sábado, 13 de novembro de 2021

Rafaela Camaraense confirma pré-candidatura a Deputada Federal em 2022

Atual secretária executiva de Juventude do Governo da Paraíba, Rafaela Camaraense, que por duas oportunidades foi eleita vereadora em Cuité, sua cidade de origem, no Curimataú do estado, e que em 2018 ficou na 1ª suplência de sua coligação quando disputou uma das vagas da Assembleia Legislativa do Estado, dá um passo à frente e confirmou na tarde desta sexta-feira (12) sua pré-candidatura à Deputada Federal.

Filha do prefeito de Cuité, Charles Camaraense, que na última pesquisa de avaliação pontuou mais de 85% de aprovação da sua gestão, Rafaela lança seu nome para Câmara dos Deputados pelo partido do governador João Azevedo (Cidadania), que sinalizou de forma positiva para esse projeto que é maior, ousado, mas totalmente viável. João Azevedo tem garantido para o Curimataú e Seridó grandes e importantes investimentos, inclusive em Cuité, o que naturalmente potencializa ainda mais essa postulação de Rafaela, nome totalmente vinculado ao sucesso das ações do Governo na região.

Entre os atuais e mais importantes investimentos da gestão liderada por João Azevedo na região estão a ligação asfáltica de Nova Floresta à Picuí e de Sossego à Cubati; a construção do Açude Boqueirão do Japi e o seu sistema adutor; o fornecimento de refeições ao preço de 1 real através do Programa ‘Tá na Mesa’ nos municípios de Cuité, Barra de Santa Rosa, Nova Floresta, São Vicente do Seridó e Picuí; a construção do ginásio e de laboratórios, além da reforma e ampliação da Escola Estadual Henrique Pereira dos Reis, na Serra do Bombocadinho, região rural de Cuité; além da reforma da sede da CAGEPA em Cuité que também está em execução.

A importância da participação feminina na política tem sido um dos assuntos mais discutidos e abordados da atualidade, e o interessante é que Rafaela Camaraense tem assumido esse protagonismo desde seus 20 anos, quando se lançou candidata a vereadora em 2012 e foi a mais votada da oposição em Cuité, se apresentando para reeleição em 2016 e sendo a reeleita mais votada no pleito. Rafaela também foi candidata a deputada estadual em 2018 e obteve mais de 16 mil votos, ficando na 1ª suplência da sua coligação.

Bacharel em Direito e com graduação e especialização na área de Gestão Pública, Rafaela Camaraense responde atualmente pela pasta de juventude no Governo da Paraíba, através da qual tem alavancado as políticas públicas voltadas para a juventude, ganhando notoriedade e destaque dentro e fora do estado, o que sem dúvida foi levado em consideração pelo governador João Azevedo ao confiar essa nova missão para que Rafaela possa ser um dos nomes paraibanos a estar na Câmara Federal, a partir de 2023, trabalhando em prol do desenvolvimento do estado.

Prefeito de Campina Grande, Bruno transfere o governo interinamente para Lucas Ribeiro

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), transmitiu o cargo para o vice-prefeito, Lucas Ribeiro (Progressistas), em solenidade no início da tarde desta sexta-feira, 12, no auditório do Centro de Convenções Raymundo Asfora. Antes do ato solene, Bruno esteve reunido com todo o seu secretariado. A interinidade de Lucas Ribeiro será de 12 dias. Esta é a primeira vez que o vice assume a função desde o início da atual gestão.

A solenidade foi prestigiada por secretários, vereadores, prefeitos, lideranças políticas e comunitárias. Ocuparam o local de honra, além de Bruno e Lucas, a senadora Daniella Ribeiro (mão de Lucas), o ex-prefeito e ex-deputado Enivaldo Ribeiro (avô) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinaldo Cardoso. O prefeito empossado Lucas Ribeiro esteve acompanhado da esposa, Camila Mariz Ribeiro.

Pela manhã, na reunião que se estendeu por volta de uma hora e meia, no Salão Principal do Centro de Convenções Raymundo Asfora, Bruno tratou com toda sua equipe de primeiro escalão – secretários titulares e executivos, além dos dirigentes da administração indireta – de um balanço sobre este primeiro ano de gestão. Na ocasião, já deixou marcado para, ainda na primeira quinzena de dezembro próximo, um novo encontro de trabalho mais aprofundado, onde cada setor terá chance de apresentar seu balanço e os planos para o exercício 2022 na Prefeitura.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

“Temos que ter palavra e compromisso”, diz prefeita de Bayeux ao trocar Efraim por Aguinaldo na disputa pelo Senado em 2022

“Em tudo na vida temos que ter palavra e compromisso e na política não é diferente”. Essa foi a justificativa dada pela prefeita de Bayeux, Luciene Gomes ao justificar o fato de ter deixado de seguir Efraim Filho (DEM) para apoiar   Aguinaldo Ribeiro (PP)  para o senador em 2022.  

Luciene Gomes, que foi a entrevista do Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, desta sexta-feira (12), explicou que deputado Aguinaldo Ribeiro já liberou emendas para investimentos em várias áreas, principalmente na saúde e sempre teve uma atenção e um respeito especial para com o município de Bayeux.

A prefeita de Bayeux também destacou a destinação de recursos financeiros por parte do deputado federal Damião Feliciano e  pelo Estadual  Felipe Leitão. “Graças a esses recursos a gente pode investir  em obras, ações e serviços que vão trazer melhorias para a qualidade vida das pessoas. É assim que se faz política, com parcerias onde a população é a principal beneficiada”, finalizou.

Futuro partidário: Adriano Galdino deve definir até fim do mês sua filiação entre Republicanos e o União Brasil

Apesar de ter ‘apalavrada’ sua filiação no Avante, na Paraíba, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), ainda não bateu o martelo sobre seu futuro partidário. Das legendas que cobiçam o seu ‘passe’ estão o Republicanos, que na Paraíba é comandado pelo deputado federal Hugo Motta, e o União Brasil, que tem como responsáveis no estado os deputados federais Efraim Filho e Julian Lemos.

Em Brasília, Galdino informou que conversou com a nacional do Avante, mas não bateu o martelo. O parlamentar também tinha outras duas reuniões com os presidentes do União Brasil e Republicanos, mas devido a problemas de agenda não pôde conversas com os dirigentes. “Eu vim a Brasília para dialogar com os partidos que pudessem me contemplar nessa nova caminhada. Tive uma conversa importante, muito produtiva com o presidente do Avante, Tibé, e na próxima semana vamos tentar conversar com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, assim como Luciano Bivar e ACM Neto, do União Brasil”, disse.

Galdino ressaltou ainda que deverá retornar à Capital federal na próxima semana para retomar esses contatos e definir seu futuro partidário. “Acho que na próxima semana devo retornar e vou continuar esses contatos para que eu possa ter uma definição política no menor espaço de tempo possível”, emendou.

Galdino ainda deixou claro que a tese de vir a presidir o União Brasil na Paraíba não está na pauta.  “Tinha uma agenda para conversar com o presidente do União Brasil, mas não nessa possibilidade de ser o presidente no estado. A agenda era para conversar com os dirigentes, mas não foi possível por conta da pauta acalorada em Brasília”, finalizou.

Em entrevistas recentes, Galdino tem dito que vai trabalhar para ocupar uma vaga na chapa majoritária do governador João Azevêdo nas eleições de 2022, mas não descarta a possibilidade de encarar a reeleição.

Ausente das solenidade com João Azevêdo, Lígia não perde uma em Bayeux...

Ausente das solenidades promovidas pelo Governo do Estado, a vice-governadora Lígia Feliciano inicia carreira solo visando a disputa pelo governo em 2022. 
Ao lado do marido, deputado federal Damião Feliciano, Ligia tem participado constantemente das solenidades promovidas pela prefeita de Bayeux, Luciene de Fofinho (PDT), como a que se deu ontem, ao lado da prefeita e de vereadores.

Ex-secretária (Saúde) de Romero, Luzia Pinto deixa gestão BCL, acompanha Eva e vai para o Governo do Estado

A ex-secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, vai integrar a equipe da nova secretária-executiva de Articulação Política do Estado, na chefia do Escritório de Representação em Campina Grande, Eva Gouveia.

Luzia, que é servidora efetiva do Estado, foi auxiliar do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) até 2019 e vai assessorar Eva.

Até agora, ela estava à disposição da Prefeitura de Campina Grande, mas já se despediu das atividades na gestão municipal.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Presidente da Câmara de Sapé aceita denúncia e instala CPI para investigar prefeito Major Sidney pela acusação de 'rachadinha', fraude em licitações e outros crimes.

O presidente da Câmara aprovou o Requerimento nº 496, acatando a denúncia e criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o prefeito Major PM Sidney Paiva. Na sessão desta quinta-feira (11), o presidente Abraão Júnior (centro na foto) leu o requerimento apresentado por Teresa Carneiro, identificada na internet como irmã de um ex-secretário da Prefeitura de Sapé.

Na denúncia, o prefeito é acusado das práticas de 'rachadinha', de distribuição de gratificações e de cargos públicos, de contratação de 'funcionários fantasmas', de fraudes em licitação com superfaturamento e de contratação de 'serviços fantasmas'. O presidente da Câmara disse que aceitou a denúncia por considerar fortes indícios para as acusações. Ele deu prazo de cinco dias para que os citados possam apresentar defesa.

O dirigente da Câmara informou que a Comissão Parlamentar de Inquérito será formada por seis vereadores, tendo presidente, relator e membros, e terá 90 dias de prazo para os trabalhos de investigação e apuração dos fatos. O prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Com candidatura de Aguinaldo ao Senado e chegada de Bolsonaro ao PL, Zé Aldemir e Wellington Roberto aceleram acordo pra dobradinha com Drª Paula em Cajazeiras

Com a eventual candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP) ao Senado em 2022, o prefeito de Cajazeiras José Aldemir (PP) avança a passos largos para fechar acordo com o deputado federal Wellington Roberto, presidente do PL na Paraíba, sigla que o presidente Jair Bolsonaro irá se filiar no próximo dia 22 de novembro.

Com a nova parceria, os caminhos em Brasília voltarão a ficar bem pavimentados para liberação de recursos federais que serão destinados a Cajazeiras.

Sempre habilidoso e influente nos bastidores do Congresso Federal, Wellington Roberto ficará ‘gigante’ no Governo Federal com a chegada de Bolsonaro ao PL que promete avalanche de recursos da união para suas bases eleitorais. 

Em abril passado, José Aldemir e a deputada Drª Paula receberam das mãos de Wellington Roberto uma nova motoniveladora (Patrol), adquirida junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, para reforçar a frota de máquinas pesadas do município.

Encher os cofres da Prefeitura de Cajazeiras de recursos com a finalidade de grandes obras e investimentos, Wellington Roberto não tem dúvida que a consolidação do apoio de Zé Aldemir e a dobradinha com a deputada estadual Dra. Paula (PP), será questão de tempo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Mais uma coincidência: Evitando encontros com João, Veneziano vai pra Dubai e não participa de reunião da bancada federal...

O senador Veneziano Vital do Rêgo não participou da reunião da bancada paraibana com o governador João Azevêdo (Cidadania), em Brasília. Deputados e a senadora Nilda Gondim estão presentes no encontro. Veneziano tem evitado dividir os mesmos espaços com o governador. Nem mesmo a discussão que vai traçar o envio de emendas para o estado em 2022 foi capaz de colocá-lo frente a frente com Azevêdo.

João foi. Veneziano preferiu não ir, novamente. Cada um com suas prioridades. A reunião da bancada paraibana com o governador João Azevêdo (Cidadania) colocou várias lideranças políticas do estado lado a lado. É verdade que a viagem de Veneziano coincidiu com a reunião da bancada com o governador, mas também é fato que coincidências têm sobrado no processo de distanciamento dos dois.

Wilson Santiago pode voltar ao comando do PTB paraibano após Moraes afastar Roberto Jefferson do comando nacional da legenda

Com o afastamento de Roberto Jefferson por 180 dias da presidência nacional do PTB o partido na Paraíba poderá sofrer novas mudanças ou voltar para as mãos do deputado federal Wilson Santiago, cujo comando sofreu intervenção.

Mesmo assim, os “Santiago” permaneceram com suas filiações na sigla trabalhista, enquanto o comunicador Nilvan Ferreira recebia das mãos de Jefferson as chaves para comandar o Partido Trabalhista Brasileiro.

Com apoio de parlamentares da legenda, Wilson Santiago faz gestão para rever a presidência do PTB na Paraíba. E não de agora. Por isso, ele rejeitou o convite do Cidadania (do governador João Azevêdo) e também para retornar ao MDB…

Por enquanto, os “Santiago” não se pronunciaram sobre o afastamento de Roberto Jefferson, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Frente da Renovação Parlamentar está em Brasília para dialogar com partidos

Até esta quinta-feira (11) a coordenação da Frente de Renovação Parlamentar estará em Brasília para série de encontros com presidentes de partidos.  A comitiva tem 10 pessoas e já foi recebida pelo presidente do Solidariedade, Paulinho da Força; do PSB paraibano, deputado Gervásio Maia; e pelos parlamentares Efraim Filho e Julian Lemos, do futuro União Brasil - fusão DEM/PSL.

Essa viagem será uma espécie de divisor de águas na história do movimento que se organiza para disputar as eleições 2022 por um único partido. “Estamos avançando nessa questão de diálogo e até janeiro a gente vai decidir para qual partido migrar”, afirmou Aledson Moura, um dos representantes da Frente.

Manter a unidade do grupo, que ao todo conta com 35 participantes de diferentes regiões do Estado, é algo da qual a Frente não abre mão. O perfil eleitoral dos integrantes é semelhante – nenhum deles tem mandato e o objetivo de cada um é conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba. Por isso essa mobilização – e a seleção.

Próximos passos: na volta de Brasília, a Frente terá novo compromisso: se reunir para deliberar sobre o que foi discutido na capital federal e os passos seguintes. Esse planejamento é parte importante para reduzir riscos em um cenário naturalmente incerto.

Frente de Renovação Parlamentar: o primeiro encontro com lideranças políticas paraibanas (ex-prefeitos, ex-deputados etc.) ocorreu em dois de outubro, em um hotel de João Pessoa, com a ideia de somar o capital eleitoral de todos eles, eleger cinco ou seis deputados estaduais e pelo menos um federal.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Wellington espera adesão de bolsonaristas na PB às pré-campanhas dele e de seus dois filhos

O deputado federal e presidente do PL da Paraíba, Wellington Roberto, disse que espera que o seu grupo receba apoio das lideranças políticas bolsonaristas da Paraíba com a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, que deve ocorrer no dia 22 deste mês.

Além dele, que será candidato à reeleição na Câmara dos Deputados, um de seus filhos, Caio Roberto, será candidato à reeleição na Assembleia Legislativa (ALPB) e, o outro, Bruno Roberto, disputará o Senado.

“Estamos preparados. Já era decisão nossa ver se o povo da Paraíba nos credencia para que possamos continuar trabalhando pelo estado da Paraíba, pelos municípios, enfim, pelo povo. Não só eu, como Caio Roberto na Assembleia e Bruno Roberto numa pré-disputa para ocupar a vaga do saudoso José Maranhão no Senado. Então isso nos honra muito. Vai fortalecer muito e vai ter uma abertura grande com os companheiros do PSL, e de outras legendas que se identificam com o presidente”, garantiu.

Na ocasião, inclusive, Wellington Roberto convidou os bolsonaristas que estão insatisfeitos em outras legendas a migrarem para o PL.