sábado, 15 de janeiro de 2011

Confira a Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP

Confira a seguir tópicos da coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (15) do jornal da Paraíba, sob comando de Quinca Remígio:
Sinal Vermelho - Os motoristas que trafegam pela PB-361, estrada que liga as cidades de Ibiara e de Santana de Mangueira à Conceição, devem ficar atentos durante o percurso e evitar os excessos no trânsito. Somente em 2011, mais de oito acidentes foram registrados com duas vítimas fatais.
Inverno - Os agropecuaristas da região estão animados com as informações sobre o inverno. A meteorologia aponta que os índices chuvosos devem ser maiores que os registrados no ano passado. Mas também alertam para o perigo de fortes ventanias, raios e chuvas torrenciais.
Piancó - A prefeita Flávia Serra Galdino começou o ano investindo na construção civil. Conforme ela havia prometido, estão sendo construídas, atualmente, dez casas na cidade. Na primeira etapa, serão erguidas 21 moradias nos bairros Belo Horizonte, Piancozinho e bairro da Cadeia.
Piancó II - Segundo informações da assessoria da prefeita, a empresa responsável pelos serviços é a PSK. O vereador Tota Militão, que acompanha os trabalhos, informou que foram gerados 30 empregos diretos na cidade e que em breve, outras obras serão erigidas.
Piancó III - O vereador José Bráulio Júnior, presidente da Câmara de Piancó, disse que após o recesso parlamentar pretende desenvolver ações inovadoras no legislativo mirim. Mas ele não quis adiantar o assunto. No entanto, já afirmou que o bloco de situação continua sólido e intacto.
Piancó IV - O atual presidente da Câmara, eleito recentemente, agradeceu o apoio da prefeita durante sua eleição para o cargo e disse que essa gratidão será retribuída com o bom relacionamento entre a prefeita e a base aliada. José Bráulio disse ainda que saberá buscar o melhor caminho para ambos os poderes.
Nomeações - Alguns órgãos regionais já foram ocupados. A 7ª Gerência Regional de Saúde, a 7ª Região de Ensino, o Batalhão de Polícia Militar, a Superintendência de Polícia Civil, os Detrans e hospitais regionais, respectivamente, já têm comando. Porém, ainda restam muitas outras chefias.
Agricultura - Segundo informações da Emater Regional as chuvas realmente deverão ficar acima da expectativa. A preocupação fica por conta da distribuição de sementes por parte do governo Estadual aos pequenos agricultores do Vale. A burocracia poderá atrapalhar a parceria entre ambos.
Concurso público - A prefeitura de Piancó vai realizar concurso público para professor. Serão oferecidas 82 vagas. As inscrições começaram dia 10 de janeiro, vão até o dia 17 e custam R$ 35,00. As provas serão realizadas dia 17 de fevereiro. Informações com a Fundação Alyrio Meira Wanderlei.
Saúde - Os hospitais regionais do Vale estão na UTI. Eles precisam urgentemente de atendimento administrativo para saírem do caos que se encontram desde os últimos dias do ano passado. Praticamente sem médicos, alimentação, remédios. A população reclama e pede urgência no socorro.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cássio inicia processo de implantação da AACD na Paraíba com visita a sede de Recife

O ex-governador e senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) esteve visitando hoje (14) a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) na cidade de Recife (PE). Cássio quis conhecer o projeto porque pretende instalar duas sedes na Paraíba, uma em Campina Grande e outra em João Pessoa. No twitter, ele revelou ter ficado encantado com a AACD. “Acabei de visitar a AACD. Simplesmente encantado com a qualidade do trabalho. Muito obrigado a José Nunes Filho pela acolhida”. Ele esteve acompanhada da mulher, a ex-primeira-dama Silvia Cunha Lima.
O senador já havia revelado o desejo de trazer a AACD para a Paraíba. Ele disse, também, que mesmo que não seja empossado no Senado Federal vai lutar pela instalação das sedes no estado. “Sendo senador ou não vou fazer um trabalho voluntário”, revelou Cássio. Para isso ele disse que pretende requisitar a doação de um terreno ao governador Ricardo Coutinho (PSB) onde deverá ser construída a Associação. Primeiro Cássio pretende levar a AACD para Campina Grande e, depois, para João Pessoa. (Politicapb)

Crise com João Henrique faz Ricardo cancelar visita a Monteiro; reunião com lideranças será em Ouro Velho

E o governador Ricardo Coutinho acabou cancelando a visita que estava agenda para a cidade de Monteiro amanhã (15), onde receberia o Título de Cidadão Monteirense e o Troféu Mariano Bezerra. Segundo uma fonte, o secretário chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio, encontrou em contato com o prefeito de Ouro Velho, Inácio Junior, para avisar que a agenda de Ricardo tinha sido modificada e que o encontro acontecerá em Ouro Velho.
Ainda segundo a fonte, Ricardo sequer desembarcará no aeródromo de Monteiro e sim no da cidade de Arcoverde (PE), de onde seguirá para Ouro Velho. Após a reunião com os prefeitos, o governador participa das festividades dos 50 anos de Emancipação Política da cidade e retorna à João Pessoa.
O cancelamento da visita a Monteiro aconteceu após o deputado estadual João Henrique pedir ao governador que tornasse sem efeito todas as indicações para os cargos estaduais na região do Cariri, que foram feitas por eles. A solenidade para a entrega do título de Cidadão Monteirense foi adiada para uma data ainda a ser definida. (com wscom)

Ressentido, deputado João Henrique retira indicações de cargos que havia feito ao governador

O deputado estadual João Henrique (DEM) encaminhou na tarde desta sexta-feira (14) expediente ao governador Ricardo Coutinho, através do qual comunica que retira todas as indicações feitas por ele para cargos sediados na cidade de Monteiro. O município é governado por sua esposa, a prefeita Edna Henrique (na foto ao lado do marido).
A posição adotada pelo deputado monteirense teria sido adotada em função de várias nomeações ocorridas ao longo desses primeiros dias do novo governo, contemplando pessoas que, na campanha eleitoral, assumiram postura radicalmente contrária à candidatura ricardista, em detrimento de quem vestiu a camisa do girassol.
A dispensa nas indicações atinge até mesmo o médico Ranniere Félix de Sena, único nome indicado pelo deputado entre os que foram nomeados para a direção do Hospital Regional Santa Filomena.
Confira, abaixo, o teor do ofício:
Ofício nº 14-GDJH/2011.
João Pessoa, 14 de janeiro de 2011.

À sua Excelência Doutor
RICARDO VIEIRA COUTINHO
Governador da Paraíba.

Ao tempo em que cumprimentamos Vossa Excelência, somos por comunicar que todas as SUGESTÕES INDICATIVAS DE NOMES QUE TIVEMOS A OUSADIA E O DESCABIMENTO DE FAZERMOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO OU A ELE PERTINENTE, no intuito único de colaborarmos com o atual Governo, após oportunas reflexões, pedimos sejam todas elas DESCONSIDERADAS E TORNADAS SEM NENHUM EFEITO.

Atenciosamente.

DEP. JOÃO HENRIQUE DE SOUZA
VICE-PRESIDENTE DA A.L


Mesmo assim, Ricardo Coutinho estará neste sábado (15), nos municípios de Monteiro e Ouro Velho em sua primeira visita oficial a região do Cariri após assumir o cargo.  O governador se reúne com prefeitos da região do Cariri, às 16h, na escola Estadual José Leite de Souza, no municipio de Monteiro, para discutir com prefeitos e a população as demandas e os projetos prioritários a serem desenvolvidos pelo novo governo. Este será o primeiro encontro do novo governador com os prefeitos dos 18 municípios que  compõem  a 5º região Geo-administrativa do Estado polarizada por Monteiro.
Em seguida, Ricardo recebe o título de Cidadão Monteirense em solenidade na Câmara Municipal de Monteiro. A propositura do vereador Juraci Conrado (PTB) foi aprovada por unanimidade pelo legislativo municipal no primeiro semestre do ano passado. A solenidade será às 19h e será prestigiada pela prefeita Edna Henrique, pelo deputado estadual João Henrique e lideranças políticas da região. Logo depois, o governador às 21h30 Recebe o Prêmio “Os Melhores de 2010” promovido há seis anos pelos radialistas Edvaldo Reis e Damião Brasil e Jornal Tribuna do Cariri.    
O governador ainda prestigia a festa de aniversário de 50 anos da cidade de Ouro Velho onde será recebido pelo anfitrião do evento, o prefeito Inácio Amaro Júnior. O prefeito foi um dos primeiros da região a anunciar apoio a candidatura de Ricardo Coutinho .

Prefeito Hércules Mangueira entregou a nova sede da Secretaria Municipal da Saúde em Diamante

 Prefeito no momento do corte da fita inaugural
O prefeito Hércules Mangueira (PMDB) entregou à população de Diamante, esta semana, a nova sede da Secretaria Municipal da Saúde, que antes funcionava nas dependências do prédio da Prefeitura Municipal. Na sede nova, a SMS conta com amplo espaço para abrigar salas de informática, direção, coordenação e recepção, sala de vacinas, um auditório, Farmácia Básica e, ainda, uma sala específica para acomodar o Conselho Municipal de Saúde.
A referida Secretaria, cujo prédio recebeu o nome de Oswaldo Barros Mangueira que foi agrônomo, pecuarista e grande colaborador do desenvolvimento da cidade, está instalada em um prédio que pertence ao município recuperado pela a atual gestão com o apoio do Governo do Estado, que contribuiu com 80% o valor destinado a obra. 
"Agora dispomos de um espaço adequado para atender a demanda da Saúde de Diamante e onde poderemos receber melhor os usuários, funcionários e a população em geral. Além da melhoria no espaço, ganhamos também em comodidade, pois em um só lugar abrigamos uma sala de vacinas, a Farmácia Básica, o Conselho Municipal de Saúde e ainda auditório para realização de palestras e reuniões com a equipe", comentou a secretária Marcília Mangueira.
Estiveram presentes à cerîmônia, além do prefeito, a primeira dama Karina Mangueira, secretários municipais, vereadores, funcionários da Saúde e de outros setores, bem como, a família do homenageado que fez questão de agradecer a homenagem e de prestigiar o evento. (com DiamanteOnline e fotos de Políticas&Negócios)

Começou recadastramento dos prestadores de serviço

A Secretaria Estadual da Administração já deu início ao recadastramento dos prestadores de serviço que permanecem nos cargos. Que será feito de forma descentralizada, através das próprias unidades de trabalho onde os servidores estão lotados, para facilitar seu reconhecimento e recadastramento.
O secretário Gilberto Carneiro informou que o recadastramento tem por objetivo identificar os prestadores de serviço e confirmar sua existência. De acordo com o secretário, serão encaminhados para as secretarias e órgãos da administração indireta, formulários que atestem critérios como tempo de serviço, lotação em área essencial, qualificação para exercício da função e assiduidade.
Ele garantiu que irá manter em seus quadros funcionais os servidores que trabalham em regime de prestação de serviço há mais de dois anos nas áreas essenciais: Educação, Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária. O quantitativo real de servidores pode não corresponder ao informado hoje. Alguns servidores foram cadastrados apenas com o CPF, sem que haja portaria ou contrato informando cargo ou colocação.

Secretário diz que barragem de Nova Olinda recebeu injecção de concreto e não corre risco de rompimento

Parede da Barragem Saco, primeira do Brasil em concreto compactado com rolo
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo do Estado, João Azevedo, tranquilizou a população em relação a um possível rompimento da barragem Saco, localizada em Nova Olinda. O que vem sendo tema de conversas há várias semanas. Segundo Azevedo, no ano passado foi feito um trabalho de segurança da barragem com injeção de concreto, retirando toda a infiltração existente. “O trabalho de segurança já foi feito e, na próxima semana vamos iniciar o trabalho de recuperação”, disse.
João Azevedo disse ainda que o Governo dispõe de um trabalho de monitoramento permanente de todas as barragens do Estado, e os dados dão traquilidade sobre a situação desses equipamentos na Paraíba. Nesta sexta-feira, o auxiliar entregou ao secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, pedido de recusos para recuperação e construção de novas barragens no Estado. Ele informou que só para recuperação foi solicitado R$ 6,8 milhões. (com Maispb)
A barragem Saco, de Nova Olinda, é o segundo maior reservatório d’água do Vale do Piancó. Sua capacidade hídrica é de 97,4 milhões de metros cúbicos. A barragem é uma das grandes obras hídricas do engenheiro e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos Dr. José Silvino, também ex-prefeito de Itaporanga. Ela foi iniciada no começo da década de 80 no governo Wilson Braga, mas sua inauguração só ocorreu em 1996.

Marcelo diz que sua chapa tem espaço para Lindolfo, que dispara: "Não tem acordo. Não sou de renunciar"

Após encontro com outros 22 deputados que declararam apoio à sua reeleição, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), que afirma ter 28 votos, disse que está disposto a dialogar com todos os seus companheiros e declarou apoio, pela primeira vez, ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Admitiu, inclusive, a possibilidade do deputado Lindolfo Pires (DEM), que também se lançou candidato a presidente, participar da sua chapa. “Nós estamos abertos para que todos os companheiros possam participar da chapa”.
No entanto, o deputado Lindolfo Pires (foto) anunciou no meio da tarde de hoje que não renuncia a sua candidatura. “Não tem acordo. Não sou candidato de fazer acordo”, disse Lindolfo, que estava no Palácio da Redenção no momento da reunião de Ricardo Marcelo com os deputados. Antes, porém, ele teve uma audiência com o governador Ricardo Coutinho. O deputado não revelou o teor da conversa. Lindolfo tem um grupo de deputados ligados ao governo que apóiam seu nome para a presidência da Assembleia.
Ele, além de descartar renunciar a candidatura, disse que não aceita uma composição com Ricardo Marcelo, caso ocupasse um cargo na mesa. “Não sou candidato de fazer acordo”, afirmou Lindolfo. Lindolfo ainda acredita que possa reverter o quadro, mas a partir desse momento teria que ter muita habilidade para convencer os que já manifestaram apoio a Ricardo Marcelo a mudarem de idéia. (com Giropb)

Ricardo Marcelo fecha apoio de 28 deputados a sua candidatura à reeleição na Presidência da Assembléia

O Presidente da Assembláia Legislativa, o deputado Ricardo Marcelo (PSDB), deu demonstração de força durante almoço realizado hoje (14), no Hotel Verde Green, na praia de Manaíra em João Pessoa, onde reunido com outros 24 parlamentares pavimentou a consolidação de sua postulação à reeleição ao cargo. Que contabiliza ainda outros quatro deputados, que não compareceram ao encontro mas confirmaram o apoio através de documento assinado por todos os parlamentares.
Assim, com o apoio declarado de 28 deputados e, com o seu próprio voto, Ricardo Marcelo já pode se considerar reeleito. Pelo menos à preço de hoje. Da reunião saiu a composição da Mesa Diretora encabeçada por Ricardo Marcelo, com os nomes de: Edmilson Soares (PSB) na 1ª Vice-presidência, Trócolli Júnior (PMDB) na 2ª Vice-presidência, O 3º Vice-presidente deve ser do PT, cujo o nome será confirmado numa reunião agendada para a próxima segunda-feira. Já o 4º Vice-presidente será o deputado Janduhy Carneiro (PPS).
Na 1ª Secretaria figura Branco Mendes (DEM). Na 2ª Secretaria Arnaldo Monteiro (PSC). Na 3ª Secretaria Daniela Ribeiro (PP). Os suplentes serão: Caio Roberto (PR), Aníbal Marcolino (PSL) e André Gadelha (PMDB). Marcelo disse que "Consegui fechar uma mesa eclética agora basta aguardar o dia da eleição", acrescentando que "embora não conte com o apoio da maioria absoluta serei presidente de todos os 36 deputados".
Estiveram presentes na reunião: Gervásio Maia, Francisca Motta, Trócolli Júnior, Raniery Paulino, Wilson Braga, Doda de Tião, André Gadelha, Vituriano de Abreu, Guilherme Almeida, Arnaldo Monteiro, Branco Mendes, Domiciano Cabral, Janduhy Carneiro, José Aldemir, Caio Roberto, Luciano Cartaxo, João Henrique, Adriano Galdino, Anísio Maia e Daniela Ribeiro.
Da lista de apoios apresentada pelo presidente não compareceram: Olenka Maranhão, Márcio Roberto, Frei Anastácio, João Gonçalves e Toinho do Sopão.

Improbidade administrativa atinge 31 municípios, seis só no Vale do Piancó; fraudes ultrapassam R$ 25 mi

Em 2010, o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) ajuizou 67 ações de improbidade administrativa, sendo 21 pela Procuradoria da República na Paraíba (PR-PB em João Pessoa), 25 pela Procuradoria da República em Campina Grande (PRM-CG) e 21 pela Procuradoria da República em Sousa (PRM-SS). As ações, em sua maioria, são contra gestores públicos municipais e estaduais que cometeram irregularidades diversas no trato com dinheiro público repassado pela União e as fraudes somam o valor de R$ 25.607.534,47 milhões. Elas foram ajuizadas até 17 de dezembro de 2010 e abrangem irregularidades referentes a 31 municípios.
Dentre as irregularidades cometidas, destacam-se condutas como montagem de esquema para concessão fraudulenta de benefícios previdenciários; malversação de recursos públicos; distorção entre o acertado no plano de trabalho e o que foi executado; emissão de notas fiscais frias para mascarar o desvio de verbas federais, com íntima ligação entre empresas e prefeituras; aquisição de medicamentos por preço superior ao contratado; obras atestadas sem que tivessem sido regularmente executadas; pagamentos de quantias exorbitantes sem que a obra estivesse iniciada, apenas para desviar recursos.
Nas ações, pede-se, em linhas gerais, que os réus sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, paguem multa civil, sejam proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios e tenham suspensos os direitos políticos. Vários dos fatos referentes às ações de improbidade já deram ou darão origem a ações penais, que, no caso de prefeitos, que têm foro especial por prerrogativa de função, serão ajuizadas através da Procuradoria da República na 5ª Região, perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Já as ações penais relativas a ex-prefeitos correm normalmente na primeira instância e são ajuizadas na Paraíba (Justiça Federal).
Somente na Procuradoria da República em Sousa as ações de improbidade propostas somam prejuízo aos cofres públicos de R$ 10.570.419,12. As irregularidades atingem recursos repassados por entidades como o Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Ministério da Previdência de Assistência Social, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Educação (FNDE e Pnae) e Ministério das Comunicações.
Os desvios são referentes às cidades de Bom Sucesso, Cajazeiras, Catingueira, Catolé do Rocha, Coremas, Itaporanga, Marizópolis, Nazarezinho, Piancó, Pombal, Santa Cruz, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santarém e Sousa.

Prefeito de Natuba renuncia mandato e alega falta de tempo para a administração municipal

O prefeito do município de Natuba, Josevaldo Alves da Silva (PSB), renunciou ao mandato alegando falta de tempo para a administração  municipal. Além do mais, Josevaldo (foto) estaria desiludido com a atividade política. Ele é empresário – tem um supermercado e está abrindo outro na cidade – e estava sem condições de se dedicar às atividades da Prefeitura de Natuba.
A renúncia aconteceu no último dia 1º. O cargo foi ocupado pelo vice-prefeito José Lins da Silva Filho (PSB), que assumiu no último dia 3, em solenidade prestigiada por outros prefeitos da região e pelo deputado federal Manoel Júnior (PMDB). José Lins da Silva Filho é filho do ex-prefeito do município José Lins. Ao prefeito de Aroeiras, Gilseppe de Oliveira, que prestigiou a investidura do vice-prefeito no cargo de prefeito, o ex teria comentado que seria mais vantajoso cuidar dos seus negócios do que esquentar a cabeça com a burocracia do setor público e com a crise financeira que afeta os municípios.
Josevaldo foi eleito nas eleições de 2008 em condições adversas. A candidata favorita era a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal Janete Santos Sousa Silva (PMDB). Ela liderava a disputa, mas foi obrigada a renunciar à candidatura faltando dois dias para as eleições. Foi substituída de última hora por Josevaldo, mas seu nome figurou na urna eletrônica, ao lado de José Lins Filho, seu primo.
Janete foi substituída por Josevaldo porque sua candidatura foi impugnada em consequência de prestações de contas rejeitadas pelo TCE. Janete não teve como ser candidata, mas a vitória de Josevaldo permitiu que ela tivesse influência na administração municipal. Frequentemente, Josevaldo recorria a ela antes de tomar decisões. Ele ganhou o título de prefeito de direito e ela, de prefeita de fato. O ex-prefeito e o vice, mesmo sendo filiados ao PSB, Joseval e José Lins votaram no ex-governador José Maranhão nas eleições do dia 3 de outubro de 2010. (com Correio da Paraíba)

MEC divulga resultados do Enem 2010

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Hoje (13), o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que as notas só estariam disponíveis hoje 14, mas a divulgação foi adiantada.
consulte aqui no site do Inep
Após consultar seus resultados, os participantes do Enem 2010 podem se inscrever a partir de domingo (16) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição. (Agência Brasil)

Prefeitura de Piancó abre concurso para selecionar 82 novos professores

A Prefeitura Municipal de Piancó, Estado da Paraíba torna pública as inscrições do Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar Candidatos para provimento de vagas do Quadro de Pessoal da Prefeitura. O Concurso estará sob a responsabilidade da Fundação Allyrio Meira Wanderley. As inscrições ocorrem no período de 10 a 17 de Janeiro de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Mascarenhas de Morais, s/n, Piancó-PB.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 para todos os cargos, devendo o candidato efetuar o pagamento até a data do vencimento. Serão ofertadas 82 vagas para os cargos de Professores, de nível Superior, com carga horária de 25h semanais. O Concurso constará de Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos de caráter classificatório. A Prova Objetiva será realizada no dia 13 de Fevereiro de 2011, com início às 9h00 e término às 13h00, em locais a ser divulgado posteriormente. (Ascom)

D.O trás nomeação de Wilka Rodrigues para Direção Geral do Hospital Distrital de Itaporanga

A edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial trouxe a publicação do Ato Governamental nº 0264, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, nomeando Wilka Rodrigues de Medeiros (foto) como a nova Diretora Geral do Hospital Distrital de Itaporanga "Dr. José Gomes da Silva". Filha do do ex-prefeito Will Rodrigues, a indicação de Wilka contou com o abano do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). Assim que o dia amanheceu a cidade foi acordada com grande queima de fogos.
Ainda foram publicados, no D.O de hoje, a nomeação de:
Victor Felipe dos Santos - Coletor Estadual de Segunda Classe/Itaporanga
Antônio Sandro Leite de Oliveira - Escrivão de Segunda Classe/Itaporanga
Edilzeny Leite Vieira Pereira - Escrivão de Segunda Classe/Piancó

Ricardo apresenta projetos de R$ 688 milhões ao Min. da Integração. Entre eles estão incluído o Piancó I, II e III e o perímetro irrigado Gravatá em Nova Olinda

O Governador Ricardo Coutinho apresentou ontem (13), ao secretário executivo do Ministério da Integração Nacional projetos, Alexandre Navarro, projetos na ordem de mais de R$ 668 milhões em diversas áreas como abastecimento, saneamento, desenvolvimento econômico e humano, turismo e infraestrutura.
O secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, avaliou como muito positiva a reunião pela possibilidade do governo apresentar projetos para esgotamento e saneamento do diagnostico de 79 projetos, dos quais 26 já foram realizados, para que as águas da transposição possam chegar na fronteira e adentrar no Estado promovendo promover as bases para o desenvolvimento sustentável. 
Na área de abastecimento e saneamento foram pleiteados R$ 210 milhões para obras de infra-estrutura e R$ 8 milhões para preparação de projetos das 61 cidades restantes. Dentre os projetos apresentados, estão inlcuídos projetos para operação inicial do perímetro irrigado das Várzeas de Sousa, Piancó I, II e III e Perrímetro irrigado Gravatá (em Nova Olinda); etc...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Major Campos entrega viatura à população de Igaracy

 Major entrega chaves da viatura a um dos moradores mais antigos da cidade
O comandante do 13º BPM/Itaporanga, Major Campos, entregou na manhã desta quinta-feira (13) uma nova viatura (modelo Gol) ao destacamento da Polícia Militar na cidade de Igaracy. A entrega aconteceu em frente a Igreja Matriz, oportunidade em que o Oficial fez questão de entregar as chaves do veículo a um dos moradores mais antigos do município, no caso Seu Zumba (tio do cabo Salviano).
Esta já é a segunda viatura entregue à Igaracy. A primeira foi entregue pelo próprio major, em abril de 2009, quando ele era capitão e comandava a 3ª Cia (hoje 13º BPM). Fato que você pode conferir: AQUI. A cerimônia de entrega contou com a presença de vários políticos e populares, dentre eles o Prefeito Celino Farias, os Vereadores: Lídio Carneiro, Jorge Luiz, Golinha, Rivaldo Araújo, Cesar, Fabrícia e Geraldo Regina, além de alguns populares como Zezim Mascarenhas (tio do major Campos).
O major falou da emoção de entregar pela segunda vez uma viatura a sua cidade natal e aproveitou para cobrar da classe política que não interfira no trabalho da PM local. “De que adianta a polícia prender alguém que esteja errado, fazer seu trabalho e chegar alguém querendo que esta pessoa seja solta”, disse. Logo após, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Lídio Carneiro, convidou todos os presentes para uma rápida conversa no prédio do Legislativo Mirim, onde alguns políticos e populares tiraram diversas dúvidas com o Major. (com Blog do Hugo de Igaracy)

Abath reúne gerentes interinos das 12 regionais, entre eles o professor Josias Tolentino da 7ª GRE

O secretário da Educação do Estado, Fernando Abath, reuniu esta semana os gerentes interinos das 12 regionais, dentre os quais o professor Josias Tolentino (com rosto em primeiro plano na foto) da 7ª GRE/Itaporanga, que foram orientados a concentrar esforços no sentido de preparar as escolas para o início do ano letivo, previsto para o dia 3 de fevereiro. A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Educação, em João Pessoa.
O secretário solicitou aos gerentes a elaboração de relatórios, que devem ser entregues até esta quinta-feira (13), sobre a real situação das escolas da rede estadual, para que sejam traçadas diretrizes visando fortalecer as ações e a elaboração de novos projetos. Fernando Abath pediu também aos gerentes informações sobre a situação de pessoal de cada unidade, identificando o percentual de funcionários efetivos e prestadores de serviços (incluindo os pro tempores), que trabalham nas instituições.
A orientação do secretário, baseada no Termo de Ajustamento de Conduta (Tac), assinado pelo governador Ricardo Coutinho junto ao Ministério Público Estadual, é que a direção das escolas elabore listas dos profissionais, priorizando os pro tempores e prestadores de serviços contratados antes de 2009, que sejam necessários nas escolas.
Os gerentes das regionais foram nomeados interinamente. A Secretaria  de Educação lançará edital para seleção dos gestores das 12 gerências, que serão escolhidos mediante apresentação de projetos e currículo profissiográfico, obedecendo alguns critérios, como ser servidor efetivo e morar na região. Os diretores com mandatos até o final de janeiro devem responder até o fim do mandato e aguardar a posse do gestor eleito. (com Secom)

Nova direção se ajusta com situação deplorável em que se encontra a Casa do Estudante

Em funcionamento desde 06 de março de 1951 e com capacidade para para oferecer 96 vagas destinadas a alunos provenientes do interior do Estado, a Fundação Casa do Estudante, localizada na Rua da Areia, no bairro do Varadouro em João Pessoa, está com suas instalações em situação deplorável. A estrutura física, de alimentação e de habitabilidade estão comprometida, fato que põe em risco a vida dos alunos residentes e também dos funcionários que ali trabalham diariamente.
Essa foi a situação encontrada pela atual administração da casa, que já teve a garantia da Secretaria de Educação no sentido de providenciar uma reforma emergencial. Na opinião do diretor executivo, Othon Gama, a hora agora é de tomar providências para que a casa possa receber os alunos que chegarão até o início do Ano Letivo de 2011, previsto para começar no dia 3 de fevereiro.
Os dormitórios (foto) estão com portas e janelas em sua maioria quebradas e, de acordo com o dirigente, tudo na casa aponta para uma situação de risco: o telhado com várias partes em vias de desabar; a tubulação de gás com presença de ferrugem em vários pontos; ausência de extintores de incêndio; instalação elétrica precária, com fios expostos, e infiltração no teto e nas paredes.
Dos 20 chuveiros existentes, apenas quatro funcionam, e o sistema de esgotamento (instalado de forma incorreta) apresenta problemas de entupimento. Na cozinha, a precariedade das instalações é tanta que até a presença de ratazanas no local já virou coisa comum, segundo comentou uma funcionária. Ela disse também que a falta de tratamento da água servida por meio de bebedouros já provocou infecções em alguns servidores da casa, que há muito tempo deixou de receber a visita de profissionais de saúde porque o ambulatório médico-odontológico foi desativado por determinação da Vigilância Sanitária, dada a situação de sucateamento em que foi colocado.
A casa abriga hoje 52 alunos, 30 dos quais (em fase de conclusão do segundo grau) já de “malas prontas” para irem embora. Com a saída desses alunos, a fundação irá abrir, já na próxima semana, inscrições para novos alunos. “Para recebê-los, estamos implementando um choque de gestão para poder, a curto prazo, tomar as atitudes necessárias para que as instalações elétrica, de gás, hidráulica e sanitária, e também as acomodações, possibilitem a recepção digna dos alunos que deverão chegar até 3 de fevereiro, data prevista para o início do Ano Letivo de 2011”, observou Othon Gama.
Ele lembrou que tão logo “tomou pé da situação”, a nova diretoria convidou o secretário de Estado da Educação, Fernando Abath, para uma visita. Atendendo ao convite, Abath mostrou-se impressionado com a situação e garantiu caráter emergencial para a execução da reforma necessária. “A casa será uma das prioridades de nossa gestão”, enfatizou.
O Edital para preenchimento de vagas para novos residentes deve ser publicado na próxima semana. Não há ainda definição quanto ao número de vagas, mas trabalha-se com a margem de 60 a 65 novos moradores. Os critérios para ingresso na casa são os seguintes: pertencer a famílias residentes em cidades do interior do Estado com renda mensal de até três salários mínimos, ter entre 14 e 20 anos de idade e estar matriculado em escola da rede pública estadual de ensino.
A partir deste ano serão oferecidas vagas para alunos que estudarem nos turno da manhã e tarde. Haverá exceção apenas para os que comprovarem estar trabalhando nos dois expedientes, que poderão estudar à noite. (com Secom)

MP instaurou 937 inquéritos contra gestores públicos

O Ministério Público da Paraíba instaurou, de janeiro a novembro de 2010, 937 inquéritos civis públicos para apurar denúncias de improbidade praticadas contra a administração pública, em todo o Estado. Isso significa dizer que, em média, foram instaurados três procedimentos por dia para combater irregularidades no uso do dinheiro público. As promotorias de Justiça também ingressaram com ações civis públicas para punir os maus gestores.
Cerca de 300 inquéritos civis públicos foram instaurados para investigar irregularidades em licitações pelas prefeituras. Os inquéritos têm como objetivo complementar as provas já produzidas na “Operação Transparência”, deflagrada em 2009, para subsidiar ações civis públicas de improbidade administrativa que o MPPB deverá mover contra os envolvidos no esquema de fraudes de licitações de obras de engenharia. Estima-se que R$ 200 milhões (inclusive do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC) tenham sido desviados com o esquema criminoso, em 150 municípios paraibanos.
Segundo o promotor de Justiça que coordenou a Equipe Especializada em Patrimônio Público, Clístenes Holanda, o MPPB quer que a Justiça anule todos os procedimentos licitatórios fraudados pela participação de, pelo menos 23 construtoras “fantasmas” e que as verbas desviadas sejam devolvidas aos cofres públicos. (Ascom/MPPB)

Estado: Administração determina que órgãos enviem até dia 20 de cada mês folha analítica de pessoal

Portaria nº 008/2011, assindada pelo secretrário de Administração Gilberto Carneiro, e publicada hoje (13) do Diário Oficial, determina a todos os órgãos da administração indireta do Estado o encaminhamento até o dia 20 (vinte) de cada mês, em mídia eletrônica, a folha analítica de pessoal do respectivo órgão, para efeito da SEAD analisar e autorizar a operacionalidade da folha.
Já a Secretaria da Saúde deve encaminhar até o dia 15 (quinze) de cada mês, o relatório prévio do pagamento das vantagens a título de produtividade e plantões. O mesmo prazo é dado a Secretaria da Educação quanto ao relatório prévio do pagamento da produtividade dos professores que exerçam atividade de sala de aula.

Paulo Galdino é o novo chefe da 17ª Ciretran/Piancó

A edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial trás, através de Portaria nº 020/2011 assinada pelo Diretor Superintendente do Dentra, delegado da Polícia Federal Rodrigo Augusto de Carvalho, a nomeação de Paulo Galdino da Costa para o cargo de Chefe da 17ª Ciretran, sediada em Piancó.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública decide: servidor temporário e contratados não têm estabilidade

A juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, extinguiu, sem resolução de mérito, a Ação Declaratória com antecipação de tutela nº 200.2010.045.916-9, que tinha como autor Irenaldo Evaristo da Silva. Ele alegou ser funcionário público estadual contratado de forma pró-tempore, lotado na Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, e pleiteava, assim, a estabilidade. No entanto, a juíza indeferiu a petição inicial, por vislumbrar a impossibilidade jurídica do pedido.
Irenaldo anexou documentação comprobatória de que presta serviços para o Estado, na Penintenciária “Des. Flóscolo da Nóbrega”, ininterruptamente, há mais de cinco anos, e buscava, por meio da Ação, proteção judicial com o objetivo de que lhe fosse assegurada a estabilidade de servidor. De acordo com a magistrada, o autor requereu o direito de permanecer no exercício da função pública para a qual foi designado, embora nunca tenha sido titular de cargo efetivo, nem ingressado nos quadros da Administração mediante concurso público, exercendo, apenas, uma função em caráter transitório.
“A contratação do autor no molde como foi feita é precária e não pode gerar a pleiteada estabilidade”, afirmou a juíza. “Assim sendo, vislumbra-se, de antemão, a impossibilidade jurídica do pedido, por afrontar a Constituição Federal, que condiciona a investidura em cargo público efetivo à aprovação prévia em concurso público (art. 37, II)”, disse. A magistrada informou que muitas contratações realizadas pelo Poder Público vem se alastrando no tempo, desvirtuando a forma temporária do serviço, o que não tem o poder de efetivar os investidos nestas funções.
Na sentença foram utilizadas jurisprudências do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Supremo Tribunal Federal. Com relação a esta última, a juíza faz referência à Súmula 685, que estabelece: “É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira anteriormente investido”. (Ascom/TJ)

Padre Fabrício e Padre Elias serão homenageados na Câmara de Vereadores em Catingueira

A primeira reunião do legislativo catingueirense em 2011, foi marcada para o próximo dia 15 de janeiro, sábado às 10:00hs, na Casa Severino Tibúrcio de Sousa. Será uma  sessão solene para entrega de dois títulos de cidadania: um ao Pe. Fabrício Dias Timóteo que é o atual administrador paroquial e que foi agraciado com esta titularidade em propositura da vereadora Maria Helena Gomes Fausto e Martíns (PSL)  e o outro será entregue ao Pe. Elias Ramalho que o antecedeu  nos trabalhos pastorais da Paróquia de São Sebastião e que foi homenageado num projeto de decreto legislativo da vereadora Maria Solange Campos Leite(PR). A entrega destes dois Títulos de cidadania  marcará o ínício da  gestão do vereador Josivan Gomes Marques (PR) como novo presidente da mesa diretora daquele parlamento. (CatingueiraNet)

Cássio será voluntário e vai trabalhar para trazer uma AACD para a PB

O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou que já iniciou contatos para que seja instalada na Paraíba uma unidade da Associação de Apoio à Criança Deficiência (AACD). Ele disse que já manteve contatos com diversos empresários no sentido de viabilizar a implantação desta importante instituição que não tem fins lucrativos e já tem 60 anos de atuação no Brasil no auxílio de crianças e adolescente portadores de deficiência física.
Na sexta (14), o senador eleito irá conhecer de perto as instalações da AACD de Pernambuco atendendo ao convite do diretor daquela unidade, José Nunes que é um paraibano natural de Cabaceiras e que ele conheceu recentemente em Brasília. “Esta visita representa o primeiro passo desta caminhada. Vou me dedicar de corpo e alma para alcançar esse sonho”, declarou Cássio no microblog Twitter. O objetivo inicial é para a instalação de uma unidade da AACD em Campina Grande.
Decidido a fazer um “firme trabalho voluntário”, Cássio disse que está pronto a colaborar com todas as entidades sérias que atuam em beneficio das pessoas mais necessitadas. Conclamando todos a ajudar neste empreendimento, Cássio disse que para que este sonho seja realizado vamos precisar de todo mundo.  E citou um verso da música “Sal da Terra” do cantor mineiro Beto Guedes “um mais um e sempre mais que dois".
A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há 60 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Há mais de uma década, ela realiza o Teleton, que todo ano reúne artistas, apresentadores e personalidades numa maratona televisiva em busca de doações. Mas os pacientes precisam de cuidado todos os dias. Em qualquer época do ano tem sempre um jeito de você ajudar a AACD a cuidar de crianças, jovens e adultos deficientes físicos.

Em Itaporanga: Mesa Diretora mantém apenas cinco cargos na administração da Câmara e aumenta salários de vereadores para R$ 4.2 mil, mas corta assessorias

A Câmara Municipal de Itaporanga já imprime novo conceito administrativo depois de empossada a nova Mesa Diretora, no último dia 1º, sob o comando do presidente Zeca da Encarnação (PMDB). As medidas tomadas esta semana visam moralizar e preservar a eficiência do serviço público no Legislativo Mirim, que Zeca recebeu com folha 'corroida' até o gargalo pela gestão anterior (finda em 31/12).
A Casa chegou ao fim do ano com 21 comissionados, ao custo de R$ 12.103,05 mil [mês], sendo: 15 Assessores de Comunicação, 1 Coordenador de Planejamento, 1 Diretor Geral Administrativo, 2 Secretários Executivos e 2 Tesoureiros.
Na medida tomada pelo novo presidente a Casa terá, agora, só cinco cargos/funções. Que são: Tesouraria, que ficará a cargo de Edlane Vicente Araújo (ex-diretora administrativa do H.D.I); Assessoria Júridica, que continua sob a competência do Dr.  Demir Cabral; Assessoria de Comunicação, onde deve ser encaixado Carrapicho [faz tudo da Casa]; Secretaria Geral, possivelmente a ser mantida Sandra; e uma Auxiliar de Serviços.
A Presidência ainda determinou o corte das assessorias à que cada Vereador tinha direito. Entretanto, possibilitou o aumento em seus vencimentos dos atuais R$ 3.715,00 mil para exatos R$ 4.200,00 mil. O vereador Zé Queiroz (PMDB) disse que aprova as medidas tomadas pela atual Mesa Diretora: "[Zeca] está preservando a lisura da sua gestão, que se inicia, com medidas necessárias, as quais concordo e assino embaixo", disse.
Outros edis ouvidos pelo blog disseram que iriam procurar o presidente para se inteirar melhor da medidas tomadas, principalmente, com relação ao corte de suas assessorias.

Batinga já assumiu a Sec. Nacional de Transportes. Já Maranhão ainda espera vaga no 2º ou 3º escalão

Enquanto o ex-govrnador José Maranhão implora a cúpula nacional do PMDB um lugar no 2º ou 3º escalão do Governo Dilma, sem sucesso até o momento, o deputado estadual Carlos Batinga (foto) assumiu na manhã de hoje (12) a Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana. O parlamentar aceitou oficialmente na noite de ontem (11) o convite feito diretamente pelo Ministro das Cidades, Mário Montenegro. Batinga permanece até esta quinta (13) em Brasília onde já começou a se inteirar da situação da pasta, que é uma das mais cobiçadas e com orçamento mais vultoso.
Vinculada ao Ministério das Cidades a Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana tem previsão orçamentária para 2011 de 12,5 bilhões de reais, o que equivale a três vezes o orçamento do Estado da Paraíba para o mesmo período. Batinga assume o cargo com o desafio de superar o caos no trânsito das metrópoles nacionais, considerado um dos maiores obstáculos estruturais para a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e Olímpiadas, em 2016.
Como principal meta o próprio Batinga estabelece a busca pela integração entre todas as esferas públicas e a iniciativa privada. (com PortalCorreio)

Primeira-dama visita Programa Estadual de Combate às Drogas e recebe título de madrinha da instituição

Pastor João Pereira Filho e a Primeira Dama Pâmela Bório
Atendendo a um convite do gestor do Programa Estadual de Políticas de Combate às Drogas, pastor João Pereira Gomes Filho, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, visitou às instalações do programa, na tarde desta segunda-feira (10), e anunciou o compromisso de participar ativamente das ações e trabalhar por uma interação entre todas as Secretarias Governamentais, na intensificação das políticas contra às drogas. A iniciativa rendeu-lhe o título de madrinha do PEPD/PB.
"Não estou aqui apenas como primeira-dama, e sim como cidadã que deseja trabalhar para mudarmos essa realidade cruel, causada pelo consumo das drogas. Eu já havia comentado com o governador que gostaria de me dedicar a essa causa e, quando recebi o convite do Pastor João Filho, aceitei de imediato, pois não podemos perder tempo", afirmou Pâmela Bório. A primera-dama comentou ainda que irá interagir com a sociedade civil em busca de parcerias para trabalhar o combate e a prevenção ao uso indevido de substâncias químicas.
Para o pastor João Filho, a visita da primeira-dama coroou as excelentes expectativas do Programa para 2011. De acordo com ele, o próprio governador já enfatizou que deseja uma intensa atuação do órgão. "Nos sentimos honrados com o apoio da primeira-dama e estamos muito satisfeitos por ela ter se identificado com a nossa temática, por isso a convidamos para ser a madrinha do PEPD/PB", afirmou o gestor. (Secom)

Vice-prefeita Deusinha, de Igaracy, emplaca o marido José Wollace como diretor administrativo do Hospital Distrital de Itaporanga. Ato foi publicado hoje no D.O

Foi publicado na edição de hoje (12) do Diário Oficial mais nomes para área da saúde no interior do Estado, nomeados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Aqui no Vale do Piancó saiu a nomeação para a Gerência da 7ª Regional de Saúde e do corpo administrativo dos hospitais de Piancó, Agioar, Coremas (que vocês conferem nas postagens a seguir) e em Itaporanga.
Enquanto nas outras cidades já foram nomeados todo corpo administrativo dos hospitais em Itaporanga foi nomeado apenas um nome do Diretor Administrativo do Hospital Distrital "Dr. José Gomes da Silva": José Wollace Evangelista (foto), que vem a ser marido da vice-prefeita Deusinha (da cidade de Igaracy). Há expectativa em Itaporanga para que o nome de Wilka Rodrigues seja publicado nos próximos dias como Diretora Geral do Hospital Distrital de Itaporanga.
O cargo de diretor administrativo do H.D.I era ocupado, na gestão passada, por Maria Edlane Vicente de Araújo. A nomeação de José Wollace, que é farmacêutico formado pela UFPB. foi abonada pelo 2º suplente de deputado federal Edvaldo Rosas, hoje secretário municipal na Prefeitura de João Pessoa. Edvaldo foi apoiado por Deusinha em Igaracy.

Prefeita Flávia emplaca todo corpo administrativo da área de saúde em Piancó. O vereador Antônio Leite é o novo gerente da 7ª Regional de Saúde

A prefeita de Piancó, Flávia Galdino (PP), mostrou mando de campo e consegiu a nomeação de todo o corpo administrativo da área de Saúde Estadual naquela cidade. A edição desta quarta-feira (12) assegura os nomes apresentados pela prefeito, através de AG assinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB)  e publicados hoje. O novo Gerente Regional de Saúde da Sétima Região, por exemplo, é o vereador Antônio Leite Neto (na foto com o editor), ex-presidente da Câmara Municipal até dezembro passado.
Para o corpo administrativo do Hospital Wenceslau Lopes foram nomeados:
Vanderlândia Tomaz de Souza - Diretora Geral
José Carlos Soares (ex-prefeito de Santana de Garrotes) - Diretor Técnico
Márcia Maria Inocêncio de Lira - Chefe do Núcleo de Enfermagem  
Iclênio Barbosa da Silva - Chefe do Núcleo Médico
Maria Vilani Vicente da Nóbrega - Diretor Administrativo
Regina Shelly de Almeida Monteiro - Chefe do Núcleo Financeiro
Possidônio Soares da Silva - Chefe do Núcleo de Material e Patrimônio
Denilson Amâncio Pereira - Chefe do Núcleo de Recursos Humanos

Dr. Leo Cabral é o novo diretor geral do Hospital de Aguiar. Veja ainda nomes para o hospital de Coremas

Ainda foi publicado na edição do Diário desta quarta-feira (12) a nomeação, informada com exclusividade pelo blog semanas atrás, do médico Leonardo Cabral Cavalcante (foto), merecida, para ocupar o cargo de Diretor Geral do Hospital Distrital de Aguiar. Os demais nomes que irão assumir o corpo administrativo do H.D de Aguiar, são:
Francisca Adelania Paulino da Silva - Diretor Técnico
Francisco Bento Filho - Chefe do Núcleo de Recursos Humanos
Também foram nomeados os nomes do corpo administrativo do Hospital Distrital "Estevam Marinho", na cidade de Coremas. Confira:
Ornaldino Rodrigues dos Santos - Diretor Técnico
Helena Gonçalves de Lima - Chefe do Núcleo de Recursos Humanos
Nara Valeska Andrade de Sousa - Chefe do Núcleo Financeiro

Veja, abaixo, o curriculum do Dr. Leonardo Cabral:
Formação Profissional
Graduação            Curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Residência            Pediatria no Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW
Títulos                  Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria
                            Reanimação Neonatal pelo Ministério da Saúde
                            Suporte Avançado de Vida pela American Heart Association


Experiência Profissional
  • Médico Pediatra Concursado do Governo do Estado da Paraíba
  • Médico Pediatra Concursado da Prefeitura Municipal de Ibiara – PB
  • Médico Concursado da Prefeitura Municipal de Itaporanga – PB
  • Médico Plantonista do Hospital Regional de Sousa – Sousa/PB
  • Médico Plantonista do Hospital Distrital de Itaporanga – Itaporanga/PB
  • Médico Especialista do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Piancó/PB
  • Ex-Plantonista da UTI-Neo da Maternidade Frei Damião – João Pessoa/PB;
  • Ex-Plantonista do Hospital Francisco Bento Cabral – Aguiar/PB;
  • Ex-Plantonista do Hospital Materno Infantil de Bayeux – Bayeux/PB;
  • Ex-Plantonista do Hospital Infantil Arlinda Marques – João Pessoa/PB;
  • Ex-Plantonista do Hospital Universitário Lauro Wanderley – João Pessoa/PB.

Filiações Profissionais
                            Conselhos Regional e Federal de Medicina – CRM/CFM
                            Cooperativa de Pediatria da Paraíba – COOPED
                            Sociedades Paraibana e Brasileira de Pediatria – SPP/SBP

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lindolfo promove jantar hoje com deputados e com a presença de RC para discutir Presidência da AL. Já Marcelo entregará amanhã a RC lista com 26 apoios

O atual 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Lindolfo Pires (DEM) até que começou a semana uma boa notícia em sua luta pela Presidência da Casa, que tem eleição marcada para o próximo dia 1º de fevereiro. Eis, que conseguiu o apoio de dois ex-concorrentes ao cargo (Tião Gomes e Mineral) e a aprovação do governador Ricardo Coutinho que recomendou-o ir a caça de mais votos para garantir o pleito.
Executando a missão, um jantar na noite de hoje na casa de Lindolfo vai acirrar ainda mais a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado. O governador e o vice-governador, Rômulo Gouveia, participam do jantar oferecido por Lindolfo. Que ainda contará com a presença de todos os deputados que foram eleitos na base política de Coutinho.
Lindolfo marcou o jantar para tentar convencer a base aliada, na presença de Ricardo Coutinho, da importância e necessidade de ter um presidente da AL que tenha estado em sua base aliada. O deputado já tem o apoio do governador, de Cássio e do senador Efraim Morais, presidente estadual do Democratas. Mas é exatamente dentro do seu partido que Lindolfo enfrenta as maiores resistências.
Porém, Lindolfo encontra registência dentro do seu próprio partido. O deputado Branco Mendes (DEM), que articula assumir a 1ª Secretaria disse esta tarde que o DEM está "fechado" com a reeleição do presidente Ricardo Marcelo (PSDB). E revelou, ainda, que os deputados João Henrique, José Aldemir e Domiciano Cabral, ambos do DEM, também hipotecam apoio à Marcelo.
E para aumentar o acirramento da disputa, Branco afirmou que o PSB, partido do governador, terá a primeira-vice-presidência na chapa de Ricardo Marcelo. Neste caso, com o nome do deputado Edmilson Soares. Com cenário Ricardo Marcelo já agendou uma audiência amanhã (12) com o governador para entregar-lhe uma lista com nomes de 26 parlamentares que já manifestaram apoio a sua reeleição.
A lista seria composta dos seguintes parlamentares: Frei Anastácio (PT), Luciano Cartaxo (PT), Anísio Maia (PT), Gervásio Maia (PMDB), Chica Motta (PMDB), Arnaldo Monteiro (PSC), Trocólli Júnior (PMDB), André Gadelha (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Guilherme Almeida (PSC), Raniere Paulino (PMDB), Doda de Tião (PMDB), Vituriano Abre (PSC), Wilson Braga (PMDB), Márcio Roberto (PMDB), Ricardo Marcelo (PSDB), Edmilson Soares (PSB), Branco Mendes (DEM), João Gonçalves (PSDB), José Aldemir (DEM), Caio Roberto (PR), Aníbal Marcolino (PSL), Daniella Ribeiro (PP), Toinho do Sopão (PTN) e Janduy Carneiro (PPS). Destes apenas cinco (destaque) votaram em Ricardo Coutinho.
Portanto, Lindolfo tem nestas próximas duas semanas que antecedem o pleito a missão de reverter cerca de nove (9) nomes dessa lista para lograr êxito... pois, neste tipo de eleição tudo pode acontecer! (com ZéEufrávio)

Água e luz não podem ser cortadas sem aviso prévio

A Cagepa e a Energisa estão proibidas, por lei, de cortarem o fornecimento de água e energia por falta de pagamento, sem a prévia comunicação ao usuário. A lei é de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB), e foi publicada hoje no Diário Oficial. Segundo a lei, o corte do fornecimento do produto somente acontecerá na presença de um consumidor residente no domicílio.
No caso de suspensão indevida do fornecimento de energia elétrica e/ou água a concessionária prestadora do serviço público de energia elétrica e de fornecimentos de água será multada em, no mínimo 100 UFIRs, sendo obrigada a executar a religação em, no máximo, 5 horas, sem ônus para o consumidor.
A suspensão do fornecimento será considerada indevida quando a fatura em atraso tiver sido paga até 6 dias anteriores ao corte da água ou energia elétrica. A lei diz ainda que “fica o consumidor prejudicado apto a reivindicar judicialmente a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos pelos constrangimentos”.
Segundo o texto, “na hipótese de atraso no pagamento da fatura, sem prejuízo de outros procedimentos previstos na legislação, será cobrada multa de, no máximo, 2% sobre o valor total da fatura em atraso, e a cobrança não poderá incidir sobre o valor da multa eventualmente aplicada na fatura anterior, ficando expressamente proibida a cobrança de taxa de religação”. (LanaCaprina)

Governador recebe representantes da PM e reafirma compromisso com a categoria

Melhoria das condições de trabalho e inclusão dos policiais em programas de habitação. Essas foram algumas das reivindicações que a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Paraíba levaram para o governador Ricardo Coutinho (PSB), que se encontrou com representantes da categoria em uma audiência ontem (10), no Palácio da Redenção. Além de Ricardo e representantes da Associação, estavam presentes no encontro o secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, e o Executivo da pasta Raimundo Silvany, o comandante da Polícia Militar, Coronel Euller de Assis Chaves e o chefe de gabinete do governador, Lúcio Flávio.
Dentre as reivindicações encaminhadas para o governador estão o retorno dos cursos de habilitação de cabos e sargentos que não foram realizados no ano passado, reposição de fardas e equipamentos de segurança e o reaproveitamento dos policiais da reserva (na inatividade) em atividades meio da Polícia Militar.
A presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, cabo Eliane dos Santos, avaliou como positivo o encontro por conseguir sentar e abrir um diálogo franco com o novo governador no sentido de adotar as medidas para melhorar as condições de trabalhos e a qualidade de vida da categoria.
"Tentamos uma audiência com o ex-governador em fevereiro de 2009 e somente em outubro de 2010 conseguimos o encontro, junto com outras associações. Estamos satisfeitos, pois fomos recebidos em apenas 10 dias pelo novo governador, que se mostra disposto a dialogar e a melhorar as condições dos policiais", ressaltou.
(paraibaonline)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em Catingueira: Vereadora usa blog para fazer apelo por pagamentos atrasados dos servidores municipais

A vereadora Maria Helena Gomes Fausto e Martins (PSL), aliada de Edvan Félix e Dr. Odir, fez na manhã do último sábado (08)  um apelo público pelo pagamento atrasado dos funcionários municipais de Catingueira em um Blog de seu domínio. Segundo a mesma, a prefeitura deste município ainda não pagou nem o mês de novembro de 2010.
A vereadora descreve preocupação com o sustento familiar e com a participação popular na tradicional festa do padroeiro que começou nesta segunda-feira (10). E diz: "Porque Catingueira merece uma festa de janeiro com muita alegria, entusiasmo e motivação. Nossos filhos merecem ir ao parque, e todos merecem o mínimo de consideração". Confira no seguinte endereço eletrônico: mariahelenapb.blogspot.com (com CatingueiraNet)

Governo do Estado vai manter prestadores de serviço mais antigos e que estejam trabalhando

O Governo do Estado vai manter em seus quadros funcionais os servidores que trabalham em regime de prestação de serviço a mais de dois anos nas áreas essencais, como Educação, Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária. Esses servidores terão seus contratos renovados e passarão por um recadastramento nos próximos meses.
A medida foi a saída encontrada pelo Governo para não ter que encerrar a totalidade dos contratos dos prestadores de serviço, conforme determinou o Ministério Público Estadual no mês de novembro de 2009 e que fixou prazo de 45 dias para o Estado cumprir a decisão. O prazo expiraria nesta terça-feira (11), entretando o Governo Estadual se anteceipou a data e, na semana passada, solicitou ao Ministério Público que, pelo menos, 50% desses servidores fossem mantidos em suas funções.
O MP acatou a solicitação e no dia 3 de janeiro firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para disciplinar a medida e estabelecer critérios para a permanência dos servidores que vão preencher o percentual de 50%. “Os critérios definidos foram o de tempo de serviço, delimitando que permaneçam nos quadros os funcionários com mais de dois anos de trabalho, e também de função, para que os prestadores que atuam em áreas essenciais nos setores de Saúde, Educação, Segurança e Administração Penitenciária”, explicou secretário de Administração, Gilberto Carneiro.     
Para o secretário, se o Estado fosse cumprir à risca a decisão do Ministério Público, demitindo a totalidade dos prestadores de serviço, o funcionamento do Estado estaria inviabilizado. Além disso, ele ressaltou que o Governo protegeu os servidores com mais tempo de serviço. Carneiro recomendou que os prestadores de serviço que tenham dúvida quanto a sua situação de trabalho, procurem o departamento pessoal das secretariais que estejam vinculados. 

Governador Ricardo almoça com aliados e define que o candidato a presidente da AL é Lindolfo Pires

O governador Ricardo Coutinho (PSB) almoçou hoje com os deputados Lindolfo Pires (Democratas), Tião Gomes (PSL) e Ricardo Barbosa (PSB) e mais o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), para definir a candidatura do grupo à presidência da Assembleia Legislativa do Estado. Ricardo e Rômulo vão apoiar a candidatura do deputado Lindolfo Pires a presidente da Assembleia Legislativa.
Desde o início desta discussão, Ricardo disse que o nome do candidato a presidente deveria sair do seu grupo políticos. Segundo o deputado Tião Gomes, Lindolfo já conseguiu o apoio de três deputados que estavam apoiando o nome de Ricardo Marcelo. “Estamos trabalhando para ganhar a eleição”, disse Tião.
Agora, Lindolfo (foto), por orientação de Ricardo e Rômulo, vai procurar deputados até da oposição, visando a formação de uma mesa eclética na Assembleia. (ZéEufrávio)

Cezar Peluso pode decidir liminar do ex-governador Cássio a qualquer momento, afirma STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Cezar Peluso (foto), pode decidir monocraticamente se o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) pode ser diplomado e tomar posse no Senado Federal, no próximo dia primeiro de fevereiro. A informação é da assessoria de gabinete do presidente do STF, adiantando que essa decisão pode ser tomada a qualquer momento.
A Ação Cautelar, que teve como relator o Ministro Celso Melo, se encontra na Assessoria da presidência desde o dia 30 de dezembro do ano passado. Na ação, o senador eleito pede ao Supremo que reconheça o direito dele em tomar posse no Senado, no dia primeiro de fevereiro, enquanto a Justiça não julga o mérito de uma ação pedindo o reconhecimento do Registro da Candidatura dele, que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com Base na lei da “Ficha Limpa”.
De acordo com a assessoria, o presidente do STF pode solicitar o processo e emitir um parecer agora antes do final do recesso de final de ano, ou pode deixar a decisão para o mês de fevereiro, quando o Pleno volta a se reunir. (JonasBatista)

Ricardo convoca extraordinariamente a Assembléia Legislativa para esta quarta

Os deputados estaduais estão sendo convocados para uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (12) para apreciar as adequações feitas pelo Executivo estadual a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2011. O governador Ricardo Coutinho (PSB) já havia sinalizado com a convocação, por entender a necessidade de um ajuste no orçamento.
A sessão extraordinária contará ainda com a presença dos parlamentares da legislatura eleita em 2006, isso porque o mandato dos atuais deputados se encerra no final deste mês (31). Os trabalhos devem começar às 09h, conforme o ofício encaminhado pela Secretaria Legislativa da Casa de “Epitácio Pessoa”.
A Assembleia Legislativa não informou que os deputados irão receber salários extras por causa da convocação extraordinária. O pacote de medidas do novo governo também deverá ser votado na sessão extraordinária desta quarta-feira.

Após um dia repleto de inaugurações o prefeito Djaci Brasileiro abre festejos no centro da cidade: "Divirtam-se, itaporanguenses a festa é de vocês!"

Depois de um dia cheio de inaugurações e entrega de obras à população, em diversos bairros, o prefeito Djaci Brasileiro abriu os festejos em comemoração aos 146 Anos de Emancipação Política do Município de Itaporanga, numa festa que concentrou uma multidão de milhares de pessoas. O evento, realizado no centro da cidade, reuniu famílias itaporanguenses, pessoas de todas as idades, e visitantes com um único objetivo: se divertir e comemorar o aniversário da cidade. Com total apoio da Polícia Militar o evento ocorreu com tranquilidade, onde a paz e a alegria tomou conta de todos os espaços da Avenida Getúlio Vargas. A festa teve como atração principal a super-banda Magníficos, além da banda Pegada Safada, Mulheres Apaixonadas e Feitosa Vital.
Durante sua fala ao público o prefeito Djaci, acompanhado da primeira dama Kátia e de sercterários municipais, externou a grande alegria que sentia pelo momento que vivia diante da grande festa que foi empreendida pela a atual administração neste 09 de janeiro. "Nestes 146 anos, a nossa mensagem é de otimismo e esperança, pois temos a certeza de que a cidade está caminhando o rumo certo. Eu tenho a convicção de o futuro de Itaporanga será de uma cidade mais justa, com menos desigualdades e mais oportunidades para todos. Estamos trabalhando para isso", comemorou o prefeito.
Djaci agradeceu a todos que participaram e colaboraram para a realização de toda a programação e, em seguida, entregou oficialmente a festa ao público que foi precedida por um lindo show pirotécnico: "O apoio e a participação de nossa equipe e da comunidade foram fundamentais para o sucesso dos festejos. Divirtam-se, itaporanguenses a festa é de vocês!", concluiu o prefeito, bastante apaludido pela multidão. A festa seguiu até as 5h da manhã desta segunda-feira (10).
 
 

Festa de aniversário de Itaporanga foi sucesso total!

Uma multidão tomou na noite deste domingo (09) a Avenida Getúlio Vargas, centro de Itaporanga, para comemorar em grande estilo os 146 Anos de Emancipação Política do Município. A Prefeitura preparou uma grande programação que teve a super banda Magníficos como atração principal da festa, que ainda contou com Pegada Safada (que deu um show à parte e foi muito elogiada pelo público), Mulheres Apaixonadas e pelo cantor Feitosa Vital. Abaixo, você confere alguns dos momentos dessa grande festa:
 
 
 David, Daniele, Damião e Teca vieram de Tavares prestigiar a festa
 Prefeito Djaci no camarote junto com sua comitiva
 A banda Pegada Safada deu show à parte
 Secretário Ricardo Pinto e Dyane
Prefeito e a primeira dama curtindo o show romântico de Magníficos 

 

  
 Galera animada assídua leitora do blog lá em Campina Grande
  
Conselheiros Leo e o amigo Lércio, que é integrante da banda dos Fuzileiros Naval de Brasília

A UNIP abre no próximo dia 14 as inscrições para o vestibular 2011 do Pólo presencial do Vale do Piancó

O Vale do Piancó foi presenteado pelo Ministério da Educação com o Pólo Presencial de Educação à Distância onde está sendo oferecido 11 (onze) cursos de graduação e 20 (vinte) de pós-graduação autorizado e reconhecido pelo referido ministério, através da Universidade Paulista (UNIP) que faz parte do grupo OBJETIVO de ensino. Quem informa é o diretor de mídia da UNIP, Danilo Pedrosa.
Com mais de 200 mil alunos em todo o país, a UNIP trará para o Vale do Piancó um imenso desenvolvimento e muitas oportunidades para os jovens por meio da educação, fortalecendo assim a permanência deles em sua terra natal. Para tanto, a UNIP já agenda o vestibular 2011 com a abertura de inscrições no próximo dia 14 e provas no dia 16, do corrente. Mais informações vocês podem conseguir através do telefone: 3452-1203.
Portanto, não perca tempo e faça já a sua inscrição e garante vaga na UNIP...

Momentos da festa do 146º aniversário de Itaporanga

A seguir você pode conferir outros momentos dos festejos em comemoração aos 146 de emancipação política em Itaporanga, comemorados neste domingo (09) numa festa sucesso de público e animação. Muita gente bonita prestigiou a festa vindas de vários recantos do Estado e que, inclusive, são assíduos leitores do blog:
 
 
 
 
Galera animada e amiga da cidade de Piancó
 
 
Aqui pra Ademar II acompanhar lá de Recife