sexta-feira, 14 de março de 2025

Apenas dois deputados ainda não assinaram a lista de Adriano com nome de Alanna Galdino para vaga no TCE-PB

Dois deputados estaduais ainda não assinaram a lista que qualifica Alanna Galdino como indicada da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
Hervázio Bezerra (PSB) e Wallber Virgolino (PL) foram os únicos parlamentares que, até o momento, não aderiram ao documento elaborado pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos).
A poucas horas do encerramento do prazo para inscrições, Adriano Galdino reuniu um grupo de deputados para um almoço estratégico nesta terça-feira (14). O encontro aconteceu no restaurante Estaleiro, na praia do Bessa, em João Pessoa, e contou com a presença de parlamentares de diferentes partidos. A informação foi publicada inicialmente pelo blog do jornalista Heron Cid.
Entre os presentes estavam Branco Mendes (Republicanos), Cicinho Lima (PL), João Gonçalves (PSB), Felipe Leitão (PSD), Jutahy Meneses (Republicanos) e Anderson Monteiro (MDB), além do ex-deputado federal Inaldo Leitão. Durante o encontro, um detalhe chamou atenção: sob o braço de Adriano Galdino, uma pasta contendo assinaturas de parlamentares que apoiam a candidatura de sua filha, Alanna Galdino, à vaga de conselheira do TCE.
Alanna é filha de Adriano Galdino, que tentou viabilizar a candidatura de seu irmão, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos). No entanto, Murilo optou por não disputar a vaga.
O prazo para inscrições se encerra na noite desta sexta-feira (14) e, sendo a única candidata, Alanna deve ser confirmada como nova integrante da corte de contas paraibana.

quinta-feira, 13 de março de 2025

Veja o bar que promove “bingo de mulheres” e é alvo de inquérito da Polícia na Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba vai responsabilizar criminalmente os donos de um bar na zona rural de Lagoa de Dentro, no Brejo paraibano, onde era promovido um “bingo de mulheres”. O caso foi denunciado pelo padre Adauto Tavares durante uma missa no último domingo (9) e está sendo investigado sob a condução do delegado Sylvio Rabelo.

Padre denunciou o caso após missa em Lagoa de Dentro

Segundo o delegado, a denúncia partiu do próprio pároco da cidade, que relatou ter tomado conhecimento do bingo ao conversar com fiéis após a celebração religiosa. “Após o término da missa, em conversas informais, o padre soube que, próximo ao local, havia um bar com muito barulho e circulação de mulheres. Foi informado de que ocorria um bingo e que o prêmio para quem vencesse seria ‘usufruir das mulheres'”, explicou Sylvio Rabelo, nesta quarta-feira (12).

Diante da gravidade da denúncia, a Polícia Civil instaurou um inquérito no dia seguinte, ouvindo diversas testemunhas, incluindo membros do Conselho Tutelar e o próprio padre.

Investigação avança e donos do bar serão responsabilizados

O delegado confirmou que o bingo realmente acontecia no estabelecimento e que os responsáveis serão indiciados criminalmente. “Iniciamos as investigações de maneira rápida e estamos esclarecendo toda a dinâmica do caso. De fato, existe um bar nesse sítio que estava promovendo esse tipo de bingo, e vamos seguir com o inquérito até o indiciamento dos responsáveis”, afirmou Rabelo.

quarta-feira, 12 de março de 2025

Deputados revelam que Murilo aceitou convite para ser indicado ao TCE; Adriano está em Brasília conversando com Murilo e Hugo sobre o assunto

O deputado federal Murilo Galdino teria aceitado o convite de seu irmão, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, para ser indicado à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (12) por dois deputados aliados de Adriano ao Política da Paraíba.
Horas antes, o site havia publicado que a expectativa era de que a indicação ficasse com a médica e advogada Alane Galdino, filha do presidente da ALPB. No entanto, com a sinalização positiva de Murilo, Adriano decidiu alterar o nome que será apresentado para a Corte de Contas.
Informações de bastidores apontam que Adriano já conta com o apoio de pelo menos 25 deputados, número que pode crescer, já que outros postulantes enfrentam dificuldades para obter as 12 assinaturas necessárias para formalizar candidaturas.
Inicialmente, o deputado Tião Gomes (PSB) era apontado como favorito para a vaga, mas ele desistiu da disputa na última segunda-feira (11). A cadeira no TCE-PB foi aberta após a aposentadoria compulsória do conselheiro Arthur Cunha Lima, em dezembro do ano passado.

Lucas Ribeiro diz que vê com naturalidade saída de Daniella do PSD com “chegadas de pessoas que não fazem parte do projeto”

O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou nesta terça-feira (12) a destituição e desfiliação de sua mãe, a senadora Daniella Ribeiro, do comando do PSD no estado. A mudança ocorre após a confirmação da chegada do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima à presidência da legenda, substituindo Daniella, que ocupava o cargo desde 2022.
Em entrevista ao jornalista Wallison Bezerra, Lucas Ribeiro afirmou que a decisão de sua mãe foi tomada de maneira tranquila, uma vez que não havia alinhamento entre os novos rumos do partido e o projeto político que o grupo dela defende. Segundo ele, a falta de consenso tornou inviável a permanência de Daniella na sigla.
“A senadora já se manifestou sobre essa questão. Como diz a palavra, dois não podem andar juntos se não houver acordo. O presidente nacional do partido [Gilberto Kassab] trabalhava uma fusão com o PSDB, e, nesse momento, teria a chegada de pessoas que não fazem parte do projeto que hoje estamos inseridos”, explicou o governador em exercício.
Lucas Ribeiro destacou que, diante desse cenário, Daniella optou por deixar o partido e buscar um novo caminho político. “Reconhecendo que não cabe pessoas que não tenham a mesma convicção sobre o que está acontecendo no nosso estado, ela decidiu não fazer mais parte do PSD. Em breve, ela mesma se posicionará sobre qual será seu destino político”, afirmou.
A saída de Daniella Ribeiro do PSD altera o cenário político para as eleições de 2026. Até então, o grupo liderado pela senadora e por seu irmão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, contava com duas siglas fortes na Paraíba: PP e PSD. Com a mudança, a articulação do grupo passa a depender exclusivamente do PP.
A expectativa agora é sobre qual legenda Daniella Ribeiro escolherá para seguir sua trajetória política e como essa movimentação impactará a disputa eleitoral no estado.

Adriano Galdino está em Brasília tentando convencer Murilo Galdino a aceitar indicação para conselheiro do TCE-PB

O deputado federal, Murilo Galdino, em conversas com seu irmão, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, pode ser indicado a vaga de conselheiro do TCE-PB. Na ocasião, o líder da casa legislativa, a fim de convencer seu irmão, viajou até Brasília nesta quarta-feira(12). O presidente da Câmara, Hugo Motta também é consultado sobre essa opção.
Além disso, segundo relatos, Adriano já conta com o apoio de 25 parlamentares. Porém, este número tende a crescer nas próximas semanas, já que outros postulantes enfrentam dificuldades para obter as 12 assinaturas necessárias para formalizar candidaturas.
A princípio, o deputado Tião Gomes era favorito para a função, mas acabou desistindo na última segunda-feira(10). Houve abertura de um novo nome no pleito após a aposentadoria de Arthur Cunha Lima, em dezembro de 2024.

Aguinaldo discute no Palácio do Planalto o Orçamento de 2025 com Gleisi e líderes no Planalto

Líder da Maioria no Congresso, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) participou, nesta quarta-feira (12), de uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, sobre o Orçamento Geral da União de 2025, que pode ser votado na próxima semana, na Comissão Mista de Orçamento.
O encontro contou com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do presidente da CMO, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), e do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).
Ribeiro destacou a importância do diálogo para a construção de um orçamento que contemple as necessidades da população e permita avanços em áreas estratégicas. “Nosso compromisso é contribuir para um Orçamento que seja bom para o país, garantindo investimentos essenciais e o equilíbrio fiscal necessário para o nosso crescimento sustentável. É com diálogo e responsabilidade que avançamos, unindo esforços para uma proposta equilibrada, que atenda às necessidades do Brasil e tenha condições de aprovação”, explicou o deputado.

terça-feira, 11 de março de 2025

Dinho assume o comando da Prefeitura de João Pessoa pela terceira vez

O prefeito em exercício Leo Bezerra (PSB) transmitiu o cargo ao presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley (PSD), que assume a Prefeitura de João Pessoa interinamente até o término da viagem internacional do prefeito Cícero Lucena (PP). É a terceira vez que Dinho assume o comando da cidade. As outras duas – 2021 e 2023 – foram na gestão passada anterior de Cícero e Leo.

A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no Centro Administrativo Municipal, onde o gestor destacou a trajetória e o compromisso do vereador pessoense. “Dinho, a partir de hoje, comanda os destinos de João Pessoa até a chegada do prefeito Cícero, no próximo dia 17 ou 18 desse mês. Então, fico muito feliz em saber que a Prefeitura estará em boas mãos. Um gestor responsável, um parceiro, que conhece o dia a dia da nossa cidade, por isso tenho certeza que vai tocar com muita maestria, com essa habilidade que ele já tem na Câmara Municipal, nos ajudando a construir a cidade que a gente tanto ama”, afirmou Leo Bezerra.

Dinho Dowsley lembrou que já teve a oportunidade de assumir a Prefeitura em outras oportunidades, agradeceu a confiança de Leo Bezerra e disse que vai aproveitar a oportunidade para acompanhar in loco o andamento de obras, como estão sendo aplicadas as emendas impositivas e autorização de recursos financeiros para a construção de equipamentos.

“Essa parceria é muito boa para o próprio município de João Pessoa. A Câmara em harmonia com o Poder Executivo. É uma outra experiência, onde a gente vai acompanhar a construção de equipamentos e serviços públicos, que para mim é motivo de muito orgulho”, afirmou o prefeito interino.

A solenidade contou com a presença de vereadores, além de secretários da gestão municipal. Com a ascensão de Dinho, quem assume o comando da Câmara interinamente é a vereadora Eliza Virgínia (PP).

Deputados decidiram “homenagear” Adriano com vaga no TCE-PB, informa Felipe Leitão que junto com Tião, Taciano, Jr Araújo e Branco Mendes foram primeiros a assinar lista em posse de Adriano

Desde que abriu prazo para inscrição de candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado por indicação da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), anda com um papel importante embaixo do braço. Informa o jornalista Luís Torres.
Trata-se de uma lista com as assinaturas dos deputados garantindo voto ao candidato a ser apontado por Galdino. As assinaturas foram colhidas durante o final de semana que antecedeu o lançamento do edital de inscrição dos candidatos ao público.
O primeiro a assinar foi o deputado Tião Gomes, que desistiu de concorrer. O segundo foi o deputado Taciano Diniz, que insiste em dizer ao público que é candidato. Na sequência, Felipe Leitão, Júnior Araújo e Branco Mendes. Taciano diz que tem 9 assinaturas das 12 necessárias para registrar sua candidatura. 
A lista, no entanto, já é bem maior. Todos à espera da definição, já que a escolha passa também por uma enorme lista de opções. De acordo com Felipe Leitão, os deputados(as) decidiram 'homenagear' Adriano Galdino elegendo o nome a ser escolhido por ele. 
"Nós, deputados e deputadas, devemos isso ao deputado Adriano, pela conduta ética que ele tem tido na Casa; pela correção e lealdade com todos os deputados e deputadas. Os deputados se reuniram e achamos por bem homenagear o deputado Adriano, delegando a ele que fizesse essa escolha", explicou Felipe. O prazo para inscrições para concorrer à vaga no TCE-PB vai até a próxima sexta-feira.

Justiça rejeita ação do PDT para cassar vereadores do PSD em João Pessoa

A Justiça Eleitoral da Paraíba considerou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo PDT contra o Partido Social Democrático (PSD) em João Pessoa, que alegava fraude na cota de gênero durante as eleições municipais de 2024. O juiz Alexandre Targino Gomes Falcão, da 70ª Zona Eleitoral, entendeu que não houve irregularidade comprovada e manteve o resultado das eleições.
A denúncia do PDT apontava que o PSD, partido do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, teria descumprido a exigência legal de 30% de candidaturas femininas, após uma das postulantes, Maria José Sales da Silva (Gorete Sales), ter o registro indeferido devido a pendências na Justiça Eleitoral. Com isso, o percentual de mulheres caiu para 26,66%, abaixo do mínimo permitido.
Na defesa apresentada, o PSD argumentou que não agiu de má-fé, pois a candidata em questão tentou regularizar sua situação e fez campanha normalmente. O magistrado destacou que o PSD só foi notificado sobre a inelegibilidade da candidata após o prazo de substituição, impossibilitando a correção da chapa.
Sem provas concretas de que houve intenção deliberada de burlar a legislação, a Justiça decidiu arquivar a ação e manter os diplomas dos candidatos eleitos pelo partido.

segunda-feira, 10 de março de 2025

Deputado Taciano Diniz registra amanhã candidatura para vaga no TCE; Inscrições vão até sexta-feira...

O deputado estadual Taciano Diniz vai registrar, nesta terça-feira (11), a candidatura à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A informação foi divulgada pelo programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (10). A vaga está aberta após a saída do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima. O período de inscrição se encerra na próxima sexta-feira (14).
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) iniciou, nesta segunda-feira (10), as inscrições dos interessados em concorrer à vaga. Em fevereiro, já tinham demonstrado interesse na vaga os deputados Tião Gomes, Taciano Diniz e Jutay Meneses. Tião Gomes abriu mão, hoje, da disputa e sugeriu o nome do deputado federal Murilo Galdino.
Cada candidato interessado deve apresentar requerimento com apoio de, no mínimo, 12 deputados (um terço dos parlamentares da ALPB). A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) ficará responsável por analisar os requerimentos e dar o parecer sobre cada candidatura, no prazo de dez dias seguintes ao encerramento das inscrições.

O novo conselheiro será escolhido por votação secreta com maioria absoluta dos deputados.

Veículo de prefeitura é apreendido com drogas e armas no Paraná; carga seria entregue a traficantes na Paraíba...

Uma operação da Polícia Civil da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil do Paraná, resultou na apreensão de um veículo oficial da Prefeitura de Assú (RN), que transportava um grande carregamento de drogas e armas no fim de semana. O automóvel estava carregado com mais de 250 quilos de maconha, um fuzil, uma espingarda calibre 12 e um bloqueador de sinal, dispositivo comumente usado em roubos de carga.

Investigação revela ligação com tráfico interestadual
A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Paraíba (DRACO/PCPB) e a Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Desarme/PCPB) identificaram a atuação de uma organização criminosa que opera em vários estados. A partir das investigações, dois integrantes da quadrilha foram localizados em Foz do Iguaçu (PR), onde foram presos em flagrante com o material ilícito.
Entre os detidos, dois são do Rio Grande do Norte, e a droga seria enviada para traficantes na Paraíba. A utilização de um veículo oficial de prefeitura para transporte dos entorpecentes levanta suspeitas sobre o envolvimento de agentes públicos ou a possível apropriação indevida do carro por criminosos.

Operação segue em andamento
As autoridades seguem investigando os outros membros da organização criminosa, que atuava em pelo menos três estados brasileiros. A Polícia Civil ainda não divulgou se há mais suspeitos sob investigação dentro da administração pública de Assú (RN).

Com desistência de Tião, João Azevêdo vai indicar nome para vaga no TCE-PB

Com a desistência do deputado estadual Tião Gomes (PSB) da disputa por uma vaga no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que buscará um diálogo com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), para discutir a indicação de um novo nome.
Segundo o governador, o próximo passo será uma reunião para definir a melhor alternativa para a composição do tribunal: “A partir dessa definição, é claro que nós vamos sentar, sentar com o presidente Adriano, fazer uma conversa, ter essa conversa para que a gente possa fazer essa definição”, disse em entrevista à Rádio Arapuan.

Disputa aberta pela vaga no TCE-PB

A saída de Tião Gomes da disputa abriu espaço para novos nomes na corrida pela vaga no TCE-PB, que substituirá o ex-conselheiro Arthur Cunha Lima. A escolha será feita por votação interna na ALPB, e o prazo para inscrições segue aberto até a próxima sexta-feira (14).

domingo, 9 de março de 2025

Projeto de lei na Câmara dos Deputados quer proibir a presença de raparigas nas ruas

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou, nessa sexta-feira (7), um projeto de lei na Câmara dos Deputados que busca proibir a presença de profissionais do sexo em vias públicas. A proposta sugere a inclusão da prostituição na Lei das Contravenções Penais, criada em 1941.

Se aprovado, o projeto prevê punições para quem for flagrado se prostituindo nas ruas e avenidas do país, com penas de 15 dias a três meses de prisão ou pagamento de 50 a 100 dias-multa.

Justificativa do projeto

Apesar de reconhecer que a prostituição é uma atividade legalizada e registrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Kim Kataguiri argumenta que a prática em locais públicos pode gerar impactos negativos para moradores e comerciantes das regiões afetadas. Segundo o parlamentar, bairros inteiros acabam sendo tomados pela atividade, muitas vezes ocorrendo próximo a residências familiares.

Além disso, o projeto destaca que a prostituição em vias públicas pode:

✔️ Comprometer a segurança local devido à presença de pessoas e veículos estranhos à região;

✔️ Facilitar a prática de crimes, como tráfico e consumo de drogas;

✔️ Gerar perturbação do sossego e descarte irregular de lixo.

Tramitação na Câmara

A proposta ainda precisa passar pelas comissões da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação no plenário. Até o momento, não há previsão para que o projeto avance na Casa.

Contadora Clair Leitão anuncia candidatura à vaga no TCE-PB; AL inicia essa semana processo de escolha...

Pela primeira vez desde a criação, há mais de 50 anos, o Tribunal de Contas da Paraíba pode ter uma mulher ocupando o cargo de conselheira. A contadora Clair Leitão, que é natural de Patos, Sertão do estado, confirmou que é pré-candidata à vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima.
A escolha de um novo conselheiro cabe à Assembleia Legislativa da Paraíba, que pode indicar um dos deputados ou deputadas estaduais, mas também pode abrir espaço para um nome da sociedade civil, desde que atenda aos critérios exigidos para a função.
O presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino (Republicanos), dará início ao processo de escolha essa semana. Dois deputados estão em campanha desde o ano passado: Tião Gomes (PSB) e Taciano Diniz (União Brasil). No entanto, em toda a história do TCE-PB, nenhuma mulher ocupou essa posição, o que evidencia um cenário ainda predominantemente masculino dentro das instituições do estado.
Em entrevista ao Blog do Márcio Rangel, Clair Leitão disse que a decisão de se lançar pré-candidata surgiu inicialmente como um sonho pessoal, mas se fortaleceu após ouvir conselheiros, ex-conselheiros e juristas sobre a importância de um perfil técnico na vaga e da necessidade de romper com o histórico exclusivamente masculino do TCE-PB.
“Essa candidatura não é apenas sobre mim, mas sobre abrir caminho para outras mulheres, quebrando paradigmas e mostrando que temos plena capacidade de ocupar esse espaço”, afirmou.
Para concorrer, a contadora precisa do apoio formal de pelo menos 12 deputados estaduais, que devem assinar em favor de sua postulação. Ainda ao BLOG, Clair fez um apelo especial à bancada feminina da ALPB, pedindo que compreendam a relevância deste momento e garantam que ela tenha, ao menos, o direito de disputar a vaga.

CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA:

Ao lado de Flávia e Daniel Galdino, governador Lucas Ribeiro visita obras em Piancó e Título de Cidadania Piancoense

A governador em exercício Lucas Ribeiro esteve, na tarde deste sábado (8), no município de Piancó, onde inspecionou diversas obras em execução pelo Governo da Paraíba, como o Centro de Hemodiálise, construção de creche (R$ 1,1 milhão) a reforma e ampliação da Escola Ademar Leite (R$ 2,3 milhões), que está com 97% de conclusão e será entregue em poucos dias. Por fim, Lucas recebeu o Título de Cidadania Piancoense.
"É uma grande alegria visitar Piancó e ver obras que vão mudar a realidade do município, como o Centro de Hemodiálise, que vai impedir que o cidadão que precise desse serviço tenha que se deslocar. É o olhar atento do Governo, liderado pelo governador João Azevêdo, levando políticas públicas a todos os cidadãos de todos os municípios", observou Lucas Ribeiro.

Cidadania Piancoense - Lucas Ribeiro recebeu na tarde deste sábado o Título de Cidadania Piancoense. "Recebo com muito orgulho o Título de Cidadania Piancoense, e essa atitude da Câmara Municipal de Piancó aumenta a minha responsabilidade com essa população que me acolhe tão bem", externou Lucas.
Ex-prefeita de Piancó, Flávia Galdino disse sobre o agraciado: "Lucas, adotar você como um filho de Piancó é uma honra, porque onde você estiver, você nos representa. Você tem um coração gigante, maravilhoso. Hoje depositamos em suas mãos uma esperança que há muito o Vale do Piancó não tinha", afirmou durante a sessão, conduzida pelo presidente da Casa, Edney Cabral.