sábado, 24 de fevereiro de 2024

João vai a Europa e transmite cargo para Lucas

O governador João Azevêdo (PSB) transmitiu, neste sábado (24/02), o cargo para o vice-governador Lucas Ribeiro (PP). O chefe do Executivo paraibano cumpre na próxima semana agenda na Europa.

João irá a Lisboa, em Portugal, para se reunir com o setor de turismo. Com isso, Lucas assume pela segunda vez a governadoria do estado. A primeira vez havia sido durante viagem de Azevêdo à China.

“Lucas sempre nos acompanha nas agendas administrativas em todo o estado, conhece o que o governo faz em todas as regiões e viajo tranquilo, sabendo que o estado estará em boas mãos. Vamos cumprir essa missão em Portugal porque a Paraíba vive um excelente momento, é um estado respeitado e reconhecido pela eficiência da gestão fiscal, o que tem atraído a atenção de investidores nacionais e internacionais e queremos fortalecer os potenciais econômicos e garantir a geração de emprego e renda e impulsionar o crescimento da Paraíba”, destacou João. 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Os números não mentem e levam Sérgio Queiroz a ter vaga garantida no segundo turno em João Pessoa

Desde semana passada o pastor Sérgio Queiroz vem pautando a crônica política ainda mais após anúncio de quarta-feira (21) sobre filiação no Novo, com decisão sobre candidatura a prefeito em abril próximo. Essa movimentação obrigou o prefeito Cícero Lucena (PP) quebrar silêncio e tecer comentário hoje (23) de que a entrada do que será o seu mais forte concorrente vai "enriquecer" o debate eleitoral. 

Cícero estava calado até aqui para evitar o que está acontecendo. Sérgio Queiroz é como um imã e agrega eleitores de todas as classes. Facilmente constatado quando deparamos com os números conseguidos pelo pastor em sua live (quarta-feira) mostrando grande alcance de sua mensagem. Foi longa duração de 35 minutos, tempo considerado exorbitantes para impacientes internautas que usam o Instagram - canal escolhido por Sérgio - para interagir com o “pessoense”. 

Até às 23:00hs de quarta-feira, após 14 horas da postagem, exibida ao vivo a partir das 09:00hs da manhã, seu alcance tinha atingido 58 mil visualizações e 1.072 compartilhamentos. Pelos números, metade de seu eleitorado na Capital (106 mil votos) permanecem fiéis seguidores de suas propostas aguardando por este momento. Para um começo, partindo do zero, o resultado é surpreendente.

Em 2022, num partido nanico (PRTB), sem fundo partidário, nem apoios, enfrentando o prefeito da Capital, o governador do Estado, o presidente Bolsonatro/PL apoiou Bruno Roberto, o então candidato Lula e a máquina do PT, o poderoso União Brasil de Efraim Filho.. Sérgio Queiroz venceu em todas as urnas em João Pessoa impondo acachapante derrota à todos. 

Ali fez um "plantio" excelente e agora é chegado o tempo da "colheita". Com a saída de Nilvan do párea na Capital, Sérgio Queiroz se torna mais competitivo adversário para Cícero, passando Ruy. Quanto o ex-ministro Marcelo Queiroga que não decola seria um xeque-mate de Bolsonaro se o colocar como vice de Sérgio Queiroz. 

Como bem explica Júnior Gurgel, o nome de Sérgio Queiroz muda completamente o jogo, até o momento jogado. É um fato novo, protagonizado por um campeão de votos na Capital há dois anos. Seu nome ainda está na memória de muitos. O prefeito Cícero Lucena – até então com vaga garantida no segundo turno, perde momentaneamente esta posição. Ruy Carneiro, que imaginava disputar contra Cícero, terá que rever toda sua estratégia. 

Ruy será atacado por todos os lados com o pastor adentrando em seu espaço nas classes “A”, “B” e “C”. O eleitorado de Nilvan Ferreira – classes “C”, “D” e “E” não se identifica com os perfis de Cícero Lucena e nem Ruy Carneiro. Sua tendência - perfil Cristão, Conservador, Bolsonarista e “Lavajatista” – é migrar para Sérgio Queiroz.

Portanto, está aí verdadeiro fato novo da eleição em João Pessoa. Atento aos reveladores números que nunca falham, a última Live realizada por Lula - numa plataforma bem mais ampla que o Instagram - o Youtube, há quatro dias, alcançou 29 mil visualizações em todo o país. Nas últimas cinco edições, apenas uma atingiu 40 mil. 

Sérgio Queiroz no Instagram surfou numa onda de 58 mil visualizações apenas em João Pessoa, restando 217 dias para o primeiro turno. Uma vez garantindo vaga no segundo turno a vitória é questão de dias.

Cícero anuncia ponte estaiada para solucionar trânsito no acesso ao Altiplano e desapropria áreas no Cabo Branco para alargar ruas de acesso a Beira Rio

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou, nesta sexta-feira (23), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, a construção de uma ponte estaiada para solucionar o problema no trânsito no acesso da Avenida Beira-Rio ao bairro do Altiplano.

Na edição de hoje do Diário Oficial do Município foi publicado um decreto desapropriando uma área próxima à Avenida Beira-Rio para possibilitar a construção do equipamento. De acordo com Cicero Lucena, esse é o primeiro passo do projeto, que em aproximadamente 60 dias, deve ter a licitação iniciada. “Estamos dando o primeiro passo do projeto para a solução definitiva no acesso ao Altiplano, e esperamos no prazo de 60 dias está iniciando a licitação”, disse.

A Prefeitura de João Pessoa decretou a desapropriação de 54 áreas no bairro do Cabo Branco, nas imediações da Beira Rio, onde será executada obra para melhoria da mobilidade no acesso ao bairro do Altiplano. O secretário municipal de Planejamento, José William, informou que será executada uma obra de alargamento no final da avenida Capitão Paulino Pinto e uma “pequena correção” na avenida Cairu.

O decreto da PMJP estabelece que a Comissão Permanente de Avaliação e Desaproriação da Secretaria de Planejamento a adotarem providências necessárias ao processo indenizatório da área declarada de utilidade pública.

Cícero aprova ex-adversário Nilvan no Republicanos e abre portas para receber “contribuição” de Sérgio Queiroz em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comentou sexta-feira (23) as mais recentes movimentações políticas e os nomes que surgiram como participantes nas Eleições de 2024 na capital paraibana. O gestor pessoense falou sobre a ida de Nilvan Ferreira ao Republicanos para disputar a Prefeitura de Santa Rita e o Pastor Sérgio Queiroz, que se filiou ao Novo e avalia a possibilidade de ser candidato a prefeito de João Pessoa.

“Se Nilvan optar pelo Republicanos e desejar contribuir para o aprimoramento da nossa gestão, todas as contribuições serão bem-vindas. Da mesma forma, o pastor Sérgio Queiroz, independentemente de ser candidato ou não, poderá enriquecer nossa administração com suas contribuições”, afirmou Cícero.

O prefeito enfatizou sua postura de manter as portas abertas para todos, reiterando o compromisso de receber apoios daqueles dedicados a melhorar a cidade por meio de sua gestão. “Nosso esforço é unir esforços de todos que tenham compromisso com a cidade, dispostos a colaborar com ideias, sugestões e pessoas para atingir nosso objetivo de aprimorar João Pessoa”, finalizou.

Prestígio da Paraíba: Aguinaldo, Hugo, Gervásio, Dr. Damião e Romero no "happy hour" no Alvorada convocado por Lula em reunião com Lira e líderes da Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, no fim da noite desta quinta-feira (22), um “happy hour” com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e lideranças de partidos da base do governo. O encontro teve a presença de cerca de 25 pessoas, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. 

A Paraíba vive um momento especial e ganha um destaque com a presença de cinco líderes, dentre os presentes: Aguinaldo Ribeiro (Líder da Maioria), Damião Feliciano (Vice-Líder do Governo), Hugo Motta (Líder do Republicanos), Gervásio Maia (Líder do PSB) e Romero Rodrigues (Líder do Podemos). 

O encontro também contou com a presença dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Fernando Haddad (Fazenda); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Paulo Pimenta (Comunicação Social); e Rui Costa (Casa Civil).

De acordo com o líder do PSB, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), Lula agradeceu o desempenho da Câmara durante o ano de 2023, e ressaltou os resultados alcançados na economia, fruto da boa relação do Executivo com o Legislativo. Segundo ele, o presidente garantiu que esses encontros com  parlamentares serão rotina em 2024. “Foi um bate-papo muito bom, muito leve, com energia muito positiva, e saio daqui animado de que essa relação vai melhorar cada vez mais e que isso vai render frutos extremamente positivos para 2024”, disse, ao sair do encontro.

Além dos líderes paraibanos estavam o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e os líderes do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL); do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (União/BA); do PSD, deputado Antônio Brito (PSD-BA); do PSOL, deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ); do PDT, deputado Afonso Motta (PDT-RS); do PP, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ). 

Também participaram o prefeito de Recife, João Campos, que é vice-presidente do PSB e representou o presidente do partido, Carlos Siqueira, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. 

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Como veleiro seguindo o rumo dos ventos, o governo trata com Dr. Azif Lemos das obras e ações que é desejo de Itaporanga

Como a mudança de rumo das velas, o Governo do Estado segue a posição dos ventos que levam o veleiro do poder em Itaporanga para o seu futuro com perspectivas auspiciosas de um panorama positivo recheado de mais obras e ações, muito além do grande canteiro de obras que o governo instalou por lá.  

E os ventos sopram para o médico e pré-candidato a prefeito Dr. Azif Lemos, até aqui com navegação aparentemente tranquila nesse mar de boas novas tendo ele comandando os destinos da "Ranha do Vale" pelos próximos quatros anos, pois a partir de janeiro de 2025 com a caneta mão ele já começa ser o centro das atenções e projetos agora.

Nesta quinta-feira (22), Dr. Azif Lemos foi recebido por dois dos principais auxiliares do governador João Azevedo. Esteve com os secretários Jhony Bezerra e Tibério Limeira, respectivamente, Saúde e Administração quando debateu sobre o bem-estar da população através de obras e ações.

Um sinal de que o governo terá mais do que bom alinhamento com Dr. Azif Lemos, mas basicamente  e importante parceria pelo bem de Itaporanga.  João Azevedo e Azif Lemos alinhados num mesmo objetivo a população é quem ganha. 

Dr. Azif Lemos é a expectativa de dias melhores para Itaporanga junto com João Azevedo antenado com o desejo e dos itaporanguenses para próximos anos e tempos. 

Pré-candidato a prefeito de Itaporanga, Dr. Azif Lemos conversa com secretário Jhony Bezerra sobre reforma do H.D.I

Cumprindo compromissos em João Pessoa, o médico e pré-candidato a prefeito de Itaporanga Dr. Azif Lemos foi recebido na manhã desta quinta-feira (22) pelo secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra. Ele estava acompanhado do deputado estadual Júnior Araújo e do atual prefeito do município, Divaldo (que está encerrando seu mandato).

Na pauta do encontro, dr. Azif Lemos discutiu, dentre outros assuntos, sobre o projeto de reforma do Hospital Distrital de Itaporanga (H.D.I) que faz parte do projeto “Amar”, parceria do Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID que investe mais de R$ 280 milhões na infraestrutura hospitalar e na modernização dos serviços de saúde do estado. 

Com a reforma o H.D.I passará a ser hospital regional, uma grande estrutura com capacidade para maternidade com leitos de UTis de obstetra, UTI neonatal e também com ampliação de bloco de cirúrgicos para cirurgias eletivas , com uma faixada moderna com entrada exclusiva para gestantes e crianças, aumentando o número de leitos. Estruturação no centro de imagem para tomógrafo e UTI.

Como médico e profissional daquele nosocômio, Dr. Azif Lemos sabe da importância de uma obra dessa magnitude para toda a região do Vale do Piancó. E que estará com sua atenção redobrada para que a qualidade de vida da população tenha uma significativa melhora, ainda, mais com ele à frente do município a partir de 2025 estreitando parceria profícua com o governador João Azevedo. 

O Governo do Estado tem sido o grande benfeitor do município com obras estruturantes e ações da mais significativa importância. Itaporanga é uma antes e outra depois da atenção dada pelo governo estadual que tem obras concluídas ou em execução pelos quatro cantos da cidade, como: asfalto das principais ruas e avenidas, pavimentação/calçamento de dezenas outras ruas, abastecimento de água, entrega de dezenas de veículos para a prefeituras nas mais diversas áreas, bem como, para o hospital, construção de escolas, unidades habitacionais, edificações aos montes, etc.

André Amaral descarta filho como vice de Ruy e revela voto em Cícero, decisão que já teria comunicada a Efraim...

O empresário e suplente de senador, André Amaral, descartou uma aliança com o deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), visando as eleições deste ano. A informação foi confidenciada com exclusividade ao Política da Paraíba na noite desta quarta-feira (21).

O filho de André, o ex-deputado federal André Amaral Filho, vinha tendo seu nome cotado nos bastidores para compor a chapa de Ruy na condição de vice. Ele seria o nome indicado pelo União Brasil, partido comandado pelo senador Efraim Filho. A legenda está próxima de oficializar uma aliança com Ruy.

No entanto, André revelou que possui um excelente relacionamento com o prefeito da Capital, Cícero Lucena. O empresário confirmou que mesmo estando filiado ao União Brasil, vai apoiar a reeleição de Cícero. A decisão, inclusive, já teria sido comunicada a Efraim.

Presidente do Sousa provoca Cruzeiro (que fez chacota antes da partida) e cobra pix (de R$ 945 mil) da CBF após vitória histórica de ontem: O Sousa já havia recebido R$ 787,5 mil ...

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, não poupou provocações ao Cruzeiro após a eliminação do time mineiro na primeira fase da Copa do Brasil. O dirigente do clube paraibano usou as redes sociais para tirar um sarro dos adversários, que fizeram chacota com o Sousa antes da partida.

O Sousa venceu o Cruzeiro por 2 x 0 no estádio Marizão, na quarta-feira (21), com dois gols do atacante Danilo Bala nos minutos finais do segundo tempo. O resultado garantiu ao Dinossauro uma vaga inédita na segunda fase da competição nacional, além de uma premiação de R$ 945 mil.

Após o jogo, Abrantes apareceu em um vídeo cantando um trecho da música “Onde Canta o Sabiá”, de Rita de Cássia, interpretada pela banda de forró Mastruz Com Leite. “Sou caboclo do sertão! Só tenho amor no coração para oferecer”, cantou o presidente do Sousa, que em seguida ironizou os mineiros que fizeram gracejo com o seu clube. “Bullying, bullying ao quadrado para vocês, mineiros queridos. Um bullying, dois bullying. Um bullying dói muito, e dois? Dói muito mais!”, disse.

Abrantes também aproveitou para cobrar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pelo pagamento da premiação pela classificação. “Faz o pix, meu grande presidente Ednaldo, estou com saudades do pix, Ednaldo”, afirmou. O Sousa já havia recebido R$ 787,5 mil por ter se classificado para a Copa do Brasil. O clube recusou propostas para vender o mando de campo e optou por jogar em casa, o que gerou críticas e piadas de alguns torcedores e dirigentes do Cruzeiro.

O Dinossauro agora espera o vencedor do confronto entre Petrolina e FC Cascavel, que se enfrentam na próxima quarta-feira (28), às 19h30, para saber quem será o seu próximo adversário na Copa do Brasil.

Empresa alvo de operação do Gaeco recebeu mais de R$ 4 milhões da Prefeitura de Conceição

A empresa Eccal Construções Eirelli, alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) esta semana, recebeu mais de R$ 4,1 milhões da Prefeitura de Conceição, também investigada na “Antifake”, conforme levantou o jornalista João Paulo Medeiros, do Jornal da Paraíba.

A reportagem mostra que dados do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), revelam que nos últimos três anos a Eccal Construções Eirelli recebeu para prestar serviços de limpeza urbana.

A decisão que determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão na cidade de Conceição, na última terça-feira (20), teve o sigilo quebrado pelo juiz da Vara Única de Conceição, Francisco Thiago da Silva Rabelo.

Empresa é investigada na “Antifake”

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na na terça-feira (20) uma nova operação na região do Sertão paraibano. A empresa em questão foi um dos alvos. A operação cumpriu mandados nos municípios de Ibiara e Conceição. Foram cumpridos oito mandados judiciais de busca e apreensão, em endereços de cinco investigados e duas empresas, nas duas cidades.

Gaeco investiga fraudes em licitações

A “Operação Antifake” atua em combate a fraudes em procedimentos licitatórios, diante da existência de fortes indícios de direcionamento das licitações envolvendo a contratação de empresa para a prestação do serviço de coleta de resíduos sólidos do Município de Conceição e de um esquema de corrupção que acarretou o desvio de verbas públicas do Município de Ibiara, em razão da existência de reiterados pagamentos a serviços que não foram efetivamente prestados ou então prestados a menor.

O trabalho conta com a participação de 24 integrantes do GAECO-PB (incluindo membros e servidores), com 26 integrantes da Polícia Militar e 23 integrantes da Polícia Civil da Paraíba (delegados e policiais civis), formando uma efetivo de aproximadamente 83 agentes públicos.

Em Santa Rita, Nilvan se afasta do radicalismo e até agradece a João Azevêdo: "O embate que tive com o governador ficaram em 2022, preciso juntar, unir".

O comunicador Nilvan Ferreira confirmou nesta quinta-feira (22) sua pré-candidatura à Prefeitura de Santa Rita. Em seu discurso, destaques para dois pontos:

Antes um apoiador ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Nilvan ensaia um movimento de distanciamento do radicalismo.

O comunicador afirmou que a disputa na cidade dos Canaviais não terá “questões ideológicos”, que, agora para ele, “só se resolve em Brasília”.

Nilvan também agradeceu as palavras do governador João Azevêdo (PSB), que abriu a possibilidade de diálogo com o comunicador. Nilvan deve se filiar ao Republicanos, partido da base de João.

“Vou bater na porte de João, agradeço suas palavras, a recíproca é verdadeira; os embates que tive com o governador ficaram em 2022, preciso juntar, unir”, retribuiu.

Em Santa Rita, há um novo Nilvan.

Em Brasília, Defensora Pública Drª Elizabete Barbosa no primeiro encontro da Comissão que elabora o PNPCP 2024/2027

A Defensora Pública da Paraíba, Drª Elizabete Barbosa participou, nesta quarta-feira (21), em Brasília do primeiro encontro da Comissão que trabalha na elaboração do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária oportunidade em que colaborou com sua experiência na atuação na área de execuções penais, penas alternativas e restritivas de direitos.

O Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária, renovado a cada quatro anos, fixa diretrizes para a área, conforme atribuições que lhe foram conferidas pelo citado artigo 64 da Lei de Execuções Penais. A comissão delimitou como foco do plano a tríade: criminalidade violenta, corrupção e crime organizado. 

O objetivo do Conselho Nacional de política Criminal e Penitenciária visa ainda propor diretrizes da política criminal quanto à prevenção de delito, administração da Justiça Criminal e execução das penas e das medidas de segurança e "contribuir na elaboração de planos nacionais de desenvolvimento, sugerindo as metas e prioridades da política criminal e penitenciária. 

Algumas das sugestões apontadas pela Drª Elisabete Barbosa são no sentido de que o plano nacional criminal possa apresentar metas claras, indicadores de avaliação e mecanismos de monitoramento e controle. Ela destacou a importância de apresentar soluções para os graves problemas no sistema penitenciário brasileiro, como: a superlotação, a violação de direitos humanos, a falta de assistência jurídica, social e de saúde, a corrupção e a violência.

"Para prevenir e combater a criminalidade, não podemos ignorar as causas estruturais da violência, como a desigualdade social, a exclusão, a falta de oportunidades e a descriminação", destacou Defensora Pública Drª Elizabete Barbosa. 

É importante a participação da Paraíba na elaboração desse plano porque demonstra a realidade vivida em todas as regiões do Brasil, especialmente, no Nordeste. "Devemos ampliar políticas públicas, como as de educação, saúde, cultura, trabalho e assistência social, como forma de ressocialização, que são fundamentais para a promoção da cidadania e da segurança, principalmente, aos reeducandos de penas alternativas e penas restritivas de direitos", completou Drª Elizabete Barbosa. 

Em Caaporã, articulação de Eduardo Carneiro une os dois principais nomes da oposição

Um evento realizado na noite desta quarta-feira (21) sacramentou a união dos dois principais nomes da oposição no município de Caaporã, Litoral Sul paraibano.

A atual vice-prefeita Didi Caaporã e o ex-vereador Chico Nazario oficializaram uma aliança visando a disputa pela prefeitura do município nas eleições deste ano. Didi rompeu politicamente no início da semana com o atual prefeito Kiko Monteiro e acusou o gestor de perseguição política.

A união da dupla ocorreu após articulação do deputado e presidente estadual do Solidariedade, Eduardo Carneiro. O grupo oposicionista definirá a formatação da chapa após realização de pesquisas internas para avaliar qual nome está melhor avaliado.

João Azevêdo nega liberação do PSB para Júnior Araújo em Cajazeiras e endossa candidatura de Chico Mendes

Após o deputado estadual Júnior Araújo (PSB) procurar o presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, em busca de uma carta de anuência partidária, a resposta negativa foi dada após consulta ao governador João Azevêdo, principal liderança do partido no Estado. O governador alegou questões de isonomia, argumentando que conceder essa carta para Júnior implicaria em fazer o mesmo para todos os demais parlamentares do partido, o que seria uma exceção perigosa para a coesão partidária.

Júnior Araújo não buscou dialogar com o governador João Azevêdo sobre sua participação na disputa política em Cajazeiras e anunciou apoio ao grupo do prefeito Zé Aldemir (PP), indo contra as pretensões do PSB, que endossou a pré-candidatura de Chico Mendes à prefeitura da cidade.

Diante da desistência do secretário Neguinho do Mondrian em concorrer à prefeitura de Cajazeiras, Júnior Araújo busca se firmar como nome do grupo de Zé Aldemir na sucessão municipal. No entanto, questões partidárias e o risco de perder o mandato por infidelidade partidária dificultam suas intenções.

A carta de anuência solicitada por Júnior Araújo é um documento concedido pelos partidos para permitir que membros deixem a legenda sem sofrer punições por infidelidade partidária, conforme previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda sem definir partido, Nilvan Ferreira anuncia pré-candidatura à prefeitura de Santa Rita

O radialista Nilvan Ferreira anunciou, nesta quinta-feira (22), que disputará a Prefeitura de Santa Rita nas eleições deste ano. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva. No início do mês, Nilvan que até então se colocava na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, desistiu da pré-candidatura.

Na ocasião, Nilvan Ferreira havia deixado em aberto a possibilidade de atender ao convite feito por um grupo de vereadores da cidade para disputar a prefeitura. Ainda filiado ao PL, Nilvan tem até o início de abril para ingressar em uma legenda. Informações de bastidores dão conta que o comunicador poderá ingressar no Republicanos, mas outras legendas como o União Brasil também se colocam como opção.

Ao lado de Lula, presidente da Caixa anuncia concurso público com mais de 4 mil vagas no país

A Caixa Econômica Federal vai abrir concurso público com oferta de 4 mil vagas. O presidente do banco, Carlos Vieira, esteve, nesta quarta-feira (21), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar o edital, que será divulgado nesta quinta-feira (22).

Do total de vagas, 2 mil serão para técnicos bancários e a outra metade para técnicos da área de tecnologia. Todas exigem nível médio. O salário inicial é de R$ 3.762. Estão previstas 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médico do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho. A remuneração inicial é de R$ 11.186 e R$ 14.915 respectivamente. O banco irá destinar 6% das vagas para pessoas com deficiência.

Carlos Vieira disse que a ideia é reforçar o atendimento da Caixa em todo país. “Nós vamos contemplar em função das necessidades regionais. Em algumas regiões precisam mais, outras menos. Nós também vamos estimular com esse concurso que ele ocupe uma parte do território que é desassistido por bancos. Estamos com uma estratégia voltada a um estímulo de construção e inauguração de unidades da Caixa em áreas que são poucas assistidas do ponto de vista bancário”, disse Vieira. 

O presidente Lula comentou nas redes sociais que o concurso é uma grande oportunidade de fortalecimento do serviço público federal. As provas serão aplicadas pela Cesgranrio no primeiro semestre deste ano, com questões objetivas e redação. Os aprovados devem ser convocados a partir de agosto de 2024.

Os funcionários do banco têm direito à assistência à saúde, previdência complementar, participação nos lucros e resultados, auxílios alimentação, refeição e creche e vale transporte, além de cursos de capacitação.  O concurso terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Caixa. 

Postagem de Nilvan “entrega” pré-candidatura; ele vai anunciar logo mais provável filiação ao REP

Em postagem nas redes sociais, com o slogan “Todos por Santa Rita”, o comunicador Nilvan Ferreira confirma a pré-candidatura a prefeito da cidade. 

Ele convocou uma entrevista coletiva, no município, para anunciar ainda o partido ao qual se filiará para disputar as eleições deste ano.

É grande a chance que se filie ao Republicanos, do deputado federal Hugo Motta, e conte, inclusive, com o apoio do governador João Azevêdo (PSB).

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Eleições da OAB: subseções do interior querem espaço nas chapas

Em meio a um racha para a disputa pelo comando da Seccional da OAB da Paraíba, entre o atual presidente Harrison Targino e o ex-presidente da entidade Paulo Maia, as diretorias de 10 subseções localizadas no interior do Estado firmaram um entendimento: querem uma maior participação dessas unidades nas chapas estaduais, junto ao Conselho Federal e na Caixa de Assistência (CAA).

Os estremecimentos internos entre Maia e Harrison começaram, nos bastidores, ainda ano passado. Havia uma ‘Guerra Fria’ há muito tempo. Durante um encontro virtual, realizado ontem, representantes das subseções de Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras, Vale do Piancó, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, OAB Cariri e Pombal debateram o tema.

No caso da subseção de Campina Grande, segunda maior cidade do Estado, a eleição caminha para ter chapa única este ano.

Sérgio Queiroz não se coloca como bolsonarista e diz querer governar a cidade: Sou conservador, mas respeito o diferente".

O ex-candidato ao Senado nas eleições de 2022, Sérgio Queiroz, disse, nesta quarta-feira (21), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, que caso decide disputar a Prefeitura de João Pessoa, pretende governar uma cidade e não levantar uma bandeira partidária.

A declaração aconteceu após ser questionado se se comportaria como bolsonarista no embate na capital. Sérgio Queiroz lembrou que durante as eleições de 2022 foi candidato ao Senado em faixa própria e por isso, caso dispute as eleições em João Pessoa não vai ficar atrelado a quem quer que seja.  “Sou conservador, mas respeito o diferente, e se na campanha do Senado saí sozinho, quero governar cidade e não levantar bandeira de partido”, disse.

Nesta quarta-feira, Queiroz anunciou filiação ao partido Novo, mas não fechou questão em relação a uma eventual disputa como pré-candidato a prefeito. Ele também disse que no momento certo vai se posicionar para não ser covarde com as pessoas que votaram nele em 2022, até para anunciar que não será candidato.

Sérgio Queiroz anuncia filiação ao Novo após convite de Deltan e deixa decisão sobre pré-candidatura a prefeito para mais adiante

"Me sinto muito honrado pelo convite neste momento. Essa decisão sobre o que eu vou fazer no Partido Novo e nas Eleições ainda precisa ser decidida. Preciso passar por esse filtro, que é minha esposa, filhos, netos. Depois terei que consultar meus líderes espirituais eles têm que consentir a posição que terei que atuar na política", declarou o pastor Sérgio Queiroz em live agora a pouco em sua conta no Instagram. 

“Eu vou ajudar o Partido Novo a construir sua história na Paraíba. E o primeiro movimento que quero fazer é: se você acredita que pode formar um grupo novo procure o Partido Novo, filie-se, com pauta clara. A escolha de candidatos por mérito, por história e não por apadrinhamentos, muitas vezes sem nenhum sentido lógico, muitas vezes para bater esteira para outro político’, completou.

O pastor comentou sobre o convite feito pelo ex-procurador federal Deltan Dallagnol: “Deltan investiu muito da sua vida em combate à corrupção, movido pelo desejo de trabalhar contra a corrupção. Deltan é embaixador de um partido pequeno, mas relevante. Ele me fez um convite, disse que tinha um partido para mim, partido que não está envolvido em escândalos, representa para mim dentro desse conjunto uma esperança, uma resistência. A diretoria não pode se candidatar e os candidatos não podem ser diretores’.

“O convite de Deltan foi ladeado por um clamor de pessoas que querem que eu seja candidato e depois vem um convite dessa monta, a partir da nacional e isso me fez acender meu coração, mais uma vez uma esperança, não de uma política perfeita, isso é uma ilusão”.

“Na eleição passada sem apoio de presidente da República, de governador de prefeito da Capital, nós, o grupo de formamos, conseguimos um feito extraordinário, conseguimos vencer em João Pessoa o candidato do presidente da República, do governador, do prefeito e vencemos, em João pessoa, o senador eleito, e esse feito não pode ser colocado para debaixo do tapete. Essa política onde as pessoas se engajam por amor precisa ser estimado. O que fazer com esse engajamento de pessoas que se dedicaram a esse projeto pobre, financeiramente?”, falou.

Sérgio Queiroz foi o quarto colocado da disputa para o Senado, com 233.849 votos, o que equivale a 11,67% dos votos válidos, mas tem como principal força o seu bom desempenho na capital paraibana. Em João Pessoa, Sérgio foi o mais votado na disputa ao Senado, enquanto Pedro foi apenas o quarto mais votado para o Governo da Paraíba.

“Eu estava em silêncio desde a eleição passada. A salvação para a política brasileira, para esse conjunto de forças que perpetuam no poder é a candidatura independente, que não necessitam de um partido. Isso está garantido na nossa declaração dos Direitos Humanos. A salvação para a politicagem no Brasil para pessoas que sejam elevadas pela própria população.

“Com a desistência de um dos candidatos [Nilvan] que era viável. Nilvan Ferreira teria condição de ir para o segundo turno. E eu acordo com a notícia que ele desiste exatamente pela concentração de três ou quatro pessoas no poder de um partido e isso inviabilizou a candidatura dele”.

“Quero lembrar aos que estão aqui que sou servidor público federal. Antes de qualquer atuação no campo eclesiástico sempre tive uma atuação na arena pública, não como político eleito, mas como agente público que trata de ações públicos. Sérgio Queiroz é um cidadão, agente público, que exerce funções de ordem eclesiásticas e eu sempre soube separar muito bem isso”, afirmou.

“A política é sim necessário porque pode ajudar a acabar com o mal. E nós estamos envolvidos o tempo todo em política. Até no condomínio”, declarou.

Sérgio Queiroz recebe convite de Deltan Dallagnol

Sérgio Queiroz foi convidado pelo ex-deputado Deltan Dallagnol para disputar a Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano. Deltan Dallagnol era deputado federal quando teve o mandato cassado no ano passado. Agora, o ex-deputado segue no partido Novo e lidera um movimento de luta pela família, princípio cristãos e contra à corrupção.

Walber Virgolino defende nome de Sérgio Queiroz

Walber Virgolino, deputado estadual pelo PL, defendeu o nome do pastor Sérgio Queiroz (PRTB) para ser o candidato da ala conservadora em João Pessoa. O parlamentar alegou que, com Nilvan Ferreira fora da disputa, essa é a oportunidade de colocar o pastor como prioridade.

Quem é Sérgio Queiroz

Sérgio Queiroz é procurador da Fazenda; graduado em engenharia civil e de segurança, direito e liderança avançada; é mestre em filosofia e teologia; e doutorando em ministério pastoral. Idealizou o Projeto Cidade Viva (cidadeviva.org). É pastor da Primeira Igreja Batista do Bessamar (João Pessoa, PB), presidente da Fundação Cidade Viva e professor do Instituto Haggai.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

João Azevêdo não fecha portas para apoiar Nilvan em Santa Rita e diz que disputas eleitorais entre eles ficam “no passado”

O governador João Azevêdo (PSB) não fechou as portas para um possível apoio à Nilvan Ferreira na disputa pela Prefeitura de Santa Rita. A declaração foi divulgada no programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta terça-feira (20), quando João foi questionado sobre as divergências entre ele e Nilvan nas eleições de 2022.

Inicialmente, o governador avaliou que a possível filiação de Nilvan Ferreira ao Republicanos requer uma análise por parte do PSB. João Azevêdo argumentou que vai buscar as lideranças dos partidos para debater a situação, já que o Republicanos é aliado do Governo. No entanto, questionado sobre a possibilidade de apoiar Nilvan Ferreira, João Azevêdo desconversou e disse que os embates de 2022 ficam no passado.

“Isso tudo vai ser objeto de discussão. Ainda não tive a discussão com o Republicanos. essa possível filiação [de Nilvan] ao Republicanos vai exigir uma discussão interna no PSB para gente ver como será. As disputas eleitorais passadas ficam no passado. Tem que pensar no que é melhor para o estado e vamos ter essa discussão em momento oportuno com a liderança do Republicanos”, afirmou o governador, como notado pelo ClickPB.


E agora João? Com Chico Mendes no PSB, Júnior Araújo revela que será candidato de Zé Aldemir a prefeito de Cajazeiras

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB), em áudio vazado veiculado pelo jornalista Clilson Júnior, durante o programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (20), disse que será o candidato de Zé Aldemir para disputar Prefeitura de Cajazeiras nas eleições que ocorrerão em outubro.

“Acordei desde cedo já rezando e morrendo de saudade da minha mãe e aí vem uma notícia dessa que parece ser anúncio divino. Diante os últimos fatos, estou considerando essa possibilidade da gente disputar. Aguardamos a posição de José Aldemir que está em São Paulo e aguardamos ele chegar para decidir”, disse.

Após Neguinho do Mondrean renunciar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cajazeiras nas eleições deste ano, o nome do próximo candidato já vem sendo especulado nos bastidores da política. Neguinho renunciou alegando que a “decisão foi tomada após diálogo com a família e foi feita sem deixar qualquer aresta com nenhum grupo político”.

O anúncio do parlamentar gera polêmica uma vez que o PSB, liderado pelo governador João Azevêdo, já tem o candidato Chico Mendes para disputar a prefeitura de Cajazeiras.

Defensora Pública do Estado, Drª Elisabete Barbosa convidada a compor equipe que vai elaborar PNPCP 2024/2027

O Estado da Paraíba está de parabéns por ter a Defensora Pública do Estado Drª Josefa Elizabete Paulo Barbosa convidada a participar da elaboração do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (PNPCP) 2024/2027. O convite foi feito pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CNPCP/MJSP).

É um reconhecimento pela sua vasta experiência à frente do Núcleo de Penas Alternativas como Defensora Pública da Paraíba. Merece destaque a participação da Drª Elisabete Barbosa por poder dar sua colaboração na busca de auxiliar no desenvolvimento de um tema de grande relevância para o Brasil, que é a Política Criminal e Penitenciária. 

Drª Elisabete Barbosa vai colaborar com os subeixos: Alternativas Penais e medida de segurança; e Egressos e Política de Reintegração Social.  O intuito do trabalho é elaborar um Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que esteja adaptado à realidade que o país vivencia a cada momento. E a Paraíba festeja a participação da Drª Elisabete Barbosa nesse colegiado. 

A cada quatro anos o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP, do Ministério da Justiça, elabora o Plano Nacional de Política Criminal, que fixa as diretrizes para essa política, em atendimento ao contido no artigo 64, incisos I e IIda Lei nº 7.210, de 11 de julho e 1994 (Lei de Execução Penal).

O CNPCP é integrado por treze membros designados através de ato do Ministério da Justiça, dentre professores e profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e ciências correlatas, bem como por representantes da comunidade e dos Ministérios da área social.


Partidos e possíveis nomes pra vice aguardam com expectativa anúncio do pastor Sérgio Queiroz sobre a disputa pela prefeitura de João Pessoa

A forte perspectiva do Pastor Sérgio Queiroz aceitar o apelo dos eleitores do campo da Direita para entrar na disputa pela prefeitura de João Pessoa, em outubro vindouro, incendiou de vez bastidores da sucessão municipal na Capital (Veja Aqui). Ele marcou para a manhã desta quarta-feira (21) uma definição quanto aos convites nesse sentido, um dos quais veio do partido NOVO.

Na visão geral, o Pastor Sérgio Queiroz é quem mais agrega no campo da Direita. Com cacife para ser o destino de votos também dos campo de Centro e Centro Direita. Foi tão forte impacto da possível postulação do pastor que pedras já rolaram em sua direção. Um sinal claro de que essa postulação o transformaria no mais forte concorrente que o prefeito Cícero Lucena (PP) poderia ter na peleja.

É tanto que nomes de peso da iniciativa privada e da própria política são defendidos para compor a chapa na condição de vice dele. Informações relatam que o União Brasil, por exemplo, poderia ter o deputado George Morais vice do pastor selando uma aliança ampliada para 2026 em torno do nome de Efraim Filho ao Governo. Já imaginou Efraim com o pastor em sua chapa, disputando o Senado?

Esse cenário chama também atenção do PL que pode repensar sua rota e indicar o vice de Sérgio Queiroz. Para tanto tem à disposição o deputado federal Cabo Gilberto, o médico e ex-ministro Marcelo Queiroga e o executivo Bruno Roberto, candidato ao Senado em 2022. Essa configuração acalmaria as desavenças no partido melhorando o ambiente para o ex-presidente Bolsonaro.

Para completar, é vislumbrando ainda uma terceira opção que viria da iniciativa privada de grande respaldo, perfil de qualidade e respeito na sociedade: Beatriz Ribeiro. Filha do ex-senador Roberto Cavalcanti - dono do Sistema Correio de Comunicação, que é do Republicanos, chapa que teria a empatia do empresariado, da Direta, Centro e Centro Direita, numa cartada que surpreenderia à todos. Ainda como carta na manga o nome de um forte empresário da Capital.

O que o pastor Sérgio Queiroz vai anunciar amanhã (21) é uma incógnita. Mas,  para quem disputou o Senado de maneira isolada, sem apoio de nenhum líder político, e venceu em todas as urnas de João Pessoa em 2022, obtendo 106.885 votos (28,02%) dos votos válidos, é chegado o tempo da "colheita" de um "plantio" muito bem feito em 2022.

Galdino diz que Romero está fazendo leitura errada sobre eleição em CG: “Que ele é candidato, é, infelizmente não será pelo Republicanos”.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) lamentou, nesta terça-feira (20), as decisões que o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) tem tomado com relação as eleições em Campina Grande. 

De acordo com Galdino, Romero será candidato a prefeito, mas toma, segundo ele, uma decisão errada em não fazer isso sendo filiado ao Republicanos. “Eu não vou falar absolutamente nada sobre esse tema. Que ele é candidato, é, infelizmente não será pelo Republicanos, por uma leitura errada que ele está fazendo. Se ele tivesse feito a leitura certa, seria eleito prefeito pelo Republicanos, com uma base também do governo lhe apoiando e seria também um grande protagonista em 2026, mas ele está fazendo uma leitura restritiva”, disse. 

Aliado de Bruno, deputado revela que já está certo rompimento de Bruno e Romero: “Cada um já escolheu seu lado”..

O deputado estadual Sargento Neto (PL) deu como consolidado, na manhã desta terça-feira (20), o rompimento entre o prefeito Bruno Cunha Lima (União) e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), cotado como candidato da oposição a Cunha Lima nas eleições deste ano.

“Cada um já escolheu seu lado, essa é a definição que já temos. Agora, vamos definir os lados e ir para ruas, mostrar o que foi feito e o que Campina Grande precisa entender”, disse. Aliado de Bruno, Neto disse acreditar no “discernimento” do eleitor de Campina. “Eu já escolhi o que é melhor, já temos essa definição [ficar com Bruno]”, afirmou.

Rompimento em Campina 

O que antes era discutido internamente, hoje já está presente nas rodas de conversas políticas em Campina Grande: o rompimento político entre Bruno Cunha Lima e Romero Rodrigues. Os políticos, que estiveram juntos na eleição de 2020, caminham para estar em lados opostos no pleito deste ano.

Na semana passada, o principal aliado de Romero, deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) fez duras críticas a Bruno ao afirmar que a gestão “é lenta” e que o prefeito “não tem conexão com a cidade”.

Ontem (19), Bruno usou as redes sociais para reagir. Sem citar Tovar, o prefeito afirmou que a “honestidade incomoda”.

Com efetivo de 83 agentes, Gaeco deflagra nova operação e cumpre mandados em Ibiara e Conceição por fraude em licitações

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta terça-feira (20) uma nova operação na região do Vale do Piancó. 

A operação está cumprindo mandados nos municípios de Ibiara e Conceição. Estão sendo cumpridos oito mandados judiciais de busca e apreensão, em endereços de cinco investigados e duas empresas, nas duas cidades.

Gaeco investiga fraudes em licitações

A “Operação Antifake” atua em combate a fraudes em procedimentos licitatórios, diante da existência de fortes indícios de direcionamento das licitações envolvendo a contratação de empresa para a prestação do serviço de coleta de resíduos sólidos do Município de Conceição e de um esquema de corrupção que acarretou o desvio de verbas públicas do Município de Ibiara, em razão da existência de reiterados pagamentos a serviços que não foram efetivamente prestados ou então prestados a menor.

O trabalho conta com a participação de 24 integrantes do GAECO-PB (incluindo membros e servidores), com 26 integrantes da Polícia Militar e 23 integrantes da Polícia Civil da Paraíba (delegados e policiais civis), formando uma efetivo de aproximadamente 83 agentes públicos. (com clickpb)

Prefeito Ricardo Pereira exonera secretário após ser preso por tentativa de estupro de jovem de 21 anos dentro de hotel em JP.

O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, exonerou o secretário de Infraestrutura, Givaldo Rodrigues de Moraes, após a prisão do auxiliar, em João Pessoa, por suposta tentativa de estupro a uma jovem de 21 anos, dentro de um hotel, na orla.

“Já fizemos a exoneração para que ele possa ter o direito a ampla defesa, mas que a Prefeitura seja isenta de um ato ilícito cometido por qualquer servidor. A Prefeitura lamenta um ato envolvendo um secretário de primeiro escalão”, destacou o prefeito que se encontra em Brasília.

Givaldo Rodrigues de Moraes foi preso nessa segunda-feira (20), em João Pessoa. Ele é acusado de dopar e tentar estuprar uma jovem de 21 anos, dentro de um hotel, na orla de João Pessoa. De acordo com as informações da TV Correio, Givaldo veio à Capital para acompanhar um homem, que passaria por uma cirurgia. A vítima é filha do paciente.

No meio do caminho, eles teriam parado em um local pra comer. Após a refeição, o pai e a filha se queixaram de um suco, que estaria com um gosto estranho. No entanto, eles seguiram viagem, começaram a sentir sinais de sonolência e “apagaram” ao chegar no hotel. Passado o efeito da substância, a jovem acordou e afirmou que Givaldo estava em cima dela, parcialmente sem roupa. Diante da confusão, o secretário pediu um segundo quarto e deixou pai e filha trancados.

Ainda dopada, a jovem ligou para o namorado, relatou o ocorrido e a polícia foi acionada. Ao chegar no local, os policiais interrogaram o suspeito, que não soube explicar a situação e acabou detido. Após serem libertados, a vítima contou que estava dopada e teria sofrido uma tentativa de estupro. Ela foi encaminhada para a Cidade da Polícia Civil, onde foi acolhida e recebeu assisstência.

Givaldo Rodrigues deve passar por audiência de custódia ainda nesta terça-feira (20).

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Deputado Eduardo Carneiro entrega emenda e anuncia retroescavadeira para município de Conde

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), fez a entrega de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil destinada à infraestrutura de Conde, no Litoral Sul paraibano. Durante visita ao município ao lado da prefeita Karla Pimentel, Eduardo também anunciou uma retroescavadeira, no valor de R$ 600 mil, fruto de articulação sua para beneficiar a população condense.

De acordo com Eduardo Carneiro, a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos moradores de Conde e representa o compromisso assumido por ele em mais um ano na condição de liderança majoritária para desenvolver a região. “Com muito trabalho iniciamos o ano com mais de R$ 1 milhão como fruto do nosso compromisso com a cidade e todo Litoral Sul paraibano”, afirmou.

A prefeita Karla Pimentel agradeceu a parceria do deputado Eduardo Carneiro, destacando os inúmeros benefícios conseguidos através de sua atuação como representante de Conde e demais municípios do Litoral Sul paraibano. “Mais uma vez o deputado Eduardo Carneiro retribui com muito trabalho a nossa confiança. Hoje o Conde vive um bom momento administrativo, com obras e ações em diversos bairros, por isso o nosso agradecimento”, destacou.

Reviravolta: Um mês após ser anunciado como pré-candidato, ‘Neguinho do Mondrian’ desiste de disputa em Cajazeiras

O pré-candidato a prefeito de Cajazeiras do grupo do Zé Aldemir,  Alisson Lira ( Neguinho do Mondrian ), acaba de anunciar a renúncia de sua postulação. “Passei três dias reunido com a minha família e cheguei à conclusão que não devo ir para essa disputa”. 

O pré-candidato também anunciou que está deixando a secretaria de Infra-estrutura que ele ocupa no governo municipal. Perguntado sobre quem deve ser agora o candidato do prefeito Zé Aldemir ele disse: “Agora Zé Aldemir pode indicar a secretária Corrinha que sempre foi a sua preferida para esta disputa.”

Neguinho do Mondriam publicou uma carta no seu Instagram explicando os motivos de sua decisão com mais detalhes.

Confira abaixo a nota:

 

Governo da Paraíba vai repassar escolas (e ceder servidores) estaduais de educação infantil e fundamental para municípios

O governador João Azevêdo (PSB) publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16) decreto que autoriza a Secretaria de Estado da Educação a celebrar protocolo com municípios para viabilizar a municipalização da gestão e execução dos serviços públicos de educação infantil e ensino fundamental, atualmente realizados pelo Estado, nas unidades escolares a serem municipalizadas.

A medida inclui a transferência de alunos, recursos humanos e materiais e de recursos originários do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com o secretário de estado da Educação, Roberto de Araújo, são cerca de 30 escolas que serão alvo dos convênios, sendo 16 apenas em João Pessoa. As prefeituras terão até o dia 31 de março de cada ano para aderir ao protocolo. O Conversa Política apurou que um evento ainda será realizado entre o governo do estado e prefeituras para formalizar o processo.

Conforme o decreto, a municipalização de educação infantil e do ensino fundamental se dá sem prejuízo da realização de ações compartilhadas entre o estado e municípios, como o Integra Educação PB, o Programa Alfabetiza PB, Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa, Programa Fortalecimento da Aprendizagem e da criação de novos programas governamentais pela legislação superveniente, ou da celebração de convênios para investimentos na educação básica.

Regras do decreto

Os municípios que aderirem ficam responsáveis pela inserção de dados do Censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em relação às unidade escolares municipalizadas, para o fim de percepção das verbas do Fundeb a partir do ano subsequente à adesão.

Em relação aos servidores, o decreto estabelece que eles poderão ser cedidos até o dia 31 de dezembro do ano da municipalização, com ônus para o Estado, e, reiteradamente, por períodos de um ano, após aquele prazo, com ônus para a Prefeitura, sem prejuízo da remuneração e das demais vantagens do cargo efetivo, os profissionais ocupantes do grupo ocupacional do magistério e os profissionais de regime estatutário.

O decreto também autoriza as Secretarias de Estado de Educação e Administração a ceder temporariamente o uso dos bens imóveis em que se sediam as escolas municipalizadas, que sejam de titularidade do Estado, desde que se destinem à prestação dos serviços educacionais municipalizados.

Empresário Steniel Mendes recebe apoio do ex-senador Efraim Morais

O empresário e ex-vereador da cidade de Aguiar, Steniel Mendes recebeu, nesse sábado (17), o apoio do ex-senador paraibano, Efraim Morais, em sua pré-candidatura a vereador no município, onde em um vídeo divulgado nas redes sociais, Steniel Mendes e Efraim Morais aparecem lado a lado, e o ex-senador destaca o nome de Steniel para integrar o grupo da pré-candidata a Prefeitura, Duzinha.

“Ao lado desse meu irmão, amigo e futuro vereador da cidade de Aguiar. Que vai estar ao lado de Duzinha, que é a nossa pré-candidata a prefeita. Deus vai abençoar Aguiar e levar dona Duzinha, que tem aquela paixão e amor pelo bem da terra. Então, estamos juntos ao lado desse gigante e pré-candidato a vereador, Steniel Mendes”, afirmou o político Efraim Morais.

A pré-candidatura de Steniel Mendes ganha ainda mais força com o apoio de uma figura tão influente como Efraim Morais. A união entre os dois representa um compromisso conjunto com o progresso e a melhoria das condições de vida dos cidadãos de Aguiar.

Efraim Morais, é um grande nome da política paraibana, é reconhecido por sua habilidade de articulação e vasta experiência no cenário político do estado. Pai do atual senador Efraim Filho, o ex-senador tem um histórico de realizações e dedicação ao serviço público.

Prestigiada a posse do novo presidente da Sociedade de Anestesiologia da Paraíba

Foi prestigiadíssima a posse do novo presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB), Gutenberg Borborema, o mais jovem médico a assumir o cargo da entidade.

Estiveram presentes na solenidade, na noite desse sábado (17/02), representantes da medicina estadual e nacional solenidade, governador João Azevêdo, deputado estadual Wilson Filho, representando a Assembleia Legislativa, e o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, entre outros.

Borborema assumiu em seu discurso o compromisso de buscar novas alternativas e estratégias que assegurem a autonomia profissional dos anestesiologistas paraibanos.

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Dr. Azif Lemos e Josa Brito cumprem agenda na zona rural de Itaporanga com calorosa recepção do povo

Cumprindo intensa agenda de visitas, nesse período de pré-campanha visando o pleito eleitoral vindouro, o médico e pré-candidato a prefeito Dr. Azif Lemos esteve, neste domingo (18), na comunidade Capim Grosso dos Gobel na zona rural de Itaporanga. 

Acompanhado da suplente de Vereadora Josa Brito, foram calorosamente recebidos pelos moradores da localidade. Josa Brito o ciceroneou por várias casas de eleitores seus numa demonstracão inequívoca de carisma, amizade e atenção. 

Mulher de fibra, aguerrida, disposta, com vasto leque de serviços prestados ao povo de Itaporanga, Josa Brito não mede esforço para defender e lutar por causas que aparecem em sua frente que seja de interesse coletivo.

Dobradinha com perfeita sintonia Dr. Azif Lemos e Josa Brito que Itaporanga espera ter a partir de 2025 na prefeitura e Câmara de Vereadores, trabalhando em conjunto pelo desenvolvimento social, atenção aos mais carentes, prestação de serviço digna na saúde e educação mirando em melhor qualidade de vida.

Será a terceira tentativa de Josa chegar à câmara e sabe que não pode mais servir de massa de manobra pra eleger vereadores grandes, como foi nas últimas eleições. Agora, ela tem oportunidade de estar num time pequeno e justo com chances reais de se eleger. Essa é a esperança de seus eleitores, familiares e o povo em geral, que deseja o seu bem e êxito. 

Por onde passam, Dr. Azif Lemos e Josa Brito são festejados pela disposição em trabalhar em prol do povo e o bem-estar da coletividade. O caminho vai sendo pavimentado com ambos experimentando o desejo do povo de se renovar a política. E esta só se renova com gente nova, novo sonho e novo tempo. 

Primo de Romero, Vereador Márcio Melo consegue nomeação de esposa no governo do Estado e é mais um a deixar base de Bruno em CG

O vereador Márcio Melo, de Campina Grande, conseguiu a nomeação da esposa para cargo no Governo do Estado. Segundo portaria publicada na edição deste sábado (17) do D.O.E, Aretusa Gomes da Silva (esposa de Márcio) foi nomeada como Chefe do Núcleo de Engenharia e Manutenção do Hospital de Trauma de Campina Grande.

A nomeação teve articulação do secretário Jhonny Bezerra (Saúde), pré-candidato a prefeito de Campina Grande. Com essa nomeação, Márcio Melo (primo do deputado federal Romero Rodrigues) oficializa sua adesão à base de oposição em Campina e ao grupo do governador João Azevêdo. 

Assim, a bancada do prefeito Bruno Cunha Lima (UB) diminuiu agora para apenas 10 Vereadores.