sábado, 11 de maio de 2013

Vereadores protocolam Edital de Convocação para terça-feira pra discutir pedido de afastamento do presidente da Casa, Geneton de Caldas.

Clima de guerra na Câmara Municipal de Pedra Branca. O pedido de afastamento do presidente da Casa, Geneton de Caldas (PSB) deveria ser apreciado na sessão ordinária deste sábado (11) acabou sendo arquivado. O presidente da Comissão de Redação e Justiça, usando da palavra, requereu que a proposição fosse discutida e deliberada hoje, mas o pedido foi indeferido.
O cinco vereadores da situação, maioria na Casa, protocolaram esta semana na Secretaria da Câmara um documento em que pedem o afastamento de Geneton, da Presidência do Poder Legislativo-Mirim. De acordo com o vereador Beto Rodrigues (PCdoB), ele estaria descumprindo com sua responsabilidades como presidente daquela Casa. "O presidente não recebe nenhuma propositura que seja de autoria do Poder Executivo e com isto acaba causando grandes prejuízos à atual gestão municipal e, consequentemente, prejudicando a população de Pedra Branca", disse o comunista.
Diante da decisão tomada hoje pela Presidência da Casa, os vereadores de situação protocolaram um Edital de Convocação onde convocam todos os parlamentares-mirins para uma Sessão Extraordinária, a ser realizada no plenário da Câmara na próxima terça-feira (14), às 16h, a fim de discutir e deliberar sobre o despacho exarado pelo vice-presidente da Mesa Diretora, no qual arquivou monocraticamente a proposição que trata do afastamento do presidente. (com catingueiraonline)

PSDB faz convenção, Ruy Carneiro assume presidência e Cássio evita falar sobre a disputa eleitoral de 2014

O PSDB fez sua convenção na manhã de hoje (11), em Campina Grande, oportunidade em que foi alçado à presidência estadual da legenda o deputado federal Ruy Carneiro, que junto com o senador Cícero Lucena destacaram a necessidade do partido participar das eleições de 2014 com candidatura própria ao Governo, citando o senador Cássio Cunha Lima, maior liderança política, como o nome mais apropriado para a disputa. Em seu discurso - na presença de um auditório lotado por militantes, prefeitos, vice-prefeitos, deputados e lideranças tucanas de todo o Estado, Cássio preferiu enveredar por temas nacionalizado e fez praticamente uma palestra sobre os principais problemas enfrentados pelo Brasil, na atual gestão do PT. 
Decidido a empinar o projeto nacional do PSDB, com a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República. Num discurso longo, ele disparou contra o governo Dilma Rousseff: "Nenhum governo federal atentou tanto contra o Nordeste quanto este do PT", disse Cássio, se referindo ao atraso das obras da Transposição das Águas do Rio São Francisco, a má distribuição das receitas tributárias, ao fim da guerra fiscal e a criação de ministérios. De acordo com Cássio, a região não pode ficar vivendo de promessas e o Governo Federal não pode achar que com o Bolsa Família resolve tudo. "Não podemos ficar vivendo o resto da vida com o Bolsa Família. Temos que dar um passo a frente, procurar mudanças", disparou.
Já o governador Ricardo Coutinho, que está na região de Campina Grande cumprindo agenda administrativa, disse que vai iniciar as conversações com os partidos sobre a sucessão estadual em 2014. "Se nós começássemos a discutir 2014 agora, a cada passo do Governo iriam dizer que era por causa da eleição e não por causa de um planejamento". Sobre a aliança com Cássio, o governador ressaltou: "Nós estamos vacinados dessa tentativa de desestabilização, eu já tenho 52 anos e estou rodado na vida". Ricardo almoçou ontem com o prefeito Romero Rodrigues e secretários estaduais. Cardápio parceria para o Maior São João do Mundo e intensificação de obras em Campina Grande.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Vereadores de Diamante buscam ações para o município durante reuniões em órgãos do Estado e anunciam apoio à reeleição de RC

O governador Ricardo Coutinho segue colhendo apoios ao seu projeto de reeleição, entre a classe política do Vale do Piancó. Semana passada, vereadores da bancada de oposição em Diamante, que formam maioria no Legislativo-Mirim local, acompanhados do ex-prefeito de Odoniel Júnior, do ex-vereador Paulo Brito, Reginaldo Basílio, Maria Luzia e Damião Fortunato, tiveram um encontro na cidade de Patos com o presidente estadual e o secretário geral do PSB, respectivamente, Edvaldo Rosas e Ronaldo, articulado por José Pereira Vieira (Zé de Procídia) pra definir pauta de ações do governo pro município.
Na oportunidade foram convidados para a mesa de discussão a presidente da CHEAP, Emília Correia Lima, o chefe de gabinete do Projeto Cooperar e também um diretor da AESA, quando agendaram novo encontro desta vez em João Pessoa.
Na última quarta-feira (8), os vereadores acompanhados de Zé de Procídia e Paulo Brito estiveram na sede do PSB para junto com Edvaldo Rosas definir pauta de reuniões em diversos órgãos da administração estadual. Na parte da manhã, a comitiva diamantense foi até o Empreender-PB para tratar da implantação do programa na cidade.
Lá, o chefe de gabinete do programa, Marcos Paiva, agendou para os próximos dias 7 e 8 de junho uma visita de técnicos para apresentar e implantar o programa em Diamante. Já no período da tarde, a comitiva foi recebida pelo secretário executivo de obras do PAC e superintendente da Suplan, ex-deputado Ricardo Barbosa, que se prontificou a acompanhar a comitiva durante reunião com presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, encontro ocorrido ontem (9). Na Cagepa, foi discutido assuntos pertinentes ao abastecimento de água na cidade.
Para tanto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Deivid, entregou requerimento solicitando a instalação de uma ETA - Estação de Tratamento de Água no município de Diamante. O grupo era composto pelos vereadores Alan Deivid (presidente da Câmara), Edvan, Cícero Venâncio, Juscie e Pipi. Juntou-se ao grupo, ainda, a ex-candidata a vice-prefeita na eleições do ano passado, Clarice Melo e o suplente de vereador Jocelito Brito. (com Ascom)

Prefeitura de Itaporanga define que São Pedro 2013 será realizado nos dias 28 e 29 de junho, e pretende ter show de Dorgival Dantas.

A Prefeitura Municipal de Itaporanga está preparando a programação das festividades do São Pedro 2013, a primeira edição a ser realizada pela atual gestão Audiberg Alves (PTB). Mas, em primeira mão, recebemos informação de que foi definido que a festa acontecerá em duas noites: dos dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado) de junho. Com início a partir das 18h, a prefeitura contratará 10 (dez) atrações de pequeno porte, as chamadas  pratas da casa, e 04 (quatro) atrações principais. Dentre elas, a edilidade pretende, agora, fechar contrato com o sanfoneiro Dorgival Dantas (foto), atração pretendida para 09 de janeiro passado, mas que não foi possível sua apresentação naquela data, sendo substituída pela Banda Forró Pegado e Waldonys. Agora, parece que o acerto com Dorgival Dantas será celebrado.

Encontro descontraído entre editor e o cantor Capilé, no Campina Grill...

Grata satisfação ao reencontra o amigo cantor Capilé, durante almoço no chique restaurante Campina Grill, point badalado da elite campinense. Juntos, quando estávamos degustando apetitoso e selecionado cardápio, relembramos passagens do artista por Itaporanga quando protagonizou belas apresentações em shows privados e públicos [esses últimos políticos]. Capilé continua uma unanimidade entre os campinenses, povo que reverencia o trabalho deste grande artista. "Tenho que voltar ao Vale do Piancó, terra de gente hospitaleira, para fazer àquele show em Itaporanga. Vamos providenciar, né, Ricardo", disse Capilé.

Cássio afirma que o sentimento é de gratidão ao receber título de cidadão pessoense, em solenidade ocorrida agora há pouco...

solenidade
O senador e ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB)  afirmou que o sentimento é de gratidão ao povo pessoense pelo recebimento do Título de Cidadão Pessoense, na tarde desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de João Pessoa. A comenda foi aprovada por unanimidade. De acordo com Cássio, algumas ações beneficiando o município de João Pessoa são extremamente especiais em sua trajetória política. "Receber o titulo é um orgulho, acredito que foi um conjunto de ações que fez o povo pessoense tão gentilmente reconhecer meu trabalho de dedicação a cidade", destacou Cássio Cunha Lima.
O vereador Raoni Mendes (PDT), propositor do título, destacou o esforço e o empenho de Cássio em melhorar a cidade de João Pessoa, e enalteceu o nome do senador como o maior expoente da política paraibana na atualidade. O vereador, ainda justificou a indicação ao título, afirmando que é de encher os olhos os serviços  de intervenção pública desenvolvidos na gestão de Cássio como governador,  e ainda sua pretensão foi externar o desejo de João Pessoa em o acolher.
solenidade
solenidade

Secretário Chefe da Casa Civil do Governo diz em reunião com o editor que o governador prepara novidades para o Vale do Piancó, dia 08/06.

Durante reunião no Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado, o secretário Lúcio Flávio Vasconcelos disse que o governador Ricardo Coutinho (PSB) prepara o anúncio de importantes ações para o próximo dia 08 de junho, quando será realizada audiência pública do Orçamento Democrático em Itaporanga, às 19h, no Ginásio 'O Madrugão', na etapa da 7ª Região - Vale do Piancó. No encontro, Lúcio Flávio e o jornalista  Ricardo Pereira conversaram sobre novidades para a região.  
Governo do Estado, por meio do Empreender entrega hoje (10) R$ 2.153.200,00 em créditos para investimentos em negócios produtivos durante as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE), na cidade de Campina Grande, nesta sexta-feira, e em Monteiro, neste sábado (11). Ao todo serão 716 beneficiados em mais uma semana do ODE. Informou ao signatário do Blog, o secretário Chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos. 

DER-PB deve iniciar operação tapa-buracos na PB-386 nos próximos dez dias, trecho entre Itaporanga-Conceição-Divisa (CE).

Não é de hoje que a PB-386, do município de Itaporanga até a divisa com o Estado do Ceará, está uma buraqueira só, causando prejuízos e transtornos aos motoristas. Inclusive, com a chegada das chuvas os buracos que se estendem por toda rodovia vão se acumulando e tornando o trecho intransitável. Sabendo da situação precária em que se encontra a rodovia o DER deverá nesses dez dias dar início a operação tapa-buracos. O próprio governador Ricardo Coutinho e sua comitiva verificou in loco essa situação, sexta-feira da semana passada, quando se dirigiu de Curral Velho, após solenidade, para Itaporanga, por volta das 19h.

Após 2,5 anos no governo Maria da Luz deixa presidência do IASS

A presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), Maria da Luz, está sendo exonerada do cargo pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). A própria Maria da Luz comunicou sua exoneração à equipe de colegas de diretoria no final da manhã desta sexta-feira (10). Para o lugar de Maria da Luz, interinamente, passará a responder pelo cargo de presidente o diretor geral do órgão, Luiz Mota Beto. O ato de exoneração de Maria da Luz deve ser publicado nos próximos dias. A presidente estadual do PRP foi nomeada por Ricardo Coutinho logo no início da atual gestão estadual, em 2011. Ela não apresentou à equipe as razões da exoneração. (Com Marcos Alfredo)

Lúcia deve substituir Wilson Braga na disputa por uma vaga na AL

Ex-deputada federal e estadual, Lúcia Braga (PEN) vai estar de volta ao cenário da disputada proporcional. Ela, segundo pessoas mais próximas, estaria se preparando para concorrer a vaga do esposo e ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PEN). Não existe nada de oficial ainda, mas o desejo de Lúcia voltar ao cenário da campanha eleitoral é grande. Vai depender se o deputado Wilson Braga irá manifestar o desejo de se aposentar. Segundo informações, o argumento é que Wilson, por causa da idade, estaria passando o bastão para Lúcia na disputa de 2014. 

Prestes a completar 20 anos, Lei das Licitações precisa ser atualizada...

A Lei de Licitações (Lei 8.666/93), que está prestes a completar 20 anos, deve passar por uma atualização. Na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) analisa uma ampla revisão da norma. O assunto também deve ser o foco de uma comissão mista de senadores e deputados, conforme anunciou recentemente o presidente do Senado, Renan Calheiros. O processo licitatório garante princípios constitucionais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com o intuito de proporcionar à administração a aquisição, venda ou a prestação de serviço de forma vantajosa, ou seja, menos onerosa e com melhor qualidade possível. É a chamada “eficiência contratória”. Para advogados, parlamentares e empresários, a legislação está inadequada às demandas dos novos tempos.

Lucy Alves lança DVD solo, mas continua vocalista e sanfoneira do Clã Brasil...


A cantora e sanfoneira (a itaporanguense) Lucy Alves, uma das estrelas do Clã Brasil, estará gravando seu DVD-solo, com repertório repleto de músicas de Luiz Gonzaga e arranjos próprios, inéditos, no próximo dia 15 de maio no Teatro da Estação Ciência e Artes, localizado no Altiplano Cabo Branco, a partir das 19h. Ela fará o mesmo show que foi apresentado no recital de conclusão do curso de música na UFPB quando ocorreu excelente receptividade do público presente, superlotando o local, que não foi suficiente para atender à demanda.
"O projeto será executado com recursos próprios, por isso estamos disponibilizando a venda de parte dos convites, já que vinte por cento serão destinados a cortesias. Paralelamente, está à venda, de forma antecipada, as cem primeiras unidades do referida DVD, que ficará pronto e será entregue, devidamente autografado, até o dia 30/10/13", lembra Zé Badú, líder do grupo, produtor e pai da sanfoneira. Zé disse ainda que aqueles que fizerem a compra antecipada do DVD e do convite do show, terão direito aos cem primeiros assentos do Teatro, fazendo parte do espetáculo de forma privilegiada.
"Quem comprar somente o DVD e não puder comparecer ao show, estará contribuindo para viabilizarmos este projeto cultural, que é o pontapé inicial da carreira solo de Lucy Alves", informa Badú deixando claro que a carreira solo da filha não significa que o Clã Brasil será extinto "aproveitamos a oportunidade para avisar que o Clã Brasil continuará com seus shows, com a participação de Lucy". Para comprar o ingresso e  o DVD o interessado deve depositar o valor na conta: Banco do Brasil, Agência: 3204-2, Conta Corrente C/C: 23.208-4, Titular Lucyane Pereira Alves e enviar comprovante, informando o que comprou para o e-mail: baduclabrasil@hotmail.com
Em caso do DVD, a pessoa deve informar o endereço para entrega. Os convites adquiridos desta forma serão entregues a partir das 17h, no Teatro. As vendas antecipadas se encerram no dia 13/05. Os valores cobrados são os seguintes: Cada convite - R$ 30; Cada DVD - R$ 50; 1 DVD + 2 convites - R$ 100; outra formas de compras podem ser efetuadas em consulta pelos fones: (83) 9985-1652 (tim), (83) 8710-1562 (oi), (83) 9326-2076 (claro) e (83) 8143-4479 (vivo).

Buba Germano conversou com Ricardo Marcelo sobre ato municipalista no próximo dia 13 na Assembléia Legislativa

Direto de João Pessoa - O presidente da Famup, Buba Germano, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, estiveram reunidos para discutir como será a sessão especial a ser realizada na próxima segunda-feira (13), quando os prefeitos farão ato em protesto à política adotada pelo Governo Federal em relação à seca. Buba e Ricardo acertaram que os prefeitos vão fechar as prefeituras neste dia e acamparão na sede da ALPB. Os deputados estaduais foram convidado a apoiar os prefeitos nessa sua nova luta.
"Estamos cobrando uma maior atenção do governo federal sobre a questão da seca, que deixou um rastro de destruição sem comparação na história do Nordeste", diz Buba. Numa reunião em Maceió, semana passada, os presidentes das entidades que congregam os municípios nordestinos se reuniram e definiram a programação da manifestação no dia 13 e um ato em Brasília, no dia 14, quando eles entregarão ao presidente do Senado e da Câmara a Carta do Nordeste. 
De acordo com a Carta, este ano mais de 1.400 municípios nordestinos decretaram Situação de Emergência. Isso totaliza 22% das cidades brasileiras. Quase 10 milhões de pessoas passam por problemas como a falta de água, a perda do rebanho e o desemprego. Se não bastasse os prejuízos, na Carta do Nordeste, os municipalistas explicam que a baixa arrecadação neste ano, principalmente do FPM, piora a situação.

Ministro da Justiça lança na PB o programa "Crack, é possível vencer", que foi tema de seminários em vários municípios, como Conceição.

brasil mais seguro e combate ao crack foto francisco frança (12)
Direto de João Pessoa - Solenidade no Palácio da Redenção marcou acordo de cooperação do Brasil Mais Seguro e do termo de adesão ao Programa "Crack, é possível vencer", entre os governos Federa-Estadual e Municipal, que deverão se unir para colocar em prática ações de enfrentamento às drogas na Paraíba. A solenidade contou com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra, do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, dentre outras autoridades. 
Vale registrar que esta batalha em proteção à vida e às famílias é uma das principais bandeiras do jovem deputado federal Wilson Filho [que estava presente na solenidade]. Desde o início do seu mandato ele apresentou requerimento que resultou na criação da primeira comissão na história do Congresso Nacional para tratar exclusivamente da problemática das drogas. Em 2011, a Comissão Especial de Políticas Públicas para o Combate às Drogas (CEDROGA) deu início suas atividades.
O deputado Wilson Filho foi eleito vice-presidente da CEDROGA e promoveu importante Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate às Drogas, além de diversas audiências públicas realizadas nas Câmaras Municipais das cidades de João Pessoa, Sousa, Conceição, Princesa Isabel, Campina Grande, Catolé do Rocha, Soledade, Monteiro, Mari, Cajazeiras e outros municípios. Em Conceição o evento foi articulado pela então vereadora Nena Martins. 
Em 07 de dezembro de 2011 foi lançado pelo Governo Federal, no Palácio da Redenção, o programa "Crack, é possível vencer". Em audiência, Wilson Filho solicitou ao ministro José Eduardo Cardoso a adesão da Paraíba no programa e também a construção do primeiro Centro Público de Tratamento para Dependentes Químicos na Paraíba. Wilson Filho comemora a ação do Ministério da Justiça de atender o seu pedido e trazer o programa de enfrentamento às drogas para a Paraíba. O Plano Nacional de Combate ao Crack está estruturado em três eixos: Prevenção, Cuidado e Repressão. 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ygor César fala sobre rompimento político com grupo de Flavia Galdino

O primeiro suplente de vereador piancoense Ygor César Salviano (PSD), atualmente residindo em Brasília (DF), envia nota ao Blog em que fala sobre seu afastamento político do grupo liderado pela ex-prefeita Flávia Galdino (PSB), depois de muitos anos de lutas compartilhadas ao lado da ex-gestora e atual líder da oposição local. Ygor obteve 356 votos nas eleições municipais do ano passado. Confira, abaixo, a íntegra do texto: 
Caros Piancoenses,
Venho a público, como homem do povo que sou ou que em tese me credenciei para tal, justificar uma ação minha e de minha família nos últimos dias, no decorrer destes 4 anos aos amigos devo uma explicação. Pois bem, desde que iniciei minha jornada na política que foi por sinal muito curta, mas que aprendi muito neste pouco tempo, estive ligado ao Grupo da Ex-Prefeita e que considero amiga Flávia Galdino, aprendi muito neste tempo de convivência. Porém, percebi inúmeras retaliações e atos que não condiziam com os que se intitulavam amigos, muitas não da pessoa de Flávia, mas de outros “assessores” que maltratam e brincam com a consciência das pessoas.
Mas, a razão nunca esta do mesmo lado, por mais difícil que seja para alguns admitir a verdade. Se de minha parte posso reconhecer eventuais equívocos ou impropriedades que venham a cometer em circunstancias especificas e até mesmo me desculpando por elas. De outro lado espero que a compreensão e a justiça também prevaleçam.
Na vida tomamos inúmeras decisões, muitas delas implicam em maltratar o nosso próprio coração, nosso amor pela causa e maculam nossa Ideologia. Mas, é necessário isso! Estar em algum lugar ou com alguém é necessário amor verdadeiro e recíproco, quando não haver isso estamos aptos a desatar os nós e caminharmos para um novo caminho. Desta vez, abandonando as mentiras e os devaneios loucos de quem insiste em fazer de você um Bobo da Corte. Rompo este ciclo com altivez e sinceridade, fui aliado correto e fiel, mas não recebi o mesmo. Saiu de cabeça erguida, pois, para o apedeutas que se intitulam amigos, eu respondo com um beijo e um abraço de quem não cresceu mentido. Na saída deixo o beijo e a palavra de amigo que nunca faltou.
Rompo este ciclo na minha vida com muita altivez e amor pelo que faço, deixo o grupo com saudades, pois, foi minha primeira casa. Tudo faz parte de um jogo chamado política. Esta minha decisão foi conhecida pela Ex-Prefeita Flávia, que fiz contato por telefone, bem como, pelo Prefeito Sales Lima. Sigo hoje uma jornada nova, espero compreensão, os motivos que nos levaram a ela não foram e jamais serão de interesse, pois, estou residindo na Capital Federal, mas, por consideração.
Atenciosamente,

Ygor Cézar Salviano de Souza Mendes
Vereador Suplente - PSD

Governo entrega 75 novas viaturas, duas delas destinadas à Itaporanga...

09.05.13 ricardo_entrega_de viaturas_fotos_jose marques (4)
Direto de João Pessoa - O governador Ricardo Coutinho entregou hoje (9), em solenidade no Palácio da Redenção, 75 novas viaturas para a Polícia Civil, que serão distribuídas nas regiões metropolitanas e delegacias. Além dessas, também estão sendo substituídas  outras 12 viaturas. As viaturas ficaram expostas em torno da Praça João Pessoa e são destinadas para delegacias da região metropolitana da Capital (26 viaturas), Campina Grande (14), Guarabira (6), Patos (5), Catolé do Rocha (3), Itaporanga (2), Cajazeiras (4), Itabaiana, Princesa Isabel (2), além de 1 para a corregedoria e 1 para o IPC de Guarabira.

Deputado Wilson Braga apresenta Moção de Pesar à família de Antônio Porcino, na Assembléia Legislativa.

Direto de João Pessoa - O deputado estadual Wilson Braga (PEN) apresentou uma Moção de Pesar, na sessão de ontem (07) da Assembléia Legislativa da Paraíba, pelo falecimento do ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino, ocorrido, recentemente, na Capital paulista. 
Wilson Braga, na justificativa do requerimento, ressaltou a significação do projeto de vida de Antônio Porcino – como sindicalista e político -, não apenas para a população do Vale do Piancó, como, também, para o estado da Paraíba e outras regiões do País, principalmente pela condição de presidente da Federação Nacional dos Frentistas, entidade que congrega mais de 500 mil frentistas (trabalhadores de estabelecimentos de revenda de combustíveis), no Brasil. 
O ex-governador paraibano, ainda salientando passagens da trajetória de lutas políticas e sindicais de Porcino – como era mais conhecido -, recorda, auxiliado por amigos e assessores, que o ex-prefeito itaporanguense migrou, de Itaporanga para São Paulo, no começo da década de 70, quando se iniciou na atividade de frentista, tratando, pouco tempo depois, de fazer a organização sindical da categoria. 
“Poucas décadas após, Antônio Porcino aparece no cenário político da Paraíba, elegendo-se vice-prefeito e prefeito de Itaporanga, e suplente de Senador do ex-governador José Maranhão, dando grande contribuição ao debate político estadual – e, sobretudo, ao processo de desenvolvimento geral de sua terra”, relata Wilson Braga.

Governo do Estado remarca audiência do OD para o dia 08 de junho...

Direto de João Pessoa - O Governo do Estado acaba de remarcar a audiência pública do Orçamento Democrático em Itaporanga, que foi reagendada para o próximo dia 31. Agora a nova data será dia 08 de junho, no Ginásio 'O Madrugão' a partir das 19h. A mudança se deve por conta do feriado de Corpus Cristi que iniciará na quinta-feira (30).

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Profissionais do Creas Municipal de Itaporanga ministraram palestra na Escola Justina Emília sobre Abuso e Eploração Sexual Infantil

Uma importante palestrando foi realizada na Escola Municipal 'Justina Emília Crizanto', localizada no Conjunto Chagas Soares, cujo tema abordado foi o Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente. O evento contou com a presença de duas profissionais do Creas Municipal de Itaporanga: a psicóloga Jéssica e orientadora social Roberta Pereira. A palestra faz parte da preparação para a mobilização doa dia 18 deste mês, quando será apresentada a história de Aracelly - uma criança que foi brutalmente assassinada...
O Creas também tem em sua missão o cuidado com criança e adolescente com atendimento psicossocial individual ou em grupo, visando a acessão dos fatos e a superação da situação vivenciada. As famílias também são atendidas. Os tipos de violência atendidos englobam a negligência, abuso sexual, violência física, trabalho infantil, situação de rua, exploração sexual, violência psicológica, entre outros.
A violência psicológica, muitas vezes, é a mais velada e engloba além do bullyng e alienação parental, toda a ação ou omissão que causa dano emocional e diminuição de autoestima. A ideia de denunciar a violência não tem como objetivo punir a família, e sim fazer com que eles se reorganizem de forma que não cometam mais a mesma, pois muitas vezes eles não possuem a consciência de esta é uma forma de violência. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Prefeito Audiberg Alves diz ao Blog que irá se reunir com o presidente da Câmara e buscar uma solução quanto construção do campus IFPB...

Acabo de conversar com o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), quando tratamos de vários assuntos, o principal deles a possibilidade do campus do IFPB ser desviado para outra região, segundo alerta feito pelo reitor João Batista. O prefeito, que se encontra em João Pessoa em reuniões de trabalho na busca de projetos e recursos para Itaporanga, assegurou que irá segunda-feira (13) junto com o presidente da Câmara, Jacklino Porcino, com quem conversou logo após o PB Notícias, buscar uma solução quanto à relocação da família que mora no terreno destinado ao campus.
"Ricardo, esse problema já vem de anos atrás sem que ninguém o solucionasse. Então, falei com o presidente da Câmara para conversarmos com o proprietário e buscarmos uma solução, quer seja a locação de uma casa pra essa família, etc. Debati o assunto com o próprio reitor e lhe disse que cada um deva arcar com suas responsabilidades. Enfim, vamos ouvir a população e juntos, prefeitura e câmara, fazer a sua parte. Agora, é preciso o IFPB também fazer a sua", disse Berguim.
No programa PB Notícias, de hoje, o vereador Jacklino Porcino informou que o reitor João Batista pediu minutos antes o cancelamento da audiência pública que seria realizada nesta quinta-feira (9) para debater sobre a construção do campus do IFPB em Itaporaga. 

Berguim revela implantação de Centro de Referência Educacional, área para construção de sede da UAB; nova escola com 12 salas de aula e construção de 50 casas populares.

Ainda, durante, a conversa que o prefeito Audiberg Alves manteve conosco, minutos atrás, ele revelou que dentre os projetos que está cadastrando nos mais variados órgãos visando a melhoria de vida da população de Itaporanga o setor educacional ganha destaque. À exemplo da construção de uma nova escola municipal provavelmente no Loteamento Adailton Teixeira, com 12 salas de aula totalmente climatizadas, num terreno com extensão de 800 m² de área construída. A ideia preliminar seria derrubar a escola Jacinta Chaves para se construir no local, entretanto, a área é muito aquém da necessária.
O gestor também nos revelou que irá transferir a Escola Municipal 'Jacinta Chaves', localizada no Alto das Neves, para a Escola Modelo 'Zú Silvino' que será inaugurada no fim deste mês, muito provavelmente durante vinda do governador Ricardo Coutinho (PSB) dia 31 para audiência do Orçamento Democrático. A referida escola foi reformada com recursos proveniente do Pacto Social, num investimento superior aos R$ 600 mil. De acordo com o prefeito, com a transferência da escola Jacinta Chaves para as instalações da Escola Modelo, a partir de então será implantado ali o futuro Centro de Referência Educacional de Itaporanga. E no prédio aonde hoje funciona a escola Jacinta Chaves, com sua transferência, poderá receber órgãos da Educação, em particular, a Escola Infantil 'Santa Mônica' que não tem sede própria. 
Outra notícia importante, dada pelo prefeito, diz respeito a aquisição de terreno para construção de sede própria para o Pólo Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Itaporanga, cujo terreno já está sendo providenciado. "Conversei agora há pouco com Zé Silvino [ex-prefeito] sobre o assunto", disse ao referir ao ex-prefeito que deu início ao projeto. Berguim, por fim, também revelou que amanhã vai se reunir com setor competente da Funasa para entendimento quanto a construção de 50 casas populares, já liberada pelo órgão. "São vários projetos que estamos acertando sua viabilidade. Não paramos um só minuto, estamos trabalhando muito pelo desenvolvimento de Itaporanga", concluiu.

Vergonha pra classe política do Vale: reitor do IFPB desmarca audiência pública pra discutir construção do campus Itaporanga, que está na bica pra ser desviado pra outra região... assim como aconteceu com a UFCG.

E o filme pode se repetir: Itaporanga está na bica, pasmem, para perder o Campus do IFPB assim como acontecera anos atrás com o Campus da UFCG. Na realidade, Itaporanga, não. O Vale do Piancó! O que é mais uma vergonha pra classe política da região. Porém, ainda há um a luz no fim do túnel se nossas autoridades desejarem mesmo que região saia desse desprezo. A população precisa reagir e colocar vereadores e prefeitos contra a parede.
O assunto veio à tona hoje (7) quando o vereador Jacklino Porcino, presidente da Câmara Municipal de Itaporanga e também da Avevap, informou no PB Notícias que o reitor do IFPB, professor João Batista, lhe telefonou minutos antes pedindo o cancelamento da audiência pública que seria realizada nesta quinta-feira (9), na Câmara de Itaporanga, para debater o tema. "O reitor me disse que a Prefeitura de Itaporanga precisa resolver a questão de uma família, que reside no terreno destinado ao campus, urgentemente, caso contrário, o campus será desviado para outra região", revelou o vereador, surpreso e perplexo com o relato do reitor, que só quer vir à Itaporanga quando for solucionado o problema.
O caso é o seguinte: Há uma família que reside bem no meio do terreno doado para construção do campus. Família esta que trabalhava para Dr. Antônio Loureiro, vem a ser o dono da propriedade por décadas até que o Governo do Estado, na época do governador Cássio Cunha Lima, descobriu que de fato e de direito o verdadeiro proprietário da área, seis hectare de terra, e a doou à UFCG para construir ali um campus no Vale do Piancó. Na década de 1980, o terreno foi destinado para construção da sede regional do IPEP, anos depois construída no município de Piancó, como está lá até hoje. Então o terreno ficou lá até os dias atuais sem um destinação. 
O campus da UFCG não foi construído em Itaporanga porque alguns deputados federais, a exemplo de Luiz Couto, o desviou para a região do Cariri Paraibano. Com isso, o terreno voltou ao patrimônio do Estado, mas a família em questão continuou morando no local já que a lei lhe assegura direito ao usucapião. Ano passado, o terreno fora novamente doado pelo Estado, só que desta vez ao IFPB para construção de um campus na região. Numa audiência pública realizada em outubro de 2011, o reitor João Batista assegurou a realização de vestibular para este campus já em 2012. 
A escola deve ser inaugurada nos próximos dias pelo atual prefeito Audiberg Alves, mas ela não será destinada para sede temporária do IFPB. O próprio prefeito se reuniu em fevereiro passado com o reitor para tratar do assunto. A celeuma foi criada e o campus agora pode ser desviado para outra região. O deputado federal Manoel Jr. conseguiu um campus da instituição para a cidade de Pedra de Fogo e se depender dele é lá que o campus pode ser instalado. Ou seja, o problema da relocação dessa família que reside no terreno destinado ao campus de Itaporanga é conhecimento das autoridades há anos. Agora, o reitor vem com esse alerta de que se a coisa não for solucionada com urgência o Vale perde o campus.
No mínimo uma falta de vergonha da classe política da região e da própria população, que vota em deputados sem nenhum compromisso com o povo dessa região. De pronto, o vereador Jacklino Porcino, assim que terminou o PB Notícias, ligou para o prefeito Audiberg e para os demais vereadores para se reunirem e buscar uma solução. Jacklino disse que levará o caso para ser defendido pela Avevap e buscará apoio também da Amvap para que a região não perca novamente um campus universitário. A população sem dúvidas deve encampar nessa luta de defender com unhas e dentes essa questão... Chega de submissão minha gente!
O próprio IFPB tem sua responsabilidade sobre a questão porque passou esse tempo todo e agora atenta para o problema. Como querem assim, vamos fazer uma verdadeira cruzada na defesa dessa causa...
Leia também: Em audiência pública reitor do IFPB assegura implantação de cursos no 2º semestre de 2012 no campus de Itaporanga e possibilidade de criar núcleos em Conceição e Piancó
IFPB faz documentário e filma local onde serão investidos R$ 10 milhões na construção de campus em Itaporanga

Vereador Luís Júnior apresenta Moção de Conglatulação, na Câmara de Nova Olinda, ao governador pela ordem de serviço da PB-356-354.

O vereador Luis Júnior(PSB) apresentou na ultima Sessão dia 04 de maio de 2013 na Câmara Municipal de Nova Olinda, “Casa Marçal Henrique de Lima” aprovada por unanimidade uma Moção de Congratulação ao Excelentíssimo Senhor Governador da Paraíba Ricardo Vieira Coutinho pela ordem de licitação da pavimentação da PB-356-354 trecho Pedra Branca-Nova Olinda, onde no dia 03 de maio de 2013 o Governador esteve em Nova Olinda para assinar a ordem de licitação dessa estrada tão sonhada pelo povo de Nova Olinda.
Segundo o Vereador Luis Júnior(PSB) Essa obra era um desejo de décadas e um sonho interrompido ao longo dos anos pelas promessas falsas de quem não tinha compromisso com o Estado nem com o povo de Nova Olinda, agradeço ao Governador Ricardo Coutinho por esse momento histórico e que essa data, dia 03 de maio de 2013 vai ficar na lembrança do Povo de Nova Olinda por essa obra, que considera ser fundamental para o desenvolvimento de Nova Olinda. Tenho a plena certeza companheiro Ricardo que o povo de Nova Olinda e da Paraíba vai saber reconhecer seu trabalho por uma nova Paraíba.
O governador Ricardo Coutinho agradeceu a recepção calorosa da população de Nova Olinda, que foi à praça pública comemorar a assinatura da licitação. “Agradeço esse carinho e graças a Deus o ritmo da Paraíba é tão forte que me dá a oportunidade de circular por esse estado, levar obras, ações e serviços, semear com certeza muitos objetivos. Tenho convicção da importância que é para o Estado asfaltar estradas”, enfatizou.
Ricardo considerou o momento histórico, porque mais municípios sairão do isolamento e passarão a ter acesso pavimentado; e foi muito aplaudido quando afirmou que estava ali para autorizar a obra de pavimentação da estrada. “Eu sei o que significa, por exemplo, um agricultor perder a competitividade por causa de uma estrada de barro cheia de buracos, porque o frete é mais caro. É por isso que estrada é fundamental para esse estado”, comentou.

Titico Explica de sábado fez homenagens à memória de Porcino...

No último sábado (4) o Titico Explica, levado ao ar pela Boa Nova FM, apresentado pelo advogado Titico Pedro, na ocasião com apoio de Cláudio Nepó, recebeu várias personalidades que deixaram sua mensagem de despedida ao ex-prefeito Antônio Porcino. Usaram os microfones o prefeito Audiberg Alves, o ex-vereador Herculano Pereira, o diretor da AESA Chico Lopes, o professor Dedé Martins, o signatário do Blog, o professor João Pereira, o ex-secretário Seinfra Paulo Porcino, Pedro Ferreira, dentre outros... O programa também é transmitido pelo Sistema Alternativo de Comunicação. Parabéns à Dr. Titico pelo belo programa. 

Portaria publicada no DOU traz reajuste com novos valores do Fundeb

Os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referentes à complementação da União foram reajustados. Os novos valores foram divulgados no último final de semana, no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 344/2013.
O ajuste ocorre a cada ano, devido à apuração da receita disponibilizada pelos Estados ao Fundo no exercício anterior com a arrecadação efetiva. Como em 2012, o reajuste será de apenas crédito nas contas do Fundeb, e beneficia 1.923 municípios de dez Estados, com o montante superior a R$1,3 bilhão. Além da Paraíba, outros nove estados receberam os recursos da complementação da União: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.
O crédito se dá por conta dos 10% que foram retirados da complementação do Fundeb para o auxílio aos municípios com dificuldades em pagar o piso do magistério. Esse porcentual não foi distribuído de acordo com a Lei 11.738/2008. Assim, o governo é obrigado a repassar cerca de 941,3 milhões, e cumprir com o dispositivo constitucional que criou o Fundeb.

TCE determina desbloqueio das contas de Boa Ventura e Itaporanga...

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fábio Nogueira, determinou o desbloqueio das movimentações bancária, orçamentária e financeira, de 30 prefeituras e de três Câmaras Municipais. Quinta-feira (02), o TCE havia determinado o bloqueio das contas de 54 municípios, que deixaram de enviar os balancetes dos meses de janeiro e fevereiro de 2013.
Daqui do Vale do Piancó, ainda na sexta-feira (03) o conselheiro/presidente do TCE determinou o desbloqueio das contas da Prefeitura de Boa Ventura e, ontem (06), fez o mesmo com as contas da Prefeitura de Itaporanga. De acordo com o setor jurídico da prefeitura itaporanguense, a demora na entrega dos balancetes foi por conta de atraso do escritório responsável pela contabilidade, que fica em Patos.

Sindicalista recusa secretaria na Prefeitura de Patos, com salário de R$ 7 mil, por não aceitar omissão de Chica Motta à reajuste de professores.

Filiado ao PC do B, o sindicalista José Gonçalves não vai mais assumir a Secretaria de Meio Ambiente de Patos, cargo para o qual tinha o aval da indicação da legenda. Até aí tudo bem. Seria mais uma simples movimentação na equipe de uma das muitas gestões municipais na Paraíba, se não fosse pelo motivo apresentado por Zé Gonçalves. Ele foi a sua página no Facebook e disse a todo mundo que não iria assumir, abrindo mão, inclusive, de uma salário de R$ 7 mil por mês, por causa da omissão da prefeitura frente à reivindicação dos servidores, que está em greve, por melhores salários. 
"Decidi coletivamente com os meus camaradas, a minha base sindical, NÃO ASSUMIR O CARGO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE PATOS, como foi anunciado anteriormente. A minha decisão teve como base a situação que se encontram os professores de Patos que estão em Greve desde o dia 22 de abril de 2013, sem uma resposta concreta de aumento salarial, além dos problemas de outras categorias, que também lutam pela aprovação do PCCR e aumento salarial. Renuncio a um salário de 7 mil mensalmente, mas fico com a minha consciência tranquila de ter um lado, e, esse lado é a luta dos trabalhadores e trabalhadoras de Patos, da Paraíba, do Brasil e porque não dizer do mundo.", declarou o sindicalista nas redes sociais, de acordo com nota repercutida no site Maispatos.com.br.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ausência sentida pela população durante velório de Porcino, ex-primeira dama Andrea Porcino envia mensagem ao povo de Itaporanga...

Durante o velório e homenagens que Itaporanga prestou ao seu filho ilustre, o ex-prefeito Antônio Porcino, a ausência de uma pessoa foi sentida pela população. Foi a da ex-primeira-dama do município Andrea Porcino, uma das três esposas que o ex-gestor teve e com quem o povo itaporanguense mais conviveu, já que ela também desenvolvia seu trabalho junto ao povo. A última vez que a população viu Andrea foi durante a posse do ex-prefeito Djaci Brasileiro (em janeiro de 2009) quando ela juntamente com Porcino fizeram questão de estar presentes na transmissão de cargo, em solenidade ocorrida no Paço Municipal.
Pois, Andrea não esteve em Itaporanga para prestar última homenagem ao ex-marido, por motivos que não comentaremos por se tratar de foro íntimo. Andrea foi casada com Porcino [sua segunda esposa] por cerca de 18 anos, foi importante companheira na luta sindical. Ela também foi assessora do governador José Maranhão. Nesta segunda-feira (6), a ex-primeira-dama de Itaporanga, que reside em São Paulo, entrou em contato com o Blog para expor sua mensagem a memória do ex-prefeito. Confira:
"Ao Povo de Itaporanga-Paraíba
Amigos, meu querido Antonio Porcino Sobrinho...descansou nos braços do Senhor na noite do dia 02.05 às 19:10 (Infarto).
Amigos e amigas...sobrinhos e afilhados...comadres e compadres, familiares, enfim...amigos que convivi... que juntos escrevemos uma linda história...mais digno de minha parte é declarar a vocês minha gratidão por terem confiado em mim e em Antonio. Obrigada à amizade, união, garra, e através de vossos votos... Terem feito de nos o "Casal" integrantes de parte da história do Município e todo o Estado da Paraíba...Escrevo isso pelo amor, carinho, a cada nordestino que fazem parte de minha vida! Lendo as mensagens de todos os amigos que fizeram relembrar cada luta, cada desafio que vivi em terras distantes juntamente com meu grande e eterno amigo.
Temos que ter sempre em mente que não fui apenas a Primeira Dama de município...não fui Assessora do Governador...e sim: Eu estive a serviço de ambos...e principalmente pelo povo de Itaporanga e do Estado Paraibano, há muita diferença em ser e estar, e se estive foi graças a cada um de vocês, por isso ou seja por todas essas lindas e maravilhosas recordações é que agradeço a todos, com muito amor e carinho! A luta continua sempre...não importa a distância, pois amor mora e vive dentro de nossos corações...e não nos kms das rodovias, ideologia e amor não morrem!
Itaporanga querida...amigos Itaporanguenses...nordestinos, é isso aí...estaremos sempre juntos e unidos pelo amor, e pela verdade...e a única verdade que conheci e vivi bem de perto era o desejo do Antonio em lutar pelo desenvolvimento e igualdade em sua terra natal, o mesmo que fez aqui em São Paulo e à nível Nacional por todos os nossos frentistas, com o apoio de todos os seus amigos e diretores sindicais. Jamais deixarei de agradecer o autor da da nossa história...Deus e ao meu querido Antonio Porcino Sobrinho meu líder nato, ídolo, herói, meu professor, amigo de todas as horas, companheiro desde 1992, a querida Família Porcino, e a toda população! 
Beijos a todos vocês meus queridos e o meu muito obrigada por todas as lindas mensagens e considerações a minha pessoa e a de Antonio, foi uma honra ter recebido a confiança e representá-los nas repartições públicas e a nível Nacional através do Sindicalismo e da Politica, continuarei fazendo o mesmo sempre que se fizer necessário, contem sempre comigo! 
Ele diria: vamos a luta...a batalha continua companheiros! 
Beijos"
Andrea Jorge - São Paulo

Itaporanga sedia neste dia 08 encontro regional do CBH PPA...


Com o começo da mobilização social para renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) acontece amanhã (07), em Patos/PB, o 2º encontro regional do processo eleitoral 2012.
O 2º encontro regional acontecerá no auditório da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), Campus de Patos/PB, onde será dado publicidade ao processo eleitoral, e será informado as condições de participação e o número de vagas disponíveis para cada modalidade do Poder Público, de usuários de água e sociedade civil. Além da disponibilização dos formulários de inscrição para os interessados.
Os encontros fazem parte do processo de mobilização social do Comitê para motivar representantes do Poder Público, usuários de água e organizações da sociedade civil dos dois estados da qual a Bacia faz parte, Paraíba e Rio Grande do Norte, para participarem do CBH PPA.
Este será o 2º encontro realizado, o primeiro encontro aconteceu no dia 06 de maio em Caicó/RN. No dia 08 de maio será realizado o 3º encontro na cidade de Itaporanga/PB, na sede da Câmara de Vereadores do município.
Nestes encontros regionais, além da informações do processo eleitoral 2013, são apresentados questões sobre a importância da água, dos conflitos existentes por causa dela, da gestão descentralizada da água e da Bacia Piranhas, do que se trata o Comitê de Bacia, quais são as suascompetências, com base nos aspectos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433, 8 de Janeiro de 1997).
As datas e locais de realização dos Encontros está disponível em: http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br/site/ (Ivanilson Barros Júnior Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA)

Prefeito Berguim vai revisar PCCR's dos servidores cujo requerimento nesse sentido foi rejeitado por sua bancada em março passado

No início de março passado, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaporanga, a bancada de situação conseguiu, por ter na ocasião maioria de votos, reprovar no plenário vários requerimentos da maior importância para servidores municipais e a população em geral, apresentados por vereadores da oposição. Um deles, de autoria do vereador Ricardo Pinto (PSDB), pedia ao Executivo Municipal a revisão dos PCCR's dos servidores públicos municipais, cujos salários estão com valores defasados há mais de seis anos.
Pois bem, em entrevista concedida ao PB Noticias, levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM, o advogado João Franco Filho (Dr. Joãozinho), que faz parte da equipe da assessoria jurídica da atual gestão, revelou que o prefeito Audiberg Alves (PTB) irá providenciar a revisão dos PCCR's dos servidores muito provavelmente no mês de julho. Para tanto, Berguim já está se reunindo com as várias categorias discutindo a matéria, informou o advogado. Uma ótima notícia tomada por quem sabe separar o ranço político dos interesses da coletividade...

Cerca de 10 carretas com carregamento de milho chegam à Itaporanga para serem distribuídas com agricultores da região...

 
Cerca de dez carretas carregadas de milho já estão em Itaporanga, desde a última sexta-feira (3), vinda do Estado de Mato Grosso. O carregamento faz parte de mais uma leva de distribuição que a Conab fará. Porém, os agricultores da região estão meio desconfiados devido no mês de março passado carregamento de proporções idênticas ter sido 'relocado', por assim dizermos, para as regiões de Cajazeiras e Catolé do Rocha. Aguardemos, pois os acontecimentos... 

Secretário estadual de Saúde visitou Hospital Regional de Piancó neste fim de semanal e assegurou para breve funcionamento da UTI

Após encontro com prefeitos na Amvap, em Itaporanga, o secretário estadual de Saúde, Waldson de Souza, na última sexta-feira (3), seguiu para Piancó e fez uma visita ao Hospital Regional 'Wenceslau Lopes'. O secretário conheceu as instalações da UTI (Unudade de Terapia Intensiva), que há dois anos está pronta e ainda ser funcionamento. O secretário assegurou sua inauguração para breve.
A mesma já está equipada, com a canalização concluída e equipe de profissionais formada, inclusive, com o treinamento marcado no Hospital de Trauma de Campina Grande. Na oportunidade, Waldson esteve acompanhado da diretoria do HRP, Neguinha Tomaz que comemorou a visita. Segundo ela, em breve Piancó e região contará com um hospital digno do seu povo.
O secretário afirmou que com o funcionamento da UTI do HRP, os hospitais de Patos e Campina Grande serão beneficiados, pois terão o fluxo aliviado. (com Ascom)

domingo, 5 de maio de 2013

Conheça modelo de veículos que estão recebendo pintura para servir de novas viaturas e renovar frota da Polícia Militar da Paraíba

O próximo lote de viaturas a serem adquiridas pela Polícia Militar, através de recursos da secretaria de Administração do Estado, deverá ser composto de modernas camionetas com cinco ou sete lugares, ou seja, a minivan Spin (foto ao lado), que chega para aposentar, de uma só vez, as veteranas Meriva e Zafira. A Spin é maior (por dentro e por fora), mais equipada e mais barata, com motor 1.8 de potência. Este tipo de viatura é considerada por motoristas como sendo top de linha para a PM, que deverá substituir as atuais Blazers, S-10, Eco Sport, Rangers e similares.
As primeiras unidades, pintadas na cor prata, já estão sendo vistoriadas para o devido emplacamento, ficando estacionadas no pátio do Detran, localizado em Mangabeira. Ainda estão sem o design definitivo, sendo pintadas apenas com o nome "Polícia” (grafado em caixa alta, ou seja, todo em letras maiúsculas). 
Já o almoxarifado-central do Comando Geral da Polícia Militar recebeu na sexta-feira pela manhã mais um carregamento composto por 100 coletes balísticos (à prova de bala) e 20 pistolas ponto 40, de uso restrito das Forças Armadas e de Segurança do Estado, aumentando seu poder de fogo. (GiovanneMeireles)

Ex-prefeita de Piancó Flávia Galdino se lança pré-candidata a deputada estadual com propósito de representar o Vale do Piancó...

Uma novidade política na região do Vale do Piancó surge na praça neste domingo (5). Acabo de receber informação de que a ex-prefeita de Piancó, a Drª Flavia Serra Galdino (por dois mandatos), decidiu também disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, em 2014. Ele propõe representar não apenas o Vale, mas também as demais regiões do Estado.
Até o final de maio, Flávia Galdino (PSB) estará com lideranças políticas e comunitárias em Piancó e região para uma breve reunião quando apresentará propostas da campanha para o parlamento estadual. Flávia disse que aprendeu a fazer política com seu pai [ex-prefeito Gil Galdino] e nunca deixou de priorizar ações  que atendesse às necessidades das famílias. 
Flávia afirmou ainda que pretende ser bem votada no Vale do Piancó por entender que a região com um representante na Assembléia Legislativa, mais força terá na hora de reivindicar benefícios que a população espera. Em 2010, Flávia Galdino hipotecou apoio ao deputado estadual Adriano Galdino (PSB), majoritário  no município de Piancó.

Após três dias de homenagens o corpo do ex-prefeito Porcino seguiu no início da manhã de hoje com destino ao Crematório de Cabedelo...

Após três dias de homenagens em São Paulo, Juazeiro do Norte e Itaporanga (aonde foi velado desde a tarde deste sábado), o corpo do ex-prefeito Antônio Porcino foi transladado para a Capital João Pessoa, aonde receberá últimas homenagens dos seus conterrâneos que ali residem. O féretro saiu do Barrocão, zona rural de Itaporanga, aonde durante a noite e madrugada foi velado por seus familiares, às 7h da manhã deste domingo. Por volta das  15h, haverá uma cerimônia de cremação no Crematório de Cabedelo, no Litoral Norte da PB. Muito provavelmente na próxima quarta-feira (8) as cinzas serão lançadas de helicóptero (parte) no mar e (parte) no Barrocão, em Itaporanga, seu torrão natal, como era o seu desejo.

Comoção e tristeza marcam chegada do corpo do ex-prefeito Antônio Porcino à Itaporanga e consternada população lhe dá o último adeus.

Comoção e tristeza marcaram a chegada do corpo do ex-prefeito Antônio Porcino à sua terra natal: Itaporanga. Uma multidão participou na tarde de hoje (4) das últimas homenagens ao grande líder sindical e político itaporanguense, que elevou o nome da 'Rainha do Vale' para todo o País. Um triste retorno do filho ilustre.
O corpo, vindo de Juazeiro do Norte (Ceará) após desembarque de voo fretado que partiu de São Paulo, chegou às 13h e numa carreata silenciosa, com a participação de centenas de veículos, partiu do Campestre Clube até o centro da cidade, guiado pela Polícia Militar. Por onde passava o cortejo era aplaudido pela população que chorava sua morte. Ao chegar defronte ao prédio sede Bando do Nordeste, o cortejo passou a ser conduzido pela Banda Filarmônica 'Cônego Manuel Firmino', da qual Porcino já foi integrante quando estudava no Colégio Diocesano 'Dom João da Mata'.
Ao chegar à Praça João Pessoa, o prefeito Audiber Alves acompanhado de todo seu secretariado já aguardava o cortejo nos degraus do Paço Municipal 'José Moacir Pinto' - Sede da Prefeitura Municipal. Inclusive, abro um parentese para informar que a família do ex-prefeito agradeceu imensamente o empenho pessoal do atual prefeito nos preparativos das homenagens ocorridas. Aberto o veículo da funerária, o prefeito e a primeira dama (Naura Ney) colocaram abandeira do município sobre o caixão. Em seguida, coube ao filho Michel colocar sobre o caixão do pai o instrumento musical de sua preferência: um clarinete.
Depois homens da Polícia Militar conduziram o caixão até o Salão Nobre do Paço Municipal, onde o povo visivelmente consternado pode dar seu último adeus à Porcino. Em sua fala, o prefeito enalteceu a grandeza do ex-prefeito: "Um ser humano notável que soube galgar degraus na vida com muito esforço e perseverança", disse Berguim. Por sua vez, o ex-prefeito Djaci Brasileiro enumerou as qualidades e virtudes do ex-companheiro de batalhas políticas. O irmão Neto Porcino falando em nome da família afirmou ser Porcino um abnegado defensor do desenvolvimento regional.
O também sindicalista Luiz Arraes, companheiro de Porcino desde o início da luta sindical em São Paulo, afirmou que a contribuição dada por Porcino à classe trabalhadora está aí para todos os trabalhadores. "Em cada recante deste País o trabalhador frentista deve muito ao Porcino, que deu sua vida pela classe. Vim com ele desde a fundação do nosso sindicato e digo que perdi um irmão". Luiz Arraes veio de São Paulo ciceroneando o translado do corpo do ex-prefeito.
Ainda durante o velório no Paço Municipal, houve realização de um culto ecumênico, capitaneado pela pastora Selma, com revezamento do Centro Espírita 'Jesus de Nazaré'. A viúva Fabiana esteve sempre amparada pela irmã gêmea. A primeira esposa de Porcino, Madalena sempre se pôs ao lado dos filho Michel e Alessandra. A segunda esposa, Andrea (ex-primeira dama de Itaporanga) com quem a população teve convivência ficou em São Paulo. Irmãos, sobrinhos e demais parentes também ficaram ao lado do caixão. Enfim, correligionários, amigos, autoridades e a população em geral, comovida deu seu último adeus ao filho ilustre.
Duas centenas veículos aguardavam nas imediações do campestre clube chegada do corpo de Porcino.




 A praça João Pessoa foi tomada por uma multidão; o prefeito e a primeira dama colocam bandeira sobre caixão.