sábado, 18 de janeiro de 2025

Ao lado de Gervásio, Maria Porto é recebida com festa em Taperoá e expande nome pela Paraíba

Um nome novo vem crescendo bastante na disputa por uma das 36 cadeiras na Assembleia Legislativa, para as eleições de 2026: Maria Porto (PSB). Simpática, agregadora e contagiante por onde passa ela já é tida nos bastidores da política estadual como uma das novas caras que tem vaga praticamente certa entre os novos(as) deputados(os) a serem eleitos ano que vem.
Esposa do prefeito de Bananeiras, o jovem (assim como ela) aprovado e testado Matheus Bezerra (PSB), filha do desembargador Zeca Porto, Maria Porto caiu nas graças do povo. É o nome mais festejado lá na região do Brejo Paraibano. Já conseguiu o apoio de vários prefeitos regionais e quer expandir o projeto pela Paraíba. 
Ela começou essa semana suas andanças pela demais regiões do estado ao lado do marido Matheus e do deputado federal Gervásio Maia (PSB). Estiveram na cidade de Taperoá, no Cariri, foram festivamente recebidos pelos vereadores: Dr. Ailton (presidente da câmara local), Rosinha, Fábio, Tito Rio Grande e Salatiel Gomes. Maria expande assim seu projeto pelos demais municípios paraibanos.

"Estou chegando em Taperoá para unir forças ao lado do nosso deputado federal Gervásio Maia, com compromisso de trabalhar pelo progresso e desenvolvimento de Taperoá e de toda a região. Quero expressar minha profunda gratidão aos nossos grandes parceiros vereadores: Presidente Dr. Ailton, Rosinha, Fábio, Tito Rio Grande e Salatiel Gomes, pela calorosa recepção e confiança. Esse é apenas o início de uma jornada promissora. Juntos, vamos mais longe!", disse Maria Porto.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Em recepção calorosa de Jacklino Porcino, Nabor e Olívia Motta sentem prévia de 2026 em Itaporanga

Homem da confiança do futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), o ex-presidente da Câmara de Itaporanga Jacklino Porcino recepcionou dias atrás na 'Rainha do Vale' o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e a jovem médica Olívia Motta, respectivamente, pai e irmã de Hugo. Ambos impressionaram e saíram impressionados da festa como uma prévia do que vem pela frente. 

Nabor tem o nome festejado pela Paraíba como "futuro senador" e se prepara para entrar em campo, ainda mais com o filho presidindo um dos poderes e segundo na linha sucessória da Presidência da República. Já Olívia vai suceder a avó, deputada estadual (seis mandatos) Francisca Motta, na Assembleia Legislativa. A missão dada por Hugo à Jacklino: "apresentar" Nabor e Olívia ao povo, foi cumprida com sucesso.

Os dois foram ciceroneados por Jacklino Porcino em todos os quadrantes do evento e sentiram in loco a calorosa recepção dos itaporanguense, abraçando-os efusivamente, numa clara convergência  com o brilho da "Morada do Sol". Jacklino tem metiê político como poucos e já observa o horizonte guardando uma oportunidade de voltar ao palco. Tem postura, caráter, palavra e respeito no meio.

Hugo fará dobradinha com a irmã, federal e estadual, em Itaporanga onde já é votado há várias eleições sempre sob a coordenação de Jacklino Porcino. Mantém assim uma base fiel e regular na 'Rainha do Vale' conduzida por quem entende do assunto. Confira alguns momentos abaixo (clique nas imagens para ampliar)

Vídeo: “Se Deus permitir, eu vou colocar meu nome para o Senado”, afirma o governador João Azevêdo

O governador João Azevêdo (PSB) asseguro que vai colocar seu nome para disputar uma vaga no Senado em 2026 “no momento certo” e “Se Deus permitir”.

Em entrevista coletiva após o lançamento do programa “Paraíba 2025-2026”, o chefe do Executivo estadual disse que “não trabalha com ansiedade e antecipação”. E caso não seja candidato, seguirá trabalhando como governador.

“Se não for, não tem problema nenhum, eu continuo minha vida ajudando a Paraíba, que eu sempre fiz isso. Eu nunca tive como projeto na minha vida ser governador, e fui por dois mandatos. Essas coisas eu coloco sempre na mão de Deus e na hora certa vai acontecer a melhor escolha por Ele.”

Em dezembro de 2024, durante entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais, Azevêdo reforçou que seu nome está à disposição para a disputa ao Senado em 2026. No entanto, deixou claro que seu maior objetivo é que o grupo permaneça unido.

O governador disse que quer disputar a vaga de senador, mas quer ver o grupo de aliados juntos em um só propósito de permanecer lutando pela Paraíba para não correr o risco de retroceder. (com Vídeo da TV Diário do Sertão)

Lucas Ribeiro recebe deputada Danielle do Vae e prefeito Joaquim Fernandes e acertam parcerias importantes em prol de Mamanguape

O vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) recebeu no começo da tarde desta sexta-feira (17), em seu gabinete na sede da Vice-Governadoria, para uma audiência de trabalho a deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos), o prefeito de Mamanguape Joaquim Fernandes (PSB) e Thiago Paiva, que é coordenador da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação. 

Na oportunidade, a deputada Danielle do Vale e o prefeito Joaquim Fernandes debateram com Lucas Ribeiros a união de forças por ações e projetos que visem o desenvolvimento do município de Mamanguape. "Foi uma reunião bastante proveitosa com o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito Joaquim Fernandes, unindo forças pelo progresso de nossa cidade", comentou Danielle do Vale. 

Joaquim Fernandes sucedeu Eunice Pessoa na prefeitura de Mamanguape, onde desenvolveu gestão com ótimos índices de aprovação popular. Eunice vem a ser mãe da deputada estadual Danielle do Vale.

Definido: Republicanos vai de Nabor como candidato ao Senado na chapa governista...

Com antecipado pelo Blog do Ricardo Pereira, em matéria do dia 05/01 (veja link abaixo), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), será candidato ao Senado nas eleições de 2026. Informou agora a pouco o comunicador Fabiano Gomes, durante o programa Ô Paraíba Boa, da Rádio 100.5 FM.
Duas semanas atrás o Blog do Ricardo Pereira levantou a tese de que a chapa governista estaria se encaminhando para ter o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos) ao Senado. A vaga de vice poderia ser ocupada pelo ex-senador Efraim Pai (União Brasil), em caso da federação PP/Republicanos/União Brasil ser efetivada.

Segundo Fabiano, Nabor deve intensificar suas articulações políticas e “colocar o bloco na rua” após a eleição do filho Hugo Motta (Republicanos) para a presidência da Câmara dos Deputados, marcada para 1º de fevereiro. Caso essa articulação, o prefeito de Patos ganhará ainda mais força política para viabilizar sua pré-candidatura ao Senado.
Fabiano Gomes revelou ainda que Nabor Wanderley já começou a buscar agências de marketing e publicidade com o objetivo de fortalecer sua imagem política em toda a Paraíba. No início da semana, o jornalista Ângelo Medeiros já havia levantado a possibilidade de Nabor disputar o Senado, reforçando os rumores.
De acordo com uma fonte ligada ao Republicanos, o partido havia priorizado inicialmente o nome do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, para a vaga no Senado. No entanto, Galdino descartou essa possibilidade, afirmando que seu foco é a disputa pelo Governo do Estado. Com isso, o espaço foi aberto para que Nabor Wanderley se consolide como o principal nome do partido para a eleição ao Senado.
O movimento de Nabor Wanderley reforça o aquecimento das articulações políticas na Paraíba, com lideranças buscando se posicionar estrategicamente para o próximo pleito.

Confira a informação no programa Ô Paraíba Boa: 

Aguinaldo Ribeiro pode ser novo Líder do Governo Lula para fazer dobradinha com Hugo Motta na Câmara

Depois da troca na área da comunicação, chegou a vez da política. A imprensa nacional começa a especular sobre a substituição do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e um dos nomes citados para sucedê-lo é do deputado federal paraibano, Aguinaldo Ribeiro (PP). O nome dele foi especulado em jornais da Band e da Globonews junto com do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

Aguinaldo Ribeiro, que é líder da maioria no Congresso, já foi líder de governo na Câmara durante a gestão de Michel Temer (MDB). Com trânsito reconhecido em Brasília, tem aceitação entre as bancadas no Congresso. E ainda tem a vantagem de ser conterrâneo e aliado do futuro presidente da Casa, o outro paraibano Hugo Motta, o que aumenta seu potencial. 

Independentemente do nome, o governo sabe que é preciso mudar o time para poder se posicionar melhor com vistas a 2026. (com Luís Tôrres)

Desvio de R$ 140 milhões: Gaeco denuncia Tibério, Pollyanna e outras 14 pessoas no caso Padre Zé

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público estadual, apresentou à Justiça mais uma denúncia do caso Padre Zé - que apura desvios que chegariam a R$ 140 milhões no Hospital Padre Zé e outras instituições ligadas à unidade na gestão anterior.
Dessa vez o MP denunciou a atual secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Dutra; o ex-secretário da pasta e atual secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira; e outras 14 pessoas - uma delas gestor dos contratos firmados pelo Estado com as instituições, assim como o padre Egídio de Carvalho Neto.
A denúncia relata um suposto 'esquema' de pagamento de propina, classificado como "devoluções", por parte de empresas que forneciam produtos para as instituições e eram contratadas para fornecer itens para o hospital e refeições para o Programa Prato Cheio.
Ainda conforme o MP, o gestor dos contratos e também os dois secretários teriam recebido propina por parte de dirigentes do Padre Zé. A Assembleia Legislativa aprovou a criação de uma CPI ara apurar o caso e até a Justiça mandou instalar. Até agora Adriano Galdino está sentado em cima tendo-a como um trunfo para usar no momento certo em sua guerra para ser candidato ao governo.
A denúncia é de organização criminosa, mas o MP ressalta que "a denúncia abrange a unicamente imputação do crime de Organização Criminosa, tipificado no art. 2º da Lei nº 12.850/13. Esta acusação representa apenas parte de um esquema complexo e multifacetado, sendo os demais delitos perpetrados pela estrutura ora desvelada objetos outras ações penais, as quais são responsáveis por revelar a verdadeira extensão das atividades ilícitas em questão".
O Gaeco relata alguns episódios de supostas entregas de R$ 50 mil a Tibério Limeira e R$ 70 mil a Pollyanna Dutra. No caso de Tibério, os recursos teriam sido entregues a um motorista dele. A ex-diretora do hospital, Amanda Dantas, também denunciada, chegou a fotografar uma sacola onde estaria o dinheiro.
"Nesta senda, os já referidos cadernos de anotações de AMANDA DANTAS, encontrados na tesouraria do HPZ, apontam que TIBERIO LIMEIRA recebeu reiteradamente valores a título de propina. A então tesoureira do Hospital Padre Zé anotou repasses de dinheiro – em espécie -, os quais eram entregues a portadores da mais elevada confiança dos ora denunciados, a exemplo de TIBERIO LIMEIRA e MARINHO JUNIOR", afirmam os promotores.
"Em outro episódio que começou no dia 18/03 e terminou no dia 19/03/2022, EGÍDIO NETO orienta AMANDA DANTAS a sacar R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e deixar guardado para entregar a TIBÉRIO. No dia seguinte EGÍDIO DE CARVALHO NETO ordenou que AMANDA DANTAS contatasse TIBÉRIO LIMEIRA e avisasse para pegar uma encomenda sua (vinda de EGIDIO NETO). Ato contínuo, AMANDA DANTAS encaminha uma foto (imagem remetida em 19/03/2022 às 09:30h) mostrando como acondicionou a quantia de R$ 50.000,00 (encomenda de EGÍDIO NETO para TIBERIO LIMEIRA), tendo o então diretor do HPZ orientado para ela “passar fita e colocar em uma sacola” - diz outro trecho da denúncia.
No período compreendido entre 2021 e 2023 foram firmados 14 (quatorze) Termos de Colaboração para o Programa Prato Cheio, com vigência de até 06 meses, totalizando recursos liberados de R$ 21.124.000,00 (vinte e um milhões e cento e vinte e quatro mil reais), abrangendo ações nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Pombal e Cajazeiras.
"Nota-se uma prevalência/hegemonia das empresas vinculadas a KILDENN TADEU como fornecedoras dos itens ligados ao programa PRATO CHEIO – ALGUMAS INCLUSIVE CRIADAS NO ANO DE PARTICIPAÇÃO -, cujo montante total (apenas nos mencionados Termos de Colaboração) alcançou o montante de R$ 18.424.000,00 (dezoito milhões e quatrocentos e vinte e quatro mil reais)", relata a denúncia.
Trechos de mensagens em um aplicativo de mensagens, interceptados pelos investigadores, apontam uma conversa entre o padre Egídio de Carvalho e Jannyne Dantas. "Os dois tratam sobre a quantia que será repassada para POLLYANNA DUTRA. O valor destinado para YASNAIA POLLYANNA WERTON DUTRA é de R$ 70.000,00, e a diferença para aquele percebido por TIBERIO LIMEIRA decorreria do aumento do número de municípios atendidos pelo PROJETO PRATO CHEIO", afirma o MP.
Veja a lista dos denunciados

EGIDIO DE CARVALHO NETO
JANNYNE DANTAS MIRANDA E SILVA
AMANDA DUARTE SILVA DANTAS
ANDREA RIBEIRO WANDERLEY
CARLOS TIBÉRIO LIMEIRA SANTOS FERNANDES
YASNAIA POLLYANNA WERTON DUTRA
IURIKEL SOUZA MARQUES DE AGUIAR
KILDENN TADEU MORAIS DE LUCENA
SEBASTIAO NUNES DE LUCENA
SEBASTIAO NUNES DE LUCENA JUNIOR
MARIANA INES DE LUCENA MAMEDE
MARIA CASSILVA DA SILVA
JOSÉ LUCENA DA SILVA
JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO
FILLYPE AUGUSTO LIMA BEZERRIL
JOÃO DIOGENES DE ANDRADE HOLANDA

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Cícero nomeia Victor Hugo para a Setur; ex-prefeito de Cabedelo sai em abril de 2026 para disputar vaga de deputado estadual

A nova lista de nomeados pelo prefeito Cícero Lucena para cargos do primeiro escalão da Prefeitura de João Pessoa, publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (16), traz o ex-prefeito de Cabedelo Victor Hugo Castelliano para comandar a Secretaria de Turismo (Setur).

Victor Hugo fica no cargo até abril de 2026, quando se desincompatibiliza para ser candidato a deputado estadual em dobradinha com o deputado federal Mersinho Lucena (PP), na região metropolitana da Capital. O gestor também reconduziu a secretária executiva de Educação e Cultura, Luciana Ataíde Dias, e o superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso.

Já haviam sido reconduzidos aos cargos Luis Ferreira Filho (Saúde), Diego Tavares (Gestão Governamental), Bruno Nóbrega (Procuradoria Geral do Município), Ariosvaldo Alves (Administração), Sebastião Feitosa (Receita), Brunno Sitônio (Finanças), Janildo Silva (Comunicação), América Castro (Educação e Cultura), Socorro Gadelha (Habitação Social), Rubens Falcão (Infraestrutura) e Caroline Agra (superintendente do IPM-JP).


Galego volta à base de João; ‘Tive com Lucas Ribeiro e passei a borracha nas divergências"

O deputado estadual Galego Sousa (PP), declarou nesta quinta-feira (16), em entrevista ao Portal MaisPB e Programa Hora H, da Rede Mais, que superou “pequenas divergências” e sanou problemas com o governador João Azevêdo (PSB), retornando a base governista. “Passei uma borracha”, enfatizou Galego.

“Houve aquele contraponto porque o governador sinalizou que iria à região, que iria entrar em nossos municípios, principalmente em São Bento, contra o nosso grupo. Então, foi quando me manifestei e falei alguma coisa. O governo também se posicionou por parte dele, mas essa parte foi sanada”, contextualizou.

“O governador passou o período de campanha, não foi lá, não participou dos palanques, e o nosso partido, o Progressistas, tem participado em três campanhas de deputado estadual, disputando pelo Partido Progressista. Tive com o vice-governador Lucas Ribeiro e chegamos ao entendimento de fortalecer o trabalho do governo, que vem, ultimamente, realizando um grande trabalho por todo o estado da Paraíba. Essas pequenas divergências foram superadas”, disse Galego.

De acordo com o deputado, o rompimento com João Azevêdo não passou de um desentendimento pontual na campanha relacionado a agendas em São Bento, no Sertão da Paraíba.

“Não, eu acho que houve um desentendimento. A questão que eu falei foi a seguinte, só teria compromisso com o governo se o governo tivesse compromisso comigo. Se o governo fosse fazer campanha e fazer palanque lá em São Bento e na nossa região, a gente não ia aceitar e não ia continuar trabalhando com aliados. Isso foi o que eu falei naquela época”, relembrou o parlamentar.

Wilson Santiago respeita Adriano, mas diz que João é o ‘construtor’ da chapa

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) disse, nesta quinta-feira (16), que é preciso ampliar o diálogo entre o deputado Adriano Galdino (Republicanos) e o governador João Azevêdo (PSB) para superar a crise entre as lideranças.  "Quando você delega ao governador o poder de coordenar a montagem dessa chapa, respeitando todos os partidos e também permitindo a opinião de cada um, então isso dará plenas condições de montar uma chapa vitoriosa”, disse Wilson.

Wilson se mostrou surpreso com o tom adotado nas últimas horas por Adriano contra declarações do governador João Azevedo e ponderou: “Ele tem seus objetivos, e é importante que também os respeitemos. Ajustando pequenos pontos, é possível construir o consenso necessário para montar uma chapa que respeite cada um, permitindo que todos tenham o direito de se posicionar, expor suas pretensões e tomar suas decisões”, pontuou.

Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, Santiago defendeu João como condutor para montagem da chapa em 2026.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Indignado com João, Adriano diz que fala sobre Lucas ser candidato ao governo em 2026 é "desastrosa"

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),  o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), disse que a fala do governador João Azevêdo (PSB), onde afirmou que, caso decida concorrer ao Senado Federal em 2026, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) seria o candidato natural à sua sucessão é “desastrosa”.

“A entrevista foi desastrosa porque, do ponto de vista administrativo, ele tirou o foco da mídia do evento de segunda-feira pela manhã. Era para estarmos discutindo os investimentos e as obras que o governo está realizando em toda a Paraíba, mas, em vez disso, estamos aqui falando de política. Ontem e hoje, só se fala disso em toda a Paraíba, porque o próprio governador conseguiu obscurecer seu próprio evento com a entrevista que deu à noite”, declarou.

Na oportunidade, Galdino ainda disse que está indignado com as declarações de João Azevêdo.

“Mas o movimento que o governador fez, da maneira como foi colocado, priorizando o seu projeto pessoal de candidatura ao Senado acima do projeto do grupo, sem dialogar com os deputados da base ou com os partidos, merece minha indignação e meu repúdio. Pode-se até chegar a essa candidatura, mas é preciso respeitar o processo. A Paraíba sabe que há outras pré-candidaturas postas: eu já me lancei há muito tempo, Cícero Lucena também se movimenta nesse sentido, e o próprio Hugo Motta pode ser candidato. Nenhum de nós foi consultado ou dialogado. Precisamos de respeito e reciprocidade. Sempre respeitamos o governador, oferecendo apoio e governabilidade, buscando dar a ele as condições políticas para governar bem a Paraíba”, afirmou Galdino durante entrevista ao programa 60 minutos, da rádio Arapuan FM. 

Ministro diz que governo decidiu revogar mudanças de regras no Pix "por não saber explicar a ideia ao povo"

A decisão de revogar as regras de monitoramento do Pix, anunciada pelo governo Lula nesta quarta-feira (15/1), foi tomada após o entendimento dentro do Palácio do Planalto de que seria difícil contra-atacar as críticas da oposição. Um influente ministro palaciano, envolvido nos debates sobre a revogação da medida, explicou à coluna que a decisão foi “necessária para retirar o combustível da oposição”.

Havia ainda um receio, segundo ministros, de que a campanha estimulasse golpes contra a população, que estaria mais vulnerável devido a desinformação sobre as novas regras da Receita Federal. “A ideia foi criar uma norma que blindasse o Pix. Com isso, se a norma não fosse revogada, continuariam criando um clima de desassossego na população”, disse o ministro à coluna.

A repercussão do vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), no qual ele criticava a medida do governo, deixou o Planalto preocupado, após o vídeo atingir mais de 100 milhões de visualizações.

Dificuldade para explicar

Outro motivo para tirar o “combustível da oposição” foi a dificuldade que a comunicação do governo encontrou para explicar à população como as novas regras de monitoramento do Pix iriam funcionar.

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), agora comandada pelo ministro Sidônio Palmeira, preparava uma campanha sobre as novas regras. Entretanto, não conseguia achar uma forma simples de traduzir o que foi a mudança no monitoramento.

Segundo auxiliares do Palácio do Planalto que trabalhavam na campanha, o conteúdo era difícil de ser explicado em diferentes formatos. Assim, a campanha que estava sendo planejada passará por alterações. (com Metrópoles)

Governo Federal recua e acaba de revogar ato que ampliou monitoramento do PIX no Brasil

O Governo Federal vai revogar o ato do órgão que ampliou as normas de fiscalização sobre operações financeiras. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida tem como objetivo combater as informações falsas que tem sido divulgadas nas redes sociais sobre o tema.

“É para evitar judicialização e mentiras que a Receita Federal está tomando a atitude de revogar [a norma]. O Advogado-geral da União, Jorge Messias, vai falar como vamos chegar nos autores das Fake News. Tudo isso para resguardar as pessoas”, afirmou à imprensa, após reunião no Palácio do Planalto.

A regra anunciada tornava obrigatório o envio de dados à Receita por parte de operadoras de cartões de crédito, instituições de pagamento, incluindo plataformas e aplicativos, bancos virtuais e varejistas de grande porte que tenham programas de pagamento.

As informações referentes a transações de R$ 5 mil ou mais realizadas por pessoas físicas e transações de R$ 15 mil ou mais feitas por pessoas jurídicas, as empresas passariam a ser notificadas ao Fisco.

As declarações foram feitas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira.

Prefeita Paloma Kenned recebe mais um ônibus escolar para Santana dos Garrotes

E a população de Santana dos Garrotes teve outra boa notícia para festejar, nesta quarta-feira (15), com a conquista de mais um ônibus escolar pela prefeita Paloma Kenned (Republicanos). Ela recebeu do governador João Azevêdo (PSB), em solenidade no Centro de Convenções em João Pessoa, o veículo com o objetivo de melhorar o transporte dos estudantes, principalmente aqueles residentes na zona rural.

A entrega vai garantir a segurança no deslocamento dos alunos e combater a evasão escolar na região do Vale do Piancó. Paloma Kenned recebeu o veículo ao lado do ex-prefeito Dedé de Zé Paulo. Em seu discurso, João destacou que a entrega faz parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para assegurar a permanência dos estudantes nas escolas, com transporte adequado e seguro.

A prefeita Paloma Kenned expressou seu agradecimento, ressaltando a importância do novo ônibus para o município que vai reforçar a frota da educação e contribuir diretamente na vida dos estudantes para melhor. "Agradecemos imensamente o governador por mais essa conquista para Santana dos Garrotes, que vai reforçar a frota da educação e contribuir diretamente para o desenvolvimento dos nossos estudantes”", disse a prefeita. 

A ação integra o programa “Paraíba 2025-2026”, que visa fortalecer a infraestrutura educacional no estado, com foco na melhoria das condições de transporte para os estudantes da zona rural. 

A ‘cadeira vazia’ na solenidade de João nesta quarta, para entrega de ônibus

Uma ausência foi sentida na solenidade, na manhã desta quarta-feira (15), em que o governador João Azevêdo (PSB) entregou mais de 100 ônibus escolares para municípios paraibanos: o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos).

Sempre presente nos eventos do governo, Galdino justificou sua falta por compromissos familiares. A ausência ocorre dois dias após Azevêdo declarar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato natural à sucessão estadual em 2026, caso decida disputar o Senado.

Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Educação é comandada pelo Republicanos, na pessoa do deputado estadual Wilson Filho - que tinha o pai deputado federal Wilson Santiago presente sentado ao seu lado no evento. 

Ps. O presidente da ALPB, Adriano Galdino, foi representado pelo vice-presidente da Casa, deputado Felipe Leitão (PSD). (com Maurílio Júnior)

Governador entrega 113 novos ônibus escolares para municípios paraibanos

O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (15), 113 novos ônibus escolares para as cidades paraibanas, que representam um investimento de mais de R$ 65 milhões. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa.

Aos jornalistas, João disse que com os novos ônibus o estado já totaliza 667 veículos entregues para transporte escolar. “[Essa é uma ação] para evitar, como já aconteceu na Paraíba, desastres terríveis – quando crianças eram carregadas em cima de caminhões. Por isso o esforço do governo de fazer um investimento tão alto”, afirmou. “É para oferecer segurança no transporte das nossas crianças e adolescentes”.

De 2019 a 2024, o governo estadual entregou mais de 500 ônibus escolares aos municípios, totalizando investimentos de mais de R$ 151 milhões.

De acordo com o governador, a entrega dos novos ônibus faz parte do programa “Paraíba 2025-2026”, anunciado na última segunda (13). O programa é um conjunto de ações e obras que serão realizadas até o próximo ano. Ao todo, serão investidos R$ 11,5 bilhões, sendo R$ 9,3 bilhões do Tesouro Estadual e R$ 2,11 bilhões de contrapartida do Governo Federal.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Ex-prefeito Dedé de Zé Paulo surge como opção do Vale do Piancó para disputa de Deputado Estadual, em 2026

Com população acima dos 150 mil habitantes e 120 mil eleitores, o Vale do Piancó carece de mais nomes na Assembleia Legislativa para lutar pelo crescimento da região. Mesmo concentrando maior quantidade de água armazenada em reservatórios, por conta do complexo Coremas/Mãe D'água, região é única sem campus universitário, dentre outras deficiências.  

Um cenário que começar a mudar se o povo acertar na escolha em 2026. Para isso, primeiro é preciso boas opções e uma delas pode surgir no horizonte. Com viés municipalista e capacidade de aglutinar forças nos demais municípios, o ex-prefeito Dedé de Zé Paulo (Santana dos Garrotes) tem sido incentivado a entrar no páreo e lutar em prol de um povo sedento por mudança. 

Dedé é um homem pacato, gestor eficiente, maneiro, de boa aceitação e fácil acesso. Tem condições de ser esse nome a representar o Vale do Piancó na sucessão estadual vindoura. Ele diz que está analisando o cenário que possa ser melhor trabalhado para a construção desse projeto. Tem conversado bastante com as lideranças da região e buscado opiniões a lhe embasar na tomada de decisão.

O ex-prefeito foi coordenador da campanha à reeleição do governador João Azevêdo, na região. "Estamos avaliando o cenário e conversando com os amigos e lideranças para lá na frente a gente poder tomar uma decisão segura nesse caminho", comentou o ex-gestor nesta terça-feira (14). Dedé continuará mantendo contatos para articular essa possibilidade e concretizando quem ganha é o Vale do Piancó. 

Santana dos Garrotes: Paloma Kenned festeja anúncio da pavimentação do acesso ao Distrito de Palestina, obra orçada em R$ 10 milhões

O município de Santana dos Garrotes, Vale do Piancó, conhecido mundialmente pela sua produção de arroz vermelho (maior do estado e das maiores do Brasil) - que encontramos nos melhores restaurantes, está vivendo um momento histórico com primeira mulher como prefeita: a jovem Paloma Kenned. Que tem a missão de governar sua gente dando continuidade a gestão de um grande benfeitor ex-prefeito Dedé de Zé Paulo (por duas vezes 2016 à 2024). 
Paloma, logicamente, vai imprimir seu jeito, seu ritmo, com leveza, delicadeza, que só as mulheres podem ter no trato com o povo. Capacidade, competência e determinação tem de sobra para lutar pelo bem dos santanenses, virtudes que serviram como cartão de apresentação para Dedé apresentá-la como sucessora.
Em duas semanas de governo já conseguiu muitas ações para Santana dos Garrotes e festeja bastante o anúncio feito pelo governador João Azevêdo da pavimentação da estrada de acesso ao Distrito de Palestina, uma obra orçada em R$ 10 milhões. Um sonho do povo de Santana dos Garrotes, em particular, dos moradores daquela localidade. 
"Estamos trabalhando num ritmo acelerado para conseguir muito mais ações em prol do nosso município", comenta a prefeita Paloma Kenned. É uma demonstração inequívoca do trabalho diuturno que Paloma está desempenhando em prol do melhor para seus conterrâneos. 

Prefeita Paloma Kenned consegue mais ações para o desenvolvimento de Santana dos Garrotes

Um dia após o lançamento do programa "Paraíba 2025/2026", feito pelo governador João Azevêdo (PSB), a prefeita Paloma Kenned (Republicanos) já estava percorrendo os gabinetes governamentais, em João Pessoa, em busca de recursos, obras e mais ações para o desenvolvimento do município de Santana dos Garrotes. 

Demonstrando que o trabalho não pode parar e sempre estar em busca do melhor para seus munícipes Paloma Kenned esteve, dentre outros órgãos, na Chefia de Gabinete do Governador, com o secretário Ronaldo Guerra, apresentando um conjunto de pleito que visem a melhoria da qualidade de vida dos santanenses, no que foi prontamente atendida.

Em sentido horário, na primeira imagem a prefeita entregando pleitos no Gabinete do Governo, seguida, de sua agenda na sede do Dnocs-PB
Outro momento foi sua agenda na Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS-PB), oportunidade em que solicitou pleitos como: recuperação de estradas vicinais, construção de passagens molhadas e perfuração de poços artesianos. Ela foi recebida e prontamente atendida pelo coordenador Alberto Gomes. 

"Lutando sempre pelo bem do povo de Santana dos Garrotes", declarou a prefeita. Nesse périplo, Paloma Kenned esteve sempre acompanhada do ex-prefeito (por duas vezes) Dedé de Zé Paulo que faz o trabalho de auxiliar e ajudar a nova gestora a continuar o desenvolvimento do município de Santana dos Garrotes, hoje um dos mais destacados do Alto Sertão. 

Se vendo isolado, Veneziano critica oposição pela “falta de sintonia”

O senador e presidente estadual do MDB na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, fez criticas ao grupo de oposição que, segundo ele, não tem sintonia ao reverberar criticas ao governo do estado. As declarações foram concedidas ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação, nesta segunda-feira (13).

Na leitura de Veneziano, a base de situação, liderada pelo governador João Azevêdo (PSB), tem feito o seu dever de casa e, ao lado dos aliados, tem amplamente divulgado as ações positivas do Governo do Estado. Já a oposição, no entanto, tem ‘silenciado’ nas criticas.

Sem citar nomes, Veneziano afirmou que está faltando sintonia na base de oposição, que não ‘afina’ o discurso para o subir o tom contra o governo do Estado.

Além de Vital do Rêgo, lideram a oposição ao Governo do Estado o senador Efraim Filho UB), o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (UB), além de deputados do PSDB, PL e União Brasil na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

João se declara pra Lucas: "Tenho total confiança de que ele continuará o projeto"

Luís Tôrres - No dia em que fez barba, cabelo e bigode anunciando um novo pacote de obras para Paraíba e reunindo mais de 150 prefeitos num almoço, o governador João Azevedo (PSB) deu uma declaração que deve parar num carro de som dirigido pelo vice-governador Lucas Ribeiro (PP).

Mesmo sem ser perguntado, João Azevedo, ao defender a unidade do grupo, declarou que confiança na capacidade do seu vice em manter o projeto do governo em curso. E que, provavelmente, será o candidato ao governo do grupo.

“Tem coisa que é óbvia. Se eu sair para ser candidato ao Senado, Lucas será o governador. Tenho total confiança de que ele dará continuidade ao trabalho e provavelmente será o candidato ao governo”, disse João durante entrevista ao Frente a Frente desta segunda, 13, na TV Arapuan.

Já Lucas Ribeiro, mais cedo, afirmou que caso seja escolhido  estará pronto para assumir a missão. Lucas pontuou que seu foco é no mandato de vice-governador da Paraíba, mas fez questão de destacar que está pronto caso venha a disputar o comando do executivo estadual. 

“As missões que nos são dadas, com certeza, nós estamos prontos para isso. Nosso foco agora é trabalhar enquanto vice-governador, porque é a nossa missão. E se for esse o projeto que irá acontecer, então estaremos prontos para qualquer missão”, disse. 

João diz que disputar Senado é “plano A” e que nesse cenário candidato a governador será Lucas

O governador João Azevêdo (PSB) reafirmou, nessa segunda-feira (13), que seu “plano A” para a eleição de 2026 é disputar uma vaga no Senado Federal. Segundo o gestor estadual, diante desta conjuntura, o candidato a governador será o vice Lucas Ribeiro (PP).

“Não tenho dúvidas da unidade da base. Disputar o Senado é o plano A, essa é a avaliação, e se isso acontecer quem assume é o vice-governador Lucas, que tem minha total confiança, e uma vez assumindo provavelmente será o candidato. Não acredito em tensionamento nesse sentido”, disse o socialista em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Aguinaldo Ribeiro diz que conjuntura política está sendo construída sobre fusão PP, Republicanos e União Brasil

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) comentou sobre a possibilidade de uma fusão entre os partidos Progressistas (PP), Republicanos e União Brasil. As declarações foram dadas hoje (13), durante o lançamento do programa “Paraíba 2025-2026”, pelo governador João Azevêdo (PSB), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Aguinaldo destacou que, inicialmente, o projeto em análise é a formação de uma federação entre as legendas, mas reconheceu que este seria o primeiro passo para uma eventual fusão. Ele ressaltou que o cenário político atual favorece a construção de alianças estratégicas entre partidos.

“No primeiro momento, é federação. Embora você tenha razão naquilo que acredita. Porque a federação ela é um passo para uma fusão. Até pela conjuntura política que está sendo construída, até pela legislação eleitoral que temos hoje”, afirmou Ribeiro.

Se a federação for confirmada, a decisão terá impacto na sucessão política na Paraíba, onde os três partidos trilham caminhos diferentes. O PP do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o Republicanos do deputado federal Hugo Motta, aliados do governador João Azevêdo (PSB), sinalizam de que estarão no campo político liderado pelo socialista em 2026. Já do outro lado, o União Brasil do senador Efraim Filho lidera o bloco das oposições e tem sua pré-candidatura colocada em jogo.

Lucas Ribeiro sobre disputar Governo da Paraíba em 2026: “Estaremos prontos para qualquer missão”

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) afirmou, nesta segunda-feira (13), que caso seja escolhido pelo Progressistas para disputar o Governo da Paraíba em 2026, que está pronto para a missão. Há a possibilidade de ele disputar a reeleição, caso o governador João Azevedo (PSB) deixe o Governo, em abril do próximo ano, para concorrer a uma vaga ao Senado.

Lucas pontuou que seu foco é no mandato de vice-governador da Paraíba, mas fez questão de destacar que está pronto caso venha a disputar o comando do executivo estadual. 

“As missões que nos são dadas, com certeza, nós estamos prontos para isso. Nosso foco agora é trabalhar enquanto vice-governador, porque é a nossa missão. E se for esse o projeto que irá acontecer, então estaremos prontos para qualquer missão”, disse. 

Como o Blog antecipou prefeito de Patos forte ao Senado, Nabor acaba de colocar nome à disposição para compor chapa governista...

Como antecipado pelo Blog do Ricardo Pereira, em matéria do domingo (5/1, você confere Aqui), de que o prefeito de Patos seria excelente nome para compor a chapa majoritária na disputa das vagas ao Senado, junto com o governador João Azevêdo (PSB), Nabor Wanderley (Republicanos) acaba de colocar nome à disposição para compor chapa governista que, neste cenário, terá o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) disputando à reeleição ao governo. Ficaria, ainda, a vaga de vice-governador para preencher. 

Pai do próximo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), Nabor admitiu a possibilidade e afirmou que está preparado para novos desafios, ressaltando, que, no entanto, ainda não houve conversas envolvendo uma oficialização dessa composição. A vaga de senador na chapa governista ao lado de João desde o início estava reservada para Hugo Motta, que teria eleição praticamente garantida. Como presidente da Câmara é 'pulo de dez' para eleger seu pai senador junto com João.. 

De acordo com Hugo Motta, o Republicanos estará na chapa majoritária: "O Republicanos tem nomes que estão mais que prontos e preparados para ocupar a chapa majoritária", disse. O anúncio de um Centro de Convenções em Patos foi efusivamente comemorado pelo Clã Motta e Nabor é sim um nome bastante forte para disputar vaga de senador. 

“A gente que vive na política, a gente tem que estar todo o tempo preparado para os novos desafios. E toda a nossa vida foi desse jeito. O desafio de administrar uma cidade importante como Patos, de melhorar a vida das pessoas. Nosso projeto agora, nosso foco é administrar Patos. Então, fazemos parte de um partido político, estamos na política. Claro que até agora não temos nenhuma definição. Mas, se houver um chamamento, a gente está sempre preparado para isso. Mas, repito, não tem nada disso tratado ainda e vai depender da conjuntura a nível estadual”, disse Nabor ao Portal MaisPB.

Além do afasto entre Serra Grande/Bonito S. Fé, João anunciou também um Centro de Hemodiálise em Piancó e asfalto de acesso em vários distritos do Vale do Piancó

No programa de obras anunciado hoje (13), pelo governador João Azevêdo, intitulado "Paraíba 2025/2026", que soma investimento de R$ 11,5 bilhões, com relação ao Vale do Piancó destaca-se pavimentação de rodovias, acesso à distritos, balizamento de aeródromo e um centro de hemodiálise, dentre outras ações. 

Todas essas ações são muito importante para a população regional. Na área da saúde, por exemplo, não há como dimensionar a importância de um Centro de Hemodiálise que será construído em Piancó. Só quem sofre para se submeter a sessão percorrendo longas distâncias sabe o quanto é importante. 

Confira, abaixo, as obras anunciadas pelo governador:

* Construção de um Centro de Hemodiálise no município de Piancó;

* Asfalto das rodovias PB-392/396 que liga os município de Serra Grande e Bonito de Santa Fé;

* Asfalto do acesso ao Distrito de Barra de Oitis, em Diamante;

* Asfalto do acesso ao Distrito de Manguenza, em Nova Olinda;

* Asfalto do acesso ao Distrito de Palestina, em Santana dos Garrotes;

* Balizamento noturno do aeródromo do município de Conceição;

Leia também: Prefeitos Vicente Neto e Ceninha Lucena comemoram anúncio de pavimentação de rodovias que ligam Serra Grande à Bonito de Santa Fé

João, Aguinaldo e Cícero, síntese da sintonia de uma base robusta para a sucessão de 2026...

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), promoveu um almoço festivo com prefeitos, deputados federais e estaduais na tarde desta segunda-feira (13), em João Pessoa. O evento, realizado na Sonho Doce, reuniu representantes de diversos municípios para discutir ações e fortalecer as parcerias políticas e administrativas entre o governo estadual e as prefeituras.
A sintonia da base governista é grande e a fome de trabalho imensa. João, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o prefeito Cícero Lucena, ambos do PP, demonstra uma síntese disso pelo conjunto da obra mirando 2026. Estão intrinsecamente sintonizados para juntos obter resultados desejados. Como disse Aguinaldo, em sua fala: "Quem apostar contra a Paraíba vai perder".  
O conjunto de ações e obras que serão realizadas até o próximo ano representa investimento de R$ 11,5 bilhões, sendo R$ 9,3 bilhões do Tesouro Estadual e R$ 2,11 bilhões de contrapartida do Governo Federal. Um belo cartão de apresentação para a sucessão estadual, em particular, de João Azevêdo na disputa por uma vaga no Senado.

"Encontrão com João" reuniu 146 prefeitos(as) e a força da base governista para 2026

Logo depois do anúncio do programa "Paraíba 2025/2026, realizado na manhã desta segunda-feira (13), o governador João Azevedo (PSB) reuniu, no começo da tarde sua volumosa base aliada, na Casa de Recepções Sonho Doce, em João Pessoa. Foi um almoço de boas vindas para 2025, mas a ocasião gerou a oportunidade de o governo dimensionar o seu exército e saber com quais soldados pode contar quando 2026 chegar. Até onde se pode, foram contados 146 prefeitos, além de deputados federais e estaduais. Para quem tinha dúvidas do tamanho do plantel, a imagem fala mais que as palavras.

“Tudo aquilo que a gente apresentou lá só vai ser possível, verdadeiramente, ser implantado, se cada um de vocês ajudarem a fazer acontecer. Tenho certeza absoluta que não quero capitalizar isso individualmente. Não é assim que faço política pública. A gente tem uma missão, que tem muitas ações ali que depende da cada prefeito e cada prefeita de seu município em fazer o projeto e trazer para a gente e a gente poder ajudar”, disse João.

“Esse dia de hoje vai ficar marcado para Paraíba e não tenho dúvida nenhuma, não por conta do que nós fizemos, mas por conta daquilo que o estado se preparou ao longo de uma gestão de seis anos, de momentos difíceis que tivemos como a pandemia, mas tivemos a capacidade de nos renovar”, complementou.

O evento contou com a participação de diversos políticos da base governista como O vice-governador Lucas Ribeiro (PP), os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Republicanos), Wilson Santiago (Republicanos), Mersinho Lucena (PP), o presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino (Republicanos), além de deputados estaduais.

“Eu agradeço a cada deputado federal aqui presente, a cada deputado estadual presente, em nome do deputado Adriano Galdino, por essa dedicação e compromisso com a Paraíba. Então pode ter certeza, continuem contando com a gente, continuem contando com o Governo do Estado, para fazer parte dessa gestão que tanto honra a Paraíba”, finalizou.

Prefeitos Vicente Neto e Ceninha Lucena comemoram anúncio de pavimentação de rodovias que ligam Serra Grande à Bonito de Santa Fé

No lançamento do programa "Paraíba 2025/2026", que consiste em novas obras e ações que contemplarão todas as regiões do estado com investimentos que somam R$ 11,5 bilhões, feito pelo governador João Azevêdo na manhã desta segunda-feira (13), o Vale do Piancó foi beneficiado com diversas intervenções em suas rodovias.

Um exemplo é anúncio de pavimentação das rodovias PB-392/396 entre que liga os municípios de Serra Grande e Bonito de Santa Fé, passando pelo Distrito do Viana. Uma reivindicação antiga da população que agora terá o sonho realizado. Presentes no evento, os prefeito Vicente Neto (Serra Grande) e Ceninha Lucena (Bonito de Santa Fé) comemoraram muito o anúncio obra beneficiando motoristas que trafegam do Vale do Piancó até a divisa com o estado do Ceará. O investimento será de R$ 44 milhões. 

Vale ressaltar que o governo estadual já executa obra de pavimentação da rodovia PB-366 entre Serra Grande e São José de Piranhas, ligando o Vale do Piancó à região de Cajazeiras. São obras que vão fortalecer o turismo em Serra Grande que já está em ascensão, sem falar no escoamento da produção agrícola com diminuição considerável nos custos. 

Pelo programa Estradas da Cidadania que consiste na pavimentação de rodovias de acesso a distritos, a gestão estadual executará obras em Aguiar e Carrapateira, onde está em construção o radiotelescópio Bingo. 

‘Paraíba 2025-2026’: João anuncia agência de fomento e núcleo para demandas de prefeitos

Antes de detalhar o programa ‘Paraíba 2025-2026’, o governador João Azevêdo (PSB) anunciou a criação da Agência de Fomento da Paraiba. “Estamos criando a Agência de Fomento que vai funcionar como um banco de desenvolvimento para a Paraíba”, explicou.

Também está criando um núcleo, a ser coordenado pela Chefia de Gabinete do governador, hoje sob o comando de Ronaldo Guerra, para agilizar os pleitos dos prefeitos. Para evitar demandas perdidas, ressaltou. “A gente sabe que muitos são os pleitos, as demandas e essas demandas precisam ser organizadas para que a gente tenha uma efetiva possibilidade de resposta. Então, vamos concentrar em um único canto, o protocolo. Todos os pleitos que vocês forem fazer, ofícios, tem que dar entrada pela Chefia de Gabinete. Muitas vezes se faz ofício pra uma secretaria e não chega no meu gabinete”, disse João Azevêdo.

Antes de detalhar o ‘Paraíba 2025-2026’, João Azevêdo tratou de afastar as dúvidas de alguns secretários em relação a projetos e políticas publicas já em andamento. Esclarecer que estes não sofrerão descontinuidade.

Disse que as obras e propostas apresentadas, nesta segunda-feira (13), são “coisas novas, que vão começar”. “É claro que existem programas que o governo do Estado já executa, já realiza, e que tem a sua continuidade. Então, não precisa ninguém ficar ansioso. Tudo que acontece nesse Estado, em termos de política pública, continuarão acontecendo”, deixou claro o socialista.

O pacote de obras e programas apresentados marcarão os dois últimos anos de mandato de João Pessoa, que encerra oito anos à frente do governo em 2026. Cotado para a disputa por uma das vagas ao Senado, ele afirmou que só anunciará se deixa ou não o cargo em abril do ano eleitoral.

Governador anuncia construção do Centro de Convenções do Sertão, em Patos

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, durante o lançamento do programa Paraíba 2025-2026, a construção do Centro de Convenções do Sertão, em Patos. O projeto terá como base um espaço subutilizado atualmente, que pertence ao SEBRAE e fica localizado na entrada da cidade, ao lado da rodoviária. A iniciativa contará com a colaboração da prefeitura de Patos e deputado federal Hugo Mota (Republicanos).

“Esse Centro de Convenções, nós tivemos a oportunidade de sentar com o SEBRAE, e todo mundo que conhece Patos sabe que, na entrada da cidade, do lado esquerdo, há aquele equipamento que pertence ao SEBRAE. Ele funciona também como uma rodoviária, mas, na verdade, é subutilizado. E aí, decidimos, juntamente com a prefeitura, com o prefeito Nabor e com o deputado Hugo Mota, que tem compromisso com a cidade, que serão investidos 45 milhões, só para lembrar, para que possamos realizar uma grande reforma nesse equipamento e transformar esse espaço em um centro de convenções na região de Patos”, afirmou o governador.

A escolha de Patos para a construção do centro foi estratégica, levando em consideração a posição geográfica privilegiada da cidade no Sertão paraibano. A região, que já possui infraestrutura e está bem conectada com outras cidades da Paraíba, será um ponto de encontro para eventos, congressos e outras atividades que visam fomentar o turismo e a economia local.

O governador também ressaltou que, apesar das discussões comuns sobre a localização de centros de convenções, Patos se destaca como o melhor ponto para a implementação desse projeto, por sua localização central e facilidade de acesso. “Existe, às vezes, uma discussão natural, pois todo município gostaria que o centro de convenções fosse na sua cidade. Isso é mais do que comum. No entanto, é importante entendermos, às vezes, a condição e a posição geográfica de Patos, que facilita muito a implementação do projeto”, completou Azevêdo.

“Quem apostar contra a Paraíba vai perder”, discursa Aguinaldo em anúncios do governo João

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) destacou os avanços alcançados pela Paraíba nos últimos anos, durante o lançamento do programa Paraíba 2025-2026, nesta segunda-feira (13/1).

Ribeiro ressaltou que o programa, que envolve investimentos de R$ 11,5 bilhões, é uma prova do compromisso com o desenvolvimento do estado, especialmente em um cenário em que muitos estados brasileiros enfrentam dificuldades financeiras. “Enquanto muitos estados estão lutando para pagar a folha de funcionários e renegociar dívidas, a Paraíba se destaca com um anúncio de R$ 11 bilhões de investimentos. Esse é um momento de boas notícias, e é fruto do trabalho sério e comprometido do governador João Azevêdo e sua equipe”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.

O deputado também reconheceu a importância da colaboração entre as esferas estadual e municipal, destacando a parceria entre o Governo da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa, liderada pelo prefeito Cícero Lucena.

“Estamos vendo um exemplo claro de como a união entre as esferas de poder pode trazer benefícios para a população. Quando a prefeitura pode resolver, ela resolve; quando há dificuldade, o estado vem e faz a parceria”, ressaltou

Aguinaldo Ribeiro enfatizou que o programa trará benefícios diretos para a população e destacando a autoestima do paraibano, que ele acredita estar mais elevada com os avanços conquistados. “Nunca vi uma Paraíba como a que estamos vivendo hoje. A autoestima do paraibano foi elevada, e podemos, com orgulho, dizer: ‘Meu sangue é latino paraibano’. Isso é fruto do trabalho de todos”, afirmou.

Ribeiro fez questão de parabenizar o governador João Azevêdo e sua equipe pelo empenho em colocar a Paraíba em um “outro patamar”, além de reconhecer os esforços de outros políticos da região, como os deputados estaduais, prefeitos e a bancada federal.

“Estamos juntos, continuaremos trabalhando juntos, e nosso compromisso com a Paraíba é inabalável. Quem apostar contra nós, vai perder”, afirmou com convicção. O deputado também revelou sua satisfação em poder participar do evento, enfatizando a importância do programa e sua relevância para o futuro da Paraíba. “Eu cheguei às 3 horas da manhã, estava fora, mas antecipei minha viagem para estar aqui, porque sabia da importância deste evento. E ao chegar, percebi que é ainda mais importante do que eu imaginava”, concluiu.

Santiago convida Novinho de Carlão para ser candidato a deputado estadual e fecharem dobradinha em Sousa

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Sousa, Novinho de Carlão (PDT) vem ganhando destaque no cenário político local com especulações sobre possível candidatura à Assembleia Legislativa (ALPB) em 2026. Amigos, empresários, correligionários e até familiares têm intensificado apelos para Novinho entrar na disputa, fortalecendo a ideia de que sua candidatura pode se tornar uma realidade. Informa Pereira Jr.

Na semana recém-finda, em João Pessoa, Novinho de Carlão participou de um importante encontro com o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos). Durante a reunião, as lideranças discutiram amplamente o cenário político estadual, com atenção especial para Sousa. Na ocasião, Santiago formalizou convite para que Novinho se filie ao Republicanos e considere possível dobradinha eleitoral em 2026.

Presidente da Câmara de Santa Terezinha-PB renuncia após 10 dias no cargo, alegando problemas pessoais...

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, na região de Patos, eleita para o biênio 2025/26, Fátima Aires (Republicanos) assinou o termo de renúncia da presidência da Casa Geraldo Luiz Camboim. Após 10 dias de seu seu comando, ela apresentou sua renúncia alegando problemas pessoais. 

Fátima foi eleita pela base do prefeito Arimateia Camboim no dia 1º de janeiro fazendo história, sendo a primeira mulher eleita presidente da Casa. Fátima tem um trabalho embasado na assistência a pessoas do município que necessitam de acompanhamento no setor da saúde em cidades como João Pessoa e Recife, tendo esse ofício a cerca de 20 anos.

A vereadora afirmou que lutou bastante para tentar conciliar o novo cargo, porém, não foi possível, visto que a tarefa de governar a Casa do povo exige uma presença constante na cidade e ela não teria como acompanhar os munícipes no setor da saúde em cidades distantes. 

O vice-presidente Francisco Bezerra (Republicanos) irá assumir o cargo. Ele foi o vereador mais bem votado do município de Santa Terezinha, pelo segundo pleito consecutivo, com um total de 569 votos. (com Jordan Bezerra)