sábado, 12 de maio de 2012

Dr. Eduardo Varandas, Procurador Regional do Trabalho na Paraíba, é registrado em performance de DJ durante festa

Quem acompanha a seriedade do Procurador Regional do Trabalho na PB, Eduardo Varandas, em suas atividades em defesa do trabalhador e contra o trabalho infantil, dificilmente imaginaria a descontração dele que foi clicado dando um de DJ. A imagem foi divulgada pelo próprio procurador em uma rede social.  Recentemente, o procurador do Trabalho recebeu a Medalha Cidade Verde da Câmara de João Pessoa pela luta contra a exploração de menores. (com MaisPB)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ao tentar mexer em Itaporanga o PSB implode seu projeto em Igaracy

Ao tentar intimidar o PSDB em Itaporanga o PSB estadual pode dá um tiro no próprio pé quanto ao arrumado no município de Igaracy. Expliquemos: O prefeito Celino Farias (PSDB) que pretendia apoiar o presidente da Câmara, vereador Lídio Carneiro (PTB), nas eleições deste ano resolveu, no final do ano passado, anunciar um pré-acordo em torno da pré-candidatura da vice-prefeita Deusinha (PSB). Com isso, Celino indicaria o vice na chapa dos socialistas.
Mesmo assim Lídio Carneiro continuou despontando como favorito para a disputa municipal, já que recebeu a adesão do ex-prefeito Hélio Costa (Democratas) com quem firmou aliança. Entretanto, Hélio e Lídio ainda esperam uma composição com o prefeito Celino onde Hélio abdicaria da vice em favor da eleição de Lídio. Ou seja, ao tentar intimidar o PSDB em Itaporanga, o PSB sepulta seu projeto em Igaracy e poderá ficar sem uma coisa nem outra. 
Ou seja, caso o PSB estadual emparede o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) para que este aceita a imposição de lhe entregar a vaga de vice em sua chapa de reeleição... o pré-acordo feito em Igaracy poderá vir a ser desfeito e o PSDB de lá passaria a apoiar o nome de Lídio, garantindo-lhe a eleição. E com Djaci reeleito em Itaporanga, o PSB sairia das eleições no Vale do Piancó sem nenhum resultado positivo. 
Aguardemos o desenrolar dos lances...

Diretor da 6ª Regional de Ensino Kácio Rogério é afastado do cargo após denúncia de fraude na Polícia Federal feita por diretora do Sintep

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), Vera Lúcia, levou ao conhecimento da imprensa, através de entrevista ontem (10), graves denúncias contra o diretor da 6ª Gerência de Educação [sediada em Patos], Kacio Rogério que já foi afastado do cargo ontem mesmo. Vera Lúcia fez a denúncia primeiramente na Delegacia da Polícia Federal em Patos, através de documentos que comprovam que depósitos que deveriam estar na conta da Escola Dom Fernando Gomes, estão na conta pessoal do diretor Kacio Rogério.
O comprovante de depósito está identificado com data do dia 15/02/2012 feito pela empresa 3T Comércio de Materiais Didáticos e Equipamentos LTDA. Kacio Rogério disse que vai apurar as denúncias e só se posicionará sobre os fatos no tempo hábil. Kacio esteve na residência da ex-diretora da escola que assinou os cheques para a empresa que deveria devolver o dinheiro para a escola, mas que foi parar na conta do diretor da regional de ensino.
A todo momento, Vera esteve acompanhada do presidente da OAB/Patos [seccional Patos], Alexandre Nunes, que também corroborou das denúncias apresentadas. (com PatosOnline)

População do município de Serra Grande sofre com a falta de água

Mesmo ante do fim da quadra chuvosa deste ano alguns municípios do Sertão já sofrem drasticamente com os efeitos causados pela seca. Em algumas comunidades rurais de Serra Grande e Bonito de Santa Fé, por exemplo, a população já clama por água no quinto mês do ano.
Em Bonito, um caminhão pipa com água custa cerca de R$ 50 por cada "carrada". Já em Serra Grande moradores do Sítio Espera aguardam a perfuração de um poço artesiano para abastecer a comunidade com água para o consumo humano e para os animais.
com radarsertanejo

Banco do Nordeste negociará dívidas de Agricultores atingidos pela Seca

Produtores rurais que  tiveram prejuízos financeiros decorrentes da estiagem já podem renegociar  suas dívidas junto ao Banco do Nordeste. Pela medida, que tem como base  resoluções do Conselho Monetário Nacional, prestações com vencimento entre 1°  de janeiro de 2012 e 1° de janeiro de 2013 poderão ser prorrogadas, com  parcelamentos que podem chegar a cinco anos. Serão beneficiados produtores rurais de qualquer porte, desde que suas operações de  custeio ou investimento estejam em situação de adimplência em 31 de janeiro  de 2012. Para serem contemplados, os empreendimentos devem estar localizados em municípios da região Nordeste em situação de emergência ou estado de  calamidade pública decretado após 1° de fevereiro de 2012.
Para  os agricultores incluídos no Pronaf que praticam a agricultura familiar  e sem cobertura do Proagro, a renegociação do vencimento pode ser feita  por até cinco anos. As condições de renegociação são: Custeio  da safra 2011/2012 – Em até cinco parcelas anuais, com vencimento  da primeira em até um ano após formalização da renegociação; Custeio  de safras anteriores e investimento (exceto operações BNDES/Finame) Em  até um ano após o vencimento da última parcela vincenda constante do atual  cronograma de reembolso da operação; Investimento  com recursos da Finame/BNDES – Incorporação ao saldo devedor e  redistribuição nas parcelas vincendas/restantes ou prorrogação para até um  ano após o vencimento da última parcela a vencer, constante do atual  cronograma de reembolso da operação.

Operação da PF revela indícios de superfaturamento no Jampa Digital

Depois de apreender documentos na sede e nas filiais de uma empresa e no centro administrativo da Prefeitura de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) concederam uma entrevista coletiva para divulgar o andamento das investigações sobre supostas irregularidades no Jampa Digital, esquema de corrupção denunciado dias atrás pelo Fantástico da Rede Globo.
Policiais federais fazem buscas no Centro Administrativo de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para a Polícia Federal, um dos primeiros indícios de superfaturamento no convênio seria o valor mínimo estabelecido pela prefeitura para início da tomada de preços dos itens que compunham a licitação. Conforme Marcelo Diniz, delegado e superintendente da PF na Paraíba, os preços já estavam acima daqueles praticados no mercado. 
Polícia Federal e CGU participam de coletiva para explicar investigações do Jampa Digital em João Pessoa, Paraíba (Foto: Jocélio Oliveira/G1 )
Outra característica que chamou atenção dos investigadores foi a semelhança de preços nas propostas feitas por outras empresas. Segundo o delegado, os valores oferecidos pelas concorrentes eram todos 6% mais caros que os da Ideia Digital, o que demonstraria um alinhamento para favorecer a empresa que ganhou a licitação. Ainda conforme o delegado, uma das recomendações do TCE para a realização do certame era a divisão de lotes na licitação, devido ao grande volume de itens na lista.
A divisão, segundo Diniz, chegou a ser feita, porém 99,3% dos itens constavam em um só lote, o que também poderia configurar como beneficiamento para a empresa escolhida. Os mandados de busca e apreensão cumpridos hoje durante a Operação Logoff, desencadeada pela Polícia Federal, são relativos à segunda fase de investigações. Durante a primeira fase das apurações foram analisados documentos solicitados pelo TCE à prefeitura e à empresa suspeita. 
Leia também:

Prefeito de Patos Nabor Wanderley diz que festa de São João é solução e não problema em período de seca

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), comentou em recente entrevista que a atitude alguns prefeitos do Sertão que estão cancelando os festejos juninos por motivo da seca que castiga a região. o argumento do gestor foi que o evento é uma solução e não um problema para a região em ano de seca, pois, segundo ele, o São João de Patos, por exemplo, gera emprego, desenvolvimento e oferece oportunidade a muitas pessoas.
Questionado sobre o abastecimento d'água na cidade durante os dias de festa, o prefeito disse que a chegada dos turistas não afetará o abastecimento. Nabor disse ainda que a escolha das atrações desse ano da festa, uma das maiores de todos os tempos, foram feitas de acordo com o gosto da população. "Procuramos respeitar a todos os gostos musicais e acima de tudo procurando trazer o que a população quer que a gente realmente traga, para fazermos uma grande festa", acrescentou. (com MaisPatos)

PSB tenta intimidar prefeito Djaci ameaçando tirar aliados do governo caso este não aceite imposição do nome de Chico Lopes como vice

PSB de Itaporanga tentou pressionar, semana passada, o governador Ricardo Coutinho para enquadrar o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) para que volte atrás na decisão de se realinhar com o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB). A informação é de que não teria conseguido. "Não vou intervir nesse assunto, pois o prefeito Djaci é um aliado... deixo essa decisão com o partido", disse RC.
Até o fim do ano passado a vaga de vice permanecia nas mãos do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), cuja aliança feita em 2008 saiu vitoriosa com a filha dele [Wilza] eleita vice de Djaci. No entanto, a insistência do PSB em querer a vaga para o seu presidente municipal Chico Lopes fez com o que o prefeito firmasse entendimento com o grupo de Porcino. O PSB municipal decidiu acionar o presidente estadual Edvaldo Rosas para tentar também enquadrar o prefeito. Essa estratégia só foi desencadeada depois de encontros prévios com as oposições, mantidos semana passada.
Esta semana, o PSB municipal decidiu ameaçar o prefeito tirando-lhe cargos que, por ventura, seja de sua indicação política. Coube, então, ao gerente do Cooperar, Nelson Henrique andar de repartição em repartição à caça dos nomes. Atitude típica do regime stanilista. Nelson é o mesmo que andava pelas ruas de Itaporanga chamando Djaci de 'Bunda Mole' afirmando que este aceitaria calado tal imposição ainda no ano passado.
Ontem recebemos de uma fonte [com trânsito entre os socialistas] suposta relação do 'povo' que os aliados do prefeito Djaci teriam colocados no governo. O gerente do Cooperar anda pra cima e pra baixo com a tal lista tentando intimidar o esquema municipal dizendo que se não entregar a vice todos "serão demitidos". Nelsinho tem mostrado quantas indicações teriam sido feitas por: Djaci, Lula da Farmácia, Zé Queiroz, Duvan, Márcio Rodão, Erivaldo Rufino... e até de Wilka Rodrigues [filiada ao PSB]. Que no total seriam algo em torno de 165 pessoas.
Quem achar esse número expressivo então deve se surpreender com outra informação. De que somente o esquema do PSB colocou na estrutura estadual em Itaporanga quase 150 pessoas. Se é verdade, não sabemos. Agora é com esse enredo e artilharia pesada pra todos os lados que os socialistas agendaram para semana que vem a vinda da direção estadual para colocar o prefeito contra a parede: ou a vaga de vice ou o rompimento e a exoneração dos cargos.
O certo é que a campanha em Itaporanga que parecia morna começa a esquentar de vez.

Acidente deixa um morto e outro ferido na BR-361 perto de Catingueira

Um grave acidente automobilístico foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na noite de ontem (10) na BR-361, a cerca de 2 km de distância da cidade de Catingueira [sentido Catingueira/Piancó]. A tragédia deixou um saldo de uma vítima fatal e outra ferida. De acordo com a PRF, um dos homens colidiu com um cavalo que atravessa a pista. 
Geraldo Pereira da Silva, 50 anos,. mais conhecido por 'Geraldo do Porção', e o jovem Aelso Tomaz de Morais, conhecido por 'Burrêgo', seguiam em duas motocicletas diferentes com destino a suas residências,  no Sítio Curtume, em Catingueira, quando aconteceu o sinistro. O outro condutor não teria conseguido desviar e também se envolveu. Geraldo não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já o jovem Aelso Tomaz se encontrava ferido, porém consciente. Ele foi encaminhado até o Hospital de Patos onde precisou passar por um procedimento cirúrgico. Seu estado no momento é regular. A moto de Aelso ficou completamente destruída devido a mesma ter sido arrastada por um carro forte que vinha logo atrás. (com CatingueiraOnline) 
 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Prefeita de Nova Olinda Maria Do Carmo agradece ao senador Vitalzinho liberação de recursos para conclusão da pavimentação da BR-426

A prefeita de Nova Olinda, Maria do Carmo (PSDB) comemorou a notícia dada pelo senador Vitalzinho (PMDB) da conquista da liberação de R$ 9 milhões junto à direção nacional do Dnit para conclusão das obras de pavimentação asfáltica da BR-426, no trecho que liga Santana dos Garrotes à Nova Olinda. A gestora disse que a contribuição do senador para a realização da obras foi fantástica porque ele ajuda a realizar um dos maiores sonhos da região.
"Só temos a agradecer ao senador que se empenhou para que essa obras fosse realizada", agradeceu. Do Carmo lembra que a obras estava sendo realizada paulatinamente e a população já estava descrédita com a a classe política. Parte, entre Piancó e Santana dos Garrotes, já foi realizada. Uma obra muito importante para o Vale, que ligará futuramente à região de Princesa Isabel e, consequentemente, a Pernambuco. 
A pavimentação da rodovia é um desejo antigo do povo dessa região. Diante dos transtornos causados devido a rodovia estar sem condições de trafegabilidade, no ano passado, o senador ouviu atentamente o apelo de vereadores da região que pediram a interferência do parlamentar junto ao Dnit. A Câmara de Vereadores chegou a realizar uma sessão especial para discutir o assunto e pediu o apoio de Vitalzinho. Diante do apelo, o senador procurou a direção nacional do Dnit e solicitou a inclusão da obra na programação das próximas ações o que foi atendido. 
O pedido foi feito em outubro, ao general do exército Jorge Ernesto Fraxe [diretor geral do órgão], explicando que a conclusão da estrada viabilizará o escoamento da produção agrícola, a partir do Projeto de Irrigação Gravatá e pela Barragem do Saco, cujo complexo não foi concretizado pela falta de condições rodoviárias. Dos 22 quilômetros que compõe o trecho, 13 quilômetros já haviam sido concluídos pelas Forças Armadas, faltando apenas 9 quilômetros.

Servidores estaduais aposentados por invalidez entre o início dos anos 90 a 2003 podem solicitar à Justiça aumento de salário

O advogado Victor Hugo de Sousa Nóbrega disse nesta quinta-feira (10) que todos os servidores estaduais aposentados por invalidez entre o início dos anos 90 a 2003, podem solicitar, judicialmente, aumento em seus proventos. De acordo com Victor Hugo, a decisão da desembargadora Maria das Neves do Egípto, publicada no Diário da Justiça, contemplando um servidor da PBPREV, que ganhou o direito de ter incorporado a sua aposentadoria o valor de 20% do que ele recebe atualmente, abre 'brecha' para outra ações.
"Desde o início dos anos 90 até a revogação da lei em 2003, são inúmeros servidores na mesma situação e todos tem o direito de ter acrescido à sua aposentadoria o mesmo direito do servidor da Paraíba Previdência", disse. Ontem, em decisão judicial, a desembargadora Maria da Neves estipulou o prazo de 48 horas para que seja incorporado 20% à aposentadoria do servidor da PBPREV.

Prefeito afastado de Catingueira paga fiança de R$ 31 mil e é solto do presídio de Patos; correligionários aguardam com carreata sua chegada

Foi solto no início da tarde de hoje (10) o prefeito afastado de Catingueira, Edvan Félix (PR), após ter pago fiança no valor de R$ 31.000,00 . Ele vai responder as acusações de desvio de dinheiro público em liberdade. O alvará de soltura foi assinado pela Juíza da 1ª Vara Criminal de Patos, Drª Higyna Josita Simões de Almeida Bezerra. 
Em 2009, após passar mais de um mês preso Edvan foi recebido com carreata
A fiança no valor de 50 salários mínimos, refere-se ao porte ilegal e arma, já que a Polícia Federal encontrou uma espingarda calibre 12 na residência de Edvan, sem que o mesmo tivesse licença para usar a mesma. Com relação a Operação Dublê, a prisão preventiva perdeu a validade na última terça-feira (8). Segundo informações, familiares, amigos e correligionários do ex-gestor o aguardavam do lado de fora do Presídio de Patos, onde seguiram em carreata com o mesmo até Catingueira.
Em 2009, quando Edvan passou mais de um mês preso no mesmo presídio após ser preso pela Polícia Federal também foi recebido em Catingueira com carreata [confira no link a seguir]. (com PatosOnline)
Leia também: Prefeito de Cantingueira Edvan Félix consegue habeas corpus e já está em casa

Rede Globo já é a segunda maior emissora de TV do mundo; a ‘novata’ Record sobe no ranking mundial e aparece na 28ª posição

A TV Globo conseguiu vencer mais um obstáculo e agora é a segunda maior emissora de TV do mundo. Existe um ranking mundial que mede quais são as emissoras baseando-se na renda comercial de cada emissora, anteriormente a TV Globo se posicionava como a terceira maior emissora do mundo e a maior produtora de conteúdo em português do mundo, depois dessa alteração mudou pouca coisa mais algo muito importante.
A TV Globo, que faz parte das Organizações Globo, ultrapassou a americana CBS e está apenas atrás da gigante ABS, de propriedade do grupo THE Walt Disney Company. De acordo com a jornalista Heloísa Tolipan, que divulgou o ranking, apesar de toda a disputa de audiência, o crescimento da rival Record e alguns tropeços no caminho, a trajetória da Rede Globo permanece em curva ascendente.
A Rede Globo permanece à frente da NBC, Televisa, CNN, BBC e, agora, da CBS. A record subiu degraus e já surge na 28ª posição do ranking. A ordem das maiores redes de TV do mundo é a seguinte: 1ª - ABC; 2ª TV Globo; 3ª CBS; 4ª NBC; 5ª Televisa; 6ª CNN; 7ª BBC; 8ª CCTV... 28ª Rede Record. (com TV em Foco)

Aracilba admite governo não iria investir em São João, mesmo sem seca

A secretária estadual de Finanças, Aracilba Rocha, admitiu hoje durante entrevista ao programa Rádio Verdade, da rádio Arapuan, que o governo não iria investir em festas juninas, mesmo que não existisse seca no estado. As declarações acabam indo de encontro ao que o governador Ricardo Coutinho informou dias atrás, quando justificou a falta de investimento do governo nas festas juninas do estado por causa da estiagem que atinge o Nordeste. 
Aracilba destacou que o investimento em festas não é a prioridade do governo, mas investimentos são o foco da Administração. Ela alegou que o Estado ainda arrecada menos do gasta e isso obriga o governo a elencar prioridades. Segundo a secretária, as prioridades do governo são a Folha de Pagamento, o repasse do Duodécimo dos Poderes e os investimentos da ordem de R$ 1 bilhão que o governo mantém em obras. No ano passado, o governo não investiu em festas juninas alegando que o Estado estava em situação financeira complicada e não tinha como fazer este tipo de investimento. Já agora, em 2012, o problema da seca foi a razão para não investir nos festejos juninos. 
Enquanto isso, no Estado de Pernambuco, que tem problemas bastante parecidos com a Paraíba, quando se fala de chuvas e seca, o governador Eduardo Campos tenta espalhar os festejos juninos por todo o território pernambucano com o objetivo de atrair turistas do mais diversos perfis. (com wscom)

Deputado Wilson Braga apela ao Governo instalação de uma unidade da Funad no município de Piancó

O deputado estadual [e ex-governador] Wilson Braga (PSD) apresentou requerimento apelando ao Governo do Estado a instalação de unidades da FUNAD nos municípios de Piancó e Cajazeiras. Uma iniciativa que deve ser aplaudida por todos os valepiancoenses já que trata-se de uma instituição que tem como atribuição básica habilitar, reabilitar, profissionalizar e inserir no mercado de trabalho, pessoas com deficiência, bem como desenvolver programas de prevenção e capacitação de recursos humanos e gerencia, ainda, as ações de educação especial em todo o Estado. 
Localizada no Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa, a Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência) atende pessoas com deficiência mental, visual, auditiva, física, múltipla, acidentados do trãnsito, do trabalho, sequelados de hanseníase e pessoas com necessidades educativas especiais.

Padre Djacy se diz chocado com abandono das obras de Transposição do Rio São Francisco no lote sete em São José de Piranhas

O Padre Djacy Brasileiro esteve na tarde desta quarta-feira (9), mais precisamente às 16h30min, visitando o Lote Sete [na região de São José de Piranhas] das obras de Transposição do Rio São Francisco, para, como cidadão, fiscalizar o andamento das obras. Ele relatou em contato com o blog, que ficou chocado com o estado de abandono em que a mesma se encontra.
"O que vi? Nada! Fiquei chocado, constrangido, triste, revoltado", declarou o pároco do município de Pedra Branca. Padre Djacy, acompanhado por um morador da região, observou de perto o referido lote totalmente parado. "Ouvi deste acompanhante, o seguinte: 'padre, as máquinas e os operários foram embora, não tem nada aqui, está tudo parado", disse.
O padre, grande defensor do povo sertanejo, alertou que "numa seca desta, a nossa esperança de receber água do 'Velho Chico' vai esvaindo-se. Não vou falar mais nada. Nada a dizer! Que as fotos falem por si mesmas..", concluiu.
Veja nas imagens abaixo [é só clicar em cima para ampliar a imagem]
  
         
A obras estão paralisadas, os operários foram embora e apenas um guarda vigia o portão de acesso...

Representantes dos ACS e ACS se reúnem em Brasília com lideranças do governo e esperam que o PL 7495 seva levado para votação em plenário

O dia de ontem foi muito produtivo para a categoria dos agentes comunitária de saúde e agentes de combates as endemias em Brasília. Os quais estiveram numa audiência com o deputado Henriques Alves, líder do PMDB na câmara, intermediada pelo deputado da Bahia Lúcio Vieira Lima que deu grande apoio a categoria e não medindo esforço acompanhado os ACS até o gabinete do líder que no mesmo momento fez contato por telefonecom o deputado Arlindo Chinaglia [líder do governo] para que fossem dados os encaminhamentos finais para levar o PL 7495/06 a plenário. 
Na reunião ficou acertado com as lideranças que nesta quinta-feira (10) Arlindo receberá uma comissão de ACS e ACE e a Presidente da Confederação, além de sua assessoria, para fazer as deliberações necessárias. A CONACS juntamente as federações e sindicatos querem o encaminhamento do PL ser levado para votação em plenário.
Para o sindicalista valepiancoense Manoel Miguel, que estava presente à audiência, o dia foi muito positivo pois, segundo ele, "a audiência com essas duas lideranças foi e estará sendo o ponto  chave para o destrave da aprovação do piso nacional dos  ACS e ACS", finalizou.

Sintep afirma que MP enviada por Ricardo Coutinho a AL acaba com PCCR e que professores ficarão sem o reajuste proposto pelo MEC

O governador Ricardo Coutinho (PSB) acaba de enviar à Assembléia uma Medida Provisória (nº 193) que praticamente sepulta o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores, sancionado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). A MP causou intensa insatisfação dos representantes do magistério estadual, uma vez que anula conquistas históricas da categoria.
Segundo Paulo Tavares, diretor de Organização do Sintep, "com essa MP, o Governo do Estado está acabando com nosso Plano de Cargos". E acrescenta: "Inclusive, nós, professores, ficaremos sem o reajuste de 22%, que foi proposto pelo MEC, com base no custo-aluno, que vale para todo o País, e mostra a forma como esse Governo trata a educação no Estado".
Paulo ainda explica: "O Governo está anunciando o pagamento do piso de R$ 1.088,26 para os docentes, mas é uma mentira. Na verdade, com a MP 193, ele altera o PCCR e diz que terão direito a esse piso apenas os professores de nível I e II da classe A...", e complementa: "Porém, não existem mais professores nesse nível na Classe A do Plano de Cargos, por se tratarem de docentes em início de carreira, então o aumento será dado para ninguém, e assim engana a opinião pública, noticiando o que não é verdade".
Em nota distribuída à Imprensa, o Sintep enfatiza: "É a prova de que as atitudes do Governo servem apenas para mascarar o descumprimento das leis é que atualmente no Estado não existe nenhum servidor na Classe A, níveis I e II, visto que, para classe A, o último concurso ocorreu na década de 90". A MP 193 enviada à Assembléia diz, em seu Art. 1º: "Os servidores públicos ocupantes de Cargo pertencentes ao Grupo Operacional Magistério que estejam nos níveis I e II da Classe A... passam a ter como vencimento o valor de R$ 1.088,26", como validade a partir de 1º de maio de 2012. (com HelderMoura)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Governador Ricardo Coutinho afirma que não irá intervir e deixará PSB municipal tomar decisão que bem entender para o pleito em Itaporanga

PSB estuda uma saída segura para o pleito em Itaporanga...
Instigado a responder sobre a posição do governo e do PSB estadual no município de Itaporanga, depois do anúncio de realinhamento político entre o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) e o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB),  o governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou que não vai intervir no assunto e enfatizou que o seu partido à nível municipal é quem irá decidir que rumo seguir concernente às eleições de outubro vindouro. 
"Não irei intervir até porque há uma decisão já tomada pelo prefeito Djaci, que é meu aliado. O PSB do município deve resolver qual rumo irá tomar. Porque há companheiros que pretendiam estar na chapa encabeçada pelo prefeito...", declarou o governador, em gravação feita sexta-feira em Coremas, divulgada ontem por emissoras de rádios. O PSB não gostou de ser preterido da chapa de reeleição do tucano e está sendo procurado pelo ex-vereador Audiberg Alves (PTB) para firmar aliança com as oposições. 
Berguim [como o petebista é mais conhecido] já manteve com contatos com o ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), segundo informação, semana passada, e ontem mesmo recebeu em sua residência a visita do presidente municipal do PSB, Chico Lopes, quando inevitavelmente o assunto em tese fez parte do cardápio. Enquanto isso, o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) segue administrando e observando tudo de longe. Ao reafirmar que não irá intervir na decisão do seu partido em nível municipal, o governador deixa claro que não quer criar obstáculos para o tucano que, até o momento, é seu aliado.
Aguardemos, pois, os novos lances pois a fogueira só está começando a queimar...

TCE reprova contas de 2009 de Edvan Félix e de 2010 de Celino Farias, respectivamente, prefeitos de Catingueira e Igaracy

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2009 do prefeito de Catingueira Edvan Félix [que se encontra no Presídio de Patos depois ser preso pela Polícia Federal, semana passado, acusado de desvio de recursos públicos], à quem foi emitido multas de R$ 5.610,20 e imputou o débito de R$ 60.210,18 em razão de pagamentos não comprovados, conforme proposta do auditor Marcos Costa, relator do processo. Edvan Félix ainda não teve julgadas as contas de 2010 e 2011. Despesas não licitadas e o não recolhimento de contribuições previdenciárias levaram à reprovação das contas de 2010 apresentadas pelo prefeito de Igaracy Celino Farias (PSDB), conforme voto do relator do processo, conselheiro Fábio Nogueira.

Deputado denuncia que o governador Ricardo Coutinho quer suspender PCCR da Educação conquistado pelos professores e criado por Cássio

O deputado estadual Gervásio Filho (PMDB) denunciou hoje na Assembléia de forma enfática denunciou que o governo do estado enviou mais uma Medida Provisória a Casa, que deve gerar grandes debates. De acordo com o parlamentar, o governador Ricardo Coutinho (PSB) quer acabar com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação. 
O PCCR foi um dos primeiros implantado pelo ex-governador Cássio (PSDB), ainda no ano de 2003. Gervásio criticou a postura do governo em querer acabar com uma vitória dos professores, que foi conquistada através de muita luta. "Quero convocar os deputados da situação para não fazer como das outras vezes e ficar do lado dos professores desta vez", declarou. 
A situação disse que Gervazinho quer desvirtuar a MP e politicar o assunto. O peemdebista propõe que a mesa da Assembléia devolva ao governador a MP que retira conquistas salarias contempladas pelo PCCR dos professores da rede estadual. "O PCCR aprovado em 2003 por esta Casa só veio a estimular, só veio a beneficiar essa categoria, que é a mais importante porque são os educadores os responsáveis em preparar os profissionais que vão cuidar do futuro da Paraíba", afirmou Gervazinho.
"Essa Medida Provisória, além de ser um retrocesso, é um desrespeito para com a conquista de uma categoria", frisou.

Carlos Batinga vai assumir mandato com licença de André Gadelha para se dedicar a campanha em Sousa quando disputará a Prefeitura local

O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado André Gadelha (PMDB), garantiu que pedirá licença devido a campanha eleitoral em Sousa quando enfrentará o prefeito Fábio Tyrone (PTB), candidato à reeleição. Com isso, o suplente Carlos Batinga (PSC, na foto com o editor), que tirou 23.732 votos no pleito de 2010, assumirá a vaga e o deputado Dr. Aníbal Marcolino (PSL) se tornará o novo líder do bloco oposicionista. "A licença vai ocorrer naturalmente, quando eu obtiver o meu registro de candidatura", disse Andrezão. Ele comentou que sua licença se deve ao acirramento da disputa em Sousa, que dificultaria sua permanência na Assembléia durante a campanha eleitoral.

Donos de escolas privadas recusam proposta do Sinteenp-PB e categoria poderá paralisar as atividades

O Sindicato dos donos dos estabelecimentos de ensino privado da Paraíba decidiram, na tarde de ontem (8), por não aceitar a proposta para a nova convenção coletiva de trabalho. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (Sinteenp-PB), que revelou o fato da posição tomada pelo sindicato patronal levará a categoria a um dissídio coletivo.
Enquanto as empresas propuseram reajuste de 10,23% para o Ensino Fundamental I, 9,7% para os não docentes, e 6,5% para os demais casos, o Sinteenp-PB propôs reajuste de 10,23% para todos os pisos, e 7,5% para os demais casos. 
Ainda nesta terça-feira (8) o sindicato ajuizou uma ação de dissídio coletivo, cabendo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB) analisar a proposta dos trabalhadores e decidir sobre os reajustes salariais e demais cláusulas. O Sinteenp-PB não descarta a possibilidade de paralisação da categoria durante o dia da primeira audiência. (com Ascom)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sem receber salários médicos do PSF em Conceição entram em greve

Moradores do bairro São Geraldo, do Distrito de Mata Grande e do Sítio Saco [na zona rural] no município de Conceição desde esta segunda-feira (7) estão sem atendimento médico nos postos do PSF das referidas localidades, devido os profissionais médicos terem decididos entrar em greve.
Segundo informações chegadas ao blog os médicos Dr. Geraldo e Drª Ivanilda [PSF Bairro São Geraldo], Dr. Manoel [PSF Sítio Saco] e outro que atende no Distrito de Mata Grande, alegam que estão com o pagamento de seus salários em atraso, por isso, decidiram entrar em greve desde a manhã de ontem (8). Eles não fazem nenhum tipo de atendimento.
De acordo com uma paciente, que chegou a um posto do PSF ao meio-dia e permaneceu até às 16h, a resposta que recebeu é que os médicos estavam em greve porque não receberam seus salários. Mesmo o município tendo recebido a verba destinada ao pagamento dos referidos salários no último dia 15 do mês passado.
Com a palavra a prefeita Vani Braga (PMDB), bem como, a secretária Inês (Saúde)...

Aprovada na Câmara dos Deputados, lei que altera prazo de prescrição de crimes sexuais contra crianças e adolescente

A Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta terça-feira (8) o projeto de lei que eleva o prazo de prescrição dos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. Como já havia sido referendada pelo Senado, a proposta seguirá para a sanção de Dilma Rousseff. Houve, as vítimas de pedofilia dispõem de seis meses para denunciar o crime. A nova lei estabelece que o prazo de prescrição começa a ser contado apenas na data em que a vítima completa 18 anos.
Parte-se do pressuposto de que, atingindo a maioridade, as vítimas ganham autonomia para levar os agressores às barras do tribunais por conta própria. Em casos do gênero, por vezes os pais das vítimas fecham os olhos para flagelo. Sobretudo quando o pedófilo é amigo ou membro da família. Prestes a virar lei, o texto que os deputados aprovaram foi proposto em 2009 pela CPI da Pedofilia do Senado. Foi batizado de Lei Joana Maranhão. Uma homenagem à nadadora que denunciou um ex-treinador por abusos sexuais que sofrera na infância. No caso de Joana, beneficiado pela prescrição, o acusado negou que tivesse cometido o crime e, de quebra, processou a nadadora por injúria e difamação. A exemplo do que ocorrera no Senado, também na Câmara o projeto que leva o nome da nadadora foi aprovado por unanimidade. (com Josias de Souza)

Missa de 30 dias do falecimento de Gil Galdino será no próximo dia 19 e na oportunidade haverá o lançamento do livro que narra sua trajetória

A Família Galdino ainda consternada com o falecimento do líder Gil Galdino convida à todos para a Missa de 30 dias que será celebrada no próximo dia 19. Na oportunidade, ainda como parte das homenagens ao grande ser humano que foi Gil Galdino, acontecerá no mesmo dia o lançamento do livro que narra a trajetória política dele em mais de 50 anos de vida pública dedica ao povo de Piancó. A solenidade de lançamento do livro será realizada nas dependência da Câmara Municipal de Vereadores, às 20h.

Após cinco horas de interrogatório na sede da Polícia Federal em Patos, prefeito Betinho Campos é transferido para o presídio

Já está no Presídio Regional de Patos o prefeito Betinho Campos (Cacimba de Areia). A transferência ocorreu no início da tarde desta terça-feira (8). Betinha [na foto de camisa com listras branca e azul] foi encaminhado a penitenciária porque os seus advogados não conseguiram o Habeas Corpus pretendido. O ex-gestor foi interrogado na sede da Polícia Federal em Patos por cerca de cinco horas. A delegada Mariana Cavalcanti não divulgou detalhes do depoimento justificando que o processo corre em segredo de justiça. (com Portal Correio e fotos de Cícero Araújo)
Foto: Cícero Lucena
Prefeito sendo transferido

Prefeito de Cacimba de Areia que estava foragido desde semana passada se entrega a Polícia Federal e deve ir para presídio de Patos

Sede da Delegacia da Polícia Federal na cidade de Patos
O prefeito de Cacimba de Areira, Bentinho Campos (PMDB), se apresentou hoje na Delegacia Regional da Polícia Federal, em Patos. Ele chegou acompanhado por três advogados e, mesmo com a solicitação de habeas corpus, deverá ser encaminhado para o Presídio de Patos, onde já se encontra o prefeito de Catingueira, José Edvan Félix (PR). 
Betinho Campos estava foragido desde a semana passada após a Polícia Federal cercar sua residência, em Patos, na quinta-feira (3) quando foi deflagrada a Operação Dublê. Os dois gestores estavam sendo investigados por envolvido num esquema de desvio de notas fiscais clonadas com prejuízos aos cofres públicos de mais de R$ 4,5 milhões. Na operação foram presas oito pessoas.
Betinho era o único com mandato de prisão que estava foragido e já teria a prisão preventiva solicitada pela delegada Maria Cavalcanti, que informou que seis pessoas presas durante a operação deverão ser liberadas ainda hoje por expirar o prazo de prisão temporária.
Com relação ao prefeito Edvan Félix, ele continuará preso por ter sido autuado em flagrante por porte ilegal de arma, já que na sua residência foi encontrada uma arma e "como ele não tinha porte foi autuado em flagrante", adiantou a delegada. Mariana adiantou que vai solicitar o sequestro dos bens dos envolvidos da operação, após concluir o inquérito policial.
Durante as investigações a polícia descobriu que o prefeito de Catingueira estava pavimentando a estrada de acesso a sua propriedade com dinheiro público. Em 2009, Edvan chegou a passar mais de um mês no Presídio de Patos após ser preso pela PF. Na ocasião ele foi acusado de contrair empréstimos em nome de funcionários da Prefeitura. (com wscom)

LDO-2012 destina verbas para construção de campus da UEPB em Cajazeiras, Uiraúna e Mamanguape; enquanto isso, o Vale do Piancó...

O Vale do Piancó sonha, sonha e... continua a sonhar com a implantação de um campus universitário público. O então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) fez a sua parte ao determinar estudos para implantação da UEPB em Piancó e ao doar terreno em Itaporanga para implantação da UFCG. De lá pra cá, nenhuma das duas instituições de ensino superior executou o plano.
Pois bem, nesta terça-feira (8) o Diário Oficial traz a publicação do Orçamento para o exercício 2012 e nele a inclusão de emendas, de autoria de deputados, destinando verbas para a construção e instalação de campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nos municípios de Cajazeiras (com R$ 3 milhões), Uiraúna (com R$ 3 milhões) e implantação de campi no município de Mamanguape.
Enquanto isso, o Vale do Piancó vai permanecer sonhando até que a classe política deixe as promessas de lado e passem para a prática em definitivo.

Orçamento 2012 promulgado pelo presidente da AL traz emendas para construção de unidade de medicina legal em Piancó...

Ainda de acordo com a edição de hoje do Diário Oficial com a publicação da lei nº 9.658, que define as despesas do Estado, há a inclusão de algumas emendas de mestas dos deputados estaduais à presente lei. O Vale do Piancó foi contemplada com as seguintes:
Emenda nº 15 - Secretaria de Infraestrutura - que destina verba para recuperação, perfuração e instalação de Poços e Dessalinizadores na zona rural dos municípios de Aguiar e Ibiara, além de Triunfo.
Emenda nº 16 - Secretaria da Segurança e da Defesa Social - que destina verba para construção de uma Unidade de Medicina Legal no município de Piancó.
Emenda nº 173 - Secretaria de Infraestrutura - que destina verba para Perfuração de dez Poços, com Dessalinizadores nos municípios de Olho D'água, Nova Olinda e Serra Grande, entre outros.
Emenda nº 203 - Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer - que destina verba para construção de um Ginásio Esportivo no município de Emas.
Emenda nº 370 - Secretaria da Educação - convênio com o município de Santana de Mangueira visando a Reforma da Escola Municipal 'Luiz da Silva Pacheco, no Sítio Serra Vermelha.
Emenda nº 371 - Secretaria da Educação - convênio com o município de Santana de Mangueira visando a Reforma da Escola Municipal 'João Lopes', no Sítio Boa Vista.
Emenda nº 372 - Secretaria da Educação - convênio com o município de Santana de Mangueira visando a Reforma da Escola Municipal 'Cariolano Cândido Soares', no Sítio Candú.
Emenda nº 373 - Secretaria da Educação - convênio com o município de Santana de Mangueira visando a Reforma da Escola Municipal 'Agostinho Angelo', no Sítio Negros.
Emenda nº 375 - Secretaria da Educação - convênio com o município de Diamante visando a Reforma da Escola Municipal 'Antônio Barros', no centro da cidade.

AL promulga orçamento do Estado com corte de R$ 5 milhões na Secom e verba para UEPB construir campus em Cajazeiras

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), promulgou via Diário do Poder Legislativo (DPL), a lei 9.658, de autoria do Poder Executivo, que fixa a despesa do Estado para o Exercício Financeiro de 2012 (Orçamento). A lei já deveria ter sido publicada no Diário Oficial do Estado, mas como não foi no tempo determinado, o presidente Ricardo Marcelo resolveu promulgar através do DPL.
De acordo com a lei, a Secretaria de Comunicação foi a pasta mais atingida e perde mais de R$ 5 milhões de suas receitas iniciais que foram remanejadas através de emendas dos parlamentares para outras áreas. Alguns vetos do governador as emendas dos deputados foram derrubados em votação secreta e com isso o orçamento terá que ser executado de acordo com o que foi promulgado hoje. 
O Poder Executivo pode, depois da apreciação da AL, remanejar ou transferir as dotações orçamentárias. Com a perda da previsão orçamentária na Secom, R$ 3 milhões serão destinados a construção do Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Cajazeiras.
Enquanto isso, o Vale do Piancó continua sonhando com a implantação de um campus da UEPB...

Eleitores de Serra Grande que residem em João Pessoa escutam propostas de prefeituráveis; Eliana Nunes foi a segunda a participar de debate

Eleitores de Serra Grande, que residem em João Pessoa, encontraram uma forma diferente de ouvir propostas dos pré-candidatos à prefeitura serragrandense. A comunidade que mora na capital convida os pré-candidatos ao executivo e realizam com eles um debate sobre os projetos administrativos a serem analisados pelos participantes. Nesse final de semana a pré-candidata, Eliana Nunes, da base oposicionista  foi a João Pessoa para participar do debate que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cerca de 50 pessoas participaram ativamente do encontro.
O grupo considerou Eliana preparada e ponderada nas respostas e planos de governo, entre os temas levantados apareceram, por exemplo, Ação Social, Educação, Infraestrutura, Emprego e Renda. O tema esquentou quando a pré-candidata foi perguntada sobre uma possível união entre ela e João Paulo Brilhante, ambos da oposição, ela foi enfática ao afirmar que tem em mãos dados que mostram um melhor desempenho do que Paulo junto ao eleitorado de Serra Grande, e, portanto não abre mão da cabeça de chapa. Eliana propôs aos seus conterrâneos uma gestão moderna participativa, dinâmica e transparente.
A pré-candidata já trabalhou como auxiliar de enfermagem, comerciante, odontóloga e secretária de saúde, ela afirmou conhecer de perto os problemas da cidade de Serra Grande por conviver diretamente com as pessoas mais carentes e enfatizou o seu trabalho na saúde, o que a credenciaria, segundo ela,  para a cadeira de prefeita. Eliana é a segunda pessoa como pré-candidata que participa do debate em João Pessoa, o primeiro a participar foi o advogado João Paulo (PTN) que também figura como pré-candidato pela oposição. Os serragrandeses radicados na capital agora esperam debater com, Jairo Moura, que é o pré-candidato apoiado pelo atual prefeito João Bosco.
Bosco quando era pré-candidato a prefeito de Serra Grande, há pelo menos oito anos, se recusou a participar dos levantes organizados pela colônia de Serra Grande que mora em João Pessoa. (com RadarSertanejo)

Ambulâncias com documentação em atraso junto à Agevisa podem ser apreendidas ao circular pelas rodovias da Paraíba

As ambulâncias pertencentes a unidades de saúde civis ou militares, públicas, privadas ou filantrópicas que trafegarem pelas rodovias paraibanas sem as devidas autorizações de funcionamento emitidas pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), ou mesmo com a documentação em atraso, podem ser autuadas e até mesmo apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal.
O alerta é da Diretoria Técnica de Estabelecimento e Prática de Saúde e de Saúde do Trabalhador (DTEPSST) da Agevisa. Segundo a gerente técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador, Savana Henriques, que também responde pelo gerenciamento das ambulâncias, a desobediência às normas previstas na Resolução de Diretoria Colegiada da Agevisa (RDC n° 03/2007) configura infração de natureza sanitária e prevê aplicação das penalidades estabelecidas na Lei Federal nº 6.437/77, e na Lei Estadual nº 4.427/82.
Para viabilizar a normalidade do serviço de transporte e de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência por meio de ambulâncias, Savana informa que a regularização (seja por meio de renovação para as autorizações expedidas antes de novembro de 2011 ou de pedido inicial de licença) deve ser feita no Setor de Cadastro da Agevisa/PB, na Avenida João Machado, n° 109, Centro de João Pessoa.
Para agilizar o serviço das unidades de saúde que disponibilizam atendimento pré-hospitalar através de ambulâncias, a Agevisa também disponibiliza os modelos de Roteiro de Ambulância para os quatro tipos de veículos utilizados no transporte de pacientes (Tipo "A” – Remoção, Tipo "B” – Resgate terrestre, Tipo "C” – Resgate terrestre, aéreo e aquático, e Tipo "D” – UTI Móvel).
Os serviços móveis do tipo ambulância são regularizados por meio de Autorizações de Funcionamento (AF), conhecidas por "Alvarás Sanitários”. Aqueles veículos que estiverem circulando sem a devida regularidade serão notificados. Já os responsáveis pelas irregularidades serão punidos. Para identificar os infratores, a Agevisa conta com o apoio da PRF para intensificar as fiscalizações nas rodovias. (com Ascom)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Presidente da associação dos ACS's e ACE's do Vale do Piancó participa da 3ª marcha nacional da categoria

Manoel Miguel já se encontra em Brasília para marcha
O Sindicalista Manoel Miguel (foto) estará presente na 3ª Semana de Mobilização Nacional em prol da aprovação do PL 7495/06 que trata da Regulamentação do Piso Salarial Nacional e PCCR dos ACS e ACE que acontecerá em Brasília, na Câmara de Deputados Federais, nestes dias 08, 09 e 10 de maio, com início às 08h de amanhã.
A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos  e associações da categoria que se comprometeram a estarem presentes na 3ª Semana de Mobilização será fundamental para a conquista dos nossos objetivos. Manoel disse que esse é um momento importante para a historia dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias. "Estamos bem perto de alcançarmos o que mais desejamos que ter o nosso piso nacional", disse Miguel que finalizou ao dizer que poderá ser essa semana a "semana da grande conquista". 

21 cidades terão fornecimento de energia suspenso amanhã entre elas Santana de Mangueira e Santana dos Garrotes

21 municípios paraibanos terão o fornecimento de energia elétrica suspenso, nesta terça-feira (8). Dentre os municípios afetados, dois são do Vale do Piancó: Santana de Mangueira e Santana dos Garrotes. De acordo com a Energisa, o serviço será suspenso para a execução de serviços de manutenção na Rede de Distribuição. A empresa informa que, caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, o sistema será reenergizado, independente de outro aviso.  http://www.energisa.com.br/paraiba/desligamentos/Energisa%20Paraiba_06_05%20a%2012_05_2012.pdf

Todos os municípios do Vale do Piancó estão entre os 170 com decretos de situação de emergência pelo Governo

O governador Ricardo Coutinho decretou, hoje (7), situação de emergência em 170 municípios atingidos pelos efeitos da estiagem ano no Estado. Todos os municípios que compõe o Vale do Piancó estão na relação. O decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (8) e tem como objetivo agilizar a liberação de recursos federais nas áreas de abastecimento e apoio aos agricultores que perderam plantações.
A medida teve como base pareceres da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e da Defesa Civil do Estado, que demonstram o baixo nível pluviométrico na região do semiárido paraibano. Coutinho manifestou sua preocupação com os efeitos da seca na Paraíba, como a falta d'água para consumo humano e animal e prejuízos à agricultura e pecuária do Estado. Ele ressaltou que o governo tem trabalhado intensamente e conseguido apoio federal para o atendimento à população quanto ao abastecimento, com a construção de cisternas, barreiros e sistemas simplificados d'água.
O decreto, em seu parágrafo único, estabelece que a situação de anormalidade é válida apenas para áreas dos municípios comprovadamente afetados pelo desastre natural. Segundo o decreto, os órgãos de Sistema Nacional de Defesa Civil, sediados dentro e fora do território paraibano, ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pela estiagem, mediante prévia articulação e integração com a Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil.
Ainda segundo o decreto, conforme prevê o inciso IV, do art. 24, da Lei n 8666/93, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, como locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário atingido pela seca.

Drª Wilka diz que o ex-prefeito Will não se encontrou com Berguim e que definição só após conversa com RC

A diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, Drª Wilka Rodrigues (foto) em contato com o blog indagorinha afirma que o seu pai, o ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), ainda mantém-se em reflexão sobre os acontecimentos políticos surgidos em Itaporanga e que somente após uma conversa com o governador Ricardo Coutinho (PSB), que pode acontecer nos próximos dias, é que tomará uma definição quanto às eleições municipais na 'Rainha do Vale'.
Em relação a um possível entendimento com o ex-vereador Audiberg Alves (PTB), Wilka nos assegurou que seu pai não se encontrou com o petebista [pelo menos que seja do seu conhecimento]. "Pelo menos o que eu sei é que papai não se encontrou com ele [Berguim]. Nos mantemos no mesmo lugar. Papai terá uma conversa com o governador Ricardo Coutinho para abalizar melhor o quadro, até porque somos correligionários dele e seguiremos sua orientação", afirmou.
Ontem, o seu irmão Domingos Sávio nos assegurou que o grupo de Will mantém-se aliado do prefeito Djaci (PSDB).

Deputado estadual Branco Mendes defende fusão entre os Democratas e o PSDB na Paraíba

Membros da bancada democrata na Assembleia Legislativa defendem a fusão do partido com o PSDB. A possibilidade de união das siglas, criando uma única legenda, ganhou força depois da publicação de denúncias que acarretaram uma das maiores crises do Democratas.
“O Democratas sempre foi aliado do PSDB, há uma conversação e se acontecer estará de bom tamanho”, opinou. De acordo com ele, o projeto de fusão está sendo costurado e poderá virar realidade durante o processo para as eleições de 2014. “Se acontecer, será para as eleições de Governador. Não vejo possibilidades de essa discussão interferir no pleito deste ano”, afirmou.
Caso a união se confirme, o novo superaria o PMDB e teria a maior bancada da Assembleia Legislativa do Estado, contando com oito deputados. A bancada do DEM é composta, ainda, por José Aldemir, João Henrique e Domiciano Cabral, além de Lindolfo Pires, que está licenciado. O grupo tucano é composto por Hervázio Bezerra, João Gonçalves e Antônio Mineral, além do presidente da Casa, Ricardo Marcelo.  

Novo prefeito de Catingueira, Odir Pereira pediu ao TCE que faça uma devassa nas contas da Prefeitura

Com o afastamento do prefeito de Catingueira, Edivan Félix, preso novamente pela PF acusado desta vez por desvio de recursos públicos, o novo titular da pasta, médico Odir Borges (foto ao lado) vem tomando muitas precauções para saber onde está pisando. 
Uma das medidas foi pedir uma devassa ao TCE nas contas do município. Isso foi uma iniciativa necessária para que tenha uma real situação de entradas e saídas, como o dinheiro dos contribuintes vinha sendo empregado. Resgatar a imagem bastante manchada de Catingueira com a péssima administração Edivan Félix, que pintou e bordou é algo que precisa ser feito em favor da população que está com a autoestima muita baixa.
Espera-se que a Câmara Municipal, que aprovou as contas de Edivan Félix, mesmo com a reprovação destas pelo TCE, das inúmeras irregularidades de sua gestão comprovadas pela Controladoria Geral da União, venha dar condições de governabilidade a Odir Borges, que tem importante missão nesse momento crucial para a história administrativa do município. “A partir deste momento a administração de Catingueira terá transparência, dignidade e ética”, assim se expressou Odir logo após ser empossado no cargo.
É preciso também que a sociedade catingueirense se fortaleça, através de conselhos municipais, entidades civis organizadas, clubes de serviços, para evitar que o município venha a ser vítima, novamente, de algum outro aproveitador, mau gestor do dinheiro público. Cobrar, fiscalizar é um dever e um direito de cada cidadão. Senão o fizer será cúmplice, indiretamente dos crimes que venham a ser cometidos pelo gestor.  
O novo prefeito de Catingueira está montando sua equipe de governo a dedo. A ex-secretária de Educação, Ângela Ayres, pode voltar ao cargo, ocupado por ela por nove meses em 2009. Apesar dos rumores que ela poderá mesmo fazer parte dessa equipe, diz que isso não procede, que não existe nenhuma conversa nessa direção entre ela e Odir. (com Marcos Eugênio)

Audiberg manteve encontro com Will e abriu possibilidade de realinhamento e de ter o apoio do ex-prefeito

Como dissemos em postagens anteriores as oposições no município de Itaporanga decidiram abrir várias frentes em busca de "adesões" que possam diminuir o impacto causado, mês passado, com o realinhamento político entre o prefeito Djaci (PSDB) e o ex-prefeito Porcino (PMDB), que deu uma tremenda alavancada na campanha de reeleição do tucano. Para tentar neutralizar isso as oposições sabem que precisam agir e reforçar o time para entrar em campo.
A primeira investida foi dada semana passada, mais precisamente na quinta-feira, durante encontro em João Pessoa entre o ex-vereador Audiberg Alves [pré-candidato a prefeito pelo PTB] e seu ex-líder Will Rodrigues (PDT), além do presidente municipal do PSB, Chico Lopes. Em verdade, foi a primeira vez que Berguim se reuniu com Will para tratar de eleições municipais depois do rompimento de ambos em 2008, após 12 anos de união política quando Berguim era um liderado de Will [que já foi prefeito duas vezes de Itaporanga].
Pois bem, Audiberg retornou à Itaporanga sexta-feira com largo sorriso no rosto típico daqueles que só notícia boa trazia na bagagem. Uma fonte disse ao blog, que os três teriam deixado um pré-acordo firmado na mesa e que no início de junho as coisas seriam definidas pra valer. Audiberg, inclusive, chegou a ligar para o ex-superintendente do Dnit-PB, advogado Expedito Leite (PSC), ainda aliado, sondando sobre a possibilidade do grupo ter o apoio de Will e a resposta teria sido positiva. "Sendo pra somar abro mão da minha postulação de ser candidato a prefeito", disse.
O fato é que as coisas estão se desenrolando e nos bastidores a movimentação é constante e intensa. Audiberg deixou aberto o diálogo com Will e Chico Lopes e desse encontro a possibilidade de ser o candidato apoiado, inclusive, pelo governo, este que já se manifestou em prol da reeleição de Djaci. Como isso poderia acontecer? O PSB entraria em campo... Entretanto, há intenção do grupo de Will para que o próprio fosse o candidato tendo Berguim como vice, o que nessa altura do campeonato não seria possível. Mesmo sendo uma chapa forte.
As oposições retornando a se unirem em torno do projeto, contando com apoios de Expedito e Nosman,  e recebendo um reforço com a presença do ex-prefeito Will, faltaria tão somente um terceiro bloco para consolidar esse projeto e brigar em pé de igualdade com a situação.
Porém, em contanto mantido ontem com Domingos Sávio [secretário municipal de Esporte], onde falamos sobre assuntos outros, ele disse que não há intenção de seu pai em romper com o prefeito Djaci. "Permanecemos aliados ao prefeito", disse.

domingo, 6 de maio de 2012

Igaracy: Prefeito Celino pede para elevar 100% a abertura de crédito suplementar e presidente da Câmara explica que projeto de lei do Executivo é inconstitucional

O prefeito de Igaracy, Celino Farias (PSDB), enviou projeto à Câmara Municipal pedindo para elevar para 100% a abertura de crédito suplementar do exercício 2012 do Executivo. O presidente da Casa, vereador Lídio Carneiro (no centro da foto acima) informou que a medida tornar-se impossível sua entrada em pauta de votação tendo em vista não haver saldo de 100% na Lei orçamentária Anual 463/2011, que foi aprovada na íntegra em sua totalidade no valor de R$ 12.760.000,00 milhões, já que foram contabilizados e deduzidos deste total as despesas de janeiro a abril deste ano.
Segundo o presidente, o que não se entende é que havendo a necessidade de suplementar algumas rubricas para o mês de abril, no valor de R$ 191.138,82 mil, houve uma proposta para que fosse modificação o projeto de lei multiplicando o valor acima por 09 (nove meses, ou seja, de abril a dezembro, totalizando em R$ 1.720.249,38 mil que não foi aceita pelo autor da propositura. 
"Fazendo uma análise contábil, fica claro que o objetivo principal do projeto de lei não é apenas a necessidade de suplementação no orçamento vigente, ou seja, quem precisa de imediato de suplementar R$ 191.138,82 mil e não aceita a autorização de R$ 1.720.249,38 milhão, não tem justificativas para dizer que não irá efetuar alguns pagamentos por falta desta autorização do Legislativo", diz o presidente da Câmara.

Prefeito Tintim toma iniciativa e manda recolher animais que trafegam pela PB-364, no trecho Aguiar e Igaracy

Com o perigo rondando as estradas do Vale do Piancó com a presença constante de animais, principalmente jumentos, neste domingo (60, em conversa com o radialista Flávio José [Correio do Vale AM], o prefeito do município de Aguiar, Manoel Batista Guedes [Tintim], disse que para evitar acidentes com seus conterrâneos na PB-364, que liga Aguiar/Igaracy/Entr. BR-361, que está sendo asfaltada, está recolhendo esses animais e deixando-os com a Polícia Rodoviária Federal na cidade de Patos. Segundo o prefeito, o risco é grande e alguma coisa precisa ser feita urgente para evitar uma tragédia. Tintim ainda confirmou que só na última quinta-feira fez mais um recolhimento de jumentos e espera que outros prefeitos façam o mesmo. (com HugoCarneiro/Flávio José)

Mancha continua recebendo apoio de famílias a sua pré-candidatura a Prefeitura de Diamante

Pré-candidato a prefeito do município de Diamante pelo Democratas, Adriano Santos - mais conhecido como 'Mancha' - continua recebendo demonstração de apoio a sua empreitada no pleito vindouro. Muitas famílias, em particular da faixa mais carente, vem externando o desejo de ver 'Mancha' prefeito do município. O que seria um feito histórico em se tratando da política local. 
'Mancha' tem feito visitas constantes à bairros da cidade e comunidades rurais e a recepção tem sido a melhor possível, de forma muito calorosa. A mais recente ocorreu na Rua Bela Vista. Ele diz que o seu partido deve apresentar seis pré-candidatos ao cargo de Vereador e uma surpresa na vaga de vice, que será anunciado em breve.
 "Temos tido muita receptividade à nossa pré-candidatura e devemos anunciar em breve o nome do nosso pré-candidato a vice-prefeito, que pode ser um militar", afirmou Adriano em contato mantido com o blog neste domingo. 

Dr. Tonzinho, irmão da cantora Elba Ramalho, é um dos destaques da Copa Paraíba de Sinuca

A primeira etapa da Copa Paraíba de Sinuca conta com a participação do irmão da cantora Elba Ramalho, o médico Everton Ramalho. 
Apesar de estar há alguns anos afastados das competições por conta da profissão, Tonzinho, como é mais conhecido, é uma das feras do esporte no Estado e foi o primeiro campeão paraibano de sinuca. Ele já foi semifinalista no Campeonato Brasileiro, há alguns anos. Tonzinho diz que seu amor pelo esporte vem desde a infância, quando seu pai era proprietário de uma casa de sinuca, em Conceição. 
"Eu ficava na sinuca de meu pai aprendendo a jogar. Desde pequeno eu já sabia as regras e já dava umas boas tacadas", afirmou. Tonzinho espera ter um bom desempenho na competição e tentar chegar o mais longe possível, mesmo tendo pouco tempo para treinar. "Minha profissão atrapalha um pouco os treinos e as viagens para as competições".
A Copa é disputada por 64 jogadores e só termina hoje num restaurante de João Pessoa. Os organizadores pretendem elaborar um ranking estadual para, no futuro, criar a Federação Paraibana da modalidade.

Sousa vence o Campinense, é campeão do 2ª fase do Paraibano e consegue vaga para Série “D” do Brasileiro

O time do Sousa derrotou o Campinense em pleno "Amigão", em Campina Grande, na tarde deste domingo (6), por um placar de 2 a 0 e levantou a taça da segunda fase do Paraibano. 
Torcida do Campinense lotou o estádio (@CGdadepressao) 
Os gols do Dinossauro foram marcados pelo meia-atacante Esquerdinha. Com o resultado, o Campinense que foi vencedor da primeira fase e o Sousa vencedor da segunda, farão a final do Paraibano 2012.
As duas equipes também estão classificadas para o Campeonato Brasileiro da Série "D", que ocorrerá no segundo semestre deste ano, e para o Campeonato do Nordeste de 2013. Já o Treze que esperava pelo fim do campeonato neste domingo com a vitória do Campinense está fora da disputa dos dois campeonatos.

Ex-manda-chuva do PMDB em Itaporanga Toim da Loja tentará via estadual desmancha aliança de Porcino e Djaci

Toim da Loja [de camisa listrada] quer o PMDB com o PTB de Audiberg [camisa branca]
No Estado do Pará, onde atua no ramo de madeireira, para onde foi desde a derrota de Zé Maranhão (PMDB) em 2010, o ex-manda-chuva do partido na 'Rainha do Vale' Antônio Roberto, mais conhecido como 'Toim da Loja', que já foi vereador em Itaporanga na legislatura 2000-2004, retornou à terra para tentar desmanchar a decisão que Porcino tomou recentemente em se realinhar ao prefeito Djaci (PSDB).
Peemedebista roxo, Toim da Loja, de acordo com informações chegadas ao blog, teria passado esta semana por Itaporanga sem que fosse muito percebido, aonde manteve alguns contatos, e seguido para João Pessoa com uma missão: fazer o partido retornar atrás de sua decisão via intervenção estadual. Toim ainda mantém prestígio junto ao ex-governador José Maranhão e o usará nesse sentido.
A intenção de Toim da Loja é colocar o PMDB na aliança com o PTB do ex-vereador Audiberg. Se irá conseguir é outros quinhentos, mas mostra que nos bastidores a coisa está pegando fogo...

Bloco oposicionista em Itaporanga ainda busca 'rumo' para definição quanto às eleições

Oito dias atrás publicamos [em primeira mão] que a pesquisa encomendada pelas oposições em Itaporanga, realizada na véspera, colocou o ex-vereador Audiberg Alves (PTB) na dianteira para ser o candidato do grupo no embate contra a reeleição do atual prefeito, Djaci Brasileiro (PSDB).
Porém, alertamos para a necessidade de se fazer uma leitura mais apurada desse levantamento porque a ordem do resultado não teria agradado aos demais postulantes a condição de candidato oposicionista. No final daquela postagem deixamos uma indagação: "Será que Expedito Leite e o PSC gostaram do último lugar na pesquisa?". Na noite daquele dia o resultado foi apresentado numa reunião entre os partidos oposicionistas: PTB, PPS, PT e o PSC.
O ex-superintendente do Dnit-PB, advogado Expedito Leite (PSC), que almeja a condição de candidato do bloco, se encontrava na cidade e era aguardado para a abertura do 'Poeirão 2012', ocorrido na terça-feira (1º). O que acabou não acontecendo. Na segunda, véspera do evento, Expedito pegou o caminho de volta para João Pessoa aonde está refletindo que rumo irá tomar. O certo é que o bloco ficou abalado após essa pesquisa. 
Informações dizem que Expedito não só não gostou do resultado como já teria decidido sair fora do barco  caso não fosse o nome escolhido. "Ele jamais vai investir em outro nome porque espera ser o candidato", disse ao blog um aliado de Expedito. Com o PSC, Expedito pode ser candidato em faixa própria, tendo o ex-prefeito Marleno Barros como companheiro de chapa. Só que outro postulante ao cargo de prefeito também saiu desgostoso do resultado tirado dessa pesquisa. 
O advogado Nosman Paulo (PT do B), suplente de deputado estadual e atualmente assessor de gabinete do governador Ricardo Coutinho, deixou evidências de que pode, assim como Expedito, sair desse bloco. Não gostou de ter saído em terceiro lugar entre os oposicionistas, atrás do vereador Herculano (2º lugar) e do próprio Audiberg. No 1º de maio, Nosman dava sinais de que não estava mais à vontade no grupo.
Estes fatos teria levado as oposições a não divulgarem oficialmente o resultado da pesquisa, que ocorreria no último dia 30, como combinado, e, por isso, adiado a decisão de Audiberg quanto à sua pré-candidatura. Mas, há outros fatores, que estão sendo buscados em João Pessoa, que podem dar um rumo a essa decisão.
Aguardemos, então!

Prefeitos de quatro municípios da PB decretam situação de emergência, dentre eles o de Boa Ventura

A estiagem fez com que prefeitos de quatro municípios paraibanos decretassem situação de emergência. os decretos para os municípios de Caturité, Boa Ventura, Paulista e Lastro foram publicados na edição deste sábado (5) do Diário Oficial. Os prefeitos consideram que o baixo índice pluviométrico registrado nos primeiros meses de 2012 prejudicou a agricultura e causou diversos danos para a população.
O prefeito José Pinto Neto (PSDB), de Boa Ventura, por exemplo, informou que quase toda a população do município é composta por trabalhadores rurais que foram prejudicados pela seca que resultou na perda total das plantações. As prefeituras agora aguardam a homologação dos decretos pelo governador Ricardo Coutinho. (G1PB)