sábado, 16 de junho de 2018

Efraim Filho insinua que grupo de Jeová e Gervásio tentou boicotar evento do Avante em Cajazeiras

Efraim Filho insinua que grupo de Jeová e Gervásio tentou boicotar evento do Avante em Cajazeiras
Mais confortável com a confirmação do apoio do grupo de oposição de Cajazeiras, liderado pelo ex-prefeito Carlos Antônio (DEM) e pela ex-prefeita Denise Albuquerque (PSB), o deputado federal, Efraim Filho (DEM), pediu ao governador Ricardo Coutinho (PSB) e ao pré-candidato a governador, João Azevedo (PSB) que tivessem mais atenção com algumas medidas adotadas por um grupo aliado ao governo.
Segundo Efraim Filho, vereadores socialistas com o deputado estadual Jeová Campos (PSB) e o pré-candidato a deputado federal Gervásio Maia (PSB), teriam ameaçado alguns aliados, caso eles fossem para o encontro regional do Avante, coordenado pelo pré-candidato a deputado estadual, Júnior Araújo (Avante).
A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Genival Matias III, pessoas sorrindo, pessoas em pé
No seu discurso, Efraim em tom de voz alta, lembrou a João Azevedo que coisas desse tipo não podem acontecer, já que todos pertencem a um mesmo grupo político. “Ficar ameaçando e dizendo que o candidato a deputado estadual do governador em Cajazeiras é só um, é pura sacanagem. Estamos no mesmo barco, defendendo a mesma bandeira. Não aceitaremos essas imposições,” disse.

Avante e Júnior Araújo mostram força reunindo caravanas de quinze cidades e políticos influentes durante evento em Cajazeiras

Avante e Júnior Araújo mostram força reunindo caravanas de quinze cidades e políticos influentes em Cajazeiras
O pré-candidato a deputado estadual, Júnior Araújo (Avante), mostrou força política ao reunir caravanas de mais de quinze municípios e nomes importantes da política paraibana no encontro regional do Avante que aconteceu na noite deste sábado (16) na cidade de Cajazeiras.
Além do presidente estadual da sigla, o deputado estadual Genival Matias, prestigiaram o evento, o pré-candidato a deputado federal, Efraim Filho (DEM), o pré-candidato a governador, João Azevedo (PSB), o pré-candidato a senador Veneziano Vital (MDB), o ex-senador Efraim Morais (DEM), o pré-candidato a deputado federal, Emerson Môfi (Avante), vereadores de várias cidades da região, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças de comunitárias e de bairros.
O ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (DEM), foi o primeiro a discursar e lembrou da trajetória de Júnior Araújo na política. Ele disse que a Paraíba reconhecerá em breve um jovem que fará história. O deputado Efraim Filho que recebeu a confirmação do apoio do grupo de oposição para dobradinha com Júnior Araújo, em Cajazeiras, afirmou que o ex-vice-prefeito vai surpreender e será um dos mais votados nessas eleições. Para o parlamentar, Júnior representa a renovação e o discurso diferente da política paraibana.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
A imagem pode conter: 25 pessoas, pessoas sorrindo, multidão A imagem pode conter: 23 pessoas, incluindo Armando Mariz, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão

Em Guarabira, Benjamin recebe apoio do Clã Paulino e fará parceria com Raniery...

Em Guarabira, Benjamin recebe apoio de grupo político encabeçado pela Família Paulino
O grupo político encabeçado pela Família Paulino declarou apoio à pré-candidatura a deputado federal de Benjamin Maranhão (MDB) em Guarabira. O anúncio foi feito neste sábado (16) na Rainha do Brejo. Com a decisão, Benjamin fará dobradinha com o deputado estadual Raniery Paulino, também do MDB, em Guarabira. “Em Araruna, nosso grupo político também declarou apoio a Raniery, que é um deputado jovem, atuante e comprometido com o povo paraibano”, disse o deputado federal. 
Benjamin lembra que a decisão também fortalece o MDB, uma vez, que os dois parlamentares são do partido e decidiram atuar de forma conjunta nas eleições de outubro próximo. “Para nós é uma honra receber o apoio de Fátima, Roberto, Raniery e de todo o seu grupo político. Vamos trabalhar juntos em busca de melhorias para a Paraiba, com destaque para Guarabira que tão bem me acolheu”, disse.

Aldemir comenta possível desistência de Vituriano: "Não vejo nenhuma dificuldade dele votar em Aguinaldo Ribeiro, são muito amigos"

Aldemir comenta possível desistência de Vituriano: "Não vejo nenhuma dificuldade dele votar em Aguinaldo Ribeiro, são muito amigos"
O prefeito de Cajazeiras José Aldemir (PP) disse, na tarde desta sexta-feira (16), que o ex-deputado estadual Vituriano de Abreu (MDB) deve mesmo desistir de sua pretensão de sair candidato a deputado federal, por não ter tempo para política e estar dedicado a medicina.
Para Aldemir, Vituriano deve sim participar da eleição, mas não como candidato e sim prestando seu serviço como grande homem público que é. "Foi um grande prefeito, um excelente deputado e realizou muito por Cajazeiras e pela Paraíba" revelou.
Para ele, Vituriano não terá nenhuma dificuldade de apoiar Aguinaldo Ribeiro (PP), porque na eleição passada votou em Aguinaldo para deputado federal e já foi filiado ao PP. "Tem uma relação estreita e é muito amigo da família Ribeiro", disse. (com Resenha Politika)

Na PB, Ciro Gomes reafirma Lígia como pré-candidata e diz que quer apoio do PT

Em visita a Paraíba, o pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) reafirmou a pré-candidatura da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) ao Governo do Estado. Na coletiva de imprensa, na manhã deste sábado, o presidenciável ainda tratou sobre a pré-candidatura de Lula e alfinetou Bolsonaro – a quem chegou a classificar como “maluco” e “fascista”. No evento estavam presentes também o presidente nacional da PDT, Carlos Lupi, e o deputado federal Damião Feliciano (PDT), além de lideranças políticas.
Sobre a postulação de Lígia Feliciano, Ciro Gomes chegou a sugerir que nacionalmente seria um gesto do PSB em apoiar o projeto pedetista no estado. Ele explicou que o PDT já apoia os socialistas no Pernambuco e em Minas Gerais, e já se dispôs a dialogar no Distrito Federal e Espírito Santo. “O PSB, do governador Ricardo Coutinho, é o objeto da nossa grande vontade de fazer uma aliança. Porque é um partido irmão, tem história e está no campo daquilo que defendemos. Mas o PSB convidou o ex-ministro Joaquim Barbosa para ser candidato, e o PDT já tinha me lançado; isso criou uma delicadeza e nos estados isso vai se desenhando. Naturalmente, o PSB há de compreender que o PDT também tem quadros e merecimento para participar”, disse Ciro.
Ele também julgou como legítima a pré-candidatura de Lígia, por se tratar de um nome que está dentro do projeto atual e conhece o estado. “Temos por ela todo o entusiasmo”, pontuou. Questionado se os acordos em âmbito nacional entre PDT e PSB fariam a sigla pedetista sacrificar a pré-candidatura de Lígia na Paraíba, Ciro foi direto: “Não sacrificamos companheiros”.

Ciro quer apoio dos petistas

Após algumas declarações “atravessadas” com relação ao PT, na Paraíba o pedetista apazigou os ares no campo da esquerda. Ciro, que classificou como “muito delicada” o momento atual da relação com o PT, garantiu que espera contar com o apoio dos petistas. “Sinto uma necessidade muito grande de ir para cima, para não deixar o Brasil legitimar pelo voto popular, por irresponsabilidade, por divisão, por ambição menor, essa agenda anti-nacional, anti-povo e anti-pobre que estamos vendo. Vou lutar, e adoraria contar com todos os brasileiros, inclusive com os petistas. Mas respeito, com toda humildade, que o PT tem sua própria estratégia”, afirmou.
Ainda tratando acerca do PT, o presidenciável deixou no ar que seria a oportunidade para um gesto da sigla em seu favor. De acordo com Ciro, durante 16 anos que Lula precisou, ele o ajudou, em todos os momentos, “dos bons aos mais críticos”. “Só que agora, o PDT me lança como candidato à presidência e o PT está com sua principal liderança presa. Mas o cálculo deles eu respeito”, destacou – deixando a sugestão de apoio à sua candidatura no ar.
Especificamente sobre Lula – a quem chamou de maior liderança popular do Brasil – ele fez um prognóstico eleitoral negativo. “Tenho convicção, e isso me dói muito, de que eles não vão deixar o Lula ser candidato. E isso aumenta muito minha responsabilidade. Se vocês olharem, sou o único candidato do campo progressista”, pontuou.

“Não sou maluco feito Bolsonaro”
Taxado como “linguarudo” e “fala demais”, Ciro reconheceu que fala demais, porém, porque fala verdades que muitos não tem coragem de publicizar, segundo ele. No momento que descorria acerca de gestão interpoderes, ele comentou sobre o pré-candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. “Eu não sou um maluco feito o Bolsonaro. Que está deixando a população acreditar que com três ou quatro frases feitas, estigmatizado com preconceitos contra as mulheres, os negros, introduzindo o ódio e a violência na política, amanhã sozinho vai chegar em Brasília e vai, simplesmente, afundar o Brasil. Eu conheço como funciona", disse.
Ciro reafirmou que Bolsonaro não chega ao segundo turno e disse que ele representa o fascismo no país. Bradando, o pedetista declarou: “Fascistas não passarão”.

Com informações do Blog do Gordinho

Após romper com o governador, presidente do PRTB é impedido de retirar objetos pessoais do gabinete no Detran que está lacrado e com segurança na porta...

IMG-20180616-WA0139 IMG-20180616-WA0140
Poucas horas após entregar carta de demissão, do cargo de Diretor Administrativo do Detran, romper com o governador Ricardo Coutinho e anunciar apoio do PRTB à pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV), o presidente estadual da legenda Fábio Carneiro, que já teve o ato de exoneração publicado no Diário Oficial na edição deste sábado (16), foi surpreendido com um fato inusitado: a porta do gabinete que ocupava no Detran foi lacrada.
“A porta do gabinete onde eu trabalhava foi lacrada e colocaram seguranças para impedir que retirasse meus objetos pessoais e até uma caneta, lembrança deixada pelo meu pai antes de morrer, eu não pude resgatar”, lamentou o ex diretor Administrativo do Detran. De acordo com Fábio Carneiro, a Carta de demissão do cargo que ocupava há três anos e meio foi entregue a Superintendência do Detran às 10h e quatro horas depois o partido anunciou o rompimento com o Governo e apoio a Lucélio Cartaxo. 
“Pouco tempo depois recebi as fotos e a informação de que o gabinete onde eu trabalhava estava totalmente lacrado e com seguranças para impedir a minha entrada. Irei entrar com uma interpelação judicial nos próximos dias para saber o motivo da medida desesperada e denunciar um flagrante constrangimento ilegal a um servidor público”, afirmou. O presidente do PRTB também destacou que “a sigla conta com 46 pré-candidatos a estadual e seis para federal”, observou. Em breve, a legenda irá confirmar a chapa proporcional. “Esse é um compromisso com um novo momento para a Paraíba”, disse.

João Azevêdo se reúne com prefeita de Coremas e participa de evento em Malta

A prefeita da cidade de Coremas, no Vale do Piancó, Chaguinha (PDT) e seu marido o ex-prefeito Edilson Pereira (PDT), receberam o pré-candidato a governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), durante a tarde desta sexta-feira (15). “João Azevêdo vai ser a renovação da política . Ele já trabalhou oito anos ao lado do governador Ricardo Coutinho, quando era prefeito, mais oito anos no governo do estado, enfim. Por toda essa experiência, é que João merece ser governador da Paraíba”, disse a prefeita Chaguinha.
Também estiveram presentes no encontro, pré-candidato a senador, Veneziano Vital (PSB), o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), o vice prefeito Irani Alexandrino, os vereadores Zerivan (PSC), Ednaldo Pereira (PDT), Assis Clementino (PSD), Ronaldo Lima (PDT), Vereador Kleydson e Marcos Ramalho (Sem partido).
 
Já na cidade de Malta, João Azevêdo marcou presença na festa do São João, nessa sexta-feira (15). O pré-candidato a governador esteve acompanho do prefeito da cidade, Nael Rosas (MDB), do pré-candidato a senador, Veneziano Vital do Rêgo (PSB), dos deputados estaduais Nabor Wanderley (PRB), Antônio Mineral (PSB), do pré-candidato a deputado estadual da cidade de Patos, Dr Érico (PPS).

sexta-feira, 15 de junho de 2018

PRTB anuncia adesão para Lucélio e dá início a processo de esvaziamento da pré-candidatura de João Azevêdo

Os bastidores da política estão efervescente. Depois do governador declarar que a pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) não tinha combustível para ir adiante e prever a retirada em um mês, é a pré-candidatura de João Azevedo (PSB) que sofre um duro golpe com a perda do apoio do PRTB e está na iminência de uma debandada. O vereador pessoense Eduardo Carneiro e seu irmão Fábio, presidente estadual do PRTB, anunciaram no início da tarde desta sexta-feira (15) rompimento com o governador e adesão a pré-candidatura de Lucélio.
Fábio, inclusive, já entregou ao governador cargo de direção que ocupava no Detran. Junto com os irmãos Carneiro segue um leque de cerca de 48 pré-candidatos a deputado estadual e 8 a federal. Dentre os nomes que disputarão uma vaga na Assembléia Legislativa estão o de Leila Fonseca [que obteve quase 50 mil votos para o Senado em 2014], do ex-deputado Monaci Marques e Viviane Paiva [primeira-dama de Sapé], além do próprio Fábio. Um reforço e tanto para a campanha de Lucélio e a aliança com o PV, PSD e PSDB. 
O movimento do PRTB deve iniciar um processo de esvaziamento da pré-candidatura do PSB, que de acordo com alguns deputados da base governista, que pediram para não se identificar, fica cada vez mais difícil a viabilidade eleitoral, já que os números das pesquisas são desanimadores, o desempenho pessoal do candidato não empolga e a tinta da caneta de Ricardo tá quase no fim.
A adesão do PRTB à pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV), provoca mudanças não apenas na pré-campanha eleitoral, mas também na esfera municipal. É que a bancada que dá sustentação ao prefeito Luciano Cartaxo (PV) ganhou um reforço de peso em defesa da gestão. Eduardo sempre teve uma postura atuante e firme em busca de melhorias para a população da Capital e vai dar um ‘up’ na defesa gestão Cartaxo. Ele é um parlamentar vigilante, crítico contundente da gestão, mas mostra que a administração Cartaxo virou o jogo.

Ex-governador Zé Lacerda e sua filha a vereadora Raissa deixa Cartaxo e anunciam apoio à Zé Maranhão

O ex-governador da Paraíba, José Lacerda Neto (PSD), aliado histórico do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (15) apoio à candidatura de José Maranhão ao Governo do Estado. Ele leva consigo o apoio da sua filha, a vereadora Raissa Lacerda (PSD) que deixa a base de sustentação ao prefeito Luciano Cartaxo (PV).
“Tenho andado pela Paraíba ouvindo o povo e seus problemas, e cheguei à conclusão, com muita propriedade, que nesse momento em que vivemos, a Paraíba precisa de alguém com coragem, competência, serviços prestados e acima de tudo, experiência. Por essa razão, após consultar meus amigos e correligionários, decidi apoiar e apostar no projeto de Zé Maranhão”, afirmou Lacerda.
De acordo com Raíssa após ouvir as bases e desejando seguir junto com o pai, ela informou ao prefeito Luciano Cartaxo que não mais apoiaria a pré-candidatura de Lucélio. Ela ressaltou ainda que o que pesou foi que após conversar com o povo, conseguiu enxergar que a candidatura de Lucélio seria uma espécie de monopólio do poder.
"Tenho respeito pelos gêmeos mas o povo não tá aceitando monopólio mais não" disse ela sobre o prefeito Luciano Cartaxo e Lucélio. Com a decisão, a vereadora declarou que a partir de agora seguirá de forma independente na Câmara Municipal de João Pessoa.

Marum prevê que Temer será vítima de perseguição e teme prisão quando deixar a Presidência em janeiro

Reprodução/UOL
Instalado numa quina do quarto andar do Palácio do Planalto, o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) tornou-se a face mais visível do primeiro escalão do governo. Onde houver uma encrenca, lá estará o rosto redondo do deputado (foto) sul-mato-grossense. Oficialmente, é coordenador político do governo. Na prática, atua como general sem farda da tropa do presidente. Em entrevista ao jornalista Josias de Souza (publicada em seu blog Marum prevê que Temer será vítima de perseguição e teme prisão), Marun manifestou em voz alta inquietações sobre o futuro penal de Michel Temer — tema que auxiliares e aliados do presidente costumam abordar apenas longe dos refletores, aos sussurros.
Marun prevê que, a partir de 1º de janeiro, depois que deixar a poltrona de presidente da República, Temer será submetido a “uma grande perseguição”. O repórter indagou: Acha que Temer pode ser preso? E o ministro: “Hoje em dia qualquer um pode ser preso, principalmente no império das prisões preventivas. O meu receio é que o devido processo legal não seja observado.” Marun não é um neófito na matéria. Como deputado, foi general da tropa de Eduardo Cunha, que escorregou da presidência da Câmara para a cadeia, onde se encontra desde 2016.

Ricardo inaugura Binário de Juazeirinho, uma solução para congestionamentos na travessia da cidade

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quinta-feira (14), o Binário de Juazeirinho, obra de mobilidade urbana reivindicada pelo deputado estadual Genival Matias (Avante) que soluciona o problema dos frequentes congestionamentos que ocorriam na travessia da cidade. A obra, bastante solicitada pelo povo, possui 1,4 km de extensão e representa R$ 1,3 milhão de investimento, com recursos do Tesouro Estadual. Prefeitos, deputados estaduais como Genival Matias e Antônio Mineral, vereadores e lideranças da região participaram da solenidade.
Na ocasião, Ricardo Coutinho comentou que a obra vai mudar a história de Juazeirinho, promovendo mais desenvolvimento e dando segurança aos motoristas e pedestres que passam na área. "Sempre que passava por aqui, ficava observando os congestionamentos e não compreendia como uma BR podia ser tão estreita, cruzando a cidade e trazendo tantos transtornos. Esse binário era necessário para descongestionar o trânsito nessa área e promover o desenvolvimento desta área", frisou.
Durante a solenidade, o governador também fez a entrega simbólica das chaves de quatro veículos destinados para o uso da Prefeitura de Juazeirinho. Foram R$ 181 mil investidos nos veículos, por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social, que viabiliza parcerias entre o Governo do Estado e prefeituras. Para o prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, o Binário é um sonho realizado na vida do povo do município. "Esta data vai ficar marcada na memória dos cidadãos de Juazeirinho. A entrega deste Binário é um marco na trajetória da cidade. Juazeirinho agora terá um fluxo de trânsito organizado e seguro. É uma obra magnífica", comemorou o prefeito.
A obra consistiu na pavimentação asfáltica da Avenida Juiz Federal Genival Matias de Oliveira, paralela ao segmento urbano da rodovia BR-230. Desta forma, o tráfego de veículos no sentido Campina Grande/Patos será realizado por meio dessa avenida. Também foram pavimentadas as ruas Josefa Neta Freire, Pedro Barros, Irene Hermínio da Silva, Direnaldo Vasconcelos e Luiz Pedro de Araújo, que serão utilizadas como retorno para facilitar a mobilidade urbana.
A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Luciana Matias e Anna Virgínia Matias, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Genival Matias III, pessoas em pé
Deputado Genival Matias, prefeito Beviláqua e a vice-prefeita Anna Vigínia agradecem ao governador pela realização da obra...
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O Binário de Juazeirinho beneficia diretamente uma população de quase 20 mil habitantes do município, além de usuários da BR-230 que passam pelo perímetro urbano, com uma média diária de 4.500 veículos. 

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ricardo: “todo mundo sabe quem vai desistir e vai ser por falta de combustível e de discurso”

ricardo
Durante a visita a reforma da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na tarde desta quinta-feira (14), o governador Ricardo Coutinho (PSB) rebateu, mais uma vez, a tese de que o PSB estaria pensando em retirar a pré-candidatura de João Azevêdo para o Governo do Estado. Para o líder socialista, já é sabido que a desistência virá de outro pré-candidato.
“Isso é bobagem de quem não tem o que fazer e diz que vai ter a desistência. A desistência não é de João Azevêdo. Todo mundo sabe de quem é a desistência. Ponha mais um mês aí e você vai ver mais uma desistência. Aliás, eu estou cantando essa pedra desde janeiro e não errei. Vai ocorrer a desistência por insuficiência de combustível, de discurso, de história, de caminhada. É por isso que vai ocorrer”, declarou.
Ele ainda explicou que João poderá chegar a vencer as eleições por alguns pontos considerados essenciais para todo e qualquer jogo político. “Para se ganhar uma eleição pela oposição, imagino eu, tem que se ter duas ou três situações. Uma delas é que o governo seja um governo ruim. Não me parece ser essa a questão, nem a população acha isso. Segundo, que seja um governo metido em corrupção. Também não é o nosso lado. Se tem corrupção, é no lado da oposição. O governo age duramente contra qualquer caso, qualquer indício que porventura apareça. E terceiro seria se a oposição tivesse uma candidatura que levantasse as massas, construísse as mudanças. Não é o caso”, explanou.
Ricardo argumentou que João representa a mudança que muitos proclamam. “Mas a esperança hoje é dar continuidade às mudanças que esse governo já fez. Um Estado que não tinha representatividade a nível nacional e hoje está presente em todos os indicadores nacionais. Nós mudamos muita coisa e é preciso que essas coisas continuem a mudar. O perfil correto para continuar é, indiscutivelmente, João Azevêdo. Ele está presente em tudo isso”, defendeu.

Jullys Roberto recebe apoio da oposição em Piancó liderada pelo ex-prefeito Sales Lima; mais um baque nas bases de Lindolfo Pires que teve ali quase 2.400 votos...

Na tarde desta quarta-feira (13) o deputado estadual Jullys Roberto (MDB) recebeu o importante apoio da oposição da cidade de Piancó, na região Metropolitana do Vale do Piancó. O parlamentar esteve no município onde participou da Missa do Padroeiro Santo Antônio, durante a manhã. Na oportunidade, Jullys Roberto, juntamente com o [seu pai] ex-prefeito e ex-deputado Márcio Roberto (MDB) encontraram o pré- candidato a governador, o senador José Maranhão (MDB).
Após a missa, Jullys se deslocou até a residência do ex-prefeito de Piancó, Sales Lima (DEM), onde o mesmo declarou seu apoio político a reeleição do deputado. Na ocasião, Jullys Roberto, também, recebeu o apoio do ex-prefeito Edivaldo Leite Caldas, do Presidente da Câmara de Piancó, Hermogeneses (Podemos), bem como, do vereador Cícero Fábio (DEM) e demais lideranças. O ex-senador Efraim Morais acompanhou Jullys durante a visita a base eleitoral.  
O apoio da oposição à Jullys representa mais um forte baque nas bases eleitorais do deputado estadual Lindolfo Pires (Podemos) no Vale do Piancó. Em Piancó, Lindolfo obteve na campanha passada 2.375 votos. Outra perda importante para Linfolfo foi em Pedra Branca, onde perdeu o apoio do prefeito Allan Bastos (PR) para o médico Tarciano Diniz (Avante). Em Pedra Branca, Lindolfo teve 965 votos.
11608991-1bc1-472e-81b5-a5b3b6a97877 f5ab852d-d162-4e66-802c-242ba6f8739d
Nas redes sociais o deputado sãobentense agradeceu o importante apoio recebido de toda oposição no município de Piancó.

Ministro do STJ recomenda juízes a evitar questões de natureza político-partidária

Após abertura do 78º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge) no TJ da Paraíba, o evento teve continuidade na tarde desta quarta-feira (13), no Hotel Manaíra, com uma série de palestras. A primeira delas foi proferida pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que falou aos corregedores e autoridades presentes sobre ‘A conduta dos magistrados nas redes sociais’. Apontou recomendações e condutas a serem evitadas, conforme orientação da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).
“Estamos vivendo a era da informação e das redes sociais. Sabemos que não podemos separar o magistrado do cidadão que exerce a magistratura. É preciso que o juiz tenha um comportamento ético, com a respeitabilidade a toda prova. Que sua conduta, também nas redes sociais, seja exemplo para a própria sociedade. Não estamos a cercear a livre liberdade de expressão, mas a dizer que o magistrado tem uma responsabilidade muito grande e sensibilidade para conciliar as duas figuras que ele representa: a de juiz que profere decisões e a de cidadão”, afirmou.
O ministro também ressaltou que a sociedade atual é marcada pelo fenômeno das ‘fake news’, notícias falsas propagadas na Internet, que podem gerar danos graves às pessoas; expôs exemplos de usos de magistrados em redes como whatsapp, blogues, orkut, twitter, facebook, google+, youtube, entre outras. Para o magistrado, o uso das redes induz a uma confusão entre a vida pública e a vida privada e, por isso, é necessária uma ferramenta de prevenção: a formação de um código de conduta. Frisou a Loman, que em seu artigo 35, inciso VIII, afirma que todo magistrado deve ‘manter conduta irrepreensível na vida pública e particular’.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Aprovado projeto de Trócolli Júnior que acaba monopólio da carteira de estudante

O Projeto de Lei 1.522/2017 do deputado estadual Trócolli Junior (Podemos), que acaba o monopólio da carteira de estudante na Paraíba e garante a gratuidade do documento para pessoas de baixa renda, foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (13). A proposta, que vai beneficiar todos os estudantes paraibanos de qualquer fase do ensino, agora segue para a sanção do governador Ricardo Coutinho (PSB), que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Trócolli ressaltou que seu projeto diz respeito a redemocratização das carteiras de estudante e visa beneficiar os cidadãos que têm direito à meia-entrada para que eles tenham a opção de escolher por qual empresa querem fazer o documento. "É, portanto, uma regra que vai acabar com o monopólio da entidade que atualmente age sozinha no ramo das carteirinhas, encarecendo o documento estudantil", argumentou.
O parlamentar lembra que o monopólio da entidade que imprime as carteiras tem prejudicado a classe estudantil, que questiona o valor do documento. Além disso, ele destaca que contou com o apoio de 18 entidades estudantis que aprovam a iniciativa dele. "O valor da carteirinha é extremamente caro para os estudantes paraibanos. Há dois anos esse valor era apenas oito reais e agora é cobrado 25 reais. Com a aprovação desse projeto nós estamos acabando com esse monopólio e redemocratizando esse processo. Lutei e vou continuar lutando porque muitos terão a carteira de graça e esse é o meu objetivo, brigar pelo povo paraibano", ressaltou.
Trócolli explicou, ainda, que esse projeto não se confunde com o do presidente Gervásio Maia. "O de Gervásio permite que o estudante use apenas a declaração da escola e isso continuará valendo. O nosso apenas abre espaço para que outras empresas possam estar aptas a fazer esse documento e, portanto, usar o direito da livre concorrência que deverá reduzir o valor dele", salientou.

TCE manda Câmara de Cabedelo suspender salários de vereadores afastados pela Justiça

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) mandou a Câmara Municipal de Cabedelo suspender os salários de dez vereadores presos no bojo da Operação Xeque-Mate. A corte apreciou nesta quarta-feira (13) consulta encaminhada pela presidente do Legislativo, Geusa Ribeiro (PRP). Os conselheiros, ao se debruçarem sobre o tema, entenderam pela ilegalidade do pagamento e determinaram a imediata suspensão das remunerações dos agentes políticos e servidores públicos afastados do serviço efetivo por decisão judicial, “salvo decisão de mesma esfera em sentido contrário”.
O caso foi relatado pelo conselheiro substituto Antonio Cláudio Silva Santos e o voto dele foi dado em consonância com o entendimento do Ministério Público de Contas. Ao todo, dez vereadores foram afastados dos cargos por decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba. Deles, a metade foi presa durante a operação desencadeada pela Polícia Federal em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. O grupo apresentou agravos nesta semana tentando voltar ao cargo, mas eles foram negados pelo pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba.
A presidente da Câmara disse que decidiu fazer a consulta ao TCE para que o Legislativo fosse referendado na decisão de suspender os pagamentos. Mesmo afastados desde abril, os salários dos dez vereadores e de outros servidores continuavam sendo pagos. “Agora temos clareza de que o pagamento não era devido. Por isso, vamos atender à determinação do Tribunal de Contas. Os salários só voltarão a ser pagos caso haja decisão judicial neste sentido”, disse Geusa Ribeiro, que exerce a presidência interina do poder. O presidente da Casa, Lúcio José, e a vice-presidente, Jacqueline França, ambos do PRP, foram presos durante a operação.
Além dos dez vereadores, o prefeito Leto Viana (PRP) também tentou, através da imposição de embargos, retornar ao cargo. Ele foi afastado da função e preso no dia 3 de abril. O vice-prefeito, Flávio Oliveira (PRP), não chegou a ser preso, mas também foi afastado do cargo. A mulher de Leto, Jacqueline, além de vereadora, recebia salários também como servidora da Câmara. Ambos serão cortados, enfatiza Geusa. Eles são acusados de envolvimento com uma organização criminosa supostamente montada para extorquir dinheiro público, alega o Ministério Público. Cada vereador tinha salário mensal de R$ 8 mil.

Operação

A Operação Xeque-Mate foi deflagrada no dia 3 de abril, numa ação realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual, em cumprimento aos mandados autorizados pelo desembargador João Benedito da Silva. Durante o inquérito policial, foram constatadas práticas ilícitas, tais como contratação de servidores fantasmas, doação de terrenos, utilização de interpostas pessoas para ocultação patrimonial, controle do Legislativo municipal por parte do prefeito, através do empréstimo de dinheiro para campanhas políticas, condicionado à assinatura de “cartas renúncia”, entre outras acusações.
Naquele momento, o desembargador João Benedito determinou a expedição de 11 mandados de prisão preventiva, 36 de busca e apreensão de documentos, mídias eletrônicas, veículos e objetos relacionados nas investigações. Ordenou, ainda, o afastamento cautelar do cargo de 84 servidores públicos e agentes políticos do Município de Cabedelo, incluindo o prefeito, vice-prefeito, o presidente e a vice-presidente da Câmara, além de vereadores em virtude da suspensão do exercício de suas funções públicas.

Wilson Filho recebe apoio de prefeito Lídio Carneiro e vereadores de Igaracy

O deputado federal Wilson Filho (PTB) cumpriu, durante este último fim de semana, agenda por municípios paraibanos. As cidades visitadas pelo parlamentar foram Diamante e Igaracy, ambas situadas na Região Metropolitana do Vale do Piancó, onde recebeu o apoio das lideranças políticas para sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano.
No sábado (9), os trabalhos tiveram início pelo município de Diamante, onde Wilson se reuniu com lideranças políticas da cidade, além de ter visitado e interagido com a população local. À tarde, a visita foi ao município de Igaracy para confirmação de participação as festividades juninas da cidade, visita esta que surpreendeu o prefeito Lídio Carneiro.
Wilson aproveitou a oportunidade e conversou com os vereadores Sebastião Alves (PSDB), Geraldo Antas e Kadó (PSB), Golinha (PTC), Betinha (PSD) e Geraldo Regina (PRP). Na ocasião, o parlamentar apresentou os recursos que já conseguiu para o município de Igaracy, com destaque para os R$ 600 mil destinados à saúde, R$ 270 mil para obras de calçamento, R$ 247 mil para uma quadra esportiva e R$ 500mil para construção de unidades sanitárias. Além de um milhão de reais que foi destinado a obra de campo de futebol.
 
O parlamentar destacou a relevância da visita a esses municípios. “Essas visitas as cidades paraibanas ocorrem sempre de forma muito positivas. É uma oportunidade que tenho para estar em contato com o povo, ouvindo e conhecendo as suas necessidades. Além disso, é um momento para realizarmos as alianças políticas e contar com o apoio de quem é responsável pela gestão desses municípios. Estou feliz e satisfeito com o trabalho desenvolvido e com o apoio obtido”, finalizou.

Júnior Gurgel - "Procurando o Martelo"

Uma “pérola” de incoerências e improvisos mal arranjados, a entrevista do pré-candidato Lucélio Cartaxo - principal protagonista de um projeto natimorto – com vistas à sucessão do governador Ricardo Coutinho. Discurso vazio, despido de ideias e repetitivo nos velhos chavões de renovação (?) sem começo, com “meio” confuso e final desastroso. Tentando atingir o senador José Maranhão, Lucélio Cartaxo (PV-PB) ilustrando o “novo” afirmou que “tudo seria diferente, sem o anacronismo do passado...”. Um astuto jornalista perguntou: “onde fica seu aliado Cássio Cunha Lima”? Ele representa o passado, já governou a Paraíba. Lucélio se perdeu. A resposta foi semelhante - e tão convincente - quanto à do saudoso radialista (era de ouro do rádio) campinense Gil Gonçalves, num momento em que se viu em apuros: “procurando o martelo*”.
Enquanto Lucélio Cartaxo desafinava - esquecendo até trechos da letra musical que entoava uma canção não ensaiada - o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues se justificava na mídia, respondendo ao claudicante arlequim João Azevedo, usando a “Cristandade” como pretexto. Em seus argumentos desprovidos de lógica ou razão, Romero Rodrigues interpretou - pelo que ficou subentendido - que o povo paraibano aspira por uma chapa cujo principal propósito seja unir duas famílias. Sem dúvidas, para que se amplie ainda mais o nepotismo reinante. Se isto não for insanidade, é mediocridade sem precedentes.
Se seu desígnio tem como missão unir famílias, Romero Rodrigues deveria começar a partir de sua própria “linhagem”. Trazer de volta a mesa de jantar do Clã Cunha Lima Renato, irmão de Ronaldo e tio de Cássio, e o deputado estadual Arthur Filho, ambos ainda na base do governador Ricardo Coutinho. Amenizaria as tensões entre Bruno e Tovar – seu parente por afinidade, genro do Conselheiro Fernando Catão seu tio, a quem confiou sua Chefia de Gabinete na PMCG com “poder de caneta”. Alavancaria o nome de seu irmão Moací, eterno candidato a deputado federal - carente de seu apoio – frustrado sempre com tristeza ao ver sua postulação abortada antes das convenções. Para surpresa de todos, Romero Rodrigues vem aos poucos – em público – minimizando a grandeza da liderança de seu criador, senador Cássio Cunha Lima.
A escritora inglesa Mary Shelley, autora da primeira obra de ficção científica, “Frankstein ou o Moderno Prometeu” (1818), não previu que seu enredo seria plagiado na distante província da Parahyba – na época pertencente ao Império do Brasil – e no final do longínquo século XX, já como República Federativa e em regime democrático. Senador Cássio Cunha Lima será vítima de suas “criaturas”, como o personagem de Mary Shelley? Que o diga o senador José Maranhão, “criador” da figura de Prefeito da Capital Ricardo Coutinho, Luciano Cartaxo e o de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, que hoje unidos ou separados – motivados por suas rebeldias ingratas - tentam defenestrar aquele que lhes deu o “sopro” de vida, como homens públicos.

Por Júnior Gurgel (Publicado em A Palavra - 12/06/2018)

*Procurando o Martelo – muito usado na redação do extinto Diário da Borborema, na época do seu Editor Chefe, Jornalista Josusmá Colho Viana. Referia-se a surpreender alguém e encalacra-lo sem respostas. Poucos sabiam a origem. Saudoso Gil Gonçalves, fino, educado e muito culto - já sexagenário e em sua fase da pré-andropausa – costumava divertir-se furtivamente com suas secretárias do lar. Numa certa manhã de domingo sua esposa foi à missa, e voltou às pressas por ter esquecido a mantilha. Na cozinha, a secretária em frente ao fogão e Gil a abraçando por trás. “O que é isto Gil”? Bradou sua senhora. Gil, diante da surpresa respondeu: “estou apenas procurando o martelo”.

Em Sumé: empresa mordeu R$ 7 milhões para implantar 12 mil dentaduras e ex-prefeito abocanha R$ 56 mil todo mês

O ex-prefeito de Sumé, Francisco Duarte Silva Neto, mais conhecido como Dr. Neto é verdadeiramente um homem de sorte, competência e bastante influência na cidade que governou por quatro vezes. Médico de carreira, o doutor Neto ajudou a eleger o atual prefeito Éden Duarte (PSB).
A saúde moral do doutor não é lá uma Brastemp, explico: sua folha corrida é recheada de denúncias, acusações e até condenação.  Dr. Neto deveria estar cumprindo cadeia por envolvimento na Operação Sanguessuga, aquela das ambulâncias. No ano passado, a Justiça Federal o condenou a 3 anos e 3 meses de prisão, o deixou inabilitado pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.
Como o “Brasil é o país de todos” e “todas as safadezas”, a pena do doutor foi transformada em prestação de serviços à comunidade, não se sabe onde. Ele se diz inocente. De tão inocente, doutor Neto recebe salário de até R$ 56 mil por mês - pago é claro, pelo atual prefeito, o Éden Duarte, aquele mesmo que o doutor Neto ajudou a ser prefeito na eleição de 2016.
Quando falo que Sumé é a Dubai para os políticos, lá também existe uma empresa que fatura milhões com dentes e dentaduras (implantes). Trata-se da Sarkisimplantes Serviços Odontológicos (Butruz Sarkis Simão Junior) que nos anos de 2015, 2016 e 2017 (gestões de Dr. Neto e Eder) foram faturou R$ 7.017.255 (sete milhões, dezessete mil e duzentos e cinquenta e cinco reais). 
Não se assuste, parece que Sumé era uma terra de banguelos. A cidade tem 16.060 habitantes (IBGE 2010) e 12.156 eleitores (TER-PB), Nos três anos foram implantados 15.451 dentes (implantes) e entregues  11.997 próteses dentárias . O mês de setembro foi o pico de implantes: Dentes 770 e dentaduras 400. (com Clilson Júnior)

Damião revela que Lígia começa com empate técnico e “vai crescer” tendo apoio de Ciro

O deputado federal Damião Feliciano (PDT admitiu reconhecer as dificuldades enfrentadas depois do rompimento político com o governador Ricardo Coutinho (PSB), mas garante que a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) começará a pré-campanha contabilizando números típicos de empate técnico com João Azevedo (PSB) e Lucélio Cartaxo (PV).
"O lançamento da pré-campanha com a presença de Ciro Gomes iniciará nova fase tendo alta perspectiva de crescimento indo à disputa para valer", disse. Damião revelou que para ser candidata ela não assumirá o Governo em hipótese nenhuma. Segundo ele, no sábado (16), no Sindicato dos Bancários, ela iniciará uma nova etapa, antes com entrevista coletiva de Ciro Gomes.

Maranhão, Daniella Ribeiro e tucanos em Piancó sob testemunho do prefeito Daniel e Ricardo Pinto (Itaporanga), aumenta especulação sobre união com Progressistas...

Aliança? Maranhão toma café com Daniella Ribeiro e tucanos em Piancó e aumenta especulação sobre união com Progressistas na Paraíba 
O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, José Maranhão (MDB) registrou, em suas redes sociais, nesta quarta-feira (13), sua participação em um café da manhã, na cidade de Piancó. A novidade ficou por conta das presenças durante a refeição. Além de tucanos, a deputada Daniella Ribeiro (Progressistas) aparece ladeando o mestre de obras, aumentando a especulação de que PP e MDB podem mesmo caminhar juntos no pleito dese ano.
Daniella é cotada para o Senado Federal na chapa do MDB e já tem ventilado que a tese pode mesmo se tornar realidade, todavia não garantiu se assumirá o novo desafio tampouco se firmará parceria com Maranhão; 
"Café da manhã recheado, em Piancó, na casa do prefeito Daniel Galdino.  Pudemos saborear uma comida preparada com muito carinho para todos. Estava tudo muito saboroso e animado. Mais uma vez, obrigado ao prefeito Daniel Galdino pelo carinho dispensado a nós. Além de uma comida gostosa e boa conversa, o café também estava recheado de lideranças importantes do nosso Estado: os Deputados Estaduais, Daniella Ribeiro e Tovar Cunha Lima; o Deputado Federal, Pedro Cunha Lima; Vereador Laedson de Coremas; Ricardo Pinto, presidente do MDB de Itaporanga; Antônio Leite, presidente do MDB em Pedra Branca; secretária de CG, Rosália Lucas; Aluízio Segundo; e as lideranças, Lucrenato Ramalho e Almir Mineral. #vamosjuntos #pianco #cafeentreamigos#zeempianco", postou o senador.

61 cidades da Paraíba são afetadas com mudança na distribuição de roaylties da mineração

Com a aprovação de mudanças nas regras para o setor de mineração, por meio de decretos assinados pelo presidente Michel Temer, nessa terça-feira (12), 61 municípios paraibanos e o Estado serão afetados. Isso ocorre porque foi estabelecida uma nova forma de distribuição da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), espécie de royalties do setor.
Locais que são pontos de mineração em cada estado recebem essa participação monetária paga pelas mineradoras, como uma compensação pelas atividades realizadas. No entanto, com as mudanças estabelecidas, os municípios não necessariamente produtores, mas que são impactados pelo transporte, embarque e presença de instalações industriais em seu território, devem receber 15% da CFEM.
Segundo informações da Agência Nacional de Mineração, no ano passado, o município de Mataraca, no Litoral Norte do estado, foi o que recebeu a maior quantia, com mais de R$ 3,9 milhões referentes à CFEM, seguido por Santa Rita, na Grande João Pessoa, com mais de R$ 919 mil, e Pitimbu, no Litoral Sul, com mais de R$ 736 mil. Já a quantia destinada ao Estado foi de R$ 2.344.410,30.
Com as alterações, os municípios, que recebiam 65%, passarão a receber 60%. Já para os estados, a alteração será de 23% para 15%; enquanto que para a União, a mudança será de 12% para 10%.
Cinco municípios que receberam as maiores quantias da CFEM em 2017
Mataraca R$ 3.796.349,23
Santa Rita R$ 919.824,06
Pitimbu R$ 736.818,18
Caaporã R$ 126.694,16
Boa Vista R$ 91.064,80
Fonte: Agência Nacional de Mineração

terça-feira, 12 de junho de 2018

Bruno Cunha Lima e vereadores da base de Romero almoçam com Zé Maranhão e é grande expectativa para lançamento da chapa do emedebista

felixaraujo
Dois vereadores aliados do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) na Câmara Municipal de Campina Grande participaram de um almoço nesta segunda-feira (11) com o senador e pré-candidato a governador José Maranhão (MDB).
Estavam à mesa com Zé, os parlamentares Nelson Gomes Filho (PSDB) e Pimentel Filho (PSD). O encontro acontece dias após a esposa de Romero, Micheline Rodrigues (PSDB) ser anunciada como vice na chapa de Lucélio Cartaxo (PV), que pretende disputar o Governo do Estado.
Também participaram do almoço o empresário Dalton Gadelha (PSC), o deputado Renato Gadelha (PSC), o ex-governador Roberto Paulino (MDB), o ex-prefeito de Campina Félix Araújo Filho e o deputado estadual Bruno Cunha Lima (SDD).

Zé Maranhão faz o ‘V’ da vitória ao lado de Dalton e Renato Gadelha, do PSC...

 
O senador José Maranhão (MDB) se encontrou nesta segunda-feira (11), com Dalton e Renato Gadelha, membros do PSC, especulado como partido que deve se aliar ao emedebista. No encontro emblemático, em Campina Grande, os políticos já fizeram o ‘V’ da vitória, sinalizando a concretização da aliança.
Também estiveram presentes no encontro o ex-governador Roberto Paulino (MDB), o vereador Olímpio Oliveiro e o representante do Patriotas, Vieirinha. “Temos várias entrevistas e encontros importantes com lideranças e o povo campinense”, disse Maranhão na ocasião.

PP anuncia aliança nesta semana e Daniella Ribeiro pode tentar vaga no Senado

 
A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) revelou que o seu partido deve anunciar até o fim de semana a sua posição na majoritária para as eleições deste ano.
O partido já recebeu o resultado de pesquisa encomendada sobre o cenário no Estado e após conversas com correligionários, lideranças e pré-candidatos tomará a posição para a disputa.
“Tem sido discutido e acredito que até o fim da próxima semana vai haver uma definição sobre a chapa majoritária”, disse a deputada.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Manoel Junior vê chapa de Lucélio fechada e sinaliza acerto do PSC com José Maranhão

O vice-prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Senado Federal, Manoel Junior (PSC), afirmou neste sábado (9), que seu partido deve se aliar com o MDB do senador e pré-candidato ao Governo do Estado, José Maranhão.  De acordo com Manoel, o diálogo tem sido feito com toda a oposição, mas destacou que a chapa que é encabeçada por Lucélio Cartaxo (PV) já está fechada.
“Na chapa de Lucélio, nós temos o senador Cássio que é candidato à reeleição e o senador Lira que também é candidato à reeleição. Nós temos ai a candidatura do governador José Maranhão, que aparece bem, que também o PSC está interagindo, está dialogando e discutindo. Nós ainda não estamos fechados com eles. Fechados só nas convenções. Mas o PSC através do seu presidente Marcondes Gadelha, tem conversado justamente com todo esse campo das oposições”, disse o vice-prefeito.
Manoel também afastou a possibilidade de desistir da candidatura ao Senado. “Não existe a chance de eu recuar da candidatura ao senado. Essa possibilidade não existe. Eu tenho muita fé e tem uma frase que eu gosto, que é: a sorte segue quem tem coragem e fé. Então eu espero que essa sorte possa estar realçada na coragem de disputar esse mandato”, finalizou.

Chapa Titamic!

O precipitado anúncio (ontem 08.06.2018) de uma chapa que dividirá as oposições na Paraíba - pela sua formação - vem concretizar a tese da existência “autista” no mundo político, onde se acomodam alguns dementes, literalmente desconectado com a realidade e desmemoriado de exemplos mal sucedidos por aqueles que tentaram nomear “herdeiros” de um patrimônio (votos) que pertence ao povo.
O prefeito de Campina Grande, que após um ano de peregrinação por todo o estado não conseguiu viabilizar sua candidatura para governador (eleições 2018), se juntou com o de João Pessoa, e lhes passou o bastão. Cartaxo “amarelou” diante do desafio e indicou seu irmão gêmeo (?) que há quarenta dias não ultrapassou a ponte do Rio Sanhauá. Sua plataforma de campanha se resume em transformar a residência oficial do governador (Granja Santana) em um parque infantil. Diante de tanta “miopia”, o aconselhável foi lhes indicar uma companheira de chapa “oftalmologista” que pode até ajudá-lo a enxergar, porém, jamais “ver” a mediocridade desta esdrúxula composição “familiar” - de caráter mesquinho - e com nítido propósito (ou devaneio) de ocuparem o poder a qualquer custo, ignorando completamente qualquer raciocínio lógico do eleitor, transformando-os em idiotas.
Infelizmente chegamos à conclusão que o poder deve ser mesmo “doentio”, ou deixa psiquicamente “enferma” as pessoas que o desfrutam por muito tempo. Romero Rodrigues sabe das dificuldades e os longos anos de aprendizado que lhes foi necessário, para alcançar o posto de Prefeito de Campina Grande. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Campina Grande; Deputado Estadual; Chefe da Casa Civil (com poder de caneta) do então governador e primo Cássio Cunha Lima; Deputado Federal, com bom desempenho no parlamento, conquistar finalmente o respeito da população Campinense, que o elegeu e reelegeu Prefeito da Capital do interior nordestino.
É inimaginável que com tanta experiência, cometa um erro tão primário, como permitir que sua esposa componha uma chapa para o governo do estado - encabeçada por um cidadão - cujo único mérito é ser irmão do atual prefeito da Capital. E o Senador Cássio Cunha Lima? Não está percebendo este desastre? Apesar de sua excelente posição nas pesquisas – para o Senado Federal - não tem “musculatura” para alavancar e sustentar esta aventura “sangue azul”. As uniões familiares para fortalecerem o poder, morreram com as Monarquias Absolutistas. Nem a Rainha da Inglaterra tem coragem de lançar membro de sua família na política partidária. Preferem se acomodarem na Câmara dos Lordes, que disputarem o voto dos seus súditos.
Poder político numa democracia não se transfere nem se herda: se conquista. Senador Cássio Cunha Lima começou sua luta pela conquista do poder, nas eleições de 1986, quando seu pai era Prefeito de Campina Grande. Mesmo assim, fez uma campanha diferenciada. Foi o candidato “constituinte” representando a juventude. Campeão de votos no estado - altíssimo percentual do voto feminino – que o denominava de “Cássio Coisa Linda”. Para suceder seu pai – se na época tivesse segundo turno – teria sido derrotado. Edvaldo do Ó, dividiu a oposição com Enivaldo Ribeiro.
Sua caminhada para alcançar o governo do estado se alicerçou em três mandatos como Prefeito de Campina Grande; dois de Deputado Federal; passagem pela extinta SUDENE como Superintendente; apoios imprescindíveis de adversários históricos como Wilson Braga e Efraim Morais e a desistência de Ney Suassuna (2002) véspera das convenções, levando José Maranhão a lançar seu vice Roberto Paulino, que não havia se preparado para disputa. Uma vitória apertada no segundo turno levou Cássio ao Palácio da Redenção.
Registrem-se exemplos históricos: palanque fraco, derrota todos. Senador Cássio Cunha Lima e alguns candidatos a renovar seus mandatos para a Câmara dos Deputados podem ser vítima de um “empuxo”, afogando-se no naufrágio desta chapa “Titanic”.

Por Júnior Gurgel (publicada em 09.06.18 na A Palavra)