sábado, 7 de abril de 2018

Zênnedy é destituído do comando do PMN na Paraíba e Lídia Moura entrega cargo na PMJP

O secretário e braço-direito do prefeito Luciano Cartaxo (PV), Zênnedy Bezerra foi destituído do comando estadual do PMN nesta sexta-feira (6). O motivo teria sido a quebra de acordo por parte do grupo ligado ao prefeito, sobretudo Zênnedy Bezerra, que estava no comando da legenda na Paraíba. Membro da executiva nacional, Lídia Moura confirmou que “Zênnedy não é mais presidente do PMN”, disse. O partido fica, interinamente, sob o comando do vice-presidente da legenda, Bala Barbosa.
Insatisfeita com o grupo político do prefeito Luciano Cartaxo, Lídia Moura, também pediu exoneração do cargo que ocupava na Prefeitura de João Pessoa. Lídia explicou que o acordo de garantir chapa nas eleições proporcionais não foi cumprido, sobretudo para deputado federal. “No momento em que nós do PMN começamos a construir essa chapa e o principal candidato nessa chapa, que e Geraldo Amorim, é convidado pelos assessores direitos do prefeito e Zênnedy Bezerra para que ele deixe o PMN e vá para o PV, nós acreditamos que houve uma quebra de acordo e um processo desrespeitoso ao PMN”, disse Lídia.
Ela disse que agradeceu ao prefeito Luciano Cartaxo a oportunidade, mas deixou a PMJP. Lídia Moura disse que o partido vai conversar com as forças políticas na Paraíba, não descartando coalisão com quaisquer partidos. Para Lídia, Zênnedy agiu com falta de ética e deslealdade, e a presidência nacional do PMN ficou extremamente contrariada. “Lá no PV se está com tanta dificuldade de fazer uma chapa para deputado federal que precisou pegar a chapa pronta”, disse Lídia.

Ricardo Marcelo também deixa MDB e oficializa filiação ao Progressistas

O deputado estadual Ricardo Marcelo, ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), assinou nesta sexta-feira (06), a ficha de filiação ao Progressistas. Com a filiação, o Progressistas, que desde a abertura da janela partidária vem aumentando seu número de filiados, passa a contar com três importantes representantes na ALPB: o próprio Ricardo Marcelo, a deputada Daniella Ribeiro e o deputado Galego Souza.
Para Daniella, a filiação de Ricardo Marcelo é uma importante conquista para a sigla. “O deputado é um grande parceiro, altivo, vigilante, com excelentes serviços prestados a toda Paraíba, não apenas na política, mas também no campo empresarial. Sem dúvida nenhuma sua chegada ao Progressistas vem fortalecer a nossa sigla” comemorou Daniella.
Por sua vez, o deputado federal e líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro, destacou o crescimento tanto quantitativo, quanto qualitativo da sigla, na Paraíba com a chegada de Ricardo Marcelo, mas também nacionalmente, já que o partido detém agora a segunda maior bancada na Câmara, com 53 parlamentares.
“É com grande alegria que recebemos o deputado Ricardo Marcelo no Progressistas. Isso demonstra o fortalecimento e referência que a sigla é, não apenas na Paraíba, mas em todo o país. O nosso partido sem dúvida nenhum ganhou um grande quadro” declarou.
A ficha de filiação de Ricardo Marcelo foi assinada na presença do presidente da sigla na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e da deputada estadual Daniella Ribeiro.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lula passa a madrugada na sede do Sindicato do ABC após ordem de prisão

Lula se dirige ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), após Moro expedir mandado de prisão (Foto: Reuters/Paulo Whitaker)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a noite desta quinta-feira (5) e a madrugada desta sexta (6) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, com lideranças do PT após ter a ordem de prisão expedida pelo juiz federal Sérgio Moro. Segundo o pedido, Lula deve se entregar até as 17h desta sexta à Polícia Federal em Curitiba. O juiz vetou o uso de algemas "em qualquer hipótese" (leia a íntegra do despacho).
Um grupo de manifestantes também passou a madrugada em frente à sede do sindicato. Durante a madrugada, pouco antes de 1h, Lula cumprimentou os militantes que estavam no segundo andar do prédio do sindicato. Sua última aparição foi registrada às 2h, quando o ex-presidente acenou para apoiadores que permaneciam do lado de fora.
Os advogados de Lula entraram com um novo pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça, informou a assessoria do Instituto Lula. O argumento é que o juiz Sérgio Moro, que determinou a ordem de prisão de Lula, "contraria" decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Além de Lula, estiveram no sindicato a ex-presidente Dilma Rousseff, o deputado Paulo Pimenta, o senador Lindbergh Farias, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o ex-presidente de São Bernardo Luiz Marinho, os governadores Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí), Guilherme Boulos, lider do MTST, e Wagner Santana, presidente do sindicato.

Em cinco horas, tribunal e o juiz Sergio Moro definem prisão de Lula...

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar o habeas corpus do ex-presidente Lula, em sessão que durou mais de 10 horas e foi concluída na madrugada desta quinta-feira (5), o procurador regional da República Mauricio Gerum pediu ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região a imediata prisão do petista por volta do meio-dia, segundo registrou o sistema que monitora os processos da Corte. Às 17h31, o TRF4 comunicou ao juiz Sergio Moro não haver mais empecilhos ao início da execução da pena imposta ao ex-presidente na Lava Jato. Moro despachou a ordem de prisão às 17h50.

Ricardo detona Cássio e lança Veneziano ao Senado: “Tem que ser derrotado para o bem da política”

 
O governador Ricardo Coutinho não teve papas na língua ao se referir ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) durante discurso em evento do PSB, na noite desta quinta-feira (5), em João Pessoa. Coutinho disse que Cássio deve ser derrotado ‘pelo bem da política’, pois conspirou contra a Paraíba. Ele ainda atribuiu tal tarefa ao deputado Veneziano Vital do Rêgo, lançado como pré-candidato ao Senado.
“Tem um senador que tem que ser derrotado para o bem da política, do povo, para que a política expresse o que existe de melhor em sonho em transformações, se Vené quiser vai ser ele que vai derrotar esse senador, para que eles aprendam que politica não pode ser feita a base de conspirações, do quanto pior melhor. Durante todos esses anos, esse cidadão tentou derrotar o povo da Paraíba, e agora em outubro vai se encontrar com o povo e vai se encontrar conosco, firmes e fortes, para que o povo decida o caminho que deve seguir”, disse.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Carlos Fábio atende apelo da oposição e vai disputar presidência da OAB-PB

A disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, só será em novembro, mas, nos bastidores, o pleito já está na ordem do dia dos profissionais da advocacia. Nesta quarta-feira (04), o advogado Carlos Fábio, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), confirmou que concorrerá à presidência da OAB-PB.
Carlos Fábio deve enfrentar o atual presidente Paulo Maia, com quem tem profundas divergências. “Estamos sendo convocados por uma legião de advogados descontes com o rumo da OAB nos últimos anos, mas só estamos admitindo a candidatura por força das propostas à altura do interesse geral da categoria” declarou. 
Carlos Fábio não quis adiantar, pelo menos no momento, mais informações sobre a sua plataforma política, porém avisou: “os detalhes das propostas estão em fase de finalização”.

Após longa disputa judicial concessionária CAOA em JP tem portas lacradas e veículos sequestrados

O juiz Gustavo Procópio, da segunda vara cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, determinou o fechamento imediato das duas lojas da empresa Caoa em João Pessoa, uma na Epitácio Pessoa e outra na BR-230, que revendem veículos da marca Hyundai. A decisão foi emitida na tarde desta quarta-feira (04).
É mais um capítulo da guerra comercial entre o grupo Cavalcanti & Primo e o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, Caoa. A ação foi impetrada pela Daisan, do grupo Cavalcanti & Primo. Os advogados constatavam a concorrência com a CAOA, dona de maior facilidade para baixar o preço do produto, já que tinha, segundo a acusação, acesso a um valor mais baixo para revenda.
Antes, o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça. Agora, a Daisan deve ser finalmente reaberta. De acordo com a decisão do magistrado, nas lojas só será permitido o funcionamento das oficinas pelo prazo de 180 dias, para que os proprietários de carros da Hyundai não sejam prejudicados, até que seja reaberta a Daisan, que também é revendedora da marca.

STF rejeita habeas corpus e autoriza prisão Lula; outros sete casos podem reder ao ex-presidente mais de século de prisão...

Resultado de imagem para stf nega hc de lula
A decisão do STF de rejeitar o habeas corpus de Lula extinguiu também a liminar que impedia sua prisão. O ex-presidente agora está nas mãos do TRF-4. A defesa de Lula tem até esta sexta-feira (7) para abrir citação eletrônica do tribunal e se manifestar sobre os embargos declaratórios que foram negados no mês passado. O prazo para protocolar os chamados ‘embargos dos embargos’ se encerra na terça-feira da semana que vem. O julgamento não tem data, mas os desembargadores costumam ser rápidos.
O habeas corpus do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) mobilizou muitas atenções, fazendo parecer que era o único caso que pesa contra o presidente. Mas esta foi apenas a confirmação da primeira condenação do petista, a 12 anos e 1 mês de cadeia, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex, que, segundo a Justiça, recebeu a título de propina da construtora OAS. Há ainda outros seis casos que podem render mais de um século de cadeia. 
Lula é acusado de receber R$12,5 milhões em propinas da Odebrecht, incluindo um apartamento no prédio onde mora, em São Bernardo. Lula e o sobrinho Taiguara são réus em caso de tráfico de influência e lavagem para favorecer a Odebrecht em negociatas em Angola. Na operação Zelotes, que investiga a venda de medidas provisórias presidenciais, Lula é acusado de corrupção passiva. Lula é acusado de aceitar propina na forma do sítio em Atibaia, e de tráfico de influência na compra superfaturada de 36 caças suecos.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Pedro critica criação de guarda para ex-governadores: “Enquanto o cidadão clama por segurança pública, Ricardo cria segurança privada”

pedro cunha lima
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) não aprovou a lei sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que cria guarda pessoa para ex-governadores. “É inacreditável. Enquanto o cidadão clama por segurança pública, Ricardo Coutinho cria uma segurança privada para é ex-governador, que será paga com dinheiro público”, protestou.
Para o tucano, a medida revela privilégio à classe política em detrimento das reais necessidades da população e uma visão arcaica de se fazer política. “Mentalidade velha, na contramão de tudo que estamos vivendo. Uma visão antiga, de que o poder público pertence a ele. Por fim, uma declaração de sua gestão fracassada na segurança pública”, ressaltou o deputado.

Ricardo sanciona lei que autoriza familiares a indicarem que cuidará dos acervos dos ex-governadores

Não faz muito tempo que a Fundação Casa de José Américo inaugurou o memorial dedicado ao governador Ricardo Coutinho (PSB). O fato agora é que a edição do dia 31 do Diário Oficial do Estado traz novidades sobre como serão os cuidados com o acervo do gestor. No material disponibilizado para os visitantes há até uma revistinha em quadrinho, contando a história política do governador. Bem, mas vamos logo ao assunto. A publicação oficial, disponibilizada apenas nesta terça-feira (3), cria as condições para que a família do gestor indique quem vai cuidar do material. Não, os salários não serão pagos pelos familiares. Isso caberá à Fundação Casa de José Américo mesmo.
A lei 11.097, de autoria do Poder Executivo, altera a lei já existente que criou a Fundação Casa de José Américo, de 1980. A legislação lembra que o órgão é vinculado à “Secretaria de Estado da Cultura, com patrimônio, finalidade e organização previstos nesta Lei e nos respectivos estatutos, a serem aprovados por Decreto do Governador do Estado.” Ressalta ainda as atribuições de conservar os “Memoriais dos Arquivos dos Governadores”. Isso tudo abrindo caminho para a pessoal indicação, feita por parentes dos ex-governadores, de quem vai cuidar do acervo deles. Ou seja, caberá à família do governador Ricardo Coutinho indicar quem vai cuidar do memorial dele. A medida vale também para outros ex-governadores.

Confira o texto:

“Art. 2º Ficam criados, no âmbito da Presidência da FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO, 05 (cinco) cargos de Coordenador de Acervo de Governador com a finalidade de preservar e valorizar o acervo dos governadores, com remuneração de R$ 2.000,00 (dois mil reais), os quais serão providos por indicação de familiares
dos governadores. 
§ 1º Para fins desta Lei, entende-se por acervo de governador o conjunto de bens patrimoniais dos Memoriais e Arquivos dos Governadores.
§ 2º Cada acervo de governador fará jus à indicação de um dos cargos criados no caput deste artigo.
§ 3º Nas hipóteses em que os acervos de governadores forem de ex-governadores com relação de parentesco, a família só fará jus a um cargo de Coordenador de Acervo de Governador”

Ou seja, pelas regras estabelecidas devem ser contemplados os acervos pelo menos até o ex-senador Cícero Lucena. Contando os anos anteriores, em tese, teremos Ricardo Coutinho (PSB), José Maranhão (MDB), Cássio Cunha Lima, Antônio Mariz e Cícero Lucena (PSDB). Como não pode haver duplicidade de família, a pessoa indicada pela família de Cássio Cunha Lima deve cuidar também do acerto de Ronaldo Cunha Lima. O parágrafo sexto diz ainda que “caberá à presidência da FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO disponibilizar para cada um dos Coordenadores de Acervo de Governador os necessários recursos financeiros, físicos e administrativos para adequada instalação e conservação dos acervos dos governadores”.
Bem, não custaria lembrar nesta lei a observância a um dos princípios mais importantes da administração pública, o da impessoalidade. Neste caso, com todo respeito ao governador e aos deputados, deveria caber apenas à Fundação a escolha dos nomes, não aos familiares. Do ponto de vista republicano, termo muito em voga nestes tempos sombrios da política brasileira, foi uma tremenda bola fora.

Em vias de deixar o governo, Ricardo sanciona lei que cria guarda pessoal para ex-governador

O governador Ricardo Coutinho (PSB), em meio às especulações sobre a saída ou não do governo, sancionou lei que contempla os ex-governadores. O mesmo dispositivo legal que cria cinco cargos de indicação de familiares para cuidar do acervo dos ex-governadores também cria uma guarda pessoal para eles. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 31 de março. A criação, no caso da guarda, beneficia mais especificamente o gestor que deixou o cargo mais recentemente. 
A atuação da proteção pessoal, paga pelo governo, terá duração igual ao mandato do gestor, limitada a quatro anos. Quer dizer, se Lígia Feliciano (PSD) assumir o governo a partir de sábado (7), ela terá a proteção por oito meses. Já Ricardo, não, ele contará com o auxílio pelo menos pelos próximos quatro anos. Ao todo, serão três policiais militares colocados à disposição da segurança do futuro ex-governador. Todos pagos pelo Estado. A medida se assemelha a decisão similar do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), e que foi bastante criticada no âmbito nacional.

Preferida pelo público, Mariah Yohana participa da final como favorita para vencer o "The Voice Kids"...

Raphael Dias / TV Globo/Divulgação
Acontece neste domingo (8) a final do programa “The Voice Kids”, da TV Globo.  E duas paraibanas continuam na disputa. A Paraíba foi o único estado do país com três participantes na reta final do programa, duas delas  (Eduarda Brasil e Mariah Yohana) passaram pela semifinal e foram para a final após uma polêmica causada por Carlinhos Browao deixar de fora Mariah Yohana, de 9 anos (que venceu na votação do público). 
A eliminação de Mariah havia causado polêmica nas redes sociais. Brown deu a Talita os 20 pontos percentuais destinados pelos técnicos, o que fez que a menina obtivesse o mesmo resultado de Mariah, que havia se saído muito melhor na votação dos internautas — a primeira havia recebido 25% dos votos do público (com arredondamento) e a segunda, 45%. O reality começa às 12h30, logo após o Esporte Espetacular. No local, um grande telão será montado na praça de alimentação para receber o público.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Oposição na Paraíba lança mão de um nome que pode unificar o ‘cristal quebrado’

Atende pelo nome de Cícero Lucena (PSDB) o nome que a cúpula tucana começa a trabalhar para tentar unificar as oposições na Paraíba a fim de restaurar o ‘cristal quebrado’ no grupo. Segundo informações do Blog do Ninja, o ex-senador tem recebido vários emissários que tentam convencê-lo a se recolocar na política, dando uma pausa na aposentadoria.
A ideia é, inclusive, fazer com que o senador José Maranhão (MDB) desista da candidatura própria e caminhe com Cícero, lado a lado, assim como já ocorreu em outras eleições. Aliado a isso, também entraria na composição Lucélio Cartaxo (PV), refazendo assim, de vez, a união das oposições na Paraíba, colando todos os cacos que restaram do cristal das oposições.
Se Maranhão, Lucélio e companhia ltda se sensibilizarão com a causa, só o tempo irá dizer. 

Operação com 200 policiais federais prende prefeito Leto Viana, sua esposa, o vice, o presidente da Câmara e mais dez vereadores em Cabedelo...

Resultado de imagem para operação da policia federal
A Polícia Federal, em ação conjunta com o MPPB (GAECO), deflagrou nessa manhã (3) a operação Xeque-Mate com objetivo de desarticular esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo/PB, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal. Participam da operação cerca de 200 policiais federais. Serão cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal.
Durante as investigações, ficou comprovado a participação das principais autoridades públicas do município que se beneficiavam do esquema de diversas formas, tendo registrado aumento patrimonial espantoso, muito acima do condizente com sua renda. Somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, verificou-se que um agente político envolvido movimentou mais de 10 milhões de reais à margem do sistema financeiro oficial.
Em um dos esquemas, foram detectados funcionários fantasmas da prefeitura e da câmara municipal que recebiam salários de até R$ 20.000 e entregavam a maior parte para as autoridades locais, ficando de fato com valores residuais. Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado.
Os envolvidos responderão por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória. O prefeito responderá ainda por crime de responsabilidade de prefeito. O MPPB e a PF disponibilizam o endereço eletrônico http://xequemate.mppb.mp.br para denúncias relativas à investigação. Haverá coletiva de imprensa às 10h30 na Superintendência Regional da Polícia Federal_

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Motorista do deputado Caio Roberto é assassinado a tiros, em Mangabeira...

O motorista do deputado estadual Caio Roberto, Wilker Anderson Rodrigues, de 41 ano foi assassinado com dois tiros, na madrugada desta segunda-feira (02), quando trafegava em frente à farmácia Pague Menos, na Avenida Alfredo Ferreira da Rocha, na área conhecida como “Mangabeira por Dentro”.
A vítima, conforme informações, seguia para o aeroporto, onde iria buscar o deputado, quando foi interrompido pelos disparos. As primeiras informações dão conta de que desconhecidos sacaram as armas sem que houvesse qualquer discussão e executaram Wilker que, mesmo gravemente ferido, ainda conseguiu dirigir o carro por alguns metros. Com a gravidade dos ferimentos, ele acabou perdendo o controle e bateu em um poste antes de morrer.
As polícias Civil e Militar iniciaram as investigações e buscas, mas até agora são desconhecidos os autores e os motivos do crime. Um amigo próximo afirmou que Caio Roberto ficou em choque com o assassinato. O motorista, segundo amigos, era uma pessoa reservada e sem inimigos. 

O Globo informa que PSDB disputará governo da Paraíba com Pedro Cunha Lima

Matéria veiculada nesta segunda-feira, 02, no jornal O Globo ajuda a compreender a movimentação do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) no rumo das eleições deste ano, no estado. Segundo diz o jornal fluminense, Pedro Cunha Lima será mesmo candidato ao governo do estado pelo PSDB, oferecendo palanque ao pré-candidato Geraldo Alckmin, na Paraíba, no que se pressupõe todo o apoio nacional tucano à candidatura paraibana.
A ida de Pedro Cunha Lima para o PPS poderia fortalecer ainda mais sua candidatura ao governo, quando poderia contar, ainda, na sua coligação, com o próprio PSDB, fortalecendo a chapa majoritária na Paraíba, mas, a filiação ao PPS não foi possível, afinal. De acordo com O Globo, com a candidatura de Pedro Cunha Lima ao governo do estado, também o seu pai, o senador Cássio Cunha Lima, vai permanecer nos quadros do PSDB, segundo os acertos tucanos.

domingo, 1 de abril de 2018

José Maranhão reúne candidatos do MDB nesta segunda, traça estratégias e anuncia permanência de Hugo Motta no partido

O MDB, sob a batuta do senador José Maranhão, deve reunir, na tarde desta segunda-feira (02), todos os pré-candidatos a deputado estadual e federal da legenda, a fim de discutir os planos do partido para as eleições. Na pauta da reunião, devem estar as articulações para a formação da coligação proporcional com o PR, do deputado Wellington Roberto, e com o Solidariedade, de Benjamin Maranhão.
Já está praticamente definido que o deputado Wellington Roberto deverá indicar o candidato a vice, que poderá ser um dos seus filhos. Outra novidade no MDB, é que o deputado federal Hugo Motta não deve mais deixar a legenda. O pai dele, Nabor Vanderley, também deve continuar no partido. A meta da coligação liderada pelo MDB é eleger de 3 a 4 deputados federais nas eleições de outubro.