sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Yes! Cosmetics de Itaporanga está com super promoção de carnaval

A Yes! Cosmetics, distribuidora de Itaporanga está com uma incrível Promoção de Carnaval em sua linha de produtos que abrange mais de 450 itens, entre perfumaria, produtos de higiene pessoal, hidratantes corporais, maquiagens e acessórios. Tudo com alta qualidade e preços acessíveis. Um super desconto nos produtos como você sempre quis. Agora, chegou o momento.
Não perca tempo, visita já a loja da Yes! Cosmetics de Itaporanga na Av. Horácio Gomes, 125 - centro - por trás do Armazém Paraíba. E confira a variedade de produtos para você e para também presentear àquela pessoa especial. São kits fantásticos com os melhores preços. Na Yes! Cosmetics de Itaporanga, você vai encontrar vários produtos com descontos. Compre na Yes! Cosmetics de Itaporanga e concorra a vários brindes.
Garanta já sua renda extra
Quer ganhar dinheiro? Ter uma renda extra? Então, seja também um revendedor Yes!... Com um modelo de comercialização inovador, que mistura o varejo à venda direta, a Yes! Cosmetics está presente em todo o País, através de mais de 350 lojas. Faça já sua visita e comece a planejar seu futuro...

Ex-prefeito Antônio Porcino deixa o PMDB e chega segunda-feira de SP para acertar em qual partido irá ingressar para disputar eleições de 2014

O ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino decidiu deixar os quadros do PMDB, na manhã deste sábado (02), partido pelo qual militou nos últimos anos. Com isso, os peemedebistas perdem uma liderança importante no tabuleiro político do Vale do Piancó. Porcino, que se encontra em São Paulo, desembarca na próxima segunda-feira (04) em João Pessoa e na terça (05) segue pra Itaporanga, onde prestigia os festejos de carnaval.
Na próxima semana, o ex-prefeito manterá contatos para decidir, junto com seu grupo político, em qual partido irão ingressar e começar articulação visando a campanha eleitoral de 2014, quando pretende disputar uma vaga de deputado. Porcino tem convites para ingressar em várias legendas, mas só decidirá em qual vai assinar ficha na próxima semana, segundo seu núcleo político. 

Classe política da PB sem prestígio: Fernando Bezerra visita transposição em S. J. de Piranhas, acompanhado de Cid Gomes e comitiva do Ceará

Sem avisar a classe política paraibana e tampouco a imprensa no nosso Estado, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitou na última quinta quinta-feira (31) as obras da transposição do Rio São Francisco no Ceará e depois em São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba. O ministro visitou a obra na Paraíba acompanhado do governador cearense Cid Gomes (PSB) e de uma comitiva de repórteres do Estado do Ceará. Segundo informações a comitiva, inclusive o governador do Ceará, ao chegar ao local perguntou pelo colega Ricardo Coutinho (PSB) e foi avisado que ele e os paraibanos não sabiam da visita do ministro. Nem mesmo o prefeito dos municípios de São José de Piranhas, Cajazeiras e Monte Horebe, onde fica localizada a maior parte das obras do eixo norte na Paraíba foram convidados para acompanhar o ministro.
O desprestígio do ministro com a Paraíba causou revolta à imprensa falada e escrita de todo Alto Sertão da Paraíba. Até mesmo o governador Ricardo Coutinho foi desprezado. Em Juazeiro do Norte (CE), Fernando Bezerra prestou uma entrevista coletiva ao lado dos representantes políticos da região do Cariri e do governador Cid Gomes. Na ocasião, o ministro prometeu que todo empreendimento, tanto no eixo norte como no leste, deverá ser entregue no final de 2015. No projeto anterior a transposição deveria estar pronta desde o ano passado. No entanto o prazo aumentou para três anos e o valor das obras cresceu 80%. O projeto básico orçado em R$ 4 bilhões já ultrapassa a casa dos R$ 8 bilhões. Na coletiva o gestor explicou que o reajuste faz parte das mudanças que a obra sofreu ao  longo dos últimos seis anos.
Ontem (1º), o ministro visitou os municípios de Brejo dos Santos e Jati, no Ceará, e a tarde ele seguiu para o Sertão de Pernambuco onde as obras estão sendo retomadas. Enquanto isso, o canal da região de Boa Vista, em São José de Piranhas (PB) continua paralisado. (com RadarSertanejo)

Nabor revela estar se preparando para disputar vaga de deputado estadual

O ex-prefeito Nabor Wanderley (Patos), pai do deputado federal Hugo Mota [o mais jovem do Brasil], disse já está se articulando com aliados uma candidatura à deputado estadual, em 2014. "Estamos fazendo uma análise do momento atual e também dialogando com amigos da nossa base aliada, sobre o espaço que possivelmente iremos ocupar nas próximas eleições. A minha pretensão seria disputar uma vaga de deputado estadual, já que Patos ficou praticamente sem representação na Assembléia Legislativa, ainda mais depois da saída da agora prefeita, Francisca Motta...", declarou.
Em 2010, Nabor Wanderley fez incursões pelo Vale do Piancó e conseguiu muitos apoios para campanha de seu filho, Hugo Mota, que foi eleito deputado federal. Um dos que apoiaram Hugo foi o ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB), que em 2014 articula participação na disputa por um mandato de deputado. (da Redação com Patosonline)

Prefeitura de Conceição deu início a perfuração de poços artesianos em comunidades rurais, numa ação para amenizar os efeitos da estiagem.

A Prefeitura de Conceição, em parceria com o Governo do Estado, iniciou a perfuração de 15 poços artesianos distribuídos nas comunidades rurais do município onde a população mais sofre com a escassez de água. Segundo o prefeito Nilson Lacerda (PSDB), a máquina perfuratriz já se encontra trabalhando no município. A ação pretende amenizar os efeitos da estiagem.
Os poços são perfurados em pequenas comunidades rurais e cada um atende em média a demanda de cinco ou mais famílias. A profundidade máxima desses poços é de 50 metros, mas a média tem sido 35 metros. A vida útil de um poço, de acordo com a vazão de 1.500 litros por hora, é de mais de 20 anos.
Além disso, Nilson disse que a Prefeitura firmou convênio com a Secretaria de Infraestrutura do Estado e, além dos carros-pipa do Exército, conseguiu mais três caminhões-pipa para abastecer com água as comunidades rurais do município. (com RadarSertanejo)

MPF abre inquérito para investigar irregularidades pagamento de diárias do TRE-PB durante cadastramento biométrico dos eleitores de Piancó

Diretor-geral disse que medidas do TRE vão agilizar o processo eleitoral (Foto: Krystine Carneiro/G1)
O Ministério Público Federal abriu inquérito civil público para investigar supostas irregularidades no pagamento de diárias por parte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O caso está sendo apurado pelo procurador-geral da Procuradoria da república no estado, Victor Carvalho Veggi. A direção do TRE nega que tenha cometido qualquer tipo de irregularidade. A abertura do inquérito foi determinada por meio de uma postaria publicada no Diário Oficial da União, edição da última quinta-feira (31). Segundo o MPF, o caso começou a ser apurado em julho de 2012, com a abertura de um procedimento administrativo, em função de uma denúncia anônima. Conforme o documento assinado por Victor Veggi, existem indícios de que houve pagamentos de diárias em execesso nos meses de abril e maio do ano passado.
Também está sendo investigado a cessão de funcionários por parte do TRE. As supostas irregularidades teriam ocorrido durante o recadastramento biométrico dos eleitores de Piancó. De acordo com Victor Veggi, ainda não é possível afirmar se as diárias foram ou não abusivas. Somente após as análises de informações que foram solicitadas ao TRE-PB é que o MPF poderá ter uma maior noção da situação. 
O órgão pediu à corte eleitoral que encaminhasse detalhes sobre pagamento das diárias e também sobre como ocorreu o recadastramento biométrico. Diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio (na foto) disse que não recebeu nenhum comunicação oficial do MPF sobre a abertura de inquérito civil. Segundo ele, a direção do tribunal encaminhou ainda durante o período de procedimento administrativo as explicações para o MPF. Lívio garante que não houve irregularidade alguma nos pagamentos. Ele disse que a denúncia anônima contra o TRE não tem fundamento, mas defendeu a apuração que está sendo feita pelo MPF.
Lívio afirmou que de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral os TREs têm duas opções para a realização do recadastramento biométrico: pode contratar uma empresa e terceirizar o serviço ou executá-lo com os próprios funcionários da Justiça Eleitoral. O TRE-PB preferiu a segunda forma. "A gente não tinha tem hábil para contratar. Contratação no serviço público é demorada, passa por licitação e nós tínhamos uma meta estabelecida pelo TSE", justificou a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat.
Segundo Leonardo Lívio, houve uma economia para s cofres do TRE durante a realização do recadastramento em Piancó e no que foi realizado em Santana dos Garrotes, também em 2012. (com G1)

UEPB anuncia aprovação de projetos para criação de 4 pólos no Sertão, um deles no Vale do Piancó; Segundo Rangel Júnior não há condições de se implantar um campus, por isso, a opção por um pólo.

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Junior (na foto ao lado) ,anunciou nesta sexta-feira (1º) que a instituição tem projetos aprovados para a implantação de polos no Vale do Piancó, no Vale do Paraíba, além da região do Alto Sertão e do Curimataú. Segundo Rangel Junior, a execução dos projetos depende da capacidade financeira da UEPB e de uma articulação política, associando o projeto que a Instituição entende como de desenvolvimento para o Estado. O reitor frisou que sua pretensão, no momento, é abrir um debate na Universidade com o objetivo de apresentar um projeto ao governo do Estado propondo a expansão da UEPB para mais cidades do Sertão e outras regiões. “Atualmente, o que nós estamos discutindo é a possibilidade de criar polos da universidade no Valo do Piancó e no Vale do Paraíba”, informou.
Nas condições atuais, de acordo o reitor, a UEPB não tem condições de executar um processo de expansão nos mesmos moldes do que foi feito na última década, quando vários cursos e campus foram criados. No entanto, professor Rangel Junior não descarta a possibilidade de criar uma estrutura menos ousada com uma faculdade, um centro de formação de professores e cursos que atendam não somente a vocação econômica de uma região, mas também as carências regionais em relação a capacitação de mão de obra e projetos que envolvam desenvolvimento social. Para isso, um estudo será feito com vistas a identificar as regiões onde a UEPB chegará. 
“Naturalmente que esse projeto dependerá desse estudo e da capacidade financeira da própria instituição”, observou Rangel Júnior. “Diante dessa realidade, o objetivo central do nosso trabalho é buscar consolidar tudo isso que foi feito, aprimorando políticas e ações, garantindo, assim, que a Universidade cumpra com o seu objetivo essencial que é formar profissionais de boa qualidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção do conhecimento e da ciência, bem como com o aspecto social, através da transferência de tecnologia”, concluiu o reitor. (com Ascom)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cássio mantém acordo tucano e votou em Taques e Cícero Lucena ficou com Renan Calheiros - o novo presidente do Senado

Dentre os senadores paraibanos, apenas Cássio Cunha Lima (PSDB) votou, inclusive seguindo orientação dos tucanos, em Pedro Taques (PDT-MT) na disputa pela Presidência da Senado vencida por Renan Calheiros (PMDB-AL), que recebeu 56 votos dos seus pares, incluindo os de Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rego (PMDB). Taques recebeu apenas 18 votos num jogo com resultado previamente definido.
Doz 11 senadores tucanos, Taques recebera apenas contabilizou os votos de apenas cinco deles: Alvaro Dias (PR), Aécio Neves (MG), o novo líder dos tucanos Aloysio Nunes Ferreira (SP), Cássio Cunha Lima (PB) e Paulo Bauer (SC). Os outros seis ciscaram para fora do ninho. Um deles, o tucano Mário Couto (PA), novo líder da oposição, avisara na véspera: "Não voto em promotor" (Taques é ex-procurador da República). 
Consumada a derrota de taques, o presidenciável Aécio Neves disse que "o PSDB tomou a decisão correta". "Não podemos ter o Poder Legislativo, em especial o Senado da República, sob questionamentos, seja do ponto de vista ético ou também da subordinação excessiva que temos tido em relação ao Poder Executivo. Por isso, optamos pela candidatura do senador Pedro Taques", acrescentou o mineiro.
Mercê das adesões oferecidas na sombra, o PSDB manteve o apoio do PMDB e Cia. para acomodar na Mesa a ser presidida por Renan o tucano Flexa Ribeiro (PA), que ocupará a primeira secretaria - uma espécia de prefeitura do Senado - que era ocupada por Cícero Lucena. (com Josias de Souza)

Carreta que vinha do Pará para a PB, conduzida por diamantense, perde freios e sai arrastando um caminhão na descida da Serra do Araripe-CE.

A carreata pertencia a um empresário itaporanguense...
Um grave acidente com danos materiais foi registrado por volta das 23h30min de ontem (31) na CE-292 conhecida como Estrada das Guaribas na descida da Serra do Araripe em Crato. Uma carreta de cor branca e placas MNG-0846/ Itaporanga-PB, com uma carga de madeira, perdeu os freios, bateu na traseira de um caminhão e arrastando-o por cerca de 60 metros.
O caminhão tipo baú da Farmace com placas HXF-4908, inscrição de Barbalha, se encontrava estacionado no Posto da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e foi parar em uma árvore quando os dois veículos desceram uma ribanceira. A carreta tombou ficando completamente destroçada. Ainda sem identificação, o motorista da caminhão foi socorrido para o Hospital São Francisco de Crato com fratura no braço e deslocamento da clavícula.
 
A carreta procedia do estado do Pará e viajava na direção da Paraíba sob a direção de Antonio Lima (na foto acima), de 50 anos, residente no município de Diamante (PB). Ele ficou no meio das ferragens, mas deu para sair sozinho apenas com escoriações leves principalmente no rosto. O veículo ficou bastante destruído soltando, inclusive, o cavalo deixando a carroceria a uma distância de 50 metros.
Desde a noite de ontem que a rodovia está interrompida, pois ficaram na mesma pedaços de madeira e destroços dos dois veículos. Os motoristas que por ali trafegam ficaram na obrigação de fazerem um desvio para seguirem viagem. Antonio disse que já conhecia a estrada e teve que raciocinar rápido ao sentir a falta de freios e a descida desgovernada. No posto, tentou passar entre o caminhão e um carro branco livrando apenas o segundo. “Por sorte não terminou em algo pior”, definiu o motorista da carreta. (com Site Miséria de Juazeiro do Norte-CE)

Fátima Bezerra, empossada presidente do TJ-PB, diz que sonha com igualdade de oportunidades e de gênero

Fátima Bezerra é empossada em solenidade no Tribunal de Justiça
A primeira mulher a gerir o Tribunal de Justiça da Paraíba tomou posse na tarde desta sexta-feira (1), em sessão solene ocorrida no Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto. Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti é a desembargadora que marca na história do Poder Judiciário estadual, ao ser a primeira mulher a integrar a Corte paraibana, alcançando, agora, o cargo de presidente do TJPB, no biênio 2013-2015. 
A nova mesa diretora que assume junto à desembargadora Fátima Bezerra é composta, também, pelos desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira (vice-presidente) e Márcio Murilo da Cunha Ramos (corregedor-geral de Justiça). A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo-relatório da gestão do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que deixou o cargo satisfeito com a nova mesa diretora. “Uma mulher de vocação assume o Tribunal e eu afirmo que a magistratura paraibana e o povo paraibano podem estar seguros de que os próximos dois anos serão muito profícuos. A Justiça será célere em virtude do foco da desembargadora em torno da conciliação e mediação”, disse. 
Emocionada, a nova gestora do Tribunal agradeceu às presenças, falou do sonho da democracia e de uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades e de gêneros. Quanto à gestão, afirmou que pretende construí-la com base na “eficiência e humanização, com plena e ampla transparência”. A desembargadora aproveitou a ocasião para falar das ações que pretende executar à frente da administração do TJ, entre eles, a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe); nomeação de servidores para suprir a carência de material humano nos quadros do Judiciário; incentivar à prática da conciliação; otimizar as rotinas administrativas; humanização dos trabalhos; entre outros. 
“O Judiciário que eu quero não abre apenas as portas para o povo: vai até ele, procurando-lhe oferecer algo novo”, afirmou a desembargadora-presidente Fátima Bezerra Cavalcanti, assumindo o compromisso de aperfeiçoar os trabalhos judicantes da Paraíba. O evento contou com a presença de autoridades jurídicas, políticas, eclesiásticas, entre eles, o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho; ministros Nicéas Fernandes (STJ) e Francisco Falcão (CNJ); deputado Ricardo Marcelo (Assembleia Legislativa); senador Vital do Rego; deputado federal Benjamin Maranhão, prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo e conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas/PB.

Após dois anos no ar Sistema Paraíba cancela projeto 'Polêmica PB'

A partir deste sábado (02) o Sistema Paraíba de Comunicação não terá mais em sua grade de programação radiofônica o programa 'Polêmica Paraíba', que era apresentado pela Rádio 101.7 FM e direto de João Pessoa retransmitido para outras 20 emissoras pelo estado a fora. A empresa acabou por cancelar o projeto esta semana, segunda a mesma, por falta de faturamento para superar as despesas que, ao londo de dois anos, acumulava prejuízo da ordem de R$ 2,5 milhões. 
Ou seja, um cifra alta para qualquer empresa mesmo que o programa seja de primeira. A partir de agora a 101.7 passa a reproduzir o conteúdo da CBN, sob o tino editorial da também competente Verônica Guerra - que era editora do 'Polêmica Paraíba'. Era comandado desde 2011 pelo competente Gutemberg Cardoso e se transformou num espaço nobre com muita qualidade. Isso é a pura realidade de se fazer e produzir jornalismo plural comprometido com leitor/ouvinte.
Por várias oportunidades estive nos estúdios da emissora, no Sistema Paraíba de Comunicação, e pude acompanhar o trabalho incansável de toda equipe que se desdobrava para levar informação ao ouvinte. No final da contas, infelizmente, isso nada mais é do que a realidade do mercado.

Presidente Ricardo Marcelo toma posse para o biênio 13/14 pregando harmonia, mas diz que AL não servirá só para homologar decisões.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN) tomou posse na manhã de hoje para o segundo mandato a frente da Casa de Epitácio Pessoa e em seu discurso pregou harmonia entre os Poderes, mas deixou claro que o Poder Legislativo, se manterá agindo de forma independente. "O Poder Legislativo da Paraíba se recusa ao papel menor de apenas homologar decisões e chancelar projetos ou interesses de quem quer que seja", destacou.
O tom do discurso do presidente foi sempre de exaltar a independência do Poder que comanda e da autonomia dos deputados em exercer sua prerrogativas constitucionais, da elaboração e aprovação de leis e de fiscalização doa atos da Administração Pública. Num claro recado ao Governo do Estado, com quem a Assembléia vive momento de crise, Ricardo Marcelo, garantiu que a Casa nem buscará conflitos, nem alimentará confrontos, "mas em nossa missão constitucional, para sermos fiéis ao mandato que os paraibanos nos confiaram, nenhum de nós pode abrir mãos da obrigação política de acompanhar e fiscalizar o Executivo, de melhorar seus projetos, corrigindo equívocos, mas sobretudo incluindo em suas propostas, os anseios e as reivindicações de nossa gente".
Fato curioso - Entre muitas histórias que surgem durante uma solenidade política, o jornalista Marcone Ferreira captou uma. Ouviu-se, em meio a passagem em revista a tropa militar, um integrante da banda de música afirmar: "Vale a pena tocar para um homem desse". Aconteceu no momento em que Ricardo Marcelo cumpria o ritual de sua posse no novo mandato na Presidência da Casa.

João Gonçalves pode deixar o PEN se não aceitá-lo na base governista

João Gonçalves 3x4
O deputado João Gonçalves espera que o presidente do PEN, Ricardo Marcelo, compreenda e aceite sua postura de governista na volta da Assembleia Legislativa às suas atividades normais, a partir da próxima semana. Do contrário, pode até mesmo sair do partido, que não terá como tentar reaver seu mandato na Justiça, visto que não possui suplente para exercê-lo.
João disse que, no recesso, peregrinou pelas bases. Foi ouvir prefeitos, vereadores e tantas outras lideranças que o apoiam, e de todos ouviu a recomendação para que engrossasse as fileiras governistas. ‘O povo, satisfeito com as obras e ações do governo, disse que não tinha sentido eu votar contra na Assembleia’, sentenciou. E mais. Disse que não vai apenas votar, mas também levantar a bandeira governista da tribuna. (Célio Alves)

José Ademir deixa liderança do PEN e assume 1ª Secretária da AL e será substituído por Branco Mendes; Aldemir vota em empréstimo da Cagepa

O deputado José Ademir (PEN), anunciou na manhã desta sexta-feira(1) que deixou a liderança da bancada do Partido Ecológico Nacional na Assembleia Legislativa. Ele também avisou que vai votar a favor do empréstimo da Cagepa na Casa. Ademir esclareceu que o cardo de primeiro secretária, que assume nesta sexta, é incompatível com o de líder da bancada, por isso, o PEN escolheu o deputado Branco Mendes (PEN) como novo líder do partido. O deputado também avisou que não irá mudar de posicionamento sobre a votação do empréstimo da Cagepa e vai votar com o governos, da mesma forma de agosto de 2012.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vereadores discutem criação de associação e Jacklino Porcino diz que irá fortalecer não só as Câmaras Municipais mas o desenvolvimento do Vale

Está agendado para acontecer na próxima sexta-feira (08), às 10h, na Câmara Municipal de Itaporanga, um encontro regional de Vereadores objetivando a criação da União dos Vereadores e Câmaras do Vale do Piancó, uma associação necessária para uma região que se encontra sem representação forte o bastante para lutar pelo desenvolvimento regional. Será uma primeira discussão sobre esta importante ferramenta para uma região que deseja crescer. Conforme o presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Jacklino Porcino (PMDB), que está se articulando com os demais presidentes de Câmaras e Vereadores do Vale, o objetivo é criar uma entidade que realmente represente os anseios da população regional.
"O Vale do Piancó reúne 20 municípios e precisa o mais urgente de uma entidade que lute por seus anseios", disse Jacklino, acrescentando que os próprios Vereadores terão uma entidade que lhes represente. "Nossas pautas de reivindicações às vezes são diferentes, por isso, precisamos nos organizarmos a fim de buscar mais agilidade na concretização dos objetivos comuns", frisou. O encontro contará com a presença do vereador pessoense Lucas de Brito Filho  que irá presidir a UVC-PB (União dos Vereadores e das Câmaras da Paraíba), cuja direção foi formada esta semana. "Entramos em contato com o vereador Lucas de Brito e ele se dispôs a vir [ao encontro] conversar com agente para formalizar a criação da nossa entidade", informou.
Segundo ele, a intenção dos Vereadores com a criação da entidade é fortalecer as Câmaras Municipais em busca de soluções para problemas regionais. "Com a associação, os Vereadores ganhariam mais força para reivindicar verbas dos governos Estadual e Federal, Cobrar dos Deputados Estaduais e Federais mais compromisso com o desenvolvimento da região", disse. "Não queremos que essa associação funcione apenas no papel, pelo contrário, queremos uma entidade ativa. Essa reunião será muito produtiva porque marcará novo tempo com a conquista de grandes avanços", declarou Jacklino com entusiasmo e expectativa. "Iremos fortalecer não só as Câmaras Municipais da região, mas também teremos mais representatividade na hora de exigir que as reivindicações da população do Vale do Piancó sejam executadas".
Para Jacklino, essa associação irá ajudar no desenvolvimento da região: "O problema da minha cidade é idêntico ao que acontece em outras. Juntos podemos encontrar soluções. O parlamentar precisa se valorizar porque é preciso desenvolver o espírito associativo nas representações populares que militam nas Câmaras Municipais, além de representar o conjunto de cidades que integram a associação, em assuntos de interesse comuns, perante quaisquer outras entidades, especialmente perante as demais esferas constitucionais de governo", conclui o presidente da Câmara de Itaporanga. 
Mais informações, pelo seguintes contatos: (83) 9628-1177 ou pelo (83) 9951-9708 / 9924-6443.

Luta do Padre Djacy Brasileiro pela Seca e pelas obras de transposição do Rio São Francisco ganha apoio da UGT

Pe. Djacy recebe apoio da direção da UGT em reunião que contou com presença de diversos conterrâneos da Paraíba, dentre os quais Chiquinho Pereira, natural de Aguiar, e o deputado Ramalho da Construção, que é natural de Conceição.
A direção executiva da União Geral dos Trabalhadores (UGT) esteve reunida, na manhã de terça-feira (29), na sede nacional da central, em São Paulo, onde o padre Djacy Brasileiro, defensor e militante na luta pela conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco, explicou como está a situação do povo sertanejo com a paralisação das obras que começaram como uma esperança e que agora se desenha como um bilionário ralo para a corrupção brasileira. “Nós nordestinos cansamos de esmolas! Carros pipa, cisternas e cestas básicas são ações emergenciais que apenas remediam, mas não acabam com o problema. Queremos obras de infraestrutura”, relata o padre Brasileiro.
Durante o encontro, onde o padre, natural de João Pessoa, relatou o atual estado de calamidade pública em que vivem os sertanejos que sofrem com os problemas da seca nas regiões norte e nordeste, a luta contra os problemas causados pela falta de água foram amplamente debatidas pelos sindicalistas e o trabalho realizado por Djacy, visando à conclusão das obras, ganhou o apoio incondicional da UGT. “Desde sua fundação, a UGT apoia as obras de transposição do Rio São Francisco, por esse motivo fomos pioneiros nessa luta e não podemos continuar permitindo que uma estrutura tão importante para a vida de cidadãos e cidadãs que sofrem os efeitos da seca, permaneça sem conclusão”, explica Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.
Segundo Francisco Pereira, Chiquinho, secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT, a entidade cumpre um papel fundamental na luta por questões sociais que envolvem a classe trabalhadora e a seca no nordeste é uma tema que atinge toda a sociedade brasileira. Diversos são os motivos que fizeram com que fossem paralisadas as obras que buscavam levar água para 12 milhões de pessoas que moram em regiões de seca nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Para o deputado estadual (por São Paulo) e sindicalista Antonio de Souza Ramalho, o Ramalho da Construção, que também esteve presente à reunião, é fundamental que se crie um movimento que pressione pelo destravamento de todas as obras do PAC. “Essas construções são boas para a população e boas para o Brasil, pois geram emprego e renda”. Geraldo Cruz, deputado estadual ressaltou que diante da situação em que o sertanejo vive, ou apenas sobrevive, é impossível pensar que alguma lavoura ou criação de animais sobreviva à seca e, mesmo se sobreviverem, é impossível comercializar porque as pessoas dessas regiões não têm dinheiro e nem onde trabalhar.
Djacy salientou que programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, vieram para ajudar a população, contudo é impraticável visualizar familiar compostas, em média, por mais de sete pessoas sobrevivendo com um ordenado que chega somente a 300 reais por mês. O secretário de Políticas Públicas da UGT, Valdir Vicente, enfatizou que a central buscará uma audiência com a presidente Dilma Roussef para, dentre outras questões, debater os temas relacionados a transposição do Rio São Francisco, segurança pública e fator previdenciário. (com Ascom/UGT)

Nonato diz que Governo está fritando Lúcio Flávio e defende ex-aliado

O vice-prefeito de João Pessoa, jornalista Nonato Bandeira (PPS), defendeu nesta quinta-feira (31) o secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Lúcio Flávio (na foto ao lado), envolvido nas supostas irregularidades na prestação de contas da Granja Santana, Residência Oficial do Governador, que está sendo analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).
Nonato disse que preferia não emitir nenhum juízo de valor, pro entender que o mérito da questão é de competência dos órgãos de fiscalização, mas defendeu o ex-aliado e "amigo Lúcio Flávio", afirmando que o secretário está enfrentando um verdadeiro processo de fritura por parte do Governo.
Na semana passada, a secretária estadual de Finanças, Aracilba Rocha, criticou Lúcio Flávio. Seguno ela, faltou competência ao secretário, que terá que responder pelos "erros". Mas, Nonato disse que Lúcio é extremamente competente, capacitado e honesto.
"Como o governo não está prestando solidariedade ao secretário, eu o defendo, pois sei de sua competência e honestidade. Lúcio Flávio foi meu orientador no mestrado de Ciências Sociais, é um homem sério e capaz, que não merecer ser desrespeitado", afirmou Bandeira que foi secretário estadual de Comunicação, de Ricardo Coutinho. (com wscom)

Zé Maranhão aponta pista para possível racha entre Cássio e RC

O presidente estadual do PMDB paraibano, José Maranhão, relembrou um fato que para ele é uma pista cabal de como é - como disse - “precária” a aliança entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB). De acordo com Maranhão, o PSDB nacional tem total interesse que o senador tucano dispute a eleição governamental de 2014 e, nesse sentido, já estaria sondando essa possibilidade de contar com Cássio como representante da legenda na disputa para o Governo do Estado.
“Eu acho que essa aliança é muito precária. Pelo que se tem ouvido e tem se visto não é uma aliança consolidada, inclusive Cássio já fez vários pronunciamentos dizendo que poderia ser candidato a governador. Outra hora o seu partido em nível nacional vem fazendo um consulta para examinar as possibilidades legais dele se tornar candidato”, afirmou Maranhão que acrescentou: “Se Cássio vai ser candidato, ou, pretende ser candidato, mostra que essa aliança não está muito consolidada”, declarou.
Mesmo visualizando a possibilidade de ver o adversário político na disputa de 2014, o peemedebista declarou que no momento não está pensando na disputar eleitoral, ou, cargo a disputar. De acordo com Maranhão, apenas o governador Ricardo Coutinho (PSB) é um nome definido para disputa por ter direito a reeleição.
“Eu não quero me lançar prematuramente nenhuma candidatura. Eu já tenho o mandato de presidente do PMDB. Parece que só tem um candidato realmente lançado que é o governador do Estado. Este está trabalhando fortemente pela sua reeleição. A sua posição é muito clara. Eu não tenho dúvida disso. Até agora o governador não disse que não é candidato. É um direito que lhe assiste a reeleição. Então depreende-se que ele é candidato”, afirmou.

Vereadores iniciam sábado ano legislativo e Jacklino Porcino garante um parlamento forte e atuante em prol da população itaporanguense

Oficialmente a Câmara Municipal de Itaporanga abre seus trabalhos a partir deste sábado (02), quando será iniciado o Ano Legislativo de 2013, mas os vereadores que compõe a Mesa Diretora da Casa já estão na ativa desde o início do ano, quando tomaram posse. O presidente Jacklino Porcino (PMDB) não tem medido esforços para dotar o Legislativo-Mirim local de total estrutura logística para abrigar os edis, que este ano serão em número de onze (11), dois há mais do que a legislatura passada. 
A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos contará com a presença do Chefe do Executivo, o prefeito Audiberg Alves (PTB), que fará a leitura do seu discurso quando apresentará aos vereadores e ao povo em geral os projetos, programas e ações, que sua administração pretende desenvolver durante o transcurso do ano. Durante esta semana, Jacklino esteve reunindo suas equipe para ultimar os preparativos para início dos trabalhos. 
O presidente discutiu com os demais vereadores questões pertinentes ao exercício do mandato, do Regimento Interno e a composição das comissões permanentes da Casa, a exemplo: de Justiça, legislação e Redação; de Finanças e orçamentos; de Obras e Serviços Urbanos. A composição de cada uma delas será oficializada durante a primeira sessão ordinária do ano. Jacklino defende uma gestão com eficiência para que a Casa represente com dignidade o povo itaporanguense.
"A nossa expectativa é a melhor possível para o início dos trabalhos, pois temos a confiança da população que nos hipoteca apoio para superar os desafios, resolver os problemas e trabalharmos em prol do desenvolvimento do município e da melhor qualidade de vida para nossos conterrâneos", afirmou Jacklino que aproveita para convidar toda a população a comparecer às sessões. Inclusive, o presidente informa que o cidadão terá oportunidade de usar a tribuna quando necessário, para cobrar seus direitos.
Jacklino já começa fazendo a diferença, e o melhor: abrindo acesso à tribuna para o cidadão comum. 

Ex-prefeito de Princesa Isabel Dr. Sidney é condenado por improbidade

O ex-prefeito de Princesa Isabel José Sidney de Oliveira foi condenado numa ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) na 14ª Vara da Justiça Federal. As sanções aplicadas são: pagamento de multa civil 10 vezes o valor da remuneração percebida à época que exercia o cargo de prefeito; suspensão dos direitos políticos por três) anos; perda da função pública, se ainda estiver exercendo-a e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.
De acordo com a ação, José Sidney deixou de prestar contas dos recursos no valor de R$ 70 mil, oriundos do contrato de repasse nº. 0179789-90 firmado entre o Ministério do Turismo, por intermédio da Caixa Econômica Federal, objetivando a construção de uma praça pública.Segundo o MPF, a prestação de contas deveria ser apresentada até 60 dias após o término do contrato. O prazo de vigência do contrato foi até 26 de dezembro de 2006, tendo, porém, a prestação de contas final sido apresentada pelo gestor que sucedeu apenas em três de fevereiro de 2010 , isto é, com mais de três anos de atraso. Para o Ministério Público, tal conduta se amolda à prática de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública.
"Embora as contas tenham sido prestadas extemporaneamente pelo seu sucessor, inconteste é o prejuízo sofrido pelo município de Princesa Isabel, tendo em vista que o não cumprimento com o dever de prestar contas acarretou a inclusão do aludido município no cadastro de inadimplentes do Governo Federal (SIAFI), o que, por sua vez, representou óbice na celebração de convênios com a União e, por conseguinte, de recebimento de recursos federais em favor daquela edilidade", alega o MPF. (Lenilson Guedes)

Cruzeiro de Itaporanga perde para o Atlético por 3 a 2 e teve o goleiro Aranha desmaiado em campo após bater com a abeça na trave

Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga fizeram um jogo dos mais movimentados na noite de ontem (30), no Estádio Perpetão, em partida adiada da primeira rodada do Campeonato Paraibano. Num confronto em que cada time conseguiu uma virada do placar, melhor para os atleticanos, que venceram por 3 a 2, e chegaram à terceira colocação no certame. Com o resultado, o Atlético chegou aos 11 pontos, ultrapassando o CSP e assumindo a terceira colocação na tabela. O Cruzeiro, que amargou mais uma derrota, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, com apenas três pontos ganhos. No próximo domingo, o time atleticano, que acertou com o técnico Adelmo Soares, es-Porto-PE, bolta a enfrentar o Cruzeiro, agora em Itaporanga, pela oitava rodada.
Pela segunda vez no campeonato, um jogador da 'Raposa do Vale' se machuca e dá um susto nos companheiros de time e na torcida. Primeiro foi o zagueiro Suélio, que na partida contra o Botafogo-PB, pela quinta rodada, deslocou o ombro e saiu de campo na ambulância, direto para o hospital. Agora foi a vez do goleiro Aranha protagonizar um momento de apreensão dentro de campo. O camisa 1 ficou desacordado no gramado após bater a cabeça contra a trave. Ele também precisou ser levado ao hospital. O episódio se deu na partida de ontem e aconteceu aos 25 minutos do primeiro tempo, justamente no lance em que o Atlético abriu o placar da partida. Depois de uma cobrança de escanteio, Aranha tentou espalmar a bola, mas rebateu mal. A sobra ficou com o zagueiro Paulo Maranhão, que tocou para as redes. Ao tentar evitar o gol, Aranha se chocou contra a trave e bateu a cabeça.
Profissionais do Samu foram acionados e prestaram os primeiros socorros ao goleiro no gramado. Já acordado, consciente e conversando com os médicos, Aranha foi levado à ambulância e encaminhado Hospital regional de Cajazeiras. Um boletim médico será divulgado na manhã desta quinta-feira (31) sobre o detalhes do quadro de saúde do goleiro cruzeirense. Aranha foi substituído pelo jovem goleiro Ésley, de apenas 17 anos, quando o Cruzeiro perdia por 1 a 0.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitura de Conceição divulga programação oficial do Carnaval 2013 que terá 11 atrações e deve atrair foliões de todo o Vale do Piancó

O fluxo de foliões em Conceição será um dos maiores já que em Itaporanga, Piancó e Ibiara não haverá festa.
Serão quatro dias de festa, 11 bandas e vários blocos na rua. 
Prefeito divulga a programação oficial do carnaval 2013
São os números que resumem a programação oficial do Carnaval 2013 de Conceição, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo prefeito Nilson Lacerda (PSDB). Foliões de todo Alto Sertão da Paraíba já podem consultar os horários dos desfiles e das apresentações para brincar o carnaval na Terra de Elba Ramalho. A programação do Carnaval 2013 em Conceição inclui atrações como Banda Nagibe, Forró da Xeta, Orquestra de Frevo, bandas e artistas locais.  O prefeito também garantiu que vai ajudar os blocos financeiramente.
Mesmo com o município em estado de emergência por conta da seca, o prefeito afirmou que o carnaval de Conceição é tradicional e os foliões não poderiam ficar sem festa. “Nós vamos realizar o maior, melhor e mais barato carnaval da região do Vale do Piancó e da região do Alto Sertão”, disse Nilson (na foto acima com o editor). Diferente de anos anteriores, a edição deste ano do Carnaval de Conceição deve atrair mais gente, já que em Itaporanga, Piancó e Ibiara os prefeitos decidiram cancelar a festa do rei momo.
Veja a Programa Oficial do evento:
Sábado (02/02): 21h - Escolha da Rainha e do Rei Momo com todos os blocos no Centro Cultural Elba Ramalho.

Sexta-feira (08/02): Prévia com desfiles dos blocos pelas ruas da cidade, com participação das redes estadual e municipal de ensino.

Sábado (09/02): às 21h , Banda Garotos do Axé e Forró da Xêta, no Centro Cultural Elba Ramalho; às 22h haverá a entrega da chaves da cidade ao Rei Momo, a ser feita pelo prefeito Nilson Lacerda.

Domingo (10/02): às 13h, Banda Arreio de Luxo & Jonas Safadão, no Celeiro Campestre Clube; às 16h, concentração em frente ao Posto Frei Galvão com o Bloco da Criançada animada pela Orquestra de Frevo; às 17h, todos os blocos sairão e caminhada pela Avenida Solond e Lucena até a Casa de Show Estação Forró, puxados por um mini-trio ao som da Orquestra de Frevo Amantes da Lira; às 18h, festa com o DJ Marcílio, na Casa de Show Estação Forró; às 21h, saída para o Centro Cultural onde já está à espera dos foliões a Banda Levada 10 e depois a Banda Bonde da Levada.

Segunda-feira (11/02): 13h apresentação do Grupo Reluz no Celeiro Campestre Clube; às 16h, concentração no Posto Frei Galvão com a participação de todos os bloco; às 17h, os blocos descerão pela Avenida Solon de Lucena, puxados pelo mini-trio 'O Paredão', com animação da Orquestra de Frenvo Amantes da Lira, até a Casa de Show; às 22h, Banda Pegada Segura e Forró de Arromba, no Centro Cultural Elba Ramalho.

Terça-feira (12/02): 13h, Banda Os Banbas no Celeiro Campestre Clube; às 16h, concentração com todos os blocos no Posto Frei Galvão, com a participação do Bloco das Virgens; às 17h os blocos descerão a Avenida Solon de Lucena, puxados pela Orquestra de Frevo, até a Casa de Show; às 18h, Banda Garotos do Axé na Casa de Show; às 22h, encerramento no Centro Cultural Elba Ramalhocom a Banda Reluz, Levada 10 e a Banda Nagibe. (com Ascom)

TJ determina reabertura processo de votação do aval da Cagepa, na AL.

A Assembleia Legislativa terá que reabrir o processo legislativo do projeto de lei que prevê autorização para que o Governo do Estado avalize empréstimo da Cagepa perante a Caixa Econômica Federal. Assim decidiu o Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (30), em sessão do Pleno. A Corte foi acionada pelo deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder do governo. Em sede de Mandado de Segurança, ele questionou decisão da Mesa Diretora da Casa que arquivou o projeto de lei por entender que seriam necessários 22 votos para a derrubada de parecer da Comissão de Orçamento e Finanças, fundado no argumento de inadequação orçamentária.
Em plenário, 19 votos foram dados pela derrubada do parecer, enquanto que 16 deputados optaram por sua manutenção. O Pleno do Tribunal de Justiça rejeitou a tese de que a matéria em questão fosse meramente interna do Legislativo, ressaltando que sua apreciação pelo Judiciário não fere o princípio da separação dos Poderes. Para o TJ, a decisão da Assembleia não tem amparo no regimento interno da casa legislativa.
Em agosto, dias depois da polêmica sessão na Assembleia, Hervázio Bezerra já tinha obtido liminar, nesse processo, concedida pelo então desembargador Genésio Gomes Pereira Filho. Com a decisão de hoje do TJ, o projeto de lei terá que ser apreciado em plenário pelos deputados, etapa que havia sido frustrada pela mesa diretora da Assembleia. O relator Fred Coutinho foi seguido à unanimidade pelos demais desembargadores.

Servidores da Saúde em Serra Grande podem parar atividades por atraso em seus salários

Chega denúncia ao Blog dando conta de que servidores municipais de Serra Grande, mais precisamente os servidores lotados na Secretaria de Saúde, estão com seus salários atrasados a 30 (trinta) dias. O mês de Dezembro/2012 ainda não foi pago e quanto ao pagamento do mês de Janeiro/2012 ainda não há qualquer posicionamento sobre a provável data de pagamento, desta feita podendo chegar a 60 (sessenta) dias o atraso de salários para os servidores.
Assim, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACSs e ACEs que trabalham no PSF- Programa Saúde da Família, estão com seus salários atrasados. Salientando que no município só existe uma equipe do PSF, e mesmo assim com poucos profissionais o prefeito Jairo Halley (PSB), como também a Secretaria de Saúde, não resolve a situação, revela a denúncia. Vale ressaltar, que a atual Administração é uma continuação da anterior já que o atual gestor foi apoiado pelo antecessor João Bosco Cavalcante, tanto é que o Secretário de Saúde continua sendo o irmão do ex-prefeito, o senhor Vicente Cavalcante.
Informa ainda a denúncia, que segundo consta nos cadastros do DATASUS a verba federal designada ao pagamento dos profissionais do PSF está bloqueada há alguns meses, configurando assim a má distribuição de recursos, contribuindo para os atrasos dos salários dos servidores públicos da área da saúde. Diante destes fatos em que os servidores se vêem, estes poderão resolver paralisar as suas atividades no Posto da Saúde da Família (PSF), na qual os servidores da saúde entendem que só poderem retornar em total normalidade as suas atividades, quando a Prefeitura de Serra Grande pagar os salários atrasados.

A Fifa e o COL divulgaram o pôster da Copa do Mundo Brasil 2014

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo do Brasil divulgaram nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, o pôster do evento que será realizado em 2014. Participaram do anúncio o secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, o presidente  do COL, José Maria Marin, e o ex-jogador Ronaldo.

LGNet inaugura escritório em Itaporanga e destina aos clientes conforto e comodidade com um atendimento personalizado e serviços de qualidade

A LGNet inaugurou nesta quarta-feira (30) suas instalações na cidade de Itaporanga, em uma solenidade cheia de significados importantes quanto ao salto que se dará neste setor. Com um discurso eloquente do seu diretor-geral, o piancoense Guilherme Brasileiro, a empresa finca bandeira na 'Rainha do Vale' trazendo inovações para sua clientela.
Destinado ao atendimento comercial e técnico, a empresa tem investido forte para estar cada vez mais próxima de seus clientes, empresariais e residenciais, com um atendimento mais rápido e personalizado. O padre Cláudio Praxedes, pároco local, esteve presente na solenidade abençoando as instalações do escritório, que está localizado na Avenida Irineu Rodrigues - no prédio Crizanto Pereira - em frente ao Banco do Nordeste. O ex-presidente da Câmara Municipal de Piancó, Antônio Leite - cujo cargo de diretor do 7º Núcleo Regional de Saúde, estará deixando nos próximos dias - será um suporte importante que seu primo Guilherme terá em Itaporanga.
No escritório da LGNet em Itaporanga os clientes terão um espaço bastante confortável e serão muito bem recebidos por funcionários preparados para tanto. A LGNet irá implantar em Itaporanga, assim como em Piancó, uma estrutura invejável de Fibra Ótica que permitirá o tráfego de dados com velocidade muito próxima à velocidade da luz. O que se traduz num sinal de internet de alto padrão e qualidade a ser disponibilizado pela LGNet. 
O sinal na Fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial, o que a torna uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
As vantagens da Fibra em termos de alta capacidade de transmissão e qualidade do sinal são mantidas até a sua casa, o que não acontece quando outras soluções são utilizadas. Portanto, a LGNet chega à Itaporanga para revolucionar o mercado e disponibilizar aos seus clientes/usuários serviços de alto padrão. Faça já sua visita ao escritório da LGNet ou entre em contato pelo fone: (83) 9989-4309 ou acesse o site da empresa www.lgnetpb.com.br e conheça as vantagens de ser um cliente LGNet.

Gasolina e diesel ficam 6,6% mais caros, a partir de hoje em todo o País.

A Petrobras anunciou na noite de ontem (29) um aumento de 6,6% no preço da gasolina comum (Gasolina A) e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o País a partir de hoje (30). A nota conclui que o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia de buscar alinhar os preços dos derivados aos praticados no mercado internacional.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Grupo Bernardo Vidal envia ao Blog uma Nota de Esclarecimento sobre investigação do TCE em contratos celebrados com prefeituras da Paraíba

O Grupo Empresarial Bernardo Vidal, com sede em Recife/PE, acaba de enviar ao Blog do Ricardo Pereira uma Nota de Esclarecimentos, com data desta segunda-feira (28), à respeito da notícia publicada por nós no último domingo (27), originalmente publicada nas páginas do Jornal da Paraíba edição do mesmo dia, na qual informava que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) abrira procedimento para investigar os altos valores pagos por 55 Prefeituras paraibanas ao grupo pela prestação de serviços em auditoria tributária, cujos contratos giraram em torno de R$ 10,4 milhões entre os anos de 2008 e 2012. Das 55 Prefeituras com contratados investigados, segundo levantamento feito pelo Blog, seis são do Vale do Piancó: Boa Ventura, Catingueira, Curral Velho, Igaracy, Itaporanga e São José de Caiana.
Na Nota, o grupo Bernardo Vidal diz que "cuidou de analisar recolhimento indevidos, a fim de possibilitar ao gestor municipal a mensuração e restituição dos valores contribuídos indevidamente". Revela ainda que suas atividades "estão em sintonia com a LRF. E que a averiguação dos contratos pelo TCE-PB ocorre dentro da normalidade". Por fim, afirma que se "dispõe a esclarecer suas atividades a fim de garantir transparência, moralidade e efetividade no uso dos recursos do contribuinte". Clique na imagem ao lado [para ampliá-la] e confira a íntegra da Nota de Esclarecimento da Bernardo Vidal:
Leia também: Das 55 prefeituras que tem contratos com empresa de consultoria de PE investigados pelo TCE-PB, seis são do Vale do Piancó.
TCE investiga contratos de 55 prefeituras paraibanas que empenharam R$ 10,4 milhões a uma empresa de consultoria de Pernambuco

Prefeitura de Itaporanga pode disponibilizar ônibus para universitários e alunos de cursinhos que estudam no período da manhã em Patos

Doutor e Professor Universitário das Faculdades Integradas de Patos - FIP, o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) conhece de perto as dificuldades dos que passam, hoje, cerca de três horas [ida e volta] no itinerário Itaporanga-Patos para poder cursar o ensino superior. E por conhecer de perto este cenário, já que ele mesmo utiliza o ônibus escolar que a Prefeitura disponibiliza para o transporte dos universitário até a 'Morada do Sol', Berguim (na foto) pode fazer a diferença. 
O transporte, que atualmente utiliza cerca de três ônibus devido o crescente número de estudantes, sempre foi garantido por seus antecessores. Entretanto, Berguim fará mais. Olhando para àqueles que estudam no período da manhã a atual gestão estuda a viabilidade de disponibilizar um ônibus para estes, bem como, os alunos matriculados em cursinhos. Para tanto, a Secretaria Municipal da Educação, gerida pela educadora Josilene Gonçalves, está fazendo um levantamento junto à comissão que coordena o transporte para se saber a real quantidade de alunos neste período.
Após esse levantamento a secretária analisará tal viabilidade. A iniciativa é digna de aplausos porque a Prefeitura passará a olhar para esta parcela que estudantes que precisam alugar apartamentos em Patos para ficar de segunda à sexta, quando retornavam para Itaporanga. Na minha época, por exemplo, passávamos cerca de quatro horas [ida e volta] percorrendo uma rodovia esburacada e intransitável. Qual universitário que nunca andou no 'Busão Branco', sempre bem cuidado por Bil (motorista). Hoje a BR-361 é uma das mais bem conservada do Estado, não causando mais transtornos.

Prefeito Berguim esteve na reitoria do IFPB para saber sobre andamento da implantação do Campus de Itaporanga, cuja licitação deve acontecer até o fim deste primeiro semestre e obras no segundo.

Por falar nisso, o prefeito Berguim foi recebido, dias atrás, no Campus do IFPB em João Pessoa, pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antônio Carlos Gomes Varela - que na ocasião representava o Reitor João Batista de Oliveira Silva, e pelo Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques. Acompanhado do professor Ridelson Farias de Sousa, designado para ser Diretor de Implantação do Campus de Itaporanga, Berguim foi verificar como está o processo de implantação do Campus na 'Rainha do Vale'.
Segundo o Pró-Reitor Carlos Varela, o projeto do novo Campus em Itaporanga está bem adiantado. "A perspectiva é fazer a licitação até o fim deste semestre e iniciar as obras de construção do Campus no segundo semestre. A previsão de conclusão é em torno de um ano e meio", disse. Para o prefeito a instalação do IFPB vai beneficiar além de Itaporanga todo o Vale do Piancó. "A gente quer dar esta alavancada na educação do município e a prefeitura vai colaborar com tudo que for possível para que venha esta implantação", afirmou.
O professor Ridelson Farias explicou, na oportunidade, que está sendo feito um levantamento da estrutura necessária para o funcionamento dos laboratórios do Campus, de acordo com os projetos arquitetônicos que serão desenvolvidos.

Desavença no PMDB ameaça acordo pró-Renan e Vitalzinho poderá ser rifado da Presidência da CCJ para dar lugar à Sarney

Uma desavença interna ameaça um acordo firmado para acomodar os caciques da bancada do PMDB no Senado. É que um imprevisto atravessou a articulação de Renan Calheiros, que espera ser alçado à cadeira de presidente da Casa. A discórdia envolve não a restauração dos bons costumes no Senado, mas a partilha de posições no organograma do poder na Casa.
Ao retirar-se para as férias, em dezembro, Renan imaginava ter pacificado a bancada de 20 senadores que lidera no Senado. Voltaria ao trabalho nesta terça (29), marcaria uma reunião para quinta (31), seria oficializado como candidato do PMDB à sucessão de José Sarney e correria para o abraço na sexta (1º), recolhendo os votos da maioria dos outros 80 senadores. Por que deu chabu? Descobriu-se que há mais caciques no PMDB do que tabas para acomodá-los no Senado.
Na divisão mediada por Renan, ficara entendido que ele retornaria à presidência, Eunício Oliveira (CE) o substituiria na liderança da bancada, Vital do Rêgo (PB) assumiria a cadeira de Eunício no comando da [poderosa] Comissão de Justiça, e Romero Jucá (RR) iria para a segunda vice-presidência do Senado. A coisa começou a desandar ainda durante o recesso parlamentar.
Jucá informou que deseja ser líder da bancada, não segundo vice-presidente. E Eunício, que não abre mão do posto, cobra agora de Renan o cumprimento do acordo. Para complicar, começou a circular nos subterrâneos da legenda um burburinho sobre a necessidade de compensar José Sarney, convertendo-o em presidente da Comissão de Justiça – aquela que fora prometida ao senador Vital.
Um pedaço da bancada do PMDB olha ao redor e se dá conta de que o grupo de Sarney e Renan, insatisfeito com o controle de tudo, deseja algo mais. Um dos senadores insatisfeitos resumiu a cena: “Na presidência do partido está o Valdir Raupp, homem deles. Renan quer voltar ao comando do Senado. Sarney deseja a comissão mais importante. O Jucá, ligadíssimo a ambos, reivindica ser o líder. O resto vai bater palmas? Não creio.”
Nesta terça, Renan será alertado: se a cadeira de líder tiver que ser disputada no voto, pode surgir um outro candidato para medir forças também pela indicação do PMDB à presidência do Senado. Nessa hipótese, os insurretos buscarão um nome com a biografia leve. Alguém com potencial para atrair no plenário os votos de senadores de outras legendas que ainda se dão ao trabalho de torcer o nariz para Renan.
Junto com a encrenca caminha um esboço de solução. Hoje, Renan acumula duas lideranças. Além de líder da bancada do PMDB, representa no plenário do Senado o bloco da maioria, que inclui o PT e o PV. Cogita-se entregar a liderança do PMDB a Eunício e o comando do bloco a Jucá. Renan tem 48 horas para pacificar os ânimos dos seus liderados. Do contrário, pode surgir um nome novo - ou seminovo- no PMDB. (Josias de Souza)

LG Net recebe primeira remessa de fibra ótica e começará instalação nos próximos 30 dias em Piancó e Itaporanga

LG Net começará instalação de fibra ótica em Piancó e Itaporanga nos próximos 30 dias.

A LG Net recebeu ontem (28/01) a primeira remessa da fibra ótica que ira possibilitar maior velocidade na internet aos clientes/usuários dos serviços da Empresa. Inicialmente são 6 kms e beneficiarão os clientes das cidades de Piancó e Itaporanga.

“Transmissão de dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal e qualidade, tudo isso com altíssimas velocidades. Já pensou nas maravilhas que isso permitirá. Apostamos que você deve estar pensando: baixar programas e músicas ficaria muito mais rápido e o tempo de espera por downloads será reduzido ao mínimo. Nosso objetivo é proporcionar uma internet de excelente qualidade aos nossos clientes” disse o empresário Guilherme Brasileiro.
A LGNet recebeu ontem (28) a primeira remessa da fibra ótica (foto ao lado) que irá possibilitar maior velocidade internet aos clientes/usuários dos serviços da Empresa. Inicialmente são 6 kms e beneficiarão os clientes de Piancó e Itaporanga. “Transmissão de dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal e qualidade, tudo isso altíssima velocidade. Já pensou nas maravilhas que isso permitirá. Apostamos que você deve estar pensando: baixar programas e músicas ficaria muito mais rápido e o tempo de espera por downloads será reduzido ao mínimo. O objetivo é proporcionar uma internet de excelente qualidade aos nossos clientes”, disse o empresário Guilherme Brasileiro. (Com Antônio Leite Neto)

Prefeito de Coremas divulgou programação oficial do Carnaval 2013...

O prefeito de Coremas, Antônio Lopes, acompanhado do vice Lucrenato Júnior e secretários, divulgou, durante coletiva na Câmara Municipal, a programação do Carnaval 2013. Antônio Lopes disse que apesar das dificuldades encontradas no município irá trabalhar para equilibrar as finanças municipais. "Não poderíamos jamais acabar com o tradicional carnaval de nossa cidade. Dentro das possibilidades financeiras contratamos atrações que satisfarão o povo de Coremas", revelou.
Com o tema: "Banho, Folia e Paz!", foi anunciado atrações esta semana. Na sexta-feira, terá o Carnaval 'Vermelho e Branco' e a partir das 23h Orquestra de Frevo de Piancó, Banda Inala e Pagodão Sensuart no A.C.R.C; No domingo, arrastão às 16h com trio e banda da resenho e bloco 'Corrente Jovem'.  (com Ascom)

Ricardo Coutinho vai a culto orar e agradecer a Deus por ter sobrevivido

 
O governador Ricardo Coutinho (PSB)  foi na noite de ontem (28) ao templo central da Assembleia de Deus, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, para agradecer a Deus por ter sobrevivido, juntamente com mais três pessoas, ao acidente com o avião em que viajava, na última sexta-feira (25). Ricardo, a primeira dama, Pâmela Bório, a secretária de Finanças, Aracilba Rocha, e a vice-presidente da Fundac, Maria Alice, foram recebidos pelo pastor presidente da Assembleia de Deus, Missões na Paraíba, José Carlos de Lima; os vice-presidentes Álvaro Tito e pastor Marivaldo, e o diretor da Rádio CPAD na Paraíba, pastor Isaac Venerando.
O culto de instruções da palavra de Deus teve início com o período de louvor, realizado pelo pastor Ivanildo, o coral e a orquestra do templo central. Em seguida, Ricardo Coutinho leu o versículo bíblico 16, do livro de S. Tiago, do capítulo 5, que diz: “Confessai as vossas culpas uns pelos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Durante o culto, o governador falou sobre o acidente e disse que o piloto teve que fazer aterrissagem forçada e que o avião se arrastou no chão. "Graças a Deus, saímos andando e não houve explosão, pois Deus é grande e tem outros planos”, enfatizou.

Único piloto do Estado fala de acidente com RC e revela drama pessoal desde que foi dispensado do trabalho pelo governador no início de 2011

O único piloto concursado do Governo do Estado, identificado como comandante Queiroga, que foi afastado do trabalho em 2011, quando o governador Ricardo Coutinho (PSB) assumiu, falou nesta terça-feira (29), ao programa Polêmica Paraíba [da 101 FM de João Pessoa] sobre o acidente com o avião do governador, ocorrido na última sexta-feira (25), no aeródromo de Campina Grande.
Queiroga, que faz parte dos quadros do Estado há 25 anos e pilotou durante 13 a aeronave envolvida no acidente, confirmou a tese do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), levantada ontem, de que pode ter havido falha humana, com o piloto esquecendo de acionar o trem de pouso a aterrissagem forçada. Além desta falha, Queiroga acrescentou que pode ter ocorrido outras duas falhas, mas ressaltou que apenas a Aeronáutica poderá confirmar o real motivo do acidente. 
O piloto também falou sobre o drama pessoal que vive após ter sido afastado de suas funções, no início de 2011, quando Ricardo Coutinho assumiu o comando do Governo. Segundo ele, até hoje não sabe os motivos do seu afastamento. Queiroga revelou que atualmente recebe apenas R$ 1.100 (um mil e cem reais), pois foram retirados R$ 5.500 de gratificações, que recebia pelos 22 anos de serviços ao Estado.
Ele acrescentou que hoje vive apenas deste salário, pois não pode fazer trabalhos extras para não prejudicar sua aposentadoria, que deve sair no próximo ano. Enquanto isso, o comandante revelou que os atuais pilotos, inclusive o do acidente, contratados como assessor especial para exercer função junto ao hangar do Estado recebem R$ 10 mil e o chefe do grupo, que se chama, segundo ele, Fábio Moutinho, R$ 12 mil.

Na PB, 82% das cidades não podem celebrar convênios com a União.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou ontem (28) um estudo no qual aponta que 183 cidades paraibanas estão impedidas de celebrar convênios com a União. O motivo é que essas cidades, que representam 82,1% dos municípios da Paraíba, não conseguiram comprovar algum item da aplicação dos recursos federais. O estudo, feito com base no Cadastro Único de Convênios (Cauc) da Secretaria do Tesouro Nacional mostra ainda que das 223 cidades paraibanas, 32 têm somente um item não comprovado no Cauc, o que corresponde a 14,3%, e 29 têm dois itens não comprovados, o que equivale a 13%. As demais cidades, ainda de acordo com o estudo, variam. 
Para o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, a solução seria a não exigência do Cauc. “Esse estudo mostra como as prefeituras têm dificuldades em cumprir com as exigências do cadastro”, disse. Ainda de acordo com Buba Germano, muitas vezes a falta não é grave. O impedimento desses municípios em celebrar convênios com a União foi motivado apenas por uma questão técnica, como o atraso no envio de alguma planilha. “Por isso, concordamos com a matéria da CNM e acreditamos que, de modo como o governo não cobra isso para as obras da Copa, não deveria exigir das prefeituras”, afirmou.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretários de Saúde da região se reúnem em Itaporanga pra debater PPI; A 'Rainha do Vale' referenciou vários procedimentos especializados...

Secretários municipais de Saúde de várias cidades do Vale do Piancó, estiveram reunidos durante esta segunda-feira (28), no auditório da 7ª Gerência Regional de Educação, em Itaporanga, para debater a Programação Pactuada Integrada (PPI), que consiste num instrumento desenvolvido pelo SUS para dinamizar a sistemática da assistência à saúde, visando cumprir o princípio constitucional que assegura o acesso irrestrito aos serviços de saúde em todos os níveis de abrangência.
A PPI foi ministrada pela Drª Ana Ivaní Pinto Neves e Maria Aparecida Alves Conserva, atual secretária de Saúde de Itaporanga, objetiva garantir à população cobertura dos serviços de média e alta complexidade disponíveis ou não em seu município de residência, devendo orientar a alocação de recursos e definição de limites financeiros para todos os municípios.
A cidade de Itaporanga referenciou alguns procedimentos em serviços especializados e que os municípios vizinhos não dispõem, o PPI tratou justamente dos serviços que poderão ser implantados em Itaporanga para atender aos municípios integrados, a exemplo do que já acontece na cidade de Piancó com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, no caso com extensão também em Itaporanga. As secretárias Magnady Lacerda (Conceição), Nena Pinto (Boa Ventura), Mônica (Pedra Branca), Adelânia (Aguiar), dentre outros participaram do evento.
Confira as especialidades que poderão ser implantadas em Itaporanga: Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetra, Gastroenterologia, Mastologia, Ortopedia, Traumatologia, Pediatra, Psiquiatra, Urologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Serão utilizados recurso federias deliberados por cada município, definidos globalmente em cada estado a partir da aplicação de critérios e parâmetros de programação ambulatorial e hospitalar, respeitado o limite financeiro estadual, bem como da definição de referências intermunicipais na PPI.
Dessa forma, o limite financeiro por município deve ser gerado pela programação para o atendimento da própria população, deduzida da necessidade de encaminhamento para outros municípios e acrescida da programação para atendimento de referências recebidas de outros municípios. Confira os municípios que participaram: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Diamante, Ibiara, Igaracy, Curral Velho, Nova Olinda, Pedra Branca, Santa Inês, Santana dos Garrotes, Santana de Mangueira, São José de Caiana, Serra Grande. (com Ascom)

Durante abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos a presidenta Dilma Rousseff oferece R$ 66,8 bilhões para 2013


Dezenas de prefeitos paraibanos participam do encontro, a exemplo, do jovem Segundo Madruga e Chica Mota (ambos do PMDB, na foto abaixo), respectivamente, prefeitos de Emas e Patos.

Em discurso feito na abertura do encontro nacional com prefeitos organizado pelo Planalto, Dilma Rousseff anunciou: “Queridos prefeitos e prefeitas, vocês terão logo no início dos seus mandatos, ainda neste ano, em torno de R$ 66,8 bilhões em recursos novos para investimentos em diferentes áreas”. Os outros R$ 31,3 bilhões serão investidos em empreendimentos ainda por selecionar. “Não há tempo a perder”, disse Dilma. “Será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível”. Cabe às prefeituras tomar a iniciativa.
Dilma apontou as áreas em que há dinheiro disponível. Por exemplo: Minha Casa, Minha Vida, construção de creches e quadras esportivas em escolas, postos de saúde, pavimentação e saneamento. A presidenta repisou: “Além de todas as obras em andamento, os municípios passarão a ter R$ 66,8 bilhões em recursos novos para suas obras.” Em timbre de prestação de contas, disse que, nos dois primeiros anos de sua presidência, a União investiu “R$ 24 bilhões para enfrentar os problemas de mobilidade urbana e outros R$ 15 bilhões em boras de drenagem e contenção de encostas.”
Dilma fez “um chamamento” aos gestores municipais. “Ainda há um grande número de obras atrasadas, paralisadas e que não foram iniciadas. Precisamos superar essa situação. Não há contingenciamento [bloqueio] de recursos do PAC. Existem todas as condições de levar adiante as obras e fazer isso com velocidade”. Como que decidida a afagar a plateia, Dilma incluiu na pilha de “boas notícias” outro velho anseio dos prefeitos: decidiu autorizar “o encontro de contas previdenciárias”. Cidades com dinheiro a receber da União poderão abater os créditos de suas dívidas com a Previdência.

Ração da CONAB será limitada e agricultores dizem que direção e alguns criadores estão agindo de má fé

A procura para adquirir o milho disponibilizado pelo governo para amenizar os danos causados ao rebanho devido à estiagem de chuvas que afeta o sertão nordestino, tem aumentado mais que a oferta do produto. É um verdadeiro drama que criadores vivem para comprar o produto na Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, cujo armazém fica localizado às margens da BR 230, saída para Pombal, em Patos.
O número de agricultores cadastrados na CONAB para adquirir produtos passou de 829 em maio de 2012 para mais de 8.000 em janeiro de 2013. Um aumento extraordinário diante da quantidade de grãos disponibilizados para os criadores cadastrados no Programa Venda em Balcão. Nesta segunda-feira (28), foi expedido pela CONAB um ofício limitando a quantidade de 3.000 quilos de milho/mês para os criadores. O fato foi gerado pela oferta menor que a procura e trouxe discussão entre os criadores que alegam problemas na distribuição e descumprimento na ordem estabelecida no cronograma.
Os agricultores/criadores também fizeram uma denuncia gravíssima e pediram para que seja apurada. Segundo eles, alguns cadastrados estão agindo de má fé ao adquirir a ração, pois estão revendendo ou até mesmo repassando para outros produtores, o que é proibido pelo contrato estabelecido no Programa do Governo. “Tem criador que não é criador, mas está cadastrado como tal para desviar milho para grandes criadores. Isso é um absurdo e prejudica os pequenos que são os que mais sofrem. A justiça deve ficar de olho”, disse um criador que pediu para não se identificar. (Jozivan Antero)

Técnico Betão pede calma a torcida do Cruzeiro: "A torcida tem que ter paciência e calma conosco", disse.

Betão, técnico do Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Em entrevista a uma rádio local, o técnico do Cruzeiro de Itaporanga, Betão, pediu calma aos torcedores do clube após o jogo contra o Paraíba de Cajazeiras. A Raposa do Vale perdeu uma boa oportunidade de sair da zona de rebaixamento depois de empatar por 1 X 1 com lanterna do campeonato. De acordo com Betão, os jogadores do Cruzeiro se mostraram guerreiros em campo e não se acovardaram diante do Paraíba. 
"A torcida tem que ter paciência e calma conosco. Temos um projeto no Cruzeiro e estamos colocando em prática, mesmo com as dificuldades que enfrentamos. Quem esteve aqui viu que nós fomos aguerridos e tivemos coragem de buscar o resultado", afirmou. Betão disse ainda que o Cruzeiro vai continuar enfrentando os adversários da competição de cabeça erguida.
"Nós não temos que ter medo de enfrentar time nenhum. E a partir desse momento, não podemos mais deixar de ganhar pontos importantes, como aconteceu. Agora só a vitória nos interessa", disse. Para tentar se recuperar dos maus resultados, a Raposa do Vale vai receber o Atlético de Cajazeiras no próximo domingo (03/02), às 15h15min, no Estádio 'O Zezão', em Itaporanga.