sábado, 29 de março de 2025

Grupo de pré-candidatos a deputado estadual volta a se reunir em Patos para definir estratégias visando 2026

Um grupo de pré-candidatos a deputado estadual na Paraíba realizou, nesta sexta-feira (28), mais uma reunião estratégica, dessa vez na cidade de Patos, no Sertão do estado. O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes, fortalecer articulações políticas e avançar na definição partidária para a disputa eleitoral de 2026.
A principal novidade foi a adesão do ex-deputado Dr. Érico, que passa a integrar oficialmente o grupo, ampliando a base de apoio e fortalecendo as articulações para a eleição. Outros nomes do cenário político paraibano também participaram do encontro, reforçando a formação do grupo.
Entre os presentes estavam Segundo Domiciano (ex-prefeito de São José do Sabugi), Cícero do Carmo (prefeito de Alcantil), André Gadelha (suplente de deputado), Cilinha (ex-prefeita de Riachão do Poço), André Gomes (ex-prefeito de Boa Vista), Manoel Ludgério (suplente de deputado), Neto Nepomuceno (ex-prefeito de Barra de Santa Rosa), Kaiser Rocha (ex-prefeito de Solânea), Aledson Moura (suplente de deputado) e Elias Costa (ex-prefeito de Jacaraú), além do empresário Abraão Dias, esposo de Cilinha, uma das peças-chave na estruturação desse grupo.
Essa foi a terceira reunião do grupo, considerada decisiva para as estratégias eleitorais do pré-candidatos, que buscam consolidar uma frente competitiva para as eleições de 2026. Nos bastidores, ainda há expectativa para que novos nomes possam integrar esse grupo, a exemplo do ex-deputado Buba Germano.

Pollyanna defende mais espaço para o PSB na majoritária e confirma candidatura a federal pela sigla

A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, afirmou estar pronta para ser candidata a deputada federal pelo PSB nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta sexta-feira (28), ela destacou a importância de o governador João Azevêdo contar com aliados que compartilhem da mesma visão política para dar continuidade às políticas públicas bem-sucedidas da atual gestão. “O governador precisa de nomes que deem continuidade a essa política pública que deu certo”, afirmou.
Pollyanna também defendeu que o PSB merece maior representatividade na chapa majoritária, considerando a gestão exitosa do partido no estado. “O PSB tem governado o estado de maneira eficaz e merece mais espaço na chapa majoritária. Qualquer partido que entre e não coloque o PSB estará fazendo uma mudança que o povo não quer”, declarou. Ela ressaltou ainda que o governador João Azevêdo está preparado para assumir qualquer cargo.
Quando questionada sobre a possibilidade de retornar ao PT, partido ao qual foi filiada anteriormente, Pollyanna negou qualquer chance dessa mudança, afirmando que está satisfeita no PSB e que o partido a acolheu bem. “Não há nenhuma probabilidade. Estou muito bem no PSB, que me acolheu. Também não tenho nenhuma aresta com o PT”, esclareceu.
A secretária também comentou sobre a necessidade de o governador João Azevêdo formar um time forte para sustentar sua gestão e uma eventual candidatura ao Senado. Segundo ela, o PSB precisa de candidatos que entendam a proposta do governo e possam estabelecer uma conexão com o Governo Federal. “O que o governador precisa é de candidatos específicos, do campo progressista, que compreendam o governo dele”, afirmou.
Por fim, Pollyanna reiterou sua disposição para a candidatura a deputada federal. “Estou pronta. O governador me chamou para compor e qualificar o partido com pessoas que entendem o processo”, concluiu. Ela também fez uma reflexão sobre os congressos municipais do PSB, que ocorrerão no sábado (29), ressaltando a natureza democrática do partido. “O PSB não tem dono. Quem manda são os filiados. O governador tem uma postura de conduzir, mas não de determinar nomes”, finalizou.

Sobre federação, Lucas Ribeiro vê “soberba” e sugere “humildade” a Efraim: “Foguete já dá ré”

Menos soberba e mais humildade. Essa foi a sugestão do o vice-governador Lucas Ribeiro ao senador Efraim Filho, sobre declarações dadas em relação a uma possível federação partidária entre União Brasil e Progressistas e com quem deve ficar o comando na Paraíba.
Em entrevista ao Hora H (Rede Mais), Lucas afirmou que, nas discussões nacionais, já há um entendimento firmado de como serão as escolhas.
“Os critérios quem tem que definir é a federação e os partidos que vão definir isso juntos. Já há critério. Inclusive existem critérios, que ele [Efraim], ainda não comentou na imprensa como o fator de um partido ter vice-governador, é bom que se diga isso. A gente tem que ter paciência e tranquilidade para não estar fazendo aqui comentários soberbos, sem humildade, que é o que ele tem feito”, criticou.
E deixou o recado: “Hoje, inclusive, foguete já dá ré. Então, o senador precisa de atualizar e ter humildade nos posicionamentos, ter o pé no chão, que toda pessoa precisa ter sobre qualquer tema e qualquer coisa. Porque, como se diz na palavra, a soberba precede a ruína”.

Veja o vídeo:

quarta-feira, 26 de março de 2025

Após passe livre, João Azevêdo lança ‘Geração Protagonista’

O governador João Azevêdo lança, nesta quarta-feira (26), diversas ações educativas voltadas ao protagonismo estudantil. São iniciativas que visam transformar a experiência dos alunos na rede pública estadual, com investimentos expressivos para ampliar oportunidades e fomentar o engajamento juvenil.
Entre as ações destacam-se o lançamento dos Editais do Programa Geração Protagonista e do Mascote do Trânsito da Paraíba, do Projeto de Bandas Marciais, dos Jogos Escolares Estaduais. Na ocasião, serão entregues kits escolares de esporte e de materiais de reposição das bandas marciais das escolas da rede estadual de ensino.
Semana passada, o governador sancionou a Medida Provisória que cria o Programa Passe Livre Estudantil. A medida garante transporte público gratuito para estudantes da rede estadual em João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande e Santa Rita.
O benefício é válido para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio (diurno e noturno) e dos Ciclos V e VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com limite de 44 passagens mensais, conforme o calendário escolar.

Deputado Júnior Araújo confirma saída do PSB e filiação ao PP

O deputado estadual, Júnior Araújo (PSB) confirmou, nesta terça-feira (25) que vai mesmo deixar o partido. Ele negou, no entanto, que seja por desavenças na legenda. “É natural que haja essas mudanças porque todo deputado busca sua sobrevivência, sua reeleição. Óbvio que estamos analisando isso”, disse.
O deputado destacou que recebeu alguns convites partidários, porém, revelou que as negociações estão bem avançadas com o PP, já o grupo político do qual pertence, em Cajazeiras, é filiado à sigla, a exemplo do ex-prefeito José Aldemir e a deputada Dra Paula. Ele destacou que será o candidato do grupo à reeleição, com a desistência de Dra Paula.
“Nossa possibilidade mais próxima de mudança é para o Progressistas porque parte de uma conjuntura local, onde elegemos, em Cajazeiras, a prefeita Corrinha (PP) e minha irmã, Cristiane pelo PSD. Temos um festo que Dra Paula me dá de não concorrer à reeleição para nos apoiar para a agente continua com essa vaga para Cajazeiras. Nada mais prudente e justo, que diante dessa atitude, o PP não venha ter prejuízo”, afirmou.
Júnior Araújo negou que a mudança de sigla signifique rompimento com o governador João Azevêdo (PSB). “Se estou indo para um partido que tem o vice-governador, não seria prudente ir para oposição. Além disso, todas minhas posições, votações e prática de comportamento aqui na Assembleia, deixa claro que tenho um alinhamento com o governo”, finalizou.

terça-feira, 25 de março de 2025

Luiz Couto diz que candidatura de RC fortalece PT na busca de aumentar bancada em 2026

O deputado federal Luiz Couto (PT) recebeu de forma otimista a pré-candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para disputar vaga na Câmara Federal, em 2026. Ricardo fez o anúncio durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta segunda-feira (24). Ricardo Coutinho teve 457 mil votos em 2022, sem mesmo ter acesso ao fundo eleitoral.
Intitulada “Não há disputa. A caminhada é conjunta”, a nota divulgada no fim da tarde desta segunda-feira pela assessoria do deputado Luiz Couto ressalta que “a entrada de Coutinho na disputa fortalece o projeto do PT na Paraíba e a defesa das políticas públicas voltadas para a população, especialmente para os mais vulneráveis”, destacou.
Couto acrescentou ainda que Ricardo é um aliado de longa data na luta pelos direitos do povo paraibano e no legado dos governos do presidente Lula. “A intenção é sair juntos, dialogando e defendendo políticas que melhorem a vida dos paraibanos, além de enfrentar setores contrários aos avanços sociais e à democracia.

segunda-feira, 24 de março de 2025

João Azevedo decide indicar Deusdete Queiroga para vaga de conselheiro no TCE-PB

Fontes que chegam de Sousa, no Sertão da Paraíba, asseguram que o governador João Azevedo resolveu inserir o nome do secretário Deusdete Queiroga como um dos três conselheiros do Tribunal de Contas do estado em 2025. Informa Walter Santos.
Atualmente, o processo vive os efeitos da indicação da advogada Alllana Galdino para a vaga anteriormente pretendida pelo deputado estadual Tiao Gomes.
“No caso do secretário Deusdete é uma decisão particular do governador que será formalizada nos próximos dias”, assegurou a Alta Fonte.

Ricardo Coutinho confirma candidatura a deputado federal e admite conviver com desafetos em nome do Projeto Lula

O ex-governador Ricardo Coutinho está decidido e vai disputar uma vaga na Câmara Federal para reforçar a bancada do PT e disse que está à disposição do presidente Lula para qualquer outra disputa. Informa Walter Santos. Em nome do projeto Lula para barrar a direita no Brasil, ele admitiu conviver até com desafetos políticos em nome do projeto nacional.
Candidato ao Senado em 2022, mesmo sem acesso ao fundo partidário/eleitoral devido briga judicial com a cúpula estadual do PT, Ricardo Coutinho teve 457 mil votos. Semana passada mostrou força ao indicar sua esposa Amanda Rodrigues, para Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental, no gabinete da ministra Gleisi Hoffmam, além do médico e diplomata de carreira Marcelo Costa, para chefia de gabinete do Ministério das Relações Institucionais. Marcelo é filho do médico Wamberto Costa, proprietário do CEDRUL
Ricardo Coutinho considera que o PT precisa construir condições para ampliar sua representação federal diante da expansão da direita e ele se considera preparado visando construir esse reforço. Ele está decidido também a formular, entre as pautas de campanha, a defesa urgente da regulação das big techs pois considera grave os absurdos produzidos pelas fake news sem regulação pelo Congresso Nacional.
O ex-governador acha que a expansão da direita não é só fator do exterior, e sim a partir do Brasil de 2013 em diante com a expansão do pensamento ideológico de Direita no país vitimando a sociedade. “Precisamos manter o status quo no Brasil de queda do desemprego, da estabilidade econômica, da ampliação da oferta de comida”, frisou, portanto, considera que se faz fundamental barrar a volta da direita de 2026 em diante.