sábado, 7 de julho de 2012

Corpo de Ronaldo já está sendo velado no Palácio da Redenção e às 20h será trasladado para CG para velório no Parque do Povo; O enterro será às 16h deste domingo

Sob um clima de profunda comoção e om honras de chefe de Estado, o corpo do ex-governador Ronaldo Cunha Lima está sendo velado neste momento no Palácio da Redenção. Populares e parentes se emocionam ao prestar a última homenagem ao ‘Poeta’ na Capital. Considerado um dos maiores líderes políticos da Paraíba, ele faleceu na manhã deste sábado, em João Pessoa.
Acima, dona Glória e Cássio beijam o Poeta
Corpo de Ronaldo Cunha Lima está sendo velado por familiares, amigos e populares e recebendo a visita de autoridades  políticas, como o governador Ricardo Coutinho, senadores, deputado e outros líderes. O velório no Palácio da Redenção está previsto para acontecer até às 20h, quando o corpo de Ronaldo segue para Campina Grande, onde será velado na Pirâmide do Parque do Povo, construído na década de 80 quando ele foi prefeito da cidade pela segunda vez. O Poeta será enterrado neste domingo (08), às 16h no cemitério do Monte Santo.
Ronaldo foi o político que mais ocupou cargos públicos na Paraíba, nunca perdendo nenhuma disputa direta. Apaixonado pela língua portuguesa, ele foi autor de vários livros, sendo membro titular da Academia de Letras de Campina Grande e da Paraibana.
Durante o Regime Militar, Ronaldo foi cassado da Prefeitura Municipal de Campina Grande e exilado do Estado em 1969, só retornando à Paraíba em 1982, quando disputou e venceu as eleições, sendo reconduzido a Prefeitura de Campina Grande.

Dona Glória, dona Silvia e Cássio

Poema de Ronaldo Cunha Lima

Foi breve, muito breve, a nossa história. Foi breve, muito breve, a nossa história. Mas o bastante para ser lembrada. Como história de amor que se foi marcada por sua posição contraditória.
Foi curta, muito curta, a trajetória, Mas bela, muito bela, a caminhada. É uma pena que ninguém fez nada Para impedir que fosse transitória.
O tempo foi detalhe nos instantes E os instantes, moldura dos amantes, Parecendo real, mas ilusória.
E o tempo na lembrança nos escreve: Nossa história de amor foi muito breve, Mas o bastante pra fazer história.
Ronaldo Cunha Lima * 18 de março de 1936 + 7 de julho de 2012

Corpo do ex-governador RCL será velado com honras de chefe de Estado

O ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima será velado com honras de chefe de Estado durante a tarde deste sábado (7), no Palácio da Redenção. O corpo dele chegará por volta das 14h, onde ficará no hall de entrada do Palácio para a visitação pública. Ronaldo, um dos maiores líderes políticos da Paraíba ao longo de 63 anos de vida pública, faleceu na manhã deste sábado, em João Pessoa.
O corpo de Ronaldo Cunha Lima será velado por familiares, amigos e populares e receberá a visita de autoridades políticas, como governador Ricardo Coutinho, senadores, deputados e outros líderes. O velório no Palácio da Redenção está previsto para acontecer até às 18h, quando o corpo de Ronaldo segue para Campina Grande, onde será velado na Pirâmide do Parque do Povo, construído na década de 80 quando Ronaldo foi prefeito pela segunda vez. Ele será enterrado em Campina, cidade que o adotou como filho.
O governador Ricardo Coutinho decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, ocorrido na manhã deste sábado (7), em João Pessoa. O decreto de nº 33.093 lembra que as homenagens fazem jus ao "elevado caráter, dedicação, honradez, bom amigo, bom pai e, sobretudo, pelos relevantes serviços prestados ao Estado”.
O decreto determina que os funerais de Ronaldo Cunha Lima sigam mesmo ritual destinado aos chefes de Estado. "Os pavilhões nacional e estadual devem ser hasteados à meia-verga, em todos os estabelecimentos públicos estaduais”, conclui o texto.

Morre o ex-governador Ronaldo C. Lima, vítima de câncer;"A palavra dignidade é resumida num só nome: Ronaldo Cunha Lima", diz Cássio

Faleceu na manhã deste sábado (07), por volta das 9h40min, após seis meses de luta contra um câncer detectado no pulmão, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, 76, em sua residência no bairro de Tambaú, em João Pessoa. A família revelou à imprensa que durante toda essa sexta-feira (06) ele havia sido medicado para um estado de coma induzido, já que apresentava um quadro de impaciência.
O estado de saúde do poeta se agravou nos últimos dias. Ronaldo tentava resistir bravamente contra o avanço da doença, mas o organismo já vinha se debilitando seriamente nas últimas semanas, com intervalos de crises frequentes no quadro clínico. A informação da morte do poeta foi confirmada pelo seu filho o senador Cássio Cunha Lima, através do twitter: "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou", postou.
Cássio agradeceu a solidariedade dos paraibanos: "Louvamos a Deus pela bela existência do Poeta Ronaldo e agradecemos a todos por toda solidariedade", tiutou. No início do ano foi diagnosticado em Ronaldo um quadro moderado de derrame pleural, sendo submetido a pleurodese na cidade de São Paulo. Em junho do ano passado, o ex-governador foi submetido à aplicação de radioterapia para se tratar de uma adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Já no início do mês de dezembro, ele deu entrada no Hospital da Unimed, em João Pessoa, sentindo dores no estômago, quando foi diagnosticada uma gastrite moderada.
Foto: Pedro, Cássio, dona Silvia, Gal, Marcela, Bruno, Ronaldo, dona Glória e Diogo
Ronaldo nasceu na cidade de Guarabira, Brejo Paraibano, em 18 de março de 1936. Formado em Ciências Jurídicas, ele era casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima e tinha quatro filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glace "Gal" Cunha Lima e Savigny Cunha Lima. Com uma história política de quase 50 anos, foi vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e governador. Além da política, se destacou no cenário nacional e internacional como o "poeta". Ele também publicou diversos livros.
Carismático, sempre foi um vitorioso em todas as eleições das quais participou e cumpriu sempre os mandatos com estilo pessoal marcante. O corpo de Ronaldo será velado a partir das 14h em João Pessoa, no Palácio da Redenção, e no início da noite segue para Campina Grande aonde será velado na Pirâmide do Parque do Povo - uma de suas mais marcantes obras como prefeito da cidade que adotou como "amante e amada". O sepultamento deverá ocorrer na manhã deste domingo, no cemitério do Monte Santo.
Ronaldo

Exclusivo: ex-prefeito Will tem recurso indeferido pela Justiça Eleitoral que mantém cancelada filiação partidária impedindo sua permanência como candidato a vice de Audiberg; desfecho final será decido no TRE

Exclusivo: Ao contrário do que esperava [ou não] a família do ex-prefeito de Itaporanga Will Rodrigues (PDT), homologado e "registrado" candidato a vice-prefeito na chapa oposicionista encabeçada pelo ex-vereador Audiberg Alves (PTB), a juíza eleitoral Andréa Carla Mendes Nunes Galdino [da 33ª Eleitoral de Itaporanga] decidiu na última terça-feira (03) indeferir o Pedido de Reconsideração, interposto pelo ex-prefeito, da decisão tomada no final de maio passado pela própria magistrada que determinou o cancelamento das filiações partidárias do ex-prefeito. Caso que você confere acessando o link a seguir: Decisão judicial põe em xeque possíveis candidaturas do ex-prefeito Will e de seu neto Zé Armando, que tiveram título eleitoral cancelado; classe política aguarda desfecho final pra semana que vem
Em sua defesa, o ex-prefeito alegou que no dia 09/08/2011 filiou-se ao PPS, o qual ficou apenas até 30/09/2011, pouco mais de 30 dias, momento em que requereu sua desfiliação partidária. Já em 05/10/2011, o ex-prefeito alega que filiou-se ao PDT, com a intenção de concorrer às eleições deste ano, todavia, no dia 04/06/2012, tomou conhecimento que sua filiação pelo PSB encontra-se cancelada junto ao TRE-PB, devido a Dupla Filiação em seu nome. O ex-prefeito assevera que "houve uma negligência por parte do PPS em dar baixa na sua desfiliação, o que prejudicara sua filiação ao PDT".
Assim, com o Pedido de Reconsideração, o ex-prefeito requereu a validação de sua filiação partidária ao PDT e consequente regularização no Registro Partidária perante ao TRE-PB. Juntou cópia de documentos comunicando o seu desligamento do PPS, recebido em 30/09/2011 assinada pelo secretário-geral estadual do partido Durval da Costa Lira, declarando a desfiliação de Will daquela agremiação, além de Consulta de Registro de Filiação. 
Em sua decisão, a magistrada diz o seguinte: "Ademais, tão logo a Justiça Eleitoral constatou a dupla filiação do eleitor [Will Rodrigues], foi-lhe encaminhada notificação via postal ao endereço constante do cadastro eleitoral, em cumprimento ao disposto no art. 12º, § 1º, da Resolução TSE nº 23.117/2009, entretanto, foi devolvida em razão de mudança de endereço (fl, 11v), deixando o eleitor [Will Rodrigues] de apresentar qualquer resposta no prazo legal.
Registro, por oportuno, que o art. 12º, § 6º, da Resolução TSE nº 23.117/2009 prever a incumbência aos partidos políticos de orientar seus filiados a manterem atualizados seus dados cadastrais perante a Justiça Eleitoral.
Ante o exposto, ausente prova cabal de comunicação a esta justiça especializada, a tempo e modo, acerca da desfiliação do requerente ao PPS, indefiro o pedido de reconsideração, para manter a decisão impugnada em todos os seus termos".

Homenagem do jornalista Paulo de Tácio ao amigo Bosco Gaspar

Amigos são anjos que a gente encontra pela vida para nos ajudar na caminhada firme e retilínea rumo à evolução da alma e ao encontro do Cristo Salvador, de Deus, nosso Grande Arquiteto do Universo. Assim foi meu conviver com o conterrâneo, irmão, colega e amigo, jornalista João Bosco Gaspar, que acaba de passar para o Oriente Eterno. Com ele tive a oportunidade de muito aprender na profissão e na arte do bem viver. Estivemos juntos em muitas ocasiões de trabalho e de lazer e de entretenimento, tomando Rum - na época em que gostávamos de Rum - vinho ou um scott, como mais recentemente. Feriados, muitos deles em minha residência de Lucena, com as famílias reunidas. Noutras vezes em nossa amada Itaporanga, ou mesmo Jampa, fosse na casa de um de nós ou no Velho Cassino da Lagoa de um passado que já se distancia. Bosco, vai deixando muita saudade para todos nós, mas a certeza que apenas vais na frente, provavelmente para ir preparando o jornal que anunciará a nossa chegada lá no futuro. Deixo aqui a minha solidariedade aFatima Gaspar, sua sempre dedicada e apaixonada esposa, e aos filhos queridos e amados João Joao Bosco Gaspar Filho, Pedro Gaspar, e Ana Paula Gaspar. Vai, Bosco, segura nas mãos de Deus e segue tua caminhada para se transformar em mais uma estrela no Céu...O passarinho saiu agora da gaiola da terra para voar pela infinitude da vida...
Aonde estiveres, saberás sempre que aqui há braços e orações para ti...
Há braços,

Paulo de Tácio de Oliveira Pinto

Missas de 30º Dia da morte de Edileuza Rufino serão celebradas amanhã

Serão celebradas neste sábado (07) missas de 30º Dia em favor da alma de dona Edileuza Rufino de Sousa, respectivamente, às 7 horas da manhã na Igreja do Rosário e às 19h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da conceição, na cidade de Itaporanga. A Família Rufino de Sousa, nas pessoas do esposo Damião e dos filhos de dona Edileuza: Erineudo, Elizabete e Edgley; além dos netos Breno, Geovanna e Daniel, e, ainda, os irmãos Manoel rodão, Sales Rodão, Albenor, Helena (Liça) e Cândida, agradece a solidariedade de todos.

Edivan Félix assume a Prefeitura de Catingueira pela 3ª vez e é recebido nos braços do povo

O prefeito da cidade de Catingueira, José Edivan Félix, foi recibo por amigos e correligionários na manhã desta sexta-feira (06) após ter chegado da capital pernambucana com a decisão judicial que determinou sua volta a prefeitura municipal. O grupo acompanhou Edivan até a sede da Câmara Municipal para que ele pudesse tomar posse e voltar a cargo de prefeito constitucional de Catingueira. O plenário da Câmara ficou lotado para ouvir as primeiras palavras do gesto.
“Estou muito feliz de poder ter voltado ao cargo que me foi dado por direito pelo povo de Catingueira. Quero continuar o trabalho que vinha sendo feito na cidade e que foi interrompido” comentou Edivan. Em seguida, o grupo saiu em passeata até a sede da prefeitura municipal para acompanhar a entrada do prefeito no prédio depois de sessenta dias afastado. “Faço questão de abrir a porta do meu gabinete” disse o gestor. (com catingueiraonline)
edivan

Oposição muda nome de candidato a vice-prefeito na cidade de Emas

candidatos
A oposição do município que tem a frente o candidato Segundo Madruga (PMDB) fez o registro sua chapa para concorrer a pleito eleitoral do dia 07 de outubro, porém, depois de ter lançado o nome do candidato a vice-prefeito, o grupo voltou a trás e anunciou o registrou de outro nome para ocupar a vaga. Anete Loureiro (PR), ex-secretária de ação social do município, foi a escolhida para substituir Capitulino Loureiro (PR) que já tinha sido anunciado no último dia 29.
Segundo informações da assessoria do candidato, o nome de Anete foi indicado após uma reunião com o grupo oposicionista que é formado pelos partidos PMDB, PT, PP, PT do B e PRB. Os representantes de cada partido aceitaram a substituição do nome e comemoram a mudança da chapa. Uma festa está sendo preparada nos próximos dias para anunciar oficialmente a nova chapa ao povo de Emas. (com catingueiraonline)

Governador nomeia ex-primeira-dama Marisa para lugar do ex-prefeito Will que concorrerá a vice-prefeito em Itaporanga nestas eleições

Foto: Domingos Sávio, dona Marina, Wilza [atual vice-prefeita], Will, deputado Lindolfo e o prefeito Djaci
Homologado e "registrado" candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçado pelo ex-vereador Audiberg Alves de Carvalho (PTB), na disputa pela Prefeitura de Itaporanga, o ex-prefeito Will Rodrigues (PDT) teve garantida a promessa do governador Ricardo Coutinho (PSB) da manutenção dos cargos que indicara na estrutura administrativa do Estado, após romper com o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) em tese o candidato apoiado pelo Governo. E a primeira prova do gesto foi com relação ao seu próprio.
Pois na edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial, o governador fez publicar o AG nº 3.441 em que exonera o ex-prefeito do cargo em comissão de Assessor de Gabinete do Governador, e como sua substituta nomeou a ex-primeira-dama Marisa Procópio Rodrigues, através do AG nº 3.442.

OAB cria subseção na cidade de Itaporanga, para atender todo o Vale do Piancó, que deverá funcionar já a partir do fim deste mês

OAB cria mais uma subseção na Paraíba
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), vai instalar uma subseção na cidade de Itaporanga, para atender a todo o Vale do Piancó, segundo informa o presidente da instituição, Odon Bezerra. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (06), em reunião do Conselho Estadual da Ordem, que terá apoio do Conselho Federal na instalação do equipamento. Hoje, o Vale do Piancó é referenciado pela subseção de Patos e reúne considerável contingente de advogados. A nova subseção deverá funcionar na Avenida Presidente Getúlio Vargas, centro, a partir, provavelmente, do final deste mês. (com Ascom)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Morre o jornalista e um dos fundadores do Sistema Correio Bosco Gaspar

Faleceu por volta das 13 horas desta sexta-feira (6) o ex-diretor comercial e um dos fundadores do Sistema Correio de Comunicação, jornalista João Bosco Gaspar. Ele tinha 65 anos de idade, dos quais 35 anos foram dedicados ao Sistema Correio. Bosco, como era conhecido, sofria de diabetes renal crônica e já havia sofrido três acidentes vasculares cerebrais (AVC), que o obrigaram a ficar preso à cama, lutando pela vida.
Bosco viveu os últimos três anos fazendo diálise diariamente e recebendo todo os cuidados médicos em casa, onde recebia atenção especial e dedicação constante de sua esposa, Fátima Gaspar, dos filhos João Bosco, Pedro Emanuel e Ana Paula, e do netinho Pedro Henrique. Muito abalada, a viúva explicou que definirá junto com seus familiares os locais para o velório e sepultamento de Bosco Gaspar, onde os amigos e ex-colegas poderão dar o último adeus. (com tião Lucena)

Piora quadro de saúde do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e filho diz que é irreversível: "agora é só esperar"; o poeta depende de um balão de oxigênio para respirar

O estado de saúde do ex-governador Ronaldo Cunha Lima se agravou consideravelmente nas últimas horas, chegando ao estado mais crítico desde que ele deu início ao tratamento contra o câncer, no final do ano passado. Em verdade, o estado de saúde do poeta é irreversível. A declaração foi feita pelo próprio filho Ronaldo Cunha Lima Filho (Ronaldinho), no final da tarde desta sexta-feira (06). 
"É um quadro muito grave, irreversível. Agora é só esperar a vontade de Deus", disse Ronaldinho que agradeceu o apoio que a família vem recebendo de pessoas do estado e de todo o Brasil. Ronaldinho disse que o poeta encontra-se sedado, em coma induzido. A capacidade pulmonar do ex-senador encontra-se numa situação preocupante, com reflexos em todo o organismo.
Mais cedo, por volta das 15h15, o sobrinho do poeta, o médico oncologista Rodrigo Cunha Lima Neto disse que seu estado de saúde era muito grave e que ele está agonizando, devida a falência completa de um dos pulmões na manhã de hoje. Segundo ele, o poeta depende de um balão de oxigênio para respirar. Além de Rodrigo, outro médico que acompanha Ronaldo no seu apartamento na praia de Tambaú, em João Pessoa, é pneumologista clínica Alexandre Araruna.
No início da tarde, o empresário Savigny Cunha Lima concedeu entrevista a imprensa, que se encontra em frente ao apartamento de Ronaldo [que tem 76 anos] e disse que "agora o poeta está nas mãos de Deus, e que no momento não há mais o que fazer, apenas aguardar". O senador Cássio Cunha Lima cancelou toda sua agenda para estar ao lado do pai neste momento difícil. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prefeitos de Catingueira e Cacimba de Areia presos pela Polícia Federal durante ‘Operação Duble’ conseguem retornar a cargo na Prefeitura

Os prefeitos de Cacimba de Areia, Betinho Campos (PMDB), e o de Catingueira, José Edvan Felix (PR, com microfone na foto ao lado), presos em maio pela Polícia Federal durante a Operação Dublê, retornaram ao Paço Municipal nesta quarta-feira (4). Os gestores são suspeitos de desvio milionário de verbas federais, por meio de notas frias.
O advogado Thiago Leite, que em conjunto com o advogado Alisson Mendes, foi responsável pelo retorno do prefeito de Cacimba de Areia ao posto, explica  que utilizou como defesa o fato de não ter sido encontrado qualquer elemento que comprovasse a subtração de dinheiro público, muito menos que o gestor tivesse tentado atrapalhar as investigações da Polícia Federal. “A comprovação de nossos argumentos se deu com a decisão do Ministério Público Federal, que concordou com o retorno do prefeito ao cargo”, destacou. (com MaisPB)

Comitê Gestor do rio São Francisco autorizou novo canal de entrada de águas na Paraíba, com adutora pelo Vale do Piancó

A partir do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a Paraíba vai conseguir a terceira entrada de águas do rio. O novo canal de entrada será a adutora que liga o eixo norte até o açude do Condado, no município de Conceição, no Alto Sertão paraibano. A obra foi autorizada na última quarta-feira durante reunião do Comitê Gestor do Rio São Francisco, em Brasília. A informação é do secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), João Azevêdo Lins.
As obras do eixo norte levarão água para os sertões de Pernambuco, Paraíba e Ceará. No Estado paraibano, a previsão inicial era de entrada de águas através da barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e da barragem da Lagoa do Arroz, também em Cajazeiras. Com aprovação de uma nova adutora até Conceição, as águas da transposição também devem atender à demanda por água em todos os municípios do Vale do Piancó, beneficiando moradores de dez cidades.
Ao ampliar a oferta de água para mais municípios do Sertão, a nova obra do eixo norte vai gerar melhorias na distribuição. “Com a terceira entrada através do eixo norte vamos conseguir uma melhor distribuição das águas da transposição na Paraíba”, destacou o secretário João Azevêdo. A expectativa é que o eixo norte disponibilize água captada do rio São Francisco para cerca de 900 mil pessoas na Paraíba.
A perspectiva, agora, é conseguir incluir o projeto da nova adutora entre as obras que devem ser financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2013. A nova adutora, que deverá ter uma extensão de 26,5 quilômetros e ter uma vazão de 3m³ por segundo, está orçada em cerca de R$ 80 milhões.
Apesar do projeto da adutora ter sido aprovado no último dia 27 de junho, a obra é uma reivindicação pleiteada desde 2006. “O projeto já havia sido apresentado ao comitê, mas apenas em junho último quando um novo relatório técnico preliminar foi defendido junto ao Comitê é que conseguimos autorização”, declarou o secretário. Ele acrescentou que o passo seguinte será elaborar o detalhamento do projeto e buscar recursos que viabilizem as ações. Contudo, a conclusão da adutora deve seguir o calendário previsto para todas as obras do eixo norte, ou seja, dezembro de 2015.
Além da entrada de água no eixo norte, a Paraíba também deverá receber água da transposição através do eixo leste. Nesse caso, as águas vão chegar até a cidade de Monteiro. O Estado deve ser beneficiado com quatro entradas de água do rio São Francisco. (com LuziaSantos)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Propaganda na internet sem limite será o maior problema nas Eleições 2012, diz assessor do TRE

Propaganda na internet sem limite será o maior problema nas Eleições 2012, diz assessor do TRE
O maior problema a ser enfrentado pelos promotores eleitorais nas eleições deste ano será em relação à propaganda na internet, no que diz respeito a blogs, twitter, facebook, e-mails, SMS, entre outros. O alerta é do analista Alexandre Basílio, assessor de juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sua palestra na manhã desta terça-feira (3), no encerramento do '1º Encontro dos Promotores Eleitorais'. "É que a propaganda eleitoral na internet não recebeu um prazo para término. Então, este ano, a gente vai ter uma boca de urna digital. Provavelmente os candidatos vão encontrar bases para enviar SMS, twitter, tudo isso no dia da eleição, e permitido por lei", alertou Alexandre Basílio.
O 'Encontro' foi realizado desde segunda-feira (2), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em João Pessoa, para os promotores de Justiça que compõem as 77 Zonas Eleitorais do estado da Paraíba. O objetivo foi traçar diretrizes de atuação do Ministério Público Eleitoral com enfoque especial nas inovações trazidas pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90). O 'Encontro de Promotores Eleitorais', preparatório para as Eleições 2012, foi promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Procuradoria Regional Eleitoral..
Como a Justiça Eleitoral não encontrou mecanismos para determinar o fim desse tipo de propaganda 48 horas antes das eleições, lembrou o assessor, preferiu ignorar, não aplicar a legislação (Artigo 240 do Código Eleitoral). "Eles sabem da dificuldade de remover esse tipo de propaganda", acrescentou. Ainda em relação à propaganda eleitoral na internet, Alexandre Basílio lembrou que ela recebe as mesmas vedações da propaganda normal. Portanto, as propagandas nas redes sociais só podem ser feitas também a partir do dia 6 de julho.
"O grande problema é que as pessoas fazem a propaganda nas redes sociais e, ao invés de só enaltecer o seu candidato, elas também cometem crimes contra a honra", apontou, acrescentando: "E há uma dificuldade enorme da gente representar contra essas pessoas, sejam candidatos ou sejam terceiros, principalmente da forma como funciona a internet. A Justiça Eleitoral ainda busca formas de tentar valer a lei".
No segundo dia do evento promovido pelo MPPB, foram discutidas situações jurisprudenciais relacionadas à propaganda eleitoral. "Esperamos, ao final do evento, ter mais ou menos uma ação no mesmo sentido, embora cada promotor tenha a sua independência funcional", destacou Alexandre Basílio, enaltecendo que, ainda no caso das propagandas, em muitos casos observa-se que há falta de informação por parte dos candidatos que cometem a propaganda antecipada. "Mas também existem aqueles que são muito bem assessorados, principalmente nas grandes cidades, e são responsáveis pela tentativa de burla, fazendo uma propaganda dissimulada para tentar dificultar a configuração da propaganda antecipada".
Ainda outros dois encontros com os promotores vão ocorrer até as eleições. O próximo será no dia 10 de agosto, nas dependências do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), quando será assinado um termo de cooperação entre o Banco do Brasil, o TCE, o Tribunal de Contas da União (TCU) e os Ministérios Públicos Estadual e Federal. O terceiro e último encontro está marcado para o dia 21 de setembro e deve ocorrer no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Nessa data será focado, em específico, o dia das eleições e todos os trabalhos de monitoramento e acompanhamento do pleito entre as instituições envolvidas. (com Ascom)

MPE pedirá impugnação de todos gestores que estão na lista do TCE, a exemplo do ex-prefeito Will e dos vereadores Lula da Farmácia e Duvan da cidade de Itaporanga, dentre outros do Vale do Piancó

O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, anunciou, durante entrevista a imprensa que o Ministério Público Estadual (MPPB) irá pedir a impugnação de todas as candidaturas de gestores públicos que tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). "A lista do TCE nós estamos tendo acesso através do Doutor Yordan [Delgado], procurador Regional Eleitoral, e vamos cumpri-la a risca. Ou seja, todos os gestores que estiverem dentro daquela lista, que estiverem comprometidos em termos de julgamento num colegiado, todos eles serão objeto de impugnação, não tenha dúvida", afirmou.
Na semana passada, o TCE-PB encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a relação de 855 nomes de ordenadores de despesas públicas cujas contas obtiveram pareceres contrários pelo órgão. Na entrevista, Oswaldo destacou que, mesmo que as Câmaras de Vereadores tenha reprovado o parecer do TCE, a impugnação será pedida. O procurador disse também que aceita o posicionamento das Câmaras representa força mais uma vez uma interpretação flexível da legislação eleitoral.
"Quanto mais a gente puder fechar o cerco é importante, e a orientação tem sido esta, os promotores estão muito atentos e permitir apenas que os gestores probos, a partir das análises dos auditores do TCE, sejam candidatos", destacou. Assim sendo, no Vale do Piancó muitos gestores e ex-gestores que já haviam tido os nomes homologados em convenção podem não obter o registro para se candidatar.
Em Itaporanga, por exemplo, é o caso do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), incluído na lista, que foi homologado na última sexta-feira (29) como candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-vereador Audiberg Alves (PTB); e dos vereadores Luiz Alberto Tolentino (PSDB), mais conhecido como Lula da Farmácia, e João Pereira de Sousa, conhecido como Duvan (PSD), que já registram nomes de parentes para lhe substituir na disputa.
Nas demais cidades do Vale do Piancó estão na lista nomes que também já homologados como candidatos, a exemplo de: Miguel Estanislau [ex-vereador e candidato a prefeito de Boa Ventura], Carlinhos Soares [ex-prefeito e candidato em Santana dos Garrotes], Aldeci Mangueira [ex-prefeito e candidato em Santana de Mangueira], Dr. Odoniel Mangueira [ex-prefeito e candidato em Diamante], Alexandre Braga [ex-prefeito e candidato em Conceição], Anchieta Nóia [candidato a reeleição em Pedra Branca], Antônio Bastos [ex-prefeito e candidato em Pedra Branca], dentre outros.

    terça-feira, 3 de julho de 2012

    TCE e MPE vão cruzar nomes de aprovados em 44 concursos feitos pela Metta e Exame na Paraíba

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) repassou à Procuradoria Geral de Justiça a relação de servidores de Prefeituras e Câmaras Municipais contratados em razão de 44 concursos públicos organizados na Paraíba, desde o exercício de 2009, pelas empresas Metta Concursos e Exames & Consultoria, ambas sob investigação policial desde a deflagação da Operação Gabarito.
    O presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (3), o procurador geral de Justiça Oswaldo Trigueiro do Vale, para entregar a lista de servidores concursados, com destaque para aqueles cujos sobrenomes coincidam com os de prefeitos e dirigentes de Câmaras de Vereadores pelos quais tenham sido contratados no decorrer desse período. O objetivo é auxiliar o Ministério Público nas investigações relacionadas ao favorecimento de parentes de agentes públicos, quando da realização desses concursos.
    Segundo o presidente Fernando Catão a entrega dessa lista se deu pelo motivo do TCE ter uma base de dados, onde estão registradas todas as informações das pessoas que foram admitidas nos concursos de 44 prefeituras municipais. “Foi produzido um material bruto, onde será verificado em todos os nomes dos servidores admitidos e os nomes dos gestores para cruzamento de sobrenomes para que se possa chegar à constatação de alguma nomeação irregular”, destacou. O procurador Oswaldo Trigueiro informou que o primeiro passo após o recebimento desse material repassado pelo TCE, vai gerar uma série de análise, porque são indícios dentro de concursos feitos pela empresas Metta Concursos e Exames & Consultoria que estão sobre investigação.
    Ele informou ainda, que próximo dia 16 de julho haverá uma reunião com 30 promotores para distribuição do material que foi recolhido na investigação na competência e atribuição de cada promotoria do Estado. E acrescentou que depois das investigações o Ministério Público tomará as providências no âmbito judicial.

    Governo divulga lista de 3 mil candidatos selecionados para o programa Habilitação Social; Itaporanga foi contemplada com 100 vagas

    Boa: Sertão ganha 800 vagas no programa de habilitação gratuita; CZ e Sousa conquistaram 250
    O sertão da Paraíba foi contemplado com 600 vagas no Programa de Habilitação Social , que oferece Carteira Nacional de Habilitação de graça para candidatos carentes. A lista de 3 mil candidatos selecionados em toda Paraíba foi divulgada nessa segunda-feira (02). 108.730 pessoas concorreram as 3 mil vagas. Correspondente a 6ª Ciretran, com sede em Cajazeiras, 150 pessoas foram contempladas. Na região de Sousa foram 100 vagas. Em Patos 150 usuários ganharam a carteira de habilitação. Em Pombal foram 100, em Itaporanga também foram 100 vagas, em Princesa Isabel 100 e em Catolé do Rocha 100. As inscrições dos selecionados foram iniciadas nesta terça-feira (03). A lista pode se acessada neste endereço: www.habilitacaosocial.pb.gov.br.
    O Habilitação Social reservou metade das vagas (1.500) para inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família. As demais vagas foram distribuídas da seguinte forma: 15% ( 450) para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 1 ano; 20% ( 600 ) para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas ProJovem e Brasil Alfabetizado; 10% (300) para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran; e 5% (150) para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

    PSDB sacramenta em festa o nome de Nilson Lacerda como candidato em Conceição que ainda recebeu adesão do ex-prefeito Rômulo Pires

    Nilson Lacerda, Dr. Rômulo Pires e Nena Diniz
    Uma grande festa foi realizada no último sábado (30) no município de Conceição pelo PSDB e aliados para homologação do nome do ex-vereador tucano Nilson Lacerda como candidato das oposições à Prefeitura local, no pleito que se avizinha. Nilson terá como candidata a vice em sua chapa a ex-vice-prefeita Nena Diniz (PSB), esposa do ex-prefeito João Deon Diniz (PSB). Mas, o evento ainda contou com a surpresa da adesão do ex-prefeito Rômulo Pires, que hipotecou apoio ao projeto de fazer Nilson prefeito de Conceição.
    Nas eleições municipais de 2008, Nilson perdeu para a atual prefeita [que disputa a reeleição] por apenas 50 votos, o que o coloca como um dos grande líderes locais levando em conta que a cidade é reduto há décadas do Clã Braga, comandado pelo ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PSD). Sem falar que a própria prefeita Vani Braga (PSD), irmã de Wilson, já foi deputada estadual, portanto, líder também naquele município. Entretanto, Nilson tem se sobressaído sobre a gestora devido alguns tropeços que a mesma sofreu nesta fase de pré-campanha.
    Um deles foi a confirmação da candidatura do ex-prefeito Alexandre Braga (PDT), sobrinho de Vani, que acaba causando forte estrago no esquema da situação, pois, vários vereadores decidiram deixar Vani em direção ao bloco liderado por seu sobrinho: Alexandre. Já pelo lado oposicionista, a candidatura de Nilson Lacerda reacende neste ano mais uma esperança forte de que desta vez os tucanos irão tirar este pequeno percentual de diferença eleitoral em prol da sua vitória em 7 de outubro. Veja, abaixo, alguns momentos do evento:
     Nilson Lacerda, ex-prefeito João Deon Diniz e sua esposa Nena Diniz

      Militância dos tucanos lota dependências do local do evento para apoiar projeto encabeçado por Nilson 

    Itaporanga está entre as nove cidades da Paraíba que terão internet banda larga de graça

    Nove municípios da Paraíba, com menos de 50 mil habitantes, foram selecionados para a fase pilotodo projeto Cidades Digitais. A informação é do gabinete do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), em Brasília nesta segunda-feira (2), que recebeu comunicação da Secretaria de Inclusão Social do Ministério das Comunicações com a lista dos 80 municípios selecionados projeto que busca melhorar a gestão pública municipal através da oferta gratuita de acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo nas redes sociais. De acordo com o gabinete do senador Cássio a relação dos municípios é a seguinte: Cabaceiras, Cachoeira dos Índios , Esperança, Itaporanga, Lagoa Seca, Nova Floresta, Pocinhos, Queimadas e São João do Rio do Peixe. Para obter maiores detalhes, basta acessar o link http: me.gov./acoe w programas/cidades.

    segunda-feira, 2 de julho de 2012

    Ex-governador Wilson Braga chega logo mais às 10h em Itaporanga para prestar últimas homenagens ao amigo João Franco

    O ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PSD) entra em contato com o blog para informar que chega à Itaporanga, por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (2), para acompanhar o velório do amigo e ex-prefeito da cidade João Franco da Costa, que faleceu no dia de ontem. Wilson Braga tinha João Franco entre seus mais estimados amigos n vida pública e não poderia deixar de vir à Itaporanga prestar as últimas homenagens ao itaporanguense. 

    Convenção homologa nome do ex-prefeito Alexandre Braga com direito ao ingresso do PT na disputa pela Prefeitura de Conceição

    Com o auditório do Colégio Maestro José Siqueira, em Conceição, totalmente lotado por simpatizantes, lideranças e correligionários, o ex-prefeito Alexandre Braga (PDT) teve seu nome homologado na tarde do último sábado (30) como candidato a Prefeito tendo como vice o ex-vereador Dr. Cícero José da Silva (PSL). A convenção que contou com 11 partidos, já que o PT que realizou sua convenção no mesmo dia também decidiu hipotecar apoio o nome de Alexandre. Com a reforço dos petistas a coligação liderada pelo ex-prefeito acabou se tornando a maior dentre as que foram homologadas na cidade.
    Alexandre irá disputar o pleito com uma coligação formada pelo PDT, PRTB, PPS, PRB, PT do B, PMDB, PC do B, PMN, PSL e PT. O grupo apresentou aos convencionais 18 nomes para concorrer ao cargo de Vereador, seis dos quais já exercem mandatos irão disputar a reeleição. Em seu discurso, Alexandre se emocionou  ao dizer que representa a esperança de dias melhores para Conceição: "Estou aqui movido pela esperança, que cada um aqui presente deposita no meu nome para representá-la".
    Dr. Cícero afirmou em sua fala que vivia um dos momentos mais felizes de sua vida: "Estou hoje muito feliz, pois, minha escolha foi feita por todos vocês em um processo onde não houve nenhuma desavença". Alexandre Braga já foi vice-prefeito de Conceição, por um mandato, e prefeito por duas vezes.

    Multidão aclama o nome da prefeita Tânia de Nerival em convenção que homologou seu nome na busca pela reeleição em Santana de Mangueira

    Em meio a grande festa os convencionais do PTB e PMDB homologaram o nome da prefeita Tânia de Nerival (PTB), como candidata à reeleição, e o de Grosso de Zé Inácio (PMDB), como seu vice, na disputa eleitoral no município de Santana de Mangueira. O local aonde foi realizado o evento ficou pequeno para a multidão que compareceu e foi demonstrar seu apoio à gestora, fazendo questão de registrar o grito de guerra da situação na busca de mais um mandato à frente do Executivo Municipal. Ao adentrar na convenção a prefeita Tânia Nitão foi aclamada e ovacionada pela multidão que queria abraçá-la e demonstrar todo seu carinho, uma nítida imagem de sua alta popularidade junto ao povo de Santana de Mangueira. Tânia parte, assim, par o embate eleitoral respaldada em fortes índices de aceitação popular e junto destes vai em busca de sua reeleição para continua a boa administração que desenvolve naquele município. Veja, abaixo, alguns momentos do evento: 


    Sepultamento do ex-prefeito João Franco será às 16h em Itaporanga

    Em contato com o blog, a Família do ex-prefeito João Franco da Costa, que faleceu na tarde de ontem vítima de infarto, em João Pessoa aonde residia, informa que o velório acontece em Itaporanga na Funerária de Mana [localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade] e o sepultamento ocorre às 16h no Cemitério 'Mãe de Misericórdia'. 

    Antônio Dantas é lançado em faixa alternativa pelo PSDC, PR e PMN na disputa eleitoral em Piancó


    Ainda sobre a disputa eleitoral no município de Piancó, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Antônio Dantas (PSDC) decidiu lançar candidatura própria tendo Alan Cavalcanti (PR) como candidato a vice, numa chapa alternativa às opções da situação [Neguinha Tomaz] e chapão das oposições [Sales Lima]. A convenção do PSDC que homologou o nome de Dantas aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. A candidatura de Dantas ainda conta com o apoio do PMN, do vereador Sousinha que concorre à reeleição, tendo ainda sido homologados os nomes de Sadelson (PR) e Dr. Leonardo (PSDC) como candidatos ao cargo de Vereador. (com fotos do OBlogdePiancó)

    Djaci irá pra reeleição com leque de 14 partidos, Audiberg ficou com 6 legendas e o PRB decide lançar candidato alternativo em Itaporanga

    Ao término do prazo para as convenções municipais para escolha dos candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador, Itaporanga observa nesta fase de inscrições das chapas os exércitos da situação e oposição que irão pra batalha eleitoral vindoura, que contou, ainda, com algumas surpresas.
    O time da situação irá buscar à reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), tendo com vice Zé Porcino (PMDB), com um leque de 14 partidos: PSDB, PMDB, PSD, PP, PSDC, PTN, PV, PMN, PRP, PC do B, PR, PT do B, PRTB e PSL. O grupo disputará a proporcional em duas coligações: uma liderada pelo PSDB/PSD/PMDB e a outra pelo PTN.
    Já do lado das oposições, o ex-vereador Audiberg Alves (PTB) teve confirmado o nome do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), como seu companheiro de chapa. O grupo formou uma coligação com seis legendas: PTB, PDT, PSB, PT, Democratas e PSC, cuja disputa proporcional será travada também em duas frentes: uma comandada pelo PTB/PSB e a outra pelo PSC/PT.
    A surpresa ficou por conta do PRB que decidiu sair do bloco liderado pelo PTB e homologou o nome do jornalista Souza Neto como candidato a Prefeito, representando uma terceira via. A justificativa seria a que a chapa encabeçada por Berguim perdera a condição de renovação após a entrada do ex-prefeito Will.

    Liderando bloco de oito partidos PTN homologa 17 candidatos ao cargo de Vereador e confirma apoio à reeleição de Djaci Brasileiro "Chegou a hora de se fazer a verdadeira renovação em Itaporanga", disse RP

    O Partido Trabalhista Nacional (PTN) do município de Itaporanga homologou na noite deste sábado (30) chapa proporcional com a confirmação de 17 candidatos que irão concorrer ao cargo de Vereador, nas eleições deste ano. O número e a apresentação dos nomes foi feita pelo presidente municipal da legenda, jornalista Ricardo Pereira, durante grande festa democrática que marcou a convenção do partido, que recebeu, ainda, o apoio para formalização de coligação com o PV, PMN, PRP, PC do B, PR, PT do B e PSL, resultando em um forte bloco com oito legendas.
    "O PTN está se mostrando um partido forte, que está crescendo bastante e com qualidade em Itaporanga. Basta ver o salto que tivemos de 2008 pra cá e os nomes que reunimos aqui, hoje. Todos com representatividade na comunidade itaporanguense. Temos a perspectivas de fazer uma bancada de três vereadores, com nomes fortes e que bem representam nossa sociedade", discursou Ricardo. Durante a  convenção do PTN, Ricardo também reafirmou a aliança com a candidatura à reeleição do atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB).
    "O prefeito é uma liderança forte em Itaporanga, tem muito serviço prestado ao povo desta terra e como o PTN faz parte de sua base de apoio, vai seguir sua orientação", completou Ricardo. O jornalista comunicou ao público, que lotou o plenário da Câmara Municipal, que seu grupo político obteve a adesão de três legendas, que até bem pouco tempo estava na base de oposição, são o PR [presidido por Walter Mendes] e o PT do B e o PSL [ambos comandados pelo suplente de deputado Nosman Paulo].
    A mesa dos trabalhos foi formada pelos presidentes do PTN [Ricardo Pereira], PSDB [prefeito Djaci Brasileiro], PSD [Karina Brasileiro], PR [Walter Mendes], PC do B [Andrea Nunes] e PMDB [Damião Ferreira], além do presidente da Câmara Municipal, vereador Zeca da Encarnação. "Estamos crescendo com qualidade, o que é fundamental para nós. Prova disso é a adesão de outras legendas companheiras ao nosso projeto. Agora é consolidar esse trabalho e aguardar as eleições quando iremos ampliar nossas bases em Itaporanga e em todo o Estado", disse Ricardo. 
    O jornalista foi bastante elogiado pelo seu espírito conciliador para aparar quaisquer arestas no grupo. "Fazer uma ampla aliança não fácil e não é simples. Exige coragem e compromisso com os mais legítimos anseios da população. Chegou a hora da verdadeira mudança, de seguir os passos do desenvolvimento, elegendo uma bancada renovadora comprometida com o progresso da cidade", pontuou. Em seu pronunciamento tanto os candidatos, convidados à mesa como o prefeito enalteceram a garra e determinação de Ricardo Pereira em manter a unidade do grupo e a serenidade na decisão tomada.
    O prefeito Djaci Brasileiro disse em sua fala que o bloco liderado pelo PTN é fundamental para o seu projeto de reeleição, como vem sendo desde as eleições de 2008, por isso, tornou-se a cada dia mais forte e importante a sua permanência na base de sustentação ao governo. "Parabéns, Ricardo, pela sua liderança e pelo brilhante trabalho que tem feito à frente deste grupo. Você mostrou grande liderança política ao reunir esses candidatos num partido, o que tem sido atestado por todos perante o que falaram nessa tribuna. Sinto muita alegria e orgulho em poder contar com o apoio de vocês nessa caminhada", disse o prefeito.
    Ao fazer uso da palavra, os candidatos e candidatas do PTN elogiaram o trabalho que o presidente vem tendo à frente do partido e demonstraram unidade em torno do projeto de eleger uma bancada forte para a Câmara Municipal. "Nossa aliança é de partidos que querem um novo tempo - 'O Marco de Um Novo tempo' - e juntos queremos propiciar isso para Itaporanga. "Ricardo você está de parabéns pelo brilhante trabalho feito em seu partido e fico muito agradecido em ter o trabalho de vocês junto ao nosso projeto", falou Djaci. Já os candidatos que fizeram uso da palavra elogiaram a condução serena com que Ricardo Pereira tem se pautado com relação ao PTN. Confira, abaixo, alguns momentos do evento: