atual gestão, Ricardo Pinto disse que o atual prefeito tem empreendido uma perseguição implacável ao servidor público com a retirada de garantias e direitos impostos de maneira 'totalitária' através do PCCR enviado pelo executivo. "Direitos e benefícios conquistados pelos servidores foram retirados de maneira perversa e autoritária", disse. Completou sua fala prometendo que os servidores terão esses direitos repostos a partir de 2017.
"Quero dizer aos servidores que em 2017 suas perdas serão repostas. Serão recuperados tudo o que foi retirado, como, a licença maternidade, dentre outros benefícios. Vamos virar essa página negra que enluta Itaporanga, desde janeiro de 2013. As famílias de bem desta cidade vão se unir para defendê-la da atrocidade cometida por um governo insano", frisou Ricardo Pinto.

Recriação da CPMF tem tudo para virar o Fiat Elba da presidente Dilma Rousseff...

Que a presidente Dilma Rousseff (PT) entrou em uma bolha desde que ganhou as eleições, no ano passado, não é surpresa para ninguém. Mas essa proposta de recriar a antiga CPMF, o nada saudoso imposto do cheque, parece prova inequívoca disso. O projeto, que ainda não tomou forma, apesar de já existir percentual para ser cobrado sobre as movimentações financeiras (0,38%), tem tudo para levar o governo para o subsolo.
O tema criação do novo imposto foi apresentado nesta sexta-feira (28) para os governadores do Nordeste, aos quais Dilma falou sobre a necessidade de se criar novas fontes de financiamento. A proposta soa como música para os ouvidos dos gestores, preocupados com a falta de recursos para financiar a saúde. O governador Ricardo Coutinho (PSB) não cansa de falar que o custeio mensal passou de R$ 13 milhões para R$ 55 milhões e cobrar ajuda.
O problema é que novamente a presidente busca opiniões e apoios de quem está disposto a compartilhar com o que ela pensa. Mas é bom que se diga, a guerra para aprovar um novo imposto será travada na Câmara dos Deputados e no Senado, onde Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente, já se posicionaram contra. Dilma não tem o apoio do Congresso e não tem do vice, Michel Temer, todos do PMDB.
A presidente também não calcula o impacto negativo que a medida terá à sua popularidade. A população, não apenas os oposicionistas, não querem nem ouvir falar de novos impostos. A popularidade da gestora, que não ultrapassa a casa dos 7%, segundo o Datafolha, deve cair ainda mais com o embate. Se a presidente não pregasse apenas para catequizados, saberia que ninguém quer ser convidado a pagar pela corrupção e pela incompetência do governo.
Para ser mais exato, ao invés de elevar os impostos, funcionaria mais como apelo social reduzir os gastos do governo, torná-lo mais transparente e menos corrupto. Conversei nesta semana com o deputado federal Efraim Filho (DEM) e, literalmente, ficou claro que a oposição no Congresso vai usar a criação do novo imposto para “sangrar” ainda mais a já combalida popularidade da presidente, que enfrenta processos no TSE e corre risco na Câmara.
Com a popularidade melhor do que a de Dilma, o ex-presidente Fernando Collor (AL), hoje senador pelo PTB, foi alvo de impeachment. O único crime comprovado contra ele, na época, foi o recebimento de um Fiat Elba por vias ilegais. Se o Petrolão não implicar a presidente, como quer a oposição, o novo “imposto do cheque” poderá ocupar esse papel. E dessa, com a popularidade também em baixa, nem o ex-presidente Lula conseguirá salvar a Dilma Rousseff. (com Suetoni Souto Maior)

Depois de 15 anos, ex-prefeitos Dorgival Nitão e Aldeci Mangueira reatam aliança para fortalecer a oposição contra o bloco da situação liderada pela prefeita Tânia Nitão - filha de Dorgival...

Definições visando a disputa eleitoral de 2016 também começam a ocorrer em Santana de Mangueira. Depois de mais de 15 anos, os ex-prefeito Dorgival Nitão e Aldeci Mangueira reatam as 'pazes' em seus respectivos grupos políticos e selam união para o embate eleitoral vindouro. O reencontro das duas lideranças políticas se deu durante reunião, realizada ontem, com demais representantes das oposicionistas no município, à exemplo do vereador Cion (PSDB).
Com as oposições unida uma chapa forte será formada para o enfrentamento com o candidato da situação. A atual prefeita Tânia Nitão (PTB), por sinal filha do ex-prefeito Dorgival, sentiu o baque. Ela não pode concorrer por estar no segundo mandato e nem pode ter o esposo Nerival, como opção do grupo por impedimento legal. Nesse hiato, soubemos que há uma preparação do nome de um cunhado de Tânia, casado com a secretária de Saúde, Nerivânia, para ser o candidato da situação.
 
É uma perda considerável para a situação, a passagem do ex-prefeito Dorgival pro bloco de oposição. Informações dão conta de que sua esposa Beatriz pode ser a companheira de chapa do nome a ser ungido pelo tucanato local como candidato das oposições. Uma chapa bastante forte na busca pela retomada do poder. 

Investigado, arcebispo da Paraíba dom Aldo tem poderes suspensos pelo Vaticano

Pode celebrar missa e casamento, mas não pode ordenar padres e diáconos. É com essa limitação que o arcebispo dom Aldo Pagotto continua à frente da Arquidiocese da Paraíba, onde chegou no ano de 2004. Quem revela essa restrição é um grupo de padres, que pediu o anonimato para esmiuçar o que acontece nos bastidores da Igreja Católica na Paraíba. Dom Aldo estaria proibido de ordenar presbíteros e diáconos, desde o início deste ano, por determinação do Vaticano. 
A crise no clero da Paraíba não se instalou da noite para o dia. Segundo um padre que não quis se identificar, a insatisfação com o arcebispo foi crescendo ao longo dos anos. O ápice se deu em 2013, quando ocorreu uma visita canônica, ocasião na qual um representante do Vaticano veio a João Pessoa com a missão de ouvir os religiosos sobre a realidade vivida na Arquidiocese da Paraíba. Ao todo, 26 padres prestaram depoimentos contrários à conduta de Pagotto. 
A visita canônica ou visita apostólica é uma iniciativa da Santa Sé, que prevê o envio de um representante – visitador apostólico – para avaliar um instituto eclesiástico, como uma diocese. No caso da Paraíba, o visitador apostólico foi o então arcebispo de Garanhuns (PE), dom Fernando Guimarães, hoje arcebispo da Diocese Militar em Brasília.
Um relatório foi feito e se transformou em um processo que tramita na alta cúpula da Igreja. No início deste ano, segundo o grupo de padres, dom Aldo foi a Roma prestar esclarecimentos sobre as investigações envolvendo seu nome. A expectativa, de acordo com o grupo é de que o Vaticano emita um parecer sobre a situação até novembro próximo, que pode ser, inclusive, a saída de dom Aldo. 
A reportagem procurou a Nunciatura Apostólica, em Brasília, onde foi dito que o órgão não presta informações sobre nenhum processo, independentemente de sua natureza. A Nunciatura, que representa o Vaticano no Brasil, recomendou procurar a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, por sua vez, não enviou resposta ao que foi solicitado. 
As reclamações são muitas, mas o pedido dos religiosos é claro: eles querem a saída do arcebispo. A principal queixa contra Pagotto é a falta de diálogo e a tomada de decisões de forma unilateral. “Ele não ouve ninguém, não consulta quem deve ser consultado. É um bispo que se considera dono da Igreja”, reclama um dos padres. Nem mesmo o Conselho Presbiteral participaria das decisões do arcebispo, segundo o grupo. 
Suspenso de ordenar, dom Aldo tenta se defender do que classifica de 'denúncias infundadas'. A Arquidiocese da Paraíba rebate a informação e diz que isso não existe. Contudo, revela que não há previsão de nova ordenação. A decisão de ordenar presbíteros e diáconos é exclusiva do bispo, segundo os regulamentos da Igreja Católica. Em outras palavras: é o bispo quem decide quando deve ordenar novos padres e diáconos, quando achar que eles estão prontos para isso, sem ter que se alongar nas explicações. A arquidiocese pede provas em relação às denúncias. 
Procurado pela reportagem para dar sua versão, o arcebispo limitou-se a dizer a seguinte frase:"Isso de novo? É tudo calúnia". Depois disso, todas as respostas foram dadas pela assessoria de imprensa da Arquidiocese da Paraíba. (com Valéria Sinésio / JPB)

Câmara de Diamante mantém parecer do TCE pela reprovação das contas de 2012 e ex-prefeito Hércules Mangueira fica inelegível por oito anos

A Câmara Municipal de Diamante, durante sessão neste sábado (29), manteve parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) que sugeriu a rejeição da prestação de contas do exercício financeiro do ano de 2012 da Prefeitura Municipal de Diamante, Gestão Hércules Mangueira (PMDB). Com isso, o ex-prefeito está inelegível por um prazo de 08 (oito) anos.
Para a derrubada do parecer era preciso dois terços dos votos, ou seja, seis votos o que não aconteceu. O placar da votação foi de quatro votos favoráveis ao parecer dados pelos vereadores Alan Deivid, Edivan, Juciê e Venâncio; e de quatro votos contrários dados pelos vereadores Coronel Fonseca [presidente da Casa], Douglas Franco, Manoelzinho e Detim Marrocos.
A surpresa para o ex-prefeito Hércules, que participou da sessão e se defendeu na tribuna, ficou por conta da ausência do vereador Pipi, que faz parte da base de sustentação da atual prefeita Marcília Mangueira (PMDB) - escolhida como candidata e apoiada pelo ex-prefeito nas eleições de 2012. Um pequeno tumulto foi registrado durante a votação e estendeu-se após o término da sessão.
Em sua defesa, o ex-prefeito fez um relato de ações e projetos feitos durante sua gestão em Diamante e disse que o município só passou a ter "valor" de sua gestão em diante. Ele disse que apesar de estar defendendo o legado de seu governo reconheceu que já estava condenado pelo plenário da câmara. "Fiz tudo pelo povo amigo e pobre de Diamante. Não tirei um centavo da prefeitura que não fosse pra ajudar o povo", afirmou.
A oposição comemorou a inelegibilidade do ex-gestor. Vereadores e correligionários se dirigiram até a residência do ex-prefeito Odoniel Mangueira (PSDB), líder das oposições, para reafirmar sua disposição de lutar pela retomada do poder local. Nas eleições passadas dona Carmelita Mangueira, esposa do Dr. Odoniel, perdeu por meros 50 votos. E no ano que vem a oposição vai contudo pra cima da atual prefeita Marcília que enfrenta enorme desgaste e insatisfação popular.