sábado, 8 de fevereiro de 2025

Quem sorriu mais para foto? João Azevêdo reúne cúpula da base governista para alinhar discursos de 2026

Maurílio Júnior - O governador João Azevêdo (PSB) reuniu neste sábado (8), na Granja do Governador, lideranças do PP e do Republicanos para discutir a conjuntura política e reforçar a unidade do grupo para 2026. O encontro teve como foco a unificação do discurso dentro da base aliada, evitando desgastes.

Estiveram presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, ambos do Republicanos, além da senadora Daniella Ribeiro (PSD), do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), também participou da reunião, para que não restem dúvidas de que ele é pré-candidato ao Governo do Estado. Também esteve presente o vice-prefeito Léo Bezerra (PSB), que assumiria a prefeitura em caso de candidatura de Cícero.
Quem sorriu mais para a foto? Por aí se tira quem será o candidato ao governo...

Prestes a assumir assento na CMJP, Mô Lima sofre infarto e passa por cateterismo

O músico e suplente de vereador Mô Lima (PP) sofreu um infarto nesta sexta-feira (7) e foi internado no Hospital Santa Isabel, onde passará por um cateterismo. A informação foi apurada por Suetoni Souto Maior.

Mô Lima encontra-se com quadro estável e aguarda o procedimento médico. Ele, que já assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa na última legislatura, deve retornar ao cargo nos próximos dias. Isso ocorre devido à possível saída de Guga Pet (PP), que é cotado para assumir a Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal, a ser criada pela prefeitura.

Na legislatura anterior, Mô Lima assumiu temporariamente o cargo de vereador após a licença de Tarcísio Jardim (PP) que aconteceu após a renúncia da primeira suplente Helena Holanda (PDT). Agora, com a saída de Guga Pet, sua volta à Câmara poderá se estender por tempo indeterminado.

Mô Lima tem 48 anos e na última eleição municipal, em 2024, obteve 2.781 votos. 

Wanberto Ulysses no aquecimento para assumir vaga na Câmara de João Pessoa

Já com um vereador, Marcílio do HBE, na Superintendência de Mobilidade (Semob), o Republicanos está prestes a emplacar o nome de outro vereador na Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, recém-criada pelo prefeito Cícero Lucena (PP). A dúvida está entre o vereador Toinho Pé de Aço e Marmuthe Cavalcanti, porque a Igreja Universal não liberou o pastor Valdir Trindade para licença. 

Com a efetivação do novo posto na gestão, o partido terá dois secretários na Prefeitura e dois suplentes na Câmara. Mikika Leitão já está lá. A segunda suplente, Capitã Rebeca, não assumirá porque teria que ir para a reserva na PM. Assim, Wanberto Ulysses, terceiro suplente, está no aquecimento. 'Sobrinho-filho' do deputado estadual Branco Mendes (Republicanos, ele é Assessor parlamentar na ALPB.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Campina: Bruno substitui secretário que chamou Lula de “canalha”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), anunciou na tarde desta sexta-feira (7), por meio de uma edição extraordinária do Semanário Oficial do Município, a nomeação de Dorgival Vilar para o cargo de secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Vilar assume o posto no lugar de Sargento Neto (foto), deputado estadual licenciado. A saída de Sargento Neto ocorre após uma polêmica envolvendo ofensas direcionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais.

Neto chamou o presidente de “canalha”, o que gerou críticas, inclusive do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), responsável pela resolução da crise financeira no município.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

‘Sem vaidade’, pede Cícero ao tratar sobre discussão de composição de chapa governista para 2026

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), cobrou que todos os aliados do governador João Azevêdo (PSB) deixem a vaidade de lado para discutirem a composição da chapa majoritária que disputará as eleições de 2026. Durante agenda oficial nesta quinta-feira (6), o gestor foi questionado sobre algumas falas recentes de membros da base governista sobre a ocupação de espaços para o processo eleitoral do próximo ano e subiu o tom ao cobrar uma postura mais pacífica de todos.

“Temos vários nomes que tem capacidade de fazer isso, para vários cargos que essa eleição proporciona, agora eu tenho um apelo, vamos sempre buscar unidade e sem vaidade”, afirmou Cícero ao ser questionado sobre todos os nomes que poderão ocupar a majoritária como candidato ao governo estadual em 2026.

A fala de Cícero foi entendida como uma resposta ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), que afirmou na última terça-feira (4) que o seu partido hoje é o maior da Paraíba após a eleição do presidente estadual, o deputado federal Hugo Motta, para a presidência da Câmara dos deputados e que, portanto, teria direito a indicar o nome do candidato ao governo estadual e o nome de um candidato ao Senado Federal.

Após as falas de Adriano Galdino, o governador João Azevêdo se pronunciou sobre o tema e cobrou que os aliados deixem as discussões sobre 2026 para 2026 e que “reduzam a ansiedade”. 

Em sua primeira agenda na PB, Hugo Motta entrega amanhã ações da Codevasf

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), cumpre, nesta sexta-feira (07), a primeira agenda pública na Paraíba após ser alçado ao posto mais alto do parlamento federal. Hugo participará em João Pessoa da entrega de máquinas e caminhões e da assinatura de ordem de serviço para construção de cisternas através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A agenda foi confirmada pelo superintendente da Codevasf na Paraíba, Irlen Guimarães. O evento, organizado pela Codevasf, marcará a assinatura da ordem de serviço para obras de pavimentação e instalação de cisternas, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura e garantir o abastecimento de água para comunidades da região.

A assinatura das ordens de serviço acontecerá em um evento oficial com a participação de autoridades locais, lideranças políticas e representantes da Codevasf.

Camila Toscano de malas prontas para desembarcar no União Brasil de Efraim

Em Brasília, segue avançando o projeto de fusão ou incorporação do PSDB. Duas legendas entraram na briga: o MDB de Michel Temer e o PSD de Gilberto Kassab. A expectativa é que a fusão com um dos partidos aconteça até março.

Aqui na Paraíba, haverá desdobramentos significativos. A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) já cogita a saída do PSDB, considerando os cenários do partido para 2026.  O União Brasil do senador Efraim Filho é o principal destino de uma possível filiação partidária da deputada, filha da prefeita de Guarabira, Léa Toscano (União Brasil).

Segundo fontes ligadas ao grupo Toscano, a possibilidade de ser a puxadora de votos da legenda, ou seja, uma reeleição sem muitas dificuldades, tem despertado interesse de Camila.

A expectativa de Hugo Motta no apoio do prefeito de Itaporanga para Olívia Motta a deputada estadual

Vitor, Olívia, Azif (C), Rayne, Jadcely e Jacklino
Passada a euforia da eleição para presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) não parou um só minuto. Mesmo com intensa agenda de compromissos ele não desgruda os olhos da sucessão estadual. E não é só na formação da chapa majoritária que Hugo tem interesse direto, mas sim na obtenção de apoios para dar uma votação expressiva à irmã médica Olívia Motta, que vai suceder a avó Francisca Motta (já no sexto mandato) na Assembleia Legislativa. 
Informação que chega ao Blog dá conta de que está bem adiantada articulação pelo apoio do prefeito Azif Lemos (PSB) para Olívia Motta (Republicanos), nas eleições de 2026. O caso é de interesse direito de Hugo que nutre grande expectativa nesse sentido.
Toca telefone direto de Brasília: "Estamos confiantes no apoio do prefeito Azif pra Olívia".
"Então, teve conversa nesse sentido?"- perguntei.
"Já bem adiantada" - respondeu o interlocutor do blog direto do gabinete de Hugo. 
Em janeiro, Olívia esteve com o pai Nabor (prefeito de Patos) em Itaporanga, durante feste de aniversário do município, onde foi recepcionada pelo ex-presidente da câmara local, Jacklino Porcino, e, seguinte, pelo prefeito. 
Além de Olívia Motta, o apoio de Azif é cortejado também pelos deputados Branco Mendes e Wilson Filho, ambos do Republicanos. Em 2022, Azif votou junto com o então prefeito Divaldo em Júnior Araújo (PSB). Para 2026, informação traz Divaldo bem adiantado para fechar apoio à Branco Mendes. 
Antes de ingressar no PSB, o prefeito Azif pertencia aos quadros do Republicanos no qual tem laços umbilicais. Aliás, falando nisso, a primeira dama do município, médica Rayane Tôrres, tem parentesco próximo de Hugo - prima. É a 'bússola' por onde o prefeito se orienta na tomada de decisões. 
Aguardemos o desfecho.

Sobe para cinco o número de deputados interessados na vaga de conselheiro do TCE

A retomada dos trabalhos, nessa terça-feira (04/02), fez emergir uma pauta caliente na Assembleia Legislativa, meu caro Paiakan. É que aumentou o número de interessados em disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), aberta desde a aposentadoria de Arthur Cunha Lima.

Eram três, agora são cinco os pretendentes. São eles os deputados Hervázio Bezerra (PSB), Jutay Meneses (Republicanos), Michel Henrique (Republicanos), Taciano Diniz (União Brasil) e Tião Gomes (PSB). Dos cinco, apenas Taciano integra a bancada de oposição.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos) deve realizar a eleição somente depois do carnaval. 

Hugo Motta exige presença em plenário só às quartas e libera voto por celular à noite

O novo presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), decidiu exigir a presença dos parlamentares nas sessões de plenário às quartas-feiras, das 16h às 20h, mas permitirá que votem por celular após esse horário. A medida visa retomar as discussões presenciais e facilitar a negociação de projetos, que estavam comprometidas desde a pandemia, quando as votações virtuais eram permitidas.

A decisão foi comunicada por Motta em uma reunião com líderes partidários nesta quarta-feira (5). As sessões serão híbridas às terças-feiras (presença no plenário e votação por celular), presenciais às quartas-feiras e totalmente virtuais às quintas-feiras. Dessa forma, os deputados terão que comparecer ao plenário por pelo menos quatro horas semanais.

Na gestão de Arthur Lira (PP-AL), os deputados podiam votar por celular de qualquer lugar, desde que registrassem presença no plenário. A mudança de Motta visa aumentar a transparência nas votações, após controvérsias sobre o uso de assessores para votar no lugar dos parlamentares durante as sessões totalmente virtuais.

Em Brasília, João aconselha controle de ansiedade a aliados e avisa que o projeto é de grupo, não pessoal

O governador João Azevêdo (PSB) deu um conselho aos aliados, nesta quarta-feira (05), durante entrevista, em Brasília, ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios. O socialista recomendou que aliados “reduzam a ansiedade” sobre o debate da sucessão estadual nesse momento. Durante agenda do Consórcio do Nordeste em Brasília, o gestor repeliu “imposições” de lideranças para composição majoritária e criticou antecipação do debate eleitoral: “2026 só a partir de 2026”.

“As pessoas estão numa ansiedade muito grande como se a eleição fosse esse ano. As eleições serão em 2026. Nós estamos lidando com a tranquilidade e a clareza que o processo exige, dialogando com cada partido da base, conversando com todos os protagonistas desse processo, para que a gente chegue em 2026 de uma forma tranquila e segura para apresentar uma chapa que possa dar continuidade a essas conquistas que a Paraíba teve, sem que isso seja imposição de quem quer quer seja. Não é assim que funciona”, avaliou.

“Já tivemos várias reuniões, conversamos muito e vamos continuar conversando esse ano inteiro, para que em 2026 a gente possa ter um posicionamento de uma forma, eu diria, harmônica dentro do nosso grupo que dá sustentação ao governo”. 

João: “Politica não é matemática”

Para o governador, apenas com essa construção no decorrer do ano será possível avaliar como será a participação de cada legenda, enfatizando que a composição da majoritária não seguirá critérios matemáticos na divisão dos espaços.

“A política não é matemática. Segundo, não é tratar exclusivamente por tamanho de partido, porque cada partido vai ter que dizer como vai querer participar na chapa em 2026, é assim que tenho dito. Nós vamos avaliar o que cada um terá a oferecer e as condições que poderemos ter para agregar a esse processo. Fico muito tranquilo em relação a isso. Eu acho que 2026 será tratado a partir de 2026”, disse, frisando, mais uma vez, que a definição “não será levada por projetos pessoais”.

“Não sei se todos os pleitos e as vontades e desejos pessoais, todos os projetos pessoais, eu não tenho certeza se serão contemplados. Mas, vamos, buscar a unidade de todo o grupo. Fazer com que todo mundo tenha sim parte da construção desse processo, que a gente continue com a Paraíba avançando”, finalizou.

Veja o vídeo:

Bancada do Republicanos rejeita federação com PP e União Brasil e reforça liderança de Hugo Motta

A bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de federação com o PP e a União Brasil, encerrando as negociações que vieram sendo articuladas nos bastidores desde o ano passado. A decisão foi tomada durante reunião do partido na última terça-feira (4), com a presença do presidente da Câmara, o deputado paraibano Hugo Motta, e do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. Dos 40 parlamentares que participaram do encontro, 39 votaram contra a aliança, evidenciando uma ampla coleção à proposta.
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB) explicou as razões que levaram à negativa da bancada. “A consulta feita à bancada foi no sentido de não federar. Quais são as razões? Primeiro, que retira a autonomia do partido, que agora teria que ser partilhado. Segundo, os Republicanos comandariam sete dos 27 estados, como Paraíba e São Paulo. Terceiro, o partido está em ascensão. Se está crescendo, a probabilidade nessa arrancada é que o partido conquiste o maior número de filiados”, afirmou.
Apesar da exclusão expressiva da bancada do Republicanos, as lideranças do PP e do União Brasil ainda mantêm esperanças de reverter a decisão. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o secretário-geral da sigla, ACM Neto, defendem que uma federação fortaleceria a representatividade do grupo no Congresso Nacional, consolidando uma força política com 153 deputados e 17 senadores. “Queremos tentar consolidar isso ainda neste mês de fevereiro para formar uma grande federação, que será um polo de força política em todo o Brasil (…) Esse é um grande exercício de governança que vamos liderar ao longo de fevereiro para ver se conseguirmos uma conclusão satisfatória. Não é um processo simples, é uma questão complexa, mas, se for bem sucedido, será benéfico para todos”, afirmou Rueda.

No entanto, as dificuldades em conciliar os interesses continuam sendo um obstáculo significativo. Dentro do próprio União Brasil, há resistências à federação, pois lideranças regionais têm que perder influência para os outros partidos envolvidos na aliança. A principal preocupação é a definição sobre quem teria o comando da federação em estados estratégicos, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde as três siglas possuem bases eleitorais de peso.
A decisão do Republicanos representa uma reviravolta para os planos de liderança do Centrão, que buscavam criar um bloco partidário capaz de rivalizar com o PT e o PL no Congresso. O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), era um dos principais entusiastas da proposta, que agora encontra dificuldades para avançar. Com a posição consolidada do Republicanos, Hugo Motta emerge como uma figura central nas articulações políticas da legenda e reforça sua influência tanto na Paraíba quanto no cenário nacional. (com IstoÉ)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Ciro Nogueira diz que candidatura de Lucas “é prioridade total do PP e Lucas será grande governador da Paraíba”

“É prioridade total a eleição do Lucas ao governo da Paraíba”. Foi essa a resposta do presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, ao ser perguntado pelo autor do Blog sobre a expectativa a direção da legenda na sucessão estadual da Paraíba. 

Ciro e o ex-presidente Arthur Lira foram responsáveis pela escolha de Hugo Motta (Republicanos) para suceder o alagoano no comando da Câmara dos Deputados. 

“Nós estamos numa expectativa enorme. Espero que ele seja nosso candidato à reeleição, e eu tenho certeza que será um grande governador para a Paraíba”, previu Nogueira, o manda-chuva do PP, sem esconder torcida pela posse de Lucas. 

Antes, porém, tem que combinar com o governador João Azevedo (PSB). (com Heron Cid)

Enivaldo Ribeiro rechaça Galdino sobre dois do Republicanos na mesma chapa: “Uma coisa é querer, outra é caber”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, descartou a possibilidade de dois representantes do partido Republicanos ocuparem vagas na chapa majoritária das eleições estaduais de 2026. A declaração foi dada nesta quarta-feira (5) em entrevista à Rádio Arapuan FM.

A fala de Ribeiro ocorre em resposta à sugestão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), que defendeu a ocupação dos cargos de governador e senador pelo seu partido na próxima disputa eleitoral.

Para Enivaldo, a composição da chapa será definida no momento adequado, considerando o diálogo entre os aliados do governador João Azevê do (PSB). O dirigente reforçou que as decisões serão tomadas com equilíbrio e que a preocupação maior deve estar na oposição.

“Uma coisa é querer, outra é caber. O próprio Adriano Galdino sabe disso, e acredito que tudo será resolvido com diálogo e sensatez dentro do grupo. Até porque quem tem problema é o outro lado, a oposição, não a gente”, afirmou.

Após o irmão Mô Lima assumir vaga na CMJP, Cicinho Lima vai assumir vaga na ALPB com licença do deputado Caio Roberto

O deputado estadual Caio Roberto (PL), nesta terça-feira (4), que vai se licenciar do mandato na Assembleia Legislativa para tratar de questões pessoais. A licença será de 120 dias e deve ser protocolada ainda esta semana.

Quem assume no lugar Caio é o primeiro suplente, Cicinho Lima (PL), filho de Pinto do Acordeon. Nas eleições de 2022, Cicinho obteve mais de 15 mil votos. Embora não tenha sido eleito, ele alcançou uma votação expressiva em algumas localidades.

Em Patos, por exemplo, Cicinho foi o terceiro candidato a deputado estadual mais votado, com 4.465 votos, ficando atrás de Francisca Motta (10.654 votos) e Dr. Ramonilson (6.116 votos). Em Santa Terezinha, ele obteve 664 votos. 

Ontem, o irmão de Cicinho, o cantor e compositor, Mô Lima (PP) assumiu vaga na Câmara Municipal de João Pessoa. Com 2.781 votos recebidos na eleição, Mô entrará no lugar do vereador Guga Pet (PP), que tomará posse na recém criada Secretaria do Cuidado e da Proteção Animal.

Veneziano deve ser o novo coordenador da bancada federal paraibana

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) deve ser o novo coordenador da bancada federal paraibana no Congresso. Hoje, a função está com o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos).

Ao que parece haveria um acordo firmado para que Veneziano assuma após Murilo.

O emedebista encerrou um ciclo de quatro anos como vice-presidente do Senado, tem um bom trânsito em Brasília, além de ser amigo pessoal do presidente Lula (PT).

Hugo e Aguinaldo estão cada vez mais alinhados: "A conversa sobre 2026 é com o presidente do Republicanos, nesse caso, Hugo Motta"

Enquanto o deputado estadual Adriano Galdino afirma que o Republicanos tem que indicar duas vagas na chapa majoritária de 2026 - governo e Senado -, em Brasília, os deputados Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, e Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas, estão cada vez mais chegados.

Durante a primeira sessão deliberativa na Câmara, nessa terça-feira (4), o que não faltou foi conversa ao pé do ouvido entre as duas lideranças políticas nacionais.

Sobre Galdino, o líder do Progressistas, em coletiva à imprensa paraibana no sábado foi taxativo: a conversa sobre 2026 será com o presidente do Republicanos, nesse caso, Hugo Motta.

Deputado Cabo Gilberto admite disputar Governo em 2026 e ser palanque do bolsonarismo na Paraíba

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), afirmou, na noite desta terça-feira (4), que defenderá a candidatura própria do bolsonarismo para o Governo da Paraíba nas eleições 2026 e admitiu que poderá encabeçar o processo.

“Tem vários nomes no nosso partido como o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), o meu nome que está sendo cogitado, o do pastor Sérgio Queiroz (Novo), do deputado Walber Virgulino (PL) e na nossa bancada de vereadores. Eu defendo essa tese que o PL lança candidatura própria ao Governo e ao Senado”, disse em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Recentemente em entrevista ao jornalista Heron Cid no programa Hora H, da TV Manaíra, o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba, já havia previsto dificuldade em ter os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um grupão das oposições. Seguindo essa linha, Cabo Gilberto quer  que essa  união ocorra apenas em um possível segundo turno.

“A gente vai trabalhar no sentido do fortalecimento das oposições. Tem a questão do primeiro turno e do segundo turno. Eu não falo pelo partido em si, mas essa é a minha tese: lançar candidatura própria”, finalizou.

Enquanto Galdino veio com gasolina, João Azevêdo, após ouvir, jogou gelo

Antes da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (4), o deputado Adriano Galdino veio sugerindo que o Republicanos tenha não só um mas duas vagas na chapa governista: a de governador (pra ele próprio) e a de senador. Uma tese de sobrevivência política para quem sabe que a vaga destinada ao partido será indicada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. 
Enquanto Galdino veio com gasolina, o governador João Azevedo (PSB), minutos depois após ter ouvido tudo, veio com gelo. Falou que era legítimo as lideranças desejarem crescer. E virou a câmera para o outro lado. "Nenhum partido terá duas vagas na chapa majoritária", já havia dito João. Aliás, as últimas semanas tem sido assim: Galdino morde e João assopra.
E para completar, já no discurso da tribuna, Galdino olhando para o governador João Azevedo (PSB) e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), disse que tem o sonho de ser governador da Paraíba, bradando que “ninguém pode cassar o sonho de ninguém”. Ora, todo político de nível estadual tem o sonho de ser governador. Não é exclusividade de ninguém.
Bem, sem a palavra lá de Brasília, de Hugo Motta, sustentando esta tese, Galdino transforma um argumento lógico numa bandeira de exército de um homem só. Que corre o risco de ser tratado dentro do grupo como uma figura que estará sempre pronto para derrubar a mesa enquanto todos almoçam amistosamente, trocando sorrisos, mesmo que sejam apenas por conveniência da circunstância.
João Azevêdo rejeitou qualquer sentimento de pressão e reafirmou que a definição das candidaturas ocorrerá dentro do prazo adequado. “Pressionado? Claro que não. A leitura de quem está de fora é diferente da de quem está dentro. Seguimos trabalhando e, quando chegar 2026, tomaremos as decisões necessárias. Vamos discutir todas as possibilidades, sempre em busca da unidade”, afirmou.
O governador também reforçou a importância do diálogo na construção do projeto político para 2026, destacando que a política deve ser conduzida com tranquilidade e articulação coletiva. “Política se faz com diálogo, sem afobamento. O debate é fundamental para garantir que as decisões sejam tomadas da melhor forma”, pontuou.
Azevêdo ressaltou que a definição dos nomes que comporão a chapa majoritária será feita de forma coletiva, não projeto pessoal, com a participação dos partidos aliados e levando em consideração o cenário político do momento.
“Em 2026, apresentaremos a chapa do grupo. Temos vários partidos aliados e nenhum terá duas vagas na chapa. No momento certo, serão escolhidos aqueles que estiverem em melhores condições de disputar cada cargo”, finalizou o governador.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Flávio Dino convoca audiência de conciliação com Executivo e Legislativo para o dia 27 sobre liberação de emendas RP8 e RP9

Flávio Dino e Alcoumbre durante abertura do no judiciário
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira a realização de uma audiência de conciliação, com membros do Executivo e do Legislativo, para discutir as regras de transparência de emendas parlamentares. O encontro será realizado no dia 27 de fevereiro.
Nesta segunda-feira (1º), durante abertura do ano judiciário, chamou atenção de todos o bate-papo entre Flávio Dino e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União) que foi o criado das chamadas Emendas Pix e do Orçamento Secreto durante sua passagem anterior pela Presidência do Senado - de 2019 à 2021.
De acordo com Dino, a audiência é necessária para verificar se estão sendo cumpridas as decisões do STF sobre o tema e uma lei com novas regras que foi aprovada no ano passado. O ministro também disse que o encontro privilegia o "princípio da harmonia entre os Poderes".
Dino elaborou questionamentos que devem ser respondidos na audiência. Tanto Executivo quanto Legislativo deverão informar, por exemplo, sobre o cumprimento da determinação de transparência acerca das emendas de comissão e de relator e qual será o rito de indicação, aprovação e execução para os recursos no Orçamento de 2025.
O Executivo também terá que esclarecer se está considerando algum "ajuste estrutural no Planejamento Orçamentário de longo prazo" para atender às novas regras. Já o Congresso terá que esclarecer de que forma as comissões irão ratificar as emendas para saúde que foram liberadas por Dino no fim do ano, para permitir que o governo federal cumprisse o piso mínimo de gastos na área.
A audiência foi marcada logo após a eleição dos novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Em seus primeiros pronunciamentos após a vitória, tanto Motta quando Alcolumbre defenderam o papel do Congresso em indicar emendas.
O que será discutido na audiência? O STF quer esclarecer pontos como:
* A transparência das emendas de relator (RP 9) e de comissão (RP 8), garantindo a identificação dos responsáveis por cada destinação;
* O alinhamento das emendas da Saúde ao planejamento do SUS, evitando que os recursos sejam usados de maneira aleatória;
* A regulamentação das chamadas "emendas PIX" (RP 6), para evitar transferências sem justificativa detalhada;
* A fiscalização de possíveis irregularidades, como a destinação de verbas para projetos que não atendem ao interesse público.
A audiência será realizada no STF, com a participação de representantes dos três poderes, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Com O Globo

Novinho de Carlão fecha apoio para deputados em Dinho (estadual) e Mersinho (federal), em 2026.

Ex-presidente da Câmara de Sousa e reeleito 5º lugar em 2024, com 1.413 votos (3,62%), o vereador Novinho de Carlão (PDT) fechou nesta segunda-feira (3), durante encontro na Capital, seu apoio para Dinho Dowsley (PSD) e Mersinho (PP), respectivamente, para Deputado Estadual e Federal em 2026.

Dinho é presidente da Câmara Municipal de João Pessoa e fecha assim uma aliança política importante na 'Cidade Sorriso' para seu projeto de chegar à Assembleia Legislativa. Essa movimentação indica uma possível reconfiguração no agrupamento oposicionista sousense, que, até então, tinha como principais nomes o ex-prefeito André Gadelha (MDB) e Leonardo Gadelha (Podemos), ambos aliados de Gilberto Gomes Sarmento na disputa pela prefeitura em 2024.

A grande incógnita agora é saber se essa nova costura política será abraçada por outras lideranças oposicionistas em Sousa. Com a dobradinha formada entre Dinho para estadual e Mesinho para federal, restam perguntas cruciais: o ex-prefeito João Estrela, presidente do PDT municipal e aliado de Novinho, seguirá esse caminho? E Gilberto Gomes Sarmento, que disputou a prefeitura pela oposição, também embarcará nessa aliança?

Além das articulações eleitorais, Novinho de Carlão deve oficializar nesta terça-feira (04) seu pedido de licença por 121 dias, abrindo espaço para que o suplente do PDT, vereador Assis Estrela, assuma sua vaga na Câmara Municipal de Sousa em cumprimento um acordo partidário. Com novas alianças sendo desenhado, o cenário político da “Terra dos Dinossauros” começa a ganhar novos contornos e protagonismos. Novos tempos, novas lideranças começam a marcar território no Vale dos Dinossauros.

Haverá desdobramento! (com Pereira Júnior)

Aguinaldo Ribeiro defende prioridade de 2026 ao projeto conquistado em 2022 sobre interesses pessoais

Em meio a especulações sobre as eleições de 2026, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) destacou, em entrevista a imprensa, que o projeto coletivo do grupo do governador João deve ser colocado à frente de interesses pessoais. Questionado sobre a possível candidatura de Lucas Ribeiro (PP) ao governo da Paraíba e a reeleição da senadora Daniella Ribeiro (PSD), Aguinaldo deixou claro que a prioridade para o próximo pleito deve ser a construção de um projeto que beneficie o estado, e não apenas aspirações individuais.

“Eu acho que isso tem que ser discutido entre nós, mas o que vai nortear essa discussão é a Paraíba. Eu acho que é esse projeto”, afirmou Aguinaldo, reforçando a necessidade de alinhamento estratégico dentro do grupo familiar para garantir o melhor para o estado.

O deputado também foi questionado sobre a decisão do governador João Azevedo (PSB) de disputar o Senado em 2026 ou permanecer no cargo até o fim do mandato. Aguinaldo disse que será essencial para qualquer movimento político futuro. “A decisão do Governador, sem dúvida nenhuma, é o primeiro a se colocar dentro desse projeto e a gente respeita muito o Governador. Assim como a gente respeita todos aqueles que estão participando dessa discussão, que têm suas pretensões colocadas, mas essa construção deve ter como projeto maior o próprio Estado”, disse Ribeiro.

Ele frisou que, antes de qualquer plano pessoal, deve-se priorizar o que já foi conquistado nas eleições de 2022 e buscar avanços contínuos. “Que cada um, antes de ter um projeto pessoal, possa ter um projeto que olhe para isso que nós conquistamos em 2022 e que possa avançar cada vez mais”, concluiu. As declarações repercutiram na Rede Mais.

PUBLICIDA

João diz que nenhum partido terá duas vagas na chapa e rechaça pressão para definição de nomes para 2026

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afastou qualquer possibilidade de pressão em relação às eleições de 2026 e garantiu que as definições sobre a disputa serão tomadas no momento adequado, com foco na coesão da base aliada. As declarações foram feitas nesta terça-feira (4) durante a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Questionado sobre as movimentações políticas e o lançamento de nomes para a disputa eleitoral dentro de sua base, Azevêdo rejeitou qualquer sentimento de pressão e reafirmou que a definição das candidaturas ocorrerá dentro do prazo adequado. “Pressionado? Claro que não. A leitura de quem está de fora é diferente da de quem está dentro. Seguimos trabalhando e, quando chegar 2026, tomaremos as decisões necessárias. Vamos discutir todas as possibilidades, sempre em busca da unidade”, afirmou.
O governador também reforçou a importância do diálogo na construção do projeto político para 2026, destacando que a política deve ser conduzida com tranquilidade e articulação coletiva. “Política se faz com diálogo, sem afobamento. O debate é fundamental para garantir que as decisões sejam tomadas da melhor forma”, pontuou.
Azevêdo ressaltou que a definição dos nomes que comporão a chapa majoritária será feita de forma coletiva, com a participação dos partidos aliados e levando em consideração o cenário político do momento.
Entre as movimentações dentro da base, o deputado Adriano Galdino (PSB) defendeu a presença do Republicanos em dois espaços na chapa majoritária – um para a disputa ao governo e outro para o Senado. Sobre o tema, o governador afirmou que todos os partidos serão ouvidos e que a formação da chapa se dará de maneira estruturada e com critérios bem definidos.
“Em 2026, apresentaremos a chapa do grupo. Temos vários partidos aliados e nenhum terá duas vagas na chapa. No momento certo, serão escolhidos aqueles que estiverem em melhores condições de disputar cada cargo”, finalizou.

Mô Lima, filho de Pinto do Acordeon, assume vaga na Câmara de JP com posse de Guga Pet na “Secretaria dos Bichos”

O cantor e compositor, Mô Lima (PP), filho do saudoso Pinto do Acordeon, vai assumir uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa. Com 2.781 votos recebidos na eleição, Mô entrará no lugar do vereador Guga Pet (PP), que tomará posse na recém criada Secretaria do Cuidado e da Proteção Animal.

A pasta, criada por meio de Medida Provisória pelo prefeito Cícero Lucena (PP), tem o objetivo de intensificar as ações da prefeitura em favor dos pets. O vereador Guga foi eleito o mais votado nas eleições de 2024, com mais de 10 mil votos, empunhando a bandeira do cuidado com os animais.

Abrindo vagas para suplentes e convocando não eleitos, Cícero vai demonstrando que articulação política não é lá um bicho de sete cabeças…

Ricardo Barbosa anuncia troca do PSB pelo Republicanos para disputar vaga de deputado federal: "Já comuniquei ao governador"

O ex-deputado estadual e atual presidente da Companhia das Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, anunciou nesta terça-feira (04) sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio 100.5 FM Líder, ele afirmou que deseja seguir em busca de uma vaga como deputado federal.

“Eu vou tentar chegar ao Congresso Nacional. Isso é uma convicção. Tenho muito desejo de seguir contribuindo com a Paraíba. Tive muitos cargos importantes e fiz contribuições relevantes e significativas. Tenho consciência do meu papel como homem público e acredito que posso fazer ainda mais pela Paraíba no Congresso Nacionall”, declarou Barbosa.

O ex-deputado confirmou que será candidato pelo Republicanos e já comunicou sua decisão ao governador João Azevêdo (PSB). Segundo Barbosa, as tratativas para sua candidatura estão praticamente consolidadas.

“Já comuniquei ao governador minha decisão de ser candidato a deputado federal pelo Republicanos. Estou em tratativas praticamente consolidadas. Claro que decisões podem ser ajustadas aqui e acolá, mas essa é a minha intenção”, explicou.

Galdino defende que Republicanos ocupe duas vagas na chapa majoritária em 2026: “merecimento”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), defendeu nesta terça-feira (4), que seu partido deva ocupar duas vagas na chapa majoritária nas eleições de 2026 na Paraíba.

De acordo com Galdino, não se trata de imposição mas merecimento, tendo em vista que a legenda é a maior da Paraíba. Em conversa com jornalistas, antes da solenidade de abertura dos trabalhos da ALPB, o parlamentar defendeu que o Republicanos indique as vagas de governador e uma de senador.

“Não se trata de imposição, é merecimento, o Republicanos hoje é o maior partido da Paraíba, tem a maior bancada na e o presidente na Assembleia, tem o presidente da Câmara Federal, maior quantidade de prefeitos e de lideranças em todo Estado”, disse.

Tião diz que tem todas as certidões pra disputar vaga no TCE-PB; Taciano já teria 12 votos

Em entrevista ao programa Correio Debate (98 FM), em Brasília, o deputado estadual Tião Gomes (PSB) afirmou que está construindo sua candidatura a conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba de maneira tranquila. “Temos construído lentamente, através de nossos companheiros [a candidatura], colocando meu nome para disputar essa vaga no Tribunal de Contas, mas de uma maneira tranquila, elegante e cumprindo o que a lei determina”, destacou Tião que esteve na Capital federal para acompanhar a eleição e posse do paraibano Hugo Motta na presidência da Câmara Federal.

Disse que o deputado Taciano Diniz (União Brasil), que também colocou o nome para a vaga, tem o direito de estar na disputar. Taciano já teria 12 votos. Já Tião, não revela, mas é público que seu principal “cano eleitoral” é o presidente da Assembleia, Adriano Galdino.

A despeito de supostos processos, que poderiam impedi-lo de assumir a vaga, Tião Gomes fez questão de destacar que é ficha limpa. “Tenho, hoje, todas as certidões que necessitam para um candidato ao Tribunal de Contas. Então, se eu tenho todas as certidões, se estou totalmente livre para disputar, disputarei com toda certeza”.

O ano legislativo tem início nesta terça-feira (4) e a escolha do novo conselheiro do TCE-PB deve ocupar parte da pauta nesse segundo semestre. Em outubro deste ano, será aberta nova vaga com a aposentadoria de Fernando Catão, cuja vaga também é de indicação da Casa de Epitácio Pessoa.

Taciano Diniz mantém candidatura para conselheiro do TCE-PB e acredita que em disputa justa

O deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil) disse, nesta terça-feira (4) que mantém a sua candidatura para assumir o cargo de conselheiro para o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Na ocasião o parlamentar reforçou que apesar de ser da oposição, acredita em uma disputa justa.

“Recebemos o convite para a primeira vaga e reiterei que estou aguardando o anúncio de forma oficial chegar, para que possa ter uma abertura de dialogar com os cinco nomes e naturalmente com os 35 colegas. Se perceber o sentimento colocarei meu nome a disposição”. disse.

Questionado sobre a dificuldade de ser um deputado da oposição, Diniz explicou que a vaga é escolhida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e que o nome escolhido vai representar os paraibanos no Tribunal. “Aqui não tem o debate de situação de oposição. Independente de posicionamento político”, ressaltou.

O parlamentar também comentou sobre o deputado Tião Gomes (PSB), que tem o nome cotado para a vaga no TCE. Taciano explicou que apesar do candidato ter sido citado há um ano, acredita em uma disputa justa.

João Azevêdo e Lucas Ribeiro são recebidos por Adriano Galdino para abertura 22ª Legislatura na Assembleia Legislativa

O governador João Azevêdo (PSB) e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) participam agora pela manhã da Sessão Preparatória da 22ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que acontecerá no plenário deputado José Mariz. Na oportunidade, haverá a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora e a mensagem do governador do Estado João Azevêdo ao Poder Legislativo.

Ao lado do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, o governador faz a revista às tropas e apresentará aos demais presentes em plenário os resultados das realizações do Governo do Estado ao longo do ano de 2024, assim como, um balanço das ações em andamento, além de investimentos, políticas públicas e obras previstas para o ano de 2025.

A Sessão Preparatória servirá também para dar posse aos novos membros da Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa para o biênio 2025-2026. A Mesa Diretora que irá administrar o Poder Legislativo será composta pelo presidente reeleito Adriano Galdino; Felipe Leitão – 1º vice-presidente; Cida Ramos – 2º vice-presidente; Taciano Diniz – 3º vice-presidente; Fábio Ramalho – 4ª vice-presidente; Tovar Correia Lima – 1º secretário; Eduardo Carneiro – 2º secretário; Anderson Monteiro – 3º secretário; Jane Panta – 4º secretário; Sargento Neto – 1º suplente; Galego Souza – 2º suplente; Eduardo Brito – 3º suplente e Júnior Araújo – 4º suplente.

Além dos deputados e do governador João Azevêdo, a sessão contará com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Chapa de 2026: Café restrito na casa de Aguinaldo junta João, Hugo, Daniella, Lucas e Cícero na mesa

Durou cerca de três horas o café da manhã que reuniu lideranças governistas da Paraíba, em Brasília. Foi no meio da manhã de domingo (2), na casa do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).
Na mesa, além do anfitrião, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), o governador João Azevedo (PSB), o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), a senadora Daniella Ribeiro (PSD), o prefeito da Capital Cícero Lucena (PP) e, ainda, o vice-prefeito Léo Bezerra (PSB). 
O que se tem de projeção para a sucessão de 2026 é o governador João Azevêdo indo disputar uma vaga de senador, o vice-governador Lucas disputando à reeleição ao governo, tendo na outra vaga de senador o prefeito de Patos, Nabor Wanderley - pai de Hugo. A vaga de vice estaria reservada para uma indicação do prefeito Cícero. Pode ocorrer uma inversão nessa configuração, caso Nabor não sai da prefeitura, com Cícero disputando a outra vaga de senador e o Republicanos indicando o(a) vice. 
Todos degustaram exatamente o mesmo prato; sucessão estadual com molho de unidade. Sem moderação! (com informe de Heron Cid)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Nabor diz que "quem tá na política tem que tá sempre pronto", sobre candidatura ao Senado

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), comentou no início da tarde desta segunda-feira (3) sobre a possibilidade de disputar um cargo nas eleições 2026, na chapa majoritária. O gestor tem o nome lembrado para disputar uma vaga de senador e enfatizou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, que o momento é de administrar a cidade.

“Nosso projeto neste momento é administrar Patos. Nós estamos no 4º mandato fomos eleito agora nessa última eleição com quase 74% dos votos. Foram mais de 37 mil patoenses que saíram das suas casas para depositar na gente um voto de confiança”, disse Wanderley, que é pai do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), recém eleito presidente da Câmara dos Deputados.

“Quem tá na política tem que tá sempre pronto”

Ao longo da entrevista ao radiofônico, Nabor Wanderley não descartou que possibilidade de disputar vaga de senador e falou que ”quem tá na política tem que tá sempre pronto”. Segundo Wanderley, onde seu agrupamento político chega as pessoas perguntam se os mesmos irão disputar a chapa majoritária e há grandes nomes no Republicanos. 

Com o governador João Azevêdo (PSB) saindo para disputar o Senado, a chapa governista será encabeçada por Lucas Ribeiro (PP). 

“Claro que onde a gente chega as pessoas perguntam se a gente vai disputar uma chapa majoritária, isso aí a gente tem que tá pronto todo tempo. Quem tá na política tem que está sempre pronto. Ainda não discutimos isso, o Republicanos é um partido que cresceu muito, tem grandes nomes aí e eu tenho certeza que na hora certa sentaremos à mesa para formamos a chapa para eleição do próximo ano”, falou o prefeito de Patos.

Porém, ao fim da entrevista Nabor voltou a citar que “o foco agora é de trabalho”.

“O foco agora, o momento agora, é de trabalho, é de Hugo assumir esse cargo importante é tocar bem os projetos que são importantes para a vida do povo brasileiro que é isso que o povo brasileiro quer, que os projetos sejam votados para a melhorar a vida das pessoas e claro ajudar os municípios, principalmente ajudar à nossa Paraíba”, finalizou.

Confira o Arapuan Verdade desta segunda-feira (3):

Ao lado do netto Hugo, Chica Motta se encontra com Lula: ‘estima e cordialidade’

Em agenda oficial ao lado do neto presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) foi recebida, na manhã desta segunda-feira (3), pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
A parlamentar paraibana participou do encontro entre os recém-eleitos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados com o presidente Lula. “A harmonia e o diálogo entre os Poderes são essenciais para a manutenção de uma democracia forte, vibrante e respeitada. Esse compromisso foi reafirmado nesta manhã pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre”, destacou Francisca Motta.
Avó do presidente da Câmara, Hugo Motta, a deputada estadual (no sexto mandato) transmitiu aos chefes dos Poderes uma mensagem de sucesso e equilíbrio nas relações institucionais, sempre com foco no desenvolvimento do Brasil e na promoção da justiça social. “Tive a oportunidade de contribuir com uma mensagem de moderação, equilíbrio e o desejo de uma parceria institucional bem-sucedida e abençoada, sempre em prol do bem-estar do povo brasileiro. Agradeço ao presidente Lula pela estima e cordialidade”, finalizou. (com MaisPB)

Efraim revela diálogo com Hugo e Aguinaldo sobre a federação PP/REP/União: "teremos maturidade para sentar e construir o futuro"

O senador Efraim Filho (União) revelou, nesta segunda-feira (3), que vem mantendo diálogos com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) e o, agora, presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), sobre a federação entre as três e articulação que pode resultar "numa nova frente política na Paraíba para 2026".
Segundo Efraim, o novo grupo teria potencial para ser uma espécie de "terceira via" nas eleições de 2026, na Paraíba. "É um 'embrião' ainda, está sendo discutido. Temos toda a maturidade para sentarmos juntos e construir o futuro com os espaços de cada um. São três partidos com lideranças expressivas. Quem sabe dessa união pode surgir uma nova força político-partidária na Paraíba, não necessariamente vinculada ao governo ou a oposição, mas uma nova força que pode ganhar espaço para disputar as eleições de2026", afirmou o senador. 
A dificuldade na análise do senador se deve ao fato do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e do próprio Efraim Filho (União) serem, à preço de hoje, os prováveis concorrentes na disputa pelo governo em 2026. Lucas pela base governista e Efraim pela oposição. 

Governo sonda Aguinaldo para ministro das Relações Institucionais e fortalecer relação do Governo com o Congresso

Com a eleição e posse do deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) na presidência da Câmara Federal, as atenções se voltam para a reforma ministerial. Nesse início de semana, mais um paraibano entra em evidência: Aguinaldo Ribeiro (PP).

Ele é cotado para assumir o Ministério das Relações Institucionais do Governo Lula. Que já teria feito a sondagem e o deputado ficara de analisar. O cargo hoje é ocupado por Alexandre Padilha, alvo de críticas por parte do Congresso Nacional. Lembrando que Aguinaldo foi ministro das Cidades na gestão de Dilma Rousseff.

Reportagem do Poder 360, nesse final de semana, traz Aguinaldo Ribeiro na lista, além dos deputados José Guimarães (PT), Inaldo Bulhões (MDB) e o senador Jaques Wagner (PT).

Essa não é a primeira vez que o paraibano é cotado para um papel de destaque no Governo Lula. Nos bastidores, comenta-se que o paraibano poderia assumir a liderança do Governo na Câmara Federal, que tem à frente José Guimarães.

Lula recebe Hugo Motta e Alcolumbre: “Vamos trabalhar juntos pelo Brasil”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (03), no Palácio do Planalto, os recém-eleitos presidentes da Câmara, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Durante coletiva à imprensa, Lula destacou sua proximidade com os parlamentares e garantiu que ambos “não terão problema na relação com o Executivo”. O presidente também afirmou que o sucesso de Motta e Alcolumbre no comando do Congresso representará avanços para o país.

“Tenho certeza de que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira”, declarou Lula. Motta e Alcolumbre reforçaram o compromisso com a harmonia entre os poderes e a construção de pautas positivas para o Brasil.

“A Câmara estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país”, afirmou Motta. Alcolumbre ressaltou a importância de um Legislativo “forte, altivo e equilibrado”.

Veja vídeo com matéria completa sobre caso Júlio Paulo Neto e Sérgio Nery, que intriga a Paraíba

Um caso que intriga a Paraíba e precisa de uma solução da Justiça. A ação de paternidade sobre o espólio do desembargador Júlio Paulo Neto que teve novos desdobramentos com testemunhas reconhecendo em audiências Sérgio Nery como sendo seu filho biológico, o que já estava patente em exames de DNA. 

Veja o vídeo abaixo com a matéria completa sobre o caso. Confira no link Caso Júlio Paulo Neto e Sérgi Nery

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Efraim diz que ele e Aguinaldo terão maturidade para "construir consenso" numa federação do PP/REP/União

Perguntado sobre como seria uma federação entre Progressistas e União Brasil (além do Republicanos) na Paraíba, o senador Efraim Filho (União) adotou cautela. Os dois partidos estão em lados opostos no estado desde as eleições de 2022. Deve avançar neste mês de fevereiro a articulação que visa uma federação entre PP, Republicanos e União Brasil.

Efraim afirmou que, caso seja formalizada pelas direções nacionais, ele e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do PP, terão maturidade para sentar à mesa e construir uma alternativa de consenso. Para as eleições de 2026, o cenário de divisão já se desenha com Efraim Filho, pré-candidato ao governo pela oposição, e com o vice-governador Lucas Ribeiro, do PP, como um dos cotados pela base governista.

Apesar da cautela, Efraim enxerga também oportunidade: “Acho que pode surgir uma nova força partidária, desvinculada do governo, da oposição, mas trazendo uma nova força para dialogar com o futuro da Paraíba”. Em entrevista ao programa Hora H (Mais PB/POP FM), em Brasília, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, fala em “grande exercício de governança” unir as legendas. Ele acredita que as conversas devem avançar este mês.

“É difícil, não é fácil, é um exercício complexo, mas que, se concluído de forma exitosa, será bom pra todos”. Sobre quem comandaria essa federação na Paraíba, Rueda fala em “critérios objetivos”, mas preferiu não citar quais.

Em coletiva neste domingo, Hugo deixa em aberto definição sobre 2026: “Estarei onde a PB quiser”

(BRASÍLIA-DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), disse, na tarde deste domingo (02) a jornalistas da Paraíba durante coletiva de imprensa em Brasília, que ainda não há definição sobre como será a sua participação nas eleições de 2026 na Paraíba.

Antes de ser alçado para conduzir a Mesa Diretora da Câmara, Motta foi apontado como possibilidade para disputar o Senado ou o Governo do Estado. O parlamentar, no entanto, frisou que caberá ao eleitor “indicar” qual posição deve jogar.

“Eu vou estar sempre à disposição do povo da Paraíba. Vou estar aqui, sempre pronto para servir a quem me colocou aqui onde eu estou neste momento. Então, eu quero deixar aqui de forma muito tranquila. A nossa posição que eu estarei em 2026, será aonde o povo da Paraíba entender que eu possa servir melhor ao meu estado”

“Esse projeto [de presidir a Câmara] não estava, vamos dizer, no nosso planejamento. Essa construção nos obrigou, não a desviar a rota, mas nos obrigou a focar nesse projeto, que eu penso ser importante para Paraíba, onde você tem um filho da terra chegando a um dos cargos mais importantes da República. Com relação a 2026, nós temos um tempo para discutir isso até lá. A nossa chegada aqui, penso eu, ela vai ser tão boa para Paraíba, tão proveitosa, que nós vamos ter a condição de lá na frente até entender aonde Hugo pode ser mais útil à Paraíba, aonde eu posso servir mais a um povo?”, frisou.

Na visão de Hugo, “a vida de um político não é decidida apenas do ponto de vista pessoal” e por isso se faz necessário o debate para avaliar a conjectura para as decisões. “Sempre fiz política de grupo, sempre procurei trabalhar para ter um partido forte, que não tivesse apenas um líder, ou um líder e um familiar próximo. Hoje temos um partido que tem muitas lideranças na Paraíba e essa sempre foi a forma que eu procurei fazer política, agregando lideranças, pensamentos divergentes, agregando pessoas diferente”, destacou.

Wallison Bezerra – MaisPB

Fortes e juntos: Ascensão de Hugo e Daniella reforça poder da base governista para 2026

Ter poder é bom. Ter poder no tempo certo é melhor ainda. A ascensão de Hugo Motta à presidência da Câmara Federal, eleito de forma convincente, e de Daniella Ribeiro na primeira-secretaria do Senado Federal, chamada de “dama de ferro” pelo atual presidente da Casa, é o exemplo claro das duas coisas. Ambos – Hugo e Daniella – sobem no palco que vão ficar até a eleição de 2026, quando precisarão decidir seus futuros políticos nas eleições. Você consegue imaginar se terão dificuldades em articular junto a prefeitos, lideranças políticas, segmentos da sociedade acordos eleitorais para a próxima eleição. Claro que não.
Ampliando a lente para caber mais gente na foto, a análise se estende para a base da situação na Paraíba. Essa atual composição, portanto, revela uma força política descomunal para disputar os espaços majoritários das próximas eleições. Estamos falando de uma composição PSB, Republicanos, PP e PSD que possuem um presidente da Câmara dos Deputados, um governador (João Azevedo) e um vice-governador do Estado (Lucas Ribeiro), uma senadora primeira secretária do Senado, uma prefeitura (Cícero Lucena) e uma vice-prefeitura de João Pessoa (Léo Bezerra) e um presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (Adriano Galdino).
É overdose de poder num grupo só. Tanto que o único problema que eles podem enfrentar é o do excesso. Sim, a dosagem de poder é tão grande que pode dificultar a união. Tanto que a própria oposição, para encontrar entusiasmo, está sempre supondo rompimento da base governista. Hoje em Brasília, em cumprimentos, encontros, conversas e fotos essa unidade, no entanto, foi representada.
Doravante, se souberem manejar essa força se apresentarão nas eleições de 2026 com uma força descomunal impondo a oposição um desafio sem tamanho para superação. Inclusive, assustando a aventuras por parte de alguns.
Por ora, no entanto, a configuração para 2026 mostra, teoricamente, uma balança desequilibrada, em favor da situação.

Por Luís Tôrres