sábado, 16 de junho de 2012

Wilsinho Braga anuncia apoio da Família Braga ao ex-prefeito Alexandre Braga em sua pretensão de retornar à Prefeitura de Conceição

Em contato com a redação do blog, Wilsinho Braga informa que a Família Braga e todos os membros do PMDB, em reunião realizada esta semana, decidiu prestar total e irrestrito apoio ao pré-candidato a Prefeitura de Conceição, o ex-prefeito Alexandre Braga. "Ele foi um administrador que olhou totalmente para o lado social, pois detém um carisma impressionante na cidade, onde posso falar como represnetante de um partido tradicional e o maior da cidade, partido este apresentará vários à Câmara Municipal. Porém para ficar esclarecido, ele sim é o nosso representante legal na política", disse Wilsinho Braga.

Vereador anuncia adesão à oposição e causa estragos na campanha de Dr. Carlinhos em Santana dos Garrotes

O vereador Lucrécio Bezerra (PP) decidiu esta semana deixar a situação e anunciar apoio à candidatura das oposições em Santana dos Garrotes, causando grande prejuízo para a pretensão do médico Dr. Carlinho Soares (PSB) retornar à Prefeitura local. Dr. Carlinhos conta com o apoio do atual prefeito Zé Alencar (PSDB), que desistiu de postular a reeleição em nome do compromisso assumido em 2008. Um dos motivos da adesão do vereador é devido ele não seguir o ex-prefeito. Conforme informações, Lucrécio exercia vários cargos de confiança no município, assim como no estado, mas o parlamentar-mirim tem reafirmado que entregará os cargos nos próximo dias. (com AryRamalho)

Em Patos: Depois de ser deixado pela esposa, após "pulada de cerca", frentista espalha outdoors pedindo perdão mas amada não cede

Um homem arrependido por ter traído a esposa teve uma ideia inusitada de pedir perdão pelo erro: ele espalhou outdoors na cidade de Patos com fotos da mulher com a frase: “Mareany" você é o amor da minha vida, não me peça para esquecer... Me perdoe’. E a novela "Mareany" continua. Só que diferente da teledramaturgia, sem um final feliz. Mesmo após a iniciativa do ex-marido Itamar Freitas de espalhar vários outdoors pela cidade de Patos na tentativa de conseguir seu perdão, Mareany não perdoou o ex-.
Uma fonte ligada a família, revelou que a moça está mesmo irredutível e não o perdoa de jeito nenhum devido a traição feita por Itamar. O fato ganhou grande repercussão em toda a cidade e foi até destaque na edição do dia 09 deste mês no JPB. Muitas campanhas foram feitas nas redes sociais e foi criada até a hastag "PerdoaMareany", mas nem assim a moça ficou comovida. Nem mesmo o dia dos namorados, na última terça-feira (12), um dia de muito romantismo, onde as pessoas ficam mais apaixonadas, sensíveis e maleáveis foi suficiente para fazer com que Mareany cedesse e voltasse para Itamar. O fato é que todos ficaram na torcida para ver o final feliz desta história e até música foi criada reforçando o pedido de perdão a Mareany.
Resta agora o frentista se conformar, aproveitar as dez noites de São João que vem por aí e tentar esquecer a amada. Dançar muito forró, arrumar um novo amor e seguir em frente, mas sabendo que nem sempre uma pulada de cerca vale à pena! Fica a dica! (com MaisPatos)
Escute a música do humorista Tatú: 

PTN reúne presidentes municipais e define diretrizes para pleito eleitoral quando pretende eleger cinco prefeito e pelo menos 50 vereadores

O Partido Trabalhista Nacional, através de seu Diretório Estadual realizou uma reunião de planejamento com presidentes municipais com o objetivo de definir diretrizes concernente a disputa eleitoral vindoura, quando a legenda pretende eleger, pelo menos, três prefeitos, cinco vice-prefeitos e 50 vereadores consolidando de vez o crescimento petenista em todo o estado. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (15) no Onigrat Hotel, em Campina Grande.
A reunião foi comandada pelo presidente estadual da legenda, o professor Fábio Agra Medeiros, auxiliado por Rubens Nascimento e teve ainda a colaboração do deputado estadual Toinho do Sopão [o deputado estadual mais votado da Paraíba]. Presença de presidentes e delegações de dezenas de municípios. Na oportunidade, foram apresentados pré-candidatos a prefeito em municípios como Bayeux, Rio Tinto, Serra Branca, Congo, etc. Do Vale do Piancó marcaram presença delegações de Itaporanga, Piancó, Diamante, Coremas, Igaracy, detre outros.
A reunião serviu para dirimir, ainda, todas as dúvidas em relação ao pleito eleitoral de 2012, através do advogado e presidente do PTN de Campina Grande, Rubens Nascimento e de outro consultores chamados para o evento. "Foi um dia de plantão a serviço dos nossos companheiros. Além disso, tivemos uma exata noção da situação do PTN nos quase 50 municípios onde lançamentos candidatos, por isso, cresce a cada dia a convicção de que faremos um bom trabalho este ano e teremos um desempenho satisfatório com a eleição de prefeitos e dezenas de vereadores", disse Fábio.
Em determinado momento foi destinado espaço para que cada presidente municipal apresentasse breve relatório sobre a preparação para o embate eleitoral. Do Vale do Piancó usaram da palavra os presidentes Hugo Carneiro (Igaracy), que informou que lá o partido dará apoio ao candidato do PTB (Lídio Carneiro) a Prefeitura local, e o jornalista Ricardo Pereira (Itaporanga), que falou do crescimento dos petenistas na 'Rainha do Vale' e anunciou a formatação de uma chapa capaz de eleger até três vereadores.
"Tivemos um crescimento extraordinário de 2008 pra cá e nestas eleições temos perspectivas de eleger até três vereadores, o que mostra como o partido está sendo bem reconhecido e avalizado perante os itaporanguenses, desejos de uma ampla renovação nos quadros da Câmara Municipal", disse Ricardo Pereira. Em Itaporanga, o PTN deverá homologar em sua convenção o nome de 20 candidatos e candidatas ao cargo de vereador.  
O partido que em 2010 foi o que mais cresceu no Estado, tem como foco a educação, a saúde e o desenvolvimento sustentável, baseado em geração de emprego e renda, inclusão social e proteção ao meio-ambiente, proporcionando a melhoria real da qualidade de vida das pessoas. O encontro do partido começou por volta das 9h, com uma pausa para almoço, seguindo até às 15h. Veja, abaixo, alguns momentos:
Acima, presidentes municipais participam do encontro; Abaixo, o deputado Toinho do Sopão com Virgulino
 
Por volta do meio-dia, uma pausa para almoço num restaurante na Liberdade. 

Delegado abraça conterrâneos
O Delegado e Professor Universitário Dr. Iasley Almeida, bastante conceituado em Campina Grande, logo que avistou o amigo Ricardo Pereira, fez questão de se dirigir à mesa e abraçar os conterrâneos que se faziam presente na 'Rainha da Borborema'. Dr. Iasley, inclusive, está numa enorme felicidade há algumas semanas por se tornar pai de primeira viagem. Dr. Iasley almoçava no local acompanhado de colegas.

 Virgulino, Neto Ferreira, Dr. Iasley Almeida, o editor e com Fábio Agra [na foto abaixo].
 O editor com Salviano Leite, comandante do PV em Piancó.

Senador Cássio e o prefeito Vené mostraram ontem em Campina Grande novos gestos de convivência

Representantes dos dois grupos políticos de maior rivalidade nas duas últimas décadas em Campina Grande, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) voltaram a ensaiar, nesta sexta-feira (15), um momento de convivência harmoniosa. 
Tendo como pretexto o lançamento da pedra fundamental da Associação de Apoio à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), Cássio e Veneziano dizem ter deixado as querelas político-partidárias de lado, em nome de uma causa nobre. Repetiam o gesto de abril do ano passado, quando o então senador eleito visitou o prefeito para tratar de apoio à mesma causa. O fato agora é que as circunstâncias são bem diferentes. As duas lideranças já têm nomes de escolhidos na praça, na disputa pela Prefeitura de Campina Grande. Cássio vai de Romero Rodrigues, deputado federal, e Veneziano trabalha por sua escolhida, a médica Tatiana Medeiros. Até o momento, é notável o discurso político de alfinetadas mútuas entre os dois pré-candidatos, mas é plenamente possível detectar que os ataques já não são tão agressivos.
Ademais, ainda repercute na cidade o gesto de elegância e civilidade política de Veneziano, ao prestar em pleno Parque do Povo, na abertura do Maior São João do Mundo, uma homenagem ao pai de Cássio, o ex-prefeito/ex-deputado/ex-senador e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que tem lutado contra um câncer de pulmão. Representando a família Cunha Lima, o empresário Savigny Cunha Lima (irmão de Cássio) e Bruno Cunha Lima (neto de Ivandro), receberam placa de reconhecimento da gestão do "cabeludo" à colaboração do principal líder político do grupo adversário. (MarcosAlfredo)

Tenente Coronel Souza Neto agraciado com título de cidadão campinense

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou sessão solene nesta sexta-feira (15), a noite  para homenagear com Título de Cidadão Campinense o comandante do II BPM, o tenente coronel José Rodrigues de Souza Neto. 
A solenidade atende propositura de autoria do vereador Tovar Correia Lima, PSDB, aprovada por unanimidade dos parlamentares e aconteceu no Plenário da Casa “Felix Araujo” sob a presidência do vereador Nelson Gomes Filho, presidente do Poder Legislativo e tendo sido secretariada pela vereadora Ivonete Ludgério.

Participaram da solenidade o representante do senado federal, senador Cássio Cunha Lima, o representante do prefeito municipal, coronel Marcio Saraiva; deputado federal Romero Rodrigues; o coronel Wolgrand Pinto Brandão; major Fabio Santos, comandante do II BPM; o representante do Governo do Estado, secretário e deputado Adriano Galdino;  o comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Walter Teixeira; o Promotor de Justiça, Herbet Targino entre amigos e familiares do homenageado.
O vereador Tovar Correia Lima justifica a homenagem ressaltando os inúmeros serviços prestados pelo militar ao município de Campina Grande através da corporação a qual faz parte. Ele acrescentou que, desde que assumiu o Comando do II Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande, os dados estatísticos vêm confirmando sua fama de competência, a partir de uma gestão de resultados na segurança pública da cidade e região. Ressaltou ainda o emprenho do militar em proteger o cidadão e desvendar os crimes.
O comandante destacou que enfrentou grandes desafios em sua chegada à Campina Grande, mas graças “ao esforço conjunto da Polícia Militar conseguimos reduzir drasticamente os enormes índices de violência no Município. Foi muito difícil, mas o importante é que conseguimos êxito em nossa luta, e continuamos no dia a dia combatendo em favor da sociedade”. Homenagearam o militar, o senador Cássio Cunha Lima que destacou a ética  e a coragem coronel junto a corporação dizendo que mesmo sempre trabalhou  para colocar nas ruas um policia qualificada e comprometida com a segurança da população;  o presidente do Poder legislativo, vereador Nelson Gomes Filho.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Miguelzinho recebe apoio do sindicalista Neto Porcino em Boa Ventura

Na cidade de Boa Ventura é bastante positiva a expectativa em volta do nome de Miguel Estanislau Filho “Miguelzinho” (PMDB, de camisa vermelha na foto ao lado), que pleiteará a sucessão do executivo municipal com o apoio do atual prefeito Dudu Pinto (PSDB). De acordo com peemedebista, quem veio para o grupo político na noite desta quinta-feira (14), e deu total credibilidade a sua pré-candidatura, foi o sindicalista Neto Porcino que é irmão de uma das maiores lideranças políticas do Vale do Piancó o ex-prefeito Antônio Porcino da cidade de Itaporanga.
Conforme informações colhidas, Neto Porcino abdicou da sua pré-candidatura e concedeu seu apoio ao projeto de Miguel. “Quero deixar claro que penso no melhor para nossa cidade, porem abdiquei de pré-candidatura, agora lutarei junto do meu filho Junior Porcino por uma vaga no legislativo municipal” Concluiu Neto. 
Externando felicidade, Miguelzinho agradeceu ao novo militante que se aliou ao seu grupo. “Siglas como esta é sempre bem vindas, quero agradecer ao nosso companheiro pela nossa união em busca de um grande objetivo, o bem para todos” disse Migue. Nas eleições de 2008, Neto Porcino disputou o cargo de vice na chapa de Fabio Filho, apoiada pelo ex-prefeito Fabio Arruda. (com Ascom)

Surpresas podem marcar convenção do PMDB de Emas, diz 2º Madruga.

O PMDB do município de Emas marcou para o próximo dia 29 a convenção para oficializar o nome do jovem Segundo Madruga (foto) como candidato a prefeito, pela oposição. O grupo oposicionista conta com o apoio de vários partidos, a exemplo do PT, PP, PT do B e PRB, além do apoio de cinco do nove vereadores, que compõe a Câmara Municipal. O vice-prefeito Paulo Gildo, que rompeu com a prefeita Drª Fernanda Loureiro (PSDB, e candidata a reeleição) e outras lideranças estão junto com o PMDB.
Segundo Madruga também tem o apoio de aliados que fazem parte de outras legendas. De acordo com ele, outras lideranças poderão anunciar apoio ao peemedebista. "a oposição está unida e o sentimento de mudança faz com que todos estejam engajados num só projeto", disse. A convenção, de acordo com Segundo Madruga, terá uma grande surpresa com o anúncio do nome do vice em sua chapa, bem como, a vinda de novos grupos para somar ao projeto municipal. 
"minha terra hoje vive uma situação difícil pelo desmandos administrativos da atual gestora. Emas clama por renovação, ideias novas que possam transformar o estado da inércia total que vive. Não se pode admitir a atual prefeita, passe quatro e faça tão pouco pelos nosso municípios. Você não encontra nada na atual gestão, uma obra marcante sequer", comentou.
Segundo Madruga disse que a oposição contará com o apoio do deputado federl  Hugo Motta e a deputada federal Francisca Mottam., neto e avó, respectivamente. (com Catingueiraonlie)

Sindicância comprova superfaturamento na sec. estadual Educação

O Portal Wscom teve acesso, na tarde desta sexta-feira (15), a relatório da Comissão de Sindicância, que apurou denúncia de irregularidades e desvio de recursos na Secretaria de Estado da Educação, na gestão do ex-secretário Afonso Scocuglia, denunciada pela própria Controladoria Geral do Estado. A conclusão do relatório da Comissão de Sindicância aponta que houve "superfaturamento de aproxim0201/adamente 40% na compra por parte da Secretaria de Educação de material escolar, entrega de materiais com especificações diferentes das constantes de 'ata de registro de preço', entre outras irregularidades". As supostas irregularidades vieram a público ontem, após denúncia do ex-deputado e advogado Gilvan Freire, em sua coluna no Wscom.
O advogado e ex-deputado Gilvan Freire, dos mais requisitados analistas políticos da Paraíba na atualidade, acusou ontem o Professor Afonso Celso Scocuglia, assessor especial do governador Ricardo Coutinho, por superfaturamento na aquisição de 194 mil kits escolares que custaram mais de R$ 24 milhões aos cofres públicos. A compra foi feita em dezembro 2011, quando Scocuglia era secretário de Educação. Teria sido consumada mesmo após a Controladoria-Geral do Estado ter recomendado expressamente o bloqueio do pagamento do material, diz Gilvan Freire em artigo publicado no portal Wscom sob o título ‘O notável professor da gatunagem’.
O articulista revela ainda que após a saída de Scocuglia da Secretaria uma sindicância foi aberta para apurar o caso e concluiu que houve sobrepreço da ordem de 40% no faturamento dos kits escolares. “O superfaturamento foi de 40% com relação aos preços coletados em João Pessoa, o que deve representar mais de 100% se a coleta for feita junto aos fabricantes dos produtos entregues (?)”, questiona Gilvan. Ele assegura também “que os produtos nem de longe correspondiam em qualidade, especificações e quantidade aos que foram adquiridos. E ninguém se atrevia a dar recebimento desses materiais nas (13) regiões de ensino, simplesmente porque eles teriam supostamente chegado aos destinos à noite, de madrugada, nos sábados e domingos”.
Gilvan Freire encerra seu artigo afirmando que a transação envolvendo os kits escolares “pode ser fichinha”, porque Scocuglia, a quem chama de “gabiru travestido de educador”, tomou conta e movimentou R$ 72 milhões de verbas públicas “e vários negócios milionários escusos”. Prometendo novos detalhes em próximos artigos, o colunista do Wscom fecha o seu escrito indicando que o assessor do monarca seria hoje um homem rico. “Pobres são os alunos e a Paraíba”, arremata.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Deputado Branco Mendes acusa Prefeitura de Igaracy de impedir que benefícios sociais cheguem à população local

Deputado Branco Mendes ladeado por lideranças de Igaracy e Aguiar
Durante visita ao Vale do Piancó, esta semana, o deputado estadual Branco Mendes (Democratas) esclareceu a questão de alguns programas sociais destinados para a cidade de Igaracy não terem alcançado seu rumo. De acordo com o parlamentar, essa foi uma manobra da Prefeitura Municipal para que a população local não tivesse acesso a esses programas. "Fico trite em saber que em pleno século XXI exista gente fazendo política dessa forma, interrompendo projetos que beneficiariam a população mais pobre", disse Branco ao afirma ainda que esse fato ocorreu por conta de transtornos políticos e garantiu que quem saiu perdendo foi o povo. "Quem saiu perdendo foi o povo e não o deputado Branco Mendes", concluiu.
Durante entrevista ao radialista Flávia José, Branco Mendes falou sobre alguns aliados que serão candidatos no Vale do Piancó, dentre os quais, o atual vice-prefeito de Piancó, empresário Sales Lima (Democratas) que vai receber seu apoio. O deputado citou também o nome do atual prefeito de Aguiar, Manoel Batista Guedes (Tintin), que, segundo ele, é praticamente candidato único na cidade. "Todas as lideranças estão do nosso lado e vamos ajudar Tintin nessa vitória", pontuou. Branco falou ainda de sua alegria pela sanção do projeto que traz a construção do campus do IFPB na cidade de Itaporanga. "Não fiz mais que minha obrigação, pois sou filho daqui e represento esse lugar", finalizou.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dr. Leo Cabral é exonerado da direção do Hospital Distrital de Aguiar e aguarda definição quanto à vaga de vice na chapa do prefeito Tintin

Ainda almejando a vaga de vice na chapa de reeleição do prefeito Manoel Batista Guedes (Tintin), do município de Aguiar, o médico pediatra Leonardo Cabral Cavalcante (foto) foi exonerado do cargo de Diretor Geral do Hospital Distrital de Aguiar, através do AG nº 3.046 assinado pelo governador Ricardo Coutinho e publicado na edição de ontem (12) do Diário Oficial. Presidente municipal do PSB, Dr. Leo Cabral desistiu de pleitear a candidatura majoritária e fechou no dia 25 de maio último acordo em prol da reeleição do gestor. 
Na oportunidade, Dr. Leo Cabral confidenciou ao blog que aguardava somente a decisão a ser tomada pelo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, junto com o governador pela indicação de seu nome para vice, cargo que o deputado estadual Branco Mendes (Democratas) já havia indicado seu sobrinho Agenor Neto durante reunião com o prefeito. Em todo caso, a exoneração do pediatra o deixa de sobre aviso numa possibilidade de ser convocado para entrar em campo.  

Governador nomeia professora Sônia Carvalho para Chefia do Núcleo de Ação pedagógica da 7ª GER sediada em Itaporanga

O Diário Oficial de ontem (12) trouxe a publicação do AG nº 3.041, assinado segunda-feira (11) pelo governador Ricardo Coutinho, em que nomeia a professora Maria Sônia do Carmo Albuquerque Carvalho (foto) para ocupar o cargo em comissão de Chefe do Núcleo de Ação Pedagógica da Sétima Gerência Regional de Educação, com sede na cidade de Itaporanga. Ele substitui no cargo, Silvia Lourdes Mendes Caldeira exonerada, através do AG nº 3.042, também segunda-feira.
A professora Sõnia Carvalho foi diretora da 7ª GER durante os governos Ronaldo/Cícero (1990-1994) e Cássio I e II (2003-2009). Sônia é formada em Licenciatura em Letras pela antiga FPM (atual FIP) e cursou Especialização em Educação "Objetivando a Formação do Educador", na Universidade Federal da Paraíba. Como experiência profissional foi professores de educação especial na Escola Normal professor Francelino de Alencar Neves (1984-1988), professora de didática de linguagem também na mesma escola 91989-1990), gestora da 7ª GER (mencionado acima) e Coordenadora pedagógica na Escola Padre Diniz (1999/2002 - 2009/2010). Portanto, experiência é o que não lhe falta!

Em preparação: Cruzeiro de Itaporanga faz 1º amistoso contra o Nacional

Com um forte elenco montado para tentar voltar à elite do futebol paraibano, o Cruzeiro de Itaporanga fará seu primeiro teste de preparação na próxima sexta-feira (15), em Patos, diante da equipe do Nacional. O embate está marcado para às 15h15min, no Estádio Municipal José Cavalcanti. O nacional não está em atividade, mas mesmo assim a diretoria do clube aceitou jogar amistosamente contra a equipe do Vale do Piancó.
Para o presidente cruzeirense, Nosman Barreiro, sua equipe está no caminho certo e vai enfrentar um bom clube neste início de preparação. O cruzeiro conta no seu elenco com jogadores que disputaram a primeira divisão em 2012. Os mais conhecidos formam a dupla de ataque que atuou pelo Esporte de Patos, Edmundo e Delany. O primeiro, inclusive, é natural de Itaporanga e pode encerrar a carreira como profissional, nesta segunda divisão.
A segundona do paraibano tem começo marcado para o dia 1º de julho, o Cruzeiro estréia na competição em casa, frente o Atlético de Cajazeiras, no Estádio Municipal José Barros Sobrinho - "O Zezão". (com Eduardo Rabelo)

Ex-prefeito Fábio Arruda e Drª Ivete confirmam presença na Marcha para Jesus que acontece neste final de semana em Boa Ventura

A promotora de justiça Drª Ivete Arruda e o seu marido Fádio Arruda, ex-´prefeito de Boa Ventura, confirmam presença na Marcha para Jesus neste final de semana no município de Boa Ventura, oportunidade em que convidam os amigos para participar do encontro que está sendo coordenado pelo Pastor José Ildo, da Igreja Batista Missionária daquele município, que terá início ás 16h. A concentração do evento será na sede da Igreja, localizada na Rua Cláudio Arruda. O evento conta ainda com o apoio também da Rádio Portal do Vale FM.

Governador Rômulo Gouveia destaca investimentos no Vale do Piancó e participa da missa de Santo Antônio em Piancó

O governador em exercício Rômulo Gouveia se reuniu com a prefeita de Piancó, Flávia Galdino, nesta quarta-feira (13), e ressaltou os investimentos em rodovias superiores a R$ 100 milhões do Governo do Estado na região e participou na igreja matriz da tradicional missa de Santo Antonio, padroeiro da cidade.
“A nossa presença aqui reafirma o compromisso do governador Ricardo Coutinho com o Vale do Piancó, que tem investido em obras de infraestrutura na região, proporcionando o desenvolvimento econômico e social”, ressaltou. Rômulo destacou a conclusão da pavimentação da PB-356 (entre a PB-386 e Pedra Branca), com 14 km e investimento de R$ 5.226.790,54, e a restauração da PB-400 (Conceição/São José de Piranhas), com 70 km e investimento de R$ 20.867.418,08.
Ainda no Vale dom Piancó, citou as obras, entre outras, a de restauração da PB-366 (Coremas/São Bentinho), com 35 km e investimento de R$ 6.466.318,57; a pavimentação da PB-342 (Coremas/Piancó), com 27 km e investimento de R$ 11.122.760,39; pavimentação da PB-348/366 (Coremas/São José da Lagoa Tapada), com 28 km e investimento de R$ 8.574.016,25; a pavimentação da PB-364 (entre a BR-261/Aguiar) e do acesso a Igaracy, com 29 km e investimento de R$ 10.756.313,15; a pavimentação do trecho PB-372/383 (Itaporanga/São José de Caiana), com 22 km e investimento de R$ 11.080.702,06.
Na celebração, Rômulo Gouveia estava acompanhado do secretário de Governo, Adriano Galdino, e do diretor-superintendente do Imeq-PB, Krol Jânio Remígio. O padre Francisco de Assis, pároco local, em companhia de outros presbíteros, realizou a celebração da eucaristia. Rômulo destacou a importância de representar o Estado nessa celebração religiosa que tradicionalmente é prestigiada por governadores e lideranças políticas do Estado. “Essa foi a primeira vez que participei da missa de Santo Antônio, justamente no exercício do cargo de governador, o que muito me honra”, completou.  Em seguida, o governador em exercício se dirigiu para o município de Itaporanga para uma reunião com os prefeitos da região.
O deputado estadual Wilson Braga (PSD) também se fez presente a celebração, como o faz todos os anos. Além do ex-governador, também estiveram presentes o ex-prefeito de João Pessoa Carneiro Arnoud (Sobrinho do ex-senador Rui Carneiro que iniciou esse périplo de políticos décadas atrás).

Greve do magistério em Itaporanga prestes a completar dois meses: dados mostra que os professores locais estão entre mais bem pagos da Paraíba com média salarial de R$ 1.380 e há casos em que chega a R$ 2.540

Em meio a inúmeras indagações do por quê do blog ainda não ter comentado sobre a greve deflagrada em 23 de abril pelo magistério municipal de Itaporanga, prestes a completar dois meses, resolvemos abordar o tema agora após análise dos vencimentos dos professores, a reivindicação dos mesmos e questionamentos que pais e sociedade se fazem com relação a falta de acordo entre o sindicato da categoria e a Prefeitura. Que, inclusive, tem mais uma rodada de negociação agenda para acontecer na noite desta quarta-feira (13).
Os docentes, através de seu sindicato, decidiu pela greve porque a Prefeitura estaria se recusando a cumprir a lei ao não pagar o piso salarial nacional do magistério. Os professores alegam que estão trabalhando cinco horas gratuitas por semana e querem a implantação de carga horária com pagamento de 30 horas aula. Já o prefeito Djaci Brasileiro afirma que vem pagando 25 horas de trabalho, atendendo projeto encaminhado à Câmara Municipal.
Para o gestor, o município não tem condições, hoje, de ceder às 30 horas pois com esse o piso de 25 horas o município irá atingir os 83% do Fundeb, ficando apenas com 17% para o restante das despesas, tendo que lançar mão de parte do FPM para poder cumprir com toda a demanda da educação. Exposta as razões das partes, o impasse continua e só quem sai perdendo com isso é o aluno, além do próprio município.
Pois bem, antes de tudo, é importante ressaltar que é fundamental valorizar a carreira de professor. Apesar de não ser condição suficiente para garantir o aprendizado, várias pesquisas mostram o impacto positivo que um bom professor pode ter na vida dos seus alunos. Além disto, nas sociedades em que o professor é mais valorizado, os melhores alunos do ensino médio escolhem essa carreira, o que cria um círculo virtuoso. Mas, será que o piso salarial com as regras atuais é a melhor maneira de conseguir valorizar o professor e aumentar a qualidade do ensino?
Parece que não. Segundo as regras atuais do Fundeb, todos os estados e municípios têm que gastar 25% de sua receita de impostos e transferências com educação. Além disso, 60% desse montante tem que ser gasto com a educação básica e, mais importante, 60% desses recursos têm que ser gastos com salários dos professores em exercício. Quais as vantagens do Fundeb? A principal vantagem é que o aumento dos gastos com professores acompanha a expansão das receitas dos municípios e estados. Assim, quando a arrecadação do estado cresce, os professores ganham mais, ou mais professores são contratados, de acordo com as necessidades de cada rede.
Desde 2008 foi instituído o piso salarial para os professores, que funciona em paralelo com a regra do Fundeb. Importante: o piso fixa o salário mínimo inicial dos professores para uma jornada de até 40 horas semanais. É interessante notar que o reajuste do piso é determinado justamente pela evolução do gasto mínimo por aluno, fixado pelo governo federal para o Fundeb. Entre 2009 e 2012 o valor do piso passou R$ 950 para R$ 1.451, um aumento de 52%, frente a uma inflação de 17%. Assim, temos duas regras determinando os valores gastos com professores da rede pública no país: o Fundeb e piso salarial. 
Vale notar que a lei do piso determinou também que 1/3 da jornada de 40 horas do professor deve ser gasta com atividades extra-classe. Assim, como cada professor está trabalhando menos horas na sala de aula, serão necessários mais professores para as redes, todos recebendo o valor do piso. Isso pode fazer com que os prefeitos deixem de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, correndo o risco de serem acionados judicialmente ao final do mandato. 
Além disso, essa regra pode "estrangular" todos os outros gastos com educação, que não sejam salários dos professores. Já que o governo federal não ajuda os gestores locais a arcar com os maiores salários. O governo simplesmente fixa o valor do piso e transfere para os gestores locais a responsabilidade pelo pagamento, usando os recursos do Fundeb. É por isso que governadores e prefeitos estão reclamando.
Assim, para valorizar o professor o melhor seria aumentar o valor do gasto mínimo por meio do Fundeb e fiscalizar sua aplicação. Ou mudar a regra de reajuste do piso. Há, além de tudo, uma questão de horizonte temporal. Apesar do seu impacto financeiro imediato, o aumento no salário dos professores só terá efeito na qualidade da educação no longo prazo, se os movimentos corporativos permitirem. No curto prazo, tem acontecido exatamente o contrário. Mesmo nos lugares em que recebem acima do piso os professores tem aderido à greve, sem motivo aparente. Quem perde sempre são os alunos, que não tem nada a ver com essa história e continuam sem aprender quase nada.
Sabemos, pois, que é legítima qualquer manifestação oriunda do segmentos existentes e competentes de nosso município. O prefeito tem consciência do direito dos professores, assim como os demais funcionários, de debater, se manifestar e lutar pelos seus interesses. Pois são eles quem melhor devem servir a população. Dar o retorno aos impostos investidos em melhor atendimento e profissionalismo, portanto, valorizá-los é fundamental.
Mas, o contexto exige que relacione o orçamento do município, os direitos e a pressão política existente. O gasto em pessoal da Prefeitura, que envolve salários dos funcionários e professores, não pode ultrapassar, por lei, 51% do orçamento. O piso é uma Lei e deve ser cumprida. já a remuneração dos funcionários tem que ser acima do salário mínimo. Aí é onde encontra-se o x da questão. De acordo com levantamento feito pelo blog, os professores de Itaporanga, podemos dizer, estão entre os mais bem pagos da Paraíba. 
Outro dia mesmo, ouvi o próprio sindicato afirmar que a Prefeitura paga o piso legal mas o que se pede é o ideal. Ou seja, algo entre perspectiva da realidade. Segundo os documentos em nosso poder há em torno de 128 professores municipais em Itaporanga, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Infantil. Dentre eles a média salarial gira em torno dos R$ 1.380,00, próximo do que estipula o piso: R$ 1.401,00. E para nossa surpresa encontramos inúmeros nomes que recebem acima dos R$ 1.600,00, R$ 1.700,00, R$ 1.800,00 e R$ 1.900,00. E para surpresa geral, alguns que recebem acima dos R$ 2.000,00, R$ 2.200,00, R$ 2.300,00 e um nome com vencimento bruto de R$ 2.540,59.
Ou seja, trata-se de bons salários que os professores de Itaporanga recebem. Aí alguém pode mostrar um contra-cheque com valor líquido abaixo da média de R$ 1.350,00. É verdade. Encontrei nomes nessa situação, mas quando analisado melhor veremos vários descontos [na maior parte dos casos devido a empréstimos consignados em folha]. Encontrei um caso em que o valor bruto é de R$ 1.405,65 e após os descontos essa pessoa recebe um líquido de R$ 798,52.
O sindicato reivindica, como já dissemos, o pagamento referente a 30 horas. Agora, pesquisamos  folhas de pagamento de prefeituras País a fora e constatamos que nelas os professores recebem R$ 1.452,00, ou seja, acima do piso, entretanto, esse valor é pago em cima de 40 horas. Itaporanga chega a três anos e meio sob a atual gestão municipal com o pagamento do funcionalismo efetuado rigorosamente em dia. Portanto, afirma o prefeito Djaci, o posicionamento é de dispor a liberdade para os funcionários se manifestarem, de discutir acerca das necessidades reivindicadas pelo sindicato e buscar a melhor solução para todos os envolvidos. 
Agora só quem sai perdendo com essa greve são os alunos, pois o ano letivo é programado com 200 dias letivos e isso (a greve) faz ruir tudo o que foi planejado. Diante desse quadro, um pai de família pode se perguntar: "A nossa educação já não é de muita qualidade, a criminalidade anda solta, e agora o povo resolve parar de ensinar. Onde vamos parar?", como nos disse um morador do conjunto Chagas Soares.  

Ministério Público acusa prefeito Edilson Pereira de desviar mais de R$ 1 milhão de recursos dos cofres públicos de Coremas

O Ministério Público Estadual realizou uma denúncia, acusando o prefeito de Coremas, Edílson Pereira de Oliveira (PR) juntamente com mais 37 pessoas, de uma suposta participação de um esquema de fraude contra servidores públicos municipais e desvio de verbas públicas. Conforme o Procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, eles estão envolvidos pela suposta prática de crime de estelionato, que teriam causados prejuízos de mais de R$ 1 milhão aos cofres público de Coremas.
De acordo com o Ministério Público o prefeito e demais denunciados inseriram declarações falsas em documentos públicos e particulares, alterando a verdade sobre os fatos, para obterem vantagem ilícita. Na denuncia formulada, o procurador-geral pede ao Pleno do TJ que receba a denúncia formulada contra o prefeito de Coremas, para instauração de ação penal contra o gestor, com o afastamento do prefeito. (com JornalCorreiodaParaíba)

Mais de 400 mil estudantes ficam sem aula nas 804 escolas estaduais. Categoria é contra medida provisória que anula as progressões do PCCR

Mais de 400 mil estudantes ficam sem aula a partir desta quarta-feira (13) na Paraíba, durante a paralisação dos professores e servidores da rede estadual de ensino. As aulas nas 804 escolas ficam suspensas até sexta-feira (15). A categoria é contra a Medida Provisória 196, que anula as progressões do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR). De acordo co Edvaldo Faustino, secretário de formação do Sintep, o plano estabelece a progressão de 20% entre professor polivalente e o licenciado, de 25% de polivalente para professor com mestrado e 35% de polivalente para o professor com doutorado.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação disse que o secretário Harrison Targino já recebeu as representações da APLP e do Sintep está ciente das reivindicações. De acordo com a assessoria, o secretário está aberto ao diálogo, mas informa que os dias parados terão que ser repostos para o cumprimento de 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para que os alunos da rede estadual de ensino não sejam prejudicados.
Na segunda-feira (18), as aulas nas escolas seguem normais e no dia 21 a categoria realiza um protesto no Parque do Povo, em Campina Grande, durante as comemorações juninas, para chamar a atenção.

Sem Acordo: greve de servidores da Cagepa continua

Não houve acordo na audiência de conciliação no dissídio coletivo de greve ajuizado pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). A audiência aconteceu na manhã desta terça-feira no Tribunal do Trabalho da Paraíba, em João Pessoa, e foi presidida pelo desembargador Carlos Coelho, vice-presidente do TRT. A Cagepa foi representada pelo diretor administrativo e financeiro Jorge Gurgel de Souza, que no início da audiência já declarou a impossibilidade de um acordo. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Paraíba (STIUPB) foi representado pelo seu presidente, Wilton Maia Velez, e pelo advogado Giuseppe Fabiano do Monte Costa.
Uma das condições apresentadas pelo sindicato para terminar a greve foi a demissão dos empregados ocupantes de cargos comissionados. O advogado do STIUPB disse que a categoria vem cumprindo a determinação da Justiça e vem mantendo um patamar superior a 40% do total de empregados da atividade-fim trabalhando. Em relação aos demais empregados está sendo obedecido o mínimo de 40%. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 19, ao meio dia, na sede do TRT, para a apresentação de razões finais. O desembargador Carlos Coelho e o representante do Ministério Público do Trabalho, o procurador do Trabalho Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha, se colocaram à disposição das partes, sugerindo avanço nas negociações que possam levar a um acordo e o consequente fim da greve. (com Ascom)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Prefeito afastado de Catingueira, Edivan Félix, espera reverter situação na Justiça Federal

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região poderá julgar na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, o recurso apresentado pelo prefeito afastado de Catingueira, José Edivan Felix (PR), que solicita o seu retorno ao cargo.  
O gestor recorreu da decisão da Justiça Federal que o afastou do cargo sobre a acusação de desvio de dinheiro público. Hoje o município de Catingueira é administrado pelo vice prefeito de Edivan, médico Odir Borges, dizem, não reza mais na cartilha política do ex-gestor. 
Fontes informaram, que caso não aconteça nenhum pedido de vista ao processo, o recurso poderá ser julgado já na próxima quinta-feira. Informação está agitando a política local. Recentemente Edivan lançou o nome de um sobrinho dele como pré candidato ao cargo de prefeito, porém, existe a informação de que se não conseguir êxito no retorno ao cargo, poderá mudar o pré candidato. (com patosonline)

PB pode perder montadora da Hyundai por falta de interesse do governo

Oito meses, exatamente oito meses. Por todo esse tempo o empresário paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade tenta uma audiência com o governador Ricardo Coutinho (PSB). O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) chegou a intervir, mas não obteve êxito algum. Resultado: a Paraíba poderá deixar de receber uma montadora da CAOA.
A sigla CAOA recebe as iniciais do empresário paraibano. Ele é que vem tentando uma audiência com o governador, sem obter sucesso. Apela para instalar e presentear o Estado onde nasceu com uma montadora de automóveis de sua empresa. Chegou a anunciar a implantação da indústria na Paraíba com uma peça publicitária que ainda está sendo veiculada na televisão paraibana.
Sabe que a não instalação da montadora representa a perda de mais de 80 mil empregos na Paraíba. Não tem outra dedução: Ricardo só não recebeu CAOA porque a iniciativa de trazer a indústria para a Paraíba é de Cássio. Por isso, Ricardo faz vistas grossas para Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Um chá de cadeira de longos oito meses.
Agora, o senador Vital do Rego (PMDB) entrou para tentar resolver o impasse. Inclusive já recebeu em seu gabinete o empresário paraibano (foto acima). Os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Cássio voltaram novamente a manter contatos. Afinal de contas, alguém precisa resgatar esse empreendimento. 
Ou seja, o mago não se interessa por criação de empregos e renda na Paraíba coisa alguma, principalmente quando sabe que a iniciativa vem de um antigo adversário chamado Cássio Cunha Lima. Um lembrete: o Grupo CAOA é o importador exclusivo da marca Hyundai no Brasil. Somente isso! (MarconeFerreira)

Projeto Cidadão atende três cidades do Vale a partir de hoje: Conceição, Igaracy e Aguiar, uma reivindicação do deputado Branco Mendes

Atendendo a requerimento do deputado estadual Branco Mendes (Democratas), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano instala, neste mês de junho, o Programa Cidadão em três municípios do Alto Sertão paraibano: Conceição, dia 12 (hoje); Igaracy, dia 13; e Aguiar, dia 14. Em Igaracy o atendimento será na Câmara Municipal; em Aguiar o Programa do Cidadão estará na Escola Estadual Bernardino Bento. Serão disponibilizados diversos documentos essenciais ao exercício da cidadania, a exemplo: 1ª e 2ª vias de Identidade Civil; atestado de Antecedentes Criminais; 1º e 2ª vias de CTPS ou Carteira de Trabalho; 1ª via do CPF; fotos ¾; e 2ª via do Registro de Nascimento.

Prefeita Flávia Galdino abriu ontem oficialmente as festividades de rua em homenagem à Santo Antônio


A prefeita Flávia Galdino abriu na noite de ontem (11) oficialmente as festividades de rua alusivas ao padroeiro Santo Antônio, conforme havia prometido aos piancoenses, mesmo o município enfrentando dificuldades com a grande estiagem que assola os sertanejos. Evitando os discursos formais, Flávia foi direta e falou ao público, estimado em quase três mil pessoas, aconselhando-as para que "se divirtam, beijem muito e brinquem a vontade", já que é comemorado hoje o Dia dos Namorados. Ao lado do cantor Raniere e sua banda, a gestora [já reeleita], que estava acompanhada de toda sua equipe de auxiliares, foi bastante aplaudida. A festa só termina na madruga de amanhã (13) - Dia do Padroeiro Santo Antônio, dia em que toda a classe política do estado tradicionalmente se faz presente a Igreja Matriz da cidade para acompanhar a celebração da missa em louvor ao santo. (com Antônio Cabral)
A popualção acompanha na rua a fala da prefeita Flávia
Toda a equipe administrativa e vereadores ligados a prefeita se fizeram presente

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dr. Iasley Almeida, como muitos conterrâneos, externa preocupação com falta de discussão de projetos para o desenvolvimento de Itaporanga

É fato que o cenário político na 'Rainha do Vale' tem chamado atenção de conterrâneos, residentes em outros centros, mas que sempre estão antenados com os acontecimentos da terrinha. A preocupação se deve mais pelo que não está acontecendo: o debate de idéias e, entre outros, a escalação dos times para tanto.  Está faltando decisão e sobrando suspense.
O estágio de inércia política dos principais líderes do município é tema de muita conversa em bate-papo, como o expressado nesta segunda-feira (11) pelo Dr. Iasley Almeida que é Delegado de Polícia Civil e professor universitário em Campina Grande. Ele externa muito bem o sentimento de preocupação que há em muitos conterrâneos que estão fora, mas observando tudo de longe. Veja:
Caro Ricardo,
Como leitor assíduo as matérias veiculadas em seu blog me defronte de um conturbado cenário político-eleitoral em nossa Itaporanga. Alianças pouco prováveis ocorreram, apesar de afrontar líderes de um e de outro lado que sequer degustavam a ideia da união. Outras alianças estão por acontecer (ou não), para formação de um grupo para o embate no pleito vindouro.
Apesar de estar distante de minha terra não consigo deixar de olhar para ela, e vejo que a corrida eleitoral está a passos lentos, e não observamos a discussão de projetos e planos para o desenvolvimento de nossa cidade.
Itaporanga é um município geográfica e economicamente alocado como centro de referência para toda a região do Vale do Piancó, e por isso merece uma preocupação maior de nossos políticos.
Itaporanga merece crescer muito mais, o povo dessa terra merece políticas públicas eficientes para garantir educação e saúde de qualidade, atreladas a um processo de valorização fiscal as empresas aí instaladas, pois geram emprego e renda dos nossos conterrâneos e via de consequência o desenvolvimento regional e econômico. 
É hora de Itaporanga abrir bem os olhos e enxergar como será guiado o destino de nossa cidade, discutindo programas políticos e cobrando de seus candidatos os compromissos firmados. 
Eu acredito em Itaporanga e sei que essa terra nos trará muitas alegrias, e por isso tenho enorme prazer que sou de Itaporanga.
Abraços,
Iasley Almeida

Pe. Djacy externa indignação com show promovido pelo governo e falta de ações concretas para amenizar efeitos da estiagem

A falta de agilidade dos governos para a execução de planos de emergência ainda é um fato que atrapalha a vida da população, pois com o agravamento do quadro de seca no sertão, se desenha uma realidade dura para muita gente no interior. Uma das consequências da falta de água levam as famílias sertanejas a se desfazer de seus pequenos rebanhos por não terem como alimentá-los. Sem falar na luta por água para beber, que é essencial.
Como ação em prol do povo que sofre os efeitos da seca o Governo do Estado promove na noite desta segunda-feira (11) o show "Chuva de Arte Solidária" que objetiva trocar alimentos não perecíveis por ingressos. O evento terá apresentações de Chico César (atual secretário estadual da Cultura), Elba Ramalho, Clã Brasil e Flávio José. Até o final de sexta-feira passada já haviam sido arrecadados 1.940 quilos de alimentos em torca de 970 ingressos. E olhem que no Estado existem 195 cidades sofrendo com a seca, uma das piores dos últimos 30 anos.
Indignado com essa 'ação tímida' do governo [diga-se de passagem não com o show propriamente dito], o padre Djacy Brasileiro [da paróquia de Pedra Branca] não se conteve e transbordou todo seu repúdio contra o ato. Para o padre, o Governo gasta milhões com propaganda e não pode se resumir a uma ação tímida como esta: "Fico revoltado quando vejo meus irmãos sertanejos humilhados, tratados com desdém... Traga o dinheiro pra aqui e faça poços, açudes, barragens, etc.", disparou durante o seu programa "Sonha, Lutar e Vencer", líder de audiência e levado ao ar pela Pedra Bonita FM todas as segunda-feiras.
A fala do padre ganhou eco e apoio em toda Itaporanga que, assim como as demais cidades, não tolera tanto ausência do governo para resolver o problema. A nossa população, que já é pobre, vive de sacrifícios e como muito esforço. Trata-se de um povo generoso e com muita fé. Uma gente, que apesar das dificuldades, é fervorosa, de oração, que acredita na proteção dos santos, e mesmo diante do sacrifício da seca, não perde a esperança. Quando ficamos com toda essa carência de chuva, o sertanejo sofre muito. A criação (de animais) e a roça morrem, pois, sem água não há vida.
O Vale do Piancó vem se tornando ao longo do tempo uma região que sempre foi castiga pela seca e esquecida pelos políticos. Enquanto não chove, essa gente vai tentando sobreviver de todas as formas. A fé do povo nordestino é muito grande, porque é o que mais sofre no Brasil, mas ele nunca perde a fé. Porque sem Deus agente não é nada. E o trabalho de evangelização, como o do padre Djacy, é muito difícil porque é um trabalho realizado com um povo muito pobre, sofrido.
"Contem comigo. A minha luta é sem interesse. É por amor. Primeiro por que sou cristão. E quem não tem amor está na contra-mão do que Deus nos ensinou", comentou o padre Djacy. Por isso, ele, que é defensor do povo sertanejo, é querido e tem o apoio inconteste dessa gente.

Após aliança com o PT, Jutay Menezes entrega cargo na Junta Comercial ao governador Ricardo Coutinho

O presidente da Junta Comercial do Estado, pastor Jutay Menezes, revelou no início da tarde desta segunda-feira (11), durante entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da 101 FM, que ainda hoje irá entregar a sua carta de demissão ao governador Ricardo Coutinho (PSB), devido ao fato do seu partido, o PRB, ter oficializado apoio a candidatura a prefeito de Luciano Cartaxo (PT), em João Pessoa.
O governador, inclusive, transmite à noite o cargo ao vice Rômulo Gouveia (PSD) e segue viagem a Portugal e Espanha, reassumindo no domingo (17). Além de Jutay, participaram do programa os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Anísio Maia, bem como, o presidente estadual do PT Rodrigo Soares. Na aliança com o PT, Jutay que é suplente de deputado deverá assumir o mandato em substituição a Anísio.

Aguiar, Itaporanga, Nova Olinda e Olho D'água são selecionadas pelo Ministério das Comunicações para o projeto Cidades Digitais

A Paraíba foi o segundo Estado com maior número de municípios selecionados para a segunda fase do Projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. 
No total, foram 192 municípios pré-selecionados. A região Nordeste, com 105 cidades habilitadas, foi a que mais enviou projetos. De Pernambuco foram escolhidos projetos de 44 municípios. Da Paraíba, 33 projetos.
O programa prevê informatização de todos os equipamentos públicos, oferta de internet sem fio para a população e fornecimento de quatro aplicativos para as áreas de saúde, educação, finanças e tributária. De acordo com o edital, são critérios de preferência cidades com até 50 mil habitantes. Outro critério de classificação será a indicação de equipe de servidores públicos permanente para o treinamento e gerenciamento do projeto.
Do Vale do Piancó os municípios pré-selecionados para o projeto, foram: Aguiar, Itaporanga, Nova Olinda e Olho D'água. (com Hermes de Luna)

O novo avião adquirido pelo Estado já chegou em solo brasileiro

Já está em território brasileiro o novo avião modelo King Air B-200 (na foto abaixo, à esquerda),  de fabricação norte-americana, ano 2010, importado dos Estados Unidos para São Paulo, onde aguarda receber seu prefixo concedido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e poder voar pelos céus da Paraíba até o Hangar do Estado, no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa.
King Air no lugar do Cheyenne
O B-200 vai substituir o antiquado Cheyenne 3 (na foto acima, à direita), também importado dos EUA em 1992, pelo então governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB), após a aeronave fabricada em 1987 ter sido adquirida numa feira de aviação e haver sobrevivido mediante constantes manutenções técnicas até o terceiro governo de José Maranhão (PMDB), finalizado em 2010.
Xingu substitui o velho Sêneca
O Estado também utiliza atualmente – mediante empréstimo feito pelo ministério da Integração Nacional com duração de cinco anos, a custo zero – um avião Xingu 2 (na foto abaixo, à direita), fabricado pela Embraer, que serviu muito tempo à Sudene. Ele já está sendo usado nas viagens feitas pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) às cidades localizadas no interior paraibano.
AERONAVES ATUAIS QUE SERÃO DESATIVADAS
Piper - Modelo: Cheyenne III - Ano: 1987 - Valor: U$ 1.050.000,00 - Prefixo: PP-EPB
Embraer - Modelo: Sêneca V - Ano: 1997 - Valor: U$ 980.000,00 - Prefixo: PP-EPG (na foto abaixo, à esquerda)
O King Air B-200 nasceu na cidade de Winchita, no Estado do Kansas, onde fica localizada a sede da empresa, no início da década de 1970, e posteriormente, na década de 1980, recebeu a denominação definitiva, com fuselagem alongada para acomodar 6 ou 7 passageiros, incluindo nela mais uma opção degalley (comissaria de bordo ou frigobar) compacta para água, sucos e refrigerantes.
A flexibilidade de pousar e decolar em pistas curtas, feitas de barro, grama ou asfalto, com obstáculos próximos às cabeceiras e prolongamentos muito pequenos (pouca área de escape em caso de acidentes) é o motivo pelo qual muitos clientes acabam optando pelo avião do tipo turboélice, já que os jatinhos, em geral, têm limitações técnicas neste sentido.
É consenso no meio aeronáutico que, do ponto de vista econômico, os aviões turboélice são mais vantajosos que os aviões a jato em viagens de até 500 quilômetros (distancia média entre João Pessoa e Cajazeiras, por exemplo). Neste sentido, somente em viagens de mais de 750 quilômetros é que os aviões a jato são mais vantajosos, com o benefício de alcançarem maior velocidade de cruzeiro e que os turboélices não conseguem alcançar.
AERONAVE EMPRESTADA PELA SUDENE
O EMB-121 Xingu de prefixo PT-FAX é uma aeronave turboélice para uso executivo produzida a partir da década de 1970 pela Empresa Brasileira de Aeronáutica, em São José dos Campos-SP, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou sete passageiros, incluindo um toalete básico. (com Giovanni Meireles)


domingo, 10 de junho de 2012

Ex-patrulheiro da PRF Antônio Diniz morre após capotar veículo na PB-386 entre Boa Ventura e Itaporanga

O itaporanguense e ex-patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal, Antônio de Souza Diniz, 65 anos, sofreu um grave acidente automobilístico, esta tarde, na rodovia PB-386 que liga Boa Ventura a Itaporanga vindo a ter morte imediata quando o veículo que conduzia, um celta de cor prata, capotou por diversas vezes. O sinistro aconteceu nas proximidades do sítio de Mirabor Pinto e o impacto foi tão violento que Antônio Diniz foi arremessado para fora do veículo, indo parar a uma distância de 10 metros. Segundo testemunhas, a vítima estava efeitos do álcool e frequentemente visitava a cidade de Boa Ventura junto com amigos. De acordo com a Polícia Militar, ao chegar ao local a vítima ainda respirava e logo em seguida veio a óbito. Uma equipe do SAMU deslocou-se para o local mas nada pode fazer. (com DiamanteOnline)

Justiça revela falta de estrutura para fiscalizar e para garantir a legalidade durante o pleito, o TRE-PB já convocou 77 juízes auxiliares

A oficialização das candidaturas para prefeitos e vereadores acontece oficialmente só no dia 6 de julho. Mas há meses é comum ver nas ruas adesivos em carros, faixas em residências e inúmeras mensagens nas redes sociais de pré-lançamentos de candidaturas. Apesar de ser irregular e passível de punição, a Justiça Eleitoral pouco tem feito para coibir a prática. A falta de estrutura física e de pessoal deve ser o grande desafio dos juízes eleitorais no período de campanha.
Desde um simples e-mail a documentos públicos na esfera administrativa, de parcerias para detectar doações de campanha irregular à fiscalização de propaganda antecipada, bem como o que poderá ser usado para investigar condutas vedadas, ilícitos eleitorais, propagandas irregulares e a tecnologia disponível à Justiça Eleitoral para combater a corrupção nas eleições deste ano, tudo isso ainda não está bem definido para quem está à frente do processo eleitoral deste ano.
Para garantir a legalidade durante o pleito, nos 223 municípios da Paraíba, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já convocou 77 juízes auxiliares e pelo menos dois escrutinadores para as Juntas Eleitorais, em um total de 154 novos servidores. Além disso, deverá ser contratado pessoal especializado para atuar em áreas específicas, como tecnologia da informação e computação, além de firmar parceria com órgãos públicos estaduais e municipais.
O maior objetivo, segundo a coordenadora da Corregedoria Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, é evitar que candidatos e partidos com maior poder econômico consigam comprar espaços na imprensa (há vedação de propaganda paga em emissoras de rádio e televisão e limitações a anúncios pagos em jornais e revistas, por exemplo), como também evitar que os titulares de cargos, candidatos a reeleição, utilizem propaganda institucional com o fim de angariar votos. (com AngélicaNunes)