sábado, 8 de maio de 2021

Demissionário, ex-secretário de Agricultura prepara-se para confronto com a gestão de Sapé

A população de Sapé foi pega de surpresa na tarde de quinta-feira (06) quando o então Secretário de Agricultura, Zé Carneiro (foto), denunciou que o prefeito Sidnei Paiva (Podemos) pressionou para que fosse confeccionada folha de ponto para uma funcionária “laranja” e logo em seguida entregou o cargo em uma live na internet.

Na live Zé Carneiro afirma que  a funcionária supostamente seria diretora do mercado público do município, mas quem de fato atua como diretor do mercado público é o marido da funcionária, conhecido como Serjão.

A imprensa teve acesso a um  áudio de uma reunião entre o então secretário de agricultura e a funcionária onde  é possível notar que quem de fato responde as perguntas é o marido da funcionária, também presente à reunião, o que aparentemente comprova a denúncia de  que a funcionária é laranja do marido.

O embate entre a suposta funcionária laranja e o então secretário ocasionou o desentendimento também com o prefeito Sidnei discorrendo no rompimento do entre secretário e prefeito.

 

Zé Carneiro promete para a próxima semana uma bateria de entrevista onde pretende esmiunçar suas denuncias contra a gestão municipal de Sapé, mas a imprensa repercute os desdobramentos da demissão, a exemplo do Programa Liberdade de Expressão da Rádio Araçá FM de Mari.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

PTB paraibano deverá cair no colo do ex-prefeito Romero Rodrigues

Com a debandada do PSD da base aliada do Planalto, em Brasília, o ex-prefeito Romero Rodrigues deverá receber um convite para assumir o comando do PTB/Paraíba, em substituição ao deputado Wilson Santiago, destituído hoje.

Ontem (06), Romero disse que não acompanha o presidente nacional Gilberto Kassab no provável apoio à Lula, e que segue apoiando o projeto de reeleição de Jair Bolsonaro à presidência da República. Quanto ao PTB, não há uma confirmação do convite.

O prefeito Bruno Cunha Lima, que integra os quadros do PSD, também discordou da debandada do seu partido nacional. Ele deverá migrar também para o Partido Trabalhista Brasileiro na hipótese do seu antecessor trocar de legenda.

Júnior Araújo comemora ritmo de obras da 4ª adutora que irá ampliar abastecimento em Cajazeiras: “Segurança hídrica pelos próximos 40 anos”

O deputado estadual Júnior Araújo ressaltou a importância da obra de 4ª adutora de água tratada que inicia no açude de Engenheiro Ávidos e vai até Cajazeiras, com tubulação de ferro fundido e vazão de 60 litros/segundo. A obra está com 80% da execução concluída.

De acordo com o parlamentar a obra, que possui investimento na ordem de R$22,3 milhões e abrange 18 quilômetros, irá garantir a segurança hídrica de Cajazeiras pelos próximos 40 anos.

“Cajazeiras agradece os investimentos e o compromisso do governador em mais uma obra na Terra do Padre Rolim” destacou o parlamentar.

Ruy diz ser possível coalizão de oposição para disputa em 2022, defende filiação de Nilvan e aponta nomes de Pedro e Romero ao governo...

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), durante entrevista nesta sexta-feira (7), ao programa Rede Verdade/ Sistema Arapuan de Comunicação, defendeu a união das oposições na disputa pelo governo em 2022, mesmo com cenários diferentes em âmbito nacional. 

Sobre o convite feito pelo deputado Pedro Cunha Lima para a filiação do comunicador Nilvan Ferreira ao PSDB, Ruy afirmou já ter conversado sobre o assunto e que não colocará empecilhos já que ele comunga das mesmas ideias no campo da oposição estadual. 

E sobre a disputa pelo governo, Ruy apontou os nomes do próprio Pedro e do ex-prefeito campinense Romero Rodrigues como ideais para encabeçar a chapa de oposição.  Confira, abaixo, a íntegra da entrevista concedida ao apresentador Luís Tôrres.

Deputado Wilson Santiago é afastado do comando do PTB na Paraíba

O deputado federal Wilson Santiago foi afastado do comando do PTB na Paraíba, conforme comunicado da direção nacional do partido. O afastamento ocorreu após o deputado se omitir da votação do Projeto de Lei 4754, que criminaliza o ativismo judiciário no país.

O projeto estabelecia a possibilidade de impeachment de ministros do Supremo Federal Tribunal (STF) que usurpassem competência do Congresso Nacional e foi derrotado na Comissão de Constituição e Justiça com apenas um voto de diferença. Foram 33 votos contra a aprovação do projeto e 32 a favor.

Em nota, o PTB anunciou a substituição dos membros da comissão e disse que irá até o fim pela aprovação do projeto.

Veja a nota do PTB na íntegra:

O Partido Trabalhista Brasileiro reitera que não é verídico que prejudicou a votação referente ao Projeto de Lei 4754 que criminaliza o ativismo judicial.

No entanto, atitudes foram tomadas pelo PTB. Foi feita a troca, de forma imediata, dos membros da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) que se omitiram. Ademais, o deputado Wilson Santiago (PTB-PB) foi afastado do comando partidário da Paraíba.

Vale destacar que faltou articulação da própria CCJC com a base governamental. Pois, enquanto partidos como, por exemplo, o Solidariedade que votou todo a favor do projeto, os cinco deputados representantes do PP votaram contra.

O PTB, então, reforça o seu posicionamento em respeito à lealdade com a nação brasileira e o com os ideais partidários amparados pelo Estatuto. O ativismo judicial é pernicioso ao país e tem que ser combatido. Portanto, o Partido Trabalhista Brasileiro vai até o fim pela aprovação deste projeto e de outros que combatem o ativismo judicial.

Aliança da oposição: Pedro, Romero, Nilvan e Wallber podem estar juntos contra João em 2022?

Esta quinta-feira (06) foi movimentada no cenário político paraibano. Duas lideranças do campo da oposição ao governador João Azevêdo se reuniram longe das vistas da imprensa ontem à noite. Mas, o teor da conversa foi revelado: Pedro Cunha Lima convidou Nilvan Ferreira para integrar os quadros do PSDB. É a união entre Campina Grande e João Pessoa, tão desejada para uma chapa majoritária no ano que vem.

“Fica um convite de pé, já que a gente enxerga com muita clareza que Nilvan estará fiel as suas convicções e a sua coerência e vai ficar no campo das oposições. Como o MDB agora passa a gravitar na órbita do Governo do Estado, fica o nosso convite de pé para que ele venha se somar ao PSDB, trazer a sua contribuição, uma energia e força de trabalho”, disse Pedro.

É de conhecimento público que Pedro Cunha Lima é pré-candidato ao Governo. Assim como Romero Rodrigues também já se lançou e deve ser o candidato de Bolsonaro na Paraíba, caso persista na candidatura. Pedro tem o apoio de Cássio, Romero o de Bruno. Os Cunha Lima estão divididos. É evidente que duas candidaturas são possíveis, mas enfraqueceria a oposição e facilita o caminha para João se reeleger.

Em mensagem ao Polêmica Paraíba, Pedro Cunha Lima disse que ainda é cedo para discutir as eleições do ano que vem. “A gente sabe que ainda tem um chão grande pela frente, é cedo para se ter definições partidárias em nível de disputa de eleição, mas, desde já, a gente faz essa aproximação”, disse Pedro. É possível uma aliança entre Pedro e Romero? Aí é que entra Nilvan Ferreira. O radialista disse que é possível uma conjunção de forças e que o momento é de buscar união no campo da oposição.

Vale lembrar que Nilvan se reuniu com Wallber Virgolino, também opositor de João, recentemente e firmaram parceria para 2022. O radialista afirmou, na época, que esse é o “primeiro passo” de uma construção que começou, e que segundo ele, deve reunir outras lideranças. Ambos declararam que essa união será formada com o projeto majoritário em mente.

Nilvan já se mostrou disposto a juntar essas forças. Já se reuniu com Wallber e Pedro. Durante a campanha para prefeito de João Pessoa, recebeu o apoio de Romero, no segundo turno e deve continuar conversando com o ex-prefeito de Campina. Resta saber se Pedro e Romero vão convergir e deixar vaidades de lado em torno do nome que tiver mais força, o que será analisado em pesquisas internas.

Caso eles decidam ir juntos, são três vagas: governador, vice e senador. Para onde cada um vai? A composição mais provável seria Pedro para o governo, Nilvan como vice e Romero para senador. Wallber tentaria ser deputado federal. Mas é apenas uma especulação. O cenário ainda pode mudar e esses quatro nomes podem dançar entre esses cargos. Vai ser preciso muita conversa e concessões para juntar os nomes da oposição em torno das vagas disponíveis.

Em encontro com Guerra e Tião Gomes, Gervásio discute ingresso na base de João e deve desistir de concorrer à reeleição para disputar vaga na ALPB

O deputado federal Gervásio Maia tem estudado os vários cenários referentes à disputa eleitoral de 2022 com olhar redobrado para a montagem de chapas partidárias fortes, já que não teremos coligação. Com iminente desfiliação do PSB, deve desembarcar no Cidadania ou Avante.

Para isso, teve uma conversa ao pé do ouvido nesta quinta-feira (6), durante almoço no Restaurante Nau, com o secretário Ronaldo Guerra (presidente estadual do Cidadania) e com o deputado estadual Tião Gomes (vice-presidente estadual do Avante). A novidade é que Gervásio deve desistir de concorrer à reeleição para fazer o caminho de volta disputando um mandato de deputado estadual em 2022.

Confirmou que andou se encostando no partido do governador João Azevêdo. “Convite não, mas conversamos sobre cenários, conjuntura política, tanto no campo federal, quando no estadual”, disse em entrevista a Arapuan. “Além disso, não posso adiantar nada”, e se diz feliz por ter “muitas portas (partidárias) abertas”, concluiu.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Em encontro com Zé Armando e Arlington Queiroz, deputado Júnior Araújo recebe pleitos para defender em benefício de Itaporanga...

O deputado estadual Júnior Araújo (Avante) teve uma conversa na noite desta quinta-feira (6) com o vereador Arlington Queiroz e Zé Armando, quando recebeu pleitos para serem defendidos em favor do município de Itaporanga - no Vale do Piancó.

Júnior Araújo tem construído uma caminhada sólida visando a reeleição, em 2022, e a 'Rainha do Vale' é uma das cidades que tem colocado em seu no radar. Para isso, vai buscar imprimir uma defesa constante e firme dos anseios em prol da população local.

"Itaporanga é uma das principais cidades do Vale do Piancó e tem um potencial econômico incrível e uma vocação econômica vinculada ao setor têxtil", pontuou o parlamentar que deve receber mais líderes políticos de Itaporanga na próxima semana.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Em Itaporanga, prefeito abre crédito de R$ 989 mil para compra de equipamentos e deve entregar em breve matadouro cuja obra se arrasta há uma década.

Após aprovação pela Câmara de Vereadores, na segunda (03), o prefeito de Itaporanga Divaldo (DEM) abriu nesta quarta-feira (05) crédito especial ao orçamento no valor de R$ 989.188,09 mil para aquisição de equipamentos destinado ao matadouro público. Com isso, espera-se que seja colocado definitivamente em funcionamento e à disposição da população em breve. 

Uma obra que se arrasta desde agosto 2011 quando o então prefeito Djaci Brasileiro assinou a escrituração do terreno para construção (adquirido do agropecuarista Júnior de Moá) medindo 2 hectares, localizado à 4 km da cidade, às margens da BR-356 sentido Pedra Branca. O terreno custou à época R$ 30 mil. 

Prestes a completar uma década, a obra tão sonhada pela população foi palco de palanques políticos e disputas judiciais nesse período. Passou por três gestão: Djaci (2009/2012), Audiberg (2013/2016) e Divaldo I (2017/2020).  Tocada a partir do segundo semestre de 2014, a gestão Audiberg Alves investiu exatos R$ 646.321,98 mil de recursos próprios resultando 60% da construção. Para concluir, segundo o ex-prefeito Audiberg, ficou saldo de R$ 400 mil em caixa oriundo da venda da folha do funcionalismo municipal. Já em 2019, o atual prefeito Divaldo conseguiu junto à deputada federal Edna Henrique (PSDB) viabilizar liberação de R$ 489.940,84 mil (emperrados desde 2017), via Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA), destinados à conclusão da obra. 

O novo matadouro vem a substituir o antigo, construído na década de 1970, interditado em 2010 pela Justiça diante das inúmeras irregularidades apontadas em relatórios higiênicos-sanitárias. Desde então, comerciantes e a população foram afetados com a falta de um local adequado para o abate de animais. Causando sérios transtornos à saúde pública. Situação que, agora, parece chegar ao seu estágio final de impropérios e ser definitivamente resolvida.