sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Wilson Filho é recebido por Cristiane Remígio em Piancó, visita programa Tá na Mesa e reforma da escola estadual Santo Antônio

O deputado estadual Wilson Filho cumpriu agenda quarta-feira (05) no município de Piancó junto com a ex-candidata à prefeita do município, Cristiane Remígio, e conferiu o andamento do programa Tá na Mesa e a reforma do Complexo Educacional da Escola Estadual Santo Antônio.

O programa Tá na Mesa do Governo da Paraíba iniciou as atividades no dia 28 de junho no município e está servindo diariamente 250 refeições para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Estamos felizes em ver de perto que essa ação está ajudando a tantas pessoas que necessitam nessa época difícil de pandemia. O governador Joao Azevêdo foi sensível com os que mais precisam, levando o programa para 83 municípios”, disse Wilson Filho.

Wilson ainda visitou o Complexo Educacional da Escola Estadual Santo Antônio que está passando por uma ampla reforma. O governo da Paraíba está investindo mais de R$ 3 milhões na obra e a escola contará com modernos laboratórios, biblioteca , auditório e salas de aula.

Conforme ressaltou a ex-candidata à prefeita local, Cristiane Remígio, a escola é um patrimônio histórico do município e terá capacidade para atender cerca de 800 estudantes. “Agradecemos ao deputado Wilson Filho pelo empenho e ao governador João Azevêdo que atendeu a nosso pleito e está trabalhando para construir um grande equipamento que trará inúmeros benefícios para a educação”, concluiu Cristiane.

Cícero Lucena e João Azevêdo inauguram novo letreiro de João Pessoa no Busto de Tamandaré; Confira fotos:

A Prefeitura de João Pessoa inaugurou, nesta quinta-feira (05), o novo letreiro com o nome da cidade, na Orla da Capital, entre os bairros de Tambaú e Cabo Branco. O novo design contém o nome completo da cidade, João Pessoa, com um sol ao centro. Na base, a frase ‘o primeiro sol das Américas’.

A gestão municipal resolveu mudar o nome porque o antigo, ‘Eu amo Jampa’, apresentava sinais de deterioração. No modelo anterior, em vez de um sol, havia um coração. Dezenas de moradores e turistas pararam no ponto turístico para fotografar o novo letreiro, já revitalizado, instalado no Busto de Tamandaré, na Capital.

O prefeito Cícero Lucena (PP), o vice-prefeito Léo Bezerra (Cidadania) e o governador João Azevêdo (Cidadania) participaram da inauguração. Eles tiraram uma foto no local. Inaugurado em 2015, o letreiro “Eu amo Jampa” foi uma homenagem e representava “o amor pela cidade estampado em um dos principais pontos turísticos da Capital”. O novo desgin destaca o sol, que nasce primeiro em João Pessoa.

Confirmada filiação de Ricardo Coutinho ao PT, que levará junto os deputados Jeová, Estela e Cida Ramos: "Vamos construir chapa forte e fazer do PT o maior partido da Paraíba", diz RC à Folha de S. Paulo

O jornal Folha de São Paulo noticiou ontem (5) como consolidado o retorno ao PT do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, juntamente com três deputados estaduais: Jeová Campos, Estela Bezerra e Cida Ramos - todos vão deixar o PSB. 

"Vamos construir uma chapa forte e fazer do PT o maior partido da Paraíba", afirmou Ricardo Coutinho à Folha, dando a entender que o partido participará de uma chapa majoritária. O retorno de Ricardo ao PT acontece 18 anos depois dele ter deixado o partido, por onde foi vereador e deputado estadual mais votado do estado.  ele foi filiado ao PT entre 1982 e 2003. 

Após ter deixado o PT, Ricardo foi eleito e reeleito prefeito de João Pessoa, depois, eleito e reeleito governador.  Em 2018 decidiu não disputar vaga ao Senado, na época praticamente certa sua eleição, e depois que deixou o governo caiu nas malhas da Operação Calvário sendo preso, iniciando seu inferno astral. Foi candidato a prefeito da Capital, em 2020, mas não teve êxito ficando na sexta colocação.

Depois de ter recebido Ricardo Coutinho, dias atrás, o ex-prefeito Lula recebeu na noite de ontem (5) o senador e vice-presidente do Senado, Veneziano (presidente do MDB/PB), enquanto a presidente nacional do PT recebeu terça-feira (3) o ex-prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (ainda no PV). 

Lula articula seu palanque na Paraíba com a formação de uma chapa composta por esses três personagens na disputa da sucessão estadual. 

Diálogo de Veneziano com Lula foi na sede do PT em São Paulo e durou mais de 2 horas

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na tarde/noite desta quinta-feira, 05, na sede nacional do PT o senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). A conversa foi proposta por Lula, que havia feito o convite a Veneziano há cerca de 10 dias. A presidente do PT, deputada Gleisi  Hoffman participou da conversa.

Veneziano é presidente estadual do MDB da Paraíba. Esse encontro acontece após Lula ter recebido o ex-governador Ricardo Coutinho, semana passado, e depois de Gleisi ter recebido o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (ainda no PV), na terça-feira (3). 

Antes de Veneziano, Lula teve uma conversa com o ex-governador do Paraná, Roberto Requião, que na última segunda-feira, 02, deixou o MDB, após 40 anos de filiação À legenda. Requião foi convidado por Lula para se filiar ao PT, mas não deu resposta definitiva. Os dois também conversaram sobre um plano de construção social para o Brasil. 

Quando Requião deixou a sala, Veneziano foi recebido com um longo abraço pelo ex-presidente petista. A conversa entre os dois durou mais de duas horas segundo informações internas de integrantes do PT de São Paulo. Segundo Veneziano, o encontro representou “instantes suficientes para falarmos sobre questões diversas”. O senador disse que foi recebido com “carinhosa e generosa atenção” por parte do petista. 

Já o ex-presidente Lula afirmou que a conversa teve como base o atual momento político e administrativo do Brasil. “Conversando e refletindo muito sobre o momento que atravessa nosso país. Encerramos mais um dia intenso e de muito diálogo”, afirmou o petista.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Senadora Leila do Vôlei anuncia filiação ao Cidadania e PSB fica sem representação no Senado

A senadora Leila Barros (DF), a Leila do Võlei, anunciou nesta quarta-feira (4) que formalizou a desfiliação ao PSB e se filiará ao Cidadania. Com a mudança, o PSB deixa de ter representação no Senado e o Cidadania passa a ter três senadores.

Nas eleições de 2018, o PSB elegeu três senadores, entre os quais o paraibano Veneziano Vital do Rêgo, que trocou a legenda pelo MDB. O outro senador eleito pela legenda socialista foi o radialista Jorge Kajuru, que atualmente está filiado ao Podemos-GO.

A saída de Leila do partido tem como pano de fundo a disputa do governo do Distrito Federal em 2022. A senadora deve concorrer ao executivo do Distrito Federal, possivelmente ao lado do senador Reguffe (Podemos-DF).

Fachin mantém quebra de sigilo de paraibana irmã de Tércio Arnaud, apontado como líder do 'gabinete do ódio'

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liminar formulado pela advogada campinense Lígia Nara Arnaud Tomaz para impedir a quebra de seus sigilos telefônico e telemático pela CPI da Pandemia no Senado. Ela é irmã de Tércio Arnaud Tomaz, assessor especial da Presidência da República e apontado como um dos líderes do ‘gabinete do ódio’ do governo Bolsonaro.

A defesa alega que as justificativas do requerimento, que se baseiam na suposição de que a advogada integraria o chamado “gabinete do ódio”, são errôneas porque ela nunca exerceu cargo público de assessoramento no Palácio do Planalto.

O próprio Tércio Arnaud Tomaz recentemente usou as redes sociais para criticar a quebra de sigilo pela CPI da Pandemia. Os senadores querem ter acesso ao levantamento (quebra) e a transferência dos sigilos telefônicos e telemáticos de Lígia Nara Arnaud Tomaz, a contar do mês de abril de 2020.

Em informações enviadas ao STF, a CPI afirma que Ligia Nara participou, como protagonista, na criação e na divulgação de conteúdos falsos a respeito do uso de vacinas, do tratamento precoce sem eficácia comprovada e de teorias como a da imunidade rebanho na internet. Ainda segundo a comissão, depoimentos colhidos até o momento, somados a informações e documentos, apontam a existência do “gabinete do ódio”.

Decisão

Em sua decisão, o ministro Fachin afirma que a análise da fundamentação da decisão de quebra de sigilo deve se limitar a identificar se está amparada em provas. Por isso, o Poder Judiciário não pode, no âmbito de mandado de segurança e sem documentação idônea, reavaliar a qualidade das provas documentais e testemunhais.

Fachin disse que a CPI da Pandemia tem “a relevantíssima atribuição de investigar os fatos da maior tragédia brasileira” e que uma das linhas de investigação é identificar os responsáveis pela disseminação de informações falsas, de propostas de tratamento de saúde sem comprovação científica e de graves omissões em relação à necessidade de atuação urgente para remediar os problemas encontrados.

O “gabinete do ódio” é supostamente um grupo formado para produzir relatórios diários para a presidência sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo, coordenar as redes sociais do Planalto, criticar duramente adversários e fazer todo o planejamento de campanhas digitais do governo federal.

“Não tenho dúvidas que novos tempos virão”, diz Julian Lemos após reunião com João Azevêdo onde apresentou pleitos para beneficiar a Segurança Pública

O deputado federal Julian Lemos participou nesta segunda-feira, dia 02, de uma agenda institucional com o governador João Azevêdo e na ocasião apresentou ao gestor estadual pautas ligadas à Segurança Pública, entre elas a integralidade, paridade, aumento salarial, concurso para Polícia Militar e Civil, horas extras, reformas em unidades da Polícia Militar, armamentos, entre outros temas.

De acordo com o parlamentar, o governador foi bastante solícito e afirmou que em breve se reunirá novamente com ele para dar os melhores encaminhamentos e soluções para os problemas relatados, que ainda segundo Julian se arrastam por mais de uma década.

“Hoje estive em uma agenda institucional com o Governador da Paraíba João Azevedo, levando a ele pautas ligadas à Segurança Pública do estado. Minhas impressões são as melhores possíveis diante da conversa, o governador afirmou que em breve voltaremos a sentar mais uma vez para acharmos uma solução possível para problemas que se arrastam a mais de uma década. O governador ouviu com muita atenção e foi sensível ao que eu lhe apresentava e não tenho dúvidas que novos tempos virão” sentenciou.

Eduardo Carneiro intermedeia audiência entre prefeito de Cuité de Mamanguape e Secretário de Educação do Estado e destaca: “Em breve levaremos boas notícias para o município”

O deputado estadual Eduardo Carneiro, do PRTB, intermediou, na tarde de ontem, uma reunião entre o prefeito de Cuité de Mamanguape, Helinho Sousa, e o secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado para tratar de ações voltadas para o município. Participaram da reunião a vice-prefeita, Dayane Dantas bem como a equipe técnica do município a fim de debater projetos importantes para a cidade.

Nas rede sociais, Eduardo fez o registro do encontro, agradeceu a receptividade do secretário e destacou que em breve o município será contemplado com boas novas na Educação.

“Visitei a secretaria de Educação do Estado, acompanhando o prefeito de Cuité de Mamanguape, Helinho Sousa, a vice-prefeita, Dayane Dantas e a equipe técnica do município para levar projetos importantes para a cidade. Agradeço ao secretário de Educação, Cláudio Furtado, por ter nos recebido! Em breve levaremos boas notícias para a educação deste importante município do Vale do Mamanguape”, postou.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Prefeitura de João Pessoa publica nomeação de aprovados nos concursos da área administrativa e saúde

Os aprovados nos concursos da Prefeitura de João Pessoa para as áreas administrativa e de saúde foram convocados para tomarem posse. A nomeação dos aprovados por ordem de classificação foi publicada em edição especial do Semanário Oficial nesta segunda-feira (2) e os novos servidores da administração pública municipal têm o prazo de 30 dias para se apresentarem e tomarem posse em seus respectivos cargos.

Antes de se apresentar da Divisão de Posse (Dipoc) da Secretaria de Administração (Sead), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM, foto), os nomeados devem comparecer à Junta Médica Municipal, na Rua Francisca Moura, 395, no Centro, mediante agendamento através do telefone (83) 3214-3710, para a realização da inspeção médica (exame pré-admissional), munido dos resultados dos exames relacionados no Edital de Convocação, tais como hemograma, glicemia e avaliação cardiológica, entre outros descritos no edital.

Os nomeados devem se deslocar à Dipoc de posse do exame médico pré-admissional fornecido pela Junta Médica para investidura no cargo, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h, devendo apresentar também original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor com comprovante de votação da última eleição, documento militar (para o sexo masculino), carteira do PIS ou Pasep, carteira de trabalho, comprovante de residência, diploma, registro no Conselho de Classe, entre outros documentos relacionados no Edital de Convocação.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Júnior Araújo consegue ônibus escolar para Brejo do Cruz e anuncia para breve ambulância nova: “fruto de nossas emendas impositivas individuais”

O deputado estadual Júnior Araújo comemorou mais uma conquista do seu mandato em prol dos paraibanos. Desta feita especialmente em benefício da Educação da cidade de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.

De acordo com as informações do parlamentar, ele conquistou um ônibus escolar novo para o município e em breve, em parceria com o governo do Estado, também enviará uma ambulância nova para a cidade.

“Trabalhar por Brejo do Cruz para mim é muito especial por ter nesta cidade minhas raízes. Breve a cidade também receberá uma ambulância zero quilômetro, fruto de nossas emendas impositivas individuais” pontuou.

O deputado ainda agradeceu a parceria com o governo do estado que faz com que suas demandas sejam atendidas e a população beneficiada.

R$ 50 mil: CBF mais do que dobra salário de Michelle Ramalho

A presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho, está rindo à toa. Em meio à crise que atinge todo país, inclusive profissionais que atuam no futebol do estado, a dirigente recebeu um aumento de mais de 100% no salário por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde o último dia 30/07, a cartola recebe R$ 50 mil mensais. Até então, a entidade pagava R$ 20 mil.

O aumento foi dado a todos os outros presidentes das federações de futebol do país. A decisão é do presidente interino da CBF, Coronel Nunes. Ela acontece em meio ao processo da Comissão de Ética do Futebol contra Rogério Caboclo, afastado da presidência da CBF desde 6 de junho, devido a uma denúncia de assédio moral e assédio sexual contra ele.

Carlos Siqueira mostra a porta dos fundos a RC: "Perdemos um governador e um senador por causa dele e, agora, não vamos perder o deputado Gervásio".

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse não vai perder o deputado federal Gervásio Maia (ambos na foto), nem o trocar pelo ex-governador Ricardo Coutinho, que está se desligando da legenda socialista sem deixar saudades.

Siqueira realçou que “ele (Coutinho) se desentende com o governador, rompe com o governador, ficamos ao lado dele, depois rompe com o senador, ficamos do lado dele. Agora, não podemos perder o deputado federal”.

Lembrou o apoio a Coutinho durante os momentos de rompimento com o governador João Azevêdo (Cidadania) e com o senador Veneziano Vital (MDB). “Perdemos dois quadros partidários por causa dele e, agora, não vamos perder o deputado Gervásio Maia”, reforçou.

Cartaxo se reúne com presidente nacional do PT para articular alianças visando 2022

Após reunião com o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, se encontrou, em Brasília, com o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, presidente do PV na Paraíba. Cartaxo foi recebido por Gleisi na tarde desta terça-feira (03) para debater, segundo ele, as conjunturas políticas do Brasil e da Paraíba para as eleições do próximo ano.

O ex-prefeito de João Pessoa afirmou que é preciso buscar alternativas para que no próximo ano haja uma frente sólida de centro-esquerda para disputar as eleições de 2022. “Nosso país vive um momento muito difícil, com a volta da fome, a alta no desemprego e os indicadores sociais cada vez mais baixos, castigando milhões de brasileiros. Este encontro é para fortalecer esse diálogo, ampliar as alianças para vencer as eleições e fazer com que nosso povo volte a ter qualidade de vida”, destacou Cartaxo.

Na semana passada, Gleisi Hoffmann e o ex-presidente Lula receberam Ricardo Coutinho. A reunião reforçou a tese de que o socialista estaria pretendendo retornar ao PT, legenda da qual já fez parte.

Deputada Pollyana Dutra e vereadora Priscila de Zomim se unem por universidade no Vale do Piancó e ganham (do pai da vereadora) doação de terreno

O debate sobre a implantação de um campus universitário no Vale do Piancó é de suma importância e cada vez que essa bandeira é levantada renova-se a esperança para a realização deste sonho. Como no último fim de semana, quando a deputada [da região de Pombal] Pollyana Dutra e a vereadora piancoense Priscila de Zomim decidiram encampar essa luta que já se desenrola há décadas. 

"É uma causa que só se resolve na política. E aí a gente precisa saber e entender que as escolhas no momento do voto é importante pra essas decisões. O deputados federais exercem um papel crucial nisso porque tem emendas de bancada. A gente não vê emendas destinadas para tantas outras cidades? Porquê não se destina pra cá, com esse objetivo", disse a deputada. 

Para até surreal, mas é a realidade pura, ver uma região do porte do Vale do Piancó não ter ainda campus universitário. Uma vergonha para os políticos da região. Pollyana lembrou que a proposta já foi levada à Assembleia Legislativa, mas, neste primeiro momento, o governo não encontrou condições de bancá-la. Ela ressaltou também ser crucial o engajamento da bancada paraibana em Brasília.

"Está na hora de parar e discutir as prioridades, qual é a agenda do Vale do Piancó, porque às vezes resolve as ações pontuais e a ação maior, que vai interferir no grau de competitividade e oportunidade, que é a universidade, fica sempre em segundo plano. Eu me acosto à vocês nesse luta porque sou sertaneja", afirmou Pollyana Dutra.
A fala se deu no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, transmitido direto da cidade de Piancó. Durante o debate, o pai da vereadora Priscila, o empresário Zomim, garantiu que se a universidade tiver de fato sua implantação resolvida para Piancó ele doará o terreno para construção do campus. A vereadora, por sua vez, fez um apelo para que haja união em torno da causa.

"Mais um motivo pra a gente abraçar essa causa, seja vereador, deputado, o próprio prefeito, todo mundo fazendo seu esforço. Já temos o terreno, já tem a base, vamos trazer agora a estrutura. O Vale precisa disso. Tenho certeza que a deputada vai trazer logo logo motivos pra a gente estar sorrindo", disse Priscila. 

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Ricardo Barbosa aponta aprovação do Governo João na Paraíba como carro chefe da reeleição: “Vencerá a eleição de 2022, seja quem for o candidato da oposição”.

Apesar da movimentação da oposição na Paraíba, o líder da Maioria na ALPB, deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) prevê um cenário positivo para reeleição do governador João Azevêdo nas eleições de 2022, seja qual for o adversário. Para o parlamentar, João tem aprovação popular em todo estado, que é o que lhe credencia como favorito para permanecer administrando o estado.

“João Azevêdo vencerá a eleição de 2022, seja quem for o candidato da oposição”, disse. Quando o assunto é a composição da chapa do governador, Barbosa julga correta a atitude de João em não antecipar o debate. “João está correto em não antecipar a definição da chapa majoritária neste momento”, emendou.

Para ele, em janeiro ou fevereiro do próximo ano, deverão ocorrer as tratativas definitivas com os aliados para a escolha dos candidatos a vice-governador, senador e suplente de senador, que são as vagas disponibilizadas para composição.

Júnior Araújo destaca parceria administrativa e política com prefeito de São José de Lagoa Tapada

O deputado estadual Júnior Araújo, do Avante, recebeu em sua casa, na cidade de Cajazeiras, neste fim de semana, o prefeito da cidade de São José de Lagoa Tapada, mais conhecido como Coloral. Nas redes sociais, Júnior fez questão de destacar a parceria política e administrativa com o gestor.

Tratou sobre algumas ações e liberações de recursos para a cidade de São José da Lagoa Tapada, além de falar sobre a conjuntura das eleições 2022.

“Tendo o prazer de receber o @prefeitocoloral em minha casa na cidade de Cajazeiras. O Pref. Coloral é um grande parceiro político e fraterno amigo. Na oportunidade tratamos de algumas ações e liberações de recursos para a cidade de São José da Lagoa Tapada, além de falar sobre a conjuntura das eleições 2022”, postou.

Ao comentar sobre Bolsonaro não responder pergunta à seu respeito, Julian Lemos diz que: "ele não tem o que falar de ruim de mim. É um presidente sem nenhum legado para o Brasil".

Em recente entrevista à Arapuan FM, de João Pessoa, o presidente Bolsonaro decidiu não responder pergunta sobre o deputado paraibano Julian Lemos (PSL). "Eu não quero polemizar com este parlamentar. Essa é uma das perguntas que eu prefiro não responder (...) O povo se entenda com ele nas urnas no ano que vem", disse.

Julian comentou as declarações presidenciais: "Eu conheço Bolsonaro por dentro. A imprensa conhece ele por fora (...) Bolsonaro não tem o que falar nada de ruim de mim, e apenas de bom. Como, para falar de bem, ao meu respeito, ele vai ter problemas com Carlos Bolsonaro (filho), então ele prefere se calar".

"Bolsonaro não pode entrar em uma divisão de bola comigo por vários fatores (...) Ele está sem foco e sem rumo (...) Ele não pode entrar em polêmica, porque perdeu totalmente o seu discurso. Bolsonaro é uma pessoa ausente de bons sentimentos", continua o deputado.

E completa: "Não sou base dos devaneios dele, da insensatez dele (...) E nem do silêncio dele aos erros dos filhos". Julian conclui dizendo: "Bolsonaro hoje é um presidente sem nenhum legado para o Brasil. Esse papinho de que não tem corrupção é conversa para quem não sabe como funciona a política neste país".

Com Arimatéa Souza

Obs.: Julian Lemos foi um dos poucos a acompanhar 24 horas por dia o então candidato Jair Bolsonaro à Presidência da República, em 2018, sendo eleito junto com ele naquela disputa. Participou da equipe de transição do governo, mas acabou sendo alvo de Carlos Bolsonaro. O resultado foi afastamento do (então amigo) presidente Bolsonaro.

domingo, 1 de agosto de 2021

Paraíba reduz em 50% óbitos e internações por Covid-19

Em dois meses, a Paraíba reduziu pela metade os óbitos e as internações por Covid-19. Dados da Secretaria de Saúde do Estado apontam que, em maio, foram registradas 876 mortes e, em julho, esse número caiu para 383, apontando uma queda de 56,27%. Já a ocupação hospitalar passou de 2.578 internações/mês para 993, uma redução de 61,5%

O secretário Geraldo Medeiros pontua que, em maio, o Estado tinha uma média de 83 regulações/dia. No mês de julho, esse número caiu para 32. Ele afirma que a redução se dá pelo avanço da vacinação contra a doença. Até o momento, a Paraíba tem o total de 1.887.602 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose, o que equivale a 63,3% da população acima de 18 anos.

Apesar dos dados positivos, Geraldo Medeiros alerta que este não é o momento de relaxar nos cuidados da Covid-19. “Temos circulando no mundo a nova variante Delta, que vai chegar aqui na Paraíba, por isso não podemos liberar geral. Precisamos entender que devemos manter os cuidados de usar máscara, higienizar as mãos e, principalmente, não fazer aglomerações no sentido de evitar que esses números subam”, completa.

   A Paraíba segue com avanço na vacinação com a aplicação de 2.552.613 doses (D1 e D2) aplicadas e 3.051.484 doses do imunizante distribuídas aos 223 municípios.

TCE encontra 39 mil pessoas acumulando cargos públicos na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou 39,2 mil servidores públicos paraibanos acumulando pelo menos dois vínculos. São profissionais que trabalham em prefeituras e acumulam salários de outros municípios, do governo do Estado (na Paraíba e nos vizinhos) ou do governo federal. Tem gente acumulando até seis empregos, em completa afronta à Constituição. A norma legal permite o acúmulo de até dois cargos, desde que envolva atuação nas áreas de saúde e educação e haja compatibilidade de horários, coisa impossível na grande parte dos casos.

Semana passada, o promotor da Comarca de Sousa, Eduardo Luiz Cavalcanti, expediu recomendação para que as prefeituras de Sousa, Uiraúna e Joca Claudino, no Sertão, instaurem procedimento administrativo prévio para contratação e promoção de servidores. O objetivo é prevenir abusos. A indicação do representante do Ministério Público da Paraíba é que antes de qualquer contratação, haja a checagem na página do Tribunal de Contas do Estado se a pessoa não tem ocupação em outra repartição pública.

O Tribunal de Contas do Estado revela, por exemplo, que 2,8 mil pessoas com acúmulos de pelo menos três cargos. Tem gente acumulando seis, o que torna impossível estar em todos os locais de trabalho ao mesmo tempo. (com Suetoni Souto Maior)